INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES"

Transcrição

1 ANEXO II - EDITAL PROACOM Nº 11/2013 PERÍODO: 2014/01 INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DISCIPLINA VAGAS HORÁRIO Fotografia I 01 6N Videoarte I 01 2N CARGA HORÁRIA SEMANAL MONITORIA REMUNERADA CURSOS ICHLA REQUISITOS ESPECÍFICOS Ter concluído com aprovação a disciplina Fotografia I, Laboratório de Fotografia e Vídeo ou Técnica Fotográfica. O candidato à monitoria deve ter disponibilidade no horário de realização da disciplina, com possibilidade de se apresentar 15 minutos antes do início da aula. Ter concluído com aprovação igual ou superior a 7,0 em uma das disciplinas: Videoarte I e Laboratório de Fotografia e Vídeo. O candidato deve ter disponibilidade no horário da PROGRAMA DE APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA História da fotografia. Noções básicas de fotografia. Fotografia em filme e fotografia digital. O laboratório fotográfico. Processos fotográficos. A linguagem fotográfica. A fotografia na arte contemporânea. Produção e análise de material fotográfico. Fotografia e experimentos práticos. O que é cinema e o que é vídeo. O início do cinema de artista. A montagem e a relação entre cinema e arte. Vídeo, TV, Vídeo-arte. Construção da imagem em movimento a partir da imagem estática. Possibilidades expressivas da imagem em movimento e sua produção. Características específicas da captação digital. Gravação: tomada única, cortes, panorâmica. Planejamento da edição. Edição em Windows Movie Maker. A vídeo-performance.

2 Imagem Digital II 01 4N Escultura III 01 2N Materiais e Processos I 01 5M Semanais Ter aprovação da disciplina de Imagem Digital I ou Computação Gráfica. Ter disponibilidade para acompanhar as aulas teóricas e aulas práticas no horário mencionado, bem como ter bom reconhecimento e domínio acerca dos programas CorelDRAW e Photoshop. Ter concluído com aprovação igual ou superior a 7,0 umas das disciplinas: Escultura I (10804) e Escultura II (10614). Ter disponibilidade no horário da Ter cursado a disciplina de Materiais e A vídeo-projeção. A vídeo- instalação. Revisão dos conteúdos trabalhados na disciplina Imagem Digital I: Ferramentas básicas do Corel Draw; Gráficos vetoriais e bitmaps; Ferramentas de desenho; cor; criação de texto; Aplicação de efeitos e filtros; Importação de bitmaps; Ferramentas básicas do Photoshop; Edição de layers; Ferramentas de cor; de seleção; de criação de texto; Digitalização e manipulação de imagens; Fotografia digital; Produção de peças gráficas; Preparando gráficos para web e para impressões diversas; Articulação entre texto e imagem; Contextualização da imagem digital nas artes visuais; Orientação da produção individual do aluno. A história da escultura nos séculos XX e XXI A moldagem: histórico do processo de fundição na história da arte Modelo: escultura geradora de moldes de gesso e silicone Noções gerais sobre impermeabilizantes Molde: gesso e silicone Matriz: gerador de moldes de gesso e silicone Série, repetição e acumulação: conceitualização e contextualização Instalação: conceitualização e contextualização nos séculos XX e XXI Gravura: conceitos básicos; Monotipias: procedimentos diversos;

3 Processos I ou Gravura I Xilogravura ( ). Matrizes alternativas: adição e subtração; Xilogravura: matriz e impressão; Padrões e repetições: desdobramentos gráficos. Imagem Digital I 01 6M Planejamento de Ambientes III - Comercial 01 6M Ter concluído com aprovação superior a 7,0 a disciplina de Imagem Digital I ou Laboratório da Imagem Digital, de qualquer curso da Instituição. O candidato à monitoria deve ter disponibilidade no horário de realização da O candidato deverá ter aprovação na disciplina Arquitetura de Interiores, do curso de Arquitetura e Urbanismo, além da disponibilidade para A imagem digital e suas relações com o hardware Diferenciação entre imagem bitmap e vetorial Apresentação do Adobe Photoshop Ferramentas básicas de seleção e edição Ferramentas de pintura e manipulação de imagem Modos de imagem e resolução Manuseio das cores Recurso de camadas Apresentação do CorelDraw/ Illustrador Aplicação de efeitos especiais e filtros Importação e exportação de bitmaps Construção de linhas e objetos Criação e edição de formas geométricas Composição e uso de cores Preenchimentos e contornos Organização dos objetos Aplicação de efeitos, filtros e lentes Criação, edição e formatação de texto artístico Criação, edição e formatação de texto parágrafo Importação de imagens bitmap Vetorização Importação e exportação de vetores Integração entre Photoshop e CorelDraw Digitalização de imagem e impressão 1. Espaços comerciais: clínicas de saúde, clinicas estéticas, lojas no segmento do vestuário, calçados, ou assessórios, espaços para gastronomia café, bar; espaços de entretenimento ou cultura; como abordar as diferentes funções, programa de necessidades e dimensões necessárias para diversas atividades.

4 Materiais e Técnicas Construtivas 01 6M e a combinar acompanhar as aulas expositivas e os assessoramentos aos alunos no horário da Além do acompanhamento durante a aula o aluno deve se dispor de outro horário diurno de 2 horas para atividades complementares e auxiliar o professor ou colegas nos assuntos pertinentes à Deve ser aluno dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Tecnologia em Construção de Edifícios ou Tecnologia em Design de Interiores. Ter disponibilidade para acompanhar as aulas no turno 6M e mais um turno a combinar disponível para apoio aos alunos. É preferível que tenha cursado a disciplina de Materiais e Técnicas Construtivas ou afins (ex.: Materiais de Construção III). 2. Perfil do empreendimento: conhecendo o empreendimento, adequação do programa de necessidades ao local e ao tipo de empreendimento, público alvo e perfil econômico que se busca atingir. 3. Planejamento Comercial 1: proposta para um ambiente de saúde ou estética. 4. Planejamento Comercial 2: proposta para um ambiente existente para gastronomia. 5. Planejamento Comercial 3: proposta para um ambiente de loja. 6. Planejamento Comercial 4: cronograma e orçamentação. 1. Infraestrutura: fundações, as bases para a edificação. 2. Estrutura de vedação: alvenarias, tipos a considerar, possibilidades de materiais e técnicas de execução, propriedades físicas dos diferentes materiais e técnicas, tipos de estrutura e seus efeitos estéticos. 3. Preenchimento dos vãos: esquadrias, revestimentos, divisórias leves, fechamentos reversíveis. 4. Pisos e contrapisos: tipos de pisos de acordo com local e estrutura existente. 5. Instalações 1- Hidrossanitário fornecimento de água potável, sistemas de aquecimentos e sistema de esgoto. Possibilidades de uso dos recursos hídricos sustentáveis. 6. Instalações 2 - Elétrico: fornecimento de energia elétrica, interruptores, tomadas e tipos de pontos de luz. Possibilidades de usos de energia alternativa. 7. Coberturas - Forros e telhados: estruturas de telhados, tipos de telhas e resultado estético. Rebaixos de forros, forros e acabamentos.

