Disciplina Trabalho de Conclusão de Curso

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Disciplina Trabalho de Conclusão de Curso"

Transcrição

1 FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia DMEC Departamento de Matemática, Estatística e Computação Bacharelado em Ciência da Computação Disciplina Trabalho de Conclusão de Curso Regimento da Modalidade Estágio Supervisionado Este Regimento disciplina a modalidade Estágio Supervisionado (ES), permitida pela disciplina Trabalho de Conclusão de Curso obrigatória no curso de Bacharelado em Ciência da Computação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) do Campus da UNESP de Presidente Prudente.

2 Capítulo 1: Da caracterização e finalidade do Estágio Supervisionado (ES). Artigo 1 o : O Estágio Supervisionado tem por objetivo proporcionar ao discente a vivência profissional em empresas, de modo que esse possa consolidar as habilidades, os conhecimentos e experiências adquiridas ao longo da realização de seu curso, potencializando ainda mais sua formação, o relacionamento humano e futura inserção no mercado de trabalho; Parágrafo Único Necessariamente o estágio deverá conter atividades relacionadas à análise, projeto e programação de Sistemas de Informação, ressalvando a possibilidade de análise de outras atividades em casos especiais. A sua realização prevê a obrigatoriedade da existência de um orientador de estágio na empresa e na própria Universidade, cabendo a ele, as tarefas de acompanhamento do estagiário. Artigo 2 o : O Estágio Supervisionado Obrigatório poderá ser realizado em instituições de ensino superior, em organizações públicas e privadas, com o desenvolvimento de atividades diretamente ligadas à competência do profissional de Ciência da Computação. Capítulo 2: Da Coordenação, Orientação e Supervisão Artigo 3 o : A Coordenação dos estágios ficará a cargo da Comissão de Trabalho de Conclusão de Curso, composta por 3 (três) docentes indicados pelo Conselho de Curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Parágrafo 1 o : O presidente da Comissão de Trabalho de Conclusão de Curso Obrigatório será indicado por seus pares e sua indicação homologada pelo Conselho de Curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Parágrafo 2 o : O presidente da Comissão, Coordenador Geral de Trabalho de Conclusão de Curso, ficará responsável pela disciplina Trabalho de Conclusão de Curso, do elenco de disciplinas obrigatórias do curso de Curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Artigo 4 o : Cada discente terá a orientação de um docente do curso de Curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Parágrafo 1 o : Compete a Comissão a aprovação do Orientador de cada trabalho acadêmico. Parágrafo 2 o : Excepcionalmente, o Docente Orientador poderá pertencer a outro Departamento da FCT, quando não houver docentes lotados no DMEC que atuem na área de interesse do trabalho acadêmico.

3 Capítulo 3: Da definição, matrícula, freqüência, período e da duração do trabalho acadêmico Artigo 6 o : Poderá fazer o Estágio Supervisionado o discente regularmente matriculado na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso que tenha sido aprovado nas disciplinas de formação profissional básicas que sejam requeridas para a natureza das atividades a serem desenvolvidas no trabalho. Parágrafo Único: São consideradas disciplinas de formação profissional básicas: Estruturas de Dados, Sistemas Operacionais, Teoria da Computação, Engenharia de Software e Banco de Dados. Artigo 7 o : Trabalho de Conclusão de Curso é disciplina anual obrigatória do currículo pleno do curso de Bacharelado em Ciência da Computação, com carga horária de carga horária de 240 horas. Capítulo 4: Da programação e conteúdo do estágio Artigo 8 o : Quando da definição do local do Estágio Supervisionado, deve-se elaborar um Plano de Estágio a ser encaminhado ao Coordenador Geral e submetido por este a Comissão de Trabalho de Conclusão. O Plano, capeado por ofício contendo a concordância formal da Instituição/Organização em oferecer o Estágio, deve conter: nome da Instituição e do Supervisor, local e período de realização, justificativa e objetivos do estágio, materiais e métodos, carga horária prevista, atividades programadas, freqüência mínima exigida, bibliografia básica, pré-requisitos exigidos do estagiário, formas e critérios de avaliação, dentre outras informações julgadas relevantes tais como suporte financeiro ou outros benefícios ao estagiário. Capítulo 4: Da avaliação dos estágios Artigo 9 o : A avaliação do rendimento escolar de cada discente será feita mensalmente, pelo Docente Orientador. Parágrafo 1 o : A nota deverá ser registrada no relatório mensal de acompanhamento. Parágrafo 2 o : Para composição da Nota serão considerados freqüência, dedicação, aproveitamento e iniciativa do discente no período; Parágrafo 3 o : A média aritmética destas notas terá peso 3.0 (três) e será utilizada para compor a nota final do discente, a ser utilizado conforme Artigo 13º. Artigo 10 o : Além do disposto no Artigo 8º, o discente será avaliado (7ª Fase Avaliação Final) por uma banca examinadora que considerará as atividades desenvolvidas durante o período bem como a apresentação e defesa pública; avaliar os relatórios de acompanhamento mensal; avaliar o software desenvolvido e a documentação entregue (Manual do Sistema e Manual do Usuário) e, ao final, atribuir uma nota de 0 a 10 (peso 7.0).

