National Contact Points NCPs

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "National Contact Points NCPs"

Transcrição

1 National Contact Points NCPs

2 NCP (National Contact Points) Os NCPs são estruturas nacionais indicadas, estabelecidas e financiadas pelos próprios Governos Nacionais. Objetivos dos NCPs: Informar e dar assistência aos pesquisadores que estão propondo projetos aos Programas Quadro da Comissão Européia (FPs). Assegurar transparência e igualdade no acesso a esses Programas. Contribuir para a implementação dos Programas Quadro (atualmente ao FP7)

3 Princípios básicos Os NCPs podem assumir diferentes tipos de estruturas: Redes muito ou pouco centralizadas, Distintos atores como universidades, ministérios, centros de pesquisa, organizações nãogovernamentais, empresas de consultoria ou empresas privadas. Devem ter capacidade de assegurar: Competências nas diferentes áreas temáticas dos FPs; e Atuação nas diferentes prioridades temáticas dos FPs.

4 Tarefas recomendadas para o sistema NCP 1. Informar para aumentar a sensibilização sobre os FPs; 2. Aconselhar, assistir e treinar; e 3. Propiciar retorno à Comissão Européia.

5 Tarefas recomendadas para o sistema NCP 1. Informar para aumentar a sensibilização sobre os FPs: Circulação de documentação da Comissão Européia; Organização de atividades em ligação com os serviços da Comissão; Sensibilização para o aumento da participação de mulheres nos projetos de pesquisa; Sensibilização para o aumento da participação de pequenas e médias empresas nos projetos de pesquisa; e Aumento do conhecimento sobre outros programas da CE no campo da pesquisa e inovação como CIP, Eureka e COST, dentre outros.

6 Tarefas recomendadas para o sistema NCP 2. Aconselhar, assistir e treinar sobre: Objetivos dos FPs e suas modalidades de financiamento; Procedimentos administrativos e questões legais (papel e responsabilidade dos participantes, custos e procedimentos legais da Comissão Européia); Busca de parceiros disseminando chamadas de projetos (Cordis e redes de cooperação); Apoio às instituições de pesquisa e às pequenas e médias empresas sobre aspectos dos FPs;

7 Tarefas recomendadas para o sistema NCP Treinamentos sobre os programas de cooperação internacional para multiplicadores de informação; Organização de seminários de treinamento para grupos alvos específicos ou sobre tópicos específicos; e Fornecimento de informações para os participantes dos FPs, em particular para pequenas organizações e pequenas e médias empresas.

8 Tarefas recomendadas para o sistema NCP 3. Propiciar retorno à Comissão Européia : Sobre quaisquer problemas ou dificuldades na implementação e participação nos FPs; Sobre sinalização para outras redes de serviço de suporte da Comissão Européia sobre participantes que precisam de assistência; Sobre atividades realizadas pelos NCPs e sobre eventos com participação de membros da Comissão.

9 Características do sistema NCP Ser capaz de comunicar com competência com os potenciais participantes dos FPs; Estar bem informado em relação a natureza, objetivos e princípios dos FPs e outras áreas de interesse.; Ser competente para fornecer serviço de assistência para os potenciais participantes dos FPs; Trabalhar de forma independente, de maneira totalmente imparcial e sem conflitos de interesse; e Agir com completa confidencialidade com relação às informações que lhes chegam.

10 Características recomendadas Participar ativamente de redes transnacionais de NCPs procurando melhorar sempre o seu serviço; Ter capacidade gerencial e financeira; Ter experiência e reconhecimento para alcançar a comunidade de pesquisa e ter bons conhecimentos sobre a pesquisa nacional; Ter recursos humanos e equipamentos adequados; Fazer parte, preferencialmente, de um sistema internacional para o estímulo à participação nos FPs e para a busca de parceiros; Ter capacidade de se coordenar com diferentes parceiros do sistema NCP.

11 Coordenador Nacional É necessário um mecanismo de coordenação dos NCPs para manter uma consistência operacional. Características e atribuições do Coordenador de NCP: nomeado um em cada pais; tem por objetivo prover uma coordenação geral dos NCPs nacionais; deve desenvolver atividades ligadas às ações horizontais dos FPs; e Deve fornecer sugestões aos serviços da Comissão sobre questões relativas ao desenvolvimento e melhorias do sistema NCP.

12 Nomeação e processo de reconhecimento Países Terceiros podem participar da rede Européia de NCPs, a partir dos seus pontos de contato junto ao FP e serão encorajados a montar NCPs nacionais com uma estrutura organizacional parecida à européia Nomeação dos NCPs nos Países Terceiros Comunicada ao Diretor Geral da DG RTD em uma carta oficial encaminhada pelo Ministro Competente do País Terceiro; O processo de identificação deve ser coordenado e divulgado por autoridade competente do País Terceiro; Estruturados de acordo com as prioridades temáticas e horizontais dos Programas Quadro

13 Depois da nomeação Depois da nomeação dos NCPs dos Países Terceiros Reconhecimento pelos serviços da Comissão, durante todo o andamento do FP, como sendo os Pontos de Contato preferenciais para fornecer informações e dar assistência e conselhos sobre os programas da DG RTD.

14 Questão relevante Os Pontos de Contato Nacionais para os FPs nomeados pelas autoridades nacionais nos Países Terceiros serão convidados a participar das atividades dos NCPs dos Estados Membros e dos Países Associados à União Européia, mas, em geral, não receberão contribuições financeiras da CE para essa participação ão.

