REGULAMENTO GERAL DE PARQUES. Preâmbulo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGULAMENTO GERAL DE PARQUES. Preâmbulo"

Transcrição

1 REGULAMENTO GERAL DE PARQUES Preâmbulo Com a revisão da política de estacionamento e mobilidade na cidade de Lisboa, tal como se encontra definida no âmbito do pelouro da Mobilidade, urge redefinir as normas regulamentares gerais das condições de utilização dos parques de estacionamento abertos ao público. Realça-se que a regulamentação, no caso específico relativa aos parques de estacionamento abertos ao público, é um elemento fundamental de apresentação e promoção da política de mobilidade e transportes da cidade de Lisboa, integrando-se, no presente caso, numa nova visão para a gestão do estacionamento e mobilidade, em que se pretende que os diversos intervenientes interajam para claro benefício dos utentes, promovendo-se a qualidade, o serviço prestado e a partilha de informação, numa perspectiva de que a mobilidade se torne mais sustentável. Efetivamente, o modelo de regulamentação que tem vigorado nesta matéria revelouse rígido e desadequado às necessidades de operacionalização, encontrando-se desajustado em relação ao estatuído no regime relativo às condições de utilização dos parques de estacionamento, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 81/2006, de 20 de Abril. Pretende-se unificar num único instrumento a regulamentação dos parques de estacionamento na cidade de Lisboa, eliminando a dispersão de normas ora existente e as dúvidas existentes quanto à vigência das mesmas em cada situação em concreto, com benefício para a certeza e segurança jurídica. Assim, a definição das condições de utilização em concreto de cada parque bem como o modo de determinação dos preços ou a sua homologação, consoante os casos, caberá à Câmara Municipal, dando assim cumprimento ao estatuído no n.º 3 do artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 81/2006, de 20 de Abril, relativo às condições de utilização e preços a cobrar em parques explorados por entidades diferentes das Câmaras Municipais.

2 Nestes termos, apresenta-se o presente projecto de Regulamento Geral de Parques, desenvolvido em estreita colaboração entre a equipa técnica da Câmara Municipal de Lisboa e a EMEL, em execução do Decreto- Lei n.º 81/2006, de 20 de Abril, e nos termos da alínea a) do n.º 6 do artigo 64.º, conjugada com a alínea a) do nº2 do artigo 53.º, ambos da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro, a ser aprovado pela Assembleia Municipal. Esta proposta de regulamento fica sujeita a audição pública por um período de 30 dias contados da publicação da sua aprovação pelo Executivo Camarário, em Boletim Municipal. Assim, nos termos das alíneas u) do n.º 1 e a) do n.º 6 do artigo 64.º da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro, propõe-se a aprovação do seguinte projecto de Regulamento Geral de Parques: Artigo 1.º Objecto e âmbito de aplicação 1. O presente regulamento estabelece o regime aplicável a todos os parques de estacionamento abertos ao público, em funcionamento ou a criar no concelho de Lisboa, e estabelece as condições respectivas de utilização e funcionamento nos termos do disposto no Decreto-Lei n.º 81/2006 de 20 de Abril. 2. Excluem-se da aplicação do presente regulamento os parques de estacionamento não abertos ao uso público, designadamente: a) Aqueles a que só podem ter acesso os utentes de um determinado serviço ou pessoal afeto a uma determinada entidade; b) Os de uso privativo de condomínios; c) Os parques directamente geridos pela Câmara Municipal de Lisboa. 3. Nos parques de estacionamento a que se aplica o presente regulamento, vigoram as disposições constantes do Código da Estrada e legislação complementar, designadamente as relativas a bloqueamento e remoção de veículos.

3 4. Para efeitos do presente regulamento entende-se por EMEL a empresa municipal com competência em matéria de gestão do estacionamento e mobilidade de Lisboa. Artigo 2.º Localização dos parques de estacionamento No âmbito das suas competências, a Câmara Municipal de Lisboa aprova as propostas de localização dos parques de estacionamento, a submeter pelas respectivas entidades interessadas, nos termos do número 1 do artigo 2.º do regime relativo às condições de utilização dos parques e zonas de estacionamento, aprovado pelo Decreto-Lei nº 81/2006 de 20 de Abril. Artigo 3.º Acesso de veículos aos parques 1. Os parques de estacionamento são destinados, em geral, ao estacionamento de veículos automóveis ligeiros, motociclos e ciclomotores, salvo o disposto nos números seguintes. 2. O acesso e estacionamento de veículos não previstos no número anterior só é permitido nos parques devidamente habilitados, e nos espaços sinalizados para o efeito. 3. Os veículos em missão urgente de socorro ou de polícia, quando em serviço, têm acesso livre aos parques de estacionamento, estando isentos de qualquer pagamento. Artigo 4.º Aprovações pela Câmara Municipal de Lisboa 1. O estacionamento em parques de estacionamento pode ficar condicionado ao pagamento de um preço e ter utilização limitada no tempo, de acordo com as condições de funcionamento de cada parque, a aprovar pela Câmara Municipal de Lisboa.

4 2. Quando a entidade titular, exploradora ou gestora do parque de estacionamento, ainda que em regime de concessão, seja diferente do Município de Lisboa, as condições de utilização e o modo de determinação do preço devido pelo estacionamento são aprovados a requerimento daquela entidade nos termos do n.º 3 do artigo 2.º do regime relativo às condições de utilização dos parques e zonas de estacionamento, aprovado pelo Decreto-Lei nº 81/2006 de 20 de Abril. 3. A aprovação prevista no número anterior inclui a definição das consequências do extravio ou inutilização dos títulos de estacionamento bem como a determinação do montante a pagar pelo utente pela reabertura do parque de estacionamento, para a saída de veículos fora do período de funcionamento em vigor. 4. As alterações às condições de utilização e o modo de determinação do preço devido são aprovadas igualmente pelo Município. 5. Os pedidos de aprovação constantes dos números anteriores, são efectuados mediante modelo de formulário próprio, disponibilizado junto dos serviços de atendimento do Município. Artigo 5.º Condições gerais de utilização 1. A entidade titular, exploradora ou gestora do parque está obrigada a afixar o preço, o horário e as condições gerais de utilização do parque em local visível, nomeadamente à entrada e junto dos locais de pagamento. 2. A entidade titular, exploradora ou gestora do parque emite recibo por todos os pagamentos recebidos, ainda que por meios automáticos, nos termos legalmente aplicáveis. 3. Compete ainda à entidade gestora do parque promover e controlar o correto acesso e estacionamento no parque, bem como cumprir e fazer cumprir as normas aplicáveis, designadamente de segurança, ambientais e de acessibilidades. 4. As entidades gestoras dos parques de estacionamento definem livremente os modelos de negócio dos respectivos parques.

5 Artigo 6.º Pagamento pela utilização dos Parques da EMEL 1. Tratando-se de parque gerido pela EMEL, a Câmara Municipal: a) Aprova as condições de utilização dos respectivos parques; b) Aprova a proposta de preços a praticar, ao abrigo dos poderes de superintendência consagrados na lei, devendo a proposta a submeter a homologação ser suportada por informação técnica da oferta de estacionamento e respectivos preços na área envolvente. 2. A EMEL pode desenvolver campanhas de promoção, devendo para o efeito comunicar à CML, através do Pelouro da Mobilidade, as alterações que pretenda efectuar ao preço em vigor e o período em que se aplicam, com uma antecedência mínima não inferior a 15 dias, não podendo em qualquer caso, ser excedidos os valores dos preços de estacionamento previamente aprovados pela CML para vigorar num determinado parque. Artigo 7.º Condições específicas aplicáveis aos Parques da EMEL 1. O pedido de aprovação apresentado pela EMEL é apresentado através de modelo próprio, aprovado pelo vereador competente em matéria de mobilidade. 2. A Câmara Municipal aprova, sob proposta da EMEL, as normas e condições de utilização, conjuntamente com os preços do estacionamento e os horários a praticar no parque, de acordo com o formulário aprovado para o efeito, acompanhadas das informações técnicas mencionadas no artigo anterior. 3. A EMEL, de acordo com as directivas da Câmara Municipal, inclui nas condições de utilização dos respetivos parques: a) Preços especiais para determinados grupos de utilizadores; b) As medidas específicas que visem a interação com outros agentes do sistema de mobilidade e transportes da cidade de Lisboa; c) Novas soluções no âmbito da mobilidade urbana.

