I PÓS-GRADUAÇÃO AVANÇADA DIREITO DA INSOLVÊNCIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "I PÓS-GRADUAÇÃO AVANÇADA DIREITO DA INSOLVÊNCIA"

Transcrição

1 I PÓS-GRADUAÇÃO AVANÇADA DIREITO DA INSOLVÊNCIA PENHOR E CESSÃO DE CRÉDITOS EM GARANTIA Regime geral e regime especial das garantias financeiras Catarina Monteiro Pires catarinapires@fd.ul.pt

2 CMP3 INTRODUÇÃO Artigo 1.º, n.º 1 CIRE - O processo de insolvência é um processo de execução universal que tem como finalidade a satisfação dos credores pela forma prevista num plano de insolvência, baseado, nomeadamente, na recuperação da empresa compreendida na massa insolvente, ou, quando tal não se afigure possível, na liquidação do património do devedor insolvente e a repartição do produto obtido pelos credores. Lógica unitária das garantias: execução singular vs execução universal Execução e falta de pagamento da dívida garantida. Insolvência e impossibilidade de o devedor cumprir as suas obrigações vencidas. Garantia geral vs garantia financeira (penhor financeiro e alienação em garantia)

3 Slide 2 CMP3 CMP;

4 TESTES INSOLVENCIAIS Quanto à constituição da garantia Constituição em período suspeito Constituição fora de período suspeito Quanto à disposição da garantia Quanto à execução da garantia Execução processual Execução extraprocessual

5 CMP4 INTRODUÇÃO Directiva n.º 2002/47/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 6 de junho, relativa aos acordos de garantia financeira. Decreto-Lei n.º 105/2004, de 8 de maio: Preâmbulo: São ainda de assinalar como objectivos deste regime a simplificação do processo de celebração deste tipo de contratos, a celeridade a conferir à execução da garantia, bem como o alargamento do leque de situações em que a validade e eficácia dos mesmos contratos é ressalvada em prol da segurança jurídica. Estas preocupações são legítimas, mesmo em situações que envolvam a possibilidade de insolvência de uma das partes no contrato, caso em que o diploma consagra um conjunto de disposições de carácter excepcional face ao regime comum estabelecido no CIRE, nos aspectos que poderiam constituir um entrave à execução da garantia, não são aplicáveis. Contexto e objetivos Âmbito de aplicação subjetivo e objetivo

6 Slide 4 CMP4 CMP;

7 Penhor geral

8 REGIME GERAL DO PENHOR Execução extraprocessual com venda a terceiro Artigo 675.º, n.º 1 do Código Civil: vencida a obrigação, adquire o credor o direito de se pagar pelo produto da venda executiva da coisa empenhada, podendo a venda ser feita extraprocessualmente se as partes assim o tiverem convencionado. Artigo 401.º do Código Comercial: Devendo procederse à venda do penhor mercantil, por falta de pagamento, poderá esta efetuar-se por meio de corretor, notificado o devedor.

9 REGIME GERAL DO PENHOR Execução extraprocessual Com venda a terceiro Artigo 824.º do Código Civil 2 Os bens são transmitidos livres dos direitos de garantia que os onerarem, bem como dos demais direitos reais que não tenham registo anterior ao de qualquer arresto, penhora ou garantia, com exceção dos que, constituídos em data anterior, produzam efeitos em relação a terceiros independentemente do registo. Argumentos a favor: no caso de devedor com credores limitados e conhecidos, é possível organizar concurso; interesse económico na realização do valor integral do bem. Argumentos contra: a) necessidade de interpretação cautelosa, artigo 1.º CPC; b) argumento literal; c) argumento sistemático: proibição de autotutela e salvaguarda da ação executiva; d) argumento teleológico: necessidade de assegurar garantias do devedor e dos seus credores; não há novo direito de garantia (penhora). A cláusula do pacto social não prevalece em processo de execução, por força do disposto no artigo 328.º, n.º 5, do CSC. Aplicação analógica ao processo de execução extraprocessual?

10 REGIME GERAL DO PENHOR Execução extraprocessual Com apropriação Pacto comissório: É nula, mesmo que seja anterior ou posterior à constituição da hipoteca, a convenção pela qual o credor fará sua a coisa onerada no caso de o devedor não cumprir (art. 694.º CC). Pacto marciano: convenção expressa de mecanismos de avaliação atual e objetiva do bem (terceiro independente/ valor de mercado) e fixação de um dever de retransmissão do excesso.

11 REGIME GERAL DO PENHOR Execução processual Artigo 666.º, n.º 1, do Código Civil: negócio jurídico que confere ao credor o direito à satisfação do seu crédito, bem como dos juros, se os houver, com preferência sobre os demais credores, pelo valor de certa coisa móvel, ou pelo valor de créditos ou outros direitos não suscetíveis de hipoteca, pertencentes ao devedor ou a terceiro (artigo 666.º, número 1). Artigo 824 do Código Civil 1 A venda em execução transfere para o adquirente os direitos do executado sobre a coisa vendida. 2 Os bens são transmitidos livres dos direitos de garantia que os onerarem, bem como dos demais direitos reais que não tenham registo anterior ao de qualquer arresto, penhora ou garantia, com exceção dos que, constituídos em data anterior, produzam efeitos em relação a terceiros independentemente do registo. 3 Os direitos de terceiro que caducarem nos termos do número anterior transferem-se para o produto da venda dos respetivos bens.

12 REGIME GERAL DO PENHOR Insolvência do devedor/ prestador da garantia Artigo 91.º, n.º 1 do CIRE - A declaração de insolvência determina o vencimento de todas as obrigações do insolvente não subordinadas a uma condição suspensiva. Artigo 666.º, n.º 1, do Código Civil: negócio jurídico que confere ao credor o direito à satisfação do seu crédito, bem como dos juros, se os houver, com preferência sobre os demais credores, pelo valor de certa coisa móvel, ou pelo valor de créditos ou outros direitos não suscetíveis de hipoteca, pertencentes ao devedor ou a terceiro (artigo 666.º, número 1) Artigo 47.º, n.º 4, CIRE - Para efeitos deste Código, os créditos sobre a insolvência são: a) Garantidos e privilegiados os créditos que beneficiem, respectivamente, de garantias reais Artigo 36.º, n.º 1 CIRE: A sentença Adverte os credores de que devem comunicar prontamente ao administrador da insolvência as garantias reais de que beneficiem.

13 REGIME GERAL DO PENHOR Insolvência do devedor/ prestador da garantia Artigo 128.º, n.º 1 CIRE - Dentro do prazo fixado para o efeito na sentença declaratória da insolvência, devem os credores da insolvência, reclamar a verificação dos seus créditos por meio de requerimento, acompanhado de todos os documentos probatórios de que disponham, no qual indiquem: c) A sua natureza comum, subordinada, privilegiada ou garantida, e, neste último caso, os bens ou direitos objecto da garantia e respectivos dados de identificação registral, se aplicável. Artigo 174.º, n.º 1 CIRE - Sem prejuízo do disposto nos n.os 1 e 2 do artigo 172.º, liquidados os bens onerados com garantia real, e abatidas as correspondentes despesas, é imediatamente feito o pagamento aos credores garantidos, com respeito pela prioridade que lhes caiba; quanto àqueles que não fiquem integralmente pagos e perante os quais o devedor responda com a generalidade do seu património, são os saldos respectivos incluídos entre os créditos comuns, em substituição dos saldos estimados, caso não se verifique coincidência entre eles.

14 REGIME GERAL DO PENHOR Insolvência do devedor/ prestador da garantia Artigo 164.º, n.º 2 CIRE - O credor com garantia real sobre o bem a alienar é sempre ouvido sobre a modalidade da alienação, e informado do valor base fixado ou do preço da alienação projectada a entidade determinada. Artigo 164.º, n.º 3 CIRE - Se, no prazo de uma semana, ou posteriormente mas em tempo útil, o credor garantido propuser a aquisição do bem, por si ou por terceiro, por preço superior ao da alienação projectada ou ao valor base fixado, o administrador da insolvência, se não aceitar a proposta, fica obrigado a colocar o credor na situação que decorreria da alienação a esse preço, caso ela venha a ocorrer por preço inferior. Artigo 166.º, n.º 1 - Transitada em julgado a sentença declaratória da insolvência e realizada a assembleia de apreciação do relatório, o credor com garantia real deve ser compensado pelo prejuízo causado pelo retardamento da alienação do bem objecto da garantia que lhe não seja imputável, bem como pela desvalorização do mesmo resultante da sua utilização em proveito da massa insolvente.

