PERÍODO: 2016/02 ANEXO II - EDITAL PROACOM N.º 11/2016 ARQUITETURA E URBANISMO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PERÍODO: 2016/02 ANEXO II - EDITAL PROACOM N.º 11/2016 ARQUITETURA E URBANISMO"

Transcrição

1 PERÍODO: 2016/02 ANEXO II - EDITAL PROACOM N.º 11/2016 ICET INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS MONITORIA REMUNERADA ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA VAGAS CARGA HORÁRIA SEMANAL Paisagismo 1 2h30min 2N HORÁRIO REQUISITOS ESPECÍFICOS Ter aprovação na disciplina de Paisagismo, com nota igual ou superior a 7,0. Poder desenvolver suas atividades de monitor durante os horários da aula da disciplina a partir de PROGRAMA DE APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA História da paisagem e a relação ambiente-pessoa-natureza: Leituras e pesquisa: referenciais teóricos, históricos e contemporâneos. A paisagem natural e a paisagem cultural (humanizada). O lugar e as forças urbanas: Os indutores urbanos conforme Lynch. O lançamento no lugar: Eixos, Ordenamento Geométrico, Programa, Zoneamento. Articulação espacial e a redefinição topográfica: o lugar: Provendo acessibilidade ao lugar através da reprogramação, renaturalização, reconfiguração, reutilização e rearticulação. Modelagem do solo e estratégias topológicas: níveis, caminhos, rampas, taludes. A elementaridade e o projeto do espaço externo: a praça: dos esboços à maquete eletrônica:

2 Integração, hierarquia e flexibilização: lugares e jardins; acessos, caminhos, rampas e equipamentos-estruturas. Manejo de solo, leiaute de pisos, taludes e rampas. Plano geral de massas: a vegetação digitalizada: Unidade entre plástica, forma e estrutura nos elementos vegetais e nos elementos materiais, considerando ergonomia e design de mobiliário e das estruturas. A vegetação como forma, como composição. A vegetação como vedo e teto: a vegetação e os recintos exteriores. A materialidade e a volumetria dos lugares: finalizando o projeto: A identidade da praça e o conforto visual, lúdico e contemplativo. A praça repleta de pessoas; transito x permanência; estares x Caminhos. As perspectivas do lugar e o caráter de espaço público e natural.

3 Sistemas Estruturais I - A Introdução a Arquitetura e Urbanismo I 1 2h30min A combinar 2 2h30min 5M; 5N Ter aprovação na disciplina Sistemas Estruturais I- A, com nota igual ou superior a 7,0. Ter disponibilidade para assessorar os alunos em uma noite ou em dois vespertinos, em dias a combinar. O candidato deverá ter sido aprovado na disciplina de Introdução à Arquitetura e Urbanismo I, com nota igual ou superior a 7,0. O aluno deve ter disponibilidade para estar presente nos dias e horários da disciplina. É importante além dos requisitos acima citados, ter interesse, afinidade e comprometimento pelos conteúdos ministrados na disciplina. A estrutura e a arquitetura. Cargas que atuam sobre as estruturas. Materiais estruturais. Exigências estruturais. Estados básicos de tensão. Sistemas estruturais de forma ativa (sistemas de cabo, tenda, pneumáticos e arco). Sistemas estruturais de vetor ativa (sistemas de treliças planas, planas combinadas, curvas e espaciais). Sistemas estruturais de seção ativa (sistemas de vigas, pórticos, malha de vigas e lajes). Sistemas estruturais de superfície ativa (sistemas de placas, placas plissadas e cascas). Sistemas estruturais de altura ativa (arranha-céus modular, vão livre, em balanço e tipo ponte). Pré-dimensionamento de estruturas em concreto armado. Introdução ao cálculo analítico de estruturas isostáticas: reações, solicitações e traçado dos diagramas Cortante e Momento. Montagem da forma volumétrica: Poliedros, axonométrica e modelo: adição e subtração, justaposição, intersecção e articulação. Axonometrias no estudo de viabilidade do plano diretor urbano. Perspectiva cônica, esboços, croquis e hachuras, a perspectiva na imagem. Teorias básicas: Leitura e redação (história do desenho de elaboração arquitetônica e teorias arquitetônicas básicas). Introdução a problema e tema arquitetônicos (sítio, programa, prédimensionamento, zoneamento). Aspectos básicos da composição e da volumetria:

4 Análise compositiva em planta-baixa (casas modernistas: análises compositivas alinhamentos, figurafundo, construído versus natural, setorização, privado e comum, modulação, hierarquia, tensões espaciais). Uso da volumetria real e virtual, da forma mural, das categorias da forma (casas contemporâneas). Método projetual básico: Projeto (do estudo preliminar ao partido geral) Geometria Descritiva Aplicada 1 2h30min A combinar O candidato deverá ter sido aprovado na disciplina de Geometria Descritiva Aplicada, com nota igual ou superior a 7,0. O aluno deve ter disponibilidade para atender os alunos de todas as turmas da disciplina. É importante além dos requisitos acima citados, ter interesse, afinidade e comprometimento pelos conteúdos ministrados na disciplina. Sistemas elementares de projeção (sistema mongeano) Representação dos entes fundamentais (ponto, reta e plano): - Localização no espaço (coordenadas) - Posição em relação aos planos de projeção e classificação Métodos descritivos: 1. Mudança de plano de projeção: - Posição relativa e distância - Interseção entre reta e plano e entre planos análise da visibilidade - Pertinência 2. Rotação e rebatimento

5 Introdução à Arquitetura e Urbanismo II 1 5h 2N e outro horário à combinar Ter aprovação na disciplina de Projeto Arquitetônico IV, com nota igual ou superior a 7,0. Ter disponibilidade para acompanhar as aulas no horário mencionado acima. Ter mais 1 turno disponível para atendimento aos alunos, de preferência no turno da noite, a combinar A vaga destina-se a alunos de Arquitetura e Urbanismo. 1. Estudo dos princípios estruturadores da cidade: a. Imaginabilidade, Legibilidade, Mapa mental; b. Vias, bairros, limites, pontos nodais e marcos; c. Parcelamento do solo (ruas, lotes, quarteirões); d. Leis urbanísticas (Estatuto da Cidade, Plano Diretor e Código de Edificações); e. Estudo urbanístico de uma parcela da cidade. 2. Estudo da forma arquitetônica e do espaço: a. Propriedades da Forma; b. Adições e Subtrações; c. Princípios Ordenadores (eixo, simetria, repetição, hierarquia e pauta); d. Forma Espacial, Volumétrica e Mural; e. Categorias da Forma Arquitetônica; f. Estudo de projetos referenciais. 3. Partido Arquitetônico: a. O Processo de Projeto; b. Partido; c. Conceito.

6 Introdução à Arquitetura e Urbanismo II 1 5h 6M e outro horário à combinar Ser aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo. Ter aprovação na disciplina de Projeto Arquitetônico IV, com nota igual ou superior a 7,0. Ter disponibilidade para acompanhar as aulas da disciplina no horário mencionado acima e possibilidade de atender os alunos em outro horário pré-fixado a combinar. 1. Estudo dos princípios estruturadores da cidade: a. Imaginabilidade, Legibilidade, Mapa mental; b. Vias, bairros, limites, pontos nodais e marcos; c. Parcelamento do solo (ruas, lotes, quarteirões); d. Leis urbanísticas (Estatuto da Cidade, Plano Diretor e Código de Edificações); e. Estudo urbanístico de uma parcela da cidade. 2. Estudo da forma arquitetônica e do espaço: a. Propriedades da Forma; b. Adições e Subtrações; c. Princípios Ordenadores (eixo, simetria, repetição, hierarquia e pauta); d. Forma Espacial, Volumétrica e Mural; e. Categorias da Forma Arquitetônica; f. Estudo de projetos referenciais. 3. Partido Arquitetônico: a. O Processo de Projeto; b. Partido; c. Conceito.