6 Artigo 8.º Dever de informação 1. As entidades gestoras de parques de estacionamento abertos ao público na cidade de Lisboa, no âmbito do Observatório da Mobilidade, obrigam-se, com o objectivo da produção de indicadores de suporte à monitorização da estratégia da mobilidade, à prestação regular à CML de informação estatística sobre: a) Condições da oferta, com a tipificação dos produtos específicos, designadamente, para residentes, comerciantes ou outros clientes; b) Tarifário atual em utilização; c) Indicadores sobre a procura do parque de estacionamento, designadamente, os dados mensais das taxas de ocupação, de acordo com o modelo disponibilizado para o efeito. 2. A informação acima deve ser prestada anualmente, até 31 de Março do ano seguinte ao que diz respeito, na forma escrita e junto do serviço municipal responsável em matéria de mobilidade. Artigo 9.º Furto, roubo e dano 1. Salvo estipulação contratual em contrário ou regime legal imperativo, o estacionamento nos parques de estacionamento não constitui contrato de depósito de veículos ou dos objetos que se encontrem no interior das mesmas, pelo que a entidade titular, exploradora ou gestora dos parques de estacionamento não se responsabiliza por eventuais danos, furtos, perdas ou deteriorações dos veículos que se encontrem nos parques ou de bens que se encontrem no interior dos mesmos. 2. No caso dos parques geridos pela EMEL ou pelo Município não é possível afastar, por via contratual, o regime de responsabilidade constante do número anterior.

7 Artigo 10.º Fiscalização A Câmara Municipal de Lisboa constituirá um grupo de trabalho para fiscalização sistemática das condições de utilização, no âmbito da mobilidade, do licenciamento municipal da atividade, de funcionamento dos aspetos de risco contra incêndios, higiene e segurança, através dos representantes das áreas municipais competentes, designadamente Polícia Municipal e Regimento de Sapadores Bombeiros, ao qual competirá aplicar, em caso de incumprimento, o regime sancionatório previsto no Decreto-Lei nº 81/2006 de 20 de Abril, bem como os restantes regimes sancionatórios decorrentes de lei especial conexa com a actividade. Artigo 11.º Casos omissos Em tudo quanto neste Regulamento Geral for omisso, aplica-se o disposto no regime relativo às condições de utilização dos parques e zonas de estacionamento aprovado pelo Decreto-Lei nº 81/2006 de 20 de Abril, no Código da Estrada, outros Regulamentos Municipais e demais legislação aplicável. Artigo 12.º Norma transitória A EMEL, enquanto entidade gestora de parques de estacionamento, deverá, no prazo de noventa (90) dias a contar da entrada em vigor do presente regulamento geral, apresentar à Câmara Municipal, para homologação, as propostas com as condições de funcionamento, preços e horários a praticar nos respectivos parques. Artigo 13.º Norma revogatória 1. São revogadas todas as anteriores deliberações municipais que aprovaram Regulamentos Gerais ou Específicos respeitantes aos parques de estacionamento a que respeita o artigo 2º do presente Regulamento Geral, sem prejuízo do disposto no número seguinte.

8 2. Os regulamentos específicos de parques que tenham sido aprovados pela Assembleia Municipal, mantêm-se em vigor até à aprovação das condições de utilização do parque em causa, nos termos do artigo 5.º do presente regulamento geral. Artigo 14.º Entrada em vigor O presente regulamento geral entra em vigor no dia posterior ao da sua publicação no Boletim Municipal.

MUNICIPAL. - Deliberação n.º 48/AM/2013 (Proposta n.º 255/CM/2013):

MUNICIPAL. - Deliberação n.º 48/AM/2013 (Proposta n.º 255/CM/2013): - Deliberação n.º 48/AM/2013 (Proposta n.º 255/CM/2013): Aprovar, para efeitos de submissão à Assembleia Municipal, o Projeto de Regulamento Geral de Parques de Estacionamento, na cidade de Lisboa Pelouro:

Leia mais

Regulamento de utilização do Parque de Estacionamento do. Centro Comercial a Céu Aberto

Regulamento de utilização do Parque de Estacionamento do. Centro Comercial a Céu Aberto Regulamento de utilização do Parque de Estacionamento do Centro Comercial a Céu Aberto Com a revisão da política de estacionamento e com o desenvolvimento do Centro Comercial a Céu Aberto, urge a necessidade

Leia mais

REGULAMENTO DE PARQUES DE ESTACIONAMENTO DE DURAÇÃO LIMITADA DO MUNICÍPIO DE PINHEL PREÂMBULO

REGULAMENTO DE PARQUES DE ESTACIONAMENTO DE DURAÇÃO LIMITADA DO MUNICÍPIO DE PINHEL PREÂMBULO REGULAMENTO DE PARQUES DE ESTACIONAMENTO DE DURAÇÃO LIMITADA DO MUNICÍPIO DE PINHEL PREÂMBULO No concelho de Pinhel, e em especial no centro da cidade de Pinhel, existe uma grande oferta de comércio e

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DAS ZONAS DE ESTACIONAMENTO DE DURAÇÃO LIMITADA. (Versão em vigor, com as alterações introduzidas pela Deliberação n.

REGULAMENTO GERAL DAS ZONAS DE ESTACIONAMENTO DE DURAÇÃO LIMITADA. (Versão em vigor, com as alterações introduzidas pela Deliberação n. REGULAMENTO GERAL DAS ZONAS DE ESTACIONAMENTO DE DURAÇÃO LIMITADA (Versão em vigor, com as alterações introduzidas pela Deliberação n.º 2/AM/99) Capítulo I Dos Princípios Gerais Artigo 1.º (Âmbito de aplicação)

Leia mais

REGULAMENTO DOS PARQUES DE ESTACIONAMENTO SUBTERRÂNEO DO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA

REGULAMENTO DOS PARQUES DE ESTACIONAMENTO SUBTERRÂNEO DO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA REGULAMENTO DOS PARQUES DE ESTACIONAMENTO SUBTERRÂNEO DO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 1º Âmbito de aplicação 1 - O presente Regulamento aplica-se aos seguintes parques de

Leia mais

Regulamento de Estacionamento da Freguesia da Estrela

Regulamento de Estacionamento da Freguesia da Estrela Regulamento de Estacionamento da Freguesia da Estrela (com a redação aprovada sob proposta da Junta de Freguesia da Estrela por deliberação da Assembleia de Freguesia da Estrela realizada em 30 de abril

Leia mais

M U N I C I P A L CÂMARA MUNICIPAL DA AMADORA. Edição Especial 29 de Abril de 2010

M U N I C I P A L CÂMARA MUNICIPAL DA AMADORA. Edição Especial 29 de Abril de 2010 Edição Especial 29 de Abril de 2010 Regulamento do Parque de Estacionamento da Biblioteca Fernando Piteira Santos DISTRIBUIÇÃO GRATUITA (Deliberação da CMA de 16.12.2009) (Deliberação da AMA de 18.02.2010)

Leia mais

Página 1 de 7 PO.07_REG.07

Página 1 de 7 PO.07_REG.07 REGULAMENTO DE ESTACIONAMENTO DE DURAÇÃO LIMITADA DO MUNICÍPIO DE MIRANDELA Preâmbulo Considerando que o progressivo aumento do parque automóvel e, consequentemente, da procura de estacionamento para satisfação

Leia mais

M U N I C I P A L CÂMARA MUNICIPAL DA AMADORA. Edição Especial 21 de Julho de (Deliberação da CMA de )

