A Língua Destrutiva Por Sha ul Bentsion. I - Introdução

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Língua Destrutiva Por Sha ul Bentsion. I - Introdução"

Transcrição

1 A Língua Destrutiva 1 A Língua Destrutiva Por Sha ul Bentsion I - Introdução A Torah dedica dois capítulos inteiros do Sefer Wayiqra (Livro de Levítico), a saber, o 13 e 14, para lidar com a questão da sara at, geralmente traduzida como lepra. Nenhuma outra enfermidade, mesmo contagiosa, recebe tal tratamento no texto da Torah. Curiosamente, mesmo sendo essa uma enfermidade tão alarmante ao ponto de merecer tanto destaque, não há qualquer prescrição de tratamento para ela. No entanto, encontramos mais adiante: "Guarda-te da praga da sara'at, e tenhas grande cuidado de fazer conforme a tudo o que te ensinarem os sacerdotes levitas; como lhes tenho ordenado, terás cuidado de o fazer. Lembra-te do que YHWH teu Elohim fez a Miryam no caminho, quando saíste do Egito. (Devarim/Deuteronômio 24:8-9) Pecados e transgressões referentes à língua são tão importantes na Torah, que é o único caso em que o Eterno fez espalhar pelo povo uma enfermidade - a sara at - para instruir acerca da destrutividade de tais situações. Em sendo um assunto de tanta importância, convém observar o que a Torah, o restante do Tanakh, e a halakha têm a dizer acerca do tema. A principal passagem da Torah é: II - Análise da Torah "Não andarás como mexeriqueiro [rakhil - [ רכ יל entre o teu povo; não te porás contra o sangue do teu próximo. Eu sou YHWH. (Wayiqra/Levítico 19:16) Para um assunto de tamanha importância, a Torah é surpreendentemente pouco detalhada a respeito da questão. O que nos leva a supor que provavelmente a palavra rakhil fosse relativamente bem compreendida. Essa palavra também aparece no restante do Tanakh, nos seguintes contextos: "O mexeriqueiro [rakhil - [ רכ יל revela o segredo, mas o fiel de espírito o mantém em oculto. (Mishlê/Provérbios 11:13) "O que anda mexericando [rakhil - [ רכ יל revela segredos; pelo que não te metas com quem muito abre os seus lábios. (Mishlê/Provérbios 20:19) Em ambos os trechos, o rakhil é descrito como uma pessoa que revela coisas que não deveria.

2 A Língua Destrutiva 2 "Todos eles são os mais rebeldes, andam mexericando [rakhil - ;[ רכ יל são duros como bronze e ferro; todos eles são corruptores. (Yirmiyahu/Jeremias 6:28) Aqui, o rakhil é equiparado a uma pessoa rebelde e que causa corrupção. "Guardai-vos cada um do seu próximo, e em irmão nenhum confieis; porque todo irmão não faz mais do que enganar, e todo próximo anda mexericando [rakhil - 9:4) (Yirmiyahu/Jeremias.[ רכ יל O rakhil é traiçoeiro (aqui aparece o termo hebraico aqov), e alguém que trai a confiança do próximo. Resumindo, o rakhil (mexeriqueiro) é aquela pessoa que trai a confiança dos demais, ao espalhar histórias em meio ao povo. Ele é considerado rebelde, e causador de corrupção. III - Conceitos Adicionais do Tanakh As palavras do Tanakh não são nada leves para quem se presta a tal prática, embora ela infelizmente seja comum até mesmo em meio aos que dizem observar a Torah. Há quem suponha que o pecado ocorre apenas quando se espalha a falsidade. Observe, todavia, que a definição do rakhil (mexeriqueiro) não é a de um mentiroso, e sim a de alguém que espalha informações. Evidentemente, o Tanakh condena a mentira de forma inequívoca em diversas ocasiões. Exemplos: "Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo; (Wayiqra/Levítico 19:11) "Os lábios mentirosos são abomináveis a YHWH, mas os que agem fielmente são o seu deleite. (Mishlê/Provérbios 12:22) Contudo, claramente a proibição quanto a rekhilut (fofoca/mexerico) é algo à parte da questão da mentira. É importante avaliar o que diz o Tanakh a respeito da prática da língua destrutiva (lashon hara ). Algumas passagens-chave nos ajudam a compreender como tal prática é vista, e quais são suas consequências: Quem, YHWH, habitará na tua tenda? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda irrepreensivelmente e pratica a justiça, e do coração fala a verdade; que não difama com a sua língua [lo-ragal al leshono - ע ל-ל ש נ ו,[ לא- רג ל, nem faz o mal ao seu próximo, nem contra ele aceita nenhuma afronta; (Tehilim/Salmos 15:1-3) Um dos critérios para que alguém seja declarado justo é não difamar terceiros com a sua língua.

3 A Língua Destrutiva 3 pé. A palavra hebraica ragal tem origem em outra palavra: raguel,( רג ל) que significa Ou seja, a expressão idiomática ragal al-leshono seria, literalmente, algo como pisotear através da língua. Ou seja, trata-se de uma ação através da qual a pessoa é ferida, maculada pela língua. Pessoas que praticam tal coisa não terão parte com o Eterno em Seu santo monte. Quem é o homem que deseja a vida, que quer largos dias para ver o bem? Guarda a tua língua do mal [leshonekha mera - מ רע,[ל ש ונ e os teus lábios de falarem o engano. Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a. (Tehilim/Salmos 34:13-15) Neste trecho apresenta-se o conceito de lashon hara (língua destrutiva). Embora seja frequentemente traduzido por mal, o termo hebraico ra (רע) na realidade é melhor compreendido como mal no sentido de algo destrutivo, danoso, ou doloroso do que como mal moral. Observe, no mesmo salmo: "Muitas são as aflições [ra ot - [ רע ות do justo, mas de todas elas YHWH o livra. (Tehilim/ Salmos 34:20) Em sendo assim, lashon hara (língua destrutiva) não é aquela que diz inverdades, mas sim aquela que causa destruição. Isto é, não é o conteúdo que importa, mas sim o que ele causa na vida daquele de quem se fala. Ao mestre de canto. Hino de Dawid. Quando Doeg, o idumeu, veio dizer a Sha'ul: Dawid entrou na casa de Ahimelekh: Por que te glorias na malícia, ó homem poderoso? pois a bondade de Elohim subsiste em todo o tempo. A tua língua maquina planos de destruição, como uma navalha afiada, ó tu que usas de dolo. (Tehilim/Salmos 52:3-5) Nesta passagem, a destruição causada pela língua é vista ainda de forma mais explícita. A fala de Doeg poderia ter custado a Dawid (Davi) sua própria vida. O que encobre o ódio tem lábios falsos; e o que espalha a calúnia é um insensato. Na multidão de palavras não falta transgressão; mas o que refreia os seus lábios é prudente. A língua do justo é prata escolhida; o coração dos ímpios é de pouco valor. (Mishlê/ Provérbios 10:18-20) Mishlê (Provérbios) traz um conselho extremamente simples, e ao mesmo tempo muito poderoso, para poder conter a língua destrutiva: fique de boca fechada. Quem fala demais acaba certamente cometendo a transgressão da língua destrutiva. O hipócrita com a boca arruina o seu próximo; mas os justos são libertados pelo conhecimento. (Mishlê/Provérbios 11:9)