15 REGIME GERAL DO PENHOR Insolvência do devedor/ prestador da garantia Artigo 97.º, n.º 1, d): Cessação: Extinguem-se com a declaração de insolvência se não forem independentes de registo, as garantias reais sobre imóveis ou móveis sujeitos a registo integrantes da massa insolvente, acessórias de créditos sobre a insolvência e já constituídas, mas ainda não registadas nem objecto de pedido de registo.

16 REGIME GERAL DO PENHOR Insolvência do devedor/ prestador da garantia Artigo 121.º - Resolução incondicional c) Constituição pelo devedor de garantias reais relativas a obrigações preexistentes ou de outras que as substituam, nos seis meses anteriores à data de início do processo de insolvência; e) Constituição pelo devedor de garantias reais em simultâneo com a criação das obrigações garantidas, dentro dos 60 dias anteriores à data do início do processo de insolvência. Artigo 120.º, n.º 3: Presumem-se prejudiciais à massa, sem admissão de prova em contrário, os atos de qualquer dos tipos referidos no artigo seguinte, ainda que praticados ou omitidos fora dos prazos aí contemplados.

17 REGIME GERAL DO PENHOR Insolvência do devedor/ prestador da garantia Artigo 120.º Resolução condicional 1- Podem ser resolvidos em benefício da massa insolvente os atos prejudiciais à massa praticados dentro dos dois anos anteriores à data do início do processo de insolvência. 2 - Consideram-se prejudiciais à massa os actos que diminuam, frustrem, dificultem, ponham em perigo ou retardem a satisfação dos credores da insolvência. 4 - Salvo nos casos a que respeita o artigo seguinte, a resolução pressupõe a má fé do terceiro, a qual se presume quanto a actos cuja prática ou omissão tenha ocorrido dentro dos dois anos anteriores ao início do processo de insolvência e em que tenha participado ou de que tenha aproveitado pessoa especialmente relacionada com o insolvente, ainda que a relação especial não existisse a essa data. 5 - Entende-se por má fé o conhecimento, à data do acto, de qualquer das seguintes circunstâncias: a) De que o devedor se encontrava em situação de insolvência; b) Do carácter prejudicial do acto e de que o devedor se encontrava à data em situação de insolvência iminente; c) Do início do processo de insolvência.

18 Penhor financeiro

19 Regime especial do penhor financeiro Execução extraprocessual Execução do penhor financeiro: Artigo 8.º, n.º 2, do Decreto-Lei n.º 105/2004: sem prejuízo do acordado pelas partes, a execução da garantia pelo beneficiário não está sujeita a nenhum requisito, nomeadamente a notificação prévia do prestador da garantia da intenção de proceder à execução. Artigo 11.º, n.º 1 Decreto-Lei n.º 105/2004 : No penhor financeiro, o beneficiário da garantia pode proceder à sua execução, fazendo seu o objeto da garantia, mediante venda ou apropriação ( ) Consequências: Dispensa da convenção de venda extraprocessual. Dispensa de notificação prévia para executar (sem prejuízo da notificação de incumprimento).

20 Regime especial do penhor financeiro Execução extraprocessual Ac. TRL de : Temos sérias dúvidas quanto à constitucionalidade de regimes como o referido, que permitem tais Pactos Comissórios (ainda que travestidos em compensação) e, consequentemente, a cobrança do crédito incumprido por parte do credor, através da venda ou apossamento directo, imediato e extrajudicial dos valores ou bens oferecidos em garantia, porque dessa maneira se favorece o beneficiário do penhor e se prejudica outros credores, igualmente titulares de direitos reais de garantia, que, nas concretas circunstâncias existentes, poderiam prevalecer sobre o dito penhor, numa clara violação do princípio da igualdade (artigo 13.º da Constituição da República Portuguesa).

21 Regime especial do penhor financeiro Insolvência Artigo 17.º Decreto-Lei n.º 105/ Os contratos de garantia financeira celebrados e as garantias financeiras prestadas ao abrigo desses contratos não podem ser resolvidos pelo facto de o contrato ter sido celebrado ou a garantia financeira prestada: a) No dia da abertura de um processo de liquidação ou da adoção de medidas de saneamento, desde que antes de proferido o despacho, a sentença ou decisão equivalente; b) Num determinado período anterior definido por referência: i) À abertura de um processo de liquidação ou à adoção de medidas de saneamento; ii) À tomada de qualquer outra medida ou à ocorrência de qualquer outro facto no decurso desse processo ou dessas medidas. 2. Não podem ser declarados nulos ou anulados os seguintes atos quando praticados no período referido no número anterior: a) A prestação de nova garantia no caso de variação do montante das obrigações financeiras garantidas ou a prestação de garantia financeira adicional em situação de variação do valor da garantia financeira; b) A substituição da garantia financeira por objeto equivalente.

22 Regime especial do penhor financeiro Insolvência Artigo 18.º, n.º 1 Decreto-Lei n.º 105/2004: Em situação de abertura ou prossecução de um processo de liquidação ou de adoção de medidas de saneamento relativas ao prestador ou ao beneficiário da garantia, os contratos de garantia financeira produzem efeitos nas condições e segundo os termos convencionados pelas partes. Artigo 19.º Decreto-Lei n.º 105/2004: A validade dos atos a que se referem os artigos 17.º e 18.º não é ressalvada sempre que os mesmos tenham sido praticados intencionalmente em detrimento de outros credores. Diferenciação entre prática intencional e má-fé do credor

23 Regime especial do penhor financeiro Insolvência Artigo 20.º: O vencimento antecipado e a compensação previstos nos artigos 12.º e 15.º não são prejudicados: a) Pela abertura ou prossecução de um processo de liquidação relativamente ao prestador ou ao beneficiário da garantia; b) Pela adopção de medidas de saneamento relativamente ao prestador e ou beneficiário da garantia. Ressalva quanto ao artigo 20.º?

24 Regime especial do penhor financeiro Insolvência Acórdão TRG : Um dos efeitos decorrentes da declaração de insolvência é o encerramento dos contratos de abertura de crédito anteriormente celebrado entre o banco e a devedora, como decorre do artigo 116º do CIRE, cujo saldo final se traduzia num crédito para o contraente in bonis, de imediato vencimento, como de imediato vencimento também se tornou por via do artigo 91º, nº1, do CIRE. Encontrando-se o contrato de abertura de crédito caucionada com o penhor sobre os aludidos valores mobiliários (designado de contrato de garantia financeira ( )) e resultando do artigo 18º, nº1, desse diploma legal, e do artigo 16º nº3, do CIRE que esse regime especial não pode ser prejudicado por qualquer processo de liquidação do património ou por medidas de saneamento do prestador da garantia, não estava na dependência da opção do Administrador Judicial da Insolvência a produção dos efeitos do contrato de garantia financeira, designadamente no tocante à disposição/venda por parte do beneficiário das obrigações penhoradas uma vez vencida a dívida, e a possibilidade de se fazer pagar pelo respectivo produto, operando a compensação, tal como ficou estabelecido na cláusula 10ª, a coberto dos artigos 9º (nos termos do seu nº2, os direitos de disposição confere ao beneficiário da garantia financeira os poderes de alienar ou onerar o objeto da garantia prestada, nos termos previstos no contrato, como se fosse seu proprietário ) e 10º, nº1-c), do aludido decreto-lei, sem necessidade de proceder à notificação prévia do prestador da garantia (artigo 8º, nº2, do DL 105/2004), ficando dispensado de reclamar os seus direitos no processo de insolvência aberto.

25 Cessão de créditos em garantia geral

26 Cessão de créditos em garantia Execução Negócio através do qual um sujeito (prestador da garantia) transmite a outro sujeito (beneficiário da garantia) a titularidade de um crédito, com finalidade de garantia de um crédito, ficando o beneficiário da garantia obrigado a utilizar o bem apenas para satisfação do seu crédito e a retransmiti-lo ao prestador. Ac. STJ de 11 de maio de 2000: o negócio fiduciário atípico é aquele em que as partes, mediante inserção de uma cláusula condicional, adequam o contéudo de um negócio típico à consecução de uma finalidade diversa, por exemplo de garantia.

