1. (UNITINS) Os oceanos são grandes extensões de água salgada que se encontram ligadas, e cada parte recebe um nome diferente. O mais extenso dos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. (UNITINS) Os oceanos são grandes extensões de água salgada que se encontram ligadas, e cada parte recebe um nome diferente. O mais extenso dos"

Transcrição

1 1. (UNITINS) Os oceanos são grandes extensões de água salgada que se encontram ligadas, e cada parte recebe um nome diferente. O mais extenso dos oceanos, apresentando um número imenso de ilhas e arquipélagos, bem como as maiores profundidades do relevo submarino, recebe o seguinte nome: a) Pacífico. b) Atlântico. c) Índico. d) Glacial Ártico. e) Glacial Antártico. 2. (UNITINS) A redescoberta do Aquífero Guarani" foi desenvolvido em 2006, pelo geólogo José Luiz Flores Machado, do Serviço Geológico do Brasil. Flores Machado afirmou, em seu estudo, que, a rigor, não se trata de um único aquífero, mas de um "sistema aquífero". Sendo assim, o correto seria chamá-lo de "Sistema Aquífero Guarani". O Aquífero Guarani localiza-se no subterrâneo dos territórios de Países da América do Sul e é considerado um dos maiores do mundo em reserva de água doce. Aponte o País cujo subsolo territorial NÃO é abrangido pelo Aquífero Guarani. a) Brasil b) Paraguai c) Argentina d) Chile e) Uruguai 3. (FAIBI)

2 O esquema da imagem está se referindo ao ciclo: a) da água. b) da fotossíntese. c) do clima. d) do meio ambiente. 4. (UNIR) Atualmente há uma grande preocupação em relação à degradação das reservas de água potável do planeta. Sobre o assunto, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) A água potável se distribui no planeta de forma regular. A água disponível para consumo humano representa 97% da água existente e é encontrada em oceanos e mares ameaçados constantemente pela exploração do petróleo em áreas costeiras. ( ) O Aqüífero Guarani é uma grande reserva de água doce e está presente em alguns estados brasileiros e países do Mercosul. Com o intenso uso de agrotóxicos nessas áreas, já existem preocupações com medidas de controle e monitoramento para evitar sua contaminação. ( ) O elevado consumo de água e a poluição dos mananciais por esgotos domésticos e dejetos industriais contribuem para que as populações passem a depender da água subterrânea. O excesso de poços artesianos pode causar a diminuição da vazão dos rios que dependem do lençol freático para manter seu volume de água. ( ) A destruição das matas ciliares de rios brasileiros, principalmente nas áreas de nascentes, e a ocupação desordenada das margens estão reduzindo o volume de água disponível, uma vez que contribuem para o assoreamento dos mananciais. Marque a seqüência correta. A) F, F, V, V B) F, V, V, V C) F, V, F, F D) V, F, F, V

3 E) V, V, F, F 5. (UFGD) Com base nessas informações, assinale a alternativa correta. (A) Em relação às águas subterrâneas, é preocupante o fato de o consumo doméstico já praticamente igualar-se ao consumo agrícola, pois isso indica que as águas superficiais não têm suprido a necessidade de consumo, sobretudo nas áreas urbanas. (B) A captação de águas subterrâneas para os mais diversos fins tem se generalizado, havendo grande utilização destas, principalmente no setor industrial. (C) O setor industrial é o maior consumidor das águas superficiais, o que o caracteriza como o responsável por sua crescente escassez. (D) O consumo doméstico de águas subterrâneas e superficiais é inferior ao consumo do setor industrial, que é o setor que mais consome água no Brasil. (E) O setor que mais consome águas superficiais e subterrâneas é o industrial, daí a necessidade de as indústrias implantarem programas de redução desse consumo em seus processos produtivos. 6. (UNEMAT) Os recursos hídricos são essenciais para a vida no planeta; a sobrevivência dos homens, animais e plantas depende desse recurso natural. Nesse sentido, analise os itens sobre a hidrografia mato-grossense. I. Apresenta uma densa e importante rede fluvial com rios que pertencem a três das maiores bacias hidrográficas brasileiras: Bacia Amazônica, Bacia Platina e Bacia do Tocantins. II. Apresenta rios de planalto com cachoeiras e corredeiras que se tornam mais numerosas à medida que se dirigem para o Norte, onde as rochas do embasamento cristalino estão mais expostas. III. Não possui grandes lagos, mas lagoas de erosão pluvial e de barragem fluvial, notadamente do Pantanal. IV. O principal divisor de águas em Mato Grosso é o Planalto dos Parecis, que ocupa toda a porção centro-norte do território, estendendo-se de leste a oeste até os limites de Rondônia, dividindo as águas que correm para a Bacia Amazônica, Platina e do Tocantins. V. Dentre os rios que atravessam o território mato-grossense, destacam-se o Paraguai, o Araguaia e o Xingu, além de outros.

4 Assinale a alternativa correta. a. Somente I e II estão corretos. b. Somente II, III e IV estão corretos. c. Somente I, II, III e V estão corretos d. Todos os itens estão corretos e. Nenhum dos itens está correto. 7. (UERN) A partir da análise dos gráficos, pode-se inferir que A) a região Norte concentra o maior potencial hídrico e uma das menores populações. B) nas últimas décadas, a questão das águas tem sido agravada pela poluição e pela contaminação. C) a região Nordeste apresenta pequena disparidade entre a oferta de água e a concentração populacional. D) nas áreas urbanas, o adensamento de construções, ruas e avenidas impede a infiltração de água das chuvas no solo. 8. (UFRN) As informações abaixo sinalizam um dos problemas de sobrevivência das sociedades contemporâneas. Nos anos 50 do século XX, a demanda média de água doce era 400m3/pessoa/ano e, a partir dos anos 90, essa demanda atingiu 800m3/pessoa/ano. Nos anos 70 do século XX, a população mundial atingiu cerca de 4 bilhões de pessoas. No final desse século, ela se aproximou de 6 bilhões de pessoas, das quais 20% não dispunham de água potável de boa qualidade. Nos anos 90 do século XX, a água doce disponível era utilizada para as seguintes finalidades: irrigação 70%; indústria 22%; e consumo humano 8%. Para o uso sustentável da água doce, dentre outras ações, deve-se Folha de São Paulo, jul. 1999; out. 1999; O Correio, RJ, UNESCO, jul (Adaptado) A) reutilizar as águas residuais urbanas e industriais e racionalizar o uso na agricultura irrigada.

