SISTEMAS DISTRIBUIDOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SISTEMAS DISTRIBUIDOS"

Transcrição

1 1

2 2 Caracterização de Sistemas Distribuídos: Os sistemas distribuídos estão em toda parte. A Internet permite que usuários de todo o mundo acessem seus serviços onde quer que possam estar. Cada organização gerencia uma intranet, a qual fornece serviços locais e serviços Internet para usuários locais e remotos. Sistemas distribuídos de pequena escala podem ser construídos a partir de computadores móveis e outros dispositivos computacionais portáteis interligados através de redes sem fio. O compartilhamento de recursos é o principal fator de motivação para a construção de sistemas distribuídos. Recursos como impressoras, arquivos, páginas web ou registros de banco de dados são gerenciados por servidores de tipo apropriado, por exemplo, servidores web gerenciam páginas web. Os recursos são acessados por clientes específicos, por exemplo; os clientes dos servidores web geralmente são chamados de navegadores.

3 3 Caracterização de Sistemas Distribuídos: A construção de sistemas distribuídos gera muitos desafios: Heterogeneidade: eles devem ser construídos a partir de uma variedade de redes, sistemas operacionais, hardware e linguagens de programação diferentes. Os protocolos de comunicação da Internet mascaram a diferença existente nas redes e o middleware pode cuidar das outras diferenças. Sistemas abertos: os sistemas distribuídos devem ser extensíveis - o primeiro passo é publicar as interfaces dos componentes, mas a integração de componentes escritos por diferentes programadores é um desafio real. Segurança: a criptografia pode ser usada para proporcionar proteção adequada para os recursos compartilhados e para manter informações sigilosas em segredo, quando são transmitidas em mensagens por uma rede. Os ataques de negação de serviço ainda são um problema.

4 4 Caracterização de Sistemas Distribuídos: Escalabilidade: um sistema distribuído é considerado escalável se o custo da adição de um usuário for um valor constante, em termos dos recursos que devem ser adicionados. Os algoritmos usados para acessar dados compartilhados devem evitar gargalos de desempenho e os dados devem ser estruturados hierarquicamente para se obter os melhores tempos de acesso. Os dados acessados freqüentemente podem ser replicados. Tratamento de falhas: qualquer processo, computador ou rede pode falhar, independentemente dos outros. Portanto, cada componente precisa conhecer as maneiras possíveis pelas quais os componentes de que depende podem falhar e ser projetado de forma a tratar de cada uma dessas falhas apropriadamente.

5 5 Caracterização de Sistemas Distribuídos: Concorrência: a presença de múltiplos usuários em um sistema distribuído é uma fonte de pedidos concorrentes para seus recursos. Em um ambiente concorrente, cada recurso deve ser projeta do para manter a consistência nos estados de seus dados. Transparência: o objetivo é tornar certos aspectos da distribuição invisíveis para o programador de aplicativos, para que este se preocupe apenas com o projeto de seu aplicativo em particular. Por exemplo, ele não precisa estar preocupado com sua localização ou com os detalhes sobre como suas operações serão acessadas por outros componentes, nem se será replicado ou migrado. As falhas de rede e de processos podem ser apresentadas aos programadores de aplicativos na forma de exceções mas elas devem ser tratadas.

6 6 Modelos de Sistema Um modelo de arquitetura de um sistema distribuído envolve o posicionamento de suas partes e os relacionamentos entre elas. Exemplos incluem o modelo cliente-servidor e o modelo peer-topeer. Não existe a noção de relógio global em um sistema distribuido, portanto os relógios de diferentes computadores não fornecem necessariamente a mesma hora. Toda comunicação entre processos é obtida por meio de troca de mensagens. A comunicação por troca de mensagens em uma rede de computadores pode ser afetada por atrasos, pode sofrer uma variedade de falhas e é vulnerável a ataques contra a segurança.

7 7 Modelos de Sistema Camadas de Software Applications, services Middleware Operating system Platform Computer and network hardware

8 8 Modelos de Sistema Plataforma: As camadas de hardware e software de mais baixo nível são frequentemente denominadas de plataforma para sistemas e aplicativos distribuidos. Essas camadas de mais baixo nível fornecem serviços para as camadas que estão acima delas de forma a levar a interface de programação do sistema a um nível de facilita a comunicação e a coordenação entre processos. Intel x86/windows, Intel x86/solaris, Power PC/Mac, são exemplos importantes de plataformas.

9 Modelos de Sistema SISTEMAS DISTRIBUIDOS 9 Middleware: O termo middleware se aplica a uma camada de software que fornece abstração de programação, assim como o mascaramento de heterogeneidade das redes, do hardware, de sistemas operacionais e linguagens de programação subjacentes. Exemplos de middleware: CORBA ( Common Object Request Broker Architecture ). JAVA RMI ( Remote Method Invocation ). MICROSOFT - DCOM

10 10 CORBA ( Common Object Request Broker Architecture ): Tecnologia padrão de objetos e sistemas distribuidos, definido pelo OMG ( The object management group ). Mais de 700 empresas participantes como: HP, IBM, etc... CORBA oferece grande portabilidade integrando, por exemplo, linguagem COBOL com outras com suporte a CORBA. Serviços CORBA são descritos através de uma linguagem chamada IDL ( interface definition language ) que é a maneira de especificar as interfaces dos objetos servidores que os objestos clientes precisam conhecer. CORBA permite a troca de dados entre dois sistemas remotos.

11 CORBA ( Common Object Request Broker Architecture ): Para que ocorra a comunicação entre os clientes e os servidores CORBA, as chamadas dos clientes são repassadas para o mecanismo de comunicação da arquitetura CORBA que são os ORBs(Object Request Brokers) que baseiam-se no protocolo para objetos remotos IIOP(Internet Inter-ORB Protocol). O ORB atua como um barramento de comunicação sobre o qual todo objeto CORBA interage, transparentemente, com outros objetos CORBA localizados remota ou localmente. Um objeto CORBA interage com o ORB através da interface ORB ou através de um Object Adapter (um BOA Basic Object Adapter ou POA Portable Object Adapter). 11

12 12 JAVA RMI ( Remote Method Invocation ): O Remote Method Invocation (RMI) fornece um modelo simples e direto para computação distribuída com objetos java. Estes objetos podem ser objetos java, ou podem ser wrappers java [JAV2000a]. RMI é orientado a objetos em todos os níveis, mensagens são enviadas para objetos remotos, e objetos podem ser passados e retornados. É um componente do JDK idealizado para suportar chamadas de métodos remotos através de máquinas virtuais Java (JVM).

