IBIÚNA 68: O QUE A HISTÓRIA NÃO CONTA.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "IBIÚNA 68: O QUE A HISTÓRIA NÃO CONTA."

Transcrição

1 FÓRUM NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO (FNPJ) XIII ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO IX CICLO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE JORNALISMO MODALIDADE DO TRABALHO: Relato de Experiência GRUPO DE PESQUISA: Produção Laboratorial (Eletrônicos) IBIÚNA 68: O QUE A HISTÓRIA NÃO CONTA. Washington José de Souza Filho 1 washsfilho@gmail.com Palavras-chave :Jornalismo de Televisão, Movimento Estudantil, Golpe de 64. Um grupo de profissionais da Comunicação, com experiência e atuação, principalmente, em emissoras da Bahia, propuseram, sob a orientação do autor, a realização de um programa documental para televisão com foco específico na participação dos estudantes baianos no Congresso da UNE, realizado em Ibiúna (SP), em outubro de 68. A proposta foi apresentada como candidata ao edital 68+40, promovido pela Fundação Cultural da Bahia, há dois anos, em 2008, para comemorar no Estado os 40 anos de manifestações ocorridas no Brasil e no Mundo, em A idéia desta proposta era, a partir do trabalho realizado pelo Grupo Tortura Nunca Mais, na Bahia, em busca da divulgação da documentação dos órgãos da repressão dos militares, protagonistas do Golpe de 64,mantida em sigilo reconstituirmos uma parte da História de 68 no Brasil, para permitir à sociedade o conhecimento de fatos sobre a vida dos seus cidadãos, escondidos sobre o manto da inviolabilidade. Uma conseqüência da falta de acesso à documentação, como ainda ocorre na Bahia. Uma parte da história do Brasil está confinada como um segredo, do qual não se pode ter conhecimento. O documentário resultante deste projeto está elaborado em um formato que permite a exibição em emissoras de televisão, particularmente as de caráter educativo. De acordo com o edital, ela será feita na TV Educativa da Bahia. Uma História A tentativa de realizar o Congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes), em Ibiúna, cidade no interior de São Paulo, a 70 quilômetros da capital, em 1. Jornalista, Professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, atualmente Coordenador da Graduação em Comunicação, Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas.

2 outubro de 68, representou para os estudantes brasileiros a materialização do desafio lançado em maio, cinco meses antes, pelos estudantes franceses, sob o lema proibido proibir. A finalidade era realizar a eleição do presidente da entidade, colocada na ilegalidade depois do golpe militar de 64. A entidade, apesar da decisão dos militares, tinha promovido congressos clandestinos, a partir do ano seguinte, 65, do afastamento do presidente João Goulart. As manifestações nas ruas de Paris, uma reação às tentativas das autoridades francesas de submeter aos estudantes os limites de uma legislação estudantil encontrou eco no Brasil. O contexto, porém, era outro. Os estudantes brasileiros tinham um adversário real, para o qual canalizaram o enfrentamento. A expectativa, no Congresso, era uma disputa em torno da transformação da sociedade. Durante todo o ano de 68, as manifestações com a participação dos estudantes tinham feito deles os condutores da reação da sociedade. Um exemplo é a Passeata dos Cem Mil, realizado em junho daquele ano, no Rio de Janeiro. O Congresso da UNE, marcado para Ibiúna, representava o último lance de uma escalada que determinaria a distinção entre o assalto ao céu, como preconizavam os estudantes franceses, ou o mergulho nas trevas, em função da longa noite que se instauraria no Brasil o que, de fato, ocorreu, com a edição do Ato Institucional número 5, em dezembro daquele ano. Os relatos sobre o Congresso de Ibiúna eram de que a realização era maior do tinha um sentido maior que a eleição do presidente da UNE. As divergências entre as várias correntes, apontavam para discussões, inclusive, sobre a forma de participação na luta armada, aspiração de alguns grupos políticos em atuação no Brasil. Uma situação transformada em realidade, em relação aos estudantes entre os participantes do Congresso, 19 morreram em ações em conseqüência da opção pela luta armada,posteriormente. 2 Os anseios dos estudantes naufragaram, literalmente, no lamaçal, por causa da chuva, em que se transformou o sítio, em Ibiúna, escolhido para sediar o evento. Como se fosse possível reunir quase mil estudantes de todo o País, durante uma semana sem atrair a repressão. Entre os participantes, um contingente de estudantes baianos, envolvidos no clima que caracterizava o Congresso. Mais de 40 anos depois, eles vivem o 2 GASPARI, Elio. A Ditadura Envergonhada. São Paulo:Companhia das Letras, 2002.p. 325.

3 cotidiano de cada um deles, separados pelo tempo de um ato que guarda como marca da história o registro de um inquérito policial, instaurado pela Polícia Federal, ao qual não se pode ter acesso. Os dados estão adormecidos nos arquivos dos órgãos policiais do Estado, sem nenhuma possibilidade de liberação. Justificativa A realização do programa é importante pela dimensão que a televisão alcança, entre os meios de comunicação. A forma de realização é documental, com entrevistas de participantes do Congresso de Ibiúna, entre os estudantes baianos, com o uso da documentação levantada pelo Grupo Tortura Nunca Mais como referência. O programa servirá para demonstrar a importância deles para reconstituição da história do Brasil e o reconhecimento da luta de jovens que buscavam a realização de um sonho libertário, que mesmo 40 anos depois, está vivo na expectativa dos que têm esperança na transformação. O Grupo Tortura Nunca Mais, a partir de um levantamento realizado em órgãos que atuaram na repressão e segurança do regime militar tem buscado apoio para a divulgação e preservação de uma parte importante da história, de homens e mulheres, brasileiros que sonharam mudar o País. O Tortura Nunca Mais, de atuação nacional, foi fundado na Bahia em A sua atuação é voltada para o apoio às vítimas da repressão do regime militar, inclusive familiares. Este projeto, de produção de um programa de televisão esteve relacionado à uma disciplina (Edição e Montagem), no âmbito da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, ministrada pelo autor. A realização do projeto foi pensada como integrada a uma atividade didática, contribuindo no trabalho de formação de estudantes do curso de Comunicação, da referida Faculdade. A Realização Mais de dois anos depois da apresentação da proposta, em função do edital promovido pela Fundação Cultural da Bahia, o vídeo Ibiúna 68: O que a história não conta está concluída. O que falta para a sua exibição, neste momento, em março de 2010, é a conclusão da prestação de contas, para ele ser entregue à TV Educativa da Bahia.

