Sendo só para o momento, aproveito a oportunidade para renovar-lhe protestos de estima e consideração.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sendo só para o momento, aproveito a oportunidade para renovar-lhe protestos de estima e consideração."

Transcrição

1 Ofício Circular n.º 15/98 - AI São Paulo, 16 de junho de Prezado(a) Senhor (a) Devido às constantes evoluções na tecnologia de recursos de informática, o parque de equipamentos de informática da Reitoria encontra-se num permanente processo de defasagem e obsolescência tecnológica, haja vista que estes cerca de 400 microcomputadores foram adquiridos principalmente entre os anos de e 1.996, através do Plano Unesp de Informatização. Visando a manutenção deste parque atualizado com as necessidades e ofertas de software do mercado, a Assessoria de Informática está solicitando que as diversas áreas da Reitoria promovam um levantamento de seus recursos, de modo a identificar tanto aqueles que estão disponíveis atualmente como aqueles necessários à evolução e ao bom desenvolvimento dos futuros serviços da Reitoria. Para tanto, esta Assessoria está enviando as planilhas grupo.xls e total.xls, juntamente com documentação sobre seu preenchimento, contendo um questionário que fornecerá subsídios para o planejamento das futuras aquisições de recursos de hardware e software. Solicito, portanto, que, para cada grupo ou equipe que compõem sua área, este levantamento seja feito conforme especificado na documentação em anexo, e que as planilhas nos sejam devolvidas até o dia 30 de junho de Sendo só para o momento, aproveito a oportunidade para renovar-lhe protestos de estima e consideração. ADRIANO MAURO CANSIAN Assessor Chefe de Informática Reitor Pró-Reitores, Assessores Chefe, Gabinete, SG Cópia deste ofício disponível em:

2 Recursos de Informática da Reitoria Levantamento de Necessidades I Introdução A Reitoria conta com aproximadamente 400 computadores dedicados aos seus serviços administrativos e aos serviços de rede como , Internet e Intranet. A instalação destes computadores, adquiridos através o Plano Unesp de Informação, se processou nos anos de 1.994, 1995, 1996 e uma pequena parte em Devido às constantes evoluções na tecnologia de recursos de informática, hardware e software, os equipamentos instalados, particularmente os mais antigos, estão entrando rapidamente num processo de defasagem e obsolescência tecnológica. Desta forma, visando a manutenção do parque de equipamentos da Reitoria atualizado com as necessidades e ofertas de software do mercado, a Assessoria de Informática está promovendo um levantamento de modo a identificar os recursos de informática disponíveis atualmente e os recursos necessários à evolução e bom desenvolvimento dos serviços dos diversos setores da Reitoria. Para tanto, a Assessoria de Informática está enviando, a cada um dos órgãos da Reitoria, as planilhas grupo.xls e total.xls contendo um questionário que fornecerá subsídios para o planejamento das futuras aquisições de recursos de hardware e software. II Preenchimento das Planilhas Os critérios gerais para os preenchimento do questionário são os seguintes: Para cada grupo ou equipe de uma Pró-Reitoria ou Assessoria deverá ser preenchida uma planilha contendo as informações sobre os recursos instalados e as necessidades futuras do grupo ou equipe em questão. Para tanto deve ser utilizada a planilha grupo.xls. A primeira parte da planilha grupo.xls (Campo A) pede informações necessárias à identificação da Pró-Reitoria ou Assessoria a que pertence o grupo em questão, a quantidade total de funcionários e a quantidade de funcionários deste grupo que efetivamente utilizam recursos de informática. A segunda parte da planilha grupo.xls (Campo B) pede informações sobre os recursos de informática que estão alocados ou sendo utilizados pelo grupo ou

3 equipe em questão. Para os microcomputadores deve ser informado o número de equipamentos Pentiun, 486 e 386 ou inferior alocados ou em utilização pelo grupo. O mesmo deve ser feito para as impressoras matriciais, jato de tinta e laser. No Campo C da planilha grupo.xls deverão ser fornecidas informações sobre os programas ou softwares instalados que estão sendo utilizados pelo grupo ou equipe em questão. No Campo D da planilha grupo.xls deverá ser informada a quantidade de equipamentos que o grupo entende como ideal para o desenvolvimento de suas atividades. Estes equipamentos deverão ser selecionados entre os 3 microcomputadores e a impressora laser especificados em anexo. Neste caso deverá ser informado quais equipamentos serão orientados à substituição de equipamentos já instalados, daqueles arrolados no Campo B, e quais deverão ser agregados ao parque de equipamentos do grupo para o atendimento de novas atividades. No Campo E da planilha grupo.xls deverão ser informadas as quantidades dos softwares ou programas que o grupo entende como ideal para o desenvolvimento de suas atividades. O Campo F da planilha grupo.xls está reservado a comentários. Estes podem indicar necessidades futuras, podem discorrer sobre softwares ou equipamentos que estão sendo utilizados e não constam no questionário ou ainda sinalizar alguma particularidade do grupo. As informações sobre os diversos grupos ou equipes de uma Pró-Reitoria ou Assessoria deverão ser totalizadas na planilha total.xls. O preenchimento desta planilha é semelhante ao da planilha grupo.xls Em anexo estão reproduzidas as planilhas grupo.xls e total.xls. Note-se que elas diferem apenas no Campo A onde é feita a identificação do grupo. Após o preenchimento, cópias impressas das planilhas, com a identificação e assinaturas dos responsáveis deverão ser enviadas à Assessoria de Informática, aos cuidados do Sr. Marcos Ferrari dos Santos. Os arquivos de cada grupo, devidamente identificados, e de totalização poderão ser enviados juntamente com as cópias impressas, através de disquetes de 3,5 polegadas, ou via para micros98@unesp.br. Dúvidas sobre o preenchimento destas planilhas poderão ser esclarecidas com o Sr. Marcos preferencialmente através do marcos@unesp.br ou pelo Ramal 574.

