Imagem 01 Nasce uma equipe Operária. (1912).

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Imagem 01 Nasce uma equipe Operária. (1912)."

Transcrição

1 "10 imagens de uma história de paixão - Operário Ferroviário Esporte CLube". Olá, realmente foi um prazer selecionar as imagens em tela. Os parágrafos ficaram um pouco longos, mas a emoção de tentar falar o máximo do meu TCC não deixou sintetizar. Hehe. Maas qualquer coisa dou uma revista. A musica seria legal também. Escolhi a da banda STREIDES, TREM FANTASMA, esta em anexo. Certo? Abraços! Imagem 01 Nasce uma equipe Operária. (1912). Fundado por trabalhadores ferroviários da então Rede Viação Paraná Santa Catarina, o Operário Sport Club (como era chamado na época) nasceu quebrando paradigmas: Era um dos poucos clubes brasileiros da época que fazia questão de contar com jogadores humildes e de pele negra em seus plantéis. Além disso, vale lembrar que as cores escolhidas para representar a nova equipe (o preto e o branco) era uma referência tanto aos negros quanto aos brancos, mostrando que a equipe era desprovida de preconceitos e seria uma bandeira dos operários e das classes trabalhadoras em geral. Em 1912 nascia uma história de amor e paixão. Ponta Grossa jamais seria a mesma depois deste ano.

2 Imagem 02: O fantasma da vila. Não demorou muito e o Operário despontou como o grande campeão local de Ponta Grossa. Mas sua fama não ficou reservada apenas à princesa dos campos gerais, pois se tornou uma das mais fortes esquadras futebolísticas do estado do Paraná. Durante o inicio da década de 1920 os clubes da capital Curitiba vinham certos que venceriam o Operário em Ponta Grossa, mas eram crucialmente derrotados pelo time de vila oficinas (bairro ferroviário que hospeda o Operário há 99 anos). Assim, a imprensa de Curitiba alegava, devido às boas exibições do Operário, que aquilo só poderia ser obras de fantasmas. Durante a década de 50 e 60 se confirmou a fama de fantasma, que acabou virando a mascote da equipe, que aterroriza e mete medo nos grandes clubes da capital paranaense, maldição que dura até os dias de hoje...

3 Imagem 03: Operário quebra a flecha bugrina no clássico OPE GUÁ. O clássico Ope Guá, que foi disputado entre Operário e Guarani desde a fundação de ambas as equipes durante a década de 1910 até o final da década de 1960, é um dos eventos culturais mais marcantes da história de Ponta Grossa. Essas duas equipes teatralizavam uma verdadeira luta de classes em Ponta Grossa: o Guarani representando a elite social e os comerciantes em geral; e o Operário representando o povo trabalhador em geral e as pessoas mais simples. Nos dias de jogos entre as duas equipes, a cidade de Ponta Grossa parava e vivia em função do encontro entre estas duas agremiações. O fim do clássico Ope Guá deixou um grande vazio cultural, causando uma perda inestimável ao ambiente cultural pontagrossense.

4 Imagem 04: Operário Ferroviário: Sofrimento e glória de mãos dadas... A história do Operário Ferroviário foi marcada por altos e baixos, sofrimentos e glórias. Porém, este símbolo resistiu aos vários obstáculos dando jus a fama de fantasma. Nesta foto, a equipe do Operário pousa para foto junto a Taça de Vila Velha (importante ponto turístico da cidade de Ponta Grossa). Após a participação nos campeonatos nacionais, o Operário acabou por virar manchete em vários meios de comunicação de destaque, neste caso, a revista esportiva Placar. O cidadão pontagrossense sentiu se muito orgulhado por ver sua cidade sendo representada pelo Operário a nível nacional.

5 Imagem 05: O carro alegórico trem fantasma Além de toda essa importância cultural já destacada, o Operário Ferroviário se destaca por ser uma herança de outro patrimônio cultural nacional: as ferrovias. São vários os traços e marcas da memória ferroviária que o clube de vila oficinas carrega: o próprio nome (Operário FERROVIÁRIO), sua localização (ao lado da antiga Rede Ferroviária e no bairro de oficinas, fundado por ferroviários), o nome de uma de suas torcidas (trem fantasma), diversas menções aos trens em músicas, montagens, etc. Na foto observamos o carro alegórico trem fantasma. Pertencente a um torcedor do Operário Ferroviário da década de 1960, representava uma Maria Fumaça que apitava e soltava fumaça. O trem fantasma acostumava desfilar antes das partidas a fim de chamar e motivar os torcedores a ir ao estádio e após as vitórias e conquistas alvinegras. Assim, o Operário ajuda a preservar a memória ferroviária e dos ferroviários e seus descendentes.

6 Imagem 06: Germano Krüger: Espaço de representação. O estádio Germano Krüger em dias de jogos do Operário se configura como um espaço de representação. Dele emergem diversas manifestações culturais peculiares, misturando uma diversidade social e cultural entre as pessoas que o freqüentam, libertando estas da cotidianidade e possibilitando a estas experiências plenas. A própria platéia torna se o espetáculo, e o estádio torna se um caldeirão de riqueza cultural, sendo apenas lá que insurgem certas manifestações e performances culturais ou folclóricas características.

7 Imagem 07: Michael Jackson Operariano Membro da torcida Operariana se fantasia e diverte a todos nas gerais do Germano Krüger. Neste ano (2009), com a morte do astro Pop Michael Jackson, a torcida operariana mostrou sua criatividade e produziu até uma canção que divertia na geralzona do Germano Krüger: Nasceu preto! Morreu Branco! Agora é fantasma! Michael Jackson Operariano! (a música fazia menção às cores alvinegra da equipe e a mascote fantasma, relacionando os com a morte do rei do pop...). Estes exemplos, de músicas criativas e torcedores folclóricos, mostram que além de ser um patrimônio cultural por sua história e simbologia, o Operário possui intrínseco a si, inúmeras manifestações culturais peculiares.

8 Imagem 08: Torcida invade o campo para comemorar o acesso do fantasma a elite paranaense É preciso o caos para gerar uma estrela. Esse aforismo do filósofo Nietzsche metaforiza o grande sofrimento que o torcedor operariano passou, até transbordar de alegria durante o acesso em Após se afastar temporariamente das atividades profissionais em 1994, o Operário retornou a segunda divisão paranaense em 2004, onde por seis anos tentou o acesso. Quando este veio, nada pode segurar o torcedor operariano. O sofrimento engasgado explodiu e a torcida invadiu o gramado e desfilou nas principais ruas da cidade. Ponta Grossa se unia em torno de um de seus símbolos culturais mais fortes: o Operário Ferroviário.

