RESOLUÇÃO N 001, DE 12 DE AGOSTO DE 2013 RESOLUÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RESOLUÇÃO N 001, DE 12 DE AGOSTO DE 2013 RESOLUÇÃO"

Transcrição

1 Resolução Nº 001 CUNTINS, de 12/08/2013 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS/CAMETÁ RESOLUÇÃO N 001, DE 12 DE AGOSTO DE 2013 Regulamenta critérios, atividades, pontuações e respectivos pesos a serem considerados, no Campus Universitário do Tocantins/Cametá, para as provas escrita, didática, de memorial e para julgamento de títulos, nos Concurso Público para ingresso no Magistério Superior. O COORDENADOR DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS/CAMETÁ, no uso das atribuições que lhe conferem o Estatuto e Regimento Geral da UFPA e o Regimento do Campus, atendendo ao disposto na RESOLUÇÃO N CONSEPE, de 23 de maio de 2013 e em cumprimento à decisão do Conselho do Campus Universitário do Tocantins/Cametá, promulga a seguinte RESOLUÇÃO DOS CRITÉRIOS, ATIVIDADES, PONTUAÇÕES E RESPECTIVOS PESOS A SEREM CONSIDERADOS PARA AS PROVAS ESCRITA, DIDÁTICA, DE MEMORIAL E PARA JULGAMENTO DE TÍTULOS TITULO I DA VALORAÇÃO DA PROVA ESCRITA Art. 1. A avaliação da Prova Escrita observará os critérios abaixo discriminados, na base do art. 19 da RESOLUÇÃO N CONSEPE, de 23 de maio de 2013, com a valoração respectiva (): I. Apresentação: introdução - desenvolvimento conclusão (2,0); II. Conteúdo e desenvolvimento do tema: organização, coerência, clareza de ideias, extensão, atualização e profundidade (6,0) III. Linguagem: uso adequado da terminologia técnica, propriedade, clareza, precisão e correção gramatical (2,0).

2 Resolução Nº 001 CUNTINS, de 12/08/2013 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS/CAMETÁ TÍTULO II DA VALORAÇÃO DA PROVA DIDÁTICA Art. 2. A prova didática destina-se à avaliação do desempenho didáticopedagógico do candidato quanto aos seguintes critérios (art. 20, 1º, da RESOLUÇÃO N CONSEPE, de 23 de maio de 2013): I. Planejamento, organização e clareza da aula (5,0); II. Extensão, atualização e profundidade dos conhecimentos do candidato (5,0 ). TÍTULO III DA VALORAÇÃO DA PROVA DE MEMORIAL Art. 3. Na prova de Memorial para professor Titular, a Comissão Examinadora, com base no art. 23 da RESOLUÇÃO N CONSEPE, de 23 de maio de 2013, deverá avaliar os seguintes aspectos, com a valoração a seguir: I. Domínio dos temas e ideias que tenham dado sustentação ao Memorial, atentando, de modo especial, para sua pertinência em relação à área de conhecimento do Concurso (2,0); II. Consistência teórica, formativa e prática (1,0); III. Extensão e profundidade dos conhecimentos do candidato na área específica do Concurso (2,0); IV. Pertinência, adequação e atualidade das referências bibliográficas (1,0); V. Dados da carreira do candidato que revelem liderança acadêmica e científica; (1,0); VI. Participação do candidato em programas de ensino, pesquisa e extensão, bem como em atividades de administração universitária; (2,0); VII. Participação do candidato em outras atividades, individuais ou em equipe, relacionadas à área de conhecimento em exame (1,0). Art. 4. Na prova de Memorial para as demais classes, a Comissão Examinadora deverá avaliar os seguintes aspectos, com a respectiva valoração:

3 Resolução Nº 001 CUNTINS, de 12/08/2013 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS/CAMETÁ I. Domínio dos temas e ideias que tenham dado sustentação ao Memorial, atentando, de modo especial, para sua pertinência em relação à área de conhecimento do Concurso (2,0); II. Consistência teórica, formativa e prática (1,0); III. Extensão e profundidade dos conhecimentos do candidato na área específica do Concurso (2,0); IV. Pertinência, adequação e atualidade das referências bibliográficas (1,0); V. Dados da carreira do candidato que revelem liderança acadêmica e científica (1,0); VI. Participação do candidato em programas de ensino, pesquisa e extensão, bem como em atividades de administração universitária (2,0); VII. Participação do candidato em outras atividades, individuais ou em equipe, relacionadas à área de conhecimento em exame (1,0). TÍTULO IV DO JULGAMENTO DE TÍTULOS Art. 5. A etapa de julgamento de títulos, de caráter eliminatório e classificatório (art. 26 da RESOLUÇÃO N CONSEPE, de 23 de maio de 2013), será realizada por meio do exame do Curriculum Lattes dos candidatos. 1. A Comissão Examinadora considerará e pontuará, desde que devidamente comprovados, os seguintes grupos de atividades: I - Grupo I - Formação Acadêmica (peso 1); II - Grupo II Produção Científica, Artística, Técnica e Cultural (peso 3); III - Grupo III Atividades Didáticas (peso 3); IV - Grupo IV - Atividades Técnico-Profissionais (peso 3). Art. 6. As atividades do Grupo I, referentes a títulos decorrentes de formação acadêmica, às quais será atribuído peso 1 (um), são as seguintes (por ordem decrescente de importância): a) título de livre-docência ou doutorado: a.1) na área de conhecimento objeto de concurso (10 pontos).

4 Resolução Nº 001 CUNTINS, de 12/08/2013 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS/CAMETÁ a.2) em outra área considerada, pela Comissão Examinadora, como relacionada a área de conhecimento objeto do concurso (9 pontos). b) Título de Mestre: b.1. na área de conhecimento objeto do concurso ou em áreas correlatas (8,5 pontos).; b.2. em outra área considerada, pela Comissão Examinadora, como relacionada a área de conhecimento objeto do concurso (8 pontos). c) Título de Especialista na área de conhecimento objeto do concurso ou em áreas correlatas (7,5 pontos). d) Titulo de graduação na área de conhecimento objeto do concurso ou em áreas correlatas (7,0 pontos) Parágrafo único A titulação exigida como requisito mínimo para inscrição no Concurso deve corresponder a 7 (sete) pontos (art da RESOLUÇÃO N CONSEPE, de 23 de maio de 2013) Art. 7. As atividades do Grupo II, referentes a títulos decorrentes de produção científica, artística, técnica e cultural, às quais será atribuído peso 3 (três), são as seguintes, também em ordem decrescente de importância: I. Trabalhos que representem contribuições científicas originais ou revisões da literatura científica publicados sob a forma de livros, na qualidade de único autor, co-autor, único editor ou co-editor (3 pontos por livro); II. Trabalhos que representem contribuições científicas originais ou revisões de literatura científica publicados sob a forma de capítulos de livros, na qualidade de único autor ou co-autor (2 pontos por capítulo); III. Trabalhos que representem contribuições científicas originais ou revisões de literatura científica publicados sob a forma de artigos plenos em revistas indexadas e de corpo editorial, na qualidade de único autor ou co-autor (2 pontos por artigo); IV. Trabalhos que representem contribuições científicas originais ou revisões de literatura científica publicados sob a forma de comunicações curtas em revistas indexadas e de corpo editorial, na qualidade de único autor ou co-autor (1,5 pontos por artigo);

5 Resolução Nº 001 CUNTINS, de 12/08/2013 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS/CAMETÁ V. Trabalhos que representem contribuições científicas originais ou revisões de literatura científica publicados sob a forma de artigos plenos ou comunicações curtas em revistas não indexadas, sem corpo editorial, na qualidade de único autor ou co-autor (0,5 pontos por artigo); VI. Artigos Completos em anais de Congressos internacionais (1,0 por publicação); VII. Artigos completos em anais de Congressos nacionais (0,5 pontos por publicação) VIII. Trabalhos devidamente autenticados apresentados em congressos, seminários, conferências e outras reuniões semelhantes, sob forma de comunicação oral, na qualidade de único autor ou co-autor (0,3 ponto por comunicação); IX. Participação em bancas de defesa de mestrado e/ou doutorado (2,0 por banca); X. Participação em bancas de defesa de graduação e/ou especialização (1,0 por banca). Parágrafo único O procedimento para cômputo dos pontos consiste em somar todos os pontos obtidos, respeitado o limite máximo de 5,0 pontos. Art. 8. As atividades do grupo III, referentes a títulos decorrentes de atividades didáticas, às quais será atribuído peso 3 (três), são as seguintes, por ordem decrescente de importância: I. Atividade didática de nível superior como professor de disciplina da área objeto do concurso: a) em nível de professor titular ou equivalente: (10 pontos). b) em nível de professor adjunto ou equivalente: (9 pontos). c) em nível de professor assistente ou equivalente: (8 pontos). d) em nível de professor auxiliar, substituto ou equivalente: (7 pontos). e) como monitor de ensino superior: (6 pontos). II. Atividade didática de nível superior como professor de disciplina de área afim à área de conhecimento objeto de concurso: a) em nível de professor titular ou equivalente: (9 pontos).

