Filhos que honram os pais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Filhos que honram os pais"

Transcrição

1 Escola Bíblica Dominical Filhos que honram os pais Pb. Rodrigo da Silva Gomes 01/09/2013

2 Roteiro da Aula Introdução; A obediência A honra aos pais Considerações Finais Para refletir...

3 Texto base: Ef 6:1-3 1 Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. 2 Honra a teu pai e tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), 3 para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.

4 Introdução As orientações de Ef 6:1-4 estão em conexão com o ensino contido em Ef 5:18; Na mente do apóstolo, o casamento e o lar cristão estão sob o controle e a orientação do Espírito de Deus; Na pós-modernidade, o conceito de autoridade e obediência aos pais é visto com desdém e repúdio.

5 Introdução Contexto: O apóstolo Paulo trata da relação pais e filhos, começando com instruções para os filhos; Paulo considera que os pais exercem autoridade (concedida por Deus) sobre os filhos. Isto está implícito no mandamento de obedecer.

6 A obediência Filhos: Primariamente, refere-se aos descendentes legítimos e imediatos; No contexto, inclui todos os que estão debaixo da autoridade dos pais, inclusive filhos adotivos; No geral, aponta para a obediência às autoridades.

7 A obediência Significado: significa obedecer após prestar atenção ao que foi dito; Colocar-se debaixo daquilo que ouviu; É a mesma atitude que Paulo exige mais adiante dos escravos em relação aos seus senhores (Ef 6:5) A obediência leva à honra (Ef 6:2).

8 A obediência De que forma obedecer? No Senhor (Ef 6:1): Deus sonda o coração humano e conhece as nossas reais motivações (Cl 3:20). Os filhos obedecem para agradar ao Senhor. Barganhar obediência para obter o que se deseja é mercenarismo.

9 A obediência Até quando obedecer? Em tudo (Cl 3:20): A palavra aparece em At 3:22 e em outras passagens com o sentido de completamente e sempre. O apóstolo deseja enfatizar que a obediência aos pais deve ser contínua (sempre), pois ele tem pais crentes em mente.

10 A obediência Esta obediência é absoluta? Princípio de At 5:29: A obediência às autoridades vai até onde começa a ser desobediência a Deus. Quando autoridades civis se rebelam contra a autoridade divina, devemos antes obedecer a Deus. É preciso cautela e conhecimento antes de decidir que a desobediência aos pais se justifica.

11 A obediência Exemplos de obediência Gn 28:7: Jacó deixa sua família e em obediência aos pais viaja para uma terra distante; Gn 47:30: José carregou os ossos do pai em obediência à vontade do pai; Jz 11:36-37: A filha de Jefté se sujeitou ao voto precipitado do pai.

12 A obediência Exemplos de obediência Lc 2:51

13 A obediência Por quê obedecer? Porque é Justo: É apropriado, conveniente, adequado e de acordo com a vontade de Deus. É tão natural que pode ser observado até entre os animais. É justo porque os pais tem mais experiência. É justo porque demonstra gratidão.

14 A obediência Por quê obedecer? Porque é mandamento: Paulo em Ef 6:2 remete os seus leitores ao 5º mandamento. Desobedecer aos pais é pecado, assim como praticar idolatria. Obedecer é coisa séria (veja o episódio do jovem rico Mc 10:17-22). A obediência é um sinal de vida autêntica com Deus.

15 A obediência Por quê obedecer? Porque tem promessa: A promessa é dupla. Para os cumpridores, tudo iria bem e teriam longa vida sobre a terra. A bênção consiste em prosperidade e longevidade. São bênçãos (no geral) de Deus a filhos obedientes. Em contraste, filhos desobedientes sofrem penalidades (Is 30:1; Jr 3:14)

16 A obediência Por quê obedecer? Porque é agradável a Deus: Em Ef 5:10 Paulo já havia mencionado que nossa meta é agradar a Deus. O que agrada a Deus é ver Seus mandamentos serem cumpridos pelos seus. Foi Ele mesmo quem constituiu os pais como autoridade sobre os filhos.

17 A obediência Consequências da desobediência Pv 30:17: Os que desobedecem os pais, sofrerão; Dt 21:18-21: Filhos desobedientes e rebeldes eram mortos; Ex 21:15-17 e Lv 20:9: O filhos que batessem nos pais eram apedrejados; Rm 1:30 e 2Tm 3:2: pecado de gentio.

18 A obediência Consequências da desobediência

19 A honra aos pais Vídeo 1

20 A honra aos pais Esse era um plano ordenado por Deus, escrito com sua própria mão, e foi entregue por Moisés a eles; era de natureza moral, e de obrigação eterna: é para ser entendido, não simplesmente como uma elevada estima que os filhos deveriam ter em relação aos seus pais, ou o uso de uma linguagem e gestos respeitosos diante deles, nem apenas uma alegre obediência a ser cedidas a eles;

21 A honra aos pais mas também de honrá-los com sua substância, alimentação, vestimenta, e os suprindo com as necessidades da vida, quando eles estiverem em necessidade dos mesmos; que é, porém serviço razoável deles, por todo o cuidado, despesa e problemas que eles tenha tido em trazê-los neste mundo (Exposição de toda a Bíblia de John Gill, Dr. John Gill )

22 A honra aos pais Significado Honrar seus pais envolve elevada estima, reverência e apoio. Isso significa que você estará lá para eles quando houver a necessidade e que vocês cuidam deles com seu serviço, apoio, dinheiro, visitas e etc.

