A História do Acabamento

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A História do Acabamento"

Transcrição

1 Acabamento

2 A História do Acabamento As primeiras encadernações consistiam em tábuas de madeira, geralmente cedro - com tiras de couro para envolver o volume e uma correia que amarrava o conjunto. Os escravos romanos, além de copiar o livro eram também os encarregados de encaderná-los (ligatores librorum). As capas tornaram possível uma ornamentação externa do livro, sujeita às influências técnicas e decorativas de cada época e às concepções artísticas próprias de cada país.

3 A História do Acabamento Os primeiros livros encadernados de que se tem notícia eram excessivamente pesados. As folhas de pergaminho vinham costuradas com nervos de boi, enquanto a capa, a fim de manter as folhas planas, era feita de madeira. Não bastassem esses materiais, já bastante pesados, o livro ainda tinha um fecho, cuja função não era meramente decorativa: servia para proteger as páginas do calor e da umidade.

4 A História do Acabamento Só no século IV as folhas de pergaminho ou velino passaram a ser agrupadas e costuradas juntas, como o livro atual. Para proteger esses códices empregaram-se, finas lâminas de madeira, logo depois substituídas por capas de couro, que traziam nos cantos reforços de metal. Frequentemente se adornava o códice com ouro, pedras preciosas e esmaltes. Alguns livros religiosos eram encadernados com metais preciosos incrustados de joias e pérolas, com relevos de marfim.

5 Logo apareceram as encadernações cujas capas de madeira eram recobertas com couro que era adornado com diversas representações que, gravadas em pequenos ferros, eram estampadas em seco e em relevo e sem ouro: é a denominada técnica do gofrado muito empregada na época carolíngia. O couro estampado a frio, isto é, sem ouro, caracterizava a encadernação monástica. O acabamento do livro aparece já revestido com todo o luxo oriental característico do estilo bizantino. A História do Acabamento

6 A História do Acabamento Nas últimas décadas, as grandes gráficas adotaram a automação. Esteiras rolantes ligam muitas máquinas em autêntica linha de montagem. Chegadas do prelo, as folhas são dobradas em cadernos de 64, 32 ou 16 páginas, num ritmo que pode chegar a três mil folhas por hora. Ultimamente, passou-se a utilizar, especialmente na edição de livros baratos, a colagem de folhas soltas em vez de costura, mas quando essa técnica ainda é adotada os cadernos são submetidos a uma operação de compressão, para expelir o ar acumulado entre as páginas. Grande parte do êxito da produção automática depende da uniformidade da espessura dos volumes. Guilhotinas dotadas de três lâminas efetuam o corte.

7 A História do Acabamento Séculos VIII XI Encadernações em pele de cervo, porco e tecido. Cabeceado de alinhavo, sendo as capas de madeira grosseira. Guardas ausentes ou uma de pergaminho. Cortes aparados. Decoração simples. Séculos XII XIII Cobertura de antílope, couros tingidos e pergaminho. Costura sobre nervos. Pranchas de madeira como capas. Lombadas achatadas ou ligeiramente arredondadas. Cabeceado em ponto de seleiro. Cortes aparados. Títulos sobre os cortes. Guardas de pergaminho. Decoração mais variada, com fechos. Séculos XIV XV Surgimento da tipografia, com consequente aumento do volume de livros e da encadernação. Livros menos imponentes. Surgem novas técnicas e materiais. Passagem do pergaminho ao papel. Utilizam-se vaqueta, carneiro e porco. Meia encadernação (fim do século XV).

8 A História do Acabamento Século XVI Aparecem as encadernações de pequenos formatos. Estilos da renascença, incluindo as encadernações Aldinas (os Aldi foram famosos encadernadores e impressores em Veneza). Em Paris e Lyon, surgem oficinas de livreiros e encadernadores. O bibliófilo Jean Groglier marca um estilo com suas encomendas, com entrelaces nas capas. Coberturas de tecido até Século XVII Cobertura de pergaminho, pele de carneiro, marroquim e vaqueta para encadernações de luxo. Costura sobre nervos simples ou duplos. Lombada com banda de pergaminho reforçando o lombo. Cabeceado em cores. Guardas brancas até 1640, depois coloridas, penteado fino a sete cores. Século XVIII Cobertura pleno couro. Meia encadernação para os livros comuns no final do século. Marroquim para as encadernações de luxo. Costura entre nervos. Lombada com nervos longos no final do século. Cabeceado de várias cores. Guardas de seda ou couro. Papéis de cores variadas.

9 A História do Acabamento Século XIX Aparecimento da encadernação industrial, cartonagem simples ou à la bradel, capa solta. De 1830 a 1850, expande-se a encadernação francesa, com reflexos em Portugal e no Brasil. Aparecimento da costura sobre cadarços. Nervos falsos. Cortes marmorizados combinando com as guardas. Cortes dourados nas encadernações de luxo. Século XX Encadernações em couros diversos, percaline (tecido recoberto com resina não plástica colorida); não confundir com produto do mesmo nome comercializado no final do século, composto de tecido e plástico. O acabamento do livro sofre neste século uma profunda evolução, tanto no que se refere à sua decoração como na técnica. Atualmente quase todos os livros são encadernados mecanicamente e os encadernadores manuais e artesanais foram relegados para particulares e bibliófilos.

10 Encadernação Encadernação Mecânica Foi no século XIX que as máquinas começaram a fazer parte do processo de encadernação. Elas foram usadas para dobrar as folhas impressas transformandoas em cadernos. A encadernação manual sobrevive como um ofício quando se produz objetos de arte, com edições limitadas e baixa tiragem. As máquinas da área de encadernação são capazes de dobrar, alcear, colar, fixar a capa e refilaras folhas impressas num processo continuo.

11 Encadernação Encadernação Industrial (Capa Dura / Paperback) Grampo Forma rápida e barata de encadernar é feita usando grampo cavaleiro. Muito comum em revistas e periódicos, pois proporciona bom acabamento, baixo custo e flexibilidade. Fresa/ hot-melt Encadernação do tipo paperback que utiliza cola, gerando um dorso quadrado. É barato, e substitui a costura em obras com até 200 páginas. No entanto, a durabilidade é pequena, o que torna este tipo de encadernação indicada apenas para obras cujo conteúdo seja rapidamente defasado, como ocorre com publicações de informática.

12 Máquina Grampeadeira Grampeadeira Muller Martini Primera C alimentadores, mais alimentador de capa (a capa entra aberta no alimentador que faz o vinco e a dobra para aplicar sobre o miolo que é alceado pelo equipamento) Velocidade de até ciclos por hora Formato máximo após o corte final 310 x 475 Muller Martini Primera C 140

13 Encadernação Costura Encadernação com costura é mais trabalhoso, porém mais durável do que as encadernações com cola, além do que igualmente barata. Utilizada em processo de encadernação tipo capa-dura. Espiral As páginas são perfuradas e unidas por arame ou plástico enrolado no formato espiral. Nestes casos, utiliza-se capa e contracapa em cima da original, geralmente em PVC. Wire-o Evolução tecnológica do espiral, porém mais cara. É feita em aço, e pode ser colocada em buracos quadrados. Tem um acabamento muito mais elegante que o espiral.