9 Imagem 09: Comemoração do acesso na Avenida Vicente Machado debaixo de muita chuva. A comemoração do acesso rumou noite adentro, tomando as principais avenidas da cidade de Ponta Grossa. Por horas, o torcedor debaixo da chuva, pulou, gritou e festejou o tão sonhado acesso a divisão principal paranaense. Ponta Grossa se unia para festejar pelo fantasma. A união que o Operário causou a toda cidade de Ponta Grossa foi algo incomparável. O Operário virava uma das principais marcas da identidade do ser pontagrossense. Atualmente a equipe vem se firmando no cenário estadual, conseguindo inclusive acesso a competições nacionais, como a Série D do Brasileirão e a Copa do Brasil.

10 Imagem 10: Torcedor atravessa o gramado do Germano Kr:üger de joelhos É impossível explicar o que um clube de futebol pode representar para alguns torcedores e para uma cidade. Só é possível compreender... O futebol faz emergir todo um simbolismo por trás dele, sendo fundamental para a vida social. Assim, este esporte é um dos elementos centrais da cultura brasileira, e merece ser preservado e valorizado para que todos os cidadãos possam ter acesso a este bem cultural. O Operário, ao longo de um século, acumulou diversos simbolismos e traços culturais peculiares. Foram diversas as modificações sociais, espaciais e culturais que o Operário contribuiu no cotidiano da sociedade de Ponta Grossa, constituindose num importante elemento no processo de criação e manutenção da identidade local. Desta forma, o Operário Ferroviário Esporte Clube é um patrimônio cultural em vários sentidos.

EXPERIÊNCIA TRICOLOR

EXPERIÊNCIA TRICOLOR EXPERIÊNCIA TRICOLOR LLeão Experience eão Experience O Fortaleza Esporte Clube como patrimônio esportivo-cultural cearense o maior eão Experience LLeão Experience campeão do estado No dia 18 de outubro

Leia mais

OPERÁRIO FERROVIÁRIO ESPORTE CLUBE: PATRIMÔNIO CULTURAL DE PONTA GROSSA OPERÁRIO FERROVIÁRIO ESPORTE CLUBE: CULTURAL HERITAGE OF PONTA GROSSA

OPERÁRIO FERROVIÁRIO ESPORTE CLUBE: PATRIMÔNIO CULTURAL DE PONTA GROSSA OPERÁRIO FERROVIÁRIO ESPORTE CLUBE: CULTURAL HERITAGE OF PONTA GROSSA OPERÁRIO FERROVIÁRIO ESPORTE CLUBE: PATRIMÔNIO CULTURAL DE PONTA GROSSA OPERÁRIO FERROVIÁRIO ESPORTE CLUBE: CULTURAL HERITAGE OF PONTA GROSSA Edvanderson Ramalho dos Santos 1 Leonel Brizolla Monastirsky

Leia mais

Rubro-negros, alvinegros e tricolores

Rubro-negros, alvinegros e tricolores Rubro-negros, alvinegros e tricolores (miolo em preto e branco) Edmilson Pereira. Primeira edição Porto Alegre, novembro de 2017. Nota do autor Um grande time começa por um grande goleiro ou que tal assim:

Leia mais

ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA DE CRUZEIRO

ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA DE CRUZEIRO ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA DE CRUZEIRO A Associação Esportiva de Cruzeiro, mais conhecida por A.E.C, foi fundada em 2008 com o objetivo de formar não só atletas mas também cidadãos. Nossa associação busca por

Leia mais

O Canal Azul é a produtora oficial de Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo para seus filmes-documentários. Além dos lançamentos abaixo,

O Canal Azul é a produtora oficial de Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo para seus filmes-documentários. Além dos lançamentos abaixo, O Canal Azul é a produtora oficial de Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo para seus filmes-documentários. Além dos lançamentos abaixo, produziu em 2014 a série de TV 100 Anos de Seleção Brasileira.

Leia mais

A CONQUISTA DA AMÉRICA O ano de 2015 foi de reestruturação para a Ferroviária/Fundesport.

A CONQUISTA DA AMÉRICA O ano de 2015 foi de reestruturação para a Ferroviária/Fundesport. 1 TÍTULOS Tetê Viviani A CONQUISTA DA AMÉRICA O ano de 2015 foi de reestruturação para a Ferroviária/Fundesport. Logo no início da temporada, o time perdeu parte do vitorioso elenco de 2014: 10 atletas

Leia mais

PLURI Especial Taxa de Ocupação dos Estádios Brasileiros é de 21,8%

PLURI Especial Taxa de Ocupação dos Estádios Brasileiros é de 21,8% PLURI Especial Taxa de Ocupação dos Estádios Brasileiros é de 21,8% Fernando Ferreira Economista, Especialista em Gestão e Marketing do Esporte e Pesquisa de Mercado, Diretor da Pluri Consultoria e da

Leia mais

VISÃO PLURI Elitização dos Estádios, um tiro no pé.

VISÃO PLURI Elitização dos Estádios, um tiro no pé. VISÃO PLURI Elitização dos Estádios, um tiro no pé. PLURI Consultoria Pesquisa, Valuation, Gestão e marketing Esportivo. Twitter: @pluriconsult www.facebook/pluriconsultoria Fernando Ferreira Economista,

Leia mais

A influência dos italianos no futebol do Brasil: Cruzeiro Esporte Clube

A influência dos italianos no futebol do Brasil: Cruzeiro Esporte Clube Escola Oswaldo Samuel Massei Trabalho: A influência dos italianos no futebol do Brasil: Cruzeiro Esporte Clube História FUNDAÇÃO Cruzeiro Esporte Clube foi fundado em 2 de janeiro de 1921 por desportistas

Leia mais

Histórico de Confrontos. Rio Ave Futebol Clube. Sport Lisboa e Benfica

Histórico de Confrontos. Rio Ave Futebol Clube. Sport Lisboa e Benfica Verde Paixão #16 Histórico de Confrontos Rio Ave Futebol Sport Lisboa e Benfica Rio Ave FC 2x1 SL Benfica - 21-03-2015 Rio Ave FC 1x3 SL Benfica - 01-12-2013 Rio Ave FC 0x1 SL Benfica - 11-11-2012 Rio

Leia mais

GOLS FABU- LOSOS

GOLS FABU- LOSOS GOLS FABU- LOSOS LU-IS FA-BI-A-NO! NÃO HÁ SÃO-PAULINO QUE NUNCA TENHA GRITADO ESSE NOME, SEJA NO MORUMBI, SEJA EM FRENTE À TV. GOLEADOR, LUÍS FABIANO É A DEFINIÇÃO EXATA DA PALAVRA. NAS PRIMEIRAS PASSAGENS

Leia mais

Parte Teórica: Ministração de palestras por profissionais do esporte, na área de esporte, saúde, disciplina e convivência em grupo.