13 13 JAVA RMI ( Remote Method Invocation ). O RMI traz um modelo de objetos distribuídos para a linguagem Java. Através de RMI, objetos podem ser passados e retornados como parâmetros, diferente da maioria dos mecanismos baseados em chamadas de procedimentos remotos que exigem que os parâmetros sejam tipos de dados primitivos ou estruturas compostas de tipos primitivos. Isto significa que um novo código pode ser enviado através da rede dinamicamente carregado em tempo de execução por máquinas virtuais estrangeiras [JAV2000]. Um objeto RMI é basicamente um objeto Java remoto cujos métodos podem ser chamados por outra JVM(que pode estar em qualquer ponto da rede). Os métodos do objeto remoto RMI podem ser chamados como se o objeto fosse local. Uma referência para um objeto remoto pode ser passada em um argumento ou retornada como resultado. Não há necessidade de usar uma IDL, como em CORBA, para definir a interface dos objetos remotos.

14 14 JAVA RMI ( Remote Method Invocation ). Os objetos remotos são criados usando interfaces normais Java. Fornece facilidades semelhantes a um ORB de modelo Java para modelo Java. A desvantagem é que o RMI é proprietário. Ele não foi projetado para trabalhar com outros ORBs ou linguagens diferentes de Java[ORF97]. Ao trabalhar com serviços remotos, clientes RMI podem acessar novas versões de serviços Java quando estas são disponibilizadas. Não há necessidade de distribuir código para todos os clientes que poderiam conectar-se. O código pode ser acessado de um sistema de arquivos local ou remoto, ou ainda de um servidor web, facilitando mais a distribuição. Um registro(registry) é mantido para permitir aos clientes realizarem consultas para um determinado serviço. A figura a seguir mostra a interação entre diferentes componentes de um sistema RMI[JAV2000].

15 15 JAVA RMI ( Remote Method Invocation ). Clientes que conhecem um determinado serviço podem consultar sua localização em um registro e acessar o serviço. Caso seja necessário uma nova classe, ela pode ser carregada de um servidor web.

16 16 MICROSOFT DCOM: O Distribuited Component Object Model DCOM é o modelo de objetos distribuídos proposto pela Microsoft. É a tecnologia básica para ActiveX e Microsoft Internet Explorer. Todos os produtos Microsoft baseiam-se neste modelo. Ao contrário do que poderia se pensar, DCOM possui implementações não somente em Windows, sua plataforma principal, mas também em Mac OS, Solaris, AIX, MVS e Linux. O DCOM suporta objetos remotos através de um protocolo denominado Object Remote Procedure Call (ORPC).

17 17 MICROSOFT DCOM: Um servidor DCOM é uma camada de código que é capaz de servir objetos de um determinado tipo em tempo de execução. Um servidor de objetos DCOM pode ter múltiplas interfaces, cada uma representando um diferente comportamento do objeto. Um cliente DCOM chama os métodos disponíveis de um servidor DCOM obtendo um ponteiro para uma das interfaces de objeto deste. O objeto cliente pode então iniciar a chamar os métodos disponíveis no servidor, através do ponteiro para a interface, como se o objeto servidor residisse no espaço de endereçamento do cliente. Como a especificação COM está em nível binário, ela permite servidores DCOM serem escritos em n linguagens distintas como: Java, C++, Delphi, Visual Basic e COBOL [RAJ99].

18 18 MICROSOFT DCOM: O tipo de comunicação em DCOM é do tipo cliente/servidor. Na solicitação de um serviço, um cliente invoca um método implementado por um objeto remoto, que faz o papel de servidor. O serviço fornecido pelo servidor é encapsulado como um objeto e a interface deste objeto é descrita através de uma IDL(Interface Definition Language) assim como em CORBA. Desta maneira fica separada a interface do objeto da sua implementação. As interfaces que são especificadas em um arquivo IDL são as regras para a comunicação entre um servidor e seus clientes. Os clientes irão então poder interagir com os objetos remotos invocando os métodos que estão definidos nesta IDL. A implementação do objeto fica escondida do cliente.

19 19 MICROSOFT DCOM: Apesar de CORBA e DCOM possuírem algumas semelhanças como ambos utilizarem uma IDL para declaração de interface de objetos, CORBA é baseado em um modelo de objetos clássico; DCOM não. DCOM não suporta especificação de herança múltipla em IDL, porém pode ter múltiplas interfaces, para o mesmo objeto, e obter reuso encapsulando as interfaces de componentes internos e representando-os para um cliente. Obtémse reuso com DCOM através de inclusão e agregação ao invés de herança [ORF97].

20 20 MICROSOFT DCOM: A princípio toda plataforma que utilize a arquitetura de software baseada em componentes da Microsoft COM (Modelo de Objetos componentes) pode utilizar DCOM. Um objeto COM permite múltiplas interfaces, cada uma representando um comportamento ou visão diferente deste objeto. DCOM é basicamente a extensão de COM para permitir acesso a objetos em máquinas diferentes de maneira transparente(em uma rede local, Internet ou longa distância). Pode utilizar n protocolos de transporte, como NetBios, TCP/IP, IPX/SPX e UDP.

21 MICROSOFT DCOM: SISTEMAS DISTRIBUIDOS 21 COM suporta chamadas estáticas e dinâmicas de objetos, e é diferente da maneira como CORBA faz através de sua DII (Dynamic Invocation Interface) ou Java por meio de reflexão. Para a invocação estática funcionar, o compilador Microsoft IDL cria o código proxy e stub quando rodar no arquivo IDL. Estes são gravados em registros(registry) do sistema para permitir maior flexibilidade no seu uso[raj97]. O mecanismo de criação de objetos DCOM é o mesmo das bibliotecas COM apenas aperfeiçoado para permitir a criação de objetos em outras máquinas. Para criar um objeto remotamente, as bibliotecas devem saber o nome da máquina onde está localizado o objeto servidor.