5 B) reaproveitar as águas residuais urbanas e criar políticas de incentivo à natalidade. C) preservar os cursos d água e fortalecer o crescimento de atividades econômicas nas áreas de mananciais. D) reforçar as políticas de controle das áreas com escassez e privatizar a gestão dos mananciais existentes. 9. (UNIFRA) A respeito da disponibilidade e consumo dos recursos hídricos brasileiros, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada uma das alternativas a seguir: ( ) A escassez de água não pode ser tratada como um problema sócio-econômico, pois ela possui uma rápida capacidade de recuperação se comparada a outros recursos naturais. ( ) O Brasil possui uma das mais extensas e ricas redes fluviais do mundo, em função disso, pouco se tem feito, para controlar e recuperar a água utilizada. ( ) A pesca, apesar de ser uma atividade econômica tradicional, é realizada em grande escala na maioria dos rios, excetuando-se a praticada no litoral, fundamentalmente, para subsistência. ( ) A contaminação dos mananciais advém dos resíduos domésticos e industriais, sobretudo nos grandes centros urbanos, cujos habitantes são os mais afetados pela escassez de água. Assinale a seqüência correta. a) F, V, V, F. b) V, F, F, V. c) F, V, F, V. d) V, F, F, F. e) F, V, V, V. 10. (ENEM)

6 Conforme a análise do documento cartográfico, a área de concentração das usinas de dessalinização é explicada pelo(a) A pioneirismo tecnológico. B condição hidropedológica. C escassez de água potável. D efeito das mudanças climáticas. E busca da sustentabilidade ambiental. 11. (UEMG) A questão da água A distribuição da água no planeta Terra é bastante irregular. As áreas de baixas latitudes não sofrem da escassez de água, como ocorre nas regiões desérticas e semidesérticas. A vida na Terra depende da água; entretanto, assistimos ao consumo abusivo e à contaminação freqüente desse produto por vários povos e países do mundo. Sobre a utilização da água no planeta, é INCORRETO afirmar que A) a escassez de água doce no mundo torna esse recurso um foco de interesses internacionais, gerando intensos conflitos. B) considerada um recurso inesgotável, a água do planeta tem sido desperdiçada e poluída de forma irresponsável. C) atualmente, o principal problema não é a carência de água potável e sim a escassez de água nas faixas equatoriais do planeta.

7 D) os suprimentos de águas superficiais vêm sendo poluídos em vários locais do planeta, em função dos processos de urbanização e industrialização. 12. (SUPREMA) Leia o texto abaixo. A água potável é um recurso finito, que se espalha em partes desiguais pela superfície terrestre. Se, por um lado, seu ciclo natural se responsabiliza pela sua manutenção tornando-a um recurso renovável, por outro, suas reservas são limitadas. Apesar de 75% da superfície do planeta ser recoberta por massas líquidas, a água doce não representa mais do que 3% desse total. [...] Essencial para a vida, a água doce tornouse um problema em todos os continentes, levando a ONU (Organização das Nações Unidas) a criar em 2004 o Dia Mundial da Água - 22 de março. Apenas um terço da água doce - presente nos rios, lagos, lençóis freáticos superficiais e atmosfera - é acessível. O restante está concentrado em a) talvegues. b) oceanos. c) tundras. d) geleiras. 13. (UNISC) Há mapas que podem representar os mais diversos temas por meio de recursos gráficos que indicam a grandeza do fenômeno destacado. São os mapas estilizados, em que não há preocupação quanto a proporção, forma e tamanho das regiões, continentes e países, uma vez que esses elementos variam conforme os dados que se quer representar. A distorção proposital das áreas e das formas nos mapas estilizados é chamada de anamorfose, que é uma representação na qual o objeto principal é a visualização quantitativa dos dados ou informações apresentadas. A anamorfose abaixo corresponde: a) Distribuição dos Recursos Hídricos. b) População Absoluta por país. c) Produto Interno Bruto (PIB).

8 d) Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). e) Índice de Mortalidade Infantil. 14. (UNISC) Assinale a alternativa incorreta. a) A água está presente na composição dos seres vivos, das rochas, do solo e da atmosfera. b) O processo de evaporação da água é mais intenso nos continentes, devido ao grande número de rios e, ainda, à grande quantidade de água acumulada no solo. c) Toda a água do planeta circula e integra-se ao ecossistema global através do ciclo hidrológico. d) A quantidade de água existente no planeta não sofre alteração em termos de quantidade, contudo, é importante se atentar às condições de qualidade da água. e) Os rios podem ser considerados cursos naturais de água que se deslocam de níveis mais altos (nascentes) até níveis mais baixos (foz ou desembocadura). 15. (SENAC-SP) O Brasil abriga cerca de 12% do volume total de água doce do mundo. Analise os dados de distribuição dos recursos hídricos no Brasil, segundo a ANA (Agência Nacional de Águas), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e as afirmações abaixo. Região % de recursos hídricos % da população brasileira Norte 70 8,3 Sudeste 6 42,1 I. A desigual distribuição dos recursos hídricos no Brasil têm profundas relações políticas que dificilmente serão resolvidas a curto ou médio prazos. II. O fato de o Brasil possuir um grande volume de recursos hídricos não significa que não existam áreas carentes destes recursos. III. A região Sudeste apresenta menor disponibilidade de água por habitante do que o Norte. Está correto o que se afirma APENAS em (A) I. (B) I e II. (C) I e III. (D) II e III. (E) III

9 Gabarito 1- A 2- D 3- A 4- B 5- A 6- D 7- A 8- A 9- C 10- C 11- C 12- D 13- A 14- B 15- D

(Adaptado de Revista Galileu, n.119, jun. de 2001, p.47).

