GIRA VOLEI/VOLEIBOL AR LIVRE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GIRA VOLEI/VOLEIBOL AR LIVRE"

Transcrição

1 Associação de Voleibol do ALENTEJO e ALGARVE GIRA VOLEI/VOLEIBOL AR LIVRE 2016

2 = REGULAMENTO = Artigo 1º Enquadramento da prova e dos atletas participantes 1 O Circuito Regional de Gira Volei/Voleibol de Ar Livre é uma competição regional organizada em exclusivo pela Associação de Voleibol do Alentejo e Algarve (AVAL), com o apoio da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) através do Projeto Volley Stand Up! e é denominada, para efeitos de interpretação deste regulamento, de Circuito Regional (CR). 2 - O Circuito Regional, destina-se a Clubes Desportivos, Clubes de Desporto Escolar, Centros Gira Volei pertencentes a escolas, autarquias entre outras entidades e representadas por várias equipas, cada uma delas constituída por dois jogadores duplas. 3 A classificação obtida por cada clube, mediante a participação das suas equipas, no final deste CR, terá uma equivalência correspondente em pontos que serão contabilizados no Programa Mega Clube instituído pela AVAL e que se encontra devidamente regulamentado e disponível na sua página web no endereço Será realizada uma competição conjunta para as equipas masculinas e femininas, disputadas sob a forma de Torneios (adstrito a cada etapa) mas com natureza e importância diferenciadas pelas designações de Etapas Ouro, pelas Etapas Prata e pelas Etapas Bronze, consoante o nível de patrocínios, parcerias ou apoios locais afetos à organização do certame, quer sejam de origem pública ou privada, designação essa apenas atribuível pela AVAL mediante a análise efetuada ao contexto dos recursos mobilizados. 5 No cartaz referente à organização de cada etapa do CR deverá ser referida a menção que lhe corresponde de acordo com os critérios estabelecidos no ponto anterior. 6 Quando no cartaz do certame não for mencionada a sua designação, deve considerar-se, para todos os efeitos, a sua correspondência e equiparação a uma Etapa Prata. 7 As etapas constituintes da prova podem assumir a sua natureza de etapa regular ou etapa não regular de acordo com a sua fidelização ao depósito de pontos para integrar a classificação de cada atleta no ranking regional que apurará os campeões regionais da prova. 8 Uma etapa regular dedica pontos ao ranking regional e uma etapa não regular não configura a atribuição de pontos para o ranking regional. 9 Todas as etapas da competição serão consideradas regulares à excepção da Etapa de Abertura e de Encerramento que têm outros objectivos para a sua realização.

3 10 As etapas de Abertura poderão servir para a entrega de materiais aos centros participantes, realização de exames médico desportivos, convívio entre os participantes na nova época, etc e as Etapas de Encerramento configuram o términus da competição daquela edição da prova e apenas permite contabilização de pontos para o ranking de clubes e, de forma diferenciada das demais, atribuição de pontuação que sirva para o apuramento dos campeões regionais. 11 Existirá também a Etapa de Apuramento, etapa de natureza regular, pontuável para o ranking regional que servirá para apurar atletas para a fase nacional da competição, nomeadamente, as fases nacionais, e será realizada de acordo com os Critérios definidos pela Federação Portuguesa de Voleibol. 12 Poderão ainda ser incorporados neste circuito Encontros Regionais de Gira Volei que permitirão apurar atletas para participação na fase nacional de diferentes pontos geográficos da zona de intervenção territorial da AVAL. Artigo 2º Inscrições 1- Poderão participar nesta competição, sem restrições, equipas representantes de Clubes Desportivos, Clubes Desporto Escolar ou Centros Gira Volei oriundos da região geográfica do Alentejo e Algarve, integrando os distritos de Portalegre, Évora, Setúbal, Beja e Faro, desde que os seus atletas estejam regularmente inscritos na FPV. 2 Poderão ainda participar atletas oriundos da região geográfica não intervencionada pela AVAL, com direito a atribuição de pontuação no ranking regional mas sem direito à atribuição de título de Campeão Regional. 3 Serão também aceites inscrições individualizadas de duplas de atletas que não fazem a representação de qualquer estrutura ou entidade com identidade jurídica desde que apresentem prova de serem detentores de um seguro desportivo ou seguro de acidentes pessoais para o efeito que cubram eventuais danos causados no decorrer da competição. 4 A AVAL não se responsabiliza por qualquer dano que surja decorrente da participação de atletas não inscritos na FPV, pertencentes ou não a clubes, que pretendam participar na competição. 5 Caberá ao clube e atleta participante conhecer o estado em que se encontra a sua inscrição no projecto perante a Federação Portuguesa de Voleibol. 6 Todas as etapas nas quais se verifique que até ao dia de fecho do período de inscrições não ocorreu a inscrição mínima de quinze duplas, a organização reserva-se no direito de cancelar a mesma, decidindo ou não pela sua repetição em data alternativa.

4 7 Nos casos de cancelamento/adiamento de provas, a organização emitirá um aviso aos clubes/centros inscritos pelos vários canais de comunicação de que dispõe. 8 Todos os atletas participantes que à data da prova não tenham sido inscritos na FPV, a sua prestação desportiva não é considerada para efeitos de contabilização de pontos no ranking de atletas e de clube. 9 Os treinadores e responsáveis pelas equipas são obrigados a comprovar a inscrição regular dos atletas participantes na FPV assim como certificar as suas idades através do Cartão de Atleta emitido pela FPV ou pela cópia do Cartão de Cidadão de cada um dos atletas, antes do início de cada Torneio/Etapa. 10 As inscrições de duplas para participação em cada torneio deverão ser feitas via plataforma de inscrição electrónica até às 21:00h da segunda-feira anterior ao dia da competição, disponibilizada pela AVAL, podendo ser feitas alterações aos elementos constituintes de cada equipa até quarta-feira anterior à prova desde que os atletas substitutos estejam devidamente inscritos na FPV. 11 Todos os Clubes ou Centros Gira Volei que pretendam participar em qualquer Etapa deste CR deverão formalizar o seu interesse junto da AVAL, sem quaisquer custos ou taxas que apenas serão aplicadas, dependendo de circunstâncias específicas, em caso de participação efectiva na competição. 12 Os clubes/centros associados estarão isentos do pagamento de taxa de inscrição ou participação. Artigo 3º Participação e prémios 1 A participação de cada um dos atletas no CR é cometida ao escalão etário/sexo correspondente, não sendo viabilizada a classificação pela participação de equipas mistas, com atletas de sexos diferentes, de acordo com a seguinte indicação para a época em curso. 2 Os limites das idades que definem cada escalão deverão ser verificados atendendo à idade do atleta no último dia do mês de dezembro correspondente à época desportiva em curso. 3 Serão utilizados os escalões definidos ao abrigo do Projecto Gira Volei e Gira+ da FPV, a saber: Escalões Etários Gira Volei/Gira+ Gestos Técnicos a utilizar Observações 6-10 anos Apenas toque de dedos/passe alto Campos 8x4 ou 6x anos Livre Campos 8x4 ou 12x anos Livre Sem diferenciação de níveis anos Livre anos Livre + 23 anos Livre Campos 12x6 4 - As equipas de jogadores (duplas) poderão pertencer a escalões etários diferentes (no máximo, um nível) sendo inscritas no escalão correspondente à idade do atleta mais velho.

5 5 - O título de Campeão Regional será atribuído numa lógica de Clube com as equipas melhores pontuadas ao longo da totalidade do Circuito que integram as diferentes Etapas. 6 Serão também distinguidas as melhores equipas (duplas) de cada escalão/sexo com prémios individualizados e menções honrosas, nomeadamente, atribuindo o título de campeão regional. 7 Haverá ainda um prémio de distinção para os melhores atletas classificados no ranking regional individual registados no final da competição, em qualquer escalão contemplado pela competição. 8 A organização poderá atribuir prémios de natureza diferenciada entre pecuniários, taças, troféus, medalhões e medalhas, opções qua variarão de acordo com o tipo de orçamento da associação no ano de enquadramento da competição. 9 As equipas participantes no CR terão ainda que pagar uma taxa de participação, por torneio, a definir pela AVAL, no início de cada época desportiva e, cujo recibo, servirá como comprovativo de inscrição. 10 A divulgação do valor a pagar por cada clube ou equipa (dupla) será feita na ficha de inscrição a utilizar para participação no CR ou em cada uma das Etapas Caso o atleta não participe no Torneio no qual se inscreveu, a taxa de participação não será devolvida Verificando-se substituição de um atleta, ao jogador substituído não será igualmente devolvida a respetiva taxa, cabendo no entanto ao atleta substituto a isenção do pagamento de nova taxa correspondente à sua participação. Artigo 4º Modelo de competição e sistema de classificação e pontuação 1 - Os Torneios do CR serão disputados numa primeira fase num sistema de grupos para um número ilimitado de equipas e, numa fase seguinte, de eliminatória simples para as 4 melhores equipas de cada escalão/sexo, ou da totalidade das equipas quando os quadros competitivos se disputarem com um número mais reduzido de equipas. 2 - A prova será disputada no sistema de ponto por jogada (rally-point), à melhor de três sets ou por limitação de tempo (10 minutos) de acordo com o número de atletas inscritos para cada etapa. 3 No caso de uma prova ser disputada por limitação de tempo, o jogo termina quando uma equipa atingir primeiro os 25 ou mais pontos desde que alcance pelo menos, uma diferença de dois pontos para a equipa adversária. 4 - Na fase de grupos, a classificação é determinada pela soma de pontos:

6 a) vitória - 2 pontos b) derrota - 1 ponto c) falta de comparência - 0 pontos (25-0; 25-0 ou 25-0) 5 - Em caso de empate entre duas ou mais equipas, dentro da mesma série, a classificação será ordenada do seguinte modo: a) o que tiver melhor cociente entre pontos ganhos e perdidos; b) o que tiver melhor cociente entre os set s ganhos e perdidos; c) subsistindo o empate, a classificação é ordenada em função do que tiver maior pontuação classificativa nos jogos disputados entre si. d) subsistindo ainda o empate a classificação é ordenada em função do que tiver melhor cociente entre pontos ganhos e perdidos entre as equipas empatadas. e) subsistindo ainda o empate a classificação é ordenada em função do que tiver melhor cociente entre set s ganhos e perdidos entre as equipas empatadas. 6 - A escolha dos melhores terceiros classificados será realizada do seguinte modo: a) o que tiver maior pontuação classificativa; b) o que tiver melhor cociente entre pontos ganhos e perdidos; c) o que tiver melhor cociente entre os set s ganhos e perdidos; d) subsistindo o empate, proceder-se-á a um jogo entre as equipas empatadas. 7 - Cada torneio, em cada etapa, conta com uma organização muito específica da competição originada pelo número de equipas inscritas até ao dia limite para inscrição de jogadores nas vésperas da competição. 8 - Em cada Torneio do CR os procedimentos de pontuação das diversas equipas variam de acordo com a classificação/denominação atribuída a cada uma das etapas em ouro, prata ou bronze. 9 Uma Etapa Ouro é caracterizada por atribuir o dobro da pontuação de uma Etapa Prata nos seguintes termos: * A cada uma das equipas ( duplas ) que no seu quadro competitivo se posiciona, no final do Torneio, entre o 1º e o 4º lugar da classificação final e cujos ponto se repartem igualmente por cada atleta para efeitos de ranking individual de atletas; * Ao clube que no somatório das pontuações obtidas pelas suas equipas participantes em cada um dos quadros competitivos se posiciona entre o 1º e o 4º lugar da classificação final por equipas; Pontuação por Duplas Pontuação de Clubes 1º Class. 80 pontos 1º Class. 40 pontos 2º Class. 60 pontos 2º Class. 30 pontos

7 3º Class. 40 pontos 3º Class. 20 pontos 4º Class. 20 pontos 4º Class. 10 pontos >4º Class. 10 pontos >4º Class. 8 pontos 10 Uma Etapa Prata é caracterizada por atribuir a seguinte pontuação ao clube e suas duplas de acordo com o seu posicionamento na classificação e nos seguintes termos: * A cada uma das equipas ( duplas ) que no seu quadro competitivo se posiciona, no final do Torneio, entre o 1º e o 4º lugar da classificação final e cujos ponto se repartem igualmente por cada atleta para efeitos de ranking individual de atletas; * Ao clube que, mediante o somatório das pontuações obtidas pelas suas equipas participantes em cada um dos quadros competitivos, se posiciona entre o 1º e o 4º lugar da classificação final; Pontuação por Duplas Pontuação de Clubes 1º Class. 40 pontos 1º Class. 20 pontos 2º Class. 30 pontos 2º Class. 15 pontos 3º Class. 20 pontos 3º Class. 10 pontos 4º Class. 10 pontos 4º Class. 5 pontos >4º Class. 5 pontos >4º Class. 4 pontos 11 Uma Etapa Bronze é caracterizada por ser uma etapa regular que confere metade da pontuação atribuível a uma Etapa Prata, contabilizada para efeitos da pontuação geral do Torneio e que advêm da organização de Encontros Convívios ou Inter Escolares por parte dos Clubes e Centros Gira Volei desde que adquira o reconhecimento e homologação da AVAL. A pontuação auferida nestas competições pode ser contabilizada na classificação geral do CR e é atribuída nos seguintes termos: * A cada uma das equipas ( duplas ) que no seu quadro competitivo se posiciona, no final do Torneio, entre o 1º e o 4º lugar da classificação final e cujos ponto se repartem igualmente por cada atleta para efeitos de ranking individual de atletas; * Ao clube que, mediante o somatório das pontuações obtidas pelas suas equipas participantes em cada um dos quadros competitivos, se posiciona entre o 1º e o 4º lugar da classificação final; Pontuação por Duplas Pontuação de Clubes 1º Class. 20 pontos 1º Class. 10 pontos 2º Class. 15 pontos 2º Class. 7,5 pontos 3º Class. 10 pontos 3º Class. 5 pontos 4º Class. 5 pontos 4º Class. 2,5 pontos >4º Class. 4 pontos >4º Class. 2 pontos

8 12 As Etapas de Bronze serão devidamente divulgadas junto de todas as entidades e atletas que pretendam realizar a pré-inscrição para esta competição, devendo a entidade organizadora aceitar a participação de qualquer atleta oriundo de um Clube de Voleibol ou de um Centro Gira Volei em funcionamento. 13 A participação das diferentes duplas no CR é gerida livremente por cada clube, não sendo obrigatória a participação na totalidade das etapas que compõem a competição. 14 Os clubes/entidades inscritas neste CR terão vantagens no apuramento de duplas para os Encontros Regionais de Gira Volei e de Ar Livre, organizados oficialmente pela FPV e AVAL de acordo com a sua posição no ranking regional advinda da competição, nos termos seguintes: N.º de Equipas apuradas Participação no CR Apuramentos Observações 1 ETAPA 3 ETAPAS 5 ETAPAS + 5 ETAPAS 1 Dupla Por escalão/sexo 2 Duplas Por escalão/sexo 3 Duplas Por escalão/sexo 5 Duplas Por escalão/sexo Sem reservas Desde que situado nos 5 primeiros lugares do ranking regional clubes Desde que situado nos 3 primeiros lugares do ranking regional clubes Desde que situado nos 2 primeiros lugares do ranking regional clubes e inscrito no Programa Mega Clube 15 A contabilização de pontos para apuramento do Campeão Regional a nível individual (dupla) ou coletivo (clube) é feita a partir do somatório de pontos adquiridos em cada torneio de cada etapa não havendo lugar a qualquer outra forma de contabilização, sendo privilegiado um equilíbrio entre a quantidade e qualidade da participação de cada equipa ou clube. 16 Todas as etapas de encerramento do CR são consideradas etapas de Ouro mas apenas conferem pontuação para efeito de classificação de clube. 17 Para efeitos de classificação de clube, a sua participação nas etapas de encerramento (etapas ouro não regulares) que conferem o apuramento de atletas para as fases seguintes da competição atribuem uma classificação suplementar ao clube de 5 pontos por cada dupla classificada em 1º lugar na prova. 18 No final de cada etapa será feito o somatório dos pontos obtidos por cada dupla de cada um dos clubes/centros participantes não havendo restrições à inscrição de atletas/equipas com um número mínimo ou máximo.