22 MICROSOFT DCOM: SISTEMAS DISTRIBUIDOS 22 A partir do nome do servidor e identificador de classe(clsid), parte das bibliotecas COM chamadas Service Control Manager(SCM) da máquina cliente conecta-se com o SCM na máquina servidora e requisita a criação do objeto. A comunicação entre objeto servidor e cliente são implementados como Comunicações do tipo Remote Procedure Call(RPC) orientada a objetos. Para chamar uma função remota, o cliente efetua uma chamada para o cliente stub(proxy). O stub repassa os parâmetros da chamada para uma mensagem de requisição e invoca um protocolo de transporte para levar! a mensagem para o servidor. Após receber do protocolo a mensagem, o stub do servidor desempacota a mensagem de requisição e chama a função específica no objeto.

23 23 Modelos de Sistema - Arquitetura de sistema Cliente Servidor: Essa é a arquitetura mais citada quando os sistemas distribuídos são discutidos. Historicamente ela é a mais importante e continua sendo amplamente empregada. Client invocation invocation Server result Server result Client Key: Process: Computer:

24 24 Modelos de Sistema - Arquitetura de sistema Peer to Peer Nessa arquitetura todos os processos envolvidos em uma tarefa ou atividade desempenham funções semelhantes, interagindo cooperativamente como pares ( peers ) sem distinção entre processos clientes e servidores nem entre os computadores em que são executados. Embora o modelo cliente servidor ofereça uma estratégia direta e ralativamente simples para o compartilhamento de dados e outros recursos ele não flexível em termos de escalabilidade. O objetivo da arquitetura peer to peer é explorar os recursos, tanto de dados quanto de hardware, de um grande número de computadores para o cumprimento de uma tarefa ou atividade.

25 25 Modelos de Sistema - Arquitetura de sistema Peer 2 Peer 1 Application Application Sharable objects Peer 3 Application Peer 4 Application Peers 5... N

26 26 Comunicação entre processos Serão estudadas caracteristicas da camada middleware. Applications, services RMI and RPC This chapter request-reply protocol marshalling and external data representation Middleware layers UDP and TCP

27 27 Comunicação entre processos No modelo OSI a camada de transporte trata basicamente dos protocolos UDP e TCP. Estudaremos como o middleware e como os aplicativos podem utilizar esses protocolos.

28 28 Comunicação entre processos Características: A passagem de mensagens entre um par de processos pode ser suportada por duas operações de comunicação de mensagem: send e receive, definidas em termos de destinos e mensagens. Para que um processo se comunique com outro, um deles, envia ( send ) uma mensagem para um destino e o outro processo, no destino, recebe (receive) a mensagem.

29 29 Comunicação entre processos Comunicação Síncrona Comunicação Assíncrona Emprego do protocolo UDP: Para algumas aplicações é aceitável usar um serviço que esteja exposto a falhas por omissões ocasionais. Por exemplo o Domain Name Service, que pesquisa nomes DNS na Internet é implementado sobre UDP. O voice over IP ( VOIP ) também é executado sobre UDP. Às vezes os datagramas UDP são uma escolha atraente, pois eles não sofrem as sobrecargas necessárias a entrega de mensagens garantidas.

30 30 Comunicação por fluxo TCP: Emprego do TCP: Muitos serviços frequentemente usados são executados em conexões TCP com números de portas reservados. Eles incluem os seguintes: HTTP: o protocolo de trasnferência de hipertexto é usado para comunicação entre navegadores e servidores web. FTP: o protocolo de transferência de arquivos permite a navegação em diretórios em um computador remoto e que arquivos sejam transferidos de um computador para outro por meio de uma conexão. TELNET: este serviço dá acesso a um computador remoto por meio de uma sessão de terminal. SMTP: o protocolo de transferência de correio eletrônico usado para enviar correspondência entre computadores.

SISTEMAS DISTRIBUIDOS

SISTEMAS DISTRIBUIDOS 1 2 Caracterização de Sistemas Distribuídos: Os sistemas distribuídos estão em toda parte. A Internet permite que usuários de todo o mundo acessem seus serviços onde quer que possam estar. Cada organização

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Sistemas Distribuídos LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO Prof. Adriano Avelar Site: www.adrianoavelar.com Email: eam.avelar@gmail.com 1. Que são sistemas abertos? É um sistema que oferece serviços de acordo com

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações Distribuídas

Desenvolvimento de Aplicações Distribuídas Desafios e Características Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática DAD (2019/01) Tópicos Apresentação da disciplina Introdução Desafios e características

Leia mais

INTRODUÇÃO. RPC x RMI

INTRODUÇÃO. RPC x RMI 1 INTRODUÇÃO RPC x RMI 2 INTRODUÇÃO RPC Remote procedure call Este termo é utilizado para aplicativos clientes que fazem normalmente chamadas a procedimentos remotos que estão em outro processo e hosts.

Leia mais

Invocação Remota. Prof. Leonardo Barreto Campos. 1/29

Invocação Remota. Prof. Leonardo Barreto Campos.   1/29 Invocação Remota Prof. Leonardo Barreto Campos 1/29 Sumário Introdução Chamada de Procedimento Remoto Invocação a Método Remoto Leitura Complementar Bibliografia 2/29 Introdução Essa aula trata como os

Leia mais

Common Object Request Broker Architecture

Common Object Request Broker Architecture Common Object Request Broker Architecture OMG: Object Management Group. Organização internacional, sem fins lucrativos, fundada em 1989. Mais de 800 membros (incluindo fabricantes de sistemas, produtores

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Sistemas Distribuídos Definição Sistema Distribuído é aquele onde os componentes de software e hardware localizados em redes de computadores comunicam-se e coordenam suas ações apenas por passagem de mensagens.

