COMPONENTES BÁSICOS DE REDES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COMPONENTES BÁSICOS DE REDES"

Transcrição

1 COMPONENTES BÁSICOS DE REDES Prof. Me. Hélio Esperidião

2 USUÁRIO Usuário em uma rede corresponde a toda pessoa que utiliza um MP(módulos processadores - MPs) e que procura acessar recursos e informações compartilhadas por meio de uma rede.

3 CLIENTE DE REDE Um cliente em uma rede, corresponde a todo computador que busca a utilização de recursos compartilhados ou o acesso a informações que encontram-se em pontos centralizados desta rede.

4 ESTAÇÃO DE TRABALHO Estação de trabalho (do inglês Workstation) era o nome genérico Situado entre computador pessoal e o computador de grande porte Algumas destas máquinas eram desenvolvidas para aplicações com requisitos gráficos acima da média, podendo então ser referidas como Estação gráfica ou Estação gráfica de trabalho (Graphical workstation). O termo estação de trabalho como referencia a um cliente de rede é incorreto.

5 TERMINAIS O terminal é uma maquina sem muitos recursos destinada apenas a receber e enviar informações que são processada em um servidor com grande capacidade de processamento. No início da década de 80, redes com um servidor poderoso e terminais sem poder de processamento, que ligados ao servidor, apenas mostravam imagens na tela e enviavam os comandos digitados pelo usuário. Com o passar do tempo, este modelo foi tornando-se cada vez mais antiquado. Hoje em dia, a solução mais comum é uma rede composta por vários PCs completos e um servidor que centraliza apenas arquivos, conexão com a Internet, etc.

6 TERMINAIS

7 ADMINISTRADOR O administrador de uma rede corresponde a pessoa que cuida do gerenciamento e administração dos servidores e dos recursos compartilhados. Ele também é responsável por toda a segurança de acesso na rede.

8 MÍDIA A mídia ou meio de comunicação corresponde à forma física de conexão entre os computadores de um a rede. Basicamente corresponde a dois tipos: Cabeamento ou também denominada conexão com fio ex: fibra óptica. Wireless ou também denominada conexão sem fio.

9 SERVIDOR(MÁQUINA) Servidor em uma rede corresponde a um computador que centraliza o oferecimento de recursos ou informações compartilhadas e que atende as requisições dos computadores clientes desta. Usuário em uma rede corresponde a toda pessoa que utiliza um computador cliente e que procura acessar recursos e informações compartilhadas

10 SERVIDORES DEDICADOS. Computador exclusivo para oferecer um ou um conjunto de serviços específicos. Não são necessariamente super computadores

11 HARDWARE DE UM SERVIDOR DEDICADO Nada impede um computador comum de ser um servidor. Existe um hardware especifico destinado exclusivamente a máquinas que funcionam como servidores dedicados. Este hardware é construído visando a otimização de recursos utilizados por servidores.

12 PROCESSADORES PARA SERVIDORES Intel Xeon AMD Opteron

13 MEMÓRIAS PARA SERVIDORES Por melhor que seja a qualidade, todos os tipos de memória são passíveis de erros, que podem ser causados por inúmeros fatores, desde variações na tensão na tomada, estática, diversos tipos de interferências eletromagnéticas, etc. O problema é quando estes erros ocorrem em servidores.

14 O QUE ESTES ERROS PROVOCAM? Eles podem causar os mais diversos efeitos colaterais, como travamentos de programas, pequenos danos em arquivos salvos e assim por diante. Num desktop eles não costumam ser catastróficos, mas podem causar efeitos sérios em sistemas que manipulam informações sensíveis, como no caso de bancos, por exemplo, onde um soft-error(pequeno erro) poderia mudar o saldo da sua conta bancária.

15 ERROR CORRECTION CHECK Para aumentar o grau de confiabilidade dos sistemas, foram criados métodos de diagnóstico e correção de erros. Alguns métodos foram criados a fim de aumentar a confiabilidade das memórias. São as chamadas memórias registradas, ou memórias ECC (Error Correction Check). Com este método é possível identificar se o valor presente numa determinada área de memória foi escrito desta maneira ou foi alterado por alguma interferência ou erro.

16 MEMÓRIA COMUM

17 MEMÓRIA ECC ECC

18 HDS PARA SERVIDORES Fabricantes como Western Digital, Seagate e Hitachi, já comercializam HDs específicos para uma determinada aplicação. Para criar um linha específica de HD, os fabricantes investem pesado em pesquisa & desenvolvimento, criando componentes diferentes para cada aplicação.

19 HDS PARA SERVIDORES Muitas vezes não conseguimos identificar visualmente a diferença entre estes modelos, pois esta diferença esta no firmware e/ou em pequenos componentes que integram o HD. Nos HDs para Desktop, os fabricantes levam em consideração o custo final do produto e para isto consideram que o Desktop (computador de uso pessoal) terá um regime de trabalho diário de aproximadamente 8 horas.

20 HDS PARA SERVIDORES Já nos HDs para Servidor, os fabricantes assumem que o produto terá o regime de trabalho 24 7, que pode ser acessado por diversos clientes ao mesmo tempo. Por isto criam componentes mais resistentes e que atendam a necessidade de um servidor. Um outro fator muito importante nos HDs para Servidor, é que eles são desenvolvidos para serem utilizados com a aplicação da tecnologia RAID, que permite a criação de um volume de dados a partir de um conjunto de discos.

21 PLACA MÃE PARA SERVIDOR São placas diferentes das placas utilizadas por pcs comuns. Dão suporte a processadores, memórias e hds utilizados para servidores.

22

23 EVGA W555 DUAL-XEON MOTHERBOARD DUAL-PROCESSOR LGA1366

24 SOFTWARE DE REDE Todo e qualquer programa que tenha qualquer funcionalidade relacionada a redes de computadores. São inclusas funcionalidades de envio, São inclusas funcionalidades de envio, recebimento, controle ou administração de dados enviados pela rede.

25 SISTEMAS OPERACIONAIS DE REDE Basicamente, um sistema operacional de rede é um conjunto de módulos que ampliam as funcionalidades dos sistemas operacionais locais(que não oferecem suporte a rede). Unix Linux Windows O funcionamento de um computador em rede depende da instalação de software e hardware que complementam um S.O Local

26 SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIDORES São aqueles sistemas operacionais construídos para oferecer recursos de compartilhamento e administração de redes de computadores.