4 Configurações mínimas para os equipamentos de Informática

5 1 - Microcomputadores Desktop 1 Microcomputador Padrão IBM PC Microprocessador Intel Pentium II de 233 MHz Disco Rígido de 2,8 Gbytes, interface EIDE 32 Mbytes de Memória RAM EDO de 60 ns, expansível até 256 Mbytes 01 Unidade de Disco Flexível 3,5 Kit Multimídia com Unidade CD-ROM 24X Placa de Rede NE2.000 compatível, barramento PCI e Conector RJ45 02 interfaces seriais padrão RS interfaces paralelas Centronix teclado 104 teclas padrão ABNT, dispositivo de ajuste de inclinação vertical (conector padrão PS/2 mini-din) Mouse padrão IBM PC, (conector padrão PS/2 mini-din) Monitor de Vídeo Colorido SVGA de 15 polegadas com Tela Plana e dot-pich 0.28, não entrelaçado, resolução mínima de 640X480 Placa controladora de vídeo SVGA - PCI 64 bits, acelerador gráfico com alocação de memória de 1Mbytes compartilhada 4 Slots livres (2 ISA, 1 PCI e 1 ISA/PCI) Interface de Unidade de Disco Flexível on Board p/ 2 Unidades, Interface de Unidade de Disco Rígido E-IDE on board p/ 4 unidades Fonte Chaveada 200 Watts a 50/60 Hz, Bivolt com seleção por chave 110/220 v, ou Autorange 70 a 240 Volts Gabinete montagem DeskTop, Capacidade total de 4 periféricos, sendo 1 de 5,25" frontal livre e 1 ocupado com CD-ROM e 2 de 3,5" ocupados por uma Unidade de Disco Flexível e uma Unidade de Disco Rígido Software e licença Microsoft Windows 95 ou mais recente (Português), pré instalado com manuais Microsoft Office 97 pré-instalado com CD e Manuais (em Português) Garantia Mínima de 1 ano on site, incluindo mão de obra e peças.

6 Utilização: Este microcomputador se destina a edição de textos, elaboração planilhas, acesso a bancos de dados e serviços de rede como , Internet e Intranet Desktop 2 Microcomputador Padrão IBM PC Microprocessador Intel Pentium II de 266 MHz Disco Rígido de 4,3 Gbytes, interface EIDE 64 Mbytes de Memória RAM EDO de 60 ns, expansível até 256 Mbytes 01 Unidade de Disco Flexível 3,5 Kit Multimídia com Unidade CD-ROM 24X Placa de Rede NE2.000 compatível, barramento PCI e Conector RJ45 02 interfaces seriais padrão RS interfaces paralelas Centronix teclado 104 teclas padrão ABNT, dispositivo de ajuste de inclinação vertical (conector padrão PS/2 mini-din) Mouse padrão IBM PC, (conector padrão PS/2 mini-din) Monitor de Vídeo Colorido SVGA de 15 polegadas com Tela Plana e dot-pich 0.28, não entrelaçado, resolução mínima de 800 X 600 Placa controladora de vídeo SVGA - PCI 64 bits, acelerador gráfico com alocação de memória de 2 ou 4 Mbytes compartilhada 4 Slots livres (2 ISA, 1 PCI e 1 ISA/PCI) Interface de Unidade de Disco Flexível on Board p/ 2 Unidades, Interface de Unidade de Disco Rígido E-IDE on board p/ 4 unidades Fonte Chaveada 200 Watts a 50/60 Hz, Bivolt com seleção por chave 110/220 v, ou Autorange 70 a 240 Volts Gabinete montagem DeskTop, Capacidade total de 4 periféricos, sendo 1 de 5,25" frontal livre e 1 ocupado com CD-ROM e 2 de 3,5" ocupados por uma Unidade de Disco Flexível e uma Unidade de Disco Rígido Software e licença Microsoft Windows 95 ou mais recente (Português), pré instalado com manuais Microsoft Office 97 pré-instalado com CD e Manuais (em Português)

7 Garantia Mínima de 1 ano on site, incluindo mão de obra e peças. Utilização: Este microcomputador se destina a editoração eletrônica, editoração de páginas da Web, administração de bancos de dados, edição de textos, elaboração planilhas, serviços de rede como , Internet e Intranet.

8 2 Servidores de Rede Servidor Microcomputador Padrão IBM PC 1ou 2 Microprocessador(es) Intel Pentium II de 266 MHz 128 Mbytes de Memória RAM EDO de 60 ns, expansível até 256 Mbytes Disco Rígido de 6.4 Gbytes SCSI Ultra Wide Controlador de disco rígido SCSI Ultra Wide PCI, contendo um canal interno/externo com dois conectores SCSI de 68 pinos (16 bit s) suportando até 15 dispositivos. CD-ROM 24X interno SCSI-2 01 Unidade de Disco Flexível 3,5 Controlador de disco flexível on board para 2 Unidades, Controlador de disco rígido E-IDE on board para 4 unidades Interface de rede on board 10 Base-T/100Base-TX autosense, conector RJ45 02 interfaces seriais padrão RS interfaces paralelas Centronix teclado 104 teclas padrão ABNT, dispositivo de ajuste de inclinação vertical, conector padrão PS/2 mini-din Mouse padrão IBM PC, conector padrão PS/2 mini-din Monitor de Vídeo Colorido SVGA de 15 polegadas com Tela Plana e dot-pich 0.28, não entrelaçado, resolução mínima de 800 X 600 Placa controladora de vídeo SVGA - PCI 64 bits, acelerador gráfico com alocação de memória de 2 ou 4 Mbytes compartilhada 6 Slots 2 Slot s half-size, 32-bit PCI 2.0 (5v) 2 Slot s full-size, 16-bit ISA ou 32-bit PCI 2.0 (5v) 1 Slot full-size, 32-bit PCI 2.1 (5v) 1 Slot half-size, 32-bit PCI 2.1 (5v)

9 Gabinete montagem Torre, Capacidade total de 8 periféricos, sendo 5 de 5,25" frontais livres e 1 ocupado com CD-ROM e 2 de 3,5" ocupados por uma Unidade de Disco Flexível e uma Unidade de Disco Rígido Fonte Chaveada 300 Watts a 50/60 Hz, Bivolt com seleção por chave 110/220 v, ou Autorange 70 a 240 Volts Software e licença Microsoft Windows NT Server 4.0 ou mais recente (Português), pré instalado com manuais Garantia Mínima de 1 ano on site, incluindo mão de obra e peças. Utilização: Este Servidor se destina ao gerenciamento de serviços de redes locais de computadores, bem como de serviços de bancos de dados.

10 3 - Impressoras Impressora Laser Impressora Laser (para rede) Resolução mínima de 600x600 dpi velocidade mínima de 17 ppm memória RAM Padrão de 8 MB Linguagem de impressão HP PCL 6 ou Postscript Bandeja para papel A4, Carta e Legal Interface Paralela Centronix Tensão de Alimentação de 110 Volts Drivers de Impressão para MS Windows 3.1, MS Windows 95 e Windows NT (um) Cartucho de Toner, Manual do Usuário, Cabo de força e Cabo para Interface Paralela de Microcomputador Garantia Mínima de 1 ano on site, incluindo mão de obra e peças. Utilização: Esta é uma impressora laser de propósito geral para utilização em redes locais de computadores. Não se destina a uso isolado, como impressora de uso individual, e sim como impressora compartilhada.

