ESTUDOS PARAMÉTRICOS NA SOLDAGEM DE TITÂNIO COM LASER CO 2

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESTUDOS PARAMÉTRICOS NA SOLDAGEM DE TITÂNIO COM LASER CO 2"

Transcrição

1 ESTUDOS PARAMÉTRICOS NA SOLDAGEM DE TITÂNIO COM LASER CO 2 Aleir Antonio Fontana De Paris DEM - CT UFSM Campus Universitário Camobi Santa Maria, RS aparis@ct.ufsm.br Resumo. O titânio é empregado para a fabricação de vários tipos de peças e componentes para indústria mecânica, médica e esportiva. A principal característica além da baixa densidade, é a sua excelente resistência aos meios naturais, principalmente água do mar, e numerosos produtos químicos, em particular aqueles que contém cloro. Procurando ampliar este grau de utilização, principalmente na forma de peças soldadas, alguns estudos paramétricos utilizando laser CO 2 na soldagem de titânio puro foram efetuados. Os principais parâmetros foram a velocidade de soldagem e a focalização do feixe laser com relação à superfície da peça. Em função disto obtevese cordões de penetração variável com a presença de defeitos do tipo mordedura em alguns casos. A potência do feixe laser mostrou ser de grande importância no grau de fusão e aumento da penetração. Os cordões não apresentaram zona termicamente afetada e a dureza aumentou em função da mudança microestrutural das soldas. Palavras-chave: titânio, solda laser CO 2, parâmetros. 1. INTRODUÇÃO O titânio comercialmente puro é normalmente mais utilizado que suas ligas para aplicações contra corrosão, especialmente quando alta resistência não é requerida (Welding Handbook, 1998). O titânio existe em duas formas cristalográficas. Na temperatura ambiente o titânio puro é do tipo hexagonal compacto com uma fase do tipo α. A 883ºC, transforma-se em cúbico de corpo centrado (CCC) e tem uma estrutura tipo fase β. O titânio tem excelentes propriedades de resistência à corrosão, baixa densidade (Ti = 4,5, Fe = 7,8, Al 2,7) e sobretudo uma biocompatibilidade muito superior a dos outros metais. Suas aplicações variam desde próteses, odontologia, turboreatores, turbinas a gás, tubulações de trocadores de calor, entre outros, além de ser amagnético. O titânio apresenta, em temperatura elevada, uma grande afinidade para o oxigênio, nitrogênio, carbono e hidrogênio. Portanto, deve-se levar em consideração estas características essenciais na elaboração e as transformações do metal. A solubilidade do O 2 no titânio α, na temperatura ambiente, é aproximadamente 14% em peso. Com o aumento da temperatura a taxa de reação torna-se mais rápida e o oxigênio que formou o óxido na superfície é rapidamente dissolvido para o interior da peça. Esta ação resulta em uma superfície multicamadas, consistindo de óxido de titânio na camada mais externa, que forma a coloração, uma camada endurecida (potencialmente frágil) e uma camada mais interna enriquecida em oxigênio, Figura 1 (Talkington et al, 2000; Sammons, 2002). A excessiva oxidação pode degradar a resistência da solda tanto à fadiga como a tenacidade à fratura, além de aumentar a dureza. Em alguns casos podem ocorrer trincas no cordão.

2 Exposição ao ar ou oxigênio em altas temperaturas Óxido de titânio Ti0 2 (rutilo) Subcamada α Camada enriquecida com oxigênio Titânio de base Figura 1. Camadas superficiais de titânio expostas ao ar em altas temperaturas O titânio pode ser soldado praticamente com todos os processos clássicos (MIG, TIG, Laser, Feixe de Elétrons, etc) (Titane, 2000). Com o emprego de soldagem laser CO 2, feixe de elétrons e TIG (Yunlian et al, 2000) encontrou-se que a menor taxa de deformação e cordão mais estreitos foi obtido com o processo laser. A limpeza e desengraxamento das superfícies devem ser realizadas com cuidado para evitar a presença de elementos contaminantes que poderiam ser fontes de O 2, H 2, C, N 2. Este critério de limpeza foi testado (Denney e Metzbower, 1989), e não foram achadas diferenças acentuadas utilizando duas metodologias. Primeiro, as amostras foram limpas com acetona seguido de ataque com 3% HF-HNO 3, posteriormente lavadas com H 2 O destilada e finalmente secas com gás N 2. Outra técnica foi a limpeza das peças com acetona, lavadas em H 2 O destilada e secas com gás N 2. O emprego do processo Laser vem sendo intensificado devido às altas velocidades permitidas para a soldagem e as qualidades das soldas obtidas, quase ou isentas de ZAC. A alta densidade de energia e um baixo aporte térmico são características do processo. Entretanto, o resfriamento e solidificação rápidos associados com estas características afetam a microestrutura e as propriedades da solda (Denney e Metzbower, 1989). A aplicação do processo laser tipo CO 2 ou Nd:YAG foi bastante utilizado em ligas de titânio, principalmente Ti6Al4V (Li and Gobbi, 1997; Li et al, 1997; Harwig et al, 2000), não se encontrando muitos trabalhos para o titânio puro. O objetivo deste trabalho é estudar as propriedades da geometria e dureza de cordões de solda em Ti de alta pureza na soldagem Laser CO PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL O titânio empregado nos experimentos foi o T40 (ASTM B265 Grau 2), de alta pureza, com a composição química especificada na Tabela 1. Tabela 1. Composição química do titânio T40 Composição química Particularidade Tipo O Fe H C N Ti Excelente resistência à ASTM B265 2 < 0,25 < 0,20 < 0,015 < 0,10 < 0,03 Balanço corrosão O laser utilizado foi um modelo CILAS CI-4000, tipo CO 2 com 4 kw de potência máxima, operando em modo contínuo. A Figura 2 mostra de forma esquemática o equipamento laser empregado nos experimentos. Os parâmetros utilizados na soldagem foram potência interna medida de 1152 W (20 ma), 1287 W (22 ma) e 1470 W (24 ma), com uma perda no caminho ótico de 6 a 10% o que reduz o valor que atinge a peça.

3 Cavidade Lâmina escamoteável Caminho ótico Espelho de reenvio (Mo) Entrada do gás laser Medida de potência Gás de Lente proteção Peça Figura 2. Esquema da instalação do sistema laser CO 2. Os cordões de solda tipo bead-on-plate foram executados sobre uma chapa de titânio com espessura de 3,0 mm. As velocidades escolhidas para os ensaios foram de 100 mm/min e 150 mm/min. Como gás de proteção foi empregado argônio de pureza comercial com vazão de 13,5 l/min. Antes da soldagem, foi feita uma limpeza com acetona seguido de secagem com argônio seco sob pressão. A focalização do feixe laser sobre a peça foi de + 0, + 5 e + 10 mm acima da superfície como mostra a Figura 3. A dureza foi verificada empregando um durometro marca Shimadzu modelo HMV-2, com carga de 200 gramas e tempo de aplicação 10 s. A Tabela 2, mostra a denominação das amostras e os parâmetros utilizados. Lente Figura 3. Posição do feixe laser: no foco 0, desfocado em + 5 mm e + 10 mm. Tabela 2 Nomenclatura dos cordões de solda e parâmetros empregados. Cordão Potência Velocidade de Focalização, kw soldagem, mm/min mm A 1 1, A 2 1, A 3 1, A 4 1, A 5 1, A 6 1, A 7 1, A 8 1, A 9 1, A 10 1, A 11 1, A 12 1,

4 3. RESULTADOS E DISCUSSÃO A Figura 4 mostra alguns cordões de solda obtidos sobre a chapa de Ti puro. Na seqüência de A 1 até A 8, vê-se o aspecto e a coloração superficial dos mesmos. A coloração apresentada é de grande importância na determinação do grau de oxidação durante a soldagem de titânio. A 1 A 2 A 3 A 4 A 5 A 6 A 7 A 8 10 mm Figura 4. Aspecto superficial e coloração dos cordões de solda feitos com laser CO 2 em titânio. Baseados nos estudos apresentados de coloração, na bibliografia citada na introdução, verificase que os cordões de solda realizados foram de boa qualidade mostrando que houve uma proteção adequada do gás com a vazão empregada, em função das cores obtidas nos cordões de teste. A Figura 5 mostra a penetração dos cordões de solda obtidos em função da desfocalização do feixe laser com relação à superfície da peça e velocidades de 100 e 150 mm/min. Penetração do cordão, mm 3,0 2,5 2,0 1,5 1,0 0,5 0 Potência 1,15 kw 1,28 kw 1,47 kw v = 100 mm/min v = 150 mm/min Focalização do laser, mm Figura 5. Penetração das soldas em função de desfocalização do laser, potências e velocidades empregadas nos experimentos.