23 A honra aos pais As promessas Ex 20:12 + Dt 5:16 São promessas específicas (O 2º mandamento tem uma promessa geral) É um primeiro mandamento de extrema importância para o povo; Rabinos judeus davam muito valor a este mandamento.

24 A honra aos pais A desonra os pais Dt 27:16: Quem desprezava os pais era considerado maldito; Pv 20:20: As mais densas trevas cobririam os que amaldiçoavam os pais; Mt 15:4: Quem falasse mal dos pais era réu de morte;

25 A honra aos pais A desonra os pais Pv 30:11: Amaldiçoar os pais e não bendizê-los é mal diante de Deus; Pv 19:26: Causar vergonha aos pais é sinal de desonra.

26 A honra aos pais A desonra os pais A desobediência ou desonra aos pais não é algo novo, e tem de maneira geral sido presente na história e nas culturas, com menos ou mais intensidade.

27 A honra aos pais A desonra os pais Em uma análise do comportamento de certas culturas, o comentarista bíblico Albert Barnes, escreve que era costume na Índia deixar os pais idosos para perecer nas margens do rio Ganges.

28 A honra aos pais Como honrá-los? Pv 23:22: Cuidando deles, especialmente na velhice (Dt 27:16); 1Tm 5:3-8: Financeiramente e emocionalmente; Atente: as responsabilidades de um filho para com pai e mãe não terminam quando ele sai de casa.

29 A honra aos pais Como honrá-los? Mc 7:10-13: Suprindo-os nas privações Quem falasse mal dos seus pais era réu de morte. A palavra corbã é usada em Lv 1:2; Jesus condena a hipocrisia religiosa usada para justificar a omissão de auxílio aos pais (desonra).

30 A honra aos pais Como honrá-los? Pv 1:8: Aceitando seus conselhos; Pv 15:5 e Pv 13:1: Aceitando suas disciplinas (veja ainda Hb 12:8-9 e Pv 13:24); Pv 15:20: Sendo motivo de alegria para eles e não motivo de tristeza.

31 A honra aos pais Vídeo 2

32 Considerações Finais Deus instituiu a família com uma clara estrutura de autoridade, pela qual o marido conduz a esposa (Efésios 5.22) e os pais (marido e mulher) conduzem aos filhos. Para que a família seja saudável cada um deve exercer sua responsabilidade.

33 Considerações Finais Deus estabeleceu seu plano para nossas famílias porque ele deseja nossa felicidade e sabe que tipo de relações são mais satisfatórias e mais recompensadoras para nós. Quando a vontade de Deus é negligenciada, resultam a aflição e a miséria.

34 Considerações Finais É verdade geral que os filhos que obedecem e honram seus pais vivem mais, têm vidas mais felizes e, mais importante, estão agradando a Deus!

35 Para refletir... De que forma você tem honrado os seus pais? Reflita hoje no seu relacionamento com seus pais. Um filho ou uma filha que não honra, não cuida, não respeita e desobedece a seus pais está na verdade ofendendo a Deus

36 Para refletir... Seus filhos foram ensinados a te obedecer e honrar? Você ensina seus netos e demais filhos da igreja a serem obedientes e honrarem seus pais?

37 OREMOS AO SENHOR

38 Referências Bibliográficas LOPES, Augustus e Minka. A Bíblia e sua família. 2º edição, editora Cultura Cristã, GRONINGEN, Harriet e Gerard. A família da Aliança. 2º edição, editora Cultura Cristã, 1997.

39 Escola Bíblica Dominical FIM Pb. Rodrigo da Silva Gomes 01/09/2013

Pais e Filhos Adultos: Relacionamento e Autoridade

Pais e Filhos Adultos: Relacionamento e Autoridade CENÁRIO 1 Pais e Filhos Adultos: Relacionamento e Vlademir Hernandes Rodrigo de Castro Hernandes CENÁRIO 2 2 CENÁRIO 3 Insubordinação dos pais dos pais HONRA AOS PAIS E A DEUS 3 A Desafiadora REALIDADE

Leia mais

Pais e Filhos Adultos: Relacionamento e Autoridade. Vlademir Hernandes Rodrigo de Castro Hernandes

Pais e Filhos Adultos: Relacionamento e Autoridade. Vlademir Hernandes Rodrigo de Castro Hernandes Pais e Filhos Adultos: Relacionamento e Autoridade Vlademir Hernandes Rodrigo de Castro Hernandes CENÁRIO 1 Tempo 2 CENÁRIO 2 Insubordinação Autoridade dos pais Tempo 3 CENÁRIO 3 Autoridade dos pais HONRA

Leia mais

Era. Era dos Repressão. Era da. Excessos. Liberalização. Relação. Modelo. Teorias. Filhos Pais/Fil. Modernas que. ditam as hos.