7 Introdução à Arquitetura e Urbanismo II 1 5h 6N e outro horário à combinar Ser aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo. Ter aprovação na disciplina de Projeto Arquitetônico IV, com nota igual ou superior a 7,0. Ter disponibilidade para acompanhar as aulas da disciplina no horário mencionado acima e possibilidade de atender os alunos em outros horários pré-fixados a combinar. 1. Estudo dos princípios estruturadores da cidade: a. Imaginabilidade, Legibilidade, Mapa mental; b. Vias, bairros, limites, pontos nodais e marcos; c. Parcelamento do solo (ruas, lotes, quarteirões); d. Leis urbanísticas (Estatuto da Cidade, Plano Diretor e Código de Edificações); e. Estudo urbanístico de uma parcela da cidade. 2. Estudo da forma arquitetônica e do espaço: a. Propriedades da Forma; b. Adições e Subtrações; c. Princípios Ordenadores (eixo, simetria, repetição, hierarquia e pauta); d. Forma Espacial, Volumétrica e Mural; e. Categorias da Forma Arquitetônica; f. Estudo de projetos referenciais. 3. Partido Arquitetônico: a. O Processo de Projeto; b. Partido; c. Conceito.

8 DESIGN Fotografia I 1 2h30min 4N Ter aprovação da disciplina de Fotografia I, com nota igual ou superior a 7,0. O candidato à monitoria deve ter disponibilidade no horário de realização da disciplina e nos horários dos vespertinos. Alunos do curso de Design estão aptos a realizarem a monitoria. História da fotografia. Noções básicas de fotografia. Filmes e papéis fotográficos. O equipamento fotográfico. O laboratório fotográfico. Processos fotográficos. A linguagem fotográfica. Produção e análise de material fotográfico. Fotografia e experimentos práticos. Computação Gráfica II 1 2h30min 4N Ter aprovação na disciplina de Computação Gráfica II, com nota igual ou superior a 7,0.Ter disponibilidade para acompanhar as aulas no horário mencionado acima. Uso de softwares profissionais aplicados ao Design. Representação, manipulação e comunicação visual por meio digital de objetos em duas e três dimensões. Utilização do processo de rendering para a apresentação foto-realística de objetos e cenários. Comunicação através de animações.

9 Fotografia Aplicada Ao Design 1 2h30min 4N Ter aprovação da disciplina de Fotografia I e/ou Fotografia aplicada ao design com nota igual ou superior a 7,0. O candidato à monitoria deve ter disponibilidade no horário de realização da disciplina e nos horários alternativos. Os alunos estão aptos a realizarem a monitoria devem pertencer ao curso de Design. A fotografia na comunicação visual. A composição fotográfica. Conceitos de iluminação. A espacialidade fotográfica: as questões de verticalidade e horizontalidade, moldura, contraste e cor. Estúdio fotográfico: principais características, técnicas e equipamentos. O planejamento na fotografia. A produção, a direção e execução de trabalhos em estúdio. A iluminação em estúdio. Fotografia de produtos. Tipos de filmes e papéis fotográficos. Textura em produtos. Fotografia com pessoas. Retrato, semi-flagrante, flagrante. Interiores, cenários, iluminação e modelos. Técnicas de iluminação não usuais. A linguagem fotográfica: postura, abordagem e edição. Reprodução fotográfica: técnicas e efeitos. Processamento e análise de material fotográfico. Os temas fotográficos. A preocupação com a luz, textura, forma e tom. Fotografia em estúdio e externas. Experimentos práticos.

10 ENGENHARIA CIVIL Teoria das Estruturas I 1 5h A combinar Ter aprovação na disciplina de Teoria das Estruturas I, com nota igual ou superior a 7,0. Ter disponibilidade para assessorar os alunos em 2 dias semanais, a combinar. Cargas, estados básicos de tensão e materiais estruturais. Classificação das cargas. Materiais estruturais. Distribuição de cargas. Elementos de pavimento. Tipos de lajes. Transmissão de cargas. Esforços nas vigas e pilares. Sistema pórtico e pórtico múltiplo plano. Pórtico espacial. Condições de equilíbrio. Ponto no plano. Equilíbrio de um sistema estrutural. Estaticidade. Movimentos impedidos. Construção de Diagramas pelo Método das Equações. ENGENHARIA QUÍMICA/ ENGENHARIA CIVIL/ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Química Experimental 2 5h A combinar Ter aprovação na disciplina de Química Geral e Química Experimental, com nota igual ou superior a 7,0. Ter 4 horários (de 2 créditos) disponíveis para atendimento aos alunos. 1. Normas gerais de segurança em laboratórios de Química. 2. Utilização de vidrarias e equipamentos convencionais em laboratórios de Química. 3. Propriedades físicas e químicas da matéria: densidade, solubilidade, miscibilidade, condutividade. 4. Funções químicas: propriedades de ácidos, bases, sais e óxidos. 5. Reações químicas e equilíbrio químico. 6. Eletroquímica.

11 7. Soluções: formas de expressão de concentrações; diluição; mistura; estequeometria. ENGENHARIA QUÍMICA/ ENGENHARIA CIVIL/ENGENHARIA DE PRODUÇÃO/ENGENHARIA MECÂNICA Química Geral 2 5h A combinar Ter aprovação na disciplina de Química Geral, com nota igual ou superior a 7,0. Ter 2 vespertinos e turno da noite disponíveis para atendimento. O ÁTOMO E LIGAÇÕES QUÍMICAS: Conceitos fundamentais do átomo e ligações químicas de acordo com o modelo de valência. Ligações iônicas, covalentes e metálicas. Polaridade. FUNÇÕES INORGÂNICAS: Definição, nomenclatura principais propriedades. REAÇÕES QUÍMICAS: Equacionamento, tipos de reações químicas, reações reversíveis e irreversíveis. Reações de neutralização. ESTEQUIOMETRIA: a) Massa atômica, massa molecular, mol; b) Reagente limitante, pureza e rendimento de reação; c) Estequiometria de soluções em termos de concentração comum e molaridade.

12 ELETROQUIMÍCA a) conceitos fundamentais b) Pilhas, potenciais, eletrodos. Aplicações industriais. Desenho Técnico 1 2h30min 4M Ter aprovação na disciplina de Desenho Técnico, com nota igual ou superior a 7,0. Ter disponibilidade para acompanhar as aulas teóricas ou aulas práticas no horário mencionado. Problemas sobre aplicação de ponto, reta e plano. Projeções ortogonais. Perspectiva. Visitas auxiliares. Cortes e secções. Cotas. Escalas. Concordância e terminal.

13 ENGENHARIA QUÍMICA/ ENGENHARIA CIVIL/ENGENHARIA DE PRODUÇÃO/ENGENHARIA MECÂNICA/ENGENHARIA ELETRÔNICA Física II 1 5h 2N4N Ter aprovação na disciplina de Física II, com nota igual ou superior a 7,0. Ter o turno da noite disponível para atendimento aos alunos. 1.Oscilações. Movimento Harmônico Simples. Sistemas Oscilantes. 2.Ondas Mecânicas e Eletromagnéticas. Propriedades Gerais de Uma Onda. 3.Ondas Sonoras: Velocidade e Propagação. Efeito Doppler. 4.Óptica Física. 5.Óptica Geométrica. 6.Fluidos: Densidade, Pressão, Empuxo. Princípio de Arquimedes e Pascal. 7.Lei Zero da Termodinâmica. 8.Temperatura, Escalas. Expansão Térmica. 9.Teoria Cinética dos Gases: Pressão e Temperatura (visão molecular). 10.Calor (medidas e unidades). 11.Calor Específico. Calor Latente. Calorimetria. 12.1ª Lei da Termodinâmica. Aplicações. Diagramas pv. 13.2ª Lei da Termodinâmica. Entropia. Ciclos Térmicos. Máquinas Térmicas e Refrigeradores.