(Adaptado de Revista Galileu, n.119, jun. de 2001, p.47). 1. (UNISAL) Em 2010, a UFPA (Universidade Federal do Pará) anunciou estudos surpreendentes sobre o Aquífero Alter do Chão na Amazônia, que rivaliza em importância com o Aquífero Guarani no Centro-Sul do

Leia mais

Recursos Hídricos e Meio Ambiente. Matheus Lemos

Recursos Hídricos e Meio Ambiente. Matheus Lemos Recursos Hídricos e Meio Ambiente Matheus Lemos Elementos de Hidrografia Água como Recurso Elementos de Hidrografia O Ciclo da Água Recursos Hídricos Degradação e Recuperação A poluição das águas: Resíduos

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 16 BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL

LISTA DE EXERCÍCIOS 16 BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL LISTA DE EXERCÍCIOS 16 BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL 1) O Brasil tem um grande potencial em sua rede hidrográfica, por apresentar rios caudalosos, grande volume d água, predomínio de rios perenes, de

Leia mais

Ciclo hidrológico: ciclo fechado no qual a água de movimenta

Ciclo hidrológico: ciclo fechado no qual a água de movimenta Ciclo hidrológico e qualidade da água Ciclo hidrológico: ciclo fechado no qual a água de movimenta A água está em constante movimento e descreve um ciclo na natureza: evapora do mar, açudes, rios lagoas

Leia mais

03- Observe abaixo a figura de duas vertentes, uma em condições naturais (A) e outra urbanizada (B), e responda às questões.

03- Observe abaixo a figura de duas vertentes, uma em condições naturais (A) e outra urbanizada (B), e responda às questões. PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= 01- A água é um

Leia mais

Apostila de Geografia 16 Hidrografia Matheus Borges

Apostila de Geografia 16 Hidrografia Matheus Borges Apostila de Geografia 16 Hidrografia Matheus Borges 1.0 Distribuição das Águas 97% Águas salgadas: Oceano Pacífico (o maior). Oceano Atlântico (muito navegável). Oceano Índico. 3% Água doce: 2% Geleiras.

Leia mais

Hidrosfera -> camada líquida na superfície terrestre

Hidrosfera -> camada líquida na superfície terrestre Hidrosfera -> camada líquida na superfície terrestre Hidrologia ou hidrografia -> ciência que localiza, identifica, quantifica e analisa as massas de líquidas existentes no planeta CARACTERÍSTIAS GERAIS

Leia mais

Características da hidrografia brasileira

Características da hidrografia brasileira Características da hidrografia brasileira Todos rios direta ou indiretamente são tributários do Oceano Atlântico. Predomínio de foz em estuário. Domínio de rios de planalto. Regime pluvial tropical austral

Leia mais

Vídeo Roteiro Final: As Águas do Planeta Terra

Vídeo Roteiro Final: As Águas do Planeta Terra Geografia - Professora Bianca - Turma 62 Alunos (as): Ana, Nathalia, Larissa, Vinícius e Tiago Apresentadores: Natthalia e Tiago - Pesquisadores: Ana, Larissa e Vinícius Conteúdo para a elaboração do vídeo

Leia mais

A HIDROSFERA. É a camada líquida da terra

A HIDROSFERA. É a camada líquida da terra A HIDROSFERA A HIDROSFERA É a camada líquida da terra Gasosa Formas em que a água é encontrada sólida Formas em que a água é encontrada Líquida Formas em que a água é encontrada Distribuição da água na

Leia mais

As terras submersas e a água no globo terrestre

As terras submersas e a água no globo terrestre As terras submersas e a água no globo terrestre CONTINENTES Blocos continentais que resultaram da divisão do continente único: Pangeia. Quatro grandes massas continentais: Continente Tríplipe (África,

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3º TRIMESTRE 1º ANO -.E.M

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3º TRIMESTRE 1º ANO -.E.M ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3º TRIMESTRE 1º ANO -.E.M GEOGRAFIA PROF. HÉLITON 1) (Enem) Segundo uma organização mundial de estudos ambientais, em 2025, duas de cada três pessoas viverão situações de carência

Leia mais

A Água nos Oceanos e a Relação com o Território

A Água nos Oceanos e a Relação com o Território 1. (Enem 2007) O artigo 1º, da Lei Federal no. 9.433/1997 (Lei das Águas) estabelece, entre outros, os seguintes fundamentos: I) a água é um bem de domínio público; II) a água é um recurso natural limitado,

Leia mais

CAPÍTULO 02 Estrutura Geológica, Relevo e Hidrografia.

CAPÍTULO 02 Estrutura Geológica, Relevo e Hidrografia. 18/02/2016 7º Ano B CAPÍTULO 02 Estrutura Geológica, Relevo e Hidrografia. Profº Delsomar de Sousa Barbosa Páginas: 19 a 39 Itens 01 a 03. Estrutura Geológica Relevo Hidrografia Estrutura Temática Crátons

Leia mais

3) As formações de relevo com morros arredondados e vegetação da Mata Atlântica.

3) As formações de relevo com morros arredondados e vegetação da Mata Atlântica. RESPOSTAS 7º E 6º ANO. 7º Ano (Cap. 4, 5, 6 e 7.) Cap. 4 Pág. 74 1) C 2) O cerrado é uma vegetação de clima tropical, localizado em áreas em que há uma época do ano sem chuvas. Algumas plantas perdem as

Leia mais

Geografia. Claudio Hansen (Rhanna Leoncio) Água

Geografia. Claudio Hansen (Rhanna Leoncio) Água Água Água a) Faça a relação entre a quantidade de água disponível e a distribuição da população. b) Indique os principais fatores que, nas regiões Sul e Sudeste, comprometem negativamente a qualidade da

Leia mais

Ciclo hidrológico e distribuição da água na Terra

Ciclo hidrológico e distribuição da água na Terra Ciclo hidrológico e distribuição da água na Terra a) CICLO HIDROLÓGICO EVAPORAÇÃO/TRANSPIRAÇÃO O ciclo começa com a evaporação da água superficial devido ao calor e com a transpiração dos vegetais. CONDENSAÇÃO/PRECIPITAÇÃO

Leia mais

Hidrografia do Brasil - 7º ano - 2º trim

Hidrografia do Brasil - 7º ano - 2º trim Hidrografia do Brasil - 7º ano - 2º trim - 2017 Atenção Alunos, Essa Atividade não é Pontuada. Os pontos existentes nas questões são apenas para medir seu desempenho na atividade. Bons Estudos!!! 1. Associe

Leia mais

ÁGUA. Notas sobre a crise e sobre a situação do saneamento no Brasil

ÁGUA. Notas sobre a crise e sobre a situação do saneamento no Brasil ÁGUA Notas sobre a crise e sobre a situação do saneamento no Brasil Água Calcula-se que 70% do consumo mundialde água se destina à irrigação, 20% à indústria e apenas 10% ao abastecimento humano. Km3/ano