6 Resolução Nº 001 CUNTINS, de 12/08/2013 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS/CAMETÁ b) em nível de professor adjunto ou equivalente: (8 pontos). c) em nível de professor assistente ou equivalente: (7 pontos). d) em nível de professor auxiliar, substituto ou equivalente: (6 pontos). e) como monitor: (5 pontos). III. Atividade didática de nível médio como professor de disciplina considerada, pela Comissão Examinadora, como relacionada à área objeto de concurso: a) em nível de professor titular ou equivalente: (7 pontos). b) em nível de professor adjunto ou equivalente: (6 pontos). c) em nível de professor assistente ou equivalente: (5 pontos). d) em nível de professor auxiliar ou equivalente: (5 pontos). e) como monitor: (3 pontos). IV. Atividades didáticas de nível superior relacionadas com trabalhos de pesquisa ou extensão na área de conhecimento objeto de concurso, como orientador de: a) tese de doutoramento (1,5 pontos por tese). b) dissertação de mestrado (1 ponto por dissertação). c) trabalho de conclusão de cursos de graduação (0,6 pontos por trabalho). d) aluno de iniciação científica e monitor: (0,4 pontos por aluno). V. Atividades didáticas de nível superior relacionadas com trabalhos de pesquisa ou extensão de área afim à área de conhecimento objeto de concurso, como orientador de: a) tese de doutoramento (1,0 ponto por tese). b) dissertação de mestrado (0,6 pontos por dissertação). c) trabalho de conclusão de cursos de graduação (0,4 pontos por trabalho). d) aluno de iniciação científica e monitor: (0,2 pontos por aluno). VI. Desempenho de cargo de direção ou chefia, em cujo exercício inclua a supervisão de atividade de ensino na área de conhecimento objeto do concurso (1,5 pontos por semestre); VII. Desempenho de cargo de direção ou chefia, em cujo exercício inclua a supervisão de atividade de ensino em área de conhecimento afim do objeto do concurso (1,0 ponto por semestre)

7 Resolução Nº 001 CUNTINS, de 12/08/2013 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS/CAMETÁ Parágrafo Único O procedimento para cômputo dos pontos consiste em optar pelo valor mais alto entre os incisos I, II e III, somá-lo com o total dos incisos IV e V e com o valor mais alto entre os incisos VI e VII, respeitado o limite máximo de 10 pontos. Art. 9. As atividades do grupo IV, referentes a títulos decorrentes de outras atividades técnico-profissionais, ás quais será atribuído peso 3 (três), são as seguintes, por ordem decrescente de importância: I. Exercício de cargo, função ou atividade profissional na área do conhecimento objeto do concurso: a) cargo ou função acadêmica que não tiverem sido pontuados como atividades didáticas (1,5 pontos por semestre). b) cargo ou função fora da academia, em industrias, empresas, laboratórios de pesquisa, agências governamentais e similares (1,6 ponto por semestre), não sendo aceita a simples inscrição em órgãos de classe como demonstração de atividade profissional, uma vez que esta inscrição constitua condição para exercício profissional. II. Títulos conferidos por entidades públicas e privadas, nacionais, estrangeiras e internacionais, bem como filiação a entidades científicas de qualquer origem, que importem no reconhecimento da capacidade profissional do candidato na área de conhecimento objeto do concurso (1,0 ponto por título) III. Outros títulos conferidos ao candidato que demonstrem sua atuação profissional em outras áreas do conhecimento e na comunidade a que pertence (1,0 ponto por título) Parágrafo único O procedimento para cômputo dos pontos consiste em somar todos os pontos obtidos, respeitado o limite máximo de 10 pontos. Art. 10. O procedimento para cômputo dos pontos finais dos candidatos consiste em somar a nota do grupo I com a média ponderada dos grupos II a IV, dividindose por cinco o resultado.

8 Resolução Nº 001 CUNTINS, de 12/08/2013 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS/CAMETÁ TÍTULO V DAS DISPOSIÇÕES FINAIS Art. 11. Os casos omissos e não previstos nesta resolução serão analisados e deliberados pelo Conselho de Campus. Coordenação do Campus Universitário do Tocantins/Cametá. Presidente do Conselho do Campus

9

10

11

12

13

14

15

16 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 003 DE 12 DE SETEMBRO DE 2013 Regulamenta a Avaliação das Provas Escrita, Didática, Memorial e Prática e o Julgamento de Títulos em Concursos Públicos para a Carreira do Magistério Superior no Instituto de Letras e Comunicação. O DIRETOR DO INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, no uso das atribuições que lhe conferem o Estatuto e o Regimento Geral da UFPA, em conformidade com o que estabelece a Resolução Nº CONSEPE de 23 de maio de 2013 e em cumprimento à decisão da Congregação, em reunião ordinária realizada em 12 de setembro de 2013, promulga a seguinte RESOLUÇÃO: TÍTULO I DAS PROVAS, DO JULGAMENTO DE TÍTULOS E DA APROVAÇÃO. CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Os Concursos Públicos às Carreiras do Magistério de Ensino Superior constarão de 2 (duas) etapas, ambas de caráter eliminatório e classificatório, na seguinte ordem: I Primeira Etapa: a) Prova Escrita; b) Prova Didática;

17 c) Prova Prática, se necessária; d) Prova de Memorial, se necessária. II Segunda Etapa: a) Julgamento de Títulos. Art. 2º O candidato não eliminado na primeira Etapa deverá entregar à Comissão Examinadora, no prazo de até 24 (vinte e quatro horas), a documentação comprobatória referente ao Curriculum Vitae registrado na plataforma Lattes. CAPÍTULO II DA PROVA ESCRITA Art. 3º A Prova Escrita será obrigatoriamente dissertativa. Parágrafo único. A Prova Escrita versará sobre item sorteado de uma lista contida no Plano de Concurso de, no mínimo 10 (dez) e no máximo 15 (quinze), itens relacionados ao tema e aos conteúdos referidos no Edital de Concurso e terá a duração de até 4 (quatro) horas, observado o seguinte: I - a presença do candidato é obrigatória durante o ato de sorteio do item da Prova Escrita, implicando a sua ausência em eliminação do Concurso; II - a Prova Escrita será realizada imediatamente após o sorteio do item; III - a leitura e o julgamento da Prova Escrita serão realizados conforme cronograma pré-estabelecido; IV - a presença do candidato é obrigatória durante o ato da leitura da Prova Escrita e a sua ausência implica a eliminação do Concurso; Art. 4º A avaliação da Prova Escrita observará os critérios abaixo discriminados, com a seguinte valoração: I forma: introdução, desenvolvimento e conclusão (2 pontos); II - conteúdo e desenvolvimento do tema: organização, coerência, clareza de ideias, extensão, atualização e profundidade (6 pontos);

18 III linguagem: uso adequado da terminologia técnica, propriedade, clareza, precisão e correção gramatical (2 pontos); CAPÍTULO III DA PROVA DIDÁTICA Art. 5º A Prova Didática consistirá na apresentação oral pelo candidato de um item, sorteado com 24 (vinte e quatro) horas de antecedência, de uma lista contida no Plano de Concurso de, no mínimo, 10 (dez) e no máximo de 15 (quinze), itens relacionados ao tema e aos conteúdos referidos no Plano e Edital do Concurso. 1º A Prova Didática destina-se à avaliação do desempenho didático-pedagógico do candidato. 2º A presença do candidato é obrigatória durante o ato de sorteio do item de que trata o caput deste artigo e a sua ausência implicará a eliminação do Concurso. 3º Na impossibilidade de todos os candidatos realizarem a Prova Didática no mesmo dia, um novo sorteio será realizado, com 24 (vinte e quatro) horas de antecedência de cada dia de prova. 4º Ao iniciar a Prova, o candidato fornecerá a cada um dos integrantes da Comissão Examinadora o respectivo plano de aula. 5º A Prova Didática, realizada em sessão pública, terá duração mínima de 30 (trinta) e máxima de 50 (cinquenta) minutos, sendo vedada a participação de outros candidatos inscritos no mesmo Concurso e deverá ser gravada, para efeito de registro e avaliação. Art. 6º O candidato poderá utilizar na Prova quaisquer recursos didáticos por ele julgados necessários, desde que disponíveis na Instituição. Art. 7º A avaliação da Prova Didática observará os critérios abaixo discriminados, com a seguinte valoração: I o planejamento, a organização e a clareza da aula (4 pontos); II a extensão, atualização e profundidade dos conhecimentos do candidato (6 pontos).

19 CAPÍTULO IV DA PROVA PRÁTICA Art. 8º A prova prática consistirá na apresentação e defesa de projeto de pesquisa, extensão ou ensino na área definida pelo concurso e deverá ser gravada, para efeito de registro e avaliação. Art. 9º Os critérios a serem utilizados na avaliação da prova prática serão: I originalidade na abordagem do tema (2 pontos); II viabilidade de execução do projeto (2 pontos); III qualidade e profundidade teórica do projeto (4 pontos); IV apresentação e defesa do projeto (2 pontos). CAPÍTULO V DA PROVA DE MEMORIAL Art. 10 O Memorial, apresentado em 3 (três) vias, deverá conter de forma discursiva e circunstanciada: I - descrição e análise das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelo candidato, incluindo a sua produção científica; II - descrição de outras atividades, individuais ou em equipe, relacionadas à área de conhecimento em exame; III - plano de atuação profissional na área do Concurso, estabelecendo os pressupostos teóricos dessa atuação, as ações a serem realizadas, os resultados esperados, identificando seus possíveis desdobramentos e consequências. Art. 11 A defesa do Memorial será realizada em sessão pública, vedada a participação de outros candidatos inscritos no mesmo Concurso. 1º A defesa do Memorial constará de apresentação seguida de arguição e deverá ser gravada, para efeito de registro e avaliação. 2º A apresentação do Memorial pelo candidato terá duração máxima de 30 (trinta) minutos.