Era. Era dos Repressão. Era da. Excessos. Liberalização. Relação. Modelo. Teorias. Filhos Pais/Fil. Modernas que. ditam as hos. Introdução Era da Era Era dos Repressão Liberalização Excessos Relação Modelo Teorias Filhos Pais/Fil Educacional Modernas que ditam as hos Repressor castigo físico regras do afetam o Relaciona desenvolvimen

Leia mais

Buscando a excelência no casamento. Adalberto Vargas da Rosa 6º ENCONTRO

Buscando a excelência no casamento. Adalberto Vargas da Rosa 6º ENCONTRO 6º ENCONTRO SUBMISSÃO: A ALEGRIA DA ESPOSA SUBMISSÃO: A ALEGRIA DA ESPOSA O mundo ordenado por Deus, através das suas instituições, para que as pessoas vivam em harmonia e protegidas. SUBMISSÃO: A ALEGRIA

Leia mais

PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA

PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA Como Ler a Bíblia Reserve tempo para ler a Bíblia cada dia. É bom guardar sempre a mesma hora. Dedique tanto tempo quanto seja possível, cuidando para que outras coisas não interrompam

Leia mais

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM GRAÇA ARANHA-MA

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM GRAÇA ARANHA-MA "Abre os meus olhos para que eu contemple as maravilhas da tua Lei". Sl.119.18 PLANO DE LEITURA BÍBLICA ANUAL - JANEIRO 01 Gn 1-3 Sl 1 02 Gn 4-7 Sl 2 03 Gn 8-10 Sl 3 04 Gn 11-13 Sl 4 05 Gn 14-17 Sl 5 06

Leia mais

A Oração. Egmon Pereira. 23 de Agosto de Igreja Presbiteriana do Brasil. A Oração. Egmon Pereira. Texto Bíblico. Introdução.

A Oração. Egmon Pereira. 23 de Agosto de Igreja Presbiteriana do Brasil. A Oração. Egmon Pereira. Texto Bíblico. Introdução. Igreja Presbiteriana do Brasil 23 de Agosto de 2016 Mateus 6.5-15 5 E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos

Leia mais

Introdução Traduções e Referências Bíblicas Lição Conceitos Básicos. Lição Criação. Lição 3...

Introdução Traduções e Referências Bíblicas Lição Conceitos Básicos. Lição Criação. Lição 3... SUMÁRIO Introdução... 7 Traduções e Referências Bíblicas... 8 Lição 1... 10 Conceitos Básicos Lição 2... 12 Criação Lição 3... 14 Queda Lição 4... 16 A Promessa do Senhor Lição 5... 18 A Chegada do Salvador

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 6: SOTERIOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de Deus

Leia mais

LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19

LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19 LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19 1. Antes de entregar a lei, Deus já havia feito uma aliança com o povo. Em Êxodo 19.1-4, Deus lembra o povo do seu pacto, confirmado demonstrado em um fato. Qual é o

Leia mais

Quatro expectativas da família

Quatro expectativas da família Quatro expectativas da família Contribuição de Pr. Oswaldo F Gomes 10 de maio de 2009 Quatro expectativas da família 1. O que o marido espera da esposa? Ser respeitado!! (1) O bom funcionamento de toda

Leia mais

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO Mensagem Doze O Deus Triúno processado, Sua obra e o resultado da Sua obra Leitura bíblica: Lv 26:1-13; 1Jo 5:20-21; Mt 28:19; 1Tm 3:15-16; Ef 2:21-22 I. Levítico26:1e2falamdenãofazerídolos,guardarosábado

Leia mais

Deus se manifestando ao homem (1º Jo 1:1 5)

Deus se manifestando ao homem (1º Jo 1:1 5) Escola Bíblica Dominical Lição 02 Deus se manifestando ao homem (1º Jo 1:1 5) Rodrigo da Silva Gomes e Diác. Vítor Hugo 12/04/2015 Roteiro da Aula Introdução; A Sua preexistência A Sua humanidade A Sua

Leia mais

CURSO DE VERÃO 2019 Tema: Mente Cristã

CURSO DE VERÃO 2019 Tema: Mente Cristã CURSO DE VERÃO 2019 Tema: Mente Cristã Tema: A mente cristã para uma vida prática Pb. Ulisses Horst Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim, o coração do homem, ao homem. Pv: 27.19 Mente cristã

Leia mais

Escola Bíblica Dominical. Lição 01. Introdução à carta. Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015

Escola Bíblica Dominical. Lição 01. Introdução à carta. Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015 Escola Bíblica Dominical Lição 01 Introdução à carta Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015 Roteiro da Aula Introdução; O autor Local e data; Os destinatários; Propósitos; Roteiro da Aula Características

Leia mais

A ALIANÇA MATRIMONIAL

A ALIANÇA MATRIMONIAL A ALIANÇA MATRIMONIAL Introdução Debates sobre casamento estão sempre entre os mais acaloradas. Os fariseus perguntam a Jesus sobre o divórcio e recebem como resposta uma referência ao princípio. Mc 10.2-9

Leia mais

LIÇÃO 10 ÉTICA CRISTÃ E VIDA FINANCEIRA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 10 ÉTICA CRISTÃ E VIDA FINANCEIRA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 10 ÉTICA CRISTÃ E VIDA FINANCEIRA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A PROSPERIDADE BÍBLICA Nem a teologia da prosperidade e nem a teologia da miséria, e sim a prosperidade bíblica Nesta

Leia mais

Título: AS CARTAS AS SETE IGREJAS Autor: J.H.SMITH. Literaturas em formato digital:

Título: AS CARTAS AS SETE IGREJAS Autor: J.H.SMITH. Literaturas em formato digital: Título: AS CARTAS AS SETE IGREJAS Autor: J.H.SMITH. Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos: www.3minutos.net

Leia mais

"A igreja que eu quero é "

A igreja que eu quero é É comum os crentes mudarem de igreja com facilidade, sempre à procura de uma igreja que os agrade mais "A igreja que eu quero é " Melhor seria buscar a igreja que agrada a Deus e ao Senhor Jesus, o Cabeça

Leia mais

CALVINISMO & RESPONSABILIDADE AMBIENTAL. A QUEDA Professores Márcio Dionísio e Camilla Marques 18/03/2018

CALVINISMO & RESPONSABILIDADE AMBIENTAL. A QUEDA Professores Márcio Dionísio e Camilla Marques 18/03/2018 CALVINISMO & RESPONSABILIDADE AMBIENTAL A QUEDA Professores Márcio Dionísio e Camilla Marques 18/03/2018 TEXTOS -APRESENTAÇÃO DO EXPOSITOR -APRESENTAÇÃO DO TEXTO -OBSERVAÇÕES Aula 05 A queda QUESTÃO QUAL

Leia mais

...batizando em nome do Pai, e do Filho, e do Espirito Santo...