27 Cessão de créditos em garantia Execução Na Alemanha é consensual, válida e utilizada na prática bancária, constituindo uma garantia de base consuetudinária. Em França, é reconhecida pela lei. A cessão de créditos em garantia é socialmente típica e decalcada sobre um regime flexível da cessão de créditos. As razões de desconfiança (proibição do pacto comissório, tipicidade de direitos reais, limitação de causas de preferência e caráter abusivo da garantia) e a CCG.

28 Cessão de créditos em garantia Execução extraprocessual, com venda a terceiro ou com apropriação Ac. STJ : não é de admitir a extensão teleológica da proibição contida no art. 694.º ( ) à venda fiduciária em garantia. Ac. TRP : a proibição do pacto comissório ( ) não deve ser extensiva à alienação fiduciária, atentas as diferenças estruturais entre a constituição de direitos reais e a venda fiduciária. Convenção expressa de mecanismos de avaliação do bem por um terceiro ou pelo valor de mercado e fixação de um dever de retransmissão do excesso.

29 Cessão de créditos em garantia Execução processual Crédito garantido ainda não vencido (pendência da garantia, pelos credores do cessionário em garantia) O critério da dedução de embargos é, na esteira do artigo 824.º CC, a existência de um direito incompatível com a penhora. É incompatível com a penhora um direito real de gozo constituído ou regitado antes da penhora. Contudo, não é o caso do prestador da garantia, que tem uma mera expectativa de aquisição do bem. Artigo 1184.º do CC? Boa-fé (artigo 762.º/2): dever de requerer a substituição do bem ao agente de execução nos termos do art. 751.º/4 a) CPC. Crédito garantido vencido Não é de excluir o art º do CC; Bem fiduciado com valor superior ao valor da dívida garantida: dever de restituição do excesso a cargo do beneficiário da garantia.

30 Regime do Código Civil Cessão de créditos em garantia Insolvência do cedente Artigo 578.º, n.º 1: Os requisitos e efeitos da cessão entre as partes definem-se em função do tipo de negócio que lhe serve de base. Artigo 587.º, n.º 1: O cedente garante ao cessionário a existência e a exigibilidade do crédito ao tempo da cessão, nos termos aplicáveis ao negócio, gratuito ou oneroso, em que a cessão se integra. Artigo 587.º, n.º 2: O cedente só garante a solvência do devedor se a tanto expressamente se tiver obrigado.

31 Regime do CIRE: Cessão de créditos em garantia Insolvência do cedente Aplicação analógica do artigo 104.º, n.º 4 CIRE? A cláusula de reserva de propriedade, nos contratos de alienação de coisa determinada em que o comprador seja o insolvente, só é oponível à massa no caso de ter sido estipulada por escrito, até ao momento da entrega da coisa. Vs. artigo 102.º, n.º 1 CIRE. A titularidade do crédito cedido em garantia cessionário pode opor titularidade e separar o bem. Artigo 141.º, n.º 1 CIRE: reclamação destinada a separar da massa os bens de terceiro indevidamente apreendidos e quaisquer outros bens, dos quais o insolvente não tenha a plena e exclusiva propriedade.

32 Cessão de créditos em garantia Insolvência do cedente Regime do CIRE: resolução em benefício da massa? Resolução incondicional Atos a título oneroso realizados pelo insolvente dentro do ano anterior à data do início do processo de insolvência em que as obrigações por ele assumidas excedam manifestamente as da contraparte? Artigo 121.º, n.º 1 h) CIRE Resolução condicional Ato que diminua, frustre, dificulte, ponha em perigo ou retardem a satisfação dos credores da insolvência e em que haja má-fé do terceiro, artigo 120.º CIRE

33 Alienação em garantia

34 Alienação em garantia Execução extraprocessual Artigo 14.º Decreto-Lei n.º 105/2004: Nos contratos de alienação fiduciária em garantia, deve o beneficiário, até à data convencionada para o cumprimento das obrigações financeiras garantidas: a) Restituir ao prestador a garantia financeira prestada ou objecto equivalente; b) Entregar ao prestador quantia em dinheiro correspondente ao valor que o objecto da garantia tem no momento do vencimento da obrigação de restituição, nos termos acordados pelas partes e segundo critérios comerciais razoáveis; c) Livrar-se da sua obrigação por meio de compensação, avaliando-se o crédito do prestador nos termos da alínea anterior.

35 Alienação em garantia Insolvência Artigo 17.º Decreto-Lei n.º 105/ Os contratos de garantia financeira celebrados e as garantias financeiras prestadas ao abrigo desses contratos não podem ser resolvidos pelo facto de o contrato ter sido celebrado ou a garantia financeira prestada: a) No dia da abertura de um processo de liquidação ou da adopção de medidas de saneamento, desde que antes de proferido o despacho, a sentença ou decisão equivalente; b) Num determinado período anterior definido por referência: i) À abertura de um processo de liquidação ou à adopção de medidas de saneamento; ii) À tomada de qualquer outra medida ou à ocorrência de qualquer outro facto no decurso desse processo ou dessas medidas. 2. Não podem ser declarados nulos ou anulados os seguintes actos quando praticados no período referido no número anterior: a)a prestação de nova garantia no caso de variação do montante das obrigações financeiras garantidas ou a prestação de garantia financeira adicional em situação de variação do valor da garantia financeira; b)b) A substituição da garantia financeira por objecto equivalente.

36 Regime especial do penhor financeiro Insolvência Artigo 18.º, n.º 1 Decreto-Lei n.º 105/2004: Em situação de abertura ou prossecução de um processo de liquidação ou de adopção de medidas de saneamento relativas ao prestador ou ao beneficiário da garantia, os contratos de garantia financeira produzem efeitos nas condições e segundo os termos convencionados pelas partes. Artigo 19.º Decreto-Lei n.º 105/2004: A validade dos actos a que se referem os artigos 17.º e 18.º não é ressalvada sempre que os mesmos tenham sido praticados intencionalmente em detrimento de outros credores.

37 Regime especial do penhor financeiro Insolvência Artigo 20.º: O vencimento antecipado e a compensação previstos nos artigos 12.º e 15.º não são prejudicados: a) Pela abertura ou prossecução de um processo de liquidação relativamente ao prestador ou ao beneficiário da garantia; b) Pela adopção de medidas de saneamento relativamente ao prestador e ou beneficiário da garantia;

38 Regime especial do penhor financeiro Insolvência Balanço Geral Regime especial das garantias financeiras (penhor financeiro e alienação em garantia) No teste da constituição da garantia No teste da disposição da garantia No teste da execução da garantia A diferença de risco entre o penhor geral e a cessão de créditos em garantia geral A aproximação do risco entre a cessão de créditos em garantia geral e a alienação em garantia de créditos Favorecimento de castas de credores? A norma injuntiva do art. 604.º, n.º 2 CC? ( são causas legítimas de preferência, além de outras admitidas na lei, a consignação de rendimentos, o penhor, a hipoteca, o privilégio creditório e o direito de retenção ). O princípio par conditio creditorum na insolvência?

A EXECUÇÃO EXTRAPROCESSUAL DO PENHOR

A EXECUÇÃO EXTRAPROCESSUAL DO PENHOR A EXECUÇÃO EXTRAPROCESSUAL DO PENHOR ALGUNS PROBLEMAS EM PARTICULAR NO PENHOR DE AÇÕES E DE QUOTAS SUMÁRIO I. DELIMITAÇÃO Contratos mercantis, em particular penhor concedido por sociedades comerciais a

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO AVANÇADA DIREITO BANCÁRIO

PÓS-GRADUAÇÃO AVANÇADA DIREITO BANCÁRIO PÓS-GRADUAÇÃO AVANÇADA DIREITO BANCÁRIO EXECUÇÃO DE GARANTIAS RISCOS E ESTRATÉGIAS Catarina Monteiro Pires catarinapires@fd.ul.pt PÓS-GRADUAÇÃO AVANÇADA DIREITO BANCÁRIO EXECUÇÃO DE GARANTIAS REAIS RISCOS

Leia mais

CONFERÊNCIA. O Penhor Financeiro - Breves considerações

CONFERÊNCIA. O Penhor Financeiro - Breves considerações CONFERÊNCIA O Penhor Financeiro - Breves considerações SUMÁRIO 1. Introdução os contratos de garantia financeira 1.1 A abordagem comunitária 1.2 A abordagem nacional 2. A natureza financeira. Modalidades

