Guia de utilização da Wiki Atenas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Guia de utilização da Wiki Atenas"

Transcrição

1 Your Logo Here Reforçando a Comunicação para a Colaboração Web Wiki Atenas IFSULDEMINAS (Campus Poços de Caldas - MG) Guia de utilização da Wiki Atenas

2 O Conceito de Wiki

3 O Conceito de Wiki O sistema MediaWiki foi criado por um programador americano chamado Ward Cunningham em 1994.

4 O Conceito de Wiki O sistema MediaWiki foi criado por um programador americano chamado Ward Cunningham em O sistema Wiki surgiu com o propósito de disseminar o conhecimento pelo maior número de pessoas possível.

5 O Conceito de Wiki O sistema MediaWiki foi criado por um programador americano chamado Ward Cunningham em O sistema Wiki surgiu com o propósito de disseminar o conhecimento pelo maior número de pessoas possível. A Wiki Atenas segue este ideal.

6 A Proposta da Wiki

7 A Proposta da Wiki Estimular o colaborativismo dentro dos Institutos Federais.

8 A Proposta da Wiki Estimular o colaborativismo dentro dos Institutos Federais. Colaboração entre discentes, docentes e administrativos, busca e arquivamento de soluções.

9 A Proposta da Wiki Estimular o colaborativismo dentro dos Institutos Federais. Colaboração entre discentes, docentes e administrativos, busca e arquivamento de soluções. Reforço escolar remoto, divulgação de projetos, notícias e muito mais!

10 Regras de boa contuda para postagem

11 Regras de boa contuda para postagem Bibliografia.

12 Regras de boa contuda para postagem Bibliografia. Revisão de um professor da área.

13 Regras de boa contuda para postagem Bibliografia. Revisão de um professor da área. Cumprir os padrões adotados pela Wiki Atenas.

14 Padrões adotados pela Wiki Atenas

15 Padrões adotados pela Wiki Atenas Poderão ser usadas tags HTML básicas para a edição.

16 Padrões adotados pela Wiki Atenas Poderão ser usadas tags HTML básicas para a edição. Título de acordo com o âmbito que o artigo abrange

17 Padrões adotados pela Wiki Atenas Poderão ser usadas tags HTML básicas para a edição. Título de acordo com o âmbito que o artigo abrange O artigo deverá ser revisado, a fim de eliminar erros de gramática e garantir a integridade do conteúdo em si.

18 Padrões adotados pela Wiki Atenas Poderão ser usadas tags HTML básicas para a edição. Título de acordo com o âmbito que o artigo abrange O artigo deverá ser revisado, a fim de eliminar erros de gramática e garantir a integridade do conteúdo em si. O artigo poderá ser modificado e/ou alterado mediante pedido de professores ou administrativos, visando a credibilidade do artigo.

19 Padrões Adotados para Postagem

20 Padrões Adotados para Postagem Matéria: nome da matéria nome do curso (Campus nome do campus)

21 Padrões Adotados para Postagem Matéria: nome da matéria nome do curso (Campus nome do campus) Curso: nome do curso (Campus nome do campus)

22 Padrões Adotados para Postagem Matéria: nome da matéria nome do curso (Campus nome do campus) Curso: nome do curso (Campus nome do campus) Instituto: nome da página (Campus nome do campus)

23 Padrões Adotados para Postagem Matéria: nome da matéria nome do curso (Campus nome do campus) Curso: nome do curso (Campus nome do campus) Instituto: nome da página (Campus nome do campus) Modalidade: nome da modalidade nome do curso (Campus nome do campus)

24 Padrões de navegação da Wiki Atenas

25 Padrões de navegação da Wiki Atenas Barra lateral

26 Padrões de navegação da Wiki Atenas Barra lateral

27 Padrões de navegação da Wiki Atenas Menu de navegação

28 Padrões de navegação da Wiki Atenas Menu de navegação

29 Wiki Atenas Navegação Menu de Ferramentas

30 Wiki Atenas Navegação Menu de Ferramentas

31 Wiki Atenas Navegação Menu de Ferramentas Enviar arquivo: Upload de fotos, materiais, etc.

32 Wiki Atenas Navegação Menu de Ferramentas Enviar arquivo: Upload de fotos, materiais, etc. Páginas especiais: Parte administrativa da Wiki.

33 Wiki Atenas - Abas de páginas

34 Wiki Atenas - Abas de páginas

35 Wiki Atenas - Abas de páginas Página: Olhar o artigo publicado.

36 Wiki Atenas - Abas de páginas Página: Olhar o artigo publicado. Discussão: Página de discussão do artigo.

37 Wiki Atenas - Abas de páginas Página: Olhar o artigo publicado. Discussão: Página de discussão do artigo. Editar: Modificar o arquivo.

38 Wiki Atenas - Abas de páginas Página: Olhar o artigo publicado. Discussão: Página de discussão do artigo. Editar: Modificar o arquivo. Histórico: Histórico de edições.

39 Wiki Atenas - Abas de páginas Página: Olhar o artigo publicado. Discussão: Página de discussão do artigo. Editar: Modificar o arquivo. Histórico: Histórico de edições. Eliminar: Deletar página.

40 Wiki Atenas - Abas de páginas Página: Olhar o artigo publicado. Discussão: Página de discussão do artigo. Editar: Modificar o arquivo. Histórico: Histórico de edições. Eliminar: Deletar página. Mover: Mover página.

41 Wiki Atenas - Abas de páginas Página: Olhar o artigo publicado. Discussão: Página de discussão do artigo. Editar: Modificar o arquivo. Histórico: Histórico de edições. Eliminar: Deletar página. Mover: Mover página. Proteger: Proteger página

42 Wiki Atenas - Abas de páginas Página: Olhar o artigo publicado. Discussão: Página de discussão do artigo. Editar: Modificar o arquivo. Histórico: Histórico de edições. Eliminar: Deletar página. Mover: Mover página. Proteger: Proteger página Vigiar: Vigiar a página

43 Wiki Atenas - Navegação Links de usuários

44 Wiki Atenas - Navegação Links de usuários

45 Wiki Atenas - Navegação Links de usuários Usuário: Página do usuário.

46 Wiki Atenas - Navegação Links de usuários Usuário: Página do usuário. Discussão: Página de discussão do seu usuário.

47 Wiki Atenas - Navegação Links de usuários Usuário: Página do usuário. Discussão: Página de discussão do seu usuário Páginas Vigiadas: Páginas que o seu usuário vigia.