...batizando em nome do Pai, e do Filho, e do Espirito Santo... ESTUDO DO BATISMO : O objetivo deste estudo é levar ao irmão(a), o conhecimento da verdade bíblica sobre o batismo ensinado por Jesus Cristo, que nestes dias possamos abrir nossa mente e coração para absorvermos

Leia mais

CASAMENTO, DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO. Pr Luciano R. Peterlevitz Igreja Batista Novo Coração, EBD

CASAMENTO, DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO. Pr Luciano R. Peterlevitz Igreja Batista Novo Coração, EBD CASAMENTO, DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO Pr Luciano R. Peterlevitz Igreja Batista Novo Coração, EBD 17.01.2016 CASAMENTO Gênesis 2.24: Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os

Leia mais

Andando na vontade de Deus você experimenta a vontade de Deus

Andando na vontade de Deus você experimenta a vontade de Deus Andando na vontade de Deus você experimenta a vontade de Deus Contribuição de Pr. Oswaldo F Gomes 14 de outubro de 2010 igrejabatistaagape.org.br Andando na vontade de Deus você experimenta a vontade de

Leia mais

Por que é assim a ordem dos acontecimentos

Por que é assim a ordem dos acontecimentos 1 Deus nos ama? O que significa isso? Nós erramos, certo? Deus esta certo, certo? Então como Ele nos trata? Ele nos perdoa? Mesmo? Nós devemos nos submeter a Cristo? Explica melhor. Como somos um com Deus?

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO

ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO Sumário Introdução 1. A compreensão do dízimo 1.1 Os fundamentos do dízimo 1.2 O que é o dízimo? 1.3 As dimensões do dízimo 1.4 As finalidades do dízimo 2. Orientações

Leia mais

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida ~ USA

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida ~ USA 1 Oferta Lição 10 (volte para as páginas 4, 5 e 6) Qual é o significado da oferta e quais são as minhas responsabilidades nesta área? O assunto da oferta é extremamente controverso na cristandade hoje

Leia mais

Dinâmica e estrutura do discipulado. Ademir Ifanger

Dinâmica e estrutura do discipulado. Ademir Ifanger Dinâmica e estrutura do discipulado Ide, pregai o evangelho e fazei discípulos, constitui a essência do mandato de Jesus Cristo. Existem duas razões fundamentais no discipulado cristão: 1. Levar o discípulo

Leia mais

FILHOS AFASTADOS DA IGREJA

FILHOS AFASTADOS DA IGREJA Escola Bíblica Dominical Lição EBD FILHOS AFASTADOS DA IGREJA Pb. Rodrigo da Silva Gomes 14/07/2013 Roteiro da Aula Introdução; Análise do problema; A Igreja Salmo 100; A Família Salmo 78:1-6; Os Filhos

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 8 ARREPENDIMENTO Ponto de partida: O Arrependimento é uma das chamadas Doutrinas da Salvação. É essencial ao evangelho

Leia mais

Você conhece a sua Bíblia?

Você conhece a sua Bíblia? Você conhece a sua Bíblia? Atividade da última aula Vamos praticar?? Compare a introdução de Paulo em Gálatas 1.6-10 com outras introduções nas cartas aos Romanos 1. 8-10 e 1 Coríntios 1. 4-9. Há algum

Leia mais

Santificação e Práticas Cristãs

Santificação e Práticas Cristãs Santificação e Práticas Cristãs EBA IBCU Jul 15 Wagner Fonseca 1ª Aula Introdução do Curso Propostas Santificação na Bíblia... Perspectivas e Movimentos... Disciplinas, Práticas Cristãs... Esforço Humano

Leia mais

AULA -1 IGREJA: UMA INSTITUIÇÃO DIVINO-HUMANA IGREJA E CULTO. Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira

AULA -1 IGREJA: UMA INSTITUIÇÃO DIVINO-HUMANA IGREJA E CULTO. Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira AULA -1 IGREJA: UMA INSTITUIÇÃO DIVINO-HUMANA IGREJA E CULTO Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira CONSOLIDAÇÃO 2015, O ANO DA ADORAÇÃO A Bíblia retrata a igreja como

Leia mais

OS RESULTADOS DA NOSSA UNIÃO COM CRISTO

OS RESULTADOS DA NOSSA UNIÃO COM CRISTO OS RESULTADOS DA NOSSA UNIÃO COM CRISTO Colossenses 3.1 4.1 21/Out/18 Qual o resultado principal da união do crente com Cristo? S AN T I F I CA Ç Ã O S A E D O T N O E M S I S I R A P O G M E L U L I C

Leia mais

Capítulo XXV da Confissão de Fé de Westminster DA IGREJA

Capítulo XXV da Confissão de Fé de Westminster DA IGREJA REVISTA PALAVRA VIVA Apoio didático Lição 3 Capítulo XXV da Confissão de Fé de Westminster DA IGREJA I. A Igreja Católica ou Universal, que é invisível, consiste do número total dos eleitos que já foram,