Microcomputadores. Documento de Padronizac a o GRUPO TE CNICO DE INFORMA TICA

Microcomputadores. Documento de Padronizac a o GRUPO TE CNICO DE INFORMA TICA Configurac a o de Microcomputadores Documento de Padronizac a o GRUPO TE CNICO DE INFORMA TICA Atualizado em 08/2010 Sumário 1 Configuração padrão p. 3 1.1 Processador............................. p. 3

Leia mais

Configuração de Microcomputadores 2 Documento de Padronização

Configuração de Microcomputadores 2 Documento de Padronização Configuração de Microcomputadores 2 Documento de Padronização COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 07/2011 Sumário 3 1 Configuração padrão Marca e modelo do equipamento deverão constar da HCL - Lista

Leia mais

ONDE LEIA SE: LOTE 01

ONDE LEIA SE: LOTE 01 Divinolândia, 21 de Setembro de 2011 Prezados senhores interessados, Esta comissão de Julgamento de Licitação do Conderg Hospital Regional de Divinolândia, esclarece através deste, alteração feita no Edital

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS ANEXO II ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Pregão Eletrônico RP nº 001/2009 1 - MICROCOMPUTADOR PARA ESPECIALISTA MC1 PLACA PRINCIPAL Placa principal com arquitetura ATX, com barramento PCI. Possuir, no mínimo,

Leia mais

Introdução à Informática. Alexandre Meslin

Introdução à Informática. Alexandre Meslin Introdução à Informática Alexandre Meslin (meslin@nce.ufrj.br) Módulo 4 Objetivos Aula 1 Componentes principais em um computador pessoal Fluxo de informações em um computador idealizado Componentes do

Leia mais

MICROCOMPUTADOR TIPO I

MICROCOMPUTADOR TIPO I MICROCOMPUTADOR TIPO I Processador...: Processador com memória cache mínima de 1 MB; Tipo...: 1)Intel Pentium IV Prescott com freqüência de 3.0 Ghz ou Superior Memória...: Memória RAM instalada de 512

Leia mais

MANUTENÇÃO DE MICRO. Mário Gomes de Oliveira

MANUTENÇÃO DE MICRO. Mário Gomes de Oliveira MANUTENÇÃO DE MICRO Mário Gomes de Oliveira 1 IRQ Pedido de atenção e de serviço feito à CPU, para notificar a CPU sobre a necessidade de tempo de processamento. 2 IRQ (Interrupt Request line ou Linha

Leia mais

Anexo IV PLANILHA DESCRITIVA DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Anexo IV PLANILHA DESCRITIVA DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Anexo IV PLANILHA DESCRITIVA DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Requisito Descrição 6.1 - Produtos de Hardware 6.1.1. GRUPO 1 - IMPRESSORA TIPO I (MONOCROMÁTICA 20PPM - A4) 6.1.1.1. TECNOLOGIA DE IMPRESSÃO 6.1.1.1.1.

Leia mais

1a LISTA DE EXERCÍCIOS

1a LISTA DE EXERCÍCIOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS SÃO JOSÉ COORDENADORIA DE ÁREA DE TELECOMUNICAÇÕES

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 291/2004-CAD/UNICENTRO

RESOLUÇÃO Nº 291/2004-CAD/UNICENTRO RESOLUÇÃO Nº 291/2004-CAD/UNICENTRO Celebra Termo Aditivo VI ao Convênio de Cooperação Técnica e Científica firmado entre a UNICENTRO e o Município de Porto Barreiro-PR. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL

Leia mais

PORTARIA CPF N.º 004 DE 14 DE MAIO DE 2001

PORTARIA CPF N.º 004 DE 14 DE MAIO DE 2001 Publicada no D.O.E. em 16.05.2001 PORTARIA CPF N.º 004 DE 14 DE MAIO DE 2001 Estabelece novos critérios à padronização de especificações e define os novos preços de referência a serem observados na contratação

Leia mais

Retificação PREGAO POR REGISTRO DE PRECOS N 004 2008 CEL 02 SETUL AQUISICAO COMPUTADORES SOFTWARE

Retificação PREGAO POR REGISTRO DE PRECOS N 004 2008 CEL 02 SETUL AQUISICAO COMPUTADORES SOFTWARE Retificação PREGAO POR REGISTRO DE PRECOS N 004 2008 CEL 02 SETUL AQUISICAO COMPUTADORES SOFTWARE A COMISSÃO ESPECIAL DE LICITAÇÃO CEL 02 comunica aos interessados que o Pregão Por Registro de Preços acima

Leia mais

Retificação do Termo de Referencia do pregão nº 45/2014, que passam a ter a seguinte redação para os itens 01.01 e 01.02:

Retificação do Termo de Referencia do pregão nº 45/2014, que passam a ter a seguinte redação para os itens 01.01 e 01.02: Retificação do Termo de Referencia do pregão nº 45/2014, que passam a ter a seguinte redação para os itens 01.01 e 01.02: Descrições mínimas de cada equipamento e ser licitado. ITEM 01.01 MICROCOMPOUTADOR

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA KIT DE COMPONENTES DE MICROINFORMÁTICA P/ MONTAGEM DE TERMINAL DE AUTOATENDIMENTO PARA O SISTEMA GEST Controle de Revisões Elaborador: Adriano José Cunha de Aguiar Validador: Luiz

Leia mais

Escolher sempre os itens Monitor, Microcomputador e Proteção de Energia. Monitores:

Escolher sempre os itens Monitor, Microcomputador e Proteção de Energia. Monitores: Escolher sempre os itens Monitor, Microcomputador e Proteção de Energia Monitores: 24 polegadas LCD, FULL HD, Widescreen: BEM 5027799 23 polegadas LCD, FULL HD, Widescreen: BEM 5291780 21.5 polegadas LCD,

Leia mais

ANEXO I RELAÇÃO DE PRODUTOS

ANEXO I RELAÇÃO DE PRODUTOS ANEXO I RELAÇÃO DE PRODUTOS Item Qtde. Unidade Descrição 01 2 Unidade Computador tipo Desktop Slim com as características mínimas a seguir: Processador: baseado na Arquitetura de núcleos Intel Core I5