9 19 Todas as equipas inscritas pontuam para a classificação de clube e, no final do torneio, em cada etapa, a pontuação a atribuir faz-se pela ordem descendente da classificação obtida, de acordo com os critérios definidos na tabela do ponto 3 do artigo 4º do presente regulamento. 20 Os clubes serão ordenados, em termos classificativos, pela ordem descendente do número de pontos obtidos sendo posteriormente atribuída a pontuação referida na tabela do ponto 3 do artigo 4º do presente regulamento. 21 A pontuação obtida por cada clube em cada Etapa do CR será transferida, nos termos seguintes, para o Programa Mega Clube cujo objeto se prende com o financiamento a clubes promotores de voleibol. 22 No final do CR, cada clube/centro será classificado pelo somatório de pontos obtidos na sua dimensão coletiva, de cada Etapa. Serão fixados, no final do CR, para efeitos de participação no Programa Mega Clube, os seguintes critérios de pontuação apresentados na tabela seguinte: Programa Mega Clube Pontuação a atribuir a clubes/centros no final do CR CLASSIFICAÇÃO PONTUAÇÃO 1º Class. (Campeão Regional) 250 pontos 2º Class. (Vice-campeão Regional) 225 pontos 3º Class. no Circuito Regional 200 pontos 4º Class. no Circuito Regional 100 pontos 5º Class. no Circuito Regional 50 pontos 6º Class. e seguintes 10 pontos Artigo 5º Delegado Técnico e Reunião Técnica 1 - Para cada competição a AVAL designará um Delegado Técnico como seu representante, que terá autoridade para, durante a competição, tomar decisões no que concerne aos jogadores, inscrições, programação de jogos e interpretação de orientações previstas nas normas e regulamentos em vigor. 2 - Antes de se iniciar cada Torneio terá lugar uma reunião técnica. 3 A participação na reunião técnica é obrigatória para todos os responsáveis pelos clubes participantes ou pelos jogadores das duplas inscritas quando não se fazem acompanhar pelo seu treinador. 4 Na reunião técnica a qual todos os clubes participantes poderão apresentar sugestões de alteração ao planeado ou programado na prova em questão ou apresentar dúvidas no que concerne ao funcionamento da prova ou competição. 5 - A reunião mencionada no número anterior iniciar-se-á à hora marcada pela direcção da prova, podendo eventualmente aguardar-se até que estejam presentes pelo menos 50% das duplas inscritas, período findo

10 o qual se dará início à tarefa, não sendo necessário proceder à justificação da ausência mas com o compromisso de aceitação tácita de todas as decisões tomadas ou comunicadas no decorrer da reunião. Artigo 6º Disposições Finais 1 Os jogos disputados no âmbito desta competição serão norteados pelos regulamentos específicos oficiais do Gira Volei e Voleibol de Ar Livre editados pela Federação Portuguesa de Voleibol. 2 A organização dos jogos assumirá uma lógica de ar livre, sempre que possível, à semelhança do que acontece com as provas oficiais do Gira Volei e Ar Livre, salvo quando as condições climatéricas não o permitam, o que poderá condicionar a sua organização ao formato indoor. 3 A arbitragem dos jogos é feita pelos elementos das equipas presentes, assumindo a alternância estipulada pela chave e programação da competição. 4 A chave de competição é definida de acordo com a receção das fichas de inscrição dos clubes interessados. Artigo 7º Casos omissos e resoluções finais Em todas as questões eventualmente omissas neste regulamento regem os Regulamentos da Federação Portuguesa de Voleibol ou, na falta de disposições destes, os Regulamentos da F.I.V.B. Artigo 8º Horário tipo e calendário da competição Horário Manhã Tarde 7h30 11h30 Programa Montagem dos Campos (Bases, postes, redes, fitas de marcação, varetas), tendas de organização, mesas e cadeiras, entre outros. Tipo de Atividade Organização Sponsorização Competição X 8h45 13h15 Montagem dos elementos de publicidade X 9h30 14h00 Receção dos atletas (horário indicado em cartaz) X 9h45 14h15 Reunião Técnica e eventual sorteio X 10h00 14h30 Início do primeiro round de jogos X 10h-12h 14h30 16h30 Competição da Primeira Fase do Quadro Principal (Fase de grupos) X 12h 12h45 16h45 17h30 Início da Segunda Fase (eliminatórias) X 13h15 18h00 Entrega de prémios e encerramento da competição X

11 PLANEAMENTO OFICIAL PROVISÓRIO - CALENDARIZAÇÃO 1 As etapas previstas para a realização desta competição regional são aquelas descritas na tabela seguinte, assumindo para já um carácter provisório, ficando a aguardar pelas várias propostas dos clubes participantes e podendo sofrer alterações imputadas a motivações alheias à vontade da AVAL. 2 Todas as etapas com a menção de Confirmada têm datas e locais já definidos com os clubes envolvidos e assumem um carácter irrevogável. Todas as restantes provas carecem ainda de confirmação. 3 Irão ser realizadas outras etapas, ainda não mencionadas na tabela, que serão consideradas etapas bronze e serão sobretudo programadas em conjunto com os Agrupamentos de Escolas interessados em receber o certame. Serão divulgadas e numeradas de acordo com o timing da sua entrada nesta tabela que será regularmente actualizada e disponível na página da AVAL. 4 Na calendarização prevista para a organização das diferentes etapas carece ainda a inclusão de algumas Etapas Bronze que serão definidas por cada um dos promotores em concordância com a AVAL e que serão imediatamente divulgadas junto dos agentes desportivos nelas interessados. 5 Toda a informação relativa à organização desta prova estará permanentemente disponibilizada na página web da AVAL em 6 As condições e os termos apresentados neste artigo carecem de atualizações permanentes disponibilizadas pelos promotores da competição. 7 Apresentamos ainda outra tabela com as datas provisórias para a organização de alguns Encontros Regionais de Apuramento de atletas, nomeadamente aqueles residentes e inscritos em Centros Gira Volei ligados às escolas, embora possam participar atletas pertencentes a clubes. 8 A Etapa preferencial para apuramento dos atletas pertencentes a clubes/centros inscritos no Circuito Regional Gira Volei/Volei de Ar Livre Volley Stand Up! É a etapa final prevista para 23/24 Maio de 2014 e a realização de um Encontro Regional (fora do circuito) no Algarve é provisório ficando dependente do número de atletas e centros inscritos no projecto do distrito de Faro. 9 O Encontro Regional de Beja (previsto para Castro Verde) irá permitir o apuramento de atletas para o Encontro Nacional do distrito de Beja e Setúbal. 10 O Encontro Regional de Évora/Portalegre poderá ser concretizado em Évora ou Portalegre (situação provisória) mediante as oportunidades que surjam no âmbito do estabelecimento de parcerias locais. 11 Os campos assinalados a amarelo carecem ainda de confirmação de datas, locais e parceiros. Podem ser feitas alterações de locais e ligeiras alterações de datas desde que os clubes/centros nos façam chegar as suas diferentes propostas. 12 As datas indicadas pretendem defender ao máximo as épocas de testes escolares dos alunos, e a calendarização já realizada no campeonato regional indoor da AVAL.

12 NOTA: Os clubes interessados em promover/organizar competições deverão fazer reflectir neste mapeamento as datas de interesse de forma a promovermos de forma harmoniosa e atempada o calendário a definir. CASTRO VERDE, 26 DEZ. 2015

CIRCUITO REGIONAL GIRA PRAIA

CIRCUITO REGIONAL GIRA PRAIA Associação de Voleibol do ALENTEJO e ALGARVE CIRCUITO REGIONAL GIRA PRAIA 2016 = REGULAMENTO = Artigo 1º Enquadramento da prova e dos atletas participantes 1 O Circuito Regional de Gira Praia é uma competição

Leia mais

REGULAMENTO DO CIRCUITO REGIONAL DE VOLEIBOL DE PRAIA ÍNDICE

REGULAMENTO DO CIRCUITO REGIONAL DE VOLEIBOL DE PRAIA ÍNDICE Junho/Julho de 2017 ÍNDICE Regulamento 2 Definição e organização 2 1. Calendarização do circuito 2 2. Disposições gerais 2 3. Inscrição da equipa 3 4. Circuito Regional 4 5. Etapas 5 6. Pontos 6 7. Conselho

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE VOLEIBOL XIRA 2018

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE VOLEIBOL XIRA 2018 REGULAMENTO ESPECÍFICO DE VOLEIBOL XIRA 2018 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 REGULAMENTO DO VOLEIBOL DE PAVILHÃO... 4 2. INSCRIÇÕES... 4 3. ESCALÕES ETÁRIOS / TEMPO DE JOGO... 4 4. CONSTITUIÇÃO / IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

FEDERAÇÃO DE ANDEBOL DE PORTUGAL

FEDERAÇÃO DE ANDEBOL DE PORTUGAL FEDERAÇÃO DE ANDEBOL DE PORTUGAL REGULAMENTO DESPORTIVO CIRCUITO NACIONAL DE ANDEBOL DE PRAIA 2012 Art.º 1 OBJETO 1. O presente regulamento estabelece as regras e normas aplicáveis ao Andebol de Praia

Leia mais

Associação de Voleibol do ALENTEJO

Associação de Voleibol do ALENTEJO Associação de Voleibol do ALENTEJO VOLEIBOL DE PRAIA Regulamento de Competição 2014 Artigo 1º Enquadramento da prova e dos atletas participantes 1 O Circuito Regional de Voleibol de Praia é uma competição

Leia mais

REGULAMENTO I TORNEIO DE VOLEIBOL DE PRAIA PAREDES BE ALIVE

REGULAMENTO I TORNEIO DE VOLEIBOL DE PRAIA PAREDES BE ALIVE REGULAMENTO I TORNEIO DE VOLEIBOL DE PRAIA PAREDES BE ALIVE ARTIGO 1º O I Torneio de Voleibol de Praia Paredes Be Alive é uma competição de Voleibol de Praia de âmbito local, organizado pela Associações

Leia mais

Sistema Competitivo Não Seniores

Sistema Competitivo Não Seniores Sistema Competitivo Não Seniores Sistema Competitivo do Circuito Nacional de Não Seniores Índice Índice... 1 Art.1º... 3 Organização... 3 Art.2º... 3 Escalões... 3 Art.3º... 3 Circuito... 3 Art.4º... 4

Leia mais

Sistema Competitivo Não Seniores

Sistema Competitivo Não Seniores Sistema Competitivo Não Seniores Aprovado em reunião de Direção, de 27 de Maio de 2017 Sistema Competitivo do Circuito Nacional de Não Seniores Índice Índice... 1 Art.1º... 3 Organização... 3 Art.2º...

