2010 PRESSMEDIA GABINETE DE IMPRENSA 3521, 6º

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2010 PRESSMEDIA GABINETE DE IMPRENSA 3521, 6º"

Transcrição

1 Dossier de Imprensa 2010 PRESSMEDIA GABINETE DE IMPRENSA Av. da Boavista, 3521, 6º s/ Porto Telefone Fax

2 História da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo Com o objectivo de dignificar e valorizar o vasto património vitivinícola da região, foi criada, em Setembro de 1997, a Comissão Vitivinícola Regional do Ribatejo (CVRR). As actividades desta entidade consistiam na promoção e divulgação da marca Ribatejo, desencadeando mecanismos que permitissem aos vinhos da região acompanharem a evolução dos mercados, assim como garantir a certificação de qualidade dos vinhos do Ribatejo junto do consumidor. A Denominação de Origem Controlada (D.O.C.) Ribatejo estava, assim, em condições de ser criada. Desta forma, os V.Q.P.R.D (Vinhos de Qualidade Produzidos em Região Determinada) de Almeirim, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Santarém e Tomar passaram a ter acesso à D.O.C Ribatejo na rotulagem dos seus vinhos, de forma adicional e facultativa. Em 2006, surge o despacho nº 22522/2006 com os requisitos de ordem técnica e organizacional, para as entidades certificadoras. Como consequência, a direcção da CVRR entendeu que, de forma a estar totalmente alinhada com os novos requisitos legais, deveria ser feita a constituição de uma nova entidade. Assim, em 2008, a CVRR foi extinta passando a constituir-se a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo). Na prática, as duas entidades são a mesma a segunda representa a evolução da primeira. A CVR Tejo constitui-se enquanto organismo de natureza associativa de direito privado sem fins lucrativos e com carácter inter-profissional assegurando todos os interesses profissionais, de produção e de comércio ligados ao sector. As suas funções são, como já se disse, as de controlo, certificação, fiscalização e promoção dos vinhos sujeitos a Indicação Geográfica (D.O. e I.G). Para reforçar e uniformizar a identidade da marca, a Indicação Geográfica dos vinhos da região foi alterada em Abril de 2009, passando de Ribatejano para Tejo, numa transformação que foi complementada com a alteração da denominação de origem dos seus vinhos, consolidada em Março de 2010, que passou de DOC Ribatejo para DO DoTejo. A sustentar estas mudanças está o facto da área geográfica correspondente à tradicional denominação Ribatejo se encontrar fortemente conotada com o rio Tejo.

3 A Região Vitivinícola do Tejo O rio Tejo marca a região, na qual existem 3 zonas vitivinícolas distintas: Bairro, situado na margem direita do rio, apresenta dois tipos de solos: argilocalcários, em ondulados irregulares onde domina a vinha e a oliveira; e solos de xisto numa pequena área a norte de Tomar. Charneca, localizada na margem esquerda do Rio Tejo, com solos arenosos e medianamente férteis. Se por um lado apresenta rendimentos abaixo da média da Região, por outro lado induz a um afinamento, quer de vinhos brancos quer de vinhos tintos. Lezíria, com as suas extensas planícies, adjacente ao Rio Tejo, sujeita a inundações periódicas as quais são responsáveis pela maior fertilidade dos solos de aluvião. No Ribatejo existem actualmente cerca de hectares plantados de vinha (representam cerca de 8.5% do total nacional), dos quais ha são de castas brancas (60% da produção) e ha são de castas tintas (40% da produção), que produzem anualmente, no total, cerca de hls de vinho (representam cerca de 12% do total nacional). Destes hls são certificados cerca de hls, dos quais 80% são vinho regional e 20% são vinhos com Denominação de Origem Controlada (DOC). Da produção dos vinhos da região do Tejo (DOC e Regional) 30% destinam-se à exportação (União Europeia e países terceiros).

4 Produção e Certificação A produção declarada de vinho atingiu no ano passado os 54,5 milhões de litros, valor que consolida um aumento na ordem dos três milhões de litros, comparativamente a Para 2010, as estimativas apontam para um aumento na produção global na ordem dos 25%. Enquanto entidade certificadora, a CVR Tejo autenticou em 2009 mais de meio milhão de garrafas do que em 2008, ultrapassando os 10 milhões de selos fornecidos, o que se traduziu num aumento da taxa de certificação na ordem dos 7%. No primeiro semestre de 2010, a CVR Tejo atingiu já os seis milhões de garrafas certificadas no primeiro semestre do ano, tendo registado um aumento de 6% na taxa de certificação face ao período homólogo de Exportação Em 2009, o desempenho global ao nível das exportações de vinhos do Tejo para o mercado internacional (União Europeia e países terceiros) ultrapassou os 2,5 milhões de litros, consubstanciando um aumento face ao desempenho do ano anterior. É de destacar o aumento de 162% registado nas exportações para Angola, mercado que adquiriu em 2009 um volume superior a litros de vinho, face aos aproximadamente litros alcançados em Na primeira metade de 2010, as exportações de vinhos da região do Tejo ultrapassaram um milhão de litros. Fora do perímetro da União Europeia, países como Angola, China, Brasil, Canadá, Suíça e E.U.A. surgem como os principais clientes, tendo já adquirido cerca de litros de vinho da região. Entre os países da União Europeia, que importaram no primeiro semestre um total de litros de vinhos do Tejo, os mercados mais activos foram o inglês e o francês (responsáveis por mais de 50% das importações), bem como o mercado belga e alemão.

5 Prémios Em matéria de prémios e reconhecimento, tanto no plano nacional como no plano internacional, 2010 tem-se revelado um ano marcante para os vinhos do Tejo. Produzido pelo Centro Agrícola de Tramagal, o vinho Casal da Coelheira Rosé 2009 foi considerado pelo Concurso Mundial de Bruxelas como o melhor vinho rosé do mundo, ao receber o mais honroso galardão atribuído na competição o Best Wine Trophy título reservado aos vinhos que obtêm a mais alta pontuação na sua categoria. Além desta distinção, o Casal da Coelheira Rosé 2009 arrecadou também uma Grande Medalha de Ouro, feito alcançado por menos de 1% dos quase 7000 vinhos presentes a concurso. No Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados, um outro vinho do Tejo esteve em grande destaque. Produzido na Azambuja, pela Agrovia, o tinto Quinta da Lapa Reserva 2008 conquistou o prémio IVV (Instituto da Vinha e do Vinho), galardão que distingue o melhor vinho português, isto é, aquele que entre todos os presentes na competição obtém a mais alta pontuação. Nota de destaque também para o concurso Best Buy China 2010, onde o vinho Cabeça de Toiro Reserva Tinto 2007 foi o único vinho português distinguido na 11ª edição desta prova internacional dirigida a importadores e compradores, e que visa premiar os vinhos que apresentem a melhor relação qualidade/preço. No International Wine Challenge 2010, o mais mediático concurso de vinhos a nível mundial, os vinhos do Tejo alcançaram pela primeira vez o ouro. Estas distinções foram entregues a três vinhos da região, todos tintos, nomeadamente o Vale D Algares D Tinto 2007 e o Vale D Algares Selection Tinto 2008, ambos do produtor Quatro Âncoras, bem como o vinho Tributo Tinto 2008, produzido por Rui Reguinga Enologia.