4 A Língua Destrutiva 4 Mais uma vez, se observa o efeito destruidor do discurso, desta vez utilizando a metonímia da boca ao invés da língua, mas com o mesmo sentido. A língua benigna é árvore de vida, mas a perversidade nela deprime o espírito. (Mishlê/ Provérbios 15:4) Há milênios, o Tanakh já advertia que a língua perversa, isto é, aquela que é dada a transgressões, pode ser fonte de depressão. Muitas pessoas se afundam em depressão, porque foram feridas ao extremo por causa de difamação. O fato das feridas não serem visíveis não significa que elas não existam, e não sejam graves e profundas. A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto. (Mishlê/Provérbios 18:21) A questão da língua é tão séria que o Tanakh afirma que a língua tem poder de vida e morte. O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias. (Mishlê/ Provérbios 21:23) A língua não traz angústia apenas para quem é vítima da fala, mas também acaba trazendo angústia profunda para aquele que comete o ato. O vento norte traz chuva, e a língua secreta [leshon sater- ס ת ר,[ל ש ון o rosto irado. (Mishlê/Provérbios 25:23) O trecho acima é interessantíssimo. Uma pessoa que é culpada de língua secreta, isto é, que fala coisas em oculto, não pode se queixar depois de atrair sobre si a ira. Quem espalha histórias, casos, segredos, informações, etc., além de transgredir a Torah, certamente atrairá sobre si toda sorte de contenda e confusão. Faltando lenha, apaga-se o fogo; e não havendo sussurador [nirgan -,[נ ר ג ן cessa a contenda. (Mishlê/Provérbios 26:20) O termo nirgan - literalmente sussurador, é usado para se referir tanto aos que praticam murmuração, quanto àqueles que contam histórias e segredos dos demais, em forma de sussurros. Aqui parece se referir a esse segundo entendimento. Muitas brigas começam porque há pessoas levando e contando histórias, de parte a parte.

5 A Língua Destrutiva 5 IV - Conclusões sobre o Tanakh Como se pode perceber, o Tanakh se refere a três práticas, de forma distinta: falsidade, mexerico (fofoca) e destruição a partir da língua. É possível que haja uma interseção entre essas três coisas. Pode-se dizer ainda que a língua destrutiva seja algo genérico, ao passo que falsidade e mexerico sejam coisas mais específicas. O que importa é observar que (pelo menos) essas três coisas são identificadas claramente. Enquanto a falsidade se enquadraria na situação da difamação a partir de eventos mentirosos, ou de meias verdades, engana-se quem acha que a língua destrutiva se limita a isso. Rekhilut ou, no português, o mexerico, é o ato de levar adiante informações sobre terceiros. E é extremamente danosa. É compreensível porque a Torah não prescreve uma punição específica para esse ato: Trata-se de algo muito difícil de avaliar por um Bet Din (Corte) humano. Porém, não deve o rakhil (mexeriqueiro) supor que ficará impune. Embora a Torah não prescreva punição a ser realizada pelo Bet Din, observa-se uma consequência terrível para aquele que assim procede: Um afastamento do Eterno, pois pratica abominação! Ou seja, as consequências espirituais, por assim dizer, são terríveis. O que é compreensível, visto que terrível também é igualmente o dano causado por tais coisas. V - A Halakha da Língua A halakha traz esses mesmos conceitos do Tanakh, e apenas os elucida de forma mais prática e objetiva, como é de costume da Corte Mosaica (Sanhedrin) fazer. A maior parte da informação se encontra na Mishneh Torah- Sefer hamada - Hilkhot De ot - Capítulo 6, e é apresentada abaixo: Halakha 1 Uma pessoa que coleta fofoca acerca de um colega viola uma proibição, conforme é dito: Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo. [Lv. 19:16] Apesar dessa transgressão não ser punida com açoites, é uma grande impiedade que pode causar a morte de israelitas. Por isso não te porás contra o sangue do teu próximo é posto logo em seguida a ela na Torah. Veja o que aconteceu por causa de Doeg, o idumeu. A história de Doeg se encontra em 1 Sm. 22. Porque ele resolveu contar a Sha ul (Saul) que tinha visto a Dawid (Davi), a cidade inteira de Nov, uma cidade de kohanim (sacerdotes), foi exterminada.

6 A Língua Destrutiva 6 Na maioria das vezes, aquele que comete rekhilut (mexerico) não pode medir o efeito de tal prática até que seja tarde demais. Halakha 2 Quem é um mexeriqueiro? É alguém que coleta informações e vai de pessoa em pessoa, dizendo: Isto é o que tal e tal pessoa disse ; Isto é o que eu ouvi acerca de tal e tal pessoa. Mesmo se as afirmações forem verdadeiras, elas trazem a destruição do mundo. Há uma impiedade ainda maior, que também está inclusa nessa proibição: a língua destrutiva [lashon hara ], isto é, relatar fatos depreciativos acerca de um colega, mesmo se forem verdadeiros. Porém, dizer mentiras é chamado de difamação do nome [mossi shem ra ]. Diferentemente disso, a língua destrutiva [lashon hara ] é quando alguém se senta e relata: Isso é o que eu ouvi acerca dele, falando de coisas negativas. Acerca disso, é dito: Que Adonay extirpe os lábios hipócritas e a língua insolente. [Sl. 12:4] A halakha diferencia claramente entre a difamação por meio de informações mentirosas, que é chamada de mossi shem ra שם רע] [מוציא - literalmente, publicar um nome ruim, e a prática da rekhilut, ou mexerico. Um rakhil (mexeriqueiro) é aquele que busca informações sobre pessoas, com propósito de transmití-las adiante. Mesmo que sejam fatos verdadeiros. Halakha 3 Nossos sábios diziam: Há três transgressões para os quais a retribuição a alguém ocorrem neste mundo, [e ainda assim a ele] é negado uma porção no mundo vindouro: idolatria, relações sexuais ilícitas, e assassinato. A língua destrutiva [lashon hara ] é equivalente a todas elas. Nossos sábios também diziam: Aquele que profere língua destrutiva [lashon hara ] é como alguém que nega o Eterno, conforme é dito: Dominaremos pela nossa língua, nossos lábios trabalham para nós, quem nos será senhor? [Sl. 12:5] Além disso, dizem: A língua destrutiva [lashon hara ] mata três: aquele que a profere, aquele que a ouve, e aquele sobre quem se fala. Aquele que a ouve mais do que aquele que a fala. Haz al (os sábios da antiguidade) também perceberam o quanto a descrição dos pecados da língua no Tanakh é tratado sempre de forma muito grave, e indica um distanciamento do Eterno. Por isso concluem: uma pessoa que uma pessoa que tem língua destrutiva não tem parte no mundo vindouro. Certamente que essa conclusão, bem pautada no Tanakh, deve servir de alerta o suficiente para aqueles que a praticam indiscriminadamente.

