Sistema Embarcado Linux para Análise de Sensores de Temperatura DHT11 e LM35

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sistema Embarcado Linux para Análise de Sensores de Temperatura DHT11 e LM35"

Transcrição

1 Sistema Embarcado Linux para Análise de Sensores de Temperatura DHT11 e LM35 Tiago A. F. Queiroz 1, Douglas L. Dias 1, Pedro H. M. Araújo 1, Renan P. Figueiredo 1, Sandro C. S. Jucá 1 ¹Área da Telemática Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) CEP Campus Maracanaú CE Brasil tiago.queiroz_2009@hotmail.com, {dldouglaslopes, hericsonaraujo2013, renanpdef, sandro.juca}@gmail.com Abstract. This paper describes a system for generating graphics on web page of a room temperature from two sensors: DTH11 and LM35. Connected to a Raspberry Pi, this Linux embedded system stores the data detected by the sensor in a SQLite database, it is soon generated a csv file, which is developed graphics. After this, a comparison is made between the sensors. Resumo. Este trabalho descreve um sistema para geração de gráficos em página web sobre temperatura de um ambiente a partir de dois sensores: DTH11 e LM35. Conectados a um Raspberry Pi, esse sistema Linux embarcado armazena os dados detectados pelo sensor em um banco de dados SQLite, logo é gerado um arquivo csv, o qual é desenvolvido os gráficos. Após isso, é feita uma comparação entre os sensores. 1. Introdução A necessidade de monitoramento da temperatura está presente em diversos ambientes, tanto em empresas como residências. A análise desse fator é importante para verificação de problemas que possam ocorrer em equipamentos que precisam dessas informações, pois a temperatura é um atributo que modifica o funcionamento, causando até mesmo a danificação dos mesmos. Para realizar a detecção da temperatura, são utilizados dois sensores térmicos: sensor LM35 e sensor DHT11. Os sensores elétricos de temperatura transformam a grandeza física de temperatura do ar em sinais elétricos em forma de tensão ou resistência elétrica [de Oliveira Júnior 2014]. O LM35 [Texas Instruments 2015] é conectado a uma placa microcontrolada PIC18F2550 [Microship 2009] por meio da comunicação serial e envia os dados a um Raspberry Pi (RPI), sistema embarcado Linux. O DTH11 [D-Robotics 2010] por ter um microcontrolador embutido é conectado somente ao RPI. Os programas dessa detecção foram desenvolvidos em linguagem C e para o armazenamento dos dados foi utilizado o banco de dados SQLite. Este relatório tem como objetivo facilitar o monitoramento da temperatura de ambientes, bem como a comparação dos valores obtidos em cada sensor. Para isso, é construído um gráfico em uma página web localizado no servidor Apache do RPI.

2 2. Descrição de componentes 2.1. Raspberry Pi Para o desenvolvimento do sistema de monitoramento de temperatura foi necessária a utilização de um microcomputador Raspberry Pi (RPI). Esse microcomputador foi desenvolvido com o propósito de ensinar programação às crianças [Foundation 2015], No entanto é possível usa-lo para desenvolver sistemas de monitoramento através da aquisição de dados, com baixo custo e com maior simplicidade, de forma a difundir o uso desses sistemas automatizados em pequenas empresas, ou mesmo no ambiente doméstico. Assim como em um computador pessoal, é necessário instalar um sistema operacional no RPI. Neste trabalho será utilizado a distribuição Linux Raspbian, que é uma variante do Debian otimizada para o conjunto de instruções do hardware do Raspberry Pi. O Raspbian é um Software Livre com mais de pacotes précompilados que podem ser facilmente instalados como um sistema embarcado Linux no Raspberry Pi [Raspbian 2015]. Encontram-se na literatura diversos trabalhos que utilizam o RPI na área de sistemas embarcados, para automatizar processos e serviços ou promover a educação, como pode ser verificado nas diversas pesquisas: Raspberry Pi e Experimentação Remota [Crotti 2013], Low-Cost Speaker and Language Recognition Systems Running on a Raspberry Pi [D Haro 2014], Desenvolvimento de Software de Controle para um Veículo Aquático Autônomo [Perez 2014], Music Beat Tracker Device [Mesquita 2014] Placa Microcontrolada SanUSB Através do sistema de desenvolvimento SanUSB que é uma ferramenta composta de software e hardware básico da família PIC18Fxx5x com interface USB, foi possível a realização do projeto. Esta ferramenta possibilita que a compilação, a gravação e a simulação real de um programa, como também a comunicação serial através da emulação de uma porta COM virtual, possam ser feitos de forma rápida e eficaz a partir do momento em que o microcontrolador esteja conectado diretamente a um computador via USB [Jucá 2009]. Os componentes básicos do circuito para gravação do PIC via porta USB são um microcontrolador PIC18F2550, um cristal de 20 MHz, dois capacitores de 22 pf, dois capacitores de 1 µf, um resistor de 2k2, 1 diodo, 1 led e 1 resistor de 390 Ω Sensor DHT11 O DHT11 é um sensor digital de temperatura e umidade que permite medir temperaturas de 0 a 50 Celsius com precisão de 2,0 C para mais ou para menos, e umidade na faixa de 20 a 90% com precisão de mais ou menos 5%. O sensor envia os dados para o microcontrolador utilizando apenas um pino, os outros dois são Vcc e GND, sendo que o terceiro pino não é utilizado [Blog FlipFlop 2015]. O sensor contém também uma interface analógica-digital, para que não seja necessária calibração ou conversão digital como acontece no caso de termistores.

3 Para montagem do circuito (Figura 1) foram utilizados os pinos 1 (VCC), 7 (GPIO4) e 6 (GND) do RPI ligados respectivamente ao pinos 1 (VCC), 2 (sinal) e 4 (GND) do sensor, entre os pinos 1 e 2 foi colocado um resistor de 10k ohm [Baume 2013]. O DHT11 utiliza a própria interface serial, que pode ser acessada através da biblioteca wiringpi em C. Figura 1. Circuito com o sensor DTH 11 conectado ao Raspberry Pi O firmware implementado em linguagem C e armazenado no Raspberry Pi recebe os dados do sensor DHT11 e guarda dentro de um vetor a parte decimal e inteira tanto da temperatura quanto da umidade, juntamente com um checksum para verificação da integridade dos dados. Posteriormente, os valores de temperatura e umidade são impressos e transmitidos pelo firmware Sensor LM35 O LM35 (Figura 2) é um sensor analógico que apresenta uma saída de tensão linear relativa à temperatura alimentado por uma tensão de 4-20Vdc e GND, tendo em sua saída um sinal de 10mV para cada Grau Celsius de temperatura. Ele possui uma faixa de medição de -55 a 150 Celsius com uma precisão de 0,5 C para mais ou para menos. Figura 2. Sensor LM35. Para a realização do circuito, foi utilizado uma placa SanUSB com o sensor LM35 conectada ao PIC18F2550. O sensor é composto por 3 pinos: VCC, GND e pino de se sinal analógico. A partir do último pino, os dados de tensão são enviados para o PIC da placa. O software foi implementado em C utilizando a ferramenta MPLABX com a biblioteca SanUSB. Após isso, o microcontrolador analisa as informações e converte o sinal de tensão do sensor para graus Celsius. Essa temperatura é transmitida pelo PIC ao Raspberry Pi por meio dos pinos de comunicação serial TX e RX como ilustrado no circuito da Figura 3.

