Novena de São Pedro Pescador

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Novena de São Pedro Pescador"

Transcrição

1 Novena de São Pedro Pescador Oração Inicial (para todos os encontros) Comentarista: Hoje estamos nos encontrando para rezar a novena do nosso Padroeiro. Rezemos com São Pedro pedindo as bênçãos de Deus por nossa família. Juntos como irmãos e membros da Igreja aqui estamos. Em Nome da Santíssima Trindade, nosso Deus de Amor, queremos viver este encontro de reflexão e de oração. Iniciemos nossa novena: Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Canto: Aleluia, aleluia! Tu és Pedro, aleluia! Aleluia, aleluia! Tu és Pedro aleluia! És a rocha viva Cristo te escolheu Quando a Simão Pedro disse: Eu te darei. Do meu Reino as Chaves, eis a minha Igreja, Sobre esta pedra edificarei. Cristo Salvador, a pedra angular, Que ampara tudo, pois é homem Deus. Escolheu a Pedro para sustentar, Como rocha viva o edifício seu. Comentarista: Irmãos e irmãs, vamos participar desta novena de São Pedro, nosso querido padroeiro, com muita alegria e fé, preparando nossa comunidade para celebrar com júbilo a Festa do nosso glorioso Padroeiro São Pedro Pescador. Para bem rezarmos esta novena, supliquemos as luzes do Espírito Santo rezando: Vinde Espírito Santo... Oração final (para todos os encontros): Oração de São Pedro Ó glorioso São Pedro, Príncipe dos Apóstolos e Pescador de homens, a quem o Senhor Jesus escolheu para ser o fundamento de sua Igreja, entregou as chaves do Reino dos Céus e constituiu pastor universal de todos os fiéis; queremos ser sempre vossos súditos e filhos. Confiantes na Palavra do Senhor que vos disse: Tudo que ligares na terra, será ligado nos céus e no encargo que vos deu de confirmar os irmãos na fé, concedei-nos a graça, diante da diversidade das opiniões dos homens, saber como vós professar com firmeza nossa fé em Cristo, Filho de Deus, e permanecer naquele amor a Jesus que, por três vezes, proclamastes após a ressurreição. Dai-nos que, fiéis aos ensinamentos do Evangelho, permaneçamos unidos no rebanho do Senhor, confiando a vossa guarda, e no amor do Santo Padre, vosso legítimo sucessor, a fim de que, após o tempo desta vida, possamos unir-nos para sempre na Igreja triunfante no céu. Amém! Benção da casa: Ó Deus, abençoai e protegei os moradores desta casa. Abençoai tudo o que se encontra em nossa casa, os que nela entram e os que dela saem. Guardai nossa casa e dai-nos a vossa paz. Dai-nos a coragem para enfrentar com sabedoria e amor, a luta do dia-a-dia, transformando-nos em instrumento de vossa vontade. Amém! 1º Encontro: Conhecendo São Pedro Para refletir: Hoje estamos nos encontrando para rezar o primeiro dia da novena do nosso Padroeiro. Estamos iniciando nossa novena em preparação para a Festa do nosso Padroeiro. Vamos neste primeiro dia da novena conhecer um pouco mais o nosso Padroeiro. Para a nossa reflexão, é bom que todos tenham a bíblia em mãos, pois vamos ler várias passagens que falam da vida de São Pedro. 1. Onde nasceu São Pedro? São Pedro nasceu em Betsaida, perto do lago de Genesaré (ver no mapa da bíblia).

2 2. Quem era sua família? Seu pai João 21, 15. Seu irmão João 1, 40 / Marcos 1, 16. Era casado Marcos 1, 30 / Lucas 4, Profissão: Pescador Lucas 5, 2 / Mateus 4, Chamado por Jesus: Discípulo Marcos 1, / João 1, 42 / Lucas 5, O que Jesus confiou a Pedro? Pedra inicial Mateus 16, Ligar e desligar Mateus 16, 19. Animar na Fé Lucas 22, Apascentar as ovelhas João 21, 27. Para conversar: O que mais chamou sua atenção na história de Pedro? O que mais você sabe sobre São Pedro? Preces espontâneas; Convidar uma pessoa para Novena de São Pedro. 2º Encontro: São Pedro, o primeiro Papa Para refletir: Hoje estamos nos encontrando para rezar o segundo dia da novena do nosso Padroeiro. Vamos rezar nesta novena sobre a missão que Jesus confiou a São Pedro e seus sucessores (Papas e Bispos), de cuidar das suas ovelhas. Depois da Ascensão de Jesus, Pedro assume a tarefa de cuidar da comunidade, sustentar a fé dos irmãos e anunciar a Boa Nova do Evangelho. Pedro tem a capacidade de nos fazer olhar para aquilo que realmente tem valor. Ele é apóstolo, mas, sim, como servo. Ele muda suas credenciais de lugar. Se estivéssemos no lugar dele, mais do que rapidamente, ao nos apresentar, diríamos: Sou apóstolo e, aí sim, se sobrasse tempo, talvez acrescentássemos que éramos servos. Contudo, o apóstolo estava vacinado contra o poder. Ele, na verdade, condicionava sua posição de apóstolo à de servo. Certamente que Pedro, sendo discípulo da primeira hora, aprendeu tudo com Jesus. As experiências com Jesus ao longo de três anos ensinaram Pedro a ser e a viver como servo. Muito possivelmente ele estivesse se lembrando de Jesus, o supremo Mestre, lavando seus pés. As fortes palavras de Jesus deveriam ressoar em sua mente: Eu vim para servir e não para ser servido. Na origem do apostolado de Pedro está a prática do serviço desinteressado. A liderança que ele exercia como um servoapóstolo incentivava e dava condições para que os demais discípulos e discípulas se tornassem o melhor que pudessem ser e, dessa forma, acabassem por remover as barreiras que poderiam impedi-los de viver como iguais em comunidade. Jamais um servo exerceu tanta influência sobre os outros quanto Pedro. (Livro: Passos de Pedro, p. 82)

3 Para meditar: I Pedro 1, 1-5. Para conversar: O que você acha das lideranças hoje da Igreja, da Família, da Sociedade? O que São Pedro tem para nos ensinar hoje? Convidar uma pessoa para a Novena. Ler Atos dos Apóstolos, do capítulo 2 até o capítulo 8. 3º Encontro: Missão de São Pedro e nossa missão Para refletir: Hoje estamos nos encontrando para rezar o terceiro dia da novena do nosso Padroeiro. Meus irmãos e irmãs, que bom contar com sua presença neste terceiro dia da novena em preparação à Festa de São Pedro, nosso grande Padroeiro. Hoje vamos olhar para São Pedro, para seu exemplo de vida cristã e vamos refletir como estamos respondendo ao chamado que o Senhor nos faz no dia-a-dia da nossa vida. Ouvimos muitas pessoas na comunidade dizer quando são chamadas para uma missão, que não são preparados, que não têm jeito para a coisa, que falta tempo e até se julgam pecadoras e pequenas... Pois bem, quando Jesus chamou Pedro para ser um missionário, não fez porque Pedro era o cara, o melhor... Muito pelo contrário, Pedro tinha muitas falhas, negou o Senhor, era impaciente, e outros defeitos. Porém, Jesus o convida para a missão, somente por uma razão, porque Pedro acreditava em Jesus e o amava. Para meditar: Lucas 5, O missionário é alguém que escuta com atenção e obediência a Palavra de Jesus. Só nesta escuta da Palavra do Senhor se chega à verdade da fé e a uma adesão de coração a Jesus. Você tem tempo para ler, meditar e rezar a Palavra de Deus? Você já se sentiu chamado(a) por Jesus para uma missão? Procurar conhecer algum grupo da Paróquia. Você está colaborando em alguma coisa na Comunidade? Em quê? Se não, em que você gostaria de ajudar? 4º Encontro: São Pedro e o Setor Família Para refletir: Hoje estamos nos encontrando para rezar o quarto dia da novena do nosso Padroeiro.

