PGM 17 PROBLEMAS TÉCNICOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PGM 17 PROBLEMAS TÉCNICOS"

Transcrição

1 PGM 17 PROBLEMAS TÉCNICOS Genérico Inicial Clip inicial VV Paquete de Oliveira, Provedor do Telespectador Têm chegado muitas reclamações sobre deficiências técnicas, regra geral o Gabinete reencaminha essas queixas para os serviços competentes da RTP. Por consideração aos nossos telespectadores e até para esclarecer determinadas situações, resolvi fazer um programa sobre este assunto. O conjunto destas queixas têm que ver com questões técnicas, propriamente ditas, quer na emissão quer na recepção ou apenas com involuntários erros humanos. Ao longo deste programa vamos ouvir algumas queixas pertinentes e as explicações dadas pelos responsáveis da RTP., Director Técnico RTP A responsabilidade da prestação do serviço público de televisão é da RTP, como é óbvio. Contudo, a RTP não é a proprietária da rede de emissores. A proprietária da rede de emissores é a Portugal Telecom., Costureira Isto é o canal 1, é mesmo isto que a gente só consegue ver, isto é os dois, precisamente igual, reformado Nós aqui nunca tivemos o sinal da RTP em condições, carpinteiro Este problema já se arrasta há uma dúzia de anos Gostaríamos de melhor, realmente, já que temos direito a isso, mas não se consegue O problema não é das antenas, não temos é o sinal. Quando o telespectador se queixa que não tem sinal em condições, nós enviamos essa nota à PT, que faz uma avaliação da queixa, ou seja, verifica se é apenas um mau funcionamento do emissor, que tem uma avaria, se eventualmente está tudo bem na cobertura local e é um defeito da casa do nosso telespectador o que também acontece, ou se, pura e simplesmente, é um problema de cobertura, falta de cobertura naquela região.

2 Há uns anos atrás nós tínhamos aqui um técnico e o técnico disse: para vocês para ver a imagem bem eu preciso de 35 contos para comprar os aparelhos, a gente tratou disso tudo e o rapaz lá montou aquilo e era impecável, embora fosse na clandestinidade. Quando vinha a trovoada queimava os fusíveis e ele substituía os fusíveis e dava a televisão bem. Deixou de dar assistência e nunca mais a gente pode ver daquele canal. A malta chateou-se e optou pela Tv. cabo. Eu não tenho possibilidades de ter Tv. cabo. Não tenho possibilidades não ponho Eu trabalho nas obras e enfim!!! O meu ordenado, tenho dois filhos, comprei casa comprei casa, estou a pagá-la ao banco como qualquer outro. Estou a pagar 6 contos por mês, em dinheiro antigo, 30 euros Ah, não pões a Tv. Cabo! sim filha, vou pensar quando tiver dinheiro! Mas claro, não dá, não pomos, vimos isto! Eu não tinha qualquer interesse, nem eu nem a população toda de Ribadouro. Optei por comprar um DVD e um vídeo e só assim poderei dar a imagem do que é a televisão aos meus filhos. Às noites? Vou para a cama. Não tenho televisão, vou para a cama (risos). O pai, infelizmente, não tem dinheiro para ter Tv. cabo. A má imagem que tem a da rtp1, a miúda sente-se inferior a qualquer um dos outros, não é?

3 Tenho dois filhos, uma filha com 22 anos e um rapaz com 17. Eles gostavam de ter melhor, e queriam que o pai até pusesse, mas eu digo que não ponho porque não tenho possibilidade para isso É muito difícil chagar a toda a gente, sobretudo nos vales, como referiu, o vale do Douro, e outras situações em que a cobertura é difícil porque as pessoas moram em vales cavados e as ondas radioeléctricas não chegam lá com facilidade. Na realidade nós temos de avaliar quais são aquelas que temos de socorrer primeiro. Há dias melhores, mas há outros que é mesmo isto Nós pagamos os nossos impostos como os outros e como cidadãos temos os direitos todos. Se eu estou a pagar na factura da electricidade essa taxa, porquê não ter uma televisão boa sem ter de gastar dinheiro noutros aparelhos! Neste momento, estamos num período de mudança tecnológica, como provavelmente já terão ouvido, este ano será lançada o concurso para a televisão digital terrestre, que vem tornar obsoletos todos os equipamentos analógicos que nós temos em funcionamento. Ou seja, nós estamos a evitar ter que investir somas avultadas na instalação de novos retransmissores, porque eles, dentro de 1 ou 2 anos ficam completamente obsoletos, não há sequer tempo de os amortizar. Para já vamos vendo o que temos É de lamentar esta situação Pode ser que agora, daqui para a frente, vá melhorar alguma coisa. Que valha a pena a gente estar a perder este bocadinho de tempo.

4 Aquilo que pedimos às pessoas é que tenham paciência, mais 1 ou 2 anos porque estamos convencidos que nesse período será resolvido o problema. Ao Gabinete do Provedor chegaram queixas sobre a interrupção da emissão da RTP Africa para Portugal, aquando da transmissão de jogos de futebol em directo. VV Nuno Ramos, programador de rádio Num ecrã televisivamente morto, aparece um bilhete, uma mensagem a dizer qualquer coisa como: por motivos relacionados com direitos desportivos a emissão da RTP Africa para Portugal foi interrompida, pedimos desculpa pelo transtorno. Ao que eu respondo sempre para mim: desculpas não aceites! VV Luís Silveira, director de Emissão e arquivo RTP As pessoas se calhar têm a percepção que o cartão é emitido pela RTP, mas o cartão não é emitido pela RTP, ou seja o cartão é emitido pela PT, que corta o sinal utilizando esse mesmo cartão. VV Nuno Ramos, programador de rádio Entendo que é uma falta de respeito e desprezo pelo telespectador de Portugal, o facto de não inserirem nada naquele tempo morto de televisão VV Luís Silveira, director de Emissão e arquivo RTP Tecnicamente não nos é possível ter uma outra emissão somente para a cabo. Porque se o tivéssemos também poderíamos emitir um programa VV Paquete de Oliveira Todas estas explicações são plausíveis, contudo não resolvem o problema do telespectador reclamante. Na lógica do tribunal constitucional, a taxa paga na conta da electricidade foi entendida como um imposto. Na lógica do utilizador pagador, pagar um imposto e não receber o benefício merece justa reclamação. No dia 26 de Dezembro de 2006 o filme Anastácia, exibido na RTP Memória, foi interrompido durante cerca de três minutos. VV Luís Silveira O que aconteceu foi uma conjugação infeliz de 3 factores: aos 50 minutos do filme ocorreu essa mesma avaria. Depois, houve um lapso humano, ou seja, a não detecção imediata dessa mesma anomalia. E um terceiro factor foi o lapso humano