5 Laboratório Preto e Branco 02 5M e 6M Técnica Fotográfica 02 3M e 4M 0 0 Semanais Estar matriculado no Curso de Tecnologia em Fotografia ou em outro Curso de Graduação que contemple a Estar cursando ou ter concluído com aprovação igual ou superior a 7,0 uma das disciplinas: Fotografia ou Fotografia I ou Fotografia Aplicada ou Técnica Fotografia e Laboratório Preto e Branco. A vaga de monitoria estará condicionada à aprovação nas disciplinas que constituem os requisitos para aqueles que estiverem cursando as mesmas no semestre corrente. Ter disponibilidade de horário no dia e turno em que ocorre a disciplina, bem como horário intermediário. Estar matriculado no Curso de Tecnologia em Fotografia ou em outro Curso de Graduação que contemple a Estar cursando ou ter concluído com aprovação igual ou superior a 7,0 uma das disciplinas: Técnica Fotográfica, 8. Acabamentos 1 revestimentos permanentes em superfícies: reboco, massa corrida, pintura. Tipos de tintas e pigmentos naturais. Pinturas especiais, escaiolas, imitações, afrescos. Aplicação e resultados estéticos. 9. Acabamentos 2: revestimentos renováveis em superfícies peças cerâmicas, vinílicas, mosaicos, vidros, papéis, tecidos, etc. modo de aplicar e efeitos estéticos. Fotografia com filme preto e branco. O laboratório preto-e-branco elementos, materiais e principais processos. Filmes, químicos e papeis fotográficos. Revelação, cópia contato, e ampliação em preto-ebranco. Produção, edição e análise de material fotográfico. Pesquisa e análise de produção autoral em fotografia preto-e-branco. Digitalização e tratamento de imagens de negativo preto-e-branco. A logica básica da fotografia. O funcionamento do aparelho fotográfico. Características da fotografia analógica e da fotografia digital. A linguagem fotográfica. Produção, edição e análise de material fotográfico. Fotografia e experimentos práticos.

6 Técnica Fotográfica 01 2M Laboratório de Fotografia Experimental 01 4M Fotografia, Fotografia I ou Fotografia Aplicada. A vaga de monitoria estará condicionada à aprovação nas disciplinas que constituem os requisitos para aqueles que estiverem cursando as mesmas no semestre corrente. Ter disponibilidade de horário no dia e turno em que ocorre a disciplina, bem como horário intermediário. Estar matriculado no Curso de Tecnologia em Fotografia ou em outro Curso de Graduação que contemple a Estar cursando ou ter concluído com aprovação igual ou superior a 7,0 uma das disciplinas: Técnica Fotográfica, Fotografia, Fotografia I ou Fotografia Aplicada. A vaga de monitoria estará condicionada à aprovação nas disciplinas que constituem os requisitos para aqueles que estiverem cursando as mesmas no semestre corrente. Ter disponibilidade de horário no dia e turno em que ocorre a disciplina, bem como horário intermediário. Ter concluído com aprovação igual ou superior a 7,0 uma das disciplinas: Fotografia I (todos os cursos que a ofertem) ou Técnica Fotográfica (curso de Tecnologia em Fotografia). O candidato deve ter disponibilidade no horário da A logica básica da fotografia. O funcionamento do aparelho fotográfico. Características da fotografia analógica e da fotografia digital. A linguagem fotográfica. Produção, edição e análise de material fotográfico. Fotografia e experimentos práticos. A fotografia experimental, precariedade e fotografia expandida; Câmera obscura e fotografia pinhole; Procedimentos de contato; Intervenções na imagem fotográfica, negativos e cópias; Suportes alternativos para a imagem fotográfica;

7 Laboratório da Imagem Digital I Projeto II Iluminação e retrato 01 4M 01 2M Estar matriculado no Curso de Tecnologia em Fotografia ou em outro Curso de Graduação que contemple a Estar cursando ou ter concluído com aprovação igual ou superior a 7,0 uma das disciplinas: Laboratório da Imagem Digital I, Imagem Digital I, Imagem Digital II, Planejamento Gráfico I ou Planejamento Gráfico II e de Fotografia, Fotografia I, Fotografia Aplicada ou Técnica Fotográfica dos Cursos de Graduação da Feevale. A vaga de monitoria estará condicionada à aprovação nas disciplinas que constituem os requisitos para aqueles que estiverem cursando as mesmas no semestre corrente. Ter disponibilidade de horário no dia e turno em que ocorre a disciplina, bem como horário intermediário. Ter aprovação na disciplina de Técnica Fotográfica e Projeto I Linguagem Fotográfica do Curso de Fotografia. Construção de um processo experimental. Imagem, Memória e Informação: um tripé para o documento fotográfico; Apresentação do Adobe Photoshop; -Barra de ferramentas; -Tipos de extensões; -Camadas; -Modos de seleção e edição de imagens; -Menu imagem; -Ferramenta básicas para edição; -Filtros, máscaras e seleções; -Modos de imagem e resolução; -Composição e uso de cores (RGB e CMYK); -Efeitos de pele; -Efeitos de cor; -Propostas de manipulação na prática utilizando o Photoshop. Apresentação do Adobe Lightroom; -Barra de ferramentas; -Importar, exportar, organizar, classificar, filtrar e gerenciamento de imagens. -Uso de Presets; -Propostas de manipulação na prática utilizando o Lightroom. Retrato: um resgate histórico; Portfolio de retratistas: Brasil e exterior; O registro de arte, o fato jornalístico e a produção sob demanda; Analise de enquadramentos: dos descritivos aos emocionais; Iluminação: sets de estúdio; Elementos de produção para estúdio; Retrato produzido; Composição de quadro;