4 Parágrafo 1 o Para os casos especiais, na qual a atividade a ser desenvolvida na empresa não está relacionada a desenvolvimento de software, serão avaliadas as soluções apresentadas para a resolução dos problemas descritos no Plano de atividades. Parágrafo 2 o Serão avaliados somente os discentes que cumprirem todas as fases anteriores estipulados nas Disposições Gerais. O discente que não participar da avaliação está automaticamente reprovado; Artigo 11 o : A banca examinadora de que trata o artigo anterior será composta por três membros, a saber: o Docente Orientador, o Docente Coordenador ou seu representante por ele indicado, e um docente convidado e/ou pelo Orientador/Responsável que acompanha o estagiário na empresa. Parágrafo 2 o : Caberá ao Docente Coordenador, ou seu representante, a presidência da banca examinadora. Parágrafo 3 o : A banca examinadora somente pode executar seus trabalhos com 3 (três) membros presentes Parágrafo 4 o : O não comparecimento de algum dos docentes designados para a banca examinadora, deve ser comunicado, por escrito, ao Docente Coordenador. Parágrafo 5 o : Não havendo o comparecimento do número mínimo de membros da banca examinadora fixado neste artigo, deve ser marcada nova data para a defesa, sem prejuízo do cumprimento da determinação presente no parágrafo anterior. Artigo 12 o : Na data, horário e local estabelecidos, o discente deverá apresentar em sessão pública os documentos estabelecidos nas Disposições Gerais e atender aos questionamentos eventualmente apresentados pelos presentes. Parágrafo Único Na apresentação, o discente tem seu tempo de exposição limitado em 20 (vinte) minutos no mínimo e um máximo de 30 (trinta) minutos, ficando, em seguida, a seção aberta para a argüição. Artigo 13 o : Encerrada a sessão, a banca examinadora reunir-se-á para deliberar sobre a avaliação do trabalho apresentado, a qual será encaminhada a coordenação para as providências cabíveis. Parágrafo 1 o : Os integrantes da banca atribuirão notas de 0 (zero) a 10,0 (dez), devendo considerar para compor esta nota: domínio sobre o assunto abordado, clareza e objetividade da exposição escrita e oral, o cumprimento dos prazos estabelecidos nas Disposições Gerais, além do cumprimento das normas estabelecidas para a formulação dos documentos exigidos.

5 Parágrafo 2 o : A nota da avaliação do discente é resultado da média aritmética das notas atribuídas pelos membros da banca examinadora, terá peso 7.0 (sete) e será utilizada para compor a nota final do discente, a ser utilizado conforme Artigo 13º. Parágrafo 3 o : A banca examinadora pode, a seu critério, condicionar a nota atribuída à(s) ressalva(s), o que obriga o discente a atender à(s) mesma(s) dentro de 07 (sete) dias contados a partir da data de apresentação. Findo o prazo, a banca examinadora se reunirá para julgar o atendimento das ressalvas, confirmando ou alterando a nota atribuída. Artigo 14 o : Será considerado aprovado no Estágio Supervisionado, em conseqüência na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso, o discente que obtiver Média Final igual ou superior a 5,0 (cinco), freqüência igual ou superior a 70% (setenta e cinco), e receber, na Avaliação Final, nota igual ou superior a 5,0 (cinco) dos 2 (dois) membros da banca que não tiverem participado de sua orientação. Parágrafo 1 o : A Média Final é obtida pela composição da nota de acompanhamento quinzenal (peso 3.0) e nota da avaliação final (peso 7.0). Parágrafo 2 o : Não há recuperação da nota atribuída, sendo definitiva a reprovação nesta disciplina. Parágrafo 3 o : O discente que não entregar os documentos exigidos para a Avaliação Final, ou que não se apresentar para sua defesa oral sem motivo justificado na forma da legislação em vigor, está automaticamente reprovado. Artigo 15 o : O discente reprovado em seu Estágio Supervisionado deverá cumprir uma nova programação, podendo ter ou não novo Orientador, a critério da Comissão de Trabalho de Conclusão de Curso. Capítulo 5: Das competências: Artigo 16 o : Compete ao Presidente da Comissão de Trabalho de Conclusão de Curso: I. Exercer as funções que lhe forem pertinentes, como docente responsável pela disciplina; II. Divulgar todas as normas e critérios aos discentes e docentes, interessados e/ou envolvidos no trabalho; III. Definir o cronograma para o cumprimento do trabalho acadêmico sob sua coordenação no período letivo em curso e no seguinte; IV. Propor e submeter ao DMEC, as normas complementares a este regulamento, bem como os critérios de avaliação; V. Definir formulários, instrumentos complementares e outras formas que auxiliem o controle sobre o desenvolvimento dos trabalhos; VI. Manter um cadastro atualizado de proposta de trabalhos com o parecer da área de interesse da DMEC;

6 VII. Tomar as providências cabíveis e necessárias ao bom andamento da disciplina, pleiteando, inclusive, junto ao DMEC, os recursos que se fizerem necessários; VIII. Cumprir e fazer cumprir o presente Regulamento, as normas complementares, critérios e cronogramas estabelecidos para o Estágio Supervisionado; IX. Constituir a banca examinadora para avaliação do trabalho de acordo com o Capítulo IV, Artigo 10º; X. Controlar a freqüência dos discentes matriculados na disciplina; XI. Convocar, sempre que necessárias reuniões com os Docentes Orientadores e discentes envolvidos no desenvolvimento do trabalho; Artigo 17 o : O presidente convocará os discentes matriculados para uma reunião, que deve acontecer na primeira semana de aula, em data, horário e local especificados na convocação, onde serão tomadas as seguintes providências: I. Registro da presença discente; II. Entrega de uma cópia de todas as normas e critérios que regem a disciplina, bem como o cronograma estabelecido para aquele período letivo ao discente; Artigo 17 o : Compete ao Orientador: I. tomar ciência deste Regimento; II. atender às solicitações do Docente Coordenador da disciplina; III. responder junto a Coordenação pelos encargos que lhe forem conferidos, como Docente Orientador. IV. colaborar na elaboração do Plano de Estágio; V. orientar o discente nas distintas fases do desenvolvimento de atividades previstas no Plano do Estágio; VI. avaliar o andamento do trabalho do seu orientando, através dos encontros semanais e da análise da documentação gerada pelo discente no decorrer do período letivo; VII. responsabilizar-se pela apresentação dos relatórios parcial e final dos discentes sob sua orientação; VIII. responsabilizar-se pelo controle de freqüência do discente, enviando mensalmente ao Coordenador o número de horas cumpridas pelo discente, especificando o número de horas efetivas de orientação; IX. fornecer ao Docente Coordenador, em datas estabelecidas, o relatório de acompanhamento referente ao período, atribuindo a Nota de Acompanhamento, conforme Artigo 8º; X. atender sempre que requisitado seus discentes orientandos, em horário compatível com seus planos de atividade; XI. assinar, juntamente com os demais membros da banca examinadora, as fichas de avaliação do trabalho apresentado e as atas finais da sessão de defesa.