14 Máquinas Perfuradoras Perfuradora Espiral Tamanho da mesa: 30 x 40 cm - Capacidade de perfuração: 20 folhas Perfuradora Wire-o Tamanho da mesa: 49 x 44 cm - Capacidade de perfuração: 20 folhas

15 Encadernação Térmica As páginas são unidas por aquecimento a capa plástica. Produz uma bonita aparência, porém só deve ser utilizada para encadernar quantidades pequenas de folhas. Encadernação Artesanal É aquela onde o corte, colagem, montagem e acabamento das capas dos livros são feitas manualmente, utilizando-se uma grande variedade de materiais. São empregadas desde coberturas tradicionais como papel ou tecido às mais exóticas, como seda, veludo, aniagem ou até mesmo metal.

16 Encadernação Corte-e-vinco O corte-e-vinco permite ao impressor recortar formas ou perfurar o papel. É frequentemente usado para marcar traçados em embalagens e displays. Na área editorial, as peças que formam um pop-up são corte-vincadas. A faca usada para esse fim assemelha-se a um cortador de massas. Corte a laser O corte a laser é mais caro e mais lento que o corte-e-vinco. Mas é capaz de fazer incisões excepcionalmente finas. A largura do furo pode ser equivalente a gramatura do papel. Se o preço do laser diminuir, com certeza teremos esse processo incorporado ao acabamento. Serrilha Serrilhas são pequenos furos ou recortes através do papel, que permite que o mesmo seja rasgado corretamente. Os furos geralmente são feitos com pentes de aço. O papel é pressionado contra o pente, perfurando a folha de forma alinhada.

17 Máquina de Corte-e-vinco A PolyVinco é uma máquina de corte e vinco robusta, precisa, de alto desempenho e versátil. Possui uma velocidade máxima de 1560 por hora. Modelo - PolyVinco 960

18 Encadernação Furação O processo de furação é empregado para perfurar diversas folhas de papel ao mesmo tempo. As folhas são encadernadas com anéis metálicos que passam através dos furos. As maquinas possuem múltiplas brocas, que podem possuir diversos diâmetros. Índice de dedo Esse dispositivo é mais fácil de encontrarmos em dicionários, enciclopédias e Bíblias. O corte é semicircular e feito através de todas as páginas indexadas. Permite ao leitor um rápido acesso á letra ou tema desejado. O corte é feito na página exata e o processo precisa ser feito após a costura. Hoje em dia usam-se abas corte-vincadas para fazer as divisões de seção.

19 A encadernação é a técnica de juntar, de várias maneiras, as páginas que compõem um volume. Normalmente usa-se o método para garantir que páginas avulsas com algum conteúdo em comum não se percam ou estejam juntas para uma consulta. Técnicas de Encadernações

20 Técnicas de Encadernações Brochura A brochura apresenta-se como um conjunto de cadernos costurados, com uma simples capa de cartão ou papel reforçado colada no dorso. Essa capa pode ser refilada junto com o miolo do livro ou sobressair do formato das páginas, formando saliências trilaterais denominadas seixas. A brochura é uma técnica bastante utilizada atualmente para encadernação. Nela ocorrem aplicações de adesivos (colas) sobre a lombada já refilada, fresada ou costurada, que em seguida, recebe uma capa (flexível ou rígida) feita de papel de alta gramatura ou cartão rígido. Para que esse tipo de acabamento seja realizado, primeiramente se faz necessário o alceamento (colocação dos cadernos uns sobre os outros em ordem progressiva formando o volume) dos cadernos. Esse alceamento pode ser realizado manualmente ou através de equipamentos específicos como alceadeiras.

21 Máquina Alceadeira Modelo - Alceadeira DFC 120 As alceadeiras como está, tem capacidade de alcear até 70 jogos por minuto ou jogos por hora. O transporte do papel é feito por fricção com 3 roletes de borracha especial para cada bandeja, aceitando papeis com espessura de 52 a 128 g/m2. O modelo DFC-120 pode ser acoplado em outra torre, aumentando assim a capacidade para 24 bandejas. Os jogos alceados podem ser grampeados pelo equipamento DFC-S, ou então grampeados, dobrados e refilados num conjunto BOOKLETMAKER DBM120/120T, produzindo assim revistas prontas.

22 Técnicas de Encadernação Costura Já a técnica de costura é para trabalhos mais pesados e que serão diariamente usados para sua durabilidade. Este método pode ser realizado a mão ou máquina, aumentando o ângulo de abertura sobre as folhas e a resistência de um volume. Costura feita em máquina

23 Máquina de Costura A QuickSew é uma máquina semi-automática de costura para livros com comprimento até 450 mm e largura até 310 mm. Possui uma velocidade máxima de 70 pontos por minuto, com até 12 pontos de agulhas. Feita em estrutra compacta, é fácil de operar e versátil na configuração. Tem alimentação simples e contínua. Modelo QuickSew 450 Semi-automática

24 Máquina de Costura A Purlux é uma máquina automática de costura para livros com comprimento até 400 mm e largura até 300 mm. Possui uma velocidade máxima de 110 pontos por minuto, com até 11 pontos de agulhas. Feita em estrutra compacta, é fácil de operar e versátil na configuração. Tem alimentação simples e contínua. Modelo Purlux SXZ Automática

25 Máquina de Costura Modelo Purlux SXZ 400 Automática

26 Costura Manual - Artesanal Capa dura com revestimento em tecido com costura de restauro (costura em cadernos*) - o revestimento é colado em toda superfície da capa. Com esta técnica, pode-se usar diversos tipos de revestimento (couro sintético, papel artesanal, tecido, entre outros). Caderno Capa Dura com Costura Japonesa de Encadernação, não aparente (folha solta). Pode ser feito cadernos, blocos e álbum de fotos com esta técnica. *caderno, é um conjunto de folhas dobradas ao meio estes conjuntos são unidos através de costura.

27 Costura Manual - Artesanal Costura copta (costura aparente). Técnica desenvolvida pelos coptas entre os séculos 3 e 4 dc. Capa dura com revestimento em tecido. Abertura do caderno: 360 graus Outros tipos: Costura copta e restauro, Encadernação Buttonhole, Encadernação Sketchbook, Costura Japonesa aparente (folha solta), Encadernação Album de Fotos e Capa dura com espiral.

28 Técnicas de Encadernação Dobradura do Miolo Essa operação consiste na transformação de folhas cortadas por meio de uma guilhotina apropriada, em cadernos com páginas ordenadas progressivamente e prontas para passar pelas operações sucessivas na linha de encadernação. As folhas impressas para o miolo de livros são sempre dobradas em cruz, em quanto às dobras paralelas são geralmente utilizadas para impressos comerciais, folhetos, encartes, sanfonados, etc. Basicamente existem três categorias de máquinas dobradeiras utilizada nas oficinas de encadernação das gráficas: Dobradeiras que atuam por meio de facas; Dobradeiras que atuam por meio de bolsas; Dobradeiras combinadas ou mistas, que utilizam os dois sistemas.