8 Fotografia Corporativa e Eventos 01 3M Língua Portuguesa II 01 5N 12 horas O candidato à monitoria deve ter disponibilidade no horário de realização da Ter concluído com aprovação igual ou superior a 7,0 a disciplina de Fotografia Corporativa e Eventos do Curso de Fotografia e ter aprovação em, no mínimo, uma das disciplinas que segue: Fotografia, Fotografia I, Fotografia Aplicada e Técnica Fotográfica dos Cursos de Graduação da Feevale O candidato à monitoria deve ter disponibilidade no horário à realização da Ter cursado as disciplinas de Língua Portuguesa I e II. Ter bons conhecimentos de gramática da língua portuguesa. Explorando texturas em retratos a partir da iluminação; Montagem de quadros de referências; Retratos e espontaneidade; Produção de externa; Câmera setting para fotografia de rua; Desenvolvimento de projeto de retrato. Elementos, equipamentos, iluminação e técnicas voltadas à fotografia corporativa e de eventos (espaços públicos, eventos, corporações, cerimoniais, feiras, eventos sociais, shows, espetáculos, etc); Diferenças de registro fotográfico em espaços públicos; Montagem de retratos ambientados; Principais produtos da fotografia corporativa e de eventos; Iluminação de fotografia corporativa e de eventos; Recursos e técnicas de composição; O fotógrafo e outros profissionais envolvidos com eventos; Fotografia de palco; Cerimonial e Protocolo; Fotografia de Retrato; Técnicas para fotografias de casamentos e retratos; Produção de cenas para fotografia corporativa e de eventos; Produção de fotografias corporativa e de eventos; Análise do material produzido. - Forma e significado = relação sintaxe/semântica; - organização e constituição da frase (frase, período e oração); - frases simples e frases complexas (período simples e período composto); - frases complexas;

9 Ter disponibilidade para atender os colegas e para planejar os atendimentos com a professora. - processos sintáticos de coordenação e de subordinação; - ligações sintáticas e funções sintáticas; - sintaxe e discurso; - propostas de intervenção pedagógica nos Ensinos Fundamental e Médio.

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES ANEXO II- EDITAL Nº 02/2013 PERÍODO: 2013/01 INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES MONITORIA REMUNERADA CURSOS ICHLA DISCIPLINA VAGAS HORÁRIO Estúdio I Iluminação e produto 01 6M CARGA HORÁRIA

Leia mais

ICHLA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

ICHLA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES PERÍODO: 2016/01 ANEXOI - EDITAL PROACOM Nº 15/2015 ICHLA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES MONITORIA REMUNERADA CURSOS ICHLA DISCIPLINA VAGAS HORÁRIO CARGA HORÁRIA SEMANAL REQUISITOS ESPECÍFICOS

Leia mais

PERÍODO: 2016/02 ANEXO II - EDITAL PROACOM N.º 09/2016 CURSOS ICHLA

PERÍODO: 2016/02 ANEXO II - EDITAL PROACOM N.º 09/2016 CURSOS ICHLA PERÍODO: 2016/02 ANEXO II - EDITAL PROACOM N.º 09/2016 ICHLA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DISCIPLINA Computação Gráfica Aplicada I Computação Gráfica Aplicada II VAGAS CARGA HORÁRIA

Leia mais

MONITORIA PRESENCIAL NA MODALIDADE REMUNERADA

MONITORIA PRESENCIAL NA MODALIDADE REMUNERADA ANEXO I - EDITAL Nº. 16/2011 PERÍODO: 2012/01 INSTITUTO DE DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E E ARTES -- ICHLA MONITORIA PRESENCIAL NA MODALIDADE REMUNERADA PSICOLOGIA VAGAS DIA CARGA Introdução à Psicologia

Leia mais

Fone: (61) ou CNPJ: /

Fone: (61) ou CNPJ: / Cronograma - Corel Draw X7 Básico ao Avançado Conhecendo a área de trabalho Barra de menus Caixa de ferramentas Barras de comandos Painéis Paleta de cores Janela do documento Páginas Múltiplas Menu Contextual

Leia mais

CURSOS SUPERIORES DE MENOR DURAÇÃO UNIVERSIDADE PAULISTA PIM. Projeto Integrado Multidisciplinar. 2º semestre 2010 COMUNICAÇÃO DIGITAL

CURSOS SUPERIORES DE MENOR DURAÇÃO UNIVERSIDADE PAULISTA PIM. Projeto Integrado Multidisciplinar. 2º semestre 2010 COMUNICAÇÃO DIGITAL UNIVERSIDADE PAULISTA PIM Projeto Integrado Multidisciplinar 2º semestre 2010 COMUNICAÇÃO DIGITAL 2010 1 CURSO: Design Gráfico TEMA: Identidade Visual OBJETIVO GERAL: Desenvolvimento de identidade visual

Leia mais

Mulheres. Código ProAC: 24727

Mulheres. Código ProAC: 24727 Mulheres emfoco Código ProAC: 24727 CONCEITO Mulheres em Foco é um projeto de valorização do olhar da mulher contemporânea sobre a condição feminina. Por meio de oficinas de fotografia exclusivamente para

Leia mais

ANEXO III NORMAS COMPLEMENTARES

ANEXO III NORMAS COMPLEMENTARES ANEXO III NORMAS COMPLEMENTARES Normas Complementares, relativas aos perfis dos candidatos, temas e as especificações das Provas Teórico-Práticas dos concursos para Professores Efetivos da Escola de Belas

Leia mais

ANEXO I. QUADRO DE OFICINAS INTEGRANTES DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA DO CUCA (COM EMENTAS) Categoria I

ANEXO I. QUADRO DE OFICINAS INTEGRANTES DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA DO CUCA (COM EMENTAS) Categoria I ANEXO I QUADRO DE OFICINAS INTEGRANTES DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA DO CUCA (COM EMENTAS) Categoria I Desemho básico Desemho intermediário Desemho básico de observação Desenho de observação Fotografia

Leia mais

COLORIZAÇÃO COM AQUARELA

COLORIZAÇÃO COM AQUARELA ÍNDICE COLORIZAÇÃO COM AQUARELA 03 CRIAÇÃO DE IDENTIDADE VISUAL 04 DESENHO E PROCESSO CRIATIVO 05 FUNDAMENTOS DO DESENHO ARTÍSTICO 06 ILLUSTRATOR 07 PHOTOSHOP 08 INDESIGN 09 STORYTELLING 10 INSCRIÇÕES

Leia mais

Cronograma de Atividades Disciplina: Computação Carga horária: 64 h/a. SEMESTRE: créditos: 4

Cronograma de Atividades Disciplina: Computação Carga horária: 64 h/a. SEMESTRE: créditos: 4 Fevereiro 10 horas de aula Aula 01 2ª feira 14/02 Aula 02 4ª feira 16/02 Aula 03 2ª feira 21/02 Aula 04 4ª feira 23/02 Aula 05 2ª feira 28/02 Março 18 horas de aula Aula 06 4ª feira 02/03 Aula 07 2ª feira

Leia mais

Carga Horária horas horas

Carga Horária horas horas relação das oficinas do Projeto Cultural da Lagoinha Nº Título Ementa Público -alvo Nº vagas 1 Fotografia básica: digital e convencional 2 Oficina de animação - PIXILATION As câmaras fotográficas digitais

Leia mais

DESIGN GRÁFICO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. Corel Draw. Interface. Introdução ao CorelDRAW Ambiente de Trabalho Configurar página Ferramentas

DESIGN GRÁFICO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. Corel Draw. Interface. Introdução ao CorelDRAW Ambiente de Trabalho Configurar página Ferramentas DESIGN GRÁFICO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Corel Draw Introdução ao CorelDRAW Ambiente de Trabalho Configurar página Ferramentas Propriedades das Ferramentas Ferramentas: Retângulo e Elipse Ferramenta Objeto