7 Artigo 18 o : Compete ao Supervisor / Responsável na Instituição / Organização (Empresa): I. tomar ciência deste Regimento; II. colaborar na elaboração do Plano de Estágio; III. acompanhar o estagiário no desenvolvimento das atividades; IV. oferecer orientação e suporte técnico necessário para alcançar os objetivos previstos no Plano de Estágio; V. fornecer diretrizes para a elaboração dos Relatórios previstos no Plano de Estágios; VI. ao término do Estágio, elaborar a relação das atividades efetivamente desenvolvidas pelo estagiário, bem como o comprovante de horas/estágio e encaminhá-los devidamente assinados ao Coordenador Geral de Estágios Artigo 19 o : Compete ao Discente: I. tomar ciência deste Regimento; II. comportar-se de forma ética e profissional; III. desenvolver suas atividades, de acordo com o seu plano de Estágio; IV. cumprir os compromissos semanais estabelecidos pelo Docente Orientador, dando o devido andamento ao trabalho, apresentando os resultados intermediários obtidos; V. comunicar ao Docente Coordenador o(s) problema(s) que venha(m) a ocorrer; VI. apresentar relatórios e documentação conforme estabelecido pelas Disposições Gerais VII. a responsabilidade pelo desenvolvimento do trabalho proposto no Plano de estágio é integralmente do discente, o que não exime o Docente Orientador de desempenhar adequadamente, dentre das normas definidas neste Regulamento, as atribuições decorrentes da sua atividade de orientação. VIII. nos prazos estabelecidos o discente deverá entregar ao Docente Coordenador a documentação pertinente à fase desenvolvida correspondente ao seu trabalho, devidamente revisada e assinada pelo Docente Orientador. Capítulo 6: Dos Aspectos Jurídicos do Estágio Artigo 20 o : Não haverá vínculo empregatício de qualquer natureza entre o Estagiário e a Empresa, conforme dispõe o artigo 4º da lei de 07 de dezembro de Artigo 21 o : O estagiário poderá receber bolsa, ou outro auxílio de qualquer natureza, cabendo a ele e a empresa estarem de acordo sobre os mesmos. Artigo 22 o : Sugere-se que o estagiário esteja assegurado contra acidentes pessoais durante o período em que for desenvolver suas atividades na empresa.

8 Capítulo 7: Das disposições gerais. Artigo 23 o : Em caso de cancelamento ou suspensão do Estágio Supervisionado, substituição do Supervisor, mudanças no Plano de Estágio, ou da ocorrência de mudanças eventuais, desde que devidamente justificadas, a Comissão Trabalho de Conclusão de Curso deve ser notificada imediatamente, para que em conjunto com o Conselho de Curso, tome as providências necessárias. Artigo 24 o : Não poderão ser consideradas como Estágio Supervisionado as atividades que não preencherem os requisitos deste Regimento. Artigo 25 o : Os casos não previstos por este Regimento serão resolvidos pelo Conselho de Curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Artigo 26 o : A freqüência será coletada através dos relatórios semanais de acompanhamento entregues com o visto do orientador. A não entrega ou a entrega sem o visto do Docente Orientador, implicará em faltas na respectiva semana. Artigo 27 o : Ficam estabelecidas as seguintes fases a serem cumpridas pelos discentes que optarem em desenvolver o Estágio Supervisionado: FASE ATIVIDADE Definição do Local de É responsabilidade do discente definir o local na qual irá realizar Estágio e Plano de o estágio supervisionado. O Plano de Estágio descreve as Estágio principais atividades a serem desenvolvidas durante o estágio, indicando quais os objetivos do referido trabalho. No documento deve constar a identificação da empresa, o supervisor, área de aplicação e as datas previstas para início e fim de cada atividade com o número previsto de horas para o seu cumprimento. Este plano deverá ser apreciada pela Comissão de Trabalho de Conclusão de Curso. Definição dos Destina a levantar os requisitos do sistema como um todo. O Requisitos processo envolve consultas com os clientes e usuários finais do sistema. Deve estabelecer um conjunto de objetivos gerais que o sistema deve cumprir. Projeto de Sistemas Define como a funcionalidade de sistemas deve ser fornecida pelos diferentes componentes de sistemas. Implementação Desenvolvimento de parte do sistema proposto (cadastros Protótipo (Cadastros básicos e controle de acesso), de acordo com os requisitos Básicos) definidos e a solução técnica mais apropriada definida projetos de sistemas. Avaliação I Avaliação da implementação, objetivando verificar os resultados obtidos. Implementação Final Conclusão do desenvolvimento do sistema proposto, de acordo com os requisitos definidos e a solução técnica mais apropriada definida projetos de sistemas. Documentação Apresenta através dos manuais do Sistema e do Usuário, a