4 É um atraso significativo em relação à previsão, mas não compromete a avaliação da proposta. De acordo com o edital, a apresentação do programa seria em outubro de 2008, na marca exata dos 40 anos de realização do Congresso. O processo de liberação dos recursos do edital, porém, atrasou. Apenas em abril do ano passado, 2009, ele foi formalizado, em função de pendências de diversas formas, relacionadas à proposta. O atraso, de alguma forma, favoreceu aos estudantes, porque o projeto acabou dividido em duas fases. Uma oportunidade de maior participação para alguns deles. A primeira fase, para manter o cronograma do projeto, resultou na elaboração de uma primeira versão do programa, denominada de piloto, realizada com a participação de 20 estudantes. Esta versão, produzida e editada, exclusivamente, por eles foi transformada em uma referência para todos de participação na atividade. Ela foi concluída no fim do período letivo de 2008, com uma exibição pública, no auditório da Faculdade de Comunicação. A fase que corresponde à segunda é a que está relacionada à versão do programa que tem a exibição prevista pela TV Educativa. O número de estudantes foi reduzido, para dez. A participação deles ficou limitada à atuação como assistentes, com o envolvimento em cada uma etapas de produção, aplicadas para a realização de um programa de televisão, depois da leitura de textos, inclusive relacionados ao tema, e a exibição de filmes relacionados ao assunto. Nas duas fases, além do autor, jornalista profissional, com a experiência de atuação em emissoras de televisão e jornais da Bahia e de outros Estados do País, o trabalho foi supervisionado por profissionais experimentados, associados ao projeto para a orientação dos estudantes. 3 Uma única tarefa, relacionada à segunda fase, foi realizada por um profissional, o maestro Luizinho Assis, sem participação dos estudantes a produção da trilha musical, um arranjo da música Maio 68, cedida pelo compositor Jorge Portugal, que na Bahia atua como professor de Português e Redação, tendo destaque como apresentador de televisão. Conclusão 3 Os profissionais são os jornalistas Ilna Baptista, Produção; Julio Cesar Almeida, repórtercinematográfico, Fotografia e Câmera; e Alexandre Teles, designer, Edição de Arte.

5 Ainda falta, ao programa Ibiúna 68:O que a história não conta o cumprimento de mais uma fase: o da exibição. A avaliação, porém, depois da concretização desta proposta, mesmo que com os percalços registrados, é que existe a necessidade, no espaço de um curso como os oferecidos na área de Comunicação, incluído os de Jornalismo, de buscar propostas que, sem reproduzir o espaço de trabalho, permite aos estudantes o contato efetivo com a realidade da sua atuação. Uma das constatações percebidas com esta experiência é que, além da maior segurança na realização dos procedimentos da produção do programa, o que garantiu a alguns estudantes, agora formados, a realização de trabalhos de conclusão, que tiveram o vídeo como suporte, é que eles puderam descobrir fatos da História do Brasil que, pela força da juventude, o conhecimento era pequeno ou desconhecido. Referências bibliográficas BETTO, Frei. Batismo de Sangue os dominicanos e a morte de Carlos Marighella. São Paulo:Editora Rocco,1982. GASPARI, Elio. A Ditadura Envergonhada.São Paulo:Companhia das Letras, 202. GORENDER, Jacob. O Combate nas Trevas A esquerda brasileira:das ilusões perdidas à luta armada. São Paulo: Editora Ática,1987. KELLINSON, Cathrine. Produção e Direção para TV e Vídeo;uma abordagem prática. Tradução de Natalie Gerhardt. Rio de Janeiro:Elsevier, MUSBURGER, Robert. Roteiro para mídia eletrônica.tradução de Natalie Gerhardt. Rio de Janeiro:Elsevier, VENTURA, Zuenir Ventura. 1968:O ano que não terminou. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, Filmes BATISMO DE SANGUE, de Helvécio Ratton (Brasil, 2006). HÉRCULES 56, de Sílvio Da-Rin (Brasil, 2006). O SOL CAMINHANDO CONTRA O VENTO, de Tetê Moraes e Martha Alencar (Brasil, 2006).

A cultura durante a ditadura militar

A cultura durante a ditadura militar A cultura durante a ditadura militar Introdução De 1964 a 1985, o Brasil viveu a Ditadura Militar, uma época em que os militares passaram a governar o país. Esse regime de governo foi chamado de ditadura,

Leia mais

CURSO: Licenciatura em Ciências Sociais. TÍTULO do Projeto de Pesquisa:

CURSO: Licenciatura em Ciências Sociais. TÍTULO do Projeto de Pesquisa: UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CURSO: Licenciatura em Ciências Sociais TÍTULO do Projeto de Pesquisa: Martírio, profecia e santidade em memórias e documentos de Frei Tito de Alencar

Leia mais

FACULDADE ATUAL 10 ANOS REALIZANDO SONHOS 1

FACULDADE ATUAL 10 ANOS REALIZANDO SONHOS 1 FACULDADE ATUAL 10 ANOS REALIZANDO SONHOS 1 Pollyana Rodrigues Fagundes RIBEIRO 2 Ricardo da Silva MAGALHÃES 3 Isabela Leandra Santana de ALMEIDA 4 Faculdade Atual da Amazônia, Boa Vista, RR RESUMO Este

Leia mais

MEMÓRIAS DE DOR NA PAISAGEM URBANA DE SÃO PAULO. Grupo 39: Cassio Endo, 5o, Eduardo Amaral, 4o, Natali Polizeli, 3o e Rebeca Lopes, 6o.

MEMÓRIAS DE DOR NA PAISAGEM URBANA DE SÃO PAULO. Grupo 39: Cassio Endo, 5o, Eduardo Amaral, 4o, Natali Polizeli, 3o e Rebeca Lopes, 6o. MEMÓRIAS DE DOR NA PAISAGEM URBANA DE SÃO PAULO Grupo 39: Cassio Endo, 5o, Eduardo Amaral, 4o, Natali Polizeli, 3o e Rebeca Lopes, 6o. Como dar luz aos lugares de memória da ditadura em São Paulo? Objeto:

Leia mais

A cultura durante a ditadura militar

A cultura durante a ditadura militar A cultura durante a ditadura militar Introdução da ditadura no Brasil De 1964 a 1985, o Brasil viveu a Ditadura Militar, uma época em que os militares passaram a governar o país. Esse regime de governo

Leia mais

Louise Oliveira Arquivista/EPUFBA Anne Alves Graduanda em História/UFBA Jorge Lincoln dos Santos Graduando em Direito/UFBA.