15 Cooperação entre os NCPs e os Serviços da Comissão A Comissão considera os NCPs como parceiros importantes para a implementação e gerenciamento dos FPs. Divisões de responsabilidade é o elemento mais importante para assegurar a transparência e igualdade no acesso. Os serviços da Comissão concordam que a rede de NCP é essencial para propiciar informações práticas e dar assistência para os participantes em potencial dos FPs. Os NCPs dos países Terceiros serão convidados a participar de qualquer das atividades e eventos da Comissão, mas não receberão ajuda financeira.

16 O que a comissão faz para os NCPs Publica os endereços dos NCPs no banco de dados Cordis NCP, em guias e outros materiais. Treina os NCPs em aspectos relativos aos temas, formas de participação, gerenciamento, questões financeiras e legais, aspectos éticos, dentre outros, relativos aos FPs. Convida os NCPs (não financia): a participar nas ações de informação e aconselhamento. para conferências temáticas e seminários organizados pela direção dos programas. Indica pessoas de contato nos Serviços da Comissão, para todas as prioridades temáticas e horizontais dos FPs.

17 Fornece informações sobre: Programas de trabalho; Futuras chamadas; Mudanças nas prioridades temáticas ou em procedimentos administrativos; Estatísticas sobre os editais; Avaliações realizadas; Informações relevantes; e Projetos financiados. Fornece: Panfletos, brochuras; e Outras informações relevantes para distribuição pelos NCPs.

18 Cooperação entre as redes nacionais Os NCPs vão cooperar em duas linhas: Cooperação com o sistema NCPs de outros países, cobrindo o mesmo campo de atividade, trocando informações e experiências. Cooperação no mesmo país com outras redes de amparo de negócios, redes de pesquisas nacionais e organizações para evitar sobreposição de atividades.

19 Exemplo de Sistema NCP

20 Como encontrar os NCPs

21 Como encontrar os NCPs Europeus?

22

23

24

25

26

27

28

29 Como encontrar parceiros

30

31

32

33

34

35

36

37 Outros projetos TIC: projeto Pro-Ideal, Ideal-IST SSH: Net4society KBBE: biocircle Bbice!!!!

Brasil e Europa têm longa tradição na cooperação científica e tecnológica internacional.

Brasil e Europa têm longa tradição na cooperação científica e tecnológica internacional. Projeto B-BICE Diagnóstico Brasil e Europa têm longa tradição na cooperação científica e tecnológica internacional. Contudo, quatro problemas podem ser identificados: 1. A natureza da cooperação é mais

Leia mais

Oportunidades para as PME no 7º Programa-Quadro de I&DT

Oportunidades para as PME no 7º Programa-Quadro de I&DT Oportunidades para as PME no 7º Programa-Quadro de I&DT Marta Candeias Ponto de Contacto Nacional (NCP) PME e NMP marta.candeias@gppq.mctes.pt 7º Programa-Quadro de I&DT (2007-2013) Promoção da carreira

Leia mais

COMISSÃO EUROPEIA DIREÇÃO-GERAL DA COMUNICAÇÃO. Centros de Documentação Europeia ANEXO III ORIENTAÇÕES PARA O ACORDO DE PARCERIA

COMISSÃO EUROPEIA DIREÇÃO-GERAL DA COMUNICAÇÃO. Centros de Documentação Europeia ANEXO III ORIENTAÇÕES PARA O ACORDO DE PARCERIA Ref. Ares(2018)2591627-18/05/2018 COMISSÃO EUROPEIA DIREÇÃO-GERAL DA COMUNICAÇÃO Representação em Portugal Centros de Documentação Europeia ANEXO III ORIENTAÇÕES PARA O ACORDO DE PARCERIA O objetivo do

Leia mais

Apoio do GPPQ Ricardo Migueis Todos os direitos reservados a GPPQ

Apoio do GPPQ Ricardo Migueis Todos os direitos reservados a GPPQ Apoio do GPPQ Ricardo Migueis O apoio do GPPQ aos proponentes nacionais ao H2020 3-4 meses 5 meses 3 meses 1º contacto O que é o H2020 Como funciona? Verificação da ideia A minha ideia integra-se numa

Leia mais

(Atos não legislativos) REGULAMENTOS

(Atos não legislativos) REGULAMENTOS 14.3.2014 Jornal Oficial da União Europeia L 74/1 II (Atos não legislativos) REGULAMENTOS REGULAMENTO DELEGADO (UE) N. o 240/2014 DA COMISSÃO de 7 de janeiro de 2014 relativo ao código de conduta europeu

Leia mais

Programa Nacional para as Doenças Raras Ponto de situação

Programa Nacional para as Doenças Raras Ponto de situação O que sabemos sobre as doenças raras? 1. 2. 3. Definição Europeia: 5/10.000 habitante (Decisão 1295/1999/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 29/04/1999); Número de doenças raras: 5.000 8.000; Número

Leia mais

FUNÇÃO SECRETÁRIO/A DO PROGB SOCIEDADE CIVIL - Programa para a Resiliência e as Oportunidades Socioeconómicas para a Guiné-Bissau

FUNÇÃO SECRETÁRIO/A DO PROGB SOCIEDADE CIVIL - Programa para a Resiliência e as Oportunidades Socioeconómicas para a Guiné-Bissau TERMOS DE REFERÊNCIA FUNÇÃO SECRETÁRIO/A DO PROGB SOCIEDADE CIVIL - Programa para a Resiliência e as Oportunidades Socioeconómicas para a Guiné-Bissau DATA LIMITE PARA RECEÇÃO DE CANDIDATURAS 19 de maio