29 As máquinas de dobra com facas são utilizadas para obra de livro devido à sua capacidade de executar dobras cruzadas, com bom registo. A folha é colocada no local desejado entre dois rolos para ser criada a dobra no material. A dobra por facas proporciona uma dobra mais lenta, mas mais precisa. Tipos de Máquinas de Dobras

30 Tipos de Máquinas de Dobras A máquina de bolsas, é o tipo de máquina mais comum. O papel entra na bolsa e através de um mecanismo de paragem do papel a folha é obrigada a passar através dos rolos em rotação, criando a dobra, como mostra a figura abaixo. A dobra pode ser ajustada, alterando o mecanismo de paragem do papel, permitindo fazer diferentes tipos de dobra. A máquina de dobra combinada, como o nome indica, vem equipada com os dois sistemas de dobra, permitindo executar bons registos e velocidade na dobra. A máquina de dobra combinada é usada para quantidades de trabalho volumosas e para operações de dobra mais complexas.

31 Máquina Dodradeira A Titan 520TK é ideal para cadernos de 4, 8, 12, 16, 20 e 24 páginas, também para prospectos e folhetos de todos os tipos. Dobras Até 8 paralelas (sanfona e carta) e 1 cruzada a velocidade máxima 150 por min. 1ª Estação com alimentação e acionamento próprios com possibilidade de até 4 dobras paralelas. 2ª Estação é versátil, possibilitando a execução de até 4 dobras paralelas ou cruzadas. 3ª Estação para dobra cruzada por faca acionada por fotocélula e embreagem eletromagnética.

32 Tipos de Dobras Paralelas Cruzadas

33

34

Conteúdo 4 - Papéis e acabamentos. professor Rafael Hoffmann

Conteúdo 4 - Papéis e acabamentos. professor Rafael Hoffmann Conteúdo 4 - Papéis e acabamentos professor Rafael Hoffmann Papéis Papéis Subtítulo Conhecer: - os papéis existentes no mercado; - as suas características; - sua aplicação. Porque: - afeta a qualidade

Leia mais

ACABAMENTO / BENEFICIAMENTO CPG 1

ACABAMENTO / BENEFICIAMENTO CPG 1 ACABAMENTO / BENEFICIAMENTO CPG 1 Acabamento Acabamento é toda e qualquer interferência no material depois da impressão, seja para melhorar a estética, a praticidade, a resistência ou a eficácia do impresso.

Leia mais

Tipos de. Encadernação Artesanal

Tipos de. Encadernação Artesanal Tipos de Encadernação Artesanal Sobre a Revista Artesanato A Revista Artesanato nasceu para levar as melhores ideias de artes manuais para quem ama esse universo. Nós acreditamos que o artesanato pode

Leia mais

UFSCPG. Curso de Design Gráfico Disciplina Produção Gráfica. Acabamentos para Impressos, Brochuras e Livros

UFSCPG. Curso de Design Gráfico Disciplina Produção Gráfica. Acabamentos para Impressos, Brochuras e Livros Acabamentos para Impressos, Brochuras e Livros Curso de Design Gráfico Disciplina Produção Gráfica UFSCPG ACABAMENTO O primeiro passo no acabamento é dobrar as folhas impressas, transformando-as em cadernos.

Leia mais

aproximadamente, costurado no estilo MOLESKINE. Montagem de um livro/caderno tamanho A4 ou, 15x 27cm, aproximadamente com costura japonesa.

aproximadamente, costurado no estilo MOLESKINE. Montagem de um livro/caderno tamanho A4 ou, 15x 27cm, aproximadamente com costura japonesa. CURSOS da Janice-PAPEL ARTEIRO Aulas variam de 3 a 4h, dependendo do projeto. O material está incluso e as ferramentas listadas, são disponibilizadas durante a aula e devolvidas ao final de cada aula.

Leia mais

Encadernação: livros artesanais 2

Encadernação: livros artesanais 2 1 ESTE MATERIAL PARTE INTEGRANTE DO CURSO ONLINE ENCADERNAÇÃO: LIVROS ARTESANAIS 2 DA EDUK (WWW.EDUK.COM.BR) CONFORME LEI Nº 9.610/98, PROIBIDA REPRODUÇÃO TOTAL PARCIAL OU DIVULGAÇÃO COMERCIAL DESTE MATERIAL

Leia mais

a maneira mais flexível para realizar livros a partir da impressão digital

a maneira mais flexível para realizar livros a partir da impressão digital B O O K F I N I S H I N G E Q U I P M E N T a maneira mais flexível para realizar livros a partir da impressão digital A nova UNIVERSE SEWING permite produzir livros compactos e de grande durabilidade

Leia mais

MÁQUINAS E INSUMOS PARA ENCADERNAÇÃO

MÁQUINAS E INSUMOS PARA ENCADERNAÇÃO MÁQUINAS E INSUMOS PARA ENCADERNAÇÃO ACESSÓRIOS E PEÇAS DE REPOSIÇÃO Adesivadora Manual Cartão BNDES Consulte quais produtos podem ser financiados com o cartão BNDES. Para papéis, cartões, fotografias,

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA IMPRESSÃO CDURP - LISTA DE MATERIAIS TIRAGEM/ TAMANHO

TERMO DE REFERÊNCIA IMPRESSÃO CDURP - LISTA DE MATERIAIS TIRAGEM/ TAMANHO 1 Banner vinil M² em policromia impresso em vinil adesivo m² 2 Banner lona M² em policromia impresso em lona m² Prova digital reduzida ou parte da arte em escala 1/1 em tamanho A3 Prova digital reduzida

Leia mais

CATÁLOGO DE ESPECIFICAÇÃO DE IMPRESSOS

CATÁLOGO DE ESPECIFICAÇÃO DE IMPRESSOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO GERAL DIVISÃO DE MATERIAIS CATÁLOGO DE ESPECIFICAÇÃO DE IMPRESSOS (Versão 1.1 OUT/2016)

Leia mais

RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00088/ SRP

RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00088/ SRP 2000 - SENADO FEDERAL 20001 - SENADO FEDERAL RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00088/2018-000 SRP 1 - Itens da Licitação 1 - FILME PLÁSTICO 00 FILME DE POLIPROPILENO BOPP 48cm FOSCO, CONFORME ESPECIFICAÇÕES

Leia mais

Garantia de. Qualidade

Garantia de. Qualidade Sinômino de Qualidade. Garantia de Durabilidade. Garantia de Qualidade A Incorpast, Indústria e Comércio de Pastas Ltda, trabalha com uma grande variedade de produtos, destacando-se na produção de pastas

Leia mais

FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA ÁLBUM, FOTOLIVRO E PHOTOBOOK

FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA ÁLBUM, FOTOLIVRO E PHOTOBOOK FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA ÁLBUM, FOTOLIVRO E PHOTOBOOK KAREN LYNNE DEJEAN Relatório apresentado como parte das exigências para conclusão do Módulo 6 do curso de Fotografia. Joinville, SC Janeiro de 2017

Leia mais

Edital de Licitação. Relação de Itens da Licitação

Edital de Licitação. Relação de Itens da Licitação EDITAL DE LICITAÇÃO NÚMERO : 07 / 2016 001 233,00 PAC FOLHA DE OFÍCIO A4 75 GR 210X297 - PCTE C/ 500 FOLHAS 002 16,00 COLA 90 G 003 2,00 COLA EM BASTAO 21G 004 3,00 TINTA PARA CARIMBO PRETO com no mínimo