Leia mais

por Chuck Pierce - Sábado, 1 de Outubro, 2011

por Chuck Pierce - Sábado, 1 de Outubro, 2011 Dia 5 dos 100 Dias: Chaves para o Sucesso: Leia Mt 6:24-25, 32-34; Filip 4:12-13, Filip 1: 20-21, Filip 3 por Chuck Pierce - Sábado, 1 de Outubro, 2011 Alcançar o sucesso e prosperidade que Deus tem para

Leia mais

Título: TRÊS COISAS DIÁRIAS Autor: BRUCE ANSTEY. Literaturas em formato digital:

Título: TRÊS COISAS DIÁRIAS Autor: BRUCE ANSTEY. Literaturas em formato digital: Título: TRÊS COISAS DIÁRIAS Autor: BRUCE ANSTEY Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos: www.3minutos.net

Leia mais

Pontos importantes de serem lembrados: - Pedro escreveu para cristãos que passavam por dificuldades e passariam por maiores sofrimentos ainda;

Pontos importantes de serem lembrados: - Pedro escreveu para cristãos que passavam por dificuldades e passariam por maiores sofrimentos ainda; Mensagens em 1 Pedro Sermão manhã Ibfé 27Dez2015 Pr. Cantoca Introdução: Pontos importantes de serem lembrados: - Pedro escreveu para cristãos que passavam por dificuldades e passariam por maiores sofrimentos

Leia mais

Você conhece a sua bíblia?

Você conhece a sua bíblia? Você conhece a sua bíblia? RECORDANDO... Um breve tratado sobre as Escrituras - 66 livros: 39 AT + 27 NT - Ela é a revelação de Deus - Autores diferentes mas uma mesma mente formadora Interpretando a Bíblia

Leia mais

LIÇÃO 7 HONRARÁS PAI E MÃE. 20 Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor.

LIÇÃO 7 HONRARÁS PAI E MÃE. 20 Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor. LIÇÃO 7 HONRARÁS PAI E MÃE Subsídio elaborado por Inacio de Carvalho Neto. E- mail do autor: ibcneto@inaciocarvalho.com.br. Comentários iniciais: Introdução: - Vamos estudar nesta lição o quinto mandamento,

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 2. Em só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas que, embora distintas, são iguais em poder, glória e majestade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; Criador do Universo, de todas as

Leia mais

Salmo Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis. Parte 2 29/09/2010

Salmo Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis. Parte 2 29/09/2010 Salmo 33.1-12 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis Parte 2 29/09/2010 2 No texto bíblico a felicidade não se restringe à prosperidade, ao bemestar e à alegria contagiante. Felicidade na Bíblia, está

Leia mais

As Festas (1) O sábado, a festa da Páscoa e a festa dos pães sem fermento

As Festas (1) O sábado, a festa da Páscoa e a festa dos pães sem fermento Mensagem Oito As Festas (1) O sábado, a festa da Páscoa e a festa dos pães sem fermento Leitura bíblica: Lv 23:1-8; Gn 1:26 2:3; Lc 22:7-20; 1Co 5:7-8 I. As festas em Levítico 23 eram para descanso e desfrute

Leia mais

A dieta bíblica. Pedro replicou: De modo nenhum, Senhor! Porque jamais comi coisa alguma comum e imunda. (At 10:14)

A dieta bíblica. Pedro replicou: De modo nenhum, Senhor! Porque jamais comi coisa alguma comum e imunda. (At 10:14) A dieta bíblica Pedro replicou: De modo nenhum, Senhor! Porque jamais comi coisa alguma comum e imunda. (At 10:14) OBJETIVO Ajudar o estudante da Escola Bíblica a entender e a defender o que cremos acerca

Leia mais

Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça... Mt 5:10-12

Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça... Mt 5:10-12 AS BEM-AVENTURANÇAS Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça... Mt 5:10-12 ENTENDIMENTO DESTA VERDADE ENTENDIMENTO Perseguição que traz felicidade? Como associar o "ser perseguido, insultado

Leia mais

Título: QUE DENOMINAÇÃO É ESTA? Literaturas em formato digital:

Título: QUE DENOMINAÇÃO É ESTA? Literaturas em formato digital: Título: QUE DENOMINAÇÃO É ESTA? Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos: www.3minutos.net O que

Leia mais

ESTUDO NO EVANGELHO DE JOÃO. Out-Nov 2010

ESTUDO NO EVANGELHO DE JOÃO. Out-Nov 2010 ESTUDO NO EVANGELHO DE JOÃO Out-Nov 2010 Programação Escola Bíblica Dominical Outubro Capítulo (s) 10 1 Jesus é Deus 17 3 Nascimento e os elementos básicos para a vida 24 4 Verdadeiros Adoradores 31 5

Leia mais

Escola Bíblica Dominical. A criação de filhos. Pb. Rodrigo da Silva Gomes 13/09/2013

Escola Bíblica Dominical. A criação de filhos. Pb. Rodrigo da Silva Gomes 13/09/2013 Escola Bíblica Dominical A criação de filhos Pb. Rodrigo da Silva Gomes 13/09/2013 Roteiro da Aula Introdução; A figura paterna Não provocar a ira dos filhos O que é criação de filhos (disciplina e admoestação)

Leia mais

O primeiro e o último Adão

O primeiro e o último Adão O primeiro e o último Adão O ritualismo, o formalismo e o legalismo são ferramentas utilizadas para caracterizar devoção religiosa. Criam mecanismos para medirem e serem medidos e forçam outros a seguirem