14 Física III 1 5h 3V5V Ter aprovação na disciplina de Física III, com nota igual ou superior a 7,0. Ter o turno da noite disponível para atendimento aos alunos Carga Elétrica, Lei de Coulomb, Campo Elétrico, Fluxo de Campo Elétrico. Laboratório: Estudos de linhas de Campo Elétrico. Lei de Gauss. Potencial Elétrico, Superfícies Equipotenciais. Corrente e resistência. Lei de Ohm. Laboratório: Mapeamento de superfícies equipotenciais. Campo Magnético. Linhas de Campo Magnético. Força Magnética. Fontes de Campo Magnético. Indução Magnética. Laboratório: Estudos de Linhas de Campo e Força Magnética. Ondas Eletromagnéticas. Álgebra Linear e Geometria Analítica 1 5h A combinar Ter aprovação na disciplina de Álgebra Linear e Geometria Analítica, com nota igual ou superior a 7,0. Ter disponibilidade de horários no turno da noite e/ou manhã. Ter 2 turnos disponíveis para atendimento aos alunos. Álgebra Vetorial - Conceito e operações; Retas no plano e no espaço; Espaço Vetorial. Subespaços. Dependência Linear. Independência Linear. Base e dimensão; Transformações Lineares; Autovalores e Autovetores; Cônicas.

15 ENGENHARIA QUÍMICA/ENGENHARIA MECÂNICA/ENGENHARIA DE PRODUÇÃO/ENGENHARIA CIVIL/ ENGENHARIA ELETRÔNICA/ CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Cálculo Diferencial e Integral I 1 5h A combinar Ter aprovação na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I, com nota igual ou superior a 7,0. Ter disponibilidade de 2 turnos para atendimento aos alunos, no turno noite (pelo menos uma), vespertino ou sábado. Revisão sobre Funções. Limites: ideia intuitiva, exemplos, definição, cálculo de limites, limites laterais, limites tendendo ao infinito. Derivadas: definição, interpretação geométrica, regras de derivação. Derivadas: regra da cadeia e suas aplicações. Derivadas: teste da derivada primeira (crescente, decrescente, máximo e mínimo) e suas aplicações. Derivadas: teste da derivada segunda (inflexão, concavidade) e suas aplicações. Derivadas: regra de L Hopital. Diferencial. Integral Indefinida: definição, fórmulas com o uso da tabela. Integral Indefinida, resolução pelo Método da Mudança de Variável.

16 MODA Desenho de Moda II 1 5h 2N5M Ter cursado a disciplina de Desenho de Moda II, com nota igual ou superior a 7,0. Ter disponibilidade no horário de realização da disciplina, bem como, ter perfil para trabalhar em grupo e ser pró-ativo. O aluno deve estar apto para atender aos alunos do curso de Moda. Ambientação e reconhecimento da plataforma de desenho digital; Exercícios de fixação e aprendizagem das ferramentas norteadoras do software: interface do sistema, barra de títulos, barras de atalhos e parâmetros, área de desenho, ícones de zoom, barra de menus, ferramentas de desenho, paleta de cores, barra de mensagens e funções de visualização; Relação entre figura humana e croqui de moda: semelhanças e diferenças; Processo de elaboração de croquis de moda digitais: reconhecimento de posições e rotações da figura de ilustração; Reconhecimento das características específicas de desenhos técnicos para a moda; Elaboração e construção de desenhos técnicos para a moda digitais; Pesquisa de embasamento teórico para a coleção final digital: tema; fundamentação teórica; justificativa; painel imagético; público alvo; cartela de cores; materiais e superfícies; croquis de moda e desenhos técnicos; Formatação e apresentação da coleção final digital.

17 Tecnologia de Costura e Modelagem I 1 5h 2M3M; Ter aprovação na disciplina de Tecnologia de Costura e Modelagem I, com nota igual ou superior a 7,0. Ter conhecimento e a prática em costura e modelagem, bem como as respectivas linguagens técnicas. Ter disponibilidade para acompanhar as aulas teóricas e práticas de Tecnologia de Costura e Modelagem I nos horários mencionados acima. Princípios básicos de corte e costura e nomenclaturas/linguagem técnica. - Máquinas, materiais e ferramentas utilizadas em costura e modelagem. - Sequência produtiva têxtil e funções do estilista, modelista e piloteira. - Acabamentos e detalhes em produtos de vestuário: elaboração de portfólio - Processo de tomada de medidas e estudo de tabelas de medidas nacionais e internacionais - Modelagem plana: estudo dos blocos básicos, interpretação e graduação. Estudo de transferência de pences. - Construção dos blocos básicos femininos: blusa, saia e calça - Interpretação dos blocos básicos: modelagem da T-shirt e saia lápis. - Desenvolvimento de uma modelagem de livre escolha. Trabalho de Conclusão-Projeto de Coleção II 2 7h30min 2M3M ; 5M6M; 2N4N; 2N4N Ser aluna (o) do curso de Moda; ter aprovação nas disciplinas de Tecnologia da Modelagem e Costura I e II, Projeto de Moda II e Desenho Técnico para Moda, com nota igual ou superior a 7,0. Disponibilidade para acompanhar as aulas nos horários mencionados acima; Facilidade de comunicação e relacionamento. Pesquisa de tendências (comportamental e referências de moda) Planejamento e desenvolvimento técnico-criativo de coleções Desenvolvimento de pesquisa científica aplicada Apresentação e lançamento da coleção

18 Desenho de Moda I 1 2h30min 5M Ter aprovação na disciplina de Desenho de Moda I, com nota igual ou superior a 7,0. Ter disponibilidade para acompanhar as aulas teóricas e as aulas práticas no horário mencionado acima. Ter bom conhecimento e domínio acerca do desenho de figura humana, pintura com Canetas e hidrocor e lápis de cor, lembrando que a disciplina deverá ocorrer em 2016/02 Proporções do desenho de moda; Articulações de membros; Olhos, bocas, narizes; Cabelos, orelhas; Mãos e pés; Figura feminina; Figura masculina; Figura infantil; Vestuário (mangas, golas, saias, calças); Acessórios (chapéus, brincos, óculos, bijuterias); Representação gráfica dos tecidos; Escala tonal (luz e sombra); Pintura do croqui; Desenho estilizado. Tecnologia de Costura e Modelagem II 1 2h30min 5N Ter aprovação na disciplina de Tecnologia de Costura e Modelagem II, com nota igual ou superior a 7,0. Ter conhecimento e a prática em costura e modelagem, bem como as respectivas linguagens técnicas. Ter disponibilidade para acompanhar as aulas teóricas e práticas de Tecnologia de Costura e Modelagem II nos horários mencionados acima. a. Princípios de interpretação de modelagem: modelagem ampla X modelagem ajustada, interpretação de saias,vestidos, calças, mangas, golas e casaco; b. Planejamento de corte e encaixe de moldes; c. Sequência operacional: preparação, fechamento e montagem das peças; d. Princípios da Modelagem Tridimensional. e. Princípios do tecido plano e malharia circular.

19 MODA/PUBLICIDADE E PROPAGANDA/FOTOGRAFIA Fotografia 1 5h 3N Estar matriculado como aluno no Curso de Moda, Publicidade e Propaganda ou Curso de Fotografia da Universidade Feevale; Dominar os recursos básicos da câmera fotográfica e ter noções sobre iluminação externa e iluminação de estúdio; Ter concluído disciplinas de técnica fotográfica com aprovação,com nota igual ou superior a 7,0;Ter disponibilidade para acompanhar as aulas teóricas e práticas no horário mencionado acima. 1. História da Fotografia de Moda. 2. Fotógrafos de moda: Movimentos, Escolas e Estilos. 3. A Linguagem da Fotografia de Moda: - Editoriais de moda: revistas e campanhas publicitárias. - Produção de Fotos em estúdio e em locações externas. 4. Técnicas Fotográficas: - Experimentação com Pin Hole (Câmera de lata). - Introdução fotografia Preto e Branco e Cor. - A Câmera e seu funcionamento. - Elementos da técnica fotográfica. - Elementos da Linguagem Visual. 5. Processos de Obtenções Fotográficas: - Fotografia em estúdio de produto, retrato, criação foto editorial. - Iluminação e fotometragem. 6. Tecnologia: Fotografia Digital: - Obtenções em estúdio e saídas de campo. - A linguagem digital. - Tratamento de Imagem: programas e arquivamento de imagens. 7. Laboratório Fotográfico: - Revelação de filme, prova de contato, ampliação e cópias em papel. - Experimentações: Fotogramas, Técnicas mistas.