Leia mais

Encadernação manual: costuras artísticas

Encadernação manual: costuras artísticas 1 ESTE ESTE MATERIAL MATERIAL É PARTE PARTE INTEGRANTE INTEGRANTE DO DO CURSO CURSO ONLINE ONLINE ENCADERNAÇÃO ENCADERNAÇÃO MANUAL MANUAL E COSTURAS COSTURAS ARTÍSTICAS ARTÍSTICAS DA DA EDUK EDUK (WWW.EDUK.COM.BR)

Leia mais

CATÁLOGO DE ESPECIFICAÇÃO DE IMPRESSOS

CATÁLOGO DE ESPECIFICAÇÃO DE IMPRESSOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO GERAL DIVISÃO DE MATERIAIS CATÁLOGO DE ESPECIFICAÇÃO DE IMPRESSOS (Versão 1.0 JUN/2016)

Leia mais

Conteúdo. Estrutura da Empresa Grampeadores Grampos Perfuradores

Conteúdo. Estrutura da Empresa Grampeadores Grampos Perfuradores Conteúdo Estrutura da Empresa Grampeadores Grampos Perfuradores Estrutura da Empresa Estrutura da Empresa (NOVUS) Outras marcas do Grupo NOVUS electroroller GmbH Bürotechnik GmbH Estrutura da empresa (NOVUS)

Leia mais

ANEXO IA PREGÃO PRESENCIAL SEBRAE/TO 003/ PLANILHA DE PREÇOS MÉDIOS

ANEXO IA PREGÃO PRESENCIAL SEBRAE/TO 003/ PLANILHA DE PREÇOS MÉDIOS ANEXO IA PREGÃO PRESENCIAL SEBRAE/TO 003/01 - PLANILHA DE PREÇOS MÉDIOS 1 Cartão de visita 9x5cm Cartão de visita na grade 3 Envelope Timbrado P 9x5cm 3x11cm LOTE 1: CARTÃO DE VISITA, ENVELOPES E NOMINATAS

Leia mais

PROCESSOS, EQUIPAMENTOS E INSUMOS PARA ENCADERNAÇÃO.

PROCESSOS, EQUIPAMENTOS E INSUMOS PARA ENCADERNAÇÃO. PROCESSOS, EQUIPAMENTOS E INSUMOS PARA ENCADERNAÇÃO. Índice SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE O PROCESSO, OS EQUIPAMENTOS E INSUMOS PARA ENCADERNAÇÃO 02 O PROCESSO DE ENCADERNAÇÃO 03 EQUIPAMENTOS CONJUGADOS 06

Leia mais

Controle de processo na encadernação em lombada quadrada

Controle de processo na encadernação em lombada quadrada Controle de processo na encadernação em lombada quadrada O processo de acabamento gráfico, bastante utilizado em revistas, catálogos e livros, conhecido como lombada quadrada, pode ser definido como a

Leia mais

Material de Encadernação

Material de Encadernação Código Tipologia Preço Especificações Técnicas Catálogo Unidade CNCP de Produto Unitário 1 Acetato Acetatos A4, para escrita à mão CNCP acetato 0,04 2 Acetato Acetatos A4, para fotocópia CNCP acetato 0,06

Leia mais

capa + 48 Dezembro ,56 5 0,

capa + 48 Dezembro ,56 5 0, MODELO 1 FORTÍSSIMO FORMATO Descrição Páginas Mês Quantidade Livreto com lombada quadrada + lombada quadrada Papel: couchê fosco 300g Acabamentos: lombada quadrada + laminação fosca Papel: couchê fosco

Leia mais

ANEXO I. PROPOSTA DETALHE Descrição REABERTURA DO CONVITE Nº 21/2015

ANEXO I. PROPOSTA DETALHE Descrição REABERTURA DO CONVITE Nº 21/2015 ANEXO I PROPOSTA DETALHE Descrição REABERTURA DO CONVITE Nº 21/2015 Objeto: Aquisição de material de expediente para o Conselho Federal de Educação Física CONFEF. ITEM Nº. MATERIAL 1 AGENDA 2016 2 3 ALMOFADA

Leia mais

P E R S O N A L I Z A D O COLEÇÃO

P E R S O N A L I Z A D O COLEÇÃO P E R S O N A L I Z A D O COLEÇÃO 8 A Rotermund tem a capacidade de resistir e inovar sempre. E é isto que mostra após seus anos de atividades. A Coleção 8 apresenta seus clássicos com a renovação de materiais

Leia mais

QUADRO COMPARATIVO DE VALORES REABERTURA DO CONVITE Nº 21/2015

QUADRO COMPARATIVO DE VALORES REABERTURA DO CONVITE Nº 21/2015 QUADRO COMPARATIVO DE VALORES REABERTURA DO CONVITE Nº 21/2015 Objeto: Aquisição de material de expediente para o Conselho Federal de Educação Física CONFEF. ITEM Nº. MATERIAL 1 AGENDA 2016 2 3 ALMOFADA

Leia mais

PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS. tutoriais

PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS. tutoriais MATERIAIS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS tutoriais Máquina de somar tutoriais COMO FAZER Você vai precisar de: MATERIAIS: 1 pasta ou caixa de polipropileno branca ou transparente ; 1 tubo de papelão, de papel

Leia mais

Preparamos este material exclusivamente para a divulgação gratuita. Ele contém a lista de materiais do curso Encadernação: livros

Preparamos este material exclusivamente para a divulgação gratuita. Ele contém a lista de materiais do curso Encadernação: livros Lista de materiais Caro aluno, Preparamos este material exclusivamente para a divulgação gratuita. Ele contém a lista de materiais do curso Encadernação: livros personalizados para viagens, com Daniele

Leia mais

Modelagem de Carteiras. Carteiras de Couro

Modelagem de Carteiras. Carteiras de Couro Carteiras de Couro Carteira I Este modelo corresponde a carteira de formato retangular, dobrável e com divisões internas, para cédulas, cartões e documentos. Seus moldes são: Algumas indicações sobre os

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SERGIPE

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SERGIPE ANEXO I ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA OBS: JULGAMENTO DAS PROPOSTAS POR ITEM ITEM DESCRIÇÃO QUANT. TOTAL 01 Arquivo porta disquetes, com chave, capacidade 02 unidades para 80 unidades, tampa transparente, material

Leia mais

, Â. ,', - DIA DAS _..., Pf CAS ARTESANAIS PARA FAZER f VENPf R

, Â. ,', - DIA DAS _..., Pf CAS ARTESANAIS PARA FAZER f VENPf R ,.......,....... 4... Â...... 6, I,', - DIA DAS _..., \, edulj Pf CAS ARTESANAIS PARA FAZER f VENPf R APOSTILA Cartonagem Claudia Wada 2 AULA 1 - Quadro porta-retratos QUADRO GRANDE Base: 60 x 70 cm (1x)

Leia mais

Guia básico para acolchoamento Acolchoar

Guia básico para acolchoamento Acolchoar Guia básico para acolchoamento colchoar Preparar materiais e equipamentos Tecido... Recomendamos tecido 00% de algodão, não muito espesso. Enchimento... Normalmente, é usado enchimento 00% de poliéster

