Vídeo Roteiro Final: As Águas do Planeta Terra

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Vídeo Roteiro Final: As Águas do Planeta Terra"

Transcrição

1 Geografia - Professora Bianca - Turma 62 Alunos (as): Ana, Nathalia, Larissa, Vinícius e Tiago Apresentadores: Natthalia e Tiago - Pesquisadores: Ana, Larissa e Vinícius Conteúdo para a elaboração do vídeo sobre a água do planeta Terra (25/11 3ª feira) 1º Bloco Vídeo Roteiro Final: As Águas do Planeta Terra Olá, hoje estamos com mais um programa sobre curiosidades do Planeta Terra. Nesse primeiro bloco vamos entrevistar a oceanógrafa Larissa. Oceanografia é a ciência que estuda os oceanos e o oceanógrafo é o profissional que é formado na área. O Planeta Terra é formado por 29% de terra e 71% de água. Da água existente no nosso planeta, 97% é salgada, 2% é gelo e apenas 1% é água doce. Larissa, o que é um oceano? Oceano é uma grande massa de água salgada que cobre a maior parte da superfície terrestre, separando os continentes. Quais os principais oceanos Larissa? Fale um pouco sobre cada um deles. Existem quatro grandes oceanos: o Pacífico, o Atlântico, o Índico e o Glacial Ártico. Pesquisadora Larissa (Somente a voz) Alguns cientistas também consideram o Oceano Glacial Antártico, entretanto, outros afirmam que este seria apenas uma continuidade do Oceano Pacífico, Atlântico e Índico. O Pacífico é o maior entre todos, nele encontramos o ponto mais fundo dos oceanos com uma profundidade de 11km nas Ilhas Marianas. O Atlântico, que banha a costa brasileira, é o segundo em tamanho e o mais importante economicamente. O Glacial Ártico é o menor entre todos. Parte da sua área fica congelada durante longos períodos do ano. O Oceano Índico tem sua maior parte localizada no Hemisfério Sul do planeta e suas águas são mais aquecidas do que os outros. Os mares são massas de água salgada que se localizam próximas aos continentes ou no interior destes. Apresentam profundidade, temperatura e salinidade menor que os oceanos.

2 Pesquisadora, como os mares se classificam? Os mares são classificados em três tipos: Mar Aberto, Mar de Interior e Mar Fechado. Pesquisadora Larissa (Somente a voz) - O Mar Aberto é aquele que se comunica com o oceano por largas passagens. Exemplo: Mar do Norte. - Mar de Interior, comunicam-se com o oceano por estreitos canais. Exemplo: Mar Mediterrâneo. - Mar Fechado, é aquele que não possui nenhuma comunicação com o oceano. Exemplo: Mar Morto. Estamos recebendo uma pergunta dos internautas. Pesquisadora, o que são geleiras? Pesquisadora Larissa (Close) As geleiras são massas de gelo formadas em regiões onde a queda de neve é superior ao degelo. São encontradas nas zonas polares e nas regiões de altitude elevada. Estamos encerrando o primeiro bloco. Obrigada Larissa pela sua participação. Voltamos em seguida. 2º Bloco Voltamos com o segundo bloco do programa e agora vamos entrevistar o pesquisador Vinícius. A água doce, indispensável para a vida é encontrada nos continentes e está distribuída nos rios, lagos, geleiras e em camadas subterrâneas. O que significa a palavra Hidrografia? Hidrografia significa o estudo das águas (rios, lagos, oceanos, águas subterrâneas etc). Vinícius, o que é um rio? Os rios são cursos de água que desembocam no mar, em um lago ou em outro rio. Formam-se por precipitação, afloramento de água subterrânea e por degelo das montanhas. Os rios podem ser: - perene, quando nunca secam - Intermitentes, também chamados de temporários, aqueles que secam durante períodos sem chuva ou congelam durante parte do ano. - Efêmeros, existem somente quando fortes chuvas acontecem, que são as chamadas torrentes.

3 Vinícius, o que é a mata ciliar? Pesquisador Vinícius (Close) A mata ciliar é aquela que fica próximo aos rios, aos lagos e sua função é preservar o ambiente evitando o assoreamento. Vamos ler o comentário enviado por um internauta que está explicando o que são rios de planalto e rios de planícies. Os rios que cruzam as áreas altas, mais planas, são chamados de rios de planalto e costumam ter muitas quedas d'água, aproveitadas para geração de energia elétrica. Os rios que percorrem as áreas mais baixas e planas, são chamados de rios de planície. Não apresentam quedas d'água e são muito utilizados na navegação e pesca. Na figura a seguir podemos acompanhar as partes integrantes de um rio. Pesquisador Vinícius (Somente voz) As principais partes de rio são: a nascente, a confluência, o meandro, a foz, os afluentes, o leito e o curso. - Nascente: é o local onde o rio nasce. - Confluência: é o local de junção de dois ou mais rios. - Meandro: é a curva do rio. - Foz: local onde o rio deságua, também chamado de desembocadura. - Afluente: é o nome dado aos rios pequenos que deságuam em rios principais. - Leito: onde o rio corre. - Curso: é o caminho percorrido por um rio. Agora temos uma pergunta enviada pelos internautas: O que é o ciclo das águas ou ciclo hidrológico pesquisador Vinícius? Temos uma ilustração para explicar essa pergunta; Pesquisador Vinícius (Somente voz) O ciclo hidrológico ou também chamado de ciclo das águas e a movimentação permanente da água em nosso planeta, passando do estado sólido, líquido e gasoso. Essa transformação ocorre de forma circular. Encerramos mais um bloco do programa. Obrigado Vinícius. Voltamos já. 3º Bloco Voltamos com o terceiro e último bloco do programa. Agara vamos conversas com a pesquisadora Ana. Apresentadora Nathalia (Somente voz) Uma bacia hidrográfica é uma grande região formada por um rio principal e os seus afluentes.

