Introdução A Mecânica das Rochas passou a ser reconhecida como uma disciplina especial nos programas de engenharia por volta de 1960 devido as novas a

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Introdução A Mecânica das Rochas passou a ser reconhecida como uma disciplina especial nos programas de engenharia por volta de 1960 devido as novas a"

Transcrição

1

2 Introdução A Mecânica das Rochas passou a ser reconhecida como uma disciplina especial nos programas de engenharia por volta de 1960 devido as novas atividades desenvolvidas neste material como, complexas instalações subterrâneas, canais de adução, abertura de grandes minas, etc.

3 Introdução Mecânica das Rochas é uma ciência teórica e aplicada que estuda o comportamento mecânico das rochas e maciços rochosos; ou seja é a parte da Mecânica que estuda a resposta das rochas e maciços rochosos quando sujeitos à ação de esforços solicitantes externos (p.ex., força, temperatura etc.).

4

5

6

7

8

9

10 Introdução A Mecânica das Rochas é uma disciplina de interface se destacando principalmente nas seguintes áreas: Engenharia Civil (Geotecnia) - projeto e execução de fundações (edificações, barragens etc.), taludes naturais e escavados, túneis e cavernas de armazenamento (fluidos, rejeitos etc.); Engenharia de Minas - projeto estrutural de minas a céu aberto (taludes) e subterrâneas (túneis, poços e cavernas); Engenharia de Petróleo - estabilidade do furo e armazenamento de óleo e gás natural; Geologia - hidrogeologia, cavernas naturais, zonas de falhas e dobras, terremotos etc.

11 Introdução Segundo Goodman (1989), as aplicações da Mecânica das Rochas envolvendo diferentes áreas da engenharia podem ser divididas de forma didática em Atividades de Superfície e Atividades em Profundidade : A Atividades de Superfície (<100 m): Fundações de edifícios e estruturas em geral; Fundações de barragens; Estradas, cortes em geral, minas a céu aberto; Túneis próximos a superfície; Etc.

12

13

14

15

16 Introdução B Atividades em Profundidade (>100 m): Minas em profundidade; Túneis para uso civil; Cavernas para Hidrelétricas; Etc.

17

18

19 Introdução O projeto de obras apoiadas ou escavadas em rocha baseia-se nos seguintes princípios básicos: As tensões se distribuem num meio contínuo; O princípio das tensões efetivas é válido; As propriedades do maciço rochoso são afetadas tanto pela rocha intacta quanto pelas descontinuidades.

20 Introdução Sendo assim, para o projeto são necessários os seguintes estudos: Estado de tensões in-situ; Estado de tensões induzidas; Propriedades das rochas; Propriedades das descontinuidades; Influência do tempo nas propriedades.

21 Introdução Efeito Escala

22 Introdução Assim, num programa geral de ensaios para determinação de propriedades, devese seguir os seguintes princípios básicos: Descrever a resposta da rocha intacta sob uma vasta faixa de solicitações; Prever a influência de um ou mais conjuntos de descontinuidades no comportamento (anisotropia); Estimar as propriedades dos maciços fraturados.

23 ROCHAS INTACTAS Rochas são materiais sólidos consolidados, formados naturalmente por agregados de matéria mineral, que se apresenta em grandes massas ou fragmentados. A rocha é usualmente caracterizada por sua densidade, deformabilidade e resistência.

24 MACIÇO ROCHOSO Maciço rochoso é um meio descontínuo formado pelas porções de rocha intacta e pelas descontinuidades que o atravessam. As propriedades e parâmetros que vão controlar o comportamento das obras executadas ou escavadas neste maciço rochoso vão depender da escala relativa entre o padrão de fraturamento do maciço rochoso e o tamanho da obra. Em alguns casos serão predominantes as propriedades da rocha intacta, em outros as propriedades das descontinuidades, e por fim, as do maciço rochoso como um todo.

25 DESCONTINUIDADE Descontinuidade é o termo utilizado em engenharia de rocha para todos os tipos de planos, para indicar que o maciço rochoso não é contínuo, diferente da rocha intacta, que é um meio mecanicamente contínuo.

26 AMOSTRAGEM E PREPARAÇÃO DE CORPOS DE PROVA O processo de amostragem e preparação de corpos de prova (CP) passa por diversas fases que devem ser respeitadas para que ao final se obtenha propriedades da rocha de boa qualidade e confiáveis. Escolha do local de amostragem Processo de Amostragem Transporte Armazenamento Preparação de Corpo de Prova (CP)

27 AMOSTRAGEM E PREPARAÇÃO DE CORPOS DE PROVA Escolha do local de amostragem As amostras devem ser extraídas de um local que representa da forma fidedigna as condições rocha da obra em termos de: composição mineral; tamanho dos grãos; umidade etc.

28 AMOSTRAGEM E PREPARAÇÃO DE CORPOS DE PROVA Processo de Amostragem Existem basicamente dois processos de amostragem, sendo eles, amostragem a partir de blocos ou de testemunhos de sondagem rotativa. Figura 1 Barrilhete para sondagem rotativa e coroas diamantadas.

29 AMOSTRAGEM E PREPARAÇÃO DE CORPOS DE PROVA Transporte O transporte deve ser feito de forma que se mantenha a integridade da amostra. No caso de sondagem rotativa tem-se caixas especiais para transporte. Para os blocos se faz necessária a construção de caixas de madeira, onde as amostras são acomodadas por tocos e serragem, para evitar choques durante o transporte.

30 Transporte

31 AMOSTRAGEM E PREPARAÇÃO DE CORPOS DE PROVA Armazenamento As amostras devem ser acomodadas em local seco, de preferência com sílica gel, de forma que a amostra perca toda sua umidade antes de ser ensaiada. No caso do bloco, antes do armazenamento, deve-se obter amostras cilíndricas com um barrilhete portátil.

32 AMOSTRAGEM E PREPARAÇÃO DE CORPOS DE PROVA Preparação de Corpo de Prova (CP) O primeiro passo é realizar um corte no topo e na base das amostras cilíndricas, utilizando uma serra diamantada, de forma a obter uma amostra com tamanho aproximado ao corpo de prova, ou seja, L/D entre 2 e 3. Posteriormente leva-se este cilindro irregular para um torno mecânico, de forma a deixar as paredes laterais regularizadas.