4 Figura 3. Circuito de conexão entre a placa SanUSB e o Raspberry Pi 3. Banco de Dados Livre O armazenamento dos valores obtidos pelos sensores e data atual do sistema foi feito através do banco de dados SQLite (Figura 4). Ele é uma boa opção para sistemas embarcados Linux por ser fácil de instalar, livre e open source. Os bancos de dados são armazenados em um único arquivo que é possível se conectar diretamente a partir de seu código, sem a necessidade de um processo de servidor em execução. As bibliotecas são customizadas, ou seja, ocupa menos espaço no disco. Figura 4. Banco de Dados com interface do PhpLiteAdmin. O phpliteadmin é uma ferramenta front-end baseada em PHP para gerenciar e manipular bancos de dados com SQLite. O phpliteadmin consiste em um único arquivo de origem, phpliteadmin.php, que é armazenado em um diretório do servidor WEB e pode ser acessado pelo navegador. As operações disponíveis, conjunto de recursos, interface e experiência do usuário é comparável ao do phpmyadmin [Bitbucket 2015]. 4. Resultados Para integrar os resultados, foi criado um arquivo Shell Script que recebe as saídas dos programas do DHT11 e LM35, juntamente com a data e a hora atual do sistema. As informações são armazenadas no banco de dados, logo após é feita a busca do conteúdo existente e gravada em um arquivo csv (Figura 5). Para fazer a execução do script a cada minuto, foi utilizado o comando crontab -e, e adicionado a linha:

5 * * * * * cd /var/www/admin; /bin/bash temp.sh Figura 5. Arquivo csv. Com o armazenamento dos dados no arquivo csv foi possível gerar um gráfico utilizando a biblioteca javascript dygraphs. Foi instalado o servidor Apache no RPI, para hospedar a página Web. A página pode ser acessada pela rede local, onde é feito o monitoramento da temperatura. Ao analisar o gráfico com dados de umidade, em verde, temperatura do DHT11, em lilás, e temperatura do LM35, em azul (Figura 6), observa-se que o DHT11 possui uma estabilidade maior na medição térmica em relação ao LM35. Porém, o LM35 se comporta melhor com as variações térmicas, pois possui uma melhor precisão comparada ao do DHT11 e, além disso, o LM35 pode calcular temperaturas mais extremas, como temperaturas abaixo de 0 C. Figura 6. Gráfico gerado a partir dos dados obtidos pelos sensores.

6 5. Considerações finais Este relatório demonstrou a comparação das características e do funcionamento de dois sensores de temperatura: DHT11 e LM35. Os dois sensores tiveram resultados satisfatório, e podem ser utilizados em diversas aplicações. A partir dos resultados foi possível concluir que o sensor LM35 é um ótimo componente para aplicações que necessitem medir temperaturas mais extremas, como temperaturas negativas ou bastante elevadas. Já o DHT11 seria de muita utilidade em sistemas de medição da temperatura ambiente e umidade, como em uma sala ou laboratório. Referências Blog FlipFlop (2015), Monitorando Temperatura com DHT11 e Raspberry Pi, Acesso em 03/11/2015. D-Robotics (2010), Datasheet: DHT11, Acesso em 04/11/2015. Baume, C. (2013). BEER MONITORING WITH MY RASPBERRY PI, Acesso em 03/11/2015. Instruments, T. (2015), Datasheet: LM35, Acesso em 03/11/2015. Júnior, A. J. O., Vicentin, T. A., e da Cunha, A. R. (2014). Avaliação do sensor DHT11- medidas de temperatura e umidade relativa do ar. In III JORNACITEC. Foundation, R. P., Raspberry Pi. Disponível em: Acesso em 15/03/2015. Raspbian, Welcome to Raspbian, Acesso em 22/01/2015. Crotti, Y., Silva, J. B., Marcelino, R., Vilson, G. e Casagrande, L. C. S., (2013) Raspberry Pi e Experimentação Remota. Araranguá (SC). L. F. D Haro, R. de Córdoba, J. I. Rojo, J. Díez, D. Avendaño e J.M. Bermudo, (2014) Low-Cost Speaker and Language Recognition Systems Running on a Raspberry Pi IEEE Latin America Transactions, vol.12, no.4. Perez, T. D. Desenvolvimento de Software de Controle para um Veículo Aquático Autônomo. Monografia (Curso de Engenharia Elétrica). Universidade de São Paulo, São Carlos (SP), Mesquita, M. (2014) Music Beat Tracker Device. Dissertação (Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores). Universidade do Porto. Microchip (2009), Datasheet: PIC18F2455/2550/4455/4550. Disponível em: Acesso em 01/11/2015. Bitbucket (2015), What is phpliteadmin?. Disponível em: Acesso em :09/11/2015.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas para Monitoramento Online de Frequência de Motor CC

Análise e Desenvolvimento de Sistemas para Monitoramento Online de Frequência de Motor CC Análise e Desenvolvimento de Sistemas para Monitoramento Online de Frequência de Motor CC Renan P. Figueiredo 1, Douglas L. Dias 1, Pedro H. M. Araujo 1, Sandro C. S. Jucá 1 1 Departamento de Telemática

Leia mais

MINICURSO - PLATAFORMA ARDUINO Eixo de Informação e Comunicação Gil Eduardo de Andrade

MINICURSO - PLATAFORMA ARDUINO Eixo de Informação e Comunicação Gil Eduardo de Andrade Introdução MINICURSO - PLATAFORMA ARDUINO Eixo de Informação e Comunicação Gil Eduardo de Andrade A oficina proposta neste documento apresenta conceitos iniciais e intermediários sobre o funcionamento