Leia mais

Arquitectura de Sistemas Paralelos e Distribuídos Modelos de Sistemas

Arquitectura de Sistemas Paralelos e Distribuídos Modelos de Sistemas Modelos de Sistemas MSc. Eugénio Alberto Macumbe Modelos de Sistemas Um modelo de arquitectura de SD está preocupado com a localização das partes e o relacionamento entre elas. Os exemplos incluem os modelos

Leia mais

Plataformas de Distribuição de Objetos

Plataformas de Distribuição de Objetos Plataformas de Distribuição de Objetos Denominações Equivalentes: Modelos de Componentes Modelos de Integração de Objetos Motivação: Reuso de objetos Redução do Tempo e do Custo de Desenvolvimento de Software

Leia mais

Principais conceitos de CORBA

Principais conceitos de CORBA Principais conceitos de CORBA Tecgraf PUC-Rio fevereiro de 2011 Common Object Request Broker Architecture Uma arquitetura aberta para o desenvolvimento de aplicações distribuídas em um ambiente multilinguagem

Leia mais

Prof. Me. Sérgio Carlos Portari Júnior

Prof. Me. Sérgio Carlos Portari Júnior Prof. Me. Sérgio Carlos Portari Júnior Ambientes que visam desenvolver aplicações que precisam de um processamento paralelo e distribuído deverão saber lidar com algumas dificuldades. Isto decorre da heterogeneidade

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Faculdades SENAC Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1 de agosto de 2009 Orientação a Objetos Encapsulamento: Parte interna (privada) dos objetos Implementação: métodos Estado: atributos, variáveis,

Leia mais

RPC e RMI. Sistemas Distribuídos. Mauro Lopes Carvalho Silva. Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo

RPC e RMI. Sistemas Distribuídos. Mauro Lopes Carvalho Silva. Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Sistemas Distribuídos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão Objetivos Nesta aula

Leia mais

Arquitetura e Objetos Distribuídos em CORBA. Aula 3. Especificações OMA Object Web

Arquitetura e Objetos Distribuídos em CORBA. Aula 3. Especificações OMA Object Web Arquitetura e Objetos Distribuídos em CORBA Aula 3 Especificações OMA Object Web The Client/Server Evolution O que é a tecnologia CORBA? CORBA Common Object Request Broker Architecture Uma camada de software

Leia mais

Arquitetura de Rede. Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina: Redes de Computadores I

Arquitetura de Rede. Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina: Redes de Computadores I Arquitetura de Rede Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina: Redes de Computadores I 2 Tipos de arquiteturas Cliente-Servidor Peer-to-Peer Arquitetura Híbrida Cliente-Servidor

Leia mais

Sistemas Distribuídos: Conceitos e Projeto RPC e RMI

Sistemas Distribuídos: Conceitos e Projeto RPC e RMI Sistemas Distribuídos: Conceitos e Projeto RPC e RMI Francisco José da Silva e Silva Laboratório de Sistemas Distribuídos (LSD) Departamento de Informática / UFMA http://www.lsd.deinf.ufma.br 15 de abril

Leia mais

Comunicação. Carlos A. G. Ferraz 25/6/2003. Sistemas Distribuídos 1. Tópicos. Camadas. Transmissão de dados. Marshalling/Unmarshalling.

Comunicação. Carlos A. G. Ferraz 25/6/2003. Sistemas Distribuídos 1. Tópicos. Camadas. Transmissão de dados. Marshalling/Unmarshalling. Tópicos Comunicação Carlos Ferraz cagf@cin.ufpe.br Elementos básicos de comunicação Transmissão de dados Endereçamento Sincronismo Enfileiramento (Bufferização) Confiabilidade Portas e sockets UDP RPC:

Leia mais

PMR3507 Fábrica digital

PMR3507 Fábrica digital LSA Laboratório de Sistemas de Automação www.pmrlsa.poli.usp.br PMR3507 Fábrica digital Do EDI ao SOA Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas

Leia mais

Sistemas de Objetos Distribuídos

Sistemas de Objetos Distribuídos Sistemas de Objetos Distribuídos Alex Carneiro Carlos Eduardo Elmadjian Karina Awoki Prof. Fabio Kon POO 2016.1 Agenda Conceitos Histórico CORBA Demos Comparação com SOA Conclusão 1 CONCEITOS Sistemas

Leia mais

Objetos e Componentes Distribuídos: EJB e CORBA

Objetos e Componentes Distribuídos: EJB e CORBA : EJB e CORBA Sistemas Distribuídos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão Objetivos

Leia mais

Sistemas Operacionais II

Sistemas Operacionais II Modelo orientado a objetos: uma pequena revisão Instituto de Informátic ca - UFRGS Sistemas Operacionais II Modelos para programação distribuída (Remote Method Invocation) Aula 14 Programa é visto como

Leia mais

Características de Sistemas Distribuídos

Características de Sistemas Distribuídos Características de Sistemas Distribuídos Carlos Ferraz cagf@cin.ufpe.br 2002-2003 Carlos A. G. Ferraz 2 Tópicos O conceito de Sistemas Distribuídos Infra-estrutura básica Exemplos Vantagens e desvantagens

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Faculdades SENAC Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1 de agosto de 2009 Introdução Instructor's Guide for Colouris et al. SDs de diferentes tipos compartilham importantes propriedades fundamentais e

Leia mais

Características de Sistemas Distribuídos

Características de Sistemas Distribuídos Tópicos O conceito de Características de Carlos Ferraz cagf@cin.ufpe.br Infra-estrutura básica Exemplos Vantagens e desvantagens Convergência digital Características 2002-2003 Carlos A. G. Ferraz 2 O Conceito

Leia mais

PROTÓTIPO DE UM SISTEMA DE IMPORTAÇÃO PARA UMA AGÊNCIA DE TRANSPORTES INTERNACIONAIS

PROTÓTIPO DE UM SISTEMA DE IMPORTAÇÃO PARA UMA AGÊNCIA DE TRANSPORTES INTERNACIONAIS Universidade Regional de Blumenau Centro de Ciências Exatas e Naturais Bacharelado em Ciências da Computação Estágio supervisionado de Conclusão de Curso PROTÓTIPO DE UM SISTEMA DE IMPORTAÇÃO PARA UMA

Leia mais

SIST706 Sistemas Distribuídos

SIST706 Sistemas Distribuídos Slide01 Introdução e Conceitos de Sistemas Distribuídos SIST706 Sistemas Distribuídos 2013/1 Prof. Jéfer Benedett Dörr @: prof.jefer@gmail.com profjefer.wordpress.com Sistema Distribuído Definição de Andrew

Leia mais

Tecnologias de Distribuição e Integração. Quais as preocupações a ter com um sistema distribuído?