Leia mais

Apêndice de Figuras. Índice

Apêndice de Figuras. Índice Apêndice de Figuras Índice Espólio Fotográfico Francisco Oliveira Acondicionamento Exames e Análises - Identificação das Películas Avaliação do Estado de conservação 244 244 245 247 Actas da Câmara Municipal

Leia mais

Conselho Nacional do Ministério Público. Ata de Realização do Pregão Eletrônico Nº 00065/2011

Conselho Nacional do Ministério Público. Ata de Realização do Pregão Eletrônico Nº 00065/2011 COMPRASNET - O SITE COMPRAS DO GOVERNO 1 de 39 12:36 Pregão Eletrônico 590001.652011.13573.4451.4623381768.296 Conselho Nacional do Ministério Público Ata de Realização do Pregão Eletrônico Nº 00065/2011

Leia mais

COMPRASNET - O SITE DE COMPRAS DO GOVERNO

COMPRASNET - O SITE DE COMPRAS DO GOVERNO COMPRASNET O SITE DE COMPRAS DO GOVERNO Página 1 de 7 PODER LEGISLATIVO Senado Federal Termo de Homologação do Pregão Eletrônico Nº 00113/2014 (SRP) Às 20:31 horas do dia 16 de dezembro de 2014, após constatada

Leia mais

Especial Dia das Mães: peças artesanais para fazer e vender Tê Pires

Especial Dia das Mães: peças artesanais para fazer e vender Tê Pires Especial Dia das Mães: peças artesanais para fazer e vender Tê Pires ESTE MATERIAL É PARTE INTEGRANTE DO CURSO ONLINE ESPECIAL ENCADERNAÇÃO: DIA DAS PEÇAS MÃES: PARA PEÇAS MAMÃE ARTESANAIS E BEBÊ PARA

Leia mais

Bracelete Técnica utilizada: reaproveitamento de embalagem de papelão de ovos

Bracelete Técnica utilizada: reaproveitamento de embalagem de papelão de ovos Bracelete 1 Técnica utilizada: reaproveitamento de embalagem de papelão de ovos Materiais 2 Embalagem de papelão de uma dúzia de ovos Caixa de papelão Fita adesiva Cola Verniz acrílico 02 pincéis Tesoura

Leia mais

Rua do Manifesto, Ipiranga - São Paulo Fone: +55 (11)

Rua do Manifesto, Ipiranga - São Paulo Fone: +55 (11) 291 Compassos para Ferramenteiros com Pernas Cilíndricas, Mola e Parafuso de Ajuste Fino Séries 274, 275, 277 75, 150mm / 3, 6" Os Compassos Starrett para ferramenteiros são as mais finas ferramentas do

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Media e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia Catarinense Campus Araquari

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Media e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia Catarinense Campus Araquari 29/01/2015 COMPRASNET O SITE DE COMPRAS DO GOVERNO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Media e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia Catarinense Campus Araquari Termo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Media e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia Catarinense Campus Araquari

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Media e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia Catarinense Campus Araquari Pregão Eletrônico MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Media e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia Catarinense Campus Araquari Termo de Adjudicação do Pregão Eletrônico

Leia mais

ANEXO I. PROPOSTA DETALHE Descrição REABERTURA DO CONVITE Nº 17/2015

ANEXO I. PROPOSTA DETALHE Descrição REABERTURA DO CONVITE Nº 17/2015 ANEXO I PROPOSTA DETALHE Descrição REABERTURA DO CONVITE Nº 17/2015 Objeto: Aquisição de material de expediente para o Conselho Federal de Educação Física CONFEF. ITEM Nº. MATERIAL 1 AGENDA 2016 2 3 4

Leia mais

receituário bloco e talão... comunicação visual... - banner - adesivo - placa ps promocional folheto preto e branco... carimbo... tag...

receituário bloco e talão... comunicação visual... - banner - adesivo - placa ps promocional folheto preto e branco... carimbo... tag... o que é marca?... 04 pacote logo... 06 pacote post... 07 impressão... 08 cartão e postal... panfleto colorido... 13 papelaria corporativa... 16 - pasta - papel timbrado - envelope receituário... 18 bloco

Leia mais

Prefeitura Municipal de Bom Despacho Estado de Minas Gerais Gabinete do Prefeito

Prefeitura Municipal de Bom Despacho Estado de Minas Gerais Gabinete do Prefeito Decreto 7., de de janeiro de 07. Altera anexos do Decreto 7.07 de de dezembro de 0, que dispõe sobre os itens do Auxílio-educação no Município de Bom Despacho e dá outras providências. O Prefeito Municipal

Leia mais

- Princípios de construção - Tipos de painéis compensados e classificação - Métodos de aplicação do adesivo - Pré-prensagem e prensagem - Temperatura

- Princípios de construção - Tipos de painéis compensados e classificação - Métodos de aplicação do adesivo - Pré-prensagem e prensagem - Temperatura Painéis de madeira compensada - Princípios de construção - Tipos de painéis compensados e classificação - Métodos de aplicação do adesivo - Pré-prensagem e prensagem - Temperatura e pressão - Revestimento

Leia mais

MAPA DE CONSOLIDAÇÃO DAS COTAÇÕES PARA AQUISIÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO ESCOLAR

MAPA DE CONSOLIDAÇÃO DAS COTAÇÕES PARA AQUISIÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO ESCOLAR Estado do Amazonas PREFEITURA MUNICIPAL DE ENVIRA PODER EXECUTIVO MAPA DE CONSOLIDAÇÃO DAS COTAÇÕES PARA AQUISIÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO ESCOLAR Item Especificação Und. Quant. M J P Rodrigues - ME L. F.

Leia mais

Rolamentos. Rolamentos Autocompensadores de Esferas. Rolamentos Rígidos de Esferas

Rolamentos. Rolamentos Autocompensadores de Esferas. Rolamentos Rígidos de Esferas Rolamentos Desde a invenção da roda as civilizações mais antigas tinham a necessidade de substituir o atrito e o deslizamento provocado pelos contatos que dois materiais causavam. Relatos de que os Romanos

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL Administração Regional do Amazonas

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL Administração Regional do Amazonas ERRATAS do Processo Administrativo nº069/2016 - Edital de Licitação nº 001/2016 Modalidade: Concorrência Sob a forma de Registro de Preços Tipo : Menor Preço Global. 1. Preâmbulo 1.1 (...) Concorrência

Leia mais

ANEXO I. Pará Pag.: 1 Governo Municipal de Rio Maria. Preço Unit (R$) Código ALMOFADA P/ CARIMBO

ANEXO I. Pará Pag.: 1 Governo Municipal de Rio Maria. Preço Unit (R$) Código ALMOFADA P/ CARIMBO Pará Pag.: 1 002750 ALMOFADA P/ CARIMBO 30,0000UNIDADE 025786 APONTADOR DE LÁPIS MANUAL COM 15,0000UNIDADE RESERVATORIO 000942 BORRACHA ESCOLAR BRANCA Nº 40 6,0000CAIXA CAIXA CONTENDO 50 UNIDADES 000637

Leia mais

Pregão Eletrônico Nº 00026/2014(SRP) - Pregão abandonado RESULTADO POR FORNECEDOR. Unidade de

Pregão Eletrônico Nº 00026/2014(SRP) - Pregão abandonado RESULTADO POR FORNECEDOR. Unidade de PREGÃO ELETRÔNICO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano Pregão Eletrônico Nº 00026/2014(SRP)