Leia mais

Monitoramento online de ruídos sonoros de bibliotecas utilizando o princípio internet das coisas. Ceará (IFCE) CEP Maracanaú CE Brasil

Monitoramento online de ruídos sonoros de bibliotecas utilizando o princípio internet das coisas. Ceará (IFCE) CEP Maracanaú CE Brasil III Escola Regional de Informática do Piauí. Livro Anais - Artigos e Minicursos, v. 1, n. 1, p. 147-152, jun, 2017. www.eripi.com.br/2017 - ISBN: 978-85-7669-395-6 Monitoramento online de ruídos sonoros

Leia mais

Sistema Embarcado Linux aplicado em Jogo Interativo

Sistema Embarcado Linux aplicado em Jogo Interativo Sistema Embarcado Linux aplicado em Jogo Interativo Renan P. Figueiredo 1, Douglas L. Dias 1, Pedro H. M. Araujo 1, Sandro C. S. Jucá 1 1 Departamento de Telemática Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

Proposta de uma plataforma de monitoramento e acionamento remoto voltada para sistemas de hardware industriais utilizando LabVIEW

Proposta de uma plataforma de monitoramento e acionamento remoto voltada para sistemas de hardware industriais utilizando LabVIEW Proposta de uma plataforma de monitoramento e acionamento remoto voltada para sistemas de hardware industriais utilizando LabVIEW "Este artigo tem como proposta apresentar uma plataforma para monitoramento

Leia mais

A placa descrita pode receber alimentação pela conexão USB ou por uma fonte de alimentação externa.

A placa descrita pode receber alimentação pela conexão USB ou por uma fonte de alimentação externa. A placa descrita pode receber alimentação pela conexão USB ou por uma fonte de alimentação externa. A alimentação externa ocorre através do conector Jack com o pino positivo no centro, onde o valor de

Leia mais

INTERNET DAS COISAS: PROTÓTIPO DE BAIXO CUSTO PARA MONITORAR TEMPERATURA E UMIDADE

INTERNET DAS COISAS: PROTÓTIPO DE BAIXO CUSTO PARA MONITORAR TEMPERATURA E UMIDADE INTERNET DAS COISAS: PROTÓTIPO DE BAIXO CUSTO PARA MONITORAR TEMPERATURA E UMIDADE Mattheus Nunes Araújo Aluno do IFMT, Campus Cuiabá, bolsista PIBITI/CNPq Ed Wilson Ferreira Tavares Doutor do IFMT, Campus

Leia mais

Arquitetura do Microcontrolador Atmega 328

Arquitetura do Microcontrolador Atmega 328 Governo do Estado de Pernambuco Secretaria de Educação Secretaria Executiva de Educação Profissional Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães ETEPAM Arquitetura do Microcontrolador Atmega

Leia mais

Arduino Lab 04 Leitura de temperatura com o sensor MCP9700

Arduino Lab 04 Leitura de temperatura com o sensor MCP9700 Arduino Lab 04 Leitura de temperatura com o sensor MCP9700 Componentes deste Lab Neste Lab discutiremos a integração do sensor de temperatura MCP9700 aos dispositivos já abordados no Lab 03, que são o

Leia mais

Kit de desenvolvimento ACEPIC Light

Kit de desenvolvimento ACEPIC Light Kit de desenvolvimento ACEPIC Light O Kit de desenvolvimento ACEPIC Light foi desenvolvido tendo em vista a utilização de vários periféricos numa só placa, evitando o uso de proat-boards e facilitando

Leia mais

MONITORAMENTO E GERENCIAMENTO DE TEMPERATURA EM SALAS DE EQUIPAMENTOS

MONITORAMENTO E GERENCIAMENTO DE TEMPERATURA EM SALAS DE EQUIPAMENTOS MONITORAMENTO E GERENCIAMENTO DE TEMPERATURA EM SALAS DE EQUIPAMENTOS Modalidade: ( ) Ensino ( X ) Pesquisa ( ) Extensão Nível: ( ) Médio ( X ) Superior ( ) Pós graduação Área: ( ) Química ( X ) Informática

Leia mais

Sistemas Embarcados:

Sistemas Embarcados: Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Sistemas Embarcados: Microcontroladores DCA0119 Sistemas Digitais Heitor Medeiros Florencio Sistemas Embarcados

Leia mais

ARDUINO E RASPBERRY PI : UMA COMPARAÇÃO DE ESPECIFICAÇÕES E APLICAÇÕES DE MINICOMPUTADORES

ARDUINO E RASPBERRY PI : UMA COMPARAÇÃO DE ESPECIFICAÇÕES E APLICAÇÕES DE MINICOMPUTADORES ARDUINO E RASPBERRY PI : UMA COMPARAÇÃO DE ESPECIFICAÇÕES E APLICAÇÕES DE MINICOMPUTADORES Autores : Eduarda Botelho FRUTUOSO, Gabriel dos Reis PEREIRA, Vanderlei FREITAS JUNIOR. Identificação autores:

Leia mais

Sistema Embarcado Linux Para Reconhecimento de Padrões da Mão Utilizando Conceitos de PDI e IOT

Sistema Embarcado Linux Para Reconhecimento de Padrões da Mão Utilizando Conceitos de PDI e IOT III Escola Regional de Informática do Piauí. Livro Anais - Artigos e Minicursos, v. 1, n. 1, p. 200-205, jun, 2017. www.eripi.com.br/2017 - ISBN: 978-85-7669-395-6 Sistema Embarcado Linux Para Reconhecimento

Leia mais

Application Note FBEE Controle de Placas com entradas Analógicas REV01. 1 Rev01

Application Note FBEE Controle de Placas com entradas Analógicas REV01. 1 Rev01 Application Note FBEE Controle de Placas com entradas Analógicas REV01 1 Rev01 1. INTRODUÇÃO Este capítulo faz uma introdução às características do kit de demonstração FBee Kit. Este capítulo discute:

Leia mais

DK105 GROVE. Temperatura e Umidade. Radiuino

DK105 GROVE. Temperatura e Umidade. Radiuino DK105 GROVE Temperatura e Umidade Radiuino O presente projeto visa mostrar uma básica aplicação com o Kit DK 105 Grove. Utilizamos um sensor de umidade e temperatura Grove juntamente ao nó sensor para

Leia mais

CONTROLE DA TEMPERATURA DE SECAGEM ARTIFICIAL DE GRÃOS 1

CONTROLE DA TEMPERATURA DE SECAGEM ARTIFICIAL DE GRÃOS 1 CONTROLE DA TEMPERATURA DE SECAGEM ARTIFICIAL DE GRÃOS 1 Saul Vione Winik 2, Vanessa Faoro 3, Rodolfo França De Lima 4, Oleg Khatchatourian 5, Cristiano Osinski 6. 1 Projeto de Iniciação Científica 2 Bolsista