Leia mais

Decreto-Lei n.º 105/2004 de 8 de Maio

Decreto-Lei n.º 105/2004 de 8 de Maio Não obstante todo o cuidado colocado na divulgação deste diploma, que visa sobretudo a promoção dos mercados de valores mobiliários, a CMVM não se pode responsabilizar pelo respectivo conteúdo, pelo que

Leia mais

GARANTIAS REAIS PODERES E TUTELA DOS CREDORES GARANTIDOS: INFORMAÇÃO, VALORIZAÇÃO E ALIENAÇÃO DO OBJETO DA GARANTIA CATARINA MONTEIRO PIRES

GARANTIAS REAIS PODERES E TUTELA DOS CREDORES GARANTIDOS: INFORMAÇÃO, VALORIZAÇÃO E ALIENAÇÃO DO OBJETO DA GARANTIA CATARINA MONTEIRO PIRES GARANTIAS REAIS E INSOLVÊNCIA PODERES E TUTELA DOS CREDORES GARANTIDOS: INFORMAÇÃO, VALORIZAÇÃO E ALIENAÇÃO DO OBJETO DA GARANTIA 2017.09.21 III CONGRESSO DE DIREITO BANCÁRIO INTERESSE DO CREDOR GARANTIDO

Leia mais

Legislação Consolidada. Diploma

Legislação Consolidada. Diploma Diploma Aprova o regime jurídico dos contratos de garantia financeira e transpõe para a ordem jurídica nacional a Directiva n.º 2002/47/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 6 de Junho, relativa

Leia mais

NOTA INFORMATIVA A RESOLUÇÃO EM BENEFÍCIO DA MASSA INSOLVENTE

NOTA INFORMATIVA A RESOLUÇÃO EM BENEFÍCIO DA MASSA INSOLVENTE NOTA INFORMATIVA A RESOLUÇÃO EM BENEFÍCIO DA MASSA INSOLVENTE 1. Generalidades A resolução de actos em benefício da massa insolvente é um mecanismo que visa dar ao administrador da insolvência o poder

Leia mais

LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS

LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS DADOS GERAIS PROCESSO N.º TRIBUNAL: JUÍZO: SECÇÃO: DATA DE ENTRADA: _ TÍTULO EXECUTIVO: TIPO DE EXECUÇÃO: EXECUÇÃO INICIADA ANTES DE 15/09/2003: FORMA

Leia mais

ASPECTOS RELEVANTES DO PROCESSO DE INSOLVÊNCIA. 35 PERGUNTAS E RESPOSTAS

ASPECTOS RELEVANTES DO PROCESSO DE INSOLVÊNCIA. 35 PERGUNTAS E RESPOSTAS ASPECTOS RELEVANTES DO PROCESSO DE INSOLVÊNCIA. 35 PERGUNTAS E RESPOSTAS 1. Como se processa a liquidação do património do devedor na insolvência? Através da venda do património do devedor; Outra forma,

Leia mais

Direito Processual Civil Executivo. Programa

Direito Processual Civil Executivo. Programa Direito Processual Civil Executivo Programa Rui Pinto Duarte 2010/2011 I Aspectos Gerais 1. Noção de acção executiva 2. O princípio do dispositivo na acção executiva (3.º, 810 e 675-A) 3. Execução individual

Leia mais

1. Introdução Evolução geral do regime da insolvência 3. Evolução do regime da insolvência em Portugal

1. Introdução Evolução geral do regime da insolvência 3. Evolução do regime da insolvência em Portugal ÍNDICE 1. Introdução 15 1.1. O Direito da Insolvência 15 1.2. O processo de insolvência 18 2. Evolução geral do regime da insolvência 23 2.1. Direito Romano 23 2.2. Direito Intermédio 27 2.3. A Codificação

Leia mais

1. INTRODUÇÃO O Direito da Insolvência O processo de insolvência 16

1. INTRODUÇÃO O Direito da Insolvência O processo de insolvência 16 1. INTRODUÇÃO 13 1.1. O Direito da Insolvência 13 1.2. O processo de insolvência 16 2. EVOLUÇÃO GERAL DO REGIME DA INSOLVÊNCIA 21 2.1. Direito Romano 21 2.2. Direito Intermédio 25 2.3. A Codificação 32

Leia mais

CÓDIGO CIVIL - EXTRATO

CÓDIGO CIVIL - EXTRATO CÓDIGO CIVIL - EXTRATO Aprovado pelo Decreto-Lei n.º 47 344, de 25 de novembro de 1966. Entrada em vigor: 01-06-1967. Alterações aos artigos deste extrato: Decreto-Lei n.º 236/80, de 18 de julho, retificado

Leia mais

CONFERÊNCIA. O Processo Especial de Revitalização e o Procedimento Extrajudicial de Conciliação

CONFERÊNCIA. O Processo Especial de Revitalização e o Procedimento Extrajudicial de Conciliação CONFERÊNCIA O Processo Especial de Revitalização e o Procedimento Extrajudicial de Conciliação RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS ENTRE O BEM E O MAL? DUAS FACES DA MESMA MOEDA Dados estatísticos

Leia mais

Rui Duarte Morais QUANDO A ADMINISTRAÇÃO FISCAL INCUMPRE QUINTAS-FEIRAS DE DIREITO 7 DE JULHO DE 2011

Rui Duarte Morais QUANDO A ADMINISTRAÇÃO FISCAL INCUMPRE QUINTAS-FEIRAS DE DIREITO 7 DE JULHO DE 2011 Rui Duarte Morais 1 QUANDO A ADMINISTRAÇÃO FISCAL INCUMPRE QUINTAS-FEIRAS DE DIREITO 7 DE JULHO DE 2011 Compensação por Iniciativa do Contribuinte 2 Artigo 90º n.º 1 C.P.P.T. A compensação com créditos

Leia mais

Preâmbulo do Decreto-Lei nº 53/2004, de 18 de março, de 2004 (Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas CIRE)... 5

Preâmbulo do Decreto-Lei nº 53/2004, de 18 de março, de 2004 (Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas CIRE)... 5 ÍNDICE Preâmbulo do Decreto-Lei nº 53/2004, de 18 de março, de 2004 (Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas CIRE)... 5 TÍTULO I DISPOSIÇÕES INTRODUTÓRIAS... 25 Capítulo I Disposições gerais...

Leia mais

O NOVO CIRE E OS PROCEDIMENTOS DE RECUPERAÇÃO DA EMPRESA

O NOVO CIRE E OS PROCEDIMENTOS DE RECUPERAÇÃO DA EMPRESA CONFERÊNCIA O NOVO CIRE E OS PROCEDIMENTOS DE RECUPERAÇÃO DA EMPRESA ARTIGOS 17º-A A 17º-I Decreto-lei nº53/2004, de 18 de março (alterado pela Lei nº16/2012, de 20 de abril) Paulo Valério ENQUADRAMENTO

Leia mais

Certificados de Crédito Cooperativo (CCC)

Certificados de Crédito Cooperativo (CCC) Certificados de Crédito Cooperativo (CCC) Conceito: título de crédito nominativo, transferível e de livre negociação, que representa promessa de pagamento em dinheiro e constitui título executivo extrajudicial.

Leia mais

CONCLUSÃO =CLS= Proc.Nº 2952/17.2T8BRR. Insolvência pessoa singular (Apresentação)

CONCLUSÃO =CLS= Proc.Nº 2952/17.2T8BRR. Insolvência pessoa singular (Apresentação) Insolvência pessoa singular (Apresentação) 372152053 CONCLUSÃO - 04-01-2018 (Termo eletrónico elaborado por Escrivão Adjunto João Sampaio) =CLS= I Relatório João Miguel Dinis de Almeida, solteiro, contribuinte

Leia mais

DL 495/ Dez-30 CIRC - Sociedades Gestoras de Participações Sociais (SGPS) - HOLDINGS

DL 495/ Dez-30 CIRC - Sociedades Gestoras de Participações Sociais (SGPS) - HOLDINGS DL 495/88 1988-Dez-30 CIRC - Sociedades Gestoras de Participações Sociais (SGPS) - HOLDINGS SOCIEDADES HOLDING Artigo 1º (sociedades gestoras de participações sociais) 1 As sociedades gestoras de participações

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 97/4 Serviços Prestados pela ABDP em Operações de Reporte

Regulamento da CMVM n.º 97/4 Serviços Prestados pela ABDP em Operações de Reporte Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 97/4 Serviços Prestados pela ABDP em Operações de Reporte Ao abrigo da alínea a) do n.º 1 do artigo 14º do Código