5 Como esperado, a desfocalização do laser bem como o aumento de velocidade ocasiona uma diminuição na penetração pela redução da densidade de energia incidente na superfície das peças. A variação acentuada em função do ponto focal (zero), está de acordo com os resultados obtidos na soldagem de titânio puro com laser Nd:YAG (Liu et al, 2002). Para o laser focalizado, nota-se um aumento do volume central do metal do cordão de solda e a presença de mordeduras no cordão. A penetração com o laser focalizado é acentuada, mostrando que as soldas no ponto focal recebem uma maior concentração de energia. As Figuras 6 e 7 mostram algumas macroestruturas mais relevantes. Com relação à largura do cordão, empregando o laser desfocalizado de + 5 e +10 mm, não houve mudanças significativas, com resultados contrários aos já pesquisados (De Paris, 1992). Provavelmente, isto ocorreu devido a uma absorção diferente do titânio ao comprimento de onda de 10,6 µm do laser CO 2. 1,0 mm Figura 6. Macroestrutura do cordão de solda A 8 (P = 1,47 kw, d = 0, v = 100 mm/min). Penetração total e presença de mordeduras no cordão de solda. 1,0 mm Figura 7. Macroestrutura dos cordões de solda, da esquerda para direita, amostras A 5 (P = 1,47 kw, d = +10, v = 100 mm/min), A 4 (P = 1,28 kw, d = + 5, v = 100 mm/min), A 3 (P = 1,15 kw, d = 0, v = 100 mm/min), A 2 (P = 1,15 kw, d = + 5, v = 100 mm/min), A 1 (P = 1,15, d = + 10, v = 100 mm/min). A microestrutura do cordão de solda, Figura 8, obtida da amostra A 5 (P = 1,47 kw, d = +10 e v = 100 mm/min) mostra uma matriz α acicular fina (fase β transformada). Estes resultados estão de acordo com os encontrados na literatura (Yunlian et al, 2000). A formação dos grãos aciculares seria devido ao rápido resfriamento da solda no processo laser.

6 50 µm Figura 8. Microestrutura da solda laser CO 2 de titânio puro. Na Figura 9 encontra-se o perfil de dureza ao longo da seção transversal do cordão de solda A 5. A dureza aumenta no cordão de solda com relação ao metal de base, devido a concentrações de tensões e mudança microestrutural. A medida de dureza apresentada na figura para um cordão de solda é representativa para todos os outros já que as medidas efetuadas não mostraram variações entre os cordões. Dureza Vickers, HV0, P = 1,47 kw d = + 10 v = 100 mm/min 0,5 1 1,5 2,0 2,5 Distância, mm Figura 9. Microdureza Vickers ao longo da seção transversal do cordão de solda da amostra A CONCLUSÕES Pela análise dos resultados obtidos, verifica-se que a soldagem de titânio de alta pureza é bem sucedida com o processo laser CO 2. Uma proteção gasosa é imperativa para evitar a absorção de oxigênio já que o metal é altamente reativo. Com as potências e velocidades empregadas nos experimentos, obtiveram-se cordões de boa qualidade sem a presença de porosidades e com uma coloração dentro de padrões aceitáveis de qualidade. Com as amostras situadas no ponto focal, a penetração foi acentuada, atingindo toda a espessura da peça para a potência mais elevada. No entanto, a presença de mordeduras foi notada. A desfocalização do feixe laser diminui acentuadamente a penetração das soldas. A dureza do cordão de solda aumenta devido a mudanças

7 microestruturais sofridas durante a fusão e solidificação. Novos estudos para determinar parâmetros melhores de soldagem deverão ser efetuados, principalmente para evitar a formação de mordeduras. 5. REFERÊNCIAS De Paris, A.A.F., 1992, Assemblage de céramiques du type oxyde para faisceau laser, Tese de Doutorado, INSA, Lyon, França. Denney, P.E. ; Metzbower, E.A., 1989, Laser beam welding of titanium, Welding Journal, V. 79, No. 8, pp. 342s-346s. Haarwig, D.D. ; Fountain, C. ; Ittiwattana, W. ; Castener, H., 2000, Oxygen equivalent effects on the mechanical properties of titanium welds, Welding Journal, V. 79, No. 11, pp. 305s-316s. Li, Z. ; Gobbi, S.L., 1997, Laser welding for lightweigth structures, Journal of Materials Processing Technology, V. 70, pp Li, Z. ; Gobbi, S.L. ; Norris, I. ; Zolotovsky, S. ; Richter, K.H., 1997, Laser welding techniques for titanium alloy sheet, Journal of Materials Processing Technology, V. 65, pp Liu, J. ; Watanabe, I. ; Yoshida, K. ; Atsuta, M., 2002, Joint strength of laser-welded titanium, Dental Materials, V. 18, pp Sammons, M., 2002, Navy upgrades ship s piping, Welding Journal, V. 81, No. 6, pp Talkington, J. ; Harwig, D. ; Castener, H. ; Mitchell, G., 2000, Development of titanium weld color inspection tools, Welding Journal, V. 79, No. 3, pp Welding Handbook, 1998, Materials and Application- Part2, V. 4, 8ª ed, Ed. AWS (American Welding Society), Miami, USA, 619 p Yunlian, Q. ; Ju, D. ; Quan, H. ; Liying, Z., 2000, Electron beam welding, laser beam welding and gas tungsten arc welding of titanium sheet, Materials Science and Engineering, A280, pp PARAMETRIC STUDIES IN TITANIUM WELDING WITH LASER CO2 Aleir Antonio Fontana De Paris Federal University of Santa Maria Campus Universitário Camobi Santa Maria, RS, Brazil aparis@ct.ufsm.br Abstract. The titanium is used for the production of several types of pieces and components for mechanical industry, medical and sporting. The main characteristic besides the low density, is its excellent resistance to the natural ways, mainly sea water, and numerous chemical products, in particular those that contains chlorine. Trying to enlarge this use degree, mainly in the form of welded pieces, some parametric studies using laser CO2 in the welding of pure titanium was made. The main parameters went welding speed and the focusing of the laser beam with relationship to the surface of the piece. In function of this beads were obtained of variable penetration with the presence of undercutting in some cases. The power beam laser showed to be of great importance in the melting degree and increase of the penetration. The weld bead didn't present thermal affected zone and the hardness increased in function of the microstructure change of the welds. Keywords: titanium, CO 2 laser weld, parameters.

SOLDAGEM A LASER DE LIGAS DE TITÂNIO

SOLDAGEM A LASER DE LIGAS DE TITÂNIO SOLDAGEM A LASER DE LIGAS DE TITÂNIO Douglas Ramos da Silva. Centro de Lasers e Aplicações Instituto de Pesquisas energéticas e Nucleares Av. Prof. Dr. Lineu Prestes, 2242 Cidade Universitária, São Paulo

Leia mais

SOLDAGEM TIG. Prof. Dr. Hugo Z. Sandim. Marcus Vinicius da Silva Salgado Natália Maia Sesma William Santos Magalhães

SOLDAGEM TIG. Prof. Dr. Hugo Z. Sandim. Marcus Vinicius da Silva Salgado Natália Maia Sesma William Santos Magalhães SOLDAGEM TIG Prof. Dr. Hugo Z. Sandim Marcus Vinicius da Silva Salgado Natália Maia Sesma William Santos Magalhães Soldagem TIG Processo de soldagem TIG Fonte: www.infosolda.com.br e Welding Metallurgy

Leia mais

MARCELO NIEHUES SCHLICKMANN

MARCELO NIEHUES SCHLICKMANN UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA DEM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS - PGCEM MARCELO

Leia mais

Análise das regiões de uma junta soldada com e sem adição de calor através do Pré e Pós aquecimento.