Leia mais

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 1 T/2012

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 1 T/2012 Palavra & Vida Sugestões Didáticas 1 T/2012 Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social Lição 12 - IMITANDO JESUS NO SERVIÇO Texto Bíblico: Filipenses 2.5-11

Leia mais

Sem a Santificação ninguém verá o Senhor

Sem a Santificação ninguém verá o Senhor Sem a Santificação ninguém verá o Senhor Seguir a paz e a santificação é o mesmo que seguir a justiça, a fé, o amor e a paz. A justiça, a fé (evangelho), o amor e a paz são progressivos? O amor de Deus

Leia mais

O CASAMENTO QUE DEUS DESEJA

O CASAMENTO QUE DEUS DESEJA O CASAMENTO QUE DEUS DESEJA Escola Bíblica IBCU A Esposa e o Marido segundo a Bíblia A Esposa na Bíblia CASAMENTO É UMA É Submissa ao Marido (Ef 5.21,22) O que não significa ser submissa ao marido. Colocar

Leia mais

SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro

SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro Qual o significado bíblico de Familia da ALIANÇA? O casamento é um sacramento, um contrato ou uma

Leia mais

Série IGREJA QUE AGRADA A DEUS. Tem ESPERANÇA AMOR

Série IGREJA QUE AGRADA A DEUS. Tem ESPERANÇA AMOR Série A IGREJA QUE AGRADA A DEUS Tem FÉ ESPERANÇA AMOR Qual é a coisa mais importante? Muitos diriam Status, poder, sucesso (competição, egoísmo) Dinheiro (ambição, corrupção, roubo) Corpo (fisicultura,

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOSSORÓ RN

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOSSORÓ RN IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOSSORÓ RN CURSO SOBRE O CREMOS DA ASSEMBLEIA DE DEUS Primeiro Artigo de Fé: Cremos em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas: o Pai, o Filho

Leia mais

Aula 2. Até sexta, pela Graça de Deus, bons estudos.

Aula 2. Até sexta, pela Graça de Deus, bons estudos. Aula 2 Prezados professores, estou enviando os slides ( texto definitivo) da nossa aula 2 baseada nos capítulos 2, 10 e 12 do nosso livro e na nossa confissão de fé. Sugerimos que leiam novamente os três

Leia mais

'Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando." (Jo 15.14) Slide 2

'Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. (Jo 15.14)   Slide 2 'Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando." (Jo 15.14) www.portalebd.org.br Slide 2 As palavras dos filhos de Deus devem condizer com aquilo que eles praticam. www.portalebd.org.br Slide

Leia mais

Antropologia Bíblica e o Aconselhamento

Antropologia Bíblica e o Aconselhamento Antropologia Bíblica e o Aconselhamento 1. A importância da antropologia bíblica no aconselhamento a) Por que é tão importante o estudo da antropologia bíblica? Pessoas buscam entender o comportamento

Leia mais

Lição 5 A identidade do Espírito Santo

Lição 5 A identidade do Espírito Santo CREMOS ( ) 4. No Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade, consubstancial com o Pai e o Filho, Senhor e Vivificador; que convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo; que regenera

Leia mais

Lição 12 As autoridades e a posição do crente Texto Bíblico: Romanos

Lição 12 As autoridades e a posição do crente Texto Bíblico: Romanos Lição 12 As autoridades e a posição do crente Texto Bíblico: Romanos 13.1-7 A sociedade organizada pressupõe uma liderança que possa conduzi-los. Nos tempos mais remotos da civilização, os povos já possuíam

Leia mais

O OBREIRO E O RELACIONAMENTO FAMILIAR Ef 5:22-23 Ef 6:1-4 I Pe 3:1-7 I Cor 7:3-5 I Cor 7:33-34

O OBREIRO E O RELACIONAMENTO FAMILIAR Ef 5:22-23 Ef 6:1-4 I Pe 3:1-7 I Cor 7:3-5 I Cor 7:33-34 O OBREIRO E O RELACIONAMENTO FAMILIAR Ef 5:22-23 Ef 6:1-4 I Pe 3:1-7 I Cor 7:3-5 I Cor 7:33-34 INTRODUÇÃO: De conformidade com a palavra de Deus, o obreiro deve ter um bom, correto e eficaz relacionamento

Leia mais

ESTUDO 01: A VOLTA DE JESUS

ESTUDO 01: A VOLTA DE JESUS ESTUDO 01: A VOLTA DE JESUS QUEBRA-GELO: Qual é a sua expectativa em relação a volta de Jesus? Você vive essa expectativa ou seus dias são como se Ele não fosse voltar? TEXTO: João 14:1-3 Jesus prometeu

Leia mais

LIÇÃO 4 - A MORDOMIA DA FAMÍLIA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 4 - A MORDOMIA DA FAMÍLIA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 4 - A MORDOMIA DA FAMÍLIA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A FAMÍLIA PROJETO DE DEUS A Criação do homem e da mulher foi a mais importante criação do Senhor, sendo estes, feitos a imagem

Leia mais

A RESPONSABILIDADE DE CADA MEMBRO DA FAMÍLIA

A RESPONSABILIDADE DE CADA MEMBRO DA FAMÍLIA Sermão 6 - Setembro/2017 Família A RESPONSABILIDADE DE CADA MEMBRO DA FAMÍLIA Orientação aos pregadores, quanto ao objetivo do sermão: Esclarecer biblicamente a responsabilidade de cada membro da família,

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus Paulo Adolfo A Revelação e a Missão de Deus (Missio Dei) Objetivos da matéria: 1. Apresentar as bases bíblicas para o projeto

Leia mais

Os Outros Seis Dias. Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Os Outros Seis Dias. Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Os Outros Seis Dias Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Recapitulando Nas aulas passadas vimos que muitas vezes a fé tem horário e local específico, na Igreja, no domingo, e no horário

Leia mais

A epístola de Tiago. Tiago, o Justo, possivelmente um dos irmãos de Jesus (Mt 13:55; Mc 6:3), é o autor dessa epístola.

