1. Créditos: Carga horária semanal: 2 (4 concentradas) 3. Semestre: 1 4. Bioindicadores da qualidade da água II.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. Créditos: Carga horária semanal: 2 (4 concentradas) 3. Semestre: 1 4. Bioindicadores da qualidade da água II."

Transcrição

1 Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Componente curricular: BIOINDICADORES AMBIENTAIS Aula 5 Professor Antônio Ruas 1. Créditos: Carga horária semanal: 2 (4 concentradas) 3. Semestre: 1 4. Bioindicadores da qualidade da água II.

2 1. Estudo de caso: qualidade da água em Tapes-RS. Segundo pesquisa feita em Tapes, é possível correlacionar qualidade da água com parâmetros fisico-químicos e bioindicadores. Observar e discutir as seguintes análises de água corrente e superficial, com laudo de contaminação e poluição. Discutir os resultados, a partir da Resolução 357/05 do CONAMA (complementar com a leitura da resolução).

3

4

5 2. Bioindicadores de qualidade da água Os organismos que vivem em um dado ecossistema estão adaptados às suas condições ambientais e por isso devem refletir o nível de preservação de condições naturais ou as alterações provocadas pela emissão de poluentes ambientais. Em princípio todas as observações e monitoramento dos bioindicadores aquáticos devem ser acompanhadas de medições isoladas ou combinadas dos parâmetros fisico-químicos. A Environmental Protection Agency dos EUA, adota um índice combinado de parâmetros, o WQI, water quality index.

6 2. Bioindicadores de qualidade da água Atributos positivos dos bioindicadores da qualidade da água: Baixo custo, rapidez e eficiência dos resultados, sendo uma ferramenta de manejo, conservação e gestão ambiental, inclusive, tendo papel político-social. Bioindicadores como protozoários, ciliados, algas e peixes, possuem respostas significativas quanto à utilização para o biomonitoramento. Além destes, os macroinvertebrados tem um grande destaque. Apresentam um campo de resposta quando em contato com agentes poluidores muito importante. Isto faz com que o macroinvertebrados sejam muito utilizados nos diversos trabalhos desenvolvidos sobre biomonitoramento da qualidade da água.

7 3. Macroinvertebrados bioindicadores de qualidade da água Macroinvertebrados bentônicos são organismos que habitam o fundo de ecossistemas aquáticos durante pelo menos parte de seu ciclo de vida, associado aos mais diversos tipos de substratos, tanto orgânicos (folhiço, macrófitas aquáticas), quanto inorgânicos (cascalho, areia, rochas, etc.) O uso desses organismos como bioindicadores é baseado em um princípio simples: submetidos a condições adversas, os organismos se adaptam ou morrem. Macroinvertebrados importantes são larvas de insetos aquáticos, minhocas d água, caramujos, vermes (nematódeos) e crustáceos, com tamanhos de corpo maiores que 0,5mm. Observar imagens dos grupos.

8 3. Macroinvertebrados bioindicadores de qualidade da água Os invertebrados macrobentônicos apresentam: a) hábito sedentário, sendo representativos da área na qual foram coletados; b) ciclos de vida relativamente curtos em relação aos ciclos dos peixes, mas longo em relação ao plâncton ( organismos sentinela ); c) Refletem mais rapidamente as modificações do ambiente através de mudanças na estrutura das populações e comunidades; d) os macroinvertebrados vivem e se alimentam dentro, sobre, e próximo aos sedimentos, onde as toxinas tendem a acumular;

9 3. Macroinvertebrados bioindicadores de qualidade da água e) as comunidades de macroinvertebrados bentônicos apresentam elevada diversidade biológica, o que significa em uma maior variabilidade de respostas frente a diferentes tipos de impactos ambientais; f) os macroinvertebrados são importantes componentes dos ecossistemas aquáticos, formando como um elo entre os produtores primários e servindo como alimento para muitos peixes, além de apresentar papel fundamental no processamento de matéria orgânica e ciclagem de nutrientes

10 4. Classificação dos bioindicadores animais de qualidade da água Classificação dos bioindicadores macroinvertebrados bentônicos (complementar com descrições e imagens). a) 1º Grupo: ordens de insetos aquáticos Ephemeroptera, Trichoptera e Plecoptera: são caracterizados por organismos que possuem necessidade de elevadas concentrações de oxigênio dissolvido na água. Normalmente são habitantes de ambientes com alta diversidade de habitats e microhábitats;

11 4. Classificação dos bioindicadores animais de qualidade da água b) 2º Grupo: é formado por uma ampla variedade de insetos aquáticos e outros invertebrados, incluindo moluscos, bivalves, algumas famílias de Diptera e, principalmente, por representantes das ordens Heteroptera, Odonata e Coleoptera embora algumas espécies destes grupos sejam habitantes típicos de ambientes não poluídos. A necessidade de concentrações elevadas de oxigênio dissolvido é menor, uma vez que parte dos representantes deste grupo, como os Heteroptera, adultos de Coleoptera e alguns Pulmonata (Gastropoda) utilizam o oxigênio atmosférico. O requerimento da diversidade de habitats e microhabitats também diminui, em função de uma maior plasticidade do grupo (muitos heterópteros e coleópteros vivem na lâmina d água ou interface coluna d água-superfície);

12 4. Classificação dos bioindicadores animais de qualidade da água c) 3º Grupo: é formado por organismos extremamente tolerantes, por isso chamados de resistentes. É formado principalmente por larvas de Chironomidae e outros Diptera e por toda a classe Oligochaeta. Esses organismos são capazes de viver em condição de anóxia (depleção total de oxigênio) por várias horas, além de serem organismos detritívoros, se alimentando de matéria orgânica depositada no sedimento, o que favorece a sua adaptação aos mais diversos ambientes. Tanto os Oligochaeta quantos os Chironomidae são organismos de hábito fossorial, não possuindo nenhum tipo de exigência quanto à diversidade de habitats e microhábitats.

13 4. Classificação dos bioindicadores animais de qualidade da água Tubifex sp

14 5. Uso dos bioindicadores animais de qualidade da água A distribuição e diversidade de macroinvertebrados são diretamente influenciadas pelo tipo de substrato, morfologia do ecossistema, quantidade e tipo de detritos orgânicos, presença de vegetação aquática, presença e extensão de mata ciliar, e indiretamente afetados por modificações nas concentrações de nutrientes e mudanças na produtividade primária. O uso de bioindicadores ambientais tem se tornado comum entre a comunidade científica. Vários autores/pesquisadores têm apresentado ótimos resultados a partir da utilização de organismos em projetos de biomonitoramento ambiental, dentre esses, os macroinvertebrados bentônicos

15 5. uso de bioindicadores de qualidade da água As pesquisas com bioindicação ou biomonitoramento da qualidade da água tem tido um grande avanço, apresentando excelentes resultados, na direção de um desenvolvimento sustentável. Bioindicadores são espécies, grupos de espécies ou comunidades biológicas cuja presença, quantidade e distribuição indicam a magnitude de impactos ambientais em um ecossistema aquático e sua bacia de drenagem. Sua utilização permite a avaliação integrada dos efeitos ecológicos causados por múltiplas fontes de poluição. O uso dos bioindicadores em conjunto com as análises físicoquímicas é muito eficiente na avaliação da qualidade da água. A Agência de Controle Ambiental dos Estados Unidos (U.S. Environmental Protection Agency USEPA) e a Diretriz da União Européia (94C 222/06, 10 de agosto de 1994) recomendam esta utilização de bioindicadores como complemento às informações sobre a qualidade das águas.