9 Implantação e Testes Avaliação Final descrição funcional do sistema, detalhes de como instalar e configurar, as facilidades do sistema e sua utilização, as mensagens de erro geradas pelo sistema e os detalhes da especificação. É o processo de implantação do sistema desenvolvido na empresa, verificando se o mesmo está em conformidade com sua especificação e se ele atende às reais necessidades dos usuários do sistema. Avaliação dos Manuais e implementação, objetivando verificar os resultados finais obtidos, baseados nos objetivos propostos no Plano de Estágio. Artigo 28 o : As fases descritas no Artigo 27 o deverão ser cumpridas conforme o seguinte cronograma: Tabela 1 - Cronograma com períodos iniciais e finais associados a cada uma das fases. Fases Período (2011) inicial final 1ª 01/março 31/março 2ª 21/março 21/abril 3ª 01/abril 21/maio 4ª 25/abril 30/junho 5ª 10/junho 21/julho 6ª 21/junho 09/outubro 7ª 19/setembro 21/outubro 8ª 01/agosto 26/novembro 9ª 21/novembro 16/dezembro Observação: As tabelas abaixo ilustram (aproximadamente) a distribuição das atividades associadas a cada uma das fases ao longo do ano. Tabela 2 Atividades ao longo do primeiro semestre. Fases 1ª 2ª 3ª 4ª 5ª 6ª março abril maio junho julho

10 Tabela 3 Atividades ao longo do segundo semestre. Fases 6ª 7ª 8ª 9ª agosto setembro outubro novembro dezembro 1 a Fase - Definição do Local de Estágio e Plano de Estágio 2ª Fase - Definição dos Requisitos 3ª Fase - Projeto de Sistemas 4 a Fase Implementação - Protótipo (Cadastros Básicos) 5 a Fase Avaliação I 6 a Fase Implementação Final 7 a Fase Documentação 8 a Fase Implantação e Testes 9 a Fase Avaliação Final Artigo 29 o : Este Regimento entrará em vigor a partir de sua aprovação pela Congregação, devendo ser aplicado aos discentes regularmente matriculados no curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Artigo 30 o : Revogam-se as disposições em contrário. Presidente Prudente, 21 de fevereiro de Aprovado pelo Conselho do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação em 04 de março de Aprovado pelo Conselho do Departamento de Matemática, Estatística e Computação em... Aprovado pela Congregação em...

Disciplina Trabalho de Conclusão de Curso

Disciplina Trabalho de Conclusão de Curso FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia DMEC Departamento de Matemática, Estatística e Computação Bacharelado em Ciência da Computação Disciplina Trabalho de Conclusão de Curso Regimento da Modalidade Trabalho

Leia mais

Projeto de Graduação I

Projeto de Graduação I Projeto de Graduação I REGULAMENTO DA DISCIPLINA 2º Semestre de 2016 CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO E DOS OBJETIVOS Art. 1º Projeto de Graduação I é disciplina semestral obrigatória do currículo pleno do

Leia mais

Projeto de Graduação II

Projeto de Graduação II UNOESTE Universidade do Oeste Paulista FIPP Faculdade de Informática de Presidente Prudente UNOESTE Universidade do Oeste Paulista FIPP Faculdade de Informática de Presidente Prudente Projeto de Graduação

Leia mais

REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO E DOS OBJETIVOS Art. 1º O componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), lotado no Departamento

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC I E II) DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC I E II) DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC I E II) DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO I APRESENTAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO ART 1º. Considera-se Trabalho de Conclusão de Curso as atividades

Leia mais

REGULAMENTO PARA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Maio de 2011

REGULAMENTO PARA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Maio de 2011 REGULAMENTO PARA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Maio de 2011 Este documento trata das especificidades referentes ao curso de Arquitetura e Urbanismo da da UNESP Presidente Prudente.

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL Rio de Janeiro 2018 2 CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Art. 1º. O Programa de Monitoria, instituído pela Lei nº 5.540/68 e complementada

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS NORMAS PARA TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS NORMAS PARA TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Regulamento da Disciplina de Trabalho de Conclusão do Curso de Sistemas de Informação da Faculdade Dinâmica das Cataratas Capítulo I Da Definição e Disposições Gerais Artigo 1o A Disciplina de Trabalho

Leia mais

PORTARIA CE Nº 48, de 04 de novembro de 2015.

PORTARIA CE Nº 48, de 04 de novembro de 2015. PORTARIA CE Nº 48, de 04 de novembro de 2015. Regulamenta a realização de estágios dos alunos dos Cursos de Graduação do Campus de Itapeva. O Coordenador Executivo no uso de suas atribuições legais, expede

Leia mais

Normas e Procedimentos de Trabalho de Conclusão de Curso do Bacharelado em Engenharia de Software

Normas e Procedimentos de Trabalho de Conclusão de Curso do Bacharelado em Engenharia de Software Normas e Procedimentos de Trabalho de Conclusão de Curso do Bacharelado em Engenharia de Software Capítulo I Das Disposições Preliminares Art. 1. Este regulamento define as diretrizes técnicas, procedimentos

Leia mais

NORMAS E REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA

NORMAS E REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA NORMAS E REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA I DA OBRIGATORIEDADE DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1º. A Atividade Acadêmica Estágio Supervisionado constitui-se em componente

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO - CCAE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS DCE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO REGULAMENTO Nº 02/2009/CCAE-CSI Regulamenta

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ASSESSORIA E GERENCIAMENTO EMPRESARIAL

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ASSESSORIA E GERENCIAMENTO EMPRESARIAL REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ASSESSORIA E GERENCIAMENTO EMPRESARIAL CAMPUS DE FOZ DO IGUAÇU DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º - Este Regulamento

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 02/ TNI R E S O L V E:

RESOLUÇÃO Nº 02/ TNI R E S O L V E: RESOLUÇÃO Nº 02/2016 - TNI Regulamenta as atividades de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários, do Setor de Educação Profissional e Tecnológica da

Leia mais

APÊNDICE C: REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

APÊNDICE C: REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO APÊNDICE C: REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Dispõe sobre as ações que regulamentam o Trabalho de Conclusão de Curso de Engenharia de Energia da Universidade Federal de Santa Catarina Capítulo