Leia mais

Regulamento I Torneio Carnaval de Faro Andebol 5

Regulamento I Torneio Carnaval de Faro Andebol 5 Regulamento I Torneio Carnaval de Faro Andebol 5 I Enquadramento 1. O Torneio Carnaval de Faro enquadra-se na estratégia da Associação de Andebol do Algarve e do Município de Faro que pretende dinamizar

Leia mais

REGULAMENTO DE ANDEBOL DE PRAIA DA FEDERAÇÃO DE ANDEBOL DE PORTUGAL E ASSOCIAÇÕES * CIRCUITO NACIONAL DE ANDEBOL DE PRAIA REGULAMENTO DA PROVA

REGULAMENTO DE ANDEBOL DE PRAIA DA FEDERAÇÃO DE ANDEBOL DE PORTUGAL E ASSOCIAÇÕES * CIRCUITO NACIONAL DE ANDEBOL DE PRAIA REGULAMENTO DA PROVA REGULAMENTO DE ANDEBOL DE PRAIA DA FEDERAÇÃO DE ANDEBOL DE PORTUGAL E ASSOCIAÇÕES * CIRCUITO NACIONAL DE ANDEBOL DE PRAIA REGULAMENTO DA PROVA Art.º 1 Objeto 1. O presente regulamento estabelece as regras

Leia mais

REGIMENTO ESPECÍFICO BASQUETEBOL. Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 4ª edição

REGIMENTO ESPECÍFICO BASQUETEBOL. Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 4ª edição REGIMENTO ESPECÍFICO BASQUETEBOL Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 4ª edição Índice Preâmbulo 5 Artigo 1.º Escalões Etários, Dimensões do Campo, Bola, Tempo de Jogo e Variantes

Leia mais

NORMAS ESPECÍFICAS FUTEBOL

NORMAS ESPECÍFICAS FUTEBOL NORMAS ESPECÍFICAS FUTEBOL ÍNDICE 1. PREÂMBULO... 3 2. ESCALÕES ETÁRIOS... 3 3. DIMENSÕES DO CAMPO E VARIAÇÕES DO JOGO POR ESCALÃO... 3 4. CONSTIUIÇÃO DA EQUIPA... 3 5. FORMA DE INSCRIÇÃO... 4 6. REGRAS

Leia mais

Normas. Departamento de Cultura, Juventude e Desporto Divisão de Desporto e Juventude Núcleo de Actividades Desportivas

Normas. Departamento de Cultura, Juventude e Desporto Divisão de Desporto e Juventude Núcleo de Actividades Desportivas Normas Departamento de Cultura, Juventude e Desporto Núcleo de Actividades Desportivas Índice 1 Organização... 3 2 Calendarização e Local de Realização dos Jogos... 3 3 Inscrição... 3 3.1 Período de Inscrição...

Leia mais

O V Torneio de Futsal S. Pedro 2017 realizar-se-á de 1 de Junho a 24 de Junho de 2017, no pavilhão Municipal de Porto de Mós.

O V Torneio de Futsal S. Pedro 2017 realizar-se-á de 1 de Junho a 24 de Junho de 2017, no pavilhão Municipal de Porto de Mós. V TORNEIO DE FUTSAL S. PEDRO 2017 Beneficiando da crescente popularidade do Futsal na região e no país, o V Torneio de Futsal S. Pedro 2017, visa a participação da população natural e residente do concelho

Leia mais

Artigo 2.º (Tempo de Jogo) Os jogos terão a duração de 14 minutos (7 + 7 minutos).

Artigo 2.º (Tempo de Jogo) Os jogos terão a duração de 14 minutos (7 + 7 minutos). SEVENS SUB 18 E SUB 16 2018/2019 Artigo 1.º (Regime supletivo) Ao Campeonato Nacional de Sevens sub 18 e sub 16 aplicam-se as normas do Regulamento Geral de Competições em tudo o que não esteja especificamente

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES DA ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DA GUARDA. Regulamento da Componente Desportiva ENEE 2017

ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES DA ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DA GUARDA. Regulamento da Componente Desportiva ENEE 2017 ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES DA ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DA GUARDA Regulamento da Componente Desportiva Guarda 2017 ÍNDICE 1.INSCRIÇÕES E PARTICIPAÇÕES... 2 1.1.INSCRIÇÕES DE EQUIPAS... 2 1.2.INSCRIÇÃO DE

Leia mais

Normas de Participação

Normas de Participação Normas de Participação Campeonato de Futebol de Sintra Seniores / Veteranos 2018 - Núcleo de Atividades Desportivas Índice 1 Organização... 2 2 Calendarização e Local de Realização dos Jogos... 2 3 Inscrição...

Leia mais

DIVISÃO DE EDUCAÇÃO, DESPORTO E JUVENTUDE TORNEIO INTER - INSTITUIÇÕES FUTSAL REGULAMENTO ESPECIFICO

DIVISÃO DE EDUCAÇÃO, DESPORTO E JUVENTUDE TORNEIO INTER - INSTITUIÇÕES FUTSAL REGULAMENTO ESPECIFICO DIVISÃO DE EDUCAÇÃO, DESPORTO E JUVENTUDE TORNEIO INTER - INSTITUIÇÕES FUTSAL REGULAMENTO ESPECIFICO 1 PARTICIPAÇÃO / INSCRIÇÃO 1.1 - Este torneio da modalidade de Futsal, é exclusivamente formado por

Leia mais

1. Introdução Escalões Etários, formato do jogo e variantes da modalidade Constituição das Equipas e Equipamento...

1. Introdução Escalões Etários, formato do jogo e variantes da modalidade Constituição das Equipas e Equipamento... REGULAMENTO ESPECÍFICO VOLEIBOL DE PRAIA 2015-2017 INDÍCE 1. Introdução... 2 2. Escalões Etários, formato do jogo e variantes da modalidade... 3 3. Constituição das Equipas e Equipamento... 4 4. Regulamento

Leia mais

REGULAMENTO DO CAMPEONATO NACIONAL DE DUPLAS DE VOLEIBOL DE PRAIA - JUNIORES SUB/20

REGULAMENTO DO CAMPEONATO NACIONAL DE DUPLAS DE VOLEIBOL DE PRAIA - JUNIORES SUB/20 REGULAMENTO DO CAMPEONATO NACIONAL DE DUPLAS DE VOLEIBOL DE PRAIA - JUNIORES SUB/20 ARTIGO 1º O Campeonato Nacional de Juniores Sub/20 é uma competição de Voleibol de Praia de âmbito nacional, organizada

Leia mais

REGULAMENTO DE PROVA OFICIAL

REGULAMENTO DE PROVA OFICIAL REGULAMENTO DE PROVA OFICIAL Época 2010/11 Voleibol Feminino e Masculino Página 1 de 8 ÍNDICE I. DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1º - Âmbito II. ORGANIZAÇÃO DE PROVAS Artigo 2º - Modelo Competitivo Artigo

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES DA ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DA GUARDA. Regulamento da Componente Desportiva ENEE 2018

ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES DA ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DA GUARDA. Regulamento da Componente Desportiva ENEE 2018 ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES DA ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DA GUARDA Regulamento da Componente Desportiva Guarda 2018 ÍNDICE 1. INSCRIÇÕES E PARTICIPAÇÕES... 3 1.1. INSCRIÇÕES DE EQUIPAS... 3 2. PROVAS... 4

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE VOLEIBOL PRAIA XIRA 2019

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE VOLEIBOL PRAIA XIRA 2019 REGULAMENTO ESPECÍFICO DE VOLEIBOL PRAIA XIRA 2019 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 REGULAMENTO DO VOLEIBOL DE PRAIA... 4 1. INSCRIÇÕES... 4 2. CONSTITUIÇÃO / CLASSIFICAÇÃO / PONTUAÇÃO... 4 4. PRÉMIOS... 5 5. OUTRAS

Leia mais

REGULAMENTO DE PROVA PROVA NACIONAL DE POOMSAE KUP Índice

REGULAMENTO DE PROVA PROVA NACIONAL DE POOMSAE KUP Índice Índice FICHA TÉCNICA... 2 HORÁRIOS... 2 PARTICIPANTES... 3 CATEGORIAS EM COMPETIÇÃO... 3 Individuais Masculinos e Femininos... 3 Pares (1 atleta feminino e 1 atleta masculino)... 3 Equipas (3 elementos)...