Leia mais

Suporta os microcontroladores: R. Leonardo da Vinci, Campinas/SP CEP F.: (19) Kit de Desenvolvimento ACEPIC 28

Suporta os microcontroladores: R. Leonardo da Vinci, Campinas/SP CEP F.: (19) Kit de Desenvolvimento ACEPIC 28 Suporta os microcontroladores: PIC16F870, PIC16F872, PIC16F873A, PIC16F876A, PIC16F886, PIC18F2420, PIC18F2520, PIC18F2525, PIC18F2620, PIC18F2455, PIC 18F2550 e outros com 28 pinos O Kit de desenvolvimento

Leia mais

FACULDADE DE TALENTOS HUMANOS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS DE ELETIVA I PARA AUTOMAÇÃO E CONTROLE

FACULDADE DE TALENTOS HUMANOS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS DE ELETIVA I PARA AUTOMAÇÃO E CONTROLE FACULDADE DE TALENTOS HUMANOS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS DE ELETIVA I PARA AUTOMAÇÃO E CONTROLE PROF. ENG. ESP. ANTONIO CARLOS LEMOS JÚNIOR acjunior@facthus.edu.br

Leia mais

PROJETO MASEC Integrantes

PROJETO MASEC Integrantes 1 de 8 10/7/2009 16:09 PROJETO MASEC Integrantes Gabriel Wilhelm de Jesus Mahamoud Al Sayd Sergio Meyemberg Junior Professores Orientadores Prof. º Gil Marcos Jess - Física IV ( gltjessj@terra.com.br )

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA DISCIPLINA DE INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA. Trena Ultrassônica

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA DISCIPLINA DE INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA. Trena Ultrassônica UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA DISCIPLINA DE INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA Trena Ultrassônica Desenvolvido por Thiago Ferreira Pontes Relatório Final da

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE INTERFACE GRÁFICA PARA UM SISTEMA DIDÁTICO EM CONTROLE DE PROCESSOS

DESENVOLVIMENTO DE INTERFACE GRÁFICA PARA UM SISTEMA DIDÁTICO EM CONTROLE DE PROCESSOS DESENVOLVIMENTO DE INTERFACE GRÁFICA PARA UM SISTEMA DIDÁTICO EM CONTROLE DE PROCESSOS Ronaldo da Costa Freitas 1 Ágio Gonçalves de Moraes Felipe 2 1 Introdução/ Desenvolvimento O uso da automação nos

Leia mais

SISTEMA DE AQUISIÇÃO DE GRANDEZAS ELÉTRICAS 1

SISTEMA DE AQUISIÇÃO DE GRANDEZAS ELÉTRICAS 1 SISTEMA DE AQUISIÇÃO DE GRANDEZAS ELÉTRICAS 1 Sandy Tondolo De Miranda 2, Maurício De Campos 3, Paulo S. Sausen 4. 1 Pesquisa Institucional desenvolvida no Departamento de Ciências Exatas e Engenharias

Leia mais

PLATAFORMA PARA CARACTERIZAÇÃO DE ELEMENTOS SENSORES PIEZORESISTIVOS 1

PLATAFORMA PARA CARACTERIZAÇÃO DE ELEMENTOS SENSORES PIEZORESISTIVOS 1 PLATAFORMA PARA CARACTERIZAÇÃO DE ELEMENTOS SENSORES PIEZORESISTIVOS 1 Carlos Augusto Valdiero 2, André Luciano Rakowiski 3, Luiz Antônio Rasia 4, Antonio Carlos Valdiero 5. 1 Projeto de Pesquisa Institucional

Leia mais

Arduino Lab 06 Leitura de um sensor de temperatura do tipo NTC com o Arduino

Arduino Lab 06 Leitura de um sensor de temperatura do tipo NTC com o Arduino Arduino Lab 06 Leitura de um sensor de temperatura do tipo NTC com o Arduino Imagem montagem Resumo Neste Lab trataremos da leitura de temperatura utilizando um sensor do tipo NTC (Negative Temperature

Leia mais

Data Sheet FBEE Kit V05

Data Sheet FBEE Kit V05 Data Sheet FBEE Kit V05 IEEE 802.15.4 SUPORTA PROTOCOLOS ZIGBEE E MIWI REV 02 1 Rev02 1. INTRODUÇÃO Este capítulo faz uma introdução às características do kit de demonstração FBee Kit. Este capítulo discute:

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA DISCIPLINA DE INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA. Termômetro Digital

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA DISCIPLINA DE INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA. Termômetro Digital UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA DISCIPLINA DE INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA Termômetro Digital Desenvolvido por Luciano Lettnin Relatório Final da Disciplina

Leia mais

Introdução à Plataforma ARDUINO

Introdução à Plataforma ARDUINO MINICURSO Introdução à Plataforma ARDUINO PET Mecatrônica/BSI Geruza M. Bressan O que é um microcontrolador (MCU)? É um computador em um chip Processador Memória Entrada/Saída Controla ações e funções

Leia mais

Sistema de Aquisição de Dados

Sistema de Aquisição de Dados Sistema de Aquisição de Dados E.T.M./2012 (versão inicial) RESUMO Nesta experiência será desenvolvido o projeto de um sistema de aquisição e armazenamento de dados analógicos em formato digital. O sinal

Leia mais

Minicurso de Arduino. Laboratório de Inovação em Sistemas em chip npiti - UFRN

Minicurso de Arduino. Laboratório de Inovação em Sistemas em chip npiti - UFRN Minicurso de Arduino Laboratório de Inovação em Sistemas em chip npiti - UFRN Agenda - 1º dia Motivação Introdução O Arduino, Versões, Clones Noções de eletrônica Corrente, tensão, potência, resistores,

Leia mais

Kit de desenvolvimento ACEPIC PRO V3.0

Kit de desenvolvimento ACEPIC PRO V3.0 Kit de desenvolvimento ACEPIC PRO V3.0 O Kit de desenvolvimento ACEPIC PRO V3.0 foi desenvolvido tendo em vista a integração de vários periféricos numa só placa, evitando o uso de protoboards e facilitando

Leia mais

Palavras-chave: Controle de temperatura, microcontrolador, sistema didático

Palavras-chave: Controle de temperatura, microcontrolador, sistema didático Projeto e Implementação de um Sistema Didático para Controle de Temperatura Ágio Gonçalves de Moraes Felipe 1, Eduardo Teles Ferreira 2, Antonio Alencar Alves 3 1 Professor do Curso de Automação Industrial