6 Este último foi mesmo distinguido com o Trophy, galardão de nível mais elevado atribuído pelo júri numa segunda fase da prova, passando a integrar o restrito lote dos 52 vinhos tintos agraciados com esta distinção. Por fim, no Mundus Vini, concurso alemão reconhecido como a maior prova cega internacional de vinhos, os néctares do Tejo voltaram a evidenciar-se, com a conquista de mais sete medalhas de ouro e nove medalhas de prata. Direcção A presidência da CVR Tejo é exercida, desde 2008, por José Pinto Gaspar. Licenciado em Engenharia Agrónoma, em 1974, pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA), construiu um percurso profissional relacionado com a vinha e o vinho, acumulando diversas experiências, quer no sector público, quer no sector privado. Depois de iniciar, em 1981, os trabalhos práticos de suporte à Tese de Doutoramento subordinada ao tema Hábitos de Vegetação e Frutificação de alguns Clones de Vitis Vinífera, desempenhou, até final de 1986, a função de Assistente no ISA. No sector privado, após a aquisição das Caves Raposeira pelo Grupo Seagram, em 1980, foi, enquanto Director de Produção, responsável pelo desenvolvimento e execução do Projecto de Reestruturação Global da empresa. Ainda na década de 80, passou pela Direcção de Produção de mais duas empresas do Grupo Seagram (Sandeman e Macieira), tendo integrado, em 1987, o Conselho de Administração das empresas deste grupo empresarial. Na década de 90, assinala-se a passagem pela presidência do Conselho de Administração do Grupo Internacional Bavaria, bem como pelo Conselho de Administração das Caves Dom Teodósio, onde foi Director-Geral. Em 2004, foi convidado oficial do Governador de Macau para integrar uma missão de carácter técnico, tendo como finalidade a avaliação das potencialidades agro-técnicas de desenvolvimento de provectos vitivinícolas na região de Urumuchi, no Cazaquistão Chinês.

2012 PRESSMEDIA GABINETE DE IMPRENSA 3523, 2º

2012 PRESSMEDIA GABINETE DE IMPRENSA 3523, 2º Dossier de Imprensa 2012 PRESSMEDIA GABINETE DE IMPRENSA Av. da Boavista, 3523, 2º s/206 4100-139 Porto Telefone. 225323550 Fax. 225323559 E-mail: contacto@pressmediaonline.com História da Comissão Vitivinícola

Leia mais

Dossier de Imprensa 2014 PRESSMEDIA GABINETE DE IMPRENSA Av. da Boavista, 3523, 2º s/206 4100-139 Porto Telefone. 225323550 Fax.

Dossier de Imprensa 2014 PRESSMEDIA GABINETE DE IMPRENSA Av. da Boavista, 3523, 2º s/206 4100-139 Porto Telefone. 225323550 Fax. Dossier de Imprensa 2014 PRESSMEDIA GABINETE DE IMPRENSA Av. da Boavista, 3523, 2º s/206 4100-139 Porto Telefone. 225323550 Fax. 225323559 E-mail: contacto@pressmediaonline.com História da Comissão Vitivinícola

Leia mais

4º Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola

4º Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola 4º Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola Vinhos Brancos, Tintos e Espumantes -2017- Regulamento Lisboa, Agosto de 2017 Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola Regulamento 1- O Concurso de Vinhos do Crédito

Leia mais

Tejo Wine Region. Região Tejo

Tejo Wine Region. Região Tejo Conheça o Team Tejo "Somos o «Team Tejo», a única comunidade vitivinícola situada junto a este grande Rio Português. A Região Vitivinícola do Tejo possui óptimas condições naturais para o cultivo da vinha

Leia mais

Conselho Geral CVR Tejo. Relatório de Actividades 2013 Departamento Promoção

Conselho Geral CVR Tejo. Relatório de Actividades 2013 Departamento Promoção Conselho Geral CVR Tejo Relatório de Actividades 2013 Departamento Promoção Santarém, 22 de Abril 2014 Principais linhas estratégicas da promoção para 2013 Desenvolver acções promocionais que conduzam

Leia mais

www.valebarqueiros.pt A HERDADE DE VALE BARQUEIROS [VALE BARQUEIROS] Março de 2016 A Herdade de Vale Barqueiros com cerca de 800 ha, fundada em 1853 e situada a poucos quilómetros de Alter do Chão, é uma

Leia mais

PRÉMIOS Boa compra 2014 Revista de Vinhos Conde D Ervideira Private Selection Tinto (Classificação: 17,5 valores)

PRÉMIOS Boa compra 2014 Revista de Vinhos Conde D Ervideira Private Selection Tinto (Classificação: 17,5 valores) PRÉMIOS 2014 Boa compra 2014 Revista de Vinhos Conde D Ervideira Private Selection Tinto (Classificação: 17,5 valores) Challenge International du Vin 2014 Medalha de Ouro: Conde D Ervideira Reserva Tinto

Leia mais

Concurso de Vinhos Douro & Porto REGULAMENTO

Concurso de Vinhos Douro & Porto REGULAMENTO REGULAMENTO O Concurso de Vinhos Engarrafados da Região Demarcada do Douro, vai realizar-se no dia 1 de Junho de, e terá uma periodicidade anual, tendo como: 1. OBJECTIVOS a) Estimular a produção de Vinhos

Leia mais

XVIII Concurso de Vinhos da Península De Setúbal

XVIII Concurso de Vinhos da Península De Setúbal XVIII Concurso de Vinhos da Península De Setúbal VINHOS BRANCOS TINTOS E ROSADOS VINHOS ESPUMANTES - VINHOS LICOROSOS -2018- Regulamento Palmela, 24 de Janeiro de 2018 XVIII Concurso de Vinhos da Península

Leia mais

Alterações ao Regulamento Interno da CVR Dão APROVADAS EM CONSELHO GERAL DE 16 DE NOVEMBRO