4 Pesquisadora, quais são as grandes bacias hidrográficas brasileiras. Pesquisadora Ana (Tomada inteira) O Brasil apresenta 12 grandes bacias hidrográficas. Como podemos ver na figura a seguir. Pesquisadora Ana (Somente voz) - A bacia Amazônica; - Tocantins - Araguaia - Atlântico Nordeste Ocidental - Parnaíba - Atlântico Nordeste Oriental - São Francisco - Atlântico Leste - Paraguai - Paraná - Atlântico Sudeste - Uruguai - Atlântico Sul Pesquisadora Ana (Close) O estado de Santa Catarina está em uma região de três grandes bacias hidrográficas. - a Bacia do Uruguai - a Bacia do Paraná - e a Bacia do Sudeste ou Atlântico Sul. Agora vamos até a Escola Básica Municipal Maria Conceição Nunes no bairro do Rio Vermelho em Florianópolis, onde os alunos estão pesquisando curiosidades sobre as águas do Planeta Terra. Prof. Bianca (Tomada inteira com os alunos na biblioteca) Olá Nathalia, estamos na biblioteca da escola e os alunos comentarão algumas curiosidades pesquisadas. (aluno 01) fale sobre o que você está pesquisando. Aluno 01 (Tomada inteira na biblioteca): A maior bacia hidrográfica do mundo é a Amazônica localizada em território brasileiro. E o rio Amazonas é o rio mais extenso e o maior em volume de água do mundo, também localizado no Brasil. Prof. Bianca (Tomada inteira na biblioteca) (aluno 02) e você encontrou alguma curiosidade? (aluno 02) (Tomada inteira na biblioteca): Estou lendo sobre o maior rio do estado de SC, o Rio Canoas e o maior de Florianópolis que é o Rio Ratones. Prof. Bianca (Tomada inteira na biblioteca) (aluno 03) e você? (aluno 03) (Tomada inteira na biblioteca): Professora estou lendo que o rio mais poluído do Brasil é o Tietê e o rio mais poluído de SC é o Rio do Peixe que sofre com esgoto doméstico, dejetos industriais e material orgânico decorrente da criação de animais.

5 (Aluno 01) (Close): Professora, estou vendo a diferença entre uma lagoa e uma laguna. - As lagoas são massas de águas mais tranquilas situado em depressões. Em geral sua origem é natural e sem conexão com o mar. Essas águas podem ser provenientes da chuva, de uma nascente local, de cursos de água, como rios e geleiras, que deságuem nessa depressão. - As lagunas caracterizam-se como um ambiente também de águas mais calmas. Recebem ao mesmo tempo águas doces dos rios e águas salgadas do oceano por influência das marés. Todas as lagunas têm uma ou mais conexões com o mar. (Aluno 02) (Close): Professora eu estou lendo quais são os tipos de poluição que mais afetam as águas do planeta Terra. - a Acumulação de lixo - o Esgoto doméstico - os Resíduos tóxicos de fábricas - os Produtos químicos da agricultura - os Resíduos nucleares - e a Indústria petrolífera. (Aluno 03) (Close): Estou lendo que para fabricar uma camiseta é necessário em todo o processo mais de 3mil litros de água e que uma torneira pingando pode desperdiçar até 46 litros de água por dia. Nosso corpo é formado por 76% de água, ela é indispensável para a nossa sobrevivência. Podemos sobreviver até 28 dias sem comer algo, mas somente por três dias sem beber água. Obrigada professora e alunos da turma 62 da escola Maria Conceição. Prof. Bianca e alunos (Tomada inteira com os alunos na biblioteca): se despedindo. Agora temos mais uma pergunta dos internautas. Pesquisadora Ana, o que são águas subterrâneas? Pesquisadora Ana (Tomada inteira) As águas subterrâneas são aquelas armazenadas no subsolo por causa da infiltração das chuvas. Quando chove parte da água penetra na terra formando reservatórios abaixo da superfície. Pesquisadora Ana (Close) Um Aquífero é uma formação geológica subterrânea capaz de armazenar água e que possui permeabilidade suficiente para permitir que esta se movimente. São verdadeiros reservatórios subterrâneos de água formados por rochas porosas e permeáveis que retém a água das chuvas que se infiltram no solo. O Aquífero Guarani é uma das maiores reserva subterrânea de água doce do mundo, abrange partes dos territórios do Uruguai, Argentina, Paraguai e principalmente do Brasil. Estamos encerrando mais um programa de curiosidades do Planeta Terra. Hoje com o tema as Águas do nosso planeta. Espero que todos tenham gostado. Obrigada Ana pela sua participação. Até a próxima.

As terras submersas e a água no globo terrestre

As terras submersas e a água no globo terrestre As terras submersas e a água no globo terrestre CONTINENTES Blocos continentais que resultaram da divisão do continente único: Pangeia. Quatro grandes massas continentais: Continente Tríplipe (África,

Leia mais

Hidrografia. É uma parte da geografia física que classifica e. Seu estudo abrange portanto oceanos, mares, geleiras, água do subsolo, lagos, água da

Hidrografia. É uma parte da geografia física que classifica e. Seu estudo abrange portanto oceanos, mares, geleiras, água do subsolo, lagos, água da Hidrografia É uma parte da geografia física que classifica e estuda as. Seu estudo abrange portanto oceanos, mares, geleiras, água do subsolo, lagos, água da atmosfera e rios. As águas podem ser divididas

Leia mais

Recursos Hídricos e Meio Ambiente. Matheus Lemos

Recursos Hídricos e Meio Ambiente. Matheus Lemos Recursos Hídricos e Meio Ambiente Matheus Lemos Elementos de Hidrografia Água como Recurso Elementos de Hidrografia O Ciclo da Água Recursos Hídricos Degradação e Recuperação A poluição das águas: Resíduos

Leia mais

PRIMEIROS ANOS GEOGRAFIA CONTEÚDO P3 2º Tri. Profº André Tomasini

PRIMEIROS ANOS GEOGRAFIA CONTEÚDO P3 2º Tri. Profº André Tomasini PRIMEIROS ANOS GEOGRAFIA CONTEÚDO P3 2º Tri Profº André Tomasini Formação dos Solos. Fatores importantes: Deslizamentos Problema ambientais urbanos Enchentes ÁGUAS CONTINENTAIS Os oceanos e mares

Leia mais

O que é hidrografia? É o ciclo da água proveniente tanto da atmosfera como do subsolo.

O que é hidrografia? É o ciclo da água proveniente tanto da atmosfera como do subsolo. O que é hidrografia? É o ciclo da água proveniente tanto da atmosfera como do subsolo. Rios São cursos d água com leito ou canal bem definidos. São formados pelo encontro das águas do escoamento superficial

Leia mais

Apostila de Geografia 16 Hidrografia Matheus Borges

Apostila de Geografia 16 Hidrografia Matheus Borges Apostila de Geografia 16 Hidrografia Matheus Borges 1.0 Distribuição das Águas 97% Águas salgadas: Oceano Pacífico (o maior). Oceano Atlântico (muito navegável). Oceano Índico. 3% Água doce: 2% Geleiras.