4 Em nossa Comunidade Paroquial alguns grupos organizam atividades de evangelização em favor da família. São os seguintes grupos: ECC (Encontro de Casais com Cristo); Família Evangelizando Família; Encontro de Namorados; Encontro de Noivos. Há também pessoas que participam das Equipes de Nossa Senhora. Para meditar / rezar: Vamos rezar neste encontro pedindo a São Pedro em união com a Sagrada Família por todas as nossas famílias e por todas as pessoas que ajudam para que nossas famílias vivam bem sua missão. Rezemos o terço com as intenções que seguem. 1ª intenção: Jesus, Maria e José, em vós contemplamos o esplendor do verdadeiro Amor, e confiantes a vós nos entregamos. Rezemos pelo Setor Família de nossa Comunidade Paroquial que é composto dos seguintes grupos: ECC (Encontro de Casais com Cristo); Família Evangelizando Família; Encontro de Namorados; Encontro de Noivos. Que o Senhor abençoe por intercessão da Sagrada Família, os seus trabalhos, em favor da Família em nossa Paróquia. 2ª intenção: Sagrada Família de Nazaré, tornai também as nossas famílias lugares de Comunhão e Cenáculo de Oração, autênticas escolas do Evangelho e pequenas igrejas domésticas. Rezemos louvando e agradecendo a Deus, por intercessão da Sagrada Família, por todas as coisas boas que são realizadas em nossas famílias, para que permaneçam unidas e tenham a alegria do Amor. 3ª intenção: Sagrada Família de Nazaré que nunca mais haja nas famílias episódios de violência, de fechamento e divisão, e quem tiver sido ferido ou escandalizado seja rapidamente consolado e curado. Rezemos a Deus por intercessão da Sagrada Família, pedindo por todas as famílias que sofrem em decorrência das drogas, da violência, do desemprego e de tantos males que estragam a alegria da Família em nossa Comunidade e no mundo. 4ª intenção: Sagrada Família de Nazaré, fazei que todos nos tornemos conscientes do caráter Sagrado e inviolável da família, de sua beleza no projeto de Deus. Rezemos a Deus por intercessão da Sagrada Família, por todos os jovens que se preparam para o Sacramento do Matrimônio, que recebam a Luz do Espírito de Deus, para cumprirem os seus sagrados compromissos. 5ª intenção: Jesus, Maria e José, ouvi-nos e acolhei a nossa súplica. Rezemos a Deus por intercessão da Sagrada Família, por todas as famílias de nossa Paróquia e em especial as que lembramos nesse momento (no silêncio, rezar pelas famílias). Se for possível, procurar se informar sobre um destes grupos do Setor Família em nossa Paróquia. Vamos convidar uma família para rezar a Novena de São Pedro. 5º Encontro: São Pedro e o Setor de Pastorais Para refletir: Hoje estamos nos encontrando para rezar o quinto dia da novena do nosso Padroeiro. Neste encontro vamos refletir e rezar sobre a missão de ser Bom Pastor. O Bom Pastor nos ensina Jesus, é aquele que dá a vida por suas ovelhas. À semelhança do Bom Pastor, a Igreja é chamada a pastorear homens e mulheres em todas as idades e situações, apontando por meio da ação evangélica, que em Jesus Cristo e no seu Evangelho se encontra a Vida, e Vida Plena.

5 Para meditar / rezar: Neste quinto dia da nossa novena rezemos com São Pedro por todas as pessoas que receberam de Jesus a missão de pastorear na família, no trabalho, na comunidade, em especial rezemos pelo Papa, por nosso bispo, pelos diáconos e por toda nossa comunidade. Vamos rezar o terço com as intenções que seguem. 1ª intenção: Rezemos pelos membros da Equipe da Pastoral do Dízimo da nossa Paróquia, para que não se cansem de servir à comunidade e ajudem todos os paroquianos a crescerem na Fé, no Amor e na Partilha Fraterna. 2ª intenção: Rezemos por todos os catequistas que preparam as crianças, os jovens e os adultos para receberem os Sacramentos do Batismo, Eucaristia e Crisma, em nossa Comunidade Paroquial (lembrar nomes dos catequistas). 3ª intenção: Rezemos por todas as pessoas que se dedicam à Pastoral da Solidariedade realizando a distribuição do pão e leite de soja, pela Pastoral da Criança, o brechó, na Pastoral de Rua, no sopão. Que nunca desanimem no serviço aos mais pobres e rezemos ao Senhor para que nossa comunidade seja mais comprometida no serviço do Amor Solidário. 4ª intenção: Rezemos por todas as pessoas que participam dos diversos Grupos, Pastorais, Movimentos, de nossa Comunidade Paroquial, para que cresçam na Fé, sejam perseverantes no Testemunho de Jesus Cristo e cheguem a uma maior participação da Vida Comunitária em nossa Paróquia. 5ª intenção: Rezemos pelas crianças, jovens, adultos, casais, trabalhadores (as), pelos doentes, enfim, por todos os moradores de Manaíra, para que juntos cresçamos na Fé, no Amor e possamos viver em Paz e Felizes em nosso Bairro. Visitar uma família para rezar a Novena de São Pedro. 6º Encontro: São Pedro e o Setor Juventude Para refletir: Neste sexto dia da Novena de São Pedro Pescador, vamos rezar por todos os jovens, de modo especial, em nossa Paróquia pelos grupos de jovens que formam o Setor Juventude da Paróquia São Pedro Pescador. Para meditar / rezar: Hoje estamos nos encontrando para rezar o quarto dia da novena de nosso Padroeiro. Hoje vamos rezar o terço trazendo diante do Senhor todos os jovens que conhecemos em especial os que estão doentes, que buscam trabalho, os que estão em alguma situação difícil, que Jesus por intercessão de São Pedro e da Virgem Maria rogue a Deus por todos os nossos jovens. 1ª intenção: Rezemos pelos Grupos de Jovens da nossa Comunidade Paroquial: Jovens do EJC; Jovens da Pastoral da Crisma; Jovens do Movimento Vivo um Amor Maior; Jovens do Grupo de Oração Shekinah. Rezemos pedindo a Deus por intercessão da Virgem Maria e de São Pedro, que nossos jovens se apaixonem pelo projeto de Deus e sejam jovens comprometidos com a causa do Evangelho de Jesus Cristo. 2ª intenção: Rezemos pedindo a Deus por intercessão da Virgem Maria e de São Pedro, pelos jovens para que aprendam na família, na escola e na comunidade, a cultivarem valores tais como: respeito, diálogo, perdão, justiça, amor, o valor da vida..., e praticá-los no dia-a-dia da vida. 3ª intenção: Rezemos pedindo a Deus por intercessão da Virgem Maria e de São Pedro, para que os nossos jovens saibam usar as redes sociais como instrumento que contribua para a construção de uma

