COMISSÃO DE SAÚDE ACTA NÚMERO 116/XII/ 3.ª SL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COMISSÃO DE SAÚDE ACTA NÚMERO 116/XII/ 3.ª SL"

Transcrição

1 Aos 18 dias do mês de dezembro de 2013, pelas 10:00 horas, reuniu a Comissão de Saúde, na sala 8 do Palácio de S. Bento, na presença dos Senhores Deputados constantes da folha de presenças que faz parte integrante desta ata, com a seguinte Ordem do Dia: 10:00 1. Informações; 2. Apreciação e votação da Ata n.º 114, de 11 de dezembro de 2013; 3. Discussão e votação do Relatório Final da Petição n.º 273/XII (2.ª) que «Pretende que seja discutido e aprovado um diploma que proíba o consumo total de tabaco nas discotecas» - Relatora: Deputada Ana Oliveira; 4. Discussão e votação do Relatório Final da Petição n.º 239/XII (2.ª) - «Acabar com o Aborto Gratuito» - Relatora: Deputada Conceição Bessa Ruão; 5. Distribuição, para elaboração de Parecer, da Proposta de Lei n.º 189/XII (3.ª), da ALRAM, sobre «Estratégia nacional para a prevenção e controlo de epidemias da febre do Dengue»; 6. Outros assuntos. 11:00 - Audiência da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, sobre o «Relatório do Observatório Nacional da Diabetes, relativo ao ano 2012». 1. Informações A Presidente informou que deu entrada na Comissão um requerimento, subscrito pelos grupos parlamentares do PS, CDS-PP e PCP, solicitando as audições dos Presidentes dos Institutos de Oncologia de Lisboa, Porto e Coimbra e do Diretor do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas, tendo em conta o Despacho n.º A/2013, que designa, entre os Hospitais do Serviço Nacional de Saúde, os Centros Especializados para Utilização Excecional do Medicamento, por patologias ou por grupo de patologias, tendo obtido a concordância de todos para o discutir e votar no final da reunião. A Presidente informou também que a próxima reunião da Comissão será agendada para o dia 8 de Janeiro de Apreciação e votação da Ata n.º 114, de 11 de dezembro de 2013 Depois de apreciada, a Presidente colocou à votação a ata n.º 114, de 11 de dezembro de 2013, que foi aprovada por unanimidade, registando-se a ausência do BE e PEV.

2 3. Discussão e votação do Relatório Final da Petição n.º 273/XII (2.ª) que «Pretende que seja discutido e aprovado um diploma que proíba o consumo total de tabaco nas discotecas» - Relatora: Deputada Ana Oliveira A Presidente agradeceu o esforço efetuado, pois com a discussão dos Relatórios agendados para esta reunião ficam terminadas as petições pendentes da anterior sessão legislativa. A Deputada Ana Oliveira apresentou o Relatório Final da Petição 280/XII (2.ª), mencionando o objeto, fazendo a sua análise e referindo as diligências efetuadas, designadamente o pedido de informação ao Ministro da Saúde, que anexa ao presente Relatório. Na parte relativa à opinião da Relatora referiu que «A Organização Mundial de Saúde calcula que o consumo de tabaco cause a morte prematura de cinco milhões de pessoas por ano, podendo esse número duplicar até 2020 se a tendência atual não for corrigida», que «A exposição ao fumo de tabaco tem consabidamente um efeito negativo na saúde pública, potenciando, tanto nos indivíduos fumadores ativos como passivos, um elevado risco de desenvolverem diversas doenças respiratórias crónicas, bem como cancro do pulmão», que «O gabinete do Senhor Ministro da Saúde informou oficialmente a Comissão de Saúde que o Governo apresentará brevemente à Assembleia da República uma proposta de alteração ao atual regime jurídico de proteção dos cidadãos da exposição involuntária ao fumo do tabaco, na qual deverá ser consagrada a proibição do fumo de tabaco em discotecas» e que «a referida proibição deverá ser faseada, tendo em conta os investimentos na instalação de sistemas de extração de fumos que foram efetuados pelos agentes económicos na sequência da entrada em vigor da Lei n.º 37/2007, de 14 agosto, diploma que permitia o fumo em discotecas, desde que aqueles sistemas fossem instalados». Concluiu com o Parecer de que o Relatório deve ser enviado à PAR, dando disso conhecimento à peticionária, e ser também enviado ao Ministro da Saúde, sendo a Petição arquivada em Comissão. A Deputada Luísa Salgueiro cumprimentou a Relatora pelo Relatório e pelas diligências efetuadas, dando assim dignidade à petição individual e acompanha a Deputada na forma como analisou a questão e também nas conclusões. A questão de fumar suscita a ponderação dos direitos das duas partes, por um lado, a dos interesses económicos das entidades que adquiriram equipamentos e, por outro, a dos interesses individuais. A Deputada Teresa Caeiro saudou a Relatora pela forma como abordou a matéria, reconhecendo que é preciso conciliar o interesse da saúde pública com os direitos individuais.

3 A Deputada Carla Cruz cumprimentou a Relatora pelo trabalho. Entende que o assunto não é pacífico, sendo preciso analisar os diversos interesses. Quanto à questão da saúde pública é muito importante, mas não se deve proibir por proibir, pois o importante é haver fiscalização e acompanhamento da lei. A Presidente felicitou a Relatora pelo trabalho efetuado e colocou à votação o Relatório Final da Petição, que foi aprovado por unanimidade, registando-se a ausência do BE e do PEV. 4. Discussão e votação do Relatório Final da Petição n.º 239/XII (2.ª) que pretende «Acabar com o Aborto Gratuito» - Relatora: Deputada Conceição Bessa Ruão A Deputada Conceição Bessa Ruão apresentou o Relatório Final da Petição n.º 239/XII (2.ª), na qualidade de Relatora, tendo identificado o objeto da Petição, fazendo a sua análise, e referindo as diligências efetuadas, designadamente a audição dos peticionários e os pedidos de informação ao Ministério da Saúde, à Direção-Geral de Saúde, à Ordem dos Médicos (OM), à Ordem dos Enfermeiros, à Comissão de Direitos, Liberdades e Garantias, à Entidade Reguladora da Saúde (ERS) e à Autoridade Central em Serviços de Saúde (ACSS), tendo mencionado no Relatório as que recebeu. A Relatora deu ainda conta das conclusões de uma tese de mestrado, de uma mestranda da London School of Hygiene and Tropical Medicine, cujo tema é o aborto. Na parte relativa à sua opinião disse que continua «a entender que atribuir à interrupção da gravidez por opção da mulher, em pé de igualdade, subsídios de natureza pecuniária que visam a substituição dos rendimentos perdidos por força da situação de incapacidade ou indisponibilidade para o trabalho, por motivo de maternidade, paternidade, adopção e outras causas de interrupção da gravidez, é tratar de modo igual situações antagónicas e conflituantes em matéria de interesses a proteger». Concluiu com o Parecer de que o Relatório deve ser enviado à PAR, para efeitos de agendamento, uma vez que a Petição é subscrita por 4384 assinaturas, dando conhecimento dele aos peticionários, ser publicado e também ser remetido ao Ministro da Saúde. A Deputada Catarina Marcelino disse que é com gosto que, pela primeira vez, está presente numa reunião da Comissão de Saúde. Felicitou a Relatora pelo trabalho produzido. Há um conjunto de cidadãos que recorrentemente falam desta matéria, mas, em sua opinião é uma matéria que não tem sentido discutir agora, considerando não ser oportuno alterar a legislação, pois não é relevante em termos de saúde nem em termos sociais.