Leia mais

Câmpus de Presidente Prudente

Câmpus de Presidente Prudente REGULAMENTO PARA ESTÁGIO SUPERVISONADO CURSO DE ARQUITETURA E URBANSMO Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Estadual Paulista, Campus de Presidente

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA RESOLUÇÃO CSTGP Nº 02/2015 Regulamenta o Estágio Supervisionado obrigatório do Curso

Leia mais

Faculdade de Serviço Social NORMAS DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

Faculdade de Serviço Social NORMAS DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO Faculdade de Serviço Social NORMAS DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO Estas Normas do Estágio Obrigatório alteram as Normas do Estágio Curricular (de 30 de março de 2010) e as Normas do Estágio Supervisionado em Serviço

Leia mais

RESOLUÇÃO. São Paulo, 14 de abril de Prof. Héctor Edmundo Huanay Escobar Presidente

RESOLUÇÃO. São Paulo, 14 de abril de Prof. Héctor Edmundo Huanay Escobar Presidente RESOLUÇÃO CONSEPE 5/2010 APROVAÇÃO DO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO, DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CURRÍCULO 0002-B, DO CAMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente

Leia mais

CAPÍTULO 2: DOS OBJETIVOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

CAPÍTULO 2: DOS OBJETIVOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS ASSIS CHATEAUBRIAND CAPÍTULO 1: DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Leia mais

PORTARIA D.IBB Nº 78/2015, de 03 de julho de 2015

PORTARIA D.IBB Nº 78/2015, de 03 de julho de 2015 D.IBB/MDC/rmjl PORTARIA D.IBB Nº 78/2015, de 03 de julho de 2015 Dispõe sobre o Regulamento do trabalho de conclusão de curso de Graduação em Ciências Biomédicas Estrutura Curricular 2013 do Instituto

Leia mais

RESOLUÇÃO. Campinas, 13 de outubro de José Antonio Cruz Duarte, OFM Vice-Reitor no exercício da Presidência

RESOLUÇÃO. Campinas, 13 de outubro de José Antonio Cruz Duarte, OFM Vice-Reitor no exercício da Presidência RESOLUÇÃO CONSEPE 75/2009 ALTERAÇÃO DO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, CURRÍCULO 0001-B, DO CAMPUS DE CAMPINAS DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Vice-Reitor da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO Resolução Nº 01/LedoC/2015 13/04/2015 Regulamenta o Trabalho de Conclusão

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as

REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com o TCC do currículo pleno do Curso

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) REGULAMENTO INTERNO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) REGULAMENTO INTERNO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) REGULAMENTO INTERNO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - Esta norma tem como objetivo regulamentar as atividades relacionadas à elaboração do Trabalho de

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 012, de 13 de julho de 2014.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 012, de 13 de julho de 2014. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 012, de 13 de julho de 2014. Dispõe sobre o instrumento de Atividades Complementares conforme item c do inciso I dos Artigos 3º e 4º do Regulamento do Programa São consideradas Atividades

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com o Trabalho de Conclusão

Leia mais

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO INTEGRAL FAEF

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO INTEGRAL FAEF REGULAMENTO N. 058/2018 REGULAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DOS CURSOS DA GARÇA/SP Vanessa Zappa, Diretora da FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR

Leia mais

RESOLUÇÃO INTERNA DE DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM ESTATÍSTICA

RESOLUÇÃO INTERNA DE DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM ESTATÍSTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CAMPUS I Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Estatística Curso de Bacharelado em Estatística RESOLUÇÃO INTERNA DE DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG CENTRO DE DESEMVOLVIMENTO SUSTETÁVEL DO SEMIÁRIDO - CDSA UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO UAEDUC

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG CENTRO DE DESEMVOLVIMENTO SUSTETÁVEL DO SEMIÁRIDO - CDSA UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO UAEDUC UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG CENTRO DE DESEMVOLVIMENTO SUSTETÁVEL DO SEMIÁRIDO - CDSA UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO UAEDUC RESOLUÇÃO CCCS Nº 04/2012 Regulamenta a elaboração,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ - UFOPA INSTITUTO DE ENGENHARIAS E GEOCIÊNCIAS CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ - UFOPA INSTITUTO DE ENGENHARIAS E GEOCIÊNCIAS CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ - UFOPA INSTITUTO DE ENGENHARIAS E GEOCIÊNCIAS CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO RESOLUÇÃO COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 01 / 2014 - DE 10

Leia mais

REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DO CURSO DE BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL hab. FOTOGRAFIA

REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DO CURSO DE BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL hab. FOTOGRAFIA REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DO CURSO DE BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL hab. FOTOGRAFIA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. Este Regulamento disciplina o processo de elaboração,

Leia mais

APÊNDICE B Normas para Trabalho de Conclusão de Curso

APÊNDICE B Normas para Trabalho de Conclusão de Curso 155 APÊNDICE B Normas para Trabalho de Conclusão de Curso Capítulo I - Das Disposições Preliminares Art. 1 - A presente norma tem como objetivo regulamentar a realização do Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS RESOLUÇÃO Nº 02, DE 28 DE JULHO DE 2017 Institui as Normas do Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

REGIMENTO GERAL DOS ESTÁGIOS CURRICULARES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO, E DE ENSINO TÉCNICO TÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS CAPÍTULO I DA NATUREZA

REGIMENTO GERAL DOS ESTÁGIOS CURRICULARES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO, E DE ENSINO TÉCNICO TÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS CAPÍTULO I DA NATUREZA 1 REGIMENTO GERAL DOS ESTÁGIOS CURRICULARES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO, E DE ENSINO TÉCNICO TÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º. Estas normas regulamentam os estágios dos cursos

Leia mais

REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DO CURSO DE BACHARELADO EM ARTES PLÁSTICAS

REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DO CURSO DE BACHARELADO EM ARTES PLÁSTICAS REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DO CURSO DE BACHARELADO EM ARTES PLÁSTICAS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. Este Regulamento disciplina o processo de elaboração, apresentação

Leia mais

CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO, DOS INSTRUMENTOS LEGAIS, DOS OBJETIVOS E PRINCÍPIOS

CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO, DOS INSTRUMENTOS LEGAIS, DOS OBJETIVOS E PRINCÍPIOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ UNIDADE ESPECIAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Este regulamento estabelece regras gerais

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Campus de Blumenau. Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Campus de Blumenau. Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 3 REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Campus de Blumenau Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas O Diretor Geral Pró Tempore do Instituto Federal Catarinense Campus de Blumenau,

Leia mais

1º - O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando.