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 7 semestres. Prof. Dr. Paulo de Tarso Mendes Luna

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 7 semestres. Prof. Dr. Paulo de Tarso Mendes Luna Documentação: Objetivo: Titulação: Diplomado em: Resolução 12/CGRAD/2015 de 09/09/2015 Fornecer meios para formação de profissionais capazes para atuar em ambientes dinâmicos plurais, atendendo necessidades

Leia mais

FORMAÇÃO GRÁFICA E WEB

FORMAÇÃO GRÁFICA E WEB FORMAÇÃO GRÁFICA E WEB CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DESIGN GRÁFICO Corel Draw Interface Introdução ao CorelDRAW Ambiente de Trabalho Configurar página Ferramentas Propriedades das Ferramentas Ferramentas: Retângulo

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 7 semestres. Prof. Dr. Paulo de Tarso Mendes Luna

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 7 semestres. Prof. Dr. Paulo de Tarso Mendes Luna Documentação: Objetivo: Titulação: Diplomado em: Resolução 12/CGRAD/2015 de 09/09/2015 Fornecer meios para formação de profissionais capazes para atuar em ambientes dinâmicos plurais, atendendo necessidades

Leia mais

1- Ensinar ao aluno as várias possibilidades de uso do PHOTOSHOP focando a rapidez

1- Ensinar ao aluno as várias possibilidades de uso do PHOTOSHOP focando a rapidez PHOTOSHOP CS5 e CS6 Objetivo 1- Ensinar ao aluno as várias possibilidades de uso do PHOTOSHOP focando a rapidez de execução das tarefas mais comuns, acelerando o processo de produção com o objetivo de

Leia mais

ATELIER LIVRE DA PREFEITURA XICO STOCKINGER CURSOS REGULARES º semestre

ATELIER LIVRE DA PREFEITURA XICO STOCKINGER CURSOS REGULARES º semestre ATELIER LIVRE DA PREFEITURA XICO STOCKINGER CURSOS REGULARES 2018-1º semestre ARTE NA ARQUITETURA - projetos para a Lei 10.036/2006 Teórico e prático José Francisco Alves Dia/ Turno: quinta-feira - tarde

Leia mais

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 15 aprovado pela portaria Cetec nº 746 de 10

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 15 aprovado pela portaria Cetec nº 746 de 10 Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 15 aprovado pela portaria Cetec nº 746 de 10 / 09 / 2015. Etec de Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo/SP Eixo Tecnológico: Produção

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (FIC)

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (FIC) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Técnica e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais Campus Passos Rua Mário Ribola, 409 - Penha II - Fone: (35)

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO 2017/2018 1.º Período DISCIPLINA: Aplicações Informáticas B ANO: 12º CURSO: Ciências e Tecnologias/Socioeconómicas/Línguas e Humanidades Total de aulas Previstas: 36 Mês Setembro a Dezembro Unidades Temáticas

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, NOS TERMOS DO COMUNICADO CEETEPS N 1/2009, E SUAS ALTERAÇÕES.

PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, NOS TERMOS DO COMUNICADO CEETEPS N 1/2009, E SUAS ALTERAÇÕES. ETEC DOUTORA RUTH CARDOSO SÃO VICENTE PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, NOS TERMOS DO COMUNICADO CEETEPS N 1/2009, E SUAS ALTERAÇÕES. 194/05/2016 DE 21/01/2016. PROCESSO Nº 411/2016. AVISO DE DEFERIMENTO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 013/2016-CEPE/UNESPAR. Considerando o art. 7º, incisos I, II e VII do Regimento Geral da Unespar;

RESOLUÇÃO Nº 013/2016-CEPE/UNESPAR. Considerando o art. 7º, incisos I, II e VII do Regimento Geral da Unespar; RESOLUÇÃO Nº 013/2016-CEPE/UNESPAR Convalida as alterações e prazos de vigência da matriz curricular do curso Superior de Escultura do campus Curitiba I - EMBAP. Considerando o art. 7º, incisos I, II e

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE 1. Identificação Instituição Docente Curso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Trindade Nelson Luis da Cunha Técnico Integrado em Edificações Unidade Curricular Tecnologia

Leia mais

MASTER EM FOTOGRAFIA DE MODA E PUBLICIDADE

MASTER EM FOTOGRAFIA DE MODA E PUBLICIDADE MASTER EM FOTOGRAFIA DE MODA E PUBLICIDADE Ser fotógrafo de moda e publicidade é perceber as vanguardas e conseguir criar e comunicar valor acrescido para as marcas e criadores. O Master em Fotografia

Leia mais

GRUPO EDUCACIONAL UNIS

GRUPO EDUCACIONAL UNIS GRUPO EDUCACIONAL UNIS UNIDADE DE GESTÃO DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E TECNOLOGIA - UNIS UNIDADE DE GESTÃO DA SAÚDE E SOCIEDADE - UNIS UNIDADE DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO E NEGÓCIO UNIS UNIDADE DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO

Leia mais

COLORIZAÇÃO COM AQUARELA

COLORIZAÇÃO COM AQUARELA ÍNDICE COLORIZAÇÃO COM AQUARELA 03 EMPREENDEDORISMO - IDEIAS NO PAPEL 04 ILLUSTRATOR 05 INDESIGN 06 PHOTOSHOP 07 CRIAÇÃO DE IDENTIDADE VISUAL 08 MINDSET 09 TÉCNICAS DE DESENHO I 10 TÉCNICAS DE DESENHO

Leia mais

EnsinoTécnicoIntegrado ao Médio.

EnsinoTécnicoIntegrado ao Médio. PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 EnsinoTécnicoIntegrado ao Médio. Código: 262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: APLICATIVOS DE DESIGN Série: 1 Ano Eixo Tecnológico:

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA CEAD 0001/2017 PROCESSO SELETIVO PARA COMPOSIÇÃO DO NÚCLEO DE MULTIMEIOS DIDÁTICOS DO CEAD/UnB

CHAMADA PÚBLICA CEAD 0001/2017 PROCESSO SELETIVO PARA COMPOSIÇÃO DO NÚCLEO DE MULTIMEIOS DIDÁTICOS DO CEAD/UnB CHAMADA PÚBLICA CEAD 0001/2017 PROCESSO SELETIVO PARA COMPOSIÇÃO DO NÚCLEO DE MULTIMEIOS DIDÁTICOS DO CEAD/UnB O Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília (CEAD/UnB), no uso de suas atribuições,

Leia mais

FORMAÇÃO GRÁFICA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DESIGN GRÁFICO. Corel Draw. Interface Introdução ao CorelDRAW Ambiente de Trabalho Configurar página

FORMAÇÃO GRÁFICA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DESIGN GRÁFICO. Corel Draw. Interface Introdução ao CorelDRAW Ambiente de Trabalho Configurar página FORMAÇÃO GRÁFICA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DESIGN GRÁFICO Corel Draw Interface Introdução ao CorelDRAW Ambiente de Trabalho Configurar página Ferramentas Propriedades das Ferramentas Ferramentas: Retângulo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 214, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA 53.