6 sociedade mais justa, fraterna, possibilitando relacionamentos baseados no respeito, promovendo a criatividade para divulgar o Evangelho, na busca de um mundo melhor. 4ª intenção: Rezemos pedindo a Deus por intercessão da Virgem Maria e de São Pedro, pelo fim da violência que tem provocado tanto sofrimento aos jovens e seus familiares. 5ª intenção: Rezemos pedindo a Deus por intercessão da Virgem Maria e de São Pedro que abençoe, ilumine e fortaleça na missão de formadores e educadores jovens na família, na escola e na comunidade, para que nunca desanimem da sua missão. Convidar um jovem para a Novena de São Pedro. 7º Encontro: São Pedro e o Setor Movimentos e Associações Para refletir: Estamos reunidos para o sétimo encontro da novena do nosso Padroeiro. Rezemos com São Pedro pedindo as bênçãos de Deus por nossa família. Hoje vamos rezar com São Pedro por todos os Movimentos e Associações presentes em nossa Comunidade Paroquial. Os Movimentos e Associações estão presentes na vida da Igreja desde sempre através dos fiéis cristãos que se organizam com a finalidade de viver uma espiritualidade, um carisma buscando responder às situações particulares no campo da missão e da vivência evangélica. Os Movimentos e Associações assim como as Pastorais pertencem a Igreja e tem seu lugar na Igreja. Para meditar / rezar 1ª intenção: Rezemos pedindo a Deus por intercessão da Virgem Maria e de São Pedro, pelos grupos da Legião de Maria, do Apostolado da Oração, Renovação Carismática, Terço dos Homens, Catecumenato, Oficina de Oração, para que animados por seus carismas e pelo espírito de Oração, sejam testemunhas do Amor de Cristo para toda a Comunidade. 2ª intenção: Rezemos a Deus por intercessão da Virgem Maria e de São Pedro, para que os leigos cristãos da nossa Comunidade assumam sua missão de testemunhas do Evangelho de Jesus na família, no trabalho, na política, enfim, sejam sal da terra e luz do mundo. 3ª intenção: Rezemos pedindo a Deus por intercessão da Virgem Maria e de São Pedro, por todos os doentes, os abandonados, os que andam tristes, para que o Senhor seja o consolo e a fortaleza nas suas tribulações. 4ª intenção: Rezemos pedindo a Deus por intercessão da Virgem Maria e de São Pedro, por nossa Comunidade Paroquial, por nossa Igreja Diocesana e por toda Igreja no mundo, para que acolhendo os Dons do Espírito Santo na riqueza dos carismas, formemos em Cristo um só corpo. 5ª intenção: Rezemos pedindo a Deus por intercessão da Virgem Maria e de São Pedro, por todas as pessoas que nos diversos grupos, movimentos, associações e pastorais formam a Paróquia de São Pedro Pescador, para que vivam na união e na mesma Fé me Jesus Cristo. Fale para um vizinho sobre a Festa do nosso Padroeiro (Procissão, Tríduo e Festa Social).

7 8º Encontro: São Pedro e o Setor Liturgia Para refletir: Hoje estamos nos encontrando para rezar o oitavo dia da novena do nosso Padroeiro. Neste oitavo encontro da nossa preparação para a Festa de São Pedro Pescador, vamos refletir e rezar sobre como estamos celebrando nossa fé. A liturgia é acima de tudo, fonte e lugar de comunhão e evangelização, pois ela é a própria Boa Nova presente e celebrada como acontecimento no aqui e agora da Igreja. Nenhuma atividade pastoral pode realizar-se sem se referir à liturgia. Pois, como afirma a Igreja, a liturgia é o ponto de chegada e de partida da Vida da Igreja. Em nossa Comunidade Paroquial o Setor Liturgia é formado pelos seguintes ministérios: Equipes de Canto, Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, Equipe de Acolhida, Equipes de Leitores, Coroinhas, Equipe de Ornamentação e Equipes de Celebração. Para meditar: O que você acha da atuação destas Equipes nas celebrações? Você gostaria de participar de uma destas equipes? Convide alguém da sua amizade para participar das celebrações do Tríduo de São Pedro. 9º Encontro: Com São Pedro renovamos nossa Fé em Jesus Cristo Para refletir: Hoje estamos nos encontrando para rezar o nono dia da novena do nosso Padroeiro. Rezemos com São Pedro pedindo as bênçãos de Deus por nossa família. Meus irmãos e irmãs sejam bem vindos (as) para juntos rezarmos neste nono encontro de nossa Novena. Vamos com São Pedro renovar nossa Fé me Jesus o Senhor. Meus irmãos e irmãs, o nosso Padroeiro foi um homem de grande firmeza na fé e no amor a Jesus Cristo. Hoje somos chamados a dar o nosso sim a Jesus. Rezamos ao Senhor para que aumente a nossa fé e nos conceda a coragem, a alegria do amor que São Pedro devotou a Nosso Senhor Jesus Cristo, para que também nós possamos dizer como Pedro: Tu és o Cristo de Deus. Para meditar: Ler Mateus 16, Quem é Jesus para você? Como apresentar Jesus em nossa casa, no trabalho, na comunidade? Como vou participar agora da Comunidade de São Pedro? Convide alguém para o Tríduo de São Pedro.

Mês. Mariano UM CRISTÃO SEM MARIA ESTÁ ÓRFÃO. TAMBÉM UM CRISTÃO SEM A IGREJA É UM ÓRFÃO. PAPA FRANCISCO

Mês. Mariano UM CRISTÃO SEM MARIA ESTÁ ÓRFÃO. TAMBÉM UM CRISTÃO SEM A IGREJA É UM ÓRFÃO. PAPA FRANCISCO Mariano PARÓQUIA SÃO PEDRO PESCADOR Mês UM CRISTÃO SEM MARIA ESTÁ ÓRFÃO. TAMBÉM UM CRISTÃO SEM A IGREJA É UM ÓRFÃO. UM CRISTÃO PRECISA DESTAS DUAS MULHERES, DUAS MULHERES MÃES, DUAS MULHERES VIRGENS: A

Leia mais

PRIMEIRO DIA LADAINHA. MEDITAÇÃO Nosso Compromisso: Rede de Comunidades. Animador das primeiras comunidades, Caridoso com os mais empobrecidos,

PRIMEIRO DIA LADAINHA. MEDITAÇÃO Nosso Compromisso: Rede de Comunidades. Animador das primeiras comunidades, Caridoso com os mais empobrecidos, PRIMEIRO DIA LADAINHA São Judas Tadeu, Apóstolo de Cristo, Eleito por Jesus, Seguidor do Evangelho, Testemunha do Ressuscitado, Animador das primeiras comunidades, Fiel pregador do Evangelho, Zeloso ministro

Leia mais

Liturgia Eucarística para o dia da festa de São Pedro - 24/06/2018

Liturgia Eucarística para o dia da festa de São Pedro - 24/06/2018 Liturgia Eucarística para o dia da festa de São Pedro - 24/06/2018 TEMA: Apóstolos da luz e da salvação. Símbolos: Andor de São Pedro e padrinhos das comunidades para a procissão inicial. Palavras: FIRMEZA,

Leia mais

MUNDIAL DAS MISSÕES E DA SANTA INFÂNCIA MISSIONÁRIA 29º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO DA FÉ 21 DE OUTUBRO DE 2012 RITO INICIAL

MUNDIAL DAS MISSÕES E DA SANTA INFÂNCIA MISSIONÁRIA 29º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO DA FÉ 21 DE OUTUBRO DE 2012 RITO INICIAL CATEDRAL DIOCESANA DE CAMPINA GRANDE PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos. DIA MUNDIAL DAS MISSÕES E

Leia mais

Dia Mundial das Missões - Coleta Nacional - 21 e 22 de outubro

Dia Mundial das Missões - Coleta Nacional - 21 e 22 de outubro Missionária 26º Domingo do Tempo Comum - 01/10/ Motivação inicial é o tema da Missionária que hoje iniciamos. A Igreja em saída é a comunidade que faz a experiência de Jesus e sai de si para anunciar a

Leia mais

Dia Mundial das Missões - Coleta Nacional - 20 e 21 de outubro

Dia Mundial das Missões - Coleta Nacional - 20 e 21 de outubro Missionária 27º Domingo do Tempo Comum (7/10) Estimados irmãos e irmãs, iniciamos hoje a Missionária que tem como tema Enviados para testemunhar o Evangelho da paz. A Palavra de Deus nos pede para estarmos

Leia mais

Catedral Diocesana de Campina Grande. II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia. ANO DA FÉ Rito Inicial

Catedral Diocesana de Campina Grande. II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia. ANO DA FÉ Rito Inicial Catedral Diocesana de Campina Grande Paróquia nossa Senhora da Conceição II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia Por suas chagas fomos curados, felizes aqueles que crêem sem terem visto.