16 5. Uso de bioindicadores de qualidade da água Existem diversos bioindicadores utilizados para o monitoramento de qualidade da água (protozoários, ciliados, algas, macroinvertebrados bentônicos e peixes). Estes organismos são importantes para avaliações de impactos e integridade das comunidades que habitam mananciais hídricos. Os bioindicadores mais utilizados são aqueles que conseguem diferenciar entre fenômenos naturais (mudanças de estação períodos de chuva e seca) e estresses de origem antrópica relacionados a fontes de poluição pontuais ou difusas. Os principais organismos comumente utilizados na avaliação de impactos ambientais em ecossistemas aquáticos são os macroinvertebrados bentônicos, peixes e comunidade perifítica.

17 5. Uso de bioindicadores de qualidade da água Há grupos de espécies diretamente relacionados a um determinado agente poluidor ou a um fator natural potencialmente poluente (altas densidades de Oligochaeta e de larvas vermelhas de Chironomus, em rios com elevados teores de matéria orgânica). Dentre esses grupos, as comunidades de macroinvertebrados bentônicos têm sido freqüentemente utilizadas na avaliação de impactos ambientais e monitoramento biológico.

18 5. Uso dos bioindicadores animais de qualidade da água Assim, o uso de bioindicadores, em especial os macroinvertebrados bentônicos, pode refletir o impacto ambiental de atividades antrópicas sobre a biota, incluindo a saúde do ecossistema aquático e a qualidade da água. Nos Estados Unidos, através da Environmental Protectiona Agency (EPA) observa-se um estágio avançado quanto à utilização dos macroinvertebrados e outros grupos de organismos na avaliação de impactos ambientais, com generalização de índices biológicos e processos de avaliação.

19 5. Uso dos bioindicadores animais de qualidade da água O EPA tem vários protocolos para uso de bioindicadores aquáticos. Entre os mais usados estão os índices de dominância, diversidade ou combinados, como o Index of Biological Integrity IBI. Até o momento, cada país ou região deve procurar a melhor combinação de dados para o biomonitormento aquático porque não é possível adotar-se um padrão internacional.

20 5. Uso dos bioindicadores animais de qualidade da água O estímulo para a adoção de redes de biomonitoramento tem sido o apoio de legislações em outros países. A literatura indica que no Canadá, uma portaria, "Ontario Water Resources Act", decreta que: "A qualidade da água será considerada preservada quando nenhuma das comunidades de organismos do sistema aquático estiver sendo determinada por fator antropongênico". Nos EUA, o Clean Water Act (1972) serviu para que o US/EPA incrementasse o uso de biomonitoramento.

21 5. Uso dos bioindicadores animais de qualidade da água A condição ambiental é definida como saúde ecológica, onde a integridade biológica é fundamental e é definida como: "Capacidade de sustentar e manter uma comunidade equilibrada, integrada e adaptada, com uma diversidade biológica, composição e organização funcional comparáveis àquelas de ecossistemas aquáticos naturais da região".

22 6. Uso de macroinvertebrados bentônicos. Os macroinvertebrados bentônicos vem sendo usados em todas estes cenários. Eles integram os efeitos de todos os poluentes e as condições do ambiente ao longo do tempo e, assim, proporcionam uma medida holística do impacto ecológico. Como monitores contínuos do habitat em que vivem, possibilitam análises a longo prazo dos efeitos de descargas regulares, intermitentes e difusas, de concentrações variáveis de poluentes, de poluição simples ou múltipla e de efeitos sinergísticos e antagônicos de contaminantes.

23 7. Exemplos. Índices de riqueza, diversidade e equilíbrio com bioindicadores aquáticos. Índice biótico (BI) para insetos aquáticos; Índice de diversidade de Shannon (H). Índice de equitatividade ou equilíbrio de Shannon (E H ) Índice de diversidade de Simpson. Índice de equitatividade de Simpson (E D ) Exercícios.

24 8. Ecotoxicologia aquática. Entre as definições de ecotoxicologia, temos: Para Butler, "a ciência preocupada como os efeitos tóxicos de agentes químicos e físicos sobre organismos vivos, especialmente sobre populações e comunidades dentro de ecossistemas definidos, incluindo os destinos e interações desses agentes no ambiente" (1978). A ecotoxicologia aquática segue estes princípios, aplicados ao ambiente aquático. A ecotoxicologia aquática distingue-se da avaliação geral da qualidade da água, com ou sem bioindicadores. Isto porque usa padrões toxicológicos, expressos nos testes de ecotoxicidade. Estes testes são feitos em laboratório e consistem em exposição de organismos teste a poluentes específicos ou combinados.

25 8. Ecotoxicologia aquática. Entre as aplicações dos testes de ecotoxicologia, temos: 1. Toxicidade de agentes químicos para organismos aquáticos; 2. Sensibilidade relativa de organismos aquáticos para um determinado agente; 3. Monitoramento da qualidade da água e do sedimento visando a preservação; 4. Conscentrações seguras de agentes químicos para a preservação da vida aquática. 5. Efeitos de fatores ambientais na toxicidade de agentes químicos. Causas de mortandade de peixes; Toxicidade de efluentes líquidos (agentes combinados, como de hospitais). Debater estas aplicações.

26 9. Testes em ecotoxicologia aquática. Os testes são classificados como: 1. Ecotoxicidade propriamente: em laboratório, por exposição dos organismos à várias concentrações em períodos definidos. Resultados em CL, CE50 para exposição aguda e CENO (concentração de efeito não observado) para efeitos crônicos. As repostas observadas são: letalidade, imobilidade, redução do crescimento e inibição do crescimento, da reprodução, da fertilização e do desenvolvimento embrionário. 2. Bioconcentração: em laboratório, as concentrações são aumentadas até a estabilidade. 3. Bioacumulação: Coleta de organismos para detecção de cncentração do agente. 4. Comportamentais: a resposta observada é a modificação de qualquer comportamento, como locomoção. 5. Micro e mesocosmos: os ecossistemas são simulados.

27 9. Testes em ecotoxicologia aquática. Os testes são classificados como: 1. Ecotoxicidade: padrões. CER <- CE50/10 CER <- CENO CER+ concentração do efluente no rio = vazão do efluente x 100 vazão do efluente + vazão do rio CE50 = concentrção efetiva mediana. CENO - concentração do efeito não observado. Divisor 10 = fator de aplicação para prevenir efeitos crônicos.

28 10. Exercícios. Simulações de testes de ecotoxicidade. Sugerir usos de bioindicadores aquáticos. Quais os grupos mais indicados?