Louise Oliveira Arquivista/EPUFBA Anne Alves Graduanda em História/UFBA Jorge Lincoln dos Santos Graduando em Direito/UFBA. RESGATE DOCUMENTAL E HISTÓRICO DA ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA DE 1964 À 1974: REFLEXÕES A PARTIR DAS ATAS DA CONGREGAÇÃO E OFÍCIOS DO DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL E DA ASSESSORIA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Pró-Reitoria de Extensão Universitária Editais PROEXT 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Pró-Reitoria de Extensão Universitária Editais PROEXT 2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Pró-Reitoria de Extensão Universitária Editais PROEXT 2014 Edital PROEXT/Cursos Livres UFBA/MAM-BA 2014 1. Finalidade: O Edital PROEXT/Cursos Livres UFBA/MAM-BA 2014 tem por

Leia mais

I Mostra Audiovisual do Grupo Unis

I Mostra Audiovisual do Grupo Unis I Mostra Audiovisual do Grupo Unis 1 I. OBJETIVO DO CHAMADO PÚBLICO O objetivo deste chamado é selecionar produções audiovisuais criadas e idealizadas por alunos do Grupo Educacional Unis, por outras instituições,

Leia mais

OBRA SERIADA DOCUMENTÁRIO

OBRA SERIADA DOCUMENTÁRIO ANEXO V PROJETO TÉCNICO INSTITUTO DE RADIODIFUSÃO EDUCATIVA DA BAHIA IRDEB TVE BAHIA SELEÇÃO DE PROJETOS DE PRÉ-LICENCIAMENTO DE PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS OBRA SERIADA DOCUMENTÁRIO CATEGORIA (ASSINALAR A

Leia mais

Mosaico TV na Teoria e na Prática Programa experimental das disciplinas de Redação para TV e Telejornalismo 1 1

Mosaico TV na Teoria e na Prática Programa experimental das disciplinas de Redação para TV e Telejornalismo 1 1 Mosaico TV na Teoria e na Prática Programa experimental das disciplinas de Redação para TV e Telejornalismo 1 1 RESUMO Jamille Batista Ferreira da SILVA 2 Gustavo Silva de FRANÇA 3 Jéssica Lanes CHALEGRA

Leia mais

ANEXO II REGULAMENTO DA IV MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO IFSP

ANEXO II REGULAMENTO DA IV MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO IFSP ANEXO II REGULAMENTO DA IV MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO IFSP 1. Do objeto 1.1. São objetos deste regulamento as normas para a submissão de trabalhos a serem apresentados na IV Mostra de Arte e Cultura do

Leia mais

ISRAEL BELO DE AZEVEDO

ISRAEL BELO DE AZEVEDO A INFLUÊNCIA DA TELEVISÃO SOBRE O COMPORTAMENTO VIOLENTO (Projeto de pesquisa, elaborado para fins didáticos na graduação em 1980 e nunca desenvolvido). Disponível em http://www.prazerdapalavra.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=542:projeto-de-pesquisaexemplo-2&catid=1442:projeto-de-pesquisa

Leia mais

EDITAL DE MONITORIA Nº 001/2017

EDITAL DE MONITORIA Nº 001/2017 EDITAL DE MONITORIA Nº 001/2017 O Diretor Geral das Faculdades Integradas Hélio Alonso, no uso de suas atribuições regimentais, torna público que estão abertas, de acordo com o que estabelece o presente

Leia mais

EDITAL DE MONITORIA Nº 001/2018

EDITAL DE MONITORIA Nº 001/2018 EDITAL DE MONITORIA Nº 001/2018 O Diretor Geral das Faculdades Integradas Hélio Alonso, no uso de suas atribuições regimentais, torna público que estão abertas, de acordo com o que estabelece o presente

Leia mais

A Parceria entre os Telejornais-laboratório da Universidade Positivo e da Universidade Federal de Santa Catarina relato da experiência paranaense

A Parceria entre os Telejornais-laboratório da Universidade Positivo e da Universidade Federal de Santa Catarina relato da experiência paranaense FÓRUM NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO (FNPJ) 2º ENCONTRO SUL-BRASILEIRO DE PROFESSORES DE JORNALISMO 5º ENCONTRO PARANAENSE DE ENSINO DE JORNALISMO MODALIDADE DO TRABALHO: Relato de Experiência GRUPO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL CATALÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM HISTÓRIA RESOLUÇÃO INTERNA PMPH.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL CATALÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM HISTÓRIA RESOLUÇÃO INTERNA PMPH. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL CATALÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM HISTÓRIA RESOLUÇÃO INTERNA PMPH. Nº 002/2017 Fixa as normas para as Atividades Complementares no Mestrado

Leia mais

Brasil Repórter Telejornal Laboratório do Curso de Jornalismo da Faculdade Internacional de Curitiba

Brasil Repórter Telejornal Laboratório do Curso de Jornalismo da Faculdade Internacional de Curitiba Brasil Repórter Telejornal Laboratório do Curso de Jornalismo da Faculdade Internacional de Curitiba Alex S. Mesquita 1 Beatriz Szymanski 2 Cristiane Magno 3 Edson Wormes 4 Erlon Bernardino 5 Fernando

Leia mais

X TROFÉU OMAR Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Cursos Técnicos do município de Três de Maio.

X TROFÉU OMAR Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Cursos Técnicos do município de Três de Maio. X TROFÉU OMAR 2012 Num filme o que importa não é a realidade, mas o que dela possa extrair a imaginação Charles Chaplin Promoção: Grêmio Estudantil SETREM (GESE). Modalidade: Curtas-metragens. Público

Leia mais

EDITAL DO PROJETO SOM NO SALÃO 2018

EDITAL DO PROJETO SOM NO SALÃO 2018 EDITAL DO PROJETO SOM NO SALÃO 2018 A da, através do Salão de Atos, lança o presente edital de seleção, com o intuito de incentivar e difundir as novas manifestações artístico-musicais brasileiras de cunho

Leia mais

Filme: Enquanto a tristeza não vem

Filme: Enquanto a tristeza não vem Filme: Enquanto a tristeza não vem Gênero: Documentário Diretor: Marco Fialho Elenco: Sérgio Ricardo Ano: 2003 Duração: 20 min Cor: Colorido Bitola: vídeo País: Brasil Disponível no Porta Curtas: www.portacurtas.com.br/curtanaescola/filme.asp?cod=2677

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 10/05-CEPE

RESOLUÇÃO Nº 10/05-CEPE RESOLUÇÃO Nº 10/05-CEPE Complementa a Resolução nº 04/05-CEPE que estabelece normas de concurso público para a carreira do magistério superior na Universidade Federal do Paraná, fixando a tabela de pontuação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL CATALÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM HISTÓRIA RESOLUÇÃO INTERNA PMPH.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL CATALÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM HISTÓRIA RESOLUÇÃO INTERNA PMPH. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL CATALÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM HISTÓRIA RESOLUÇÃO INTERNA PMPH. Nº 01/2016 Fixa as normas para as Atividades Complementares no Mestrado