Leia mais

Famalicão. Processo nº 9441/15.8T8VNF Insolvência de Maria da Conceição Marques Pereira Moreira

Famalicão. Processo nº 9441/15.8T8VNF Insolvência de Maria da Conceição Marques Pereira Moreira Exmo.(a). Senhor(a) Doutor(a) Juiz de Direito da 2ª Secção de Comércio da Instância Central de Vila Nova de Famalicão J1 Processo nº 9441/15.8T8VNF Insolvência de Maria da Conceição Marques Pereira Moreira

Leia mais

SEMINÁRIO SOBRE PROPOSTAS DE MEDIDAS DE APERFEIÇOAMENTO DA PROTECÇÃO SOCIAL OBRIGATÓRIA

SEMINÁRIO SOBRE PROPOSTAS DE MEDIDAS DE APERFEIÇOAMENTO DA PROTECÇÃO SOCIAL OBRIGATÓRIA SEMINÁRIO SOBRE PROPOSTAS DE MEDIDAS DE APERFEIÇOAMENTO DA PROTECÇÃO SOCIAL OBRIGATÓRIA Projecto de Decreto Presidencial que estabelece o Regime Jurídico de Regularização e Cobrança de Dívida à Protecção

Leia mais

Introdução. Espécies. Cessão de crédito. Assista ao curso completo sobre Transmissão das Obrigações

Introdução. Espécies. Cessão de crédito. Assista ao curso completo sobre Transmissão das Obrigações Introdução Assista ao curso completo sobre Transmissão das Obrigações As obrigações são relações compostas por conteúdo e sujeitos. Dentro delas é possível que se faça a alteração do objeto, que acontece

Leia mais

Alienação em garantia. catarinapires@fd.ul.pt catarinapires@mlgts.pt

Alienação em garantia. catarinapires@fd.ul.pt catarinapires@mlgts.pt Alienação em garantia catarinapires@fd.ul.pt Sumário - 1. Conceito - 2. Contexto: - PrósecontrasdaALGno mercado degarantiasdocrédito; - Figura numa encruzilhada, entre diferentes quadrantes. - 3. Dois

Leia mais

S U S A N A R E I D I A S A D V O G A D A

S U S A N A R E I D I A S A D V O G A D A Insolvência de Edigaia Imobiliária, S.A. Processo 635/10.3TYVNG 2.º Juízo Tribunal do Comércio de Vila Nova de Gaia PARECER JURÍDICO Elaborado a pedido de: Massa Insolvente de EDIGAIA Imobiliária, S.A.,

Leia mais

Decreto-Lei n.º 85/2011 de 29 de Junho

Decreto-Lei n.º 85/2011 de 29 de Junho Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República. Decreto-Lei n.º 85/2011 de 29 de Junho O presente decreto -lei simplifica o regime relativo ao carácter definitivo da liquidação nos

Leia mais

DECRETO N.º 156/XIII

DECRETO N.º 156/XIII DECRETO N.º 156/XIII Altera o Decreto-Lei n.º 433/99, de 26 de outubro, o Código de Procedimento e de Processo Tributário, e o Decreto-Lei n.º 6/2013, de 17 de janeiro A Assembleia da República decreta,

Leia mais

art.º 78º do CIVA: 7 -

art.º 78º do CIVA: 7 - Regularização IVA art.º 78º do CIVA: 7 - Os sujeitos passivos podem deduzir ainda o imposto respeitante a créditos considerados incobráveis: a) Em processo de execução, após o registo a que se refere a

Leia mais

DECRETO N.º 186/XIII. Regime jurídico da conversão de créditos em capital

DECRETO N.º 186/XIII. Regime jurídico da conversão de créditos em capital DECRETO N.º 186/XIII Regime jurídico da conversão de créditos em capital A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1.º Objeto A presente

Leia mais

apresentação 9 siglas 11 CAPÍTULO I AUTONOMIA E OBJETO DO DIREITO BANCÁRIO

apresentação 9 siglas 11 CAPÍTULO I AUTONOMIA E OBJETO DO DIREITO BANCÁRIO apresentação 9 siglas 11 CAPÍTULO I AUTONOMIA E OBJETO DO DIREITO BANCÁRIO 1. Introdução 13 1.1. A doutrina 15 1.2. A crítica 17 2. O núcleo do Direito bancário 19 2.1. A receção de depósitos e a concessão

Leia mais

Lei nº 7/2018, de 2 de Março

Lei nº 7/2018, de 2 de Março Lei n.º 7/2018 de 2 de Março * Regime jurídico da conversão de créditos em capital A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1.º Objeto

Leia mais

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 3808 Diário da República, 1.ª série N.º 123 29 de Junho de 2011 MINISTÉRIO DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Decreto-Lei n.º 85/2011 de 29 de Junho O presente decreto -lei simplifica o regime relativo

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Índice Geral...5 Nota dos Autores...7 Lei n.º 16/2012, de 20 de Abril...9 CÓDIGO DA INSOLVÊNCIA E DA RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Índice Geral...5 Nota dos Autores...7 Lei n.º 16/2012, de 20 de Abril...9 CÓDIGO DA INSOLVÊNCIA E DA RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS ÍNDICE SISTEMÁTICO Índice Geral...5 Nota dos Autores...7 Lei n.º 16/2012, de 20 de Abril...9 CÓDIGO DA INSOLVÊNCIA E DA RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS Título I - Disposições introdutórias... 29 Capítulo I - Disposições

Leia mais

CONCLUSÃO =CLS= Proc.Nº 4291/17.0T8AVR. Insolvência pessoa singular (Apresentação)

CONCLUSÃO =CLS= Proc.Nº 4291/17.0T8AVR. Insolvência pessoa singular (Apresentação) Insolvência pessoa singular (Apresentação) 99917687 CONCLUSÃO - 06-12-2017 (Termo eletrónico elaborado por Escrivão Adjunto Amélia Rodrigues Nogueira) =CLS= SENTENÇA RELATÓRIO ÂNGELA MARIA DOS SANTOS PEREIRA,

Leia mais

CONCLUSÃO =CLS= Proc.Nº 1626/17.9T8VNF. Insolvência pessoa coletiva (Requerida)

CONCLUSÃO =CLS= Proc.Nº 1626/17.9T8VNF. Insolvência pessoa coletiva (Requerida) CONCLUSÃO - 14-12-2017 Insolvência pessoa coletiva (Requerida) 156013542 (Termo eletrónico elaborado por Escrivão Adjunto Pedro Alexandre Paixão) =CLS= NOVO BANCO, S.A., pessoa coletiva número 513204016,

Leia mais

Obrigações. Líquidas e ilíquidas;

Obrigações. Líquidas e ilíquidas; Obrigações Líquidas e ilíquidas; CONCEITO Considera-se líquida a obrigação certa, quanto à sua existência, e determinada, quanto ao seu objeto. Exemplos: é expressa por uma cifra, quando se trata de dívida

Leia mais

5 - As certidões de dívida servem de base à instauração do processo de execução fiscal.

5 - As certidões de dívida servem de base à instauração do processo de execução fiscal. Artigo 12.º [...]1 1 - Os processos da competência dos tribunais tributários são julgados em 1.ª instância pelo tribunal da área do serviço periférico local onde se praticou o ato objeto da impugnação

Leia mais

APECA Juros de mora. Edição conjunta APECA / DigiLex, Lda. 1

APECA Juros de mora. Edição conjunta APECA / DigiLex, Lda. 1 DL 73/99 ARTIGO 1º - Incidência ARTIGO 2º - Isenções ARTIGO 3º - Taxa ARTIGO 4º - Prazo de liquidação ARTIGO 5º - Anulação oficiosa de juros indevidos ARTIGO 6º - Reclamações e impugnações dos devedores

Leia mais

CNEF SUMÁRIOS DE PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL II (PROCESSO EXECUTIVO) O processo executivo será ministrado em 12 sessões de 2 horas.

CNEF SUMÁRIOS DE PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL II (PROCESSO EXECUTIVO) O processo executivo será ministrado em 12 sessões de 2 horas. CNEF SUMÁRIOS DE PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL II (PROCESSO EXECUTIVO) O processo executivo será ministrado em 12 sessões de 2 horas. 1ª Sessão a) conceito e fim da execução; b) formas do precesso de execução:

Leia mais

Breviário de funções do secretário de justiça

Breviário de funções do secretário de justiça Breviário de funções do secretário de justiça Centro de Formação de Funcionários de Justiça Direção-geral da Administração da Justiça Breviário PADRONIZAÇÃO de funções DAS do CUSTAS secretário JUDICIAIS

Leia mais

O presente RELATÓRIO é elaborado nos termos do disposto no artigo 155.º do Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas CIRE.