Leia mais

FUTSAL REGULAMENTO. 3.2 A organização técnica das competições será da responsabilidade dos clubes organizadores referidos em 1.

FUTSAL REGULAMENTO. 3.2 A organização técnica das competições será da responsabilidade dos clubes organizadores referidos em 1. FUTSAL REGULAMENTO 1.Organização A organização das competições na modalidade de Futsal no âmbito do Troféu Almada 2017, é da responsabilidade de: Casa do Benfica da Charneca da Caparica, Clube de Futsal

Leia mais

ÉPOCA PO20 TAÇA DE PORTUGAL - SENIORES MASCULINOS REGULAMENTO DA PROVA. Artigo 1 Prémios

ÉPOCA PO20 TAÇA DE PORTUGAL - SENIORES MASCULINOS REGULAMENTO DA PROVA. Artigo 1 Prémios PO20 TAÇA DE PORTUGAL - SENIORES MASCULINOS (Regulamento aprovado em Reunião de Direção de 09 de julho de 2019) REGULAMENTO DA PROVA Artigo 1 Prémios 1. Ao vencedor da competição será atribuída uma Taça

Leia mais

REGULAMENTO DOS CAMPEONATOS NACIONAIS SUB-16 e SUB-18 GRUPO A Época 2018/2019

REGULAMENTO DOS CAMPEONATOS NACIONAIS SUB-16 e SUB-18 GRUPO A Época 2018/2019 REGULAMENTO DOS CAMPEONATOS NACIONAIS SUB-16 e SUB-18 GRUPO A 2018/2019 REGULAMENTO DOS CAMPEONATOS NACIONAIS SUB-16 e SUB-18 GRUPO A Época 2018/2019 Artigo 1.º (Regime Supletivo) Aos Campeonatos Nacionais

Leia mais

CIRCUITO REGIONAL GIRA PRAIA

CIRCUITO REGIONAL GIRA PRAIA Associação de Voleibol do ALENTEJO e ALGARVE 2015 = REGULAMENTO = Artigo 1º Enquadramento da prova e dos atletas participantes 1 O Circuito Regional de Gira Praia é uma competição regional organizada em

Leia mais

Junta de Freguesia de Ançã

Junta de Freguesia de Ançã III TORNEIO FUTSAL INTER-FREGUESIAS DO CONCELHO DE CANTANHEDE REGULAMENTO 1. INTRODUÇÃO 1.1 O presente regulamento aplica-se ao III Torneio de Futsal Inter-Freguesias do concelho de Cantanhede. 1.2. A

Leia mais

Mini-Voleibol 2016/2017. Campeonato de Ilha. Regulamento de Prova

Mini-Voleibol 2016/2017. Campeonato de Ilha. Regulamento de Prova Mini-Voleibol 2016/2017 Campeonato de Ilha Regulamento de Prova CAPÍTULO I O JOGO DE MINIVOLEIBOL - REGRA 1 Objetivo do jogo O Minivoleibol é simplesmente um jogo coletivo - EDUCATIVO - que procura estimular

Leia mais

REGULAMENTO DE PROVA CAMPEONATO NACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES

REGULAMENTO DE PROVA CAMPEONATO NACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES FEDERAÇÃO PORTUGUESA MATRAQUILHOS E FUTEBOL DE MESA FUNDADA EM 07 DE FEVEREIRO DE 2007 FILIADA NA ITSF - INTERNATIONAL TABLE SOCCER FEDERATION SEDE OFICIAL AV. ENG.º ARMANDO MAGALHAES, 371 4440-505 VALONGO

Leia mais

REGULAMENTO DE PROVA TAÇA DE PORTUGAL

REGULAMENTO DE PROVA TAÇA DE PORTUGAL FEDERAÇÃO PORTUGUESA MATRAQUILHOS E FUTEBOL DE MESA FUNDADA EM 07 DE FEVEREIRO DE 2007 FILIADA NA ITSF - INTERNATIONAL TABLE SOCCER FEDERATION SEDE OFICIAL AV. ENG.º ARMANDO MAGALHAES, 371 4440-0 VALONGO

Leia mais

AND PRAIA ª Edição REGULAMENTO DO CIRCUITO

AND PRAIA ª Edição REGULAMENTO DO CIRCUITO AND PRAIA 2016 18ª Edição REGULAMENTO DO CIRCUITO 1 Organização: A organização deste conjunto de eventos é da responsabilidade da Associação de Andebol do Porto, em colaboração com diversas entidades.

Leia mais

BEJA CUP 2018 V Torneio de Futebol Infantil Cidade de Beja. Regulamento

BEJA CUP 2018 V Torneio de Futebol Infantil Cidade de Beja. Regulamento BEJA CUP 2018 V Torneio de Futebol Infantil Cidade de Beja Regulamento Indice Indice... 3 1. Apresentação... 6 2. Regulamentação... 6 3. Sub 14... 7 Data... 7 Horário... 7 Local da realização dos jogos...

Leia mais

REGIMENTO ESPECÍFICO FUTEBOL. Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 3ª edição

REGIMENTO ESPECÍFICO FUTEBOL. Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 3ª edição REGIMENTO ESPECÍFICO FUTEBOL Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 3ª edição Índice Preâmbulo 5 Artigo 1.º Escalões Etários, Dimensões do Campo, Bola, Tempo de Jogo e Variantes

Leia mais

NORMAS ESPECÍFICAS BASQUETEBOL

NORMAS ESPECÍFICAS BASQUETEBOL NORMAS ESPECÍFICAS BASQUETEBOL ÍNDICE 1. PREÂMBULO... 3 2. ESCALÕES ETÁRIOS... 3 3. DIMENSÕES DO CAMPO E VARIAÇÕES DE JOGO POR ESCALÃO... 3 4. CONSTITUIÇÃO DA EQUIPA... 3 5. FORMAS DE INSCRIÇÃO... 4 6.

Leia mais

Regulamento do Torneio Regional de Tens Feminino 2016/2017 2

Regulamento do Torneio Regional de Tens Feminino 2016/2017 2 REGULAMENTO DO TORNEIO REGIONAL DE TENS FEMININO 2016/2017 Artigo 1.º (Regime Supletivo) Ao Torneio Regional de Tens Feminino aplicam-se as normas do Regulamento Geral de Competições em tudo o que não

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO VOLEIBOL

REGULAMENTO ESPECÍFICO VOLEIBOL REGULAMENTO ESPECÍFICO VOLEIBOL 2013-2014 Índice 1. Introdução 2 2. Escalões etários 3 2.1. Escalões Etários 3 2.2. Tempo de Jogo e variantes da modalidade 3 3. Constituição das Equipas 4 4. Regulamento

Leia mais

Calendário de Jogos da LIGA ALGARVE GOLFINHOS 2006

Calendário de Jogos da LIGA ALGARVE GOLFINHOS 2006 Calendário de Jogos da LIGA ALGARVE GOLFINHOS 2006 GRUPO I Jornadas Datas 1ª Fase 1ª 15 Dezembro - Tarde 2ª 23 Fevereiro - Manhã 3ª 23 Março - Tarde 2ª Fase LIGA EUROPA 1ª 4 Maio - Manhã 2ª 25 Maio - Tarde

Leia mais

REGULAMENTO CIRCUITO NACIONAL ANDEBOL DE PRAIA 2011

REGULAMENTO CIRCUITO NACIONAL ANDEBOL DE PRAIA 2011 REGULAMENTO CIRCUITO NACIONAL ANDEBOL DE PRAIA 2011 I COMPETIÇÃO Art.º 1.º - A competição Circuito Nacional de Andebol de Praia deverá compreender os Circuitos Regionais de Andebol de Praia (da responsabilidade

Leia mais

III TORNEIO ABERTO TRANSMONTANO

III TORNEIO ABERTO TRANSMONTANO ASSOCIAÇÃO DE TÉNIS DE MESA VILA REAL III TORNEIO ABERTO TRANSMONTANO VILA REAL 11-12/MARÇO/2017 REGULAMENTO ORGANIZAÇÃO Associação de Ténis de Mesa Vila Real Artigo 1º Vai a Associação de Ténis de Mesa

Leia mais

MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE SETÚBAL, ASSOCIAÇÕES e ESCOLAS JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2017 TÉNIS DE MESA REGULAMENTO

MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE SETÚBAL, ASSOCIAÇÕES e ESCOLAS JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2017 TÉNIS DE MESA REGULAMENTO JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2017 TÉNIS DE MESA REGULAMENTO 1. Organização A organização da modalidade de Ténis de Mesa nos Jogos do Futuro da Região de Setúbal 2017 é da responsabilidade da, da

Leia mais

ATMISM ASSOCIAÇÃO DE TÉNIS DE MESA DA ILHA DE SÃO MIGUEL

ATMISM ASSOCIAÇÃO DE TÉNIS DE MESA DA ILHA DE SÃO MIGUEL REGULAMENTO DE PROVAS * 1 Qualificação de Clubes e Atletas a. Apenas os Clubes e Entidades da ATMISM - Associação de Ténis de Mesa de Ilha de São Miguel, filiados na FPTM Federação Portuguesa de Ténis

Leia mais

CAMPEONATO NACIONAL DE EQUIPAS MISTAS SENIORES

CAMPEONATO NACIONAL DE EQUIPAS MISTAS SENIORES CAMPEONATO NACIONAL DE EQUIPAS MISTAS SENIORES 1 - A Direcção da F.P.B. organizará anualmente, uma competição denominada "Campeonato Nacional de Equipas Mistas Seniores" e ao vencedor, será atribuído o

Leia mais

Índice Apresentação Regulamentação Sub

Índice Apresentação Regulamentação Sub 2 Indice Índice... 3 1. Apresentação... 6 2. Regulamentação... 6 3. Sub 13... 7 Data... 7 Horário... 7 Local da realização dos jogos... 7 Pontuação... 7 Quadro Competitivo... 7 Duração dos jogos e intervalos...

Leia mais

Regulamento XI TORNEIO DE FUTSAL AJITER FUTSAL AJITER 2015

Regulamento XI TORNEIO DE FUTSAL AJITER FUTSAL AJITER 2015 Regulamento XI TORNEIO DE FUTSAL AJITER FUTSAL AJITER 2015 O XI Torneio de Futsal é organizado no âmbito das atividades para 2015 da AJITER - Associação Juvenil da Ilha Terceira, e está aberto a todos

Leia mais

Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas

Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas Torneio de Snooker bola oito Regulamento 2 CAMPEONATO INTERBANCÁRIO DE SNOOKER REGULAMENTO CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO E FINS Artigo 1.º ORGANIZAÇÃO 1. A comissão Organizadora

Leia mais

MUNICÍPIO DO CADAVAL Serviço de Desporto

MUNICÍPIO DO CADAVAL Serviço de Desporto MUNICÍPIO DO CADAVAL Serviço de Desporto MUNICÍPIO DO CADAVAL Serviço de Desporto 5º CAMPEONATO CONCELHIO DE FUTSAL 2009/10 (Seniores Masculinos) Normas de Participação 1- PARTICIPAÇÃO 1.1- Todas Associações

Leia mais

Calendário de Jogos da LIGA ALGARVE GOLFINHOS 2006

Calendário de Jogos da LIGA ALGARVE GOLFINHOS 2006 Calendário de Jogos da LIGA ALGARVE GOLFINHOS 2006 GRUPO I Jornadas Datas 1ª Fase 1ª 15 Dezembro - Tarde 2ª 23 Fevereiro - Manhã 3ª 23 Março - Tarde 2ª Fase 1ª 4 Maio - Manhã 2ª 25 Maio - Tarde 3ª 8 Junho

Leia mais

REGULAMENTO. 3. O MT será constituído por 8 (oito) provas, bem como pelo Campeonato Regional por Equipas de Sub10 (Interclubes).

REGULAMENTO. 3. O MT será constituído por 8 (oito) provas, bem como pelo Campeonato Regional por Equipas de Sub10 (Interclubes). REGULAMENTO 1. O ATL MINI TOUR 2016 (MT) é um circuito de provas para os escalões de Sub8 e Sub10, promovido pela Associação de Ténis de Lisboa (ATL), havendo uma calendarização das provas através de um

Leia mais

GDG REGULAMENTO GAFANHA CUP 2016

GDG REGULAMENTO GAFANHA CUP 2016 ART.º 1 - APRESENTAÇÃO O Gafanha Cup 2016 será o segundo torneio internacional organizado pelo Grupo Desportivo da Gafanha e realizar-se-á no Complexo Desportivo da Gafanha. O objetivo deste torneio será

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE VOLEIBOL Avª de França, PORTO Tel: Fax:

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE VOLEIBOL Avª de França, PORTO Tel: Fax: FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE VOLEIBOL Avª de França, 549 4050-279 PORTO Tel: 22 834 95 70 Fax: 22 832 54 94 CIRCULAR Nº 21 2010/2011 Para conhecimento das Associações, Clubes seus filiados, Rádio, Televisão,

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TÉNIS DE MESA DEPARTAMENTO DE TÉNIS DE MESA ADAPTADO CLASSIFICAÇÃO NACIONAL DE ATLETAS ÉPOCA REGULAMENTO

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TÉNIS DE MESA DEPARTAMENTO DE TÉNIS DE MESA ADAPTADO CLASSIFICAÇÃO NACIONAL DE ATLETAS ÉPOCA REGULAMENTO FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TÉNIS DE MESA DEPARTAMENTO DE TÉNIS DE MESA ADAPTADO CLASSIFICAÇÃO NACIONAL DE ATLETAS ÉPOCA 2018-2019 REGULAMENTO A CLASSIFICAÇÃO NACIONAL DE ATLETAS DE TÉNIS DE MESA ADAPTADO

Leia mais

Regulamento Nacional de Boccia Sénior

Regulamento Nacional de Boccia Sénior Regulamento Nacional de Boccia Sénior 2015-2016 Entidades Promotoras Paralisia Cerebral, Associação Nacional de Desporto (PCAND) Associação do Porto da Paralisia Cerebral (APPC) Setembro 2015 Página 1

Leia mais

ENTREGA DOS TROFÉUS E MEDALHAS

ENTREGA DOS TROFÉUS E MEDALHAS 5ª Jornada «Liga dos Campeões» 09 Junho de 2013 Liga Algarve Golfinhos 15h00-15h20 CDR Quarteirense 3 EF Benfica Portimão 0 15h25-15h45 CF Os Armacenenses 4 Silves FC 0 15h50-16h10 AF Alto da Colina 0

Leia mais

REGULAMENTO CAMPEONATO REGIONAL DE SETÚBAL

REGULAMENTO CAMPEONATO REGIONAL DE SETÚBAL REGULAMENTO CAMPEONATO REGIONAL DE SETÚBAL JANEIRO DE 2018 ÍNDICE Regra I (Designação)... 2 Regra II (Data de Realização)... 2 Regra III (Participação)... 2 Regra IV (Categorias)... 2 Regra V (Escalões)...

Leia mais

REGULAMENTO DE PROVA EURO TOUR PORTUGAL

REGULAMENTO DE PROVA EURO TOUR PORTUGAL FEDERAÇÃO PORTUGUESA MATRAQUILHOS E FUTEBOL DE MESA FUNDADA EM 07 DE FEVEREIRO DE 2007 FILIADA NA ITSF - INTERNATIONAL TABLE SOCCER FEDERATION SEDE OFICIAL AV. ENG.º ARMANDO MAGALHAES, 371 4440-0 VALONGO

Leia mais

Normas de Organização dos Torneios de Divulgação (época 2012/13)

Normas de Organização dos Torneios de Divulgação (época 2012/13) Normas de Organização dos Torneios de Divulgação (época 2012/13) I Candidaturas Os interessados em organizar estas competições devem fazer chegar a sua candidatura à FPB até: 12 de outubro de 2012 - Para

Leia mais

REGULAMENTO DA TAÇA DE PORTUGAL SUB-16 E SUB /2018

REGULAMENTO DA TAÇA DE PORTUGAL SUB-16 E SUB /2018 REGULAMENTO DA TAÇA DE PORTUGAL SUB-16 e SUB-18 2017/2018 Artigo 1.º À competição denominada Taça de Portugal para os escalões de sub-16 e sub-18 aplicam-se as normas do Regulamento Geral de Competições

Leia mais

Artigo 2.º (Tempo de Jogo) Os jogos terão a duração de 14 minutos (7 + 7 minutos).