1º - O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando. REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO BACHARELADO EM METEOROLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - CAMPUS DE BAURU (Aprovado em Reunião do Conselho do Curso em 19/01/2016)

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS REGULAMENTO DA MONOGRAFIA 1 CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1. O presente regulamento

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Capítulo I Definições e Finalidades Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com a elaboração, apresentação e avaliação

Leia mais

Anexo 2 Normas de Estágio Curricular do Bacharelado em Sistemas de Informação

Anexo 2 Normas de Estágio Curricular do Bacharelado em Sistemas de Informação Anexo 2 Normas de Estágio Curricular do Aprova as Normas de Estágio Curricular do Bacharelado em Sistemas de Informação, em conformidade com a Lei Federal Nº 11.788 de 25 de setembro de 2008 e com as Normas

Leia mais

RESOLUÇÃO INTERNA SOBRE AS DISCIPLINAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I E TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II DO BACHARELADO EM ESTATÍSTICA

RESOLUÇÃO INTERNA SOBRE AS DISCIPLINAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I E TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II DO BACHARELADO EM ESTATÍSTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CAMPUS I Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Estatística Curso de Bacharelado em Estatística RESOLUÇÃO INTERNA SOBRE AS DISCIPLINAS TRABALHO DE CONCLUSÃO

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL DE ALMENARA FACULDADE ALFA DE TEÓFILO OTONI. REGULAMENTO do TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

INSTITUTO EDUCACIONAL DE ALMENARA FACULDADE ALFA DE TEÓFILO OTONI. REGULAMENTO do TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC REGULAMENTO do TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC Teófilo Otoni 2018 REGULAMENTO do TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC Capítulo I Definições e Finalidades Art. 1º - O presente Regulamento tem por finalidade

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES. CAPÍTULO I Da caracterização do Estágio

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES. CAPÍTULO I Da caracterização do Estágio REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES CAPÍTULO I Da caracterização do Estágio Artigo 1 - O Estágio caracteriza-se pelo desenvolvimento de atividades de pesquisa,

Leia mais

ATO DE DELIBERAÇÃO Nº 004/ Dispõe sobre as atividades do SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA GRATUITA SAJUG e dá outras providências

ATO DE DELIBERAÇÃO Nº 004/ Dispõe sobre as atividades do SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA GRATUITA SAJUG e dá outras providências ATO DE DELIBERAÇÃO Nº 004/2017 1 Dispõe sobre as atividades do SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA GRATUITA SAJUG e dá outras providências Capítulo I Da Organização e Finalidade Art. 1 - O Serviço de Assistência

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO REGULAMENTO DA MONOGRAFIA OU TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO DE DIREITO

FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO REGULAMENTO DA MONOGRAFIA OU TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO DE DIREITO FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO REGULAMENTO DA MONOGRAFIA OU TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO DE DIREITO Olinda/2008 1 FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO REGULAMENTO DA MONOGRAFIA OU TRABALHO

Leia mais

PORTARIA D.FCF/CAr. 15/2016

PORTARIA D.FCF/CAr. 15/2016 PORTARIA D.FCF/CAr. 15/2016 Dispõe sobre o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC do Curso de Farmácia- Bioquímica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp do Câmpus de Araraquara.

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES O presente Regulamento de Estágios visa disciplinar os estágios do curso de Engenharia da Computação,

Leia mais

REGULAMENTO DE MONOGRAFIA (Trabalho de Conclusão de Curso)

REGULAMENTO DE MONOGRAFIA (Trabalho de Conclusão de Curso) REGULAMENTO DE MONOGRAFIA (Trabalho de Conclusão de Curso) CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Este regulamento normatiza as atividades relativas ao trabalho de conclusão de curso, integrante do

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento visa normatizar as atividades relacionadas ao Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Graduação - Bacharelado em Ciências Econômicas

Leia mais

ENGENHARIA CIVIL Curso de Graduação Bacharelado

ENGENHARIA CIVIL Curso de Graduação Bacharelado FASIPE CENTRO EDUCACIONAL LTDA. Mantenedora FACULDADE FASIPE Mantida ENGENHARIA CIVIL Curso de Graduação Bacharelado REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Sinop - MT REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Dispõe

Leia mais

REGULAMENTO DE MONOGRAFIA DO CURSO DE DIREITO

REGULAMENTO DE MONOGRAFIA DO CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DE MONOGRAFIA DO CURSO DE DIREITO TÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO I DAS EXIGÊNCIAS LEGAIS Art. 1º - Este regulamento estabelece regras gerais sobre as atividades relativas ao trabalho

Leia mais

CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS

CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Art. 1º. Este Regulamento estabelece as políticas básicas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA RESOLUÇÃO CSTGP Nº 01/2015 Regulamenta o Trabalho de Conclusão de Curso do Curso Superior

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS LICENCIATURA EM LETRAS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Auriflama, agosto de 2013 1 REGULAMENTO DO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 192/2012-CEPE, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2012.