Alterações ao Regulamento Interno da CVR Dão APROVADAS EM CONSELHO GERAL DE 16 DE NOVEMBRO Alterações ao Regulamento Interno da CVR Dão APROVADAS EM CONSELHO GERAL DE 16 DE NOVEMBRO DE 2012 1 NOTA PRÉVIA As alterações serão objecto de regulação e especificação detalhadas no quadro do Regulamento

Leia mais

REGULAMENTO do. Artigo 1º (Organização)

REGULAMENTO do. Artigo 1º (Organização) REGULAMENTO do Concurso de Vinhos Leves de Lisboa Artigo 1º (Organização) A Câmara Municipal do Cadaval, a Associação de Municípios Portugueses de Vinho e a Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa organizam

Leia mais

REGULAMENTO do. Artigo 1º (Organização) Artigo 2º (Comissão Executiva)

REGULAMENTO do. Artigo 1º (Organização) Artigo 2º (Comissão Executiva) REGULAMENTO do Concurso de Vinhos de Lisboa Artigo 1º (Organização) A Confraria dos Enófilos da Estremadura, numa iniciativa conjunta com a Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa entidade oficialmente

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO VINHOS DE PORTUGAL (Wines of Portugal Challenge) (2019)

REGULAMENTO DO CONCURSO VINHOS DE PORTUGAL (Wines of Portugal Challenge) (2019) REGULAMENTO DO CONCURSO VINHOS DE PORTUGAL (Wines of Portugal Challenge) (2019) O Concurso Vinhos de Portugal / Wines of Portugal Challenge 2019, adiante designado por CVdP ou WoP Challenge, decorrerá

Leia mais

EVOLUÇÃO DA BALANÇA DE PAGAMENTOS DO SECTOR VITIVINÍCOLA ENTRE 2000 E 2009

EVOLUÇÃO DA BALANÇA DE PAGAMENTOS DO SECTOR VITIVINÍCOLA ENTRE 2000 E 2009 EVOLUÇÃO DA BALANÇA DE PAGAMENTOS DO SECTOR VITIVINÍCOLA ENTRE 2000 E 2009 Observatório rio dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares Alimentares Julho 2011 EVOLUÇÃO DA BALANÇA DE PAGAMENTOS

Leia mais

Concurso de Vinhos Comemorativo dos 130 anos do Ensino Agrário em Santarém

Concurso de Vinhos Comemorativo dos 130 anos do Ensino Agrário em Santarém Concurso de Vinhos Comemorativo dos 130 anos do Ensino Agrário em Santarém 2018 Regulamento do Concurso 1. Objectivos O concurso de vinhos organizado pela Escola Superior Agrária (ESAS) é realizado em

Leia mais

VALORIZAÇÃO DA AGROBIODIVERSIDADE E A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO EM BASES DE DADOS PARA A FILEIRA DA VINHA

VALORIZAÇÃO DA AGROBIODIVERSIDADE E A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO EM BASES DE DADOS PARA A FILEIRA DA VINHA VALORIZAÇÃO DA AGROBIODIVERSIDADE E A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO EM BASES DE DADOS PARA A FILEIRA DA VINHA 26 janeiro 2017 Frederico Falcão Presidente do Conselho Consultivo 1. PORTUGAL NO MERCADO GLOBAL

Leia mais

Regulamento do Concurso de Vinhos do Douro

Regulamento do Concurso de Vinhos do Douro Regulamento do Concurso de Vinhos do Douro 1. Entidade promotora e patrocínio O concurso é promovido pela Confraria dos Vinhos do Douro e pela Câmara Municipal do Peso da Régua. 2. Objetivo O concurso

Leia mais

R E G U L A M E N T O

R E G U L A M E N T O Regulamento 2019 R E G U L A M E N T O O B J E C T I V O O Tejo Gourmet - Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo tem como objetivo a promoção dos Vinhos do Tejo e seu casamento com as várias gastronomias

Leia mais

1 º C O N C U R S O N A C I O N A L D E M E L

1 º C O N C U R S O N A C I O N A L D E M E L O Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, S.A. e a Federação Nacional dos Apicultores de Portugal, no âmbito do Salão Nacional da Alimentação realizam o 1º Concurso Nacional de Mel, em prova

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DAS EMPRESAS DE VINHO DO PORTO

ASSOCIAÇÃO DAS EMPRESAS DE VINHO DO PORTO ASSOCIAÇÃO DAS EMPRESAS DE VINHO DO PORTO Fórum de debate Região o Demarcada do Douro Estratégia e Sustentabilidade Museu do Douro, 3 de Novembro de 2011 - Agenda Os produtos e os seus mercados A Região

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO SILK WINES 2019 Iberian Wine Fair

REGULAMENTO DO CONCURSO SILK WINES 2019 Iberian Wine Fair REGULAMENTO DO CONCURSO SILK WINES 2019 Iberian Wine Fair O Concurso de Vinhos SILK WINES 2019 decorrerá em Freixo de Espada à cinta, no dia 19 de abril de 2019. 1. OBJECTIVOS São objetivos do SILK WINES

Leia mais

www.valebarqueiros.pt A HERDADE DE VALE BARQUEIROS [VALE BARQUEIROS] Novembro de 2015 A Herdade de Vale Barqueiros com cerca de 800 ha, fundada em 1853 e situada a poucos quilómetros de Alter do Chão,

Leia mais

A 17 de Maio decorrerá o II Concurso Nacional de Mel, que o CNEMA realiza em conjunto com a FNAP.

A 17 de Maio decorrerá o II Concurso Nacional de Mel, que o CNEMA realiza em conjunto com a FNAP. Santarém, Abril de 2011 Assunto: Concurso Nacional de Mel Exmos. Senhores, A 17 de Maio decorrerá o II Concurso Nacional de Mel, que o CNEMA realiza em conjunto com a FNAP. Os resultados da primeira edição,

Leia mais

F I C H A D E I N S C R I Ç Ã O

F I C H A D E I N S C R I Ç Ã O F I C H A D E I N S C R I Ç Ã O TIPO DE RESTAURANTE (Gourmet, Tradicional, Regional): NOME DO RESTAURANTE: NOME DO RESPONSÁVEL: FUNÇÃO: MORADA: CÓDIGO POSTAL: E-MAIL: SITE: TELEFONE: MÓVEL: FAX: DIA DE

Leia mais

Ano Concurso Prémio Vinho Premiado 2016

Ano Concurso Prémio Vinho Premiado 2016 Ano Concurso Prémio Vinho Premiado 2016 2016 concours MONDIAL DE BRUXELLES medalha DE OURO vidigueira grande escolha TINTO 2014 2016 xiv CONCURSO INTERNACIONAL DE VINOS BACCHUS Bacchus de plata VIdiGUEIRA