Leia mais

Eventos desportivos europeus sem fins lucrativos

Eventos desportivos europeus sem fins lucrativos Eventos desportivos europeus sem fins lucrativos Quais são os objetivos de um evento desportivo europeu sem fins lucrativos? Esta Ação visa: Apoiar o voluntariado no desporto; Inclusão social através do

Leia mais

FUNÇÃO ASSISTENTE FINANCEIRO/LOGÍSTICO DO PROGB SOCIEDADE CIVIL - Programa para a Resiliência e as Oportunidades Socioeconómicas para a Guiné-Bissau

FUNÇÃO ASSISTENTE FINANCEIRO/LOGÍSTICO DO PROGB SOCIEDADE CIVIL - Programa para a Resiliência e as Oportunidades Socioeconómicas para a Guiné-Bissau TERMOS DE REFERÊNCIA FUNÇÃO ASSISTENTE FINANCEIRO/LOGÍSTICO DO PROGB SOCIEDADE CIVIL - Programa para a Resiliência e as Oportunidades Socioeconómicas para a Guiné-Bissau DATA LIMITE PARA RECEÇÃO DE CANDIDATURAS

Leia mais

10159/17 cmm/tca/jv 1 DGD 1C

10159/17 cmm/tca/jv 1 DGD 1C Conselho da União Europeia Bruxelas, 12 de junho de 2017 (OR. en) 10159/17 ENFOPOL 301 PROCIV 54 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: Secretariado-Geral do Conselho data: 8 de junho de 2017 para: Delegações n.º

Leia mais

D. Advocacia. D. Advocacia NSDS GUIDELINES (

D. Advocacia. D. Advocacia NSDS GUIDELINES ( D. Advocacia ENDE é uma grande oportunidade para a advocacia de estatísticas, sobretudo, na sua fase de elaboração em que aspectos como sentido de pertença, actores envolvidos, diálogo entre produtores

Leia mais

BRASÍLIA, 4 DE DEZEMBRO DE 2018

BRASÍLIA, 4 DE DEZEMBRO DE 2018 BRASÍLIA, 4 DE DEZEMBRO DE 2018 Missão O CNPq é uma agência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC) dedicada à promoção da pesquisa científica e tecnológica e à formação de

Leia mais

Termos de Referencia para Assessor Sénior da ANAC ASSESSOR SÉNIOR PARA DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

Termos de Referencia para Assessor Sénior da ANAC ASSESSOR SÉNIOR PARA DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Termos de Referencia para Assessor Sénior da ANAC Titulo da Posição: Período de desempenho: ABRIL A SETEMBRO DE 2014 Dias de trabalho: 110 DIAS EQUIVALENTE A 5 MESES RENOVÁVEIS Nome do consultor: PD ASSESSOR

Leia mais

HORIZONTE 2020 Recomendações & Apoio do GPPQ/FCT. Filipa Duarte Ponto de Contacto Nacional para H2020 ICT GPPQ/FCT

HORIZONTE 2020 Recomendações & Apoio do GPPQ/FCT. Filipa Duarte Ponto de Contacto Nacional para H2020 ICT GPPQ/FCT HORIZONTE 2020 Recomendações & Apoio do GPPQ/FCT Filipa Duarte Ponto de Contacto Nacional para H2020 ICT GPPQ/FCT Algumas recomendações Como melhor participar no H2020? Colaborar na preparação dos concursos

Leia mais

Bélgica-Bruxelas: Programa de informação e empresarial da UE em Hong Kong e Macau 2014/S 032-050737. Anúncio de concurso. Serviços

Bélgica-Bruxelas: Programa de informação e empresarial da UE em Hong Kong e Macau 2014/S 032-050737. Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:50737-2014:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Programa de informação e empresarial da UE em Hong Kong e Macau 2014/S 032-050737

Leia mais

Único - Considerando sua finalidade, são atribuições gerais do Centro de Informática:

Único - Considerando sua finalidade, são atribuições gerais do Centro de Informática: TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS CAPÍTULO I DA FINALIDADE Artigo 1º O Centro de Informática da Universidade Pedagógica - CIUP é um orgão central técnico e académico virada para a área de serviços, desenvolvimento

Leia mais

13432/17 cm/cp/jcc 1 DG E - 1C

13432/17 cm/cp/jcc 1 DG E - 1C Conselho da União Europeia Bruxelas, 31 de outubro de 2017 (OR. en) 13432/17 SPORT 78 NOTA de: para: Secretariado-Geral do Conselho Comité de Representantes Permanentes/Conselho n.º doc. ant.: 13037/17

Leia mais

Resultados do Inquérito de Satisfação 2017 aos Beneficiários Erasmus+

Resultados do Inquérito de Satisfação 2017 aos Beneficiários Erasmus+ Resultados do Inquérito de Satisfação 2017 aos Beneficiários Erasmus+ M&A, Dezembro 2017 Caracterização da amostra Universo: 297 instituições beneficiárias com projetos em 2016 e 2017 Questionário online

Leia mais

Abertura de Candidaturas para Bolsa de. Facilitadores e Gestores de Projetos da. Cronoworld

Abertura de Candidaturas para Bolsa de. Facilitadores e Gestores de Projetos da. Cronoworld Abertura de Candidaturas para Bolsa de Facilitadores e Gestores de Projetos da Cronoworld 1. Quem Somos: A CRONOWORLD Projetos de Cidadania CRL, é uma cooperativa de responsabilidade limitada, sem fins

Leia mais

Plano de ação para 2017 da Plataforma de Intercâmbio de Conhecimentos Comité das Regiões Europeu