48 Wiki Atenas - Navegação Links de usuários Usuário: Página do usuário. Discussão: Página de discussão do seu usuário Páginas Vigiadas: Páginas que o seu usuário vigia. Contribuições: As contribuições que o usuário fez para a Wiki.

49 Wiki Atenas - Regras de Edição e Formatação

50 Wiki Atenas - Regras de Edição e Formatação A edição de páginas na Wiki Atenas é um pouco diferente.

51 Wiki Atenas - Regras de Edição e Formatação A edição de páginas na Wiki Atenas é um pouco diferente. Descrição sintaxe resultado Formatação de caracteres inline Texto em itálico ' ' itálico ' ' itálico Texto em negrito ' ' ' negrito ' ' ' negrito Texto em negrito e negrito ' ' ' ' ' negrito e itálico ' ' ' ' ' negrito e itálico Texto cortado <strike>cortado</strike> cortado Sem marcação de texto <nowiki> sem ' ' marcação ' '</nowiki> sem ' ' marcação ' ' Nota: as formatações de estilo de texto (negrito, itálico, cortado...) podem ser usados em qualquer parte de um texto, seja em seu título, corpo, legenda de foto ou rodapé.

52 Wiki Atenas - Regras de Edição e Formatação Cabeçalhos de diferentes níveis Formatação de sessões == nivel 2 == Nível 2 === nivel 3 === Nível 3 ==== nivel 4 ==== Nível 4 ===== nivel 5 ===== Nível 5 ====== nivel 6 ===== Nível 6 Nota: Nunca use o cabeçalho de nível 1, pois o mesmo é usado para sinalizar o nome da página. Um artigo com 4 ou mais cabeçalhos automaticamente cria uma tabela de conteúdos. Texto de cima Texto de cima Régua horizontal Texto de baixo Texto de baixo * comece cada linha comece cada linha * com um (*) asterisco com um (*) asterisco ** mais asteriscos são níveis mais profundos mais asteriscos são níveis mais profundos Lista de tópicos não numerada *** e mais profundos e mais profundos * quebra de lista! Respeite os níveis da lista. quebra de lista! Respeite os níveis da lista. *** pois pulando níveis, deixamos buracos pois pulando níveis, deixamos buracos Qualquer frase sem (*) encerra a lista Qualquer frase sem (*) encerra a lista # comece cada linha 1. comece cada linha # com o símbolo de número (#) 2. com o símbolo de número (#) ## Mais símbolos são níveis mais profundos 1. Mais símbolos são níveis mais profundos ### e mais profundos. 1. e mais profundos. Lista de tópicos numerada # Quebra de níveis! Não quebre níveis. 3. Quebra de níveis! Não quebre níveis. ### Pois pulando níveis, deixamos buracos Pois pulando níveis, deixamos buracos # linha em branco 4. linha em branco 1. Fim da primeira e começo de outra lista # Fim da primeira e começo de outra lista ; Item 1 Item 1 : Definição 1 Definição 1 lista de item e definição ; Item 2 Item 2 : Definição 1-1 Definição 2-1 : Definição 1-2 Definição 2-2 Edentação de texto : Edentação simples :: Edentação dupla ::: Edentação tripla Edentação simples Edentação dupla Endentação tripla Nota: Este recurso pode gerar conflito com a lei de acessibilidade. Os tipos de listas acima pode ser misturados da forma que o editor desejar, não havendo quebra de linha

53 Wiki Atenas - Parágrafos

54 Wiki Atenas - Parágrafos Para mudar de linha, é necessário que se use algumas tags simples, podendo ser estas a de quebra de linha (<br />) ou de início e fim de parágrafo (<p></p>), como segue no exemplo abaixo:

55 Wiki Atenas - Parágrafos Exemplo com <p> e </p> : <p>o curso possibilita uma formação profissional voltada para desenvolver programas de computador segundo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação. Utiliza ambientes de desenvolvimento de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados. Realiza testes de programas de computador, mantendo registros que possibilitem análises e refinamento dos resultados. Executa manutenção de programas de computadores implantados. </p> <p>possibilidades de temas a serem abordados na formação: lógica e linguagem de programação; sistemas operacionais; hardware; interpretação de especificações de sistemas computacionais e banco de dados.</p>

56 Wiki Atenas - Parágrafos Exemplo com <br/> : O curso possibilita uma formação profissional voltada para desenvolver programas de computador segundo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação. Utiliza ambientes de desenvolvimento de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados. Realiza testes de programas de computador, mantendo registros que possibilitem análises e refinamento dos resultados. Executa manutenção de programas de computadores implantados. <br/> Possibilidades de temas a serem abordados na formação: lógica e linguagem de programação; sistemas operacionais; hardware; interpretação de especificações de sistemas computacionais e banco de dados. <br/>

57 Wiki Atenas - Links

58 Wiki Atenas - Links Podemos adicionar links para outros artigos da Wiki Atenas ou para sites externos.

59 Wiki Atenas - Links Podemos adicionar links para outros artigos da Wiki Atenas ou para sites externos. [[<nome da página> <nome aparente>]]

60 Wiki Atenas - Links Podemos adicionar links para outros artigos da Wiki Atenas ou para sites externos. [[<nome da página> <nome aparente>]]