Parte Teórica: Ministração de palestras por profissionais do esporte, na área de esporte, saúde, disciplina e convivência em grupo. O Projeto A prática de qualquer atividade física, sendo bem orientada por profissionais capacitados, já deixou comprovado que melhora a saúde, ajuda no desenvolvimento escolar e aumenta a capacidade de

Leia mais

Levir brinca com nome de livro: "fomos burro com sorte"

Levir brinca com nome de livro: fomos burro com sorte Terra - SP 03/08/2014-21:51 Levir brinca com nome de livro: "fomos burro com sorte" Marcellus Madureira A situação de jogo neste domingo, no Independência, contra o xará paranaense, não favoreceu o Atlético-MG:

Leia mais

IPEG Índice PLURI de Eficiência na Gestão do Futebol em 2013

IPEG Índice PLURI de Eficiência na Gestão do Futebol em 2013 PLURI Especial IPEG Índice PLURI de Eficiência na Gestão do Futebol em 2013 Economista, Especialista em Gestão e Marketing do Esporte e Pesquisa de Mercado, Diretor da Pluri Consultoria, da BrSM e Sportfood

Leia mais

Rua Frederico Wagner, Olarias Ponta Grossa/PR Telefone (42)

Rua Frederico Wagner, Olarias Ponta Grossa/PR Telefone (42) Apresentação A locomotiva 250 foi construída em Ponta Grossa e entrou em atividade em 1940, tendo linhas regulares de passageiros e cargas. Utilizada na construção da Estrada de Ferro Central do Paraná,

Leia mais

Questão de Ordem: Futebol Fora de Campo 1

Questão de Ordem: Futebol Fora de Campo 1 Questão de Ordem: Futebol Fora de Campo 1 Isa Paula Rodrigues MORAIS 2 Marta Thais Leite dos SANTOS 3 Thiago SOARES 4 Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB RESUMO O futebol é o esporte mais

Leia mais

13/10/1977. Uma multidão invadiu o gramado do estádio do Morumbi. Fazia apenas alguns segundos

13/10/1977. Uma multidão invadiu o gramado do estádio do Morumbi. Fazia apenas alguns segundos 13/10/1977 Uma multidão invadiu o gramado do estádio do Morumbi. Fazia apenas alguns segundos que o Corinthians tinha sido campeão paulista, após vinte e dois anos e alguns meses de jejum. Histeria coletiva,

Leia mais

COPA SANTA CATARINA DE 2013 REGULAMENTO ESPECÍFICO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO E DA PARTICIPAÇÃO

COPA SANTA CATARINA DE 2013 REGULAMENTO ESPECÍFICO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO E DA PARTICIPAÇÃO COPA SANTA CATARINA DE 2013 REGULAMENTO ESPECÍFICO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO E DA PARTICIPAÇÃO Art. 1º A COPA SANTA CATARINA de 2013, é um Torneio de Futebol Profissional, a ser disputado, facultativamente,

Leia mais

O SAMPAIO CORRÊA É O TIME DO MOMENTO A CAMISA DE CLUBE MAIS USADA NO MARANHÃO É A DO SAMPAIO A MARCA MAIS FORTE DO ESTADO

O SAMPAIO CORRÊA É O TIME DO MOMENTO A CAMISA DE CLUBE MAIS USADA NO MARANHÃO É A DO SAMPAIO A MARCA MAIS FORTE DO ESTADO 2 O SAMPAIO CORRÊA É O TIME DO MOMENTO Com sede em São Luís, capital do Maranhão, o Sampaio Corrêa é um dos clubes de futebol mais populares do Norte/Nordeste. E que se fortaleceu muito nos últimos anos

Leia mais

Questionário. Concurso Musa do Brasileirão Nome completo: Apelido: Cidade onde nasceu: Estado onde nasceu: Cidade onde mora atualmente:

Questionário. Concurso Musa do Brasileirão Nome completo: Apelido: Cidade onde nasceu: Estado onde nasceu: Cidade onde mora atualmente: Questionário Concurso Musa do Brasileirão 2010 Nome completo: Time do coração: Apelido: Idade: anos Signo: Cidade onde nasceu: Estado onde nasceu: Cidade onde mora atualmente: Estado onde mora atualmente:

Leia mais

GT1: LAZER, ESPORTE E SOCIEDADE CENTRO DE EXCELÊNCIA EM DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA DO ESPORTE: MEMORIAL DO ESPORTE DOS CAMPOS GERAIS DO PARANÁ - UEPG

GT1: LAZER, ESPORTE E SOCIEDADE CENTRO DE EXCELÊNCIA EM DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA DO ESPORTE: MEMORIAL DO ESPORTE DOS CAMPOS GERAIS DO PARANÁ - UEPG GT1: LAZER, ESPORTE E SOCIEDADE CENTRO DE EXCELÊNCIA EM DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA DO ESPORTE: MEMORIAL DO ESPORTE DOS CAMPOS GERAIS DO PARANÁ - UEPG Cláudio Jorge Guimarães (UEPG); cjguima@hotmail.com Carlos

Leia mais

COMPOSITOR CÍCERO BAHIA

COMPOSITOR CÍCERO BAHIA SELEÇÃO BRASILEIRA O VERDE AMARELO DE QUATORZE PRA CÁ MOSTROU AO MUNDO INTEIRO QUE VEIO PRA GANHAR. EM CINQUENTA E OITO O TIME CAMPEÃO TROUXE O TROFÉU PRA NOSSA SELEÇÃO. MAIS UM BRASIL E NO MUNDO INTEIRO

Leia mais

Eletricitário. É campeão! campeões invictos da Copa Faísca, vice -campeão! Boletim do

Eletricitário. É campeão! campeões invictos da Copa Faísca, vice -campeão! Boletim do Filiado à: Boletim do Eletricitário Sindicato dos Eletricitários de São Paulo Unidos da Vila Prudente campeões invictos da 4ª Copa Faísca! O time Unidos da Vila Prudente conquistou o título da 4ª Copa

Leia mais

Portal Society no Campeonato Brasileiro de Base 2013 CATEGORIA SUB 13

Portal Society no Campeonato Brasileiro de Base 2013 CATEGORIA SUB 13 Portal Society no Campeonato Brasileiro de Base 2013 CATEGORIA SUB 13 O campeonato Brasileiro de Futebol de Society, chegou este ano a sua 5 edição e trouxe pela 1 vez um representante do Nordeste A desconhecida,

Leia mais

Celebrando São Paulo

Celebrando São Paulo Celebrando São Paulo Na costa sudeste do Brasil, fronteira com o Oceano Atlântico e a oeste do Rio de Janeiro, encontramos a bela cidade de São Paulo um centro de diversidade, história e ícones arquitetônicos.

Leia mais

Copas do Mundo: Leitura e Interpretação de Texto com Atividades

Copas do Mundo: Leitura e Interpretação de Texto com Atividades Copas do Mundo: Leitura e Interpretação de Texto com Atividades Copas do Mundo De quatro em quatro anos, seleções de futebol de diversos países do mundo se reúnem para disputar a Copa do Mundo de Futebol.