Leia mais

Pré-requisitos para Instalação Física e Lógica do SISLOC

Pré-requisitos para Instalação Física e Lógica do SISLOC Pré-requisitos para Instalação Física e Lógica do SISLOC Sumário Pré-Requisitos de Instalação Física e Lógica do SISLOC...3 Servidores de Dados...3 Servidores de Aplicação (Terminal Service)...3 Estações

Leia mais

Conceitos Básicos sobre Sistema de Computação

Conceitos Básicos sobre Sistema de Computação Conceitos Básicos sobre Sistema de Computação INFORMÁTICA -É Ciência que estuda o tratamento automático da informação. COMPUTADOR Equipamento Eletrônico capaz de ordenar, calcular, testar, pesquisar e

Leia mais

Microinformática. Perguntas:

Microinformática. Perguntas: Microinformática UNICERP Disciplina: Informática Prof. Denis Henrique Caixeta Perguntas: Como foi a evolução da computação? Qual a função do computador? O que é Hardware? O que é Software? BIT, Byte, etc

Leia mais

Pré-requisitos para Instalação Física e Lógica do Sisloc

Pré-requisitos para Instalação Física e Lógica do Sisloc Pré-requisitos para Instalação Física e Lógica do Sisloc Sumário: 1. Pré-requisitos de instalação física e lógica do Sisloc... 3 Servidores de Dados... 3 Servidores de Aplicação (Terminal Service)... 3

Leia mais

Universidade de Brasília Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação

Universidade de Brasília Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação FUNDO DE PESQUISA FUNPE 2007-2008 Universidade de Brasília O Fundo de Pesquisa FUNPE, instituído pelo DPP, no âmbito da Universidade de Brasília UnB, destina-se aos professores do quadro da UnB, em exercício,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE FRANCA

PREFEITURA MUNICIPAL DE FRANCA ANEXO I - PLANILHA DE QUANTIDADES E S 1 un 150,00 2 un 25,00 Microcomputador com a seguinte configuração mínima: Placa mãe Asus P5K-seProcessador socket 775 C2D E67502 pentes de memória DDR2 800 Mhz de

Leia mais

Aplicativos Informatizados da Administração. Hardware A evolução e o impacto dos computadores nas áreas de negócios.

Aplicativos Informatizados da Administração. Hardware A evolução e o impacto dos computadores nas áreas de negócios. Aplicativos Informatizados da Administração Hardware A evolução e o impacto dos computadores nas áreas de negócios. Habilidades, Competências e Bases Tecnológicas Bases tecnológicas: Fundamentos de equipamentos

Leia mais

Software de Tarifação para centrais PABX e ambiente Windows

Software de Tarifação para centrais PABX e ambiente Windows Software de Tarifação para centrais PABX e ambiente Windows Um tarifador fácil de usar e poderoso. Com o tarifador STI Windows Atenas você poderá controlar os gastos com telefone, reduzir custos e otimizar

Leia mais

Instruções para o preenchimento da planilha de desfazimento Sumário

Instruções para o preenchimento da planilha de desfazimento Sumário Instruções para o preenchimento da planilha de desfazimento Sumário 1 - Introdução...3 2 Como preencher a planilha de desfazimento...3 3 Aba Informações do órgão...4 4 Aba CPU...5 4.1 Item (CPU)...5 4.2

Leia mais

POLÍTICA DE ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS DE T.I.

POLÍTICA DE ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS DE T.I. POLÍTICA DE ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS DE T.I. SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. ÂMBITO DE APLICAÇÃO 3. ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS DE T.I. 3.1.1. Diretrizes 3.1.2. Responsabilidades 4. SERVIÇOS 4.1.1. Reparos efetuados

Leia mais

PARECER TÉCNICO Diretoria de Tecnologia e Infra-Estrutura - DT Superintendência de Tecnologia STT

PARECER TÉCNICO Diretoria de Tecnologia e Infra-Estrutura - DT Superintendência de Tecnologia STT I. Objetivo Este documento esclarece dúvidas, define uma classificação dos itens indicados como equipamentos de informática ou equipamentos de tecnologia da informação previstos no Decreto 10.710, Artigo

Leia mais

Formulário 8 - Solicitação de Proposta Comercial TOMADA DE PREÇO Nº. 01/2008

Formulário 8 - Solicitação de Proposta Comercial TOMADA DE PREÇO Nº. 01/2008 PROJETO FLORESTA EM PÉ CLN 36 Bloco B loja 5 CEP 70.775-520, Brasília-DF, Brasil Fone/Fax: (6) 3447 6326, CNPJ: 02.667.622/000-0 CF/DF 07.390.422/00-56, www.funtecg.org.br, funtecdf@gmail.com Formulário

Leia mais

15/08/2013 DIREITO DA. Professor: Luis Guilherme Magalhães (62) 9607-2031 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

15/08/2013 DIREITO DA. Professor: Luis Guilherme Magalhães (62) 9607-2031 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA DIREITO DA INFORMÁTICA Professor: Luis Guilherme Magalhães (62) 9607-2031 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA 1 CONCEITOS BÁSICOS Informática infor + mática. É o tratamento da informação de forma automática Dado

Leia mais

TERMO DE HOMOLOGAÇÃO. Item 0001

TERMO DE HOMOLOGAÇÃO. Item 0001 TERMO DE HOMOLOGAÇÃO Às 16:11 horas do dia 06 de dezembro de 2011, após analisados todos os atos processuais do Pregão Pregão Eletrônico 401/2011, referente ao processo 22522/11, o Sr(a). Francisco Robalo

Leia mais

ANEXO VI MODELO DE PROPOSTA (PAPEL TIMBRADO DA EMPRESA)

ANEXO VI MODELO DE PROPOSTA (PAPEL TIMBRADO DA EMPRESA) ANEXO VI MODELO DE PROPOSTA (PAPEL TIMBRADO DA EMPRESA) Ao, Excelentíssimo Senhor, Prefeito Municipal de Três de Maio Apresentamos abaixo nossa proposta para fornecimento de equipamentos de informática

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. 2. Objeto: - Aquisição de computadores, visando suprir às necessidades da Secretaria Extraordinária de Articulação Política.