20 3º O tempo para arguição e resposta ao Memorial será definido pela Comissão Examinadora. Art. 12 A avaliação da Prova de Memorial observará os critérios abaixo discriminados, com a seguinte valoração: I domínio dos temas e das ideias que tenham dado sustentação ao Memorial, atentando, de modo especial, para a sua pertinência em relação à área de conhecimento do Concurso (2 pontos); II consistência teórica, formativa e prática (2 pontos); III extensão e profundidade dos conhecimentos do candidato na área específica do Concurso (2 pontos); IV pertinência, adequação e atualidade das referências bibliográficas (1 ponto); V dados da carreira do candidato que revelem liderança acadêmica e científica (1 ponto); VI participação do candidato em programas de ensino, pesquisa e extensão, bem como em atividades de administração universitária (1 ponto); VII participação do candidato em outras atividades, individuais ou em equipe, relacionadas à área de conhecimento em exame (1 ponto). CAPÍTULO VI DO JULGAMENTO DE TÍTULOS Art. 13 O Julgamento de Títulos será realizado por meio do exame do Curriculum Lattes. Na avaliação do curriculum, a Comissão Examinadora pontuará, desde que devidamente comprovadas, atividades reunidas nos grupos abaixo discriminados, seguidos de sua respectiva valoração: I Grupo I Formação Acadêmica (até 400 pontos); II Grupo II Produção Científica, Artística, Técnica e Cultural (até 250 pontos); III Grupo III Atividades Didáticas (até 250 pontos); IV Grupo IV Atividades Técnico-Profissionais (até 100 pontos).

21 1º O cálculo de pontuação de cada candidato no julgamento de títulos obedecerá à seguinte fórmula: N = 7 x (P-T) T N é a nota final do julgamento de títulos, que deve ser convertida em conceito. P é o número de pontos obtidos pelo candidato no julgamento de títulos. T é o valor da titulação do candidato. A divisão é feita pelo valor 1000 menos o valor da titulação do candidato. 2º Para atender ao que trata o caput deste artigo, as atividades serão pontuadas de acordo com o estabelecido no Anexo I desta Resolução. 3º No Grupo I, será atribuída a nota mínima 7 (sete) ao Título exigido no Concurso. 4º Para os títulos constantes da formação acadêmica será considerada somente a maior titulação. CAPÍTULO VII DA APROVAÇÃO Prova. Art. 14 Cada examinador deverá atribuir uma pontuação de 0 a 10 no exame de cada 1º A pontuação do candidato em cada Prova, da Primeira Etapa, será a média aritmética simples dos pontos a ele atribuídos por cada um dos examinadores, considerada uma casa decimal. 2º Será eliminado na Primeira Etapa do concurso, o candidato que obtiver nota inferior a 5 (cinco) em qualquer uma das provas. (sete). 3º A pontuação mínima para aprovação na Segunda Etapa será igual ou superior a 7 4º Será aprovado no Concurso o candidato que obtiver nota final igual ou superior a 7 (sete), como média aritmética simples da pontuação das provas das duas etapas (prova escrita; prova didática; prova prática, se houver; prova de memorial, se houver, e julgamento de títulos).

22 5º A classificação dos aprovados no Concurso será em ordem decrescente da nota final dos candidatos, limitada ao número máximo de aprovados estabelecido pela legislação vigente. 7º Os resultados de cada Prova e das Etapas serão publicados nos quadros de avisos da Unidade responsável pelo Concurso. TÍTULO II DAS DISPOSIÇÕES FINAIS Art. 15 Os casos omissos nesta Resolução serão analisados pela Congregação do Instituto de Letras e Comunicação. Art. 16 O anexo I é parte integrante e inseparável da presente Resolução. Art. 17 Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se todas as disposições em contrário, em especial a Resolução Nº. 002, de 01 de outubro de 2012 ILC. INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, em 12 de setembro de Prof. Dr. Otacílio Amaral Filho Diretor do ILC Instituto de Letras e Comunicação - Rua Augusto Corrêa, nº 01 Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto Belém Pará CEP Fone (91) ilc@ufpa.br

23 ANEXO I Grade de Valoração para a Prova de Títulos Grupo I - Formação Acadêmica limitado a 400 pontos Grupo II - Produção Científica, Artística, Técnica e Cultural limitado a 250 pontos Grupo III - Atividades Didáticas limitado a 250 pontos Grupo IV - Atividades Técnico-Profissionais - limitado a 100 pontos Tabela de Valoração: 1 Formação Acadêmica 400 pontos 1.1 Títulos Livre Docência Doutorado Mestrado Especialização Graduação Formação Complementar Estágio pós-doutoral concluído, na área do concurso Estágio pós-doutoral concluído, em área afim Curso de língua estrangeira (a partir de 180h) (máximo de três cursos) Curso de aperfeiçoamento, na área do concurso (a partir de 180h) (máximo de três cursos) Curso de curta duração, na área do concurso (a partir de 40h) (máximo de 10 cursos) Curso de curta duração na área do concurso (menos de 40h) (máximo de 10 cursos)

24 2 Produção Científica, Artística, Técnica e Cultural 250 pontos 2.1 Produção Científica Publicação Observação: Cada item é limitado ao máximo de Artigo em periódico Qualis A, na área do concurso Artigo em periódico Qualis A, em área afim Artigo em periódico Qualis B1 e B2, na área do concurso Artigo em periódico Qualis B1 e B2, em área afim Artigo em periódico Qualis B3, B4, B5 na área o concurso Artigo em periódico Qualis B3, B4, B5 em área afim Artigo em periódico com corpo editorial, sem qualificação Qualis, na área o concurso Artigo em periódico com corpo editorial, sem qualificação Qualis, em área afim Livro (autor ou co-autor) com corpo editorial, na área do concurso Livro (autor ou co-autor) com corpo editorial, em área afim Livro (autor ou co-autor) sem corpo editorial, na área do concurso Livro (autor ou co-autor) sem corpo editorial, em área afim Organização de livro ou periódico com corpo editorial, na área do 12 concurso Organização de livro ou periódico com corpo editorial, em área afim Organização de livro ou periódico sem corpo editorial, na área do 3 concurso Organização de livro ou periódico sem corpo editorial, em área afim Capítulo de livro com corpo editorial, na área do concurso Capítulo de livro com corpo editorial, em área afim Capítulo de livro sem corpo editorial, na área do concurso Capítulo de livro sem corpo editorial, em área afim 1,5

25 Artigo de divulgação científica publicado em meio impresso ou digital, na área do concurso Artigo de divulgação científica em meio impresso ou digital, em área afim Artigo completo em anais de evento científico internacional/ nacional com ISBN, na área do concurso Artigo completo em anais de evento científico internacional/ nacional com ISBN, em área afim Artigo completo em anais de evento científico regional/local com ISBN, na área do concurso Artigo completo em anais de evento científico regional/local com ISBN, em área afim 1 0, Resenha crítica de livro em periódico com ISSN, na área do concurso Resenha crítica de livro em periódico com ISSN, em área afim Tradução de livro especializado Tradução de artigo ou capítulo de livro especializado Apresentação ou prefácio de livro/revista/anais, na área do concurso Apresentação ou prefácio de livro/revista/anais, em área afim Participação em eventos acadêmicos Observação: Cada item é limitado ao máximo de Apresentação de palestra ou conferência em evento internacional/nacional, na área do concurso Apresentação de palestra ou conferência em evento internacional/nacional, em área afim Apresentação de palestra ou conferência em evento regional/local, na área do concurso Apresentação de palestra ou conferência em evento regional/local, em área afim Apresentação de trabalho em mesa-redonda, de comunicação, de minicurso em evento internacional/nacional, na área do concurso Apresentação de trabalho em mesa-redonda, de comunicação, de minicurso em evento internacional/nacional, em área afim

26 Apresentação de trabalho em mesa-redonda, de comunicação, de minicurso em evento regional/local, na área do concurso Apresentação de trabalho em mesa-redonda, de comunicação, de minicurso em evento regional/local, em área afim Apresentação de pôster em evento internacional/nacional, na área do concurso Apresentação de pôster em evento internacional/nacional, em área afim Apresentação de pôster em evento regional/local, na área do concurso Apresentação de pôster em evento regional/local, em área afim 0, Projeto de pesquisa Coordenação de projeto de pesquisa financiado por órgãos de fomento, na área do concurso Coordenação de projeto de pesquisa financiado por órgãos de fomento, em área afim Coordenação de projeto de pesquisa sem financiamento, na área do concurso Coordenação de projeto de pesquisa sem financiamento, em área afim Membro docente de projeto de pesquisa financiado por órgãos de fomento, na área do concurso Membro docente de projeto de pesquisa financiado por órgãos de fomento, em área afim Membro docente de projeto de pesquisa sem financiamento, na área do concurso Membro docente de projeto de pesquisa sem financiamento, em área afim Bolsista de iniciação científica em projeto de pesquisa, na área do concurso Bolsista de iniciação científica em projeto de pesquisa, em área afim Membro discente de projeto de pesquisa, na área do concurso Membro discente de projeto de pesquisa, em área afim 0, Projeto de extensão

27 Coordenação de projeto de extensão com financiamento, na área do concurso Coordenação de projeto de extensão com financiamento, em área afim Coordenação de projeto de extensão sem financiamento, na área do concurso Coordenação de projeto de extensão sem financiamento, em área afim Membro docente de projeto de extensão com financiamento, na área do concurso Membro docente de projeto de extensão com financiamento, em área afim Membro docente de projeto de extensão sem financiamento, na área do concurso Membro docente de projeto de extensão sem financiamento, em área afim Bolsista em projeto de extensão, na área do concurso Bolsista em projeto de extensão, em área afim Membro discente de projeto de extensão, na área do concurso Membro discente de projeto de extensão, em área afim 0,5 2.2 Produção Técnica Elaboração de banco de dados, catalogados/publicados Desenvolvimento ou geração de trabalho autoral com patente ou processo registrado Desenvolvimento de material didático ou instrucional, com corpo editorial, na área do concurso Desenvolvimento de material didático ou instrucional, com corpo editorial, em área afim Elaboração de relatório técnico-científico de projeto de ensino, pesquisa ou extensão (máximo de 5 itens) Participação em corpo editorial de periódicos Qualis A a B1, na área do concurso Participação em corpo editorial de periódicos Qualis A a B1, em área afim Participação em corpo editorial de periódicos Qualis B2 a B5, na área do concurso 8 5 3/unidade 7 5 5