PERÍODO: 2016/02 ANEXO I - EDITAL PROACOM N.º 09/2016 ARQUITETURA E URBANISMO

PERÍODO: 2016/02 ANEXO I - EDITAL PROACOM N.º 09/2016 ARQUITETURA E URBANISMO PERÍODO: 2016/02 ANEXO I - EDITAL PROACOM N.º 09/2016 ICET INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS MONITORIA REMUNERADA ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA VAGAS CARGA HORÁRIA SEMANAL HORÁRIO REQUISITOS

Leia mais

MONITORIA REMUNERADA CURSO ARQUITETURA E URBANISMO

MONITORIA REMUNERADA CURSO ARQUITETURA E URBANISMO ANEXO III - EDITAL Nº 01/2013 PERÍODO: 2013/02 INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS MONITORIA REMUNERADA CURSO ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA VAGAS HORÁRIO CARGA HORÁRIA SEMANAL REQUISITOS ESPECÍFICOS

Leia mais

MONITORIA PRESENCIAL NA MODALIDADE REMUNERADA

MONITORIA PRESENCIAL NA MODALIDADE REMUNERADA ANEXO I - EDITAL Nº 15/2011 PERÍODO: 2012/01 INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS - ICET MONITORIA PRESENCIAL NA MODALIDADE REMUNERADA CURSOS DE ENGENHARIA MECÂNICA, ENGENHARIA QUÍMICA, ENGENHARIA

Leia mais

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS - ICET

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS - ICET ANEXO II - EDITAL Nº 01/2012 PERÍODO: 2012/01 PROGRAMAS DE APRENDIZAGEM INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS - ICET MONITORIA PRESENCIAL NA MODALIDADE REMUNERADA ARQUITETURA E URBANISMO Projeto

Leia mais

MONITORIA EAD NA MODALIDADE REMUNERADA MODA

MONITORIA EAD NA MODALIDADE REMUNERADA MODA ANEXO I - EDITAL Nº. 20/2012 PERÍODO: 2012/02 INSTITUTO INSTITUTO DE CIÊNCIAS DE CIÊNCIAS HUMANAS, EXATAS LETRAS E TECNOLÓGICAS E ARTES - ICHLA MONITORIA EAD NA MODALIDADE REMUNERADA MODA VAGAS DIA CARGA

Leia mais

PERÍODO: 2014/02 ANEXO III - EDITAL PROACOM Nº 18/2014 INSTITUTO: ICET. CURSO: Engenharia Civil Período: 2014/02

PERÍODO: 2014/02 ANEXO III - EDITAL PROACOM Nº 18/2014 INSTITUTO: ICET. CURSO: Engenharia Civil Período: 2014/02 PERÍODO: 2014/02 ANEXO III - EDITAL PROACOM Nº 18/2014 INSTITUTO: ICET CURSO: Engenharia Civil Período: 2014/02 DISCIPLINA VAGAS HORÁRIO CARGA REQUISITOS ESPECÍFICOS PROGRAMA DE APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO TURMA ITA. Prepare-se com quem sempre foi campeão em aprovação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO TURMA ITA. Prepare-se com quem sempre foi campeão em aprovação. P R O C E S S O S E L E T I V O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO TURMA ITA Prepare-se com quem sempre foi campeão em aprovação. 2018 TURMA ITA - ENSINO MÉDIO O Colégio Santa Maria oferece a Turma ITA como curso regular,

Leia mais

Conselho Universitário - Consuni

Conselho Universitário - Consuni PROCESSO nº. 081/11 Procedência: PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO. ASSUNTO: ALTERAÇÕES NO EMENTÁRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. PARECER nº. 074/11 DATA: 07/12/11 1 HISTÓRICO A Pró-Reitoria de

Leia mais

DISCIPLINA CRÉD CH PRÉ-REQUISITO 1ª FASE Laboratório de Criatividade

DISCIPLINA CRÉD CH PRÉ-REQUISITO 1ª FASE Laboratório de Criatividade CURSO DE BACHARELADO EM MODA AUTORIZAÇÃO: Resolução nº 108/2007 CONSUNI RECONHECIMENTO: Decreto Estadual nº 2523/2001 renovado pelo Decreto Estadual nº 1106/2012 PERÍODO DE CONCLUSÃO: Mínimo: 4 anos /

Leia mais

ICHLA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

ICHLA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES PERÍODO: 2016/01 ANEXOI - EDITAL PROACOM Nº 15/2015 ICHLA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES MONITORIA REMUNERADA CURSOS ICHLA DISCIPLINA VAGAS HORÁRIO CARGA HORÁRIA SEMANAL REQUISITOS ESPECÍFICOS

Leia mais

CONTEÚDOS DOS EXAMES DE SELEÇÃO PARA MONITORIA ENGENHARIA MECÂNICA MONITORIA REMUNERADA COM BOLSA...

CONTEÚDOS DOS EXAMES DE SELEÇÃO PARA MONITORIA ENGENHARIA MECÂNICA MONITORIA REMUNERADA COM BOLSA... SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CAMPUS CARUARU CONTEÚDOS DOS EXAMES DE SELEÇÃO PARA MONITORIA 2019.1 ENGENHARIA MECÂNICA

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE MECÂNICA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE MECÂNICA EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE MECÂNICA EMENTAS - 2017.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ESTUDOS SOCIOANTROPOLÓGICOS Panorama da história das Ciências Sociais, enfatizando seus princípios teóricos e metodológicos propostos.

Leia mais

CURSOS E ÁREAS CIENTÍFICAS

CURSOS E ÁREAS CIENTÍFICAS CURSOS E ÁREAS CIENTÍFICAS Arquitetura* AC.: Matemática e Geometria Descritiva Engenharia Aeroespacial* Engenharia Biológica* Engenharia Civil* Engenharia de Materiais* Engenharia de Telecomunicações e

Leia mais

SELEÇÃO DE MONITORES - NÍVEL I

SELEÇÃO DE MONITORES - NÍVEL I PRÓ-REITORIA DE ENSINO CAMPUS DE RIO PARANAÍBA SELEÇÃO DE MONITORES - NÍVEL I EDITAL N.º 04/2017 A Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba, através do presente edital, informa que se encontram

Leia mais

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES ANEXO II - EDITAL PROACOM Nº 11/2013 PERÍODO: 2014/01 INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DISCIPLINA VAGAS HORÁRIO Fotografia I 01 6N Videoarte I 01 2N CARGA HORÁRIA SEMANAL MONITORIA REMUNERADA

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Física II Código da Disciplina: NDC 157 Curso: Engenharia Civil Semestre de oferta da disciplina: 3 Faculdade responsável: NÚCLEO DE DISCIPLINAS COMUNS (NDC) Programa

Leia mais

EDITAL 012/2018 Prof. Substituto PONTOS PARA PROVAS ESCRITA E DE APTIDÃO DIDÁTICA

EDITAL 012/2018 Prof. Substituto PONTOS PARA PROVAS ESCRITA E DE APTIDÃO DIDÁTICA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO Comissão Permanente de Processo Seletivo - CPPS PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO EDITAL 012/2018 Prof.