4 A Deputada Teresa Caeiro saudou a Deputada Conceição Bessa Ruão pelo trabalho profundo. Não querendo antecipar o debate em Plenário, referiu que a posição do CDS-PP sobre esta matéria é conhecida, mas pessoalmente votou a favor da descriminalização da IVG. A legislação não precisa de ser alterada, mas à semelhança da maioria dos atos médicos, a taxa moderadora deve ser paga e não deve haver um regime de discriminação positiva. A Deputada Carla Cruz cumprimentou a Relatora pelo Parecer. Conhece a posição da Relatora e entende que foi objetiva no seu documento. Considera que foi possível apresentar esta Petição porque há uma ala conservadora e reacionária no país, que não aceitou os avanços que se conseguiram nesta matéria, e que utiliza este e outros instrumentos para colocar em causa o que está pacificado. Quanto às taxas moderadoras, o PCP é contra, pelo que não acompanham a Petição. Quem recorre à IVG, não o faz de ânimo leve, pois trata-se de uma situação muito difícil para as mulheres. O Deputado Ricardo Baptista Leite considera que a legislação sobre a IVG é matéria que merece uma discussão profunda e há sempre margem para melhorar. O referendo não arrumou o assunto, o povo é soberano. Há uma estabilidade legislativa que se pretende, mas não se pode fechar a porta ao debate. Lembrou que, na questão das taxas moderadoras, a Associação Protetora das Famílias defende a introdução de taxas moderadoras nos abortos de repetição. Lembrou também que a objeção de consciência é um direito inalienável dos profissionais de saúde. O Deputado Miguel Santos sublinhou que é favorável à legislação em vigor sobre a IVG. O Relatório Final da Petição está preciso e correto, tendo cumprimentado a Relatora por isso. Toda a gente tem direito a manifestar a sua posição, mas é preciso admitir opiniões contrárias às suas. A Deputada Conceição Bessa Ruão agradeceu os cumprimentos e as intervenções. A Presidente cumprimentou a Relatora pelo trabalho. Colocou à votação o Relatório Final da Petição, que foi aprovado por maioria, com os votos a favor do PSD, PS e CDS-PP, os votos contra do PCP, registando-se a ausência do BE e do PEV. 5. Distribuição, para elaboração de Parecer, da Proposta de Lei n.º 189/XII (3.ª), da ALRAM, sobre «Estratégia nacional para a prevenção e controlo de epidemias da febre do Dengue» A Proposta de Lei n.º 189/XII (3.ª), da ALRAM, sobre «Estratégia nacional para a prevenção e controlo de epidemias da febre do Dengue» foi distribuída ao PS, que indicou o Deputado André Figueiredo para elaboração do respetivo Parecer.

5 6. Outros assuntos A Presidente colocou à discussão o Requerimento, de que deu conta no ponto 1 - Informações, que solicita a audição dos Presidentes dos três Institutos de Oncologia (IPO s) e do Diretor do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas. As Deputados Luísa Salgueiro, Carla Cruz e Teresa Caeiro informaram ter subscrito o requerimento e estarem em condições de o votar. O Deputado Nuno Reis disse que individualmente subscreveria o requerimento, pelo que votará a favor. A Presidente colocou à votação o Requerimento, que foi aprovado por unanimidade, registando-se a ausência do BE e do PEV. A Presidente pediu aos coordenadores dos Grupos Parlamentares para analisarem os pedidos de audiências e que apresentem as suas propostas, em função do critério de oportunidade política. Quanto às visitas a realizar pela Comissão, o Deputado Nuno Reis sugeriu que a próxima fosse a Vila Real e Bragança. A terminar, a Presidente desejou a todos votos de Boas Festas, que foram retribuídos. Audiência da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, sobre o «Relatório do Observatório Nacional da Diabetes, relativo ao ano 2012». (a audiência foi integralmente gravada) O Presidente da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, Dr. Luís Gardete Correia, veio acompanhado pelo Diretor do Programa Nacional da Diabetes, Dr. José Manuel Boavida, e pelo Presidente do Observatório Nacional da Diabetes, Professor Doutor José Luís Medina, que agradeceram a oportunidade de vir apresentar o Relatório do Observatório Nacional da Diabetes, relativo ao ano de 2012, e que foi tornado público no mês de novembro de O Relatório apresenta dados sobre a diabetes no mundo, a epidemiologia da diabetes, o controlo e tratamento da diabetes, as regiões de saúde e a diabetes, os custos da diabetes e factos sobre a diabetes (o que é a diabetes, o que é a hiperglicemia intermédia e quais são os tipos de diabetes). Informaram que a prevalência da diabetes em Portugal, entre os 20 e os 79 anos, atinge 12,9% da população (7,4% diagnosticada e 5,5% não diagnosticada), o que equivale a cerca de um milhão de pessoas e que a prevalência da diabetes tipo I nas crianças até aos 14 anos, atingiu 1764 casos, em A Presidente agradeceu as informações apresentadas pelos responsáveis pela Diabetes, que considerou importantes, e disse que deviam ser tomadas medidas que contrariassem os dados

6 referidos. Propôs que a Comissão de Saúde contribua para este objetivo, apresentando, por exemplo, um Projeto de Resolução, tendo por base as preocupações manifestadas pelo Parliamentary Champions for Diabetes Forum, na Melbourne Declaration on Diabetes, aprovada a 2 de dezembro de 2013, documento que foi entregue à Comissão pelo Dr. José Manuel Boavida. Seguiu-se a colocação de questões por parte dos Deputados Isabel Galriça Neto, Luísa Salgueiro, João Prata e Carla Cruz. A Deputada Isabel Galriça Neto agradeceu as informações e disse estar muito orgulhosa do trabalho desenvolvido nesta área ao longo dos anos e que é bom ver esse trabalho reconhecido. Perguntou o que poderia ser melhorado em termos de cuidados de saúde primários (CSP). A Deputada Luísa Salgueiro cumprimentou todos e perguntou se, ao nível dos CSP, há tendência de inversão da doença e o que se pode fazer aos doentes que ainda não estão diagnosticados e se o protocolo entre a ARSLVT e a APDP vai continuar, dado que a Associação tem feito um grande trabalho e também porque há serviços que só aí são prestados. O Deputado João Prata cumprimentou os responsáveis pela diabetes e agradeceu as informações. Lembrou que a descida do preço dos medicamentos tem contribuído para combater a doença. A ARS Norte tem concentrado esforços nesta área e em parceria com o Hospital de S. João foi desenvolvido um teste inovador para detetar a diabetes, perguntando se já existem resultados. Por oposição à ARS Norte, estão menos evoluídas as ARS do Alentejo e do Algarve. Questionou ainda até que ponto é que na área educativa se podem diminuir os fatores de risco, alertando os jovens. A Deputada Carla Cruz agradeceu a excelência do trabalho desenvolvido e a clareza da transmissão da informação. Há dificuldade de articulação entre os cuidados primários de saúde e os cuidados hospitalares no combate e deteção precoce da doença e gostaria de saber quais as lacunas dessa articulação e se elas se poderão dever a altas precoces ou ao subfinanciamento do SNS. Referiu que o PCP fez uma pergunta ao Governo sobre esta matéria e também sobre a retinopatia diabética, aguardando resposta. Perguntou quais serão as razões para a tendência do aumento do número de pessoas com a doença e se terão a ver com a diminuição do rendimento das famílias e com a alteração dos padrões alimentares e ainda se a medicina do trabalho não deveria ser integrada na saúde. Os responsáveis pela diabetes responderam às questões colocadas. Esclareceram que a população diabética vai «explodir» no mundo inteiro devido à má alimentação, mas também pelo aumento da esperança de vida. Podiam ser feitas campanhas no sentido de criar hábitos alimentares mais saudáveis, nomeadamente uma taxação sobre os alimentos que têm aditivos de