33

34

35 PROPRIEDADES E ÍNDICES FÍSICOS DAS ROCHAS Projeto de obras apoiadas ou escavadas em rocha Estado de tensões in-situ Estado de tensões induzidas Propriedades das rochas Influência do tempo nas propriedades rocha Intacta descontinuidades simples duas descontinuidades varias descontinuidades maciço rochoso

36 ESTUDO DAS PROPRIEDADES A maioria dos maciços rochosos são muito fraturados. Sendo assim, a escala (tamanho) das estruturas é que determina o tipo de propriedades que controlam o comportamento da estrutura: rocha intacta maciço rochoso Exemplo perfuração de um furo pequeno túnel caverna subterrânea (ou escavações de grandes dimensões) rocha intacta poucas descontinuidades maciço rochoso fraturado (maciço isotrópico fraturado partículas angulosas embricadas)

37

38 ESTUDO DAS PROPRIEDADES A transição do comportamento controlado por rocha intacta ou maciço rochoso depende do tamanho da amostra, da zona de influência ou da zona de interesse. Cada faixa de comportamento apresentara propriedades diferentes (compressibilidade e resistência) e exibirá: diferentes: Modos de ruptura e Critérios de ruptura

39 PROGRAMAS DE DETERMINAÇÃO DE PROPRIEDADES 1.- Descrever a resposta da rocha intacta sob uma vasta faixa de solicitações. 2.- Provar a influencia de uma ou mais conjuntos de descontinuidades no comportamento (anisotropia dependendo das orientações das descontinuidades). 3.- Propriedades dos maciços muito fraturados Na pratica, pode-se perceber que a quantidade e qualidade dos dados decresce rapidamente com o aumento do tamanho e volume das amostras (amostra intacta teste in-situ de maciços rochosos)

40 PROGRAMAS DE DETERMINAÇÃO DE PROPRIEDADES ROCHA INTACTA: dados confiáveis em grande volume para quase todos os tipos de rocha, estado de tensões e temperatura. MACIÇO ROCHOSOS: poucos dados e pouco confiáveis devido as dificuldades experimentais. ESTRATEGIA DE SOLUÇÃO Rocha intacta: propriedades critérios de ruptura métodos de ensaio Descontinuidades: Maciço rochoso: propriedades critérios de ruptura modelos reduzidos efeito escala medidas de campo critérios empíricos COMPORTAMENTO DEPENDENTE DO TEMPO

41 PROPRIEDADES E ÍNDICES FÍSICOS DAS ROCHAS Goodman (1989) Ulusay & Hudson (2007) The Complete ISRM Suggested Methods... Variedade de estrutura, textura e componentes Medidas básicas descrição quantitativa do material MEDIDAS BÁSICAS 1.- POROSIDADE: relação entre sólidos e vazios 2.- DENSIDADE: mineralogia, grãos constituintes 3.- VELOCIDADE SÓNICA: grau de fissuramento, elástico 4.- PERMEABILIDADE: interconecção entre poros 5.- DURABILIDADE: degradação do material com tempo 6.- RESISTÊNCIA: competência da estrutura

42 PROPRIEDADES E ÍNDICES FÍSICOS DAS ROCHAS Propriedades índice podem ajudar a classificar a rocha para aplicações relacionadas com o comportamento da rocha intacta mas não do maciço rochoso: - perfuração de furos - facilidade de corte - seleção de agregados - análise do rip-rap Já escavações de superfície ou subterrâneas envolvem o maciço e testam as descontinuidades, muito mais que a rocha intacta; Sistema de classificações.

43 POROSIDADE n = V V v t V v : volume de vazios V t : volume total Rochas Sedimentares: varia de 0 a 0,9; típico para arenitos 0,15 e decresce com a idade e a profundidade Rocha Idade Profundidade n arenito cambriano superficial 0,11 arenito cretáceo superficial 0,34 folhelho cretáceo 200 m 0, m 0, m 0, m 0,08

44 POROSIDADE Algumas rochas vulcânicas apresentam também altas porosidades devidas as bolhas de gás (vazios que não são conectados) Exemplo: Tufo - 40% Em rochas policristalinas (evaporitos e a maioria das ígneas e metamórficas) a grande proporção de vazios são na verdade fissuras planares. propriedades são extremamente dependentes do estado de tensões (profundidade) Rochas ígneas: n = 1 a 2% exceto quando alteradas granito 0 a 1% granito recém alterado 1 a 5% granito decomposto (saprolito) 20%

45 POROSIDADE Porosidade pode ser uma análise preliminar de qualidade de rochas Para as não alteradas é comum usar correlações como: densidade σ c E Capacidade de armazenamento de certas rochas como para reservatórios de petróleo. MÉTODOS DE TESTE: 1. densidade 2. saturação por água 3. saturação por imersão (entre outros)

46 DENSIDADE (ρ = kg/m 3 ) Peso específico da rocha (γ = kn/m 3 ), Densidade real (ou gravidade específica) G : γ G = γ a γ a : peso específico da água (1 gr-f/cm 3 ) Porosidade Densidade Densidade real Determinação do G i e volume V i como percentagem de cada tipo de mineral por microscópica. G = n i= 1 G i V i G i : tabelas para os minerais mais comuns

47 DENSIDADE (ρ = kg/m 3 ) γ d = Gγ w ( 1 n) γ γ = d 1 + w w G n = 1 + w G ROCHA prof. G granito basalto 26,0 27,0 rocha sal carvão 20,6 7 a 20 mármore 27,0 folhelho 300 m 900 m 1500 m 22,1 24,7 25,7 - Apresenta uma grande variedade em relação a solos - É de grande importância para a determinação de tensões in-situ, ou o tipo de agregado para barragens e muros de gravidade. - Para rochas com óleo, gás ou carvão a densidade indica o conteúdo destes materiais. MÉTODOS DE ENSAIO: Volume e Peso

48 UMIDADE NATURAL É obtida a partir de amostra de campo, onde, após o processo de extração da amostra. Retira-se fragmentos de rocha que devem ser guardados em recipientes hermeticamente fechados (ex.:saco plástico), com o objetivo de que a mesma não perca sua umidade. Já em laboratório, os fragmentos devem passar por procedimento similar a determinação da umidade do solo. Primeiro pesa-se a amostra úmida, depois esta é levada à estufa, que posteriormente é pesada novamente (peso seco), determinando desta forma sua umidade natural.

49 PERMEABILIDADE - Aplicação direta para o bombeamento de água, óleo, gás; armazenamento de fluidos; perda de reservatórios; rebaixamento de lençol freatico e entrada de água em obras subterrâneas. - Obviamente as descontinuidades são os fatos mais importantes testes de bombeamento in-situ. - Com ensaios em laboratório determinamos o grau de interconeção de poros e fissuras. depende da tensão normal depende se o estado de compressivo ou de tração - Mede o grau de fissuramento uma vez que fissuras planas são mais dependentes da tensão do que os poros esféricos.

50 PERMEABILIDADE - Lei de Darcy Q = k dh dx A

51 DURABILIDADE - Alteração de propriedades exfoliação hidratação solução oxidação abrasão, etc. - Alguns folhelhos e rochas vulcânicas deterioram-se muito rápido assim que expostas -Felizmente são na maioria apenas superficial -Difícil de reproduzir os caminhos da natureza em laboratório

52 VELOCIDADE SÔNICA ASTM D Emissor Vs Fonte de Freqüência L Vp Vp: vel. longitudinal Vs: vel. Transversal Receptor Leitura - tempo de percurso - propriedades elásticas 1 C C: percentagem do mineral = V * p V pi V pi : velocidade do mineral (tabela)

53 VELOCIDADE SÔNICA MINERAL Veloc. quartzo magnetita gipsum pirita ROCHA basalto calcario arenito granito sal Veloc Vp IQ% = Vp * 100% IQ (%) 50 não fissurado pouco fissurado fissurado muito fissurado extrem. fissu n (%)

54 RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO P σc = onde: A σ c resistência à compressão uniaxial máxima ou última; P carga de ruptura; A área inicial da amostra.

55 RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO - Índice de carga puntiforme P Ιs = D² onde: I s índice de carga puntiforme; P carga de ruptura; D distância entre os cones de carregamento.