Leia mais

Arduino Básico: As versatilidades desta plataforma na prática

Arduino Básico: As versatilidades desta plataforma na prática Arduino Básico: As versatilidades desta plataforma na prática Apresentação Kleber Rocha Bastos Luan Silva Santana Wellington Assunção Azevedo Graduado em Engenharia de Computação pela FAINOR Graduado em

Leia mais

Desenvolvimento de Sistema de Monitoramento IoT Utilizando Princípios de Aprendizagem Baseada em Projetos

Desenvolvimento de Sistema de Monitoramento IoT Utilizando Princípios de Aprendizagem Baseada em Projetos Desenvolvimento de Sistema de Monitoramento IoT Utilizando Princípios de Aprendizagem Baseada em Projetos Manuel Arthur de Souza Maciel 1, Antonio Lincoln Lima Caetano 2, Pedro Vitor de Sousa Guimarães

Leia mais

O LabView como Ferramenta de Ensino-Aprendizagem em Laboratórios de Energia

O LabView como Ferramenta de Ensino-Aprendizagem em Laboratórios de Energia 1 O LabView como Ferramenta de Ensino-Aprendizagem em Laboratórios de Energia José Aquiles Baesso Grimoni - aquiles@pea.usp.br Vinícius José Santos Lopes - vinicius.lopes@poli.usp.br Departamento de Engenharia

Leia mais

CONFIABILIDADE DE SENSORES UTILIZADOS COM O ARDUINO E RUÍDO DA ENTRADA ANALÓGICA

CONFIABILIDADE DE SENSORES UTILIZADOS COM O ARDUINO E RUÍDO DA ENTRADA ANALÓGICA CONFIABILIDADE DE SENSORES UTILIZADOS COM O ARDUINO E RUÍDO DA ENTRADA ANALÓGICA Pereira, T.S.S. ¹, Araújo, J. W. B. ², Ferrando, D. F. C. ², Kakuno, E. M. ² ¹ Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL)

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE CÂMPUS VIDEIRA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE CÂMPUS VIDEIRA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE CÂMPUS VIDEIRA Curso: Técnico em Eletroeletrônica Modalidade Concomitante 2010 DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE CONTROLE AUTOMATIZADO DA

Leia mais

SanUSBee: Ferramenta para gravação wireless de microcontroladores via Bluetooth e Zigbee

SanUSBee: Ferramenta para gravação wireless de microcontroladores via Bluetooth e Zigbee SanUSBee: Ferramenta para gravação wireless de microcontroladores via Bluetooth e Zigbee Sandro César Silveira Jucá 1, Renata Imaculada Soares Pereira 2, Mário Wander Maciel Vasconcelos 3 1 Professor do

Leia mais

de Redes de Computadores Linux

de Redes de Computadores Linux Curso de Formação Continuada de Configuração de Redes de Computadores Linux Prof. Emerson Ribeiro de Mello Instituto Federal de Santa Catarina IFSC campus São José mello@ifsc.edu.br http://docente.ifsc.edu.br/mello

Leia mais

Sistema Distríbuído de Medição de Grandezas

Sistema Distríbuído de Medição de Grandezas Engenharia Electrotécnica e Ramo Electrónica e Sistema Distribuído de Medição de Grandezas Realizado por: Nuno Camilo nº 99 216 3509 Isaac Correia nº02 216 4971 Com a orientação do: Professor António Abreu

Leia mais

PSI2662 Projeto em Sistemas Eletrônicos Embarcados: Sensores e Atuadores. Apresentação do Kit Freescale Freedom FDRM-KL25Z e Portas de Entrada e Saída

PSI2662 Projeto em Sistemas Eletrônicos Embarcados: Sensores e Atuadores. Apresentação do Kit Freescale Freedom FDRM-KL25Z e Portas de Entrada e Saída PSI2662 Projeto em Sistemas Eletrônicos Embarcados: Sensores e Atuadores Apresentação do Kit Freescale Freedom FDRM-KL25Z e Portas de Entrada e Saída Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Prof.

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA DISCIPLINA DE INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA DISCIPLINA DE INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA DISCIPLINA DE INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA MONITOR DE MOVIMENTOS COM ACELERÔMETRO Desenvolvido por Maurício Fiss Rodrigues

Leia mais

Scaling Up Inclusion: Robotics, a STEM focused Project. Centro de Formação de Associação de Escolas Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel

Scaling Up Inclusion: Robotics, a STEM focused Project. Centro de Formação de Associação de Escolas Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel Scaling Up Inclusion: Robotics, a STEM focused Project Centro de Formação de Associação de Escolas Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel Alberto Brochado, Eugénio Oliveira, Fernando Coelho Alberto Brochado,

Leia mais

Programação de Periféricos

Programação de Periféricos Programação de Periféricos Componentes Edson Moreno edson.moreno@pucrs.br http://www.inf.pucrs.br/~emoreno Apresentação Raspberry pi Sistema Operacional embarcado Atividade Raspberry pi Sistema computacional

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA. UFRN - DEE Rodrigo Marques de Melo Santiago

INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA. UFRN - DEE Rodrigo Marques de Melo Santiago INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA UFRN - DEE Rodrigo Marques de Melo Santiago rodrigommsantigo@yahoo.com.br 2 Objetivo Desenvolvimento de um circuito eletrônico capaz de medir e mostrar a temperatura ambiente

Leia mais

A protoboard ou Matriz de contatos é utilizada para fazer montagens provisórias e/ou teste de projetos. É constituída por uma base plástica, contendo

A protoboard ou Matriz de contatos é utilizada para fazer montagens provisórias e/ou teste de projetos. É constituída por uma base plástica, contendo Aula 01 A protoboard ou Matriz de contatos é utilizada para fazer montagens provisórias e/ou teste de projetos. É constituída por uma base plástica, contendo inúmeros orifícios destinados à inserção de

Leia mais

Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão- ConBAP 2014 São Pedro - SP, 14 a 17 de setembro de 2014

Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão- ConBAP 2014 São Pedro - SP, 14 a 17 de setembro de 2014 Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão- ConBAP 2014 São Pedro - SP, 14 a 17 de setembro de 2014 SISTEMA DE AQUISIÇÃO DE DADOS DE SENSORES DE BAIXO CUSTO BASEADO NO ARDUÍNO ALAN CARVALHO GALANTE