5 de se ter colocado o filme, não no ponto em que o mesmo tinha sido interrompido, mas sim no início do filme. Mas o responsável pela emissão, depois de detectar o lapso que tinha cometido, ou seja, ter metido o filme desde o início, provocou um intervalo propositado no sentido de repor o filme no ponto em que o mesmo tinha sido interrompido da primeira vez No dia 8 de Janeiro verificou-se a entrada não prevista de publicidade durante a emissão do telejornal. VV Luís Silveira O que houve aqui foi, na realidade, um erro humano! Vamos supor que temos 30 minutos de Telejornal, se não trancarmos a emissão com um dispositivo no programa, o que acontece é que passados esses 30 minutos o programa automaticamente arranca. E depois, foi detectado de imediato pelo operador que, manualmente, repôs a situação normal. Outras queixas chegaram dos telespectadores da RTP Internacional. Durante a emissão, em directo, do Dança Comigo, de dia 31 de Dezembro de 2006, o programa foi interrompido para a transmissão do fogo de artifício da Madeira. Alguns minutos mais tarde, a emissão foi retomada do ponto em que foi suspensa. VV Luís Silveira O que aconteceu nesta situação não foi uma deficiência, mas foi sim uma opção estratégica de programação da Direcção das Antenas Internacionais. Portanto, a opção foi dar, em simultâneo, o que a RTP1, até à meia-noite, o Dança Comigo, o programa Dança Comigo, à meia-noite foi dar o fogo de artificio da Madeira e posteriormente, retomar a emissão do Dança Comigo, no sítio onde ela tinha sido interrompida. Ou seja, a continuidade de emissão limitou-se a seguir o alinhamento que estava estruturado. VV Manuel Fernandes, reformado

6 Eu tenho uma k7 que ligava e gravava a deficiência e durante um ano e meio a deficiência e durante ano e meio a deficiência manteve-se e ainda tenho essa k7 e se alguém tiver dúvidas posso mostrar. A deficiência era que não se via os programas em condições, ligava-se e começava a rodar, a aparecer ondulações do mar a rodar, como se estivéssemos no mar, começava a rodar, a rodar, e era impossível acompanhar a emissão do canal 2 Em alguns casos, há pessoas que reclama de uma avaria: deixei de receber. VV Manuel Fernandes, reformado Nós até pensávamos que seria das antenas, foram substituídas 3 antenas e o amplificador. Constataram que era do transmissor da Caparica Aquilo que nós fizemos foi, com a PT, comunicar-lhe essa avaria e dizer-lhes que fossem lá porque, na realidade, as pessoas já tinham tido boa cobertura e tinham deixado de ter. Portanto, algum problema tinha ocorrido. Efectivamente, a PT deslocou-se ao local, resolveu o problema, o telespectador passou a ter o sinal em condições e o problema VV Manuel Fernandes, reformado Está perfeito, já não há reclamações. Infelizmente nem todos são dessa natureza e há alguns que vão ter que ficar pendentes até aparecer a televisão digital terrestre. VV Paquete de Oliveira Não ignoro os factores externos à RTP que concorrem para criar situações de má recepção, tais como as infracções ou ordenamento do território pela construção de imóveis. Não ignoro que a RTP tem procurado resolver situações como demonstram os 44 retransmissores instalados em 23 localidades nos últimos 2 anos, mas como Provedor não posso dizer aos telespectadores: aguardem pacientemente pela televisão digital terrestre. Não! Continuem a reclamar, a RTP em cooperação com a PT terá de dar resposta.

GUIA TDT PREPARE-SE PARA A TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE SAIBA O QUE FAZER!

GUIA TDT PREPARE-SE PARA A TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE SAIBA O QUE FAZER! GUIA TDT PREPARE-SE PARA A TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE SAIBA O QUE FAZER! MENSAGEM DO PRESIDENTE José Amado da Silva Presidente da Autoridade Nacional das Comunicações (ICP-ANACOM) Num momento crucial

Leia mais

Já posso ter TV Digital Terrestre (TDT)?

Já posso ter TV Digital Terrestre (TDT)? Já posso ter TV Digital Terrestre (TDT)? Date : 28 de Dezembro de 2010 Ontem, em conversa com um colega, ele questionava-me se eu sabia se actualmente já podia usufruir da TV Digital Terrestre (TDT) na

Leia mais

3. Filtragem e Distorção de Sinal

3. Filtragem e Distorção de Sinal 3. Filtragem e Distorção de Sinal Este capítulo pretende dar exemplos de distorções de sinal provocadas por sistemas lineares. Vão ser vistos exemplos de distorções de amplitude e de fase, para se ter

Leia mais

Guião PGM 15: Programa do Provedor da RTP

Guião PGM 15: Programa do Provedor da RTP Guião PGM 15: Programa do Provedor da RTP Genérico Clip inicial:, livreiro Na RTP, eu acho que existe, neste momento, pouca ciência. Maria Isabel Pacheco, Professora Ciências Naturais Há muito pouca. Muito

Leia mais

Foi também deliberado submeter o SPD ao parecer do Gabinete para os Meios de Comunicação Social (GMCS).