TERMO DE REFERÊNCIA. 2. Objeto: - Aquisição de computadores, visando suprir às necessidades da Secretaria Extraordinária de Articulação Política. GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DE ESTADO DA CASA CIVIL SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO, PLANEJAMENTO E FINANÇAS GERÊNCIA DE APOIO LOGÍSTICO E DE SUPRIMENTOS TERMO DE REFERÊNCIA Aquisição de computadores

Leia mais

f) Placa controladora de discos f1) Controladore de unidade de disco rígido padrão Ultra ATA on-board. f2) Barramento de 32 bits padrão PCI.

f) Placa controladora de discos f1) Controladore de unidade de disco rígido padrão Ultra ATA on-board. f2) Barramento de 32 bits padrão PCI. Item 01 Micro Computadores, conforme configuração: a) Processador a1) Processador Pentium IV ou AMD Semprom 3000 a2) Freqüência de Operação( clock ) de 2.0GHz. b) Memória b1) Memória cachê L2 de 512kB,

Leia mais

Prof. Sandrina Correia

Prof. Sandrina Correia Tecnologias de I informação de C omunicação 9º ANO Prof. Sandrina Correia TIC Prof. Sandrina Correia 1 Objectivos Definir os conceitos de Hardware e Software Identificar os elementos que compõem um computador

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA O PREENCHIMENTO

INSTRUÇÕES PARA O PREENCHIMENTO FOLHAS DE DADOS Todas as folhas de dados para os equipamentos mencionados deverão ser devidamente preenchidas conforme determinado a seguir. Deverá ser preenchida uma folha de dados para cada tipo de equipamento

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

Barramentos - BUS. Professor Especialista: Airton Ribeiro de Sousa

Barramentos - BUS. Professor Especialista: Airton Ribeiro de Sousa Professor Especialista: Airton Ribeiro de Sousa É o percurso principal dos dados entre dois ou mais componentes de um sistema de computação, neste caso são os caminhos arquitetados na PLACA MÃE até o ponto

Leia mais

Evolução dos Microcomputadores PC

Evolução dos Microcomputadores PC Evolução dos Microcomputadores PC O IBM PC, ou Personal Computer (Computador Pessoal), surgiu em 1981 e se tornou um padrão de microcomputador, o qual passou a ter uma evolução muito rápida, e difícil

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL Nº 10/2013 ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA

PREGÃO PRESENCIAL Nº 10/2013 ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA PREGÃO PRESENCIAL Nº 10/2013 ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA 1. JUSTIFICATIVA DA AQUISIÇÃO: para atender as necessidades da Câmara Municipal de Canoas/RS. 2. OBJETO: O objeto da presente licitação, na modalidade

Leia mais

Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro - JBRJ. Centro Nacional de Conservação da Flora - CNCFlora. Planejamento de Despesas 2011

Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro - JBRJ. Centro Nacional de Conservação da Flora - CNCFlora. Planejamento de Despesas 2011 Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro - JBRJ Centro Nacional de Conservação da Flora - CNCFlora Planejamento de Despesas 2011 Equipamentos Item 1: Desktop de trabalho - Quantidade 03

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICIPIO DE SCHROEDER ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº: 39/2014. Página: 1/8

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICIPIO DE SCHROEDER ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº: 39/2014. Página: 1/8 Página: 1/8 1 Microcomputador COM Sistema Operacional, SEM Office Processador com quatro núcleos físicos com clock interno: 3,4GHz (cada núcleo) 8MB de L2+L3 com velocidade de acesso a memória de 1600

Leia mais

TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO : HARDWARE

TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO : HARDWARE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS CATU TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO : HARDWARE Profª. Eneida Alves Rios A consideração

Leia mais

ANEXO II LOTE 02 - MICROCOMPUTADORES. I. DESCRIÇÃO DO MICROCOMPUTADOR - configuração mínima

ANEXO II LOTE 02 - MICROCOMPUTADORES. I. DESCRIÇÃO DO MICROCOMPUTADOR - configuração mínima ANEXO II LOTE 02 - MICROCOMPUTADORES I. DESCRIÇÃO DO MICROCOMPUTADOR - configuração mínima 1. Processador: Para processadores INTEL Core 2 Duo: Deverá possuir tecnologia Dual Core Com velocidade de 2.130

Leia mais

COMUNICADO PREGÃO Nº 048/2007

COMUNICADO PREGÃO Nº 048/2007 COMUNICADO PREGÃO Nº 048/2007 OBJETO: Fornecimento, configuração, testes e assistência técnica, durante período de garantia, de 28 (vinte e oito) microcomputadores portáteis (notebooks) de alta mobilidade,

Leia mais

1 - Tipo I Impressora Monocromática A-4, de Baixa Produtividade ou Pessoal

1 - Tipo I Impressora Monocromática A-4, de Baixa Produtividade ou Pessoal APENSO I ESPECIFIÇÕES TÉCNICAS DOS EQUIPAMENTOS Pregão Eletrônico RP nº 007/2010 1 - Tipo I Impressora Monocromática A-4, de Baixa Produtividade ou Pessoal Impressora monocromática A-4; Velocidade de impressão

Leia mais

Montagem e Manutenção de Computadores Aula1

Montagem e Manutenção de Computadores Aula1 Montagem e Manutenção de Computadores Aula1 Programa Instrutor Universidade Federal do Paraná Departamento de Informática 18 de Maio de 2010 Programa Instrutor (Universidade Federal do Montagem Paraná,

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PRÓ-REITORIA DE GESTÃO E ORÇAMENTO - PROGEST DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES - DCL COORDENAÇÃO DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DE COMPRAS E SERVIÇOS

Leia mais

Estimativa. Unioeste 30809/2010 Cod. Fornecedor ClassificaçãoVlr.Un. Total. Setor Processo Item edital

Estimativa. Unioeste 30809/2010 Cod. Fornecedor ClassificaçãoVlr.Un. Total. Setor Processo Item edital Filtrado por ( : = '' ) E ( em haver: >= 1 ) E (Imprimir quantidades por setor de consumo = Sim) 06/05/2014:17:06 Página 1 de 1 Fornecedor ClassificaçãoVlr.Un. 23 7023 Backup - Agente Aplicação Exchange

Leia mais

HOSPITAL MUNICIPAL DR. MÁRIO GATTI ÁREA DE LICITAÇÕES

HOSPITAL MUNICIPAL DR. MÁRIO GATTI ÁREA DE LICITAÇÕES ANEXO I DESCRITIVO DO OBJETO Item Quant. Unid Descritivo 1 03 Unid Computador portátil (Notebook) com as seguintes características mínimas: 1) Processador Arquitetura 64bits com núcleo duplo físico. Velocidade

Leia mais

Informática, Internet e Multimídia

Informática, Internet e Multimídia Informática, Internet e Multimídia 1 TIPOS DE COMPUTADOR Netbook Notebook Computador Pessoal 2 Palmtop / Handheld Mainframe TIPOS DE COMPUTADOR Computador Pessoal O Computador Pessoal (PC Personal Computer),