Leia mais

Nesta série de textos, será tratado o capítulo sétimo da exortação que trata exclusivamente dos filhos. Sete temas serão abordados:

Nesta série de textos, será tratado o capítulo sétimo da exortação que trata exclusivamente dos filhos. Sete temas serão abordados: Em outubro, o Portal da Renovação Carismática Católica do Brasil vai apresentar alguns artigos que explanam assuntos relacionados aos valores da família, especialmente no que se refere à educação dos filhos.

Leia mais

DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS

DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS Roteiros para as missas do Mês Vocacional Agosto de 2013 4ª semana: VOCAÇÃO DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS Arquidiocese de Florianópolis(SC) MOTIVAÇÃO INICIAL AGOSTO: MÊS VOCACIONAL Ide e fazei discípulos entre

Leia mais

Liturgia Eucarística para 27/03/ 2018 Tema: Leigos em missão na Família, Igreja e Sociedade. Símbolos: Cruz e símbolo do Ano Pastoral.

Liturgia Eucarística para 27/03/ 2018 Tema: Leigos em missão na Família, Igreja e Sociedade. Símbolos: Cruz e símbolo do Ano Pastoral. Liturgia Eucarística para 27/03/ 2018 Tema: Leigos em missão na Família, Igreja e Sociedade. Símbolos: Cruz e símbolo do Ano Pastoral. I RITOS INICIAIS: 1 Acolhida: Animador: Estimados irmãos e irmãs,

Leia mais

Nesta série de textos, será tratado o capítulo sétimo da exortação que trata exclusivamente dos filhos. Sete temas serão abordados:

Nesta série de textos, será tratado o capítulo sétimo da exortação que trata exclusivamente dos filhos. Sete temas serão abordados: Em outubro, o Portal da Renovação Carismática Católica do Brasil vai apresentar alguns artigos que explanam assuntos relacionados aos valores da família, especialmente no que se refere à educação dos filhos.

Leia mais

Nesta série de textos, será tratado o capítulo sétimo da exortação que trata exclusivamente dos filhos. Sete temas serão abordados:

Nesta série de textos, será tratado o capítulo sétimo da exortação que trata exclusivamente dos filhos. Sete temas serão abordados: Em outubro, o Portal da Renovação Carismática Católica do Brasil vai apresentar alguns artigos que explanam assuntos relacionados aos valores da família, especialmente no que se refere à educação dos filhos.

Leia mais

PARA A VIDA EM FAMÍLIA E DIA DOS PAIS

PARA A VIDA EM FAMÍLIA E DIA DOS PAIS Roteiros para as missas do Mês Vocacional Agosto de 2013 2ª semana: VOCAÇÃO PARA A VIDA EM FAMÍLIA E DIA DOS PAIS Arquidiocese de Florianópolis(SC) AGOSTO: MÊS VOCACIONAL Ide e fazei discípulos entre todas

Leia mais

Oração dos fiéis Creio, Senhor, mas aumentai a minha fé.

Oração dos fiéis Creio, Senhor, mas aumentai a minha fé. Campanha Missionária 2016 Campanha Missionária 2019 27º Domingo do Tempo Comum (06/10) Caríssimos irmãos e irmãs, iniciamos o Mês Missionário Extraordinário convocado pelo Papa Francisco com o tema: Batizados

Leia mais

Introdução ORAÇÃO DO ROSÁRIO MISTÉRIOS GOZOSOS. Primeiro Mistério: Anunciação do Anjo a Nossa Senhora (Lc 1, 26-38)

Introdução ORAÇÃO DO ROSÁRIO MISTÉRIOS GOZOSOS. Primeiro Mistério: Anunciação do Anjo a Nossa Senhora (Lc 1, 26-38) Oração do Rosário 2 Fazei o que Ele vos disser (Jo 2, 5) Introdução Nesta Semana de Oração pelos Seminários, somos convidados a seguir o exemplo da Mãe do Senhor no caminho realizado na fidelidade ao Pai

Leia mais

COMUM DOS SANTOS E DAS SANTAS

COMUM DOS SANTOS E DAS SANTAS 279 I rmãs e irmãos: Ao celebrar a solenidade de São N. (de Santa N.), nosso irmão (nossa irmã) na fé e no Baptismo, oremos a Deus Pai todo-poderoso, dizendo (ou: cantando): R. Deus, fonte de toda a santidade,

Leia mais

Espiritualidade e Missão dos Animadores de Grupos (comunidade de comunidades)

Espiritualidade e Missão dos Animadores de Grupos (comunidade de comunidades) Espiritualidade e Missão dos Animadores de Grupos (comunidade de comunidades) Qual um dos principais objetivos do Ano Missionário? Criar comunidades de comunidades ao redor da Palavra de Deus! "Basicamente,

Leia mais

Ser testemunha de Jesus em fraternidade

Ser testemunha de Jesus em fraternidade Ser testemunha de Jesus em fraternidade Escuta do evangelho do domingo Jo 10,1-10; Eu Sou a Porta das ovelhas Estamos sempre à meditar sobre a nossa identidade No nosso voto, nos comprometemos à aprofundar

Leia mais

Nesta série de textos, será tratado o capítulo sétimo da exortação que trata exclusivamente dos filhos. Sete temas serão abordados:

Nesta série de textos, será tratado o capítulo sétimo da exortação que trata exclusivamente dos filhos. Sete temas serão abordados: Em outubro, o Portal da Renovação Carismática Católica do Brasil vai apresentar alguns artigos que explanam assuntos relacionados aos valores da família, especialmente no que se refere à educação dos filhos.

Leia mais

Semana de Oração Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e

Semana de Oração Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e Semana de Oração Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa

Leia mais

ORAÇÕES VOCACIONAIS. Oração inicial para todos os dias

ORAÇÕES VOCACIONAIS. Oração inicial para todos os dias ORAÇÕES VOCACIONAIS Por ocasião da Ordenação Sacerdotal de Fabrício Dias Passos e da Ordenação Diaconal de Benigno Morales Ignacio e Kossi Pierre Batcho Kadotte Em 3 de agosto de 2019, pela graça de Deus,

Leia mais

Roteiro Celebrativo Mês Diocesano do Dízimo 2017

Roteiro Celebrativo Mês Diocesano do Dízimo 2017 02 de julho de 2017 13º Domingo do Tempo Comum Sejam bem-vindos à celebração eucarística. Convocados pelo Pai, incorporados a Cristo e movidos pelo Espírito Santo, tornamo-nos assembleia celebrativa para

Leia mais

renovando a nossa profunda comunhão com Pedro, o Papa Francisco!

renovando a nossa profunda comunhão com Pedro, o Papa Francisco! São Pedro, na primeira leitura de hoje, dirige-se aos presbíteros recomendando-lhes que cuidem do rebanho com liberdade e coração generoso, dando seu testemunho de presbítero entre eles. Porém, antes desta

Leia mais

SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês L2 615 SUL Tema: MISERICÓRDIA NA FAMÍLIA: DOM E MISSÃO

SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês L2 615 SUL Tema: MISERICÓRDIA NA FAMÍLIA: DOM E MISSÃO Tema Responsáveis Coordenadore s Pregação Domingo 14 de agosto (1) Criados por um Pai Misericordioso. SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês L2 615 SUL

Leia mais

Nesta série de textos, será tratado o capítulo sétimo da exortação que trata exclusivamente dos filhos. Sete temas serão abordados:

Nesta série de textos, será tratado o capítulo sétimo da exortação que trata exclusivamente dos filhos. Sete temas serão abordados: Em outubro, o Portal da Renovação Carismática Católica do Brasil vai apresentar alguns artigos que explanam assuntos relacionados aos valores da família, especialmente no que se refere à educação dos filhos.