M U N I C I P A L CÂMARA MUNICIPAL DA AMADORA. Edição Especial 21 de Julho de (Deliberação da CMA de ) Edição Especial 21 de Julho de 2009 Projecto de Regulamento do Parque de Estacionamento do Mercado da Brandoa (Deliberação da CMA de 17.06.2009) DISTRIBUIÇÃO GRATUITA APRECIAÇÃO PÚBLICA (Por um período

Leia mais

E D I T A L Nº. 199 /2007

E D I T A L Nº. 199 /2007 E D I T A L Nº. 199 /2007 António Jorge Nunes, Engenheiro Civil e Presidente da Câmara Municipal de Bragança: Torna público, no uso da competência que lhe confere a alínea v) do nº. 1 do artigo 68º da

Leia mais

M U N I C I P A L CÂMARA MUNICIPAL DA AMADORA. Edição Especial 29 de Abril de 2010

M U N I C I P A L CÂMARA MUNICIPAL DA AMADORA. Edição Especial 29 de Abril de 2010 Edição Especial 29 de Abril de 2010 Regulamento do Parque de Estacionamento do Mercado da Brandoa DISTRIBUIÇÃO GRATUITA (Deliberação da CMA de 16.12.2009) (Deliberação da AMA de 18.02.2010) CÂMARA MUNICIPAL

Leia mais

REGULAMENTO 400-2/LP/12. Regulamento Específico. Parque de Estacionamento Estado da Índia

REGULAMENTO 400-2/LP/12. Regulamento Específico. Parque de Estacionamento Estado da Índia REGULAMENTO 400-2/LP/12 Regulamento Específico Parque de Estacionamento Estado da Índia Capítulo I Parte geral Artigo 1.º Lei Habilitante O presente regulamente é elaborado e aprovado ao abrigo das competências

Leia mais

REGULAMENTO DO PAGAMENTO A PRESTAÇÕES DA RECEITA DO FORNECIMENTO DE ÁGUA

REGULAMENTO DO PAGAMENTO A PRESTAÇÕES DA RECEITA DO FORNECIMENTO DE ÁGUA REGULAMENTO DO PAGAMENTO A PRESTAÇÕES DA RECEITA DO FORNECIMENTO DE ÁGUA Praça da República 7150-249 Borba Telf.: 268 891 630 Fax: 268 894 806 balcaounico@cm-borba.pt www.cm-borba.pt Contribuinte n.º 503

Leia mais

Projeto de Regulamento de Estacionamento Diurno do Edifício sede da Freguesia da Estrela Preâmbulo

Projeto de Regulamento de Estacionamento Diurno do Edifício sede da Freguesia da Estrela Preâmbulo Projeto de Regulamento de Estacionamento Diurno do Edifício sede da Freguesia da Estrela Preâmbulo A sede da Junta de Freguesia da Estrela tem a disponibilidade de 41 lugares de estacionamento, os quais

Leia mais

REGULAMENTO DOS PARQUES DE ESTACIONAMENTO MUNICIPAIS

REGULAMENTO DOS PARQUES DE ESTACIONAMENTO MUNICIPAIS REGULAMENTO DOS PARQUES DE ESTACIONAMENTO MUNICIPAIS Departamento de Serviços Urbanos e Ambiente/Divisão de Trânsito e Espaço Público pág. 1 / 12 Mod. 238/SQ 2 CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1.º

Leia mais

Artigo 1º. Alterações ao Regulamento das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada no Concelho de Matosinhos

Artigo 1º. Alterações ao Regulamento das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada no Concelho de Matosinhos Artigo 1º Alterações ao Regulamento das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada no Concelho de Matosinhos Os artigos 4º, 5º, 7º,9º, 10º, 11º, 13º, 15 passam a ter a seguinte redação: «CAPÍTULO I Artigo

Leia mais

EDITAL. Para os devidos efeitos, publica-se o presente e outros de igual teor, que vão ser afixados nos lugares públicos do costume.

EDITAL. Para os devidos efeitos, publica-se o presente e outros de igual teor, que vão ser afixados nos lugares públicos do costume. , do^cbrvo EDITAL Dr.fl Maria de Fátima Simões Ramos do Vale Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo: Torna público, que ao abrigo do artigo 91. do Decreto-Lei 169/99, com a nova redacção

Leia mais

REGULAMENTO DAS ZONAS DE ESTACIONAMENTO DE DURAÇÃO LIMITADA E UTILIZAÇÃO ONEROSA

REGULAMENTO DAS ZONAS DE ESTACIONAMENTO DE DURAÇÃO LIMITADA E UTILIZAÇÃO ONEROSA REGULAMENTO DAS ZONAS DE ESTACIONAMENTO DE DURAÇÃO LIMITADA E UTILIZAÇÃO ONEROSA APROVADO O PROJECTO DE REGULAMENTO, PELA CÂMARA MUNICIPAL NA SESSÃO DE 08.07.98 COM PUBLICAÇÃO NO D.R. II SÉRIE N.º 195

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DAS ZONAS DE ESTACIONAMENTO TARIFADO DE DURAÇÃO LIMITADA DO MUNICÍPIO DA COVILHÃ

REGULAMENTO GERAL DAS ZONAS DE ESTACIONAMENTO TARIFADO DE DURAÇÃO LIMITADA DO MUNICÍPIO DA COVILHÃ REGULAMENTO GERAL DAS ZONAS DE ESTACIONAMENTO TARIFADO DE DURAÇÃO LIMITADA DO MUNICÍPIO DA COVILHÃ Preâmbulo Considerando que o estacionamento tarifado em zonas centrais das cidades é a única forma de

Leia mais

MUNICIPAL SUMÁRIO CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA 1.º SUPLEMENTO AO BOLETIM MUNICIPAL N.º 856 RESOLUÇÕES DOS ÓRGÃOS DO MUNICÍPIO

MUNICIPAL SUMÁRIO CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA 1.º SUPLEMENTO AO BOLETIM MUNICIPAL N.º 856 RESOLUÇÕES DOS ÓRGÃOS DO MUNICÍPIO MUNICIPAL 1.º SUPLEMENTO AO BOLETIM MUNICIPAL SUMÁRIO RESOLUÇÕES DOS ÓRGÃOS DO MUNICÍPIO CÂMARA MUNICIPAL Deliberação (Reunião de Câmara realizada em 30 de Junho de 2010): - Proposta n.º 326/2010 (Subscrita

Leia mais

MUNICÍPIO DE LAGOA AÇORES REGULAMENTO DO PAGAMENTO EM PRESTAÇÕES DA RECEITA DO FORNECIMENTO DE ÁGUA. Preâmbulo

MUNICÍPIO DE LAGOA AÇORES REGULAMENTO DO PAGAMENTO EM PRESTAÇÕES DA RECEITA DO FORNECIMENTO DE ÁGUA. Preâmbulo REGULAMENTO DO PAGAMENTO EM PRESTAÇÕES DA RECEITA DO FORNECIMENTO DE ÁGUA Preâmbulo O Regulamento Municipal dos Sistemas Públicos e Predial de Distribuição de Água e Drenagem de Águas Residuais do Concelho

Leia mais

ALTERAÇÃO AO REGULAMENTO DOS PARQUES DE ESTACIONAMENTO SUBTERRÂNEO DO MUNICIPIO DE BRAGANÇA NOTA JUSTIFICATIVA A presente alteração do Regulamento

ALTERAÇÃO AO REGULAMENTO DOS PARQUES DE ESTACIONAMENTO SUBTERRÂNEO DO MUNICIPIO DE BRAGANÇA NOTA JUSTIFICATIVA A presente alteração do Regulamento ALTERAÇÃO AO REGULAMENTO DOS PARQUES DE ESTACIONAMENTO SUBTERRÂNEO DO MUNICIPIO DE BRAGANÇA NOTA JUSTIFICATIVA A presente alteração do Regulamento dos Parques de Estacionamento Subterrâneo do Município