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Física II Código da Disciplina: NDC157 Curso: Engenharia Mecânica Semestre de oferta da disciplina: Faculdade responsável: NÚCLEO DE DISCIPLINAS COMUNS (NDC) Programa

Leia mais

PERÍODO: 2016/02 ANEXO II - EDITAL PROACOM N.º 09/2016 CURSOS ICHLA

PERÍODO: 2016/02 ANEXO II - EDITAL PROACOM N.º 09/2016 CURSOS ICHLA PERÍODO: 2016/02 ANEXO II - EDITAL PROACOM N.º 09/2016 ICHLA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DISCIPLINA Computação Gráfica Aplicada I Computação Gráfica Aplicada II VAGAS CARGA HORÁRIA

Leia mais

R$70,00 a vista ou Parcela única no cartão Promoção no horário da TARDE. 15h 13/04 a 17/04. única no cartão

R$70,00 a vista ou Parcela única no cartão Promoção no horário da TARDE. 15h 13/04 a 17/04. única no cartão GESTÃO TÉCNICAS DE VENDAS* GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS* 19 as 22h 14 as 17h PERÍODO 15h 13/04 a 17/04 19h as 22h 16h 20/04 a 24/04 R$70,00 a vista ou Parcela R$70,00 a vista ou Parcela Ensino Fundamental

Leia mais

DAU_1102_PRG_TOPOGRAFIA_PARA_ARQUITETURA.pdf ECC_1035_PRG_SISTEMAS_E_TECNOLOGIAS_2.pdf EPG_1029_PRG_GEOMETRIA_DESCRITIVA_2.pdf

DAU_1102_PRG_TOPOGRAFIA_PARA_ARQUITETURA.pdf ECC_1035_PRG_SISTEMAS_E_TECNOLOGIAS_2.pdf EPG_1029_PRG_GEOMETRIA_DESCRITIVA_2.pdf DAU_1102_PRG_TOPOGRAFIA_PARA_ARQUITETURA.pdf ECC_1035_PRG_SISTEMAS_E_TECNOLOGIAS_2.pdf EPG_1029_PRG_GEOMETRIA_DESCRITIVA_2.pdf EPG_1031_PRG_EXPRESSAO_GRAFICA_2.pdf EPG_1033_PRG_DESENHO_TECNICO_2.pdf EPG_1035_PRG_MODELAGEM_2.pdf

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ENSINO TÉCNICO SUBSEQUENTE INVERNO/2010

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ENSINO TÉCNICO SUBSEQUENTE INVERNO/2010 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ENSINO TÉCNICO SUBSEQUENTE INVERNO/2010 LÍNGUA PORTUGUESA 1. Leitura e interpretação de texto 2. Argumentação 3. Recursos expressivos utilizados no texto 4. Significação de palavras

Leia mais

TURMAS ITA/IME. Prepare-se com quem é o melhor, no Brasil, em ITA e IME MATRÍCULAS

TURMAS ITA/IME. Prepare-se com quem é o melhor, no Brasil, em ITA e IME MATRÍCULAS TURMAS ITA/IME Prepare-se com quem é o melhor, no Brasil, em ITA e IME MATRÍCULAS 2016 RUMO AO INFINITO A realização do sonho de construir sua carreira acadêmica no ITA e no IME começa aqui e agora. O

Leia mais

EIXO 01: MATEMÁTICA. Conteúdos Obrigatórios horas horas-aula

EIXO 01: MATEMÁTICA. Conteúdos Obrigatórios horas horas-aula 1 EIXO 01: MATEMÁTICA Objetivos: fornecer os conhecimentos básicos e necessários em matemática para posterior desdobramento dos mesmos em conhecimentos e aplicações específicas das disciplinas do curso

Leia mais

Ementário do Curso de Design de Moda - Matriz

Ementário do Curso de Design de Moda - Matriz Ementário do Curso de Design de Moda - Matriz 2011.1 Disciplina: INTRODUÇÃO AO DESIGN DE MODA (60h) Terminologias e conceitos da área. Descrição dos conceitos da área. Contextualização e processo de moda.

Leia mais

FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO - FAUPUCRS EMENTAS DAS DISCIPLINAS

FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO - FAUPUCRS EMENTAS DAS DISCIPLINAS FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO - FAUPUCRS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURRÍCULO: 4/802 CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ( Ingresso de 1991/1 a 2006/2 Currículo de Transição ) NÍVEL I 4111W 04 Matemática

Leia mais

ANEXO 3 - Edital 11/2013 CEAD/UFPI-UAB/CAPES REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO Nº Eu, residente e domiciliado em. Telefone(_) e-mail, venho requerer minha inscrição na seleção para Professor Tutor, na Área de

Leia mais

ESTRUTURAS NOÇÕES BÁSICAS

ESTRUTURAS NOÇÕES BÁSICAS ESTRUTURAS NOÇÕES BÁSICAS Profa. Ana Maria Gontijo Figueiredo 1) TERMINOLOGIA Estrutura: Parte resistente de uma construção ou de uma máquina, objeto ou peça isolada, cuja função básica é o transporte

Leia mais

Conteúdo Programático I BIMESTRE Noções da Cinemática Pensando em movimento; Descrição do movimento;

Conteúdo Programático I BIMESTRE Noções da Cinemática Pensando em movimento; Descrição do movimento; Plano de Ensino Dados do Componente Curricular Componente Curricular: Física I Curso: Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio Série: 1ª Série Carga Horária: 2 a/s - 80 h/a - 67 h/r Teóricas: 70h/a

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. EDITAL DE SELEÇÃO PARA MONITORIA 208.2. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA:. O Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) da UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO comunica aos interessados a abertura

Leia mais

DISCIPLINA CRED CH PRÉ-REQUISITO 1ª FASE Oficina de Desenho

DISCIPLINA CRED CH PRÉ-REQUISITO 1ª FASE Oficina de Desenho CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO AUTORIZAÇÃO: Resolução nº 55/2007 CONSUNI RECONHECIMENTO: Decreto Estadual nº 1707/2013, renovado pelo Decreto Estadual nº 334/2015 PERÍODO DE CONCLUSÃO: Mínimo: 4 anos

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Turma(s): 3 Ano/Semestre: 2012/1

PLANO DE ENSINO. Turma(s): 3 Ano/Semestre: 2012/1 UNIVERSIDADE DO AMAZONAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA Setor Sul do Campus Universitário - Bloco H, Av. Gal. Rodrigo Octávio Jordão Ramos, 3000 Coroado 69077-000 Manaus, AM. Fone/Fax:

Leia mais

ETEC de TIQUATIRA, São Paulo

ETEC de TIQUATIRA, São Paulo ETEC de TIQUATIRA, São Paulo PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, NOS TERMOS DO COMUNICADO CEETEPS N 1/2009, E SUAS ALTERAÇÕES. AVISO N 208/01/2016 de 11/01/2016. Processo n 0424/2016 AVISO DE DEFERIMENTO E

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular CICLO GERAL OU CICLO BÁSICO DE011- DESENHO A MAO LIVRE 1 OBRIGATÓRIO 1 0 60 60 2 DESENVOLVIMENTO DO TRAÇADO INDIVIDUAL, SEM UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTO DE DESENHO, EM PRÁTICAS EXECUTADAS A LÁPIS NO PAPEL

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ FÍSICA PRISE- 2ª ETAPA. EIXO TEMÁTICO: Fluidos, calor e usos de energia

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ FÍSICA PRISE- 2ª ETAPA. EIXO TEMÁTICO: Fluidos, calor e usos de energia UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ FÍSICA PRISE- 2ª ETAPA 1 - Compreender a física e as tecnologias a ela associadas como construções humanas baseadas na experimentação e na abstração, percebendo seus papéis

Leia mais

FÍSICA NO ENEM. Resumão de matérias da prova

FÍSICA NO ENEM. Resumão de matérias da prova FÍSICA NO ENEM Resumão de matérias da prova Conhecimentos básicos e fundamentais Noções de ordem de grandeza. Notação Científica. Sistema Internacional de Unidades. Metodologia de investigação: a procura

Leia mais

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES ANEXO II- EDITAL Nº 02/2013 PERÍODO: 2013/01 INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES MONITORIA REMUNERADA CURSOS ICHLA DISCIPLINA VAGAS HORÁRIO Estúdio I Iluminação e produto 01 6M CARGA HORÁRIA