56 RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO - Índice de carga puntiforme O índice de resistência à carga puntiforme I s é correlacionado empiricamente com a resistência à compressão uniaxial através da expressão: σc = CΙs onde: σ c é a resistência à compressão simples; I s é o índice de resistência ao carregamento puntiforme; C é uma constante que depende do diâmetro da amostra Diâmetro da amostra (mm) Constante C 20 17, , , , ,5

57 RESISTÊNCIA À TRAÇÃO O ensaio mais utilizado para determinação da resistência à tração de uma amostra de rocha é o ensaio de tração indireta ou compressão diametral, que é também conhecido como ensaio brasileiro.

58 RESISTÊNCIA DE ROCHAS INTACTAS, DESCONTINUIDADES E MACIÇOS ROCHOSOS Para qualquer problema que envolva a análise de uma ruptura potencial de obras em rocha passa pela determinação de parâmetros de resistência da rocha intacta, de descontinuidades ou do maciço rochoso, dependendo da escala da obra em relação à intensidade de fraturamento do maciço rochoso.

59

60 RESISTÊNCIA DAS ROCHAS Quando uma rocha perde a capacidade de desempenhar seu papel diante de determinada solicitação, por exemplo, aquela resultante da implantação de uma obra de engenharia, diz-se que ela rompeu, ou seja, perdeu totalmente a sua integridade.

61 Características dos maciços rochosos Rocha intacta geralmente isotrópica ensaio triaxial barato adequadamente entendível Maciço rochoso com muitas famílias de descontinuidades razoavelmente isotrópica ensaio triaxial simples mas caro razoavelmente bem entendível Rocha intacta com uma descontinuidade inclinada simples razoavelmente isotrópica ensaio triaxial extremamente difícil dificilmente entendível Maciço rochoso com poucas famílias de descontinuidades altamente anisotrópica ensaio triaxial difícil adequadamente entendível Rocha compactada ou conglomerado pobremente cimentado anisotrópica testes muito difíceis dificilmente entendível Rocha muito fraturada ou pedregulho pobre compactação ensaio triaxial simples mas caro adequadamente entendível

62 ENSAIO DE RESISTÊNCIA DE ROCHAS EM LABORATÓRIO Os ensaios de laboratório para determinação de resistência em amostras de rochas são os de: - Compressão: simples ou triaxial; - Cisalhamento direto (resistência ao longo de superfícies de anisotropia ou para rochas brandas); - Tração: direto ou indireto. O ensaio mais comum é o triaxial, que consiste na compressão axial do cilindro de rocha com a aplicação simultânea de pressão confinante

63 Critério de Mohr-Coulomb Este critério foi originalmente escrito em termos da tensão de cisalhamento τ e da tensão normal, σ atuantes no plano representado pelo ponto de tangência de um círculo de Mohr com a envoltória, ou seja: onde: τ p resistência ao cisalhamento; c intercepto coesivo; σ - tensão normal ao plano de ruptura; φ - ângulo de atrito interno do material.

64 Critério de Mohr-Coulomb (ROCHA INTACTA) O critério de Mohr-Coulomb pode ser expresso também em virtude das tensões principais: O critério de Mohr-Coulomb é usado também para representar a resistência residual, isto é, a resistência mínima alcançada pelo material submetido à deformação após o pico. Neste caso, um índice r pode ser utilizado para identificar cada termo como um parâmetro de resistência residual:

65

66 IMPORTANTE O índice RQD (Rock Quality Designation), foi definido por Deere et al. (1967) para dar uma estimativa quantitativa da qualidade do maciço rochoso, através de testemunhos obtidos de sondagens rotativas. O RQD é definido como a percentagem de partes intactas do testemunho maiores que 100 mm em relação ao comprimento total do testemunho (inferior a 2 m).

67 Comprimento total corpo de prova cilindrico = 200 cm. L = 38 cm Σ comprimento de partes do corpo de prova > 10 cm RQD = Comprimento total do corpo de prova x 100% L = 17 cm L = 0 nenhuma parte > 10 cm. RQD = x 100% = 55% L = 20 cm L = 35 cm Quebra pela amostragem L = 0 não recuperado Figura Z - Processo para medir e calcular o RQD (modificado - Bieniawski, 1989)

CLASSIFICAÇÃO DO MATERIAL ROCHA

CLASSIFICAÇÃO DO MATERIAL ROCHA CLASSIFICAÇÃO DO MATERIAL ROCHA Notas: (FCUL) indica acetatos da FCUL, Prof Fernando Marques (FEUP) indica imagens das folhas de Geologia de Engenharia da FEUP CS e JS imagens do estágio de Cláudio Santa

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE MACIÇOS ROCHOSOS

CARACTERIZAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE MACIÇOS ROCHOSOS CARACTERIZAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE MACIÇOS ROCHOSOS MACIÇO ROCHOSO É Do ponto de vista do seu aproveitamento em engenharia Um conjunto de BLOCOS DE ROCHA Justapostos e articulados MATERIAL que forma os

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DO MATERIAL ROCHA - revisão

CLASSIFICAÇÃO DO MATERIAL ROCHA - revisão CLASSIFICAÇÃO DO MATERIAL ROCHA - revisão Notas: (FCUL) indica acetatos da FCUL, Prof Fernando Marques (FEUP) indica imagens das folhas de Geologia de Engenharia da FEUP CS e JS imagens do estágio de Cláudio

Leia mais

6 Resultado dos Ensaios de Caracterização Mecânica de Rocha

6 Resultado dos Ensaios de Caracterização Mecânica de Rocha 6 Resultado dos Ensaios de Caracterização Mecânica de Rocha A fim de caracterizar mecanicamente os blocos de afloramento de Botucatu, denominados A e B, foram realizados ensaios de tração indireta (ensaio

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CIV432 Introdução à Mecânica das Rochas

Programa Analítico de Disciplina CIV432 Introdução à Mecânica das Rochas 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Engenharia Civil - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

Caderno de questões. Processo seletivo de ingresso para o 1º. Semestre de 2018 CONHECIMENTOS ESPECIFICOS GEOTECNIA Mestrado e Doutorado

Caderno de questões. Processo seletivo de ingresso para o 1º. Semestre de 2018 CONHECIMENTOS ESPECIFICOS GEOTECNIA Mestrado e Doutorado Caderno de questões Processo seletivo de ingresso para o 1º. Semestre de 018 CONHECIMENTOS ESPECIFICOS GEOTECNIA Mestrado e Doutorado ORIENTAÇÃO PARA ESSA PROVA Esta prova possui 0 (vinte) questões, todas

Leia mais

Capítulo 5 - METODOLOGIA E PROGRAMA DE ENSAIOS

Capítulo 5 - METODOLOGIA E PROGRAMA DE ENSAIOS Capítulo 5 - METODOLOGIA E PROGRAMA DE ENSAIOS 5.1. Introdução Com o objetivo de avaliar o comportamento geomecânico dos enrocamentos das barragens de Marimbondo e de Serra da Mesa, foi estabelecido um

Leia mais

Classificação de maciços rochosos

Classificação de maciços rochosos Geologia Classificação de maciços rochosos Prof. Marcel Sena senagel@gmail.com (65) 9223-2829 Introdução Um dos aspectos mais importantes ligados aos estudos de terrenos para fins de engenharia civil é

Leia mais

3 Aspectos Geológicos e Geotécnicos

3 Aspectos Geológicos e Geotécnicos 3 Aspectos Geológicos e Geotécnicos Nos itens a seguir serão abordados os aspectos geológicos e geotécnicos de maior interesse na área da Barragem de Terra da Margem Esquerda. 3.1. Características Gerais