7 A Língua Destrutiva 7 Mexericos, fofocas, e exposições públicas já levaram muitas vidas à ruína, outras ou suicídio, e já causaram coisas como assassinatos e até mesmo guerras. Não é difícil de perceber, portanto, porque esse pecado é considerado uma iniquidade terrível. Halakha 4 Certos assuntos são considerados o pó da língua destrutiva [lashon hara ]. O que é inferido? [Se alguém diz:] Quem dirá a tal e tal pessoa para continuar agindo como ele faz agora ou Não fale acerca de tal e tal pessoa; não quero dizer o que aconteceu, ou coisa semelhante. Semelhantemente, é considerado pó da língua destrutiva [lashon hara ] quando alguém fala favoravelmente de um colega na presença de seus inimigos, pois isso certamente os levará a falar negativamente acerca dele. Sobre isso, o rei Salomão disse: "Quem, desde o amanhecer, louva seu vizinho em alta voz é censurado de o ter amaldiçoado." [Pv. 27:14] Pois seu ato positivo trará [consequência] negativa. Semelhantemente, uma pessoa que profere língua destrutiva [lashon hara ] acerca de um colega astuciosamente, fingindo contar inocentemente uma história sem saber que ela é nociva. Quando é reprovado, se justifica dizendo: Eu não sabia que a história era nociva, ou que tal e tal pessoal estava envolvida. Muitas pessoas tentam se esquivar da acusação de língua destrutiva ao serem mais sutis no discurso. Não fazem afirmações diretas, apenas sugerem. Em outros casos, colocam palavras no momento certo, para provocar outros a falarem mal de alguém. Ou fingem, inocentemente, desconhecer o que estão fazendo. Essa prática é chamada de pó da língua destrutiva. Tais pessoas podem até enganar outros seres humanos. Até mesmo com muita facilidade. Mas, não se livrarão das consequências espirituais de tal prática, visto que o Eterno sabe todas as coisas. Halakha 5 Quer alguém profira língua destrutiva [lashon hara ] acerca de uma pessoa em sua presença ou pelas suas costas: [A fala] de pessoas que contam assuntos que, quando passados de uma pessoa para outra, causarão mal à pessoa ou à propriedade de alguém ou irão aborrecê-lo ou assustá-lo são consideradas lashon hara. Se tais afirmações são feitas na presença de três pessoas, já se tornou conhecimento público. Assim, se uma das três relata o assunto uma segunda vez, não é considerado língua destrutiva [lashon hara ], desde que sua intenção não tenha sido a de espalhar mais ainda o assunto ou torná-lo público.

8 A Língua Destrutiva 8 Falar pela frente também não é pretexto para comenter a prática da língua destrutiva. Basta que seja uma fala que cause dano ao terceiro. É claro que é menos covarde do que falar pelas costas, mas continua sendo uma transgressão. Semelhantemente, falar sobre casos públicos só é considerado lícito se a intenção for comentar o assunto, e não fazê-lo se espalhar ainda mais. Halakha 6 Todos os acima são pessoas que proferem língua destrutiva [lashon hara ], em cuja vizinhança é proibido habitar. Quanto mais sentar-se com eles e ouvir sua conversa. O juízo contra nossos ancestrais no deserto só foi selado por causa da língua destrutiva [lashon hara ]. Da instrução sobre remover alguém com sara at do arraial, os sábios observaram que é proibido habitar próximo a uma pessoa que foi ferido com tal enfermidade devido à prática da língua destrutiva. Se até mesmo estar próximo a tais pessoas era proibido, quem dirá sentar-se para conversar com ela. Ou seja, não devemos dar oportunidade para que a língua destrutiva surja, ao nos assentarmos com pessoas que, sabidamente, são dadas a tais práticas. As consequências não devem ser menosprezadas. Devido à língua destrutiva dos espias, que difamaram o próprio Etrno, aquela geração inteira, que deu ouvidos à difamação, não entrou na terra da promessa. VI - Conclusão Geral Como se pode perceber, transgressões relativas à língua são bastante delicadas, e suas consequências terríveis. É fundamental nos afastarmos de tais situações, para não sofrermos, visto que todas as partes envolvidas no ato acabam inevitavelmente sofrendo. Pessoas que são dadas a esse tipo de prática atraem sobre si muita negatividade, destruição e contenda. O ideal é se afastar delas, para não ser pego no meio de tais consequências.

Monoteísmo Noético. por Sha ul Bensiyon

Monoteísmo Noético. por Sha ul Bensiyon Monoteísmo Noético por Sha ul Bensiyon Aula 8 Além da Terceira Lei Além da Terceira Lei Na Terceira Lei, vimos a proibição de assassinar, e também suas leis derivativas. Mas, para o monoteísta noético

Leia mais

Título: FOFOCA Data: 24/02/13 Oswaldo Carreiro

Título: FOFOCA Data: 24/02/13 Oswaldo Carreiro Título: FOFOCA Data: 24/02/13 Oswaldo Carreiro Fofoca Não Consigo me calar! Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte? Aquele que é íntegro em sua conduta e pratica o

Leia mais

LASHON HARAH (Linguá Má) Língua maledicente

LASHON HARAH (Linguá Má) Língua maledicente LASHON HARAH (Linguá Má) Língua maledicente Lashon Hara - qualquer comunicação pejorativa ou prejudicial que denigre a imagem do outro, 'fofoca', 'calúnia' ou mesmo difamação, quando uma fala coloca pessoas

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico REGULAMENTO OFICIAL Alfabeto Bíblico Tem como objetivo levar o competidor a encontrar na Bíblia versículos que comecem com cada letra do alfabeto da língua portuguesa e contenham em seu texto, uma palavra-chave,

Leia mais

Cuidado com o que fala DRR Fernando Leite

Cuidado com o que fala DRR Fernando Leite Cuidado com o que fala DRR 03.12.17 Fernando Leite Introdução Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na futilidade dos seus pensamentos. Ef 4.17 Não saia

Leia mais

O PECADO DA DESONESTIDADE. Aula 13

O PECADO DA DESONESTIDADE. Aula 13 O PECADO DA DESONESTIDADE Aula 13 Entre nós, a desonestidade é um problema sério. Violamos a verdade em nossas conversas, nossas ações e nossos relacionamentos. Mentimos uns aos outros, para Deus e para

Leia mais

Levando a vida numa boa

Levando a vida numa boa Levando a vida numa boa Fernando Leite 08.03.2015 Introdução: 10 Pois, quem quiser amar a vida e ver dias felizes, guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade. 1Pe 3 12 Quem é o homem que

Leia mais

Capítulo 6 Salomão abensoa o povo e dá graças ao Deus de Israel 2Cr 6:1 Então falou Salomão: O SENHOR disse que habitaria nas trevas.