Plano de ação para 2017 da Plataforma de Intercâmbio de Conhecimentos Comité das Regiões Europeu Plano de ação para 2017 da Plataforma de Intercâmbio de Conhecimentos Comité das Regiões Europeu A Plataforma de Intercâmbio de Conhecimentos é uma forma de cooperação entre o Comité das Regiões Europeu

Leia mais

Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social. Programa EaSI. Antonieta Ministro

Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social. Programa EaSI. Antonieta Ministro Programa EaSI É um instrumento de financiamento, a nível europeu, gerido diretamente pela Comissão Europeia, para apoiar o emprego, a política social e a mobilidade profissional em toda a UE Visa contribuir

Leia mais

Programa de Bolsas Ibero-américa Santander Normas do Programa no ISCTE-IUL 2017/2018

Programa de Bolsas Ibero-américa Santander Normas do Programa no ISCTE-IUL 2017/2018 Programa de Bolsas Ibero-américa Santander Normas do Programa no ISCTE-IUL 2017/2018 Introdução O Banco Santander, através da sua divisão Santander Universidades, promove o Programa de Bolsas Ibero-américa,

Leia mais

Seminário Horizonte 2020 Aspetos Legais e Financeiros

Seminário Horizonte 2020 Aspetos Legais e Financeiros Seminário Horizonte 2020 Aspetos Legais e Financeiros A Universidade de Coimbra e os Programas Quadro de I&DT da CE: da participação no 7PQ à preparação para o H2020 17.01.2014 Helena Mendes/Sílvia Matias

Leia mais

Erasmus+ Agência Nacional Erasmus+ - Educação e Formação Rui Gato

Erasmus+ Agência Nacional Erasmus+ - Educação e Formação  Rui Gato Erasmus+ Agência Nacional Erasmus+ - Educação e Formação www.erasmusmais.pt Rui Gato Erasmus+ O Erasmus+ é o programa da UE nos domínios da educação, da formação, da juventude e do desporto para o período

Leia mais

Oportunidades para as PME no 7º Programa-Quadro de I&DT

Oportunidades para as PME no 7º Programa-Quadro de I&DT Oportunidades para as PME no 7º Programa-Quadro de I&DT Marta Candeias Ponto de Contacto Nacional (NCP) PME e NMP Gabinete de Promoção do 7ºPrograma-Quadro de IDT(GPPQ) Fundação para a Ciência e Tecnologia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DIVISÃO DE ESPORTE E LAZER DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DIVISÃO DE ESPORTE E LAZER DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DIVISÃO DE ESPORTE E LAZER DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA SEGUNDO TEMPO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED:

O presente anúncio no sítio web do TED: 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:393253-2015:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: SRB/OP/1/2015 Prestação de aconselhamento jurídico e contabilístico e de serviços

Leia mais

Oferta de emprego. Responsável de Comunicação e Capitalização Ficha do posto - versão portuguesa

Oferta de emprego. Responsável de Comunicação e Capitalização Ficha do posto - versão portuguesa Oferta de emprego Responsável de Comunicação e Capitalização Ficha do posto - versão portuguesa Índice Descrição do posto de Responsável de Comunicação e Capitalização... 3 Processo de seleção dos candidatos...

Leia mais

Políticas Corporativas

Políticas Corporativas 1 IDENTIFICAÇÃO Título: Restrições para Uso: POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS Acesso Controle Livre Reservado Confidencial Controlada Não Controlada Em Revisão 2 - RESPONSÁVEIS Etapa Área Responsável Cargo

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED:

O presente anúncio no sítio web do TED: 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:65714-2015:text:pt:html Alemanha-Berlim: Prestação de serviços de consultoria em matéria de meios de comunicação no domínio

Leia mais

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO 01-10-2014 DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA OS TÉCNICOS DE SEGURANÇA NO TRABALHO Prioridades do Programa Estratégico da União Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho - 2014-2020 Carlos Jorge Pereira

Leia mais

Ver será sempre a melhor metáfora de conhecer. Fernando Pessoa

Ver será sempre a melhor metáfora de conhecer. Fernando Pessoa 2007-2013 Ver será sempre a melhor metáfora de conhecer Fernando Pessoa O O B S E RVATÓ R I O D O Q R E N : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : O Observatório

Leia mais

PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO

PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO 2007-2013 PDES E QREN NUNO VITORINO Coordenador Grupo de Trabalho QREN 20 Março 2006 ENQUADRAMENTO COMUNITÁRIO Significativas Alterações: 1. Mudança de Paradigma > Orientações Estratégicas

Leia mais

BASES PARA A CONTRATAÇÃO DE PESSOAL PARA O SECRETARIADO CONJUNTO DO PROGRAMA DE COOPERAÇÃO INTERREG V A ESPANHA-PORTUGAL (SC POCTEP)

BASES PARA A CONTRATAÇÃO DE PESSOAL PARA O SECRETARIADO CONJUNTO DO PROGRAMA DE COOPERAÇÃO INTERREG V A ESPANHA-PORTUGAL (SC POCTEP) BASES PARA A CONTRATAÇÃO DE PESSOAL PARA O SECRETARIADO CONJUNTO DO PROGRAMA DE COOPERAÇÃO INTERREG V A ESPANHA-PORTUGAL 2014-2020 (SC POCTEP) 1.- INTRODUÇÃO Em conformidade com o disposto nos Regulamentos

Leia mais

Na reunião de 18 de Maio de 2009, o Conselho (Assuntos Gerais e Relações Externas) aprovou as Conclusões apresentadas em Anexo à presente nota.