Macroinvertebrados Bentônicos Bioindicadores

Macroinvertebrados Bentônicos Bioindicadores Macroinvertebrados Bentônicos Bioindicadores Prof. Marcos Callisto Laboratório de Ecologia de Bentos callistom@ufmg.br, http://www.icb.ufmg.br/big/benthos, Tel. 31-3409-2595, Fax. 31-3409-2567 Deliberação

Leia mais

Ecologia e funcionamento de ecossistemas de água doce: ênfase em macroinvertebrados bioindicadores e decomposição de matéria orgânica

Ecologia e funcionamento de ecossistemas de água doce: ênfase em macroinvertebrados bioindicadores e decomposição de matéria orgânica Semana de Estudos da Biologia UNIVAS 4,5 e 6 de setembro de 2006 Mini Curso Ecologia e funcionamento de ecossistemas de água doce: ênfase em macroinvertebrados bioindicadores e decomposição de matéria

Leia mais

Avaliação de risco ambiental de ecossistemas aquáticos

Avaliação de risco ambiental de ecossistemas aquáticos Capítulo 9 Avaliação de risco ambiental de ecossistemas aquáticos À medida que a humanidade aumenta sua capacidade tecnológica de intervir na natureza surgem conflitos quanto ao uso do espaço, dos recursos

Leia mais

de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia Anais do I Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia RIQUEZA E DIVERSIDADE DE INVERTEBRADOS DE IGARAPÉS DA CIDADE DE MANAUS, AM. Maria José do Nascimento Lopes; Maria

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DO MEIO AQUÁTICO

CARACTERÍSTICAS DO MEIO AQUÁTICO ÁGUAS CONTINENTAIS CARACTERÍSTICAS DO MEIO AQUÁTICO # Alta capacidade para solubilização de compostos orgânicos e inorgânicos. # Gradientes verticais e, em certos casos, gradientes horizontais, que se

Leia mais

Invertebrados aquáticos bioindicadores da Lagoa Rondinha, Balneário Pinhal/RS

Invertebrados aquáticos bioindicadores da Lagoa Rondinha, Balneário Pinhal/RS 17 Invertebrados aquáticos bioindicadores da Lagoa Rondinha, Balneário Pinhal/RS Adriano Becco Nunes¹, Anyelle da Silva Von Mühlen¹, Marielza Rosa Lima¹ e Thais Castro de Souza¹ 1 Curso de Ciências Biológicas,

Leia mais

Conclusões e Considerações Finais

Conclusões e Considerações Finais Conclusões e Considerações Finais 70 60 Representatividade % 50 40 30 20 10 0 Onívoro Invertívoro Detritívoro Piscívoro 30 s 25 ro e 20 n 15 g ê 10 º n 5 0 S N 40 5 0 25 20 5 0 5 0 Riachos Carlos Bernardo

Leia mais

Uso de coletores de substrato artificial para o biomonitoramento na aquicultura

Uso de coletores de substrato artificial para o biomonitoramento na aquicultura Uso de coletores de substrato artificial para o biomonitoramento na aquicultura AquaCiência 2010, setembro, Recife Mariana S. G. M. Silva Marcos E. Losekann Célia Frascá-Scorvo João D. Scorvo Filho Julio

Leia mais

BIOINDICADORES AMBIENTAIS APLICADOS NA PERÍCIA AMBIENTAL

BIOINDICADORES AMBIENTAIS APLICADOS NA PERÍCIA AMBIENTAL BIOINDICADORES AMBIENTAIS APLICADOS NA PERÍCIA AMBIENTAL CONCEITO São organismos ou comunidades, cujas funções vitais se correlacionam tão estreitamente com determinados fatores ambientais que podem ser

Leia mais

BIOINDICADORES DE QUALIDADE DA ÁGUA: UMA FERRAMENTA PARA PERÍCIA AMBIENTAL CRIMINAL

BIOINDICADORES DE QUALIDADE DA ÁGUA: UMA FERRAMENTA PARA PERÍCIA AMBIENTAL CRIMINAL BIOINDICADORES DE QUALIDADE DA ÁGUA: UMA FERRAMENTA PARA PERÍCIA AMBIENTAL CRIMINAL Guilherme Alves Passos Engenheiro Ambiental pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Ciências Forenses IFAR/LS

Leia mais

Macroinvertebrados bentônicos em riachos de cabeceira: Múltiplas abordagens de estudos ecológicos em bacias hidrográficas

Macroinvertebrados bentônicos em riachos de cabeceira: Múltiplas abordagens de estudos ecológicos em bacias hidrográficas Macroinvertebrados bentônicos em riachos de cabeceira: Múltiplas abordagens de estudos ecológicos em bacias hidrográficas Laboratório de Ecologia e Conservação ICB - UFPA Condições ecológicas em bacias

Leia mais

POLUIÇÃO AMBIENTAL Conceitos Fundamentais

POLUIÇÃO AMBIENTAL Conceitos Fundamentais POLUIÇÃO AMBIENTAL Conceitos Fundamentais Poluição: Algumas Definições e Conceito Revolução Industrial: Início do desequilíbrio entre a geração de resíduos e a capacidade de absorção e reciclagem na natureza.

Leia mais

Antoniel dos Santos Pimenta* Solange Bongiovanni. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Assis.

Antoniel dos Santos Pimenta* Solange Bongiovanni. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Assis. A saúde dos rios: o caso do ribeirão Água do Cervo na cidade de Assis, SP Antoniel dos Santos Pimenta* Solange Bongiovanni Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Assis. Departamento

Leia mais

QUALIDADE DAS ÁGUAS EM PARQUES AQUÍCOLAS. Dra. Rachel Magalhães Santeiro INCISA Instituto Superior de Ciências da Saúde

QUALIDADE DAS ÁGUAS EM PARQUES AQUÍCOLAS. Dra. Rachel Magalhães Santeiro INCISA Instituto Superior de Ciências da Saúde QUALIDADE DAS ÁGUAS EM PARQUES AQUÍCOLAS Dra. Rachel Magalhães Santeiro INCISA Instituto Superior de Ciências da Saúde Desenvolvimento da aqüicultura estudos limnológicos manejo para manutenção de alta

Leia mais

Poluição Ambiental Poluição Hídrica

Poluição Ambiental Poluição Hídrica Poluição Ambiental Poluição Hídrica Resolução CONAMA 357/05 Resolução CONAMA 430/11 Prof. Dr. Antonio Donizetti G. de Souza Qualidade das Águas 1. PNMA Lei Federal 6.938/1981 Dentre seus Instrumentos:

Leia mais

Biomonitorização da Poluição

Biomonitorização da Poluição Biomonitorização da Poluição Avaliação da Poluição pode ser feita: a) Estimativa das fontes de emissão de poluentes; b) Monitorização ambiental; c) Biomonitorização da Poluição. Biomonitoramento da Poluição:

Leia mais

BIOINDICADORES AMBIENTAIS

BIOINDICADORES AMBIENTAIS Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Bacharelado em Gestão Ambiental Componente curricular: BIOINDICADORES AMBIENTAIS Aula 1-2 Professor Antônio Ruas 1. Créditos: 30 2. Carga horária semanal: 2 3.