RESOLUÇÃO Nº 192/2012-CEPE, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2012. RESOLUÇÃO Nº 192/2012-CEPE, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2012. REGULAMENTO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL SUPERVISIONADO DO CURSO DE GEOGRAFIA, MODALIDADE BACHARELADO, DO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO CAPÍTULO I ORGANIZAÇÃO

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO NOSSA SENHORA DE SION

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO NOSSA SENHORA DE SION RESOLUÇÃO Nº 01, de 30 de março de 2016. Fixa normas para Elaboração e Apresentação dos Trabalhos de Conclusão do Curso de Graduação em Pedagogia do INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO NOSSA SENHORA DE SION.

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO E DA COE DO CURSO DE MATEMÁTICA - LICENCIATURA CÂMPUS DE TRÊS LAGOAS UFMS ANO 2017 CAPÍTULO I DA REGULAMENTAÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO E DA COE DO CURSO DE MATEMÁTICA - LICENCIATURA CÂMPUS DE TRÊS LAGOAS UFMS ANO 2017 CAPÍTULO I DA REGULAMENTAÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO E DA COE DO CURSO DE MATEMÁTICA - LICENCIATURA CÂMPUS DE TRÊS LAGOAS UFMS ANO 2017 CAPÍTULO I DA REGULAMENTAÇÃO Art. 1º O Regulamento de Estágio do Curso de Matemática do Câmpus

Leia mais

Portaria Nº 12, de 03 de abril de 2017.

Portaria Nº 12, de 03 de abril de 2017. Portaria Nº 12, de 03 de abril de 2017. Regulamenta o Estágio Supervisionado Obrigatório dos alunos do Curso de Graduação em Engenharia Agronômica da Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas da Unesp

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CÂMPUS DO PANTANAL / UFMS. TÍTULO I Da Natureza, dos Fins e Objetivos

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CÂMPUS DO PANTANAL / UFMS. TÍTULO I Da Natureza, dos Fins e Objetivos REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CÂMPUS DO PANTANAL / UFMS TÍTULO I Da Natureza, dos Fins e Objetivos CAPÍTULO I Da Natureza e dos Fins Art. 1 - Considera-se como Estágio

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - Este regulamento visa orientar os alunos referente aos objetivos, critérios, procedimentos e mecanismos de

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Coordenadora de Curso Prof. Dr. Sérgio Pereira Vice-coordenador de Curso Prof. Dr. Rogério Caetano da Costa Comissão de Estágio

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 012, de 13 de julho de 2014.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 012, de 13 de julho de 2014. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 012, de 13 de julho de 2014. Dispõe sobre o instrumento de Atividades Complementares conforme item c do inciso I dos Artigos 3º e 4º do Regulamento do Programa. São consideradas

Leia mais

Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Minas Gerais - Campus Formiga Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica

Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Minas Gerais - Campus Formiga Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA CAPÍTULO I. DAS FINALIDADES E DOS OBJETIVOS Art. 1º. O presente regulamento tem por objetivo normatizar as condições

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Educação Superior para Carreiras Públicas REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades

Leia mais

PORTARIA ICT/DTA Nº 55, de 11 de setembro de

PORTARIA ICT/DTA Nº 55, de 11 de setembro de PORTARIA ICT/DTA Nº 55, de 11 de setembro de 2 015. Dispõe sobre a regulamentação de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental do Instituto de Ciência e Tecnologia

Leia mais

REGULAMENTO PARA A REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

REGULAMENTO PARA A REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS DE GUANAMBI Distrito de Ceraíma, s/n Zona Rural - Cx Postal 09

Leia mais

Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Bacharelado em Engenharia Mecânica

Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Bacharelado em Engenharia Mecânica Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Bacharelado em Engenharia Mecânica Organização: Colegiado do Curso de Engenharia Mecânica Coordenador: Eider Lúcio de Oliveira Goiânia, Fevereiro

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE TURISMO CAPÍTULO I DA NATUREZA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE TURISMO CAPÍTULO I DA NATUREZA REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE TURISMO CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º O Projeto Pedagógico do Curso Turismo da UFPR prevê a realização de estágio nas modalidades de obrigatório

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 - Atendendo a Resolução CNE/CES 10 de 16 de dezembro de 2004, e ao Projeto Pedagógigo do Curso de Ciência Contábeis

Leia mais

Proposta de alteração da portaria que regulamenta as atividades dos Estágios Curriculares Obrigatórios em Medicina Veterinária da FMVZ

Proposta de alteração da portaria que regulamenta as atividades dos Estágios Curriculares Obrigatórios em Medicina Veterinária da FMVZ Proposta de alteração da portaria que regulamenta as atividades dos Estágios Curriculares Obrigatórios em Medicina Veterinária da FMVZ O Diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UNESP,

Leia mais

NORMAS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

NORMAS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO NORMAS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I - Das Disposições Preliminares Art. 1 - A presente norma tem como objetivo regulamentar a realização do

Leia mais

Normas de Estágio Supervisionado do Bacharelado em Ciência da Computação

Normas de Estágio Supervisionado do Bacharelado em Ciência da Computação Normas de Estágio Supervisionado do Aprova as Normas de Estágio Supervisionado do Bacharelado em Ciência da Computação, em conformidade com a Lei de Estágio - Lei Federal Nº 11.788 de 25 de setembro de

Leia mais

a) oportunizar a revisão, aprofundamento, sistematização e integração de conteúdos adquiridos no Curso;

a) oportunizar a revisão, aprofundamento, sistematização e integração de conteúdos adquiridos no Curso; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - BACHARELADO (DIURNO e NOTURNO) NORMAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DA CONCEITUAÇÃO, MODALIDADE E OBJETIVOS

Leia mais

Curso de Licenciatura em Artes Cênicas. Trabalho de Conclusão de Curso. Regulamento Interno

Curso de Licenciatura em Artes Cênicas. Trabalho de Conclusão de Curso. Regulamento Interno Curso de Licenciatura em Artes Cênicas Trabalho de Conclusão de Curso Regulamento Interno 1. Apresentação Os Trabalhos de Conclusão de Curso caracterizam-se pelo aprofundamento teórico e prático-artístico