Leia mais

UNIVERSIDADE POSITIVO Cursos de Design. EDITAL PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS 2019 Espaços dos cursos de Design

UNIVERSIDADE POSITIVO Cursos de Design. EDITAL PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS 2019 Espaços dos cursos de Design 1 EDITAL PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS 2019 Espaços dos cursos de A Coordenadoria dos cursos de Bacharelado em da Universidade Positivo torna público que estão abertas as inscrições para a seleção de estagiários

Leia mais

MONITORIA EAD NA MODALIDADE REMUNERADA MODA

MONITORIA EAD NA MODALIDADE REMUNERADA MODA ANEXO I - EDITAL Nº. 20/2012 PERÍODO: 2012/02 INSTITUTO INSTITUTO DE CIÊNCIAS DE CIÊNCIAS HUMANAS, EXATAS LETRAS E TECNOLÓGICAS E ARTES - ICHLA MONITORIA EAD NA MODALIDADE REMUNERADA MODA VAGAS DIA CARGA

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS EDITAL Nº /03/2017

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS EDITAL Nº /03/2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS EDITAL Nº 2017 17/03/2017 AS COORDENAÇÕES DOS CURSOS DE ARTES VISUAIS LICENCIATURA, ARTES VISUAIS BACHARELADO, DESIGN DE

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO FADERGS

CENTRO UNIVERSITÁRIO FADERGS CENTRO UNIVERSITÁRIO FADERGS O Centro Universitário FADERGS, credenciado em 2004, iniciou suas atividades em Porto Alegre, com a oferta de quatro habilitações no Curso de Graduação em Administração de

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 ETEC Prof. Massuyuki Kawano de Tupã - Sede Ensino Técnico Código: 136 Município: Estância Turística de Tupã - SP Eixo Tecnológico: INFRAESTRUTURA Habilitação Profissional;

Leia mais

TÉCNICO (A) DE MULTIMÉDIA. QUADRO RESUMO FORMAÇÃO UFCD Duração (H) Desenho vetorial - criação e manipulação de imagens H

TÉCNICO (A) DE MULTIMÉDIA. QUADRO RESUMO FORMAÇÃO UFCD Duração (H) Desenho vetorial - criação e manipulação de imagens H TÉCNICO (A) DE MULTIMÉDIA QUADRO RESUMO FORMAÇÃO UFCD (H) Desenho vetorial - criação e manipulação de imagens 0137 50H Criação e tratamento de imagens matriciais 0139 25H Fórmulas, parâmetros para seleção

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 015/2016-CEPE/UNESPAR. Considerando o art. 7º, incisos I, II e VII do Regimento Geral da Unespar;

RESOLUÇÃO Nº 015/2016-CEPE/UNESPAR. Considerando o art. 7º, incisos I, II e VII do Regimento Geral da Unespar; RESOLUÇÃO Nº 015/2016-CEPE/UNESPAR Convalida as alterações e prazos de vigência na matriz curricular do curso Superior de Pintura do campus Curitiba I - EMBAP. Considerando o art. 7º, incisos I, II e VII

Leia mais

COLORIZAÇÃO COM AQUARELA

COLORIZAÇÃO COM AQUARELA ULTIMAS ÚLTIMAS TURMAS ÍNDICE CURSOS DE 21 HORAS COLORIZAÇÃO COM AQUARELA 03 DESENHO E PROCESSO CRIATIVO 04 EMPREENDEDORISMO - IDEIAS NO PAPEL 05 FUNDAMENTOS DO DESENHO ARTÍSTICO 06 HISTÓRIA DA ARTE I

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 059, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 012/2016-CEPE/UNESPAR. Considerando o art. 7º, incisos I, II e VII do Regimento Geral da Unespar;

RESOLUÇÃO Nº 012/2016-CEPE/UNESPAR. Considerando o art. 7º, incisos I, II e VII do Regimento Geral da Unespar; RESOLUÇÃO Nº 012/2016-CEPE/UNESPAR Convalida as alterações e prazos de vigência da matriz curricular do curso de Licenciatura em Artes Visuais do campus Curitiba I - EMBAP. Considerando o art. 7º, incisos

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2016 Etec Tiquatira Plano de Curso nº 187 aprovado pela portaria Cetec nº 107 de 18/10/2011 Código: 208 Município: São

Leia mais

Total: 177 horas Horas de Contacto: (T + TP) 5

Total: 177 horas Horas de Contacto: (T + TP) 5 Ano Letivo 2016-2017 Designação do Curso Design de Comunicação Unidade Curricular Tecnologias Aplicadas ao Design I Área Científica Design Ano Semestre/Trimestre 1.º Ano 1.º Semestre Tempo de Trabalho

Leia mais

Marketing e Inovação para Pequenas e Médias Empresas. 342 Marketing e publicidade Comunicação e Marketing 342 Marketing e publicidade

Marketing e Inovação para Pequenas e Médias Empresas. 342 Marketing e publicidade Comunicação e Marketing 342 Marketing e publicidade para acesso à Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores CTeSPs 520 - Engenharia e Técnicas Afins 521 - Metalurgia e Metalomecânica 522 - Eletricidade e Energia 524 - Tecnologia dos Processos

Leia mais

APRESENTAÇÃO DE OBRAS REALIZADAS

APRESENTAÇÃO DE OBRAS REALIZADAS APRESENTAÇÃO DE OBRAS REALIZADAS UFPE / PROPESQ P.P.G. ENGENHARIA MECÂNICA 16/01-20/04 P.P.G. CIRURGIA 18/01-27/04 UMA PARCERIA APRESENTAÇÃO Este material tem como objetivo principal mostrar alguns dos

Leia mais

Escola Secundária com 3.º CEB Poeta Al Berto Código Sines Ano letivo: 2016/2017 Planificação Anual

Escola Secundária com 3.º CEB Poeta Al Berto Código Sines Ano letivo: 2016/2017 Planificação Anual Departamento/Grupo disciplinar: 600 Artes Visuais Disciplina: Educação Visual Docentes: Vera Gonçalves e Maria Neves Não existe manual adotado Ano: 7.º.º Período 2.º Período 3.º Período 26 26 4 Apresentação/Avaliação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 214, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA 53.