Leia mais

CÓDIGO: IT822. Estudo dos Solos CRÉDITOS: 4 (T2-P2) INSTITUTO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO

CÓDIGO: IT822. Estudo dos Solos CRÉDITOS: 4 (T2-P2) INSTITUTO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DECANATO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E REGISTRO GERAL DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS PROGRAMA ANALÍTICO DISCIPLINA CÓDIGO: IT822

Leia mais

ESTIMATIVA DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DA CAMADA DE CARVÃO BONITO EM MINAS SUBTERRÂNEAS DE SANTA CATARINA

ESTIMATIVA DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DA CAMADA DE CARVÃO BONITO EM MINAS SUBTERRÂNEAS DE SANTA CATARINA ESTIMATIVA DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DA CAMADA DE CARVÃO BONITO EM MINAS SUBTERRÂNEAS DE SANTA CATARINA DEMIN UFRGS Mariana Stein Sarah R. Guazzelli André Cezar Zingano Jair Calos Koppe SUMÁRIO Introdução

Leia mais

3. Descrição do Campo em estudo

3. Descrição do Campo em estudo 3. Descrição do Campo em estudo Este capítulo tem por finalidade descrever a área em estudo, além da contextualização do leitor nas principais propriedades do reservatório que foram utilizadas para o analise

Leia mais

BARRAGENS DE TERRA E DE ENROCAMENTO AULA 3. Prof. Romero César Gomes - Departamento de Engenharia Civil / UFOP

BARRAGENS DE TERRA E DE ENROCAMENTO AULA 3. Prof. Romero César Gomes - Departamento de Engenharia Civil / UFOP BARRAGENS DE TERRA E DE ENROCAMENTO AULA 3 Prof. Romero César Gomes - Departamento de Engenharia Civil / UFOP Análises da Estabilidade de Taludes de Barragens Escolha das Seções Críticas seção de altura

Leia mais

Capítulo 7. Permeabilidade. Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt GEOTECNIA I SLIDES 08.

Capítulo 7. Permeabilidade. Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt GEOTECNIA I SLIDES 08. Capítulo 7 Permeabilidade GEOTECNIA I SLIDES 08 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com Propriedade do solo que indica a facilidade com que um fluido poderá passar através de

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DE MACIÇOS ROCHOSOS CLASSIFICAÇÃO DE MACIÇOS ROCHOSOS

CLASSIFICAÇÃO DE MACIÇOS ROCHOSOS CLASSIFICAÇÃO DE MACIÇOS ROCHOSOS CLASSIFICAÇÃO DE MACIÇOS Interesse das classificações de maciços: Definição de parâmetros que caracterizam o terreno Baseadas em observações ou ensaios simples Classificação/linguagem universal Checklist

Leia mais

Permeabilidade e Fluxo Unidimensional em solos

Permeabilidade e Fluxo Unidimensional em solos e Fluxo Unidimensional em solos GEOTECNIA II SLIDES 0 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com Propriedade do solo que indica a facilidade com que um fluido poderá passar através

Leia mais

Mecânica dos Solos TC 035

Mecânica dos Solos TC 035 Mecânica dos Solos TC 035 Curso de Engenharia Civil 6º Semestre Vítor Pereira Faro vpfaro@ufpr.br Setembro 2015 Tensões totais, efetivas e neutras 1 Resistência ao cisalhamento Define-se como resistência

Leia mais

Caracterização Geotécnica do Basalto da Formação Serra Geral para Utilização na Construção Civil

Caracterização Geotécnica do Basalto da Formação Serra Geral para Utilização na Construção Civil Caracterização Geotécnica do Basalto da Formação Serra Geral para Utilização na Construção Civil Freitas Neto, O. Departamento de Geotecnia, Escola de Engenharia de São Carlos, São Paulo. Simões de Oliveira,

Leia mais

LABORATÓRIO de MECÂNICA dos SOLOS - Noções de Resistência à Compressão - Ensaio de Compressão Simples e Diametral

LABORATÓRIO de MECÂNICA dos SOLOS - Noções de Resistência à Compressão - Ensaio de Compressão Simples e Diametral UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR SETOR DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CURSO DE ENGENHARIA CIVIL LABORATÓRIO de MECÂNICA dos SOLOS - Noções de Resistência à Compressão - Ensaio de Compressão

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO BGD (BASIC GEOTECHNICAL DESCRIPTION OF ROCK MASSES)

CLASSIFICAÇÃO BGD (BASIC GEOTECHNICAL DESCRIPTION OF ROCK MASSES) CLASSIFICAÇÃO BGD (BASIC GEOTECHNICAL DESCRIPTION OF ROCK MASSES) 1. Espessura das camadas Cada zona deve ser caracterizada pelo NOME da ROCHA seguido dos simbolos correspondentes aos vários parâmetros

Leia mais

ESTACAS HELICOIDAIS. (21)

ESTACAS HELICOIDAIS. (21) ESTACAS HELICOIDAIS A P R E S E N T A Ç Ã O T É C N I C A (21) 99798-2790 www.geotechnical.com.br contato@geotechnical.com.br GEOTECHNICAL A utilização de estacas helicoidais data de 1838, Alexander Mitchell

Leia mais

Controle de Obras Mecânica dos solos

Controle de Obras Mecânica dos solos Controle de Obras Mecânica dos solos Resistência ao cisalhamento dos solos 1 Como foi já foi visto... A ruptura dos solos ocorre por cisalhamento, raramente os solos rompem por tração. A resistência ao

Leia mais

3. Experimentos de laboratório em halita

3. Experimentos de laboratório em halita 3. Experimentos de laboratório em halita Os dados experimentais para a realização deste projeto foram fornecidos pela empresa Baker Hughes (Hoffman, 2012). As propriedades mecânicas da halita são obtidas

Leia mais

3. Metodologia utilizada na modelagem numérica dos conglomerados

3. Metodologia utilizada na modelagem numérica dos conglomerados 52 3. Metodologia utilizada na modelagem numérica dos conglomerados Neste capítulo apresenta-se a metodologia utilizada para a determinação das propriedades mecânicas dos conglomerados, utilizando a interpretação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA GERAL DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO CURSOS QUE ATENDE DEPARTAMENTO ENGENHARIA CIVIL

Leia mais

Atividades Especiais. Atividades de Superfície. Atividades de Profundidade

Atividades Especiais. Atividades de Superfície. Atividades de Profundidade Atividades Especiais Atividades de Superfície Atividades de Profundidade Atividades de Superfície Obtenção de materiais para construções em geral Construção de estradas, corte em geral e minas a céu aberto

Leia mais

Mecânica dos Solos TC 035

Mecânica dos Solos TC 035 Mecânica dos Solos TC 035 Curso de Engenharia Civil 6º Semestre Vítor Pereira Faro vpfaro@ufpr.br Agosto 2017 Resistência ao cisalhamento das areias e argilas Solicitações drenadas - Areias 1 Solicitações

Leia mais

1ª ETAPA - ESTUDOS. Estudos de Viabilidade. Hidrológico Quedas (rio) Geológico

1ª ETAPA - ESTUDOS. Estudos de Viabilidade. Hidrológico Quedas (rio) Geológico 1ª ETAPA - ESTUDOS Estudos de Viabilidade Hidrológico Quedas (rio) Geológico Exemplo de Possibilidade de Locação de PCH s Estudo de Quedas Tipologia das Áreas de Barragens Projeto Básico são definidas