28 2.2.9 Participação em corpo editorial de periódicos Qualis B2 a B5, em área afim Participação em corpo editorial de periódico sem qualificação Qualis, na área do concurso Participação em corpo editorial de periódico sem qualificação Qualis, em área afim Organização de evento acadêmico internacional/nacional, na área do concurso 4 1 0, Organização de evento acadêmico internacional/nacional, em área afim Organização de evento acadêmico regional/local, na área do concurso Organização de evento acadêmico regional/local, em área afim Produção artística e cultural Produção, direção ou roteirização de exposição, peça teatral, mostra de vídeo e multimídia, filme, fotografia ou equivalentes Participação em exposição, peça teatral, filme ou mostra de vídeo e multimídia ou equivalentes, como apresentador, ator ou outras categorias técnicas 5/unidade 3/unidade Publicação de obra literária por editora Publicação de obra literária pelo autor Premiação Prêmios e láureas por atividades científicas Prêmios e láureas por atividades artísticas ou culturais Atividades Didáticas 250 pontos 3.1 Exercício do magistério Pós-graduação stricto sensu, na área do concurso 10/ano Pós-graduação stricto sensu, em área afim 5/ano Pós-graduação stricto sensu, na área do concurso (em caso de participação esporádica) 5/disciplina

29 3.1.4 Pós-graduação stricto sensu, em área afim (em caso de participação esporádica) 3/disciplina Pós-graduação lato sensu, na área do concurso 3/disciplina Pós-graduação lato sensu, em área afim 2/disciplina Graduação, na área do concurso 5/ano Graduação, em área afim 4/ano Ensino Fundamental e Médio 4/ano 3.2 Outras atividades de ensino Curso de curta duração, na área do concurso (a partir de 40h) Curso de curta duração, em área afim (a partir de 40h) Curso de curta duração, na área do concurso (menos de 40h) Curso de curta duração, em área afim (menos de 40h) 0, Monitoria, na área do concurso (por semestre) Monitoria, em área afim (por semestre) 0,5 3.3 Orientação de trabalhos acadêmicos Tese de doutorado, na área do concurso Tese de doutorado, em área afim Dissertação de mestrado, na área do concurso Dissertação de mestrado, em área afim Co-orientação de tese/dissertação, na área do concurso Co-orientação de tese/dissertação, em área afim Monografia de especialização, na área do concurso (máximo de 10) Monografia de especialização, em área afim (máximo de 10) Trabalho de conclusão de curso de graduação, na área do concurso (máximo de 10) Trabalho de conclusão de curso de graduação, em área afim (máximo de 10) 4 2

30 Co-orientação de monografia de especialização/trabalho de conclusão de curso de graduação, na área do concurso (máximo de 10) Co-orientação de monografia de especialização/trabalho de conclusão de curso de graduação, em área afim (máximo de 10) Orientação de bolsista de iniciação científica (por bolsista) (máximo de 10) 1 0, Orientação de bolsista de extensão (por bolsista) (máximo de 10) Participação em bancas examinadoras de trabalhos acadêmicos Observação: Cada item é limitado ao máximo de Tese de Doutorado, na área do concurso Tese de Doutorado, em área afim Dissertação de Mestrado, na área do concurso Dissertação de Mestrado, em área afim Qualificação em Doutorado, na área do concurso Qualificação em Doutorado, em área afim Qualificação em Mestrado, na área do concurso Qualificação em Mestrado, em área afim Monografia de Especialização, na área do concurso Monografia de Especialização, em área afim Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação, na área do concurso Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação, em área afim Participação em bancas examinadoras de concursos e processos seletivos Livre-docência ou titular, na área do concurso Livre-docência ou titular, em área afim Concurso público para o magistério do ensino superior, na área do concurso Concurso público para o magistério do ensino superior, em área afim 2

31 3.5.5 Concurso público para professor de educação básica, na área do concurso Concurso público para professor de educação básica, em área afim Processo seletivo para professor substituto do ensino superior, na área do concurso Processo seletivo para professor substituto do ensino superior, em área afim Outras comissões julgadoras Projetos/relatórios de pesquisa, de ensino e de extensão Prêmios acadêmico-científicos Prêmios não acadêmicos nas áreas de Letras e Comunicação Outras comissões nas áreas de Letras e Comunicação 1 4 Atividades Técnico-Profissionais 100 pontos 4.1 Exercício de atividades técnico-profissionais Atividades com cargo de direção/chefia/coordenação, na área do 20/Ano concurso Atividades com cargo de direção/chefia/coordenação, em área afim 15/Ano Atividades sem cargo de direção/chefia/coordenação, na área do concurso 15/Ano Atividades sem cargo de direção/chefia/coordenação, em área afim 10/Ano Atividades descontínuas, como free-lancer e similares, na área do concurso (editoração, direção e/ou edição de trabalhos na área de comunicação, como jornais, peças publicitárias, programas de rádio ou televisão, design gráfico, multimídia, site, web design, entre outros, com autoria comprovada) Atividades descontínuas, como free-lancer e similares, na área do concurso (criação, planejamento, produção de trabalhos na área de comunicação, como texto jornalístico, peça publicitária, programas de rádio ou televisão, fotojornalismo, design gráfico, multimídia, site, web design, entre outros, com autoria comprovada) 7/unidade 5/unidade Atividades descontínuas, como free-lancer e similares, em área afim 3/unidade Produção ou direção de filme/vídeo de longa duração 12

32 4.1.9 Produção ou direção de filme/vídeo de curta duração Atividades de estágio extracurricular, na área do concurso 2/semestre Atividades de estágio extracurricular, em área afim 1/semestre 4.2 Exercício de cargos e funções administrativas Cargos e funções em órgãos de instância superior (reitor, pró-reitor etc.) 15/Ano Cargos e funções em órgãos instância intermediária (coordenador de campi, diretor de instituto, diretor de hospital etc.) Cargos e funções em órgãos de primeira instância (diretor de faculdade, coordenador de curso de pós-graduação, escola técnica e de aplicação) 10/Ano 7/Ano Representação em conselhos/colegiados/câmaras 3/Ano 4.3 Aprovação em concursos Aprovação em concurso para professor de Ensino Superior, na área do concurso Aprovação em concurso para professor de Ensino Superior, em área afim Aprovação em concurso público para o Ensino Básico, na área do concurso Aprovação em concurso público para o Ensino Básico, em área afim 0,5 4.4 Exercício de assessorias e consultorias Assessoria e consultoria em órgãos de fomento 7/unidade Assessoria e consultoria em órgãos de instância superior 6/unidade Assessoria e consultoria em projetos de pesquisa e de extensão 5/unidade Consultoria ad hoc 5/unidade 4.5 Membro de sociedades e associações científicas e profissionais Membro de sociedades e associações científicas Membro de sociedades e associações profissionais Premiação Prêmios e láureas por atividades profissionais 10

33 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ NÚCLEO DE PESQUISAS EM ONCOLOGIA RESOLUÇÃO Nº 01, DE 29 DE OUTUBRO DE 2013 O Diretor Geral do Núcleo de Pesquisas em Oncologia da Universidade Federal do Pará, no uso das suas atribuições que lhe conferem o Estatuto e o Regimento Geral da UFPA, e considerando o disposto no 2º do art. 26 da Resolução nº CONSEPE, de 23 de maio de 2013, bem como a decisão da Congregação do NPO, em reunião realizada no dia 29 de outubro de RESOLUÇÃO Art. 1º Ficam aprovadas as Tabelas de Pontuação dos critérios para a avaliação do Julgamento de Títulos dos Concursos Públicos para ingresso na Carreira de Magistério Superior da Universidade Federal que forem realizados pelo Núcleo de Pesquisas em Oncologia, conforme os seguintes grupos de atividades que julgarão os títulos por meio do exame do Curriculum Lattes. Quando da avaliação, a Comissão Examinadora considerará e pontuará, desde que devidamente comprovados, os seguintes grupos de atividades: Grupo I - Formação Acadêmica Grupo II - Produção Científica, Artística, Técnica e Cultural Grupo III - Atividades didáticas Grupo IV - Atividades Técnico-Profissionais Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua aprovação. Belém, 29 de outubro de 2013.

34 Resolução nº 01 NPO, de ANEXO I TABELA DE PONTUAÇÃO DO JULGAMENTO DE TÍTULOS FÓRMULA PARA PONTUAÇÃO DO JULGAMENTO DE TÍTULOS N = G I + G II + G III + G IV 7 Onde: N = Nota final G I = pontuação do Grupo I G II = somatória da pontuação do Grupo II multiplicado pelo Peso (4) G III = somatória da pontuação do Grupo III multiplicado pelo Peso (2) G IV = somatória da pontuação do Grupo IV multiplicado pelo Peso (1) TABELA DE PONTUAÇÃO DO JULGAMENTO DE TÍTULOS Critérios para avaliação da prova de Títulos e respectivas pontuações: GRUPO I - FORMAÇÃO ACADÊMICA: DESCRIÇÃO Pontuação 1. Título de Doutor na área de conhecimento objeto do concurso Título de Doutor na área correlata de conhecimento objeto do concurso 70 GRUPO II PRODUÇÃO CIENTÍFICA, ARTÍSTICA E CULTURAL: PESO 4 1. PRODUÇÃO CIENTÍFICA (na área objeto do concurso ou áreas correlatas) 1.1. Publicação/Tradução de livro didático de circulação internacional, com ISBN e corpo editorial (Limitado em 03) 1.2. Publicação/Tradução de livro didático de circulação nacional, com ISBN e corpo editorial (Limitado em 03) 1.3. Publicação/Tradução de livro didático de circulação regional, com ISBN e corpo editorial (Limitado em 03) 1.4. Publicação/Tradução de capítulo de livro didático de circulação internacional, com ISBN e corpo editorial (Limitado em 03) Pontuação 50/livro 30/livro 10/livro 30/capítulo