Tecnologias de Distribuição e Integração. Quais as preocupações a ter com um sistema distribuído? network link: Tecnologias de Distribuição e Integração ISP intranet backbone desktop computer: server: satellite link no interior de uma organização (intranet) clientes externos entre organizações 2 Quais

Leia mais

Programando sistemas distribuídos com objetos distribuídos na rede TCP/IP. Prof. Me. Sérgio Carlos Portari Júnior

Programando sistemas distribuídos com objetos distribuídos na rede TCP/IP. Prof. Me. Sérgio Carlos Portari Júnior Programando sistemas distribuídos com objetos distribuídos na rede TCP/IP Prof. Me. Sérgio Carlos Portari Júnior Conteúdo Programático Contextualizando: Aula anterior Camada Middleware Programar para SD

Leia mais

Sistemas Distribuídos Aula 10

Sistemas Distribuídos Aula 10 Sistemas Distribuídos Aula 10 Aula passada Arquitetura P2P Bittorrent Distributed Hash Table (DHT) Aula de hoje Modelo computação distribuída RPC Marshalling e stubs Semântica operacional RMI Computação

Leia mais

Vamos fazer um pequeno experimento

Vamos fazer um pequeno experimento 1 Vamos fazer um pequeno experimento Dividam-se em dois grupos: Mestre Escravo Projeto de Sistemas Distribuídos Comunicação entre Processos Prof. Msc. Marcelo Iury de Sousa Oliveira marceloiury@gmail.com

Leia mais

Princípios de Sistemas Distribuídos. Tecnologias utilizadas em sistemas distribuídos Aula 5

Princípios de Sistemas Distribuídos. Tecnologias utilizadas em sistemas distribuídos Aula 5 Princípios de Sistemas Distribuídos Tecnologias utilizadas em sistemas distribuídos Aula 5 Conceitos de comunicação entre processos Interprocess Communication (IPC) Sistemas distribuídos são construídos

Leia mais

Análise comparativa entre as especificações de objetos distribuídos DCOM e CORBA

Análise comparativa entre as especificações de objetos distribuídos DCOM e CORBA Universidade Regional de Blumenau Centro de Ciências Exatas e Naturais Análise comparativa entre as especificações de objetos distribuídos DCOM e CORBA Acadêmico: Rubens Bósio Orientador: Marcel Hugo Blumenau,

Leia mais

Funcionalidade e Protocolos da Camada de Aplicação

Funcionalidade e Protocolos da Camada de Aplicação Funcionalidade e Protocolos da Camada de Aplicação Network Fundamentals Capítulo 3 1 Aplicações A Interface entre usuário e Rede de Dados A Camada de aplicação provê recursos para enviar e receber dados

Leia mais

Protocolos e Serviços de Redes

Protocolos e Serviços de Redes Protocolos e Serviços de Redes Redes de Computadores Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal de São Paulo IFSP Campus Campos do Jordão garrocho.ifspcjo.edu.br/rdc charles.garrocho@ifsp.edu.br Técnico

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar

REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar - Aula 7 - MODELO DE REFERÊNCIA TCP O modelo de referência TCP, foi muito usado pela rede ARPANET, e atualmente usado pela sua sucessora, a Internet Mundial. A ARPANET é de grande utilidade para entender

Leia mais

Conceitos de Sistemas Distribuídos

Conceitos de Sistemas Distribuídos Conceitos de Sistemas Distribuídos Roteiro Definição de Sistemas Distribuídos (SD) Evolução Histórica Exemplos (SD) Modelos (Vantagens x Desvantagens) 2 O que é um Sistema Distribuído? Definição Coleção

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Sistemas Distribuídos Motivação Aplicações Motivam Possibilita Engenharia Motivação! Aplicações cada vez mais complexas! Qual a técnica mais comum para redução de complexidade? " Modularização Dividir

Leia mais

Protocolos e Serviços de Redes

Protocolos e Serviços de Redes Protocolos e Serviços de Redes Redes de Computadores Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal de Minas Gerais IFMG Campus Ouro Branco garrocho.github.io charles.garrocho@ifmg.edu.br Sistemas de Informação

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Sistemas Distribuídos Soquetes Um soquete é formado por um endereço IP concatenado com um número de porta. Em geral, os soquetes utilizam uma arquitetura cliente-servidor. O servidor espera por pedidos

Leia mais

1- Confiabilidade ( 2 ) Proteção contra perdas e estragos. 2- Integridade ( 3 ) Proteção contra interferência de cortes de funcionamento

1- Confiabilidade ( 2 ) Proteção contra perdas e estragos. 2- Integridade ( 3 ) Proteção contra interferência de cortes de funcionamento Grupo 11 1. Em um SID a segurança é de grande importância, ela deve garantir que apenas usuários autorizados acessem recursos e garantir que a informação transmitida pela rede somente possa ser alcançada

Leia mais

Arquiteturas. capítulo

Arquiteturas. capítulo Arquiteturas capítulo 2 Modelos de arquitetura de sistemas distribuídos Clientes realizam pedidos a servidores Client invocation invocation Server result Server result Client Key: Process: Computer: Modelos

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com BENEFÍCIOS MODELO OSI Menor complexidade; Interfaces padronizadas; Interoperabilidade entre

Leia mais

Sistemas Distribuídos. Plano de Curso. Plano de Curso 04/03/12 ! EMENTA:

Sistemas Distribuídos. Plano de Curso. Plano de Curso 04/03/12 ! EMENTA: Sistemas Distribuídos Prof. Msc. André Luiz Nasserala Pires nassserala@gmail.com! EMENTA: Plano de Curso! Conceitos. Comunicação entre processos (IPC). Programação de aplicações cliente- servidor. Sincronização

Leia mais

O que se espera para o futuro dos Web Services? As tecnologias são respectivamente JSON e REST.