Leia mais

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 30 de junho de Gilberto Gonçalves Garcia, OFM Presidente

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 30 de junho de Gilberto Gonçalves Garcia, OFM Presidente RESOLUÇÃO CONSEPE 73/2006 APROVA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA, DO CÂMPUS DE SÃO PAULO, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO COLEGIADO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO COLEGIADO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS RESOLUÇÃO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS I E II DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Art. 1º Os Estágios Supervisionados I e II representam parte integrante do currículo do Curso de Bacharelado

Leia mais

Regulamento do Programa de Monitoria Voluntária

Regulamento do Programa de Monitoria Voluntária Regulamento do Programa de Monitoria Voluntária CAPÍTULO I NATUREZA E OBJETIVOS Art. 1º A Monitoria, prevista na Lei nº 9.394/96 e regulamentada pelo Decreto nº 85.862/81, é um espaço de ensino-aprendizagem

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS - CEFD REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS - CEFD REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS - CEFD REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Fica aprovado o Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Enfermagem, bacharelado, da Faculdade do Maranhão FACAM.

R E S O L U Ç Ã O. Fica aprovado o Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Enfermagem, bacharelado, da Faculdade do Maranhão FACAM. RESOLUÇÃO CSA N 06/2010 APROVA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENFERMAGEM, BACHARELADO, DA FACULDADE DO MARANHÃO FACAM. O Presidente do Conselho Superior de Administração CSA, no uso

Leia mais

Portaria CEDRAC Nº 025/2010 CE

Portaria CEDRAC Nº 025/2010 CE ESTADUAL PAULISTA Portaria CEDRAC Nº 025/2010 CE Regulamenta o Estágio Supervisionado Obrigatório dos alunos do Curso de Zootecnia do Campus Experimental de Dracena. O Coordenador Executivo do, no uso

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 171/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais e,

RESOLUÇÃO Nº 171/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais e, SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 171/2009/CONEPE Aprova alteração nas Normas de Estágio do Curso

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO N.04 Aprovado em reunião do Colegiado, no dia 07 de julho de 2008

REGULAMENTO INTERNO N.04 Aprovado em reunião do Colegiado, no dia 07 de julho de 2008 REGULAMENTO INTERNO N.04 Aprovado em reunião do Colegiado, no dia 07 de julho de 2008 REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIVASF O COLEGIADO ACADÊMICO DE ENGENHARIA CIVIL,

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE ANGLO- AMERICANO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE ANGLO- AMERICANO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE ANGLO- AMERICANO Capítulo I Das disposições preliminares Art. 1º Este Regulamento tem por finalidade regulamentar

Leia mais

1. DA FINALIDADE E DEFINIÇÃO:

1. DA FINALIDADE E DEFINIÇÃO: EDITAL N o 002, DE 09 DE MAIO DE 2016. PROCESSO SELETIVO DE PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO TÉCNICO DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM ELETROTÉCNICA NA FORMA INTEGRADA DO IFAM CAMPUS PRESIDENTE FIGUEIREDO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CCS DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CCS DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CCS DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Praia Grande São Paulo Dezembro de 2008 CAPÍTULO I DA NATUREZA Artigo 1º O presente regulamento tem como objetivo normatizar as atividades relacionadas com o estágio

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente conjunto de normas da Faculdade Católica do Tocantins (Facto), mantida pela União

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE ENFERMAGEM INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2009

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE ENFERMAGEM INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE ENFERMAGEM INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2009 Estabelece as normas referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso requisito necessário

Leia mais

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO - BACHARELADOS DO UNILASALLE NORMAS DE FUNCIONAMENTO

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO - BACHARELADOS DO UNILASALLE NORMAS DE FUNCIONAMENTO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO - BACHARELADOS DO UNILASALLE NORMAS DE FUNCIONAMENTO Disciplinas de Estágio Supervisionado Art. 1º De acordo

Leia mais

Catalão / GO, 04 de novembro de Resolução CONSUP CESUC 003/2010

Catalão / GO, 04 de novembro de Resolução CONSUP CESUC 003/2010 Catalão / GO, 04 de novembro de 2010. Resolução CONSUP CESUC 003/2010 Estabelece normas para a realização do Trabalho de Curso (TCC) obrigatório nos cursos de graduação do Centro de Ensino Superior de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Exatas Departamento de Estatística

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Exatas Departamento de Estatística RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 003/2017 COLEST/CCE CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Fixa critérios que regulamentam e normatizam os estágios supervisionados não-obrigatórios do Curso de Bacharelado em Estatística

Leia mais

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo. Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo. Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange BOLSA PARCIAL DE ESTUDOS PARA MONITORIA Campinas 2012 REGULAMENTO CAPÍTULO I DAS

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE 105/2013

RESOLUÇÃO CONSEPE 105/2013 RESOLUÇÃO CONSEPE 105/2013 Estabelece regulamentos e normas para o Trabalho de Conclusão do Curso para o Curso de Licenciatura em Química da UEFS. O Reitor da Universidade estadual de Feira de Santana

Leia mais

RESOLUÇÃO CSA N.º 40/2017

RESOLUÇÃO CSA N.º 40/2017 1 RESOLUÇÃO CSA N.º 40/2017 APROVA O REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA MATRIZ 2018 DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, BACHARELADO, DA FACULDADE FAE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS. O Presidente do Conselho Superior

Leia mais

Curso de Graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Santa Catarina. I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Curso de Graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Santa Catarina. I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES COORDENADORIA DE ESTÁGIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA Rod. Admar Gonzaga, 1346 - Itacorubi - CEP: 88034-001 - Florianópolis - SC (48) 3721-2650 Ato Normativo 02/2013/CCGZOT: Regulamenta as atividades

Leia mais