35 Resolução nº 01 NPO, de Publicação/Tradução de capítulo de livro didático de circulação nacional, com ISBN e corpo editorial (Limitado em 03) 1.6. Publicação/Tradução de capítulo de livro didático de circulação regional, com ISBN e corpo editorial (Limitado em 03) 25/capítulo 10/capítulo 1.7. Artigo, publicado ou aceito para publicação, classificado como Qualis A1 pela CAPES na área Medicina I (Acrescentar 50% em caso de 1º ou último artigo) - (Limitado em 03) 1.8. Artigo, publicado ou aceito para publicação, classificado como Qualis A2 pela CAPES na área Medicina I (Acrescentar 50% em caso de 1º ou último artigo) - (Limitado em 03) 1.9. Artigo, publicado ou aceito para publicação, classificado como Qualis B1 pela CAPES na área Medicina I (Acrescentar 50% em caso de 1º ou último artigo) - (Limitado em 03) Artigo, publicado ou aceito para publicação, classificado como Qualis B2 pela CAPES na área Medicina I (Acrescentar 50% em caso de 1º ou último artigo) - (Limitado em 03) Artigo, publicado ou aceito para publicação, classificado como Qualis B3 pela CAPES na área Medicina I (Acrescentar 50% em caso de 1º ou último artigo) - (Limitado em 03) Artigo, publicado ou aceito para publicação, classificado como Qualis <B3 pela CAPES na área Medicina I (Acrescentar 50% em caso de 1º ou último artigo) - (Limitado em 03) 100/artigo 80/artigo 60/artigo 50/artigo 40/artigo 20/artigo Resumo publicado em anais de congresso (Limitado em 5) 15/trabalho Resumo publicado em anais de congresso nacional (Limitado em 05) 10/trabalho Resumo publicado em anais de congresso regional/local (Limitado em 05) 5/trabalho Participação como consultor de periódico internacional (Limitado em 05) 20/trabalho Participação como consultor de periódico nacional (Limitado em 05) 10/trabalho Participação como consultor de periódico regional/local (Limitado em 05) 5/trabalho Participação em cursos com carga horária mínima de 20 h em evento científico 5/curso Palestra, conferência, mesa-redonda, seminário e curso ministrado em evento internacional como expositor ou debatedor (Limitado em 05) Palestra, conferência, mesa-redonda, seminário e curso ministrado em evento nacional como expositor ou debatedor (Limitado em 05) 15/exposição 10/exposição 2. PROJETO DE ENSINO E PESQUISA (Limitado em 05) 2.1. Coordenação de projeto de ensino ou pesquisa financiado por agência de fomento internacional (últimos 05 anos) 20/projeto 2.2. Coordenação de projeto de ensino ou pesquisa nacional (últimos 05 anos) 15/projeto 2.3. Participação em projeto de ensino ou pesquisa financiado por agência de fomento (últimos 05 anos) 10/projeto 3. ORIENTAÇÃO (Limitado em 05) 3.1. Orientação de Tese de Doutorado concluída 5/aluno

36 Resolução nº 01 NPO, de Orientação de Mestrado 2/aluno 3.3. Orientação de Monografia de Especialização concluída 0,5/monografia 3.4. Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Graduação 1/TCC 3.5. Orientação de bolsista de Monitoria, Iniciação Científica e Extensão concluída 1/aluno 4. ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS CIENTÍFICOS (Limitado em 05) 4.1. Coordenação de evento científico internacional 60/evento 4.2. Coordenação de evento científico nacional 50/evento 4.3. Coordenação de evento científico regional/local 20/evento 4.4. Membro de comissão organizadora de evento científico internacional 20/evento 4.5. Membro de comissão organizadora de evento científico nacional 20/evento 5. PRODUÇÃO TÉCNICA OU TECNOLÓGICA (Limitado em 05) 5.1. Patente internacional 60/patente 5.2. Patente nacional 50/patente 5.3. Construção de protótipo, equipamento e instrumento, registrado na IES 40/unidade GRUPO III ATIVIDADES DIDÁTICAS: PESO2 - (Limitado em 05 semestres) Pontuação 1. Docência no ensino superior para pós-graduação stricto sensu, carga horária mínima de 15 h 20/semestre 2. Docência no ensino superior para pós-graduação lato sensu, carga horária mínima de 15 h 10/semestre 3. Docência no ensino superior para graduação, carga horária mínima de 30 h 10/semestre 4. Preceptoria de residência com reconhecimento formal, em IES e/ou em instituição pública ou privada 10/semestre 5. Exercício do Magistério no Ensino Médio ou Profissionalizante, carga horária mínima de 30 h 5/semestre 6. Exercício do Magistério no Ensino Fundamental, carga horária mínima de 15 h 5/semestre GRUPO IV ATIVIDADES TÉCNICO-PROFISSIONAIS: PESO1 - (Limitado em 05) Pontuação 1. Exercício de cargo, função ou atividade profissional na área sob concurso 20/ano 2. Cargo de Gestão em instituição pública e/ou privada 10/mandato 3. Representação em Conselho Superior de IES pública e/ou privada 5/mandato 4. Coordenação/presidência de comissão permanente institucional 5/comissão 5. Membro de comissão permanente institucional 1/comissão 6. Coordenação de organismo/comissão institucional em nível nacional 10/comissão 7. Participação de organismo/comissão institucional em nível nacional 5/comissão 8. Membro de comitê especial / CAPES ou CNPQ 20/ano

37 Resolução nº 01 NPO, de Consultoria científica ad-hoc para instituição governamental, projeto, artigo científico 5/consultoria 10. Prêmio e Láurea Acadêmico Internacional 5/prêmio 11. Prêmio e Láurea Acadêmico Nacional 5/prêmio

Edital nº 56, de 16 de junho de 2016, publicado no Diário Oficial da União nº 115, de 17 de junho de 2016.

Edital nº 56, de 16 de junho de 2016, publicado no Diário Oficial da União nº 115, de 17 de junho de 2016. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAUDE DEPARTAMENTO DE MEDICINA CLÍNICA CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 56, de 16 de junho

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS RESOLUÇÃO N. 04-IG, DE 27 DE MAIO DE 2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS RESOLUÇÃO N. 04-IG, DE 27 DE MAIO DE 2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS RESOLUÇÃO N. 04-IG, DE 27 DE MAIO DE 2011 Estabelece as atividades e pontuações a serem consideradas nos Planos de Concurso para o ingresso nas Carreiras

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 74, de NOVEMBRO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Centro de Filosofia e Ciências Humanas Departamento de Ciência Política

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Centro de Filosofia e Ciências Humanas Departamento de Ciência Política SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Centro de Filosofia e Ciências Humanas Departamento de Ciência Política CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 42, de

Leia mais

ANEXO I TABELA DE PONTUAÇÃO DA PROVA ESCRITA. Critérios para avaliação da Prova Escrita e respectivas pontuações: 1. Apresentação 3.

ANEXO I TABELA DE PONTUAÇÃO DA PROVA ESCRITA. Critérios para avaliação da Prova Escrita e respectivas pontuações: 1. Apresentação 3. 1 ANEXO I TABELA DE PONTUAÇÃO DA PROVA ESCRITA da Prova Escrita e respectivas pontuações: 1. Apresentação 3.0 1.1 Introdução 1.0 1.2 Desenvolvimento 1.0 1.3 Conclusão 1.0 2. Conteúdo e desenvolvimento

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CIRURGIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CIRURGIA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CIRURGIA CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 05, de 11 de fevereiro de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAIS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAIS CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FITOTECNIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FITOTECNIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FITOTECNIA PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO DE 2016 A coordenadora do programa de pós-graduação em Fitotecnia da Universidade

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSELHO SUPERIOR Nº 01 de 30 de setembro de 2.010. Aprova normas para preenchimento dos cargos da Diretoria Executiva da FUNDECT.

DELIBERAÇÃO CONSELHO SUPERIOR Nº 01 de 30 de setembro de 2.010. Aprova normas para preenchimento dos cargos da Diretoria Executiva da FUNDECT. DELIBERAÇÃO CONSELHO SUPERIOR Nº 01 de 30 de setembro de 2.010 Aprova normas para preenchimento dos cargos da Diretoria Executiva da FUNDECT. O Conselho Superior da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE HOTELARIA E TURISMO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE HOTELARIA E TURISMO 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE HOTELARIA E TURISMO CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 56,de

Leia mais

RESOLUÇÃO N. 10, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2014

RESOLUÇÃO N. 10, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2014 1 RESOLUÇÃO N. 10, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2014 Estabelece as atividades e pontuações a serem consideradas para a realização de Concurso Público de Provas e Títulos para o ingresso nas Carreiras de Magistério

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EDITAL PRODIR / POSGRAP N 02/2016 Programa de Pós-Graduação em Direito Aprovado em reunião do Colegiado, em 8 de maio de 2016 Disciplinas Especiais O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECOLÓGICA DA BAHIA COORDENAÇÃO TÉCNICA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECOLÓGICA DA BAHIA COORDENAÇÃO TÉCNICA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECOLÓGICA DA BAHIA COORDENAÇÃO TÉCNICA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA NORMAS COMPLEMENTARES PARA CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DO CEFET-BA Normas adicionais

Leia mais

MINUTA DE RESOLUÇÃO DE ACOMPANHAMENTO E REGISTRO DAS ATIVIDADES DOCENTES NA UFRPE

MINUTA DE RESOLUÇÃO DE ACOMPANHAMENTO E REGISTRO DAS ATIVIDADES DOCENTES NA UFRPE 1 MINUTA DE RESOLUÇÃO DE ACOMPANHAMENTO E REGISTRO DAS ATIVIDADES DOCENTES NA UFRPE CONSIDERANDO a necessidade de aperfeiçoar o acompamhamento e registro das atividades desenvolvidas pelo corpo docente

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET Porto Alegre, Março/2010 Regulamentação das Atividades Complementares A disciplina de Atividades Complementares

Leia mais

Cálculo da Pontuação nos concursos para Professor Adjunto:

Cálculo da Pontuação nos concursos para Professor Adjunto: SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Concurso Público de Provas e Títulos, para provimento de Cargos Docentes da Carreira do Magistério Superior (Professor Adjunto) TABELA DE PONTUAÇÃO

Leia mais

CONCURSO 2011 EDITAL 06/2010.