Leia mais

INSTITUTO SENAI DE INOVAÇÃO CENTRO EMPRESARIAL DE DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO DA INDÚSTRIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA

INSTITUTO SENAI DE INOVAÇÃO CENTRO EMPRESARIAL DE DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO DA INDÚSTRIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA INSTITUTO SENAI DE INOVAÇÃO CENTRO EMPRESARIAL DE DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO DA INDÚSTRIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA Propriedade: SENAI Área: 217 mil metros quadrados Jan/2015 Mai/2016 Set/2016 Mai/2016 Mai/2016

Leia mais

ANEXO 2 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ANEXO 2 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANEXO 2 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO LÍNGUA PORTUGUESA (Comum para todos os cargos) 1. A estrutura da frase: A articulação das frases no texto: coesão e coerência. As relações entre as palavras na frase: aspectos

Leia mais

HAND-COLOURING FOTOGRAFIA COLORIZADA. por Rochele Zandavalli e Carine Wallauer. Todos os direitos reservados a Fluxo - Escola de Fotografia Expandida

HAND-COLOURING FOTOGRAFIA COLORIZADA. por Rochele Zandavalli e Carine Wallauer. Todos os direitos reservados a Fluxo - Escola de Fotografia Expandida HAND-COLOURING FOTOGRAFIA COLORIZADA por Rochele Zandavalli e Carine Wallauer Todos os direitos reservados a Fluxo - Escola de Fotografia Expandida HAND COLOURING FOTOGRAFIA COLORIZADA Historicamente,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS DELIBERAÇÃO Nº 084/2013 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR

Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR EDITAL N 02/2018 PARA SELEC A O DE BOLSISTAS O Projeto Agência Escola de Comunicação Pública e Difusão Científica e Cultural

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE COMUNICAÇÃO, LETRAS E ARTES VISUAIS CURSO DE ARTES VISUAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE COMUNICAÇÃO, LETRAS E ARTES VISUAIS CURSO DE ARTES VISUAIS EDITAL N.º 01/2018 Boa Vista, 23 de Abril de 2018. DISPOE SOBRE O PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MONITORES DO 1 DOS OBJETIVOS A COORDENAÇÃO DO, atendendo o disposto no Edital nº 020/2018-PROEG que dispõe sobre

Leia mais

ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS

ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS Antonio Pedro Alves de Carvalho Imagem: omnistudio.com.br Qualidades de uma solução arquitetônica: Funcionalidade Economia Beleza Flexibilidade Expansibilidade

Leia mais

4. ESTRUTURA CURRICULAR CURRÍCULO PLENO. Tabela 15: curso de Licenciatura em Artes Visuais

4. ESTRUTURA CURRICULAR CURRÍCULO PLENO. Tabela 15: curso de Licenciatura em Artes Visuais 4. ESTRUTURA CURRICULAR CURRÍCULO PLENO Tabela 15: curso de Licenciatura em Artes Visuais DESDOBRAMENTO DAS ÁREAS/MATÉRIAS EM DISCIPLINAS Área/Matéria Código Disciplinas C/H 1. Formação GERAL (Núcleo Reflexivo

Leia mais

GRADE CURRICULAR DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAREM ARTES E DESIGN

GRADE CURRICULAR DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAREM ARTES E DESIGN GRADE CURRICULAR DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAREM ARTES E DESIGN http://www.ufjf.br/biad/ ESTRUTURA CURRICULAR DO 1º CICLO Bacharelado interdisciplinar em Artes e Design 3 anos Componentes curriculares

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2014. Ensino Técnico

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2014. Ensino Técnico PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2014 Ensino Técnico Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Área de Conhecimento: Informação e Comunicação Componente Curricular: Aplicativos de

Leia mais

X Seminário Nacional de Artes Visuais / II Seminário Nacional de Fotografia / Imagem, Espaço, Tempo: Transitoriedades e Conexões.

X Seminário Nacional de Artes Visuais / II Seminário Nacional de Fotografia / Imagem, Espaço, Tempo: Transitoriedades e Conexões. X Seminário Nacional de Artes Visuais / II Seminário Nacional de Fotografia / Imagem, Espaço, Tempo: Transitoriedades e Conexões. Normas para inscrição de trabalhos 1. Disposições Gerais O evento é organizado

Leia mais

RELATÓRIO GERENCIAL TRIMESTRAL 005 SETEMBRO/15

RELATÓRIO GERENCIAL TRIMESTRAL 005 SETEMBRO/15 RELATÓRIO GERENCIAL TRIMESTRAL 005 SETEMBRO/15 Relatório Gerencial Trimestral elaborado por: Leandro Toré de Castro Diretor de Contrato 61 3878 4718 ltcastro@odebrecht.com Thiago Galvão Diretor de Contrato

Leia mais

EDITAL nº 069, de 22 de junho de 2016.

EDITAL nº 069, de 22 de junho de 2016. EDITAL nº 069, de 22 de junho de 2016. PROCESSO SELETIVO PARA MONITORIA VOLUNTÁRIA DA UNIPLAC Luiz Carlos Pfleger, Reitor da Universidade do Planalto Catarinense, no uso de suas atribuições, divulga os

Leia mais

CENTRO DE EXTENSÃO CENTRO EDUCACIONAL PROFESSORA ALZIRA ALTENFELDER SILVA MESQUITA

CENTRO DE EXTENSÃO CENTRO EDUCACIONAL PROFESSORA ALZIRA ALTENFELDER SILVA MESQUITA CENTRO DE EXTENSÃO CENTRO EDUCACIONAL PROFESSORA ALZIRA ALTENFELDER SILVA MESQUITA ALFABETIZANDO EM SOFTWARES PHOTOSHOP Unidade Mooca SÃO PAULO 2014 1 Identificação do Projeto Projeto: ALFABETIZANDO EM

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CHAMADA PÚBLICA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N 02/2019

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CHAMADA PÚBLICA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N 02/2019 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CHAMADA PÚBLICA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N 02/2019 A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em conjunto com a Fundação

Leia mais

Programa de Formação Básica Ano letivo Cursos com inscrições abertas

Programa de Formação Básica Ano letivo Cursos com inscrições abertas Programa de Formação Básica Ano letivo 2018 Cursos com inscrições abertas Artes Cênicas Percurso Práticas do Ator Carga horária total: 145h/a O percurso Práticas do Ator propõe uma experiência de iniciação

Leia mais

Público-alvo: Interessados em fotografia que pretendam desenvolver competências práticas nas principais áreas profissionais da fotografia.