Leia mais

CÓDIGO DA ESTRADA EDIÇÃO DE BOLSO. Actualização N.º 1

CÓDIGO DA ESTRADA EDIÇÃO DE BOLSO. Actualização N.º 1 CÓDIGO DA ESTRADA EDIÇÃO DE BOLSO Actualização N.º 1 Código da Estrada Edição de Bolso 2 TÍTULO: AUTORES: CÓDIGO DA ESTRADA EDIÇÃO DE BOLSO Actualização N.º 1 Texto da Lei EDITOR: EDIÇÕES ALMEDINA, SA

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE ZONAS DE ESTACIONAMENTO CONTROLADO NA PRAIA DA FIGUEIRINHA MUNICIPIO DE SETÚBAL

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE ZONAS DE ESTACIONAMENTO CONTROLADO NA PRAIA DA FIGUEIRINHA MUNICIPIO DE SETÚBAL REGULAMENTO ESPECÍFICO DE ZONAS DE ESTACIONAMENTO CONTROLADO NA PRAIA DA FIGUEIRINHA MUNICIPIO DE SETÚBAL Setúbal, 2018 REGULAMENTO ESPECÍFICO DE ZONAS DE ESTACIONAMENTO CONTROLADO NA PRAIA DA FIGUEIRINHA

Leia mais

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO II TAXAS E ISENÇÕES

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO II TAXAS E ISENÇÕES ÍNDICE REMISSIVO. Artigo 1º - Lei Habilitante. Artigo 2º - Âmbito de aplicação. Artigo 3º - Definições. Artigo 4º - Responsabilidades CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. Artigo 5º - Taxas. Artigo 6º - Isenções

Leia mais

Regulamento Geral de Estacionamento e Circulação das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada

Regulamento Geral de Estacionamento e Circulação das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada Regulamento Geral de Estacionamento e Circulação das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada CAPITULO I CONCEITOS GERAIS SECÇÃO I ENQUADRAMENTO Artigo 1º Enquadramento legal Ao presente regulamento

Leia mais

REGULAMENTO DAS ZONAS DE ESTACIONAMENTO DE DURAÇÃO LIMITADA DO MUNICÍPIO DE AVEIRO. Preâmbulo

REGULAMENTO DAS ZONAS DE ESTACIONAMENTO DE DURAÇÃO LIMITADA DO MUNICÍPIO DE AVEIRO. Preâmbulo REGULAMENTO DAS ZONAS DE ESTACIONAMENTO DE DURAÇÃO LIMITADA DO MUNICÍPIO DE AVEIRO Preâmbulo Considerando que o atual Regulamento das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada no Concelho de Aveiro,

Leia mais

Sumário REGULAMENTO GERAL DAS ZONAS DE ESTACIONAMENTO CONTROLADO DO CONCELHO DE CASCAIS REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS ZONAS DE ESTACIONAMENTO CONTROLADO.

Sumário REGULAMENTO GERAL DAS ZONAS DE ESTACIONAMENTO CONTROLADO DO CONCELHO DE CASCAIS REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS ZONAS DE ESTACIONAMENTO CONTROLADO. 03.07.2012 Sumário REGULAMENTO GERAL DAS ZONAS DE ESTACIONAMENTO CONTROLADO DO CONCELHO DE CASCAIS E REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS ZONAS DE ESTACIONAMENTO CONTROLADO. EDITAL Nº 266/2012 Regulamento Geral

Leia mais

PROJECTO DE ALTERAÇÃO DE POSTURA MUNICIPAL DE TRÂNSITO DE OLVEIRA DE AZEMÉIS. Preâmbulo

PROJECTO DE ALTERAÇÃO DE POSTURA MUNICIPAL DE TRÂNSITO DE OLVEIRA DE AZEMÉIS. Preâmbulo PROJECTO DE ALTERAÇÃO DE POSTURA MUNICIPAL DE TRÂNSITO DE OLVEIRA DE AZEMÉIS Preâmbulo A presente proposta de alteração da Postura Municipal de Trânsito, aprovada em Assembleia de Câmara de 15 de Junho

Leia mais

Secção Central REGULAMENTO GERAL DAS ZONAS DE ESTACIONAMENTO DE DURAÇÃO LIMITADA. Preâmbulo

Secção Central REGULAMENTO GERAL DAS ZONAS DE ESTACIONAMENTO DE DURAÇÃO LIMITADA. Preâmbulo REGULAMENTO GERAL DAS ZONAS DE ESTACIONAMENTO DE DURAÇÃO LIMITADA Preâmbulo Considerando que o actual Regulamento das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada se encontra desactualizado em face das

Leia mais

Projeto de Regulamento de Zona de Estacionamento Automóvel Condicionado na Urbanização Quinta de Santa Rita e Envolvente 2019/01/17

Projeto de Regulamento de Zona de Estacionamento Automóvel Condicionado na Urbanização Quinta de Santa Rita e Envolvente 2019/01/17 Nota justificativa As normas referentes ao estacionamento nas vias municipais encontram-se previstas no Regulamento de Ocupação do Espaço Público do Município do Seixal, nos artigos 116.º a 126.º. O Código

Leia mais

Lei n.º 44/2004, de 19 de Agosto

Lei n.º 44/2004, de 19 de Agosto Lei n.º 44/2004, de 19 de Agosto (Define o regime jurídico da assistência nos locais destinados a banhistas) A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição,

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO MUNICIPAL DE TRÂNSITO DO CONCELHO DE NORDESTE

REGULAMENTO DA COMISSÃO MUNICIPAL DE TRÂNSITO DO CONCELHO DE NORDESTE REGULAMENTO DA COMISSÃO MUNICIPAL DE TRÂNSITO DO CONCELHO DE NORDESTE A Câmara Municipal ao abrigo do artigo 241º da Constituição da República Portuguesa e no âmbito das competências previstas na Lei n.º

Leia mais

h) do n.º 1 do artigo 50º e do artigo 70º, ambos do Código da Estrada.

h) do n.º 1 do artigo 50º e do artigo 70º, ambos do Código da Estrada. 5(*8/$0(172'$6=21$6'((67$&,21$0(172 7$5,)$'21$&,'$'('(&$17$1+('( 3$5&Ï0(7526 (inclui as alterações aprovadas em sessão da Assembleia Municipal de 30/04/2002) &$3Ë78/2, 'LVSRVLo}HV*HUDLV Aprovação Ao abrigo

Leia mais

Regulamento Interno das Comunicações Telefónicas

Regulamento Interno das Comunicações Telefónicas 1 ÍNDICE PREÂMBULO DISPOSIÇÕES COMUNS Objecto Utilização DAS COMUNICAÇÕES FIXAS Responsabilidade Interdições Informação DAS COMUNICAÇÕES MÓVEIS Direito ao uso Deveres gerais de utilização Custos da utilização

Leia mais

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO PARQUE DE ESTACIONAMENTO DO RIBEIRA DA BOAVENTURA CAPÍTULO I PRINCÍPIOS GERAIS. ARTIGO 1.º Objeto

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO PARQUE DE ESTACIONAMENTO DO RIBEIRA DA BOAVENTURA CAPÍTULO I PRINCÍPIOS GERAIS. ARTIGO 1.º Objeto REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO PARQUE DE ESTACIONAMENTO DO RIBEIRA DA BOAVENTURA CAPÍTULO I PRINCÍPIOS GERAIS ARTIGO 1.º Objeto O presente Regulamento visa, nos termos do disposto no Código da Estrada e

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTACIONAMENTO DE DURAÇÃO LIMITADA DO MUNICÍPIO DE MIRANDELA

REGULAMENTO DE ESTACIONAMENTO DE DURAÇÃO LIMITADA DO MUNICÍPIO DE MIRANDELA REGULAMENTO DE ESTACIONAMENTO DE DURAÇÃO LIMITADA DO MUNICÍPIO DE MIRANDELA Nota Justificativa Considerando que o progressivo aumento do parque automóvel e, consequentemente, da procura de estacionamento