Leia mais

Hidrografia. É uma parte da geografia física que classifica e. Seu estudo abrange portanto oceanos, mares, geleiras, água do subsolo, lagos, água da

Hidrografia. É uma parte da geografia física que classifica e. Seu estudo abrange portanto oceanos, mares, geleiras, água do subsolo, lagos, água da Hidrografia É uma parte da geografia física que classifica e estuda as. Seu estudo abrange portanto oceanos, mares, geleiras, água do subsolo, lagos, água da atmosfera e rios. As águas podem ser divididas

Leia mais

PROVA BIMESTRAL DE GEOGRAFIA

PROVA BIMESTRAL DE GEOGRAFIA PROVA BIMESTRAL DE GEOGRAFIA Ensino: FUNDAMENTAL I I Ano ou Série: 6. os ANOS - A-B-C-D Turma:M/T Disciplina: GEOGRAFIA Prof. a ROSELI BARAÇAL Conteúdos: LIVRO - UNIDADE V A AÇÃO DAS ÁGUAS E AS PAISAGENS

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 3ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA QUESTÕES FECHADAS Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 23/11/2018 Nota: Professor: Élida e Edvaldo Valor da Prova: 20

Leia mais

REVISÃO DE GEOGRAFIA 15/07/2017

REVISÃO DE GEOGRAFIA 15/07/2017 REVISÃO DE GEOGRAFIA 15/07/2017 O Brasil apresenta predomínio de climas quentes devido à sua localização no planeta, com grande porção de terras na zona intertropical. A diversidade climática do país é

Leia mais

HIDROGRAFIA DO BRA R SIL I

HIDROGRAFIA DO BRA R SIL I HIDROGRAFIA DO BRASIL ÁGUAS CONTINENTAIS Rio São águas correntes que se deslocam na superfície, no sentido da declividade do relevo Importante elemento no ciclo hidrológico Fornecimento de água potável

Leia mais

UNIDADE DATA: 04 / 05 / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: %

UNIDADE DATA: 04 / 05 / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: % SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE DATA: 04 / 05 / 205 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

GEOGRAFIA. Hidrografia Parte 3. Prof ª. Ana Cátia

GEOGRAFIA. Hidrografia Parte 3. Prof ª. Ana Cátia GEOGRAFIA Hidrografia Parte 3 Prof ª. Ana Cátia . FENÔMENO DOS RIOS VOADORES Os rios voadores são cursos de água atmosféricos, formados por massas de ar carregadas de vapor de água, muitas vezes acompanhados

Leia mais

Disciplina: Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos

Disciplina: Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE ENGENHARIAS ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos Prof. Dr. Hugo Alexandre Soares Guedes Pelotas, 2018. Água x Recursos Hídricos

Leia mais

Os principais aspectos físicos do continente americano

Os principais aspectos físicos do continente americano Os principais aspectos físicos do continente americano O CONTINENTE AMERICANO CARACTERÍSTICAS GERAIS O continente americano se destaca pela sua grande extensão Norte-Sul. É o segundo maior continente do

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3º TRIMESTRE 3º ANO -.E.M GEOGRAFIA PROF. HÉLITON

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3º TRIMESTRE 3º ANO -.E.M GEOGRAFIA PROF. HÉLITON ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3º TRIMESTRE 3º ANO -.E.M GEOGRAFIA PROF. HÉLITON 1) A maior incidência de radiação ultravioleta na superfície da Terra está relacionada ao fenômeno conhecido por A) efeito estufa.

Leia mais

Programação anual. 6.ºa n o

Programação anual. 6.ºa n o Programação anual 6.ºa n o 1. A melhor forma de entender o mundo 2. O planeta Terra no Universo 3. Cartografia: localizar e orientar 4. Cartografia e as diversas formas de representar o espaço 5. Atmosfera

Leia mais

Bacias hidrográficas brasileiras

Bacias hidrográficas brasileiras Bacias hidrográficas brasileiras Características da hidrografia brasileira Riqueza em rios e pobreza em formações lacustres. Todos rios direta ou indiretamente são tributários do Oceano Atlântico. Predomínio

Leia mais

Hidrologia & Bacias Hidrográficas

Hidrologia & Bacias Hidrográficas Hidrologia & Bacias Hidrográficas Hidrologia Planisfério de Distribuição Água Doce no Planeta Hidrologia Distribuição da Água no Planeta RIOS CORRENTES DE ÁGUA DOCE QUE CIRCUNDAM OS CONTINENTES E ILHAS

Leia mais

PRIMEIROS ANOS GEOGRAFIA CONTEÚDO P3 2º Tri. Profº André Tomasini

PRIMEIROS ANOS GEOGRAFIA CONTEÚDO P3 2º Tri. Profº André Tomasini PRIMEIROS ANOS GEOGRAFIA CONTEÚDO P3 2º Tri Profº André Tomasini Formação dos Solos. Fatores importantes: Deslizamentos Problema ambientais urbanos Enchentes ÁGUAS CONTINENTAIS Os oceanos e mares

Leia mais

Benefícios de grandes reservatórios

Benefícios de grandes reservatórios 1 Benefícios de grandes reservatórios CICLO DE ENCONTROS REFLEXÕES DA ENGENHARIA Impactos de barragens na Região Amazônica ANE - Academia Nacional de Engenharia PUC-Rio 14 de maio de 2013 Miguel Augusto

Leia mais

Quantidade de água no planeta

Quantidade de água no planeta HIDROGRAFIA Quantidade de água no planeta O Brasil possui: 10% da água superficial disponível para consumo no mundo. No Brasil a distribuição é desigual. - 70% na Amazônia - 27% no Centro-Sul - 3% no

Leia mais

ENGENHARIA DE AGRIMENSURA E CARTOGRÁFICA HIDROLOGIA. Hidrologia & Ciclo Hidrológico. Prof Miguel Angel Isaac Toledo del Pino CONCEITO ATUAL

ENGENHARIA DE AGRIMENSURA E CARTOGRÁFICA HIDROLOGIA. Hidrologia & Ciclo Hidrológico. Prof Miguel Angel Isaac Toledo del Pino CONCEITO ATUAL ENGENHARIA DE AGRIMENSURA E CARTOGRÁFICA HIDROLOGIA Hidrologia & Ciclo Hidrológico Prof Miguel Angel Isaac Toledo del Pino 2018 CONCEITO ATUAL É uma ciência aplicada que estuda a água na natureza, abrangendo

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCICIOS 2 REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL

LISTA DE EXERCÍCICIOS 2 REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL LISTA DE EXERCÍCICIOS 2 REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL 1) Com base na figura seguinte, assinale a alternativa correta. a) A figura destaca as três macrorregiões naturais do Brasil, segundo o IBGE (1960), que

Leia mais

ÁGUA. Notas sobre a crise e sobre a situação do saneamento no Brasil e no mundo

ÁGUA. Notas sobre a crise e sobre a situação do saneamento no Brasil e no mundo ÁGUA Notas sobre a crise e sobre a situação do saneamento no Brasil e no mundo Água Calcula-se que 70% do consumo mundialde água se destina à irrigação, 20% à indústria e apenas 10% ao abastecimento humano.