A epístola de Tiago. Tiago, o Justo, possivelmente um dos irmãos de Jesus (Mt 13:55; Mc 6:3), é o autor dessa epístola. A epístola de Tiago A obra exigida na epístola de Tiago de quem diz que tem fé (crença) é a obra que a perseverança termina (Tg 1:4), ou seja, é permanecer crendo na lei perfeita, a lei da liberdade (Tg

Leia mais

Aula 08. Educando Filhos. Da Infância à Pré-Escola Objetivos. Educação de Filhos

Aula 08. Educando Filhos. Da Infância à Pré-Escola Objetivos. Educação de Filhos Aula 08 Educando Filhos Da Infância à Pré-Escola Objetivos Perguntas difíceis Mãe, o que é Virgem? Mãe, E o que é Extra Virgem? Agenda Mudanças Mudança Física Mudança Social Mudança Intelectual Mudança

Leia mais

Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da

Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas

Leia mais

Quer estudar teologia com qualidade?

Quer estudar teologia com qualidade? www.teologiafabi.com.br Quer estudar teologia com qualidade? 1 - O SIGNIFICADO DE TEOLOGIA E DE DOUTRINA 2 - DEFINIÇÃO DE DEUS 3 - A EXISTÊNCIA DE DEUS 4 - A NATUREZA DE DEUS 5 - A UNIDADE E TRINDADE DE

Leia mais

A VONTADE DE DEUS PARA O NOSSO TRABALHO

A VONTADE DE DEUS PARA O NOSSO TRABALHO A VONTADE DE DEUS PARA O NOSSO TRABALHO A esolha do nosso trabalho é feita na área da "liberdade", uma decisão feita com sabedoria. A decisão de um crente sobre a sua vocação é regulada e afetada pela

Leia mais

O DESAFIO DE CONSTRUIR COMUNIDADE NA CULTURA DOS

O DESAFIO DE CONSTRUIR COMUNIDADE NA CULTURA DOS O DESAFIO DE CONSTRUIR COMUNIDADE NA CULTURA DOS CONSTRUINDO COMUNIDADE NO CONTEXTO DO CASAMENTO CONSTRUINDO COMUNIDADE no contexto do casamento Sujeitem-se uns aos outros... Efésios 5:21 CONSTRUINDO COMUNIDADE

Leia mais

Romanos, Paulo diz qual a motivação que o levou a escrever a epístola à igreja em Roma. visando evangelizar o ocidente do Império Romano.

Romanos, Paulo diz qual a motivação que o levou a escrever a epístola à igreja em Roma. visando evangelizar o ocidente do Império Romano. O No capítulo 15 da carta aos Romanos, Paulo diz qual a motivação que o levou a escrever a epístola à igreja em Roma. O Paulo escreve a carta aos Romanos visando evangelizar o ocidente do Império Romano.

Leia mais

Lição 9 Fidelidade no cumprimento da função dos filhos Texto Bíblico: Efésios 6.1

Lição 9 Fidelidade no cumprimento da função dos filhos Texto Bíblico: Efésios 6.1 Lição 9 Fidelidade no cumprimento da função dos filhos Texto Bíblico: Efésios 6.1 Ser filho é muito bom, mas tem seus enormes desafios também. Muitas vezes os pais, no ensejo de proteger e educar, terminam

Leia mais

Regozijai-vos, sempre, no Senhor; outra vez digo: regozijai-vos (Fp 4.4). Slide 2

Regozijai-vos, sempre, no Senhor; outra vez digo: regozijai-vos (Fp 4.4).  Slide 2 Regozijai-vos, sempre, no Senhor; outra vez digo: regozijai-vos (Fp 4.4). www.portalebd.org.br Slide 2 A alegria, fruto do Espírito, não depende de circunstâncias. www.portalebd.org.br Slide 3 20 Na verdade,

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 3. No Senhor Jesus Cristo, o Filho Unigênito de Deus, plenamente Deus, plenamente Homem, na concepção e no Seu nascimento virginal, em Sua morte vicária e expiatória, em Sua ressurreição corporal dentre

Leia mais

PORNOGRAFIA E PROMISCUIDADE

PORNOGRAFIA E PROMISCUIDADE PORNOGRAFIA E PROMISCUIDADE Denunciar a promiscuidade, uma obra maligna que deturpa algo tão precioso para o ser humano como a intimidade do casal e seu relacionamento sexual. Textos base: Efésios 2: 1-10

Leia mais

INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE

INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - 2º Trimestre de 2017 - Trimestre temático - quase que uma aplicação prática daquilo que estudamos no trimestre passado, quando falamos a respeito das obras da carne e do fruto

Leia mais

O Temor do Senhor e a loucura dos ímpios

O Temor do Senhor e a loucura dos ímpios O Temor do Senhor e a loucura dos ímpios O termo louco nas Escrituras é utilizado para fazer referência ao povo de Israel que não acatavam o conhecimento de Deus. Quando Jesus nomeou os escribas e fariseus