Leia mais

EDITAL GEPEX Nº 003/IFG-CAMPUS ITUMBAIRA/2011 PROGRAMA DE BOLSAS DE MONITORIA/2011

EDITAL GEPEX Nº 003/IFG-CAMPUS ITUMBAIRA/2011 PROGRAMA DE BOLSAS DE MONITORIA/2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS Campus Itumbiara EDITAL GEPEX Nº 003/IFG-CAMPUS ITUMBAIRA/2011 PROGRAMA

Leia mais

DISCIPLINA CRÉD CH PRÉ-REQUISITO 1ª FASE Desenho Geométrico

DISCIPLINA CRÉD CH PRÉ-REQUISITO 1ª FASE Desenho Geométrico CURSO DE BACHARELADO EM DESIGN HABILITAÇÃO EM DESIGN GRÁFICO AUTORIZAÇÃO: Resolução nº 75/2000 CONSUNI RECONHECIMENTO: Decreto Estadual nº 5495/2002 renovado pelo Decreto Estadual nº 2285/2014 PERÍODO

Leia mais

EDITAL 02/2011 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA ADMISSÃO DE MONITORES

EDITAL 02/2011 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA ADMISSÃO DE MONITORES EDITAL 02/2011 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA ADMISSÃO DE MONITORES 1/7 O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás Campus Itumbiara, por meio da Chefia de Departamento

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS 2018.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: CÁLCULO I Estudo e aplicação de limites. Estudo e aplicação de derivadas. Estudo de soluções de problemas com utilização de derivadas.

Leia mais

Concurso de Docentes Edital Nº

Concurso de Docentes Edital Nº Programa de provas para o Concurso de Docentes Edital Nº 424/14 UFPR Campus Avançado em Jandaia do Sul Rua Dr. João Maximiano, nº 426, Vila Operária Jandaia do Sul/PR CEP: 86900-000 Telefone: (43) 3432-4627

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 214, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015

Leia mais

PLANO DE ENSINO IMPLANTAÇÃO: VERSÃO: PRÉ-REQUISITOS: FGE1001

PLANO DE ENSINO IMPLANTAÇÃO: VERSÃO: PRÉ-REQUISITOS: FGE1001 - CCT EMENTA: Oscilações mecânicas. Estática e dinâmica de fluidos. Ondas mecânicas e acústicas. Temperatura. Calor. Teoria cinética dos gases. Leis da termodinâmica. Máquinas térmicas. Refrigeradores.

Leia mais

Retificação Edital 08/2013. Anexo I

Retificação Edital 08/2013. Anexo I Retificação Edital 08/2013 Anexo I Monitoria Remunerada CURSO: Fisioterapia DISCIPLINA VAGAS HORÁRIO CARGA HORÁRIA SEMANAL REQUISITOS ESPECÍFICOS PROGRAMA DE APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA Fisioterapia em

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina QUI102 Química Fundamental

Programa Analítico de Disciplina QUI102 Química Fundamental Catálogo de Graduação 016 da UFV 0 Programa Analítico de Disciplina QUI10 Química Fundamental Departamento de Química - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 7 Teóricas Práticas

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA CIVIL EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA CIVIL EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA CIVIL EMENTAS - 2016.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: CÁLCULO I DISCIPLINA: FÍSICA I Estudo do centro de Massa e Momento Linear. Estudo da Rotação. Estudo de Rolamento, Torque e Momento Angular.

Leia mais

BANCA 01 PROFESSOR EBTT AGRONOMIA COM ÊNFASE EM GENÉTICA E MELHORAMENTO DE PLANTAS

BANCA 01 PROFESSOR EBTT AGRONOMIA COM ÊNFASE EM GENÉTICA E MELHORAMENTO DE PLANTAS TEMAS SORTEDOS PARA A PROVA PRÁTICA DE DESEMPENHO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA O CARGO DE PROFESSOR DA CARREIRA DE MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO DO EDITAL N.º 13/2017//IFTO, DE 18 DE ABRIL

Leia mais

Ementário das disciplinas do curso de Engenharia da Computação. - Núcleo Básico -

Ementário das disciplinas do curso de Engenharia da Computação. - Núcleo Básico - Ementário das disciplinas do curso de Engenharia da Computação Currículo 6 Criado pelo CDI em 30/05/2016 - Núcleo Básico - NB 019 - Cálculo I CH Teórica 160 CH Prática 00 CH Total 160 cr 8 Funções. Limites.

Leia mais

Ementário das disciplinas do curso de Engenharia de Computação

Ementário das disciplinas do curso de Engenharia de Computação Ementário das disciplinas do curso de Engenharia de Computação Currículo 7 - aprovado pelo CDI em 19/12/2016 C201 Introdução à Engenharia CH Teórica 10 CH Prática 10 CH Total 20 cr 1 Introdução aos conceitos

Leia mais

LINGUAGEM ARQUITETÔNICA DESENHO GEOMÉTRICO

LINGUAGEM ARQUITETÔNICA DESENHO GEOMÉTRICO LINGUAGEM ARQUITETÔNICA E DESENHO GEOMÉTRICO O QUE FAREMOS POR AQUI? Linguagem Arquitetônica: Diz respeito à área de estudos de linguagens de construção à transmissão da arquitetura como forma de conhecimento.

Leia mais

Grade Horária da Engenharia Química 2º Sem 2018

Grade Horária da Engenharia Química 2º Sem 2018 1º PERÍODO INTEGRAL 2018/2 Grade Horária da Engenharia 2º Sem 2018 Cálculo Diferencial e Integral SALA 104.1 Geometria Analítica e Algebra Linear Cálculo Diferencial e Integral I Algoritmos e Estruturas

Leia mais

Grade Horária da Engenharia Química - 1º Sem 2016

Grade Horária da Engenharia Química - 1º Sem 2016 Grade Horária da Engenharia Química - 1º Sem 2016 1º PERÍODO NOTURNO 2016 Química Geral (Tuma B) Calculo Diferencial e Integral I Calculo Diferencial e Integral I Introdução à Engenharia Química Metodologia

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E tecnologia PARAÍBA. Ministério da Educação

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E tecnologia PARAÍBA. Ministério da Educação INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E tecnologia PARAÍBA Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Cajazeiras Diretoria de Ensino / Coord. do Curso

Leia mais

PROGRAMAS DAS PROVAS DE AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA INGRESSO DE MAIORES DE 23 ANOS NO INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO. Ano lectivo 2017/2018

PROGRAMAS DAS PROVAS DE AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA INGRESSO DE MAIORES DE 23 ANOS NO INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO. Ano lectivo 2017/2018 S DAS PROVAS DE AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA INGRESSO DE MAIORES DE 23 ANOS NO INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO Ano lectivo A avaliação da capacidade para ingresso no Instituto Superior Técnico, no ano lectivo

Leia mais

GRADUÇÃO EM ENGENHARIA EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CICLO BÁSICO

GRADUÇÃO EM ENGENHARIA EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CICLO BÁSICO GRADUÇÃO EM ENGENHARIA EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CICLO BÁSICO 1º BIMESTRE INTRODUÇÃO À ENGENHARIA 40 horas Inovação e Desenvolvimento de Produto; O Modo de Pensar do Engenheiro e o Projeto de Engenharia;

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO EDITAL Nº 009/2016 PONTOS PARA A PROVA DE APTIDÃO DIDÁTICA

PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO EDITAL Nº 009/2016 PONTOS PARA A PROVA DE APTIDÃO DIDÁTICA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO Comissão Permanente de Processo Seletivo - CPPS PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO EDITAL Nº 009/2016 PONTOS

Leia mais

EPG_1030_PRG_EXPRESSAO_GRAFICA_1.pdf EPG_1032_PRG_DESENHO_TECNICO_1.pdf EPG_1034_PRG_MODELAGEM_1.pdf DAU_1062_PRG_TEORIA_E_HISToRIA_DA_ARTE.