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS

GESTÃO AMBIENTAL E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS ESTADO DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GESTÃO AMBIENTAL E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS

Leia mais

CAT 16 Geografia Gabarito

CAT 16 Geografia Gabarito Gabarito CAT 16 e 17 Geografia 4º Período Nome: Nº 6º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina : Geografia Data: Professor : Leonardo Bergqvist 1. Observe a figura. CAT 16 Geografia Gabarito a) Identifique

Leia mais

SENAC. Curso: Técnico em Guia de Turismo. Módulo IV: Turismo Regional. Docente: César. Jundiaí, 2015.

SENAC. Curso: Técnico em Guia de Turismo. Módulo IV: Turismo Regional. Docente: César. Jundiaí, 2015. SENAC Curso: Técnico em Guia de Turismo Módulo IV: Turismo Regional Docente: César Jundiaí, 2015. Conhecimentos prévios Revisão 02/06 Características Hidrográficas blu comunicação integrada 2011 Google/

Leia mais

Hidrografia e Climatologia

Hidrografia e Climatologia Hidrografia e Climatologia Ciências Humanas e suas Tecnologias Professor Alexson Costa Geografia Ficha técnica da água A fórmula química da água é H 2 O; A origem da água na Terra está associada ao processo

Leia mais

RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE. Heráclito Ney Suiter

RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE. Heráclito Ney Suiter RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE Heráclito Ney Suiter Nosso Mundo e a Água Terras Emersas: 149.000.000 km 2 (29,2%) Águas: 361.000.000 km 2 (70,8%) - Para cada 1.000 litros de água utilizada pelo homem

Leia mais

Exercícios Complementares de Ciências Humanas Geografia Ensino Fundamental. Regiões Brasileiras

Exercícios Complementares de Ciências Humanas Geografia Ensino Fundamental. Regiões Brasileiras de Geografia Exercícios Complementares Regiões Brasileiras 1. O mapa mostra a divisão do Brasil entre as cinco regiões do IBGE. Identifique-as e, na sequência, relacione as características listadas a seguir

Leia mais

O consumo de Água no mundo.

O consumo de Água no mundo. O consumo de Água no mundo. A água do planeta Terra Visto de fora, o planeta deveria se chamar Água, pois: Cerca de 2/3 de sua superfície são dominados pelos oceanos; Os pólos estão cobertos pelas águas

Leia mais

O que é hidrografia? É o ciclo da água proveniente tanto da atmosfera como do subsolo.

O que é hidrografia? É o ciclo da água proveniente tanto da atmosfera como do subsolo. O que é hidrografia? É o ciclo da água proveniente tanto da atmosfera como do subsolo. Rios São cursos d água com leito ou canal bem definidos. São formados pelo encontro das águas do escoamento superficial

Leia mais

As partes de um rio e seu curso

As partes de um rio e seu curso Hidrografia As partes de um rio e seu curso Nascentes - conjunto de córregos que formam o início do rio. Curso caminho do rio. Montante - sentido oposto ao curso de rio. Jusante sentido do curso do rio.

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação Geografia 8 o ano Unidade 4 5 Unidade 4 Nome: Data: 1. Sobre a distribuição da população pelo continente americano, marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas. Em seguida,

Leia mais

Geografia. As Regiões Geoeconômicas do Brasil. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. As Regiões Geoeconômicas do Brasil. Professor Luciano Teixeira. Geografia As Regiões Geoeconômicas do Brasil Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia Aula XX AS REGIÕES GEOECONÔMICAS DO BRASIL A divisão regional oficial do Brasil é aquela

Leia mais

Bacias Hidrográficas Brasileiras. Prof Robert Roc

Bacias Hidrográficas Brasileiras. Prof Robert Roc Bacias Hidrográficas Brasileiras As Bacias Brasileiras Região Hidrográfica Amazônica ORIGEM DA BACIA AMAZÔNICA Com a fragmentação da Gondwana notamos o processo de abertura e depressões das áreas interiores

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES Nome Nº Turma 3º ano Data / / Nota Disciplina GEOGRAFIA Prof. Rodrigo Carvalho Valor 30 Questão 1. Conceitue: a)

Leia mais

3. CARACTERÍSTICAS DAS PAISAGENS NATURAIS DAS REGIÕES BRASILEIRAS

3. CARACTERÍSTICAS DAS PAISAGENS NATURAIS DAS REGIÕES BRASILEIRAS GEOGRAFIA 3. CARACTERÍSTICAS DAS PAISAGENS NATURAIS DAS REGIÕES BRASILEIRAS 123RF/Ostill 1. Marque a alternativa que indica o nome que se dá à distância vertical medida entre o nível do mar e um ponto

Leia mais

5/11/2009. O impacto da ocupação do solo na qualidade de água. SOLO é um componente fundamental do ecossistema terrestre SOLO

5/11/2009. O impacto da ocupação do solo na qualidade de água. SOLO é um componente fundamental do ecossistema terrestre SOLO Curso sobre Políticas Públicas, voltadas ao reuso da água e à utilização de água de chuva O impacto da ocupação do solo na qualidade de água Dr.a. Kátia Resende Netto Cirelli Bióloga SOLO é um componente

Leia mais

Água. Prof. Luiz Fernando L. Silva

Água. Prof. Luiz Fernando L. Silva Água Prof. Luiz Fernando L. Silva http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-distribuicao-agua-no-planeta.htm Fatos e números 1,7 bilhão de pessoas obtiveram acesso à água potável desde

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 3ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA QUESTÕES FECHADAS