Leia mais

O Brasil possui 5 áreas metropolitanas situadas em região costeira com alta densidade demográfica, além de uma grande quantidade de indústrias. 65% da

O Brasil possui 5 áreas metropolitanas situadas em região costeira com alta densidade demográfica, além de uma grande quantidade de indústrias. 65% da Poluição Aquática e Biomarcadores Danielle Ferraz Mello O Brasil possui 5 áreas metropolitanas situadas em região costeira com alta densidade demográfica, além de uma grande quantidade de indústrias. 65%

Leia mais

CARGAS DIFUSAS URBANAS DE POLUIÇÃO

CARGAS DIFUSAS URBANAS DE POLUIÇÃO CARGAS DIFUSAS URBANAS DE POLUIÇÃO Urbanização População aumenta Edificação aumenta Rejeitos aumentam Demanda aumenta Área impermeável Drenagem é aumenta modificada Problemas de Recursos Hídricos Clima

Leia mais

Biomonitoramento da qualidade de água no rio Poxim Açu, São Cristóvão, Sergipe

Biomonitoramento da qualidade de água no rio Poxim Açu, São Cristóvão, Sergipe Biomonitoramento da qualidade de água no rio Poxim Açu, São Cristóvão, Sergipe Amanda Vaz de Souza Oliveira 1, Clezyane Correia Araujo 2, Thiago Péricles Bispo Pereira 2, José Oliveira Dantas 3. 1,2 Estudante

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE HÍDRICA DAS LAGOAS DE JACAREPAGUÁ E CAMORIM, NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, RJ

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE HÍDRICA DAS LAGOAS DE JACAREPAGUÁ E CAMORIM, NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, RJ AVALIAÇÃO DA QUALIDADE HÍDRICA DAS LAGOAS DE JACAREPAGUÁ E CAMORIM, NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, RJ Alessandra Matias Alves 1, Ana Claudia Pimentel de Oliveira 2 ( 1 Centro de Pesquisa em Biologia,

Leia mais

Histórico, Evolução e Conceitos Básicos da Toxicologia... 1

Histórico, Evolução e Conceitos Básicos da Toxicologia... 1 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... PREFÁCIO... IX XI CAPÍTULO 1 Histórico, Evolução e Conceitos Básicos da Toxicologia.... 1 1.1 CONCEITOS E ELEMENTOS BÁSICOS.... 5 1.1.1 A Substância... 6 1.1.2 O Organismo Afetado....

Leia mais

DATA: 25/10 DURAÇÃO: 1h/a para cada turma. PARTICIPANTES/SÉRIE: 1º e 4º anos do Técnico em Meio Ambiente.

DATA: 25/10 DURAÇÃO: 1h/a para cada turma. PARTICIPANTES/SÉRIE: 1º e 4º anos do Técnico em Meio Ambiente. . Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO NOME DO SUBPROJETO: POPULARIZANDO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS. Sandra Cristina Deodoro

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS. Sandra Cristina Deodoro UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS Sandra Cristina Deodoro O uso de Macroinvertebrados Bentônicos como bioindicadores de qualidade das águas

Leia mais

Poluentes aquáticos. Poluição da água

Poluentes aquáticos. Poluição da água Água doce disponível para consumo humano e animal As águas dos lagos, rios, represas e as águas subterrâneas são considerados "água disponível para consumo humano. Estas correspondem a 22,4% do total da

Leia mais

Ecologia II: Ecossistemas fluviais. Manuela Abelho 2012

Ecologia II: Ecossistemas fluviais. Manuela Abelho 2012 Ecologia II: Ecossistemas fluviais Manuela Abelho 2012 5.1 Principais grupos taxonómicos 5. MACROINVERTEBRADOS 2 Macroinvertebrados aquáticos Invertebrados cujo tamanho máximo ao longo do ciclo de vida

Leia mais

BIOMONITORAMENTO DO CORREGO SÃO LUIZ EM CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA-PA

BIOMONITORAMENTO DO CORREGO SÃO LUIZ EM CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA-PA BIOMONITORAMENTO DO CORREGO SÃO LUIZ EM CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA-PA Paulo Henrique Teles da Silva¹, Hellison Silva Mota², Douglas Henrique Neres³, Danilo Epaminondas Martins 4 1,2,3,4Graduandos de Tecnologia

Leia mais

Homem Ambiente. HOMEM PRIMITIVO para sobreviver. As forças da natureza. Vegetais e animais HOMEM NÔMADE. Agricultura HOMEM SEDENTÁRIO

Homem Ambiente. HOMEM PRIMITIVO para sobreviver. As forças da natureza. Vegetais e animais HOMEM NÔMADE. Agricultura HOMEM SEDENTÁRIO Homem Ambiente HOMEM PRIMITIVO para sobreviver As forças da natureza Vegetais e animais HOMEM NÔMADE Agricultura HOMEM SEDENTÁRIO AVANÇOS TECNOLÓGICOS Como está nossa dependência da natureza? 1 A Biosfera

Leia mais

UNIDADE 1. Conteúdos. Ser humano: semelhanças e diferenças (características físicas e comportamentais; gostos pessoais) Partes do corpo humano

UNIDADE 1. Conteúdos. Ser humano: semelhanças e diferenças (características físicas e comportamentais; gostos pessoais) Partes do corpo humano PROGRAMAÇÃO CURRICULAR UNIDADE 1 Ser humano: semelhanças e diferenças (características físicas e comportamentais; gostos pessoais) Partes do corpo humano Sentidos: audição, visão, gustação, tato e olfato

Leia mais

BIOMONITORAMENTO EM AMBIENTES AQUÁTICOS DE ÁGUA DOCE

BIOMONITORAMENTO EM AMBIENTES AQUÁTICOS DE ÁGUA DOCE BIOMONITORAMENTO EM AMBIENTES AQUÁTICOS DE ÁGUA DOCE RESUMO Alexandre Luiz Schäffer 1 Danilo Epaminondas Martins e Martins 2 Suzymeire Baroni 3 Nas últimas décadas, os ecossistemas aquáticos têm sido alterados

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE ECAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE ECAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE ECAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: Engenharia Sanitária DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE ECOLOGIA E LIMNOLOGIA

Leia mais

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL HIDROLOGIA APLICADA

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL HIDROLOGIA APLICADA PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL HIDROLOGIA APLICADA QUALIDADE DA ÁGUA E FONTES DE ABASTECIMENTO Prof. Felipe Corrêa QUALIDADE DA ÁGUA:

Leia mais

Peixes como bio-indicadores

Peixes como bio-indicadores Peixes como bio-indicadores Bioindicadores são organismos ou comunidades, cujas funções vitais se correlacionam tão estreitamente com determinados fatores ambientais, que podem ser empregados como indicadores

Leia mais

O meio aquático I. Bacia Hidrográfica 23/03/2017. Aula 3. Prof. Dr. Joaquin Bonnecarrère Garcia. Zona de erosão. Zona de deposição.