Leia mais

PARTE H (2) Diário da República, 2.ª série N.º de fevereiro de 2014 MUNICÍPIO DE ALMADA. CAPÍTULO I Conceitos Gerais

PARTE H (2) Diário da República, 2.ª série N.º de fevereiro de 2014 MUNICÍPIO DE ALMADA. CAPÍTULO I Conceitos Gerais 5506-(2) Diário da República, 2.ª série N.º 37 21 de fevereiro de 2014 PARTE H MUNICÍPIO DE ALMADA Aviso n.º 2916-A/2014 Para os devidos efeitos, e nos termos do disposto no artigo 118.º do Código do Procedimento

Leia mais

1... Artigo 42º Características do Dístico de Residente CAPÍTULO X FISCALIZAÇÃO E CONTRAORDENAÇÕES. Artigo 69º Agentes de Fiscalização

1... Artigo 42º Características do Dístico de Residente CAPÍTULO X FISCALIZAÇÃO E CONTRAORDENAÇÕES. Artigo 69º Agentes de Fiscalização 1 Assunto: Postura Municipal de Estacionamento A Câmara criou, por deliberação de 15/02/2005 e aprovação em Assembleia Municipal de 28/02/2005, a Empresa Municipal Figueira Parques - EM. Em 14 de Abril

Leia mais

MUNICÍPIO DE GRÂNDOLA PROJETO DE REGULAMENTO DO CARTÃO MUNICIPAL DO IDOSO

MUNICÍPIO DE GRÂNDOLA PROJETO DE REGULAMENTO DO CARTÃO MUNICIPAL DO IDOSO MUNICÍPIO DE GRÂNDOLA PROJETO DE REGULAMENTO DO CARTÃO MUNICIPAL DO IDOSO PREÂMBULO O primeiro Regulamento do Cartão Municipal do Idoso foi aprovado pela Câmara Municipal de Grândola no dia 19 de Janeiro

Leia mais

REGULAMENTO 311/LP/15. Regulamento Específico. Zona de Estacionamento de Duração Limitada 311 Moscavide

REGULAMENTO 311/LP/15. Regulamento Específico. Zona de Estacionamento de Duração Limitada 311 Moscavide REGULAMENTO 311/LP/15 Regulamento Específico Zona de Estacionamento de Duração Limitada 311 Moscavide Artigo 1.º Lei Habilitante O presente regulamente é elaborado e aprovado ao abrigo das competências

Leia mais

Edital 97/95 Regulamento Geral dos Parques de Estacionamento Municipais. (Versão em vigor, com as alterações efectuadas pelo Edital n.

Edital 97/95 Regulamento Geral dos Parques de Estacionamento Municipais. (Versão em vigor, com as alterações efectuadas pelo Edital n. Edital 97/95 Regulamento Geral dos Parques de Estacionamento Municipais (Versão em vigor, com as alterações efectuadas pelo Edital n.º 59/96) CAPÍTULO I Princípios Gerais Artigo 1º (Âmbito de Aplicação)

Leia mais

REGULAMENTO DE TRÂNSITO DE SANTA COMBA DÃO

REGULAMENTO DE TRÂNSITO DE SANTA COMBA DÃO 1 INTRODUÇÃO O Regulamento de Trânsito em vigor na área do Município, publicado no Diário da República, II série n 78, apêndice 39, de 16/03/2001, no seu capítulo IX, define os locais e formas de estacionamento

Leia mais

A alteração proposta é suportada por uma análise do impacto financeiro das alterações, que a seguir se apresenta.

A alteração proposta é suportada por uma análise do impacto financeiro das alterações, que a seguir se apresenta. 1. Nota justificativa Nos últimos anos, a cidade do Porto tem vindo a ser confrontada com novos desafios ao nível da mobilidade, e que resultam essencialmente no aumento da pressão sobre o espaço público.

Leia mais

Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de duração Limitada e das Zonas de Acesso Automóvel Condicionado da Cidade de Espinho

Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de duração Limitada e das Zonas de Acesso Automóvel Condicionado da Cidade de Espinho Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de duração Limitada e das Zonas de Acesso Automóvel Condicionado da Cidade de Espinho José Barbosa Mota, Presidente da Câmara Municipal de Espinho, torna público

Leia mais

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO SALÃO POLIVALENTE

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO SALÃO POLIVALENTE Junta de Freguesia da Brandoa REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO SALÃO POLIVALENTE Ao abrigo da competência regulamentar das Autarquias Locais consagrada no artigo 241.º da Constituição da República Portuguesa,

Leia mais

Portaria n.º 222/99, de 28 de Dezembro*

Portaria n.º 222/99, de 28 de Dezembro* Portaria n.º 222/99, de 28 de Dezembro* A introdução do euro na administração pública financeira implica a redenominação dos montantes das taxas devidas pelas entidades licenciadas para operar no âmbito

Leia mais

REGULAMENTO DAS ZONAS DE ESTACIONAMENTO DE DURAÇÃO LIMITADA

REGULAMENTO DAS ZONAS DE ESTACIONAMENTO DE DURAÇÃO LIMITADA REGULAMENTO DAS ZONAS DE ESTACIONAMENTO DE DURAÇÃO LIMITADA Departamento de Serviços Urbanos e Ambiente/Divisão de Trânsito, Espaço Público e Viaturas Mod. 238/SQ 1 1 PREÂMBULO De acordo com as disposições

Leia mais

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO, UTILIZAÇÃO DAS PISCINAS DA ASSOCIAÇÃO RECREATIVA ALFÂNDEGUENSE

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO, UTILIZAÇÃO DAS PISCINAS DA ASSOCIAÇÃO RECREATIVA ALFÂNDEGUENSE REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO, UTILIZAÇÃO DAS PISCINAS DA ASSOCIAÇÃO RECREATIVA ALFÂNDEGUENSE Nota justificativa O presente Projecto de Regulamento das Piscinas da Associação Recreativa Alfandeguense, surge

Leia mais

REGULAMENTO: Parque Municipal de Estacionamento de Veículos Pesados de Vale do Alecrim CÓD. N.º: DAGF - A - R

REGULAMENTO: Parque Municipal de Estacionamento de Veículos Pesados de Vale do Alecrim CÓD. N.º: DAGF - A - R CÂMARA MUNICIPAL DE PALMELA REGULAMENTO: Parque Municipal de Estacionamento de Veículos Pesados de Vale do Alecrim CÓD. N.º: DAGF - A - R - 001. ORIGINADOR: DAG *EMISSÃO: 29 / 04 / 2003. *REVISÃO N.º :

Leia mais

Regulamento de Trânsito e Estacionamento

Regulamento de Trânsito e Estacionamento Regulamento de Trânsito e Estacionamento 2012 Fevereiro/2009 CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1.º Lei habilitante O presente Regulamento é elaborado ao abrigo do disposto no artigo 241.º da Constituição

Leia mais

BOLETIM MUNICIPAL CÂMARA MUNICIPAL DA AMADORA. Edição Especial 15 de Janeiro de 2004

BOLETIM MUNICIPAL CÂMARA MUNICIPAL DA AMADORA. Edição Especial 15 de Janeiro de 2004 Edição Especial 15 de Janeiro de 2004 Regulamento das Zonas de Estacionamento Tarifado e de Duração Limitada da Venteira - Alterações Deliberação da CMA de 3 de Dezembro de 2003 APRECIAÇÃO PÚBLICA APRECIAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL TRÂNSITO E ESTACIONAMENTO (RMTE)

REGULAMENTO MUNICIPAL TRÂNSITO E ESTACIONAMENTO (RMTE) REGULAMENTO MUNICIPAL TRÂNSITO E ESTACIONAMENTO (RMTE) Regulamento n.º 09/2012 Aprovado em Câmara Municipal a 10/12/2015 Aprovado em Assembleia Municipal a 21/12/2015 PÁG. 01 / 09 PREÂMBULO O ordenamento