Leia mais

Teorias de Avaliação - CE095 Elaboração de itens

Teorias de Avaliação - CE095 Elaboração de itens Teorias de Avaliação - CE095 Elaboração de itens Adilson dos Anjos 1 1 Departamento de Estatística Universidade Federal do Paraná aanjos@ufpr.br Curitiba, PR 30 de abril de 2013 Elaboração de itens Material

Leia mais

PROPOSTA DE PATROCÍNIO

PROPOSTA DE PATROCÍNIO PROPOSTA DE PATROCÍNIO PONTA GROSSA MARÇO/2011 1. O site OPERARIO.com 1.1 História da página O OPERARIO.COM Torcida do Fantasma na Net, foi até 2008 a única fonte de informação direta do torcedor do Operário

Leia mais

EDIÇÃO ATUALIZADA PALMEIRENSE. Mauro Beting. Ilustrações: Mauro Souza ACORDO ORTOGRÁFICO

EDIÇÃO ATUALIZADA PALMEIRENSE. Mauro Beting. Ilustrações: Mauro Souza ACORDO ORTOGRÁFICO Este livro segue as normas do novo EDIÇÃO ATUALIZADA O dia em que me tornei... PALMEIRENSE Mauro Beting Ilustrações: Mauro Souza ACORDO ORTOGRÁFICO Panda Books Diretor editorial Marcelo Duarte Diretora

Leia mais

Pernambuco Futebol de Primeira

Pernambuco Futebol de Primeira Pernambuco Futebol de Primeira Programa que coloca o Estado dentro de uma posição de destaque no País, utilizando modernos padrões de gestão para modernizar os processos burocráticos, incentivar e atrair

Leia mais

Novo campeonato envolve os principais veículos da imprensa esportiva de São Paulo, distribuídos em 31 times masculinos e 3 femininos

Novo campeonato envolve os principais veículos da imprensa esportiva de São Paulo, distribuídos em 31 times masculinos e 3 femininos Santander e Aceesp anunciam parceria e campeonato passa a se chamar Santander Liga Imprensa Aceesp, com mais de 700 profissionais de imprensa inscritos Novo campeonato envolve os principais veículos da

Leia mais

Texto e direção LUCIANA EZARANI

Texto e direção LUCIANA EZARANI Texto e direção LUCIANA EZARANI Com: Angel Beatriz Roberta Bahia/Luciana Giacomazze ELENCO Angel Beatriz Roberta Bahia/Luciana Giacomazze SONOPLASTIA Alexandre Longo TEXTO E DIREÇÃO FIGURINOS E CARACTERIZAÇÃO

Leia mais

Alternar entre páginas

Alternar entre páginas Olimpíada BRASIL 2016 Simone Mayrink RA11421017 Alternar entre páginas 0/8 Página Anterior Próxima página O Futebol Sua história começa na Inglaterra em meio a revolução industrial onde a os operários

Leia mais

CAMPEONATO REGIONAL DA LARM DE FUTEBOL NÃO PROFISSIONAL DA 2ª DIVISÃO DE 2013 REGULAMENTO ESPECÍFICO CAPÍTULO I

CAMPEONATO REGIONAL DA LARM DE FUTEBOL NÃO PROFISSIONAL DA 2ª DIVISÃO DE 2013 REGULAMENTO ESPECÍFICO CAPÍTULO I LIGA ATLÉTICA DA REGIÃO MINEIRA - LARM DEPARTAMENTO TÉCNICO CAMPEONATO REGIONAL DA LARM DE FUTEBOL NÃO PROFISSIONAL DA 2ª DIVISÃO DE 2013 REGULAMENTO ESPECÍFICO Disposições Preliminares: CAPÍTULO I Art.

Leia mais

ESPACIALIDADE DOS TORCEDORES DE FUTEBOL NA CIDADE DE PONTA GROSSA

ESPACIALIDADE DOS TORCEDORES DE FUTEBOL NA CIDADE DE PONTA GROSSA ESPACIALIDADE DOS TORCEDORES DE FUTEBOL NA CIDADE DE PONTA GROSSA Anderson Carlos das Neves Fernando Michelis Sidney Cacure Tavares Taffarel Storerr Giovanetti Resumo: Neste artigo procura-se fazer uma

Leia mais

Levir brinca com nome de livro: "fomos burro com sorte"

Levir brinca com nome de livro: fomos burro com sorte Terra - SP 03/08/2014-21:51 Levir brinca com nome de livro: "fomos burro com sorte" Marcellus Madureira A situação de jogo neste domingo, no Independência, contra o xará paranaense, não favoreceu o Atlético-MG:

Leia mais

AS FINAIS GERAIS DE BAIXO GUANDU. Os jogos aconteceram em 5 estádios

AS FINAIS GERAIS DE BAIXO GUANDU. Os jogos aconteceram em 5 estádios INTERIOR MANDOU! AS FINAIS Pela primeira vez na história Da Copa A Gazetinha, a Grande Vitória ficou de fora de uma decisão do primeiro lugar. Desta vez foram as equipes interioranas que tiveram o privilégio

Leia mais

DEPARTAMENTO COMERCIAL CRICIÚMA ESPORTE CLUBE

DEPARTAMENTO COMERCIAL CRICIÚMA ESPORTE CLUBE DEPARTAMENTO COMERCIAL CRICIÚMA ESPORTE CLUBE PLANO COMERCIAL TEMPORADA 2018 Capacidade atual 19.225 torcedores Maior público 6 de agosto de 1995, Criciúma 1 x 0 Chapecoense, pelo Campeonato Catarinense

Leia mais

Histórico de Confrontos. Rio Ave Futebol Clube. Marítimo Madeira

Histórico de Confrontos. Rio Ave Futebol Clube. Marítimo Madeira Verde Paixão #14 Histórico de Confrontos Rio Ave Futebol Marítimo Madeira Rio Ave FC 0x0 Marítimo - 11-01-2015 Rio Ave FC 1x1 Marítimo - 11-01-2014 Rio Ave FC 0x1 Marítimo - 18-08-2012 Rio Ave FC 1x3 Marítimo

Leia mais

OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS

OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS Nada vende mais que o esporte Capa Revista BusinessWeek, Outubro de 1987 PLATAFORMA DE COMUNICAÇÃO VISÃO SISTÊMICA DO NEGÓCIO FUTEBOL TÍTULOS 14 Títulos Estaduais (Campeão Catarinense

Leia mais

Histórico de Confrontos. Rio Ave Futebol Clube. Grupo Desportivo Estoril Praia

Histórico de Confrontos. Rio Ave Futebol Clube. Grupo Desportivo Estoril Praia Verde Paixão #13 Histórico de Confrontos Rio Ave Futebol Clube Grupo Desportivo Estoril Praia Rio Ave FC 3x0 Estoril - 13-01-2016 Rio Ave FC 2x1 Estoril - 01-02-2015 Rio Ave FC 0x2 Estoril - 24-11-2013

Leia mais

FEDERAÇÃO NORTE-RIOGRANDENSE DE FUTEBOL FILIADA À CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL Regulamento do Campeonato Estadual de Futebol Sub 19 de 2017

FEDERAÇÃO NORTE-RIOGRANDENSE DE FUTEBOL FILIADA À CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL Regulamento do Campeonato Estadual de Futebol Sub 19 de 2017 FEDERAÇÃO NORTE-RIOGRANDENSE DE FUTEBOL FILIADA À CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL Regulamento do Campeonato Estadual de Futebol Sub 19 de 2017 Da Denominação e Participação Art. 1 - O Campeonato Estadual

Leia mais

Assistir a todos os jogos do Campeonato Brasileiro série B com exclusividade, todas as partidas do seu time de coração na tela do seu PC.