Análise das regiões de uma junta soldada com e sem adição de calor através do Pré e Pós aquecimento. 1 Análise das regiões de uma junta soldada com e sem adição de calor através do Pré e Pós aquecimento. Nome: Alex Sandro Fausto dos Santos E-mail: alex.fausto@ig.com.br 24/05/2014 - Guarulhos 1-Introdução

Leia mais

C R E E M SOLDAGEM DOS MATERIAIS. UNESP Campus de Ilha Solteira. Prof. Dr. Vicente A. Ventrella

C R E E M SOLDAGEM DOS MATERIAIS. UNESP Campus de Ilha Solteira. Prof. Dr. Vicente A. Ventrella C R E E M 2 0 0 5 SOLDAGEM DOS MATERIAIS Prof. Dr. Vicente A. Ventrella UNESP Campus de Ilha Solteira C R E E M 2 0 0 5 SOLDAGEM DOS MATERIAIS 1. Introdução 2. Terminologia de Soldagem 3. Simbologia de

Leia mais

NOÇÕES DE SOLDAGEM. aula 2 soldabilidade. Curso Debret / 2007 Annelise Zeemann. procedimento de soldagem LIGAS NÃO FERROSAS AÇOS.

NOÇÕES DE SOLDAGEM. aula 2 soldabilidade. Curso Debret / 2007 Annelise Zeemann. procedimento de soldagem LIGAS NÃO FERROSAS AÇOS. NOÇÕES DE SOLDAGEM aula 2 soldabilidade Curso Debret / 2007 Annelise Zeemann LIGAS NÃO FERROSAS Niquel Aluminio Titânio Cobre aço ao carbono aço C-Mn aço Cr-Mo aço inox AÇOS composição química processamento

Leia mais

Caracterização microestrutural do aço ASTM-A soldado por GMAW.

Caracterização microestrutural do aço ASTM-A soldado por GMAW. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO USP ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA Caracterização microestrutural do aço ASTM-A516-10-60 soldado por GMAW. Alunos: Alexandre Dutra Golanda Guilherme Souza Leite Paulo Ricardo

Leia mais

TRATAMENTO SUPERFICIAL DE AÇOS UTILIZANDO DEPOSIÇÃO DE CARBONO E ARCO ELÉTRICO

TRATAMENTO SUPERFICIAL DE AÇOS UTILIZANDO DEPOSIÇÃO DE CARBONO E ARCO ELÉTRICO TRATAMENTO SUPERFICIAL DE AÇOS UTILIZANDO DEPOSIÇÃO DE CARBONO E ARCO ELÉTRICO Lucídio Vanderlei Kunrath Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Engenharia Mecânica lucidio@mail.ufsm.br Aleir

Leia mais

Trabalho de solidificação. Soldagem. João Carlos Pedro Henrique Gomes Carritá Tainá Itacy Zanin de Souza

Trabalho de solidificação. Soldagem. João Carlos Pedro Henrique Gomes Carritá Tainá Itacy Zanin de Souza Trabalho de solidificação Soldagem João Carlos Pedro Henrique Gomes Carritá Tainá Itacy Zanin de Souza Introdução A soldagem é um processo de fabricação, do grupo dos processos de união, que visa o revestimento,

Leia mais

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO III SOLDAGEM METALURGIA DA SOLDAGEM

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO III SOLDAGEM METALURGIA DA SOLDAGEM PROCESSOS DE FABRICAÇÃO III SOLDAGEM METALURGIA DA SOLDAGEM Professor: Moisés Luiz Lagares Júnior 1 METALURGIA DA SOLDAGEM A JUNTA SOLDADA Consiste: Metal de Solda, Zona Afetada pelo Calor (ZAC), Metal

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL E RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE JUNTAS SOLDADAS DE LIGAS DE ALUMÍNIO

CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL E RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE JUNTAS SOLDADAS DE LIGAS DE ALUMÍNIO CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL E RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE JUNTAS SOLDADAS DE LIGAS DE ALUMÍNIO T. P. Busquim (1) ; S.E. Kuri (1) (1) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DOS MATERIAIS - PPG-CEM

Leia mais

3 Material e Procedimento Experimental

3 Material e Procedimento Experimental 3 Material e Procedimento Experimental 3.1. Material Para este estudo foi utilizado um tubo API 5L X80 fabricado pelo processo UOE. A chapa para a confecção do tubo foi fabricada através do processo de

Leia mais

Aços Alta Liga Resistentes a Corrosão IV

Aços Alta Liga Resistentes a Corrosão IV Aços Alta Liga Resistentes a Corrosão IV Muitos casos são importantes para estimar ou mesmo para calcular a composição química do metal de solda antecipadamente. Se o metal de base e o metal de enchimento

Leia mais

A Tabela 2 apresenta a composição química do depósito do eletrodo puro fornecida pelo fabricante CONARCO. ELETRODO P S C Si Ni Cr Mo Mn

A Tabela 2 apresenta a composição química do depósito do eletrodo puro fornecida pelo fabricante CONARCO. ELETRODO P S C Si Ni Cr Mo Mn 3 Materiais e Procedimentos Experimentais 3.1 Materiais Utilizados Com o objetivo de se avaliar o efeito do Mn no comportamento do metal de solda depositado, foram produzidos experimentalmente pela CONARCO

Leia mais

SOLDAGEM LASER ND:YAG PULSADO DO AÇO INOXIDÁVEL SUPERDUPLEX UNS S Resumo

SOLDAGEM LASER ND:YAG PULSADO DO AÇO INOXIDÁVEL SUPERDUPLEX UNS S Resumo 13º Congresso Ibero-americano de Engenharia Mecânica 13º Congreso Iberoamericano de Ingeniería Mecánica Lisboa, Portugal, 23-26 de Outubro de 2017 SOLDAGEM LASER ND:YAG PULSADO DO AÇO INOXIDÁVEL SUPERDUPLEX

Leia mais

3. PROCESSO DE SOLDAGEM COM ELETRODO REVESTIDO

3. PROCESSO DE SOLDAGEM COM ELETRODO REVESTIDO 1 3. PROCESSO DE SOLDAGEM COM ELETRODO REVESTIDO O processo de soldagem com eletrodo revestido é um processo no qual a fusão do metal é produzida pelo aquecimento de um arco elétrico, mantido entre a ponta

Leia mais

Aços de alta liga resistentes a corrosão II

Aços de alta liga resistentes a corrosão II Aços de alta liga resistentes a corrosão II Aços de alta liga ao cromo ferríticos normalmente contêm 13% ou 17% de cromo e nenhum ou somente baixo teor de níquel. A figura da esquerda apresenta uma parte

Leia mais

ESTUDO DAS TENSÕES RESIDUAIS E CARACTERIZAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS E MICROESTRUTURAIS DE JUNTAS SOLDADAS DE LIGA DE ALUMÍNIO AA5086

ESTUDO DAS TENSÕES RESIDUAIS E CARACTERIZAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS E MICROESTRUTURAIS DE JUNTAS SOLDADAS DE LIGA DE ALUMÍNIO AA5086 ESTUDO DAS TENSÕES RESIDUAIS E CARACTERIZAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS E MICROESTRUTURAIS DE JUNTAS SOLDADAS DE LIGA DE ALUMÍNIO AA5086 M.C. Melado 1 ; C. Barbosa 2 ; M.P. Cindra Fonseca 1 1 UFF - Universidade

Leia mais

Processo de Soldagem MIG/MAG. Processo MIG / MAG Prof. Vilmar Senger

Processo de Soldagem MIG/MAG. Processo MIG / MAG Prof. Vilmar Senger Processo de Soldagem MIG/MAG Gases de proteção O ar atmosférico é expulso da região de soldagem por um gás de proteção com o objetivo de evitar a contaminação da poça de fusão. A contaminação é causada

Leia mais

Corte com arco plasma

Corte com arco plasma Corte com arco plasma Valter Augusto Santiago (UNIFEI) valteraugusto@yahoo.com.br Resumo O desenvolvimento de novos equipamentos tem feito do corte com arco plasma, um processo bastante atrativo para as

Leia mais

APLICAÇÃO AEROESPACIAL APÓS OS TRATAMENTOS TÉRMICOS DE TÊMPERA, REVENIMENTO E SOLUBLIZAÇÃO.