Público-alvo: Interessados em fotografia que pretendam desenvolver competências práticas nas principais áreas profissionais da fotografia. DESIGNAÇÃO Nome: Fotografia Carga horária total: 250 horas Acreditação profissional: n/a Forma de organização da formação: Presencial Público-alvo: Interessados em fotografia que pretendam desenvolver

Leia mais

UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Planejamento para aplicação do plano de ensino Disciplina: 3133-A - Direção de Programas de TV 5º Termo Quarta-Feira manhã Sala 76/Lab 2-1º

Leia mais

minors documento orientador

minors documento orientador minors documento orientador animação AM 1 9904L009 Práticas do Som TP 3 6 AM 1 9904L018 Animação e Movimento PL 4,5 6 AM 2 9904L007 Metodologia Projetual Multimédia PL 4,5 6 AM 2 9904L019 Animação e Narrativa

Leia mais

Materializando Sonhos. Desde 1980

Materializando Sonhos. Desde 1980 Materializando Sonhos. Desde 1980 Caros do Recanto dos Pássaros: A Iguatemi Construções, com o mesmo respeito, correção e objetividade com que vem se manifestando, vem a público, comunicar o andamento

Leia mais

EDITAL 001/ CHAMAMENTO - PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES

EDITAL 001/ CHAMAMENTO - PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES CRIA LAB UEG LABORATÓRIO DE PESQUISAS CRIATIVAS E INOVAÇÃO EM AUDIOVISUAL EDITAL 001/2018 - CHAMAMENTO - PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES A coordenação do CRIA LAB UEG abre inscrições para o processo seletivo

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO ILUSTRAÇÕES DIGITAIS E MÍDIAS AUDIOVISUAIS EM COMPUTADOR

CURSO DE CAPACITAÇÃO ILUSTRAÇÕES DIGITAIS E MÍDIAS AUDIOVISUAIS EM COMPUTADOR INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CÂMPUS JOÃO CÂMARA CURSO DE CAPACITAÇÃO ILUSTRAÇÕES DIGITAIS E MÍDIAS AUDIOVISUAIS EM COMPUTADOR João Câmara/RN, fevereiro de

Leia mais

Estúdio Ventana. Interiores + Design

Estúdio Ventana. Interiores + Design Estúdio Ventana Interiores + Design Nossos serviços: gerenciamento De obras decor No Projeto Completo, elaboramos soluções personalizadas, atendendo as expectativas de cada pessoa em sua individualidade

Leia mais

Plano de Aula - CorelDRAW X6 - cód Horas/Aula

Plano de Aula - CorelDRAW X6 - cód Horas/Aula Plano de Aula - CorelDRAW X6 - cód.4930 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao CorelDRAW X6 Aula 2 1 - Introdução ao CorelDRAW X6 Aula 3 Capítulo 2 - Criação e Layout do Documento Aula 4 2 - Criação

Leia mais

Analise e Desenvolvimento de Sistemas Código Disciplina Vagas/Noturno CMP1044 Algoritimos 15 CMP1045 Lógica Matemática 15

Analise e Desenvolvimento de Sistemas Código Disciplina Vagas/Noturno CMP1044 Algoritimos 15 CMP1045 Lógica Matemática 15 Disciplinas para alunos Ouvintes e Extraordinários Administração Vagas/Noturno Todas as disciplinas da Matriz Curricular vigente 10 10 Analise e Desenvolvimento de Sistemas CMP1044 Algoritimos 15 CMP1045

Leia mais

CRONOGRAMA DE OBRA DIVISÃO DE MÓDULOS DOM MANOEL SERRA LIMA OLÍMPIO DE FREITAS

CRONOGRAMA DE OBRA DIVISÃO DE MÓDULOS DOM MANOEL SERRA LIMA OLÍMPIO DE FREITAS CRONOGRAMA DE OBRA DIVISÃO DE MÓDULOS DOM MANOEL SERRA LIMA OLÍMPIO DE FREITAS DIVISÃO DE MÓDULOS - DOM MANOEL *EXECUTADO DE SETEMBRO À DEZEMBRO / 2014 BLOCO 07 BLOCO 12,13 BLOCO 14,15 BLOCO 14,15 (06,05)

Leia mais

BROCHURA DE VENDA PRÉDIO

BROCHURA DE VENDA PRÉDIO Gestão de Imóveis CTT Av. D. João II, Nº13, 4º Andar Parque das Nações 1999-001 Lisboa +351 210471516 BROCHURA DE VENDA PRÉDIO LISBOA RUA DE SANTA MARTA Nº 32 ANEXO I - MEMÓRIA DESCRITIVA 1. OBJETIVO Constitui-se

Leia mais

UNIVERSIDADE POSITIVO Cursos de Design Projeto Visual, Design Projeto de Produto e Design de Moda

UNIVERSIDADE POSITIVO Cursos de Design Projeto Visual, Design Projeto de Produto e Design de Moda EDITAL PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS 208 Espaços dos cursos de A Coordenadoria dos cursos de da Universidade Positivo torna público que estão abertas as inscrições para a seleção de estagiários para de,

Leia mais

Projetos de Engenharia e Arquitetura

Projetos de Engenharia e Arquitetura Projetos de Engenharia e Arquitetura Mudança de Paradigma No passado Projetos Centralizados Foco nas Tarefas Individuais Foco na Lucratividade Profissional Mono Tarefa Concorrência Local Foco no Documento

Leia mais

Time-lapses e Hyperlapses. Por Armando Vernaglia Jr

Time-lapses e Hyperlapses. Por Armando Vernaglia Jr Time-lapses e Hyperlapses Por Armando Vernaglia Jr AULA 1 Conhecendo o autor e o conteúdo do curso AULA 2 Time-lapses e Hyperlapses: o que são e quais equipamentos precisamos para fazê-los O que veremos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CENTRO DE ARTES PROGRAMA DE ESTÁGIO INTERNO 2018 EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO INTERNO NÃO OBRIGATÓRIO

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CENTRO DE ARTES PROGRAMA DE ESTÁGIO INTERNO 2018 EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO INTERNO NÃO OBRIGATÓRIO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CENTRO DE ARTES PROGRAMA DE ESTÁGIO INTERNO 208 EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO INTERNO NÃO OBRIGATÓRIO ATUALIZADO EM 09/03/208 ÀS 6H40. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES O presente

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO de MULTIMÉDIA. Planificação Anual

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO de MULTIMÉDIA. Planificação Anual CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO de MULTIMÉDIA Planificação Anual 2017-2018 Disciplina: Técnicas de multimédia 10º L1 Professor: José Manuel da Costa Duarte 1 - Estrutura e finalidades da disciplina A disciplina

Leia mais

Licenciatura em Arte Multimédia

Licenciatura em Arte Multimédia Licenciatura em Arte Multimédia Estrutura Curricular e Plano de Estudos 1 Universidade de Lisboa 2 Faculdade de Belas-Artes 3 Arte Multimédia 4 Licenciatura 5 predominante do curso: Arte Multimédia 6 Número

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 059, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA 53.