7 açúcar. Em Nova Iorque foram criadas campanhas para reduzir o tamanho das embalagens dos sumos, o pagamento de parte dos ordenados dos funcionários é feito com senhas destinadas à compra de vegetais e também existem políticas a nível do design como, por exemplo, a indicação dos elevadores com uma cor escura e a das escadas e rampas com cores claras e flores. No final, lembraram a importância dos podologistas para o doente diabético, devido ao chamado «pé diabético». A Associação dos Podologistas aguarda a regulamentação da sua profissão e seria importante que fosse enquadrada nos aspetos necessários, com supervisão médica. A Presidente agradeceu os esclarecimentos prestados pelo Dr. Luís Gardete Correia, Dr. José Manuel Boavida, e Professor Doutor José Luís Medina e a documentação que deixaram. Foi uma magnífica sessão e todos ficam mais informados. A terminar, disse que, ela própria, se compromete a apresentar um projeto de resolução. A reunião foi encerrada às 13:20 horas, dela se tendo lavrado a presente ata, a qual, depois de lida e aprovada, será devidamente assinada. Palácio de São Bento, 18 dezembro A PRESIDENTE (MARIA ANTÓNIA DE ALMEIDA SANTOS)

8 Folha de Presenças Estiveram presentes nesta reunião os seguintes Senhores Deputados: Carla Rodrigues Conceição Bessa Ruão Cristóvão Simão Ribeiro Francisco de Assis Isabel Galriça Neto José Junqueiro Laura Esperança Luísa Salgueiro Maria Antónia de Almeida Santos Maria Manuela Tender Miguel Santos Nuno Reis Paula Santos Ricardo Baptista Leite Teresa Caeiro Ana Oliveira Carla Cruz Catarina Marcelino João Prata Rosa Arezes Faltaram os seguintes Senhores Deputados: Couto dos Santos Graça Mota João Semedo Nuno André Figueiredo Estiveram ausentes em trabalho parlamentar os seguintes Senhores Deputados: Elsa Cordeiro Filipe Neto Brandão José Luís Ferreira

COMISSÃO DE SAÚDE ATA NÚMERO 76/XII/ 2.ª SL

COMISSÃO DE SAÚDE ATA NÚMERO 76/XII/ 2.ª SL Aos 23 dias do mês de janeiro de 2013, pelas 10:00 horas, reuniu a Comissão de Saúde, na sala 5 do Palácio de S. Bento, na presença dos Senhores Deputados constantes da folha de presenças que faz parte

Leia mais

COMISSÃO DE SAÚDE ACTA NÚMERO 114/XII/ 3.ª SL

COMISSÃO DE SAÚDE ACTA NÚMERO 114/XII/ 3.ª SL Aos 11 dias do mês de dezembro de 2013, pelas 10:00 horas, reuniu a Comissão de Saúde, na sala 3 do Palácio de S. Bento, na presença dos Senhores Deputados constantes da folha de presenças que faz parte

Leia mais

COMISSÃO PARLAMENTAR DE SAÚDE ACTA NÚMERO 81/XI/ 2.ª SL

COMISSÃO PARLAMENTAR DE SAÚDE ACTA NÚMERO 81/XI/ 2.ª SL ACTA NÚMERO 81/XI/ 2.ª SL Ao primeiro dia do mês de Abril de 2011, pelas 10:30 horas, reuniu a Comissão de Saúde, na Sala 10 do Palácio de S. Bento, na presença dos Senhores Deputados constantes da folha

Leia mais

COMISSÃO DE SAÚDE ATA NÚMERO 113/XII/ 3.ª SL

COMISSÃO DE SAÚDE ATA NÚMERO 113/XII/ 3.ª SL Aos 04 dias do mês de dezembro de 2013, pelas 10:00 horas, reuniu a Comissão de Saúde, na sala 10 do Palácio de S. Bento, na presença dos Senhores Deputados constantes da folha de presenças que faz parte

Leia mais

COMISSÃO DE SAÚDE ATA NÚMERO 53/XII/ 1.ª SL

COMISSÃO DE SAÚDE ATA NÚMERO 53/XII/ 1.ª SL Aos 04 dias do mês de Julho de 2012, pelas 10:00 horas, reuniu a Comissão de Saúde, na sala 8 do Palácio de S. Bento, na presença dos Senhores Deputados constantes da folha de presenças que faz parte integrante

Leia mais

COMISSÃO DE SAÚDE ATA NÚMERO 96/XII/ 2.ª SL

COMISSÃO DE SAÚDE ATA NÚMERO 96/XII/ 2.ª SL Aos 12 dias do mês de junho de 2013, pelas 10:00 horas, reuniu a Comissão de Saúde, na sala 3 do Palácio de S. Bento, na presença dos Senhores Deputados constantes da folha de presenças que faz parte integrante

Leia mais

COMISSÃO DE ECONOMIA, INOVAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS ACTA NÚMERO 56/XIII/ 2.ª SL

COMISSÃO DE ECONOMIA, INOVAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS ACTA NÚMERO 56/XIII/ 2.ª SL Aos 21 dias do mês de setembro de 2016, pelas 10:15 horas, reuniu a Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, na sala 5 do Palácio de S. Bento, na presença dos Senhores Deputados constantes da folha

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA 20 de Janeiro de 2010, 09.00 horas ACTA NÚMERO 10 Presenças: António José Seguro (PS), Telmo Correia (CDS-PP), Duarte Cordeiro (PS), Hortense Martins (PS), João Galamba (PS), Jorge Seguro Sanches (PS),

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA 9 de Fevereiro de 2010, 15.00 horas ACTA NÚMERO 16 Presenças: António José Seguro (PS), António Almeida Henriques (PSD), Duarte Cordeiro (PS), Eurídice Pereira (PS), Glória Araújo (PS), Hortense Martins

Leia mais

COMISSÃO DE SAÚDE ACTA NÚMERO 158/XII/ 4.ª SL

COMISSÃO DE SAÚDE ACTA NÚMERO 158/XII/ 4.ª SL Aos 16 dias do mês de dezembro de 2014, pelas 16:30 horas, reuniu a Comissão de Saúde, na sala 4 do Palácio de S. Bento, na presença dos Senhores Deputados constantes da folha de presenças que faz parte

Leia mais

COMISSÃO DE ASSUNTOS CONSTITUCIONAIS, DIREITOS, LIBERDADES E GARANTIAS ATA NÚMERO 32/XII/2.ª SL

COMISSÃO DE ASSUNTOS CONSTITUCIONAIS, DIREITOS, LIBERDADES E GARANTIAS ATA NÚMERO 32/XII/2.ª SL Aos 13 dias do mês de fevereiro de 2013, pelas 10:40 horas, reuniu a Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, na sala 6 do Palácio de S. Bento, na presença dos Senhores Deputados