27 SISTEMAS OPERACIONAIS DISTRIBUÍDOS O que caracteriza um sistema distribuído também conhecido como cluster é a existência de um relacionamento mais forte entre os seus componentes (processadores). Geralmente (não necessariamente) os sistemas operacionais são os mesmos, funcionando em várias máquinas como um único sistema centralizado

28 POR QUE SISTEMAS OPERACIONAIS DISTRIBUÍDOS? A redundância é uma grande vantagem, pois quando há problema com um dos componentes, um outro assume a tarefa em questão.

29 MODEM Modem é junção das palavras: modulador e demodulador. É um dispositivo eletrônico que modula um sinal digital em uma onda analógica, pronta a ser transmitida pela linha telefônica, e que demodula o sinal analógico e o reconverte para o formato digital original.

30 MODEM O processo de conversão de sinais binários para analógicos é chamado de modulação/conversão digital-analógico. Quando o sinal é recebido, um outro modem Quando o sinal é recebido, um outro modem reverte o processo (chamado demodulação).

31 CABLE MODEM Cable modem é o aparelho que converte os dados que chegam da Internet para o seu computador. Batizando o serviço de acesso em alta velocidade por meio de cabo, oferecidas pelas TVs por assinatura. Para quem tem TV por assinatura, o funcionamento é bastante similar: uma extensão do cabo coaxial, que recebe os sinais da televisão, é conectada ao cable modem.

32 PLACAS DE REDE A placa de rede (chamada Network Interface Card em inglês e notada NIC) constitui o interface entre o computador e o cabo da rede. A função de uma placa de rede é preparar, enviar A função de uma placa de rede é preparar, enviar e controlar os dados que são enviados ou recebidos da rede.

33 PLACA DE REDE A placa de rede possui geralmente dois sinais luminosos (LEDs): O LED verde corresponde à alimentação da placa; O LED cor de laranja (10 Mb/s) ou vermelho (100 Mb/s) indica envio ou recepção de dados.

34 PLACAS DE REDE

35 ENDEREÇO FÍSICO Cada placa adaptadora de rede vem com um endereço,já designado no fabricante, que unicamente identifica esta placa dentro da rede. Este endereço é formado internamente como um número de 48 bits e visualizado externamente como um conjunto de 12 caracteres hexadecimais. Este endereço é fornecido pelo fabricante com base em faixas de endereços obtidas do IEEE, que é um órgão internacional para a definição de padrões para componentes eletro -eletrônicos.

36 ENDEREÇO FÍSICO O endereço físico também é denominado endereço MAC e é exclusivo de cada placa adaptadora de rede. Dentro de uma rede não pode haver conflitos de Dentro de uma rede não pode haver conflitos de endereços MAC, ou seja, não pode haver repetição deste endereço em mais de uma placa em toda a rede.

37 ENDEREÇO FÍSICO Apesar de ser pré -definido pelo fabricante, este endereço pode ser modificado através de utilitários que geralmente acompanham a placa. O endereço MAC não pode ser configurado como FF-FFFF-FF-FF, pois este endereço é reservado para operações de Broadcast. Caso não exista nenhum motivo explicito para a troca do endereço MAC, não o faça!!!

38 ENDEREÇO FÍSICO A utilização do endereço MAC pode ser demonstrada no seguinte procedimento: Ao receber um pacote de informação pela mídia, a placa adaptadora de rede examina este pacote. Na área inicial do pacote encontra -se o endereço físico de destino deste pacote. A placa adaptadora verifica se o endereço MAC desta placa corresponde o pacote de dados e o dado é aceito Também são aceitos pacotes destinados ao endereço de Broadcast

39 ENDEREÇO FÍSICO Se não houver correspondência entre o MAC da placa de rede e o MAC do pacote de dados recebido o pacote é ignorado.

40 HUB OU CONCENTRADOR Hubs são dispositivos usados para conectar os equipamentos que compõem uma LAN. Com o Hub as conexões da rede são concentradas (daí um outro nome para Hub que significa Concentrador. O gerenciamento da Rede é facilitado e a solução de problemas também, uma vez que se existir um defeito, este fica isolado no segmento da Rede.

41 HUB 16 PORTA

42 HUBS PASSIVOS Hub passivo é um dispositivo simples adequado a instalações onde a distribuição física das estações não é muito distante. Em distancias muito longas os sinais de comunicação entre o HUB e outros componentes de rede fica cada vez pior, isso é divido a interferências e perdas de sinal que são naturais a distancia. Aconselhado apenas para equipamentos próximos a ele.

43 HUBS PASSIVOS Note que caso você esteja interligando hubs passivos, a distância total entre dois micros da rede, incluindo o trecho entre os hubs, não poderá ser maior que 100 metros, o que é bem pouco no caso de uma rede grande.

44 HUBS ATIVOS Possui repetidores embutidos nas portas onde são conectados os cabos que ligam o concentrador às estações. Esse tipo de concentrador restaura a amplitude, a forma e o sincronismo do sinal quando ele passa por suas duas portas. A distância máxima permitida entre um concentrador ativo e uma estação é o dobro da que é permitida quando um concentrador passivo é utilizado.

45 HUBS INTELIGENTES São hubs que permitem qualquer tipo de monitoramento. Este tipo de monitoramento, que é feito via software capaz de detectar e se preciso desconectar da rede estações com problemas que prejudiquem o tráfego ou mesmo derrube a rede inteira; Detectar pontos de congestionamento na rede, fazendo o possível para normalizar o tráfego; detectar e impedir tentativas de invasão ou acesso não autorizado à rede entre outras funções, que variam de acordo com a fabricante e o modelo do Hub.

46 CASCATEAMENTO OU EMPILHAMENTO - HUBS Existe a possibilidade de conectar dois ou mais hubs entre si. Quase todos os hubs possuem uma porta chamada Up Link que se destina justamente a esta conexão. Basta ligar as portas Up Link de ambos os hubs, usando um cabo de rede normal para que os hubs passem a se enxergar Sendo que existem alguns hubs mais baratos não possuem a porta Up Link.