Leia mais

ANEXO I T E R M O DE R E F E R Ê N C I A EDITAL DE PREGÃO Nº 03/14 CREMEB

ANEXO I T E R M O DE R E F E R Ê N C I A EDITAL DE PREGÃO Nº 03/14 CREMEB ANEXO I T E R M O DE R E F E R Ê N C I A EDITAL DE PREGÃO Nº 03/14 CREMEB 1 - DO OBJETO Constitui objeto da presente licitação a aquisição de: 1.1-01 (um) SERVIDOR WEB para hospedar o novo Portal do CREMEB;

Leia mais

MODULO II - HARDWARE

MODULO II - HARDWARE MODULO II - HARDWARE AULA 01 O Bit e o Byte Definições: Bit é a menor unidade de informação que circula dentro do sistema computacional. Byte é a representação de oito bits. Aplicações: Byte 1 0 1 0 0

Leia mais

PLANO DE AULA 1 AULA. 01. CURSO: Manutenção de Micro CARGA HORÁRIA: 4 Horas/Aula INSTRUTOR: DANILO BONTEMPO DE MELO ARAÚJO

PLANO DE AULA 1 AULA. 01. CURSO: Manutenção de Micro CARGA HORÁRIA: 4 Horas/Aula INSTRUTOR: DANILO BONTEMPO DE MELO ARAÚJO 1 AULA -Sensibilização e contextualização do programa -Apresentação do Professor e alunos -Apresentação do material didático -Apresentação dos métodos de avaliação -Contrato de Convivência - Gerar Interação

Leia mais

O Computador e seus Componentes Referência: Aula 2

O Computador e seus Componentes Referência: Aula 2 INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO CMP 1060 Conceitos Básicos B sobre Informática O Computador e seus Componentes Referência: Aula 2 CONCEITOS BÁSICOS B : Informática - infor + mática. É o tratamento da informação

Leia mais

EMULAÇÃO 3270 VIA WEB BROWSER

EMULAÇÃO 3270 VIA WEB BROWSER EMULAÇÃO 3270 VIA WEB BROWSER https://acesso.serpro.gov.br Jose.gomes@serpro.gov.br Divisão de Suporte Tecnológico SERPRO - Regional Brasília 0xx61-411 9007 Emulação 3270 via Web Browser O serviço de Emulação

Leia mais

Este Manual aplica-se a todos os Usuário de T.I. do Ministério Público de Goiás. ATIVIDADE AUTORIDADE RESPONSABILIDADE Manter o Manual Atualizado

Este Manual aplica-se a todos os Usuário de T.I. do Ministério Público de Goiás. ATIVIDADE AUTORIDADE RESPONSABILIDADE Manter o Manual Atualizado Versão 01 - Página 1/8 1 Objetivo Orientar o usuário de T.I. a solicitar atendimento. Mostrar o fluxo da solicitação. Apresentar a Superintendência 2 Aplicação Este Manual aplica-se a todos os Usuário

Leia mais

- SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ENXOVAL HOSPITALAR - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS MÍNIMAS

- SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ENXOVAL HOSPITALAR - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS MÍNIMAS - SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ENXOVAL HOSPITALAR - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS MÍNIMAS I - Aspectos gerais: 1. Sistema eletrônico para gestão e rastreamento do enxoval hospitalar, composto por etiquetas dotadas

Leia mais

Instalando a placa de rede

Instalando a placa de rede Instalando a placa de rede A instalação dos drivers e a configuração de uma placa de rede no Windows 98 independe do tipo de cabo utilizado. Este tipo de instalação não é muito diferente da instalação

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS. IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS. IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina ATA DE REGISTRO DE PREÇOS IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina 2 Objetivos 1. Fornecer informações sobre ata de Registro de Preço vigente que incluem produtos, serviços, softwares e soluções HP.

Leia mais

NORMA ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS DE T.I.

NORMA ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS DE T.I. ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS DE T.I. Data: 17 de dezembro de 2009 Pág. 1 de 8 SUMÁRIO SUMÁRIO 2 1. INTRODUÇÃO 3 2. FINALIDADE 3 3. ÂMBITO DE APLICAÇÃO 3 4. ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS DE T.I. 4 4.1. Diretrizes:

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação LPT4 - Sistemas de Informação Ltda. Diagnose Pró 7 O Diagnose Pró 7.0 é um software desenvolvido com a assessoria e aval de uma equipe médica especializada, para médicos e clínicas

Leia mais

Prefeitura Municipal de Patos de Minas Secretaria Municipal de Administração

Prefeitura Municipal de Patos de Minas Secretaria Municipal de Administração PREGÃO Nr.167/2008 ANEXO I Proposta de Preços Processo: 10.663/2008 Razão Social do Licitante: CNPJ: Insc. Estadual: Endereço: Cidade: Estado: Telefone : Fax : e-mail : INFORMACÕES PARA PAGAMENTOS (quando

Leia mais

Fl.1/5 A P O S T I L A - COMPEL Nº. 05/2015. PREGÃO PRESENCIAL Nº. 50/2014 Registro de Preços - Relançamento

Fl.1/5 A P O S T I L A - COMPEL Nº. 05/2015. PREGÃO PRESENCIAL Nº. 50/2014 Registro de Preços - Relançamento Fl.1/5 A P O S T I L A - COMPEL Nº. 5/215 PREGÃO PRESENCIAL Nº. 5/214 Registro Preços - Relançamento A Prefeitura Mata São João, pessoa jurídica direito público interno, inscrita no CNPJ/MF sob o no 13.85.528/1-8,

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MTEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS

DEPARTAMENTO DE MTEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS DEPARTAMENTO DE MTEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Planificação da Disciplina de Informática Vocacional 3º ciclo Componente de Formação Vocacional Anos Letivos de 2014/2015 e 2015/2016 Manual adotado:

Leia mais

Licitação. Relação de Itens da Licitação

Licitação. Relação de Itens da Licitação PREFEITURA MICIPAL DE 0000 001 8,00 ESTABILIZADOR 500 VA 6 TOMADAS 220/110 ESTABILIZADOR DE 500VA padrão NBR 14136 BIVOLT 06 TOMADAS com as seguintes características mínimas: Microprocessado (tecnologia

Leia mais

EDITAL DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº 51/2015

EDITAL DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº 51/2015 Página 1 de 5 Tipo de Julgamento: Menor Preço por Sub. Qtde. Unid. Descrição Marca/Modelo Valor Valor Total 1 3,00 UN Gabinete: - Gabinete 4 baias com fonte 20 + 4 Pinos. - Processador de 4 núcleos com