61 Wiki Atenas - Links O Mesmo recurso pode ser usado para links externos, como no exemplo:

62 Wiki Atenas - Links O Mesmo recurso pode ser usado para links externos, como no exemplo: [ IFSULDEMINAS]

63 Wiki Atenas - Links O Mesmo recurso pode ser usado para links externos, como no exemplo: [ IFSULDEMINAS]

64 Wiki Atenas - Vídeos

65 Wiki Atenas - Vídeos Podemos adicionar vídeos nas páginas criadas.

66 Wiki Atenas - Vídeos Podemos adicionar vídeos as páginas criadas. {{ev:youtube <link limpo do vídeo>}}

67 Wiki Atenas - Vídeos Exemplo:

68 Wiki Atenas - Vídeos Exemplo: {{ev:youtube 0L9qU7B8Hrs}}

69 Wiki Atenas - Imagens

70 Wiki Atenas - Imagens [[Imagem:<nome da imagem e extensao>]]

71 Wiki Atenas - Imagens [[Imagem:<nome da imagem e extensao>]] [[Imagem:informatica.jpg]]

72 Wiki Atenas - Imagens

73 Wiki Atenas - Imagens [[Imagem:<nome da imagem e extensao>]]

74 Wiki Atenas - Imagens

75 Wiki Atenas - Arquivos

76 Wiki Atenas - Arquivos Para adicionar um arquivo, os passos são semelhantes aos para se adicionar uma imagem, mudando apenas a sintaxe:

77 Wiki Atenas - Arquivos Para adicionar um arquivo, os passos são semelhantes aos para se adicionar uma imagem, mudando apenas a sintaxe: [[arquivo:<nome e extenao>]]

78 Wiki Atenas - Arquivos Para adicionar um arquivo, os passos são semelhantes aos para se adicionar uma imagem, mudando apenas a sintaxe: [[arquivo:<nome e extenao>]] [[arquivo:matriz_curricular.pdf]]

79 Wiki Atenas - Arquivos Para adicionar um arquivo, os passos são semelhantes aos para se adicionar uma imagem, mudando apenas a sintaxe: [[arquivo:<nome e extenao>]] [[arquivo:matriz_curricular.pdf]] Obs:. O arquivo será baixado pelo navegador

80 Wiki Atenas - Arquivos

81 Wiki Atenas - Arquivos Caso deseje abrir o aquivo diretamente no navegador, sua sintaxe ficará assim:

82 Wiki Atenas - Arquivos Caso deseje abrir o aquivo diretamente no navegador, sua sintaxe ficará assim: [[Mídia:<nome da imagem e extensao> <nome do arquivo>]]

83 Wiki Atenas - Arquivos Caso deseje abrir o aquivo diretamente no navegador, sua sintaxe ficará assim: [[Mídia:<nome da imagem e extensao> <nome do arquivo>]] [[Mídia: matriz_curricular.pdf Matriz Curricular (em PDF).]]

84 Dúvidas?

85 Dúvidas? Obrigado! Contato: Alex Philippe: Ricardo Ramos:

ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DE MOÇOS DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DE MOÇOS DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO MANUAL MEDIAWIKI Manual Media Wiki Página 2 Sumário O que é MediaWiki... 4 Acesso ao sistema... 5 Criação do índice principal... 7 Criação de página... 14 Bloqueio/Proteção de página... 17 Manual Media

Leia mais

BLOG ESCOLAS. Após acessar o seu respectivo blog, você será direcionado a tela a seguir. Vamos conhecê-la um pouco melhor.

BLOG ESCOLAS. Após acessar o seu respectivo blog, você será direcionado a tela a seguir. Vamos conhecê-la um pouco melhor. 1 CONHECENDO A PÁGINA PRINCIPAL Após acessar o seu respectivo blog, você será direcionado a tela a seguir. Vamos conhecê-la um pouco melhor. PAGINAS- Mostras as paginas do blog LOCALIZADOR área de busca

Leia mais

2ª Edição. 3ª Revisão

2ª Edição. 3ª Revisão 2ª Edição 3ª Revisão Autor: Alex Philippe Nunes Benites Alves Ricardo Ramos de Olveira Revisão: Matheus Habitzreuter Alex Philippe Nunes Benites Alves Capa Impressão Alex Philippe Nunes Benites Alves Instituto

Leia mais

Adapti - Technology Solutions www.adapti.net Leonor cardoso nº 331 Fone : (041) 8844-7805 81240-380 Curitiba - PR MANUAL DO USUÁRIO

Adapti - Technology Solutions www.adapti.net Leonor cardoso nº 331 Fone : (041) 8844-7805 81240-380 Curitiba - PR MANUAL DO USUÁRIO MANUAL DO USUÁRIO 1 Índice Administração de Documentos...2 Lista de documentos criados...3 Criando um novo documento...3 Barra de ferramentas do editor...4 Editando um documento...7 Administrando suas

Leia mais

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS OFICINA BLOG DAS ESCOLAS Créditos: Márcio Corrente Gonçalves Mônica Norris Ribeiro Março 2010 1 ACESSANDO O BLOG Blog das Escolas MANUAL DO ADMINISTRADOR Para acessar o blog da sua escola, acesse o endereço

Leia mais

Instrução de Trabalho Base de Conhecimento

Instrução de Trabalho Base de Conhecimento Aprovado por Comitê da Qualidade Analisado criticamente por Dono do processo 1. OBJETIVOS Esta instrução de trabalho tem como objetivo orientar os colaboradores da SINFO, de como a será mantida e acessada.

Leia mais

Apostila Site Personalizado

Apostila Site Personalizado Apostila Site Personalizado Índice Para inserir informações sobre a empresa é utilizado o componente GERENCIADOR DE ARTIGOS. Através dele é possível inserir infomações como: - A EMPRESA - HISTÓRICO - ENDEREÇO

Leia mais

Índice. Manual de uso do Wordpress Produção de conteúdo. 1) Acesso ao Painel de Controle. 2) Ambientação na Ferramenta. 3) Inserir novo Post

Índice. Manual de uso do Wordpress Produção de conteúdo. 1) Acesso ao Painel de Controle. 2) Ambientação na Ferramenta. 3) Inserir novo Post Índice 1) Acesso ao Painel de Controle 2) Ambientação na Ferramenta 2.1) Posts 2.1.1) Adicionar novo post 2.1.2) Editar posts 2.2) Mídia 2.2.1) Tipos de Mídia 2.2.2) Biblioteca 2.2.3) Adicionar novo 3)