O meio aquático I. Bacia Hidrográfica 23/03/2017. Aula 3. Prof. Dr. Joaquin Bonnecarrère Garcia. Zona de erosão. Zona de deposição. O meio aquático I Aula 3 Prof. Dr. Joaquin Bonnecarrère Garcia Bacia Hidrográfica Área de drenagem Zona de erosão Zona de armazenamento e transporte Lago ou Oceano Zona de deposição Zona de erosão Maior

Leia mais

Pelotas, 26 de outubro de 2007

Pelotas, 26 de outubro de 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE QUÍMICA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ANALÍTICA CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA PROFESSORA RUTH NÉIA TEIXEIRA LESSA QUALIDADE DE ÁGUAS Sandra Pamela

Leia mais

Universidade Federal de Goiás. Ecologia de Ecossistemas. Aula 7: Ecossistemas Límnicos

Universidade Federal de Goiás. Ecologia de Ecossistemas. Aula 7: Ecossistemas Límnicos Universidade Federal de Goiás Instituto de Ciências Biológicas Dep. Ecologia Prof. Adriano S. Melo asm.adrimelo no gmail.com Ecologia de Ecossistemas Aula 7: Ecossistemas Límnicos Ambientes de água doce

Leia mais

Roteiro de Atividades Práticas: Ecologia de Bentos em riachos de altitude

Roteiro de Atividades Práticas: Ecologia de Bentos em riachos de altitude XVII Semana de Estudos da Biologia da UFMG Mini-Curso: Ecologia e funcionamento de ecossistemas de água doce: ênfase em macroinvertebrados bioindicadores Roteiro de Atividades Práticas: Ecologia de Bentos

Leia mais

ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS

ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS 2º EM Biologia Professor João ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS Ambientes aquáticos Biociclo dulcícola ou limnociclo: Ecossistemas de água doce; Cobre cerca de 1,8% da superfície terreste; Vivem em constantes alterações.

Leia mais

Depto. Biologia Geral Lab. Limnologia

Depto. Biologia Geral Lab. Limnologia Laboratório de Limnologia ICB/ UFMG algumas experiências em biomonitoramento da qualidade de águas. Francisco Barbosa & Maria Margarida Marques Depto. Biologia Geral Lab. Limnologia ICB/UFMG Dezembro de

Leia mais

EFEITO DA URBANIZAÇÃO SOBRE A FAUNA DE INSETOS AQUÁTICOS DE UM RIACHO DE DOURADOS, MATO GROSSO DO SUL

EFEITO DA URBANIZAÇÃO SOBRE A FAUNA DE INSETOS AQUÁTICOS DE UM RIACHO DE DOURADOS, MATO GROSSO DO SUL EFEITO DA URBANIZAÇÃO SOBRE A FAUNA DE INSETOS AQUÁTICOS DE UM RIACHO DE DOURADOS, MATO GROSSO DO SUL Joab Pires Santana 1 ; Emerson Machado de Carvalho 2 1 Graduando do curso de Ciências Biológicas e

Leia mais

O meio aquático I. Aula 3 Prof. Dr. Arisvaldo Méllo Prof. Dr. Joaquin B. Garcia

O meio aquático I. Aula 3 Prof. Dr. Arisvaldo Méllo Prof. Dr. Joaquin B. Garcia O meio aquático I Aula 3 Prof. Dr. Arisvaldo Méllo Prof. Dr. Joaquin B. Garcia 2 Bacia Hidrográfica Área de drenagem Zona de erosão Zona de armazenamento e transporte Lago ou Oceano Zona de deposição Zona

Leia mais

LEVANTAMENTO DE MACROINVERTEBRADOS NAS VALAS DO ARROIO CRESPO NO MUNICÍPIO DE CHIAPETTA - RS 1. Raqueli Dettenborn Heiser 2, Kelin Luiza Vincenci 3.

LEVANTAMENTO DE MACROINVERTEBRADOS NAS VALAS DO ARROIO CRESPO NO MUNICÍPIO DE CHIAPETTA - RS 1. Raqueli Dettenborn Heiser 2, Kelin Luiza Vincenci 3. LEVANTAMENTO DE MACROINVERTEBRADOS NAS VALAS DO ARROIO CRESPO NO MUNICÍPIO DE CHIAPETTA - RS 1 Raqueli Dettenborn Heiser 2, Kelin Luiza Vincenci 3. 1 Projeto de extençao realizado durante a disciplina

Leia mais

AVALIAÇÃO DE ECOSSISTEMA AQUÁTICO UTILIZANDO PARÂMETROS FISICO-QUIMICOS E MACROINVERTEBRADOS BENTÔNICOS COMO BIOINDICADORES DA QUALIDADE DA ÁGUA

AVALIAÇÃO DE ECOSSISTEMA AQUÁTICO UTILIZANDO PARÂMETROS FISICO-QUIMICOS E MACROINVERTEBRADOS BENTÔNICOS COMO BIOINDICADORES DA QUALIDADE DA ÁGUA AVALIAÇÃO DE ECOSSISTEMA AQUÁTICO UTILIZANDO PARÂMETROS FISICO-QUIMICOS E MACROINVERTEBRADOS BENTÔNICOS COMO BIOINDICADORES DA QUALIDADE DA ÁGUA Maria da Graça Vasconcelos (1) ; Patrick Rodrigues da Silva

Leia mais

Capítulo 1 Conceitos básicos em Hidrologia Florestal. Introdução a Hidrologia de Florestas

Capítulo 1 Conceitos básicos em Hidrologia Florestal. Introdução a Hidrologia de Florestas Introdução a Hidrologia de Florestas Setembro de 2004 João Vianei Soares 1 Capítulo 1 Conceitos básicos em Hidrologia Florestal Introdução a Hidrologia de Florestas Objetivo: Introduzir os princípios de

Leia mais

Qualidade da Água em Rios e Lagos Urbanos

Qualidade da Água em Rios e Lagos Urbanos Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária PHD 2537 Água em Ambientes Urbanos Qualidade da Água em Rios e Lagos Urbanos Novembro 2008 Felipe Carvalho

Leia mais

Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos Ciências Naturais Planificação anual 5ºAno Ano letivo:

Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos Ciências Naturais Planificação anual 5ºAno Ano letivo: Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos Ciências Naturais Planificação anual 5ºAno Ano letivo: 2015-16 Período Conteúdos INTRODUÇÃO Onde existe vida? Primeira

Leia mais

4.2 - Poluição por Nutrientes Eutrofização Aumento de nutrientes, tipicamente compostos contendo N e P, no ecossistema.