47 CASCATEAMENTO OU EMPILHAMENTO - HUBS A utilização de um cabo crossover pode conectar dois hubs mesmo sem a porta Up Link. A única diferença neste caso é que ao invés de usar as portas Up Link, usará duas portas comuns.

48 LIGAÇÕES INTERNAS DE UM HUB Este aparelho funciona como um fio inteligente, capaz de conectar vários equipamentos. Note entretanto que a conexão é apenas uma para todos os nós da rede. Por exemplo, se estiver em curso uma transmissão entre equipamentos ligados nas portas 1 e 2, e se um equipamento ligado na porta 5 quiser enviar dados para um equipamento ligado na porta 7, terá que esperar sua vez. As transmissões são feitas em pequenos pacotes de dados, de modo que cada equipamento não precise esperar muito tempo por sua vez.

49 LIGAÇÕES INTERNAS DE UM HUB Por outro lado, como existe apenas um canal interno, compartilhado, cada equipamento ligado ao HUB não poderá transmitir ou receber durante 100% do tempo, e sim durante uma fração.

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES Informática REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem que dois ou mais computadores possam compartilhar

Leia mais

Disciplina: Dispositivos de Rede II. Professor: Jéferson Mendonça de Limas. 4º Semestre. Aula 02 Dispositivos Básicos de Rede

Disciplina: Dispositivos de Rede II. Professor: Jéferson Mendonça de Limas. 4º Semestre. Aula 02 Dispositivos Básicos de Rede Disciplina: Dispositivos de Rede II Professor: Jéferson Mendonça de Limas 4º Semestre Aula 02 Dispositivos Básicos de Rede 2014/2 Roteiro Introdução Adaptadores de Rede Reptidor Hub Bridge Introdução O

Leia mais

Técnico em Radiologia. Prof.: Edson Wanderley

Técnico em Radiologia. Prof.: Edson Wanderley Técnico em Radiologia Prof.: Edson Wanderley Rede de Computadores Modelo Mainframe Terminal Computador de grande porte centralizado; Os recursos do computador central, denominada mainframe são compartilhadas

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP2

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP2 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO Em sala de aula foram distribuídos pontos em exercícios e atividades extraclasse Número de Questões Total da Avaliação 5 Pontos 10 5 Pontos Cada questão tem peso 0,5

Leia mais

Diferenças entre Roteador, Switch, Hub e Modem

Diferenças entre Roteador, Switch, Hub e Modem Diferenças entre Roteador, Switch, Hub e Modem Hubs, switches, roteadores e modems são equipamentos de distribuição e conexão de rede que, apesar de terem funções parecidas, se distinguem um dos outros

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP1

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP1 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO Em sala de aula foram distribuídos pontos em exercícios e atividades extraclasse Número de Questões Total da Avaliação 5 Pontos 10 5 Pontos Cada questão tem peso 0,5

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO HARDWARE DE REDE PROFESSOR CARLOS MUNIZ

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO HARDWARE DE REDE PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA PROFESSOR CARLOS MUNIZ EQUIPAMENTOS PARA REDES Para que uma rede de computadores possa funcionar é necessário que existam, além do cabeamento propriamente dito, dispositivos

Leia mais

Noções sobre Redes de Computadores. Aula 16/06 Secretariado Executivo

Noções sobre Redes de Computadores. Aula 16/06 Secretariado Executivo Noções sobre Redes de Computadores Aula 16/06 Secretariado Executivo Conceito básico de redes Conjunto de computadores interligados compartilhando, softwares, arquivos e periféricos Objetivos Compartilhamento

Leia mais

CST em Redes de Computadores

CST em Redes de Computadores CST em Redes de Computadores Dispositivos de Rede II Aula 02 Unidade II Dispositivos Básicos de Rede Prof: Jéferson Mendonça de Limas Introdução Redes LAN Dois ou mais dispositivos interligados por um

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CONCEITO DE REDE DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CONCEITO DE REDE DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA CONCEITO DE REDE DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem

Leia mais

Aula 5. Fundamentos de Rede e Telecomunicações Sistemas de Telecomunicação Serviços de Rede Protocolo de Rede. Tipos de Redes de computadores

Aula 5. Fundamentos de Rede e Telecomunicações Sistemas de Telecomunicação Serviços de Rede Protocolo de Rede. Tipos de Redes de computadores Aula 5 Fundamentos de Rede e Telecomunicações Sistemas de Telecomunicação Serviços de Rede Protocolo de Rede Estratégias de Processamento em Rede Tipos de Redes de computadores Sistemas de Telecomunicação

Leia mais

Redes de Computadores I

Redes de Computadores I Redes de Computadores I Prof.ª Inara Santana Ortiz Aula 2 Internet Internet Hoje é raro vermos uma LAN, MAN ou WAN isoladas, elas geralmente estão conectadas entre si. A Internet é formada por mais de

Leia mais

Redes de Computadores. Classificações

Redes de Computadores. Classificações Tipos de Servidores As redes cliente/servidor se baseiam em servidores especializados em uma determinada tarefa. Como comentamos, o servidor não é necessáriamente um microcomputador; pode ser um aparelho

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES. Vinícius Pádua

REDES DE COMPUTADORES. Vinícius Pádua REDES DE COMPUTADORES Introdução Necessidade Compartilhar dados em tempo hábil Constituída por vários computadores conectados através de algum meio de comunicação onde recursos são compartilhados Telecomunicação

Leia mais

Topologia de Redes. Alberto Felipe Friderichs Barros

Topologia de Redes. Alberto Felipe Friderichs Barros Topologia de Redes Alberto Felipe Friderichs Barros Introdução Etimologicamente a palavra topologia deriva do grego, Topos = forma e Logos = estudo, portanto, a palavra topologia significa o estudo das

Leia mais

Prof. Marcelo Machado Cunha Parte 2

Prof. Marcelo Machado Cunha Parte 2 Prof. Marcelo Machado Cunha Parte 2 www.marcelomachado.com As redes de computadores se classificam conforme a forma de ligação entre as estações nas seguintes categorias: Linear ou Barramento Estrela Anel

Leia mais

Redes de Computadores Cabeamento Estruturado

Redes de Computadores Cabeamento Estruturado Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo. Campus Presidente Epitácio Redes de Computadores Cabeamento Estruturado Aluna: Pamela Nascimento da Silva Professor: Alexandre Curso: ADS - 2º Semestre

Leia mais

Redes de Comunicação. Duarte Mendes Número 16, turma 10/ /2014

Redes de Comunicação. Duarte Mendes Número 16, turma 10/ /2014 Redes de Comunicação Duarte Mendes Número 16, turma 10/13 2013/2014 Introdução Neste trabalho vamos falar sobre o hardware específico para redes de computadores, ver os diferentes tipos de hardware e os

Leia mais

Capítulo 8. a) Em uma exposição de informática, na qual não existe infraestrutura pronta para um cabeamento normal.