Leia mais

Manual de Utilização. Site Manager. Tecnologia ao serviço do Mundo Rural

Manual de Utilização. Site Manager. Tecnologia ao serviço do Mundo Rural Manual de Utilização Site Manager Tecnologia ao serviço do Mundo Rural Índice 1. Acesso ao Site Manager...3 2. Construção/Alteração do Menu Principal...4 3. Inserção/ Alteração de Conteúdos...7 4. Upload

Leia mais

Manual de utilização do Portal Entrelace.org.br. William Oyama www.evisionbrasil.com.br

Manual de utilização do Portal Entrelace.org.br. William Oyama www.evisionbrasil.com.br Manual de utilização do Portal Entrelace.org.br William Oyama www.evisionbrasil.com.br Índice do tutorial 1 Portal entrelace.obr.br 2- Painel Administrativo 3- Informações Restritas 4- Acervo 5- Notícias

Leia mais

Portal do Projeto Tempo de Ser

Portal do Projeto Tempo de Ser Sumário Portal do Projeto Tempo de Ser O que é um Wiki?...2 Documentos...2 Localizando documentos...3 Links...3 Criando um Documento...4 Criando um link...4 Editando um Documento...5 Sintaxe Básica...5

Leia mais

REITORA Ulrika Arns. VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto. DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho

REITORA Ulrika Arns. VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto. DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho REITORA Ulrika Arns VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho COORDENAÇÃO DE APOIO AO USUÁRIO Sandro da Silva Camargo UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA NTIC - NÚCLEO

Leia mais

PBWORKS Acesse o endereço na internet: http://pbworks.com

PBWORKS Acesse o endereço na internet: http://pbworks.com PBWORKS Acesse o endereço na internet: http://pbworks.com Para acessar clique em Sign up Escolha novo usuário. Preencha seus dados Vá no seu email e clique no link enviado pelo servidor pbworks para confirmar

Leia mais

Portal Institucional do IFPB

Portal Institucional do IFPB Capacitação para utilização do Portal Institucional do IFPB Introdução O objetivo dessa treinamento é apresentar o site do IFPB, e capacitar os novos usuários para utilizar suas principais ferramentas

Leia mais

Flex. MANUAL DE USO DA FERRAMENTA FLEX O Flex como gerenciador de conteúdo

Flex. MANUAL DE USO DA FERRAMENTA FLEX O Flex como gerenciador de conteúdo 2011 MANUAL DE USO DA FERRAMENTA FLEX O Flex como gerenciador de conteúdo Aprenda como é simples utilizar a ferramenta Flex como seu gerenciador de conteúdo online. Flex Desenvolvido pela ExpandWEB 31/01/2011

Leia mais

TUTORIAL WEEBLY. 2-Crie um cadastro (lembrando que palavra passe é a senha). Após preencher o formulário, clique em Sign Up. It s Free!

TUTORIAL WEEBLY. 2-Crie um cadastro (lembrando que palavra passe é a senha). Após preencher o formulário, clique em Sign Up. It s Free! TUTORIAL WEEBLY 1- Entre no site do Weebly: www.weebly.com 2-Crie um cadastro (lembrando que palavra passe é a senha). Após preencher o formulário, clique em Sign Up. It s Free! 3- Irão aparecer algumas

Leia mais

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia 1 Tutorial: Blogs no Clickideia Sumário Introdução... 2 Objetivos... 2 Instruções para utilização do Tutorial... 2 Acesso ao Portal e a Home Blog... 3 Página Inicial da área do Blog... 4 Apresentação da

Leia mais

Manual do Plone (novo portal do IFCE)

Manual do Plone (novo portal do IFCE) Manual do Plone (novo portal do IFCE) Dezembro/2015 Índice Como criar submenus... 3 Como criar banner rotativo... 4 Como remover um banner... 5 Como criar uma notícia... 6 Como inserir imagem na notícia...

Leia mais

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!!

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! TUTORIAL DO ALUNO Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! O Moodle é a plataforma de ensino a distância utilizada pela Uniapae sendo a unidade de ensino para rápida capacitação

Leia mais

Manual de Utilização do PLONE (Gerenciador de página pessoal)

Manual de Utilização do PLONE (Gerenciador de página pessoal) Manual de Utilização do PLONE (Gerenciador de página pessoal) Acessando o Sistema Para acessar a interface de colaboração de conteúdo, entre no endereço http://paginapessoal.utfpr.edu.br. No formulário

Leia mais

Bem vindo ao ajuda do software QUICKFISH para criação de sites.

Bem vindo ao ajuda do software QUICKFISH para criação de sites. Bem vindo ao ajuda do software QUICKFISH para criação de sites. SUMÁRIO 1 Exemplo de site criado no software QUICKFISH...02 2 Salvando Seu Site...03 3 Publicando Seu Site...03 4 Visão inicial do Software

Leia mais

Google Drive para escrever propostas de atividades

Google Drive para escrever propostas de atividades Google Drive para escrever propostas de atividades A pluralidades e aceitação do que é diferente também está na computação. Não podemos privar o aluno e o professor de utilizar diversas ferramentas computacionais,

Leia mais

Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS

Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS 1 2 Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS Login é a área de autenticação do sistema. Por questões de segurança, é necessário que o usuário se identifique, impedindo a entrada de pessoas

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM Manual DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DIRGTI 2015 Sumário 1. Introdução... 3 2. Acessando o serviço...

Leia mais

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Manual do Publicador Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Sumário Painel de Administração... 3 1 - Inserção de post... 5 2 Publicação de post com notícia na área headline (galeria de

Leia mais

Companhia de Saneamento do Paraná Sanepar. Manual de publicação. Intranet DRUPAL

Companhia de Saneamento do Paraná Sanepar. Manual de publicação. Intranet DRUPAL Companhia de Saneamento do Paraná Sanepar Manual de publicação Intranet DRUPAL Curitiba 2010 Sumário 1. Procedimentos para publicação de matérias... 3 1.1 Criando novos conteúdos... 3 1.1.1 Anúncios...