CONCURSO 2011 EDITAL 06/2010. CONCURSO 2011 EDITAL 06/2010. BAREMA PARA AVALIAÇÃO DA PROVA DE TÍTULOS (Conforme Resolução 11/2010, do Conselho Universitário da UFBA) I. TÍTULOS ACADEMICOS N o DE PONTOS 01. Livre docência na área do

Leia mais

FUNDAÇÃO DE AMPARO AO ENSINO E PESQUISA

FUNDAÇÃO DE AMPARO AO ENSINO E PESQUISA e-mail: faep@faep.org.br - CEP: 08780-2 - Mogi das Cruzes SP CONVOCAÇÃO PARA SELEÇÃO DE PESQUISADORES- BOLSISTAS Nº001 /2014 POR FORÇA DO CONVÊNIO CELEBRADO ENTRE A UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES E A

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE NÚCLEO DE CIÊNCIAS DA VIDA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE NÚCLEO DE CIÊNCIAS DA VIDA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE NÚCLEO DE CIÊNCIAS DA VIDA CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 89, de 12 de novembro de

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO. EDITAL Nº 009/2015 de 06/10/2015 CENTRO DE CIENCIAS DA SAUDE - CCS

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO. EDITAL Nº 009/2015 de 06/10/2015 CENTRO DE CIENCIAS DA SAUDE - CCS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIENCIAS DA SAUDE CCS DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA E FARMACOLOGIA Campus Universitário Petrônio Portela, Bloco 08 - Bairro Ininga Fone (086)

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIO PIC DIREITO/UniCEUB EDITAL DE 2016

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIO PIC DIREITO/UniCEUB EDITAL DE 2016 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIO PIC DIREITO/UniCEUB EDITAL DE 2016 O reitor do Centro Universitário de Brasília UniCEUB, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna público que

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 05/2015/PEQ Dispõe sobre os procedimentos para seleção

Leia mais

COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL E AGRONEGÓCIO MESTRADO E DOUTORADO EDITAL Nº 03/2016-PGDRA

COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL E AGRONEGÓCIO MESTRADO E DOUTORADO EDITAL Nº 03/2016-PGDRA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL E AGRONEGÓCIO MESTRADO E DOUTORADO EDITAL Nº 03/2016-PGDRA ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE CANDIDATO À BOLSA DE ESTUDOS DO PROGRAMA

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ NÚCLEO DE ALTOS ESTUDOS AMAZÔNICOS CONGREGAÇÃO DO NÚCLEO DE ALTOS ESTUDOS AMAZÔNICOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ NÚCLEO DE ALTOS ESTUDOS AMAZÔNICOS CONGREGAÇÃO DO NÚCLEO DE ALTOS ESTUDOS AMAZÔNICOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ NÚCLEO DE ALTOS ESTUDOS AMAZÔNICOS CONGREGAÇÃO DO NÚCLEO DE ALTOS ESTUDOS AMAZÔNICOS RESOLUÇÃO Nº 03, DE 01 DE OUTUBRO DE 2014 Aprova e regulamenta

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CIRURGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CIRURGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CIRURGIA CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR EDITAL nº, de de setembro de 12, publicado no Diário Oficial

Leia mais

EDITAL Nº 16, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2013

EDITAL Nº 16, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2013 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA

Leia mais

I. mínimo de 3 (três) anos para o mestrado; II. mínimo de 4 (quatro) anos para doutorado

I. mínimo de 3 (três) anos para o mestrado; II. mínimo de 4 (quatro) anos para doutorado MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS CÂMPUS JATAÍ EDITAL Nº 003/2015/IFG-CÂMPUS JATAÍ SELEÇÃO DE SERVIDORES

Leia mais

REGULAMENTO N 01/2016-PPGEE/MEPE/UNIR

REGULAMENTO N 01/2016-PPGEE/MEPE/UNIR REGULAMENTO N 01/2016-PPGEE/MEPE/UNIR Dispõe sobre os critérios de pontuação das Atividades Programadas de Pesquisa (APP), do Programa de Pós- Graduação em Educação Escolar, Mestrado Profissional. A Coordenação

Leia mais

EDITAL PPGEP 1/2016. APRESENTAÇÃO Dados administrativos: FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEP)

EDITAL PPGEP 1/2016. APRESENTAÇÃO Dados administrativos: FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEP) EDITAL PPGEP 1/2016 O Programa de Pós-Graduação em Geografia do Pontal - PPGEP, da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP, da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, faz saber a todos quanto

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA NOME DO CENTRO NOME DO DEPARTAMENTO PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR POR PRAZO DETERMINADO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA NOME DO CENTRO NOME DO DEPARTAMENTO PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR POR PRAZO DETERMINADO UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA NOME DO CENTRO NOME DO DEPARTAMENTO PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR POR PRAZO DETERMINADO EDITAL N 01/2016 A Chefe do Departamento de Direito, do Centro

Leia mais

Anexo I 1 Do local, período e horário das inscrições: 08 a 11 de dezembro de 2015, no horário de 14 às 17 horas. 2 Dos requisitos para inscrição:

Anexo I 1 Do local, período e horário das inscrições: 08 a 11 de dezembro de 2015, no horário de 14 às 17 horas. 2 Dos requisitos para inscrição: UNIÃO METROPOLITANA PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO E CULTURA FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DA SAÚDE CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DESTINADO À CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Av. João Naves de Ávila, 2121 = Campus Santa Mônica = Sala 1G156 = CEP:38.408-100 = Uberlândia/MG

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL Nº 004/2016

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL Nº 004/2016 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL Nº 004/2016 O Reitor da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB, no uso de suas

Leia mais

AVISO DE EDITAL Nº 001/2010

AVISO DE EDITAL Nº 001/2010 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL PROGRAMA DE PÓS-GRADUÇÃO STRICTO SENSU EM ENGENHARIA CIVIL - MESTRADO - AVISO DE EDITAL Nº 001/2010 A Coordenadoria do Programa

Leia mais

Processo de Seleção de Tutores para Vagas Remanescentes do Curso de Especialização em Gestão em Saúde, na modalidade a Distância

Processo de Seleção de Tutores para Vagas Remanescentes do Curso de Especialização em Gestão em Saúde, na modalidade a Distância MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL- REI SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DECRETO 5.800/2006 Res. 012/2008 CONSU Resolução CD/FNDE Nº 26/2009,

Leia mais

EDITAL 03/PPGFMC/2016

EDITAL 03/PPGFMC/2016 Campus Universitário, Trindade, Bloco D/CCB, Florianópolis, SC, 88049-900, Brasil Tel.: (48) 721-2471 Fax: (48) 721-981 e-mail: ppgf@farmaco.ufsc.br EDITAL 0/PPGFMC/2016 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL Nº 03/10. Art. 1º O processo seletivo objetiva a expansão do quadro de docentes da Faculdade de Tecnologia CDL de Fortaleza.

EDITAL Nº 03/10. Art. 1º O processo seletivo objetiva a expansão do quadro de docentes da Faculdade de Tecnologia CDL de Fortaleza. 1 EDITAL Nº 03/10 O Diretor Geral da Faculdade de Tecnologia CDL, no uso de suas atribuições e regimentais, torna público este edital para seleção de professores de acordo com a Resolução no 07/2008 COSUPA.

Leia mais

DECANATO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE AGRONOMIA E MEDICINA VETERINÁRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA

DECANATO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE AGRONOMIA E MEDICINA VETERINÁRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DECANATO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE AGRONOMIA E MEDICINA VETERINÁRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA Edital 01/2015 SELEÇÃO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES) 1. PREÂMBULO

Leia mais

Instrução Normativa do Programa de Pós-Graduação em Administração: Mestrado Profissional

Instrução Normativa do Programa de Pós-Graduação em Administração: Mestrado Profissional Instrução Normativa do Programa de Pós-Graduação em Administração: Mestrado Profissional Instrução Normativa PPGA nº 05 de 05/04/2016 Aprova as Normas para Apresentação da Dissertação do Programa de Pós-graduação

Leia mais

Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências da Saúde Mestrado em Odontologia

Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências da Saúde Mestrado em Odontologia Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências da Saúde Mestrado em Odontologia Abertura de inscrições para candidatos a bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado PNPD/CAPES PORTARIA Nº 086, DE

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições

Leia mais

EDITAL INTERNO Nº 001/2016 PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE POR TEMPO DETERMINADO

EDITAL INTERNO Nº 001/2016 PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE POR TEMPO DETERMINADO EDITAL INTERNO Nº 001/2016 PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE POR TEMPO DETERMINADO O Chefe em exercício do da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia UFBA, no uso de suas atribuições

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO 2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (UNIFEI)

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO 2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (UNIFEI) 1 EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO 2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (UNIFEI) O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da Universidade Federal

Leia mais

EDITAL Nº 01/ 2014 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE.