Artigo 2.º (Tempo de Jogo) Os jogos terão a duração de 14 minutos (7 + 7 minutos). REGULAMENTO DO CIRCUITO NACIONAL DE SEVENS FEMININO 2017/2018 Artigo 1.º (Regime supletivo) Ao Circuito Nacional Sevens feminino aplicam-se as normas do Regulamento Geral de Competições em tudo o que não

Leia mais

Feminino 2ª Divisão 2010_11. FASE NÃO APURADOS 7º ao 14º Lugar REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO

Feminino 2ª Divisão 2010_11. FASE NÃO APURADOS 7º ao 14º Lugar REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO Campeonato Nacional Feminino 2ª Divisão 2010_11 FASE NÃO APURADOS 7º ao 14º Lugar REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO A. Clubes Inscritos B. Modelo Competitivo C. Marcação de Jogos D. Arbitragem E. Inscrição das

Leia mais

Regulamento do Campeonato Regional Individual Absoluto de 2015

Regulamento do Campeonato Regional Individual Absoluto de 2015 Pavilhão Desportivo Sidónio Serpa Rua da Juventude, 9500-211 Ponta Delgada, Portugal Telefone 966 272 039 Correio electrónico axraa.geral@gmail.com Rede - http://www.axraa.org Regulamento do Campeonato

Leia mais

Associação de Futebol do Porto

Associação de Futebol do Porto RUA ANTÓNIO PINTO MACHADO, 96/100 4100-068 PORTO COMUNICADO OFICIAL Circular n.º 76 = 2013/2014= Para o conhecimento e orientação dos Clubes Filiados, SAD s, Órgãos de Comunicação Social e demais interessados,

Leia mais

REGULAMENTO GERAL. Circuito AADP de Pista. Artigo 1º. (Organização) Artigo 2º. (Objetivo) Artigo 3º. (Participação)

REGULAMENTO GERAL. Circuito AADP de Pista. Artigo 1º. (Organização) Artigo 2º. (Objetivo) Artigo 3º. (Participação) REGULAMENTO GERAL Circuito AADP de Pista Artigo 1º. (Organização) 1. A organização do circuito distrital de Pista de Portalegre é uma iniciativa da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre (AADP)

Leia mais

ÍNDICE. Direção de Serviços do Desporto Escolar - Judo

ÍNDICE. Direção de Serviços do Desporto Escolar - Judo ÍNDICE Introdução 3 Calendário das atividades 3 Inscrição/participação 3 Escalões etários 4 Festa do Desporto Escolar 4 Condições de graduação 4 Torneios individuais 4 Torneio de Equipas 5 Troféu Técnico

Leia mais

REGULAMENTO GERAL AADP

REGULAMENTO GERAL AADP REGULAMENTO GERAL AADP Circuito Distrital de Corridas Artigo 1º. (Organização) A organização do circuito distrital de Corridas de Portalegre, é uma iniciativa da Associação de Atletismo do Distrito de

Leia mais

REGULAMENTO TORNEIO VOLEIBOL DE PRAIA FESTAS DA MADALENA e 20 DE JULHO

REGULAMENTO TORNEIO VOLEIBOL DE PRAIA FESTAS DA MADALENA e 20 DE JULHO TORNEIO VOLEIBOL DE PRAIA FESTAS DA MADALENA 2018 19 e 20 DE JULHO Capítulo I Disposições Gerais Artigo 1º (Organização e denominação) O Torneio Voleibol de Praia Festas da Madalena é organizado pelo Município

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TÉNIS DE MESA DEPARTAMENTO DE TÉNIS DE MESA ADAPTADO CLASSIFICAÇÃO NACIONAL DE ATLETAS ÉPOCA REGULAMENTO

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TÉNIS DE MESA DEPARTAMENTO DE TÉNIS DE MESA ADAPTADO CLASSIFICAÇÃO NACIONAL DE ATLETAS ÉPOCA REGULAMENTO FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TÉNIS DE MESA DEPARTAMENTO DE TÉNIS DE MESA ADAPTADO CLASSIFICAÇÃO NACIONAL DE ATLETAS ÉPOCA 2017-2018 REGULAMENTO A CLASSIFICAÇÃO NACIONAL DE ATLETAS DE TÉNIS DE MESA ADAPTADO

Leia mais

CAPÍTULO I SISTEMA DE DISPUTA

CAPÍTULO I SISTEMA DE DISPUTA REGULAMENTO DA TAÇA DE PORTUGAL DE SEVENS FEMININO 2013-2014 CAPÍTULO I SISTEMA DE DISPUTA Artigo 1.º 1. A Taça de Portugal de Sevens Feminino é aberta a todas as equipas femininas devidamente inscritas

Leia mais

Calendário de Jogos da LIGA ALGARVE GOLFINHOS 2004/2005

Calendário de Jogos da LIGA ALGARVE GOLFINHOS 2004/2005 Calendário de Jogos da LIGA ALGARVE GOLFINHOS 2004/2005 GRUPO I Jornadas Datas 1ª Fase 1ª 28 Outubro 2012 2ª 18 Novembro 2012 3ª 9 Dezembro 2012 4ª 20 Janeiro 2013 5ª 10 Fevereiro 2013 2ª Fase 1ª 10 Março

Leia mais

D i r e ç ã o - G e r a l d a E d u c a ç ã o D i v i s ã o d o D e s p o r t o E s c o l a r Página 2

D i r e ç ã o - G e r a l d a E d u c a ç ã o D i v i s ã o d o D e s p o r t o E s c o l a r Página 2 ÍNDICE 1. NOTA INTRODUTÓRIA p. 3 2. PARTICIPAÇÃO p. 4 3. INSCRIÇÃO p. 4 4. RECEÇÃO E ACREDITAÇÃO p. 4 5. REUNIÃO TÉCNICA p. 4 6. COMISSÃO TÉCNICA DA MODALIDADE p. 5 7. ALOJAMENTO p. 5 8. ALIMENTAÇÃO p.

Leia mais

REGULAMENTO. III Grande Torneio Aberto de Ténis de Mesa. Condeixa-a-Nova / 31.Maio.2014

REGULAMENTO. III Grande Torneio Aberto de Ténis de Mesa. Condeixa-a-Nova / 31.Maio.2014 REGULAMENTO NOTA JUSTIFICATIVA A promoção e generalização da prática desportiva junto da população é um fator essencial de melhoria da qualidade de vida e de formação pessoal, social e desportiva. Neste

Leia mais

REGIMENTO ESPECÍFICO ANDEBOL. Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 3ª edição

REGIMENTO ESPECÍFICO ANDEBOL. Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 3ª edição REGIMENTO ESPECÍFICO ANDEBOL Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 3ª edição Índice Preâmbulo 5 Artigo 1.º Escalões Etários, Dimensões do Campo, Bola, Tempo de Jogo e Variantes

Leia mais

REGULAMENTO DE PROVA OFICIAL

REGULAMENTO DE PROVA OFICIAL REGULAMENTO DE PROVA OFICIAL Época 2010/11 Masculino e Feminino Página 1 de 9 ÍNDICE I. DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1º - Âmbito II. ORGANIZAÇÃO DE PROVAS Artigo 2º - Modelo Competitivo Artigo 3º - Sistema

Leia mais

NORMAS ESPECÍFICAS FUTSAL

NORMAS ESPECÍFICAS FUTSAL NORMAS ESPECÍFICAS FUTSAL ÍNDICE 1. PREÂMBULO... 3 2. ESCALÕES ETÁRIOS... 3 3. DIMENSÕES DO CAMPO E VARIAÇÕES DO JOGO POR ESCALÃO... 3 4. CONSTITUIÇÃO DA EQUIPA... 3 5. FORMA DE INSCRIÇÃO... 4 6. REGRAS

Leia mais

CENTRO DESPORTIVO E RECREATIVO DO CONCELHO DO NORDESTE

CENTRO DESPORTIVO E RECREATIVO DO CONCELHO DO NORDESTE 1. O JOGO REGULAMENTO DO TORNEIO DE FUTSAL FEMININO Os jogos decorrerão no Sábado dia 10 de fevereiro de 2018, entre as 10:00 e as 17 horas. (O horário de encerramento dependerá sempre do número de equipas

Leia mais

CIRCUITO NACIONAL DE EQUIPAS EMERGENTES 2012/2013

CIRCUITO NACIONAL DE EQUIPAS EMERGENTES 2012/2013 CIRCUITO NACIONAL DE EQUIPAS EMERGENTES 2012/2013 O Comité Regional de Rugby do Centro (CRRC), conjuntamente com a Federação Portuguesa de Rugby (FPR), vai organizar o Circuito Nacional de Equipas Emergentes

Leia mais

MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE SETÚBAL, ASSOCIAÇÕES e ESCOLAS JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2016 TÉNIS DE MESA REGULAMENTO

MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE SETÚBAL, ASSOCIAÇÕES e ESCOLAS JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2016 TÉNIS DE MESA REGULAMENTO JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2016 TÉNIS DE MESA REGULAMENTO 1. Organização A organização da modalidade de Ténis de Mesa nos Jogos do Futuro da Região de Setúbal 2016 é da responsabilidade da, da

Leia mais

Regulamento da Taça de Portugal Sevens Feminino 2016/2017 2

Regulamento da Taça de Portugal Sevens Feminino 2016/2017 2 REGULAMENTO DA TAÇA DE PORTUGAL SEVENS FEMININO 2016/2017 Artigo 1.º (Regime Supletivo) À Taça de Portugal de Sevens Feminino aplicam-se as normas do Regulamento Geral de Competições em tudo o que não

Leia mais

1. Índice Apresentação Regulamentação Nascidos em 2003/ Data e Horário Local da realização dos jogos...