Leia mais

Nota de imprensa nº

Nota de imprensa nº SISAB 2012 Produtos do Ribatejo Interior e do Pinhal Interior procuram novos mercados internacionais em Lisboa Produtos de excelente qualidade das regiões do Ribatejo Interior e do Pinhal Interior vão

Leia mais

7º Concurso Nacional de Embalagens de Mel Regulamento

7º Concurso Nacional de Embalagens de Mel Regulamento Regulamento 1. Participantes Admitidos 1.1. Podem participar apenas os apicultores em nome individual ou coletivo, registados em Portugal de acordo com o previsto no Decreto-Lei nº 203/2005 de 25 de Novembro,

Leia mais

Base: INE (2008) Peso das Exportações do Vinho no total das Exportações da Economia Portuguesa (em Valor)

Base: INE (2008) Peso das Exportações do Vinho no total das Exportações da Economia Portuguesa (em Valor) OBSERVATÓRIO DO VINHO Análise de Mercados de Exportação EUA Canadá Brasil - Angola Mercados Internacionais de Vinho 1. Balança do Vinho Português 2. Exportações Terceiros de Vinho Português para Países

Leia mais

DOSSIER DE IMPRENSA 2016

DOSSIER DE IMPRENSA 2016 DOSSIER DE IMPRENSA 2016 00 Índice 01 Projeto 02 Posicionamento 03 Localização 04 Casa do Arrabalde 05 Quinta dos Espinhosos 06 Quinta de Santa Teresa 07 Portefólio 08 Dados Económicos 09 Internacionalização

Leia mais

www.valebarqueiros.pt

www.valebarqueiros.pt www.valebarqueiros.pt A HERDADE DE VALE BARQUEIROS [VALE BARQUEIROS] Março de 2016 A Herdade de Vale Barqueiros com cerca de 800 ha, fundada em 1853 e situada a poucos quilómetros de Alter do Chão, é uma

Leia mais

IV Concurso de Vinhos Engarrafados de Trás-os-Montes

IV Concurso de Vinhos Engarrafados de Trás-os-Montes IV Concurso de Vinhos Engarrafados de Trás-os-Montes Divulgação dos Resultados No passado dia 2 de Julho de 2014, realizou-se em Vinhais o IV Concurso de Vinhos Engarrafados da Região de Trás-os-Montes

Leia mais

GRANDE RECONHECIMENTO!

GRANDE RECONHECIMENTO! DFJ VINHOS Fundada em 1998 apenas para exportar para o Reino Unido. José Neiva Correia, proprietário e produtor de vinhos desde a safra de 1974. Controle de 600 ha de quintas, principalmente na região

Leia mais

Maqueta exemplificativa para: Vinagre de Vinho / Vinagre Balsâmico

Maqueta exemplificativa para: Vinagre de Vinho / Vinagre Balsâmico Maqueta exemplificativa para: Vinagre de Vinho / Vinagre Balsâmico Indicações Obrigatórias: designação do produto, referência ao engarrafador, proveniência do produto e sulfitos, devem constar em caracteres

Leia mais

Relatório de Contas Consolidado 2014

Relatório de Contas Consolidado 2014 Relatório de Contas Consolidado 2014 2 Município de Coruche 1. Introdução A entrada em vigor de 1 de Janeiro de 2014 do novo Regime Financeiro das Autarquias Locais e das Entidades Intermunicipais (RFALEI)

Leia mais

nº 2 Outubro 2009 COMÉRCIO EXTERNO MERCADOS DE EXPORTAÇÃO E.U.A. CANADÁ BRASIL ANGOLA

nº 2 Outubro 2009 COMÉRCIO EXTERNO MERCADOS DE EXPORTAÇÃO E.U.A. CANADÁ BRASIL ANGOLA nº 2 Outubro 29 COMÉRCIO EXTERNO MERCADOS DE EXPORTAÇÃO E.U.A. CANADÁ BRASIL ANGOLA MERCADOS DE EXPORTAÇÃO: EUA Canadá Brasil - Angola COMÉRCIO EXTERNO INDICE Balança do Vinho Português.. 3 Exportações

Leia mais

o m e l h o r v i n h o p o s s í v e l a o m e n o r p r e ç o p o s s í v e l

o m e l h o r v i n h o p o s s í v e l a o m e n o r p r e ç o p o s s í v e l o m e l h o r v i n h o p o s s í v e l a o m e n o r p r e ç o p o s s í v e l Visconte i m p o r t a ç ã o, e x p o r t a ç ã o e d i s t r i b u i ç ã o d e v i n h o s t e l : ( + 5 5 6 1 ) 3 3 4 0

Leia mais

NOTAS DE PROVA / PRÉMIOS

NOTAS DE PROVA / PRÉMIOS 1 NOTAS DE PROVA / PRÉMIOS MONTE BRANCO MONTE BRANCO 2013 Robert Parker Mark Squires [93+ pts] Revista Grandes Escolhas [18] Revista de Vinhos [18] MONTE BRANCO 2012 Robert Parker Mark Squires [93 pts]

Leia mais

1082 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-A N. o de Março de 2000 MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS

1082 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-A N. o de Março de 2000 MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS 1082 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-A N. o 68 21 de Março de 2000 MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS Aviso n. o 88/2000 Por ordem superior se torna público que, por nota de 30 de Novembro de 1999 e nos

Leia mais

APRESENTAÇÃO ADEGA COOPERATIVA DE PORTALEGRE, CRL

APRESENTAÇÃO ADEGA COOPERATIVA DE PORTALEGRE, CRL APRESENTAÇÃO ADEGA COOPERATIVA DE PORTALEGRE, CRL DA VINHA AO VINHO 55 ANOS DE HISTÓRIA UMA ADEGA COM 55 ANOS Mais de 55 anos contam a História da Adega Cooperativa de Portalegre, uma Adega que, com o

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO DE VÍDEO AZEITES DA NOSSA TERRA

REGULAMENTO DO CONCURSO DE VÍDEO AZEITES DA NOSSA TERRA DO CONCURSO DE VÍDEO 1. OBJETIVOS O concurso tem como objectivo estimular a criatividade e imaginação, sensibilizar os participantes para o consumo do azeite e promover e divulgar os Azeites da Nossa Terra,

Leia mais

Bolsa de Mercadorias e Desenvolvimento Económico. Gabinete de Desenvolvimento do Mercado (GDM)

Bolsa de Mercadorias e Desenvolvimento Económico. Gabinete de Desenvolvimento do Mercado (GDM) 1 Bolsa de Mercadorias e Desenvolvimento Económico Gabinete de Desenvolvimento do Mercado (GDM) 2 Conteúdo 3 Enquadramento A dependência elevada da economia Angolana do petróleo, deixa o país bastante