O presente RELATÓRIO é elaborado nos termos do disposto no artigo 155.º do Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas CIRE. Procº de insolvência n.º 332/12.5 TBVLC 1º Juízo Insolventes: ANTÓNIO JORGE FERREIRA DA SILVA E HERANÇA ABERTA P/ ÓBITO DE ANTÓNIO JOSÉ DIAS FERREIRA Tribunal Judicial de Vale de Cambra RELATÓRIO O presente

Leia mais

CONCLUSÃO =CLS= Proc.Nº 2888/17.7T8AVR. Insolvência pessoa singular (Apresentação)

CONCLUSÃO =CLS= Proc.Nº 2888/17.7T8AVR. Insolvência pessoa singular (Apresentação) Insolvência pessoa singular (Apresentação) 98861538 CONCLUSÃO - 28-09-2017 (Termo eletrónico elaborado por Escrivão Adjunto Amélia Rodrigues Nogueira) =CLS= SENTENÇA RELATÓRIO FRANCISCO ANTÓNIO FONSECA

Leia mais

INSOLVÊNCIA EFEITOS DA DECLARAÇÃO DE INSOLVÊNCIA

INSOLVÊNCIA EFEITOS DA DECLARAÇÃO DE INSOLVÊNCIA Página 1 de 8 INSOLVÊNCIA EFEITOS DA DECLARAÇÃO DE INSOLVÊNCIA Nos dias de hoje, e numa altura em que mais do que nunca se avolumam processos de insolvência nos Tribunais portugueses, é importante ter

Leia mais

REGULAMENTO DE TARIFAS E PREÇOS DE MUNICÍPIO DE BEJA (aprovado pela Câmara Municipal de Beja em )

REGULAMENTO DE TARIFAS E PREÇOS DE MUNICÍPIO DE BEJA (aprovado pela Câmara Municipal de Beja em ) PREÂMBULO REGULAMENTO DE TARIFAS E PREÇOS DE MUNICÍPIO DE BEJA (aprovado pela Câmara Municipal de Beja em 27-11- 2011) A presente Tabela de Tarifas e Preços do Município de Beja e respectivo regulamento

Leia mais

Regime Extrajudicial de Recuperação de Empresas (RERE)

Regime Extrajudicial de Recuperação de Empresas (RERE) Regime Extrajudicial de Recuperação de Empresas (RERE) A QUEM SE APLICA O RERE aplica -se às Negociações e aos Acordos de Reestruturação que envolvam Entidades Devedoras que, cumulativamente: a) Se integrem

Leia mais

CONTRATO DE CRÉDITO PESSOAL UNICRE CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO DO CRÉDITO PESSOAL

CONTRATO DE CRÉDITO PESSOAL UNICRE CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO DO CRÉDITO PESSOAL CONTRATO DE CRÉDITO PESSOAL UNICRE CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO DO CRÉDITO PESSOAL 1 5 1. O Crédito Pessoal é do tipo crédito clássico e só pode ser solicitado pela pessoa singular 1ª Titular de um Cartão emitido

Leia mais

GARANTIAS DAS OBRIGAÇÕES

GARANTIAS DAS OBRIGAÇÕES GARANTIAS DAS OBRIGAÇÕES ELEMENTOS DA DISCIPLINA DOCÊNCIA: Ana Maria Taveira da Fonseca ANO LECTIVO: 2014/2015 2.º SEMESTRE ENSINO: Aulas teórico-práticas CARGA HORÁRIA: 2h30 por semana 6 ECTS OBJECTIVOS

Leia mais

XIX ENCONTRO NACIONAL DA APAJ. Porto, 20 e 21 de janeiro de 2017

XIX ENCONTRO NACIONAL DA APAJ. Porto, 20 e 21 de janeiro de 2017 XIX ENCONTRO NACIONAL DA APAJ Porto, 20 e 21 de janeiro de 2017 Foi solicitado à ASCR pelo Dr. Inácio Peres uma breve exposição sobre algumas questões notariais e registrais no âmbito da insolvência. Como

Leia mais

Inês Alves Machado. O direito de retenção e o direito hipotecário no processo de insolvência do promitente-vendedor

Inês Alves Machado. O direito de retenção e o direito hipotecário no processo de insolvência do promitente-vendedor 1 Inês Alves Machado O direito de retenção e o direito hipotecário no processo de insolvência do promitente-vendedor 2 Inúmeras são as situações de processos de insolvência de sociedades construtoras de

Leia mais

RELATÓRIO. O presente RELATÓRIO é elaborado nos termos do disposto no artigo 155º do Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas CIRE.

RELATÓRIO. O presente RELATÓRIO é elaborado nos termos do disposto no artigo 155º do Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas CIRE. Procº de insolvência n.º 9.480/13.3 TBVNG 2º Juízo Cível Insolvente: FERNANDO JORGE MARTINS PEREIRA DA SILVA Tribunal Judicial de Vila Nova de Gaia RELATÓRIO O presente RELATÓRIO é elaborado nos termos

Leia mais

DIREITOS REAIS DE GARANTIA

DIREITOS REAIS DE GARANTIA DIREITOS REAIS DE GARANTIA Tipos de garantia 1- Real bem devedor ou de terceiro 2- Pessoal ou fidejussória fiança garantia relativa Princípio da responsabilidade patrimonial Direito real de garantia é

Leia mais

38e4d40c1fcc4a63bbf88e543ae15034

38e4d40c1fcc4a63bbf88e543ae15034 DL 174/2018 2018.04.26 O objetivo da diretiva de que agora se procede à transposição para o direito interno, a cuja negociação Portugal esteve especialmente ligada ao longo do longo período da sua negociação,

Leia mais

CONCLUSÃO

CONCLUSÃO Insolvência pessoa singular (Apresentação) 154869843 CONCLUSÃO - 03-10-2017 (Termo eletrónico elaborado por Escrivão Auxiliar Jorge Manuel Rocha) =CLS= RELATÓRIO Nos presentes autos de acção especial de

Leia mais

(Termo eletrónico elaborado por Escrivão Adjunto Paula Leite) =CLS=

(Termo eletrónico elaborado por Escrivão Adjunto Paula Leite) =CLS= Insolvência pessoa singular (Apresentação) 154419288 CONCLUSÃO - 04-09-2017 (Termo eletrónico elaborado por Escrivão Adjunto Paula Leite) =CLS= I. Relatório Guilherme Albino Ribeiro Rebelo, comerciante,

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO NORMALIZADA GERAL INFORMAÇÃO PRÉ-CONTRATUAL

FICHA DE INFORMAÇÃO NORMALIZADA GERAL INFORMAÇÃO PRÉ-CONTRATUAL A. ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO 1. Identificação da instituição de crédito 1.1. Denominação 1.2. Endereço 1.3. Contactos BEST Banco Electrónico de Serviço Total, S.A. Praça Marquês de Pombal, 3 3º, 1250-161

Leia mais

Ficha de unidade curricular. Curso de Licenciatura

Ficha de unidade curricular. Curso de Licenciatura Unidade curricular Direito dos Contratos II 2.º semestre (3º Ano/Noite) Ficha de unidade curricular Curso de Licenciatura Docente responsável e respetiva carga letiva na unidade curricular (preencher o

Leia mais

APECA Juros de mora DL 73/99

APECA Juros de mora DL 73/99 DL 73/99 Artigo 1.º - Incidência Artigo 2.º - Isenções Artigo 3.º - Taxa Artigo 4.º - Prazo de liquidação Artigo 5.º - Anulação oficiosa de juros indevidos Artigo 6.º - Reclamações e impugnações dos devedores

Leia mais

Recuperação Judicial de Créditos vs Recuperação da Empresa

Recuperação Judicial de Créditos vs Recuperação da Empresa RODOLFO VERMELHO Agente de Execução Cédula n.º 5357 Recuperação Judicial de Créditos vs Recuperação da Empresa A Tramitação da Acção Executiva e a Probabilidade da Recuperação do Crédito 02 de Abril de