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 3ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA QUESTÕES FECHADAS COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2016 3ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA QUESTÕES FECHADAS Aluno(a): Nº Ano: 7º Turma: Data: 25/11/2016 Nota: Professor Edvaldo de Oliveira Valor da Prova:

Leia mais

Ciclo hidrológico e água subterrânea. Água como recurso natural Água como agente geológico Clima Reservatórios Aquíferos

Ciclo hidrológico e água subterrânea. Água como recurso natural Água como agente geológico Clima Reservatórios Aquíferos Hidrogeologia Ciclo hidrológico e água subterrânea Água como recurso natural Água como agente geológico Clima Reservatórios Aquíferos RESERVATÓRIOS DO SISTEMA HIDROLÓGICO Total da água existente no

Leia mais

DISCIPLINA: Geografia Professor: Alissom Queiroz Data: 11/11/2016 Ensino Fundamental II Série: SEXTO ANO Turmas: 16A, 16B e 16C

DISCIPLINA: Geografia Professor: Alissom Queiroz Data: 11/11/2016 Ensino Fundamental II Série: SEXTO ANO Turmas: 16A, 16B e 16C DISCIPLINA: Geografia Professor: Alissom Queiroz Data: 11/11/2016 Ensino Fundamental II Série: SEXTO ANO Turmas: 16A, 16B e 16C RELAÇÃO DE CONTEÚDOS PARA O EXAME FINAL E AVALIAÇÃO ESPECIAL Conteúdos de

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 6º - Ensino Fundamental Professores: Rogério Duarte e Carlos Afonso

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 6º - Ensino Fundamental Professores: Rogério Duarte e Carlos Afonso INSTRUÇÕES: Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 6º - Ensino Fundamental Professores: Rogério Duarte e Carlos Afonso Este exercício visa a um aprofundamento dos seus

Leia mais

BRASIL: RELEVO, HIDROGRAFIA E LITORAL

BRASIL: RELEVO, HIDROGRAFIA E LITORAL BRASIL: RELEVO, HIDROGRAFIA E LITORAL Estrutura geológica Geomorfologia: ciência que estuda as formas de relevo. Relevo condiciona o processo de produção e organização do espaço geográfico. (...) a maior

Leia mais

BRASIL PROGRAMA PRODUTOR DE ÁGUA NO GUARIROBA. Distribuição da Água Doce no Brasil. Recursos hídricos Superfície População

BRASIL PROGRAMA PRODUTOR DE ÁGUA NO GUARIROBA. Distribuição da Água Doce no Brasil. Recursos hídricos Superfície População DISPONIBILIDADE DE RECURSOS HÍDRICOS NO PAÍS PROGRAMA PRODUTOR DE ÁGUA PROGRAMA PRODUTOR DE ÁGUA NO GUARIROBA Devanir Garcia dos Santos Gerente de Uso Sustentável de Água e Solo Superintendência de Implementação

Leia mais

A NATUREZA DO BRASIL: RELEVO E HIDROGRAFIA

A NATUREZA DO BRASIL: RELEVO E HIDROGRAFIA A NATUREZA DO BRASIL: RELEVO E HIDROGRAFIA A NATUREZA DO BRASIL: O RELEVO O Relevo Brasileiro Localizado numa área considerada tectonicamente estável É bastante antigo e foi desgastado por processos erosivos,

Leia mais

AULA AO VIVO DE GEOGRAFIA TEMA: GEOFÍSICA Prof. Mauricio Martins

AULA AO VIVO DE GEOGRAFIA TEMA: GEOFÍSICA Prof. Mauricio Martins AULA AO VIVO DE GEOGRAFIA TEMA: GEOFÍSICA Prof. Mauricio Martins 1. (Pucrj 2011) As placas tectônicas representam a superfície viva do planeta devido à intensidade da sua movimentação constante, o que

Leia mais

E SUSTENTABILIDADE. Baseado no material de aula da disciplina ciências do ambiente das profa.. Márcia M Marinho (DEA-UFBA) e Ângela Lima (IFBA)

E SUSTENTABILIDADE. Baseado no material de aula da disciplina ciências do ambiente das profa.. Márcia M Marinho (DEA-UFBA) e Ângela Lima (IFBA) E SUSTENTABILIDADE Baseado no material de aula da disciplina ciências do ambiente das profa.. Márcia M Marinho (DEA-UFBA) e Ângela Lima (IFBA) Disponibilidade de água Toda a água Água doce Águas subterrâneas

Leia mais

GEOGRAFIA DE SANTA CATARINA E BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza

GEOGRAFIA DE SANTA CATARINA E BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza GEOGRAFIA DE SANTA CATARINA E BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza Aspectos físicos: - Posição Geográfica Situada na região sul do Brasil, limita-se ao norte com o estado do PR

Leia mais

Lista de exercícios de Geografia 2º bimestre

Lista de exercícios de Geografia 2º bimestre Lista de exercícios de Geografia 2º bimestre Objetivos: identificar os estados da Região Norte. (1,0) 1. Pinte, no mapa da região Norte, um estado de cada cor e complete a legenda: Objetivos: Reconhecer

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 2º ANO

LISTA DE EXERCÍCIOS 2º ANO 1. A perda de biodiversidade na região indicada no mapa (arco de desmatamento que se localiza entre o Maranhão e Rondônia) ocorrerá devido à expansão da ocupação humana. O desmatamento e a poluição ambiental

Leia mais

Ciclo Hidrológico Balanço Hídrico

Ciclo Hidrológico Balanço Hídrico Universidade de São Paulo PHA 3307 Hidrologia Aplicada Escola Politécnica Departamento de Eng. Hidráulica e Ambiental Ciclo Hidrológico Balanço Hídrico Aula 2 Prof. Dr. Arisvaldo Vieira Méllo Jr. Prof.

Leia mais

PAÍSES LUSÓFONOS E OS RECURSOS HÍDRICOS

PAÍSES LUSÓFONOS E OS RECURSOS HÍDRICOS PAÍSES LUSÓFONOS E OS RECURSOS HÍDRICOS A água é a fonte da vida quer para nós, seres humanos, quer para todos os outros seres vivos. É essencial à vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos,

Leia mais

Hidrologia Aplicada - Profª Ticiana Marinho de Carvalho Studart. Introdução - Aula 02 - Pág. 15

Hidrologia Aplicada - Profª Ticiana Marinho de Carvalho Studart. Introdução - Aula 02 - Pág. 15 Introdução - Aula 02 - Pág. 15 Introdução - Aula 02 - Pág. 14 DIVISORES Primeiro passo - delimitação do seu contorno Linha de separação que divide as precipitações em bacias vizinhas SÃO 3 OS DIVISORES

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL - CIÊNCIAS 6º ano- UNIDADE 4 - CAPÍTULO 1. Questão 296. Cite quais são as fontes de água de nosso planeta.