4.2 - Poluição por Nutrientes Eutrofização Aumento de nutrientes, tipicamente compostos contendo N e P, no ecossistema. 4.2 - Poluição por Nutrientes Eutrofização Aumento de nutrientes, tipicamente compostos contendo N e P, no ecossistema. O termo vem do grego: "eu bom, verdadeiro "trophein nutrir Assim, eutrófico significa

Leia mais

Ecologia. -Sucessão Ecológica -Dinâmica das populações -Magnificação e eutrofização Luciana Ramalho

Ecologia. -Sucessão Ecológica -Dinâmica das populações -Magnificação e eutrofização Luciana Ramalho Ecologia -Sucessão Ecológica -Dinâmica das populações -Magnificação e eutrofização Luciana Ramalho - 2018 Sucessão Ecológica Alteração das comunidades ao longo do tempo Sucessão Ecológica Sequência de

Leia mais

Módulo Bentos. Curso de Atualização em Ecologia e Restauração de Rios: Biodiversidade e Meio Ambiente

Módulo Bentos. Curso de Atualização em Ecologia e Restauração de Rios: Biodiversidade e Meio Ambiente Curso de Atualização em Ecologia e Restauração de Rios: Biodiversidade e Meio Ambiente Módulo Bentos Equipe envolvida: Prof. Marcos Callisto Joseline Molozzi doutoranda ECMVS-UFMG Bacia do rio das velhas

Leia mais

Pressão antropogénica sobre o ciclo da água

Pressão antropogénica sobre o ciclo da água O CICLO DA ÁGUA Pressão antropogénica sobre o ciclo da água 2. Poluição difusa 3. Poluição urbana 1. Rega 8. Barragens 7. Erosão do solo 4. Poluição industrial 5. Redução das zonas húmidas Adaptado de:

Leia mais

Como estão as águas do rio Negro? Um dos maiores rios do mundo

Como estão as águas do rio Negro? Um dos maiores rios do mundo Como estão as águas do rio Negro? Um dos maiores rios do mundo 1 Roteiro 1. Bacia Amazônica 1.1. Rio Negro: águas pretas de terras antigas 2. Degradação do Recursos Hídricos 3. Metodologias para analise

Leia mais

A B C D E. ONTOGENIA INICIAL DA PIABANHA (Brycon insignis), Souza, G (2003).

A B C D E. ONTOGENIA INICIAL DA PIABANHA (Brycon insignis), Souza, G (2003). O Potencial Reprodutivo O Potencial Reprodutivo de uma população de peixes depende principalmente dos seguintes itens: Do sucesso da desova; Do equilíbrio estrutural do estoque reprodutor; Da taxa de fertilização

Leia mais

AVALIAÇÃO DA COMPATIBILIDADE ENTRE PROCESSOS PRODUTIVOS E OS ECOSSISTEMAS LOCAIS PELA DETERMINAÇÃO DA CAPACIDADE SUPORTE DOS RECURSOS HÍDRICOS

AVALIAÇÃO DA COMPATIBILIDADE ENTRE PROCESSOS PRODUTIVOS E OS ECOSSISTEMAS LOCAIS PELA DETERMINAÇÃO DA CAPACIDADE SUPORTE DOS RECURSOS HÍDRICOS XXIX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. AVALIAÇÃO DA COMPATIBILIDADE ENTRE PROCESSOS PRODUTIVOS E OS ECOSSISTEMAS LOCAIS PELA DETERMINAÇÃO DA CAPACIDADE SUPORTE DOS RECURSOS HÍDRICOS Adilson

Leia mais

25 a 28 de novembro de 2014 Campus de Palmas

25 a 28 de novembro de 2014 Campus de Palmas GRUPOS FUNCIONAIS DE MACROINVERTEBRADOS ASSOCIADOS À DECOMPOSIÇÃO FOLIAR EM CÓRREGOS DE BAIXA ORDEM DO CERRADO Ayala Eduardo Salazar 1 ; Paula Benevides de Morais 2 1 Aluna do Curso de Engenharia Ambiental;

Leia mais

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS. 1.1 Indicar três fatores que permitam considerar

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS. 1.1 Indicar três fatores que permitam considerar DISCIPLINA: Ciências Naturais ANO DE ESCOLARIDADE: 5º Ano 2016/2017 METAS CURRICULARES PROGRAMA DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS 1º PERÌODO A ÁGUA, O AR, AS ROCHAS

Leia mais

MACROINVERTEBRADOS BENTÔNICOS COMO INDICADORES DA QUALIDADE DAS ÁGUAS DO RIO VIEIRA, MONTES CLAROS, MG

MACROINVERTEBRADOS BENTÔNICOS COMO INDICADORES DA QUALIDADE DAS ÁGUAS DO RIO VIEIRA, MONTES CLAROS, MG MACROINVERTEBRADOS BENTÔNICOS COMO INDICADORES DA QUALIDADE DAS ÁGUAS DO RIO VIEIRA, MONTES CLAROS, MG Ozanan de Almeida Dias (1) ; Fernanda Silva Aguiar (2) ; Guilherme Antunes de Souza (3) (1) Secretaria

Leia mais

Persistência, Bioacumulação e Toxicidade para o Meio Ambiente Aquático

Persistência, Bioacumulação e Toxicidade para o Meio Ambiente Aquático Persistência, Bioacumulação e Toxicidade para o Meio Ambiente Aquático AGENDA A Intertox Introdução Impacto ao Meio Ambiente Aquático Persistência Bioacumulação Toxicidade Legislação e Orgãos Documentação

Leia mais

Sedimentos Límnicos 15/06/2015. Disciplina: Limnologia Docente: Elisabete L. Nascimento. Integrantes: Gabriel Jussara Natalia Nilza Solange

Sedimentos Límnicos 15/06/2015. Disciplina: Limnologia Docente: Elisabete L. Nascimento. Integrantes: Gabriel Jussara Natalia Nilza Solange Sedimentos Límnicos 1 Autores: Francisco de Assis Esteves e Antônio Fernando Monteiro Camargo. Capítulo 19 Universidade Federal de Rondônia UNIR. 2 Disciplina: Limnologia Docente: Elisabete L. Nascimento

Leia mais

Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos. Ciências Naturais Planificação anual 5ºAno Ano letivo:

Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos. Ciências Naturais Planificação anual 5ºAno Ano letivo: Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos Ciências Naturais Planificação anual 5ºAno Ano letivo: 2016-17 / Nº aulas Conteúdos Metas Aulas previstas A importância

Leia mais

Cristine Sterz * Margarida Flores Roza-Gomes ** Eliandra Mirlei Rossi *** Resumo

Cristine Sterz * Margarida Flores Roza-Gomes ** Eliandra Mirlei Rossi *** Resumo Análise microbiológica e avaliação de macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores da qualidade da água do Riacho Capivara, município de Mondaí, SC Resumo Cristine Sterz * Margarida Flores Roza-Gomes

Leia mais

CURSO AVALIAÇÃ ÇÃO O ECOTOXICOLÓGICA DE ÁGUAS NATURAIS E RESIDUAIS. Módulo 3 BIOENSAIOS

CURSO AVALIAÇÃ ÇÃO O ECOTOXICOLÓGICA DE ÁGUAS NATURAIS E RESIDUAIS. Módulo 3 BIOENSAIOS CURSO AVALIAÇÃ ÇÃO O ECOTOXICOLÓGICA DE ÁGUAS NATURAIS E RESIDUAIS Módulo 3 BIOENSAIOS OBJECTIVOS GERAIS Transmitir conceitos relacionados com Avaliação Ecotoxicológica de águas naturais e residuais e

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA POR MEIO DE PARÂMETROS FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS EM UM RIACHO DO SUL DO BRASIL

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA POR MEIO DE PARÂMETROS FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS EM UM RIACHO DO SUL DO BRASIL AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA POR MEIO DE PARÂMETROS FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS EM UM RIACHO DO SUL DO BRASIL Diane Luiza Biesdorf [Bolsista PIBIC/ Fundação Araucária], Carlos Alberto Mucelin [orientador],

Leia mais

Diversidade de Habitats em riachos de altitude: aspectos geomorfológicos e hidráulicos

Diversidade de Habitats em riachos de altitude: aspectos geomorfológicos e hidráulicos Diversidade de Habitats em riachos de altitude: aspectos geomorfológicos e hidráulicos Prof. Marcos Callisto Laboratório de Ecologia de Bentos, Depto. Biologia Geral, ICB, UFMG, Belo Horizonte callisto@icb.ufmg.br

Leia mais

Hipótese de Gaia. Com o fenômeno do aquecimento global e a crise climática no mundo, a hipótese de Gaia tem ganhado credibilidade entre cientistas.