Leia mais

Hidrosfera -> camada líquida na superfície terrestre

Hidrosfera -> camada líquida na superfície terrestre Hidrosfera -> camada líquida na superfície terrestre Hidrologia ou hidrografia -> ciência que localiza, identifica, quantifica e analisa as massas de líquidas existentes no planeta CARACTERÍSTIAS GERAIS

Leia mais

A HIDROSFERA. É a camada líquida da terra

A HIDROSFERA. É a camada líquida da terra A HIDROSFERA A HIDROSFERA É a camada líquida da terra Gasosa Formas em que a água é encontrada sólida Formas em que a água é encontrada Líquida Formas em que a água é encontrada Distribuição da água na

Leia mais

A NATUREZA DO BRASIL: RELEVO E HIDROGRAFIA

A NATUREZA DO BRASIL: RELEVO E HIDROGRAFIA A NATUREZA DO BRASIL: RELEVO E HIDROGRAFIA A NATUREZA DO BRASIL: O RELEVO O Relevo Brasileiro Localizado numa área considerada tectonicamente estável É bastante antigo e foi desgastado por processos erosivos,

Leia mais

Ciclo hidrológico e distribuição da água na Terra

Ciclo hidrológico e distribuição da água na Terra Ciclo hidrológico e distribuição da água na Terra a) CICLO HIDROLÓGICO EVAPORAÇÃO/TRANSPIRAÇÃO O ciclo começa com a evaporação da água superficial devido ao calor e com a transpiração dos vegetais. CONDENSAÇÃO/PRECIPITAÇÃO

Leia mais

Bacias hidrográficas brasileiras

Bacias hidrográficas brasileiras Bacias hidrográficas brasileiras Características da hidrografia brasileira Riqueza em rios e pobreza em formações lacustres. Todos rios direta ou indiretamente são tributários do Oceano Atlântico. Predomínio

Leia mais

PROVA BIMESTRAL DE GEOGRAFIA

PROVA BIMESTRAL DE GEOGRAFIA PROVA BIMESTRAL DE GEOGRAFIA Ensino: FUNDAMENTAL I I Ano ou Série: 6. os ANOS - A-B-C-D Turma:M/T Disciplina: GEOGRAFIA Prof. a ROSELI BARAÇAL Conteúdos: LIVRO - UNIDADE V A AÇÃO DAS ÁGUAS E AS PAISAGENS

Leia mais

HIDROGRAFIA DO BRA R SIL I

HIDROGRAFIA DO BRA R SIL I HIDROGRAFIA DO BRASIL ÁGUAS CONTINENTAIS Rio São águas correntes que se deslocam na superfície, no sentido da declividade do relevo Importante elemento no ciclo hidrológico Fornecimento de água potável

Leia mais

Ciclo hidrológico: ciclo fechado no qual a água de movimenta

Ciclo hidrológico: ciclo fechado no qual a água de movimenta Ciclo hidrológico e qualidade da água Ciclo hidrológico: ciclo fechado no qual a água de movimenta A água está em constante movimento e descreve um ciclo na natureza: evapora do mar, açudes, rios lagoas

Leia mais

SENAC. Curso: Técnico em Guia de Turismo. Módulo IV: Turismo Regional. Docente: César. Jundiaí, 2015.

SENAC. Curso: Técnico em Guia de Turismo. Módulo IV: Turismo Regional. Docente: César. Jundiaí, 2015. SENAC Curso: Técnico em Guia de Turismo Módulo IV: Turismo Regional Docente: César Jundiaí, 2015. Conhecimentos prévios Revisão 02/06 Características Hidrográficas blu comunicação integrada 2011 Google/

Leia mais

Hidrologia & Bacias Hidrográficas

Hidrologia & Bacias Hidrográficas Hidrologia & Bacias Hidrográficas Hidrologia Planisfério de Distribuição Água Doce no Planeta Hidrologia Distribuição da Água no Planeta RIOS CORRENTES DE ÁGUA DOCE QUE CIRCUNDAM OS CONTINENTES E ILHAS

Leia mais

Cap. 10. Hidrografia

Cap. 10. Hidrografia Cap. 10. Hidrografia Saneamento básico: sistema de coleta e tratamento de água e esgoto. Hidrografia brasileira OLIVEIRA, Franzé http://www.neputufv.com.br/texto.php?p=softwares Acesso em: 17/05/2011

Leia mais

HIDROSFERA E AS ÁGUAS CONTINETAIS E BACIAS HIDROGRÁFICAS MÓDULOS 14 E 15

HIDROSFERA E AS ÁGUAS CONTINETAIS E BACIAS HIDROGRÁFICAS MÓDULOS 14 E 15 HIDROSFERA E AS ÁGUAS CONTINETAIS E BACIAS HIDROGRÁFICAS MÓDULOS 14 E 15 IMPORTÂNCIA DA ÁGUA A água é um recurso natural fundamental ao ser humano, uma das principais fontes de vida. Necessárias são posturas

Leia mais

Hidrografia e Climatologia

Hidrografia e Climatologia Hidrografia e Climatologia Ciências Humanas e suas Tecnologias Professor Alexson Costa Geografia Ficha técnica da água A fórmula química da água é H 2 O; A origem da água na Terra está associada ao processo

Leia mais

As partes de um rio e seu curso

As partes de um rio e seu curso Hidrografia As partes de um rio e seu curso Nascentes - conjunto de córregos que formam o início do rio. Curso caminho do rio. Montante - sentido oposto ao curso de rio. Jusante sentido do curso do rio.