Foi também deliberado submeter o SPD ao parecer do Gabinete para os Meios de Comunicação Social (GMCS). Data de publicação - 15.9.2008 RELATÓRIO DA AUDIÊNCIA PRÉVIA RELATIVO AO SENTIDO PROVÁVEL DE DELIBERAÇÃO SOBRE O PREÇO DO SERVIÇO DE DISTRIBUIÇÃO E DIFUSÃO DO SINAL DE TELEVISÃO PRATICADO PELA PT COMUNICAÇÕES,

Leia mais

TDT Televisão Digital Terrestre

TDT Televisão Digital Terrestre TDT Televisão Digital Terrestre Carlos Lages DPT/PLT carlos.m.lages@telecom.pt TDT Televisão Digital Terrestre Índice Introdução à tecnologia Desenvolvimento da TDT em Portugal O que vai a PT disponibilizar

Leia mais

RESPOSTA À CONSULTA PÚBLICA SOBRE A REDE DA TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE

RESPOSTA À CONSULTA PÚBLICA SOBRE A REDE DA TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE RESPOSTA À CONSULTA PÚBLICA SOBRE A REDE DA TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE PONTOS A DESTACAR: a) Introdução b) Deficiência na rede tipo SFN c) Nossa Proposta Amitrónica Indústria Electrónica Amiense, Lda

Leia mais

TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE (TDT) Televisão de qualidade para todos

TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE (TDT) Televisão de qualidade para todos TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE (TDT) Televisão de qualidade para todos Informação TDT Parceria DECO / ICP-ANACOM A comissão Europeia recomenda: TDT no contexto Europeu Que os Estados-Membros tomem todas as

Leia mais

Register your product and get support at www.philips.com/welcome SDV5120/10 PT Manual do utilizador Índice 1 Importante 4 Segurança 4 Reciclagem 4 2 O seu SDV5120 5 Visão geral 5 3 Como iniciar 6 Instalação

Leia mais

Register your product and get support at SDV6224/12. PT Manual do utilizador

Register your product and get support at  SDV6224/12. PT Manual do utilizador Register your product and get support at www.philips.com/welcome SDV6224/12 Manual do utilizador Índice 1 Importante 4 Segurança 4 Reciclagem 4 2 O seu SDV6224/12 5 Visão geral 5 3 Como iniciar 6 Instalação

Leia mais

BELÉM TV MARCA NACIONAL Nº Síntese do Processo. Tipo de Sinal: VERBAL

BELÉM TV MARCA NACIONAL Nº Síntese do Processo. Tipo de Sinal: VERBAL MARCA NACIONAL Nº 544582 Síntese do Processo Nº do Pedido 1000022261 Data de Apresentação 17-03-2015 Data do Pedido 17-03-2015 Tipo de Modalidade NÃO APLICÁVEL A ESTA MODALIDADE BELÉM TV Tipo de Sinal:

Leia mais

Register your product and get support at SDV6121/12. PT Manual do utilizador

Register your product and get support at   SDV6121/12. PT Manual do utilizador Register your product and get support at www.philips.com/welcome SDV6121/12 PT Manual do utilizador Índice 1 Importante 4 Segurança 4 Reciclagem 4 2 O seu SDV6121/12 5 Visão geral 5 3 Como iniciar 6 Instalação

Leia mais

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 4/OUT-TV/2009

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 4/OUT-TV/2009 Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Deliberação 4/OUT-TV/2009 Infracção das regras relativas ao anúncio da programação, nos serviços de programas RTP1 e RTP 2, referente

Leia mais

Register your product and get support at www.philips.com/welcome SDV6122/12 PT Manual do utilizador Índice 1 Importante 4 Segurança 4 Reciclagem 4 2 O seu SDV6122 5 Visão geral 5 3 Como iniciar 6 Instalação

Leia mais

No âmbito do módulo de STC5, foi-me dada uma proposta de trabalho sobre redes de informação e comunicação para reflectir sobre a temática em questão.

No âmbito do módulo de STC5, foi-me dada uma proposta de trabalho sobre redes de informação e comunicação para reflectir sobre a temática em questão. Formando: Laura Castanheiro Formador: Paulo Rico STC-5 DR-1 Data: 24.08.2009 No âmbito do módulo de STC5, foi-me dada uma proposta de trabalho sobre redes de informação e comunicação para reflectir sobre

Leia mais

Register your product and get support at SDV5225/12. PT Manual do utilizador

Register your product and get support at  SDV5225/12. PT Manual do utilizador Register your product and get support at www.philips.com/welcome SDV5225/12 PT Manual do utilizador Índice 1 Importante 4 Segurança 4 Reciclagem 4 2 O seu SDV5225/12 5 Visão geral 5 3 Como iniciar 6 Instalação

Leia mais

Register your product and get support at www.philips.com/welcome SDV6122/10 PT Manual do utilizador 2 PT Índice 1 Importante 4 Segurança 4 Reciclagem 4 2 O seu SDV6122 5 Visão geral 5 3 Como iniciar 6

Leia mais

Provedor do Ouvinte. Relatório estatístico Gabinete de Apoio aos Provedores

Provedor do Ouvinte. Relatório estatístico Gabinete de Apoio aos Provedores Provedor do Ouvinte Relatório estatístico 2016 Gabinete de Apoio aos Provedores Lisboa, RTP, 2017 NOTA INTRODUTÓRIA O presente Relatório Estatístico complementa e completa o Relatório de Actividade apresentado

Leia mais

Transcrição de Entrevista nº 10

Transcrição de Entrevista nº 10 Transcrição de Entrevista nº 10 E Entrevistador E10 Entrevistado 10 Sexo Feminino Idade 31 anos Área de Formação Engenharia Informática E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o

Leia mais

Register your product and get support at www.philips.com/welcome SDV5121/10 PT Manual do utilizador 2 PT Índice 1 Importante 4 Segurança 4 Reciclagem 4 2 O seu SDV5121 5 Visão geral 5 3 Como iniciar 6

Leia mais

App Store: Comprei uma app errada, como reaver o dinheiro?

App Store: Comprei uma app errada, como reaver o dinheiro? App Store: Comprei uma app errada, como reaver o dinheiro? Date : 17 de Agosto de 2017 Esta história não é nova e também já nos apareceu algumas vezes no Consultório. Não só no ios, mas também um pouco

Leia mais

Ficha de Trabalho: Tema 3

Ficha de Trabalho: Tema 3 Área / UFCD Competência a atingir (RA) CLC5 - Reconhece os impactos dos mass media na constituição do poder mediático e sua influência na regulação institucional. Nome: Ricardo Pontes Ficha de Trabalho:

Leia mais

RTP na 69ª Edição da Volta a Portugal em Bicicleta De 4 a 15 de Agosto

RTP na 69ª Edição da Volta a Portugal em Bicicleta De 4 a 15 de Agosto RTP na 69ª Edição da Volta a Portugal em Bicicleta De 4 a 15 de Agosto RTPN e RTP1 Envolvimento de todos os Centros Regionais da RTP, através da realização de um conjunto de reportagens sobre as regiões/cidades