Leia mais

Caracterização Geomecânica de Maciços Rochosos: da Teoria à Prática. Prof. André Assis (UnB)

Caracterização Geomecânica de Maciços Rochosos: da Teoria à Prática. Prof. André Assis (UnB) Caracterização Geomecânica de Maciços Rochosos: da Teoria à Prática Prof. André Assis (UnB) Sumário Introdução Engenharia de Rochas na Mineração Caracterização de Maciços Rochosos Alguns Desafios Considerações

Leia mais

3 Modos de Falhas em Taludes de Grande Altura

3 Modos de Falhas em Taludes de Grande Altura 3 Modos de Falhas em Taludes de Grande Altura 3.1. Generalidades Os taludes na mineração a céu aberto que apresentam como principal característica as grandes alturas que podem alcançar, têm provocado uma

Leia mais

4 Estabilidade estática do aterro reforçado

4 Estabilidade estática do aterro reforçado 4 Estabilidade estática do aterro reforçado 4.1. Introdução Neste capítulo apresenta-se a avaliação da estabilidade estática de um aterro de rejeitos de mineração reforçado com geossintéticos. A obra está

Leia mais

Para análise e solução dos problemas mais importantes de engenharia de solos é necessário o conhecimento das características de resistência ao

Para análise e solução dos problemas mais importantes de engenharia de solos é necessário o conhecimento das características de resistência ao Vários materiais sólidos empregados em construção normalmente resistem bem as tensões de compressão, porém têm uma capacidade bastante limitada de suportar tensões de tração e de cisalhamento. Geralmente

Leia mais

Mecânica dos Solos TC 035

Mecânica dos Solos TC 035 Mecânica dos Solos TC 035 Curso de Engenharia Civil 6º Semestre Vítor Pereira Faro vpfaro@ufpr.br Setembro 2015 Tensões no solo Em qualquer ponto da massa do solo existem três planos ortogonais onde as

Leia mais

Peso especifico aparente é a razão entre o peso da amostra e o seu volume:

Peso especifico aparente é a razão entre o peso da amostra e o seu volume: Peso especifico aparente é a razão entre o peso da amostra e o seu volume: Porosidade - é a razão entre o volume de vazios e o volume total de uma amostra da rocha: Absorção de água ou índice de absorção

Leia mais

Caderno de Estruturas em Alvenaria e Concreto Simples

Caderno de Estruturas em Alvenaria e Concreto Simples Caderno de Estruturas em Alvenaria e Concreto Simples CONTEÚDO CAPÍTULO 1 - RESISTÊNCIA DO MATERIAL 1.1. Introdução 1.2. Definição: função e importância das argamassas 1.3. Classificação das alvenarias

Leia mais

Profa. Dra. Lizandra Nogami

Profa. Dra. Lizandra Nogami Universidade de Cuiabá Campus Barão Curso de Engenharia Civil Profa. Dra. Lizandra Nogami Agradecimentos: Prof. Dr. Jefferson Lins Profa. Msc. Rafaela Faciola Teoria do Livro: PINTO, Carlos de Sousa. Curso

Leia mais

7 Ensaios de laboratório

7 Ensaios de laboratório 17 7 Ensaios de laboratório Neste capítulo serão apresentados os resultados dos ensaios de laboratório realizados. Estes ensaios visam a caracterização e a obtenção de parâmetros de resistência e deformabilidade

Leia mais

MECÂNICA DOS SOLOS I (TEC00259) O sistema água-argilomineral Propriedades dos Solos. Prof. Manoel Isidro de Miranda Neto Eng.

MECÂNICA DOS SOLOS I (TEC00259) O sistema água-argilomineral Propriedades dos Solos. Prof. Manoel Isidro de Miranda Neto Eng. MECÂNICA DOS SOLOS I (TEC00259) O sistema água-argilomineral Propriedades dos Solos Prof. Manoel Isidro de Miranda Neto Eng.Civil, DSc AFINIDADE ÁGUA-ARGILOMINERAL UFF-CTC-TCE-TEC-Setor de Geotecnia CAULINITA

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO FÍSICA DOS MATERIAIS CONSTITUINTES PARA PRODUÇÃO DE CONCRETO DE ALTA RESISTÊNCIA (CAR)

CARACTERIZAÇÃO FÍSICA DOS MATERIAIS CONSTITUINTES PARA PRODUÇÃO DE CONCRETO DE ALTA RESISTÊNCIA (CAR) CARACTERIZAÇÃO FÍSICA DOS MATERIAIS CONSTITUINTES PARA PRODUÇÃO DE CONCRETO DE ALTA RESISTÊNCIA (CAR) INTRODUÇÃO Laerte Melo Barros 1, Carlos Benedito Santana da Silva Soares 2, Andre Lopes Pascoal 3 No

Leia mais

5.6. Ensaios de caracterização do enrocamento como meio granular

5.6. Ensaios de caracterização do enrocamento como meio granular 116 A amostra para o desgaste micro Deval constitui-se de partículas na fração granulométrica entre 10mm e 14mm. Nos ensaios, utilizou-se 70% das partículas passantes na peneira de abertura 12,5mm. As

Leia mais

Disciplina: Mecânica dos Solos e Fundações

Disciplina: Mecânica dos Solos e Fundações Disciplina: Mecânica dos Solos e Fundações Classificação dos Solos - continuação Profº Caio Rubens Tipos de classificação usuais: Classificação Unificada: Considera o tamanho dos grãos e os índices de

Leia mais

8 Investigação Experimental: Resistência à Compressão e Tração

8 Investigação Experimental: Resistência à Compressão e Tração 8 Investigação Experimental: Resistência à Compressão e Tração Ensaios em solos para a obtenção da resistência não-saturada consomem tempo e não fazem parte do dia-a-dia da maioria dos laboratórios de

Leia mais

30/04/2012. Controle de Obras Mecânica dos solos. Resistência ao cisalhamento das areias e argilas. Prof. Ilço Ribeiro Jr. Solicitações Drenadas

30/04/2012. Controle de Obras Mecânica dos solos. Resistência ao cisalhamento das areias e argilas. Prof. Ilço Ribeiro Jr. Solicitações Drenadas Controle de Obras Mecânica dos solos Resistência ao cisalhamento das areias e argilas 1 Solicitações Drenadas Areias 2 1 O objetivo do ensaio de laboratório é estudar o comportamento do solo em condições

Leia mais

5 - PROPRIEDADES RESISTENTES DOS SOLOS. τ - resistência ao corte c - coesão σ - tensão normal total φ - ângulo de atrito interno

5 - PROPRIEDADES RESISTENTES DOS SOLOS. τ - resistência ao corte c - coesão σ - tensão normal total φ - ângulo de atrito interno 5 - PROPRIEDADES RESISTENTES DOS SOLOS Lei de Coulomb τ = c + σ tg φ τ - resistência ao corte c - coesão σ - tensão normal total φ - ângulo de atrito interno Representação gráfica τ τ τ τ = c + σ tg φ

Leia mais

Estados de Tensão e Critérios de ruptura

Estados de Tensão e Critérios de ruptura Estados de Tensão e Critérios de ruptura GEOTECNIA II SLIDES 09 / AULAS 17 e 18 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com Tópicos abordados Coeficiente de empuxo em repouso Tensões