EDITAL Nº 01/ 2014 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CARDIOLOGIA E EPIDEMIOLOGIA. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) INSTITUTO DE AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIA EM SAÚDE - IATS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

EDITAL INTERNO Nº 13/2013 PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE POR TEMPO DETERMINADO

EDITAL INTERNO Nº 13/2013 PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE POR TEMPO DETERMINADO EDITAL INTERNO Nº 13/2013 PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE POR TEMPO DETERMINADO O Diretor do Desenvolvimento Sustentável da UFBA, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista o disposto

Leia mais

CONSELHO DO CURSO DE DIREITO. Resolução nº 01/2015 do Conselho do curso de graduação em Direito do ILES/Ulbra Itumbiara/GO

CONSELHO DO CURSO DE DIREITO. Resolução nº 01/2015 do Conselho do curso de graduação em Direito do ILES/Ulbra Itumbiara/GO CONSELHO DO CURSO DE DIREITO Resolução nº 01/2015 do Conselho do curso de graduação em Direito do ILES/Ulbra Itumbiara/GO Dispõe sobre as atividades complementares do curso. CONSIDERANDO o que determina

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS. CONSELHO SUPERIOR Avenida Professor Mário Werneck, nº. 2590,

Leia mais

EDITAL DE APOIO A PROJETOS DE PESQUISA INSTITUCIONAIS A SEREM DESENVOLVIDOS NOS CAMPI DO SISTEMA CEFET/RJ EDITAL APP-CAMPI 2014

EDITAL DE APOIO A PROJETOS DE PESQUISA INSTITUCIONAIS A SEREM DESENVOLVIDOS NOS CAMPI DO SISTEMA CEFET/RJ EDITAL APP-CAMPI 2014 EDITAL DE APOIO A PROJETOS DE PESQUISA INSTITUCIONAIS A SEREM DESENVOLVIDOS NOS CAMPI DO SISTEMA CEFET/RJ 1. INFORMAÇÕES GERAIS EDITAL APP-CAMPI 2014 A Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIPPG) e o

Leia mais

EDITAL N 01/2011 SELEÇÃO PARA O MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇAO E CONTROLADORIA MAAC - TURMA 2012-2014

EDITAL N 01/2011 SELEÇÃO PARA O MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇAO E CONTROLADORIA MAAC - TURMA 2012-2014 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria PPAC EDITAL N 01/2011 SELEÇÃO PARA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA EDITAL Nº 01/2016 DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA - MESTRADO ACADÊMICO

Leia mais

EDITAL Nº 01/2009 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL PGDR/UFRGS/IFNMG_JANUÁRIA E SALINAS/MG PERÍODO LETIVO 2009

EDITAL Nº 01/2009 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL PGDR/UFRGS/IFNMG_JANUÁRIA E SALINAS/MG PERÍODO LETIVO 2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO RURAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS CAMPI JANUÁRIA/MG E SALINAS/MG

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS VII GOVERNADOR ANTÔNIO MARIZ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E SOCIAIS APLICADAS CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS VII GOVERNADOR ANTÔNIO MARIZ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E SOCIAIS APLICADAS CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS VII GOVERNADOR ANTÔNIO MARIZ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E SOCIAIS APLICADAS CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR POR PRAZO

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Praia Grande São Paulo Outubro de 2009 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Artigo 1º - O presente Regulamento disciplina a organização e as atividades

Leia mais

EDITAL Nº 117/2015 Referente ao Aviso Nº 091/2015, publicado no D.O.E. de 30.10.2015

EDITAL Nº 117/2015 Referente ao Aviso Nº 091/2015, publicado no D.O.E. de 30.10.2015 EDITAL Nº 117/2015 Referente ao Aviso Nº 091/2015, publicado no D.O.E. de 30.10.2015 O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais e regimentais, torna público a

Leia mais

FACULDADE DE ODONTOLOGIA

FACULDADE DE ODONTOLOGIA FACULDADE DE ODONTOLOGIA ANEXO II REGULAMENTO GERAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES I Das Atividades Artigo 1º As Atividades Complementares estão de acordo com as políticas do Conselho Nacional de Educação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 309/UFFS/2012 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EPISTEMOLOGIA E METAFÍSICA

Leia mais

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- VITÓRIA 003/2016 ALTERADO EM 14/06/2016

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- VITÓRIA 003/2016 ALTERADO EM 14/06/2016 EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- VITÓRIA 003/2016 ALTERADO EM 14/06/2016 Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGA EM CARGO DE DOCENTE DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR A Universidade

Leia mais

IV ENCONTRO DE PSICOLOGIA CUIDADOS PALIATIVOS: RESSIGNIFICANDO A PERDA, A MORTE E O MORRER 31 de Maio a 02 de Junho

IV ENCONTRO DE PSICOLOGIA CUIDADOS PALIATIVOS: RESSIGNIFICANDO A PERDA, A MORTE E O MORRER 31 de Maio a 02 de Junho IV ENCONTRO DE PSICOLOGIA CUIDADOS PALIATIVOS: RESSIGNIFICANDO A PERDA, A MORTE E O MORRER 31 de Maio a 02 de Junho EDITAL INSCRIÇÃO DE TRABALHOS A Coordenação do curso de Psicologia da Faculdade Vale

Leia mais

EDITAL 2016.1-Aditamento

EDITAL 2016.1-Aditamento EDITAL 2016.1-Aditamento O Colegiado do Curso de Especialização em Organização e Gestão em Justiça Criminal e Segurança - Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional - Campos dos Goytacazes

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA EDITAL Nº 067/DDP/2016, de 21 de março de 2016.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA EDITAL Nº 067/DDP/2016, de 21 de março de 2016. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA EDITAL Nº 067/DDP/2016, de 21 de março de 2016. A Diretora do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas DDP da Universidade Federal de Santa Catarina, no uso de

Leia mais

COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS CRH/SES G RUPO DE G ESTÃO DE P ESSOAS NÚCLEO DE SUPORTE À G ESTÃO DE PESSOAS

COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS CRH/SES G RUPO DE G ESTÃO DE P ESSOAS NÚCLEO DE SUPORTE À G ESTÃO DE PESSOAS UNIDADE CENTRAL DE RECURSOS HUMANOS Edital de Abertura de Inscrições Nº 01/2009 CONCURSO DE PROMOÇÃO A Unidade Central de Recursos Humanos, no uso de sua competência atribuída pelo artigo 6º, do Decreto

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 153/2010/CONEPE

RESOLUÇÃO Nº 153/2010/CONEPE Aprova o Regulamento das Atividades Complementares do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, do Campus de Laranjeiras e dá outras providências. O da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA DE MÚSICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA DE MÚSICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA DE MÚSICA Edital Nº 002 / 2012 Edital de Seleção ao Curso de Pós-Graduação

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTE DO MAGISTÉRIO SUPERIOR

CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTE DO MAGISTÉRIO SUPERIOR CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTE DO MAGISTÉRIO SUPERIOR EDITAL nº. 01/2016 Inclusão nº. 02 FACULDADE DE - UFBA Áreas de Conhecimento: Patrimônio cultural e políticas de preservação da arquitetura, do urbanismo

Leia mais

EDITAL INTERNO Nº 05/2015 PROGRAMA PUBLIQUE INCENTIVO À PUBLICAÇÃO NO EXTERIOR

EDITAL INTERNO Nº 05/2015 PROGRAMA PUBLIQUE INCENTIVO À PUBLICAÇÃO NO EXTERIOR EDITAL INTERNO Nº 05/2015 PROGRAMA PUBLIQUE INCENTIVO À PUBLICAÇÃO NO EXTERIOR A Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PROPPI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA PARA O PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM CULTURA, IDENTIDADE E REGIÃO E ENSINO DA MATEMÁTICA

CHAMADA PÚBLICA PARA O PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM CULTURA, IDENTIDADE E REGIÃO E ENSINO DA MATEMÁTICA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS EDITAL Nº 001/2015 UEG/Câmpus Jussara de 30 de Novembro de 2015. CHAMADA PÚBLICA PARA O PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM CULTURA, IDENTIDADE E

Leia mais

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB Credenciada pelo Decreto Estadual N 7.344, de 27.05.1998

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB Credenciada pelo Decreto Estadual N 7.344, de 27.05.1998 Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB Credenciada pelo Decreto Estadual N 7.344, de 27.05.1998 EDITAL Nº 035/2009 PROGRAMA DE ISENÇÃO DO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIENCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE MEDICINA TROPICAL CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIENCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE MEDICINA TROPICAL CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIENCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE MEDICINA TROPICAL CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR EDITAL Nº 56 de 16 de JUNHO de 2016, publicado no

Leia mais

Parágrafo único. A presente seleção é aberta a candidatos brasileiros e estrangeiros.