Capítulo 8. a) Em uma exposição de informática, na qual não existe infraestrutura pronta para um cabeamento normal. Redes sem fio Capítulo 8 Aplicações das redes sem fio Redes sem fio (wireless) utilizam ondas de rádio, luz infravermelha ou a laser para transmitir dados pelo ar. É difícil dizer com certeza absoluta

Leia mais

Definição Rede Computadores

Definição Rede Computadores Definição Rede Computadores Uma rede de computadores consiste na interconexão entre dois ou mais computadores e dispositivos complementares acoplados através de recursos de comunicação, geograficamente

Leia mais

6ª AULA OBJETIVOS: PLACA MÃE BARRAMENTOS DE EXPANSÃO RECURSOS ON BOARD

6ª AULA OBJETIVOS: PLACA MÃE BARRAMENTOS DE EXPANSÃO RECURSOS ON BOARD HARDWARE Montagem e Manutenção de Computadores Instrutor: Luiz Henrique Goulart 6ª AULA OBJETIVOS: PLACA MÃE BARRAMENTOS DE EXPANSÃO RECURSOS ON BOARD BARRAMENTOS DE EXPANSÃO (SLOTS) APOSTILA PÁGINAS:

Leia mais

Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Hardware. Características físicas das transmissões de dados

Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Hardware. Características físicas das transmissões de dados 1 Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Hardware Características físicas das transmissões de dados Redes de Comunicação 10º ano Diogo Ferreira 10º/13ª 2013/2014 2

Leia mais

Tipos de cabos. cabos de par trançado cabos coaxiais cabos de fibra óptica Sem Fio *

Tipos de cabos. cabos de par trançado cabos coaxiais cabos de fibra óptica Sem Fio * Cabeamento Tipos de cabos cabos de par trançado cabos coaxiais cabos de fibra óptica Sem Fio * Wireless wi-fi Cabo Coaxial Instalação difícil terminador / problemas Custo elevado Cabos de Fibra Óptica

Leia mais

INTRODUÇÃO A REDES DE COMPUTADORES, SEUS PRINCIPAIS COMPONENTES E CONCEITOS GERAIS SOBRE SEGURANÇA NA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

INTRODUÇÃO A REDES DE COMPUTADORES, SEUS PRINCIPAIS COMPONENTES E CONCEITOS GERAIS SOBRE SEGURANÇA NA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO INTRODUÇÃO A REDES DE COMPUTADORES, SEUS PRINCIPAIS COMPONENTES E CONCEITOS GERAIS SOBRE SEGURANÇA NA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Msc. Hélio Esperidião O QUE É UMA REDE? Uma rede de computadores pode

Leia mais

Laboratório de Redes I. 1º Semestre Aula 05. Hubs e Switches. Prof. Nataniel Vieira

Laboratório de Redes I. 1º Semestre Aula 05. Hubs e Switches. Prof. Nataniel Vieira Laboratório de Redes I 1º Semestre Aula 05 Hubs e Switches Prof. Nataniel Vieira nataniel.vieira@gmail.com Objetivos Identificar as características básicas e técnicas para emprego de Hubs e switches em

Leia mais

Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores

Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores 1 - Em uma rede de computadores existem dispositivos responsáveis por distribuir as informações por toda a rede. Quando falamos de dispositivos que atuam

Leia mais

Objetivos. Objetivos (cont.) Definição. LANs. Distribuição Geográfica 27/11/2008. Redes de computadores. Diego Noble Rafael Cardona

Objetivos. Objetivos (cont.) Definição. LANs. Distribuição Geográfica 27/11/2008. Redes de computadores. Diego Noble Rafael Cardona Redes de computadores Aspectos básicos Objetivos Apresentar conceitos básicos em redes, abordando: Definição Distribuição Geográfica Topologias Meios de Transmissão Diego Noble Rafael Cardona Nov/2008

Leia mais

AEMGA. Curso Profissional de Programação e Gestão De Sistemas Informáticos. Disciplina: Redes de Comunicação. Modulo 1- Comunicação de dados

AEMGA. Curso Profissional de Programação e Gestão De Sistemas Informáticos. Disciplina: Redes de Comunicação. Modulo 1- Comunicação de dados Curso Profissional de Programação e Gestão De Sistemas Informáticos Disciplina: Redes de Comunicação Modulo 1- Comunicação de dados Professora: Sandra Soares Trabalho realizado por: Helder Sousa Ano Lectivo:

Leia mais

Fundamentos de Redes de Computadores. Equipamentos de Redes Locais e de Longa Distância. Conceitos e Características. Aula 2

Fundamentos de Redes de Computadores. Equipamentos de Redes Locais e de Longa Distância. Conceitos e Características. Aula 2 Equipamentos de Redes Locais e de Longa Distância Conceitos e Características Aula 2 Prof. Airton Ribeiro de Sousa airton.ribeiros@gmail.com 2017-2 1 Equipamentos - Roteador São equipamentos que interconectam

Leia mais

ÍNDICE CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 6 O QUE É UMA REDE E PARA QUE SERVE?... 7 O PORQUE DE UMA REDE... 9

ÍNDICE CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 6 O QUE É UMA REDE E PARA QUE SERVE?... 7 O PORQUE DE UMA REDE... 9 Redes -1- ÍNDICE CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 6 O QUE É UMA REDE E PARA QUE SERVE?... 7 O PORQUE DE UMA REDE... 9 CAPÍTULO 2 ARQUITETURAS... 12 MEIOS DE TRANSMISSÃO... 12 TIPOS DE TRANSMISSÃO... 14 CAPÍTULO

Leia mais

Roteiro 01: Introdução a redes de computadores

Roteiro 01: Introdução a redes de computadores SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS CC Conectividade Docente: Nataniel Vieira 1 módulo Técnico em Informática Roteiro 01: Introdução a redes de computadores

Leia mais

Este manual descreve, objetivamente, como instalar e configurar o Nway Switch 8 Portas 10/100/1000Mbps modelo K da GTS Network.