Leia mais

Rito de apresentação e acolhida dos novos catequizandos

Rito de apresentação e acolhida dos novos catequizandos Celebração de Inscrição do Nome, entrega do Livro Sagrado e envio dos catequistas - Para crianças em idade de catequese (catecúmenos e/ou catequizandos) - - Aconselhamos que essa celebração aconteça na

Leia mais

15 de Abril SEGUNDA-FEIRA SANTA

15 de Abril SEGUNDA-FEIRA SANTA PROGRAMAÇÃO: SEMANA SANTA 2019 14 de Abril DOMINGO DE RAMOS: 07:00 - Praça da Academia início da Celebração e bênção dos ramos. ( Encenação da Equipe Teatral Senhor Jesus) Procissão para a Matriz de Nossa

Leia mais

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus Paróquia de Barco Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus Missa com crianças Entrada: Linda noite, Linda noite Linda noite de Natal (bis) Introdução A imagem de Maria está aqui ao lado, porque hoje celebramos

Leia mais

REZAR COM O PAPA. Os Idosos Dário Pedroso, s.j. Introdução

REZAR COM O PAPA. Os Idosos Dário Pedroso, s.j. Introdução REZAR COM O PAPA Os Idosos Dário Pedroso, s.j. Introdução Continuamos empenhados, nesta rede mundial de oração com o Papa e pelas suas intenções, a rezar, a fazer subir ao Coração do Pai das Misericórdias

Leia mais

Agosto, o Mês Dedicado às Vocações

Agosto, o Mês Dedicado às Vocações , o Mês Dedicado às Vocações Neste mês a Igreja celebra as vocações: sacerdotal, diaconal, religiosa, familiar e leiga. É um mês voltado para a reflexão e a oração pelas vocações e os ministérios, de forma

Leia mais

A COMUNIDADE COMO CASA

A COMUNIDADE COMO CASA A COMUNIDADE COMO CASA DOM LEOMAR ANTONIO BRUSTOLIN BISPO AUXILIAR DE PORTO ALEGRE UMA CASA DE PORTAS ABERTAS A paróquia é a comunidade à qual pertencem todos os fiéis, sem exclusão ou elitismo. Ela é

Leia mais

Ministério de Coordenação e o Dom da unidade Qui, 06 de Setembro de :58

Ministério de Coordenação e o Dom da unidade Qui, 06 de Setembro de :58 Grupo de Oração é uma comunidade carismática presente numa diocese, paróquia, capela, colégio, universidade, presídio, empresa, fazenda, condomínio, residência etc., que cultiva a oração, a partilha e

Leia mais

A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva

A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva do acontecimento cristão é o fato de pertencer a uma comunidade concreta na qual podemos

Leia mais

FESTA DO ESPIRITO 10º ANO DE CATEQUESE. 23 de Maio de 2010

FESTA DO ESPIRITO 10º ANO DE CATEQUESE. 23 de Maio de 2010 FESTA DO ESPIRITO "É este o fruto do Espírito Santo: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e auto-domínio." Gl, 5,22 Espírito Santo ajuda-nos a ter estes Teus frutos!

Leia mais

Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro

Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro Escuta do evangelho do domingo Festa de Pentecostes Jo 20,19-23; Jesus Ressuscitado sopra o Espírito Santo sobre os discípulos No nosso voto, nos

Leia mais

PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO REDE UNIDADE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS

PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO REDE UNIDADE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO REDE UNIDADE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS 2 OBJETIVO ECLESIAL: PARÓQUIA: REDE UNIDA DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS Potencializar o processo de construção e organização do 14 Intereclesial

Leia mais

Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão.

Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão. Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão. Como animadores da comunhão, temos a missão de acolher,

Leia mais

Também foram apresentadas sugestões de temáticas para alguns encontros que já fazem parte da vida do movimento nos estados e dioceses:

Também foram apresentadas sugestões de temáticas para alguns encontros que já fazem parte da vida do movimento nos estados e dioceses: O Conselho Nacional da RCCBRASIL, que está reunido em Brasília desde a última quarta-feira, dia 21, discerniu a temática que deverá acompanhar as missões, encontros e ser trabalhada nas reuniões de oração

Leia mais

SEMANA SANTA TRÍDUO PASCAL PÁSCOA

SEMANA SANTA TRÍDUO PASCAL PÁSCOA SEMANA SANTA TRÍDUO PASCAL PÁSCOA Senhor, como queres que preparemos a Páscoa? (Cf. Mt 26, 17) PARÓQUIA SCJ INGLESES - 2018 - SEMANA SANTA Começa no Domingo de Ramos, incluindo o Tríduo Pascal, visando

Leia mais

Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo,

Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo, Coleção Chamados à Vida Em preparação à Eucaristia 1ª Etapa: Chamados à vida 2ª Etapa: Chamados à vida em Jesus Cristo 3ª Etapa: Chamados à vida em Comunidade. 4ª Etapa: Chamados à vida para amar e servir.

Leia mais

ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS

ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS PASTORAL DO DÍZIMO ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS A 53ª Assembleia Geral dos Bispos (CNBB 2015) e 54ª Assembleia Geral dos Bispos (CNBB -2016) discutem profundamente sobre o tema do Dízimo e fazem emendas

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS CATEQUESE Paróquia Nossa Senhora da Boavista

REUNIÃO DE PAIS CATEQUESE Paróquia Nossa Senhora da Boavista REUNIÃO DE PAIS CATEQUESE 2015 2016 Paróquia Nossa Senhora da Boavista ORAÇÃO INICIAL Avé Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do Vosso ventre,

Leia mais

ROTEIRO PARA CELEBRAÇÃO DA SOLENIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO

ROTEIRO PARA CELEBRAÇÃO DA SOLENIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO ROTEIRO PARA CELEBRAÇÃO DA SOLENIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO DIA NACIONAL DOS CRISTÃOS LEIGOS E LEIGAS E DE ABERTURA DO ANO NACIONAL DO LAICATO 26/ 11/ 2017 Material necessário: [Banner

Leia mais

CELEBRAÇÃO COM AS FAMÍLIAS DOS CATEQUIZANDOS

CELEBRAÇÃO COM AS FAMÍLIAS DOS CATEQUIZANDOS CELEBRAÇÃO COM AS FAMÍLIAS DOS CATEQUIZANDOS 1- ACOLHENDO Animador 1: Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Sejam todos bem vindos à esta nossa celebração. Diante aos desafios para a família na atualidade,

Leia mais

FESTA DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ

FESTA DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ FESTA DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ DE 31 DE AGOSTO A 09 DE SETEMBRO DE 2018. CACHOEIRA DO CAMPO-MG Em sintonia com o Ano Nacional dos leigos e leigas no Brasil (26/11/2017 a 28/11/2018), que tem como tema:

Leia mais

Dia 11 de Janeiro- sexta-feira- Primeiro Dia. «Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu» (GE,67-70)