Leia mais

REGIME JURÍDICO DA CONVERSÃO DE CRÉDITOS

REGIME JURÍDICO DA CONVERSÃO DE CRÉDITOS NOTA INFORMATIVA REGIME JURÍDICO DA CONVERSÃO DE CRÉDITOS Lei n.º 7/2018, de 2 de Março 12 de março de 2018 Av. Conselheiro Fernando de Sousa, 19, 7º, 1070-072 Lisboa +(351) 21 599 99 00 geral@schiappacabral.pt

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 201/XII. Exposição de Motivos

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 201/XII. Exposição de Motivos Proposta de Lei n.º 201/XII Exposição de Motivos Em de 22 de novembro de 2011, foi publicada no Jornal Oficial da União Europeia a Diretiva n.º 2011/83/UE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 25 de

Leia mais

DECRETO N.º 24/XIII. Regime aplicável ao património da Casa do Douro

DECRETO N.º 24/XIII. Regime aplicável ao património da Casa do Douro DECRETO N.º 24/XIII Regime aplicável ao património da Casa do Douro A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Secção I Disposições gerais Artigo

Leia mais

CADERNO DE ENCARGOS AJUSTE DIRETO Nº 01/2016 FORNECIMENTO DE GASÓLEO RODOVIÁRIO E GASOLINA SEM CHUMBO 95

CADERNO DE ENCARGOS AJUSTE DIRETO Nº 01/2016 FORNECIMENTO DE GASÓLEO RODOVIÁRIO E GASOLINA SEM CHUMBO 95 CADERNO DE ENCARGOS AJUSTE DIRETO Nº 01/2016 FORNECIMENTO DE GASÓLEO RODOVIÁRIO E GASOLINA SEM CHUMBO 95 Conteúdo Cláusula 1ª - Objeto do Contrato... 3 Cláusula 2ª Contrato... 3 Cláusula 3ª - Prazo...

Leia mais

Informação sobre tratamento de dados pessoais

Informação sobre tratamento de dados pessoais Informação sobre tratamento de dados pessoais 1. Objecto O presente documento destina-se a facultar informação aos titulares de dados pessoais tratados pelo Banco Efisa, no âmbito das suas atividades nas

Leia mais

Exmo(a). Senhor(a) Doutor(a) Juiz de. Direito do Tribunal Judicial da Comarca de. Aveiro Juízo de Comércio de Oliveira de. Azeméis

Exmo(a). Senhor(a) Doutor(a) Juiz de. Direito do Tribunal Judicial da Comarca de. Aveiro Juízo de Comércio de Oliveira de. Azeméis Exmo(a). Senhor(a) Doutor(a) Juiz de Direito do Tribunal Judicial da Comarca de Aveiro Juízo de Comércio de Oliveira de Azeméis Juiz 1 Processo 3984/16.3T8AVR Insolvência de Alberto Carlos Pinto Rodrigues

Leia mais

RELATÓRIO. O presente RELATÓRIO é elaborado nos termos do disposto no artigo 155º do Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas CIRE.

RELATÓRIO. O presente RELATÓRIO é elaborado nos termos do disposto no artigo 155º do Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas CIRE. Procº de insolvência n.º 710/11.7 TBVNG - 2º Juízo Cível Insolvente: JOSÉ MANUEL DA SILVA MACEDO Tribunal Judicial de Vila Nova de Gaia RELATÓRIO O presente RELATÓRIO é elaborado nos termos do disposto

Leia mais

Transmissão das obrigações

Transmissão das obrigações Transmissão das obrigações Obrigação admite alteração nos elementos essenciais objetivo ou subjetivo Roma: pessoalidade da obrigação não admitia transferência de sujeitos, salvo por sucessão causa mortis

Leia mais

Lei aplicável à oponibilidade a terceiros da cessão de créditos. Proposta de regulamento (COM(2018)0096 C8-0109/ /0044(COD))

Lei aplicável à oponibilidade a terceiros da cessão de créditos. Proposta de regulamento (COM(2018)0096 C8-0109/ /0044(COD)) 5.2.2019 A8-0261/ 001-024 ALTERAÇÕES 001-024 apresentadas pela Comissão dos Assuntos Jurídicos Relatório Pavel Svoboda Lei aplicável à oponibilidade a terceiros da cessão de créditos A8-0261/2018 (COM(2018)0096

Leia mais

Direção-geral da Administração da Justiça. Centro de Formação de Funcionários de Justiça

Direção-geral da Administração da Justiça. Centro de Formação de Funcionários de Justiça Centro de Formação de Funcionários de Justiça ao CIRE Alterações Aplicação da lei no tempo Aplica-se a todos os processos pendentes à data da entrada em vigor do diploma - 20 de maio de 2012 142 C.P.C.

Leia mais

Nuno Rodolfo da Nova Oliveira da Silva, Economista com escritório na Quinta

Nuno Rodolfo da Nova Oliveira da Silva, Economista com escritório na Quinta Exmo.(a). Senhor(a) Doutor(a) Juiz de Direito da Secção de Comércio da Instância Central de Amarante J2 Processo nº 2/15.2T8AMT V/Referência: Data: Nuno Rodolfo da Nova Oliveira da Silva, Economista com

Leia mais

DIREITOS REAIS DE GARANTIA Aula 11

DIREITOS REAIS DE GARANTIA Aula 11 DIREITOS REAIS DE GARANTIA Aula 11 PREÂMBULO 1 QUADRO GERAL Titularidade Coisa própria Coisa alheia Propriedade Fruição Garantia Aquisição Penhor Hipoteca Anticrese GARANTIAS Geral Patrimônio Espécies

Leia mais

Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Códigos Tributários ª Edição. Atualização nº 2

Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Códigos Tributários ª Edição. Atualização nº 2 Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Códigos Tributários 2018 20ª Edição Atualização nº 2 1 [1] Código do Trabalho CÓDIGOS TRIBUTÁRIOS Atualização nº 2 ORGANIZAÇÃO BDJUR BIBLIOTECA DIGITAL JURÍDICA EDITOR

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO NORMALIZADA GERAL INFORMAÇÃO PRÉ-CONTRATUAL

FICHA DE INFORMAÇÃO NORMALIZADA GERAL INFORMAÇÃO PRÉ-CONTRATUAL A. ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO 1. Identificação da instituição de crédito 1.1. Denominação 1.2. Endereço 1.3. Contactos BEST Banco Electrónico de Serviço Total, S.A. Praça Marquês de Pombal, 3 3º, 1250-161

Leia mais

PROCESSO DE EXECUÇÃO

PROCESSO DE EXECUÇÃO PROCESSO DE EXECUÇÃO DA EXECUÇÃO EM GERAL CPC, art. 771 APLICAÇÃO Procedimento utilizado em: execução de título extrajudicial (784) diretamente procedimentos especiais de execução subsidiariamente cumprimento

Leia mais

Anexo Instrução nº 16/2006. Parte III

Anexo Instrução nº 16/2006. Parte III Anexo Instrução nº 16/2006 Parte III CONTRATO-QUADRO DE ABERTURA DE CRÉDITO COM GARANTIA DE INSTRUMENTOS FINANCEIROS E DE DIREITOS DE CRÉDITO NA FORMA DE EMPRÉSTIMOS BANCÁRIOS PARA OPERAÇÕES DE POLÍTICA

Leia mais

1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos.

1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos. 1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos. Contrato é a convenção estabelecida entre duas ou mais pessoas para constituir, regular, anular ou extinguir, entre elas, uma relação jurídico-patrimonial.