APLICAÇÃO AEROESPACIAL APÓS OS TRATAMENTOS TÉRMICOS DE TÊMPERA, REVENIMENTO E SOLUBLIZAÇÃO. AVALIAÇÃO DO EFEITO DA ESPESSURA NA MICRODUREZA E MICROESTRUTURA DA LIGA DE Ti-6Al-4V DE APLICAÇÃO AEROESPACIAL APÓS OS TRATAMENTOS TÉRMICOS DE TÊMPERA, REVENIMENTO E SOLUBLIZAÇÃO. Marcio S. C. da SILVA

Leia mais

Terminologia de Soldagem Regiões e Geometria da Junta Soldada

Terminologia de Soldagem Regiões e Geometria da Junta Soldada Terminologia de Regiões e Geometria da Junta Soldada As regiões e a geometria da junta soldada possuem relação com a integridade estrutural da junta. Atribuir nomes às distintas regiões da junta equivale

Leia mais

Processo, Consumíveis, Técnicas e Parâmetros, Defeitos e Causas

Processo, Consumíveis, Técnicas e Parâmetros, Defeitos e Causas INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Processo, Consumíveis, Técnicas e Parâmetros, Defeitos e Causas Professor: Anderson Luís Garcia Correia Unidade Curricular de Processos

Leia mais

Caracterização de soldas dissimilares depositadas pelo processo MIG com uma superliga de níquel

Caracterização de soldas dissimilares depositadas pelo processo MIG com uma superliga de níquel Caracterização de soldas dissimilares depositadas pelo processo MIG com uma superliga de níquel Mota, C. A. M. (1); Nascimento, A. S.(1); Silva, D. A. S.(1); Sodré, R. M. R. (1); Medeiros, F. P.(1); Gil,

Leia mais

3 Material e Procedimento Experimental

3 Material e Procedimento Experimental 44 3 Material e Procedimento Experimental 3.1 Material O material adotado neste trabalho foi um aço estrutural de alta resistência mecânica e baixa liga, classificado pela IACS (International Association

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DO METAL DE SOLDA DO AÇO INOXIDÁVEL AUSTENÍTICO AISI 316L COM LASER PULSADO Nd:YAG

CARACTERIZAÇÃO DO METAL DE SOLDA DO AÇO INOXIDÁVEL AUSTENÍTICO AISI 316L COM LASER PULSADO Nd:YAG CARACTERIZAÇÃO DO METAL DE SOLDA DO AÇO INOXIDÁVEL AUSTENÍTICO AISI 316L COM LASER PULSADO Nd:YAG G.G. Andrade, M.S. Sato, P.E.R. Nascimento, J.Gallego, V.A.Ventrella UNESP Departamento de Engenharia Mecânica,

Leia mais

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO III SOLDAGEM MODOS DE TRANSFERÊNCIA METÁLICA MIG/MAG DEFEITOS EM SOLDAGEM E ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO III SOLDAGEM MODOS DE TRANSFERÊNCIA METÁLICA MIG/MAG DEFEITOS EM SOLDAGEM E ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS PROCESSOS DE FABRICAÇÃO III SOLDAGEM MODOS DE TRANSFERÊNCIA METÁLICA MIG/MAG E ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS Professor: Moisés Luiz Lagares Júnior 1 MODOS DE TRANSFERÊNCIA METÁLICA MIG/MAG Forças que governam

Leia mais

3 MATERIAIS E MÉTODOS

3 MATERIAIS E MÉTODOS 40 3 MATERIAIS E MÉTODOS 3.1 MATERIAL O material utilizado para realização dos ensaios necessários para suportar este trabalho foi o aço baixa liga 2.1/4Cr 1Mo temperado e revenido, conforme especificação

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DA JUNTA SOLDADA COM AÇO INOXIDÁVEL MARTENSÍTICO DE BAIXA TEMPERATURA DE TRANSFORMAÇÃO

AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DA JUNTA SOLDADA COM AÇO INOXIDÁVEL MARTENSÍTICO DE BAIXA TEMPERATURA DE TRANSFORMAÇÃO AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DA JUNTA SOLDADA COM AÇO INOXIDÁVEL MARTENSÍTICO DE BAIXA TEMPERATURA DE TRANSFORMAÇÃO F. J. S. Oliveira 1, L. R. R Ribeiro 1, H. F. G. de Abreu 2, R. T. de Oliveira

Leia mais

SOLDA POR FRICÇÃO EM AÇO CARBONO

SOLDA POR FRICÇÃO EM AÇO CARBONO SOLDA POR FRICÇÃO EM AÇO CARBONO Autores: Adriano GAIO 1, Fernando Prando DACAS 2, Diego Rodolfo Simões de LIMA 3, Mario Wolfart JUNIOR 4. 1 Graduando em Engenharia Mecânica, Instituto Federal Catarinense

Leia mais

Soldagem por Alta Frequência. Maire Portella Garcia -

Soldagem por Alta Frequência. Maire Portella Garcia - Soldagem por Alta Frequência Maire Portella Garcia - E-mail: mairegarcia@bol.com.br Freqüência: 450KHZ Profundidade por aquecimento: Somente poucos centésimos de milímetros condutividade térmica provoca

Leia mais

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA CORRENTE MÉDIA DE SOLDAGEM NO PROCESSO TIG PULSADO

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA CORRENTE MÉDIA DE SOLDAGEM NO PROCESSO TIG PULSADO ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA CORRENTE MÉDIA DE SOLDAGEM NO PROCESSO TIG PULSADO Anna Louise Voigt, anna.voigt@grad.ufsc.br 1 Tiago Vieira da Cunha, t.cunha@ufsc.br 1 1 Universidade Federal de Santa Catarina,

Leia mais

SOLDAGEM DOS METAIS CAPÍTULO 10 DEFEITOS EM OPERAÇÕES DE SOLDAGEM

SOLDAGEM DOS METAIS CAPÍTULO 10 DEFEITOS EM OPERAÇÕES DE SOLDAGEM 70 CAPÍTULO 10 DEFEITOS EM OPERAÇÕES DE SOLDAGEM 71 DESCONTINUIDADES MAIS FREQÜENTES NAS OPERAÇÕES DE SOLDAGEM Podemos definir descontinuidade como sendo uma interrupção das estruturas típicas de uma junta

Leia mais

ESTUDO DO APORTE TÉRMICO DE SOLDAGEM NO COMPORTAMENTO BALÍSTICO DE UM AÇO DE ALTA DUREZA (HHA HIGH HARDNESS ARMOR)*

ESTUDO DO APORTE TÉRMICO DE SOLDAGEM NO COMPORTAMENTO BALÍSTICO DE UM AÇO DE ALTA DUREZA (HHA HIGH HARDNESS ARMOR)* 3738 ESTUDO DO APORTE TÉRMICO DE SOLDAGEM NO COMPORTAMENTO BALÍSTICO DE UM AÇO DE ALTA DUREZA (HHA HIGH HARDNESS ARMOR)* Elson Renato Santos Souza Ricardo Pondé Weber 2 João Carlos Miguez Suarez 3 Sergio

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande FURG Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - PPMEC. Edilson Nunes Pollnow

Universidade Federal do Rio Grande FURG Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - PPMEC. Edilson Nunes Pollnow Universidade Federal do Rio Grande FURG Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - PPMEC Edilson Nunes Pollnow ESTUDO DOS EFEITOS DO TRATAMENTO DE BORETAÇÃO NO PROCESSO DE

Leia mais

ESTUDO DO DESGASTE ABRASIVO DE AÇO CARBONITRETADO EM DIFERENTES RELAÇÕES AMÔNIA/PROPANO

ESTUDO DO DESGASTE ABRASIVO DE AÇO CARBONITRETADO EM DIFERENTES RELAÇÕES AMÔNIA/PROPANO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIAS DOS MATERIAIS PIPE ENGENHARIA E CIÊNCIAS DOS MATERIAIS - SETOR DE TECNOLOGIA SÉRGIO ZAGONEL ESTUDO DO DESGASTE ABRASIVO