Na reunião de 18 de Maio de 2009, o Conselho (Assuntos Gerais e Relações Externas) aprovou as Conclusões apresentadas em Anexo à presente nota. CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA Bruxelas, 18 de Maio de 2009 9909/09 DEVGEN 147 ENER 187 ENV 371 COAFR 172 NOTA de: Secretariado-Geral data: 18 de Maio de 2009 n.º doc. ant.: 9100/09 Assunto: Conclusões do

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA INTERNA DE EXTENSÃO Nº 01/2018 CREDENCIAMENTO PARA BANCA DE AVALIADORES DE AÇÕES DE EXTENSÃO

EDITAL DE CHAMADA INTERNA DE EXTENSÃO Nº 01/2018 CREDENCIAMENTO PARA BANCA DE AVALIADORES DE AÇÕES DE EXTENSÃO EDITAL DE CHAMADA INTERNA DE EXTENSÃO Nº 01/2018 CREDENCIAMENTO PARA BANCA DE AVALIADORES DE AÇÕES DE EXTENSÃO A Pró-Reitora de Extensão (Proex) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do

Leia mais

HORIZONTE 2020 participação nacional, desafios e oportunidades na perspetiva das estruturas de apoio a projetos

HORIZONTE 2020 participação nacional, desafios e oportunidades na perspetiva das estruturas de apoio a projetos HORIZONTE 2020 participação nacional, desafios e oportunidades na perspetiva das estruturas de apoio a projetos Mafalda Dourado GPPQ Gabinete para a Promoção do Programa Quadro Fundação para a Ciência

Leia mais

Responsável de Recursos Humanos. Descrição das funções VAGA. Unidade: Gestão e Coordenação de Recursos Referência: ECDC/AST/2019/RMC-HRO

Responsável de Recursos Humanos. Descrição das funções VAGA. Unidade: Gestão e Coordenação de Recursos Referência: ECDC/AST/2019/RMC-HRO VAGA Responsável de Recursos Humanos Unidade: Gestão e Coordenação de Recursos Referência: ECDC/AST/2019/RMC-HRO Convidam-se os interessados a apresentar candidaturas para o lugar de agente temporário

Leia mais

A experiência URBACT II em Portugal

A experiência URBACT II em Portugal 1 / 20 URBACT Infoday Portugal A experiência URBACT II em Portugal 2 / 20 Sistema nacional de gestão e participação no URBACT II desde 2007 DGT (ex-dgotdu) AD&C (ex-ifdr) - Representação nacional no Comité

Leia mais

1.1. Contexto do Programa PROGB SOCIEDADE CIVIL Enquadramento dos presentes Termos de Referência... 3

1.1. Contexto do Programa PROGB SOCIEDADE CIVIL Enquadramento dos presentes Termos de Referência... 3 TERMOS DE REFERÊNCIA FUNÇÃO TÉCNICO DE CONHECIMENTO E COMUNICAÇÃO DO PROGB SOCIEDADE CIVIL - Programa para a Resiliência e as Oportunidades Socioeconómicas para a Guiné-Bissau DATA LIMITE PARA RECEÇÃO

Leia mais

GERIR AS SUBSTÂNCIAS PERIGOSAS

GERIR AS SUBSTÂNCIAS PERIGOSAS Segurança e saúde no trabalho diz respeito a todos. Bom para si. Bom para as empresas. Locais de Trabalho Saudáveis GERIR AS SUBSTÂNCIAS PERIGOSAS #EUhealthyworkplaces www.healthy-workplaces.eu Prémios

Leia mais

Gestão para a Aprendizagem Edital de Seleção

Gestão para a Aprendizagem Edital de Seleção Gestão para a Aprendizagem Edital de Seleção Programa para o apoio a secretarias de educação na gestão pedagógica e formação de educadores. I. Contexto A Fundação Lemann acredita que alcançar a excelência

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED:

O presente anúncio no sítio web do TED: 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:181349-2015:text:pt:html Hungria-Budapeste: Estudo de viabilidade e prestação de especialização técnica e apoio na elaboração

Leia mais

GUIA DO REPRESENTANTE DA FIEB

GUIA DO REPRESENTANTE DA FIEB GUIA DO REPRESENTANTE DA FIEB A FIEB participa atualmente de mais de 120 representações externas, constituídas em grupos de trabalho, comitês e conselhos, cuja atuação é direcionada à discussão de temas

Leia mais

Programa de Iniciação Científica da Faculdade Processus.

Programa de Iniciação Científica da Faculdade Processus. Programa de Iniciação Científica da Faculdade Processus. CAPÍTULO I OBJETIVOS Art. 1º O Programa de Iniciação Científica PIC da Faculdade Processus, constitui-se em um conjunto de ações destinadas a propiciar

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO 2009

PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO 2009 PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO 2009 Quinta das Rosas, Lote 6, R/Ch Esq. 6200-551 Covilhã PT Tel.+351 275335427 Fax+351 275335427 email: coolabora@gmail.com 1. Missão A CooLabora é uma cooperativa de

Leia mais

EUROPA CRIATIVA ( ) Subprograma Cultura. Convite à apresentação de propostas

EUROPA CRIATIVA ( ) Subprograma Cultura. Convite à apresentação de propostas EUROPA CRIATIVA (2014-2020) Subprograma Cultura Convite à apresentação de propostas Convite à apresentação de propostas EACEA/34/2018: Apoio a projetos de cooperação europeia 2019 AVISO: O presente convite