Capítulo 6 Salomão abensoa o povo e dá graças ao Deus de Israel 2Cr 6:1 Então falou Salomão: O SENHOR disse que habitaria nas trevas. 1 Capítulo 6 Salomão abensoa o povo e dá graças ao Deus de Israel 2Cr 6:1 Então falou Salomão: O SENHOR disse que habitaria nas trevas. 2Cr 6:2 E eu te tenho edificado uma casa para morada, e um lugar

Leia mais

Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte? Sl 15.1

Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte? Sl 15.1 Introdução Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte? Sl 15.1 Deus providencia incondicionalmente a salvação do homem, mas a intimidade e desfrute da vida com Ele depende

Leia mais

9ª Palavra. Não darás falso testemunho contra o teu próximo. Êxodo 20:16. Caso Escola Base São Paulo - Março/1994

9ª Palavra. Não darás falso testemunho contra o teu próximo. Êxodo 20:16. Caso Escola Base São Paulo - Março/1994 9ª Palavra Não darás falso testemunho contra o teu próximo. Êxodo 20:16 Caso Escola Base São Paulo - Março/1994 9ª Palavra Não darás falso testemunho contra o teu próximo. Êxodo 20:16 1 Intrínseca relação

Leia mais

Capítulo 19 A repetição de diversas leis Lv 19:1 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:

Capítulo 19 A repetição de diversas leis Lv 19:1 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: 1 Capítulo 19 A repetição de diversas leis Lv 19:1 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: Lv 19:2 Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o SENHOR vosso Deus,

Leia mais

Capitulo33 O ofício do verdadeiro profeta Ez 33:1 E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:

Capitulo33 O ofício do verdadeiro profeta Ez 33:1 E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: 1 Capitulo33 O ofício do verdadeiro profeta Ez 33:1 E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Ez 33:2 Filho do homem, fala aos filhos do teu povo, e dize-lhes: Quando eu fizer vir a espada sobre a terra,

Leia mais

A Escolha do Rei Parashá em Foco - Shofetim Por Sha ul Bentsion. I - Introdução

A Escolha do Rei Parashá em Foco - Shofetim Por Sha ul Bentsion. I - Introdução A Escolha do Rei 1 A Escolha do Rei Parashá em Foco - Shofetim Por Sha ul Bentsion Nesta Parashá, a Torah nos diz: I - Introdução "Quando entrares na terra que YHWH teu Elohim te dá, e a possuíres e, nela

Leia mais

Páscoa Pra. Ivonne Muniz

Páscoa Pra. Ivonne Muniz Páscoa 2017 Pra. Ivonne Muniz 1 Coríntios 5:7 Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.

Leia mais

CONVITE. c Mateus C

CONVITE. c Mateus C CONVITE Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas

Leia mais

Aquele que cobre uma ofensa promove amor, mas quem a lança em rosto separa bons amigos. (Provérbios 17.9)

Aquele que cobre uma ofensa promove amor, mas quem a lança em rosto separa bons amigos. (Provérbios 17.9) O uve, ó Israel, o SE N H O R nosso D E U S é o único Senhor! A m arás, pois, o SE N H O R teu D E U S de todo o teu coração, de toda a tua alm a, de todo o teu entendim ento e de toda a tua força. (Marcos

Leia mais

1ª Leitura - Lv 19,

1ª Leitura - Lv 19, 1ª Leitura - Lv 19,1-2.11-18 Julga teu próximo conforme a justiça. Leitura do Livro do Levítico 19,1-2.11-18 1 O Senhor falou a Moisés, dizendo: 2 'Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel, e dize-lhes:

Leia mais

Há seis coisas que o SENHOR odeia, sete coisas que ele detesta: Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: Introdução

Há seis coisas que o SENHOR odeia, sete coisas que ele detesta: Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: Introdução Mensagem 11 de 16 Data: 21/11/2010 ANATOMIA DO MAL: OLHOS ALTIVOS Introdução 16 Há seis coisas que o SENHOR odeia, sete coisas que ele detesta: 17 olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue

Leia mais

ATITUDES NA COMUNICAÇÃO

ATITUDES NA COMUNICAÇÃO ATITUDES NA COMUNICAÇÃO !"#$%&'$ ()* +)),-!) )),- A ARTE DE COMUNICAR Ato ou efeito de emitir, transmitir e receber mensagens por meio de métodos e/ou processos convencionados, quer através da linguagem

Leia mais

Dn 9:3 E eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza.

Dn 9:3 E eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza. 1 Capitulo 9 Oração de Daniel. As setenta semanos. O Messias Dn 9:1 No ano primeiro de Dario, filho de Assuero, da linhagem dos medos, o qual foi constituído rei sobre o reino dos caldeus, Dn 9:2 No primeiro

Leia mais

Monoteísmo Noaico. por Sha ul Bensiyon

Monoteísmo Noaico. por Sha ul Bensiyon Monoteísmo Noaico por Sha ul Bensiyon Aula 19 As Escrituras As Escrituras A visão judaica/noaica acerca das Escrituras é muito diferente da visão cristã: Cristianismo: Livros cuja autoria é praticamente

Leia mais

Há seis coisas que o SENHOR odeia, sete coisas que ele detesta: Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: Introdução

Há seis coisas que o SENHOR odeia, sete coisas que ele detesta: Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: Introdução Mensagem 13 de 16 Data: 12/12/2010 ANATOMIA DO MAL: MÃOS, CORAÇÃO E PÉS Introdução 16 Há seis coisas que o SENHOR odeia, sete coisas que ele detesta: 17 olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam

Leia mais

Onde está Deus? A mensagem de Habacuque Habacuque 3:1-2

Onde está Deus? A mensagem de Habacuque Habacuque 3:1-2 Habacuque 3:1-2 Onde está Deus? Oração do profeta Habacuque sob a forma de canto. Tenho ouvido, ó Senhor, as tuas declarações, e me sinto alarmado; aviva a tua obra, ó Senhor, no decorrer dos anos, e,

Leia mais

FUJA DO PECADO! Diego Fernandes

FUJA DO PECADO! Diego Fernandes FUJA DO PECADO! Diego Fernandes 1 Tessalonicenses 5:22 Afastem-se de toda forma de mal. Genesis 4:7 Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja

Leia mais

As pessoas vivem despreocupadamente, que nunca terão de prestar contas pelos seus atos.

As pessoas vivem despreocupadamente, que nunca terão de prestar contas pelos seus atos. As pessoas vivem despreocupadamente, acham que nunca terão de prestar contas pelos seus atos. Qual é o dever do homem? De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos;

Leia mais

Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da

Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas

Leia mais

Mentira ou Verdade - DRR Fernando Leite

Mentira ou Verdade - DRR Fernando Leite Mentira ou Verdade - DRR 12.11.17 Fernando Leite Introdução Assim, eu lhes digo com a autoridade do Senhor: não vivam mais como os gentios, levados por pensamentos vazios e inúteis. Ef 4.17 Quanto à antiga

Leia mais

Os meus olhos estão sempre voltados para o Senhor, pois só ele tira os meus pés da armadilha. Sl 25.15

Os meus olhos estão sempre voltados para o Senhor, pois só ele tira os meus pés da armadilha. Sl 25.15 Introdução Os meus olhos estão sempre voltados para o Senhor, pois só ele tira os meus pés da armadilha. Sl 25.15 16 Volta-te para mim e tem misericórdia de mim, pois estou só e aflito. 17 As angústias

Leia mais

Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que CONDUZ à perdição ( Mt 7:13 )

Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que CONDUZ à perdição ( Mt 7:13 ) O caminho dos justos Desde o ventre materno os homens alienam-se de Deus, pois a geração de Adão (semente) é o meio pelo qual os homens juntamente alienam-se de Deus Desviaram-se todos, e juntamente se

Leia mais

Texto bíblico "Este é aquele Moisés que disse aos israelitas: Deus lhes levantará dentre seus irmãos um profeta como eu. Ele estava na congregação, no