Leia mais

Agricultores de Charneca. Apresentação. Chamusca, 3 de Dezembro de 2003

Agricultores de Charneca. Apresentação. Chamusca, 3 de Dezembro de 2003 ACHAR - Associação dos Agricultores de Charneca Apresentação 3 de Dezembro de 2003 Apresentação Constituída em 1989, com o objectivo de defender e representar os agricultores de Charneca, incrementar em

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO VINHOS DE PORTUGAL - CVdP (Wines of Portugal Challenge)

REGULAMENTO DO CONCURSO VINHOS DE PORTUGAL - CVdP (Wines of Portugal Challenge) REGULAMENTO DO CONCURSO VINHOS DE PORTUGAL - CVdP (Wines of Portugal Challenge) O Concurso Vinhos de Portugal/Wine of Portugal Challenge 2014, adiante designado por CVdP ou WoP Challenge, decorrerá no

Leia mais

Relatório de Contas Consolidado GRUPO PÚBLICO MUNICIPAL CONSOLIDADO

Relatório de Contas Consolidado GRUPO PÚBLICO MUNICIPAL CONSOLIDADO 2015 Relatório de Contas Consolidado GRUPO PÚBLICO MUNICIPAL CONSOLIDADO 2 Município de Coruche 1. Introdução A entrada em vigor de 1 de janeiro de 2014 do novo Regime Financeiro das Autarquias Locais

Leia mais

Lançar as Sementes de um Futuro de Excelência

Lançar as Sementes de um Futuro de Excelência Assembleia Geral 2011 Lançar as Sementes de um Futuro de Excelência Corpos Sociais GS1 Portugal CODIPOR 2010 2012 Da esquerda para a direita: Luís Moutinho Vice-Presidente da Direcção José Clemente Quinta

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO VINHOS DE PORTUGAL - CVDP (Wines of Portugal Challenge WOP Challenge)

REGULAMENTO DO CONCURSO VINHOS DE PORTUGAL - CVDP (Wines of Portugal Challenge WOP Challenge) REGULAMENTO DO CONCURSO VINHOS DE PORTUGAL - CVDP (Wines of Portugal Challenge WOP Challenge) O Concurso Vinhos de Portugal/Wine of Portugal Challenge, adiante designado por CVDP ou WOP Challenge, terá

Leia mais

FICHA DE INTERNACIONALIZAÇÃO AZEITE BREVE CARATERIZAÇÃO NACIONAL, DE COMÉRCIO INTERNACIONAL E DE MERCADO MUNDIAL

FICHA DE INTERNACIONALIZAÇÃO AZEITE BREVE CARATERIZAÇÃO NACIONAL, DE COMÉRCIO INTERNACIONAL E DE MERCADO MUNDIAL FICHA DE INTERNACIONALIZAÇÃO AZEITE CENÁRIO DE ANTECIPAÇÃO BREVE CARATERIZAÇÃO NACIONAL, DE COMÉRCIO INTERNACIONAL E DE MERCADO MUNDIAL DIAGNÓSTICO O ANÁLISE INTERNA - PONTOS FORTES O ANÁLISE INTERNA -

Leia mais

Avaliação sem custo: Valor da publicação $ IVA

Avaliação sem custo: Valor da publicação $ IVA Uma plataforma perfeita adaptada aos nossos tempos para promover e comercializar os vinhos da América Latina em nível internacional em conjunto com um Master of Wine e um concurso de vasta trajetória e

Leia mais

REGULAMENTO DO XIV CONCURSO DE VINHOS VERDES DE PONTE DE LIMA

REGULAMENTO DO XIV CONCURSO DE VINHOS VERDES DE PONTE DE LIMA REGULAMENTO DO XIV CONCURSO DE VINHOS VERDES DE PONTE DE LIMA O XIV Concurso de Vinhos Verdes de Ponte de Lima (CVVPL) insere-se na 26ª Festa do Vinho Verde e dos produtos regionais e decorrerá no dia

Leia mais

Agroalimentar AGROALIMENTAR

Agroalimentar AGROALIMENTAR Setor Setor SETOR Agroalimentar Agroalimentar AGROALIMENTAR Setor dos Setor Lacticínios dos Lacticínios INTRODUÇÃO O setor agrícola ocupa um lugar de destaque na economia de todo o arquipélago apresentando

Leia mais

Especificações Técnicas

Especificações Técnicas Especificações Técnicas Registo da Indicação Geográfica Aguardente Vínica DoTejo (*) Língua na qual o pedido é apresentado: Português (PT) 1. Nome da Indicação Geográfica a registar Aguardente Vínica/

Leia mais

REGULAMENTO. 13 a 16 de Maio de 2008 CONCURSO NACIONAL DE VINHOS ENGARRAFADOS. Regulamento CNVE 2008: consultar em

REGULAMENTO. 13 a 16 de Maio de 2008 CONCURSO NACIONAL DE VINHOS ENGARRAFADOS. Regulamento CNVE 2008: consultar em REGULAMENTO 13 a 16 de Maio de 2008 CONCURSO NACIONAL DE VINHOS ENGARRAFADOS Regulamento CNVE 2008: consultar em www.cnema.pt/pwf 1/12 O Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados terá uma periodicidade

Leia mais

VI CONCURSO "OS MELHORES VINHOS ENGARRAFADOS DO DÃO"

VI CONCURSO OS MELHORES VINHOS ENGARRAFADOS DO DÃO VI CONCURSO "OS MELHORES VINHOS ENGARRAFADOS DO DÃO" - 2015 LISTA DE PREMIADOS PRÉMIO PRESTÍGIO EMPRESA /AGENTE ECONOMICO MARCA COMERCIAL CATEGORIA SOCIEDADE AGRÍCOLA DE SANTAR, S.A. CONDESSA DE SANTAR

Leia mais

VIII PRÊMIO QUALIDADE TOTAL ANOREG BR PQTA 2012

VIII PRÊMIO QUALIDADE TOTAL ANOREG BR PQTA 2012 VIII PRÊMIO QUALIDADE TOTAL ANOREG BR PQTA 1 / 6 APRESENTAÇÃO ANOREG-BR Associação dos Notários e Registradores do Brasil SRTVS Quadra 701, Lote 5, Bloco A, Salas 601/607 Centro Empresarial Brasilia- Brasilia/DF

Leia mais

Assembleia Geral Anual da Portucel Empresa Produtora de Pasta e Papel, S.A. de 10 de Abril de 2012

Assembleia Geral Anual da Portucel Empresa Produtora de Pasta e Papel, S.A. de 10 de Abril de 2012 Assembleia Geral Anual da Portucel Empresa Produtora de Pasta e Papel, S.A. de 10 de Abril de 2012 Proposta relativa ao Ponto 8. da Ordem de Trabalhos Considerando que se encontra vago o cargo de Presidente