Hipótese de Gaia. Com o fenômeno do aquecimento global e a crise climática no mundo, a hipótese de Gaia tem ganhado credibilidade entre cientistas. Hipótese de Gaia A Hipótese de Gaia, também denominada como Teoria de Gaia (James E. Lovelock 1969). A vida na Terra teria capacidade de controlar e manter constantes certas condições físicas e químicas

Leia mais

Universidade Federal de Rondônia-UNIR Departamento de Engenharia Ambiental-DEA. Comunidades: resumo dos capítulos 20 a 26 IMPORTANTE

Universidade Federal de Rondônia-UNIR Departamento de Engenharia Ambiental-DEA. Comunidades: resumo dos capítulos 20 a 26 IMPORTANTE Universidade Federal de Rondônia-UNIR Departamento de Engenharia Ambiental-DEA Disciplina: Limnologia Comunidades: resumo dos capítulos 20 a 26 Carga horária: 80hs Responsável: Prof a. Elisabete L. Nascimento

Leia mais

ESCOLA BÁSICA 2, 3 LUÍS DE CAMÕES. PROJETO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS 5º Ano

ESCOLA BÁSICA 2, 3 LUÍS DE CAMÕES. PROJETO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS 5º Ano ESCOLA BÁSICA 2, 3 LUÍS DE CAMÕES ANO LETIVO 2014 / 2015 PROJETO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS 5º Ano DOMÍNIO: A TERRA UM PLANETA ESPECIAL Onde existe vida? O que é a Biosfera? 1 Compreender

Leia mais

Prof.Dr. Rhainer Guillermo Ferreira

Prof.Dr. Rhainer Guillermo Ferreira Prof.Dr. Rhainer Guillermo Ferreira v - velocidade média do fluido D - longitude característica do fluxo, o diâmetro para o fluxo no tubo u - viscosidade dinâmica do fluido p - massa específica do fluido

Leia mais

Prof. Everlon Cid Rigobelo. Ecologia do Solo

Prof. Everlon Cid Rigobelo. Ecologia do Solo Prof. Everlon Cid Rigobelo Ecologia do Solo Ecologia do Solo Ubiquidade dos micro-organismos Versatilidade metabólica Tolerância às condições ambientais adversas Fácil dispersão Características intrínsecas

Leia mais

Poluição Da Água. Escola Secundaria da Maia Trabalho realizado por:

Poluição Da Água. Escola Secundaria da Maia Trabalho realizado por: Poluição Da Água Escola Secundaria da Maia Trabalho realizado por: Carlos Manuel 11ºM Tiago Oliveira 11ºM Curso Técnico de Manutenção Industrial/Electromecânica Introdução A poluição da água é um problema

Leia mais

PQI 3221 Cinética Química e Processos Ambientais

PQI 3221 Cinética Química e Processos Ambientais PQI 3221 Cinética Química e Processos Ambientais Aulas 5 e 6 Balanços de massa sem reação química em unidades simples. Análise de graus de liberdade. Prof. Antonio Carlos S. C. Teixeira Centro de Engenharia

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CÂMPUS DE JABOTICABAL FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS DEPARTAMENTO DE FITOSSANIDADE

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CÂMPUS DE JABOTICABAL FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS DEPARTAMENTO DE FITOSSANIDADE unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CÂMPUS DE JABOTICABAL FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS DEPARTAMENTO DE FITOSSANIDADE DISCIPLINA - ECOTOXICOLOGIA 3a. Aula - Conceitos de ecotoxicologia,

Leia mais

A ÁGUA, O AR, AS ROCHAS E O SOLO MATERIAIS TERRESTRES

A ÁGUA, O AR, AS ROCHAS E O SOLO MATERIAIS TERRESTRES 2º ciclo 5º ano Planificação Anual 2016-2017 CIÊNCIAS NATURAIS CONTEÚDOS E METAS CURRICULARES METAS CURRICULARES ANO DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS A importância das rochas e do solo na 5º ANO 1. A ÁGUA, O AR, AS

Leia mais

Profº Marcelo M Magalhães Profª Priscila Binatto

Profº Marcelo M Magalhães Profª Priscila Binatto Profº Marcelo M Magalhães Profª Priscila Binatto Proposta de Plano de Ensino O escopo da ecologia. Ecossistema: componentes estruturais e funcionais. Energia nos sistemas Ecológicos. Ciclos biogeoquímicos.

Leia mais

PHD-5004 Qualidade da Água

PHD-5004 Qualidade da Água PHD-5004 Qualidade da Água Introdução A água na natureza Usos da água Requisitos de qualidade da água Impactos provocados por cargas pontuais e difusas Estrutura do curso Características de qualidade da

Leia mais

ENTRE A TERRA E O MAR

ENTRE A TERRA E O MAR ENTRE A TERRA E O MAR ESCOLA DE MAR INVESTIGAÇÃO, PROJECTOS E EDUCAÇÃO EM AMBIENTE E ARTES No mar existem muitos animais e todos eles se relacionam entre si de alguma forma! BIODIVERSIDADE A água é um

Leia mais

estas atividades deparam com a presença de amônia nos efluentes industriais e, em conseqüência, nos recursos hídricos. Desta forma, são desenvolvidos

estas atividades deparam com a presença de amônia nos efluentes industriais e, em conseqüência, nos recursos hídricos. Desta forma, são desenvolvidos 1. Introdução. No Brasil como em muitos outros países, as atividades de preparação e extração de matérias primas demandam atividades potencialmente poluidoras. As do ar e da água são consideradas as mais

Leia mais

Sumário. Apresentação dos Autores... Introdução...

Sumário. Apresentação dos Autores... Introdução... Sumário Apresentação dos Autores......................................... Introdução..................................................... VII XI Capítulo 1 Gestão de Recursos Hídricos.........................