Leia mais

COMISSÃO DE ECONOMIA, INOVAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS ACTA NÚMERO 41/XIII/ 1.ª SL

COMISSÃO DE ECONOMIA, INOVAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS ACTA NÚMERO 41/XIII/ 1.ª SL Aos 22 dias do mês de junho de 2016, pelas 09:15 horas, reuniu a Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, na sala 2 do Palácio de S. Bento, na presença dos Senhores Deputados constantes da folha

Leia mais

COMISSÃO DE ECONOMIA E OBRAS PÚBLICAS ATA NÚMERO 115/XII/ 2.ª SL

COMISSÃO DE ECONOMIA E OBRAS PÚBLICAS ATA NÚMERO 115/XII/ 2.ª SL Aos 06 dias do mês de fevereiro de 2013, pelas 10:00 horas, reuniu a Comissão de Economia e Obras Públicas, na sala Senado do Palácio de S. Bento, na presença dos Senhores Deputados constantes da folha

Leia mais

COMISSÃO DE SAÚDE ATA NÚMERO 98/XII/ 2.ª SL

COMISSÃO DE SAÚDE ATA NÚMERO 98/XII/ 2.ª SL Aos 19 dias do mês de junho de 2013, pelas 10:00 horas, reuniu a Comissão de Saúde, na sala 5 do Palácio de S. Bento, na presença dos Senhores Deputados constantes da folha de presenças que faz parte integrante

Leia mais

COMISSÃO PARLAMENTAR DE SAÚDE ACTA NÚMERO 45/XI/ 1.ª SL

COMISSÃO PARLAMENTAR DE SAÚDE ACTA NÚMERO 45/XI/ 1.ª SL COMISSÃO PARLAMENTAR DE SAÚDE ACTA NÚMERO 45/XI/ 1.ª SL Aos 7 dias do mês de Julho de 2010, pelas 10:00 horas, reuniu a Comissão de Saúde, na sala 12 do Palácio de S. Bento, na presença dos Senhores Deputados

Leia mais

COMISSÃO DE SAÚDE ATA NÚMERO 93/XII/ 2.ª SL

COMISSÃO DE SAÚDE ATA NÚMERO 93/XII/ 2.ª SL Aos 22 dias do mês de maio de 2013, pelas 10:00 horas, reuniu a Comissão de Saúde, na sala 3 do Palácio de S. Bento, na presença dos Senhores Deputados constantes da folha de presenças que faz parte integrante

Leia mais

COMISSÃO DE DEFESA NACIONAL ATA NÚMERO 170/XII/ 3.ª SL

COMISSÃO DE DEFESA NACIONAL ATA NÚMERO 170/XII/ 3.ª SL Aos 23 dias do mês de julho de 2014, pelas 10:00 horas, reuniu a Comissão de Defesa Nacional, na sala 8 do Palácio de S. Bento, na presença dos Senhores Deputados constantes da folha de presenças que faz

Leia mais

COMISSÃO DE SAÚDE ATA NÚMERO 28/XIII/ 1.ª SL

COMISSÃO DE SAÚDE ATA NÚMERO 28/XIII/ 1.ª SL Aos 04 dias do mês de maio de 2016, pelas 10:00 horas, reuniu a Comissão de Saúde, na sala 5 do Palácio de S. Bento, na presença dos Senhores Deputados constantes da folha de presenças que faz parte integrante

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA 17 de Fevereiro de 2009, 15.00 Horas \ ACTA NÚMERO 86 Presenças: Helena Lopes da Costa (PSD), Miguel Tiago (PCP), Bravo Nico (PS), Fernanda Asseiceira (PS), Fernando Cabral (PS), João Bernardo (PS), Luís

Leia mais

COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS ATA NÚMERO 14/XIII/ 1.ª SL

COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS ATA NÚMERO 14/XIII/ 1.ª SL Aos 11 dias do mês de fevereiro de 2016, pelas 17:30 horas, reuniu a Comissão de Assuntos Europeus, na sala 6 do Palácio de S. Bento, na presença dos Senhores Deputados constantes da folha de presenças

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho. Capítulo I INTRODUÇÃO

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho. Capítulo I INTRODUÇÃO RELATÓRIO E PARECER SOBRE A PROPOSTA DE RESOLUÇÃO Nº 3/XI 1.º ORÇAMENTO SUPLEMENTAR DA PARA O ANO DE 2017 Capítulo I INTRODUÇÃO A reuniu no dia 21 de junho de 2017, na sede da Assembleia Legislativa da

Leia mais

COMISSÃO DE ECONOMIA E OBRAS PÚBLICAS ATA NÚMERO 147/XII/ 2.ª SL

COMISSÃO DE ECONOMIA E OBRAS PÚBLICAS ATA NÚMERO 147/XII/ 2.ª SL Aos 19 dias do mês de junho de 2013, pelas 09:30 horas, reuniu a Comissão de Economia e Obras Públicas, na sala 1 do Palácio de S. Bento, na presença dos Senhores Deputados constantes da folha de presenças

Leia mais

ACTA NÚMERO 40/XI/ 1.ª SL

ACTA NÚMERO 40/XI/ 1.ª SL COMISSÃO DE ÉTICA, SOCIEDADE E CULTURA ACTA NÚMERO 40/XI/ 1.ª SL Aos 06 dias do mês de Abril de 2010, pelas 14:30 horas, reuniu a Comissão de Ética, Sociedade e Cultura, na Sala 7 do Palácio de S. Bento,

Leia mais

COMISSÃO DE ECONOMIA E OBRAS PÚBLICAS ATA NÚMERO 76/XII/ 1.ª SL

COMISSÃO DE ECONOMIA E OBRAS PÚBLICAS ATA NÚMERO 76/XII/ 1.ª SL Aos 15 dias do mês de Junho de 2012, pelas 15:30 horas, reuniu a Comissão de Economia e Obras Públicas, na sala 1 do Palácio de S. Bento, na presença dos Senhores Deputados constantes da folha de presenças

Leia mais

N OTA D E A D M I S S I B I L I D A D E

N OTA D E A D M I S S I B I L I D A D E N OTA D E A D M I S S I B I L I D A D E Petição n.º 295/XII/3.ª ASSUNTO: Solicitam a integração dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica, em exercício de funções públicas na Administração Central, com

Leia mais

COMISSÃO DE SAÚDE ATA NÚMERO 41/XIII/ 2.ª SL

COMISSÃO DE SAÚDE ATA NÚMERO 41/XIII/ 2.ª SL Aos 21 dias do mês de setembro de 2016, pelas 10:00 horas, reuniu a Comissão de Saúde, na sala 2 do Palácio de S. Bento, na presença dos Senhores Deputados constantes da folha de presenças que faz parte

Leia mais

COMISSÃO DE SAÚDE ACTA NÚMERO 145/XII/ 4.ª SL

COMISSÃO DE SAÚDE ACTA NÚMERO 145/XII/ 4.ª SL Aos 24 dias do mês de setembro de 2014, pelas 14:00 horas, reuniu a Comissão de Saúde, na sala 2 do Palácio de S. Bento, na presença dos Senhores Deputados constantes da folha de presenças que faz parte

Leia mais

ACTA NÚMERO 9/XI/ 1.ª SL

ACTA NÚMERO 9/XI/ 1.ª SL COMISSÃO PARLAMENTAR DE SAÚDE ACTA NÚMERO 9/XI/ 1.ª SL Aos 06 dias do mês de Janeiro de 2010, pelas 10:00 horas, reuniu a Comissão de Saúde, na sala 8 do Palácio de S. Bento, na presença dos Senhores Deputados