Dia 11 de Janeiro- sexta-feira- Primeiro Dia. «Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu» (GE,67-70) Paróquia São Sebastião Conselheiro Lafaiete- MG A.D. 2019 Convite A Paróquia de São Sebastião tem a alegria de convidar você e sua família, para celebrar as maravilhas operadas na vida e no testemunho

Leia mais

Procissão com símbolos que lembrem o Sínodo dos Jovens e a realidade juvenil

Procissão com símbolos que lembrem o Sínodo dos Jovens e a realidade juvenil 1 C E L E B R A Ç Ã O P O R O C A S I Ã O DO SÍNODO DOS JOVENS Procissão com símbolos que lembrem o Sínodo dos Jovens e a realidade juvenil CANTO: Eu venho do Sul e do Norte... Em nome do Pai... LEITOR

Leia mais

Deus Pai, criastes-nos à Vossa imagem e semelhança e chamais-nos, desde toda a eternidade, a participar da Vossa bondade! Fazei-nos viver, todos os di

Deus Pai, criastes-nos à Vossa imagem e semelhança e chamais-nos, desde toda a eternidade, a participar da Vossa bondade! Fazei-nos viver, todos os di Deus Pai, criastes-nos à Vossa imagem e semelhança e chamais-nos, desde toda a eternidade, a participar da Vossa bondade! Fazei-nos viver, todos os dias, em caridade na Vossa presença ao serviço dos nossos

Leia mais

Festa da Imaculada Conceição 2015

Festa da Imaculada Conceição 2015 Festa da Imaculada Conceição 2015 Maria nos estimula a viver a misericórdia de Jesus Cristo Libertador Dia 29 de novembro Domingo 1 dia da Maria nos ensina a sermos solidários e fraternos com os irmãos

Leia mais

Roteiros Mensais para Grupos

Roteiros Mensais para Grupos Roteiros Mensais para Grupos SETEMBRO 2017 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA de cada mês, para mobilizar os grupos e a vida pessoal diante dos grandes

Leia mais

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 Senhor Jesus, Tu tens palavras de vida eterna e Tu revelas-te a nós como Pão da vida

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS GRUPO DE JOVENS Paróquia Nossa Senhora da Boavista

REUNIÃO DE PAIS GRUPO DE JOVENS Paróquia Nossa Senhora da Boavista REUNIÃO DE PAIS GRUPO DE JOVENS 2015 2016 Paróquia Nossa Senhora da Boavista ORAÇÃO INICIAL Avé Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, benditasoisvósentreasmulheresebenditoéo fruto do Vosso ventre,

Leia mais

de Jesus, nos é dada a oportunidade de iluminar as nossas ações.

de Jesus, nos é dada a oportunidade de iluminar as nossas ações. Novena de Natal O tempo do Advento é constituído das quatro semanas que antecedem o Natal do Senhor. É, portanto, tempo de piedosa espera. Ora, esperar uma pessoa querida requer alegre e cuidadosa preparação.

Leia mais

- A Bíblia aparece cheia de famílias, gerações, histórias de amor e de crises familiares. - Salmo 128 Bênçãos familiares.

- A Bíblia aparece cheia de famílias, gerações, histórias de amor e de crises familiares. - Salmo 128 Bênçãos familiares. INTRODUÇÃO O Papa Francisco convida a uma leitura meditada e sem pressa, para que as pessoas prestem atenção àquilo que mais corresponde às suas necessidades específicas. Espero que cada um, através da

Leia mais

Janeiro S 03 T. 04 Q Curso de Formadores. 05 Q Curso de Formadores. Curso de Formadores Solenidade - Epifania do Senhor 06 S

Janeiro S 03 T. 04 Q Curso de Formadores. 05 Q Curso de Formadores. Curso de Formadores Solenidade - Epifania do Senhor 06 S Janeiro 2017 0 1 02 S 03 T D Santa Maria, Mãe de Deus - Missas às 09h - São João Batista, 11h - São Roque/Imaculada e 19 h - São Judas Tadeu Confraternização Universal 04 Q Curso de Formadores 05 Q Curso

Leia mais

Batismo 2ª e 4ª quintas -feiras no Prepara mês às 20h pais e padrinhos para sacramento do B. Catequese Infantil

Batismo 2ª e 4ª quintas -feiras no Prepara mês às 20h pais e padrinhos para sacramento do B. Catequese Infantil Batismo 2ª e 4ª quintas -feiras no Prepara mês às 20h pais e padrinhos para sacramento do B Catequese Infantil Domingos, 8:15h. e Quartas Feiras 18:30h Prepara as crianças para receber o sacramento da

Leia mais

2ª FEIRA 15 de outubro. #SYNOD2018: O QUE É UM SÍNODO?

2ª FEIRA 15 de outubro. #SYNOD2018: O QUE É UM SÍNODO? 2ª FEIRA 15 de outubro INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Como sabem está a decorrer em Roma o Sínodo dos Bispos. Este evento tem muito a dizer à Igreja e a nós, jovens. Nas aulas de EMRC já temos

Leia mais

Celebração tirada do livro Eucaristia com Crianças Tempos Fortes Pedrosa Ferreira Edições Salesianas. ocantinhodasao.com.pt/public_html.

Celebração tirada do livro Eucaristia com Crianças Tempos Fortes Pedrosa Ferreira Edições Salesianas. ocantinhodasao.com.pt/public_html. Celebração tirada do livro Eucaristia com Crianças Tempos Fortes Pedrosa Ferreira Edições Salesianas ocantinhodasao.com.pt/public_html 12 Ano B ocantinhodasao.com.pt/public_html 1 RITOS INICIAIS Hoje,

Leia mais

Roteiros Mensais para Grupos

Roteiros Mensais para Grupos Roteiros Mensais para Grupos JULHO 2017 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA de cada mês, para mobilizar os grupos e a vida pessoal diante dos grandes

Leia mais

Ritos Iniciais: 1- ACOLHIDA:

Ritos Iniciais: 1- ACOLHIDA: Ritos Iniciais: 1- ACOLHIDA: Faz muito tempo, mas parece que foi ontem. Cada criança que nasce é uma mensagem de que Deus acredita nos homens. Deus acreditou em nós e nos deu a alegria e a responsabilidade

Leia mais

Bem-vindo ao Projeto de Iniciação Cristã do Colégio Anchieta!

Bem-vindo ao Projeto de Iniciação Cristã do Colégio Anchieta! Bem-vindo ao Projeto de Iniciação Cristã do Colégio Anchieta! Conhecer Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido

Leia mais

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO. Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO. Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal ITINERÁRIO CATEQUÉTICO Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal COMO É PROPOSTO O PROCESSO CATEQUÉTICO NO ITINERÁRIO? O Itinerário orienta a construção do processo catequético conforme

Leia mais

JANEIRO DE 2016 FEVEREIRO DE 2016

JANEIRO DE 2016 FEVEREIRO DE 2016 JANEIRO DE 2016 1/1/2016 -- Santa Maria 1/3/2016 -- Epifania 1/5/2016 21 horas Chegada da Imagem Peregrina de Aparecida Catedral Metropolitana de Vitória Arquidiocese de Vitória 1/8/2016 19h - 23h Luau

Leia mais

DIA 01 DE JULHO SEGUNDA FEIRA FOLGA DO PADRE 16 h Missa Em Aparecida com os peregrinos de Gonçalves h Terço H Nas comunidades Coordenação

DIA 01 DE JULHO SEGUNDA FEIRA FOLGA DO PADRE 16 h Missa Em Aparecida com os peregrinos de Gonçalves h Terço H Nas comunidades Coordenação CALENDÁRIO PAROQUIAL MÊS DE JULHO 2019 PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES GONÇALVES MG VIRTUDE TEOLOGAL = CARIDADE / SÍMBOLO = LAVA-PÉS / SACRAMENTO = MATRIMÔNIO - ORDEM DIA 01 DE JULHO SEGUNDA FEIRA 16

Leia mais

RCC Arquidiocese de Sorocaba

RCC Arquidiocese de Sorocaba RCC Arquidiocese de Sorocaba 2019 O GRUPO DE ORAÇÃO DIMENSÃO DO SERVIÇO CRISTÃO Jo 12,26 - Envio dado por Jesus aqueles que o amam e seguem (discipulado); Meio da continuidade da missão salvífica de

Leia mais

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai Guia: 2.º Ciclo: Padre Aníbal Afonso 3.º Ciclo: Professor Paulo Silva BOM DIA DIÁRIO Segunda-feira (01.06.2015) Dia Mundial da criança Hoje, canto a amizade Re- Que me envolve e me dá a paz que preciso.