Leia mais

Cap. 10. Hidrografia

Cap. 10. Hidrografia Cap. 10. Hidrografia Saneamento básico: sistema de coleta e tratamento de água e esgoto. Hidrografia brasileira OLIVEIRA, Franzé http://www.neputufv.com.br/texto.php?p=softwares Acesso em: 17/05/2011

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 16 BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL

LISTA DE EXERCÍCIOS 16 BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL LISTA DE EXERCÍCIOS 16 BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL 1) O Brasil tem um grande potencial em sua rede hidrográfica, por apresentar rios caudalosos, grande volume d água, predomínio de rios perenes, de

Leia mais

GEOGRAFIA DE SANTA CATARINA E BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza

GEOGRAFIA DE SANTA CATARINA E BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza GEOGRAFIA DE SANTA CATARINA E BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza Aspectos físicos: - Posição Geográfica Situada na região sul do Brasil, limita-se ao norte com o estado do PR

Leia mais

Características da hidrografia brasileira

Características da hidrografia brasileira Características da hidrografia brasileira Todos rios direta ou indiretamente são tributários do Oceano Atlântico. Predomínio de foz em estuário. Domínio de rios de planalto. Regime pluvial tropical austral

Leia mais

ÁGUAS CONTINENTAIS HIDROGRAFIA BRASILEIRA

ÁGUAS CONTINENTAIS HIDROGRAFIA BRASILEIRA ÁGUAS CONTINENTAIS HIDROGRAFIA BRASILEIRA PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA HIDROGRAFIA BRASILEIRA Predomínio de rios de planalto; Rios perenes (apresentam volume de água o ano todo); Bacias exorreicas (deságuam

Leia mais

GEOGRAFIA. Hidrografia Parte 3. Prof ª. Ana Cátia

GEOGRAFIA. Hidrografia Parte 3. Prof ª. Ana Cátia GEOGRAFIA Hidrografia Parte 3 Prof ª. Ana Cátia . FENÔMENO DOS RIOS VOADORES Os rios voadores são cursos de água atmosféricos, formados por massas de ar carregadas de vapor de água, muitas vezes acompanhados

Leia mais

(Adaptado de Revista Galileu, n.119, jun. de 2001, p.47).

(Adaptado de Revista Galileu, n.119, jun. de 2001, p.47). 1. (UNISAL) Em 2010, a UFPA (Universidade Federal do Pará) anunciou estudos surpreendentes sobre o Aquífero Alter do Chão na Amazônia, que rivaliza em importância com o Aquífero Guarani no Centro-Sul do

Leia mais

EVAPOTRANSPIRAÇÃO INTERCEPTAÇÃO PELO DOSSEL

EVAPOTRANSPIRAÇÃO INTERCEPTAÇÃO PELO DOSSEL EVAPOTRANSPIRAÇÃO INTERCEPTAÇÃO PELO DOSSEL INFILTRAÇÃO NASCENTE Fonte: (VALENTE & GOMES, 2004) 1 Escoamento Sub-superficial É o deslocamento de água, proveniente de precipitação, que pela infiltração

Leia mais

TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRENTE 4A AULA 11. Profº André Tomasini

TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRENTE 4A AULA 11. Profº André Tomasini TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRENTE 4A AULA 11 Profº André Tomasini ÁGUAS CONTINENTAIS Os oceanos e mares cobrem 2/3 da superfície do planeta. Águas Oceânicas : Abrange oceanos e mares. Águas Continentais: Rios,

Leia mais

BRASIL: RELEVO, HIDROGRAFIA E LITORAL

BRASIL: RELEVO, HIDROGRAFIA E LITORAL BRASIL: RELEVO, HIDROGRAFIA E LITORAL Estrutura geológica Geomorfologia: ciência que estuda as formas de relevo. Relevo condiciona o processo de produção e organização do espaço geográfico. (...) a maior

Leia mais

Hidrologia Aplicada - Profª Ticiana Marinho de Carvalho Studart. Introdução - Aula 02 - Pág. 15

Hidrologia Aplicada - Profª Ticiana Marinho de Carvalho Studart. Introdução - Aula 02 - Pág. 15 Introdução - Aula 02 - Pág. 15 Introdução - Aula 02 - Pág. 14 DIVISORES Primeiro passo - delimitação do seu contorno Linha de separação que divide as precipitações em bacias vizinhas SÃO 3 OS DIVISORES

Leia mais

HIDROGRAFIA (estudo das águas)

HIDROGRAFIA (estudo das águas) HIDROGRAFIA (estudo das águas) Consumo Real e Virtual 1 CONSUMO DE ÁGUA MUNDIAL CONSUMO DE ÁGUA MUNDIAL - comparativo CONSUMO DE ÁGUA BRASILEIRO 2 Ciclo da Água CONCEITOS e TERMINOLOGIAS 3 CONCEITOS e

Leia mais

Hidrografia do Brasil - 7º ano - 2º trim

Hidrografia do Brasil - 7º ano - 2º trim Hidrografia do Brasil - 7º ano - 2º trim - 2017 Atenção Alunos, Essa Atividade não é Pontuada. Os pontos existentes nas questões são apenas para medir seu desempenho na atividade. Bons Estudos!!! 1. Associe

Leia mais

HIDROGRAFIA (estudo das águas)

HIDROGRAFIA (estudo das águas) ÁGUA NO MUNDO HIDROGRAFIA (estudo das águas) Consumo Real e Virtual CONSUMO DE ÁGUA MUNDIAL - comparativo 1 CONSUMO DE ÁGUA BRASILEIRO Pegada Hídrica - o que é? A Pegada Hídrica de um indivíduo, comunidade

Leia mais

desenho. 02- Responda. às diferentes R.: R.: R.:

desenho. 02- Responda. às diferentes R.: R.: R.: PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES GEOGRAFIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========== =========== ============ =========== =========== =========== =========== =========== =========== == 01-

Leia mais

RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 6 o ANO

RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 6 o ANO RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 6 o ANO Unidade 4 1. 2. (V) Os planaltos sofrem mais a ação de agentes de erosão do que de agentes de sedimentação. (F) O nome do maior planalto da América

Leia mais

Bacias hidrográficas brasileiras

Bacias hidrográficas brasileiras Bacias hidrográficas brasileiras sub-afluente NASCENTES sub-afluente afluente margem direita curso superior afluente margem esquerda CONTINENTE curso médio curso inferior foz ou desembocadura OCEANO BACIA

Leia mais

HIDROGRAFIA (estudo das águas)

HIDROGRAFIA (estudo das águas) HIDROGRAFIA (estudo das águas) CONSUMO DE ÁGUA MUNDIAL CONSUMO DE ÁGUA MUNDIAL - comparativo CONSUMO DE ÁGUA BRASILEIRO Fase rápida Fase longa 2 Alto Médio Curso Curso Interflúvios Baixo Curso Interflúvios

Leia mais

SUPERAÇÃO. Geografia. 2ºB: #Aula 03 Hidrografia e Hidrologia

SUPERAÇÃO. Geografia. 2ºB: #Aula 03 Hidrografia e Hidrologia SUPERAÇÃO Geografia 2ºB: #Aula 03 Hidrografia e Hidrologia Hidrografia e Hidrologia As Águas A Terra possuí 70% de sua superfície coberta por oceanos. Isso, sem mencionar geleiras que cobrem os pólos e

Leia mais

CAPÍTULO 02 Estrutura Geológica, Relevo e Hidrografia.