Leia mais

COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS ATA NÚMERO 117/XIII/ 2.ª SL

COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS ATA NÚMERO 117/XIII/ 2.ª SL Aos 11 dias do mês de julho de 2017, pelas 15:00 horas, reuniu a Comissão de Assuntos Europeus, na sala 3 do Palácio de S. Bento, na presença dos Senhores Deputados constantes da folha de presenças que

Leia mais

COMISSÃO DE DEFESA NACIONAL ACTA NÚMERO 11/XI/1.ª SL

COMISSÃO DE DEFESA NACIONAL ACTA NÚMERO 11/XI/1.ª SL COMISSÃO DE DEFESA NACIONAL ACTA NÚMERO 11/XI/1.ª SL Aos nove dias do mês de Fevereiro de dois mil e dez, pelas catorze horas e trinta minutos, reuniu a Comissão de Defesa Nacional (CDN), na sala cinco

Leia mais

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores COMISSÃO DE POLÍTICA GERAL INTRODUÇÃO

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores COMISSÃO DE POLÍTICA GERAL INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO A Comissão de Política Geral reuniu no dia 04 de janeiro de 2016 para, no âmbito das suas competências, proceder à apreciação do Projeto de Resolução do BE Descentralização dos procedimentos

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho. Capítulo I INTRODUÇÃO

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho. Capítulo I INTRODUÇÃO RELATÓRIO E PARECER SOBRE A PROPOSTA DE RESOLUÇÃO N.º 12/XI, QUE APROVA O ORÇAMENTO DA PARA O ANO DE 2019. Capítulo I INTRODUÇÃO A reuniu no dia 14 de setembro de 2018, na delegação da Assembleia Legislativa

Leia mais

COMISSÃO PARLAMENTAR DE SAÚDE ACTA NÚMERO 58/XI/2.ª SL

COMISSÃO PARLAMENTAR DE SAÚDE ACTA NÚMERO 58/XI/2.ª SL COMISSÃO PARLAMENTAR DE SAÚDE ACTA NÚMERO 58/XI/2.ª SL Aos 25 dias do mês de Novembro de 2010, pelas 15:00 horas, reuniu a Comissão de Saúde, na sala 5 do Palácio de S. Bento, na presença dos Senhores

Leia mais

invalidez e velhice pelos trabalhadores da Empresa Nacional de Urânio, S.A. (PS);

invalidez e velhice pelos trabalhadores da Empresa Nacional de Urânio, S.A. (PS); ACTA N.º 78/X/4.ª Aos vinte e sete dias do mês de Janeiro do ano dois mil e nove reuniu, pelas quinze horas e dez minutos, na sala nove, a Comissão de Trabalho, Segurança Social e Administração Pública,

Leia mais

COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS ATA NÚMERO 46/XII/ 1.ª SL

COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS ATA NÚMERO 46/XII/ 1.ª SL Aos 03 dias do mês de Abril de 2012, pelas 16:30 horas, reuniu a Comissão de Assuntos Europeus, para a primeira parte da reunião na sala 7 e para a segunda parte na sala 11 do Palácio de S. Bento, na presença

Leia mais

COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS ATA NÚMERO 105/XII/ 2.ª SL

COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS ATA NÚMERO 105/XII/ 2.ª SL Aos 26 dias do mês de março de 2013, pelas 15:30 horas, reuniu a Comissão de Assuntos Europeus, na sala 10 do Palácio de S. Bento, na presença dos Senhores Deputados constantes da folha de presenças que

Leia mais

COMISSÃO DE TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL ATA NÚMERO 122/XIII/ 3.ª SL

COMISSÃO DE TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL ATA NÚMERO 122/XIII/ 3.ª SL Aos 13 dias do mês de dezembro de 2017, pelas 11:00 horas, reuniu a Comissão de Trabalho e Segurança Social, na sala 4 do Palácio de S. Bento, na presença dos Senhores Deputados constantes da folha de

Leia mais

COMISSÃO DE TRABALHO, SEGURANÇA SOCIAL E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ACTA N.º 94/X/4.ª

COMISSÃO DE TRABALHO, SEGURANÇA SOCIAL E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ACTA N.º 94/X/4.ª ACTA N.º 94/X/4.ª Aos dezanove dias do mês de Maio do ano dois mil e nove reuniu, pelas catorze horas e quarenta e cinco minutos, na sala do Senado, a Comissão de Trabalho, Segurança Social e Administração

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS CONSTITUCIONAIS, DIREITOS, LIBERDADES E GARANTIAS Audição da Associação Dignidade no âmbito da apreciação

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS CONSTITUCIONAIS, DIREITOS, LIBERDADES E GARANTIAS Audição da Associação Dignidade no âmbito da apreciação ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS CONSTITUCIONAIS, DIREITOS, LIBERDADES E GARANTIAS Audição da Associação Dignidade no âmbito da apreciação da Petição n.º 530/XIII/3.ª que Solicita alteração

Leia mais

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores CAPÍTULO I GENERALIDADES A é constituída pelos seguintes Deputados: Do Partido Socialista (PS) Maria de Fátima Ferreira Maria Isabel Quinto Graça Silva João Paulo Ávila Renata Correia Botelho Susana Costa

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho. Capítulo I INTRODUÇÃO

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho. Capítulo I INTRODUÇÃO RELATÓRIO E PARECER SOBRE A PROPOSTA DE RESOLUÇÃO N.º 5/XI, RELATIVA À CONTA DE GERÊNCIA DA REFERENTE AO ANO DE 2016. Capítulo I INTRODUÇÃO A reuniu no dia 16 de janeiro de 2018, na sede da Assembleia

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Subcomissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho. Capítulo I INTRODUÇÃO

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Subcomissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho. Capítulo I INTRODUÇÃO RELATÓRIO E PARECER SOBRE A PROPOSTA DE RESOLUÇÃO N.º 6/XI, QUE APROVA O ORÇAMENTO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES PARA O ANO DE 2018. Capítulo I INTRODUÇÃO A Comissão de Assuntos

Leia mais

VOTAÇÕES EFETUADAS EM VOTAÇÃO NA GENERALIDADE

VOTAÇÕES EFETUADAS EM VOTAÇÃO NA GENERALIDADE VOTAÇÕES EFETUADAS EM 2015-12-18 VOTAÇÃO NA GENERALIDADE Proposta de Lei n.º 1/XIII/1.ª (ALRAA) - Programa especial de apoio social para a Ilha Terceira; Aprovada por unanimidade Baixa à 10.ª Comissão

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Subcomissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho. Capítulo I INTRODUÇÃO

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Subcomissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho. Capítulo I INTRODUÇÃO RELATÓRIO E PARECER SOBRE A PROPOSTA DE LEI N.º 39/XIII/2.ª (ALRAM), QUE PROCEDE À 13.ª ALTERAÇÃO AO CÓDIGO DO TRABALHO E À 4.ª ALTERAÇÃO AO DECRETO-LEI N.º 91/2009, DE 9 DE ABRIL, NA SUA REDAÇÃO ATUAL,

Leia mais

Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto. Ofício n.º 94/12.ª-CCCJD/2016

Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto. Ofício n.º 94/12.ª-CCCJD/2016 Excelentíssimo Senhor Vice-Presidente da Assembleia da República Deputado José de Matos Correia Ofício n.º 94/12.ª-CCCJD/2016 21.junho.2017 Assunto: Relatório Final da Petição n.º 274/XIII/2.ª Junto remeto

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho. Capítulo I INTRODUÇÃO

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho. Capítulo I INTRODUÇÃO RELATÓRIO E PARECER SOBRE O PROJETO DE RESOLUÇÃO N.º 96/XI (PS, PSD, CDS-PP, BE, PCP E PPM) RECOMENDA A CRIAÇÃO, NO ÂMBITO DA COMISSÃO PERMANENTE DE ASSUNTOS PARLAMENTARES AMBIENTE E TRABALHO, DE UM GRUPO

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA 20 de Dezembro de 2010, 18:00 ACTA NÚMERO 66 Presenças: António José Seguro (PS), Telmo Correia (CDS-PP), Eurídice Pereira (PS), Hortense Martins (PS), João Galamba (PS), José Ribeiro (PS), Teresa Venda

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho RELATÓRIO E PARECER SOBRE A PROPOSTA DE LEI N.º 17/XIII/1.ª (ALRAM) TERCEIRA ALTERAÇÃO À LEI N.º 54/2005, DE 15 DE NOVEMBRO, RETIFICADA PELA DECLARAÇÃO DE RETIFICAÇÃO N.º 4/2006, DE 16 DE JANEIRO, E ALTERADA

Leia mais

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores CAPÍTULO I Generalidades A é constituída pelos seguintes Deputados: Do Partido Socialista (PS) - Arlinda Nunes - Catarina Moniz Furtado - Cecília Pavão - Graça Silva - Lúcio Rodrigues - Nuno Meneses -

Leia mais

ATA NÚMERO 236/XIII/4.ª SL

ATA NÚMERO 236/XIII/4.ª SL ATA NÚMERO 236/XIII/4.ª SL Aos catorze dias do mês de novembro de 2018, pelas 09:00 horas, reuniu a Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, na sala de sessões do Palácio de S. Bento,

Leia mais

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores CAPÍTULO I Introdução A Subcomissão da Comissão Permanente de Assuntos Sociais da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores apreciou e emitiu parecer, na sequência do solicitado por Sua Excelência

Leia mais

COMISSÃO DE DEFESA NACIONAL

COMISSÃO DE DEFESA NACIONAL ATA NÚMERO 140/XIII/3.ª SL Aos 11 dias do mês de julho de 2018, pelas 17.00 horas, reuniu na sala 8 do Palácio de S. Bento a Comissão de Defesa Nacional, na presença dos Senhores Deputados constantes da

Leia mais

ATA DA REUNIÃO DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DE 23 DE FEVEREIRO DE 2017

ATA DA REUNIÃO DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DE 23 DE FEVEREIRO DE 2017 ATA DA REUNIÃO DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DE 23 DE FEVEREIRO DE 2017 Aos vinte e três dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e dezassete, no Anfiteatro 23.1.6 do Complexo Pedagógico, Científico

Leia mais

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores CAPÍTULO I Introdução A da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores procedeu à apreciação, relato e emissão de parecer, na sequência do solicitado por Sua Excelência Presidente da Assembleia

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 490/VIII ENQUADRAMENTO DO ENSINO SUPERIOR POLITÉCNICO NAS REGIÕES AUTÓNOMAS DOS AÇORES E DA MADEIRA

PROJECTO DE LEI N.º 490/VIII ENQUADRAMENTO DO ENSINO SUPERIOR POLITÉCNICO NAS REGIÕES AUTÓNOMAS DOS AÇORES E DA MADEIRA PROJECTO DE LEI N.º 490/VIII ENQUADRAMENTO DO ENSINO SUPERIOR POLITÉCNICO NAS REGIÕES AUTÓNOMAS DOS AÇORES E DA MADEIRA O ensino superior necessita de soluções particulares nas Regiões Autónomas dos Açores

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho RELATÓRIO E PARECER SOBRE O PROJETO DE LEI N.º 765/XII TRANSPARÊNCIA DOS TITULARES DE CARGOS POLÍTICOS E ALTOS CARGOS PÚBLICOS Capítulo I INTRODUÇÃO A procedeu à apreciação, relato e emissão de parecer,

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho. Capítulo I INTRODUÇÃO

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho. Capítulo I INTRODUÇÃO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho RELATÓRIO E PARECER SOBRE O PROJETO DE RESOLUÇÃO N.º 76/XI (PSD), QUE RECOMENDA AO GOVERNO QUE

Leia mais

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIA

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIA ACTA NÚMERO 04 25.Novembro.2009 Aos vinte e cinco dias do mês de Novembro de dois mil e nove, pelas onze horas, reuniu, na Sala 8 do Palácio de São Bento, em Lisboa, a Comissão de Educação e Ciência, na

Leia mais

COMISSÃO DE TRABALHO, SEGURANÇA SOCIAL E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ACTA N.º 93/X/4.ª

COMISSÃO DE TRABALHO, SEGURANÇA SOCIAL E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ACTA N.º 93/X/4.ª ACTA N.º 93/X/4.ª Aos treze dias do mês de Maio do ano dois mil e nove reuniu, pelas dez horas e quarenta e cinco minutos, na sala quatro, a Comissão de Trabalho, Segurança Social e Administração Pública,

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho RELATÓRIO DE ATIVIDADES N.º 11/2018, DA COMISSÃO DE ASSUNTOS PARLAMENTARES, AMBIENTE E TRABALHO, ELABORADO AO ABRIGO DO ARTIGO 103.º DO REGIMENTO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES.

Leia mais

PROPOSTA DE LEI N.º 68/VIII AUTORIZAÇÃO PARA CONTRACÇÃO DE EMPRÉSTIMOS EXTERNOS PELA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

PROPOSTA DE LEI N.º 68/VIII AUTORIZAÇÃO PARA CONTRACÇÃO DE EMPRÉSTIMOS EXTERNOS PELA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES PROPOSTA DE LEI N.º 68/VIII AUTORIZAÇÃO PARA CONTRACÇÃO DE EMPRÉSTIMOS EXTERNOS PELA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Pela Lei n.º 30-C/2000, de 29 de Dezembro, da contracção de empréstimos pela Região Autónoma

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho RELATÓRIO E PARECER SOBRE O PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO PARA QUE O DEPUTADO LIZUARTE MANUEL MACHADO PRESTE DEPOIMENTO, NA QUALIDADE DE TESTEMUNHA, NO ÂMBITO DA AÇÃO DE PROCESSO COMUM N.º 12/14.7T9SRQ, QUE CORRE

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Subcomissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho. Capítulo I INTRODUÇÃO

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Subcomissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho. Capítulo I INTRODUÇÃO RELATÓRIO E PARECER SOBRE O PROJETO DE LEI N.º 600/XIII/2.ª (PCP), QUE CLARIFICA E REFORÇA A DEFESA DOS DIREITOS DOS TRABALHADORES EM CASO DE TRANSMISSÃO DE EMPRESA OU ESTABELECIMENTO. Capítulo I INTRODUÇÃO

Leia mais

ATA DA REUNIÃO DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DE 26 DE FEVEREIRO DE 2016