Parágrafo único. A presente seleção é aberta a candidatos brasileiros e estrangeiros. EDITAL PPGQ Nº 001/2016 ABRE INSCRIÇÃO, FIXA DATA, HORÁRIO E CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA INGRESSAR NO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM QUÍMICA APLICADA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA

Leia mais

REGIMENTO DA REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONAL

REGIMENTO DA REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONAL REGIMENTO DA REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONAL Capítulo I Da Revista e sua Sede Art. 1º - A Revista Diálogo Educacional, criada em 2000, é uma publicação periódica do da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA INDUSTRIAL METALÚRGICA DE VOLTA REDONDA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA AMBIENTAL

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA INDUSTRIAL METALÚRGICA DE VOLTA REDONDA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA AMBIENTAL UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA INDUSTRIAL METALÚRGICA DE VOLTA REDONDA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA AMBIENTAL EDITAL 001/2013 Seleção para o Programa de Pós-Graduação em

Leia mais

1.1. O processo seletivo será coordenado pela comissão Coordenadora do CECANE UFV (Centro

1.1. O processo seletivo será coordenado pela comissão Coordenadora do CECANE UFV (Centro UFV PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ASSESSOR TÉCNICO CECANE UFV 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1. O processo seletivo será coordenado pela comissão Coordenadora do CECANE UFV (Centro Colaborador em Alimentação

Leia mais

CHAMADA 001/2016 PARA O PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES

CHAMADA 001/2016 PARA O PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES Universidade Estadual de Goiás Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências Aplicadas a Produtos para a Saúde (PPGCAPS) CHAMADA

Leia mais

EDITAL Nº. 43/2014 Processo Seletivo Discente Concessão de Benefícios do Prosup, Bolsas e Taxas Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu

EDITAL Nº. 43/2014 Processo Seletivo Discente Concessão de Benefícios do Prosup, Bolsas e Taxas Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu EDITAL Nº. 43/2014 Processo Seletivo Discente Concessão de Benefícios do Prosup, Bolsas e Taxas No período de 6 a 13 de maio de 2014, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo entre os discentes

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSUN N.º 008/2010. O Conselho Superior da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, no uso de suas atribuições e

RESOLUÇÃO CONSUN N.º 008/2010. O Conselho Superior da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, no uso de suas atribuições e RESOLUÇÃO CONSUN N.º 008/2010 Estabelece as normas para a distribuição dos encargos docentes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul O Conselho Superior da Universidade Estadual do Rio Grande do

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES AO EDITAL N 127, DE 09 DE SETEMBRO DE 2010, PUBLICADO NO

Leia mais

SELEÇÃO PÚBLICA DE PESSOAL DOCENTE EDITAL N 04/2016

SELEÇÃO PÚBLICA DE PESSOAL DOCENTE EDITAL N 04/2016 SELEÇÃO PÚBLICA DE PESSOAL DOCENTE EDITAL N 04/2016 O Centro Universitário de Goiás Uni-ANHANGUERA faz saber a todos os interessados que encontram-se abertas no período de 20/05 a 10/06 as inscrições para

Leia mais

FACULDADE DE ARARAQUARA CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO

FACULDADE DE ARARAQUARA CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO REGULAMENTO DE TRABALHO DE CURSO ARARAQUARA 2015 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CURSO DE DIREITO Dispõe sobre a forma de operacionalização do Trabalho de Curso. CAPÍTULO I DAS

Leia mais

Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal RESOLUÇÃO PPGCA Nº 10/2014

Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal RESOLUÇÃO PPGCA Nº 10/2014 Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal RESOLUÇÃO PPGCA Nº 10/2014 A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA) da Universidade Estadual

Leia mais

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS Educar pela Pesquisa CAPÍTULO 1 DA ORGANIZAÇÃO GERAL

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS Educar pela Pesquisa CAPÍTULO 1 DA ORGANIZAÇÃO GERAL REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS Educar pela Pesquisa CAPÍTULO 1 DA ORGANIZAÇÃO GERAL Art. 1 - O curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EXTERNO DE ADMISSÃO DE PROFESSOR EDITAL N.º 10/13 - FESPPR

PROCESSO SELETIVO EXTERNO DE ADMISSÃO DE PROFESSOR EDITAL N.º 10/13 - FESPPR FACULDADE DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO PARANÁ Mantenedora: Fundação de Estudos Sociais do Paraná CNPJ: 76.602.895/0001-04 Inscr. Estadual: Isento Rua Dr. Faivre, 141 Fone/Fax (0xx41) 3028-6500 CEP 80060-140

Leia mais

EDITAL Nº 002/2012 PROCESSO SELETIVO INTERNO DE PROFESSORES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SETE LAGOAS - UNIFEMM

EDITAL Nº 002/2012 PROCESSO SELETIVO INTERNO DE PROFESSORES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SETE LAGOAS - UNIFEMM EDITAL Nº 002/2012 PROCESSO SELETIVO INTERNO DE PROFESSORES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SETE LAGOAS - UNIFEMM Artigo 1º - O Centro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEMM, informa que no período de 22/05/2012

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande FURG Pró-Reitoria de Graduação Secretária Geral de Educação a Distância

Universidade Federal do Rio Grande FURG Pró-Reitoria de Graduação Secretária Geral de Educação a Distância Universidade Federal do Rio Grande FURG Pró-Reitoria de Graduação Secretária Geral de Educação a Distância EDITAL DE SELEÇÃO PARA TUTORES A DISTÂNCIA Programa Pró-Licenciatura Edital 02/2008 A Pró-reitora

Leia mais

Giselda M. F. N. Hironaka (Profa. Titular da Faculdade de Direito da USP, Mestre, Doutora e Livre-Docente pela USP) Coordenação Adjunta:

Giselda M. F. N. Hironaka (Profa. Titular da Faculdade de Direito da USP, Mestre, Doutora e Livre-Docente pela USP) Coordenação Adjunta: EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2016-1 DE MESTRANDOS E DOUTORANDOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU, RECOMENDADO PELA CAPES - CONCEITO 04 Área de concentração: Função Social do Direito Mestrado Função

Leia mais

ANEXO V QUADRO DE ATRIBUIÇÃO DE PONTOS PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS.

ANEXO V QUADRO DE ATRIBUIÇÃO DE PONTOS PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS. GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ EDITAL N. 043/23 CONCURSO PÚBLICO PARA O PROVIMENTO DE VAGAS DOS CARGOS DO QUADRO DE PESSOAL EFETIVO DE DOCENTES DA UEAP ANEXO V QUADRO DE ATRIBUIÇÃO

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº. Art. 1º. A Lei nº 12.066, de 13 de janeiro de 1993, passa a vigorar com as seguintes alterações:

PROJETO DE LEI Nº. Art. 1º. A Lei nº 12.066, de 13 de janeiro de 1993, passa a vigorar com as seguintes alterações: PROJETO DE LEI Nº Altera, revoga e acrescenta dispositivos das Leis nº 12.066, de 13 de janeiro de 1993, que dispõe sobre a estrutura do Grupo Ocupacional do Magistério da Educação Básica MAG e instituiu

Leia mais

FACITEC - Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas IESST Instituto de Ensino Superior Social e Tecnológico

FACITEC - Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas IESST Instituto de Ensino Superior Social e Tecnológico FACITEC - Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas IESST Instituto de Ensino Superior Social e Tecnológico Credenciada pela portaria: MEC 292, de 15.02.2001 DOU Nº 35-E, de 19.02.2001, Seção 1 RESOLUÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EDITAL Nº 01/2014 PROCESSO SELETIVO MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO 2015 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PGENF/UFRN), no uso de suas

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO PIBIC 2015

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO PIBIC 2015 EDITAL 03/ PROPESP PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO PIBIC SUBPROGRAMAS PIBIC/UFPA, PIBIC/UFPA CAMPI DO INTERIOR, PIBIC/UFPA EBTT, PIBIC-

Leia mais

UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Em conformidade com a Resolução CNE/CES n 1, de 08 de Junho de 2007 e o Regimento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE SGPTI HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EDITAL Nº. 01, DE 20 DE JUNHO DE 2016

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE SGPTI HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EDITAL Nº. 01, DE 20 DE JUNHO DE 2016 EDITAL Nº. 01, DE 20 DE JUNHO DE 2016 PROCESSO SELETIVO O Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação (SGPTI) do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe comunica que estarão

Leia mais

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 02, DE 26 DE JANEIRO DE 2012.

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 02, DE 26 DE JANEIRO DE 2012. AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC A Diretora de Desenvolvimento do Ensino, no exercício da Direção Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus Timon, no uso de

Leia mais

EDITAL Nº 01/2016, DE 07 DE JUNHO DE 2016

EDITAL Nº 01/2016, DE 07 DE JUNHO DE 2016 EDITAL Nº 01/2016, DE 07 DE JUNHO DE 2016 SELEÇÃO DE SERVIDORES TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO ACRE PARA AFASTAMENTO INTEGRAL PARA QUALIFICAÇÃO NO ANO DE 2016 A Reitora do

Leia mais

Pesquisa Tecnológica. Todas as Áreas

Pesquisa Tecnológica. Todas as Áreas Pesquisa Tecnológica Todas as Áreas Grupo Tipo da produção Critérios Indexado cientifica ou Jornal científico (informe ISSN) e campo Âmbito Indexado e no campo Qualis/Área selecione Nenhum. Artigos publicados

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. RESOLUÇÃO do CNE (ainda depende Homologação do Ministro da Educação)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. RESOLUÇÃO do CNE (ainda depende Homologação do Ministro da Educação) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO do CNE (ainda depende Homologação do Ministro da Educação) Regulamenta o art. 52, inciso I da Lei 9.394, de 1996, e dispõe sobre normas e

Leia mais

EDITAL N 42, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2012.

EDITAL N 42, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2012. PRÓ-REITORIA REITORIA DE EXTENSÃO E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS O Diretor Geral Pro Tempore do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus CAXIAS, no uso de suas atribuições, torna

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE PROFESSOR SUBSTITUTO

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE PROFESSOR SUBSTITUTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE PROFESSOR SUBSTITUTO EDITAL Nº 046/2011 O Reitor da Universidade Federal de São Carlos, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

Leia mais

FACULDADE SÃO LUCAS EDITAL DO 5 PROCESSO SELETIVO 2016 DA FACULDADE SÃO LUCAS NO CURSO DE MEDICINA PARA PORTADORES DE DIPLOMA 1 SEMESTRE 2016 - EDITAL

FACULDADE SÃO LUCAS EDITAL DO 5 PROCESSO SELETIVO 2016 DA FACULDADE SÃO LUCAS NO CURSO DE MEDICINA PARA PORTADORES DE DIPLOMA 1 SEMESTRE 2016 - EDITAL FACULDADE SÃO LUCAS EDITAL DO 5 PROCESSO SELETIVO 2016 DA FACULDADE SÃO LUCAS NO CURSO DE MEDICINA PARA PORTADORES DE DIPLOMA 1 SEMESTRE 2016 - EDITAL n o 5/2016 A Faculdade São Lucas FSL - torna público

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EDITAL

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EDITAL SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EDITAL O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições, torna público que

Leia mais