Leia mais

Manual de Gerenciamento de Conteúdo

Manual de Gerenciamento de Conteúdo Manual de Gerenciamento de Conteúdo 1 Sumário 1) O que é um Gerenciador de Conteúdo...3 2) Como o Site está Estruturado...3 3) Como Gerenciar o Conteúdo do Site...5 3.1) Adicionar Itens no Menu de Navegação...6

Leia mais

COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1. Orientações para produção escolar colaborativa no wiki do Moodle:

COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1. Orientações para produção escolar colaborativa no wiki do Moodle: COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1 Ilse Abegg e Fábio da Purificação de Bastos e-mail: iabegg@mail.ufsm.br O wiki no Moodle é uma ferramenta de atividade que visa produção escolar colaborativa. Isso significa

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO HTML COMPONENTES: ROBSON EDMILSON

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO HTML COMPONENTES: ROBSON EDMILSON COMPONENTES: ROBSON EDMILSON O HTML (Hiper Text Mark-up Language) é uma linguagem de programação hipertexto. O HTML tem códigos para criar páginas na web. Estes códigos que definem o tipo de letra, qual

Leia mais

MANUAL DO BLOG. Blog IBS

MANUAL DO BLOG. Blog IBS MANUAL DO BLOG Blog IBS Seja bem vindo! O Blog é um website dinâmico, um espaço virtual que usa a internet para compartilhar informações. Por meio do blog você pode publicar textos, opiniões, notícias,

Leia mais

ALUNES MANUAL DO USUÁRIO. Guia rápido Alunes

ALUNES MANUAL DO USUÁRIO. Guia rápido Alunes ALUNES MANUAL DO USUÁRIO Guia rápido Alunes 1 Manual de Instruções Versão 2.0 Alunes Informática 2 Sumário Introdução... 5 Pré-requisitos... 5 Principal/Home... 6 Como editar texto do home... 7 Desvendando

Leia mais

Manual para utilização das ferramentas de edição Intranet e Internet.

Manual para utilização das ferramentas de edição Intranet e Internet. Manual para utilização das ferramentas de edição Intranet e Internet. Atualizando os dados da página 1º Passo: O usuário deverá entrar com a sua matrícula e sua senha. A senha é a mesma utilizada para

Leia mais

Portal da Prefeitura de São Paulo SECOM. MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias

Portal da Prefeitura de São Paulo SECOM. MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias SECOM MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias WARAM 1.5 Ferramenta de atualização do Portal da Prefeitura de São Paulo. Use preferencialmente o navegador Internet Explorer superior ou igual a 7.0. No campo

Leia mais

Solute Manager Gerenciador de Conteúdo Manual de Utilização

Solute Manager Gerenciador de Conteúdo Manual de Utilização Solute Manager Gerenciador de Conteúdo Manual de Utilização SITE LABORATÓRIO SÃO JOSÉ ÍNDICE INTRODUÇÃO PÁG 03 USUÁRIOS DO SISTEMA PÁG 04 NOTÍCIAS PÁG 06 PÁGINAS INTERNAS PÁG 13 DICAS PÁG 16 BANNERS PÁG

Leia mais

Google Sites. A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1

Google Sites. A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1 Google Sites A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1 1. Google Sites A Google veio anunciar que, para melhorar as funcionalidades centrais do Grupos Google, como listas de discussão

Leia mais

A seguir voce vai poder acompanhar, em 10 passos, como gerenciar o conteúdo das páginas pelas quais voce é responsável.

A seguir voce vai poder acompanhar, em 10 passos, como gerenciar o conteúdo das páginas pelas quais voce é responsável. A seguir voce vai poder acompanhar, em 10 passos, como gerenciar o conteúdo das páginas pelas quais voce é responsável. Índice Geral TULogarUT 3 TUConhecer e VisualizarUT 6 TUÁrea de Edição / Blocos e

Leia mais

Acesse: http://www.fsfx.com.br/hospital-marcio-cunha/wp-login.php e entre com seu e-mail e senha.

Acesse: http://www.fsfx.com.br/hospital-marcio-cunha/wp-login.php e entre com seu e-mail e senha. Site Acesse: http://www.fsfx.com.br/hospital-marcio-cunha/wp-login.php e entre com seu e-mail e senha. Site Criar ou Editar Páginas Site Clique em Páginas. Site Clique em Adicionar Nova para criar uma

Leia mais

e-learning manuais de iniciação moodle@fctunl a sua cadeira em 10 minutos

e-learning manuais de iniciação moodle@fctunl a sua cadeira em 10 minutos e-learning manuais de iniciação moodle@fctunl a sua cadeira em 10 minutos 00. índice 01. Apresentação do Moodle@FCTUNL a. Bem vindos. 02. Criação de página da disciplina a. Preciso de uma página no Moodle!

Leia mais

Manual para Cadastro de Questões Prova Colegiada / Professor

Manual para Cadastro de Questões Prova Colegiada / Professor Manual para Cadastro de Questões Prova Colegiada / Professor CÓDIGO: 001 revisão 02. DATA DE PUBLICAÇÃO: 12/04/2010 INÍCIO DE VIGÊNCIA: 12/04/2010 DATA REVISÃO: 23/03/2011 Autor do Projeto: Thiago Galvão

Leia mais

INSTITUTO BRASIL SOLIDÁRIO

INSTITUTO BRASIL SOLIDÁRIO INSTITUTO Programa de Desenvolvimento BRASIL da SOLIDÁRIO Educação - PDE BLOG IBS Postando Resultados Mas afinal, para que serve o Blog e as postagens? Entre as escolas; Para o IBS; Para relatórios e evolução

Leia mais

COORDENAÇÃO DE EAD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO. Versão 1.0

COORDENAÇÃO DE EAD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO. Versão 1.0 COORDENAÇÃO DE EAD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO Versão 1.0 2015 SUMÁRIO 1. O MOODLE 3 2. Acesso à Plataforma 3 2.1. Cadastrar-se em uma disciplina 4 2.2. Página Inicial do Curso 5 3.