ENSINO FUNDAMENTAL - CIÊNCIAS 6º ano- UNIDADE 4 - CAPÍTULO 1. Questão 296. Cite quais são as fontes de água de nosso planeta. ENSINO FUNDAMENTAL - CIÊNCIAS 6º ano- UNIDADE 4 - CAPÍTULO 1 Questão 296. Cite quais são as fontes de água de nosso planeta. Questão 297. Apesar da Terra ser considerada o "planeta água", podemos considerar

Leia mais

Poluição do Rio Paraibuna

Poluição do Rio Paraibuna MOGI GUAÇU 1ª Avaliação de Geografia Profª Mariane Almeida Data: Nome: Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio Pré-vestibular 7 ano EF 3 Trimestre 2012 Valor: 10,0 Nº: Leia com atenção o texto

Leia mais

HIDROSFERA E AS ÁGUAS CONTINETAIS E BACIAS HIDROGRÁFICAS MÓDULOS 14 E 15

HIDROSFERA E AS ÁGUAS CONTINETAIS E BACIAS HIDROGRÁFICAS MÓDULOS 14 E 15 HIDROSFERA E AS ÁGUAS CONTINETAIS E BACIAS HIDROGRÁFICAS MÓDULOS 14 E 15 IMPORTÂNCIA DA ÁGUA A água é um recurso natural fundamental ao ser humano, uma das principais fontes de vida. Necessárias são posturas

Leia mais

PROJEÇÃO AZIMUTAL POLAR OU PLANA

PROJEÇÃO AZIMUTAL POLAR OU PLANA PROJEÇÃO AZIMUTAL POLAR OU PLANA Projeção que tem o polo em sua porção central. As maiores deformações estão em suas áreas periféricas. É uma projeção equidistante. (Sistema Equidistante: conserva as

Leia mais

Colégio São Paulo Teresópolis/RJ

Colégio São Paulo Teresópolis/RJ Colégio São Paulo Teresópolis/RJ Disciplina: Data: 04/04/2018 Prof.: Leo Manso Série/ano:7 º Ensino: Fundamental Nota Valor: 10,0 Etapa: 1 a Exercícios ( ) A1( x ) A2 ( ) A3 ( ) 2ª ch. ( ) Turma: Aluno(a):

Leia mais

MANEJO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS PARA PRODUÇÃO DE ÁGUA. Profª Celme Torres F da Costa

MANEJO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS PARA PRODUÇÃO DE ÁGUA. Profª Celme Torres F da Costa MANEJO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS PARA PRODUÇÃO DE ÁGUA Profª Celme Torres F da Costa MOTIVAÇÃO Estamos diante de um cenário onde é imprescindível observar os impactos das atividades humanas sobre a Terra,

Leia mais

Constituintes da Terra com utilidade para o Homem, permitindo a sua sobrevivência e o desenvolvimento das sociedades.

Constituintes da Terra com utilidade para o Homem, permitindo a sua sobrevivência e o desenvolvimento das sociedades. Constituintes da Terra com utilidade para o Homem, permitindo a sua sobrevivência e o desenvolvimento das sociedades. Dependendo da sua velocidade de reposição pela natureza, podem classificar-se em recursos

Leia mais

Recursos Hídricos no Brasil e no Mundo

Recursos Hídricos no Brasil e no Mundo Recursos Hídricos no Brasil e no Mundo de Aquino Lemos Filho Dr. Engenharia de Água e Solo ÁGUA E RECURSOS HÍDRICOS ASPECTOS CONCEITUAIS Universidade Federal Rural do Semi-Árido Mossoró, RN CONCEITOS BÁSICOS

Leia mais

CONCEITOS E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA

CONCEITOS E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA Disciplina: Recursos Hídricos e Manejo de Bacias Hidrográficas Prof a. Dr a. Cristiana do Couto Miranda CONCEITOS E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA Hidrologia É a ciência que se ocupa dos processos que regulam o

Leia mais

Exercícios sobre Continente Americano - 8º ano - cap. 10

Exercícios sobre Continente Americano - 8º ano - cap. 10 Exercícios sobre Continente Americano - 8º ano - cap. 10 Para realizar as atividades, consulte os Slides sobre Continente Americano (Ativ. nº 25 - Site padogeo.com) ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

IMPORTÂNCIA DO REUSO DE ESGOTO DOMÉSTICO NA PRESERVAÇÃO DOS ECOSSISTEMAS AGRÁRIOS

IMPORTÂNCIA DO REUSO DE ESGOTO DOMÉSTICO NA PRESERVAÇÃO DOS ECOSSISTEMAS AGRÁRIOS IMPORTÂNCIA DO REUSO DE ESGOTO DOMÉSTICO NA PRESERVAÇÃO DOS ECOSSISTEMAS AGRÁRIOS Prof. Dr. Rodrigo M. Sánchez-Román FCA UNESP - Botucatu IV WINOTEC INOVAGRI Fortaleza, CE - 2012 INTRODUÇÃO Oceano 97,5%

Leia mais

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO ALUNO(a): TURMA: Valor: 0-2 pontos PROFESSOR(a): _ DATA: / / QUESTÃO 01 - A maior parte do Brasil se localiza na Zona Climática Intertropical, aquela que recebe a energia solar

Leia mais

2 Recursos hídricos: água no mundo, no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro

2 Recursos hídricos: água no mundo, no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro 2 Recursos hídricos: água no mundo, no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro Maria Inês Paes Ferreira* José Augusto Fereira da Silva** Mariana Rodrigues de Carvalhaes Pinheiro*** 2.1 Recursos hídricos:

Leia mais

PROGRAMA DE RETOMADA DE CONTEÚDO 4º Bimestre Geografia 1º ANO

PROGRAMA DE RETOMADA DE CONTEÚDO 4º Bimestre Geografia 1º ANO Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, Rua Cantagalo 305, 313, 325, 337 e 339 Tatuapé Fones: 2293-9166 Diretoria de Ensino Região LESTE 5 PROGRAMA DE RETOMADA DE CONTEÚDO 4º Bimestre Geografia