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Referente ao Edital de Tomada de Preços nº. 004/2012 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PÁGINA 1 DE 6 ITEM 01 SERVIDOR DE RACK COM AS SEGUINTES CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS MÍNIMAS: INFORMAR OBRIGATORIAMENTE O FABRICANTE

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES DO OBJETO

ESPECIFICAÇÕES DO OBJETO ANEXO VIII REFERENTE AO EDITAL DE PREGÃO Nº 041/2013 ESPECIFICAÇÕES DO OBJETO Página 1 de 8 OBJETO Contratação de serviços de reprografia e impressão de documentos por meio da instalação de equipamentos

Leia mais

Técnicas de Manutenção de Computadores

Técnicas de Manutenção de Computadores Técnicas de Manutenção de Computadores Professor: Luiz Claudio Ferreira de Souza Placa Mãe Dispositivos (Onboard) São aqueles encontrados na própria Placa Mãe. Ex: Rede, Som, Vídeo e etc... Prof. Luiz

Leia mais

Q1 Q2 Q3 Q4 Total. ome. Assinatura

Q1 Q2 Q3 Q4 Total. ome. Assinatura Fundação CECIERJ - Vice Presidência de Educação Superior a Distância Curso de Tecnologia em Sistemas de Computação Disciplina: Introdução à Informática AP2 1 semestre de 2009. Data: Q1 Q2 Q3 Q4 Total ome

Leia mais

Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência

Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência Santa Maria, 11 de março de 2014. RETIFICAÇÃO DE EDITAL CONCORRENCIA Nº 2015/5040001- A Comissão de Licitações, no uso de suas atribuições legais, torna publico a seguinte retificação ao edital supracitado,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARAPUAVA SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO Departamento de Licitações e Contratos

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARAPUAVA SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO Departamento de Licitações e Contratos PREGÃO ELETRÔNICO Nº 366/2014 TERMO DE RETIFICAÇÃO DO EDITAL Pelo presente Termo, fica RETIFICADO o ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA do Edital de Pregão Eletrônico Nº 366/2014, o qual tem por objeto a AQUISIÇÃO

Leia mais

www.proinfocamamu.com.br

www.proinfocamamu.com.br www.proinfocamamu.com.br Prof. Miquéias Reale - www.proinfocamamu.com.br Professor: Miquéias Reale Diretor de Tecnologia da Reale Tech Telefone: (75) 3641-0056 / 8838-1300 E-mail: miqueias@realetech.com.br

Leia mais

A LIBERDADE DO LINUX COM A QUALIDADE ITAUTEC

A LIBERDADE DO LINUX COM A QUALIDADE ITAUTEC A LIBERDADE DO LINUX COM A QUALIDADE ITAUTEC O AMBIENTE OPERACIONAL QUE AGREGA A CONFIABILIDADE E O SUPORTE DA ITAUTEC À SEGURANÇA E À PERFORMANCE DO LINUX O LIBRIX É UMA DISTRIBUIÇÃO PROFISSIONAL LINUX

Leia mais

MicroPower Presence. Requisitos Técnicos e Roteiro de Acesso

MicroPower Presence. Requisitos Técnicos e Roteiro de Acesso MicroPower Presence Requisitos Técnicos e Roteiro de Acesso Esse documento tem como objetivo explicar o processo de instalação do Client Presence, fornecer as recomendações mínimas de hardware e software

Leia mais

Especificações Técnicas de referência para Microcomputadores

Especificações Técnicas de referência para Microcomputadores Centro de Computação Eletrônica Laboratório de Manutenção de Micros Especificações Técnicas de referência para Microcomputadores Especificação de Microcomputador simples Processador S754 ATHLON 64 3200+

Leia mais

IMPRESSORA LASERJET MULTIFUNCIONAL MONOCROMÁTICA. Especificações Técnicas Mínimas. Especificações para impressão

IMPRESSORA LASERJET MULTIFUNCIONAL MONOCROMÁTICA. Especificações Técnicas Mínimas. Especificações para impressão IMPRESSORA LASERJET MULTIFUNCIONAL MONOCROMÁTICA Especificações Técnicas Mínimas ATENÇÃO: Será aceita oferta de qualquer componente de especificação diferente da solicitada, desde que comprovadamente iguale

Leia mais

Introdução. à Informática. Wilson A. Cangussu Junior. Escola Técnica Centro Paula Souza Professor:

Introdução. à Informática. Wilson A. Cangussu Junior. Escola Técnica Centro Paula Souza Professor: Introdução à Informática Escola Técnica Centro Paula Souza Professor: Wilson A. Cangussu Junior Vantagens do computador Facilidade de armazenamento e recuperação da informação; Racionalização da rotina,

Leia mais

Aquisição de equipamentos de informática

Aquisição de equipamentos de informática CONVITE 010/2008 ANEXO I Aquisição de equipamentos de informática ITEM 1 Nome: Estação de trabalho Quantidade: 1 unidades Processador: (mínimo) Intel core 2 duo E7200 2.53Ghz FSB 1333Mhz 4Mb Cache, 65

Leia mais

É solicitada fonte de 400Watts e volume máximo de 13.000cm3.

É solicitada fonte de 400Watts e volume máximo de 13.000cm3. Florianópolis, 14 de outubro de 2015. Para que todos tenham o mesmo entendimento, abaixo questionamentos formulados por empresa interessada no certame, bem como os esclarecimentos por parte do Senac/SC.

Leia mais

ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA NOTEBOOKS

ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA NOTEBOOKS DESCRITIVO TÉCNICO Este descritivo técnico visa aquisição de notebooks, caracterizados de Alta Mobilidade, denominado TIPO-1 (item 01) e de Mobilidade com Baixo Custo, denominado TIPO-2 (item 02). 1. Requisitos

Leia mais

Identificando o Buddy VS/XP Lite e Premium

Identificando o Buddy VS/XP Lite e Premium Identificando o Buddy VS/XP Lite e Premium Figura 1 - Buddy Lite VS/XP Figura 2 - Buddy Premium VS/XP O buddy Lite VS/XP é um adaptador de PS/2 para USB, para ligação do teclado e mouse da estação extra.