CAPÍTULO 02 Estrutura Geológica, Relevo e Hidrografia. 18/02/2016 7º Ano B CAPÍTULO 02 Estrutura Geológica, Relevo e Hidrografia. Profº Delsomar de Sousa Barbosa Páginas: 19 a 39 Itens 01 a 03. Estrutura Geológica Relevo Hidrografia Estrutura Temática Crátons

Leia mais

GEOLOGIA GERAL DO BRASIL E BACIAS HIDROGRÁFICAS Prof ª Gustavo Silva de Souza

GEOLOGIA GERAL DO BRASIL E BACIAS HIDROGRÁFICAS Prof ª Gustavo Silva de Souza GEOLOGIA GERAL DO BRASIL E BACIAS HIDROGRÁFICAS Prof ª Gustavo Silva de Souza TEORIA DAS PLACAS TECTÔNICAS CICLO GEOLÓGICO GEOGRAFIA, 7º Ano A estrutura geológica do Brasil e sua relação com a formação

Leia mais

Ciclo Hidrológico Balanço Hídrico

Ciclo Hidrológico Balanço Hídrico Universidade de São Paulo PHA 3307 Hidrologia Aplicada Escola Politécnica Departamento de Eng. Hidráulica e Ambiental Ciclo Hidrológico Balanço Hídrico Aula 2 Prof. Dr. Arisvaldo Vieira Méllo Jr. Prof.

Leia mais

Poluição do Rio Paraibuna

Poluição do Rio Paraibuna MOGI GUAÇU 1ª Avaliação de Geografia Profª Mariane Almeida Data: Nome: Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio Pré-vestibular 7 ano EF 3 Trimestre 2012 Valor: 10,0 Nº: Leia com atenção o texto

Leia mais

RECURSOS HÍDRICOS. Prof. Marcel Sena Campos (65)

RECURSOS HÍDRICOS. Prof. Marcel Sena Campos (65) RECURSOS HÍDRICOS Prof. Marcel Sena Campos senagel@gmail.com (65) 9223-2829 Recursos hídricos são as águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso. Você sabia? Quase toda a

Leia mais

Os principais aspectos físicos do continente americano

Os principais aspectos físicos do continente americano Os principais aspectos físicos do continente americano O CONTINENTE AMERICANO CARACTERÍSTICAS GERAIS O continente americano se destaca pela sua grande extensão Norte-Sul. É o segundo maior continente do

Leia mais

Quantidade de água no planeta

Quantidade de água no planeta HIDROGRAFIA Quantidade de água no planeta O Brasil possui: 10% da água superficial disponível para consumo no mundo. No Brasil a distribuição é desigual. - 70% na Amazônia - 27% no Centro-Sul - 3% no

Leia mais

Dinâmica de uma bacia hidrográfica

Dinâmica de uma bacia hidrográfica Dinâmica de uma bacia hidrográfica Dinâmica de uma bacia hidrográfica Início A água, na superfície terrestre, está em constante movimento, permitindo uma constante modelação da paisagem. Essa modelação

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL - CIÊNCIAS 6º ano- UNIDADE 4 - CAPÍTULO 1. Questão 296. Cite quais são as fontes de água de nosso planeta.

ENSINO FUNDAMENTAL - CIÊNCIAS 6º ano- UNIDADE 4 - CAPÍTULO 1. Questão 296. Cite quais são as fontes de água de nosso planeta. ENSINO FUNDAMENTAL - CIÊNCIAS 6º ano- UNIDADE 4 - CAPÍTULO 1 Questão 296. Cite quais são as fontes de água de nosso planeta. Questão 297. Apesar da Terra ser considerada o "planeta água", podemos considerar

Leia mais

O homem é capaz de sobreviver algumas semanas sem alimento e alguns dias sem água, mas se lhe faltar o ar morre em poucos minutos, está provado

O homem é capaz de sobreviver algumas semanas sem alimento e alguns dias sem água, mas se lhe faltar o ar morre em poucos minutos, está provado O homem é capaz de sobreviver algumas semanas sem alimento e alguns dias sem água, mas se lhe faltar o ar morre em poucos minutos, está provado cientificamente. Distribuição na Terra A água cobre 71% da

Leia mais

Geografia. Bacias Hidrográficas do Brasil. Professor Thomás Teixeira.

Geografia. Bacias Hidrográficas do Brasil. Professor Thomás Teixeira. Geografia Bacias Hidrográficas do Brasil Professor Thomás Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia PRINCIPAIS BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL O Brasil possui uma das mais extensas e diversificadas

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 6º - Ensino Fundamental Professores: Rogério Duarte e Carlos Afonso

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 6º - Ensino Fundamental Professores: Rogério Duarte e Carlos Afonso INSTRUÇÕES: Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 6º - Ensino Fundamental Professores: Rogério Duarte e Carlos Afonso Este exercício visa a um aprofundamento dos seus

Leia mais

Características Gerais

Características Gerais Características Gerais O Brasil é atingido por : Planalto da Guianas, Cordilheira dos Andes e Planalto Brasileiro; É pobre em formações mas rico em rios; Ocorrem rios permanentes e temporários; ainda que

Leia mais

Na Terra encontra-se água em três estados físicos: estado líquido, estado sólido e estado gasoso (ou de vapor).

Na Terra encontra-se água em três estados físicos: estado líquido, estado sólido e estado gasoso (ou de vapor). Lee Prince/Shutterstock/Glow Images Na Terra encontra-se água em três estados físicos: estado líquido, estado sólido e estado gasoso (ou de vapor). Como ocorrem as transformações de um estado para o outro?

Leia mais

Água subterrânea... ou... Água no subsolo

Água subterrânea... ou... Água no subsolo ÁGUA SUBTERRÂNEA Água subterrânea... ou... Água no subsolo Celso Dal Ré Carneiro Miguel D. de Oliveira Martins Depto. Geociências Aplicadas ao Ensino Instituto de Geociências, Unicamp 2002 Aqüíferos São

Leia mais

CAT 16 Geografia Gabarito

CAT 16 Geografia Gabarito Gabarito CAT 16 e 17 Geografia 4º Período Nome: Nº 6º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina : Geografia Data: Professor : Leonardo Bergqvist 1. Observe a figura. CAT 16 Geografia Gabarito a) Identifique

Leia mais

REGIÃO NORDESTE 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO

REGIÃO NORDESTE 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO REGIÃO NORDESTE 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO ASPECTOS FÍSICOS Dentre todos os aspectos físicos presentes na região Nordeste, os que mais se destacam por suas peculiaridades são o clima e a vegetação.