Leia mais

APLICAÇÃO DE LASER PULSADO ND:YAG NA SOLDAGEM DO AÇO INOXIDÁVEL AISI 316L UTILIZADO EM SENSORES

APLICAÇÃO DE LASER PULSADO ND:YAG NA SOLDAGEM DO AÇO INOXIDÁVEL AISI 316L UTILIZADO EM SENSORES CIBIM 10, Oporto, APLICAÇÃO Portugal, 2011 DE LASER PULSADO ND:YAG NA SOLDAGEM DO AÇO INOXIDÁVEL AISI 316L CIBEM UTILIZADO 10, Porto, EM Portugal, SENSORES 2011 RM Natal Jorge, JMRS Tavares, JL Alexandre,

Leia mais

CAPÍTULO V CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL E DE MICRODUREZA

CAPÍTULO V CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL E DE MICRODUREZA CAPÍTULO V CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL E DE MICRODUREZA Neste capítulo é apresentada uma caracterização microestrutural e de microdureza dos corpos de prova soldados com os parâmetros descritos nas

Leia mais

A VELOCIDADE DE CORTE COM PLASMA ASSOCIADA À FORMAÇÃO DE ESCÓRIAS. Palavras-chave: Corte plasma, Escória, Aço carbono, Velocidade de corte

A VELOCIDADE DE CORTE COM PLASMA ASSOCIADA À FORMAÇÃO DE ESCÓRIAS. Palavras-chave: Corte plasma, Escória, Aço carbono, Velocidade de corte A VELOCIDADE DE CORTE COM PLASMA ASSOCIADA À FORMAÇÃO DE ESCÓRIAS Aleir Antonio Fontana De Paris Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Departamento de Fabricação e Projetos de Máquinas,

Leia mais

Introdução Conteúdo que vai ser abordado:

Introdução Conteúdo que vai ser abordado: Introdução Conteúdo que vai ser abordado: Considerações sobre seleção de materiais; Propriedades dos materiais (metais, polímeros e cerâmicas); Seleção de materiais segundo: Resistência mecânica Resistência

Leia mais

3- Materiais e Métodos

3- Materiais e Métodos 3- Materiais e Métodos 3.1. Caracterização do Material 3.1.1. Material Os materiais utilizados neste trabalho foram retirados de dois tubos de aço produzido pela Confab que atende a especificação API 5L

Leia mais

EPS 10 FACIULDADE SENAI NADIR DIAS DE FIGUEIREDO

EPS 10 FACIULDADE SENAI NADIR DIAS DE FIGUEIREDO EPS 10 FACIULDADE SENAI NADIR DIAS DE FIGUEIREDO POS GRADUAÇÃO EM INSPEÇÃO E AUTOMAÇÃO EM SOLDAGEM PROFESSOR: LUIZ GIMENES Jr. ALUNO: ROBERTO BATISTA DOS SANTOS E-mail: inspetor.dutos@yahoo.com.br FEVEREIRO

Leia mais

INFLUÊNCIA DA SOLDA NA VIDA EM FADIGA DO AÇO SAE 1020

INFLUÊNCIA DA SOLDA NA VIDA EM FADIGA DO AÇO SAE 1020 INFLUÊNCIA DA SOLDA NA VIDA EM FADIGA DO AÇO SAE 1020 H. W. L. Silva, M. P. Peres, H. J. C. Woorwald Rua Sebastião Martins, 55 - Lagoa Dourada I - Cruzeiro - SP - CEP: 12711-390 e-mail: hwlsilva@dglnet.com.br

Leia mais

Características. Fundamentos. Histórico SOLDAGEM COM ARAME TUBULAR

Características. Fundamentos. Histórico SOLDAGEM COM ARAME TUBULAR Histórico SOLDAGEM COM ARAME TUBULAR FLUX CORED ARC WELDING (FCAW) Década de 20: Surgimento dos Processos de Soldagem com Proteção Gasosa. Década de 40: Surgimento da Soldagem GTAW Década de 50: Surgimento

Leia mais

III metal-base, onde o metal não é afetado pelo processo de soldagem e permanece na mesma condição anterior ao processo.

III metal-base, onde o metal não é afetado pelo processo de soldagem e permanece na mesma condição anterior ao processo. 51 4 Resultados 4.1 Caracterização Microestrutural 4.1.1 Macrografias As macrografias das seis condições de soldagem são mostradas da Figura 21 à Figura 26. O tamanho do ponto de solda pode ser visualmente

Leia mais

Metalurgia da Soldagem Aspectos Térmicos da Soldagem

Metalurgia da Soldagem Aspectos Térmicos da Soldagem Metalurgia da Soldagem Aspectos Térmicos da Soldagem Neste texto você conhecerá os aspectos térmicos relacionados com o processo de soldagem, que compreendem a Energia, o Ciclo Térmico, a Repartição Térmica

Leia mais

SOLDAGEM DO AÇO SUPERDUPLEX UNS S32750 COM LASER PULSADO Nd:YAG

SOLDAGEM DO AÇO SUPERDUPLEX UNS S32750 COM LASER PULSADO Nd:YAG SOLDAGEM DO AÇO SUPERDUPLEX UNS S32750 COM LASER PULSADO Nd:YAG O. D. Francini, G. G. Andrade, M. S. Clemente, J.Gallego, V. A.Ventrella UNESP Departamento de Engenharia Mecânica, ventrella@dem.feis.unesp.br,

Leia mais

INFLUÊNCIA DE PARÂMETROS DE SOLDAGEM COMO TENSÃO E CORRENTE NA TAXA DE DEPOSIÇÃO PARA DIFERENTES ESPESSURAS DE CHAPA

INFLUÊNCIA DE PARÂMETROS DE SOLDAGEM COMO TENSÃO E CORRENTE NA TAXA DE DEPOSIÇÃO PARA DIFERENTES ESPESSURAS DE CHAPA INFLUÊNCIA DE PARÂMETROS DE SOLDAGEM COMO TENSÃO E CORRENTE NA TAXA DE DEPOSIÇÃO PARA DIFERENTES ESPESSURAS DE CHAPA P. H. Ogata; D. Silva; D. Morais; F. Conte; paulo.ogata@fatec.sp.gov.br Faculdade de

Leia mais

Trabalho Prático N o :. Técnica Operatória da Soldagem SAW

Trabalho Prático N o :. Técnica Operatória da Soldagem SAW Trabalho Prático N o :. Técnica Operatória da Soldagem SAW 1. Objetivos: Familiarizar-se com o arranjo e a operação do equipamento utilizado na soldagem mecanizada ao arco submerso. Familiarizar-se com

Leia mais

XLI CONSOLDA CONGRESSO NACIONAL DE SOLDAGEM SALVADOR - BA 12 a 15 de Outubro de 2015

XLI CONSOLDA CONGRESSO NACIONAL DE SOLDAGEM SALVADOR - BA 12 a 15 de Outubro de 2015 XLI CONSOLDA CONGRESSO NACIONAL DE SOLDAGEM SALVADOR - BA 12 a 15 de Outubro de 2015 Avaliação da Geometria do Cordão de Solda Depositado com Diferentes Gases pelo Processo GMAW (Evaluation of Weld Bead

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL DE JUNTA SOLDADA DE AÇO ASTM A 131M EH-36 UTILIZADO EM TUBULAÇÕES DE PETRÓLEO E GÁS

CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL DE JUNTA SOLDADA DE AÇO ASTM A 131M EH-36 UTILIZADO EM TUBULAÇÕES DE PETRÓLEO E GÁS NOTA TÉCNICA 311 CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL DE JUNTA SOLDADA DE AÇO ASTM A 131M EH-36 UTILIZADO EM TUBULAÇÕES DE PETRÓLEO E GÁS SILVA, Helio Batista 1 Recebido em: 2016.10.26 Aprovado em: 2016.10.28