Leia mais

ANEXO 3 FOLHA DE DADOS

ANEXO 3 FOLHA DE DADOS PROJETO BÁSICO DOF 001 / 2010 ANEXO 3 FOLHA DE DADOS EQUIPAMENTO: Medidores de Faturamento SE ABUNÃ - FOLHA DE DADOS Quantidade: 8 (oito) Fabricante Modelo FUNCIONAIS Compatibilidade com IEC 687 Classe

Leia mais

Identificação das partes constituintes de um PC

Identificação das partes constituintes de um PC Identificação das partes constituintes de um PC Durante este exercício deverá identificar e localizar as partes constituintes de um Computador Pessoal (PC), nomeadamente: Placa Principal (Mother Board)

Leia mais

Ata Final. Item 0001

Ata Final. Item 0001 Ata Final Às 09:00 horas do dia 19 de junho de 2012, reuniu-se o Pregoeiro Oficial da Prefeitura Municipal de Palmas e respectivos membros da Equipe de apoio, designados pela portaria 027/2012-GAB/SEFIN

Leia mais

Ata Parcial. Item 0001

Ata Parcial. Item 0001 Ata Parcial Às 09:00 horas do dia 19 de junho de 2012, reuniu-se o Pregoeiro Oficial da Prefeitura Municipal de Palmas e respectivos membros da Equipe de apoio, designados pela portaria 027/2012-GAB/SEFIN

Leia mais

INFORMÁTICA. Prof. Jacinto José Franco E-mail: jacinto.franco@jna.ifmt.edu.br

INFORMÁTICA. Prof. Jacinto José Franco E-mail: jacinto.franco@jna.ifmt.edu.br INFORMÁTICA Prof. Jacinto José Franco E-mail: jacinto.franco@jna.ifmt.edu.br 1 HARDWARE 2 HARDWARE É a parte física que compõe o computador, e estes componentes eletrônicos se comunicam através de barramentos.

Leia mais

RICS. Remote Integrated Control System Release 2.76. Apresentação do Produto

RICS. Remote Integrated Control System Release 2.76. Apresentação do Produto RICS Remote Integrated Control System Release 2.76 Apresentação do Produto Índice Informações Principais Instalação do RICS Configuração do RICS Introdução Capítulo I Requisitos dos Instrumentos Requisitos

Leia mais

Curso básico em técnicas de manutenção para activistas comunitários

Curso básico em técnicas de manutenção para activistas comunitários Curso básico em técnicas de manutenção para activistas comunitários Modulo I INTRODUÇÃO AO EQUIPAMENTO INFORMÁTICO Respostas as perguntas do modulo I Aula 1 1. Qual dos seguintes itens faz parte do kit

Leia mais

Instituto Federal de Santa Catarina Curso técnico integrado em telecomunicações Introdução à Computação. Prof. Diego da Silva de Medeiros

Instituto Federal de Santa Catarina Curso técnico integrado em telecomunicações Introdução à Computação. Prof. Diego da Silva de Medeiros Instituto Federal de Santa Catarina Curso técnico integrado em telecomunicações Introdução à Computação Introdução Introdução ao ao Hardware Hardware Prof. Diego da Silva de Medeiros São José, abril de

Leia mais

Software de gerenciamento de impressoras

Software de gerenciamento de impressoras Software de gerenciamento de impressoras Este tópico inclui: "Usando o software CentreWare" na página 3-10 "Usando os recursos de gerenciamento da impressora" na página 3-12 Usando o software CentreWare

Leia mais

Componentes de um Sistema de Computador

Componentes de um Sistema de Computador Componentes de um Sistema de Computador HARDWARE: unidade responsável pelo processamento dos dados, ou seja, o equipamento (parte física) SOFTWARE: Instruções que dizem o que o computador deve fazer (parte

Leia mais

Prof. André Dutton W W W. P O R T A L D O A L U N O. I N F O 1

Prof. André Dutton W W W. P O R T A L D O A L U N O. I N F O 1 Prof. André Dutton W W W. P O R T A L D O A L U N O. I N F O 1 EMENTA: Aspectos teóricos e práticos da informática como tecnologia utilizada na empresa. Análise do impacto da informática na sociedade.

Leia mais

PLANO DE ESTAGIO INTEGRADO A PROPOSTA PEDAGOGICA DO CURSO

PLANO DE ESTAGIO INTEGRADO A PROPOSTA PEDAGOGICA DO CURSO PLANO DE ESTAGIO INTEGRADO A PROPOSTA PEDAGOGICA DO CURSO Curso: 500090 - TECNICO EM INFORMATICA INTEGRADO AO E.M. Nivel: Tecnico Area Profissional: COMERCIO-TEC Area de Atuacao: BANCO DADOS/COMERCIO-TEC

Leia mais

Lista de Exercícios Introdução à Informática

Lista de Exercícios Introdução à Informática Lista de Exercícios Introdução à Informática Histórico e Evolução da Computação 1. Cite alguns problemas que o uso de válvulas provocava nos computadores de 1ª geração. 2. O que diferencia os computadores

Leia mais

Hardware 2. O Gabinete. Unidades Derivadas do BYTE. 1 KB = Kilobyte = 1024B = 2 10 B. 1 MB = Megabyte = 1024KB = 2 20 B

Hardware 2. O Gabinete. Unidades Derivadas do BYTE. 1 KB = Kilobyte = 1024B = 2 10 B. 1 MB = Megabyte = 1024KB = 2 20 B 1 2 MODULO II - HARDWARE AULA 01 OBiteoByte Byte 3 Definições: Bit é a menor unidade de informação que circula dentro do sistema computacional. Byte é a representação de oito bits. 4 Aplicações: Byte 1

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA TERESA

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA TERESA Pregão Presencial Nº 000091/2015 Abertura 15/6/2015 09:00 Processo 004522/2015 00001 - LOTE 01 IMPRESSORA LASER POLICROMATICA TIPO 1 (UM) - PORTARIA 255/2013 (IMPRESSORA LASER POLICROMÁTICA VELOCIDADE

Leia mais

Empresa GÊNIO INFORMÁTICA

Empresa GÊNIO INFORMÁTICA 0 Empresa Com mais de 15 anos de experiência no mercado, GÊNIO INFORMÁTICA é líder em seu segmento e se destaca na prestação de serviços em redes de computadores e instalação de CFTV (Câmeras de segurança).

Leia mais

ERRATA DE EDITAL DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL 005/2015

ERRATA DE EDITAL DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL 005/2015 ERRATA DE EDITAL DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL 005/2015 No Anexo I Termo de Referência Item 03 (Três) Da Especificação. Os respectivos itens estão sublinhados. ONDE SE LÊ: 1) DA ESPECIFICAÇÃO 1 Processador

Leia mais