Texto bíblico Este é aquele Moisés que disse aos israelitas: Deus lhes levantará dentre seus irmãos um profeta como eu. Ele estava na congregação, no Texto bíblico Então o sumo sacerdote perguntou a Estêvão: "São verdadeiras estas acusações? "Este é o mesmo Moisés que tinham rejeitado com estas palavras: Quem o nomeou líder e juiz? Ele foi enviado pelo

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse Prof. Davi Albuquerque

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse Prof. Davi Albuquerque ESCATOLOGIA BÍBLICA Apocalipse 11. 15-19 Prof. Davi Albuquerque A sétima trombeta 15 O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve no céu grandes vozes, dizendo: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e

Leia mais

(19/02/ feira)

(19/02/ feira) (19/02/2018 2 feira) missaocatolica.com Observações gerais Texto adaptado para leitura em celular e indentado. Caso tenha celular com android: É recomendado o uso do leitor ezpdf reader (gratuito) para

Leia mais

Sl 89:2 Pois disse eu: A tua benignidade será edificada para sempre; tu confirmarás a tua fidelidade até nos céus, dizendo:

Sl 89:2 Pois disse eu: A tua benignidade será edificada para sempre; tu confirmarás a tua fidelidade até nos céus, dizendo: 1 Salmo89 Traz se á memória o pacto de Deus com Davi, afim de que Deus levre seu povo do males presentes Sl 89:1 Masquil de Etã, ezraíta. As benignidades do SENHOR cantarei perpetuamente; com a minha boca

Leia mais

TI GO. LIÇÃO - 09 Legislador IV TRIMESTRE. e Juiz

TI GO. LIÇÃO - 09 Legislador IV TRIMESTRE. e Juiz cartas de TI GO 2014 LIÇÃO - 0 Legislador IV TRIMESTRE e Juiz RELEMBRANDO A sabedoria na prática Sabedoria X sabedoria Causa de guerras e contendas Problema x Solução A exaltação na prática RELEMBRANDO

Leia mais

A quem vocês compararão Deus? Como poderão representá-lo? 19

A quem vocês compararão Deus? Como poderão representá-lo? 19 18 A quem vocês compararão Deus? Como poderão representá-lo? 19 Com uma imagem que funde o artesão, e que o ourives cobre de ouro e lhe modela correntes de Is 40 prata? Is 40.21 Será que vocês não sabem?

Leia mais

Judas. Pedro. A experiência da culpa. Então Judas jogou o dinheiro dentro do templo e, saindo, foi e enforcou- se. Mateus 27.5

Judas. Pedro. A experiência da culpa. Então Judas jogou o dinheiro dentro do templo e, saindo, foi e enforcou- se. Mateus 27.5 culpa A experiência da culpa Judas Pedro Então Judas jogou o dinheiro dentro do templo e, saindo, foi e enforcou- se. Mateus 27.5 Pedro se lembrou da palavra que Jesus tinha dito: Antes que o galo cante,

Leia mais

10Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a

10Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a 10Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês; antes, que todos estejam unidos num só pensamento

Leia mais

O DESAFIO DA PORNOGRAFIA

O DESAFIO DA PORNOGRAFIA O DESAFIO DA PORNOGRAFIA A Pornografia A praga universal da pornografia representa um dos maiores desafios morais enfrentados pela igreja cristã na era pósmoderna... Numa linguagem curiosa, a hiperexposição

Leia mais

Ao mestre de canto. Salmo de Davi, quando o profeta Natã veio ter com ele, depois de haver ele possuído Bate-Seba. Sl 51

Ao mestre de canto. Salmo de Davi, quando o profeta Natã veio ter com ele, depois de haver ele possuído Bate-Seba. Sl 51 INTRODUÇÃO Pano de fundo Ao mestre de canto. Salmo de Davi, quando o profeta Natã veio ter com ele, depois de haver ele possuído Bate-Seba Sl 51 Passado o luto, Davi mandou que a trouxessem para o palácio;

Leia mais

Sl 106:2 Quem pode contar as obras poderosas do SENHOR? Quem anunciará os seus louvores?

Sl 106:2 Quem pode contar as obras poderosas do SENHOR? Quem anunciará os seus louvores? 1 Salmo 106 Deus é louvado por aver suportado o seu povo, apezar das muitas rebeliões Sl 106:1 Louvai ao SENHOR. Louvai ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre. Sl 106:2

Leia mais

Capítulo 14 Os israelitas querem voltar para p Egito Nm 14:1 Então toda a congregação levantou a sua voz; e o povo chorou naquela noite.

Capítulo 14 Os israelitas querem voltar para p Egito Nm 14:1 Então toda a congregação levantou a sua voz; e o povo chorou naquela noite. 1 Capítulo 14 Os israelitas querem voltar para p Egito Nm 14:1 Então toda a congregação levantou a sua voz; e o povo chorou naquela noite. Nm 14:2 E todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e

Leia mais

Qual era a sua situação?

Qual era a sua situação? INTRODUÇÃO Perguntas básicas: Qual era a sua situação? diante do barulho do inimigo, diante da gritaria dos ímpios; pois aumentam o meu sofrimento e, irados, mostram seu rancor. Sl 55.3 Se um inimigo me

Leia mais

Elia UM PROFETA EM BUSCA DE REFORMAS

Elia UM PROFETA EM BUSCA DE REFORMAS Elia UM PROFETA EM BUSCA DE REFORMAS CORAÇÃO UMA POTENCIAL FÁBRICA DE ÍDOLOS Então Obadias dirigiu-se a Acabe e passoulhe a informação, e Acabe foi ao encontro de Elias. Quando viu Elias, disse-lhe: "É

Leia mais

Reforma Protestante

Reforma Protestante Reforma Protestante Penitências são atos como: jejuns, vigílias, peregrinações que os fiéis ou a Igreja oferecem à Deus ao Pai Criador, como provas de que estão arrependidos dos seus pecados; praticados

Leia mais

Monoteísmo Noaico. por Sha ul Bensiyon

Monoteísmo Noaico. por Sha ul Bensiyon Monoteísmo Noaico por Sha ul Bensiyon Aula 13 Questões Complementares Além das Sete Leis As Sete Leis Noaicas são um começo - a fundação - não um fim. Eles são o conteúdo mínimo pelo qual o não-judeu adquire

Leia mais

Halakhá 3 Tudo que o Sagrado, bendito seja Ele, criou em Seu mundo é dividido em três categorias. Elas incluem:

Halakhá 3 Tudo que o Sagrado, bendito seja Ele, criou em Seu mundo é dividido em três categorias. Elas incluem: Mishnê Torá - Sefer hamadá` Hilkhot Yessodê hatorá - Capítulo 2 Halakhá 1 É uma miswá amar e temer esse glorioso e temível El, conforme é dito: Amarás, pois, ADONAY teu Elohim. [Dt. 6:5] e conforme é dito:

Leia mais

VIVER NO ESPÍRITO E NÃO NA CARNE. Vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em você.