1. Índice Apresentação Regulamentação Nascidos em 2003/ Data e Horário Local da realização dos jogos... Regulamento 1 2 1. Índice 1. Índice... 3 2. Apresentação... 6 3. Regulamentação... 7 4. Nascidos em 2003/2004... 7 Data e Horário... 7 Local da realização dos jogos... 7 Quadro Competitivo... 7 Duração

Leia mais

Artigo 1.º (Regime supletivo) Ao Circuito Nacional Sevens feminino aplicam-se as normas do Regulamento Geral de Competições em tudo o que não seja

Artigo 1.º (Regime supletivo) Ao Circuito Nacional Sevens feminino aplicam-se as normas do Regulamento Geral de Competições em tudo o que não seja REGULAMENTO DO CIRCUITO NACIONAL DE SEVENS FEMININO 2014/2015 Artigo 1.º (Regime supletivo) Ao Circuito Nacional Sevens feminino aplicam-se as normas do Regulamento Geral de Competições em tudo o que não

Leia mais

Regulamento do Torneio de Futebol de Praia. Dia da Juventude 12 De Agosto

Regulamento do Torneio de Futebol de Praia. Dia da Juventude 12 De Agosto Regulamento do Torneio de Futebol de Praia Dia da Juventude 12 De Agosto 2 Artigo 1º (Organização) 1.1. O Torneio de Futebol de Praia Dia da Juventude, é organizado pela Câmara Municipal da Figueira da

Leia mais

II Torneio Vila A-dos-Francos Juniores Feminino Fut9

II Torneio Vila A-dos-Francos Juniores Feminino Fut9 II Torneio Vila A-dos-Francos Juniores Feminino Fut9 Artigo nº1 Apresentação Regulamento O 2º Torneio Feminino Sub/19, a realizar no dia 11 de Junho de 2017, é uma organização do Grupo Desportivo e Cultural

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO VOLEIBOL. (Revisto em Setembro de 2015)

REGULAMENTO ESPECÍFICO VOLEIBOL. (Revisto em Setembro de 2015) REGULAMENTO ESPECÍFICO VOLEIBOL 2013 2017 (Revisto em Setembro de 2015) Índice 1. Introdução 2 2. Escalões etários 3 2.1. Escalões Etários 3 2.2. Tempo de Jogo e variantes da modalidade 3 3. Constituição

Leia mais

Minivoleibol 2017/2018. Campeonato de Ilha. Regulamento de Prova

Minivoleibol 2017/2018. Campeonato de Ilha. Regulamento de Prova Minivoleibol 2017/2018 Campeonato de Ilha Regulamento de Prova CAPÍTULO I O JOGO DE MINIVOLEIBOL - REGRA 1 Objetivo do jogo O Minivoleibol é simplesmente um jogo coletivo - EDUCATIVO - que procura estimular

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE MINIBASQUETEBOL XIRA 2015

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE MINIBASQUETEBOL XIRA 2015 REGULAMENTO ESPECÍFICO DE MINIBASQUETEBOL XIRA 2015 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 INSCRIÇÕES... 4 ESCALÕES ETÁRIOS/DURAÇÃO DE JOGO... 4 CONSTITUIÇÃO DA EQUIPA... 5 ARBITRAGEM... 6 CLASSIFICAÇÃO... 7 PRÉMIOS...

Leia mais

Regulamento de Provas Da Associação De Voleibol Da Ilha Terceira CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO DAS PROVAS

Regulamento de Provas Da Associação De Voleibol Da Ilha Terceira CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO DAS PROVAS Regulamento de Provas Da Associação De Voleibol Da Ilha Terceira CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO DAS PROVAS LIMITES DA ÉPOCA OFICIAL ARTIGO 1º É considerada Época Oficial, o período compreendido entre 1 de Agosto

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE MATRAQUILHOS AV. ENG.º ARMANDO MAGALHÃES, VALONGO

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE MATRAQUILHOS AV. ENG.º ARMANDO MAGALHÃES, VALONGO FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE MATRAQUILHOS AV. ENG.º ARMANDO MAGALHÃES, 371 4440-505 VALONGO TLF/FAX. 22 422 87 58 geral@fpm.pt www.fpm.pt LIGA DE CLUBES 2010 CLUBS LEAGUE 2010 0 REGULAMENTO DE PROVA ÉPOCA 2010

Leia mais

A constituição de cada Equipa jogo a jogo, é da responsabilidade do respectivo Clube tendo apenas que obedecer às seguintes regras:

A constituição de cada Equipa jogo a jogo, é da responsabilidade do respectivo Clube tendo apenas que obedecer às seguintes regras: Regulamento Variante: Pool Feminino Disciplina: Bola 8, Bola 9 e Bola 10 Competição: Campeonato Nacional de Equipas 1.ª Divisão O Campeonato Nacional da 1.ª Divisão é disputado por um número ilimitado

Leia mais

CAPÍTULO I SISTEMA DE DISPUTA

CAPÍTULO I SISTEMA DE DISPUTA REGULAMENTO SEVENS SENIORES 2013/2014 CAPÍTULO I SISTEMA DE DISPUTA Artigo 1.º (Modelos Competitivos 2013/2014) 1. Circuito Nacional de Sevens 2013/2014 (principal competição) Composto por 10 equipas,

Leia mais

Regulamento. 7º Campeonato Brasileiro de Futebol em Cadeiras de Rodas

Regulamento. 7º Campeonato Brasileiro de Futebol em Cadeiras de Rodas Regulamento 7º Campeonato Brasileiro de Futebol em Cadeiras de Rodas Art. 1º REGRAS GERAIS Todas as equipes terão de se inscrever antecipadamente e os confrontos serão definidos por meio de sorteio. Cada

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE TÉNIS

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE TÉNIS REGULAMENTO ESPECÍFICO DE TÉNIS 2018-2019 INDICE Introdução 3 Regulamentação Geral 4 1. Condições Gerais de Participação 4 2. Escalões Etários 4 Participação / Organização 5 3. Tipologia das Provas 5 4.

Leia mais

Regulamento da Deloitte Voleibol CUP 2019

Regulamento da Deloitte Voleibol CUP 2019 Regulamento da Deloitte Voleibol CUP 2019 Título I Disposições Gerais Artigo 1.º O Regulamento da Deloitte Voleibol Cup 2019 visa disciplinar o funcionamento desta e as relações entre todos os seus intervenientes.

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE TÉNIS DE MESA DA MADEIRA

ASSOCIAÇÃO DE TÉNIS DE MESA DA MADEIRA REGULAMENTO DE COMPETIÇÕES ÉPOCA 2018/2019 ÍNDICE 1 - CAMPEONATOS REGIONAIS DE EQUIPAS SENIORES 1.2 - Campeonato Regional da 1ª Divisão Masculina 1.3 - Campeonato Regional da 1ª Divisão Feminina 1.4 -

Leia mais

Regulamento Nacional de Boccia Sénior Época 2011/12

Regulamento Nacional de Boccia Sénior Época 2011/12 1. INTRODUÇÃO Todos os intervenientes em competições regionais e nacionais e nas acções de formação, deverão reger-se pelos normativos e indicações contidas neste documento. 2. INSCRIÇÕES 2.1. Poderão

Leia mais

CENTRO DESPORTIVO E RECREATIVO DO CONCELHO DO NORDESTE

CENTRO DESPORTIVO E RECREATIVO DO CONCELHO DO NORDESTE REGULAMENTO DO TORNEIO FUTSAL 5X5 NORDESTE 2018 OBJECTIVO O Centro Desportivo e Recreativo do Concelho do Nordeste pretende, com a realização do Torneio de Futsal 5x5, pretende proporcionar aos naturais

Leia mais

REGULAMENTO. 3. O MT será constituído por 8 (oito) provas, bem como pelo Campeonato Regional por Equipas de Sub10 (Interclubes).

REGULAMENTO. 3. O MT será constituído por 8 (oito) provas, bem como pelo Campeonato Regional por Equipas de Sub10 (Interclubes). REGULAMENTO 1. O ATL MINI TOUR 2014 (MT) é um circuito de provas para os escalões de Sub8 e Sub10, promovido pela Associação de Ténis de Lisboa (ATL), havendo uma calendarização das provas através de um

Leia mais