Leia mais

Provedor do Telespectador

Provedor do Telespectador Provedor do Telespectador Relatório estatístico 2016 Gabinete de Apoio aos Provedores Lisboa, RTP, 2017 NOTA INTRODUTÓRIA O presente Relatório Estatístico contém a apresentação e análise sumária das mensagens

Leia mais

Prova do crédito, e de seguida o débito do valor dos bilhetes (241,60 ):

Prova do crédito, e de seguida o débito do valor dos bilhetes (241,60 ): De: Enviada: segunda-feira, 7 de Dezembro de 2015 12:10 Assunto: Bilhetes Adele Assunto: Reclamação Bilhetes Adele Bom dia, Na passada sexta feira, dia 4 de Dezembro, fui uma das muitas pessoas que tentaram

Leia mais

AVALIAÇÃO DA COBERTURA TDT ZONAS ENVOLVENTES À DA FUTURA INSTALAÇÃO DO PARQUE EÓLICO NA QUINTA DO BULHACO ARRUDA DOS VINHOS

AVALIAÇÃO DA COBERTURA TDT ZONAS ENVOLVENTES À DA FUTURA INSTALAÇÃO DO PARQUE EÓLICO NA QUINTA DO BULHACO ARRUDA DOS VINHOS AVALIAÇÃO DA COBERTURA TDT ZONAS ENVOLVENTES À DA FUTURA INSTALAÇÃO DO PARQUE EÓLICO NA QUINTA DO BULHACO ARRUDA DOS VINHOS Centro de Monitorização e Controlo do Espectro 12 de Julho de 2011 Em 2011-07-12,

Leia mais

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 4/OUT-TV/2011

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 4/OUT-TV/2011 Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Deliberação 4/OUT-TV/2011 Infracção das regras relativas ao anúncio da programação, no serviço de programas RTP, do operador RTP Rádio

Leia mais

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 6/OUT-TV/2008

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 6/OUT-TV/2008 Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Deliberação 6/OUT-TV/2008 Exposição da Zon Multimedia relativa ao serviço de programas Benfica TV Lisboa 24 de Setembro de 2008 Conselho

Leia mais

AVALIAÇÃO DA COBERTURA TDT EM CONDEIXA-A-NOVA

AVALIAÇÃO DA COBERTURA TDT EM CONDEIXA-A-NOVA AVALIAÇÃO DA COBERTURA TDT EM CONDEIXA-A-NOVA CONDEIXA-A-NOVA DGE1 - Centro de Monitorização e Controlo do Espectro xxxxxxx xxxx xxxx xxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxx 23 de fevereiro de 2012 1. Índice 1. Índice...

Leia mais

UNIDADE 2 - Comunicações

UNIDADE 2 - Comunicações ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VELAS Física e Química A 11º ano UNIDADE 2 - Comunicações 1 Comunicações de Informação a curtas distâncias Introdução Comunicar foi desde sempre importante para todos os seres

Leia mais

INFORMAÇÃO COMERCIAL 049/16. Direção Comercial e Marketing

INFORMAÇÃO COMERCIAL 049/16. Direção Comercial e Marketing INFORMAÇÃO COMERCIAL 049/16 1 Direção Comercial e Marketing 11.01.2016 OBJETIVOS Oferecer aos anunciantes soluções de comunicação diferenciadoras, que incluem televisão e digital para que possam comunicar

Leia mais

Identificação. FL01 Duração da entrevista 28:30 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1974 (37) Local de nascimento/residência

Identificação. FL01 Duração da entrevista 28:30 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1974 (37) Local de nascimento/residência 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 Identificação FL01 Duração da entrevista 28:30 Data da entrevista 4-08-2012 Ano de nascimento (Idade) 1974 (37) Local de nascimento/residência

Leia mais

Transição da tecnologia analógica para a tecnologia digital na televisão terrestre porquê?

Transição da tecnologia analógica para a tecnologia digital na televisão terrestre porquê? Transição da tecnologia analógica para a tecnologia digital na televisão terrestre porquê? Um recurso público escasso impõe que a sua utilização seja cada vez mais eficiente. Neste âmbito em 2005 a Comissão

Leia mais

VV Paula Picoito, funcionária pública Publicidade que não é adequada à idade deles pode transtornar todo o seu desenvolvimento e crescimento

VV Paula Picoito, funcionária pública Publicidade que não é adequada à idade deles pode transtornar todo o seu desenvolvimento e crescimento PGM 10 Genérico VV Paula Picoito, funcionária pública Publicidade que não é adequada à idade deles pode transtornar todo o seu desenvolvimento e crescimento VV Duarte Cordeiro, empresário Há ali uma tentativa

Leia mais

Ficha de Trabalho: Tema 3

Ficha de Trabalho: Tema 3 Área / UFCD Competência a atingir (RA) CLC5 - Reconhece os impactos dos mass media na constituição do poder mediático e sua influência na regulação institucional. Nome: Maria Helena ABEGÃO Data:11-7-11

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL TAÇA CTT 2017/2018

PROPOSTA COMERCIAL TAÇA CTT 2017/2018 PROPOSTA COMERCIAL TAÇA CTT 2017/2018 SETEMBRO 2017 rtp.pt TAÇA CTT A 11ª edição da Taça CTT vai sagrar o novo Campeão de Inverno. Os jogos de da Taça CTT serão emitidos em direto e em exclusivo em sinal

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL: 2018 FIFA World Cup Russia European Qualifiers AGOSTO

PROPOSTA COMERCIAL: 2018 FIFA World Cup Russia European Qualifiers AGOSTO PROPOSTA COMERCIAL: 2018 FIFA World Cup Russia European Qualifiers AGOSTO 2016 www.rtp.pt RTP TELEVISÃO OFICIAL SIGA NA RTP os jogos de qualificação de Portugal para o 2018 FIFA World Cup Russia! Como

Leia mais

Tiago Guedes 10º 13ª

Tiago Guedes 10º 13ª Tiago Guedes 10º 13ª Introdução A transmissão de dados ou informação consiste na utilização de um suporte de informação para a transportar entre dois pontos fisicamente distantes. Este trabalho apresenta

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL TAÇA CTT 2017/2018

PROPOSTA COMERCIAL TAÇA CTT 2017/2018 PROPOSTA COMERCIAL TAÇA CTT 2017/2018 DEZEMBRO 2017 rtp.pt TAÇA CTT A 11ª edição da Taça CTT vai sagrar o novo Campeão de Inverno. Os jogos de da Taça CTT serão emitidos em direto e em exclusivo em sinal