Assistir a todos os jogos do Campeonato Brasileiro série B com exclusividade, todas as partidas do seu time de coração na tela do seu PC. [ WATCH HERE LINK Confira a tabela e resultado dos jogos do Campeonato Brasileiro Série B 2018 - Gazeta Esportiva Ouça ao vivo e grátis o jogo Atlético Goianiense x Avaí, Brasil - Série A, 14/06/2017

Leia mais

FEDERAÇÃO AMAZONENSE DE FUTEBOL

FEDERAÇÃO AMAZONENSE DE FUTEBOL CAMPEONATO AMAZONENSE DE FUTEBOL PROFISSIONAL PRIMEIRA DIVISÃO DE 2017 CLASSIFICAÇÃO PARA 2017 01 NACIONAL FAST CLUBE 02 PRINCESA DO SOLIMÕES E. CLUBE 03 NACIONAL FUTEBOL CLUBE 04 ATLÉTICO RIO NEGRO CLUBE

Leia mais

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS Renato Portaluppi, mais conhecido como Renato Gaúcho, nasceu no Município de Guaporé, no Rio Grande do Sul, em 9 de setembro de 1962. Foi brilhante jogador e atualmente treinador de

Leia mais

Escolinha Fla Franqueados

Escolinha Fla Franqueados Escolinha Fla Franqueados O Clube Campeão Mundial Interclubes; Campeão da Libertadores da América; Campeão da Copa Mercosul; Hexacampeão Brasileiro; Tricampeão da Copa do Brasil; Maior Campeão Carioca

Leia mais

CAMPEONATO RONDONIENSE HULK DE FUTEBOL FEMININO / 2018

CAMPEONATO RONDONIENSE HULK DE FUTEBOL FEMININO / 2018 CAMPEONATO RONDONIENSE HULK DE FUTEBOL FEMININO / 2018 REC - REGULAMENTO ESPECÍFICO DA COMPETIÇÃO CAPITULO I DA DENOMINAÇÃO E PARTICIPAÇÃO Art. 1º - O Regulamento Específico da Competição que normatiza

Leia mais

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO FUTEBOL

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO FUTEBOL SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO FUTEBOL MEDIDA INOMINADA Processo nº: 095/2017 TJD/MA Requerente: SAMPAIO CORREA Requerido: MOTO CLUB SÃO LUIS Trata-se de Medida Inominada com pedido liminar

Leia mais

Informativo. - Domingo, 1 de julho, 11h, Praça de Esportes: basquete adulto AC x Detroit Gym Team (BH), pela Liga Amadora de Basquete (LAB-MG).

Informativo. - Domingo, 1 de julho, 11h, Praça de Esportes: basquete adulto AC x Detroit Gym Team (BH), pela Liga Amadora de Basquete (LAB-MG). página A ATHLETIC NESTE FIM DE SEMANA: - Sábado, 30 de junho, 9h, Parque Aquático: Missa à beira da piscina em celebração do º aniversário do clube, seguida de delicioso café da manhã. - Sábado, 30 de

Leia mais

Futebol Brasileiro fecha 2013 com arrecadação total de R$ 475 milhões

Futebol Brasileiro fecha 2013 com arrecadação total de R$ 475 milhões Futebol Brasileiro fecha 2013 com arrecadação total de R$ 475 milhões PLURI Consultoria Pesquisa, Valuation, Gestão e marketing Esportivo. São Paulo - Brasil Twitter: @pluriconsult www.facebook/pluriconsultoria

Leia mais

SELETIVA RONDONIENSE DE FUTEBOL FEMININO 2016

SELETIVA RONDONIENSE DE FUTEBOL FEMININO 2016 SELETIVA RONDONIENSE DE FUTEBOL FEMININO 2016 Regulamento Específico da Competição Capitulo I Da denominação e participação Art. 1º - O Regulamento Específico da Competição que normatiza O Campeonato Rondoniense

Leia mais

SINOPSE. Até hoje Caxias caracteriza-se por manter um destacado perfil europeu, cujas características se materializam em alta qualidade de vida.

SINOPSE. Até hoje Caxias caracteriza-se por manter um destacado perfil europeu, cujas características se materializam em alta qualidade de vida. SINOPSE O surgimento de um clube de futebol com vocação vencedora como o Esporte Clube Juventude, tem uma ligação íntima em sua história com a região geográfica onde sua gestão aconteceu. O espírito empreendedor

Leia mais

Calendário 2014 #RUMOAOHEXA

Calendário 2014 #RUMOAOHEXA Calendário 2014 A MC-Bauchemie está presente nas principais obras da Copa do Mundo de 2014. Com soluções para construção e recuperação dos estádios e presença nos maiores projetos de infraestrutura do

Leia mais

VISITA GUIADA AO ESTÁDIO DA LUZ

VISITA GUIADA AO ESTÁDIO DA LUZ VISITA GUIADA AO ESTÁDIO DA LUZ Ao nível da grandeza do Benfica está o Estádio da Luz, como o maior e mais moderno estádio em Portugal. Mais de 11 milhões de espetadores desde a inauguração e incontáveis

Leia mais

REGULAMENTO DO CAMPEONATO ALAGOANO DE FUTEBOL FEMININO 2014

REGULAMENTO DO CAMPEONATO ALAGOANO DE FUTEBOL FEMININO 2014 REGULAMENTO DO CAMPEONATO ALAGOANO DE FUTEBOL FEMININO 2014 CAPÍTULO I DOS PARTICIPANTES Art. 1º - O CAMPEONATO ALAGOANO DE FUTEBOL FEMININO DE 2014, que será realizado de acordo com calendário definido

Leia mais

VISITA GUIADA AO ESTÁDIO DA LUZ

VISITA GUIADA AO ESTÁDIO DA LUZ VISITA GUIADA AO ESTÁDIO DA LUZ Ao nível da grandeza do Benfica o Estádiodo Ao nível está da grandeza da Luz, como maior Benfica está ooestádio e estádio damais Luz,moderno como o maior em Portugal. e