Leia mais

Telejornal Unirondon: uma experiência de telejornalismo para o meio digital 1

Telejornal Unirondon: uma experiência de telejornalismo para o meio digital 1 Telejornal Unirondon: uma experiência de telejornalismo para o meio digital 1 Durcinéia ARÉVALO 2 Thiago ANDRADE 3 Musmê PECINI 4 Dewis CALDAS 5 Maurício DALEPIANE 6 Everson JESUS 7 Gilson Moraes da COSTA

Leia mais

3º CONCURSO DE REDAÇÃO, FOTOGRAFIA E VÍDEO IFB CAMPUS SÃO SEBASTIÃO 2014

3º CONCURSO DE REDAÇÃO, FOTOGRAFIA E VÍDEO IFB CAMPUS SÃO SEBASTIÃO 2014 3º CONCURSO DE REDAÇÃO, FOTOGRAFIA E VÍDEO IFB CAMPUS SÃO SEBASTIÃO 2014 REGULAMENTO 1. O 3 Concurso Estudantil REDAÇÃO, FOTOGRAFIA E VÍDEO IFB CAMPUS SÃO SEBASTIÃO 2014 foi instituído pela direção do

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DE MERITI-RJ

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DE MERITI-RJ PRM-JOA-RJ-00003096/2018 Inquérito Civil Público 1.30.017.000125/2018-01 EDITAL DE CONVOCAÇÃO AUDIÊNCIA PÚBLICA Acompanhamento da intervenção federal na Baixada Fluminense O, pelo Procurador da República

Leia mais

ACORDO ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA DA POLÔNIA SOBRE COOPERAÇÃO CULTURAL

ACORDO ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA DA POLÔNIA SOBRE COOPERAÇÃO CULTURAL ACORDO ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA DA POLÔNIA SOBRE COOPERAÇÃO CULTURAL O Governo da República Federativa do Brasil e O Governo da República da Polônia (doravante

Leia mais

Responsável: Andrea Claudia Miguel Marques Barbosa (Depto. de Ciências Sociais)

Responsável: Andrea Claudia Miguel Marques Barbosa (Depto. de Ciências Sociais) BOLSA BIG PARA O PROJETO DOC UNIFESP Responsável: Andrea Claudia Miguel Marques Barbosa (Depto. de Ciências Sociais) Setor ou departamento de lotação do proponente: * Departamento de Ciências Sociais Cursos

Leia mais

4. PRODUÇÃO E CAPTAÇÃO

4. PRODUÇÃO E CAPTAÇÃO O Projeto DOC integra o curso de Jornalismo e a TV Unaerp com o objetivo de capacitar o aluno no aprendizado da linguagem e da técnica de vídeo-documentário. O Projeto é realizado como conteúdo programático

Leia mais

CARAPINTADA UMA VIAGEM PELA RESISTÊNCIA ESTUDANTIL Editora: Ática Autor: Renato Tapajós

CARAPINTADA UMA VIAGEM PELA RESISTÊNCIA ESTUDANTIL Editora: Ática Autor: Renato Tapajós CARAPINTADA UMA VIAGEM PELA RESISTÊNCIA ESTUDANTIL Editora: Ática Autor: Renato Tapajós Indicação: 8º ano do Ensino Fundamental Duração: 1 bimestre Disciplinas: História e Língua Portuguesa Tema: Movimentos

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Comunicação Social Jornalismo, Bacharelado

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Comunicação Social Jornalismo, Bacharelado Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Comunicação Social Jornalismo, Bacharelado DOS FUNDAMENTOS, OBJETIVOS E CONTEÚDOS. Art. 1º. Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Comunicação

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo. Ênfase. Disciplina A - Telejornalismo II

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo. Ênfase. Disciplina A - Telejornalismo II Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo Ênfase Identificação Disciplina 0003038A - Telejornalismo II Docente(s) Mayra Fernanda Ferreira Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento

Leia mais

2.2. O processo seletivo será válido durante o ano de 2017.

2.2. O processo seletivo será válido durante o ano de 2017. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Educação Pós-Graduação em Educação Comissão de Bolsas EDITAL 1/217 SELEÇÃO DE BOLSISTAS MESTRADO / DOUTORADO A Comissão de Bolsas do

Leia mais

TELEFILME DOCUMENTÁRIO

TELEFILME DOCUMENTÁRIO ANEXO IV PROJETO TÉCNICO INSTITUTO DE RADIODIFUSÃO EDUCATIVA DA BAHIA IRDEB TVE BAHIA SELEÇÃO DE PROJETOS DE PRÉ-LICENCIAMENTO DE PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS TELEFILME DOCUMENTÁRIO CATEGORIA: Categoria E -

Leia mais

12.3. ATIVIDADES COMPLEMENTARES (NÚCLEO DE FORMAÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICO- CULTURAL)

12.3. ATIVIDADES COMPLEMENTARES (NÚCLEO DE FORMAÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICO- CULTURAL) 1 12.3. ATIVIDADES COMPLEMENTARES (NÚCLEO DE FORMAÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICO- CULTURAL) Esse Núcleo visa possibilitar ao discente do Curso de Graduação em História uma complementação de sua formação inicial,

Leia mais

A Ditadura Militar nas linhas e entrelinhas do Jornal Folha do Oeste, de Guarapuava. Período: 1964 a

A Ditadura Militar nas linhas e entrelinhas do Jornal Folha do Oeste, de Guarapuava. Período: 1964 a A Ditadura Militar nas linhas e entrelinhas do Jornal Folha do Oeste, de Guarapuava. Período: 1964 a 1968 1 Layse Pereira Soares do NASCIMENTO 2 Universidade de Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, PR

Leia mais

EDITAL MOSTRA FOTOGRÁFICA DO 13º CONGRESSO INTERNACIONAL DA REDE UNIDA "FAZ ESCURO, MAS CANTAMOS: REDES EM RE-EXISTÊNCIA NOS ENCONTROS DAS ÁGUAS"

EDITAL MOSTRA FOTOGRÁFICA DO 13º CONGRESSO INTERNACIONAL DA REDE UNIDA FAZ ESCURO, MAS CANTAMOS: REDES EM RE-EXISTÊNCIA NOS ENCONTROS DAS ÁGUAS EDITAL MOSTRA FOTOGRÁFICA DO 13º CONGRESSO INTERNACIONAL DA REDE UNIDA "FAZ ESCURO, MAS CANTAMOS: REDES EM RE-EXISTÊNCIA NOS ENCONTROS DAS ÁGUAS" A comissão organizadora do 13º Congresso Internacional