Leia mais

TUDO POR PORTUGAL INFORMAÇÃO COMERCIAL 380/17 DIRECÇÃO COMERCIAL E MARKETING 09 NOVEMBRO 2017

TUDO POR PORTUGAL INFORMAÇÃO COMERCIAL 380/17 DIRECÇÃO COMERCIAL E MARKETING 09 NOVEMBRO 2017 TUDO POR PORTUGAL INFORMAÇÃO COMERCIAL 380/17 DIRECÇÃO COMERCIAL E MARKETING 09 NOVEMBRO 2017 JOGOS SOLIDÁRIOS DA SELEÇÃO NACIONAL! EMISSÃO ESPECIAL DE DOIS JOGOS AMIGÁVEIS DEDICADOS À REGIÃO DE VISEU

Leia mais

Hoje, 16/11/2016, o julgamento prossegue com a apresentação de testemunhas oferecidas pelas partes.

Hoje, 16/11/2016, o julgamento prossegue com a apresentação de testemunhas oferecidas pelas partes. Produto/serviço: Energia (Electricidade) Tipo de problema: Fornecimento de bens e prestação de serviços / Suspensão do fornecimento do bem ou da prestação do serviço sem aviso prévio Pedido do Consumidor:

Leia mais

Possibilidades de implementação de acesso a internet e novos serviços

Possibilidades de implementação de acesso a internet e novos serviços Possibilidades de implementação de acesso a internet e novos serviços Sistemas televisivos (Analógico e Digital) Razões que levaram ao fim do sistema Analógico TDT em Portugal comparando com o resto da

Leia mais

A chave do sucesso de uma confeitaria, padaria, ou cafeteria

A chave do sucesso de uma confeitaria, padaria, ou cafeteria Todos os direitos reservados. O conteúdo deste manual é propriedade da editora e dos autores. Não é autorizada a reprodução deste manual sem a autorização expressa e por escrito dos autores. O manual não

Leia mais

Valorıze-se, organıze-se! Cláudio Ramos

Valorıze-se, organıze-se! Cláudio Ramos Valorıze-se, organıze-se! Cláudio Ramos Índice 8 A felicidade pode estar na valorização? Pode, digo eu! 11 1. CASA 13 COMPRAS E POUPANÇA 15 DECORAÇÃO 29 2. ROUPA 40 GUARDA-ROUPA BÁSICO: O Que Todas as

Leia mais

CARTA DE CAÇADOR. A carta de caçador pode ser emitida a favor dos requerentes que reunam simultaneamente as seguintes condições :

CARTA DE CAÇADOR. A carta de caçador pode ser emitida a favor dos requerentes que reunam simultaneamente as seguintes condições : CARTA DE CAÇADOR INDÍCE Requisitos para obter carta de caçador Especificações Validade Concessão, renovação, 2.ºs vias e alteração de dados Quando requerer Renovação de cartas de caçador emitidas antes

Leia mais

Televisão Digital Terrestre Resumo da Ação de Fiscalização

Televisão Digital Terrestre Resumo da Ação de Fiscalização ro Centro de Monitorização e Controlo do Espectro PI 2011/ Na sequência do solicitado na Intervenção 2011/, foram efetuadas duas deslocações às localidades da Barra e São Bernardo em Aveiro, nos dias 10

Leia mais

Spot Institucional Nesta categoria vamos distinguir os spots criados e executados para promover, mais do que determinado programa,

Spot Institucional Nesta categoria vamos distinguir os spots criados e executados para promover, mais do que determinado programa, TELEVISÃO Spot Institucional Nesta categoria vamos distinguir os spots criados e executados para promover, mais do que determinado programa, a identidade e imagem do canal. O conceito criativo e a sua

Leia mais

trocados entre mim Carla Susana Neves (compradora) e Tiago André Pereira Tavares (Burlão, suposto vendedor) Entre 21/05/2012 e 30/05/2012

trocados entre mim Carla Susana Neves (compradora) e Tiago André Pereira Tavares (Burlão, suposto vendedor) Entre 21/05/2012 e 30/05/2012 Email trocados entre mim Carla Neves (compradora) e Tiago André Pereira Tavares (Burlão, suposto vendedor) Entre 21/05/2012 e 30/05/2012 Bom dia, Visto não me atender os telefonemas nem responder aos meus

Leia mais

Cursos de Educação e Formação Actividade: Aprender para crescer

Cursos de Educação e Formação Actividade: Aprender para crescer Cursos de Educação e Formação Actividade: Aprender para crescer 1 Observa a programação de um canal televisivo português para um determinado dia de emissão e responde às perguntas que se seguem. Enumera

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL TAÇA CTT 2016/2017. rtp.pt

PROPOSTA COMERCIAL TAÇA CTT 2016/2017. rtp.pt PROPOSTA COMERCIAL TAÇA CTT 2016/2017 rtp.pt TAÇA CTT A próxima edição da Taça CTT apresenta-se com uma nova cara. Os jogos de da Taça CTT serão emitidos em direto e em exclusivo em sinal aberto para Portugal

Leia mais

Sobre o Cartão de Pedido de Socorro para uso de estrangeiros

Sobre o Cartão de Pedido de Socorro para uso de estrangeiros KOMAKI-Jornal Informativo Sobre a Vida Cotidiana Sobre o Cartão de Pedido de Socorro para uso de estrangeiros Para os estrangeiros que têm dificuldades com a língua japonesa, confeccionamos um cartão para

Leia mais

FICHA TÉCNICA: GÉNERO: Entretenimento Nº PROGRAMAS: 6. DURAÇÃO: 60 minutos. ESTREIA: janeiro EXIBIÇÃO: Domingos, a seguir ao Telejornal

FICHA TÉCNICA: GÉNERO: Entretenimento Nº PROGRAMAS: 6. DURAÇÃO: 60 minutos. ESTREIA: janeiro EXIBIÇÃO: Domingos, a seguir ao Telejornal www.rtp.pt FICHA TÉCNICA: GÉNERO: Entretenimento Nº PROGRAMAS: 6 DURAÇÃO: 60 minutos ESTREIA: janeiro 2017 EXIBIÇÃO: Domingos, a seguir ao Telejornal CANAL: RTP1 APRESENTADOR: Silvia Alberto PRODUTORA:

Leia mais

VV: Pedro Serrano, reformado A RTP, além de não fazer nada pela cultura, ainda faz bastante pela incultura.