Leia mais

REGULAMENTO DE TARIFAS E PREÇOS DE MUNICÍPIO DE BEJA (aprovado pela Câmara Municipal de Beja em )

REGULAMENTO DE TARIFAS E PREÇOS DE MUNICÍPIO DE BEJA (aprovado pela Câmara Municipal de Beja em ) PREÂMBULO REGULAMENTO DE TARIFAS E PREÇOS DE MUNICÍPIO DE BEJA (aprovado pela Câmara Municipal de Beja em 27-11- 2011) A presente Tabela de Tarifas e Preços do Município de Beja e respectivo regulamento

Leia mais

REGULAMENTO 114/LP/15. Regulamento Específico. Zona de Estacionamento de Duração Limitada 114 Loures

REGULAMENTO 114/LP/15. Regulamento Específico. Zona de Estacionamento de Duração Limitada 114 Loures REGULAMENTO 114/LP/15 Regulamento Específico Zona de Estacionamento de Duração Limitada 114 Loures Artigo 1.º Lei Habilitante O presente regulamente é elaborado e aprovado ao abrigo das competências conferidas

Leia mais

AVISO (19/GAOA/2015)

AVISO (19/GAOA/2015) AVISO (19/GAOA/2015) Humberto Fernando Leão Pacheco de Brito, Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, submete a consulta pública, para recolha de sugestões, por um período de 30 dias, a contar

Leia mais

Alteração às normas relativas aos parques de estacionamento na cidade do Porto. Alteração 02/2017 ao CRMP

Alteração às normas relativas aos parques de estacionamento na cidade do Porto. Alteração 02/2017 ao CRMP Alteração às normas relativas aos parques de estacionamento na cidade do Porto Alteração 02/2017 ao CRMP 1. Nota justificativa Nos últimos anos, a cidade do Porto tem vindo a ser confrontada com novos

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL INSPECÇÃO DE ASCENSORES, MONTA- CARGAS, ESCADAS MECÂNICAS E TAPETES ROLANTES. Preâmbulo

REGULAMENTO MUNICIPAL INSPECÇÃO DE ASCENSORES, MONTA- CARGAS, ESCADAS MECÂNICAS E TAPETES ROLANTES. Preâmbulo REGULAMENTO MUNICIPAL INSPECÇÃO DE ASCENSORES, MONTA- CARGAS, ESCADAS MECÂNICAS E TAPETES ROLANTES Preâmbulo O Decreto-lei nº 295/98, de 22 de Setembro, que transpôs para o direito interno a Directiva

Leia mais

BOLETIM MUNICIPAL. Projecto de Regulamento do Parque de Estacionamento do Fórum Luís de Camões/ Centro Cívico CÂMARA MUNICIPAL DA AMADORA

BOLETIM MUNICIPAL. Projecto de Regulamento do Parque de Estacionamento do Fórum Luís de Camões/ Centro Cívico CÂMARA MUNICIPAL DA AMADORA Projecto de Regulamento do Parque de Estacionamento do Fórum Luís de Camões/ Centro Cívico (Deliberação da CMA de 4 de Outubro de 2006) DISTRIBUIÇÃO GRATUITA APRECIAÇÃO PÚBLICA (Por um período de 30 dias

Leia mais

PAVILHÃO MUNICIPAL DE DESPORTOS. Regulamento de Publicidade

PAVILHÃO MUNICIPAL DE DESPORTOS. Regulamento de Publicidade PAVILHÃO MUNICIPAL DE DESPORTOS Regulamento de Publicidade 1 REGULAMENTO DE PUBLICIDADE PARA O PAVILHÃO MUNICIPAL DE DESPORTOS PREÂMBULO NOTA JUSTIFICATIVA O Pavilhão Municipal de Desportos é uma infra-estrutura

Leia mais

REGULAMENTO DAS ZONAS DE ESTACIONAMENTO DE DURAÇÃO LIMITADA

REGULAMENTO DAS ZONAS DE ESTACIONAMENTO DE DURAÇÃO LIMITADA REGULAMENTO DAS ZONAS DE ESTACIONAMENTO REGULAMENTO DAS ZONAS DE ESTACIONAMENTO PREÂMBULO As recentes obras realizadas no âmbito do Urbcom, conferiram à vila uma filosofia diferente na utilização do espaço

Leia mais

MUNICÍPIO DE BARRANCOS

MUNICÍPIO DE BARRANCOS MUNICÍPIO DE BARRANCOS REGULAMENTO MUNICIPAL DOS EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS E DOS ESTABELECIMENTOS DE ALOJAMENTO LOCAL. Nota Justificativa O novo Regime Jurídico de Instalação, Exploração e Funcionamento

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DA CALHETA MADEIRA

CÂMARA MUNICIPAL DA CALHETA MADEIRA NOTA JUSTIFICATIVA Devido ao aumento do tráfego automóvel na Vila da Calheta tornou-se necessário encontrar uma solução por forma a disciplinar o trânsito e o estacionamento, passando este objectivo, também,

Leia mais

TARIFÁRIO DOS PARQUES DE ESTACIONAMENTO E ZONAS DE ESTACIONAMENTO DE DURAÇÃO LIMITADA

TARIFÁRIO DOS PARQUES DE ESTACIONAMENTO E ZONAS DE ESTACIONAMENTO DE DURAÇÃO LIMITADA TARIFÁRIO DOS PARQUES DE ESTACIONAMENTO E ZONAS DE ESTACIONAMENTO DE DURAÇÃO LIMITADA 1. ZONAS DE ESTACIONAMENTO DE DURAÇÃO LIMITADA (ZEDL): 1.1. O tarifário a praticar nas ZEDL é o seguinte: 1.1.1. 0,60-1.ª

Leia mais

REGULAMENTO DE CONDICIONAMENTO DE TRÂNSITO E DE ESTACIONAMENTO NO CENTRO HISTÓRICO ZONA I

REGULAMENTO DE CONDICIONAMENTO DE TRÂNSITO E DE ESTACIONAMENTO NO CENTRO HISTÓRICO ZONA I REGULAMENTO DE CONDICIONAMENTO DE TRÂNSITO E DE ESTACIONAMENTO NO CENTRO HISTÓRICO ZONA I 2 PREÂMBULO A zona do Centro Histórico delimitada pela Rua de General Torres, Linha do Norte do Caminho de Ferro,

Leia mais

REGULAMENTO DA COLÓNIA DE FÉRIAS INFANTIL MUNICIPAL PREÂMBULO

REGULAMENTO DA COLÓNIA DE FÉRIAS INFANTIL MUNICIPAL PREÂMBULO PREÂMBULO Procurar respostas sociais dirigidas a utentes dos diferentes grupos etários e à família, significa responder a necessidades humanas (psicológicas, afectivas, sociais, ) por forma a prevenir,

Leia mais

PREÂMBULO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. Artigo 1.º Âmbito

PREÂMBULO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. Artigo 1.º Âmbito PREÂMBULO O presente Regulamento visa disciplinar a utilização das viaturas municipais de passageiros, de forma a tornar mais transparentes as regras de utilização desses veículos. Constituem leis habilitantes

Leia mais

Aviso. Câmara Municipal de Belmonte Edital

Aviso. Câmara Municipal de Belmonte Edital para o Município de Belmonte, Rua Pedro Álvares Cabral, n.º 135, 6250-088 Belmonte ou através do endereço eletrónico cmbelmonte@mail.telepac.pt. PREÂMBULO Aviso António Pinto Dias Rocha, Presidente da

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL ESTACIONAMENTO CONDICIONADO E LUGARES DOS PARQUES E ZONAS DE DE USO PRIVATIVO

REGULAMENTO MUNICIPAL ESTACIONAMENTO CONDICIONADO E LUGARES DOS PARQUES E ZONAS DE DE USO PRIVATIVO CÂMARA MUNICIPAL DE PORTALEGRE REGULAMENTO MUNICIPAL DOS PARQUES E ZONAS DE ESTACIONAMENTO CONDICIONADO E LUGARES DE USO PRIVATIVO 1 REGULAMENTO MUNICIPAL DOS PARQUES E ZONAS DE ESTACIONAMENTO CONDICIONADO

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DA AMADORA. Edição Especial 27 de Abril de Regulamento do Parque de. Estacionamento do Fórum Luís. de Camões/Centro Cívico.