Leia mais

TERMO DE ABERTURA DO PROJETO

TERMO DE ABERTURA DO PROJETO 1 Nome do Programa 2 Código Programa Comunicação CAIS 0106 3 Projetos Memória do Confea 4 Gestor Especial - Coordenador(a) 5 Tipo de Projeto Especial 6 Gestor(a) 6 Programa Wanessa Borges Severino CAIS

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 GABARITO PARA AVALIAÇÃO DE PROVA DE TÍTULOS CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSORES NÃO TITULARES NOME DO(A) CANDIDATO(A): DEPARTAMENTO: SETOR: Unidade Universitária: ÁREA OU MATÉRIA: GRUPO I Títulos universitários

Leia mais

Portal De Notícias Unimep Jornal 1

Portal De Notícias Unimep Jornal 1 Portal De Notícias Unimep Jornal 1 Camila Floriano DUARTE 2 Cynthia Regina da Rocha SILVA 3 Fernanda Cristina PEREIRA 4 Karla Gigo MORATO 5 Vanessa Tavares GONÇALVES 6 Paulo Roberto BOTAO 7 Universidade

Leia mais

EDITAL Nº 04/2013 PROGRAMA DE APOIO À PROMOÇÃO DE EVENTOS E CURSOS 2013

EDITAL Nº 04/2013 PROGRAMA DE APOIO À PROMOÇÃO DE EVENTOS E CURSOS 2013 Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROEXT Rua Monsenhor Constábile Hipólito, 125 - Centro CEP 96.400-590 Bagé/RS EDITAL Nº 04/2013 PROGRAMA DE APOIO À PROMOÇÃO DE EVENTOS E CURSOS 2013 1. DISPOSIÇÕES

Leia mais

20ª SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS

20ª SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS 20ª SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS 1 APRESENTAÇÃO - O Centro Universitário Católico de Vitória promoverá, no período de 12 a 15 de julho de 2017, a 20ª Semana

Leia mais

Produção Audiovisual RP Kele Martinez de Moura 2 Maria Bernardete Caetano de Paiva Sarmento 3 Universidade Católica de Santos, SP

Produção Audiovisual RP Kele Martinez de Moura 2 Maria Bernardete Caetano de Paiva Sarmento 3 Universidade Católica de Santos, SP Produção Audiovisual RP 4.0 1 Kele Martinez de Moura 2 Maria Bernardete Caetano de Paiva Sarmento 3 Universidade Católica de Santos, SP RESUMO Os 40 anos do Curso de Comunicação Social Habilitação em Relações

Leia mais

6 CONCURSO DE REDAÇÃO, FOTOGRAFIA E VÍDEO IFB CAMPUS SÃO SEBASTIÃO 2017

6 CONCURSO DE REDAÇÃO, FOTOGRAFIA E VÍDEO IFB CAMPUS SÃO SEBASTIÃO 2017 REGULAMENTO 1. O 6 Concurso de REDAÇÃO, FOTOGRAFIA E VÍDEO foi instituído pela Direção do Campus, Coordenação Geral de Ensino e Coordenação Geral de Pesquisa e Extensão. Objetiva estimular a produção artística

Leia mais

EDITAL Nº 1 - SELEÇÃO DE COLABORADORES PARA A RÁDIO PLURAL

EDITAL Nº 1 - SELEÇÃO DE COLABORADORES PARA A RÁDIO PLURAL EDITAL Nº 1 - SELEÇÃO DE COLABORADORES PARA A RÁDIO PLURAL A Coordenação Geral, Artística e Jornalística da Rádio Plural, webradio do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), torna

Leia mais

DISCIPLINA: TÓPICOS EM HISTÓRIA DO BRASIL:

DISCIPLINA: TÓPICOS EM HISTÓRIA DO BRASIL: Obtido em: http://www.fafich.ufmg.br/atendimento/ciclo-introdutorio-em-ciencias-humanas/programas-das-disciplinas-do-cich/programas-2017-1/%20-%20topicos%20em%20historia%20d CARGA HORÁRIA: 60 (sessenta)

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DCH I NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO NUPE

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DCH I NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO NUPE REGULAMENTO 10ª JORNADA DE INCENTIVO À PESQUISA E EXTENSÃO JOINPE 1ª JORNADA DE PESQUISA E EXTENSÃO DO DCH1 - UNEB CAPÍTULO I DA REALIZAÇÃO Art. 1º. A 10ª JOINPE e a 1ª Jornada de Pesquisa e Extensão do

Leia mais

Sumário 1 Atividades acadêmicas, 1 1 Leitura, 1

Sumário 1 Atividades acadêmicas, 1 1 Leitura, 1 Sumário Prefácio da 8 a edição, xiii 1 Atividades acadêmicas, 1 1 Leitura, 1 1.1 Importância da leitura, 1 1.2 Natureza da leitura, 2 1.3 O que se deve ler, 3 1.4 Identificação do material de leitura,

Leia mais

CONCURSO Nº 01/2017- PROCESSO INTERNO Nº 03/2017

CONCURSO Nº 01/2017- PROCESSO INTERNO Nº 03/2017 CONCURSO Nº 01/2017- PROCESSO INTERNO Nº 03/2017 EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE PRÈ-LICENCIAMENTO DE PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS PARA A REDE PÚBLICA DE TELEVISÃO. ESCLARECIMENTO 11 Enviado por e-mail em 16.03.2017

Leia mais

Projeto I: Assassinados e desaparecidos da PUC-SP

Projeto I: Assassinados e desaparecidos da PUC-SP Projeto I: Assassinados e desaparecidos da PUC-SP Objetivos: a) Preparar dossiê sobre os cinco militantes assassinados e desaparecidos, alunos da PUC-SP, b) Organizar dossiê de outras pessoas que venham

Leia mais

Ensino do Telejornalismo: uma experiência pedagógica laboratorial 1Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira

Ensino do Telejornalismo: uma experiência pedagógica laboratorial 1Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira 1 FÓRUM NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO (FNPJ) XIV ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO X CICLO NACIONAL DE PESQUISA EM JORNALISMO MODALIDADE DO TRABALHO: Relato de Experiência GRUPO DE

Leia mais

Temático Touchdown Brasil 1. MOIZÉIS, Rodrigo 2 GAYER, Kaíky 3 JORDÃO, Marcos 4 ZUCULOTO, Valci 5 Universidade Federal de Santa Catarina

Temático Touchdown Brasil 1. MOIZÉIS, Rodrigo 2 GAYER, Kaíky 3 JORDÃO, Marcos 4 ZUCULOTO, Valci 5 Universidade Federal de Santa Catarina Temático Touchdown Brasil 1 MOIZÉIS, Rodrigo 2 GAYER, Kaíky 3 JORDÃO, Marcos 4 ZUCULOTO, Valci 5 Universidade Federal de Santa Catarina Resumo Este artigo relata e analisa, teoricamente, a produção de