VV: Pedro Serrano, reformado A RTP, além de não fazer nada pela cultura, ainda faz bastante pela incultura. GUIÃO PGM 8: CULTURA GENÉRICO A RTP, além de não fazer nada pela cultura, ainda faz bastante pela incultura. Olhar para o actual para a actual linha programática no campo do cinema na :2 é deprimente.

Leia mais

Relatório da visita da Comissão para a Ética, a Cidadania e a

Relatório da visita da Comissão para a Ética, a Cidadania e a Relatório da visita da Comissão para a Ética, a Cidadania e a Comunicação à 6 de fevereiro de 2013 Objetivo da visita A efetuou no dia 6 de fevereiro de 2013 uma visita ao Centro de Monitorização e Laboratórios

Leia mais

Register your product and get support at www.philips.com/welcome SDV7120/10 PT Manual do utilizador 2 PT Índice 1 Importante 4 Segurança 4 Reciclagem 4 2 O seu SDV7120 5 Visão geral 5 3 Como iniciar 6

Leia mais

Transmissão de dados. Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

Transmissão de dados. Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Transmissão de dados Aluno: Bruno Oliveira Turma: 10º 13ª Disciplina: Redes de Comunicação 2013/2014 Introdução A transmissão

Leia mais

ITED3 TILT O QUE É E COMO SE ENSAIA!

ITED3 TILT O QUE É E COMO SE ENSAIA! Hélder Nelson Moreira Martins TelevésElectrónica Portuguesa, S.A. ITED3 TILT O QUE É E COMO SE ENSAIA! 1. Introdução O presente artigo aborda a problemática do TILT, os seja a diferença de atenuação/potência

Leia mais

Resolução de disputas, reclamações e chargebacks. De vez em quando, pode haver problemas com um pedido. Se isso acontecer, estamos aqui para ajudar.

Resolução de disputas, reclamações e chargebacks. De vez em quando, pode haver problemas com um pedido. Se isso acontecer, estamos aqui para ajudar. Resolução de disputas, reclamações e chargebacks. De vez em quando, pode haver problemas com um pedido. Se isso acontecer, estamos aqui para ajudar. Situações possíveis 1 2 Disputas e reclamações Se um

Leia mais

MARCA NACIONAL Nº

MARCA NACIONAL Nº MARCA NACIONAL Nº 587419 Síntese do Processo Nº do Pedido 2000388783 Data de Apresentação 24-08-2017 Data do Pedido 11-12-2017 Tipo de Modalidade NÃO APLICÁVEL A ESTA MODALIDADE Fase Actual REGISTO CONCEDIDO

Leia mais

Sonorização de vários ambientes pequenos

Sonorização de vários ambientes pequenos Sonorização de vários ambientes pequenos Fabio Montoro Fevereiro, 2016 Os usuários de pequenos ambientes, como salas de recepção de clínicas e escritórios, quartos de hotel e hospital, salas de espera,

Leia mais

Spot Pretendemos aqui analisar as melhores peças publicitárias concebidas e produzidas para o meio rádio.

Spot Pretendemos aqui analisar as melhores peças publicitárias concebidas e produzidas para o meio rádio. TELEVISÃO Acção Especial / Brand Entertainment Nesta categoria pretendemos premiar as acções comerciais que, extravasando o âmbito do spot convencional, utilizam de forma criativa o meio televisão e também

Leia mais

Register your product and get support at www.philips.com/welcome SDV7120/12 PT Manual do utilizador Índice 1 Importante 4 Segurança 4 Reciclagem 4 Visão geral 5 3 Como iniciar 6 Instalação 6 4 Instalar

Leia mais

Faz a tua própria história

Faz a tua própria história Faz a tua própria história! Faz a tua própria história, Página 1 Estou aqui para vos falar de uma história muito simples. E a história não é sobre um rei, um príncipe, um elefante, ou um rato. A história

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD STC 5 Formador

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD STC 5 Formador 1 de 6 O Computador e a Ciência As características dos monitores são: - Dimensão; - Peso; - Brilho; - Contraste; - Definição; - Ângulo de visão; - Consumo. As diferenças entre monitores CRT (cathodic Ray

Leia mais

Protocolo da Entrevista a Isabel

Protocolo da Entrevista a Isabel Protocolo da Entrevista a Isabel 1 Pedia-lhe que me contasse o que lhe aconteceu de importante desde que terminou a licenciatura. Desde que acabei o curso ou fiz a profissionalização? É que eu acabei o

Leia mais

Register your product and get support at SDV5118P/12. PT Manual do utilizador

Register your product and get support at  SDV5118P/12. PT Manual do utilizador Register your product and get support at www.philips.com/welcome SDV5118P/12 Manual do utilizador Índice 1 Importante 4 Safety 4 Recycling 4 2 O seu SDV5118P 5 Visão geral 5 3 Como iniciar 6 Instalação

Leia mais

O valor da legendagem para Surdos

O valor da legendagem para Surdos O valor da legendagem para Surdos Colóquio Caminhos Surdos Coimbra, 5 Junho 2004 josélia neves Um estudo sobre legendagem para Surdos um trabalho científico com implicações pessoais e humanas Valor da

Leia mais

TUTORIAL DE MANUTENÇÃO DO SISTEMA DE RECEPÇÃO VIA SATÉLITE

TUTORIAL DE MANUTENÇÃO DO SISTEMA DE RECEPÇÃO VIA SATÉLITE TUTORIAL DE MANUTENÇÃO DO SISTEMA DE RECEPÇÃO VIA SATÉLITE Uma das mais importantes ferramentas para a transmissão da doutrina na Obra é a nossa estrutura de transmissão via satélite. E em cada uma das

Leia mais

Para dissipar todas as dúvidas, relativamente à Cerimónia de Outorga de Diplomas a acontecer em Agosto de 2018, criámos as F.A.Q. alusiva à data.