Leia mais

A Cooperação Portuguesa

A Cooperação Portuguesa FICHA TEMÁTICA A Cooperação Portuguesa Março de 2015 Política de Cooperação para o Desenvolvimento A Cooperação para o Desenvolvimento é um vetor chave da política externa portuguesa, que assenta num consenso

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA. Contratação de um Consultor Individual para a Elaboração do Estudo de Base

TERMOS DE REFERÊNCIA. Contratação de um Consultor Individual para a Elaboração do Estudo de Base TERMOS DE REFERÊNCIA Contratação de um Consultor Individual para a Elaboração do Estudo de Base CONTEXTO O Centro de Estudos Interdisciplinares de Comunicação (CEC) é uma organização, sem fins lucrativos,

Leia mais

Regulamento Geral das. Comissões Técnicas de Normalização

Regulamento Geral das. Comissões Técnicas de Normalização Organismo de Normalização Sectorial para as Tecnologias de Informação e Comunicação Regulamento Geral das Comissões Técnicas de Normalização Versão 1.0 24 de Janeiro 2016 1 Enquadramento e objetivos Na

Leia mais

EDITAL N.º 03/2016 UCS

EDITAL N.º 03/2016 UCS 1 EDITAL N.º 03/2016 UCS Edital de abertura de inscrições para seleção de Consultor Coordenador e Consultor Empresarial, para atuarem no âmbito do Projeto Extensão Produtiva e Inovação PEPI 2016, na região

Leia mais

Jornal Oficial da União Europeia C 198/7

Jornal Oficial da União Europeia C 198/7 6.7.2012 Jornal Oficial da União Europeia C 198/7 DECISÃO DA COMISSÃO de 5 de julho de 2012 relativa à criação de um grupo de peritos independente e multissetorial para prestar aconselhamento sobre formas

Leia mais

A economia social, o emprego e o desenvolvimento local. Auditório do Banco de Portugal Lisboa, 18 de junho de 2013

A economia social, o emprego e o desenvolvimento local. Auditório do Banco de Portugal Lisboa, 18 de junho de 2013 A economia social, o emprego e o desenvolvimento local Auditório do Banco de Portugal Lisboa, 18 de junho de 2013 Agenda 1. Dados globais do FSE no QREN 2. Alguns resultados do FSE nas políticas públicas

Leia mais

Hungria-Budapeste: Serviços de comunicação para a CEPOL 2016/S Anúncio de concurso. Serviços

Hungria-Budapeste: Serviços de comunicação para a CEPOL 2016/S Anúncio de concurso. Serviços 1 / 5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:195712-2016:text:pt:html Hungria-Budapeste: Serviços de comunicação para a CEPOL 2016/S 110-195712 Anúncio de concurso

Leia mais

PORTARIA Nº 950, DE 14 DE SETEMBRO DE 2018

PORTARIA Nº 950, DE 14 DE SETEMBRO DE 2018 PORTARIA Nº 950, DE 14 DE SETEMBRO DE 2018 Institui a Rede de Evidências Educacionais, coordenada pelo Ministério da Educação. O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, Substituto, no uso das atribuições que lhe

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DIVISÃO DE ESPORTE E LAZER DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DIVISÃO DE ESPORTE E LAZER DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DIVISÃO DE ESPORTE E LAZER DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA SEGUNDO TEMPO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS

CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS EACEA 14/2018 Iniciativa Voluntários para a Ajuda da UE: Assistência técnica para as organizações de envio Reforço das capacidades para ajuda humanitária das organizações

Leia mais

Medida de apoio à inovação

Medida de apoio à inovação Medida de apoio à inovação Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 Maria Pedro Silva Organização: Apoio Institucional: Grupos Crescimento Valor Acrescentado Rentabilidade Económica Inovação Capacitação

Leia mais

Plano de Actividades e Orçamento 2010

Plano de Actividades e Orçamento 2010 Plano de Actividades e Orçamento 2010 1 2 1. Missão A CooLabora é uma cooperativa de consultoria e intervenção social criada em 2008. Tem por missão contribuir para a inovação social no desenvolvimento

Leia mais

TÓPICOS DE INTERESSE PARA O PESQUISADOR

TÓPICOS DE INTERESSE PARA O PESQUISADOR PRÓ-REITORIA DE PESQUISA (PROPESQ) Universidade Federal do Rio Grande do Norte TÓPICOS DE INTERESSE PARA O PESQUISADOR Jorge Tarcísio da Rocha Falcão Pró-Reitor de Pesquisa Sibele Berenice Castellã Pergher

Leia mais

Academia Pan-Americana de Engenharia

Academia Pan-Americana de Engenharia Academia Pan-Americana de Engenharia Plano de Trabalho 2012 2014 Proposta apresentada à consideração do Conselho de Administração e os Membros Plenos da API, por Eng. Pablo Realpozo del Castillo Presidente

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO EM SAÚDE NITE SAÚDE CAPÍTULO I DAS FINALIDADES

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO EM SAÚDE NITE SAÚDE CAPÍTULO I DAS FINALIDADES REGULAMENTO DO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO EM SAÚDE NITE SAÚDE CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1º. O Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo em Saúde da Universidade Federal

Leia mais

Glòria Pérez-Salmerón Presidente eleita IFLA

Glòria Pérez-Salmerón Presidente eleita IFLA Glòria Pérez-Salmerón Presidente eleita IFLA Universidade de Évora, Teatro Garcia de Resende e Biblioteca Pública de Évora 21-23 outubro 2015, Portugal IFLA Trend Report: exemplos europeus Suécia Finlândia