Leia mais

RESULTADO DO PREGÃO PRESENCIAL Nº 43/2015

RESULTADO DO PREGÃO PRESENCIAL Nº 43/2015 RESULTADO DO PREGÃO PRESENCIAL Nº 43/2015 Objeto: O PRESENTE PREGÃO PRESENCIAL TEM COMO OBJETO A SELEÇÃO DAS MELHORES PROPOSTAS PARA A CONTRATAÇÃO DE EMPRESAS PARA O FORNECIMENTO DE MATERIAIS DE EXPEDIENTE

Leia mais

Engenharia Civil Construção Civil I DRYWALL: VEDAÇÃO

Engenharia Civil Construção Civil I DRYWALL: VEDAÇÃO Engenharia Civil Construção Civil I DRYWALL: VEDAÇÃO Aula 18 Ana Larissa Dal Piva Argenta, MSc Sistema drywall: o Drywall é uma expressão inglesa que significa parede seca, ou seja, que não necessita de

Leia mais

RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00040/ SRP

RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00040/ SRP 34801 - MINISTERIO PUBLICO FEDERAL MPF 200100 - SECRETARIA DE ADMINISTRACAO MIN. PUBLICO FED. RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00040/2017-000 SRP 1 - Itens da Licitação 1 - ETIQUETA ADESIVA ETIQUETA

Leia mais

16 16,5 x 24 14,5 x 22

16 16,5 x 24 14,5 x 22 Introdução O desenvolvimento de um trabalho de design gráfico exige conhecimento acerca dos dados técnicos de produção gráfica para que o resultado final seja exatamente o esperado. É preciso acompanhar

Leia mais

TERMO DE HOMOLOGAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL

TERMO DE HOMOLOGAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL TERMO DE HOMOLOGAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº 008/2014. TIPO DE LICITAÇÃO: MENOR PREÇO POR ÍTEM Aos dezenove dias do ano de dois mil e quatorze, às dessetese horas, após analisado todos os atos e adjudicado

Leia mais

PEDIDO DE COTAÇÃO - ANEXO I

PEDIDO DE COTAÇÃO - ANEXO I Folha: 0001 Objeto: Aquisição de Material de (Material de Expediente) 001 000748-0 APAGADOR DE QUADRO BRANCO, CORPO PLÁSTICO, COM FELTRO, DIMENSÕES 140 MM (COMPRIMENTO) X 50 MM (LARGURA) X 40 MM (ALTURA),

Leia mais

RECEITUÁRIOS / BLOCOS / TALÕES

RECEITUÁRIOS / BLOCOS / TALÕES RECEITUÁRIOS / BLOCOS / TALÕES Receituários * Impresso em papel sulfite 75 grs * formato 15 x 21 cm * Papel colorido: amarelo, verde, rosa, azul e salmão com acréscimo de R$ 1,00 por bloco * blocos com

Leia mais

Obs. 1 Dois pregos em metal nas laterais dianteiras de 1cm circular para prender a abinha e a aba principal, contendo a marca do

Obs. 1 Dois pregos em metal nas laterais dianteiras de 1cm circular para prender a abinha e a aba principal, contendo a marca do SELA COMPLETA Armação: Confeccionada em madeira garapeira amarela ou sedrinho, cepilho com 22 cm de largura nas laterais, com uma cavidade para proteção do dorso do animal, medindo na abertura do cepilho

Leia mais

Tereza Pires e Vanessa Navarro Curso de Encadernação Manual Artística

Tereza Pires e Vanessa Navarro Curso de Encadernação Manual Artística Para começar a papelar é importante adquirir algumas ferramentas e materiais que você usará muitas vezes!!! Papelar é um vício (bom)! Segue uma lista abaixo: lapiseira (ou lápis com a ponta fina, sempre

Leia mais

SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE ITAGUARA (Autarquia Municipal) CNPJ: / Inscrição Estadual: Isento

SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE ITAGUARA (Autarquia Municipal) CNPJ: / Inscrição Estadual: Isento 01 Agenda de telefone 15 x 21,5 capa dura, espiral 80 folhas UN 3 02 Arquivo em poliestireno cristal com 6 pastas suspensas UN 5 03 Arquivo morto polyonda 350x130x250mm. UN 50 04 Bobina p/ calculadora

Leia mais

DESCRIÇÃO DETALHADA DOS IMPRESSOS - ELEIÇÕES 2014

DESCRIÇÃO DETALHADA DOS IMPRESSOS - ELEIÇÕES 2014 DESCRIÇÃO DETALHADA DOS IMPRESSOS - ELEIÇÕES 2014 Item 01 Envelope plástico para mídia digital Saco zip em material de polietileno, com zip plástico, espessura minima de 0,08mm, tamanho 14x20cm, acondicionado

Leia mais

ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL

ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL CAARA ICIPAL DE NOVA ANDRADINA Data do Processo Adm.: Folha: 1/6 Fornecedor:... Endereço:... Cidade:... Estado:... Telefone: CNPJ / CPF:... Inscrição Estadual:... Fax: Validade da Proposta:... Prazo Entrega/Exec.:...

Leia mais

PRENSA PARA ESTÊNCIL A TINTA

PRENSA PARA ESTÊNCIL A TINTA MANUAL PARA A FABRICAÇÃO DE UMA PRENSA PARA ESTÊNCIL A TINTA Vivaldo Armelin Júnior 2006 Todos os direitos Reservados e pertencentes ao Portal ArteEducar. Proibido qualquer uso que não seja em sala de

Leia mais

Papel Timbrado da empresa (modelo) ANEXO VII PROPOSTA DE PREÇO REABERTURA DO CONVITE Nº 17/2015

Papel Timbrado da empresa (modelo) ANEXO VII PROPOSTA DE PREÇO REABERTURA DO CONVITE Nº 17/2015 Papel Timbrado da empresa (modelo) ANEXO VII PROPOSTA DE PREÇO REABERTURA DO CONVITE Nº 17/2015 Descrição: Aquisição de Material de Expediente para o Conselho Federal de Educação Física CONFEF. ITEM Nº.

Leia mais

Preços válidos a partir de sujeito a mudanças sem aviso prévio. tabela

Preços válidos a partir de sujeito a mudanças sem aviso prévio. tabela Preços válidos a partir de 01.03.2017 - sujeito a mudanças sem aviso prévio. tabela 2017 REVELAÇÃO DIGITAL E MOLDURA Tamanho Fosco / Brilho Moldura 6mm 7 x 10 R$ 0,52 R$ 6,30 9x 12 R$ 0,58 R$ 6,30 10 x

Leia mais

Ajuste de Profundidade:

Ajuste de Profundidade: Espiramatic A3 Manual de Instruções www.lassane.com.br Espiramatic Encadernadora Compacta A3 Lassane Ajuste de Profundidade: O guia de ajuste de profundidade permite a encadernação de um número de folhas

Leia mais

Rio Grande do Norte Pag.: 2 milimetrada, tipo material rígido, cor transparente RÉGUA DE 20 CM TRANSPARENTE. 40,0000 UNIDADE FOLHA DE I