ATA DA REUNIÃO DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DE 26 DE FEVEREIRO DE 2016 ATA DA REUNIÃO DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DE 26 DE FEVEREIRO DE 2016 Aos vinte e seis dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e dezasseis, no Anfiteatro 11.1.3 do Departamento de Matemática, no

Leia mais

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores CAPÍTULO I GENERALIDADES A é constituída pelos seguintes Deputados: Do Partido Socialista (PS) Maria de Fátima Ferreira Maria Isabel Quinto Graça Silva João Paulo Ávila Renata Correia Botelho Susana Costa

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Subcomissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho. Capítulo I INTRODUÇÃO

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Subcomissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho. Capítulo I INTRODUÇÃO RELATÓRIO E PARECER SOBRE PROJETO DE LEI N.º 354/XIII/2.ª (PCP), QUE REFORÇA A PROTEÇÃO DAS TRABALHADORAS GRÁVIDAS, PUÉRPERAS E LACTANTES E DE TRABALHADORES NO GOZO DE LICENÇA PARENTAL E PROCEDE À ALTERAÇÃO

Leia mais

~ :-:.,,..,.,.,-.,:-:,-:-,,..,.,,..: I 1111 :.,.,,..,.,-:-,,..,.,,..,., -:-:.,:-:, iiiiiiiiiillllliiiiiiiiii. AssEMBLEIA DA lçepública

~ :-:.,,..,.,.,-.,:-:,-:-,,..,.,,..: I 1111 :.,.,,..,.,-:-,,..,.,,..,., -:-:.,:-:, iiiiiiiiiillllliiiiiiiiii. AssEMBLEIA DA lçepública ~ :-:.,,..,.,.,-.,:-:,-:-,,..,.,,..: I 1111 :.,.,,..,.,-:-,,..,.,,..,., -:-:.,:-:, iiiiiiiiiillllliiiiiiiiii AssEMBLEIA DA lçepública Relatório Final Petição n. 0 150/XIII/1. a Relatora: Susana Lamas (PSD)

Leia mais

COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS ATA NÚMERO 101/XII/ 2.ª SL

COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS ATA NÚMERO 101/XII/ 2.ª SL Aos 13 dias do mês de março de 2013, pelas 10:30 horas, reuniu a Comissão de Assuntos Europeus, na sala 8 do Palácio de S. Bento, na presença dos Senhores Deputados constantes da folha de presenças que

Leia mais

Comissão Economia e Obras Públicas

Comissão Economia e Obras Públicas Relatório de Atividades XII Legislatura 3.ª Sessão Legislativa Este Relatório de Atividades foi aprovado por unanimidade, registando-se a ausência do PEV, na reunião de 24 de setembro de 2014. 1 INDICE

Leia mais

Grupo Parlamentar. Projeto de Lei n.º 455/XIII/2.ª

Grupo Parlamentar. Projeto de Lei n.º 455/XIII/2.ª Grupo Parlamentar Projeto de Lei n.º 455/XIII/2.ª Procede à 11.ª Alteração à Lei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro, que aprova o Código do Trabalho, à 4.ª alteração ao Decreto- Lei n.º 91/2009, de 9 de abril,

Leia mais

Comissão de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas ACTA NÚMERO 40/XI

Comissão de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas ACTA NÚMERO 40/XI Comissão de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas ACTA NÚMERO 40/XI Aos 28 dias do mês de Outubro de 2010, pelas 17:00 horas, reuniu a Comissão de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, na

Leia mais

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores. Capítulo I Introdução

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores. Capítulo I Introdução Capítulo I Introdução A reuniu no dia 28 de setembro de 2018, na Delegação da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, na cidade de Ponta Delgada, a fim de proceder à audição da Dra. Luísa

Leia mais

COMISSÃO DE ECONOMIA E OBRAS PÚBLICAS ATA NÚMERO 69/XII/ 1.ª SL

COMISSÃO DE ECONOMIA E OBRAS PÚBLICAS ATA NÚMERO 69/XII/ 1.ª SL Aos 09 dias do mês de Maio de 2012, pelas 11:00 horas, reuniu a Comissão de Economia e Obras Públicas, na sala 5 do Palácio de S. Bento, na presença dos Senhores Deputados constantes da folha de presenças

Leia mais

A Diabetes: que desafio?

A Diabetes: que desafio? A Diabetes: que desafio? José Manuel Boavida Director do Programa Nacional para a Diabetes Audição na Comissão Parlamentar da Saúde Assembleia da República 25 Fevº 2015 Prevalência da Diabetes Prevalência

Leia mais

COMISSÃO DE DEFESA NACIONAL ATA NÚMERO 49/XIII/ 2.ª SL

COMISSÃO DE DEFESA NACIONAL ATA NÚMERO 49/XIII/ 2.ª SL COMISSÃO DE DEFESA NACIONAL ATA NÚMERO 49/XIII/ 2.ª SL Aos vinte dias do mês de setembro de 2016, pelas 15:00 horas, reuniu a Comissão de Defesa Nacional, na sala 8 do Palácio de S. Bento, na presença

Leia mais

ASSUNTO: Pobreza não paga a dívida / Pela renegociação já.

ASSUNTO: Pobreza não paga a dívida / Pela renegociação já. N OTA D E A D M I S S I B I L I D A D E Petição n.º 330/XII/3.ª ASSUNTO: Pobreza não paga a dívida / Pela renegociação já. Entrada na Assembleia da República: 30 de janeiro de 2014. Nº de assinaturas:

Leia mais

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores CAPÍTULO I Introdução A da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores procedeu à apreciação, relato e emissão de parecer, na sequência do solicitado por Sua Excelência Presidente da Assembleia

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES. Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho. Capítulo I INTRODUÇÃO

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES. Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho. Capítulo I INTRODUÇÃO RELATÓRIO DE ATIVIDADES N.º 7/2018, DA COMISSÃO DE ASSUNTOS PARLAMENTARES, AMBIENTE E TRABALHO, ELABORADO AO ABRIGO DO ARTIGO 103.º DO REGIMENTO DA. Capítulo I INTRODUÇÃO 1. Constituição da Comissão A

Leia mais

COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS ATA NÚMERO 127/XII/ 2.ª SL

COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS ATA NÚMERO 127/XII/ 2.ª SL Aos 10 dias do mês de setembro de 2013, pelas 16:00 horas, reuniu a Comissão de Assuntos Europeus, na sala 10 do Palácio de S. Bento, na presença dos Senhores Deputados constantes da folha de presenças

Leia mais

COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS ATA NÚMERO 192/XII/ 4.ª SL

COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS ATA NÚMERO 192/XII/ 4.ª SL Aos 10 dias do mês de fevereiro de 2015, pelas 10h00 horas, reuniu, em audiência do Embaixador do Canadá promovida pelo Grupo Parlamentar de Amizade Portugal- Canadá, a Comissão de Assuntos Europeus, conjuntamente

Leia mais

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores COMISSÃO DE ASSUNTOS PARLAMENTARES, AMBIENTE E TRABALHO RELATÓRIO E PARECER

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores COMISSÃO DE ASSUNTOS PARLAMENTARES, AMBIENTE E TRABALHO RELATÓRIO E PARECER RELATÓRIO E PARECER SOBRE A PROPOSTA DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 0017/2006 RESERVA FLORESTAL DE RECREIO DAS MACELAS, NA FREGUESIA DE SANTO AMARO, CONCELHO DE VELAS, ILHA DE SÃO JORGE. Ponta Delgada,