O que se espera para o futuro dos Web Services? As tecnologias são respectivamente JSON e REST. Web Services Por que os Web Services são atrativos para a integração de sistemas? Pois os Web services são componentes que possibilitam que as aplicações se comuniquem utilizando protocolos padrão da internet

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES Unidade 5 Camada de Transporte e Aplicação. Luiz Leão

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES Unidade 5 Camada de Transporte e Aplicação. Luiz Leão Unidade 5 Camada de Transporte e Aplicação Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 5.1 Protocolo UDP 5.2 Protocolo TCP 5.3 Principias Protocolos de Aplicação 5.3.1 SMTP

Leia mais

Redes de Comunicação de Dados

Redes de Comunicação de Dados Redes de Comunicação de Dados 1 - Objetivo O grande objetivo é a formação geral de um especialista capaz de projetar redes de computadores, tanto sob o aspecto de software quanto de hardware, a partir

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações Distribuídas

Desenvolvimento de Aplicações Distribuídas Arquitetura Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática DAD (2019/01) Tópicos Apresentação da disciplina Introdução Desafios e características Arquitetura

Leia mais

ÍNDICE. Redes de Computadores - 1º Período de Cap 12 - Fls. 1

ÍNDICE. Redes de Computadores - 1º Período de Cap 12 - Fls. 1 ÍNDICE 12. Sistemas Operacionais de Redes 2 12.1. Conceito 2 12.2. Redirecionador 3 12.3. Arquiteturas 3 12.4. Par a Par 4 12.5. Cliente-Servidor 4 12.6. Os Sistemas Operacionais de Redes e as Arquiteturas

Leia mais

Sistema Operacional. Prof. Leonardo Barreto Campos. 1/30

Sistema Operacional. Prof. Leonardo Barreto Campos.   1/30 Sistema Operacional Prof. Leonardo Barreto Campos 1/30 Sumário Introdução Middleware e SO de Rede SO de Rede Processos e Threads Leitura Complementar Bibliografia 2/30 Introdução A tarefa de qualquer sistema

Leia mais

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS SISTEMAS DISTRIBUÍDOS CUP Disk Memoey CUP Memoey Disk Network CUP Memoey Disk Introdução aos Sistemas Distribuídos 1 Sumário Evolução Problema/Contexto O que é um Sistema Distribuído? Vantagens e Desvantagens

Leia mais

Modelo de Camadas. Redes de Computadores

Modelo de Camadas. Redes de Computadores Modelo de Camadas Redes de Computadores Sumário Visão Geral de uma Rede de Computadores Protocolos Modelo de Camadas Porque utilizar Tipos de Modelos de Referência Modelo de Referência ISO/OSI Histórico

Leia mais

Rede de computadores Cliente- servidor. Professor Carlos Muniz

Rede de computadores Cliente- servidor. Professor Carlos Muniz Rede de computadores Professor Carlos Muniz Definição Cliente-servidor é um modelo computacional que separa clientes e servidores, sendo interligados entre si geralmente utilizando-se uma rede de computadores.

Leia mais

Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores

Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores 1 - Em uma rede de computadores existem dispositivos responsáveis por distribuir as informações por toda a rede. Quando falamos de dispositivos que atuam

Leia mais

Java RMI. Sistemas Distribuídos. Mauro Lopes Carvalho Silva. Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo

Java RMI. Sistemas Distribuídos. Mauro Lopes Carvalho Silva. Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Sistemas Distribuídos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão Objetivos Nesta aula

Leia mais

O que é um sistema distribuído?

O que é um sistema distribuído? Disciplina: Engenharia de Software 4 Bimestre Aula 1: ENGENHARIA DE SOFTWARE DISTRIBUÍDO O que é um sistema distribuído? Segundo Tanenbaum e Steen (2007) um sistema distribuído é uma coleção de computadores

Leia mais

Informática UFRGS. Programação com Objetos Distribuídos (C. Geyer) Java Comunicação 1

Informática UFRGS. Programação com Objetos Distribuídos (C. Geyer) Java Comunicação 1 Programação com Objetos Distribuídos (C. Geyer) Java Comunicação 1 Autor Autor Local Cláudio Geyer Instituto de Informática disciplinas: POD e PDP Versão v4 2010-1 Programação com Objetos Distribuídos

Leia mais

15/4/15. Processamento Paralelo Middleware Orientado a Objetos. Sistema operacional é a única infraestrutura para interação. Middleware é adicionado

15/4/15. Processamento Paralelo Middleware Orientado a Objetos. Sistema operacional é a única infraestrutura para interação. Middleware é adicionado Aplicações distribuídas: interação entre partes Processamento Paralelo Middleware Orientado a Objetos Prof. João Paulo A. Almeida (jpalmeida@inf.ufes.br) Rede A Rede B Rede C 2015/01 - INF02799 Sistema

Leia mais

Estruturas de Comunicação de Dados Aula 3 Camadas de Aplicação e Transporte

Estruturas de Comunicação de Dados Aula 3 Camadas de Aplicação e Transporte Estruturas de Comunicação de Dados Aula 3 Camadas de Aplicação e Transporte Escola Maria Eduarda Ramos de Barros Curso técnico em redes de computadores Carpina - PE Roteiro Aplicações de Rede Transporte

Leia mais

contidos na descrição do serviço para localizar, contactar e chamar o serviço. A figura mostra os componentes e a interação entre eles.

contidos na descrição do serviço para localizar, contactar e chamar o serviço. A figura mostra os componentes e a interação entre eles. Web Services Web Service é um componente de software identificado por uma URI que independe de implementação ou de plataforma e pode ser descrito, publicado e invocado sobre uma rede por meio de mensagens

Leia mais

Sistemas Operacionais II

Sistemas Operacionais II Introdução Instituto de Informátic ca - UFRGS Sistemas Operacionais II Remote Procedure Call - RPC Aula 13 Necessidade de desenvolver aplicações distribuídas de forma simples Solução: estender modelos

Leia mais

Programação Distribuída. Metas de um Sistema Distribuído

Programação Distribuída. Metas de um Sistema Distribuído Programação Distribuída Metas de um Sistema Distribuído Programação Distribuída Metas de um Sistema Distribuído Um S.D. deve oferecer: 1. fácil acesso a seus recursos; 2. ocultar onde estão esses recursos,

Leia mais

Arquitetura da Internet TCP/IP

Arquitetura da Internet TCP/IP Arquitetura da Internet TCP/IP A Internet Internet é a rede mundial de computadores, à qual estão conectados milhões de computadores do mundo todo; A idéia de concepção de uma rede mundial surgiu nos Estados