Rio Grande do Norte Pag.: 2 milimetrada, tipo material rígido, cor transparente RÉGUA DE 20 CM TRANSPARENTE. 40,0000 UNIDADE FOLHA DE I Rio Grande do Norte Pag.: 1 000854 APONTADOR DE LAPIS SIMPLES 1.600,0000 UNIDADE 007792 APAGADOR PARA LOUSA SIMPLES 000851 ALMOFADA PARA CARIMBO 45,0000 UNIDADE cores variadas 000859 BORRACHA BRANCA P/

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Pregão Eletrônico Nº 00006/2017(SRP) RESULTADO POR FORNECEDOR

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Pregão Eletrônico Nº 00006/2017(SRP) RESULTADO POR FORNECEDOR PREGÃO ELETRÔNICO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal da Integração Latino-Americana Pregão Eletrônico Nº 00006/2017(SRP) RESULTADO POR FORNECEDOR 00.212.655/0001-23 - PERFIL - GRAFICA E EDITORA

Leia mais

Lista de Preços Válida para Setembro/2017. Capas 12

Lista de Preços Válida para Setembro/2017. Capas 12 Discos feitos com ALMA LP 12 Lista de Preços Válida para Setembro/2017 Rótulos (12 e 7 ) 140 g 180 g 6.390,00 7.200,00 Não 21,30 24,00 disponível 8.600,00 10.,00 ainda 17,20 21,00 14.800,00 20.000,00 14,80

Leia mais

Micrômetros B-37. Medidor de Espessura Quick-Mini Série 700

Micrômetros B-37. Medidor de Espessura Quick-Mini Série 700 Medidor de Espessura Quick-Mini Série 700 700-119-20 Instrumento leve e compacto. Utilizado para medições rápidas da espessura de objetos pequenos, finos ou delicados. Funções: configuração de zero e de

Leia mais

ANEXO I PLANILHA DE PREÇOS

ANEXO I PLANILHA DE PREÇOS ANEXO I PLANILHA DE PREÇOS LOTE I 01 Borracha branca pequena Unidade 50 02 Borracha apagar azul/vermelha para caneta Unidade 50 Caneta, em tubo plástico resistente,transparente,tipo da escrita escrita

Leia mais

photoalbumuniversal.com.br

photoalbumuniversal.com.br Sobre a Photoalbum A Photoalbum está há 55 anos no mercado oferecendo serviços especializados e soluções em imagens que atendam às necessidades de nossos parceiros. Inovação e qualidade estão presentes

Leia mais

Papéis suportados. Instruções de uso do papel. Impressora a laser em cores Phaser 6250

Papéis suportados. Instruções de uso do papel. Impressora a laser em cores Phaser 6250 Papéis suportados Este tópico inclui: Instruções de uso do papel na página 2-4 Instruções para armazenamento de papel na página 2-7 Papel que pode danificar a impressora na página 2-8 Siga as instruções

Leia mais

Papéis suportados. Instruções de uso do papel. Impressora em cores Phaser 8400

Papéis suportados. Instruções de uso do papel. Impressora em cores Phaser 8400 Papéis suportados Este tópico inclui: "Instruções de uso do papel" na página 2-6 "Instruções para armazenamento de papel" na página 2-10 "Papel que pode danificar a impressora" na página 2-10 Siga as instruções

Leia mais

Sacola para cerveja e caneca

Sacola para cerveja e caneca Peças em cartonagem - Especial Dia dos Pais Sacola para cerveja e caneca Claudia Wada Olá! Este é o material complementar do produto Sacola para cerveja e caneca presente no curso Peças em cartonagem -

Leia mais

MOLDE ONLINE MAPA DE MONTAGEM 1 COMO MONTAR O SEU MOLDE INSTRUÇÕES DE MONTAGEM ANOTAÇÕES

MOLDE ONLINE MAPA DE MONTAGEM 1 COMO MONTAR O SEU MOLDE INSTRUÇÕES DE MONTAGEM  ANOTAÇÕES COMO MONTAR O SEU MOLDE WWW.MANEQUIM.COM.BR MOLDE ONLINE MAPA DE MONTAGEM 1 4 ATENÇÃO Antes de iniciar a impressão e colagem das folhas, imprima somente esta página. Verifique se este quadrado mede cm

Leia mais

LIVROS E REVISTAS Herriot_001_169.indd 9 1/13/10 1:44:27 PM

LIVROS E REVISTAS Herriot_001_169.indd 9 1/13/10 1:44:27 PM 01 LIVROS E REVISTAS 010 LIVROS E REVISTAS TEMPLATES PARA DESIGN GRÁFICO E DESIGN DE EMBALAGENS DESIGN Iris Associates PROJETO Livro promocional DESCRIÇÃO As folhas divididas em três páginas são dobradas

Leia mais

SERVIÇO DE CONFECÇÃO DE MATERIAL GRÁFICO E EMBALAGEM

SERVIÇO DE CONFECÇÃO DE MATERIAL GRÁFICO E EMBALAGEM SERVIÇO DE CONFECÇÃO DE MATERIAL GRÁFICO E EMBALAGEM CÓDIGO DESCRITIVO COMPLETO UNIDADE PREVISÃO 93473 Apostila, conforme Termo de Referência. Unidade 5400 94246 Bloco "ARC - Auto de Recolhimento de Documento",

Leia mais

máquinas e insumos para encadernação

máquinas e insumos para encadernação máquinas e insumos para encadernação acessórios e peças de reposição Cartão BNDES Consulte quais produtos podem ser financiados com o cartão BNDES. COMPRE EM ATÉ 48X COM O CARTÃO BNDES Adesivadora Manual

Leia mais

Encadernação Manual Artística com Padrões Criativos. Costuras e gabaritos de furação Tê Pires

Encadernação Manual Artística com Padrões Criativos. Costuras e gabaritos de furação Tê Pires Tê Pires Yotsume Toji (four eye binding) Encadernação Japonesa Asa-no-ha Toji (Hemp leaf binding ou Folha de cânhamo) Star Estrela (de Becca Hirsbrunner) Gabaritos de furação Encadernação Japonesa (ou

Leia mais

Avental Doméstico Napabril. Avental Doméstico Tecido. Avental Doméstico Vinílico. Ref: 3-6. Ref: 3-1. Ref: 3-0

Avental Doméstico Napabril. Avental Doméstico Tecido. Avental Doméstico Vinílico. Ref: 3-6. Ref: 3-1. Ref: 3-0 Avental Doméstico Napabril Ref: 3-6 Confeccionado com material 100% PVC branco liso e brilhante com acabamento em overlock. Impermeável e resistente a líquidos não químicos até 100 C. Fácil limpeza dispensando

Leia mais

Processo por pontos, por costura, por projeção, de topo, Aplicações, Vantagens e Desvantagens

Processo por pontos, por costura, por projeção, de topo, Aplicações, Vantagens e Desvantagens INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Processo por pontos, por costura, por projeção, de topo, Aplicações, Vantagens e Desvantagens Professor: Anderson Luís Garcia Correia

Leia mais

Técnicas Básicas de Modelagem

Técnicas Básicas de Modelagem Técnicas Básicas de Modelagem Inicio do Processo de Modelagem O processo da modelagem de um artefato de couro tem como objetivo final um modelo em cartão, pelo qual se cortam materiais, costuram e dão

Leia mais

LAÇOS PARA PRESENTE PASSO A PASSO

LAÇOS PARA PRESENTE PASSO A PASSO LAÇOS E NÓS LAÇOS PARA PRESENTE PASSO A PASSO São várias ideias criativas e super fofinhas! Vamos aos passo a passos e escolha um lacinho bem legal para enfeitar teu presente. IDEIAS PARA FAZER LAÇOS PARA

Leia mais

Nota Se você usar material pré-impresso regularmente, os rolos de alimentação poderão precisar de limpeza adicional.