Leia mais

Copa Diarinho conhece os finalistas

Copa Diarinho conhece os finalistas TERÇA-FEIRA, 25 DE AGOSTO DE 2015 CADERNO ESPECIAL DIÁRIO DO VALE 1 Sul-Fluminense, Terça-feira, 25 de agosto de 2015 - Suplemento especial do Diário do Vale - Não pode ser vendido separadamente Copa Diarinho

Leia mais

Identidades e símbolos construídos na geopolítica do futebol: o caso do. Operário Ferroviário de Ponta Grossa-PR 1

Identidades e símbolos construídos na geopolítica do futebol: o caso do. Operário Ferroviário de Ponta Grossa-PR 1 na geopolítica do futebol: o caso do Operário Ferroviário de Ponta Grossa-PR 1 Edvanderson Ramalho dos Santos * Universidade Estadual de Ponta Grossa Leonel Brizolla Monastirsky ** Universidade Estadual

Leia mais

Cartaz relativo a jogo do Varzim Sport Club - Benfica (Março 1978) Cota CMPV TUR Programas de Espectáculos

Cartaz relativo a jogo do Varzim Sport Club - Benfica (Março 1978) Cota CMPV TUR Programas de Espectáculos Cartaz relativo a jogo do Varzim Sport Club - Benfica Cota CMPV TUR 181 - Programas de Espectáculos NEWSLETTER: Dando continuidade à nossa nova rubrica on-line: Páginas de História com Estórias, passamos

Leia mais

CAMPEONATO CATARINENSE DE FUTEBOL PROFISSIONAL DA DIVISÃO PRINCIPAL DE 2013 CATARINENSE CHEVROLET 2013 REGULAMENTO ESPECÍFICO

CAMPEONATO CATARINENSE DE FUTEBOL PROFISSIONAL DA DIVISÃO PRINCIPAL DE 2013 CATARINENSE CHEVROLET 2013 REGULAMENTO ESPECÍFICO CAMPEONATO CATARINENSE DE FUTEBOL PROFISSIONAL DA DIVISÃO PRINCIPAL DE 2013 CATARINENSE CHEVROLET 2013 REGULAMENTO ESPECÍFICO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO E DA PARTICIPAÇÃO Art. 1º O CAMPEONATO CATARINENSE

Leia mais

POR SPORTV TORCEDORES DO BRASIL

POR SPORTV TORCEDORES DO BRASIL POR SPORTV TORCEDORES DO BRASIL Uma análise da relação do brasileiro com a Copa do Mundo desvenda como o maior evento do esporte global é capaz de despertar paixões e parar o país O futebol é a paixão

Leia mais

Jornalismo Esportivo no Rádio: análise das irradiações de Futebol 1

Jornalismo Esportivo no Rádio: análise das irradiações de Futebol 1 Jornalismo Esportivo no Rádio: análise das irradiações de Futebol 1 Aline Fabiane de Oliveira PINHEIRO Acadêmica do 4º ano de Jornalismo Universidade Estadual do Centro Oeste UNICENTRO / Paraná RESUMO

Leia mais

REGULAMENTO DO XVI CAMPEONATO DE FUTEBOL - CETEC

REGULAMENTO DO XVI CAMPEONATO DE FUTEBOL - CETEC REGULAMENTO DO XVI CAMPEONATO DE FUTEBOL - CETEC 1. Jogos 1.1. O XVI Campeonato de Futebol será realizado no dia 01 de outubro de 2016, no turno da manhã, na modalidade esportiva e naipe: Futsal Masculino.

Leia mais

COMERCIAL FUTEBOL CLUBE. Mídia Kit

COMERCIAL FUTEBOL CLUBE. Mídia Kit COMERCIAL FUTEBOL CLUBE Mídia Kit 2º Semestre 2012 PORQUE ANUNCIAR? 2 Mídia Kit Comercial Futebol Clube www.comercial-fc.com.br COMERCIAL FUTEBOL CLUBE INVESTIR NO LEÃO É INVESTIR EM GARRA, AMOR E TRADIÇÃO

Leia mais

[PR] Losberger na Copa do Mundo do país do Pão de Açúcar 08/2014. Comunicado à imprensa

[PR] Losberger na Copa do Mundo do país do Pão de Açúcar 08/2014. Comunicado à imprensa 08/2014 Comunicado à imprensa Losberger na Copa do Mundo do país do Pão de Açúcar De 12 de Junho até 13 de Julho, os organizadores da Copa do Mundo de Futebol de 2014 contaram com as soluções de espaço

Leia mais

CAMPEONATO CATARINENSE DE FUTEBOL PROFISSIONAL DA SÉRIE A DE 2014 CATARINENSE CHEVROLET 2014 REGULAMENTO ESPECÍFICO

CAMPEONATO CATARINENSE DE FUTEBOL PROFISSIONAL DA SÉRIE A DE 2014 CATARINENSE CHEVROLET 2014 REGULAMENTO ESPECÍFICO CAMPEONATO CATARINENSE DE FUTEBOL PROFISSIONAL DA SÉRIE A DE 2014 CATARINENSE CHEVROLET 2014 REGULAMENTO ESPECÍFICO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO E DA PARTICIPAÇÃO Art. 1º O CAMPEONATO CATARINENSE DE FUTEBOL

Leia mais

O Terceiro Milênio começará em 2002 PROGRAMA DE GESTÃO

O Terceiro Milênio começará em 2002 PROGRAMA DE GESTÃO O Terceiro Milênio começará em 2002 PROGRAMA DE GESTÃO Liderança nacional no cenário esportivo, atuando e sendo reconhecido como agente líder do processo de inclusão social através do FATOS - Centenário

Leia mais

CAMPEONATO REGIONAL DA LARM DE FUTEBOL NÃO PROFISSIONAL DA 2ª DIVISÃO DE 2012 REGULAMENTO ESPECÍFICO CAPÍTULO I

CAMPEONATO REGIONAL DA LARM DE FUTEBOL NÃO PROFISSIONAL DA 2ª DIVISÃO DE 2012 REGULAMENTO ESPECÍFICO CAPÍTULO I LIGA ATLÉTICA DA REGIÃO MINEIRA - LARM DEPARTAMENTO TÉCNICO CAMPEONATO REGIONAL DA LARM DE FUTEBOL NÃO PROFISSIONAL DA 2ª DIVISÃO DE 2012 REGULAMENTO ESPECÍFICO Disposições Preliminares: CAPÍTULO I Art.

Leia mais

Impactando pessoas, gerando resultados.