VIVER NO ESPÍRITO E NÃO NA CARNE. Vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em você. VIVER NO ESPÍRITO E NÃO NA CARNE Vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em você. Rm 8:9 X CARNE ESPÍRITO X Por isso digo:vivam pelo Espírito, e de

Leia mais

TEXTO DO DIA. "Um divertimento é para o tolo praticar a iniquidade; para o homem inteligente, o mesmo é o ser sábio." (Pv 10.23)

TEXTO DO DIA. Um divertimento é para o tolo praticar a iniquidade; para o homem inteligente, o mesmo é o ser sábio. (Pv 10.23) TEXTO DO DIA "Um divertimento é para o tolo praticar a iniquidade; para o homem inteligente, o mesmo é o ser sábio." (Pv 10.23) SÍNTESE Numa época dominada pela criminalidade virtual, os discípulos de

Leia mais

MOISÉS FOI USADO POR DEUS NÃO POR CAUSA DE SUA CAPACIDADE, TALENTOS OU DONS, MAS PORQUE ELE CREU EM DEUS E SIMPLESMENTE OBEDECEU.

MOISÉS FOI USADO POR DEUS NÃO POR CAUSA DE SUA CAPACIDADE, TALENTOS OU DONS, MAS PORQUE ELE CREU EM DEUS E SIMPLESMENTE OBEDECEU. DEUS QUER USAR VOCÊ! Parte 4 QUEM PODE SER USADO POR DEUS? vaso para honra, santificado, útil para o Senhor e preparado para toda boa obra. - 2Tm 2:21 MOISÉS FOI USADO POR DEUS NÃO POR CAUSA DE SUA CAPACIDADE,

Leia mais

O Deus que responde às orações e socorre o necessitado

O Deus que responde às orações e socorre o necessitado O Deus que responde às orações e socorre o necessitado Antes mesmo que eu fale,tu já sabes o que vou dizer. Estás em volta de mim, por todos os lados, e me proteges com o teu poder. - Sl 139:4-5 NECESSITADO

Leia mais

Anatomia do Mal: Língua Mentirosa

Anatomia do Mal: Língua Mentirosa Anatomia do Mal: Língua Mentirosa Série: O que Introdução Provérbios 6. 16 Há seis coisas que o SENHOR odeia, sete coisas que ele detesta: 17...(2ª) língua mentirosa... 19 a (6ª) testemunha falsa que espalha

Leia mais

A FESTA DO PENTECOSTES (Quinquagésimo)

A FESTA DO PENTECOSTES (Quinquagésimo) A FESTA DO PENTECOSTES (Quinquagésimo) SHAVUOT (SEMANAS) V.Quinta - 23 Maio 10 Pentecostes significa quinquagésimo Este dia é determinado contando sete semanas e mais um dia após o primeiro Sábado semanal

Leia mais

A VONTADE DE DEUS e o meu coração

A VONTADE DE DEUS e o meu coração A VONTADE DE DEUS e o meu coração 2 Grupos de Pessoas seguem a Jesus DISCÍPULOS: Querem aprender Querem obedecer Coração aberto Têm fé RELIGIOSOS: Querem provas e sinais Querem provar que estão certos

Leia mais

1Co 14:2 Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.

1Co 14:2 Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios. 1 Capítulo 14 O dom de profecia é superior ao de limguas 1Co 14:1 Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar. 1Co 14:2 Porque o que fala em língua desconhecida

Leia mais

Título: IRA Data: 10/02/13 Oswaldo Carreiro

Título: IRA Data: 10/02/13 Oswaldo Carreiro Título: IRA Data: 10/02/13 Oswaldo Carreiro IRA Introdução O que é a Ira? É a resposta ativa e integral da pessoa como um todo, que procede de um julgamento moral negativo contra o mal percebido. Que Tipos

Leia mais

Privilégios Espirituais II. Fernando Leite

Privilégios Espirituais II. Fernando Leite Privilégios Espirituais II Fernando Leite 21.12.14 Introdução Senhor é bom 7 O SENHOR é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam.(ra) Na 1 Amor misericordioso e fidelidade

Leia mais

AMIGO VERDADEIRO do DEUS VERDADEIRO. 17 de Agosto de 2011 Ministério Loucura da Pregação. Já vos não chamarei servos,

AMIGO VERDADEIRO do DEUS VERDADEIRO. 17 de Agosto de 2011 Ministério Loucura da Pregação. Já vos não chamarei servos, AMIGO VERDADEIRO do DEUS VERDADEIRO 17 de Agosto de 2011 Ministério Loucura da Pregação Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; 1 / 5 mas tenho-vos chamado amigos, porque

Leia mais

QUEM É DEUS? OS NOMES DE DEUS. Todos os verdadeiros cristãos creem num Deus trinitário, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

QUEM É DEUS? OS NOMES DE DEUS. Todos os verdadeiros cristãos creem num Deus trinitário, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. QUEM É DEUS? OS NOMES DE DEUS Todos os verdadeiros cristãos creem num Deus trinitário, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Eles são iguais em poder, eternidade e na posse de todos os atributos

Leia mais

A aflição no Egito. A servidão O preparo de Moisés As pragas O endurecimento de Faraó

A aflição no Egito. A servidão O preparo de Moisés As pragas O endurecimento de Faraó A aflição no Egito A servidão O preparo de Moisés As pragas O endurecimento de Faraó A Instituição da Páscoa A partida apressada do Egito A travessia do Mar Vermelho O Cântico de Moisés e a Celebração

Leia mais

HERANÇA PSICOLÓGICA. A transmissão de Comportamentos aprendidos 25/11/2012. Pra. Ivonne Muniz 1

HERANÇA PSICOLÓGICA. A transmissão de Comportamentos aprendidos 25/11/2012. Pra. Ivonne Muniz 1 HERANÇA PSICOLÓGICA A transmissão de Comportamentos aprendidos 25/11/2012 Pra. Ivonne Muniz 1 LIBERTAÇÃO a maldição sem causa não se cumpre. (Provérbios 26:2) ü Não é analfabeta: sabe ler os sintomas reais

Leia mais

O PODER DAS SUAS PALAVRAS PARA VIVER MILAGRES. Edenevando Almeida

O PODER DAS SUAS PALAVRAS PARA VIVER MILAGRES. Edenevando Almeida O PODER DAS SUAS PALAVRAS PARA VIVER MILAGRES Edenevando Almeida A resposta está dentro de você. Um homem foi a casa de seu amigo e disse que precisava de algo, o amigo disse: " O que você precisa estar

Leia mais

Salmos. Provérbios. Eclesiastes. Cantares de Salomão

Salmos. Provérbios. Eclesiastes. Cantares de Salomão Jó Salmos Provérbios Eclesiastes Cantares de Salomão LEI HISTORICOS POÉTICOS PROFETAS MAIORES PROFETAS MENORES 1. Gênesis 2. Êxodo 3. Levítico 4. Números 5. Deut. 1. Josué 2. Juízes 3. Rute 4. I Sam 5.