Leia mais

AULA 13: ESTADO DE TENSÕES E CRITÉRIOS DE RUPTURA. Prof. Augusto Montor Mecânica dos Solos

AULA 13: ESTADO DE TENSÕES E CRITÉRIOS DE RUPTURA. Prof. Augusto Montor Mecânica dos Solos AULA 13: ESTADO DE TENSÕES E CRITÉRIOS DE RUPTURA Prof. Augusto Montor Mecânica dos Solos 9 INTRODUÇÃO Os solos, como vários outros materiais, resistem bem a compressão, mas tem resistência limitada aos

Leia mais

LABORATÓRIO de MECÂNICA dos SOLOS Permeabilidade do Solo SUMÁRIO

LABORATÓRIO de MECÂNICA dos SOLOS Permeabilidade do Solo SUMÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR SETOR DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CURSO DE ENGENHARIA CIVIL LABORATÓRIO de MECÂNICA dos SOLOS Permeabilidade do Solo SUMÁRIO 1. Introdução 2. Conceito

Leia mais

Notas de aula prática de Mecânica dos Solos II (parte 10)

Notas de aula prática de Mecânica dos Solos II (parte 10) 1 Notas de aula prática de Mecânica dos Solos II (parte 10) Helio Marcos Fernandes Viana Conteúdo da aula prática Exercício relacionado à análise, com base na envoltória de resistência de Mohr- Coulomb

Leia mais

Geologia de Túneis UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. GAEC - Geologia Aplicada à Engenharia Civil

Geologia de Túneis UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. GAEC - Geologia Aplicada à Engenharia Civil UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GAEC - Geologia Aplicada à Engenharia Civil Prof.: Flavio A. Crispim SINOP - MT 2013 Introdução Tipos Fonte: http://www.uma.pt/sprada/ 2

Leia mais

Critérios de ruptura e Ensaios de Resistência ao Cisalhamento

Critérios de ruptura e Ensaios de Resistência ao Cisalhamento Critérios de ruptura e Ensaios de Resistência ao Cisalhamento GEOTECNIA II SLIDES 12 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com Resistência dos solos A resistência ao cisalhamento

Leia mais

5. Resultado dos ensaios experimentais

5. Resultado dos ensaios experimentais 5. Resultado dos ensaios experimentais Os resultados serão apresentados seguindo a ordem utilizada para a descrição dos ensaios no capitulo anterior. 5.1. Resultados dos ensaios uniaxiais No total foram

Leia mais

MECÂNICA DE SOLOS. Exemplos de obras geotécnicas. Engenharia Civil. Engenharia Civil. Engenharia Civil. Engenharia Civil UTFPR - CURITIBA

MECÂNICA DE SOLOS. Exemplos de obras geotécnicas. Engenharia Civil. Engenharia Civil. Engenharia Civil. Engenharia Civil UTFPR - CURITIBA MECÂNICA DE Área da engenharia que estuda os fundamentos do comportamento mecânico dos solos (deformabilidade, resistência ao cisalhamento,...), fazendo uso da aplicação das leis da Mecânica e da Hidráulica.?

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA I

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA I UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA I Aula 08 Augusto Romanini Sinop - MT 2017/2 AULAS Aula 00 Apresentação

Leia mais

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DOS SOLOS E INTERAÇÃO COM ÁGUAS SUBTERRÂNEAS

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DOS SOLOS E INTERAÇÃO COM ÁGUAS SUBTERRÂNEAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DOS SOLOS E INTERAÇÃO COM ÁGUAS SUBTERRÂNEAS 2 Vagner R. Elis Produção e destinos de resíduos urbanos: problemas de contaminação ambiental 2.1 Introdução 2.2 Propriedades físicas

Leia mais

Projeto 1: Desenvolvimento de Estratégias de Alocação de Zonas de Produção em Campos de Óleo por Modelagem Matemática

Projeto 1: Desenvolvimento de Estratégias de Alocação de Zonas de Produção em Campos de Óleo por Modelagem Matemática UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Laboratório de Modelagem em Engenharia do Petróleo Projeto 1: Desenvolvimento de Estratégias de Alocação de Zonas de Produção em Campos de Óleo por Modelagem Matemática

Leia mais

Estabilidade de rochas superfície de deslizamento plana

Estabilidade de rochas superfície de deslizamento plana Manual de engenharia No. 29 Atualização: 01/2019 Estabilidade de rochas superfície de deslizamento plana Programa: Estabilidade de Rochas Arquivo: Demo_manual_29.gsk Este manual de engenharia descreve

Leia mais

5. Apresentação e discussão dos resultados

5. Apresentação e discussão dos resultados 78 5. Apresentação e discussão dos resultados 5.1. Caracterização geotécnica do conglomerado Segundo a classificação da JGS (Osada et al., 2005), a resistência dos maciços rochosos brandos rudíticos (por

Leia mais

Departamento de Engenharia Civil. Geologia de Engenharia. Teste de Avaliação 07/11/2007 Duração: 2 horas. Nome

Departamento de Engenharia Civil. Geologia de Engenharia. Teste de Avaliação 07/11/2007 Duração: 2 horas. Nome Departamento de Engenharia Civil Geologia de Engenharia Teste de Avaliação 07/11/2007 Duração: 2 horas Nome Esta prova é sem consulta e tem 5 folhas (10 páginas). Na realização da prova deve ter em atenção

Leia mais

Universidade Federal de Alagoas Campus do Sertão Eixo de Tecnologia. Ciência e Tecnologia dos Materiais. Aula 12 Agregados

Universidade Federal de Alagoas Campus do Sertão Eixo de Tecnologia. Ciência e Tecnologia dos Materiais. Aula 12 Agregados Universidade Federal de Alagoas Campus do Sertão Eixo de Tecnologia Ciência e Tecnologia dos Materiais Aula 12 Agregados Prof. Alexandre Nascimento de Lima Delmiro Gouveia, novembro de 2017. Introdução

Leia mais

EC7 Importância da Caracterização Geotécnica

EC7 Importância da Caracterização Geotécnica Mestrado em Estruturas (IST) - 2003/2004 Fundações de Estruturas EC7 Importância da Caracterização Geotécnica Jaime A. Santos Eurocódigos estruturais: (Normas relativas ao projecto estrutural e geotécnico

Leia mais

Solicitações Não Drenadas

Solicitações Não Drenadas Controle de Obras Mecânica dos solos Resistência ao cisalhamento das areias e argilas 1 Solicitações Não Drenadas 2 1 Solicitações não drenadas Quando um carregamento é aplicado em uma massa de solo saturada,

Leia mais

Capítulo 4 Propriedades Mecânicas dos Materiais

Capítulo 4 Propriedades Mecânicas dos Materiais Capítulo 4 Propriedades Mecânicas dos Materiais Resistência dos Materiais I SLIDES 04 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com Propriedades Mecânicas dos Materiais 2 3 Propriedades

Leia mais

O tubo extrator do equipamento compõe-se de um material rígido (tubo de PVC-PBA rígido marrom) com diâmetro interno de 20,5cm, diâmetro externo de

O tubo extrator do equipamento compõe-se de um material rígido (tubo de PVC-PBA rígido marrom) com diâmetro interno de 20,5cm, diâmetro externo de 109 O tubo extrator do equipamento compõe-se de um material rígido (tubo de PVC-PBA rígido marrom) com diâmetro interno de 20,5cm, diâmetro externo de 25,0cm e altura de 100,0cm. É possível, ainda, adaptar