Impactando pessoas, gerando resultados. Impactando pessoas, gerando resultados. A GRANDE FESTA DO PARANÁ O Campeonato Paranaense de Futebol é o a maior plataforma de marketing de entretenimento do estado. Com um século de tradição, leva aos

Leia mais

É com muita honra que a Federação Paulista de Arco e Flecha convida atletas confederados para o 9º Campeonato Brasileiro Outdoor Infantil, Cadete e

É com muita honra que a Federação Paulista de Arco e Flecha convida atletas confederados para o 9º Campeonato Brasileiro Outdoor Infantil, Cadete e É com muita honra que a Federação Paulista de Arco e Flecha convida atletas confederados para o 9º Campeonato Brasileiro Outdoor Infantil, Cadete e Juvenil de Tiro com Arco, a ser realizado na cidade de

Leia mais

REC - Regulamento Específico

REC - Regulamento Específico Fortaleza, 18 de junho de 2014 Ofício DCO/FCF 012/2014 Ilmos. Srs. Filiados, Ass.: Revisão, no prazo legal, do REC/Fares Lopes/2014 Prezados Senhores, Estamos publicando a revisão do 2º do artigo 7º do

Leia mais

Em um dos jogos que fecharam a 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Corinthians

Em um dos jogos que fecharam a 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Corinthians Corinthians 1 x 0 Grêmio: Guerrero marca e Corinthians fica próximo da Libertadores Atacante peruano volta a ser decisivo, garante a vitória do alvinegro paulista e coloca o Corinthians muito próximo da

Leia mais

TIM ativa apoio a clubes com ingresso pelo telefone

TIM ativa apoio a clubes com ingresso pelo telefone B O L E T I M OFERECIMENTO NÚMERO DO DIA 09/02/2015 60 milhões de euros é a oferta feita pela Qatar Airways para renovar o contrato com o Barcelona TIM ativa apoio a clubes com ingresso pelo telefone 193

Leia mais

LIGA ATLÉTICA DA REGIÃO MINEIRA

LIGA ATLÉTICA DA REGIÃO MINEIRA CAMPEONATO REGIONAL DA LARM DE FUTEBOL JUVENIL DE 2016 Disposições Preliminares: REGULAMENTO ESPECÍFICO CAPÍTULO I Art. 1º - O campeonato Regional da Liga Atlética da Região Mineira de Futebol Juvenil

Leia mais

Anhembi realizou mais de horas de eventos em 2012

Anhembi realizou mais de horas de eventos em 2012 Anhembi realizou mais de 2.400 horas de eventos em 2012 Em 2012, o Anhembi Parque sediou mais de 2.400 horas de eventos dos mais variados tipos. Ao todo, foram 370 horas de shows, como o Pop Music Festival,

Leia mais

CAMPEONATO BAIANO DE FUTEBOL PRIMEIRA DIVISÃO CATEGORIA PROFISSIONAL - EDIÇÃO 2010 FASE DE CLASSIFICAÇÃO TABELA DOS JOGOS DE IDA

CAMPEONATO BAIANO DE FUTEBOL PRIMEIRA DIVISÃO CATEGORIA PROFISSIONAL - EDIÇÃO 2010 FASE DE CLASSIFICAÇÃO TABELA DOS JOGOS DE IDA FASE DE CLASSIFICAÇÃO TABELA DOS JOGOS DE IDA 16/01/10 Sáb 17:00 2/1 01 Feirense x Madre de Deus Alberto Oliveira 17/01/10 Dom 16:00 1/2 02 Colo Colo x Bahia Mário Pessoa 1ª 17/01/10 Dom 16:00 1/2 03 Vitória

Leia mais

201mi. Em parceria, Arena da Baixada vira ginásio

201mi. Em parceria, Arena da Baixada vira ginásio OFERECIMENTO BOLETIM NÚMERO DO DIA 201mi De dólares receberá Steph Curry pela renovação por cinco anos com o Golden State Warriors, atual campeão da NBA. EDIÇÃO 789 TERÇA-FEIRA, 4 DE JULHO DE 2017 Em parceria,

Leia mais

SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE O TRICOLOR JOGO A jogo! IMAGENS DE TODOS OS TIMES DO SÃO PAULO VOL. 8 SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE produção michael 209-serra UM RESGATE DE QUASE 90 ANOS DE HISTÓRIA SÃO-PAULINA ATRAVÉS

Leia mais

Percepções e manifestações dos torcedores no Mineirão (2015)

Percepções e manifestações dos torcedores no Mineirão (2015) Percepções e manifestações dos torcedores no Mineirão (2015) Sobre o GEFuT O Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (GEFuT) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG tem,

Leia mais

IV GINCANA CULTURAL FACULDADE FAEPI TEMA: PAZ E HARMONIA SE CONSTROI COM AMOR APRESENTAÇÃO

IV GINCANA CULTURAL FACULDADE FAEPI TEMA: PAZ E HARMONIA SE CONSTROI COM AMOR APRESENTAÇÃO IV GINCANA CULTURAL FACULDADE FAEPI TEMA: PAZ E HARMONIA SE CONSTROI COM AMOR APRESENTAÇÃO Gincana é um conjunto de tarefas disputadas entre equipes, com o mesmo objetivo final. As gincanas podem ser realizadas

Leia mais

Hoje faz 12 anos que o Papão foi o melhor time do Brasil

Hoje faz 12 anos que o Papão foi o melhor time do Brasil Hoje faz 12 anos que o Papão foi o melhor time do Brasil 4 de agosto de 2002 foi a data que o Paysandu venceu o Cruzeiro por 3 a 0 nos pênaltis e sagrou-se campeão da Copa dos Campeões Quem vê o Paysandu

Leia mais

Regulamento LZN Cup. Rua Engenho Novo Engenho Novo - Rio de Janeiro CEP: CNPJ: / Telefone: (21)

Regulamento LZN Cup. Rua Engenho Novo Engenho Novo - Rio de Janeiro CEP: CNPJ: / Telefone: (21) 1 - DA MODALIDADE A competição tem como modalidade FUTEBOL 7 SOCIETY e será disputado pelos integrantes filiados, num total de (64) equipes, nos termos do presente regulamento. Regulamento este aprovado

Leia mais

FEDERAÇÃO CEARENSE DE FUTEBOL REC. Regulamento Específico - 1ª Divisão CAMPEONATO CEARENSE 2013 SÉRIE A REGULAMENTO ESPECÍFICO DA COMPETIÇÃO REC

FEDERAÇÃO CEARENSE DE FUTEBOL REC. Regulamento Específico - 1ª Divisão CAMPEONATO CEARENSE 2013 SÉRIE A REGULAMENTO ESPECÍFICO DA COMPETIÇÃO REC CAMPEONATO CEARENSE 2013 SÉRIE A REGULAMENTO ESPECÍFICO DA COMPETIÇÃO CAPÍTULO I Da Denominação e Participação Art. 1º - O Campeonato Cearense de 2013 da Série A será disputado pelas onze Entidades de

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA OPERÁRIO FERROVIÁRIO ESPORTE CLUBE: PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIDADE DE PONTA GROSSA EDVANDERSON RAMALHO