EPG_1030_PRG_EXPRESSAO_GRAFICA_1.pdf EPG_1032_PRG_DESENHO_TECNICO_1.pdf EPG_1034_PRG_MODELAGEM_1.pdf DAU_1062_PRG_TEORIA_E_HISToRIA_DA_ARTE. EPG_1030_PRG_EXPRESSAO_GRAFICA_1.pdf EPG_1032_PRG_DESENHO_TECNICO_1.pdf EPG_1034_PRG_MODELAGEM_1.pdf DAU_1062_PRG_TEORIA_E_HISToRIA_DA_ARTE.pdf DAU_1066_PRG_INTRODUcAO_A_ARQUITETURA_E_URBANISMO.pdf DAU_1067_PRG_COMPOSIcAO_E_FORMA.pdf

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ENSINO TÉCNICO SUBSEQUENTE VERÃO/2010

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ENSINO TÉCNICO SUBSEQUENTE VERÃO/2010 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ENSINO TÉCNICO SUBSEQUENTE VERÃO/2010 LÍNGUA PORTUGUESA 1. Leitura e interpretação de texto 2. Argumentação 3. Recursos expressivos utilizados no texto 4. Significação de palavras

Leia mais

EMENTÁRIO DE DESIGN DE PRODUTO 1 ANO

EMENTÁRIO DE DESIGN DE PRODUTO 1 ANO EMENTÁRIO DE DESIGN DE PRODUTO 1 ANO Introdução ao Design de Produtos História do Desenho Industrial. O Design como solução de problemas do cotidiano. O Design como solução estética. Os diferentes tipos

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE CIVIL EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE CIVIL EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE CIVIL EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO CÁLCULO DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE FÍSICA DISCIPLINA: REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DISCIPLINA:

Leia mais

Ementário das disciplinas do curso de Engenharia de Software

Ementário das disciplinas do curso de Engenharia de Software Ementário das disciplinas do curso de Engenharia de Software Currículo 1 C201 Introdução à Engenharia CH Teórica 10 CH Prática 10 CH Total 20 cr 1 Introdução aos conceitos básicos e às aplicações de engenharia.

Leia mais

Edital Simplificado de Seleção de Monitoria e Edital nº002/2017

Edital Simplificado de Seleção de Monitoria e Edital nº002/2017 Edital Simplificado de Seleção de Monitoria 2017.1 e 2017.2 Edital nº002/2017 A Direção Geral do IFRJ/, comunica, pelo presente Edital, que estarão abertas as inscrições para a Seleção de Monitores para

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO Comissão Permanente de Processo Seletivo - CPPS PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO EDITAL Nº 001/2018 PONTOS

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA EDITAL DE MONITORIA VOLUNTÁRIA PARA VAGAS REMANESCENTES. Edital REI/SPI

PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA EDITAL DE MONITORIA VOLUNTÁRIA PARA VAGAS REMANESCENTES. Edital REI/SPI PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA EDITAL DE MONITORIA VOLUNTÁRIA PARA VAGAS REMANESCENTES Edital REI/SPI 001-12 A Pró-reitora Acadêmica torna público aos alunos dos cursos de graduação do UniFOA, regularmente

Leia mais

CAPÍTULO 1 Quantidades e Unidades 1. CAPÍTULO 2 Massa Atômica e Molecular; Massa Molar 16. CAPÍTULO 3 O Cálculo de Fórmulas e de Composições 26

CAPÍTULO 1 Quantidades e Unidades 1. CAPÍTULO 2 Massa Atômica e Molecular; Massa Molar 16. CAPÍTULO 3 O Cálculo de Fórmulas e de Composições 26 Sumário CAPÍTULO 1 Quantidades e Unidades 1 Introdução 1 Os sistemas de medida 1 O Sistema Internacional de Unidades (SI) 1 A temperatura 2 Outras escalas de temperatura 3 O uso e o mau uso das unidades

Leia mais

1º Período Prioridade: 2015/01 Horário Segunda Terça Quarta Quinta Sexta. 2 º Período PRIORIDADE: 2014/02 Horário Segunda Terça Quarta Quinta Sexta

1º Período Prioridade: 2015/01 Horário Segunda Terça Quarta Quinta Sexta. 2 º Período PRIORIDADE: 2014/02 Horário Segunda Terça Quarta Quinta Sexta 1º Período Prioridade: 2015/01 Algoritmos e Estruturas de Dados I 19:00-19:55 Cálculo Diferencial e Integral I 21:00-21:55 Geometria Analítica e Álgebra Linear Metodologia Científica 205.5 Geometria Analítica

Leia mais

Ementário das disciplinas do CST em Automação Industrial Currículo 4 aprovado pelo CDI em 19/12/16

Ementário das disciplinas do CST em Automação Industrial Currículo 4 aprovado pelo CDI em 19/12/16 A103 - Sistemas Hidro-Pneumáticos Ementário das disciplinas do CST em Automação Industrial Currículo 4 aprovado pelo CDI em 19/12/16 Propriedades Físicas do Ar e dos Fluídos - Pressão e Vazão. Princípios

Leia mais

DISCIPLINA CRED CH PRÉ-REQUISITOS 1 a FASE Matemática Básica

DISCIPLINA CRED CH PRÉ-REQUISITOS 1 a FASE Matemática Básica CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA AUTORIZAÇÃO: Resolução nº 74/2007 CONSUNI RECONHECIMENTO: Decreto Estadual nº 3758/2010 renovado pelo Decreto Estadual nº 101/2015 PERÍODO DE CONCLUSÃO: Mínimo: 3,5

Leia mais

DISCIPLINA CRED CH PRÉ-REQUISITOS 1 a FASE Matemática Básica

DISCIPLINA CRED CH PRÉ-REQUISITOS 1 a FASE Matemática Básica CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA AUTORIZAÇÃO: Resolução nº 74/2007 CONSUNI RECONHECIMENTO: Decreto Estadual nº 3758/2010 renovado pelo Decreto Estadual nº 101/2015 PERÍODO DE CONCLUSÃO: Mínimo: 3,5

Leia mais

DISCIPLINAS ELETIVAS GRUPO 1 Mínimo de 840 horas

DISCIPLINAS ELETIVAS GRUPO 1 Mínimo de 840 horas DISCIPLINAS TIVAS GRUPO 1 Mínimo de 0 horas (disciplinas obrigatórias de algum dos cursos de segundo ciclo lotadas no Instituto de Ciências Exatas ou na Faculdade de Engenharia, exceto estágios e trabalhos

Leia mais

Comparativos curriculares. Física. Ensino médio. A coleção Ser Protagonista Física e o currículo do Estado de Minas Gerais. Material de divulgação

Comparativos curriculares. Física. Ensino médio. A coleção Ser Protagonista Física e o currículo do Estado de Minas Gerais. Material de divulgação Comparativos curriculares SM Física Ensino médio A coleção Ser Protagonista Física e o currículo do Estado de Minas Gerais Material de divulgação de Edições SM Apresentação Professor, Devido à inexistência

Leia mais

UNIVERSIDADE DE CABO VERDE PROVA DE INGRESSO - ANO LETIVO 2018/ 2019 PROVA DE FÍSICA CONTEÚDOS E OBJETIVOS

UNIVERSIDADE DE CABO VERDE PROVA DE INGRESSO - ANO LETIVO 2018/ 2019 PROVA DE FÍSICA CONTEÚDOS E OBJETIVOS UNIVERSIDADE DE CABO VERDE PROVA DE INGRESSO - ANO LETIVO 2018/ 2019 PROVA DE FÍSICA CONTEÚDOS E OBJETIVOS CONTEÚDOS ENERGIA INTERNA TRABALHO E CALOR SISTEMAS TERMODINÂMICOS CALOR e TEMPERATURA LEIS DOS

Leia mais

Unidade Curricular C/H Semestral Pré-Requisito. Unidade Curricular C/H Semestral Pré-Requisito. História da Arte e Design 40 História da Indumentária