Leia mais

CORROSÃO INTERGRANULAR EM JUNTAS SOLDADAS - PARTE III

CORROSÃO INTERGRANULAR EM JUNTAS SOLDADAS - PARTE III CORROSÃO INTERGRANULAR EM JUNTAS SOLDADAS - PARTE III Eng. Ricardo Fedele, MSc. Engenheiro de Aplicação da Boehler Thyssen Técnica de Soldagem Ltda Prof. do Dep. de Eng. Mecânica e Metalúrgica da Escola

Leia mais

PROCESSO DE SOLDAGEM TIG

PROCESSO DE SOLDAGEM TIG PROCESSO DE SOLDAGEM TIG ÍNDICE - Definição do processo - Características - Equipamentos - Fontes - Tocha de soldagem - Eletrodo de tungstênio - Afiação eletrodo - Dispositivo para abertura do arco - Cabos

Leia mais

3URFHGLPHQWR([SHULPHQWDO

3URFHGLPHQWR([SHULPHQWDO 3URFHGLPHQWR([SHULPHQWDO /LJD(VWXGDGD A liga estudada neste trabalho foi produzida pela firma francesa Pechiney Recherche na forma de placas laminadas de dimensões 270 mm de comprimento por 210 mm de largura

Leia mais

ESTUDO DAS TENSÕES RESIDUAIS GERADAS NA SOLDAGEM GTAW DE AÇO AISI 316L

ESTUDO DAS TENSÕES RESIDUAIS GERADAS NA SOLDAGEM GTAW DE AÇO AISI 316L ESTUDO DAS TENSÕES RESIDUAIS GERADAS NA SOLDAGEM GTAW DE AÇO AISI 316L Marcel F. Souza, Eduardo L. Alcoforado, Mateus C. Martins, Maria Cindra Fonseca, UFF Universidade Federal Fluminense Departamento

Leia mais

FRICTION STIR WELDING : Parâmetros de processo e aplicações

FRICTION STIR WELDING : Parâmetros de processo e aplicações FRICTION STIR WELDING : Parâmetros de processo e aplicações A. Loureiro CEMUC, Department of Mechanical Engineering, University of Coimbra Rua Luís Reis Santos, 3030-788 Coimbra, Portugal www.uc.pt 01/10/2013

Leia mais

SOLDAGEM COM PLASMA E FORA DA GRAVIDADE.

SOLDAGEM COM PLASMA E FORA DA GRAVIDADE. SOLDAGEM COM PLASMA E FORA DA GRAVIDADE. HISTÓRICO O processo de soldagem a Plasma (PAW) foi introduzido na indústria em 1964 como um método que possuía um melhor controle de soldagem em níveis mais baixos

Leia mais

SOLDAGEM. Engenharia Mecânica Prof. Luis Fernando Maffeis Martins

SOLDAGEM. Engenharia Mecânica Prof. Luis Fernando Maffeis Martins 07 SOLDAGEM Engenharia Mecânica Prof. Luis Fernando Maffeis Martins Processo de soldagem por arco elétrico Este é mais um processo de soldagem que utiliza como fonte de calor a formação de um arco elétrico

Leia mais

Título do projeto: SOLDABILIDADE DE UM AÇO ACLIMÁVEL DE ALTO SILÍCIO PARA CONSTRUÇÃO METÁLICA COM RESISTENCIA EXTRA A CORROSÃO MARINHA

Título do projeto: SOLDABILIDADE DE UM AÇO ACLIMÁVEL DE ALTO SILÍCIO PARA CONSTRUÇÃO METÁLICA COM RESISTENCIA EXTRA A CORROSÃO MARINHA Título do projeto: SOLDAILIDADE DE UM AÇO ACLIMÁVEL DE ALTO SILÍCIO PARA CONSTRUÇÃO METÁLICA COM RESISTENCIA EXTRA A CORROSÃO MARINHA Linha de Pesquisa: Metalurgia da Transformação. Soldagem e Processos

Leia mais

INFLUÊNCIA DA VARIAÇÃO DA LARGURA TEMPORAL EM SOLDAGEM COM LASER PULSADO ND:YAG DE AÇOS INOXIDAVEIS DUPLEX UNS S32205*

INFLUÊNCIA DA VARIAÇÃO DA LARGURA TEMPORAL EM SOLDAGEM COM LASER PULSADO ND:YAG DE AÇOS INOXIDAVEIS DUPLEX UNS S32205* Tema: Soldagem INFLUÊNCIA DA VARIAÇÃO DA LARGURA TEMPORAL EM SOLDAGEM COM LASER PULSADO ND:YAG DE AÇOS INOXIDAVEIS DUPLEX UNS S32205* Gillian da Silva Crespo 1 Juno Gallego 2 Wagner de Rossi 3 Vicente

Leia mais

A INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO TÉRMICO PÓS SOLDAGEM PARA ALÍVIO DE TENSÕES NA DUREZA DA SOLDA COM MATERIAL DE ADIÇÃO ER410NIMO *

A INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO TÉRMICO PÓS SOLDAGEM PARA ALÍVIO DE TENSÕES NA DUREZA DA SOLDA COM MATERIAL DE ADIÇÃO ER410NIMO * 458 A INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO TÉRMICO PÓS SOLDAGEM PARA ALÍVIO DE TENSÕES NA DUREZA DA SOLDA COM MATERIAL DE ADIÇÃO ER410NIMO * Thiago Viana de Oliveira Turra 1 Alexandre Bueno 2 André de Albuquerque

Leia mais

MICROSOLDAGEM LASER Nd:YAG PULSADO DE LÂMINAS FINAS DA SUPERLIGA DE NÍQUEL HASTELLOY C-276 1

MICROSOLDAGEM LASER Nd:YAG PULSADO DE LÂMINAS FINAS DA SUPERLIGA DE NÍQUEL HASTELLOY C-276 1 MICROSOLDAGEM LASER Nd:YAG PULSADO DE LÂMINAS FINAS DA SUPERLIGA DE NÍQUEL HASTELLOY C-276 1 Vicente A. Ventrella 2 José Roberto Berretta 3 Wagner de Rossi 3 Resumo O presente trabalho estudou a influência

Leia mais

Soldagem TUBOxESPELHO em vasos de pressão do tipo trocador de calor casco e tubo

Soldagem TUBOxESPELHO em vasos de pressão do tipo trocador de calor casco e tubo Soldagem TUBOxESPELHO em vasos de pressão do tipo trocador de calor casco e tubo Nome: Leonardo Zuqui Coelho E-mail:leonardozuqui@live.com Data: 24/05/2014 Local: Cotia-SP Introdução Este trabalho tem

Leia mais

Processo de Soldagem Eletrodo Revestido

Processo de Soldagem Eletrodo Revestido Processos de Fabricação I Processo de Soldagem Eletrodo Revestido Prof.: João Carlos Segatto Simões Características gerais O Processo Manual Taxa de deposição: 1 a 5 kg/h Fator de ocupação do soldador

Leia mais

5 Discussão dos Resultados

5 Discussão dos Resultados 79 5 Discussão dos Resultados É possível comparar visualmente o ponto de solda nas macrografias mostradas da Figura 21 a Figura 26. Na comparação entre as diferentes velocidades de rotação da ferramenta,

Leia mais

CAPÍTULO 7 SOLDAGEM TIG

CAPÍTULO 7 SOLDAGEM TIG SOLDAGEM DOS METAIS 46 CAPÍTULO 7 SOLDAGEM TIG SOLDAGEM DOS METAIS 47 PROCESSO DE SOLDAGEM TIG (Tungsten Inert Gas) GTAW É um processo de soldagem por fusão, a arco elétrico que utiliza o calor gerado

Leia mais

TENACIDADE AO IMPACTO DO METAL DE SOLDA DO AÇO API X70 SOLDADO COM ARAME TUBULAR AWS E-81T1-Ni1

TENACIDADE AO IMPACTO DO METAL DE SOLDA DO AÇO API X70 SOLDADO COM ARAME TUBULAR AWS E-81T1-Ni1 TENACIDADE AO IMPACTO DO METAL DE SOLDA DO AÇO API X70 SOLDADO COM ARAME TUBULAR AWS E-81T1-Ni1 Vicente Afonso Ventrella RESUMO Neste trabalho estudou-se a tenacidade ao impacto do metal de solda do aço