Leia mais

HORIZONTE 2020 Desafios Societais Bioeconomia e Ação Climática

HORIZONTE 2020 Desafios Societais Bioeconomia e Ação Climática Gabinete de Promoção dos Programa Quadro ID&I Fundação para a Ciência e Tecnologia Agência Nacional de Inovação HORIZONTE 2020 Desafios Societais Bioeconomia e Ação Climática Anabela Carvalho Maria João

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 45/XIII. Exposição de Motivos

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 45/XIII. Exposição de Motivos Exposição de Motivos A livre circulação de trabalhadores é uma liberdade fundamental dos cidadãos da União Europeia (UE) e assume um relevo determinante para o desenvolvimento de um verdadeiro mercado

Leia mais

GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO PROF. BARBARA TALAMINI VILLAS BÔAS

GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO PROF. BARBARA TALAMINI VILLAS BÔAS GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO PROF. BARBARA TALAMINI VILLAS BÔAS 9 ÁREAS DE CONHECIMENTO DE GP / PMBOK / PMI DEFINIÇÃO O Gerenciamento de Integração do Projeto envolve os processos necessários para assegurar

Leia mais

Plano de Actividades 2011

Plano de Actividades 2011 Plano de Actividades 2011 Introdução As actividades desenvolvidas pelo Conselho Nacional de Educação têm como referência a sua missão consultiva, instituída no quadro da Lei de Bases do Sistema Educativo

Leia mais

Participar no Horizonte 2020

Participar no Horizonte 2020 Gabinete de Promoção dos Programa Quadro ID&I Participar no Horizonte 2020 Elisabete Pires NCP ICT, FET e Administração pública Castelo Branco 06/04/2016 GPPQ Criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia

Leia mais

B-Geel: Aluguer de contentores para escritórios 2013/S Anúncio de concurso. Fornecimentos

B-Geel: Aluguer de contentores para escritórios 2013/S Anúncio de concurso. Fornecimentos 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:135481-2013:text:pt:html B-Geel: Aluguer de contentores para escritórios 2013/S 081-135481 Anúncio de concurso Fornecimentos

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - A Iniciação Científica é uma atividade de investigação, realizada por estudantes de graduação, no âmbito

Leia mais

CARTA DE MISSÃO Direção-Geral das Atividades Económicas

CARTA DE MISSÃO Direção-Geral das Atividades Económicas CARTA DE MISSÃO Direção-Geral das Atividades Económicas CARACTERIZAÇÃO GERAL Ministério: Economia Serviço/Organismo: Direção-Geral das Atividades Económicas Cargo: Diretor-Geral Período de comissão de

Leia mais

Fundação Europeia da Juventude

Fundação Europeia da Juventude Fundação Europeia da Juventude Apoio aos jovens na Europa Dedicado à juventude Diálogo Oportunidade Comunidade Parceria Todo coração Interativo Flexível Intercâmbio Profissional O CONSELHO DA EUROPA O

Leia mais

BALANÇO DE EXECUÇÃO DO PROJETO. António A. Cristovam 16 Junho 2015

BALANÇO DE EXECUÇÃO DO PROJETO. António A. Cristovam 16 Junho 2015 BALANÇO DE EXECUÇÃO DO PROJETO António A. Cristovam 16 Junho 2015 OBJETIVO CENTRAL DO PROJETO AUMENTAR O NÚMERO DE EMPRESAS EXPORTADORAS E O VOLUME DE NEGÓCIOS INTERNACIONAL DA REGIÃO OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Leia mais

Exposição fotográfica: cinco anos de cooperação por um mundo sem fome

Exposição fotográfica: cinco anos de cooperação por um mundo sem fome Exposição fotográfica: cinco anos de cooperação por um mundo sem fome - 06-23-2016 Exposição fotográfica: cinco anos de cooperação por um mundo sem fome por Por Dentro da África - quinta-feira, junho 23,

Leia mais

DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO

DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO C 171/2 PT Jornal Oficial da União Europeia 18.5.2018 DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO de 17 de maio de 2018 relativa ao financiamento do programa de trabalho para 2018 sobre formação no domínio da segurança

Leia mais

ECB-PUBLIC. 1. Introdução

ECB-PUBLIC. 1. Introdução PT ECB-PUBLIC Convite à manifestação de interesse, por parte de peritos externos, na nomeação como membro suplente da Comissão de Reexame do Banco Central Europeu (Frankfurt am Main, Alemanha) 1. Introdução

Leia mais

ANEXO I EDITAL GC

ANEXO I EDITAL GC ANEXO I EDITAL GC 001-2018 TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS DE CONSULTORIA 1. TÍTULO APRIMORAMENTO DO PROJETO TRANSPARÊNCIA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA GESTÃO PÚBLICA LOCAL

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:307078-2014:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:307078-2014:text:pt:html 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:307078-2014:text:pt:html Bélgica-Geel: Fornecimento, instalação e manutenção de um pórtico de deteção de explosivos e

Leia mais

10 CONSELHOS para melhor elaborar a candidatura de um projecto

10 CONSELHOS para melhor elaborar a candidatura de um projecto 10 CONSELHOS para melhor elaborar a candidatura Diferenças entre 1 ª e 2ª Convocatória (1) 1 ª CONVOCATÓRIA 2ª CONVOCATÓRIA Todas as prioridades abertas Eligibilidade das despesas: preparação e execução:

Leia mais

Eixo Prioritário 5: Reforçar a capacidade institucional e a eficiência na Administração Pública

Eixo Prioritário 5: Reforçar a capacidade institucional e a eficiência na Administração Pública Eixo Prioritário 5: Reforçar a capacidade institucional e a eficiência na Administração Pública Identificação 5 Título Reforçar a capacidade institucional e a eficiência na administração pública A totalidade

Leia mais

Projeto de mobilidade para pessoal do ensino escolar

Projeto de mobilidade para pessoal do ensino escolar Projeto de mobilidade para pessoal do ensino escolar Os projetos de mobilidade permitem às escolas proporcionar aos respetivos docentes e outro pessoal educativo oportunidades e incentivos para a aquisição

Leia mais

(6) É necessário estabelecer regras relativas ao formato e à apresentação dos relatórios anuais de execução.