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD

COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD TUTORIAL MOODLE VERSÃO ALUNO Machado/MG 2013 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 4 2. EDITANDO O PERFIL... 5 2.1 Como editar o perfil?... 5 2.2 Como mudar a senha?... 5 2.3

Leia mais

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN S U M Á R I O 1Tela de Login...2 2 Painel......3 3 Post...4 4 Ferramentas de Post...10 5 Páginas...14 6 Ferramentas de páginas...21 7 Mídias...25 8 Links......30 1 1- TELA DE LOGIN Para ter acesso ao wordpress

Leia mais

a p r e s e n t a CARTILHA WIKI

a p r e s e n t a CARTILHA WIKI a p r e s e n t a CARTILHA WIKI ÍNDICE Registrando - se e Logando - se, 03 Adicionando páginas, 04 Editando, 05 Formatando, 06 Adicionando links, 10 REGISTRANDO-SE E LOGANDO-SE Você pode ler páginas do

Leia mais

Sumário. Tutorial: Baú de Ideias 1

Sumário. Tutorial: Baú de Ideias 1 1 Sumário BAÚ DE IDEIAS... 2 Criar atividades... 4 Inserindo Imagem... 6 Inserindo Vídeo... 10 Inserindo Animações e Atividades interativas... 12 Gerenciador de fórmulas e equações matemáticas... 17 Salvando

Leia mais

REITORA Ulrika Arns. VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto. DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho

REITORA Ulrika Arns. VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto. DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho REITORA Ulrika Arns VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho COORDENAÇÃO DE APOIO AO USUÁRIO Pierre Correa Martin 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA NTIC NÚCLEO

Leia mais

Abaixo você conhecerá algumas técnicas de SEO utilizadas para obter grande sucesso com as postagens no WordPress.

Abaixo você conhecerá algumas técnicas de SEO utilizadas para obter grande sucesso com as postagens no WordPress. 1 TUTORIAL PARA DEIXAR POSTAGENS E PÁGINAS BEM POSICIONADAS Abaixo você conhecerá algumas técnicas de SEO utilizadas para obter grande sucesso com as postagens no WordPress. Conhecimento básico de Html

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Prof. Felippe Scheidt IFPR Campus Foz do Iguaçu 2014/2

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Prof. Felippe Scheidt IFPR Campus Foz do Iguaçu 2014/2 Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Prof. Felippe Scheidt IFPR Campus Foz do Iguaçu 2014/2 Objetivo. O objetivo da disciplina é conhecer os princípios da programação de

Leia mais

Como criar e editar Blogs. Manual Básico do. Mario Roberto Barro Jerino Queiroz Ferreira Profª Drª Salete Linhares Queiroz

Como criar e editar Blogs. Manual Básico do. Mario Roberto Barro Jerino Queiroz Ferreira Profª Drª Salete Linhares Queiroz Como criar e editar Blogs Manual Básico do Mario Roberto Barro Jerino Queiroz Ferreira Profª Drª Salete Linhares Queiroz São Carlos Setembro / 2008 Sumário Introdução...3 Criando um Blog no Edublogs...4

Leia mais

Tutorial para Professores com as alterações do Ambiente Moodle 2.7

Tutorial para Professores com as alterações do Ambiente Moodle 2.7 Tutorial para Professores com as alterações do Ambiente Moodle 2.7 Prezados Professores, a atualização do ambiente Moodle da versão 2.5 para a versão 2.7 gerou algumas mudanças na interface visual do Moodle.

Leia mais

Equipe OC- Olimpíadas Científicas

Equipe OC- Olimpíadas Científicas Equipe OC- Olimpíadas Científicas Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho 1 de outubro de 2012 Resumo Bem vindo a equipe do OC! Aqui está o resumo de todas as regras que temos no site até o presente momento.

Leia mais

[SITE FÁCIL CDL MANUAL DO USUÁRIO]

[SITE FÁCIL CDL MANUAL DO USUÁRIO] Câmara de Dirigentes Lojistas [SITE FÁCIL CDL MANUAL DO USUÁRIO] Sumário 1. Controle de versão... 3 2. Objetivo... 4 3. Site fácil... 4 4. Acessando o sistema de gestão de conteúdo (SGC)... 5 5. Páginas

Leia mais

Tutorial Campus Online Gerenciando Conteúdo (Textos)

Tutorial Campus Online Gerenciando Conteúdo (Textos) Tutorial Campus Online Gerenciando Conteúdo (Textos) Para a gerência de conteúdo no site do Campus Online, é utilizado um componente do Joomla, o K2. Este componente permite que o conteúdo seja gerenciado

Leia mais

1. ACESSO AO SISTEMA. LOGIN E SENHA Para ter acesso ao painel administrativo de seu site, acesse o link: http://atualiza.urldosite.com.

1. ACESSO AO SISTEMA. LOGIN E SENHA Para ter acesso ao painel administrativo de seu site, acesse o link: http://atualiza.urldosite.com. Manual de uso 1. ACESSO AO SISTEMA LOGIN E SENHA Para ter acesso ao painel administrativo de seu site, acesse o link: http://atualiza.urldosite.com.br Após acessar o link acima, favor digitar seu LOGIN

Leia mais

Tutorial Baú de Ideias

Tutorial Baú de Ideias BAÚ DE IDEIAS O Baú de Ideias é uma ferramenta on-line (ativa apenas quando existe conexão com a Internet), na qual professores e alunos podem criar, divulgar e consultar atividades e projetos. No Baú

Leia mais

Introdução ao HTML 5 e Implementação de Documentos

Introdução ao HTML 5 e Implementação de Documentos Linguagem de Programação para Web Introdução ao HTML 5 e Implementação de Documentos Prof. Mauro Lopes 1-31 20 Objetivo Iremos aqui apresentar a estrutura básica de um documento HTML e iremos também apresentar

Leia mais

Manual de Uso. Intranet

Manual de Uso. Intranet Manual de Uso Intranet última atualização: setembro de 2013 1 2 Sumário 1- Acesso 04 2- Gerenciamento de páginas 04 3- Gerenciamento de layout e aparência das páginas 3.1- Layout 3.3- Aparência 07 07 08

Leia mais

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV ÍNDICE 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES 3.1 - Dados Cadastrais 3.2 - Noticias 3.3 Redes Sociais 3.4 - Player 4. DESIGN

Leia mais

Voltado para novos usuários, este capítulo fornece uma instrução para edição de Leiaute do SILAS e suas funções.