Leia mais

Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil. Ciências do Ambiente. Aula 14 Impactos e Riscos Ambientais

Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil. Ciências do Ambiente. Aula 14 Impactos e Riscos Ambientais Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil Ciências do Ambiente Aula 14 Impactos e Riscos Ambientais 2º Semestre/ 2015 1 Etapas importantes: Identificação dos impactos Avaliação e análise dos impactos

Leia mais

Amostragem e monitoramento de corpos d água

Amostragem e monitoramento de corpos d água Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Engenharia Campus de Ilha Solteira Programa de Pós-graduaçãoem Engenharia Civil Amostragem e monitoramento de corpos d água Maurício

Leia mais

Biomonitoramento de Longo Prazo da Bacia do Rio das Velhas Através de um Índice Multimétrico Bentônico

Biomonitoramento de Longo Prazo da Bacia do Rio das Velhas Através de um Índice Multimétrico Bentônico RBRH Revista Brasileira de Recursos Hídricos Volume 17 n.3 Jul/Set 2012, 253 259 Biomonitoramento de Longo Prazo da Bacia do Rio das Velhas Através de um Índice Multimétrico Bentônico Wander Ribeiro Ferreira

Leia mais

Poluição Ambiental Nitrogênio e Fósforo. Prof. Dr. Antonio Donizetti G. de Souza UNIFAL-MG Campus Poços de Caldas

Poluição Ambiental Nitrogênio e Fósforo. Prof. Dr. Antonio Donizetti G. de Souza UNIFAL-MG Campus Poços de Caldas Poluição Ambiental Nitrogênio e Fósforo Prof. Dr. Antonio Donizetti G. de Souza UNIFAL-MG Campus Poços de Caldas Nitrogênio Importância Componente básico da biomassa (proteínas) Fator limitante p/ Produção

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO DA CAERN COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR CARGO: ANALISTA AMBIENTAL PROGRAMA

CONCURSO PÚBLICO DA CAERN COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR CARGO: ANALISTA AMBIENTAL PROGRAMA CONCURSO PÚBLICO DA CAERN COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR CARGO: ANALISTA AMBIENTAL PROGRAMA 1 POLUIÇÃO E CONTROLE AMBIENTAL a- Crise ambiental b- Ética ambiental c- Meio ambiente e saúde Saúde e qualidade

Leia mais

Ecossitemas e saúde Ambiental:: Prof MSc. Dulce Amélia Santos

Ecossitemas e saúde Ambiental:: Prof MSc. Dulce Amélia Santos SUCESSÃO ECOLÓGICA É a substituição sequencial de espécies em uma comunidade. Compreende todas as etapas desde a colonização das espécies pioneiras até o clímax. Engenharia Civil Disciplina Ecossistemas

Leia mais

Autodepuração dos cursos d água Capítulo 05- Noções de Ecotoxicologia Engenheiro Plínio Tomaz 03/08/08

Autodepuração dos cursos d água Capítulo 05- Noções de Ecotoxicologia Engenheiro Plínio Tomaz 03/08/08 5.1 Introdução O início da ecotoxicologia se deu em 1969 com o pesquisador francês René Truhaut. A palavra eco vem do grego oikos que quer dizer casa, domicilio, habitat e daí saiu o termo ecologia. A

Leia mais

2º ciclo 5º ano Planificação Anual CIÊNCIAS NATURAIS CONTEÚDOS E METAS CURRICULARES ANO DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS

2º ciclo 5º ano Planificação Anual CIÊNCIAS NATURAIS CONTEÚDOS E METAS CURRICULARES ANO DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS 5º ANO METAS CURRICULARES Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros 2º ciclo 5º ano Planificação Anual 2015-2016 CIÊNCIAS

Leia mais

2º ciclo 5º ano Planificação Anual

2º ciclo 5º ano Planificação Anual 5º ANO METAS CURRICULARES Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros 2º ciclo 5º ano Planificação Anual 2014-2015 CIÊNCIAS

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO 2. INTRODUÇÃO

1. APRESENTAÇÃO 2. INTRODUÇÃO 1. APRESENTAÇÃO Esse documento representa um trabalho final do curso de Especialização em Gerenciamento de Recursos Hídricos da Universidade Federal de Minas Gerais. A área de concentração da pesquisa

Leia mais

A importância do monitoramento ambiental na avaliação da qualidade de um rio estudo de caso - Mercedes, PR

A importância do monitoramento ambiental na avaliação da qualidade de um rio estudo de caso - Mercedes, PR Revista Urutágua - revista acadêmica multidisciplinar www.urutagua.uem.br/012/12dillenburg.htm Nº 12 Abr./Mai./Jun./Jul. 2007 Quadrimestral Maringá - Paraná - Brasil - ISSN 1519.6178 Departamento de Ciências

Leia mais

EXPERIÊNCIAS DA ABORDAGEM ECOSSISTÊMICA NA GESTÃO DE BACIAS: BACIA DO RIO DAS VELHAS

EXPERIÊNCIAS DA ABORDAGEM ECOSSISTÊMICA NA GESTÃO DE BACIAS: BACIA DO RIO DAS VELHAS EXPERIÊNCIAS DA ABORDAGEM ECOSSISTÊMICA NA GESTÃO DE BACIAS: BACIA DO RIO DAS VELHAS Juliana Silva França Universidade Federal de Minas Gerais jsfranca@ufmg.br Regulamentações Internacionais Clean Water

Leia mais

Diminuição dos carnívoros do mundo

Diminuição dos carnívoros do mundo Propagação do efeito de uma perturbação em um determinado nível trófico para os demais níveis da cadeia alimentar. Este efeito pode aumentar ou diminuir o tamanho das populações.ado nível trófico para

Leia mais

ANÁLISE DA QUALIDADE DA ÁGUA NO CÓRREGO ÁGUA BRANCA, ITIRAPINA-SP.

ANÁLISE DA QUALIDADE DA ÁGUA NO CÓRREGO ÁGUA BRANCA, ITIRAPINA-SP. Eixo Temático: Ciências Ambientais e da Terra ANÁLISE DA QUALIDADE DA ÁGUA NO CÓRREGO ÁGUA BRANCA, ITIRAPINA-SP. Ana Flávia Padilha 1 Mariana Furlan 2 Luiz Eduardo Moschini 3 RESUMO: Em virtude do atual

Leia mais

Universidade Estadual do Ceará UECE Centro de Ciências da Saúde CCS Curso de Ciências Biológicas Disciplina de Ecologia

Universidade Estadual do Ceará UECE Centro de Ciências da Saúde CCS Curso de Ciências Biológicas Disciplina de Ecologia Universidade Estadual do Ceará UECE Centro de Ciências da Saúde CCS Curso de Ciências Biológicas Disciplina de Ecologia Ecossistemas Professor: Oriel Herrera Bonilla Monitores: Vágner Rebouças Hamanda

Leia mais

FUNDAMENTOS DE ECOLOGIA. Profa. Dra. Vivian C. C. Hyodo

FUNDAMENTOS DE ECOLOGIA. Profa. Dra. Vivian C. C. Hyodo FUNDAMENTOS DE ECOLOGIA Profa. Dra. Vivian C. C. Hyodo Produtividade primária Energia solar Produtores Fotossíntese Compostos orgânicos Produtividade primária Produtividade bruta quantidade de material

Leia mais