Leia mais

As boas ideias vêm do inconsciente. Para que uma ideia seja relevante, o inconsciente precisa estar bem informado. David Ogilvy

As boas ideias vêm do inconsciente. Para que uma ideia seja relevante, o inconsciente precisa estar bem informado. David Ogilvy As boas ideias vêm do inconsciente. Para que uma ideia seja relevante, o inconsciente precisa estar bem informado. David Ogilvy O que é o FAPCANNES? Festival de Comunicação O FapCannes - Festival de Comunicação

Leia mais

Ministro quer compromisso de Estados para nova política de segurança pública

Ministro quer compromisso de Estados para nova política de segurança pública Ministro quer compromisso de Estados para nova política de segurança pública Texto que estabelece diretrizes nacionais para o setor foi entregue ao presidente Temer 5.fev.2018 às 20h20 Rubens Valente BRASÍLIA

Leia mais

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM PROCESSOS E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM PROCESSOS E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM PROCESSOS E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS Percentual atribuído aos itens do processo avaliativo: Curriculum Vitae: 30%; Produção Textual: 50%; Entrevista: 20%. Critérios

Leia mais

CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DOS OBJETIVOS

CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DOS OBJETIVOS REGIMENTO DAS DISCIPLINAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA, DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

Leia mais

COMISSÃO ESPECIAL DE CONCURSOS E AVALIAÇÃO DOCENTE, CESCAD TABELA DE PONTUAÇÃO DAS ATIVIDADES DOCENTES

COMISSÃO ESPECIAL DE CONCURSOS E AVALIAÇÃO DOCENTE, CESCAD TABELA DE PONTUAÇÃO DAS ATIVIDADES DOCENTES COMISSÃO ESPECIAL DE CONCURSOS E AVALIAÇÃO DOCENTE, TABELA DE PONTUAÇÃO DAS ATIVIDADES DOCENTES GRUPO I ATIVIDADES DE ENSINO 1 Docência em curso de graduação (hora-aula média semanal no interstício) 2

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE HISTÓRIA DO CTH:

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE HISTÓRIA DO CTH: ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE HISTÓRIA DO CTH: Art. 1º Compreende-se como atividade complementar do curso de História, do CTH, toda e qualquer atividade, não compreendida nas práticas pedagógicas

Leia mais

ACORDO DE COOPERAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA ENTRE PORTUGAL E A ITÁLIA

ACORDO DE COOPERAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA ENTRE PORTUGAL E A ITÁLIA Decreto n.º 123/77 Acordo entre o Governo da República Portuguesa e o Governo da República Italiana sobre Cooperação Cultural e Científica, assinado em Lisboa a 24 de Março de 1977 O Governo decreta, nos

Leia mais

XIII MOSTRA DE PESQUISA DO APERS REGULAMENTO

XIII MOSTRA DE PESQUISA DO APERS REGULAMENTO XIII MOSTRA DE PESQUISA DO APERS REGULAMENTO 1. Objetivos A Mostra de Pesquisa do APERS é um projeto do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul, Departamento da Secretaria de Modernização Administração

Leia mais

19º SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS

19º SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS 19º SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS 1 APRESENTAÇÃO - O Centro Universitário Católico de Vitória promoverá, entre os dias 13 e 15 de dezembro de 2016, a 19º Semana

Leia mais

6º ano do Ensino Fundamental

6º ano do Ensino Fundamental 6º ano do Ensino Fundamental 8/5/2015 08:33:31-Informativo-CIRMEN-6 2 I. TEMA GERADOR A questão da água e suas dimensões na contemporaneidade II. SUBTEMA A água como elemento fundamental à vida III. QUESTÕES

Leia mais

Faculdade Metodista de Santa Maria Assessoria de Relações Internacionais Regulamento Bolsas Ibero Americanas Santander

Faculdade Metodista de Santa Maria Assessoria de Relações Internacionais Regulamento Bolsas Ibero Americanas Santander Faculdade Metodista de Santa Maria Assessoria de Relações Internacionais Regulamento Bolsas Ibero Americanas Santander 1 Dos objetivos do Programa: O programa Becas Ibero Americanas é uma iniciativa do

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS Coordenação do Curso de Jornalismo REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS Coordenação do Curso de Jornalismo REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Regulamenta as Atividades Complementares do Curso de Jornalismo do Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO

Leia mais

PROGRAMA PRAE DE APOIO A INICIATIVAS E PROJETOS ACADÊMICOS DE ESTUDANTES DA UFMG

PROGRAMA PRAE DE APOIO A INICIATIVAS E PROJETOS ACADÊMICOS DE ESTUDANTES DA UFMG PROGRAMA PRAE DE APOIO A INICIATIVAS E PROJETOS ACADÊMICOS DE ESTUDANTES DA UFMG CHAMADA PRAE UFMG 01/2018 MODALIDADE: APOIO A INICIATIVAS E PROJETOS ACADÊMICOS ESTUDANTIS A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis

Leia mais

Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia ISSN: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia ISSN: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia ISSN: 1415-0549 revistadafamecos@pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil STIGGER, HELENA História e documentário. MORETTIN, Eduardo;

Leia mais

Edital PRG/Santander Universidades: Santander e-grad. Edição I. Da Caracterização do Edital PRG/Santander Universidades: Santander e-grad

Edital PRG/Santander Universidades: Santander e-grad. Edição I. Da Caracterização do Edital PRG/Santander Universidades: Santander e-grad Edital PRG/Santander Universidades: Santander e-grad Edição 2019 DISPÕE SOBRE O PROGRAMA SANTANDER UNIVERSIDADES-USP, EDIÇÃO 2019, SOB A GESTÃO ACADÊMICA E ADMINISTRATIVA DA PRÓ- REITORIA DE GRADUAÇÃO,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA DO NEOJIBA 2018

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA DO NEOJIBA 2018 EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA DO NEOJIBA 2018 O IASPM, inscrita no CNPJ/MF sob o número 10.490.525/0001-06, com sede na Rua Monte Castelo, no. 62, Barbalho, em Salvador - BA, responsável pela gestão do programa

Leia mais

INTERNATIONAL OFFICE PROGRAMAS DE MOBILIDADE ACADÊMICA EDITAL PARA INTERCÂMBIO ACADÊMICO DISCENTE FADERGS E UNIVERSIDADE EUROPEIA (PORTUGAL)