(6) É necessário estabelecer regras relativas ao formato e à apresentação dos relatórios anuais de execução. L 365/124 REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) N. o 1362/2014 DA COMISSÃO de 18 de dezembro de 2014 que estabelece as regras relativas a um procedimento simplificado para a aprovação de certas alterações dos programas

Leia mais

Nove áreas temáticas do programa

Nove áreas temáticas do programa Nove áreas temáticas do programa Com base no Plano de Ação FLEGT da União Europeia, a gerência do programa estabeleceu nove áreas temáticas apoiadas pelo programa. Sob cada tema, há uma lista indicativa

Leia mais

RESOLUÇÃO CoAd nº 013, de 18 de março de 2011.

RESOLUÇÃO CoAd nº 013, de 18 de março de 2011. RESOLUÇÃO CoAd nº 013, de 18 de março de 2011. Dispõe sobre a Estrutura Organizacional da Secretaria Geral de Educação à Distância da Universidade Federal de São Carlos. O Conselho de Administração da

Leia mais

OFERTA DE EMPREGO - RESPONSÁVEL DA UNIDADE DE CONTROLE DE GESTÃO (M/F) / TESE

OFERTA DE EMPREGO - RESPONSÁVEL DA UNIDADE DE CONTROLE DE GESTÃO (M/F) / TESE DATA: 16.07.2018 OFERTA DE EMPREGO - RESPONSÁVEL DA UNIDADE DE CONTROLE DE GESTÃO (M/F) / TESE Refª do Anúncio: GIP/CD/Julho 2018/0087 A TESE é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento

Leia mais

RECOMENDAÇÃO DA COMISSÃO. de

RECOMENDAÇÃO DA COMISSÃO. de COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 16.9.2011 C(2011) 6362 final RECOMENDAÇÃO DA COMISSÃO de 16.9.2011 relativa à iniciativa de programação conjunta no domínio da investigação «Mares e Oceanos Sãos e Produtivos»

Leia mais

(ECDC/AD/2016/SRS-SEVPD)

(ECDC/AD/2016/SRS-SEVPD) Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças Vaga para o lugar de Perito de Alto Nível para Doenças preveníveis pela vacinação na Unidade Vigilância e Apoio à Resposta (ECDC/AD/2016/SRS-SEVPD) Convidam-se

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DA REUNIÃO ESPECIALIZADA DA MULHER DO MERCOSUL (REM)

REGULAMENTO INTERNO DA REUNIÃO ESPECIALIZADA DA MULHER DO MERCOSUL (REM) REGULAMENTO INTERNO DA REUNIÃO ESPECIALIZADA DA MULHER DO MERCOSUL (REM) 1. DA NATUREZA E OBJETO: Artigo 1º - A Reunião Especializada da Mulher do Mercosul (REM) é órgão vinculado ao Foro de Consulta e

Leia mais

RECRUTAMENTO & SELECÇÃO: NUTRICIONISTA PARA PROGRAMA FRESAN (M/F) - PERFIL PROFISSIONAL -

RECRUTAMENTO & SELECÇÃO: NUTRICIONISTA PARA PROGRAMA FRESAN (M/F) - PERFIL PROFISSIONAL - RECRUTAMENTO & SELECÇÃO: NUTRICIONISTA PARA PROGRAMA FRESAN (M/F) - PERFIL PROFISSIONAL - País Angola Referência da posição FRESAN_Nutricionista Duração da Missão 45 meses Descrição do Projeto O Programa

Leia mais

vai mais além NOS TEUS HORIZONTES

vai mais além NOS TEUS HORIZONTES Mobilidade E COOPERAÇÃO PROGRAMA COMENIUS vai mais além NOS TEUS HORIZONTES O Programa COMENIUS A O Programa setorial Comenius, que integra o Programa Aprendizagem ao Longo da Vida (PALV), visa melhorar

Leia mais

EDITAL DE EXTENSÃO Nº 25/2016

EDITAL DE EXTENSÃO Nº 25/2016 EDITAL DE EXTENSÃO Nº 25/2016 I Jornada Interna de Extensão da PROEX (IJIEX 2016) O Pró-Reitor de Extensão (PROEX) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), no uso

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Europeu

Plano de Desenvolvimento Europeu move to change mexe-te para mudar Aprovado em Conselho Pedagógico a 10 de janeiro de 2018 INTRODUÇÃO A participação em Projetos Internacionais que desenvolvam a dimensão internacional da Escola Secundária

Leia mais

B-Bruxelas: Prestação de serviços administrativos e de recepção 2012/S Anúncio de concurso. Serviços

B-Bruxelas: Prestação de serviços administrativos e de recepção 2012/S Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:207878-2012:text:pt:html B-Bruxelas: Prestação de serviços administrativos e de recepção 2012/S 126-207878 Anúncio de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº. 023/2011 Goiânia, 23 de março de 2011 A Pró-Reitora

Leia mais