Para dissipar todas as dúvidas, relativamente à Cerimónia de Outorga de Diplomas a acontecer em Agosto de 2018, criámos as F.A.Q. alusiva à data. Para dissipar todas as dúvidas, relativamente à Cerimónia de Outorga de Diplomas a acontecer em Agosto de 2018, criámos as F.A.Q. alusiva à data. A CERIMÓNIA 1. P: Em que dia e hora serão as cerimónias

Leia mais

O meu dinheiro não manda em mim

O meu dinheiro não manda em mim O meu dinheiro não manda em mim O que se pensava que era o século XXI Os carros voam por estradas àreas O teletransporte é comum Fazem-se excursões a Marte A economia é sempre a crescer, a valorizar, a

Leia mais

22 Fevereiro 2017 PROPOSTA COMERCIAL RTP PORTUGAL FIFA CONFEDERATIONS CUP RUSSIA 2017

22 Fevereiro 2017 PROPOSTA COMERCIAL RTP PORTUGAL FIFA CONFEDERATIONS CUP RUSSIA 2017 22 Fevereiro 2017 PROPOSTA COMERCIAL RTP PORTUGAL FIFA CONFEDERATIONS CUP RUSSIA 2017 FIFA CONFEDERATIONS CUP RUSSIA 2017 É NA RTP Como detentor dos direitos de transmissão do FIFA CONFEDERATIONS CUP RUSSIA

Leia mais

RELATÓRIO DE QUALIDADE DE SERVIÇO ANO 2015

RELATÓRIO DE QUALIDADE DE SERVIÇO ANO 2015 RELATÓRIO DE QUALIDADE DE SERVIÇO ANO Relatório de Qualidade de Serviço de Índice 1. Sumário Executivo 2. Indicadores Gerais de Natureza Comercial 2.1. Tempo de Espera no Atendimento telefónico 2.2. Pedidos

Leia mais

INFORMAÇÃO COMERCIAL 132/18 DIRECÇÃO COMERCIAL E MARKETING 23 MARÇO 2018

INFORMAÇÃO COMERCIAL 132/18 DIRECÇÃO COMERCIAL E MARKETING 23 MARÇO 2018 INFORMAÇÃO COMERCIAL 132/18 DIRECÇÃO COMERCIAL E MARKETING 23 MARÇO 2018 O MILLENNIUM ESTORIL OPEN CHEGA À TVI24 EM ABRIL UM DOS MAIORES EVENTOS DESPORTIVOS E SOCIAIS EM PORTUGAL VAI SER TRANSMITIDO NA

Leia mais

TRIBUNAL ARBITRAL DE CONSUMO. Resumo para efeitos do artigo 6.º, da Lei 144/2015, de 8 de Setembro:

TRIBUNAL ARBITRAL DE CONSUMO. Resumo para efeitos do artigo 6.º, da Lei 144/2015, de 8 de Setembro: Resumo para efeitos do artigo 6.º, da Lei 144/2015, de 8 de Setembro: Estabelece o artigo 342.º do Código Civil que àquele que invocar um direito cabe fazer a prova dos factos constitutivos do direito

Leia mais

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 8/PUB-TV/ Participação de Ana Margarida Rodrigues contra a SIC

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 8/PUB-TV/ Participação de Ana Margarida Rodrigues contra a SIC Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Deliberação 8/PUB-TV/20111 Participação de Ana Margarida Rodrigues contra a SIC Lisboa 7 de Setembro de 2011 Conselho Regulador da Entidade

Leia mais

PROJECTO DE DECISÃO RELATIVO À ALTERAÇÃO DOS CANAIS DE FUNCIONAMENTO DA TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE

PROJECTO DE DECISÃO RELATIVO À ALTERAÇÃO DOS CANAIS DE FUNCIONAMENTO DA TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE PROJECTO DE DECISÃO RELATIVO À ALTERAÇÃO DOS CANAIS DE FUNCIONAMENTO DA TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE 1. No termo do concurso público, aberto pelo Regulamento n.º 95-A/2008, de 25 de Fevereiro, foi, por

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO EM PT NOTAS DE UM PERCURSO

SERVIÇO PÚBLICO EM PT NOTAS DE UM PERCURSO SERVIÇO PÚBLICO EM PT NOTAS DE UM PERCURSO LUÍS ANTÓNIO SANTOS LSANTOS@ICS.UMINHO.PT CENTRO DE ESTUDOS DE COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE UNIVERSIDADE DO MINHO EBC/BRASÍLIA/15.06.2016 1935 Nasce a Emissora Nacional

Leia mais

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 2/CONT-TV/2009

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 2/CONT-TV/2009 Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Deliberação 2/CONT-TV/2009 Participação da Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes e Artigos de Pele e seus Sucedâneos

Leia mais

6 Dicas para Ter uma Conversa Interessante Em Encontros

6 Dicas para Ter uma Conversa Interessante Em Encontros 6 Dicas para Ter uma Conversa Interessante Em Encontros Saiba como ter uma conversa agradável que conquiste o homem Eu imagino que você possa provavelmente estar rindo e pensando, Eu nunca tive problemas

Leia mais

Como lidar com as reclamações (nas redes sociais)

Como lidar com as reclamações (nas redes sociais) Como lidar com as reclamações (nas redes sociais) CloudEvasion CloudEvasion AUTOR : CloudEvasion DESIGN: CloudEvasion Indice Introdução O reclamante simpático O reclamante agressivo O reclamante pagador

Leia mais

Prof. Cláudio Henrique Albuquerque Rodrigues

Prof. Cláudio Henrique Albuquerque Rodrigues Prof. Cláudio Henrique Albuquerque Rodrigues As estações terão direito a um outro canal de 6 MHz, permitindo uma transição para a tecnologia digital sem haver interrupção da transmissão de sinais analógicos.

Leia mais

TDT em Portugal. Perspetivas futuras para a Difusão Digital Terrestre da Televisão. Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

TDT em Portugal. Perspetivas futuras para a Difusão Digital Terrestre da Televisão. Engenharia Eletrotécnica e de Computadores Engenharia Eletrotécnica e de Computadores TDT em Portugal Perspetivas futuras para a Difusão Digital Terrestre da Televisão 1MIEEC_10 João Magalhães (up201305379) Nuno Barbosa (up201303550) Pedro Moura

Leia mais

Como usar a app ACN Companion

Como usar a app ACN Companion Como usar a app ACN Companion Ø Orientações gerais 1. Como descarregar e instalar a app ACN Companion? Navegue até à App Store ou ao Google Play. Procure a app ACN Companion (a app é grátis). Instale a

Leia mais

Fazer de Cada Momento uma Oportunidade de Aprendizagem!