Leia mais

FICHA DE INTERNACIONALIZAÇÃO AZEITE

FICHA DE INTERNACIONALIZAÇÃO AZEITE FICHA DE INTERNACIONALIZAÇÃO AZEITE CENÁRIO DE ANTECIPAÇÃO BREVE CARATERIZAÇÃO NACIONAL E DE COMÉRCIO INTERNACIONAL DIAGNÓSTICO O ANÁLISE INTERNA - PONTOS FORTES O ANÁLISE INTERNA - PONTOS FRACOS O ANÁLISE

Leia mais

FABRICAÇÃO DE MOBILIÁRIO

FABRICAÇÃO DE MOBILIÁRIO FABRICAÇÃO DE MOBILIÁRIO AEP / GABINETE DE ESTUDOS JANEIRO DE 2004 1. Panorama Mundial O sector do mobiliário tem registado uma evolução bastante positiva, designadamente ao nível do processo produtivo,

Leia mais

Catálogo de Natal 2013

Catálogo de Natal 2013 Catálogo de Natal 2013 Adega de Portalegre A frescura e a elegância em grandes vinhos com grandes prémios Na Serra de S. Mamede, nascem grandes vinhos do Alentejo Já dizia, o professor Francisco António

Leia mais

Diploma DRE. Artigo 1.º. Objeto

Diploma DRE. Artigo 1.º. Objeto Diploma Define o regime para a produção e comércio dos vinhos e demais produtos vitivinícolas da indicação geográfica «Lisboa» e revoga a Portaria n.º 426/2009, de 23 de abril, alterada pela Portaria n.º

Leia mais

A 16 de Maio decorrerá a 5ª edição do Concurso Nacional de Azeite Virgem Extra, que o CNEMA realiza em conjunto com a ADEMO e o CEPAAL.

A 16 de Maio decorrerá a 5ª edição do Concurso Nacional de Azeite Virgem Extra, que o CNEMA realiza em conjunto com a ADEMO e o CEPAAL. Moura, Fevereiro de 2011 Exmos. Senhores, A 16 de Maio decorrerá a 5ª edição do Concurso Nacional de Azeite Virgem Extra, que o CNEMA realiza em conjunto com a ADEMO e o CEPAAL. Os resultados do ano passado

Leia mais

ALISTAIR COOPER MW & CATADOR LATIN AMERICAN WINE GUIDE

ALISTAIR COOPER MW & CATADOR LATIN AMERICAN WINE GUIDE ALISTAIR COOPER MW & CATADOR LATIN AMERICAN WINE GUIDE A L I S T A I R COOPER M W & CATAD O R LATIN AMERICAN ALISTAIR COOPER MW & CATAD OR WINE GUIDE LATIN AMERICAN WINE GUIDE GUIA DE LOS VINOS DE AMÉRICA

Leia mais

O seu Parceiro de Negócios

O seu Parceiro de Negócios O seu Parceiro de Negócios Sinopse da Empresa O BNU é o primeiro banco emissor de papel-moeda em Macau, com 115 anos de história, no apoio à comunidade local. Há mais de um século que o BNU é parte da

Leia mais

APOIOS À PROMOÇÃO. Seminário ANDOVI NOVOS DESAFIOS PARA AS REGIÕES DEMARCADAS. 1. Evolução dos apoios de 1997 a 2011

APOIOS À PROMOÇÃO. Seminário ANDOVI NOVOS DESAFIOS PARA AS REGIÕES DEMARCADAS. 1. Evolução dos apoios de 1997 a 2011 Seminário ANDOVI NOVOS DESAFIOS PARA AS REGIÕES DEMARCADAS 1. Evolução dos apoios de 1997 a 2011 2. Concessão de apoios 3. Promoção no Mercado Interno (UE-27) 4. Promoção em Países Terceiros (extra-ue)

Leia mais

Certificação e Entidades Certificadoras

Certificação e Entidades Certificadoras Certificação e Entidades Certificadoras António Mantas Mafalda Carneiro Lurdes Barbosa Tradição e Qualidade, Associação Interprofissional para os Produtos Agro-alimentares de Trás-os- Montes Av. 25 de

Leia mais

XI Concurso de Vinhos distingue Vinhos Algarvios

XI Concurso de Vinhos distingue Vinhos Algarvios XI Concurso de Vinhos distingue Vinhos Algarvios 09 MAIO 2018 (/noticias/regionais/11453-xi-concurso-de-vinhos-distingue-vinhos-algarvios) REGIONAIS (/NOTICIAS/REGIONAIS) 85 Vinhos do Algarve estiveram

Leia mais

ÍNDICE ÍNDICE PRÊMIO DE QUALIDADE TOTAL ANOREG-BR PQTA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PREMIAÇÃO RESULTADOS...

ÍNDICE ÍNDICE PRÊMIO DE QUALIDADE TOTAL ANOREG-BR PQTA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PREMIAÇÃO RESULTADOS... PRÊMIO DE QUALIDADE TOTAL ANOREG BR 9ª EDIÇÃO ÍNDICE ÍNDICE... 2 1. APRESENTAÇÃO... 3 ANOREG-BR Associação dos Notários e Registradores do Brasil... 3 Missão... 3 Visão... 3 Política da Qualidade... 3

Leia mais

Suíça Aigle. 2-5 maio anos de experiência. Um Concurso itinerante: a edição de 2019 terá lugar em Aigle, na Suíça

Suíça Aigle. 2-5 maio anos de experiência. Um Concurso itinerante: a edição de 2019 terá lugar em Aigle, na Suíça Suíça Aigle 2-5 maio 2019 25 anos de experiência Um Concurso itinerante: a edição de 2019 terá lugar em Aigle, na Suíça Mais de 330 provadores internacionais que representam 50 nacionalidades Mais de 9.000

Leia mais

FÓRUM ANUAL VINHOS DE PORTUGAL

FÓRUM ANUAL VINHOS DE PORTUGAL FÓRUM ANUAL VINHOS DE PORTUGAL MERCADO NACIONAL & EXPORTAÇÕES CURIA PALACE HOTEL, 23 NOVEMBRO M A R I A J O Ã O D I A S I V V, I P 1. VINHA 2. VINHO 3. EXPORTAÇÕES VINHA DISTRIBUIÇÃO DA VINHA EM PORTUGAL

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA UM NOVO PORTUGAL / THE NEW PORTUGAL Quinta da Fonte Bela * 2070-681 Vila Chã de Ourique * Portugal * Tel. 243 704 701 * Fax. 243 704 706 E-mail: * Web: * info@dfjvinhos.com www.dfjvinhos.com 39º 15 31