Leia mais

AVALIAÇÃO DA SOLDABILIDADE DO AÇO SINCRON-WHS-800T QUANDO SOLDADO PELO PROCESSO FCAW

AVALIAÇÃO DA SOLDABILIDADE DO AÇO SINCRON-WHS-800T QUANDO SOLDADO PELO PROCESSO FCAW Título do projeto: AVALIAÇÃO DA SOLDABILIDADE DO AÇO SINCRON-WHS-800T QUANDO SOLDADO PELO PROCESSO FCAW Linha de Pesquisa: Metalurgia da Transformação. Soldagem Justificativa/Motivação para realização

Leia mais

CICLOS TÉRMICOS ENVOLVIDOS NA SOLDAGEM

CICLOS TÉRMICOS ENVOLVIDOS NA SOLDAGEM UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARAMENO DE ENGENARIA MECÂNICA LABORAÓRIO DE ASPERSÃO ÉRMICA E SOLDAGEM ESPECIAIS CICLOS ÉRMICOS ENVOLVIDOS NA SOLDAGEM É bastante sabido que na soldagem de aços estruturais

Leia mais

AVALIAÇÃO DA PROPAGAÇÃO DE TRINCA POR FADIGA EM AMOSTRAS DA LIGA Ti-6Al-4V SOLDADAS PELO PROCESSO TIG

AVALIAÇÃO DA PROPAGAÇÃO DE TRINCA POR FADIGA EM AMOSTRAS DA LIGA Ti-6Al-4V SOLDADAS PELO PROCESSO TIG Jornadas SAM 2000 - IV Coloquio Latinoamericano de Fractura y Fatiga, Agosto de 2000, 551-558 AVALIAÇÃO DA PROPAGAÇÃO DE TRINCA POR FADIGA EM AMOSTRAS DA LIGA Ti-6Al-4V SOLDADAS PELO PROCESSO TIG S.R.

Leia mais

Introdução ao estudo das Estruturas Metálicas

Introdução ao estudo das Estruturas Metálicas Introdução ao estudo das Estruturas Metálicas Processos de produção Propriedades físicas e mecânicas do aço estrutural FTC-116 Estruturas Metálicas Eng. Wagner Queiroz Silva UFAM Composição do aço O elemento

Leia mais

Brasil 2017 SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS

Brasil 2017 SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS Brasil 2017 SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS FORNO DE REAQUECIMENTO DE PLACAS FORNO DE REAQUECIMENTO DE PLACAS 2 FORNO DE REAQUECIMENTO DE PLACAS As tecnologias de inspeção da IB-NDT aplicadas

Leia mais

Soldagem com Arame Sólido sob Proteção Gasosa - GMAW

Soldagem com Arame Sólido sob Proteção Gasosa - GMAW Soldagem com Arame Sólido sob Proteção Gasosa - GMAW Histórico Concepção básica 1920 Processo de alta densidade de corrente utilizando pequenos diâmetros de eletrodos de metais específicos Alumínio e ligas

Leia mais

Capítulo XII. Soldagem de Juntas em Aresta por Plasma, TIG e MIG/MAG

Capítulo XII. Soldagem de Juntas em Aresta por Plasma, TIG e MIG/MAG 107 Capítulo XII Soldagem de Juntas em Aresta por Plasma, TIG e MIG/MAG 12.1. Objetivo Neste capítulo procurou-se avaliar os processos de soldagem TIG e MIG/MAG aplicados em juntas em aresta de aço ao

Leia mais

O tipo de Metal de Base (MB) escolhido é um aço ASTM A 36, de espessura 3/8 e

O tipo de Metal de Base (MB) escolhido é um aço ASTM A 36, de espessura 3/8 e A INFLUÊNCIA DAS VELOCIDADES DE VENTO NO CORDÃO DE SOLDA NO PROCESSO DE SOLDAGEM ARAME TUBULAR AUTO PROTEGIDO Autores : Cristiano José TURRA¹; Mario Wolfart JUNIOR². Identificação autores: 1 Graduando,

Leia mais

Processo de soldagem: Os processos de soldagem podem ser classificados pelo tipo de fonte de energia ou pela natureza da união.

Processo de soldagem: Os processos de soldagem podem ser classificados pelo tipo de fonte de energia ou pela natureza da união. Soldagem Tipos de Soldagem Soldagem Processo de soldagem: Os processos de soldagem podem ser classificados pelo tipo de fonte de energia ou pela natureza da união. Tipos de Fontes Mecânica: Calor gerado

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE SOLDAGEM LASER PULSADO Nd:YAG PARA LÂMINAS DE 100µm DE ESPESSURA DE AISI 316L 1

DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE SOLDAGEM LASER PULSADO Nd:YAG PARA LÂMINAS DE 100µm DE ESPESSURA DE AISI 316L 1 DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE SOLDAGEM LASER PULSADO Nd:YAG PARA LÂMINAS DE 100µm DE ESPESSURA DE AISI 316L 1 Vicente A. Ventrella 2 José Roberto Berretta 3 Wagner de Rossi 3 Resumo O presente trabalho

Leia mais

Obtenção e Formação de Ligas de Titânio

Obtenção e Formação de Ligas de Titânio Obtenção e Formação de Ligas de Titânio PRODUÇÃO DO TITÂNIO PROCESSO DE KROLL TiCl4 (gás) + 2Mg (liquido) Ti (sólido) + 2 MgCl2 (liquido) Mecanismo de alimentação do eletrodo Vedação Corrente direta -

Leia mais

4 Resultados. 4.1.Perfil do cordão de solda

4 Resultados. 4.1.Perfil do cordão de solda 4 Resultados 4.1.Perfil do cordão de solda A figura 27 mostra quatro macrografias das amostras retiradas dos quatro quadrantes do perímetro como mostrado na tabela 8. Elas apresentam as distintas regiões

Leia mais

Conteúdo de metal nobre < 25% (ouro, Tabela 2 Classificação das ligas para fundição odontológica em função da nobreza e indicação clínica

Conteúdo de metal nobre < 25% (ouro, Tabela 2 Classificação das ligas para fundição odontológica em função da nobreza e indicação clínica 1. Ligas de ouro tradicionais ou clássicas As ligas de ouro tradicionais já estavam bem estudadas até o início da década de 30. Elas foram classificadas em 4 tipos em função da dureza, que por sua vez

Leia mais

SOLDAGEM À LASER Nd:YAG PULSADO NO AÇO SUPER AUSTENÍTICO AISI 904L

SOLDAGEM À LASER Nd:YAG PULSADO NO AÇO SUPER AUSTENÍTICO AISI 904L SOLDAGEM À LASER Nd:YAG PULSADO NO AÇO SUPER AUSTENÍTICO AISI 904L G.G. Andrade, J.Gallego, R.C.Tokimatsu, V.A.Ventrella UNESP Departamento de Engenharia Mecânica, ventrella@dem.feis.unesp.br, Av. Brasil

Leia mais

XXXIII CONSOLDA Congresso Nacional de Soldagem De 27 à 30 de Agosto de 2007 Caxias do Sul RS

XXXIII CONSOLDA Congresso Nacional de Soldagem De 27 à 30 de Agosto de 2007 Caxias do Sul RS XXXIII CONSOLDA Congresso Nacional de Soldagem De 27 à 30 de Agosto de 7 Caxias do Sul RS Soldagem de rro Fundido Vermicular com Eletrodos Revestidos (Welding Compacted Iron with SMAW) Ricardo André Lovato

Leia mais

COMPORTAMENTO MECÂNICO DE FIOS DE LIGA COM MEMÓRIA DE FORMA NI-TI SOLDADOS POR PULSOS DE TIG: INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO TÉRMICO DE PRÉ-SOLDAGEM

COMPORTAMENTO MECÂNICO DE FIOS DE LIGA COM MEMÓRIA DE FORMA NI-TI SOLDADOS POR PULSOS DE TIG: INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO TÉRMICO DE PRÉ-SOLDAGEM COMPORTAMENTO MECÂNICO DE FIOS DE LIGA COM MEMÓRIA DE FORMA NI-TI SOLDADOS POR PULSOS DE TIG: INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO TÉRMICO DE PRÉ-SOLDAGEM L. F. A. Rodrigues, F. A. Amorim, J. V. Q. Marques, C. J.