Leia mais

LABORATÓRIO DE ARQUITETURA DE COMPUTADORES PREPARAÇÃO 02: DISPLAY DE 7 SEGMENTOS MICROCONTROLADO

LABORATÓRIO DE ARQUITETURA DE COMPUTADORES PREPARAÇÃO 02: DISPLAY DE 7 SEGMENTOS MICROCONTROLADO AEVSF Autarquia Educacional do Vale do São Francisco FACAPE Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina Curso de Ciência da Computação LABORATÓRIO DE ARQUITETURA DE COMPUTADORES Prof. Sérgio

Leia mais

Sistemas Digitais EDUARDO ELIAS ALVES PEREIRA

Sistemas Digitais EDUARDO ELIAS ALVES PEREIRA Sistemas Digitais EDUARDO ELIAS ALVES PEREIRA Sistemas Digitais Agenda Arduino Tipos, detalhes; Esquema elétrico. IDEs Eagle; ATMel Studio; Arduino Studio; Circuits IO (Simulador). Arduino Arduino MEGA2560

Leia mais

Medidor de resistências

Medidor de resistências Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores Ekit - Medidor de resistências Abril de 2008 Elaborado por: Nuno Lucas Aluno Nº Nome Data Objectivo Neste trabalho pretende-se realizar a mediçao

Leia mais

CS-Ethernet. Conversor Serial Ethernet RS232/RS485. Observe Pense Solucione. Manual de Utilização. Ethernet TCP/IP - MODBUS Serial RS232 Serial RS485

CS-Ethernet. Conversor Serial Ethernet RS232/RS485. Observe Pense Solucione. Manual de Utilização. Ethernet TCP/IP - MODBUS Serial RS232 Serial RS485 Observe Pense Solucione CS-Ethernet Conversor Serial Ethernet RS232/RS485 Manual de Utilização Ethernet TCP/IP - MODBUS Serial RS232 Serial RS485 Rev. JUN/18 Sumário Descrição do produto 2 Localização

Leia mais

Sérgio de Oliveira. Novatec

Sérgio de Oliveira. Novatec Sérgio de Oliveira Novatec Novatec Editora Ltda. 2017. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. É proibida a reprodução desta obra, mesmo parcial, por qualquer processo,

Leia mais

Protótipo de gravador de microcontroladores PIC utilizando redes sem fio

Protótipo de gravador de microcontroladores PIC utilizando redes sem fio Protótipo de gravador de microcontroladores PIC utilizando redes sem fio Acadêmico: Jair de Souza Junior Orientador: Miguel Alexandre Wisintainer Roteiro da Apresentação Introdução Sistemas embarcados

Leia mais

Microcontroladores e Robótica

Microcontroladores e Robótica Ciência da Computação Sistemas Microcontrolados Projetos Prof. Sergio F. Ribeiro Projetos É preciso estabelecer três equipes. Cada equipe ficará com o desenvolvimento de um projeto. Os projetos são distintos.

Leia mais

ASPECTOS TEÓRICOS DOS EXPERIMENTOS

ASPECTOS TEÓRICOS DOS EXPERIMENTOS ASPECTOS TEÓRICOS DOS EXPERIMENTOS OBJETIVO Compreender a Lei de Ohms Compreender funcionamento dos atuadores e sensores Compreender o circuito que utiliza o arduíno. Compreender o código FAZER O LED INTERNO

Leia mais

Período Saulo O. D. Luiz

Período Saulo O. D. Luiz Sistemas Microcontrolados Período 2009.2 Aula 2 1 Saulo O. D. Luiz Roteiro Características de um Microcontrolador 2 Saulo O. D. Luiz Características de um Microcontrolador Microcontrolador de fabricantes

Leia mais

Comunicação USB com o PIC Vitor Amadeu Souza

Comunicação USB com o PIC Vitor Amadeu Souza 1 Comunicação UB com o PIC Vitor Amadeu ouza vitor@cerne-tec.com.br Introdução Os modernos microcontroladores da Microchip, haja vista os da família PIC18 estão cada vez mais com uma integração maior e

Leia mais

Introdução do Arduino para aquisição de dados e controle de instrumentos

Introdução do Arduino para aquisição de dados e controle de instrumentos Introdução do Arduino para aquisição de dados e controle de instrumentos Rafael Pezzi Centro de Tecnolocia Acadêmica Instituto de Física - UFRGS Novembro de 2018 Roteiro O que é o Arduino? Especificações

Leia mais

Microprocessadores vs Microcontroladores

Microprocessadores vs Microcontroladores Microprocessadores vs Microcontroladores Um microcontrolador difere de um microprocessador em vários aspectos. Primeiro e o mais importante, é a sua funcionalidade. Para que um microprocessador possa ser

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne Tecnologia e Treinamento Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa Cerne Connect PLUS suporte@cerne-tec.com.br Cerne Kits Didáticos e Gravadores da Cerne Tecnologia A Cerne tecnologia têm uma linha completa de aprendizado

Leia mais

Evento: XXV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Evento: XXV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE ARMAZENAMENTO DE DADOS EM UM CARTÃO SD PARA UMA REDE DE SENSORES INTELIGENTES APLICADO NA AGRICULTURA 1 STUDY AND DEVELOPMENT OF A DATA STORAGE SYSTEM ON AN SD

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE MÓDULO COM CPU EMBARCADA PARA BANCADA DIDÁTICA DE INSTRUMENTAÇÃO VIRTUAL

DESENVOLVIMENTO DE MÓDULO COM CPU EMBARCADA PARA BANCADA DIDÁTICA DE INSTRUMENTAÇÃO VIRTUAL UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA MARCELO LUIZ SEBBEN DESENVOLVIMENTO DE MÓDULO COM CPU EMBARCADA PARA BANCADA DIDÁTICA DE

Leia mais

ÍNDICE. 2 srsautomacao.com.br

ÍNDICE. 2 srsautomacao.com.br HART PROFIBUS PA ÍNDICE Descrição Geral... 3 Principais Aplicações... 3 Principais Características... 3 Condições Técnicas... 4 Dados Mecânicos... 5 Especificação De Entrada Tipo RTD... 5 Especificação

Leia mais

Redução do Consumo Energético de um Sensor Sem Fio Utilizado na Automação de um Abrigo de Cultivo

Redução do Consumo Energético de um Sensor Sem Fio Utilizado na Automação de um Abrigo de Cultivo Redução do Consumo Energético de um Sensor Sem Fio Utilizado na Automação de um Abrigo de Cultivo Cristiano Santos Pereira de Abreu 1, Anderson Luiz Fernandes Perez 1 1 Laboratório de Automação e Robótica

Leia mais

Instituto Federal do Paraná IF-Robótica. Prof. MSc. Marcos Dinís Lavarda Contato:

Instituto Federal do Paraná IF-Robótica. Prof. MSc. Marcos Dinís Lavarda Contato: Instituto Federal do Paraná IF-Robótica Contato: marcos.lavarda@ifpr.edu.br 1. Arduinos Modelos Arduino Nano Vantagens: Pequeno, pode ser encaixado em protoboard e shield expansor; Desvantagens: Necessita

Leia mais

Linguagem de Programação. Linguagem C com Arduino

Linguagem de Programação. Linguagem C com Arduino Linguagem de Programação Linguagem C com Arduino Prof. Luiz Claudio Ferreira de Souza E-mail: luizclaudiofs@hotmail.com.br www.luizclaudiofs.blogspot.com Belém / PA 2017 Sumário Fundamentos de Eletrônica...