Leia mais

Roteiros Mensais para Grupos

Roteiros Mensais para Grupos Roteiros Mensais para Grupos JANEIRO 2017 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA de cada mês, para mobilizar os grupos e a vida pessoal diante dos grandes

Leia mais

ORAÇÃO UNIVERSAL. Os modelos I VII são retirados do Ritual do Matrimónio da Conferência Episcopal Portuguesa. MODELO I

ORAÇÃO UNIVERSAL. Os modelos I VII são retirados do Ritual do Matrimónio da Conferência Episcopal Portuguesa. MODELO I ORAÇÃO UNIVERSAL Os modelos I VII são retirados do Ritual do Matrimónio da Conferência Episcopal Portuguesa. MODELO I Celebrando o especial dom da graça e da caridade, com que Deus Se dignou consagrar

Leia mais

calendário pastoral calendário pastoral

calendário pastoral calendário pastoral calendário calendário JANEIRO 01/01/ -- Santa Maria 03/01/ -- Epifania 05/01/ 21 horas Chegada da Imagem Peregrina de Aparecida Catedral Metropolitana de Vitória Arquidiocese de Vitória 08/01/ 19h - 23h

Leia mais

Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra/Assembleia Paroquial - 18/02/2017

Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra/Assembleia Paroquial - 18/02/2017 Compromisso: Igreja da Acolhida Formar e preparar: agentes das pastorais movimentos, serviços, funcionários e padres. 2017 O quê? Como? Quem? Quando? Conscientizar que somos Igreja de Acolhida. Encontro

Leia mais

1.1 Recuperar a comunidade (Base do Antigo Israel); 1.2 A nova experiência de Deus: o Abbá (Oração e escuta comunitária da Palavra);

1.1 Recuperar a comunidade (Base do Antigo Israel); 1.2 A nova experiência de Deus: o Abbá (Oração e escuta comunitária da Palavra); Uma nova paróquia Introdução DA: Conversão Pastoral Escolha de outro caminho; Transformar a estrutura paroquial retorno a raiz evangélica; Jesus: modelo (vida e prática); Metodologia: Nele, com Ele e a

Leia mais

PARÓQUIA SÃO JOSÉ DE CALASANZ PADRES ESCOLÁPIOS Feu Rosa, Vila Nova de Colares e Nova Zelândia - SERRA (ES) AGENDA ANUAL 2014

PARÓQUIA SÃO JOSÉ DE CALASANZ PADRES ESCOLÁPIOS Feu Rosa, Vila Nova de Colares e Nova Zelândia - SERRA (ES) AGENDA ANUAL 2014 PARÓQUIA SÃO JOSÉ DE CALASANZ PADRES ESCOLÁPIOS Feu Rosa, Vila Nova de Colares e Nova Zelândia - SERRA (ES) AGENDA ANUAL 2014 Organização das pastorais e equipes para uma melhor evangelização Seg Ter Qua

Leia mais

Roteiros Mensais para Grupos JUNHO 2019 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA

Roteiros Mensais para Grupos JUNHO 2019 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Roteiros Mensais para Grupos JUNHO 2019 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Erro! Indicador não definido. A VIDA DE ORAÇÃO DOS MEMBROS DO MOVIMENTO EUCARÍSTICO JOVEM OBJETIVO Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO

Leia mais

Quero afirmar ao Papa Francisco a comunhão filial e a presença orante da Igreja do Porto.

Quero afirmar ao Papa Francisco a comunhão filial e a presença orante da Igreja do Porto. Dia 20 de Setembro Dia de oração pela Paz Foi há precisamente 30 anos que o Papa João Paulo II se reuniu em Assis, Itália, com os Responsáveis das principais religiões do Mundo para rezar pela paz. Trinta

Leia mais

7ª JORNADA NACIONAL DA IAM VIGÍLIA MISSIONÁRIA

7ª JORNADA NACIONAL DA IAM VIGÍLIA MISSIONÁRIA 7ª JORNADA NACIONAL DA IAM Batizados e enviados: a IAM em missão pelo mundo VIGÍLIA MISSIONÁRIA 1. RITOS INICIAIS Dirigente: Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Todos: Amém Dirigente: A graça

Leia mais

PARA A PRIMEIRA PROFISSÃO DE UM RELIGIOSO

PARA A PRIMEIRA PROFISSÃO DE UM RELIGIOSO PRMERA PROFSSÃO DE UM RELGOSO 333 PARA A PRMERA PROFSSÃO DE UM RELGOSO rmãos e irmãs: A nossa família espiritual está hoje em festa por este(s) servo(s) de Deus, que se consagra(consagram) ao serviço de

Leia mais

3. FALAR SOBRE A VOCAÇÃO

3. FALAR SOBRE A VOCAÇÃO 1 CATEQUESE VOCACIONAL 1. ACOLHIMENTO 2. ORAÇÃO INICIAL: A catequese deve iniciar sempre com uma oração conjunta: Todos de pé rezamos pedindo ao Senhor que continue a chamar jovens para a vida sacerdotal

Leia mais

Catequese Adolescência Paróquia S. Salvador de Carregosa 8º ano/ º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos Estratégias

Catequese Adolescência Paróquia S. Salvador de Carregosa 8º ano/ º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos Estratégias Finalidade: Descobrir-se Cristão Objectivos: Participar na eucaristia Concretizar projecto comunitário (partilha fraterna) Tema do Período Em Diálogo 1 1º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos

Leia mais

Roteiros Mensais para Grupos

Roteiros Mensais para Grupos Roteiros Mensais para Grupos MARÇO 2018 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA de cada mês, para mobilizar os grupos e a vida pessoal diante dos grandes

Leia mais

Audiência às Equipes Nossa Senhora

Audiência às Equipes Nossa Senhora SECRETARIADO DO ESTADO Audiência às Equipes Nossa Senhora 10 Setembro 2015 DISCURSO DO SANTO-PADRE Discurso do Papa: (Roma, 10 de setembro de 2015) Estou muito feliz por vos acolher, caros responsáveis

Leia mais

Iniciação à Vida Cristã

Iniciação à Vida Cristã Projeto de Iniciação à Vida Cristã com Inspiração Catecumenal na Diocese de Colatina 3º MÓDULO CAPÍTULO V: ITINERÁRIOS CATEQUÉTICOS BATISMAIS Algumas considerações Iniciais Deixar-se guiar pelo Espírito

Leia mais

UM HINO À ALEGRIA DO EVANGELHO Refrão:

UM HINO À ALEGRIA DO EVANGELHO Refrão: UM HINO À ALEGRIA DO EVANGELHO Refrão: Bendigamos ao Senhor, com todo o coração. Anunciemos com a vida, anunciemos com a vida, anunciemos com a vida: A alegria do Evangelho é a nossa missão! UM HINO À