Este manual descreve, objetivamente, como instalar e configurar o Nway Switch 8 Portas 10/100/1000Mbps modelo K da GTS Network. P R E F Á C I O Este é um produto da marca GTS Network, que está sempre comprometida com o desenvolvimento de soluções inovadoras e de alta qualidade. Este manual descreve, objetivamente, como instalar

Leia mais

Essa interação entre dispositivos permite o compartilhamento das informações entre todos os usuários da rede

Essa interação entre dispositivos permite o compartilhamento das informações entre todos os usuários da rede Equipamentos para Redes Para que uma rede de computadores possa funcionar é necessário que existam, além do cabeamento propriamente dito, dispositivos de hardware e software cuja função é controlar a comunicação

Leia mais

INTRODUÇÃO A SISTEMAS OPERACIONAIS

INTRODUÇÃO A SISTEMAS OPERACIONAIS INTRODUÇÃO A SISTEMAS OPERACIONAIS Prof. Me. Hélio Esperidião DEFINIÇÃO DE SISTEMA OPERACIONAL. O sistema operacional é uma camada de software colocada sobre o hardware para gerenciar todos os componentes

Leia mais

DIR-608 D-link. Conteúdo de pacote. Adaptador de carregador. Roteador sem fio DIR-608 N150

DIR-608 D-link. Conteúdo de pacote. Adaptador de carregador.  Roteador sem fio DIR-608 N150 DIR-608 D-link Conteúdo de pacote Roteador sem fio DIR-608 N150 Adaptador de carregador Cabo Ethernet Manual Nota: Usando um adaptador de carregador com uma voltagem diferente do que aquele incluso no

Leia mais

Parte 05. Camada 1 - Repetidores e domínios de colisão

Parte 05. Camada 1 - Repetidores e domínios de colisão INTERCONEXÃO Parte 05 Camada 1 - Repetidores e domínios de colisão Dispositivos de Interconexão NIC Hub/Repeater Bridge/Switch Router Gateways NIC (Network Interface Card) Depende do tipo de tecnologia

Leia mais

CST Redes de Computadores. Comunicação de Dados 2. Aula 13 Planejamento de Redes. Prof. Jéferson Mendonça de Limas

CST Redes de Computadores. Comunicação de Dados 2. Aula 13 Planejamento de Redes. Prof. Jéferson Mendonça de Limas CST Redes de Computadores Comunicação de Dados 2 Aula 13 Planejamento de Redes Prof. Jéferson Mendonça de Limas LANs Realizando a Conexão Física Planejamento e Cabeamento de uma Rede LANs Realizando a

Leia mais

Introdução às redes de computadores

Introdução às redes de computadores capítulo 1 Introdução às redes de computadores Além de uma conexão entre dois ou mais dispositivos para o compartilhamento de recursos ou troca de informações, uma rede de computadores permite a interação

Leia mais

Professor: Jarbas Araújo.

Professor: Jarbas Araújo. Professor: Jarbas Araújo professorjarbasaraujo@gmail.com O que é rede de computadores e para que Serve? Como surgiu? Como era antes das redes? Componentes de uma rede Tipos de rede O que é rede de computadores?

Leia mais

Equipamentos de Redes. Alberto Felipe Friderichs Barros

Equipamentos de Redes. Alberto Felipe Friderichs Barros Equipamentos de Redes Alberto Felipe Friderichs Barros Introdução Os equipamentos de rede são ativos fundamentais de qualquer rede informática. Juntamente com os meios de transmissão constituem a estrutura

Leia mais

Informática. Transferência de Arquivos e Dados. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Transferência de Arquivos e Dados. Professor Márcio Hunecke. Informática Transferência de Arquivos e Dados Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS E DADOS Upload e Download Em tecnologia, os termos download e

Leia mais

Redes de Computadores.

Redes de Computadores. Redes de Computadores www.profjvidal.com REDES PONTO-A-PONTO E CLIENTE-SERVIDOR REDES DE COMPUTADORES Uma rede de computadores é formada por um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações

Leia mais

Organização de Computadores

Organização de Computadores Organização de Computadores Aula 19 Barramentos: Estruturas de Interconexão Rodrigo Hausen 14 de outubro de 2011 http://cuco.pro.br/ach2034 1/40 Apresentação 1. Bases Teóricas 2. Organização de computadores

Leia mais

Fundamentos de Redes de Computadores. Equipamentos de Redes Locais e de Longa Distância. Conceitos

Fundamentos de Redes de Computadores. Equipamentos de Redes Locais e de Longa Distância. Conceitos Equipamentos de Redes Locais e de Longa Distância Conceitos Prof. Airton Ribeiro de Sousa airton.ribeiro@faciplac.edu.br 2016-1 1 Redes de Computadores Sistema de comunicação que interconecta dois ou mais

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO.

INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO. INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO isabeladamke@hotmail.com Componentes de um Sistema de Computador HARDWARE: unidade responsável pelo processamento dos dados, ou seja, o

Leia mais

CCNA 1 Conceitos de Rede. Kraemer

CCNA 1 Conceitos de Rede. Kraemer CCNA 1 Conceitos de Rede Conceitos de Rede Breve história das redes de dados Dispositivos de rede Topologias Protocolos de rede Redes locais Redes de longa distância Redes metropolitanas Redes de área

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Redes de Computadores Prof Pedro Vunge I Semestre de 2017 SUMÁRIO I - Introdução às Redes de Computadores 1.4 Principais componentes de uma rede

Leia mais

4. Rede de Computador. Redes de computadores e suas infraestruturas

4. Rede de Computador. Redes de computadores e suas infraestruturas Redes de computadores e suas infraestruturas Definição Uma rede de computadores é formada por um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados por

Leia mais

Redes de computadores

Redes de computadores Redes de computadores Redes de computadores Evolução tecnológica nos últimos séculos XVIII - Grandes sistemas mecânicos XIX - Máquina a vapor XX Processamento e transmissão de informação: Radio, TV, Telefone,

Leia mais

- Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Redes de Computadores Lista de Exercício I

- Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Redes de Computadores Lista de Exercício I 1- Um dos componentes de um a Rede de Teleprocessamento que tem a função de compatibilizar o sinal digital de dados ao sinal analógico para uso da Rede Pública de Telefonia é: a) UNIDADE CONTROLADORA DE

Leia mais

Redes de Computadores. Equipamentos de Comunicação

Redes de Computadores. Equipamentos de Comunicação Redes de Computadores Equipamentos de Comunicação Equipamentos de comunicação Repetidores; Ponte (Bridge); Hub (Concentrador); Switch (Chaveador); Roteador (Router). Repetidores São usado em redes de topologia

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Introdução Rede O que é?? 1 O que é uma rede É a conexão de duas ou mais máquinas com o objetivo de compartilhar recursos entre uma máquina e outra. Recursos Podem ser físicos ou

Leia mais

Introdução as Redes 02/04/2019. Técnico em Informática 4º Int. Redes de Computadores Fabricio A. Steinmacher. Estrela. Barrramento. Extendida.

Introdução as Redes 02/04/2019. Técnico em Informática 4º Int. Redes de Computadores Fabricio A. Steinmacher. Estrela. Barrramento. Extendida. Técnico em Informática 4º Int. Redes de Computadores Fabricio A. Steinmacher Sumário Topologias Físicas e Lógicas; Equipamentos para LAN Modelo OSI Introdução as Redes Topologias de rede Topologias Físicas

Leia mais

Topologias e abrangência de redes de computadores

Topologias e abrangência de redes de computadores Topologias e abrangência de redes de computadores Aula 10 1º semestre Prof. Nataniel Vieira nataniel.vieira@gmail.com Objetivos Tornar os estudantes capazes de reconhecer os tipos de topologias de redes

Leia mais

Redes de Computadores II. Módulo 1 Introdução e a camada de enlace

Redes de Computadores II. Módulo 1 Introdução e a camada de enlace Redes de Computadores II Módulo 1 Introdução e a camada de enlace 1 Comunicação de Dados e Redes de Computadores O problema fundamental da comunicação é reproduzir em um ponto exatamente ou aproximadamente

Leia mais

ENH908-NWY. Manual do Usuário

ENH908-NWY. Manual do Usuário ENH908-NWY Manual do Usuário 0 O dispositivo é um poderoso switch Fast Ethernet de alto desempenho, com todas as portas capazes de realizarem operações de negociação automática (NWay) de 10 ou 100 Mbps,

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Endereçamento e Ethernet Prof. Jó Ueyama Junho/2013 1 slide 1 Redes Locais LAN: Local Area Network concentrada em uma área geográfica, como um prédio ou um campus. 2 slide 2 Tecnologias

Leia mais

Sistemas de Informação (SI) Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio (II)

Sistemas de Informação (SI) Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio (II) Sistemas de Informação (SI) Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio (II) Prof.ª Dr.ª Symone Gomes Soares Alcalá Universidade Federal de Goiás (UFG) Regional Goiânia (RG) Faculdade de Ciências e

Leia mais

Introdução a Redes de Computadores. Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina: Redes de Computadores I

Introdução a Redes de Computadores. Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina: Redes de Computadores I Introdução a Redes de Computadores Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina: Redes de Computadores I 2 Sumário Introdução Evolução dos Sistemas Redes de Computadores

Leia mais

Disciplina: Redes de Computadores I (R1)

Disciplina: Redes de Computadores I (R1) UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI UFPI Colégio Técnico de Teresina CTT Professor: José Valdemir dos Reis Junior Disciplina: Redes de Computadores I (R1) 56. Uma das desvantagens da utilização de redes de computadores

Leia mais

Matéria: Redes de Computadores/ Telemática REDES SEM FIO. Prof. Esp. Patricia Peixoto. 2 Bimestre

Matéria: Redes de Computadores/ Telemática REDES SEM FIO. Prof. Esp. Patricia Peixoto. 2 Bimestre Matéria: Redes de Computadores/ Telemática REDES SEM FIO Prof. Esp. Patricia Peixoto 2 Bimestre WIRELESS O termo wireless, significa sem fio, possui alguns sinônimos tais como: Rede sem fio Comunicação

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES DE UMA REDE DE AUTOMAÇÃO. Taxa de transmissão. Topologia física

ESPECIFICAÇÕES DE UMA REDE DE AUTOMAÇÃO. Taxa de transmissão. Topologia física ESPECIFICAÇÕES DE UMA REDE DE AUTOMAÇÃO Taxa de transmissão É a quantidade média de dados a serem transmitidos na rede em períodos de tempo. A taxa de transferência de dados é medida em kbps ou kb/s. Topologia

Leia mais

Visão Geral de Equipamentos de Rede

Visão Geral de Equipamentos de Rede Visão Geral de Equipamentos de Rede Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Dezembro de 2018 1/24 Equipamentos de Redes 2/24 Repetidor (Camada

Leia mais

CONECTORES DE VÍDEO. Montagem e Manutenção de Microcomputadores (MMM) Escola Técnica Estadual República FAETEC Rio de Janeiro - RJ MM - ETER - FAETEC

CONECTORES DE VÍDEO. Montagem e Manutenção de Microcomputadores (MMM) Escola Técnica Estadual República FAETEC Rio de Janeiro - RJ MM - ETER - FAETEC CONECTORES DE VÍDEO Montagem e Manutenção de Microcomputadores (MMM) Escola Técnica Estadual República FAETEC Rio de Janeiro - RJ CONECTORES DE VÍDEO Existem vários tipos de conectores de vídeo que você

Leia mais

Introdução a Redes de Computadores

Introdução a Redes de Computadores Introdução a Redes de Computadores Sumário Introdução Evolução dos Sistemas Redes de Computadores Histórico Endereçamento Pacotes Compartilhamento Detecção de Erros Protocolo Categoria de Redes E a Internet?