Leia mais

Concurso Nacional de Azeite Virgem Extra

Concurso Nacional de Azeite Virgem Extra Concurso Nacional de Azeite Virgem Extra Concurso Nacional de Azeite Virgem Extra Modo Prod. Biológico Concurso Nacional de Azeite Virgem Extra Concurso Nacional de Azeite Virgem Extra DOP Regulamento

Leia mais

VINALIES INTERNATIONALES A distinção, nobreza e excelência do Porto Krohn

VINALIES INTERNATIONALES A distinção, nobreza e excelência do Porto Krohn Concurso VINALIES INTERNATIONALES 2009 A distinção, nobreza e excelência do Porto Krohn COLHEITA 1968 BRILHA EM PARIS ORGANIZADO PELA UNION D'OENOLOGUES DE FRANCE, REALIZOU-SE EM PARIS, NO HOTEL HOLIDAY

Leia mais

MMXIX Frutado Maduro Frutado Verde Suave Frutado Verde Médio Frutado Verde Intenso

MMXIX Frutado Maduro Frutado Verde Suave Frutado Verde Médio Frutado Verde Intenso MMXIX - 2019 Frutado Maduro Frutado Verde Suave Frutado Verde Médio Frutado Verde Intenso Denominação de Origem Protegida Modo Produção Biológico Melhor do Mercado Regulamento 1. Este concurso é destinado

Leia mais

Nos dias 20 e 21 de Maio decorrerá a 7ª edição do Concurso Nacional de Azeite Virgem Extra, que o CNEMA realiza em conjunto com o CEPAAL.

Nos dias 20 e 21 de Maio decorrerá a 7ª edição do Concurso Nacional de Azeite Virgem Extra, que o CNEMA realiza em conjunto com o CEPAAL. Moura, Janeiro de 2013 Assunto: Concurso Nacional de Azeite Virgem Extra Exmos. Senhores, Nos dias 20 e 21 de Maio decorrerá a 7ª edição do Concurso Nacional de Azeite Virgem Extra, que o CNEMA realiza

Leia mais

EVOLUÇÃO DA BALANÇA DE PAGAMENTOS DO SECTOR FLORESTAL ENTRE 2000 E 2008

EVOLUÇÃO DA BALANÇA DE PAGAMENTOS DO SECTOR FLORESTAL ENTRE 2000 E 2008 EVOLUÇÃO DA BALANÇA DE PAGAMENTOS DO SECTOR FLORESTAL ENTRE 2000 E 2008 Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Ali Alimentares EVOLUÇÃO DA BALANÇA DE PAGAMENTOS DO SECTOR FLORESTAL

Leia mais

MMXVIII Frutado Maduro Frutado Verde Suave Frutado Verde Médio Frutado Verde Intenso

MMXVIII Frutado Maduro Frutado Verde Suave Frutado Verde Médio Frutado Verde Intenso MMXVIII - 2018 Frutado Maduro Frutado Verde Suave Frutado Verde Médio Frutado Verde Intenso Denominação de Origem / Indicação Geográfica Modo Produção Biológico Melhor do Mercado Regulamento 1. Este concurso

Leia mais

Análise das Exportações do 1º Semestre de 2009

Análise das Exportações do 1º Semestre de 2009 Análise das Exportações do 1º Semestre de 2009 As exportações de vinho no 1º semestre de 2009, registam um acréscimo de 7 em volume e 46 em valor face ao período homólogo de 2008, o que se traduz num acréscimo

Leia mais

3º CONCURSO INTERNACIONAL DE ESPUMANTES BRUT EXPERIENCE

3º CONCURSO INTERNACIONAL DE ESPUMANTES BRUT EXPERIENCE 3º CONCURSO INTERNACIONAL DE ESPUMANTES BRUT EXPERIENCE REGULAMENTO O Concurso Internacional pretende avaliar a qualidade de espumantes brutos e brutos naturais do mundo. OBJECTIVOS Distinguir e dar a

Leia mais

Formação Académica: Licenciado em Ciências Religiosas pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.

Formação Académica: Licenciado em Ciências Religiosas pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa. Eugénio José da Cruz Fonseca, natural de Setúbal, onde reside, nascido em 1957, casado, pai de dois filhos. Formação Académica: Licenciado em Ciências Religiosas pela Faculdade de Teologia da Universidade

Leia mais

R E G U L A M E N T O

R E G U L A M E N T O R E G U L A M E N T O 1/17 O Concurso Nacional de Vinhos terá uma periodicidade anual, tendo como: 1. OBJECTIVOS Estimular a produção de Vinhos de qualidade. Valorizar o nível técnico e comercial dos Vinhos

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º637/X APROVA O ESTATUTO DO PROFISSIONAL DE ENOLOGIA. Exposição de motivos

PROJECTO DE LEI N.º637/X APROVA O ESTATUTO DO PROFISSIONAL DE ENOLOGIA. Exposição de motivos PROJECTO DE LEI N.º637/X APROVA O ESTATUTO DO PROFISSIONAL DE ENOLOGIA Exposição de motivos Ao longo da história, o sector vitivinícola tem tido um papel de relevo no nosso país enquanto actividade produtora

Leia mais

nº 1 Novembro 2009 A PRODUÇÃO DE VINHO EM PORTUGAL CAMPANHAS 2000/2001 (EDIÇÃO REVISTA)

nº 1 Novembro 2009 A PRODUÇÃO DE VINHO EM PORTUGAL CAMPANHAS 2000/2001 (EDIÇÃO REVISTA) nº 1 Novembro 29 EDIÇÃO REVISTA A PRODUÇÃO DE VINHO EM PORTUGAL CAMPANHAS 2/21 A 28/29 (EDIÇÃO REVISTA) A publicação desta edição revista prende-se com a necessidade de rectificar algumas incorrecções

Leia mais

Prémios Hospital do Futuro 2009/2010

Prémios Hospital do Futuro 2009/2010 Prémios Hospital do Futuro 2009/2010 APRESENTAÇÃO Os Prémios Hospital do Futuro 2009/2010 têm como objectivo destacar e galardoar as pessoas e organizações que mais contribuíram para o desenvolvimento

Leia mais

DANDO MUNDOS AO MUNDO, ORGULHO DE SER PORTUGUÊS.