Leia mais

Controle de Automação para Aviários

Controle de Automação para Aviários Controle de Automação para Aviários José Marques Martinelli, Robert Bruno Pereira 2, Alderico Rodrigues de Paula Jr 3 Univap/FEAU, Rua João Fonseca dos Santos, 9, jmmartinelli@itelefonica.com.br 2 Univap/FEAU,

Leia mais

Manual do usuário - Kit 4EA2SA v2.0. Kit 4EA2SA v2.0 Manual do usuário. Copyright VW Soluções

Manual do usuário - Kit 4EA2SA v2.0. Kit 4EA2SA v2.0 Manual do usuário.   Copyright VW Soluções Kit 4EA2SA v2.0 Manual do usuário 1 Apresentação O Kit 4EA2SA v2.0 foi desenvolvido pela VW Soluções utilizando-se como base o circuito integrado MCP3424 da Microchip, que possui 4 (quatro) entradas analógicas

Leia mais

Módulo de Desenvolvimento PIC16F877A PCI208

Módulo de Desenvolvimento PIC16F877A PCI208 Objetivos: Módulo de Desenvolvimento PIC16F877A PCI208 Realizar programação e projetos com microcontroladores e seus periféricos, integrando sistemas analógicos e digitais com a utilização de compilador

Leia mais

SICILIANO TECNOLOGIA

SICILIANO TECNOLOGIA SICILIANO TECNOLOGIA Desenvolvimento de Projetos e Soluções www.sicilianotecnologia.com.br Manual da Placa Gravador AT89C51ED2-LP-RE2 - VER 1.0 Características: - Totalmente compatível com 8051; - Fácil

Leia mais

DK105 GROVE. Sonar. Radiuino

DK105 GROVE. Sonar. Radiuino DK105 GROVE Sonar Radiuino O presente projeto visa mostrar uma básica aplicação com o Kit DK 105 Grove. Utilizamos um sonar ultrassônico Grove juntamente ao nó sensor para medir distância de obstáculos.

Leia mais

CP-200 I - DESCRIÇÃO GERAL

CP-200 I - DESCRIÇÃO GERAL I - DESCRIÇÃO GERAL O é um Transdutor capaz de medir a concentração de licores e massas cozidas principalmente em tachos de cozimento de açúcar. Possui duas saídas analógicas, uma resistiva, outra capacitiva,

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento. MSN: Skipe: cerne-tec.

Cerne Tecnologia e Treinamento.   MSN: Skipe: cerne-tec. Cerne Tecnologia e Treinamento Tutorial de Instalação do Medidor de Temperatura (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec www.cerne-tec.com.br

Leia mais

Manual de Instruções - CONTACTOS

Manual de Instruções - CONTACTOS Obrigado por adquirir o Gravador Pickit2 CONTACTOS. 1- Descrição O gravador PICkit2, é uma ferramenta de programação de baixo custo para desenvolvimento, é capaz de programar a maioria dos microcontroladores

Leia mais

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CAMPINAS CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CAMPINAS CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CAMPINAS CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS GILBERTO MARDEGAM GUILHERME CARVALHO LEONARDO CORRÊA

Leia mais

Projeto Final de Microcontroladores 2 Alarme de Temperatura

Projeto Final de Microcontroladores 2 Alarme de Temperatura Projeto Final de Microcontroladores 2 Alarme de Temperatura Aline Romanini 145157 Marlon Felipe 121207 Osvaldo Torezan 147558 Novembro de 2016 Conteúdo 1. Placa de Desenvolvimento Freescale KL25Z... 3

Leia mais

Programação embarcada para rastreamento de veículos de transporte terrestre

Programação embarcada para rastreamento de veículos de transporte terrestre Programação embarcada para rastreamento de veículos de transporte terrestre Clodoaldo José de Souza Fatec Faculdade de Tecnologia de Garça - clodoaldo.souza01@fatec.sp.gov.br Luiz Carlos Querino Filho

Leia mais

Arduino. Introdução aos Componentes Básicos. Leonardo Mauro P. Moraes. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Arduino. Introdução aos Componentes Básicos. Leonardo Mauro P. Moraes. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Arduino Introdução aos Básicos Leonardo Mauro P. Moraes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS Ponta Porã - MS 2016 1 Introdução 2 Arduino 3 4 Encerramento Introdução Arduino 1 Introdução Arduino

Leia mais

PROPOSTA DE INTERFACE GRÁFICA PARA CONTROLAR REMOTAMENTE A PLATAFORMA DE TESTE DE BATERIAS 1

PROPOSTA DE INTERFACE GRÁFICA PARA CONTROLAR REMOTAMENTE A PLATAFORMA DE TESTE DE BATERIAS 1 PROPOSTA DE INTERFACE GRÁFICA PARA CONTROLAR REMOTAMENTE A PLATAFORMA DE TESTE DE BATERIAS 1 Sandy Tondolo De Miranda 2, Paulo Sérgio Sausen 3, Luis Fernando Sauthier 4, Guilherme Fabrin Franco 5. 1 Pesquisa

Leia mais

Desenvolvimento de Módulo Wireless para Acionamento de Cargas via Porta Paralela

Desenvolvimento de Módulo Wireless para Acionamento de Cargas via Porta Paralela Desenvolvimento de Módulo Wireless para Acionamento de Cargas via Porta Paralela Pedro H. M. Araújo 1, Renan P. Figueiredo 1, Douglas L. Dias 1, Sandro C. S. Jucá 1 1 Área da Telemática Instituto Federal