Leia mais

Professor Thiago Espindula - Geografia. Subterrânea. Gráfico (disponibilidade de água)

Professor Thiago Espindula - Geografia. Subterrânea. Gráfico (disponibilidade de água) Ciclo Hidrológico - Reservatórios de água do planeta: Oceanos e Mares: 95 % Água Doce: 5%: > Geleiras (3%), > Água Subterrânea (1%); > Lagos e Rios (0,009%); > Atmosfera (0,001%); > Biosfera (0,0001%).

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3º TRIMESTRE 3º ANO -.E.M GEOGRAFIA PROF. HÉLITON

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3º TRIMESTRE 3º ANO -.E.M GEOGRAFIA PROF. HÉLITON ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3º TRIMESTRE 3º ANO -.E.M GEOGRAFIA PROF. HÉLITON 1) A maior incidência de radiação ultravioleta na superfície da Terra está relacionada ao fenômeno conhecido por A) efeito estufa.

Leia mais

Bacias Hidrográficas Brasileiras. Prof Robert Roc

Bacias Hidrográficas Brasileiras. Prof Robert Roc Bacias Hidrográficas Brasileiras As Bacias Brasileiras Região Hidrográfica Amazônica ORIGEM DA BACIA AMAZÔNICA Com a fragmentação da Gondwana notamos o processo de abertura e depressões das áreas interiores

Leia mais

ESTRUTURA GEOLÓGICA,RELEVO E HIDROGRAFIA

ESTRUTURA GEOLÓGICA,RELEVO E HIDROGRAFIA ESTRUTURA GEOLÓGICA,RELEVO E HIDROGRAFIA Definição de DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS: Pode ser compreendido como uma região que apresenta elementos naturais específicos que interagem resultando em uma determinada

Leia mais

Ciclo hidrológico e água subterrânea. Água como recurso natural Água como agente geológico Clima Reservatórios Aquíferos

Ciclo hidrológico e água subterrânea. Água como recurso natural Água como agente geológico Clima Reservatórios Aquíferos Hidrogeologia Ciclo hidrológico e água subterrânea Água como recurso natural Água como agente geológico Clima Reservatórios Aquíferos RESERVATÓRIOS DO SISTEMA HIDROLÓGICO Total da água existente no

Leia mais

DISCIPLINA: Geografia Professor: Alissom Queiroz Data: 11/11/2016 Ensino Fundamental II Série: SEXTO ANO Turmas: 16A, 16B e 16C

DISCIPLINA: Geografia Professor: Alissom Queiroz Data: 11/11/2016 Ensino Fundamental II Série: SEXTO ANO Turmas: 16A, 16B e 16C DISCIPLINA: Geografia Professor: Alissom Queiroz Data: 11/11/2016 Ensino Fundamental II Série: SEXTO ANO Turmas: 16A, 16B e 16C RELAÇÃO DE CONTEÚDOS PARA O EXAME FINAL E AVALIAÇÃO ESPECIAL Conteúdos de

Leia mais

Sistemas de Drenagem. Fotogrametria e Fotointerpretação Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia

Sistemas de Drenagem. Fotogrametria e Fotointerpretação Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia Sistemas de Drenagem Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia Fatores Climatológicos e Metereológicos ÁGUA: relacionada com a capacidade de campo. O solo retém parte da água das chuvas, sendo que o restante escoado

Leia mais

POTAMOGRAFIA. Estudo das águas doces, águas continentais. Lençóis subterrâneo, Torrentes, Lagos, Rios

POTAMOGRAFIA. Estudo das águas doces, águas continentais. Lençóis subterrâneo, Torrentes, Lagos, Rios POTAMOGRAFIA Estudo das águas doces, águas continentais Lençóis subterrâneo, Torrentes, Lagos, Rios DESTINO DAS ÁGUAS DA CHUVA LENÇOIS SUBTERRÂNEOS PARTES DE UM RIO Partes do rio. 1. 1 Nascente = pode

Leia mais

ATIVIDADE ALUNO: 6º ANO TURMA: A/B/C/D E N S I N O F U N D A M E N T A L ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO

ATIVIDADE ALUNO: 6º ANO TURMA: A/B/C/D E N S I N O F U N D A M E N T A L ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO ATIVIDADE GEOGRAFIA Av. José Celso Claudio J. Camburi Tel.: (27) 33395-3000 ALUNO: 6º ANO TURMA: A/B/C/D DATA: E N S I N O F U N D A M E N T A L ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO - Conteúdos prioritários: Cap.

Leia mais

Ficha de trabalho de Ciências Naturais 5º ano

Ficha de trabalho de Ciências Naturais 5º ano Ficha de trabalho de Ciências Naturais 5º ano Questão 1 A maior parte da água existente no planeta encontra-se nos oceanos. Não há escassez de água potável no nosso planeta. As maiores reservas de água

Leia mais

1. (UNITINS) Os oceanos são grandes extensões de água salgada que se encontram ligadas, e cada parte recebe um nome diferente. O mais extenso dos

1. (UNITINS) Os oceanos são grandes extensões de água salgada que se encontram ligadas, e cada parte recebe um nome diferente. O mais extenso dos 1. (UNITINS) Os oceanos são grandes extensões de água salgada que se encontram ligadas, e cada parte recebe um nome diferente. O mais extenso dos oceanos, apresentando um número imenso de ilhas e arquipélagos,

Leia mais

A água é a vida! Trabalho elaborado por: Patrícia Ramos nº3 Marlene Ramos nº11

A água é a vida! Trabalho elaborado por: Patrícia Ramos nº3 Marlene Ramos nº11 A água é a vida! Trabalho elaborado por: Patrícia Ramos nº3 Marlene Ramos nº11 Etapas do tratamento de água Cada etapa do tratamento de agua pode representar um obstáculo há transmissão de doenças. O grau

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO. salgada gasoso água subterrânea. 70% doce água superficial. sólido 30% líquido

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO. salgada gasoso água subterrânea. 70% doce água superficial. sólido 30% líquido Conteúdo: Água: Distribuição na Natureza salgada gasoso água subterrânea 70% doce água superficial sólido 30% líquido A água existe na Natureza no estado sólido, líquido e gasoso. No estado das altas montanhas;