Leia mais

Capítulo 3 - COMPRESSIBILIDADE E ADENSAMENTO DOS SOLOS

Capítulo 3 - COMPRESSIBILIDADE E ADENSAMENTO DOS SOLOS Capítulo 3-3.1 - Introdução Compressibilidade é uma característica de todos os materiais de quando submetidos a forças externas (carregamentos) se deformarem. O que difere o solo dos outros materiais é

Leia mais

Introdução ao Ciclo hidrológico

Introdução ao Ciclo hidrológico Introdução ao Ciclo hidrológico Água Uma realidade com várias dimensões Ciclo hidrológico Movimento permanente Sol evaporação + Gravidade precipitação escoamento superficial escoamento subterrâneo O conceito

Leia mais

τ τ τ 5 - PROPRIEDADES RESISTENTES DOS SOLOS Lei de Coulomb τ - resistência ao corte c - coesão σ - tensão normal total φ - ângulo de atrito interno

τ τ τ 5 - PROPRIEDADES RESISTENTES DOS SOLOS Lei de Coulomb τ - resistência ao corte c - coesão σ - tensão normal total φ - ângulo de atrito interno 5 - PROPRIEDADES RESISTENTES DOS SOLOS Lei de Coulomb τ = c + σ tg φ Representação gráfica τ - resistência ao corte c - coesão σ - tensão normal total φ - ângulo de atrito interno τ τ τ τ = c + σ tg φ

Leia mais

UNIDADE I - SOLOS, ORIGEM, FORMAÇÃO E MINERAIS CONSTITUINTES

UNIDADE I - SOLOS, ORIGEM, FORMAÇÃO E MINERAIS CONSTITUINTES UNIDADE I - SOLOS, ORIGEM, FORMAÇÃO E MINERAIS CONSTITUINTES 1.1 - Origem e formação dos solos O solo é um típico material composto por uma combinação de partículas sólidas, líquidas e gasosas, representadas

Leia mais

Laboratório de Mecânica dos Solos. Primeiro Semestre de 2017

Laboratório de Mecânica dos Solos. Primeiro Semestre de 2017 Laboratório de Mecânica dos Solos Primeiro Semestre de 2017 Aula 8 Permeabilidade 1. A água no solo Problemas práticos envolvendo percolação: Barragens: Vazões infiltradas, piping, dimensionamento de filtros

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA EM GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA DISCIPLINA: GEOLOGIA ESTRUTURAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA EM GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA DISCIPLINA: GEOLOGIA ESTRUTURAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA EM GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA DISCIPLINA: GEOLOGIA ESTRUTURAL Tiago Miranda tiagogeoufpe@gmail.com tiagomiranda.org Sumário Esforço (Stress)

Leia mais

PROPRIEDADES MECÂNICAS E CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS/ 3. mensurar os deslocamentos recuperáveis nos pavimentos, denominados de

PROPRIEDADES MECÂNICAS E CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS/ 3. mensurar os deslocamentos recuperáveis nos pavimentos, denominados de TT 402 TRANSPORTES B PAVIMENTAÇÃO PROPRIEDADES MECÂNICAS E CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS Eng. Mário Henrique Furtado Andrade PRPPRIEDADES MECÂNICAS E ESCOPO. Estudos de Resiliência 2. Estudos de Solos Tropicais.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA EM GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA DISCIPLINA: GEOLOGIA ESTRUTURAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA EM GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA DISCIPLINA: GEOLOGIA ESTRUTURAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA EM GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA DISCIPLINA: GEOLOGIA ESTRUTURAL Tiago Miranda tiagogeoufpe@gmail.com tiagomiranda.org Sumário Esforço (Stress)

Leia mais

METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DE ESTABILIDADE DE ESCAVAÇÕES EM MEIOS DESCONTÍNUOS, A PARTIR DE TESTEMUNHOS DE SONDAGEM SEMI-ORIENTADOS

METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DE ESTABILIDADE DE ESCAVAÇÕES EM MEIOS DESCONTÍNUOS, A PARTIR DE TESTEMUNHOS DE SONDAGEM SEMI-ORIENTADOS METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DE ESTABILIDADE DE ESCAVAÇÕES EM MEIOS DESCONTÍNUOS, A PARTIR DE TESTEMUNHOS DE SONDAGEM SEMI-ORIENTADOS Lucas Torrent Figueiredo escavações subterrâneas: métodos numéricos (maciços

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS MONTEIRO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES (INTEGRADO)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS MONTEIRO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES (INTEGRADO) INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS MONTEIRO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES (INTEGRADO) DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR COMPONENTE CURRICULAR: MECÂNICA DOS SOLOS CURSO: Técnico

Leia mais

10 Conclusões e Sugestões para Futuros Trabalhos

10 Conclusões e Sugestões para Futuros Trabalhos 10 Conclusões e Sugestões para Futuros Trabalhos O trabalho de tese consistiu na investigação mecânica e hidráulica de um perfil de alteração originário de uma rocha granito-gnaisse, de composição quartzo-feldspática.

Leia mais

Talude rochoso estabilidade de uma cunha de rocha

Talude rochoso estabilidade de uma cunha de rocha Manual de engenharia No. 28 Atualização: 04/2016 Talude rochoso estabilidade de uma cunha de rocha Programa: Estabilidade de Rochas Arquivo: Demo_manual_28.gsk O objetivo deste manual de engenharia é explicar

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Índices Físico. Disciplina: Geotecnia 1. Prof a. : Melina Freitas Rocha. Geotecnia I

Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Índices Físico. Disciplina: Geotecnia 1. Prof a. : Melina Freitas Rocha. Geotecnia I Pontifícia Universidade Católica de Goiás Índices Físico Disciplina: Geotecnia 1 Prof a. : Melina Freitas Rocha O ESTADO DO SOLOS Índices físicos entre as três fases: os solos são constituídos de três

Leia mais

Compactação dos Solos

Compactação dos Solos Capítulo 4 Compactação dos Solos Geotecnia I SLIDES 05 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com Introdução Solo como material de construção ou de fundação 2 Introdução O que é

Leia mais

Universidade Privada de Angola Faculdade de Engenharia Departamento de Construção Civil

Universidade Privada de Angola Faculdade de Engenharia Departamento de Construção Civil Universidade Privada de Angola Faculdade de Engenharia Departamento de Construção Civil Curso de Construção Civil Disciplina: Geologia de Engenharia Ano: 3ro Professor: Dr. Silva Pereira Ginga (PhD) Ano

Leia mais

Ensaios geofísicos. Introdução à Geotecnia

Ensaios geofísicos. Introdução à Geotecnia Ensaios geofísicos Introdução à Geotecnia Métodos geofísicos Métodos Campos de força Propriedades físicas Campos principais de aplicação Gravimétricos Magnéticos Elétricos Sísmicos Campo gravitacional

Leia mais

MECÂNICA DOS SOLOS E DAS ROCHAS Aula 01

MECÂNICA DOS SOLOS E DAS ROCHAS Aula 01 CAMPUS BRASÍLIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL MECÂNICA DOS SOLOS E DAS ROCHAS Aula 01 REDE DE FLUXO 1 Conteúdo da Aula Apresentação da Disciplina (ementa, programa, regras...) Fluxo unidimensional (revisão)