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito RM-OSI: Modelo de Referência www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Quando surgiram as redes de computadores havia um grande problema de compatibilidade entre

Leia mais

1.2- Ambientes de Middleware

1.2- Ambientes de Middleware 1.2- Ambientes de Middleware Applications RMI, RPC and events Request reply protocol Middleware layers External data representation Operating System Fonte: [Coulouris] 1 1.2- Ambientes de Middleware Aplicação

Leia mais

SIDs: ARQUITETURA DE SISTEMAS DISTRIBUÍDOS

SIDs: ARQUITETURA DE SISTEMAS DISTRIBUÍDOS SIDs: ARQUITETURA DE SISTEMAS DISTRIBUÍDOS Modelos: Para que um sistema, ao ser projetado, alcance as características de um sistema distribuído, esse deve ser desenvolvido em cima de algum modelo de computação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ COLÉGIO TÉCNICO DE TERESINA-TÉCNICO EM INFORMÁTICA DISCIPLINA: REDES DE COMPUTADORES I PROFESSOR: Valdemir Junior

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ COLÉGIO TÉCNICO DE TERESINA-TÉCNICO EM INFORMÁTICA DISCIPLINA: REDES DE COMPUTADORES I PROFESSOR: Valdemir Junior UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ COLÉGIO TÉCNICO DE TERESINA-TÉCNICO EM INFORMÁTICA DISCIPLINA: REDES DE COMPUTADORES I PROFESSOR: Valdemir Junior CAMADA DE APLICAÇÃO Alyson Pereira Barbosa Erisvaldo dos

Leia mais

ATENÇÃO O TCP/IP não é um protocolo. TCP/IP é um conjunto de diversos protocolos em 04 camadas próprias que se relaciona com o modelo OSI.

ATENÇÃO O TCP/IP não é um protocolo. TCP/IP é um conjunto de diversos protocolos em 04 camadas próprias que se relaciona com o modelo OSI. PROTOCOLOS DE TRANSMISSÃO DE DADOS PROTOCOLO TCP/IP Trata-se da sigla da palavra inglesa Transmission Control Protocol / Internet Protocol ou, simplesmente Protocolo de Controle de Transmissão / Protocolo

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Sistemas Distribuídos Unitri Prof: Carlos Eduardo de Carvalho Dantas Conceitos Sistema Distribuído é um conjunto de computadores independentes que se apresenta a seus usuários como um sistema único e coerente.

Leia mais

Metas de um Sistema Distribuído

Metas de um Sistema Distribuído Metas de um Sistema Distribuído Sistemas Distribuídos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Caracterização de Faculdades SENAC Análise e Desenvolvimento de Sistemas 24 de fevereiro de 2010 Caracterização de Histórico Anos 50 - Sistemas Operacionais tipo Lote Aumentar a capacidade de processamento

Leia mais

Estruturas de Sistemas Operacionais

Estruturas de Sistemas Operacionais Estruturas de Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais - Tópicos Componentes do Sistema Serviços de Sistemas Operacionais Chamadas ao Sistema Estrutura do Sistema Máquinas Virtuais Chamadas ao Sistema

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Tecnologia em Sistemas para Internet Aula 02 Introdução à Introdução A computação entre as décadas de 40 e 80 tinha um custo elevado; Computadores imensos e independentes; Anos 80 dois avanços mudam esse

Leia mais

Componente de aplicação. Figura 1 - Elementos funcionais de uma aplicação sendo executados de forma distribuída

Componente de aplicação. Figura 1 - Elementos funcionais de uma aplicação sendo executados de forma distribuída 11 1 Introdução Recentes avanços em redes de computadores impulsionaram a busca e o desenvolvimento de meios para facilitar e acelerar o desenvolvimento de aplicações em sistemas distribuídos, tornando

Leia mais

Capítulo II Modelos de Programação Distribuída (parte 2)

Capítulo II Modelos de Programação Distribuída (parte 2) Capítulo II Modelos de Programação Distribuída (parte 2) From: Coulouris, Dollimore and Kindberg Distributed Systems: Concepts and Design Edition 3, Addison-Wesley 2001 From: Cardoso, Jorge, Programação

Leia mais

Agenda Redes Arquitetura de computadores Programação de CLP Instrumentação OSI 3 / 54

Agenda Redes Arquitetura de computadores Programação de CLP Instrumentação OSI 3 / 54 1 Redes Padrões Topologia 2 Arquitetura de computadores CLP Evolução das arquiteturas Lógica Booleana 3 Programação de CLP Ladder Grafcet 4 Instrumentação Tipos de sensores Ponte de Wheatstone 2 / 54 Padrões

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Prof. Macêdo Firmino Revisão do Modelo de Camadas de Internet (TCP/IP) Macêdo Firmino (IFRN) Redes de Computadores Março de 2011 1 / 15 Redes II - Conteúdo programático (Ementa) Aulas

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Faculdades SENAC Análise e Desenvolvimento de Sistemas 23 de fevereiro de 2011 Histórico Anos 50 - Sistemas Operacionais tipo Lote Aumentar a capacidade de processamento de programas Usuário ia ao computador

Leia mais

Comunicação. capítulo

Comunicação. capítulo Comunicação capítulo 4 Camadas de protocolos: Modelo OSI Camadas de protocolos: Mensagem Protocolos de baixo nível Estas camadas implementam as funções básicas que envolvem uma rede de computadores: Física:

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Introdução à Computação Jordana Sarmenghi Salamon jssalamon@inf.ufes.br jordanasalamon@gmail.com http://inf.ufes.br/~jssalamon Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda

Leia mais

Redes de Computadores e Aplicações Camada de aplicação IGOR ALVES

Redes de Computadores e Aplicações Camada de aplicação IGOR ALVES Redes de Computadores e Aplicações Camada de aplicação IGOR ALVES Camada de aplicação Um protocolo da camada de aplicação define como processos de uma aplicação, que funcionam em sistemas finais diferentes,

Leia mais

Introdução aos Sistemas Distribuídos

Introdução aos Sistemas Distribuídos Introdução aos Sistemas Distribuídos Prof. Leonardo Barreto Campos http://sites.google.com/sitew/leonardobcampos 1/29 Sumário Ementa; Bibliografia Calendário Site Introdução Características http://sites.google.com/sitew/leonardobcampos