CÂMARA MUNICIPAL DA AMADORA. Edição Especial 27 de Abril de Regulamento do Parque de. Estacionamento do Fórum Luís. de Camões/Centro Cívico. Regulamento do Parque de Estacionamento do Fórum Luís de Camões/Centro Cívico. (Deliberação da CMA de 9 de Março de 2007) (Deliberação da AMA de 11 de Abril de 2007) DISTRIBUIÇÃO GRATUITA CÂMARA MUNICIPAL

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DOS HORÁRIOS DOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS DO CONCELHO DE SINES. Preâmbulo

REGULAMENTO MUNICIPAL DOS HORÁRIOS DOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS DO CONCELHO DE SINES. Preâmbulo REGULAMENTO MUNICIPAL DOS HORÁRIOS DOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS DO CONCELHO DE SINES Preâmbulo Na sequência da publicação do Decreto-Lei nº 111/2010, de 15 de outubro, e do Decreto-lei nº 48/2011, de

Leia mais

C Â M A R A M U N I C I P A L D E L I S B O A GABINETE DO VEREADOR MANUEL SALGADO. Anexo II

C Â M A R A M U N I C I P A L D E L I S B O A GABINETE DO VEREADOR MANUEL SALGADO. Anexo II Anexo II Proposta de alteração ao Regulamento Geral de Estacionamento e Paragem na Via Pública (Proposta n.154/2016 e respectivo aditamento) As Zonas de Estacionamento de Duração Limitada (ZEDL) são a

Leia mais

DECRETO N.º 189/IX DEFINE O REGIME JURÍDICO DA ASSISTÊNCIA NOS LOCAIS DESTINADOS A BANHISTAS. Artigo 1.º Objecto

DECRETO N.º 189/IX DEFINE O REGIME JURÍDICO DA ASSISTÊNCIA NOS LOCAIS DESTINADOS A BANHISTAS. Artigo 1.º Objecto DECRETO N.º 189/IX DEFINE O REGIME JURÍDICO DA ASSISTÊNCIA NOS LOCAIS DESTINADOS A BANHISTAS A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, para valer como

Leia mais

Regulamento Específico da Zona de Estacionamento de Duração Limitada de Alfama 042. Preâmbulo

Regulamento Específico da Zona de Estacionamento de Duração Limitada de Alfama 042. Preâmbulo Regulamento Específico da Zona de Estacionamento de Duração Limitada de Alfama 042 Considerando que: Preâmbulo O Bairro de Alfama, enquanto zona histórica, caracteriza-se por uma reduzida dimensão dos

Leia mais

ICP - Autoridade Nacional de Comunicações. Regulamento n.º XXXX/2011

ICP - Autoridade Nacional de Comunicações. Regulamento n.º XXXX/2011 ICP - Autoridade Nacional de Comunicações Regulamento n.º XXXX/2011 Metodologia de elaboração e execução dos planos de monitorização e medição dos níveis de intensidade dos campos electromagnéticos resultantes

Leia mais

Gabinete de Auditoria e Qualidade APROVADO PELA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE SINTRA EM 8 DE FEVEREIRO DE 2008

Gabinete de Auditoria e Qualidade APROVADO PELA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE SINTRA EM 8 DE FEVEREIRO DE 2008 REGULAMENTO MUNICIPAL PARA O LICENCIAMENTO DAS ACTIVIDADES DE VENDA AMBULANTE DE LOTARIAS, DE VENDA DE BILHETES PARA ESPECTÁCULOS OU DIVERTIMENTOS PÚBLICOS EM AGÊNCIAS OU POSTOS DE VENDA E DE REALIZAÇÃO

Leia mais

BOLETIM MUNICIPAL SEPARATA Data Diretor Sede SUMÁRIO:

BOLETIM MUNICIPAL SEPARATA Data Diretor Sede SUMÁRIO: Data 25.08.2014 Diretor: Carlos Carreiras Sede Praça 5 de Outubro,2754-501 Cascais SUMÁRIO: REGULAMENTO GERAL DAS ZONAS DE ESTACIONAMENTO CONTROLADO DO CONCELHO DE CASCAIS E REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS

Leia mais

Deliberação n.º 34/AM/2002

Deliberação n.º 34/AM/2002 Deliberação n.º 34/AM/2002 Considerando que: O Bairro Alto enquanto zona histórica caracteriza-se por uma reduzida dimensão dos quarteirões, bem como por um elevado índice de ocupação do solo, o que determina

Leia mais

Município da Nazaré Serviços Municipalizados da Nazaré

Município da Nazaré Serviços Municipalizados da Nazaré Município da Nazaré Serviços Municipalizados da Nazaré Projecto de Regulamento do Pagamento em Prestações de Dívidas referentes à Receita dos Serviços de Fornecimento de Água, de Drenagem de Águas Residuais

Leia mais

Regulamento de Inscrição Municipal de Associação Cultural de Sintra IMACS

Regulamento de Inscrição Municipal de Associação Cultural de Sintra IMACS Regulamento de Inscrição Municipal de Associação Cultural de Sintra IMACS ( Com a alteração constante do Parecer da Comissão Permanente de Assuntos Sociais da Assembleia Municipal de Sintra ) 23 DE NOVEMBRO

Leia mais

Regulamento de Apoio a Iniciativas Regulares ou Pontuais, de Natureza Educativa, Desportiva, Recreativa, Cultural, Social e Outras

Regulamento de Apoio a Iniciativas Regulares ou Pontuais, de Natureza Educativa, Desportiva, Recreativa, Cultural, Social e Outras Regulamento de Apoio a Iniciativas Regulares ou Pontuais, de Natureza Educativa, Desportiva, Recreativa, Cultural, Social e Outras 1 NOTA JUSTIFICATIVA O Município de Chaves entende como sendo de interesse

Leia mais

Deliberação n.º 441/CM/2000 [(Proposta n.º 441/2000) Subscrita pelo Vereador Machado Rodrigues]

Deliberação n.º 441/CM/2000 [(Proposta n.º 441/2000) Subscrita pelo Vereador Machado Rodrigues] Deliberação n.º 441/CM/2000 [(Proposta n.º 441/2000) Subscrita pelo Vereador Machado Rodrigues] Considerando que: 1 - A Portaria n.º 878/81, de 1 de Outubro, criou o painel adicional de modelo 11 d, painel

Leia mais

Município de Vieira do Minho

Município de Vieira do Minho REGULAMENTO MUNICIPAL SOBRE O ABANDONO, BLOQUEAMENTO E REMOÇÃO DE VEÍCULOS PREÂMBULO O Código da Estrada, na redacção dada pelo Decreto-Lei nº 265-A/2001, de 28 de Setembro, estabelece no nº 7 do artigo

Leia mais

REGULAMENTO AÇÃO SOCIAL ESCOLAR 1º CICLO MANUAIS ESCOLARES

REGULAMENTO AÇÃO SOCIAL ESCOLAR 1º CICLO MANUAIS ESCOLARES REGULAMENTO AÇÃO SOCIAL ESCOLAR 1º CICLO MANUAIS ESCOLARES Divisão de Educação e Promoção Social Ano Letivo 2014/2015 Regulamento Municipal para atribuição de Auxílios Económicos relativos a manuais escolares,

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL PARA REALIZAÇÃO DE LEILÕES

REGULAMENTO MUNICIPAL PARA REALIZAÇÃO DE LEILÕES REGULAMENTO MUNICIPAL PARA REALIZAÇÃO DE LEILÕES (Aprovado na 24ª Reunião Ordinária de Câmara Municipal realizada em 16 de Dezembro de 2003, na 2ª Reunião da 5ª Sessão Ordinária de Assembleia Municipal,