Leia mais

TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRENTE 4A AULA 11. Profº André Tomasini

TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRENTE 4A AULA 11. Profº André Tomasini TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRENTE 4A AULA 11 Profº André Tomasini ÁGUAS CONTINENTAIS Os oceanos e mares cobrem 2/3 da superfície do planeta. Águas Oceânicas : Abrange oceanos e mares. Águas Continentais: Rios,

Leia mais

e) I, II, III, IV e V. b) I, III, IV e V. c) II, III e IV. d) IV, V e VI.

e) I, II, III, IV e V. b) I, III, IV e V. c) II, III e IV. d) IV, V e VI. 1º EM Geografia Genilson Aval. Mensal 06/10/11 1. Observe o mapa a seguir, representativo das bacias hidrográficas brasileiras, e analise as afirmativas que se seguem: (1,0) I- A bacia 1 possui o maior

Leia mais

Cap. 10. Hidrografia

Cap. 10. Hidrografia Cap. 10. Hidrografia Saneamento básico: sistema de coleta e tratamento de água e esgoto. Hidrografia brasileira OLIVEIRA, Franzé http://www.neputufv.com.br/texto.php?p=softwares Acesso em: 17/05/2011

Leia mais

Ciclo Hidrológico e Bacia Hidrográfica. Prof. D.Sc Enoque Pereira da Silva

Ciclo Hidrológico e Bacia Hidrográfica. Prof. D.Sc Enoque Pereira da Silva Ciclo Hidrológico e Bacia Hidrográfica Prof. D.Sc Enoque Pereira da Silva 1 Ciclo hidrológico global Energia do sol que atua sobre o sistema terrestre: 36% de toda a energia que chega a terra é utilizada

Leia mais

01- Leia: Texto e Mapa de Biomas. a) O que é bioma? R.: b) Liste os biomas que podemos localizar no mapa: R.: Página 1 de 12-02/04/2018-2:24

01- Leia: Texto e Mapa de Biomas. a) O que é bioma? R.: b) Liste os biomas que podemos localizar no mapa: R.: Página 1 de 12-02/04/2018-2:24 PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== 01- Leia: Texto e Mapa de Biomas a) O que

Leia mais

Exercitando Ciências Tema Ecossistemas Brasileiros. (Terrestres, Litorâneos e de Transição)

Exercitando Ciências Tema Ecossistemas Brasileiros. (Terrestres, Litorâneos e de Transição) Exercitando Ciências Tema Ecossistemas Brasileiros (Terrestres, Litorâneos e de Transição) Esta lista de exercícios aborda os seguintes ecossistemas: Pantanal, Mata de Araucárias Mata Atlântica, Cerrado,

Leia mais

Água: Essência da vida

Água: Essência da vida Ciência e Tecnologia em Recursos Hídricos por Prof. Wilson Fadlo Curi Depto. Física Mestrado em Eng. Recursos Hídricos Doutorado Temático em Recursos Naturais UFCG GRUPO DE OTIMIZAÇÃO TOTAL DA ÁGUA www.gota.eng.br

Leia mais

2. AS PAISAGENS NATURAL E CULTURAL DAS UNIDADES FEDERATIVAS

2. AS PAISAGENS NATURAL E CULTURAL DAS UNIDADES FEDERATIVAS 2. AS PAISAGENS NATURAL E CULTURAL DAS UNIDADES FEDERATIVAS 1. Escreva V para as informações verdadeiras e F para as informações falsas. A superfície dos lugares não é igual em toda a sua extensão. b)

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2017 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2017 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2017 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES Nome Nº Turma 2º ano Data / / Nota Disciplina GEOGRAFIA Prof. Rodrigo Carvalho e Giulia Beraldo Valor 30 Roteiro

Leia mais

INSTITUTO GEREMARIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARCIAL 2016

INSTITUTO GEREMARIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARCIAL 2016 INSTITUTO GEREMARIO DANTAS Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Fone: (21) 21087900 Rio de Janeiro RJ www.igd.com.br Aluno(a): 6º Ano: Nº Professora: Silvia Gutierres COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA

Leia mais

Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ. Disciplina: Ciências Data: /09/2014 Prof: Carolina série/ano: 6 o Ensino: Fundamental II. Exercícios ( ) Prova:( )

Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ. Disciplina: Ciências Data: /09/2014 Prof: Carolina série/ano: 6 o Ensino: Fundamental II. Exercícios ( ) Prova:( ) Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ Disciplina: Ciências Data: /09/2014 Prof: Carolina série/ano: 6 o Ensino: Fundamental II Nota Exercícios ( ) Prova:( ) GABARITO 1 Leia a definição e responda: ESTUDO DIRIGIDO

Leia mais

1. (UNIPAM) Nas últimas décadas, diversos fenômenos climáticos têm sido foco de discussões na academia e na mídia, devido às implicações sociais,

1. (UNIPAM) Nas últimas décadas, diversos fenômenos climáticos têm sido foco de discussões na academia e na mídia, devido às implicações sociais, 1. (UNIPAM) Nas últimas décadas, diversos fenômenos climáticos têm sido foco de discussões na academia e na mídia, devido às implicações sociais, econômicas e ambientais que desencadeiam. Entre esses fenômenos,

Leia mais

GEOGRAFIA. 2. Observe atentamente o mapa apresentado a seguir:

GEOGRAFIA. 2. Observe atentamente o mapa apresentado a seguir: GEOGRAFIA 1. O petróleo, recurso não-renovável, é a principal fonte de energia consumida no mundo. a) Aponte duas fontes alternativas de energia para a diminuição do consumo do petróleo. b) Quais as vantagens

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web 1. (Ufsc 2013) A caracterização do clima de uma região depende de elementos como temperatura, umidade e pressão atmosférica. Há também fatores como a distância de uma região para o mar, correntes marítimas,

Leia mais

Geopolítica da água. Professora: Jordana Costa

Geopolítica da água. Professora: Jordana Costa Geopolítica da água Professora: Jordana Costa Qual a intenção do autor de chamar a Terra de Planeta Água? Composição do Planeta Terra Fronteiras Delimitadas em vários casos por rios ou lagos; Rios Geralmente

Leia mais