Leia mais

Tratamentos Termoquímicos [23]

Tratamentos Termoquímicos [23] [23] Projeto mecânico resistência ao desgaste + tenacidade Visualização das tensões no contato mecânico entre engrenagens cilíndricas i de dentes retos (efeito fotoelástico). formação de uma superfície

Leia mais

longitudinal para refrigeração, limpeza e remoção de fragmentos de solos provenientes da perfuração, Figura 10.

longitudinal para refrigeração, limpeza e remoção de fragmentos de solos provenientes da perfuração, Figura 10. 13 longitudinal para refrigeração, limpeza e remoção de fragmentos de solos provenientes da perfuração, Figura 10. FIGURA 10 Amostras a serem analisadas. Fonte: Autor. 5.2. PREPARAÇÃO DOS CORPOS DE PROVA

Leia mais

A composição química das amostras de metal solda, soldadas a 10 m de profundidade, está listada na Tabela 2.

A composição química das amostras de metal solda, soldadas a 10 m de profundidade, está listada na Tabela 2. 52 4 Resultados 4.1. Análise Química A composição química das amostras de metal solda, soldadas a 10 m de profundidade, está listada na Tabela 2. Tabela 2: Composição química do metal de solda (porcentagem

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG ESCOLA DE ENGENHARIA - EE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - PPMEC MARCEL DIAS DA SILVA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG ESCOLA DE ENGENHARIA - EE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - PPMEC MARCEL DIAS DA SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG ESCOLA DE ENGENHARIA - EE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - PPMEC MARCEL DIAS DA SILVA DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS TÉRMICOS NA LIGA DE ALUMÍNIO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA THAIS ANDREZZA DOS PASSOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA THAIS ANDREZZA DOS PASSOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA THAIS ANDREZZA DOS PASSOS EFEITO DA OSCILAÇÃO MAGNÉTICA DO ARCO NA MICROESTRUTURA E NA GEOMETRIA DO CORDÃO DE

Leia mais

Rev. 08/2014 PROCESSO TIG

Rev. 08/2014 PROCESSO TIG PROCESSO TIG Rev. 08/2014 ATENÇÃO Importante: Leia este manual atentamente antes de utilizar o produto. Em caso de falta de experiência ou desconhecimento dos métodos e o funcionamento seguro, consulte

Leia mais

COMPARATIVO ENTRE JUNTAS SOLDADAS DE AÇO INOXIDÁVEL DUPLEX (UNS S32304) PELOS PROCESSOS DE SOLDAGEM POR RESISTÊNCIA E TIG*

COMPARATIVO ENTRE JUNTAS SOLDADAS DE AÇO INOXIDÁVEL DUPLEX (UNS S32304) PELOS PROCESSOS DE SOLDAGEM POR RESISTÊNCIA E TIG* COMPARATIVO ENTRE JUNTAS SOLDADAS DE AÇO INOXIDÁVEL DUPLEX (UNS S32304) PELOS PROCESSOS DE SOLDAGEM POR RESISTÊNCIA E TIG* Rubson Mação Camporez 1 Sandro Mauro de Carvalho 2 Sandro Souza 3 Fagner Bertholdi

Leia mais

AVALIAÇÃO DA DUREZA E MICRODUREZA DE UMA JUNTA SOLDADA DISSIMILAR

AVALIAÇÃO DA DUREZA E MICRODUREZA DE UMA JUNTA SOLDADA DISSIMILAR Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia CONTECC 2016 Rafain Palace Hotel & Convention Center- Foz do Iguaçu - PR 29 de agosto a 1 de setembro de 2016 AVALIAÇÃO DA DUREZA E MICRODUREZA

Leia mais

TRATAMENTOS TÉRMICOS: AÇOS E SUAS LIGAS. Os tratamentos térmicos em metais ou ligas metálicas, são definidos como:

TRATAMENTOS TÉRMICOS: AÇOS E SUAS LIGAS. Os tratamentos térmicos em metais ou ligas metálicas, são definidos como: TRATAMENTOS TÉRMICOS: AÇOS E SUAS LIGAS Os tratamentos térmicos em metais ou ligas metálicas, são definidos como: - Conjunto de operações de aquecimento e resfriamento; - Condições controladas de temperatura,

Leia mais

Técnica Operatória da Soldagem SAW

Técnica Operatória da Soldagem SAW Técnica Operatória da Soldagem SAW Paulo José Modenesi Objetivos Familiarizar-se com o arranjo e a operação do equipamento utilizado na soldagem mecanizada ao arco submerso. Familiaarizar-se com os consumíveis

Leia mais

Departamento de Engenharia Mecânica. Prof. Carlos Henrique Lauro

Departamento de Engenharia Mecânica. Prof. Carlos Henrique Lauro Departamento de Engenharia Mecânica Tipos de Tratamentos Térmicos Termoquímicos 2 Termoquímicos Os tratamentos termoquímicos têm por objetivo alterar as propriedades superficiais do aço. Adição de elementos

Leia mais

Estudo do Efeito do Teor de Alumínio na Cementação e Têmpera em Banho de Sal de um Aço DIN 16MnCr5

Estudo do Efeito do Teor de Alumínio na Cementação e Têmpera em Banho de Sal de um Aço DIN 16MnCr5 Estudo do Efeito do Teor de Alumínio na Cementação e Têmpera em Banho de Sal de um Aço DIN 16MnCr5 Ivan Augusto Martins Wander Gomes da Silva Schaeffler Brasil Ltda. Bruno G. Scuracchio Luis Fernando M.

Leia mais

Metalografia e tratamento térmico do cobre e suas ligas

Metalografia e tratamento térmico do cobre e suas ligas PMT-2402 Metalografia e Tratamentos Térmicos dos Metais Metalografia e tratamento térmico do cobre e suas ligas André Paulo Tschiptschin Histórico Primeiro metal a ser utilizado pelo homem Facas de cobre

Leia mais

APLICAÇÃO DE LASER PULSADO DE Nd:YAG NA SOLDAGEM DE LÂMINAS DE 100 MICRONS DE ESPESSURA DE AÇO AISI 316L

APLICAÇÃO DE LASER PULSADO DE Nd:YAG NA SOLDAGEM DE LÂMINAS DE 100 MICRONS DE ESPESSURA DE AÇO AISI 316L APLICAÇÃO DE LASER PULSADO DE Nd:YAG NA SOLDAGEM DE LÂMINAS DE 100 MICRONS DE ESPESSURA DE AÇO AISI 316L V. A. Ventrella, J. Gallego, R. C. Tokimatsu, C. R. Sokei, W. J. Yamakami Av. Brasil centro - 56,

Leia mais

Material conforme recebido (CR) e/ou metal base (MB)

Material conforme recebido (CR) e/ou metal base (MB) 85 5.5 ANÁLISES MICROESTRUTURAIS As micrografias obtidas na seção transversal do material nas condições: como recebido e pós-soldagem com tratamentos de revenido e niretação estão apresentadas nas Figuras

Leia mais

CURVAS LIMITES DE RESISTÊNCIA PARA AVALIAÇÃO DA INTEGRIDADE ESTRUTURAL DE CHAPAS PLANAS COM COMPORTAMENTO ANISOTRÓPICO

CURVAS LIMITES DE RESISTÊNCIA PARA AVALIAÇÃO DA INTEGRIDADE ESTRUTURAL DE CHAPAS PLANAS COM COMPORTAMENTO ANISOTRÓPICO CURVAS LIMITES DE RESISTÊNCIA PARA AVALIAÇÃO DA INTEGRIDADE ESTRUTURAL DE CHAPAS PLANAS COM COMPORTAMENTO ANISOTRÓPICO José Célio Dias Prof. Titular, Escola Federal de Engenharia de Itajubá CP 5 CEP 375-93

Leia mais