Nota Se você usar material pré-impresso regularmente, os rolos de alimentação poderão precisar de limpeza adicional. Papéis suportados Este tópico inclui: "Instruções" na página 2-2 "Papel que pode danificar a impressora" na página 2-2 "Configuração da bandeja" na página 2-3 "Papel e material suportados" na página 2-5

Leia mais

Desde. Referência na fabricação de lençóis de borracha com altíssima resistência ao desgaste CATÁLOGO

Desde. Referência na fabricação de lençóis de borracha com altíssima resistência ao desgaste CATÁLOGO Desde 1975 Referência na fabricação de lençóis de borracha com altíssima resistência ao desgaste CATÁLOGO Nossa História A Pang do Brasil é uma empresa com experiência na fabricação de peças para revestimento

Leia mais

3M Fitas Dupla-face e Transferíveis. Inovação. e versatilidade. para suas. ideias.

3M Fitas Dupla-face e Transferíveis. Inovação. e versatilidade. para suas. ideias. 3M Fitas Dupla-face e Transferíveis Inovação e versatilidade para suas ideias. Fitas Dupla-face e Transferíveis Do uso pessoal ao industrial, a 3M oferece uma solução certa para cada tipo de fixação. Sua

Leia mais

Fluxo do Produto Gráfico Evolução Os métodos artísticos-atesanais se transformaram em processos mecânicos no século XIX com a Revolução Industrial.

Fluxo do Produto Gráfico Evolução Os métodos artísticos-atesanais se transformaram em processos mecânicos no século XIX com a Revolução Industrial. Fluxo do Produto Gráfico Evolução Os métodos artísticos-atesanais se transformaram em processos mecânicos no século XIX com a Revolução Industrial. Dados: Brasil aproximadamente 13,6 mil empresas gráficas

Leia mais

Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul Sistema Cofen/Conselhos Regionais - Autarquia Federal criada pela Lei Nº 5.

Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul Sistema Cofen/Conselhos Regionais - Autarquia Federal criada pela Lei Nº 5. COTAÇÃO DE PREÇO PROCESSO Nº. 003/16 NOME DA EMPRESA: DATA: 1. OBJETO Aquisição de materiais de expediente para atender as necessidades do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul conforme

Leia mais

MANUAL DO ÁLBUM ENCADERNAÇÃO FOTOGRÁFICA TIPO LUXO

MANUAL DO ÁLBUM ENCADERNAÇÃO FOTOGRÁFICA TIPO LUXO MANUAL DO ÁLBUM ENCADERNAÇÃO FOTOGRÁFICA TIPO LUXO ARTE EM PAPEL ENCADERNAÇÃO Sumário DIAGRAMAÇÃO DAS LÂMINAS... 1 MEDIDAS... 1 FOTOS NA CAPA / CAIXA... 4 DICAS DE CONSERVAÇÃO DOS ÁLBUNS... 5 DIAGRAMAÇÃO

Leia mais

ISOLAMENTOS PARA CONDUTAS - ISOVER

ISOLAMENTOS PARA CONDUTAS - ISOVER ISOLAMENTOS PARA CONDUTAS ISOVER ISOLAMENTO TÉRMICO DE CONDUTAS DE AQUECIMENTO Soluções para isolamento térmico para condutas de aquecimento de forma a minimizar as perdas de energia, mantendo a água quente

Leia mais

Organização e Armazenamento

Organização e Armazenamento Organização e Armazenamento Maleta de Alumínio Bolsa Porta-Ferramentas 16" em Nylon NÃO ACOMPANHA FERRAMENTAS. ST03601SC 16" 1 2,500 425 305 125 Revestimento interno forrado e antirruído. Estrutura reforçada

Leia mais

HP Color LaserJet Série CP2020 Guia de papel e mídia de impressão

HP Color LaserJet Série CP2020 Guia de papel e mídia de impressão HP Color LaserJet Série CP2020 Guia de papel e mídia de impressão Copyright e licença 2008 Copyright Hewlett-Packard Development Company, L.P. A reprodução, adaptação ou tradução sem permissão prévia por

Leia mais

FLEXICEL UF (UNDER FLOOR)

FLEXICEL UF (UNDER FLOOR) FLEXICEL UF (UNDER FLOOR) Piso removivel PATENTED Manual 1 Evite fazer obras para repor uma peça danificada. Fácil de instalar Removivel Adequado para muitos tipos de pisos 2 Introdução A manta Flexicel

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MATINHOS ESTADO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE LICITAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE MATINHOS ESTADO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE LICITAÇÃO INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES EDITAL DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº 126/2015 PMM PROCESSO Nº 212/2015 PMM 1 - DO OBJETO ANEXO I PROJETO BÁSICO 1.1 O objeto deste procedimento de

Leia mais

Lista de materiais. Encadernação japonesa. Caro aluno,

Lista de materiais. Encadernação japonesa. Caro aluno, Lista de materiais Caro aluno, Preparamos este material exclusivamente para a divulgação gratuita. Ele contém a lista de materiais do curso, com Adriana Bento. O material completo das aulas é exclusivo

Leia mais

Facefelt 4+ Isolação para coberturas

Facefelt 4+ Isolação para coberturas Facefelt 4+ Isolação para coberturas O Facefelt 4+ é um feltro constituído por lã de vidro aglomerada com resina vegetal e possui características termoacústicas. Revestido em uma das faces com laminado

Leia mais

Gerência de Compra GERÊNCIA DN FORNECEDOR

Gerência de Compra GERÊNCIA DN FORNECEDOR 1 1 12/00308 TÍTULO: CARTAZ - POESIA DA LINHA E DO CORTE DE LASAR SEGALL UND 1.000 FORMATO: 40 X 60 CM PAPEL: COUCHÉ BRILHO 115G/M2 CORES: 5/0 - (PANTONE 871 - DOURADO) ACABAMENTO: CORTE RETO E APLICAÇÃO

Leia mais

III CONSTRUÇÃO DOS SUPORTES DAS BOBINAS

III CONSTRUÇÃO DOS SUPORTES DAS BOBINAS III CONSTRUÇÃO DOS SUPORTES DAS BOBINAS Serão construídos dois suportes, um para a bobina transmissora, o qual será fixado na barra do detector de metal em posição vertical e outro, para a bobina receptora

Leia mais

Número: Cidade: UF: CPF/CNPJ:

Número: Cidade: UF: CPF/CNPJ: Página 1 de 9 1 151,00 UN FOLHA DE OFÍCIO A4, CAIXA COM 10 PACOTES DE 500 FOLHAS Valor de Referência: 158,00000 2 5,00 UN Papel sulfite A4 (para desenho), cor branco, pacote com 50 folhas Valor de Referência:

Leia mais