Leia mais

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESTUDO 7 satanás como acusador O mundo, a carne e o diabo Palavra Viva O mundo, a carne e o diabo SANTIFICAÇÃO Nossos três grandes inimigos: O M U N D O A C A R N E O D I A B O

Leia mais

Mateus 1:18-25 Foi assim o nascimento de Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, mas, antes que se unissem, achou-se

Mateus 1:18-25 Foi assim o nascimento de Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, mas, antes que se unissem, achou-se Mateus 1:18-25 Foi assim o nascimento de Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, mas, antes que se unissem, achou-se grávida pelo Espírito Santo. Por ser José, seu marido, um

Leia mais

SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS

SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS Bíblia para crianças apresenta SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Lyn Doerksen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

Recapitulando: crise moral e ética

Recapitulando: crise moral e ética Recapitulando: crise moral e ética lei moral Recapitulando: A lei moral é uma expressão do caráter de Deus A lei moral é uma expressão objetiva da vontade de Deus para nós A lei moral não deve ser vista

Leia mais

Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá. Salmo 127:3 (1/4)

Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá. Salmo 127:3 (1/4) Salmo 127:3-5 Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá. Salmo 127:3 (1/4) O Legado Temor a Deus Esta é a lei, isto é, os decretos e as ordenanças, que o SENHOR, o seu Deus, ordenou que

Leia mais

eles. 3 Conheço Efraim; Israel não pode se esconder de mim. Efraim, agora

eles. 3 Conheço Efraim; Israel não pode se esconder de mim. Efraim, agora Oséias 5:1-6. "Ouçam isto, sacerdotes! Atenção, israelitas! Escute, ó família real! Esta sentença é contra vocês: Vocês têm sido uma armadilha em Mispá, uma rede estendida sobre o monte Tabor. 2 Os rebeldes

Leia mais

6 Disse Pedro: 'Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, o nazareno, ande'.

6 Disse Pedro: 'Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, o nazareno, ande'. 6 Disse Pedro: 'Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, o nazareno, ande'. 11 Apegando-se o mendigo a Pedro e João, todo o povo ficou maravilhado e correu até

Leia mais

I Timóteo 5:8 8 Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.

I Timóteo 5:8 8 Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel. 1 I Timóteo 5:8 8 Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel. Eclesiastes 1:16 a 18 16 Falei eu com o meu coração, dizendo: Eis que

Leia mais

Cristo, o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna. Uma Exposição de 1ªJoão. (5ª Mensagem) Cristo é Aquele em quem devemos permanecer Parte II. 1Jo 2.

Cristo, o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna. Uma Exposição de 1ªJoão. (5ª Mensagem) Cristo é Aquele em quem devemos permanecer Parte II. 1Jo 2. Cristo, o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna Uma Exposição de 1ªJoão (5ª Mensagem) Cristo é Aquele em quem devemos permanecer Parte II 1Jo 2.7-11 Um dos assuntos mais deturpados e incompreendidos até mesmo

Leia mais

Buscando a excelência no casamento. Adalberto Vargas da Rosa 6º ENCONTRO

Buscando a excelência no casamento. Adalberto Vargas da Rosa 6º ENCONTRO 6º ENCONTRO SUBMISSÃO: A ALEGRIA DA ESPOSA SUBMISSÃO: A ALEGRIA DA ESPOSA O mundo ordenado por Deus, através das suas instituições, para que as pessoas vivam em harmonia e protegidas. SUBMISSÃO: A ALEGRIA

Leia mais

Uma notícia ruim da vida na sua jornada na terra não pode ser a identidade da sua vida aqui na terra.

Uma notícia ruim da vida na sua jornada na terra não pode ser a identidade da sua vida aqui na terra. Série de Mensagens: Boas Notícias de Esperança Baseada no Evangelho de Jesus segundo Lucas! Boas Notícias de Esperança para vencer as dúvidas da vida (04/06) INTRODUÇÃO À SÉRIE! Em dias de más notícias

Leia mais

IDENTIFICAR E COMENTAR, NAS PROFECIAS DO VELHO TESTAMENTO, A FIGURA DO SENHOR JESUS COMO: ONIPOTENTE, ONIPRESENTE E ONISCIENTE.

IDENTIFICAR E COMENTAR, NAS PROFECIAS DO VELHO TESTAMENTO, A FIGURA DO SENHOR JESUS COMO: ONIPOTENTE, ONIPRESENTE E ONISCIENTE. OS ATRIBUTOS DE DEUS TEXTO FUNDAMENTAL: VELHO TESTAMENTO ATIVIDADE: IDENTIFICAR E COMENTAR, NAS PROFECIAS DO VELHO TESTAMENTO, A FIGURA DO SENHOR JESUS COMO: ONIPOTENTE, ONIPRESENTE E ONISCIENTE. SIGNIFICADO

Leia mais

Resignação! Diego Fernandes

Resignação! Diego Fernandes Resignação! Diego Fernandes Resignação: submissão à vontade de alguém ou ao destino. Salmos 23:3 Ele me guia por caminhos de justiça por amor do seu nome. Salmos 23:1 Porque o Senhor é o meu pastor, de

Leia mais

Época de vigor e alegria

Época de vigor e alegria Época de vigor e alegria Eclesiastes 11:9 Alegra-te, na tua mocidade, e anime-te o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém,

Leia mais

Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis. Miguel Cavalcanti AgroTalento

Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis. Miguel Cavalcanti AgroTalento Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis Miguel Cavalcanti AgroTalento Parabéns!! :-) Você não está aqui por acaso Desafio: não seja um aluno, seja um professor Sugestão Pegue um caderno

Leia mais

Capitulo18 A responsabilidade é pessoal Ez 18:1 E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:

Capitulo18 A responsabilidade é pessoal Ez 18:1 E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: 1 Capitulo18 A responsabilidade é pessoal Ez 18:1 E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Ez 18:2 Que pensais, vós, os que usais esta parábola sobre a terra de Israel, dizendo: Os pais comeram uvas

Leia mais

O Pecado. O Pecado é o oposto de Santidade - O Pecado separa o Homem de Deus

O Pecado. O Pecado é o oposto de Santidade - O Pecado separa o Homem de Deus O Pecado O Pecado é o oposto de Santidade - O Pecado separa o Homem de Deus Hebreus 10:26-27 Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais

Leia mais

ESTUDO COMO DIZER NÃO SEM MAGOAR

ESTUDO COMO DIZER NÃO SEM MAGOAR ESTUDO COMO DIZER NÃO SEM MAGOAR ACESSE ESTE ESTUDO E OUTROS ATRAVÉS DO SITE www.47ieq.com/tal COMO DIZER NÃO SEM MAGOAR Texto áureo: A resposta gentil desvia a fúria, mas a palavra ríspida provoca a ira.

Leia mais

Podemos acabar com a seca em nossas vidas! Pra. Ivonne Muniz Fevereiro 2017

Podemos acabar com a seca em nossas vidas! Pra. Ivonne Muniz Fevereiro 2017 Podemos acabar com a seca em nossas vidas! Pra. Ivonne Muniz Fevereiro 2017 Como termina a seca na terra? O ciclo de água começou na terra, não foi no céu! Princípio: Mateus 14:14-19 E, Jesus, saindo,

Leia mais

No entanto o homem nasce para as dificuldades tão certamente como as fagulhas voam para cima. Jó 5.7

No entanto o homem nasce para as dificuldades tão certamente como as fagulhas voam para cima. Jó 5.7 21.08.16 Introdução No entanto o homem nasce para as dificuldades tão certamente como as fagulhas voam para cima. Jó 5.7 O homem nascido de mulher vive pouco tempo e passa por muitas dificuldades. Jó 14.1

Leia mais

REFLEXÕES PARA PEQUENOS GRUPOS. REFLEXÃO: Falso Testemunho 9º Mandamento SÉRIE: ATITUDES QUE TRASFORMAM

REFLEXÕES PARA PEQUENOS GRUPOS. REFLEXÃO: Falso Testemunho 9º Mandamento SÉRIE: ATITUDES QUE TRASFORMAM REFLEXÕES PARA PEQUENOS GRUPOS ABERTURA DO ENCONTRO: Compartilhem individualmente no seu Pequeno Grupo: Já me envolvi em algum boato? Como isso aconteceu? CÂNTICO: Que as palavras dos meus lábios REFLEXÃO:

Leia mais

Capitulo 14 2Sm 14:1 Conhecendo, pois, Joabe, filho de Zeruia, que o coração do rei estava inclinado para Absalão,

Capitulo 14 2Sm 14:1 Conhecendo, pois, Joabe, filho de Zeruia, que o coração do rei estava inclinado para Absalão, 1 Capitulo 14 2Sm 14:1 Conhecendo, pois, Joabe, filho de Zeruia, que o coração do rei estava inclinado para Absalão, 2Sm 14:2 Enviou Joabe a Tecoa, e tomou de lá uma mulher e disse-lhe: Ora, finge que

Leia mais

É POSSÍVEL QUE UM CRISTÃO VÁ PARA O INFERNO?