INTERNATIONAL OFFICE PROGRAMAS DE MOBILIDADE ACADÊMICA EDITAL PARA INTERCÂMBIO ACADÊMICO DISCENTE FADERGS E UNIVERSIDADE EUROPEIA (PORTUGAL) INTERNATIONAL OFFICE PROGRAMAS DE MOBILIDADE ACADÊMICA EDITAL PARA INTERCÂMBIO ACADÊMICO DISCENTE 2018-2 FADERGS E UNIVERSIDADE EUROPEIA (PORTUGAL) Este Edital tem como objetivo organizar o processo para

Leia mais

Chão de Areia: retrato social, político e ambiental da ocupação irregular das dunas dos Ingleses na Vila Arvoredo1

Chão de Areia: retrato social, político e ambiental da ocupação irregular das dunas dos Ingleses na Vila Arvoredo1 Chão de Areia: retrato social, político e ambiental da ocupação irregular das dunas dos Ingleses na Vila Arvoredo1 Marina Teixeira GAZZONI2 Dra. Tattiana TEIXEIRA3 Universidade Federal de Santa Catarina,

Leia mais

Revolução Pernambucana ganha adaptação para

Revolução Pernambucana ganha adaptação para Buscar Pesquisa Quem somos Contato Todas as notícias Inicial Estados Acre Alagoas Amapá Amazonas Bahia Ceará Distrito Federal Espírito Santo Goiás Maranhão Mato Grosso Mato Grosso do Sul Minas Gerais Pará

Leia mais

Foto: Folhapress. 2,5 mil quilômetros de sangue, suor e sonhos.

Foto: Folhapress. 2,5 mil quilômetros de sangue, suor e sonhos. Foto: Folhapress 2,5 mil quilômetros de sangue, suor e sonhos. Série Documental para TV 04 episódios de 26 minutos Autor: Luiz Arnaldo Campos Foto: Antonio Gauderio/Folhapress A serie Uma estrada planejada

Leia mais

II CONGRESSO BRASILEIRO DE PRODUÇÃO DE VÍDEO ESTUDANTIL REGULAMENTO

II CONGRESSO BRASILEIRO DE PRODUÇÃO DE VÍDEO ESTUDANTIL REGULAMENTO II CONGRESSO BRASILEIRO DE PRODUÇÃO DE VÍDEO ESTUDANTIL 1. O EVENTO REGULAMENTO As escolas ainda estão centradas no discurso escrito deixando de lado o poder das imagens; e os alunos vivenciam um novo

Leia mais

Relatório sobre o Inquérito aos Docentes da Escola Superior de Música de Lisboa: Ano letivo 2014/2015

Relatório sobre o Inquérito aos Docentes da Escola Superior de Música de Lisboa: Ano letivo 2014/2015 Relatório sobre o Inquérito aos Docentes da Escola Superior de Música de Lisboa: Ano letivo 2014/2015 Gabinete para a Cultura da Qualidade Dezembro de 2015 Índice Geral Abreviaturas, Siglas e Acrónimos...iv

Leia mais

Cultura Mundo Especial Auschwitz ESPECIAL AUSCHWITZ

Cultura Mundo Especial Auschwitz ESPECIAL AUSCHWITZ Cultura Mundo Especial Auschwitz ESPECIAL AUSCHWITZ Sempre na busca de uma linguagem inovadora, ao combinar educação e entretenimento, a TV Cultura se tornou a emissora mais premiada do Brasil com sua

Leia mais

2.1 Poderão ser submetidos trabalhos nas categorias Resumo ou Artigo Completo dentro da área de abordagem propostas pelos seguintes GTs:

2.1 Poderão ser submetidos trabalhos nas categorias Resumo ou Artigo Completo dentro da área de abordagem propostas pelos seguintes GTs: IV SEMANA DO ECONOMISTA E IV ENCONTRO DE EGRESSOS EM ECONOMIA Desafios do debate econômico: velhas e novas questões 7 a 10 de outubro de 2014 CONVOCAÇÃO ABERTURA DE INSCRIÇÕES O Departamento e o Colegiado

Leia mais

Jornal da Metodista Tatiana Paulino Costa 1 Alunos do 5 semestre de Jornalismo 2 Flávio Falciano 3 Universidade Metodista de São Paulo 4

Jornal da Metodista Tatiana Paulino Costa 1 Alunos do 5 semestre de Jornalismo 2 Flávio Falciano 3 Universidade Metodista de São Paulo 4 RESUMO Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação Jornal da Metodista Tatiana Paulino Costa 1 Alunos do 5 semestre de Jornalismo 2 Flávio Falciano 3 Universidade Metodista

Leia mais

Edital PRG/Santander Universidades: Santander e-grad. Edição 2017/2018. I. Da Caracterização do Edital PRG/Santander Universidades: Santander e-grad

Edital PRG/Santander Universidades: Santander e-grad. Edição 2017/2018. I. Da Caracterização do Edital PRG/Santander Universidades: Santander e-grad Edital PRG/Santander Universidades: Santander e-grad Edição 2017/2018 DISPÕE SOBRE O PROGRAMA SANTANDER UNIVERSIDADES-USP, EDIÇÃO 2017/2018, SOB A GESTÃO ACADÊMICA E ADMINISTRATIVA DA PRÓ- REITORIA DE

Leia mais

Art 1º. Poderá candidatar-se às vagas residuais existentes em cursos de graduação do IF Baiano Campus Uruçuca:

Art 1º. Poderá candidatar-se às vagas residuais existentes em cursos de graduação do IF Baiano Campus Uruçuca: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO End.: Rua Dr. João Nascimento - S/N - Centro - CEP: 45.680-000 - Uruçuca-BA

Leia mais

Boletim do Tempo Presente - ISSN Boletim do Tempo Presente, nº 09, de 07 de 2014, p. 1-5,

Boletim do Tempo Presente - ISSN Boletim do Tempo Presente, nº 09, de 07 de 2014, p. 1-5, EVANDRO TEIXEIRA: O OLHO DA RESISTÊNCIA. Francisco Carlos Teixeira da Silva Meu olhar, meu protesto, era a fotografia. Foto de Evandro Teixeira O Golpe de 1964 encontrou no Brasil um jornalismo de grande

Leia mais

Pai consegue provar inocência do filho acusado de matar jovem em assalto a loja

Pai consegue provar inocência do filho acusado de matar jovem em assalto a loja Pai consegue provar inocência do filho acusado de matar jovem em assalto a loja (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil) -A morte do jovem Matheus Lessa, de 22 anos, assassinado ao tentar proteger a mãe

Leia mais

DITADURA CIVIL MILITAR ( )

DITADURA CIVIL MILITAR ( ) DITADURA CIVIL MILITAR (1964 1985) Dormia a nossa Pátria mãe tão distraída. Sem perceber que era subtraída. Em tenebrosas transações. CHICO BUARQUE DE HOLLANDA MARCOS ROBERTO Construindo a ditadura