Leia mais

Trabalho 2 - Sistemas Operacionais Embarcados

Trabalho 2 - Sistemas Operacionais Embarcados Sistemas Operacionais Embarcados Trabalho 2 - Sistemas Operacionais Embarcados Carlos Marcelo Pedroso Universidade Federal do Paraná, Departamento de Engenharia Elétrica E-mail: pedroso@eletrica.ufpr.br

Leia mais

Modbus Wireless. Site: - V 1.0 IEEE REV

Modbus Wireless. Site:  -   V 1.0 IEEE REV Modbus Wireless V 1.0 IEEE 802.15.4 REV 01-02082016 Fractum Indústria e Comércio de Equipamentos Eletrônicos LTDA - Av. Antônio Américo Junqueira 335 Pôr do Sol - Santa Rita do Sapucaí-MG - CEP 37540-000

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPO AUTOMATIZADO PARA O CULTIVO PROTEGIDO DE HORTALIÇAS. Ituporanga/SC

DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPO AUTOMATIZADO PARA O CULTIVO PROTEGIDO DE HORTALIÇAS. Ituporanga/SC DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPO AUTOMATIZADO PARA O CULTIVO PROTEGIDO DE HORTALIÇAS Carvalho, Renon Steinbach 1 ; Hoffmann, Ane Fernanda 2 ; Fiamoncini, Gabriel 3 ; Neto, João Vieira 4 1,2,3 Instituto Federal

Leia mais

INTRODUÇÃO: MICROCONTROLADORES

INTRODUÇÃO: MICROCONTROLADORES INTRODUÇÃO: MICROCONTROLADORES MICROCONTROLADOR X MICROPROCESSADOR Baixa capacidade de processamento Freq. Operação em MHz Custo de R$ 7,00 a 30,00 Aplicações mais restrita Alta capacidade de processamento

Leia mais

Manual do Leitor ATG25L-CT

Manual do Leitor ATG25L-CT Manual do Leitor ATG25L-CT Esse leitor é para ser usado conectado à uma controladora através das interfaces Wiegand, Abatrack, RS232 ou RS485. Ao colocar-se o tag ativo dentro do seu limite de leitura,

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO PROJETO SCATMAN S DIMMER

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO PROJETO SCATMAN S DIMMER PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO PROJETO SCATMAN S DIMMER CURITIBA 2010 GILBERTO YOSHIAKI YAMANOUCHI RAFAEL HENRIQUE AZANHA

Leia mais

Discentes: Weverton Lima e Juliete Souza Disciplina: Sistemas Embarcados Professor Orientador: Ilton Barbacena

Discentes: Weverton Lima e Juliete Souza Disciplina: Sistemas Embarcados Professor Orientador: Ilton Barbacena 1. Montagem do Circuito do Dimmer Discentes: Weverton Lima e Juliete Souza Disciplina: Sistemas Embarcados Professor Orientador: Ilton Barbacena O circuito desenvolvido para o controle de luminosidade

Leia mais

Internet das Coisas com Intel A2 Placas IoT.

Internet das Coisas com Intel A2 Placas IoT. Internet das Coisas com Intel A2 Placas IoT paul.guermonprez@intel.com Historia Arduino Raspberry Pi Avaliação de placas IoT Microcontrolador vs Processador Arduino usa um microcontrolador de 8-bit. É

Leia mais

TÍTULO: SISTEMA DE CAPTURA E NORMALIZAÇÃO DE SINAIS DE GRANDEZAS FÍSICAS PARA TESTES DE ALGORITMOS DA LÓGICA PARACONSISTENTE ANOTADA - LPA

TÍTULO: SISTEMA DE CAPTURA E NORMALIZAÇÃO DE SINAIS DE GRANDEZAS FÍSICAS PARA TESTES DE ALGORITMOS DA LÓGICA PARACONSISTENTE ANOTADA - LPA TÍTULO: SISTEMA DE CAPTURA E NORMALIZAÇÃO DE SINAIS DE GRANDEZAS FÍSICAS PARA TESTES DE ALGORITMOS DA LÓGICA PARACONSISTENTE ANOTADA - LPA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA:

Leia mais

Evento: VII SEMINÁRIO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Evento: VII SEMINÁRIO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA BANCADA EXPERIMENTAL PARA CARACTERIZAÇÃO DE ELEMENTOS SENSORES PIEZORESISTIVOS 1 EXPERIMENTAL BENCH FOR CHARACTERIZATION OF ELEMENTS PIEZORESISTIVE SENSORS Carlos Augusto Valdiero 2, Luiz Antônio Rasia

Leia mais

Gravadora USB para Microcontroladores AVR Atmel

Gravadora USB para Microcontroladores AVR Atmel Gravadora USB para Microcontroladores AVR Atmel Luis Felipe da Cruz Figueredo, Felipe Brandão Cavalcanti Adaptado do projeto original de Thomas Fischl Abril xx, 2009 Resumo Esta nota técnica descreve os

Leia mais

Hardware Livre Arduino. Givanaldo Rocha de Souza

Hardware Livre Arduino. Givanaldo Rocha de Souza Hardware Livre Arduino Givanaldo Rocha de Souza http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha Tópicos Hardware Livre Sistemas Embarcados Microcontroladores Plataforma Arduino Introdução Exemplos Cubieboard

Leia mais

MOP-RC700-REV05 MANUAL DE OPERAÇÃO RC700-REV05

MOP-RC700-REV05 MANUAL DE OPERAÇÃO RC700-REV05 PLANETA INFORMÁTICA MOP-RC700-REV05 MANUAL DE OPERAÇÃO RC700-REV05 2 de 13 Elaborado por Data Assinatura Éder Bianco 19/02/2010 Aprovado por Data Assinatura Thiago Cardoso 19/02/2010 Histórico de Revisões

Leia mais

VIO10-P REMOTA PROFIBUS-PA

VIO10-P REMOTA PROFIBUS-PA VIO10-P REMOTA PROFIBUS-PA Remota Profibus-PA 16 Entradas Discretas 08 Saídas Discretas 03 Canais de Temperatura a 2 ou 3 fios ou Entradas Analógicas ma / V 02 Saídas 4 20 ma Display Digital: LCD Rotativo

Leia mais

Podem ser substituídos pelo módulo P7-Sensor de Luminosidade da GBK Robotics.

Podem ser substituídos pelo módulo P7-Sensor de Luminosidade da GBK Robotics. Projeto No. 3 LDR O objetivo deste projeto é controlar o estado de um LED (aceso ou apagado) através da verificação de luminosidade do ambiente utilizando um sensor de luminosidade LDR. O LDR (Light Dependent

Leia mais