Unidade Curricular C/H Semestral Pré-Requisito. Unidade Curricular C/H Semestral Pré-Requisito. História da Arte e Design 40 História da Indumentária Curso Técnico Subsequente em Produção e Design de Moda CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 360h Unidade Curricular C/H Semestral Pré-Requisito História da Indumentária

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA CIVIL EMENTAS

CURSO: ENGENHARIA CIVIL EMENTAS CURSO: ENGENHARIA CIVIL EMENTAS 2019.1 5º PERÍODO DISCIPLINA: DESENHO DE PROJETO DE ENGENHARIA CIVIL Estudo do desenho de arquitetura: planta baixa, cortes, telhado ou cobertura. Normas técnicas utilizadas

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda

Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda CÂMPUS ARARANGUÁ MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 0h PROCESSOS CRIATIVOS DESENHO DA FIGURA HUMANA MODELAGEM TRIDIMENSIONAL SISTEMA

Leia mais

EDITAL DE REINGRESSO E INGRESSO PARA PORTADORES DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR NO CURSO DE GRADUAÇÃO DA UENF

EDITAL DE REINGRESSO E INGRESSO PARA PORTADORES DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR NO CURSO DE GRADUAÇÃO DA UENF EDITAL DE REINGRESSO E INGRESSO PARA PORTADORES DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR NO CURSO DE GRADUAÇÃO DA UENF (Aprovado pela Câmara de Graduação em 16 de abril de 2019) A Pró-Reitoria de Graduação da torna

Leia mais

Projeto Pedagógico do Curso. de Formação Inicial e Continuada (FIC) em. Costura Básica. Modalidade: presencial

Projeto Pedagógico do Curso. de Formação Inicial e Continuada (FIC) em. Costura Básica. Modalidade: presencial Projeto Pedagógico do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Costura Básica Modalidade: presencial Projeto Pedagógico do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Costura Básica Modalidade:

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 035/2016 CONSUNI

RESOLUÇÃO Nº 035/2016 CONSUNI RESOLUÇÃO Nº 035/2016 CONSUNI Aprova Reforma Curricular do Curso de Bacharelado em, do Centro de Artes CEART, da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC. O Presidente do Conselho Universitário

Leia mais

EDITAL Nº -- - FANOR PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA E INTERNA

EDITAL Nº -- - FANOR PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA E INTERNA Página 1 de 9 EDITAL Nº -- - FANOR PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA E INTERNA O Diretor Geral da Faculdade FANOR, torna público que se encontram abertas as inscrições para transferência interna

Leia mais

ANEXO I QUADRO DE VAGAS 1. TUTORIA

ANEXO I QUADRO DE VAGAS 1. TUTORIA ANEXO I QUADRO DE VAGAS 1. TUTORIA 1.1 Marlon Lucas Gomes Salmento Tutoria Acionamentos Elétricos (Engenharia Elétrica); e Eletrônica Industrial e Acionamentos Elétricos (Técnico em Automação Industrial).

Leia mais

EDITAL Nº 002/2016 SELEÇÃO DE MONITORIA 1 /2016

EDITAL Nº 002/2016 SELEÇÃO DE MONITORIA 1 /2016 EDITAL Nº 002/2016 SELEÇÃO DE MONITORIA 1 /2016 A Reitora do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora- CES/JF, Patricia Rodrigues Rezende de Souza, no uso de suas atribuições, declara aberto o Processo

Leia mais

EDITAL DECEN/CMPF Nº 01/ SELEÇÃO MONITORIA

EDITAL DECEN/CMPF Nº 01/ SELEÇÃO MONITORIA EDITAL DECEN/CMPF Nº 01/2019 - SELEÇÃO MONITORIA O Departamento de Ciências Exatas e Naturais (DECEN), do Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros, em consonância com as normas estabelecidas na Resolução

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Diretoria de Graduação e Educação Profissional Departamento Acadêmico de Mecânica

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Diretoria de Graduação e Educação Profissional Departamento Acadêmico de Mecânica CURSO DE ENGENHARIA MÊCANICA EMENTA Conteúdos básicos s Obrigatórias CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL 1 90 90 Sistematização dos conjuntos numéricos. Sistema cartesiano ortogonal. Relações e funções no espaço

Leia mais

EDITAL Nº 002/2017 SELEÇÃO DE MONITORIA 1 /2017

EDITAL Nº 002/2017 SELEÇÃO DE MONITORIA 1 /2017 EDITAL Nº 002/2017 SELEÇÃO DE MONITORIA 1 /2017 A Reitora do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora- CES/JF, Patricia Rodrigues Rezende de Souza, no uso de suas atribuições, declara aberto o Processo

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Inep EDITAL Nº 7, DE 18 DE MAIO DE 2011.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Inep EDITAL Nº 7, DE 18 DE MAIO DE 2011. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Inep EDITAL Nº 7, DE 18 DE MAIO DE 2011. EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO ENEM 2011 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento)

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS 2018.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ESTUDOS SOCIOANTROPOLÓGICOS Panorama da história das Ciências Sociais, enfatizando seus princípios teóricos e metodológicos propostos.

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : LICENCIATURA EM BELAS ARTES. CRÉDITOS Obrigatórios: 130 Optativos: 30.

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : LICENCIATURA EM BELAS ARTES. CRÉDITOS Obrigatórios: 130 Optativos: 30. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:25:29 Curso : LICENCIATURA

Leia mais

EDITAL Nº 07/2018 CONCURSO DE SELEÇÃO PARA MONITORIA

EDITAL Nº 07/2018 CONCURSO DE SELEÇÃO PARA MONITORIA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO COLÉGIO TÉCNICO DIVISÃO DE ASSUNTOS ESTUDANTIS EDITAL Nº 07/2018 CONCURSO DE SELEÇÃO PARA MONITORIA O Diretor do Colégio Técnico da Universidade Rural, no uso

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, NOS TERMOS DO COMUNICADO CEETEPS N 1/2009, E SUAS ALTERAÇÕES.

PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, NOS TERMOS DO COMUNICADO CEETEPS N 1/2009, E SUAS ALTERAÇÕES. ETEC DOUTORA RUTH CARDOSO SÃO VICENTE PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, NOS TERMOS DO COMUNICADO CEETEPS N 1/2009, E SUAS ALTERAÇÕES. 194/05/2016 DE 21/01/2016. PROCESSO Nº 411/2016. AVISO DE DEFERIMENTO

Leia mais

ESTRUTURAS METÁLICAS 2 Sistemas Estruturais

ESTRUTURAS METÁLICAS 2 Sistemas Estruturais PUC Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Civil ESTRUTURAS METÁLICAS 2 Sistemas Estruturais Professor Juliano Geraldo Ribeiro Neto, MSc. Goiânia,2016. 2.1 ELEMENTOS ESTRUTURAIS

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 005/2013 CONSEPE

RESOLUÇÃO Nº 005/2013 CONSEPE RESOLUÇÃO Nº 005/2013 CONSEPE Aprova alteração curricular do Curso de Engenharia de Produção Habilitação Mecânica, do Centro de Educação do Planalto Norte - CEPLAN, da Fundação Universidade do Estado de

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

Grade Horária da Engenharia Química - 2º Sem 2016

Grade Horária da Engenharia Química - 2º Sem 2016 1º PERÍODO INTEGRAL 2016/2 Grade Horária da Engenharia - 2º Sem 2016 AULAS TEÓRICAS 2ª 3ª 4ª 5ª Algoritmos e Estruturas de Dados I (SALA 206.6) Geral (SALA 206.6) Geral (T15) (SALA 206.6) Geral (Tuma A)

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 214, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA 53.

Leia mais

FÍSICA E QUÍMICA A 10º ANO

FÍSICA E QUÍMICA A 10º ANO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Planificação Anual FÍSICA E QUÍMICA A 10º ANO 2017 / 2018 1º Período - QUÍMICA Apresentação e divulgação de critérios 2 1. ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA ORGANIZAÇÃO

Leia mais