Leia mais

Redes de Computadores e Aplicações

Redes de Computadores e Aplicações Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Redes de Computadores e Aplicações Aula 13 - Camada de Aplicação Visão Geral Prof. Diego Pereira

Leia mais

Comunicação entre Processos

Comunicação entre Processos Comunicação entre Processos Prof. Leonardo Barreto Campos http://sites.google.com/sitew/leonardobcampos 1/29 Sumário Introdução Comunicação entre Processos: Soquetes Comunicação por datagrama UDP Comunicação

Leia mais

Grupo de Usuários Java do Noroeste Paulista. Introdução à tecnologia Java

Grupo de Usuários Java do Noroeste Paulista. Introdução à tecnologia Java Grupo de Usuários Java do Noroeste Paulista Introdução à tecnologia Java Referências http://www.java.sun.com; Ivan Luiz Marques Ricarte, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação-UNICAMP (http://www.dca.fee.unicamp.br/~ricarte/welcome.html);

Leia mais

Redes de Computadores. Prof. Msc André Y. Kusumoto

Redes de Computadores. Prof. Msc André Y. Kusumoto Redes de Computadores Prof. Msc André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Open Systems Interconnection Modelo OSI No início da utilização das redes de computadores, as tecnologias utilizadas para

Leia mais

Infra-Estrutura de Software

Infra-Estrutura de Software Infra-Estrutura de Software Entrada / Saída 2º. EE: 21/06 Próximas Datas http://www.cin.ufpe.br/~cagf/if677/2016-1/ slides/ Revisão de notas: 28/06 FINAL: 30/06 Diversidade de dispositivos Hardware de

Leia mais

Aula 4 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS JOGOS MASSIVOS DISTRIBUÍDOS. Marcelo Henrique dos Santos

Aula 4 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS JOGOS MASSIVOS DISTRIBUÍDOS. Marcelo Henrique dos Santos Aula 4 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS JOGOS MASSIVOS DISTRIBUÍDOS Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Email: Site: marcelosantos@outlook.com www.marcelohsantos.com.br TECNOLOGIA EM JOGOS

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos UERN Sistemas Distribuídos Prof. André Gustavo andregustavo@uern.br Sistemas Distribuídos Ementa: Conceitos relacionados com Sistemas Distribuídos. Mecanismos dos Sistemas Operacionais para suporte a distribuição.

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 5ª. Série Programação Distribuída A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensinoaprendizagem desenvolvido

Leia mais

INTERNET. A figura mostra os inúmeros backbones existentes. São cabos de conexão de altíssima largura de banda que unem o planeta em uma rede mundial.

INTERNET. A figura mostra os inúmeros backbones existentes. São cabos de conexão de altíssima largura de banda que unem o planeta em uma rede mundial. INTERNET A figura mostra os inúmeros backbones existentes. São cabos de conexão de altíssima largura de banda que unem o planeta em uma rede mundial. DNS (Domain Name System) Sistema de Nome de Domínio

Leia mais

Prof. Edson Maia Graduado em Web Design e Programação Bacharel e Licenciado em Geografia Especialista em Gestão Ambiental Complementação para

Prof. Edson Maia Graduado em Web Design e Programação Bacharel e Licenciado em Geografia Especialista em Gestão Ambiental Complementação para Prof. Edson Maia Graduado em Web Design e Programação Bacharel e Licenciado em Geografia Especialista em Gestão Ambiental Complementação para Magistério Superior Especialista em Docência para Educação

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações Distribuídas

Desenvolvimento de Aplicações Distribuídas SOA e Web Services Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática DAD (2019/01) Tópicos Apresentação da disciplina Introdução Desafios e características Arquitetura

Leia mais

Programação com Sockets

Programação com Sockets Programação com LP4 Ciência da Computação 1 Comunicação entre processos Nível mais baixo É um tipo particular de modelo de programação em redes utilizado em várias linguagens como: C, C++ e Java São estruturas

Leia mais

Processos em Sistemas Distribuídos e Comunicação entre Processos

Processos em Sistemas Distribuídos e Comunicação entre Processos Processos em Sistemas Distribuídos e Comunicação entre Processos Sistemas Distribuídos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de

Leia mais

Firewall - Inspeção com estado. (Stateful Inspection)

Firewall - Inspeção com estado. (Stateful Inspection) Proxy e FIREWALL Firewall - Inspeção com estado. (Stateful Inspection) As primeiras gerações de firewall eram ditos "stateless". Cada pacote é analisado individualmente, sem levar em conta pacotes anteriores

Leia mais

Arquiteturas de Protocolos. Aplicação. Redes. Aplicações cliente-servidor. Aplicações peer-to-peer

Arquiteturas de Protocolos. Aplicação. Redes. Aplicações cliente-servidor. Aplicações peer-to-peer Arquiteturas de Protocolos s Cama de Arquitetura OSI Apresentação Sessão Enlace Físico Arquitetura IEEE LLC MAC Físico Arquitetura Internet Inter-rede Sub- 1 Prof. Sérgio Colcher colcher@inf.puc-rio.br

Leia mais

COMPUTAÇÃO DISTRIBUÍDA

COMPUTAÇÃO DISTRIBUÍDA COMPUTAÇÃO DISTRIBUÍDA INTRODUÇÃO Carlos Ferraz MOTIVAÇÃO Computação em evolução Antes disso Sistemas de Software (Aplicações) Infraestrutura de Software Infraestrutura de Hardware Infraestrutura

Leia mais

TECNOLOGIAS DE SISTEMAS DISTRIBUÍDOS IMPLEMENTADAS EM JAVA: SOCKETS, RMI, RMI-IIOP E CORBA

TECNOLOGIAS DE SISTEMAS DISTRIBUÍDOS IMPLEMENTADAS EM JAVA: SOCKETS, RMI, RMI-IIOP E CORBA Anuário da Produção Acadêmica Docente Vol. II, Nº. 3, Ano 2008 TECNOLOGIAS DE SISTEMAS DISTRIBUÍDOS IMPLEMENTADAS EM JAVA: SOCKETS, RMI, RMI-IIOP E CORBA Pedro Otávio Alves Neto Universidade para o Desenvolvimento

Leia mais