Leia mais

Geografia. Claudio Hansen (Rhanna Leoncio) Água

Geografia. Claudio Hansen (Rhanna Leoncio) Água Água Água a) Faça a relação entre a quantidade de água disponível e a distribuição da população. b) Indique os principais fatores que, nas regiões Sul e Sudeste, comprometem negativamente a qualidade da

Leia mais

O Homem sempre utilizou materiais de origem geológica que a Natureza lhe fornecia. Idade da Pedra Idade do Bronze Idade do Ferro

O Homem sempre utilizou materiais de origem geológica que a Natureza lhe fornecia. Idade da Pedra Idade do Bronze Idade do Ferro O Homem sempre utilizou materiais de origem geológica que a Natureza lhe fornecia. Idade da Pedra Idade do Bronze Idade do Ferro Os são os materiais sólidos, líquidos ou gasosos que podem ser extraídos

Leia mais

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano FICHA DE TRABALHO FICHA DE TRABALHO

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano FICHA DE TRABALHO FICHA DE TRABALHO Conteúdo: Água: Distribuição na Natureza salgada gasoso água subterrânea Conteúdo: Água: Distribuição na Natureza salgada gasoso água subterrânea 70% doce água superficial 70% doce água superficial sólido

Leia mais

3) As formações de relevo com morros arredondados e vegetação da Mata Atlântica.

3) As formações de relevo com morros arredondados e vegetação da Mata Atlântica. RESPOSTAS 7º E 6º ANO. 7º Ano (Cap. 4, 5, 6 e 7.) Cap. 4 Pág. 74 1) C 2) O cerrado é uma vegetação de clima tropical, localizado em áreas em que há uma época do ano sem chuvas. Algumas plantas perdem as

Leia mais

A água é uma das substâncias que compõem o planeta Terra. Pode ser encontrada em diferentes locais e é indispensável para a manutenção da vida.

A água é uma das substâncias que compõem o planeta Terra. Pode ser encontrada em diferentes locais e é indispensável para a manutenção da vida. SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 06 / 05 / 205 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

CC54Z - Hidrologia. Bacia hidrográfica: conceitos fundamentais e caracterização fisiográfica. Universidade Tecnológica Federal do Paraná

CC54Z - Hidrologia. Bacia hidrográfica: conceitos fundamentais e caracterização fisiográfica. Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná CC54Z - Hidrologia Bacia hidrográfica: conceitos fundamentais e caracterização fisiográfica Prof. Fernando Andrade Curitiba, 2014 Objetivos da aula Conhecer o

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 3ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA QUESTÕES FECHADAS Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 24/11/17 Nota: Professor(a): Élida e Edvaldo Valor da Prova: 20

Leia mais

Foto 1. Foto 2. a) Qual das duas paisagens pode ser considerada como natural? Justifique.

Foto 1. Foto 2. a) Qual das duas paisagens pode ser considerada como natural? Justifique. PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- Observe as paisagens e responda

Leia mais

2. AS PAISAGENS NATURAL E CULTURAL DAS UNIDADES FEDERATIVAS

2. AS PAISAGENS NATURAL E CULTURAL DAS UNIDADES FEDERATIVAS 2. AS PAISAGENS NATURAL E CULTURAL DAS UNIDADES FEDERATIVAS 1. Escreva V para as informações verdadeiras e F para as informações falsas. A superfície dos lugares não é igual em toda a sua extensão. b)

Leia mais

Geografia. Os Biomas Brasileiros. Professor Thomás Teixeira.

Geografia. Os Biomas Brasileiros. Professor Thomás Teixeira. Geografia Os Biomas Brasileiros Professor Thomás Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia PRINCIPAIS BIOMAS DO BRASIL Amazônia Extensão aproximada: 4.196.943 quilômetros quadrados. A Amazônia

Leia mais

ENGENHARIA DE AGRIMENSURA E CARTOGRÁFICA HIDROLOGIA. Hidrologia & Ciclo Hidrológico. Prof Miguel Angel Isaac Toledo del Pino CONCEITO ATUAL

ENGENHARIA DE AGRIMENSURA E CARTOGRÁFICA HIDROLOGIA. Hidrologia & Ciclo Hidrológico. Prof Miguel Angel Isaac Toledo del Pino CONCEITO ATUAL ENGENHARIA DE AGRIMENSURA E CARTOGRÁFICA HIDROLOGIA Hidrologia & Ciclo Hidrológico Prof Miguel Angel Isaac Toledo del Pino 2018 CONCEITO ATUAL É uma ciência aplicada que estuda a água na natureza, abrangendo

Leia mais

de lençóis subterrâneos, bacias brasileiras

de lençóis subterrâneos, bacias brasileiras Aula 03 Ciclo hidrológico, tipos de lençóis subterrâneos, bacias brasileiras A água é uma substância predominante na Terra, sendo encontrada na atmosfera, na forma de vapor; na superfície, sob a forma

Leia mais

Disciplina: Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos

Disciplina: Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE ENGENHARIAS ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos Prof. Dr. Hugo Alexandre Soares Guedes Pelotas, 2018. Água x Recursos Hídricos

Leia mais

Super Intensivo Geografia Física. Profº André Tomasini

Super Intensivo Geografia Física. Profº André Tomasini Super Intensivo Geografia Física Profº André Tomasini Projeções Cartográficas Foram criadas pela necessidade de representar uma figura esférica em um plano, tentando respeitar o máximo possível as

Leia mais

O PLANETA TERRA, CONTINENTES E OCEANOS, REPRESENTAÇÕES DO PLANETA, MOVIMENTOS TERRESTRES, POPULAÇÃO BRASILEIRA E MISCIGENAÇÃO GEOGRAFIA 1ª ETAPA

O PLANETA TERRA, CONTINENTES E OCEANOS, REPRESENTAÇÕES DO PLANETA, MOVIMENTOS TERRESTRES, POPULAÇÃO BRASILEIRA E MISCIGENAÇÃO GEOGRAFIA 1ª ETAPA O PLANETA TERRA, CONTINENTES E OCEANOS, REPRESENTAÇÕES DO PLANETA, MOVIMENTOS TERRESTRES, POPULAÇÃO BRASILEIRA E MISCIGENAÇÃO GEOGRAFIA 1ª ETAPA Terra A Terra é um dos oito planetas do Sistema Solar. Ela

Leia mais

A profundidade do oceano é de 3794 m (em média), mais de cinco vezes a altura média dos continentes.