Leia mais

Amanda Netto Simeão. Atleta Olímpica - Esgrima

Amanda Netto Simeão. Atleta Olímpica - Esgrima Amanda Netto Simeão Atleta Olímpica - Esgrima 2018 A ESGRIMA A Esgrima está presente desde a primeira Olímpiada Moderna. O objetivo do esporte é tocar o seu adversário sem ser tocado. O combate é realizado

Leia mais

FEDERAÇÃO CATARINENSE DE FUTEBOL /1928 FILIADA À CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL

FEDERAÇÃO CATARINENSE DE FUTEBOL /1928 FILIADA À CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL CAMPEONATO CATARINENSE DE FUTEBOL PROFISSIONAL DA SÉRIE B DE 2018 REGULAMENTO ESPECÍFICO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO E DA PARTICIPAÇÃO Art. 1º O CAMPEONATO CATARINENSE DE FUTEBOL PROFISSIONAL DA SÉRIE B

Leia mais

Mulheres Paratletas e a Representação na Mídia Local 1

Mulheres Paratletas e a Representação na Mídia Local 1 Mulheres Paratletas e a Representação na Mídia Local 1 Brenda IUNG 2 Louise Fiala SCHMITT 3 Marcela Mazetto de SOUZA 4 Riana Karina de CARVALHO 5 Renan COLOMBO 6 Pontifícia Universidade Católica do Paraná,

Leia mais

Regulamento. 4º BANDEIRA: : Cada turma deverá confeccionar uma bandeira do país que representará.

Regulamento. 4º BANDEIRA: : Cada turma deverá confeccionar uma bandeira do país que representará. Regulamento 1º CERIMÔNIA DE ABERTURA: No dia 20 de maio, às 10 h, todas as turmas deverão ir para o pátio onde ocorrerá o desfile de abertura. Em caso de chuva, transfere-se para o Ginásio. 2º ESCOLHA

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL PARANÁ CLUBE

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL PARANÁ CLUBE MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL PARANÁ CLUBE 1 PARANÁ CLUBE Diretoria Presidente: Leonardo de Oliveira Primeiro Vice: Christian Marcelo Fontes Knaut Segundo Vice: Marcello Barros Guatura Gestor Financeiro:

Leia mais

Rascunho. Vamos começar? Nome: Turma: Bem-vindo(a) à Oficina do Texto Maluquinhos de todo o mundo!

Rascunho. Vamos começar? Nome: Turma: Bem-vindo(a) à Oficina do Texto Maluquinhos de todo o mundo! Rascunho Nome: Turma: Bem-vindo(a) à Oficina do Texto Maluquinhos de todo o mundo! No ano em que a Oficina do texto comemora 10 anos, é também o ano da Copa do Mundo na África do Sul. Nessa oficina, VOCÊ

Leia mais

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS RENATO.

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS RENATO. CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS RENATO (depoimento) 2012 CEME-ESEF-UFRGS FICHA TÉCNICA Projeto: Garimpando Memórias

Leia mais

Só arenas novas? Veja grandes times que jogam em estádios antigos

Só arenas novas? Veja grandes times que jogam em estádios antigos Uol - SP 24/05/2015-12:42 Só arenas novas? Veja grandes times que jogam em estádios antigos Da Redação Estádio Canindé (Portuguesa) - Inaugurado em janeiro de 1972, Canindé foi ampliado em 1980, com a

Leia mais

Copa de 2018: o evento mais esperado do ano

Copa de 2018: o evento mais esperado do ano Copa de 2018: o evento mais esperado do ano Grande parte da população mundial está esperando impacientemente pela abertura da competição internacional que mexe com todo o planeta: a Copa do Mundo de Futebol.

Leia mais

O ouvido humano é surdo aos conselhos e agudo aos elogios. (William Shakespeare)

O ouvido humano é surdo aos conselhos e agudo aos elogios. (William Shakespeare) Dia 1º de maio é feriado nacional em homenagem ao trabalhador. Mas não é comemoração só para o assalariado, mas do empresário, da doméstica, da dona de casa, do pescador, do agricultor, enfim, de todos

Leia mais

As imagens de Tiradentes

As imagens de Tiradentes As imagens de Tiradentes Observe a imagem abaixo: Resposta de Tiradentes à comutação da pena de morte dos Inconfidentes. Leopoldino de Faria. Vamos analisar essa imagem, partindo apenas dela mesma? Descreva-a:

Leia mais

A novela chegou ao fim. O atacante Robinho foi apresentado pelo Santos no início da

A novela chegou ao fim. O atacante Robinho foi apresentado pelo Santos no início da Volta para a casa: Robinho é apresentado e já quer jogar clássico Presidente entrega a camisa 7 ao ídolo do Santos, que já se coloca à disposição de Oswaldo de Oliveira para o duelo com o Corinthians,

Leia mais

CAMPEONATO PAULISTA DE FUTEBOL PROFISSIONAL PRIMEIRA DIVISÃO A ASSOCIAÇÕES PARTICIPANTES

CAMPEONATO PAULISTA DE FUTEBOL PROFISSIONAL PRIMEIRA DIVISÃO A ASSOCIAÇÕES PARTICIPANTES CAMPEONATO PAULISTA DE FUTEBOL PROFISSIONAL PRIMEIRA DIVISÃO A3-2015 ASSOCIAÇÕES PARTICIPANTES ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA FLAMENGO ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA FRANCANA ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA INTERNACIONAL ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA

Leia mais

Associação Cultural Flor Ribeirinha ACFR. ENDEREÇO Rua Antônio Dorileo, 2510, São Gonçalo Beira Rio. CEP Cuiabá MT.

Associação Cultural Flor Ribeirinha ACFR. ENDEREÇO Rua Antônio Dorileo, 2510, São Gonçalo Beira Rio. CEP Cuiabá MT. IDENTIFICAÇÃO PROPONENTE CNPJ: 10.908.256/0001-55 Associação Cultural Flor Ribeirinha ACFR ENDEREÇO Rua Antônio Dorileo, 2510, São Gonçalo Beira Rio. CEP 78.085-230 Cuiabá MT RESPONSÁVEL PELA PROPOSTA:

Leia mais

F E D E R A Ç Ã O P A R A I B A N A D E F U T E B O L - F P F REGULAMENTO DO CAMPEONATO SUB 19 ESPECIAL CATEGORIA DE BASE 2017

F E D E R A Ç Ã O P A R A I B A N A D E F U T E B O L - F P F REGULAMENTO DO CAMPEONATO SUB 19 ESPECIAL CATEGORIA DE BASE 2017 REGULAMENTO DO CAMPEONATO SUB 19 ESPECIAL CATEGORIA DE BASE 2017 CAPÍTULO I - Da Denominação e Participação Art. 1º. O Campeonato Sub 19 Especial Categoria de Base 2017 será organizado e dirigido pela

Leia mais