É POSSÍVEL QUE UM CRISTÃO VÁ PARA O INFERNO? É POSSÍVEL QUE UM CRISTÃO VÁ PARA O INFERNO? A decisão de converter-se ao cristianismo é um ato individual. Ninguém pode fazer essa decisão em seu lugar, nem o próprio Deus. É uma decisão de abandonar

Leia mais

1. Demonstrou a Aceitação do Sacrifício Expiatório de Jesus Cristo

1. Demonstrou a Aceitação do Sacrifício Expiatório de Jesus Cristo João 20.1-10 20.1 No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu que a pedra estava revolvida. 20.2 Então, correu e foi ter com Simão Pedro e com o outro

Leia mais

A CARNE. Como foi criada?

A CARNE. Como foi criada? A CARNE O Senhor Deus em sua infinita sabedoria, sabendo que a rebeldia de satanás (Isaías 14;12) poderia levar sua criação ao caos, por meio do pecado (Apocalipse 12;4), criou algo impressionante (Salmo

Leia mais

Na direção do Espírito Santo! Diego Fernandes

Na direção do Espírito Santo! Diego Fernandes Na direção do Espírito Santo! Diego Fernandes Romanos 14:17 Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo; Atos 2:38 Pedro respondeu: Arrependam-se, e cada

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS

Bíblia para crianças apresenta SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS Bíblia para crianças apresenta SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Janie Forest Adaptado por: Lyn Doerksen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da

Leia mais

1Sm 20:4 E disse Jônatas a Davi: O que disser a tua alma, eu te farei.

1Sm 20:4 E disse Jônatas a Davi: O que disser a tua alma, eu te farei. 1 Capitulo 20 Entrevista de Davi com Jônatas 1Sm 20:1 Então fugiu Davi de Naiote, em Ramá; e veio, e disse a Jônatas: Que fiz eu? Qual é o meu crime? E qual é o meu pecado diante de teu pai, que procura

Leia mais

Valorização. Mensagem do meu Anjo Valorização Por Paulo Roberto Gaefke em 09/06. Bons pensamentos transformam nossa vida!

Valorização. Mensagem do meu Anjo Valorização Por Paulo Roberto Gaefke em 09/06. Bons pensamentos transformam nossa vida! Valorização Mensagem do meu Anjo Valorização Por Paulo Roberto Gaefke em 09/06 Bons pensamentos transformam nossa vida! Diante do espelho eu vi; olhos cansados de tanto esperar. olhos inchados de tanto

Leia mais

Deus Criou os Seres Espirituais; Lúcifer se Rebelou. 4 Viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas.

Deus Criou os Seres Espirituais; Lúcifer se Rebelou. 4 Viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas. Lição 3 Deus Criou os Seres Espirituais; Lúcifer se Rebelou Introdução De onde veio os anjos e Satanás? Deus Criou todas os seres espirituais As criaturas espirituais são conhecidas como: anjos, querubins,

Leia mais

Os selados são apresentados em duas ocasiões paralelas: Apocalipse 7 e 14:1-5.

Os selados são apresentados em duas ocasiões paralelas: Apocalipse 7 e 14:1-5. Lição 6 para 9 de fevereiro de 2019 Os 144.000 selados são apresentados em duas ocasiões paralelas: Apocalipse 7 e 14:1-5. Na primeira ocasião, permanecem em pé ante a iminente chegada do Cordeiro. Na

Leia mais

Monoteísmo Noético. por Sha ul Bensiyon

Monoteísmo Noético. por Sha ul Bensiyon Monoteísmo Noético por Sha ul Bensiyon Aula 6 Não Blasfemar A Segunda Lei A segunda lei noética é definida por não blasfemar o Nome do Eterno. Não maldizer o Criador, o Mantenedor de toda a existência,

Leia mais

AMOR DE DEUS. Rm 8 : 24 a 39

AMOR DE DEUS. Rm 8 : 24 a 39 AMOR DE DEUS Rm 8 : 24 a 39 ESTE TEXTO NOS MOSTRA; O QUANTO DEUS ESTA DO NOSSO LADO O QUANTO DEUS NOS AMA O QUANTO HÁ FAVOR DE DEUS PARA NÓS E QUE SOMOS VITORIOSOS Vs 26 Quando ouvimos o evangelho e cremos

Leia mais

O BRASIL. e a crise ética

O BRASIL. e a crise ética O BRASIL e a crise ética O Brasil e a Crise Ética Setor Público Transparência Internacional 60º 80º 69º 72º 69º 76º 79º 96º 100º 2012 2013 2014 2015 2016 2017 O Brasil e a Crise Ética Mundo dos Negócios

Leia mais

MODERNIDADE LÍQUIDA. Descrições de líquidos são fotos instantâneas, que precisam ser datadas. Zygmunt Bauman.

MODERNIDADE LÍQUIDA. Descrições de líquidos são fotos instantâneas, que precisam ser datadas. Zygmunt Bauman. VERDADE QUE REVELA MODERNIDADE LÍQUIDA Descrições de líquidos são fotos instantâneas, que precisam ser datadas. Zygmunt Bauman. quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade João 16.12

Leia mais

Boatos são notícias que uma pessoa conta para outra, contando fatos distorcidos (em sua maioria aumentados, ou inverdades ou ainda, tira conclusões

Boatos são notícias que uma pessoa conta para outra, contando fatos distorcidos (em sua maioria aumentados, ou inverdades ou ainda, tira conclusões Boatos são notícias que uma pessoa conta para outra, contando fatos distorcidos (em sua maioria aumentados, ou inverdades ou ainda, tira conclusões de algumas palavras que ouviu. É uma hipótese baseada

Leia mais

Interressante notar que até a água que é incolor e indolor, quando fica parada e empossada, passa a feder e a criar bicho.

Interressante notar que até a água que é incolor e indolor, quando fica parada e empossada, passa a feder e a criar bicho. Isaias 11: 1-8. Declaração: EU SOU O QUE PRECISA DE RENOVO ESPIRITUAL!!! Renovar no Dicionário: TORNAR NOVO; DAR ASPECTO OU FEIÇÃO DE NOVO; RESTAURAR; POR NOVAMENTE EM VIGOR; RESTABELECER; RECOMPOR; REVIGORAR;

Leia mais