Leia mais

Catequista: Crianças: Festa do Acolhimento

Catequista: Crianças: Festa do Acolhimento Catequista: Crianças: Festa do Acolhimento 14 1 INTRODUÇÃO CÂNTICO DE COMUNHÃO É o Meu Corpo Possivelmente estamos habituados a procurar Deus nas grandes coisas da vida, boas ou menos boas, e esquecemo-nos

Leia mais

A coragem de arriscar pela promessa de

A coragem de arriscar pela promessa de 5-12 / MAIO / 2019 A coragem de arriscar pela promessa de COMISSÃO EPISCOPAL DAS VOCAÇÕES E MINISTÉRIOS 56. a SEMANA DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES T e x t o s p a r a a L i t u r g i a Textos para a Liturgia

Leia mais

2ª FEIRA 15 de outubro

2ª FEIRA 15 de outubro 2ª FEIRA 15 de outubro INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Como sabem está a decorrer em Roma o Sínodo dos Bispos. Este evento tem muito a dizer à Igreja e a nós, jovens. Nas aulas de EMRC já temos

Leia mais

Ano Litúrgico Ano C

Ano Litúrgico Ano C Ano Litúrgico 2009-2010 Ano C TEMPO DO ADVENTO 29/11 1º Domingo do Advento A redenção está próxima. Jeremias 33,14-16; Salmo 25(24); 1 Tessalonicenses 3,12-4,2; Lucas 21,25-28. 34-36 6/12 2º Domingo do

Leia mais

Dom Wilson Tadeu Jönck, scj Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Florianópolis SC

Dom Wilson Tadeu Jönck, scj Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Florianópolis SC Dom Wilson Tadeu Jönck, scj Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Florianópolis SC A Visita Pastoral é ocasião especial para o Arcebispo Dom Wilson conhecer a realidade da Paróquia para melhor servi-la.

Leia mais

SEMANA SANTA NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA LUZ COMUNIDADES DA MATRIZ E DA BARREIRA

SEMANA SANTA NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA LUZ COMUNIDADES DA MATRIZ E DA BARREIRA SEMANA SANTA NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA LUZ COMUNIDADES DA MATRIZ E DA BARREIRA A Paróquia de Nossa Senhora da luz, através das Comunidades da Matriz e da Barreira, convida você e sua família que reside

Leia mais

CALENDÁRIO PAROQUIAL MÊS DE DEZEMBRO 2018 PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES GONÇALVES MG VIRTUDE TEOLOGAL = ESPERANÇA / SÍMBOLO = ÂNCORA

CALENDÁRIO PAROQUIAL MÊS DE DEZEMBRO 2018 PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES GONÇALVES MG VIRTUDE TEOLOGAL = ESPERANÇA / SÍMBOLO = ÂNCORA CALENDÁRIO PAROQUIAL MÊS DE DEZEMBRO 2018 PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES GONÇALVES MG VIRTUDE TEOLOGAL = ESPERANÇA / SÍMBOLO = ÂNCORA Obs.: 1. NOVENA DE NATAL 2018: Cada comunidade deverá por meio de

Leia mais

Roteiros Mensais para Grupos

Roteiros Mensais para Grupos Roteiros Mensais para Grupos MAIO 2018 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA de cada mês, para mobilizar os grupos e a vida pessoal diante dos grandes

Leia mais

O Rito de Iniciação Cristã de Adultos (= RICA) Características fundamentais e Perguntas mais frequentes...

O Rito de Iniciação Cristã de Adultos (= RICA) Características fundamentais e Perguntas mais frequentes... O Rito de Iniciação Cristã de Adultos (= RICA) Características fundamentais e Perguntas mais frequentes... O que é RICA? O Rito de Iniciação Cristã é destinado a adultos que ouviram o anúncio do mistério

Leia mais

Guião da Lição 25 SOMOS A IGREJA QUE ELE FUNDOU

Guião da Lição 25 SOMOS A IGREJA QUE ELE FUNDOU Guião da Lição 25 SOMOS A IGREJA QUE ELE FUNDOU A família e os nossos amigos mais próximos, que são como uma família, são muito importantes para nós. Tratam-se todos, de uma comunidade de pessoas ligadas

Leia mais

Vogal Mariano Cadernos de Serviços

Vogal Mariano Cadernos de Serviços Vogal Mariano Cadernos de Serviços Nome: Conselho Local / Regional / Nacional Centro Local: No dia 27 de Novembro de 1830, Nossa Senhora apareceu a Santa Catarina de Labouré, suscitando a devoção da Medalha

Leia mais

ADMONIÇÃO INICIAL (ROSA)

ADMONIÇÃO INICIAL (ROSA) ADMONIÇÃO INICIAL (ROSA) Hoje encontramo-nos aqui reunidos para celebrar a Festa das Bem-Aventuranças. Bem Aventurado quer dizer FELIZ e buscar a vontade de Deus é ser Bem-Aventurado. Eis que Jesus, ao

Leia mais

42ª Assembleia. Diocesana de Pastoral

42ª Assembleia. Diocesana de Pastoral A PAZ AMIGO A Paz amigo eu tenho em seu abraço em seu abraço amigo eu tenho a paz A Paz amigo eu tenho em seu abraço em seu abraço amigo eu tenho a paz A paz que acalma, a calma que faz a gente ser mais

Leia mais

CELEBRAÇÃO DE ENTRADA NO CATECUMENATO - ADULTOS

CELEBRAÇÃO DE ENTRADA NO CATECUMENATO - ADULTOS CELEBRAÇÃO DE ENTRADA NO CATECUMENATO - ADULTOS I -RITO DE ACOLHIDA (Os candidatos serão recebidos por seus catequistas/acompanhantes fora do limiar da igreja, quer no átrio ou na entrada. Quem preside,

Leia mais

Foi com um gesto semelhante ao que o nosso Bispo vai utilizar, que os Apóstolos comunicaram aos primeiros cristãos o Espírito de Deus:

Foi com um gesto semelhante ao que o nosso Bispo vai utilizar, que os Apóstolos comunicaram aos primeiros cristãos o Espírito de Deus: CRISTELO 24 de Maio de 2009 Foi com um gesto semelhante ao que o nosso Bispo vai utilizar, que os Apóstolos comunicaram aos primeiros cristãos o Espírito de Deus: Pedro e João impuseram-lhes as mãos e

Leia mais

VidaePalavra.Comunidade(s)

VidaePalavra.Comunidade(s) VidaePalavra.Comunidade(s) Unidade Pastoral da Cidade PVZ S. JOSÉ RIBAMAR Domingo da Epifania do Senhor Ano B n.º 258 07/01/2018 AO ENCONTRO DO MEU PRÓXIMO Página 1 LITURGIA DA PALAVRA XXXIV DOMINGO DO

Leia mais

LEIGOS e LEIGAS SACRAMENTINOS

LEIGOS e LEIGAS SACRAMENTINOS LEIGOS e LEIGAS SACRAMENTINOS Roteiro de Formação Continuada Ano II - nº 20/2009 - leigossacramentinos@yahoogrupos.com.br PROJETO DE VIDA Admissão e Formação Permanente Mês de novembro Projeto de Vida

Leia mais

MARÇO Convívio na Capela: 09h45

MARÇO Convívio na Capela: 09h45 MARÇO 2017 Dia 01 (Quarta Feira) - QUARTA FEIRA DE CINZAS (JEJUM) - Eucaristias: 09h00 / 19h30 Dia 02 (Quinta Feira) - Doentes: 11h00 / 15h30 (Paróquia) Dia 03 (Sexta Feira) - S. José (Belas): 10h 12h

Leia mais