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Rede é um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos. O tipo de rede é definido pela sua área de abrangência, podemos classificar as redes

Leia mais

Introdução aos Sistemas Distribuídos

Introdução aos Sistemas Distribuídos Introdução aos Sistemas Distribuídos Prof. Leonardo Barreto Campos http://sites.google.com/sitew/leonardobcampos 1/29 Sumário Ementa; Bibliografia Calendário Site Introdução Características http://sites.google.com/sitew/leonardobcampos

Leia mais

Introdução A partir do momento em que passamos a usar mais de um micro, seja dentro de uma empresa, escritório, ou mesmo em casa, fatalmente surge a

Introdução A partir do momento em que passamos a usar mais de um micro, seja dentro de uma empresa, escritório, ou mesmo em casa, fatalmente surge a Introdução A partir do momento em que passamos a usar mais de um micro, seja dentro de uma empresa, escritório, ou mesmo em casa, fatalmente surge a necessidade de transferir arquivos e programas, assim

Leia mais

Guia para perda de pacotes de dados

Guia para perda de pacotes de dados Guia para perda de pacotes de dados Guia perda de pacotes de dados em rede de computadores. KAULING, Aliffe; BAGGIO, Patrícia; DAUFENBACH,Vitor.Guia para perda de pacotes de dados.joinvlle.2015 Mesmo com

Leia mais

WIRELESS (WI-FI) REDES E SR1 ETER-FAETEC. Rio de Janeiro - RJ ETER-FAETEC

WIRELESS (WI-FI) REDES E SR1 ETER-FAETEC. Rio de Janeiro - RJ ETER-FAETEC WIRELESS (WI-FI) REDES E SR1 Rio de Janeiro - RJ INTRODUÇÃO O termo wireless significa sem fio. Toda tecnologia de transmissão de dados que tem como característica a ausência de fios e cabos na transmissão

Leia mais

Verificador Slimterm TCP-IP

Verificador Slimterm TCP-IP Verificador Slimterm TCP-IP 1 Acessando a Configuração 1. Ao ligar o equipamento será exibido a tela de inicialização. 2. Indica que não localizou o cabo de rede. 3. Indica que está iniciando o modulo

Leia mais

AULA 4 - REDES. Prof. Pedro Braconnot Velloso

AULA 4 - REDES. Prof. Pedro Braconnot Velloso AULA 4 - REDES Prof. Pedro Braconnot Velloso Resumo da última aula Camada aplicação Serviços Requisitos das aplicações Camada transporte Serviços TCP UDP Arquitetura TCP/IP APLICAÇÃO TRANSPORTE TH AH mensagem

Leia mais

Redes de Computadores. Disciplina: Informática Prof. Higor Morais

Redes de Computadores. Disciplina: Informática Prof. Higor Morais Redes de Computadores Disciplina: Informática Prof. Higor Morais 1 Agenda Sistemas de Comunicação Histórico das Redes de Comunicação de Dados Mídias de Comunicação Meios de Transmissão Padrões e Protocolos

Leia mais

Redes de Computadores e Internet

Redes de Computadores e Internet Redes de Computadores e Internet CEA145 Teoria e Fundamentos de Sistemas de Informação Universidade Prof. MSc. Federal George de H. G. Ouro Fonseca Preto DECEA / João Monlevade Universidade

Leia mais

Meios de Comunicação de Dados.

Meios de Comunicação de Dados. Meios de Comunicação de Dados www.profjvidal.com Acesso Remoto Meios de Comunicação de Dados Introdução A necessidade da troca de informações sigilosas de forma segura e com baixos custos tornou-se um

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO CONVERSOR - IP / USB / SERIAL RV1

MANUAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO CONVERSOR - IP / USB / SERIAL RV1 MANUAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO CONVERSOR - IP / USB / SERIAL - 317 RV1 SÃO CAETANO DO SUL 06/06/2014 SUMÁRIO DESCRIÇÃO DO PRODUTO... 3 CARACTERÍSTICAS... 3 CONFIGURAÇÃO USB... 4 CONFIGURAÇÃO... 5 PÁGINA

Leia mais

Informática I. Aula 2. Ementa

Informática I. Aula 2.  Ementa Informática I Aula 2 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 2-29/08/2007 1 Ementa Noções Básicas de Computação (Hardware, Software e Internet) HTML e Páginas Web Internet e a Web Javascript e

Leia mais

17/03/2011. Nesta topologia, cada dispositivo possui um link ponto-a-ponto com todos os outros dispositivos da rede.

17/03/2011. Nesta topologia, cada dispositivo possui um link ponto-a-ponto com todos os outros dispositivos da rede. A Topologia de uma rede é a representação geométrica dos relacionamentos de todos os links e dispositivos de uma rede. Existem quatro tipos básicos de topologias possíveis: Árvore, Barramento, Estrela

Leia mais

CCT0023 INFRAESTRUTURA DE REDES DE COMPUTADORES Aula 9: Equipamentos Rede / Topologia Hierárquica

CCT0023 INFRAESTRUTURA DE REDES DE COMPUTADORES Aula 9: Equipamentos Rede / Topologia Hierárquica CCT0023 Aula 9: Equipamentos Rede / Topologia Hierárquica Placa de rede Placa de rede Preparação dos quadros para que possam ser enviados pelos cabos. A placa de rede gera os bits de um quadro no sentido

Leia mais

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS INTRODUÇÃO SISTEMAS DISTRIBUÍDOS Até meados dos anos 80 as máquinas eram grandes e caras; A maioria das empresas tinham equipamentos que operavam de forma independente por falta de uma forma confiável

Leia mais

11/04/2009. Redes de Computadores. Topologias. Topologia das Redes. Estrela. Anel. Híbrida/Mista

11/04/2009. Redes de Computadores. Topologias. Topologia das Redes. Estrela. Anel. Híbrida/Mista Redes de Computadores Aula 03 Topologias Definição É a forma como os MP s e os caminhos físicos do meio físico (enlace) de comunicação estão organizados. Estrela Anel Híbrida/Mista 1 Barramento Todos os

Leia mais

IO-Link. O papel dos sensores na Indústria 4.0

IO-Link. O papel dos sensores na Indústria 4.0 IO-Link O papel dos sensores na Indústria 4.0 Conectar ao invés de ligar 2 IIot Escassez de endereços IPv4 (2^32 = 4 bi) 3 Dispositivos inteligentes Conexão Endereçamento único Inteligência nos sentidos

Leia mais

Computadores Digitais 2. Prof. Rodrigo de Souza Couto

Computadores Digitais 2. Prof. Rodrigo de Souza Couto Computadores Digitais 2 Linguagens de Programação DEL-Poli/UFRJ Prof. Miguel Campista ATENÇÃO Esta apresentação foi retirada e adaptada dos seguintes trabalhos: Notas de aula do Prof. Miguel Campista da