Voltado para novos usuários, este capítulo fornece uma instrução para edição de Leiaute do SILAS e suas funções. 13. Editor de leiautes Voltado para novos usuários, este capítulo fornece uma instrução para edição de Leiaute do SILAS e suas funções. Neste capítulo uma breve explicação será apresentada sobre a organização

Leia mais

QUEM FEZ O TRABALHO?

QUEM FEZ O TRABALHO? Introdução a Linguagem HTML: Conceitos Básicos e Estrutura ANA PAULAALVES DE LIMA 1 QUEM FEZ O TRABALHO? Com as tagsaprendidas hoje, faça uma página HTML sobre você com as seguintes informações: Seu nome

Leia mais

SGCD 2.2. Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.2. Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Atualizado em 13/AGO/2012 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico No final de 2007, o Serviço Técnico de Informática da UNESP Marília, disponibilizou para a comunidade acadêmica e administrativa o Sistema

Leia mais

Menus Personalizados

Menus Personalizados Menus Personalizados Conceitos básicos do Painel Logando no Painel de Controle Para acessar o painel de controle do Wordpress do seu servidor siga o exemplo abaixo: http://www.seusite.com.br/wp-admin Entrando

Leia mais

Compositor de Impressão do QGIS

Compositor de Impressão do QGIS Compositor de Impressão do QGIS 1. Introdução O Compositor de Impressão é uma ferramenta oferecida pelo QGIS para elaborar a versão final dos mapas que serão impressos. Permite a definição de escala e

Leia mais

Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br

Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br 1 - SOBRE O SGR Este manual irá lhe ajudar a entender o funcionamento do SGR (Sistema de Gerenciamento Remoto) permitindo assim que você possa atualizar

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Proposta. Soluções Comunicação Digital

Proposta. Soluções Comunicação Digital Proposta Soluções Comunicação Digital Fevereiro 2013 Proposta Proposta para fornecimento de soluções digitais para comunicação, gestão do conhecimento e aprendizagem para o CBVE. Portal Institucional Plataforma

Leia mais

Manual de publicação de conteúdos no Joomla - Pós-Graduação

Manual de publicação de conteúdos no Joomla - Pós-Graduação Universidade Estadual do Oeste do Paraná Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) Divisão de Desenvolvimento/Sistemas Web Manual de publicação de conteúdos no Joomla da Unioeste Como incluir conteúdo na

Leia mais

Os links serão remanejados, falarei disso mais abaixo. Veja algumas mudanças de layout do menu:

Os links serão remanejados, falarei disso mais abaixo. Veja algumas mudanças de layout do menu: CÂMARA MUNICIPAL DE MAIRINQUE São Roque, 18 de abril de 2012. Abaixo seguem listados ajustes a serem feitos. - Fundo do site: Alterar a cor #1886bc para #87d5fb - Menu Lateral: Os links serão remanejados,

Leia mais

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Atualizado em 24/08/2011 No final de 2007, o Serviço Técnico de Informática da UNESP Marília, disponibilizou para a comunidade acadêmica e administrativa o Sistema

Leia mais

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes 01 - Apresentação do SiteMaster - News Edition O SiteMaster foi desenvolvido para ser um sistema simples de gerenciamento de notícias, instalado em seu próprio computador e com configuração simplificada,

Leia mais

72ABC - 2 Bimestre. Check-list para Prova Bimestral. 01 - Criar uma versão do site do primeiro bimestre em HTML.

72ABC - 2 Bimestre. Check-list para Prova Bimestral. 01 - Criar uma versão do site do primeiro bimestre em HTML. 72ABC - 2 Bimestre Check-list para Prova Bimestral 01 - Criar uma versão do site do primeiro bimestre em HTML. 02 Serão desenvolvidas as mesmas páginas já feitas, mas em versão HTML. A seguir, um exemplo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS GIZ/PROGRAD. Tutorial UFMG Virtual Os primeiros passos do docente

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS GIZ/PROGRAD. Tutorial UFMG Virtual Os primeiros passos do docente UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS GIZ/PROGRAD Tutorial UFMG Virtual Os primeiros passos do docente Nereu Agnelo Cavalheiro contato@nereujr.com Tutorial UFMG Virtual Primeiros passos do docente Este

Leia mais

Manual do Usuário Gerenciador de Conteúdo do Site: www.semarh.goias.gov.br/

Manual do Usuário Gerenciador de Conteúdo do Site: www.semarh.goias.gov.br/ 1 Manual do Usuário Gerenciador de Conteúdo do Site: www.semarh.goias.gov.br/ 1) O acesso ao sistema é realizado através do link: http://www.semarhtemplate.go.gov.br/sistema/ obs.: após o lançamento do

Leia mais

Manual de Uso Wordpress

Manual de Uso Wordpress Manual de Uso Wordpress Olá! Seja bem vindo ao igual. Agora você pode transmitir todas as notícias importantes da sua comunidade de forma mais simples e eficiente. Mas para que isso aconteça, primeiro

Leia mais

ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4. Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13

ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4. Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13 Power Point ÍNDICE ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4 Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13 Guia Design... 14 Cores... 15 Fonte... 16 Efeitos... 17 Estilos de Planos

Leia mais

TUTORIAL. Como criar um blogue/página pessoal no WordPress

TUTORIAL. Como criar um blogue/página pessoal no WordPress TUTORIAL Como criar um blogue/página pessoal no WordPress Índice Criar o blogue... 3 Alterar as definições gerais... 4 Alterar tema... 6 Criar Páginas... 7 Colocar Posts (citações)... 9 Upload de ficheiros...

Leia mais

VERSÃO 1 PRELIMINAR - 2010 MÓDULO 3 - PRESENCIAL

VERSÃO 1 PRELIMINAR - 2010 MÓDULO 3 - PRESENCIAL MÓDULO 3 - PRESENCIAL CmapTools É um software para autoria de Mapas Conceituais desenvolvido pelo Institute for Human Machine Cognition da University of West Florida1, sob a supervisão do Dr. Alberto J.