DANDO MUNDOS AO MUNDO, ORGULHO DE SER PORTUGUÊS. DANDO MUNDOS AO MUNDO, ORGULHO DE SER PORTUGUÊS. José Neiva Correia nasceu e cresceu na Quinta de Porto Franco, que já existia no concelho de Alenquer antes da formação de Portugal (1143), estando na sua

Leia mais

CONCURSO SOLAR PADRE HIMALAYA

CONCURSO SOLAR PADRE HIMALAYA CONCURSO SOLAR PADRE HIMALAYA O Concurso Solar Padre Himalaya tem um âmbito nacional e é dirigido às escolas dos ensinos básico e secundário, públicas ou privadas. O concurso organiza-se em seis escalões

Leia mais

1º Encuentro empresarial del corcho FSC Joaquim Lima Cáceres, 27 Setembro 2012

1º Encuentro empresarial del corcho FSC Joaquim Lima Cáceres, 27 Setembro 2012 1º Encuentro empresarial del corcho FSC Joaquim Lima Cáceres, 27 Setembro 2012 Sumário 1. Caracterização Sectorial 2. O Mercado actual 3. O Futuro do Património Florestal: Perspectivas de mercado 1. Caracterização

Leia mais

REGULAMENTO DO 4º CONCURSO DE IDEIAS DE NEGÓCIO NO ÂMBITO DO PROJETO INCUBAR+LEZIRIA

REGULAMENTO DO 4º CONCURSO DE IDEIAS DE NEGÓCIO NO ÂMBITO DO PROJETO INCUBAR+LEZIRIA REGULAMENTO DO 4º CONCURSO DE IDEIAS DE NEGÓCIO NO ÂMBITO DO PROJETO INCUBAR+LEZIRIA 1. ENQUADRAMENTO 1 a. O projecto INCUBAR+LEZIRIA é uma Ação Coletiva, dinamizada pela NERSANT, INSTITUTO POLITÉCNICO

Leia mais

Regulamento Disciplinar da Comissão Vitivinícola Regional do Ribatejo Entidade Certificadora

Regulamento Disciplinar da Comissão Vitivinícola Regional do Ribatejo Entidade Certificadora Pag: 1 / 11 Nos termos do artigo 2º dos estatutos, é atribuição da CVRR: -Demandar judicialmente ou participar dos autores das infracções à disciplina das DO e IG e demais infracções económicas ou tributárias,

Leia mais

PROJECTO DE PORTARIA

PROJECTO DE PORTARIA PROJECTO DE PORTARIA Com a entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 15/2007, de 19 de Janeiro, diploma que introduziu alterações ao Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos

Leia mais

No trimestre terminado em abril de 2016, as exportações de bens decresceram 1,8% e as importações de bens diminuíram 1,4% face ao período homólogo.

No trimestre terminado em abril de 2016, as exportações de bens decresceram 1,8% e as importações de bens diminuíram 1,4% face ao período homólogo. Estatísticas do Comércio Internacional Abril 216 9 de junho de 216 As exportações diminuíram 2,5% e as importações decresceram 7,3% em abril de 216, em termos nominais face ao mesmo mês de 215 Crescimento

Leia mais

Resultados do 3º Trimestre de (informação financeira não auditada)

Resultados do 3º Trimestre de (informação financeira não auditada) Resultados do 3º Trimestre de 2018 (informação financeira não auditada) Destaques Resultados do 3º Trimestre de 2018 >> Volume de negócios de 63,9 milhões de euros, aumenta 5% face ao período homólogo;

Leia mais

Cork Information Bureau Pág. 1 CORTIÇA EM NÚMEROS. Cork Information Bureau 2015 CORTIÇA EM NÚMEROS. apcor.pt

Cork Information Bureau Pág. 1 CORTIÇA EM NÚMEROS. Cork Information Bureau 2015 CORTIÇA EM NÚMEROS. apcor.pt Pág. 1 Cork Information Bureau 2015 Cork Information Bureau 2015 CORTIÇA EM NÚMEROS apcor.pt Cork Information Bureau 2015 Pág. 2 Índice MONTADO... 3 ÁREA DE MONTADO... 3 PRODUÇÃO DA CORTIÇA... 4 INDÚSTRIA...

Leia mais

INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS DE VINHOS DO BRASIL Desenvolvendo Produtos e Territórios

INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS DE VINHOS DO BRASIL Desenvolvendo Produtos e Territórios INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS DE VINHOS DO BRASIL Desenvolvendo Produtos e Territórios O QUE SÃO VINHOS COM INDICAÇÃO GEOGRÁFICA? A Lei da Propriedade Industrial (LPI) brasileira estabelece duas espécies de Indicação

Leia mais

DADOS ESTATÍSTICOS. EXPORTAÇÃO e EXPEDIÇÃO de VINHOS e PRODUTOS VÍNICOS JUNHO

DADOS ESTATÍSTICOS. EXPORTAÇÃO e EXPEDIÇÃO de VINHOS e PRODUTOS VÍNICOS JUNHO DADOS ESTATÍSTICOS EXPORTAÇÃO e EXPEDIÇÃO de VINHOS e PRODUTOS VÍNICOS JUNHO - 2010 Fonte: INE, IP Elaboração: IVV, IP - Departamento de Organização, Estudos de Mercado e Promoção (DOEMP) 1º semestre de

Leia mais

DECISÃO ADMINISTRATIVA. Mandato do grupo de trabalho ad hoc responsável pela revisão do sistema de certificação do Processo de Kimberley (SCPK)

DECISÃO ADMINISTRATIVA. Mandato do grupo de trabalho ad hoc responsável pela revisão do sistema de certificação do Processo de Kimberley (SCPK) DECISÃO ADMINISTRATIVA Mandato do grupo de trabalho ad hoc responsável pela revisão do sistema de certificação do Processo de Kimberley (SCPK) I. Contexto O comércio ilícito de diamantes em bruto tem alimentado

Leia mais

REGULAMENTO. 2.1 Cada concorrente deverá preencher na totalidade a Ficha de Inscrição (Anexo I)

REGULAMENTO. 2.1 Cada concorrente deverá preencher na totalidade a Ficha de Inscrição (Anexo I) REGULAMENTO Podem ser apresentados a concurso os Azeites Virgem Extra de produtores individuais, de associações de produtores, de cooperativas e de empresas de embalamento devidamente registadas. 1 AZEITES

Leia mais

ENGENHARIA NATURAL ACTIVIDADES A DESENVOLVER CUSTO DOCUMENTAÇÃO

ENGENHARIA NATURAL ACTIVIDADES A DESENVOLVER CUSTO DOCUMENTAÇÃO WORKSHOP TÉCNICAS DE ENG. NATURAL DO PROJECTO À EXECUÇÃO 27 A 29 DE SETEMBRO 2018 ENGENHARIA NATURAL É uma disciplina que combina os princípios da engenharia hidráulica e de solos, com conceitos biológicos

Leia mais