Leia mais

1.3 Noções básicas de sistemas operacionais. Lêda Monteiro

1.3 Noções básicas de sistemas operacionais. Lêda Monteiro 1.3 Noções básicas de sistemas operacionais Sistemas Operacionais Conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória,

Leia mais

Capítulo6-7 Redes de Computadores Camada 2 Conceitos

Capítulo6-7 Redes de Computadores Camada 2 Conceitos Há três formas de se calcular o frame check sum: cyclic redundancy check (CRC) - executa cálculos polinomiais sobre os dados paridade bidimensional - adiciona um 8 th oitavo bit que faz uma seqüência de

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Introdução à Computação Jordana Sarmenghi Salamon jssalamon@inf.ufes.br jordanasalamon@gmail.com http://inf.ufes.br/~jssalamon Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda

Leia mais

Informática I. Aula 20. Aula 20-26/06/06 1

Informática I. Aula 20.  Aula 20-26/06/06 1 Informática I Aula 20 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 20-26/06/06 1 Ementa Histórico dos Computadores Noções de Hardware e Software Microprocessadores Sistemas Numéricos e Representação

Leia mais

Ethernet. IEEE padronizou várias redes locais e metropolitanas com o nome IEEE 802 Os mais importantes são:

Ethernet. IEEE padronizou várias redes locais e metropolitanas com o nome IEEE 802 Os mais importantes são: Ethernet IEEE padronizou várias redes locais e metropolitanas com o nome IEEE 802 Os mais importantes são: 802.3 (Ethernet) 802.11 (LAN sem fio) 802.15 (Bluetooth) 802.16 (MAN sem fio) Ethernet Os tipos

Leia mais

Redes de Computadores.

Redes de Computadores. Redes de Computadores www.profjvidal.com TOPOLOGIA DE REDES Topologia de Redes A topologia de rede descreve como é o layout de uma rede de computadores, através da qual há o tráfego de informações, e também

Leia mais

I TR T ODUÇÃO O À I N I FO F RMÁ M TI T C I A OBJETIVO

I TR T ODUÇÃO O À I N I FO F RMÁ M TI T C I A OBJETIVO 17/02/2017 6 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA OBJETIVO Capacitar o aluno a trabalhar com o computador, realizando tarefas básicas essenciais, e mostrar os principais conceitos em informática e processamento de

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 4: REDE DE ACESSO CAMADA FÍSICA Prof. Luiz Leão

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 4: REDE DE ACESSO CAMADA FÍSICA Prof. Luiz Leão Prof. Luiz Leão Conteúdo Desta Aula SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO CABEAMENTO DE COBRE ORGANIZAÇÕES DE PADRONIZAÇÃO 1 2 3 4 5 CAMADA FÍSICA REDES SEM FIO PRÓXIMOS PASSOS Sistema de Comunicações Tarefa de Comunicações

Leia mais

Rede de computadores Servidor. Professor Carlos Muniz

Rede de computadores Servidor. Professor Carlos Muniz Rede de computadores Professor Carlos Muniz Definição Em informática, um servidor é um sistema de computação que fornece serviços a uma rede de computadores. Esses serviços podem ser de natureza diversa,

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo IFSP Câmpus Presidente Epitácio SP Melissa Bonfim Alcantud

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo IFSP Câmpus Presidente Epitácio SP Melissa Bonfim Alcantud Melissa Bonfim Alcantud Projeto de Cabeamento Estruturado para Imobiliária Presidente Epitácio SP Setembro/2015 Sumário 1. Introdução... 1 2. Objetivo... 1 3. Definições... 1 4. Materiais utilizados...

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Introdução às Redes de Computadores www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Introdução Com os computadores conectados através da Internet a informação é disseminada

Leia mais

Redes de Computadores I Conceitos Básicos

Redes de Computadores I Conceitos Básicos Redes de Computadores I Conceitos Básicos Prof. Luís Rodrigo lrodrigo@lncc.br http://lrodrigo.lncc.br 2009/1 v2-2009.03.11 Histórico Anos 50-60 Computadores Grandes Porte Sistemas Batch Anos 60-70 Time-sharing

Leia mais

I CICLO CIENTÍFICO FAPAN

I CICLO CIENTÍFICO FAPAN I CICLO CIENTÍFICO FAPAN Instalação e configuração de Redes Locais LAN, em ambientes Microsoft Windows e GNU/Linux Ademar Alves Trindade Roberto Tikao Tsukamoto Júnior Cáceres-MT, 4 a 6 de maio de 2011.

Leia mais

Introdução à Ciência da Computação

Introdução à Ciência da Computação 1 Universidade Federal Fluminense Campus de Rio das Ostras Curso de Ciência da Computação Introdução à Ciência da Computação Professor: Leandro Soares de Sousa e-mail: leandro.uff.puro@gmail.com site:

Leia mais

Prof. Filipe Ornelas

Prof. Filipe Ornelas Prof. Filipe Ornelas ICCRLRI Hardware de Redes 0 Aparelhos e instrumentos utilizados nas instalações. 0 Bastidores; 0 Racks; 0 Patch Panel; 0 UPS / Non Breack; 3 0 Bastidores. 0 Os distribuidores são,

Leia mais

Ensaio 06 Configurando uma Rede de Comunicação de Dados de 2 Estações Utilizando Cabo Coaxial como Meio Físico Com Terminador

Ensaio 06 Configurando uma Rede de Comunicação de Dados de 2 Estações Utilizando Cabo Coaxial como Meio Físico Com Terminador OBJETIVOS Após completar este ensaio você deverá ser capaz de: 1 Identificar a faixa de endereços lógicos de uma estação de uma rede de comunicação de dados. 2 Configurar os endereços lógicos de uma estação

Leia mais

terça-feira, 30 de julho de 13 Equipamentos de Interconexão

terça-feira, 30 de julho de 13 Equipamentos de Interconexão Equipamentos de Interconexão Repetidor Um repetidor ( repeater ) é um dispositivo utilizado para estender o alcance de uma LAN. Atuando na camada física, o repetidor conecta segmentos de rede, amplificando

Leia mais