Leia mais

Pró-Reitoria de Educação a Distância. Manual do Ambiente Virtual de Aprendizagem para alunos

Pró-Reitoria de Educação a Distância. Manual do Ambiente Virtual de Aprendizagem para alunos Pró-Reitoria de Educação a Distância Manual do Ambiente Virtual de Aprendizagem para alunos Como acessar o ambiente 1. Entre no Ambiente Virtual de Aprendizagem localizado na página principal do Portal

Leia mais

V 1.0 LINAEDUCA - GUIA DE USO

V 1.0 LINAEDUCA - GUIA DE USO V 1.0 LINAEDUCA - GUIA DE USO ARGO Internet ARGO.com.br 2013 Sumário 1. Instalação... 2 1.1 Windows... 2 2 Guia de Uso... 5 2.1 Inicialização... 5 2.1.1 Modo Casa... 5 2.1.2 Modo escola... 6 2.2 Cadastro

Leia mais

Como Fazer seu Blog no Blogger

Como Fazer seu Blog no Blogger ... a escola precisa mudar, não só de conteúdos, mas aceitando novos elementos que possibilitem a integração do estudante no mundo que o circunda. (PCNEM p. 186) Como Fazer seu Blog no Blogger Tutorial

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NTIC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO Versão 1.0 2014 NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NTIC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE

Leia mais

Manual JNoivos. Conteúdo Índice. 01)Acessando a parte administrativa do Site. 02)Alterando o texto do menu História. 03) Alterando Texto Pagina Home.

Manual JNoivos. Conteúdo Índice. 01)Acessando a parte administrativa do Site. 02)Alterando o texto do menu História. 03) Alterando Texto Pagina Home. Manual JNoivos Conteúdo Índice 01)Acessando a parte administrativa do Site. 02)Alterando o texto do menu História. 03) Alterando Texto Pagina Home. 04)Alterando texto e imagem do Slide Show. 05) Alterando

Leia mais

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Sumário Objetivos do Blog... 2 Log-in... 3 Esqueci minha senha... 4 Utilizando o Blog... 5 Encontrando seu Blog... 5 Conhecendo o

Leia mais

Tutorial para Professores com as alterações do Ambiente Moodle 2.7

Tutorial para Professores com as alterações do Ambiente Moodle 2.7 Tutorial para Professores com as alterações do Ambiente Moodle 2.7 Prezados Professores, a atualização do ambiente Moodle da versão 2.5 para a versão 2.7 gerou algumas mudanças na interface visual do Moodle.

Leia mais

- Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus.

- Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus. - Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus. Ou digite www.simpo.com.br/protocolo/login.php, para ir diretamente

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA SACI LIVRE SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE CONTEÚDO INSTITUCIONAL

Leia mais

Aula 04 Word. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/

Aula 04 Word. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/ Aula 04 Word Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/ Agenda da Aula Editor de Texto - Word Microsoft Office Conjunto de aplicativos para escritório que contém programas

Leia mais

Índice. 5. Editar as seções de um curso 6. Estruturar o curso 7. Publicar o curso 8. Resumo do Fluxo de criação de um curso no educommons

Índice. 5. Editar as seções de um curso 6. Estruturar o curso 7. Publicar o curso 8. Resumo do Fluxo de criação de um curso no educommons Manual do Professor Índice 1. Selecionar a categoria na qual incluir o curso 2. Adicionar um curso novo 3. Importar o template do curso 4. Fazer upload de conteúdos do novo curso para a plataforma 4.1.

Leia mais

Treinamento de Drupal para Administradores do Site Bibliotecas UFU

Treinamento de Drupal para Administradores do Site Bibliotecas UFU Treinamento de Drupal para Administradores do Site Bibliotecas UFU 1 1. Como logar no sistema como usuário autenticado Para logar no sistema como usuário autenticado é necessário digitar /user na frente

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo

Universidade Federal do Espírito Santo Universidade Federal do Espírito Santo Núcleo de Tecnologia da Informação Gerenciamento do Conteúdo de Sítios Institucionais Versão 1.4 Atualizado em: 8/10/2015 Sumário Sumário................................................

Leia mais

A. O Sindepark. 1. História

A. O Sindepark. 1. História Reestruturação de todo o site utilizando outras tecnologias, nova identidade visual, que seja adaptável à realidade dos smartphones e inserir novas ferramentas. Web Site - Versão Desktop O site seguirá

Leia mais

WEB SITE Rota Imperial

WEB SITE Rota Imperial WEB SITE Rota Imperial Sistema Gestão de Conteúdo Manual do Operador ENDEREÇO: www.rotaimperial.com.br/administrator LOGIN Para que possa fazer alguma alteração na pagina principal da Rota Imperial, é

Leia mais

Orientações, Dicas e Atalhos para registrar e consultar documentos no sistema ERP.

Orientações, Dicas e Atalhos para registrar e consultar documentos no sistema ERP. Orientações, Dicas e Atalhos para registrar e consultar documentos no sistema ERP. 2 Acesso ao sistema: Usuário e Senha (previamente cadastrados). Mudar senha: Menu: Utilitários / Alterar Senha Digitar

Leia mais

UTILIZANDO RECURSOS E ATIVIDADES NO MOODLE

UTILIZANDO RECURSOS E ATIVIDADES NO MOODLE UTILIZANDO RECURSOS E ATIVIDADES NO MOODLE Luanna Azevedo Cruz Polyana Ribas Bernardes 2015 2015 1. INTRODUÇÃO Para utilizar as funcionalidades acesse o Moodle: http://moodle.ead.ufvjm.edu.br/ e clique

Leia mais

COMO UTILIZAR O EDITOR DE TEXTO

COMO UTILIZAR O EDITOR DE TEXTO COMO UTILIZAR O EDITOR DE TEXTO texto. Esse tutorial é um tutorial básico para auxiliar na utilização do editor de A barra de ferramentas do editor é a seguinte: Abaixo será discutido cada item, onde a

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Criação de Formulários no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Criação de Formulários no Google Drive Introdução...

Leia mais