Leia mais

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DO REGULAMENTO GERAL DAS ZONAS DE ESTACIONAMENTO DE DURAÇÃO LIMITADA E ONEROSA ÍNDICE. Preâmbulo

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DO REGULAMENTO GERAL DAS ZONAS DE ESTACIONAMENTO DE DURAÇÃO LIMITADA E ONEROSA ÍNDICE. Preâmbulo PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DO REGULAMENTO GERAL DAS ZONAS DE ESTACIONAMENTO DE DURAÇÃO LIMITADA E ONEROSA ÍNDICE Preâmbulo Capítulo I Dos Princípios Gerais Artigo 1º - Âmbito de aplicação Artigo 2º - Definições

Leia mais

MUNICÍPIO DE TÁBUA PROJECTO DE REGULAMENTO DE CONCESSÃO DE APOIO AO INVESTIDOR. Nota Justificativa

MUNICÍPIO DE TÁBUA PROJECTO DE REGULAMENTO DE CONCESSÃO DE APOIO AO INVESTIDOR. Nota Justificativa PROJECTO DE REGULAMENTO DE CONCESSÃO DE APOIO AO INVESTIDOR Nota Justificativa A elaboração do presente projecto de regulamento tem como objectivo criar um conjunto de princípios e normas gerais e abstractas

Leia mais

Regulamento do Conselho Municipal de Juventude da Praia da Vitória. Preâmbulo

Regulamento do Conselho Municipal de Juventude da Praia da Vitória. Preâmbulo Regulamento do Conselho Municipal de Juventude da Praia da Vitória Preâmbulo A Câmara Municipal da Praia da Vitória e a Assembleia Municipal da Praia da Vitória, atenta à sua relação de proximidade com

Leia mais

REGULAMENTO DO PAGAMENTO EM PRESTAÇÕES DA RECEITA DO FORNECIMENTO DE ÁGUA. Preâmbulo

REGULAMENTO DO PAGAMENTO EM PRESTAÇÕES DA RECEITA DO FORNECIMENTO DE ÁGUA. Preâmbulo REGULAMENTO DO PAGAMENTO EM PRESTAÇÕES DA RECEITA DO FORNECIMENTO DE ÁGUA Preâmbulo O Regulamento do Serviço de Abastecimento de Água da Cidade de Reguengos de Monsaraz remonta a finais do ano de 1988,

Leia mais

MUNICÍPIO DE OURÉM Câmara Municipal EDITAL N.º 72/2010

MUNICÍPIO DE OURÉM Câmara Municipal EDITAL N.º 72/2010 EDITAL N.º 72/2010 Paulo Alexandre Homem de Oliveira Fonseca, Presidente da de Ourém, faz público que o REGULAMENTO DAS ZONAS E PARQUES DE ESTACIONAMENTO TARIFADO, aprovado nas reuniões camarárias de 17

Leia mais

REGULAMENTO DAS CHURRASQUEIRAS E PARQUE DE MERENDAS

REGULAMENTO DAS CHURRASQUEIRAS E PARQUE DE MERENDAS REGULAMENTO DAS CHURRASQUEIRAS E PARQUE DE MERENDAS Regulamento n.º 3 /_2007 Data de Publicação em D.R. (se aplicável): / / Aprovado em Assembleia Municipala 19/9_/2007 Capitulo I Disposições Gerais Artigo

Leia mais

Decreto-Lei n.º.../2011, de... de...

Decreto-Lei n.º.../2011, de... de... Decreto-Lei n.º.../2011, de... de... O presente decreto-lei aprova medidas referentes às entidades adjudicantes definidas no Código dos Contratos Públicos (CPC), bem como aos regimes de trabalhos a mais,

Leia mais

Lei n.º 4/2009 de 29 de Janeiro. Define a protecção social dos trabalhadores que exercem funções públicas

Lei n.º 4/2009 de 29 de Janeiro. Define a protecção social dos trabalhadores que exercem funções públicas Lei n.º 4/2009 de 29 de Janeiro Define a protecção social dos trabalhadores que exercem funções públicas A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte:

Leia mais

MUNICIPAL SUMÁRIO CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA 2.º SUPLEMENTO AO BOLETIM MUNICIPAL N.º 993 RESOLUÇÕES DOS ÓRGÃOS DO MUNICÍPIO CÂMARA MUNICIPAL

MUNICIPAL SUMÁRIO CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA 2.º SUPLEMENTO AO BOLETIM MUNICIPAL N.º 993 RESOLUÇÕES DOS ÓRGÃOS DO MUNICÍPIO CÂMARA MUNICIPAL MUNICIPAL 2.º SUPLEMENTO AO BOLETIM MUNICIPAL SUMÁRIO RESOLUÇÕES DOS ÓRGÃOS DO MUNICÍPIO CÂMARA MUNICIPAL Retificação (Deliberação n.º 113/CM/2013 - Reunião Extraordinária de 2013/02/27) pág. 332 (78)

Leia mais

BOLETIM MUNICIPAL CÂMARA MUNICIPAL DA AMADORA. Edição Especial 17 de Janeiro de (Deliberação da CMA de 4 de Outubro de 2006)

BOLETIM MUNICIPAL CÂMARA MUNICIPAL DA AMADORA. Edição Especial 17 de Janeiro de (Deliberação da CMA de 4 de Outubro de 2006) Projecto de Regulamento do Parque de Estacionamento do Fórum Luís de Camões/ Centro Cívico. Versão Rectificada da Edição Especial de 19 de Outubro de 2006. (Deliberação da CMA de 4 de Outubro de 2006)

Leia mais

REGULAMENTO DE TAXAS, LICENÇAS E SERVIÇOS DA JUNTA DE FREGUESIA DE SANTA MARIA DOS OLIVAIS. Preâmbulo

REGULAMENTO DE TAXAS, LICENÇAS E SERVIÇOS DA JUNTA DE FREGUESIA DE SANTA MARIA DOS OLIVAIS. Preâmbulo REGULAMENTO DE TAXAS, LICENÇAS E SERVIÇOS DA JUNTA DE FREGUESIA DE SANTA MARIA DOS OLIVAIS Preâmbulo A Tabela de Taxas de Atestados em vigor foi aprovada por deliberação de Junta em 23/11/99 e por deliberação

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DE EQUIPAMENTOS DESPORTIVOS. Preâmbulo

REGULAMENTO MUNICIPAL DE EQUIPAMENTOS DESPORTIVOS. Preâmbulo REGULAMENTO MUNICIPAL DE EQUIPAMENTOS DESPORTIVOS Preâmbulo Uma das funções da Câmara Municipal é garantir, no âmbito das suas atribuições e competências, a generalização da prática da actividade física

Leia mais

Regulamento Municipal de Estacionamento Público, de utilização Onerosa e de Duração Limitada. SECÇÃO I Dos Princípios Gerais

Regulamento Municipal de Estacionamento Público, de utilização Onerosa e de Duração Limitada. SECÇÃO I Dos Princípios Gerais Regulamento Municipal de Estacionamento Público, de utilização Onerosa e de Duração Limitada SECÇÃO I Dos Princípios Gerais Artigo 1º Âmbito de aplicação O presente regulamento disciplina o estacionamento

Leia mais

Regulamento de Estacionamento e Funcionamento das Praças de Táxi no. Município do Funchal

Regulamento de Estacionamento e Funcionamento das Praças de Táxi no. Município do Funchal Regulamento de Estacionamento e Funcionamento das Praças de Táxi no Município do Funchal Nota Justificativa O Decreto-Lei nº 251/98, de 11 de Agosto, e subsequentes alterações, veio atribuir aos Municípios

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE. Regulamento CAPITULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. Preâmbulo

CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE. Regulamento CAPITULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. Preâmbulo MUNICÍPIO DA NAZARÉ CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE Regulamento CAPITULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Preâmbulo O Conselho Municipal de Juventude é o órgão consultivo do Município sobre matérias relacionadas com

Leia mais