Leia mais

O novo mecanismo do CIRE

O novo mecanismo do CIRE O novo mecanismo do CIRE 1. Finalidade; 2. Procedimento de iniciação; 3. Reclamação dos créditos e lista provisória de créditos; 4. Negociações; 5. Efeitos da pendência do PER; 6. Votação; 7. Conclusão

Leia mais

Nuno Rodolfo da Nova Oliveira da Silva, Economista com escritório na. Quinta do Agrelo, Rua do Agrelo, nº 236, Castelões, em Vila Nova de Famalicão,

Nuno Rodolfo da Nova Oliveira da Silva, Economista com escritório na. Quinta do Agrelo, Rua do Agrelo, nº 236, Castelões, em Vila Nova de Famalicão, Exmo.(a). Senhor(a) Doutor(a) Juiz de Direito da Secção de Comércio da Instância Central de Viseu J1 Processo nº 2865/16.5T8VIS V/Referência: Data: Nuno Rodolfo da Nova Oliveira da Silva, Economista com

Leia mais

VII - ELEMENTOS CONTABILÍSTICOS

VII - ELEMENTOS CONTABILÍSTICOS Anexo à Instrução nº 4/96 VII - ELEMENTOS CONTABILÍSTICOS 1. ELEMENTOS PARA PUBLICAÇÃO OFICIAL 1.1. Balanço de situação, relativo à actividade global, evidenciando os resultados provisórios, reportado

Leia mais

ACORDO DE REGULARIZAÇÃO DE RENDAS

ACORDO DE REGULARIZAÇÃO DE RENDAS ACORDO DE REGULARIZAÇÃO DE RENDAS Entre: [ ]e mulher [ ], casados no regime da comunhão geral de bens, moradores na [ ], contribuintes fiscais respectivamente n.º [ ] e n.º[ ], portadores dos bilhetes

Leia mais

CAPÍTULO I. Empresário em nome individual. Artigo º. (Disposições preliminares)

CAPÍTULO I. Empresário em nome individual. Artigo º. (Disposições preliminares) CAPÍTULO I Empresário em nome individual Artigo... º (Disposições preliminares) 1 É considerado empresário em nome individual toda a pessoa singular que exerça uma actividade comercial. 2 - Uma pessoa

Leia mais

Lisboa, Junho de 2012 MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DO EMPREGO

Lisboa, Junho de 2012 MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DO EMPREGO Lisboa, Junho de 2012 O Programa REVITALIZAR Contribuir para dar novo fôlego a projetos empresariais operacionalmente viáveis, em que a função financeira se encontra desajustada face às condicionantes

Leia mais

FALÊNCIA 3ª PARTE. Profa. Mônica Gusmão

FALÊNCIA 3ª PARTE. Profa. Mônica Gusmão FALÊNCIA 3ª PARTE Profa. Mônica Gusmão www.monicagusmao.com.br monik@predialnet.com.br 21-78512173 EFEITOS DA FALÊNCIA QUANTO AOS SÓCIOS FGV- BELO HORIZONTE 2 EFEITOS EM RELAÇÃO AOS SÓCIOS a) Sociedade

Leia mais

f ÅâÄtwÉ W Üx àé VÉÅxÜv tä `öüv t cxä áátü

f ÅâÄtwÉ W Üx àé VÉÅxÜv tä `öüv t cxä áátü 1 QUESTÕES SOBRE TÍTULO DE CRÉDITO TOMO II 1. Como se opera a circulação das letras de câmbio? R.: Após o aceite do sacado, o beneficiário teria de, em tese, aguardar a data do vencimento para receber

Leia mais

DECRETO N.º 130/IX AUTORIZA O GOVERNO A LEGISLAR SOBRE A INSOLVÊNCIA DE PESSOAS SINGULARES E COLECTIVAS. Artigo 1.º Objecto

DECRETO N.º 130/IX AUTORIZA O GOVERNO A LEGISLAR SOBRE A INSOLVÊNCIA DE PESSOAS SINGULARES E COLECTIVAS. Artigo 1.º Objecto DECRETO N.º 130/IX AUTORIZA O GOVERNO A LEGISLAR SOBRE A INSOLVÊNCIA DE PESSOAS SINGULARES E COLECTIVAS A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea d) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte:

Leia mais

Décima alteração ao Decreto-Lei n.º 349/98, de 11 de Novembro, que cria salvaguardas para os mutuários de crédito à habitação

Décima alteração ao Decreto-Lei n.º 349/98, de 11 de Novembro, que cria salvaguardas para os mutuários de crédito à habitação Texto de Substituição dos Projetos de Lei n.º 224/XII (PS), 238/XII (PSD), 242/XII (PEV), 245/XII (CDS-PP) e 248/XII (BE) Décima alteração ao Decreto-Lei n.º 349/98, de 11 de Novembro, que cria salvaguardas

Leia mais

AJUSTE DIRECTO. Aquisição de Escultura em Pedra Mármore de Estremoz CADERNO DE ENCARGOS

AJUSTE DIRECTO. Aquisição de Escultura em Pedra Mármore de Estremoz CADERNO DE ENCARGOS AJUSTE DIRECTO Aquisição de Escultura em Pedra Mármore de Estremoz CADERNO DE ENCARGOS Índice Capítulo I - Disposições Gerais... Cláusula 1.ª Objeto... Cláusula 2.ª Local, prazo e modo da prestação...

Leia mais

Sessão Inaugural do 1.º Ciclo de Formação de Administradores Judiciais

Sessão Inaugural do 1.º Ciclo de Formação de Administradores Judiciais Sessão Inaugural do 1.º Ciclo de Formação de Administradores Judiciais A resolução em benefício da massa insolvente Porto, 22, de março de 2017 1 Ordem de sequência 1. A resolução em benefício da massa

Leia mais

(Não dispensa a consulta do original publicado em Diário da República) TÍTULO V. Sistemas de liquidação

(Não dispensa a consulta do original publicado em Diário da República) TÍTULO V. Sistemas de liquidação (Não dispensa a consulta do original publicado em Diário da República) TÍTULO V Sistemas de liquidação CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 266. Âmbito 1. Os sistemas de liquidação de valores mobiliários

Leia mais

SECÇÃO III Poder disciplinar

SECÇÃO III Poder disciplinar SECÇÃO III Poder disciplinar Artigo 328.º Sanções disciplinares 1 - No exercício do poder disciplinar, o empregador pode aplicar as seguintes sanções: a) Repreensão; b) Repreensão registada; c) Sanção

Leia mais

Decreto-Lei 73/99, de 16/03 - I Série-A

Decreto-Lei 73/99, de 16/03 - I Série-A Decreto-Lei 73/99, de 16/03 - I Série-A Juros de mora A taxa dos juros de mora aplicáveis às dívidas ao Estado e outras entidades públicas foi objecto de significativa redução por força do artigo 55.º

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 95/12 Regulamento da CMVM sobre o Registo, Liquidação e Compensação de Futuros e Opções

Regulamento da CMVM n.º 95/12 Regulamento da CMVM sobre o Registo, Liquidação e Compensação de Futuros e Opções Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 95/12 Regulamento da CMVM sobre o Registo, Liquidação e Compensação de Futuros e Opções Ao abrigo do disposto

Leia mais

A INTERVENÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO FACE AO NOVO REGIME DA DISSOLUÇÃO E LIQUIDAÇÃO DE ENTIDADES COMERCIAIS

A INTERVENÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO FACE AO NOVO REGIME DA DISSOLUÇÃO E LIQUIDAÇÃO DE ENTIDADES COMERCIAIS A INTERVENÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO FACE AO NOVO REGIME DA DISSOLUÇÃO E LIQUIDAÇÃO DE ENTIDADES COMERCIAIS O DL 76-A/2006 de 29/3 que Actualiza e flexibiliza os modelos de governo das sociedades anónimas,

Leia mais

AJUSTE DIRECTO/2014/18

AJUSTE DIRECTO/2014/18 CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS E ALUGUER DE PALCOS, CAMARINS E OUTROS EQUIPAMENTOS PARA INICIATIVA "CAIS DE FADO" A INSTALAR NA SERRA DO PILAR E MARGINAL DE GAIA AJUSTE DIRECTO/2014/18 CONTRAENTES:

Leia mais

(Termo eletrónico elaborado por Escrivão Auxiliar Susana Cristina de Paiva Queirós)

(Termo eletrónico elaborado por Escrivão Auxiliar Susana Cristina de Paiva Queirós) 383616443 CONCLUSÃO - 13-07-2017 (Termo eletrónico elaborado por Escrivão Auxiliar Susana Cristina de Paiva Queirós) =CLS= Jorge Manuel Matos Prudêncio e Alcinda Fernanda Moreira Carneiro, casados entre

Leia mais

BAYPORT FINANCIAL SERVICES MOÇAMBIQUE (MCB), S.A. OBRIGAÇÕES BAYPORT 2018 SÉRIE I FICHA TÉCNICA. Emissão de obrigações com apelo à subscrição privada.

BAYPORT FINANCIAL SERVICES MOÇAMBIQUE (MCB), S.A. OBRIGAÇÕES BAYPORT 2018 SÉRIE I FICHA TÉCNICA. Emissão de obrigações com apelo à subscrição privada. BAYPORT FINANCIAL SERVICES MOÇAMBIQUE (MCB), S.A. OBRIGAÇÕES BAYPORT 2018 SÉRIE I FICHA TÉCNICA ENTIDADE EMITENTE: Bayport Financial Services Moçambique (MCB), S.A. MODALIDADE: MOEDA: Emissão de obrigações

Leia mais