Leia mais

Guia orientador de meditação bíblica diária Epístola aos Romanos (2)

Guia orientador de meditação bíblica diária Epístola aos Romanos (2) Pág. 1 Pessoal, ainda lembram o meu nome? Sou o Rômulo, membro da igreja em Roma e estou contando sobre uma carta que recebemos de um Sr. Paulo. Já mencionei que a recepção desta carta gerou o maior alvoroço

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

Entrado em Combate. 1o Round Pela Aliança Conjugal. 2o Round Pela Formação dos Filhos

Entrado em Combate. 1o Round Pela Aliança Conjugal. 2o Round Pela Formação dos Filhos Entrado em Combate 1o Round Pela Aliança Conjugal 2o Round Pela Formação dos Filhos Entrado em Combate 3o. Round:! Pela Honra aos Pais! Uma ordem, Um desafio e... Uma promessa! Filhos, façam o que seus

Leia mais

Lição 4 Diálogo entre pais e filhos. Em Marcha, IGREJA METODISTA ASA NORTE 406

Lição 4 Diálogo entre pais e filhos. Em Marcha, IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Lição 4 Diálogo entre pais e filhos Em Marcha, 2015.2 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Roteiro 1- Introdução 2- Fundamento Bíblico 3- Conclusão 1. Introdução Voce entende o papel da comunicação no desenvolvimento

Leia mais

"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela" (Salmo 127:1).

Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela (Salmo 127:1). "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela" (Salmo 127:1). Deus nos criou e designou o casamento e a família como a

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Segunda-feira da 8ª Semana do Tempo Comum Ó Deus,

Leia mais

PARA A VIDA EM FAMÍLIA E DIA DOS PAIS

PARA A VIDA EM FAMÍLIA E DIA DOS PAIS Roteiros para as missas do Mês Vocacional Agosto de 2013 2ª semana: VOCAÇÃO PARA A VIDA EM FAMÍLIA E DIA DOS PAIS Arquidiocese de Florianópolis(SC) AGOSTO: MÊS VOCACIONAL Ide e fazei discípulos entre todas

Leia mais

ROMANOS Capítulos 9-16

ROMANOS Capítulos 9-16 ROMANOS Capítulos 9-16 Vlademir Hernandes AULA 5 29/10/2017 Recapitulação Cap. 9 a 11 - Israel e os Gentios Destruição dos 3 pilares do judaísmo: Segurança na raça Segurança na justiça própria Exclusão

Leia mais

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS)

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS) BEM VINDOS Muitos líderes desejam iniciar seu ministério e assim cumprir o chamado que Deus lhe fez. O primeiro passo para alcançar este propósito é o crescimento através de uma célula. Confira a seguir

Leia mais

Você conhece a sua Bíblia?

Você conhece a sua Bíblia? Você conhece a sua Bíblia? Atividade da última aula Vamos praticar?? Leia 2Re 5.1-27 e responda... a) Quem são os personagens da narrativa? b) É possível caracterizá-los a partir da narrativa? Se você

Leia mais

Igreja Cristã da Família Anália Franco. Pb Roberto Carlos Oliveti Culto dominical 09/12/2018

Igreja Cristã da Família Anália Franco. Pb Roberto Carlos Oliveti Culto dominical 09/12/2018 Igreja Cristã da Família Anália Franco Pb Roberto Carlos Oliveti Culto dominical 09/12/2018 CADA LAR UMA IGREJA DEUT 6: 1-9 II TIMÓTEO 3: 14-17 Pb Roberto Carlos Oliveti Igreja Cristã da Família Anália

Leia mais

O Arrependimento. E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão ( Mt 3:9 )

O Arrependimento. E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão ( Mt 3:9 ) O Arrependimento O arrependimento bíblico não se constitui em uma mudança de atitude promovida pela consciência humana. Uma vida integra diante dos homens diz de outro aspecto da vida cristã, e não do

Leia mais

LIÇÃO 01. LEITURAS DA SEMANA: Gn 1:26, 27, 3:16-19; 11:1-9; 1Jo 4:7, 8,16; Gl 3:29; Dt 7:6-11. design Neemias Lima

LIÇÃO 01. LEITURAS DA SEMANA: Gn 1:26, 27, 3:16-19; 11:1-9; 1Jo 4:7, 8,16; Gl 3:29; Dt 7:6-11. design Neemias Lima "Criação e queda 01 VERSO PARA MEMORIZAR: "Então, [Deus] conduziu [Abraão] até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade. Ele creu

Leia mais

Todos nós gostamos de sonhar com um

Todos nós gostamos de sonhar com um Um belo casamento Todos nós gostamos de sonhar com um casamento belo e feliz. Mas para muitas pessoas, a realidade acaba com este sonho. Seu casamento se transforma num mundo de semblantes tristes e palavras

Leia mais

A fé que uma vez nos foi dada

A fé que uma vez nos foi dada A fé que uma vez nos foi dada Em crer em Cristo não há mérito, pois não há vanglória em obedecer, ou jactância em se fazer servo. Crer em Cristo é o mandamento de Deus, e o amor de Deus é que obedeçamos

Leia mais

A religião: Raiz de discriminação

A religião: Raiz de discriminação Bíblia Quinta Parte A religião: Raiz de discriminação Para o judeu era importante pertencer a uma família autenticamente judia: isto é, ser descendente de Abraão, considerado Pai de todos Os judeus. Eles

Leia mais