A profundidade do oceano é de 3794 m (em média), mais de cinco vezes a altura média dos continentes. Hidrosfera Compreende todos os rios, lagos,lagoas e mares e todas as águas subterrâneas, bem como as águas marinhas e salobras, águas glaciais e lençóis de gelo, vapor de água, as quais correspondem a

Leia mais

Relevo e vegetação na paisagem / A água na paisagem

Relevo e vegetação na paisagem / A água na paisagem 1 A superfície terrestre possui formas variadas. Responda: a) Como são denominadas essas diferentes formas? b) Quais são as formas mais conhecidas que podemos observar na superfície terrestre? 2 Associe

Leia mais

REVISÃO DE GEOGRAFIA 15/07/2017

REVISÃO DE GEOGRAFIA 15/07/2017 REVISÃO DE GEOGRAFIA 15/07/2017 O Brasil apresenta predomínio de climas quentes devido à sua localização no planeta, com grande porção de terras na zona intertropical. A diversidade climática do país é

Leia mais

O Oceano Atlântico situa-se entre a América (oeste) e África e Europa (leste). Ao norte localiza-se o Oceano Glacial Ártico e ao sul a Antártida.

O Oceano Atlântico situa-se entre a América (oeste) e África e Europa (leste). Ao norte localiza-se o Oceano Glacial Ártico e ao sul a Antártida. * O Oceano Atlântico situa-se entre a América (oeste) e África e Europa (leste). Ao norte localiza-se o Oceano Glacial Ártico e ao sul a Antártida. É o segundo maior oceano do mundo em extensão, possuindo

Leia mais

CICLO HIDROLÓGICO FENÔMENO GLOBAL DE CIRCULAÇÃO DE ÁGUA ENTRE A SUPERFÍCIE TERRESTRE E A ATMOSFERA, IMPULSIONADO PELA ENERGIA SOLAR.

CICLO HIDROLÓGICO FENÔMENO GLOBAL DE CIRCULAÇÃO DE ÁGUA ENTRE A SUPERFÍCIE TERRESTRE E A ATMOSFERA, IMPULSIONADO PELA ENERGIA SOLAR. CICLO HIDROLÓGICO FENÔMENO GLOBAL DE CIRCULAÇÃO DE ÁGUA ENTRE A SUPERFÍCIE TERRESTRE E A ATMOSFERA, IMPULSIONADO PELA ENERGIA SOLAR. CICLO HIDROLÓGICO GLOBAL ENERGIA DO SOL QUE ATUA SOBRE O SISTEMA TERRESTRE:

Leia mais

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES CIËNCIAS DESAFIO DO DIA. AULA: 11.1 e 11.2 ASSÍNCRONA. TEMA: Os Seres Vivos.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES CIËNCIAS DESAFIO DO DIA. AULA: 11.1 e 11.2 ASSÍNCRONA. TEMA: Os Seres Vivos. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA AULA: 11.1 e 11.2 ASSÍNCRONA TEMA: Os Seres Vivos. 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA

Leia mais

É a superfície coberta por água o que corresponde a 70% da mesma; Encontrada em: - Oceanos; - Mares; - Águas continentais (rios, lagos e geleiras);

É a superfície coberta por água o que corresponde a 70% da mesma; Encontrada em: - Oceanos; - Mares; - Águas continentais (rios, lagos e geleiras); É a superfície coberta por água o que corresponde a 70% da mesma; Encontrada em: - Oceanos; - Mares; - Águas continentais (rios, lagos e geleiras); - 97,5% é água salgada - 2,5% apenas é água doce Distribuição:

Leia mais

PROGRAMA DE RETOMADA DE CONTEÚDO 4º Bimestre Geografia 1º ANO

PROGRAMA DE RETOMADA DE CONTEÚDO 4º Bimestre Geografia 1º ANO Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, Rua Cantagalo 305, 313, 325, 337 e 339 Tatuapé Fones: 2293-9166 Diretoria de Ensino Região LESTE 5 PROGRAMA DE RETOMADA DE CONTEÚDO 4º Bimestre Geografia

Leia mais

Vivem na floresta / na cidade /no campo

Vivem na floresta / na cidade /no campo Nome: Data / / Título do livro que vamos ler: Autora do livro: O livro está escrito em poesia prosa Como serão as Fadas? (riscar o que não interessa) Bonitas / Feias Altas / Baixas Olhos: azuis / verdes

Leia mais

A água ocupa 70% da superfície da Terra. Desse total, 97,22% é salgada e apenas 2,78% é doce.

A água ocupa 70% da superfície da Terra. Desse total, 97,22% é salgada e apenas 2,78% é doce. A água ocupa 70% da superfície da Terra. Desse total, 97,22% é salgada e apenas 2,78% é doce. 1 A quantidade de água na Terra é finita. Não se cria água. Ela apenas passa do estado líquido a vapor ou a

Leia mais

Em 1854, o chefe indígena Seatle dizia em carta ao presidente dos EUA: Isto sabemos: a terra não pertence ao homem; o homem pertence à terra.

Em 1854, o chefe indígena Seatle dizia em carta ao presidente dos EUA: Isto sabemos: a terra não pertence ao homem; o homem pertence à terra. Em 1854, o chefe indígena Seatle dizia em carta ao presidente dos EUA: Isto sabemos: a terra não pertence ao homem; o homem pertence à terra. Todas as coisas estão ligadas, como o sangue une uma família.

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação Geografia 6 o ano Unidade 4 5 Unidade 4 Nome: Data: 1. Sobre o relevo de planalto, marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas. ( ) os planaltos sofrem mais a ação de

Leia mais

Propriedades da água e o ciclo hidrológico

Propriedades da água e o ciclo hidrológico Capítulo 2 Propriedades da água e o ciclo hidrológico Os conceitos fundamentais do ciclo hidrológico. A água é uma substância com características incomuns. É a substância mais presente na superfície do

Leia mais

TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRENTE 6A AULA 17 e 18. Profº André Tomasini

TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRENTE 6A AULA 17 e 18. Profº André Tomasini TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRENTE 6A AULA 17 e 18 Profº André Tomasini Grandes Regiões Hidrográficas REGIÕES HIDROGRÁFICAS DO CONTINENTE AFRICANO Localização das Bacias Hidrográficas Bacia do Rio Congo Bacia

Leia mais