Leia mais

SELECÇÃO DO MÉTODO DE FURAÇÃO

SELECÇÃO DO MÉTODO DE FURAÇÃO SELECÇÃO DO MÉTODO DE FURAÇÃO Principal premissa: a furação é um método para colher amostra Permite atingir o maciço em profundidade Necessário definir os objectivos Implica produção de detritos ou de

Leia mais

Materiais e Processos Construtivos. Propriedades. Frank Cabral de Freitas Amaral 1º º Ten.-Eng.º. Instrutor

Materiais e Processos Construtivos. Propriedades. Frank Cabral de Freitas Amaral 1º º Ten.-Eng.º. Instrutor Propriedades rank Cabral de reitas Amaral 1º º Ten.-Eng.º Instrutor Março/2005 Programação SEMANA DATA TÓPICOS 1 2 3 4 5 6 7 8 06/mar 09/mar 13/mar 16/mar 20/mar 23/mar 27/mar 30/mar 3/abr 6/abr 10/abr

Leia mais

AULA 10: A ÁGUA NO SOLO - PERCOLAÇÃO. Prof. Augusto Montor Mecânica dos Solos

AULA 10: A ÁGUA NO SOLO - PERCOLAÇÃO. Prof. Augusto Montor Mecânica dos Solos AULA 10: A ÁGUA NO SOLO - PERCOLAÇÃO Prof. Augusto Montor Mecânica dos Solos 6.1 A ÁGUA NO SOLO A água, presente nos vazios do solo, quando submetida a diferenças de potenciais, desloca-se no seu interior.

Leia mais

EMPUXOS DE TERRA E ESTEDO DE TENCOES EM MACISSOS TERROSOS

EMPUXOS DE TERRA E ESTEDO DE TENCOES EM MACISSOS TERROSOS EMPUXOS DE TERRA E ESTEDO DE TENCOES EM MACISSOS TERROSOS Algumas vezes, na engenharia civil, não dispomos de espaço suficiente para fazer uma transição gradual das elevações do terreno onde queremos implantar

Leia mais

2 Critérios de Resistência

2 Critérios de Resistência 2 Critérios de Resistência O critério de resistência de solos sempre foi um foco de interesse na engenharia geotécnica, porque ele é responsável pela determinação do fator de segurança ao colapso. Como

Leia mais

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL HIDROLOGIA APLICADA

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL HIDROLOGIA APLICADA PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL HIDROLOGIA APLICADA Água no solo Prof: Felipe Corrêa Condutividade Hidráulica em meio saturado APLICAÇÃO

Leia mais

R.T. Eng. Geotécnico Prof. Edgar Pereira Filho. de determinar as características geométricas e submetê-las a uma força de impacto.

R.T. Eng. Geotécnico Prof. Edgar Pereira Filho. de determinar as características geométricas e submetê-las a uma força de impacto. ENSAIOS DE CARREGAMENTO DINÂMICO RESUMO Neste breve artigo apresentaremos um dos métodos que avalia fundações profundas, em especial estacas, tanto do ponto de vista da integridade do elemento estrutural

Leia mais

8a. Palestra Milton Vargas da ABMS (2012) Escavação em Maciços Rochosos: Caracterização, Modelagem e Comportamento (Casos Históricos)

8a. Palestra Milton Vargas da ABMS (2012) Escavação em Maciços Rochosos: Caracterização, Modelagem e Comportamento (Casos Históricos) 8a. Palestra Milton Vargas da ABMS (2012) Escavação em Maciços Rochosos: Caracterização, Modelagem e Comportamento (Casos Históricos) Prof. André Assis, PhD (UnB / ABMS / ITACET) Milton Vargas Graduado

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA I

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA I UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA I Aula 12 Exploração do Subsolo Augusto Romanini Sinop - MT 2017/1 AULAS

Leia mais

Geotécnica Ambiental. Aula 1 : Introdução a Geotecnia

Geotécnica Ambiental. Aula 1 : Introdução a Geotecnia Geotécnica Ambiental Aula 1 : Introdução a Geotecnia Geotecnia - Terça-feira Mês Dia Aula Assunto fevereiro 3 Aula 1 Introdução a geotecnia/ Revisão sobre solos 10 Aula 2 Revisão sobre solos 17 NÃO HAVERÁ

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO PRODUÇÃO DE CONCRETO ETAPAS ONDE SÃO UTILIZADOS PORQUÊ ENFATIZAMOS ESTE TEMA? RESPONSABILIDADES: SEGURANÇA DURABILIDADE QUALIDADE CUSTO PRODUÇÃO BÁSICA DO CONCRETO CIMENTO AREIA BRITA ÁGUA NOVOS MATERIAIS

Leia mais

2 Fundamentos para a avaliação de integridade de dutos com perdas de espessura e reparados com materiais compósitos

2 Fundamentos para a avaliação de integridade de dutos com perdas de espessura e reparados com materiais compósitos 2 Fundamentos para a avaliação de integridade de dutos com perdas de espessura e reparados com materiais compósitos Este capítulo apresenta um resumo dos fundamentos básicos de avaliação de dutos com e

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2014 Análise da Resistência à Compressão Simples e Diametral de Misturas com Areia, Metacaulim e Cal Aluno: Ricardo José Wink de

Leia mais

Materiais de Construção II

Materiais de Construção II Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil Materiais de Construção II Propriedades Mecânicas do Concreto em seu estado ENDURECIDO Professora: Mayara Moraes Propriedades no estado endurecido

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II. 2. Características tecnológicas: forma; massa específica; absorção; umidade superficial; massa unitária.

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II. 2. Características tecnológicas: forma; massa específica; absorção; umidade superficial; massa unitária. MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II AGREGADOS 2. Características tecnológicas: forma; massa específica; absorção; umidade superficial; massa unitária. Especificações e ensaios. Características dos Agregados O conhecimento

Leia mais

RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO EXERCÍCIOS PROPOSTOS QUESTÕES TEÓRICAS

RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO EXERCÍCIOS PROPOSTOS QUESTÕES TEÓRICAS RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO EXERCÍCIOS PROPOSTOS QUESTÕES TEÓRICAS 1) O que é envoltória de ruptura? 2) Quais os mecanismos que interferem na resistência ao cisalhamento dos solos? 3) Qual critério de

Leia mais

AGG 209 INTRODUÇÃO À PETROFÍSICA AULA 1

AGG 209 INTRODUÇÃO À PETROFÍSICA AULA 1 AGG 209 INTRODUÇÃO À PETROFÍSICA AULA 1 O QUE É PETROFÍSICA? O termo petrofísica foi introduzido por Archie (1950) para descrever o estudo das propriedades físicas das rochas que dizem respeito à distribuição

Leia mais

MT DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM

MT DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM Instrução de Ensaio Página 1 de 12 RESUMO Este documento, que é uma norma técnica, apresenta o procedimento para a determinação da resistência à compressão não confinada de amostras de solos coesivos,

Leia mais

Variáveis Consideradas no Programa Experimental

Variáveis Consideradas no Programa Experimental pêndice I Programa Experimental Variáveis Consideradas no Programa Experimental Tipo de Ensaio Dimensões do Corpo de Prova (mm) Tipo de Solo D R ou GC Tipo de Geogrelha ngulo q s c (kpa) mostras N o. de

Leia mais