Leia mais

ATA N.º 6/

ATA N.º 6/ ATA N.º 6/2017 SESSÃO ORDINÁRIA REALIZADA EM 2017-11-03 Página 1 de 10 --------------------------------------ATA N.º 6/2017 -------------------------------------------- SESSÃO EXTRAORDINÁRIA PÚBLICA DA

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 953/XIII/3ª UNIVERSALIZAÇÃO DOS CUIDADOS DE SAÚDE ORAL NO SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE

PROJETO DE LEI Nº 953/XIII/3ª UNIVERSALIZAÇÃO DOS CUIDADOS DE SAÚDE ORAL NO SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE PROJETO DE LEI Nº 953/XIII/3ª UNIVERSALIZAÇÃO DOS CUIDADOS DE SAÚDE ORAL NO SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE A saúde oral é essencial para o bem-estar e a qualidade de vida de cada cidadão, cabendo ao Estado

Leia mais

16 de Dezembro de 2008, Horas

16 de Dezembro de 2008, Horas 16 de Dezembro de 2008, 15.00 Horas ACTA NÚMERO 79 Presenças: António José Seguro (PS), Helena Lopes da Costa (PSD), Miguel Tiago (PCP), Bravo Nico (PS), Fernanda Asseiceira (PS), Fernando Cabral (PS),

Leia mais

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES ASSEMBLEIA LEGISLATIVA REGIONAL Gabinete do Presidente

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES ASSEMBLEIA LEGISLATIVA REGIONAL Gabinete do Presidente Diário da Sessão n.º 030 de 24/10/01 Presidente: Passemos agora ao ponto 3 da nossa ordem de trabalhos que é a análise e votação da Proposta de Decreto Legislativo Regional, relativa aos princípios e normas

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Subcomissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Subcomissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho RELATÓRIO E PARECER SOBRE O PROJETO DE LEI N.º 1027/XIII/4.ª (PEV) - CONSAGRA O PRINCÍPIO DO TRATAMENTO MAIS FAVORÁVEL AO TRABALHADOR (ALTERAÇÃO AO CÓDIGO DE TRABALHO APROVADO PELA LEI 7/2009, DE 12 DE

Leia mais

Comissão de Educação, Ciência e Cultura

Comissão de Educação, Ciência e Cultura ATA NÚMERO 120/XII/2ª SL 02.abril.2013 15h00 Aos 2 dias do mês de abril de 2013, pelas 15:00 horas, reuniu a Comissão de Educação, Ciência e Cultura, na sala 02, do Palácio de S. Bento, na presença dos

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA 28 de Outubro de 2010, 15:00 ACTA NÚMERO 54 Presenças: António José Seguro (PS), Telmo Correia (CDS-PP), Eurídice Pereira (PS), Glória Araújo (PS), Hortense Martins (PS), Jorge Seguro Sanches (PS), José

Leia mais

COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS ATA NÚMERO 197/XII/ 4.ª SL

COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS ATA NÚMERO 197/XII/ 4.ª SL Aos 04 dias do mês de março de 2015, pelas 18:11 horas, reuniu a Comissão de Assuntos Europeus, na sala 2 do Palácio de S. Bento, na presença dos Senhores Deputados constantes da folha de presenças que

Leia mais

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores CAPÍTULO I Introdução A da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores procedeu à apreciação, relato e emissão de parecer, na sequência do solicitado por Sua Excelência Presidente da Assembleia

Leia mais

Projecto de Lei nº 698/X/4SL (PCP) Estabelece um regime de apoio aos estudantes do ensino superior.

Projecto de Lei nº 698/X/4SL (PCP) Estabelece um regime de apoio aos estudantes do ensino superior. Parecer Projecto de Lei nº 698/X/4SL (PCP) Estabelece um regime de apoio aos estudantes do ensino superior. Relator: Deputado André Almeida (PSD) 1 Índice Parte I Considerandos da Comissão ----------------

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES TRABALHOS DA COMISSÃO A Subcomissão da Comissão Permanente de Economia reuniu no dia 23 de novembro de 2018, na delegação da ALRAA em Ponta Delgada, São Miguel, com recurso a videoconferência e procedeu

Leia mais

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores CAPÍTULO I GENERALIDADES A é constituída pelos seguintes Deputados: Do Partido Socialista (PS) Maria de Fátima Ferreira Maria Isabel Quinto Graça Silva João Paulo Ávila Renata Correia Botelho Susana Costa

Leia mais

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores CAPÍTULO I Introdução A 26 de setembro de 2017 deu entrada na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores uma petição, à qual foi atribuído o nº 18/XI, intitulada Pela dignificação do trabalho

Leia mais

Relatório de Atividades Grupo de Trabalho - Regime Jurídico da Partilha de Dados Informáticos (PJL PCP)

Relatório de Atividades Grupo de Trabalho - Regime Jurídico da Partilha de Dados Informáticos (PJL PCP) Relatório de Atividades Grupo de Trabalho - Regime Jurídico da Partilha de Dados Informáticos (PJL- 228 - PCP) Coordenadora: Deputada Isilda Aguincha (PSD) 1 INDICE I. INTRODUÇÃO II. III. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho. Capítulo I INTRODUÇÃO

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho. Capítulo I INTRODUÇÃO RELATÓRIO E PARECER SOBRE O PEDIDO DE LEVANTAMENTO DE IMUNIDADE PARLAMENTAR DA DEPUTADA ZURAIDA MARIA DE ALMEIDA SOARES A FIM DE SER CONSTITUÍDA ARGUIDA E SER INTERROGADA NO ÂMBITO DO PROCESSO DE INQUÉRITO

Leia mais

RELATÓRIO DE DISCUSSÃO E VOTAÇÃO NA ESPECIALIDADE

RELATÓRIO DE DISCUSSÃO E VOTAÇÃO NA ESPECIALIDADE RELATÓRIO DE DISCUSSÃO E VOTAÇÃO NA ESPECIALIDADE - Apreciação Parlamentar n.º 23/XIII (1.ª) BE - Decreto-Lei nº 57/2016, de 29 de agosto, que "aprova um regime de contratação de doutorados destinado a

Leia mais

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores CAPÍTULO I GENERALIDADES A é constituída pelos seguintes Deputados: Do Partido Socialista (PS) Maria de Fátima Ferreira Maria Isabel Quinto Graça Silva João Paulo Ávila Renata Correia Botelho Susana Costa

Leia mais

Guia de Boas Práticas sobre Requerimentos e Perguntas dos Deputados

Guia de Boas Práticas sobre Requerimentos e Perguntas dos Deputados Guia de Boas Práticas sobre Requerimentos e Perguntas dos Deputados Resolução da Assembleia da República n.º 18/2008, de 15 de maio (TP) 1 A Assembleia da República resolve, nos termos do n.º 5 do artigo

Leia mais

Relatório Final. Estudo às Psicognosis na. José Luís Ferreira (PEV) Raia Central Petição n. 221/XII/2.a N. de assinaturas: 1.

Relatório Final. Estudo às Psicognosis na. José Luís Ferreira (PEV) Raia Central Petição n. 221/XII/2.a N. de assinaturas: 1. liii liii iiiiiiii iii ii,. Ii ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA Relatório Final 1 Peticionário: ASPSI Associação de Apoio e Estudo às Psicognosis na Raia Central Petição n. 221/XII/2.a N. de assinaturas: 1 Relator:

Leia mais