Leia mais

Planificação anual de Oficina Multimédia B - 12ºano

Planificação anual de Oficina Multimédia B - 12ºano CURSO CIENTÍFICO HUMANÍSTICO DE ARTES VISUAIS Turma D Planificação anual de Oficina Multimédia B - 12ºano Professor: Carlos Dias 1 - Estrutura e Finalidades da disciplina Esta disciplina é da componente

Leia mais

Flash CC Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Flash CC Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 5923 - Flash CC Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Flash CC 1.1. Novidades do Flash CC... 21 1.2. Iniciar o Flash CC... 22 1.2.1. Tela Inicial... 23 1.2.2. Área

Leia mais

Relatório de Acompanhamento LIGIA DE PAULA. 01º Mês Gerado em 08/12/2015

Relatório de Acompanhamento LIGIA DE PAULA. 01º Mês Gerado em 08/12/2015 01º Mês Gerado em 08/12/2015 Acompanhamento de Serviços Mobilização: 8 Preliminares: 8 Fundações: Estrutura: Cobertura: Divisórias: Revestimentos: Mármores e granitos: Esquadrias: Pintura: Instalações:

Leia mais

RETIFICAÇÃO EDITAL 016/CEAD/UDI/2016_ PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO(A)

RETIFICAÇÃO EDITAL 016/CEAD/UDI/2016_ PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO(A) _ RETIFICAÇÃO EDITAL 016/CEAD/UDI/2016_ PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO(A) O Centro de Educação a Distância da Universidade Federal de Uberlândia, retifica o EDITAL 016/CEAD/UDI/2016, nos termos estabelecidos

Leia mais

EDITAL N 02/2017 PRODIN/IFBA PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIO DE NÍVEL SUPERIOR

EDITAL N 02/2017 PRODIN/IFBA PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIO DE NÍVEL SUPERIOR EDITAL N 02/2017 PRODIN/IFBA PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIO DE NÍVEL SUPERIOR A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Infraestrutura PRODIN, do Instituto Federal da

Leia mais

Regime: Semestre: 1. Conceitos teóricos. Elementos básicos através dos quais são criadas as imagens gráficas.

Regime: Semestre: 1. Conceitos teóricos. Elementos básicos através dos quais são criadas as imagens gráficas. DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR [11500] GERAL Regime: Semestre: OBJETIVOS Esta unidade curricular possui um peso de 06 ECTS, que corresponde a cinco horas de contacto semanais. Além destas cinco horas

Leia mais

Memorial Descritivo Proprietário

Memorial Descritivo Proprietário 1. ACABAMENTOS APARTAMENTOS TIPO 1.1 - APARTAMENTOS 1.1.1 - ESTAR/JANTAR (limitações de espessura) cor branco massa corrida e pintura PVA cor branco 1.1.2 - DORMITÓRIOS E CIRCULAÇÃO PAREDES : (limitações

Leia mais

Prof. Arq. Altamir Fonseca

Prof. Arq. Altamir Fonseca Prof. Arq. Altamir Fonseca Introdução O que é um Projeto Arquitetônico? conjunto de passos normativos, voltados para o planejamento formal de um edifício qualquer, regulamentado por um conjunto de normas

Leia mais

ATELIER LIVRE DA PREFEITURA XICO STOCKINGER Programação de Cursos Regulares º semestre

ATELIER LIVRE DA PREFEITURA XICO STOCKINGER Programação de Cursos Regulares º semestre ATELIER LIVRE DA PREFEITURA XICO STOCKINGER Programação de Cursos Regulares 2018-2º semestre GRAVURA XILOGRAVURA [INTRODUÇÃO, INTERMEDIÁRIO E AVANÇADO] Dia / Turno: quarta-feira tarde (turma A) e noite

Leia mais

Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE Conselho Universitário - CONSUNI

Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE Conselho Universitário - CONSUNI Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE Conselho Universitário - CONSUNI PROCESSO nº 20/18 PROCEDÊNCIA: PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO. ASSUNTO: PEDIDO DE ALTERAÇÃO DO EMENTÁRIO DO CURSO DE PUBLICIDADE

Leia mais

Plano de Aula - Flash CC - cód Horas/Aula

Plano de Aula - Flash CC - cód Horas/Aula Plano de Aula - Flash CC - cód.5923 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Flash CC Aula 2 1 - Introdução ao Flash CC Aula 3 Capítulo 2 - Documentos Aula 4 2 - Documentos 1.1. Novidades do Flash

Leia mais

ANEXO V DESCRIÇÃO DO PADRÃO DAS EDIFICAÇÕES Padrão Baixo

ANEXO V DESCRIÇÃO DO PADRÃO DAS EDIFICAÇÕES Padrão Baixo ANEXO V DESCRIÇÃO DO PADRÃO DAS EDIFICAÇÕES Padrão Baixo Edificações térreas ou assobradadas, podendo ser geminadas, inclusive em ambos os lados, satisfazendo a projeto arquitetônico simples, geralmente

Leia mais

TÓPICOS ESPECIAIS ARQUITETURA E URBANISMO DESIGN

TÓPICOS ESPECIAIS ARQUITETURA E URBANISMO DESIGN TÓPICOS ESPECIAIS 2016-1 ARQUITETURA E URBANISMO DESIGN Conheça aqui os Tópicos Especiais oferecidos neste semestre. Para se inscrever em até dois dos Tópicos Especiais, clique aqui Observe a compatibilidade

Leia mais

ESCOLA ARTÍSTICA SOARES DOS REIS DISCIPLINA DE IMAGEM E SOM B - 12º Ano Ano lectivo 2011 / 2012 : Nuno Lacerda PLANIFICAÇÃO ANUAL

ESCOLA ARTÍSTICA SOARES DOS REIS DISCIPLINA DE IMAGEM E SOM B - 12º Ano Ano lectivo 2011 / 2012 : Nuno Lacerda PLANIFICAÇÃO ANUAL ESCOLA ARTÍSTICA SOARES DOS REIS DISCIPLINA DE IMAGEM E SOM B - 12º Ano Ano lectivo 2011 / 2012 : Nuno Lacerda PLANIFICAÇÃO ANUAL 1º Período Imagem e Som B 12º 2011/2012 I - Práticas da imagem e do som:

Leia mais

FOTOGRAFIA DIGITAL. Oficina. Especial para acadêmicos da UNOCHAPECÓ

FOTOGRAFIA DIGITAL. Oficina. Especial para acadêmicos da UNOCHAPECÓ Oficina FOTOGRAFIA DIGITAL para Arquitetura e Urbanismo Especial para acadêmicos da UNOCHAPECÓ Turma A 2 de março até 13 de abril de 2011 Turma B 20 de abril até 1º de junho de 2011 22 vagas - Carga horária:

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, NOS TERMOS DO COMUNICADO CEETEPS N 1/2009, E SUAS ALTERAÇÕES.

PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, NOS TERMOS DO COMUNICADO CEETEPS N 1/2009, E SUAS ALTERAÇÕES. ETEC ADOLPHO BEREZIN MONGAGUÁ PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, NOS TERMOS DO COMUNICADO CEETEPS N 1/2009, E SUAS ALTERAÇÕES. AVISO N 107/03/2015 de 13/04/2015. Processo n 2965/2015 AVISO DE DEFERIMENTO E

Leia mais