Fazer de Cada Momento uma Oportunidade de Aprendizagem! Fazer de Cada Momento uma Oportunidade de Aprendizagem! Desafios Comunicacionais Filipe Caetano FUTEBOL Formação de Elite de Árbitros 3 de julho de 2014 Formador Filipe Caetano Jornalista TVI/Maisfutebol

Leia mais

Register your product and get support at www.philips.com/welcome SDV6225T/55 PT Manual do Usuário Sumário 1 Importante 4 Segurança 4 Aviso para os EUA 4 Aviso para o Canadá 4 Reciclagem 4 Português 2

Leia mais

Registe o seu produto e obtenha suporte em. SDV7220/12. Manual do utilizador

Registe o seu produto e obtenha suporte em.  SDV7220/12. Manual do utilizador Registe o seu produto e obtenha suporte em www.philips.com/welcome SDV7220/12 Manual do utilizador Índice 1 Importante 28 Segurança 28 Reciclagem 28 2 O seu SDV7220/12 29 Visão geral 29 3 Como iniciar

Leia mais

Antena. Localização dos componentes do amplificador da antena.

Antena. Localização dos componentes do amplificador da antena. Página 1 de 5 Publicado: 11/Ago/2004 Antena Localização dos componentes do amplificador da antena Item Referência Descrição 1 Antena FM 2 Supressor 3 Amplificador da antena de TV 4 Amplificador do sistema

Leia mais

RTP É MUNDIAL. Todas as novidades sobre a Seleção Nacional e a nossa participação no Campeonato Mundial FIFA 2018 estão na RTP!

RTP É MUNDIAL. Todas as novidades sobre a Seleção Nacional e a nossa participação no Campeonato Mundial FIFA 2018 estão na RTP! RTP É MUNDIAL Todas as novidades sobre a Seleção Nacional e a nossa participação no Campeonato Mundial FIFA 2018 estão na RTP! A RTP tem preparada uma operação 360 rádio, televisão e web - de forma a acompanhar

Leia mais

EUROPEAN CONSUMER PAYMENT REPORT. Portugal

EUROPEAN CONSUMER PAYMENT REPORT. Portugal EUROPEAN CONSUMER PAYMENT REPORT Portugal 216 1 A Intrum Justitia recolheu dados de 21.317 consumidores em 21 países europeus para adquirir o conhecimento da vida quotidiana dos consumidores europeus;

Leia mais

TUDO POR PORTUGAL INFORMAÇÃO COMERCIAL 379/17 DIRECÇÃO COMERCIAL E MARKETING 08 NOVEMBRO 2017

TUDO POR PORTUGAL INFORMAÇÃO COMERCIAL 379/17 DIRECÇÃO COMERCIAL E MARKETING 08 NOVEMBRO 2017 TUDO POR PORTUGAL INFORMAÇÃO COMERCIAL 379/17 DIRECÇÃO COMERCIAL E MARKETING 08 NOVEMBRO 2017 JOGOS SOLIDÁRIOS DA SELEÇÃO NACIONAL! EMISSÃO ESPECIAL DE DOIS JOGOS AMIGÁVEIS DEDICADOS À REGIÃO DE VISEU

Leia mais

Implementação da Televisão Digital Terrestre em Portugal. Lisboa, 16 de Abril de 2009

Implementação da Televisão Digital Terrestre em Portugal. Lisboa, 16 de Abril de 2009 Implementação da Televisão Digital Terrestre em Portugal Lisboa, 16 de Abril de 2009 Índice Implementação da TDT Iniciativas para a divulgação da TDT 2 Portugal encontra-se no grupo dos países que deverão

Leia mais

O TDT e as televisões interconectadas

O TDT e as televisões interconectadas O TDT e as televisões interconectadas Bruno Pinho (up201305783) Fábio Pacheco (up201305406) José Miguel Rua (up201304346) Leonor Mendes de Freitas (201207603) Marcelo Silva (up201304681) 1 Resumo A evolução

Leia mais

MAIS INFORMAÇÃO Actualidade de meia em meia hora e mais sínteses de desporto

MAIS INFORMAÇÃO Actualidade de meia em meia hora e mais sínteses de desporto Prosseguindo uma estratégia de rejuvenescimento de públicos, a Antena 1 introduz uma série de novos conteúdos que contribuem para diversificar a oferta de programação. Mais informação, também desportiva,

Leia mais

Telecomunicações. Prof. MSc André Y. Kusumoto

Telecomunicações. Prof. MSc André Y. Kusumoto Telecomunicações Prof. MSc André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Ondas Eletromagnéticas A antena de uma estação transmissora de rádio irradia sinais na forma de ondas eletromagnéticas. Como é

Leia mais

Tens alguma bagagem? Sim, tenho a minha mochila e um saco grande. Bom, eu fico com o saco e tu ficas com a mochila. Está bem?

Tens alguma bagagem? Sim, tenho a minha mochila e um saco grande. Bom, eu fico com o saco e tu ficas com a mochila. Está bem? Nível 1 CHEGADA Olá! És a Sandra? Sou, sim, e tu, és o João? Sim, finalmente! Como estás? Estou bem, e tu? Muito bem, obrigada. E a viagem, foi boa? Não foi má... Estou um pouco cansada e tenho sede. Está

Leia mais

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES ASSEMBLEIA LEGISLATIVA REGIONAL Gabinete do Presidente

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES ASSEMBLEIA LEGISLATIVA REGIONAL Gabinete do Presidente Diário da Sessão n.º 111 de 07/09/04 Presidente: Srs. Deputados, vamos passar à discussão do ponto 4 Proposta de Decreto Legislativo Regional Primeira alteração aos Estatutos da Sociedade de Promoção e

Leia mais

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana de Novembro a 2 de Dezembro Semana de Novembro a 2 de Dezembro 2018

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana de Novembro a 2 de Dezembro Semana de Novembro a 2 de Dezembro 2018 Fonte: Audiências CAEM (GFK) e Programas Mediamonitor/Telereport NE REPORT TV Semana 48 26 de Novembro a 2 de Dezembro 2018 Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência 01:39:11 01:55:14 00:33:28

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL RTP PORTUGAL

PROPOSTA COMERCIAL RTP PORTUGAL PROPOSTA COMERCIAL RTP ABRIL, 2016 UEFA EURO 2016 É NA RTP Como detentor dos direitos de transmissão do UEFA EURO 2016 em sinal aberto para o território português a RTP apresenta a sua proposta comercial

Leia mais