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO ANEXO I. PROJETO DE CURTA DURAÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1 Título do

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO-AAAP-SC:

ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO-AAAP-SC: ESTADO-AAAP-SC: 1985-2012 Ana Maria Soares Vice-Presidente AAAP-SC. Analista Técnico em Gestão Pública. Supervisora de Normas Técnicas. Gerência de Gestão Documental. DIOESC E-mail: anasoares@sea.sc.gov.br

Leia mais

ROTEIRO DE PLANO DE TRABALHO PARA A INSCRIÇÃO NO PÓS-DOUTORADO

ROTEIRO DE PLANO DE TRABALHO PARA A INSCRIÇÃO NO PÓS-DOUTORADO ROTEIRO DE PLANO DE TRABALHO PARA A INSCRIÇÃO NO PÓS-DOUTORADO Introdução Em 2017, foram aprovadas novas normas para a atuação de pós-doutorandos na USP. É importante que todos os pós-doutorandos leiam

Leia mais

DE EDINHO SANTA CRUZı

DE EDINHO SANTA CRUZı JOGO DO SILÊNCIO DE EDINHO SANTA CRUZ COM ORQUESTRA JUVENIL HELIÓPOLIS JOGO DO SILÊNCIO Projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet Artigo 18 Pronac: 14 2262 Custo do Projeto: R$ 672.195,00

Leia mais

O Som no audiovisual

O Som no audiovisual O Som no audiovisual O Som no audiovisual Quando se pensa em produção audiovisual, logo nos vem à cabeça a imagem como elemento central. As sociedades contemporâneas, sobretudo, são também muito imagéticas.

Leia mais

Interprograma vivendo a arte 1. Sofia Frazão Suplicy 2 Suyanne Tolentino de Souza 3. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR

Interprograma vivendo a arte 1. Sofia Frazão Suplicy 2 Suyanne Tolentino de Souza 3. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR Interprograma vivendo a arte 1 Sofia Frazão Suplicy 2 Suyanne Tolentino de Souza 3 Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR 1 Trabalho submetido ao XIX Expocom, na categoria A Audiovisual,

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO E SEGURANÇA Ano Lectivo 2017/2018

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO E SEGURANÇA Ano Lectivo 2017/2018 Programa da Unidade Curricular DIREITO E SEGURANÇA Ano Lectivo 2017/2018 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (2º Ciclo) 2. Curso Mestrado em Segurança e Justiça 3. Ciclo de Estudos º 4. Unidade

Leia mais

ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO A EDITAL Nº 0017 VERSÃO 3

ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO A EDITAL Nº 0017 VERSÃO 3 ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2017.1A EDITAL Nº 0017 VERSÃO 3 SUMÁRIO 1. Da validade 3 2. Das inscrições 3 3. Ingresso 3 4. Da classificação 4 5. Do calendário 4 6. Das vagas 4 7. Da matrícula

Leia mais

Anais do Simpósio de Iniciação Científica FACLEPP UNOESTE 1 RESUMO COM RESULTADOS...2 RESUMO DE ARTIGO COMPLETO...5

Anais do Simpósio de Iniciação Científica FACLEPP UNOESTE 1 RESUMO COM RESULTADOS...2 RESUMO DE ARTIGO COMPLETO...5 Anais do Simpósio de Iniciação Científica FACLEPP UNOESTE 1 RESUMO COM RESULTADOS...2 RESUMO DE ARTIGO COMPLETO...5 Anais do Simpósio de Iniciação Científica FACLEPP UNOESTE 2 RESUMO COM RESULTADOS JOGOS

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS Coordenação do Curso de Jornalismo REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS Coordenação do Curso de Jornalismo REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Regulamenta as Atividades Complementares do Curso de Jornalismo do Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO

Leia mais

PROPOSTA DE TERMO DE REFERÊNCIA DO PROJECTO FESTIVAL NACIONAL DE LUTA CONTRA A SIDA

PROPOSTA DE TERMO DE REFERÊNCIA DO PROJECTO FESTIVAL NACIONAL DE LUTA CONTRA A SIDA FACOLSIDA Sede Social Bissau Av. Rua Pansau Na Isna Tel: (245) 6636441/7255971 E-mail: facolsidagb@yahoo.com.br PROPOSTA DE TERMO DE REFERÊNCIA DO PROJECTO FESTIVAL NACIONAL DE LUTA CONTRA A SIDA O FACOLSIDA

Leia mais

REDE DE PONTOS DE CULTURA DE GOVERNADOR VALADARES - MG

REDE DE PONTOS DE CULTURA DE GOVERNADOR VALADARES - MG TÍTULO DO PROJETO Área Predominante: (Marque um x nas áreas que seu projeto mais se identifica) CULTURAS POPULARES ( ) Tradição Oral ( ) Artesanato ( ) Manifestações culturais ( ) Contador de Histórias

Leia mais

ONDE ESTÃO VOCÊS? Daniel Mendes MOREIRA. Débora Favretto PINTO. Ilka Margot GOLDSCHMIDT

ONDE ESTÃO VOCÊS? Daniel Mendes MOREIRA. Débora Favretto PINTO. Ilka Margot GOLDSCHMIDT 1 ONDE ESTÃO VOCÊS? RESUMO 2 Daniel Mendes MOREIRA 3 Débora Favretto PINTO 4 Ilka Margot GOLDSCHMIDT O documentário Onde estão vocês? é o produto final obtido através do Projeto de Extensão Documentário

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 02

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 02 PROCESSO SELETIVO ENEM 2015.1 EDITAL Nº 02 SUMÁRIO 1. Da validade... 3 2. Das Inscrições... 5 3. Do Calendário... 6 4. Da Avaliação... 6 5. Da matrícula... 6 6. Do regime escolar e semestralidade... 7

Leia mais

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA O VIII ENAPEGS

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA O VIII ENAPEGS VIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social (ENAPEGS) Gestão Social e Interdisciplinaridade: construindo novas pontes e expandindo fronteiras Cachoeira BA, 28 a 30 de abril de 2014 Universidade

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas. Ênfase Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas Ênfase Identificação Disciplina 0003202A - História da Comunicação Docente(s) Maria Cristina Gobbi Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação

Leia mais

EDITAL Nº. 11/2018-DG/EAD/IFRN. Edital de abertura do processo seletivo para Tutor presencial do Curso de Licenciatura em Espanhol do IFRN Campus EaD

EDITAL Nº. 11/2018-DG/EAD/IFRN. Edital de abertura do processo seletivo para Tutor presencial do Curso de Licenciatura em Espanhol do IFRN Campus EaD MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL Nº. 11/2018-DG/EAD/IFRN

Leia mais