Eng.º Domingos Salvador dos Santos.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Eng.º Domingos Salvador dos Santos."

Transcrição

1 Sistemas e Planeamento Industrial DOMÓTICA RÁDIO FREQUÊNCIA Eng.º Domingos Salvador dos Santos dss@isep.ipp.pt Setembro de 2007

2 Estrutura da Apresentação Aspectos Gerais HardwareKNXRF SoftwareKNXRF TransmissãonoKNXRF Porquê868MHz? Configuração AplicaçõeseProdutosKNXRF Setembro de /26

3 Setembro de /26 Aspectos Gerais Conceito de tecnologia invisível: A inovação dos sistemas tecnológicos nos edifícios deve estar discretamente integrada na concepção arquitectónica. A modernização de antigos edifícios, preservando o seu carácter histórico, evitando a passagem de cablagem. Novas liberdades com transmissão rádio: A expansão dos sistemas existentes em casas, escritórios e outros edifícios, sem necessidades de grandes alterações infraestrutural, com grandes ganhos temporais e económicos.

4 Setembro de /26 Aspectos Gerais Conforto em edifícios já existentes: Na instalação de soluções tecnológicas para o aumento do conforto em edifícios existentes, é conveniente não existir a necessidade de se realizar abertura de ranhuras em paredes para passagem de cabos. A comutação de pontos de iluminação, regulação e controlo são possíveis através dos comutadores da instalação convencional e através de um comando remoto RF. Persianas e estores podem também serem abertas e fechadas de qualquer local da habitação.

5 Hardware KNX RF Setembro de /26 Os requisitos de hardware do KNX RF são similares às outras soluções rádio frequência existentes, dentro da largura de banda dos 868 MHz. A gama de transceivers existente no mercado, estão em principio adequadas ao KNX RF. É importante assegurar que a taxa de transferência de dados implementada pelo KNX RF seja realizada sem restrições.

6 Hardware KNX RF Setembro de /26 O circuito para a comunicação rádio pode ser projectado como um módulo independente ou integrado directamente na placa do dispositivo. O core dos dispositivos KNX RF, é um controlador onde está todo o software e programa de aplicação.

7 Hardware KNX RF Setembro de /26 Actualmente, controladores de 8 e 16 bits são utilizados juntamente com memória flash de 10 kbyte. Dispositivos unidireccionais requerem menos que 4 kbyte. O consumo dos dispositivos é um factor muito importante, uma vez que os dispositivos unidireccionais incluem muitas das vezes baterias.

8 Software KNX RF Setembro de /26 A implementação do software nos dispositivos KNX RF é baseada no manual técnico de referência KNX. A sua implementação é complicada, uma vez que exige um excelente conhecimento do protocolo KNX e da comunicação rádio frequência. Também o esforço na certificação dos produtos KNX RF não deve ser desprezado. O desenvolvimento de simples sensores e actuadores pode ser implementado rapidamente. No entanto, dispositivos mais complexos requerem muitos meses de desenvolvimento.

9 Transmissão no KNX RF Modos de Endereçamento: Setembro de /26 Os modos de endereçamento são baseado na arquitectura utilizada no par entrançado, no qual usa endereços físicos e de grupo de 2 bytes. O endereço físico é um endereço único, e principalmente utilizado para fins de configuração/programação. O endereço de grupo é usado em comunicações de tempo real (funcionamento do edifício). O endereço 0x0000 é reservado para endereço broadcast.

10 Setembro de /26 Transmissão no KNX RF Modos de Endereçamento: O RF é um meio aberto de difusão (tal como o powerline ) e tem uma primeira parte do endereço, designado por endereço de domínio (6 bytes), para separação de instalações vizinhas. Dispositivos unidireccionais não necessitam de ser programados e por isso não podem usar as especificações de instalação do endereço de domínio. Nestes casos telegramas contêm o número de série do emissor.

11 Transmissão no KNX RF Modos de Endereçamento: Setembro de /26 O número de série juntamente com o endereço de grupo é designado de endereço de grupo estendido. Ao contrário do par entrançado e powerline, que tanto o emissor como o receptor têm de ser programado para estabelecer uma ligação, no KNX RF só o receptor é que tem de ser configurado.

12 Setembro de /26 RÁDIO FREQUÊNCIA Transmissão no KNX RF Modos de Endereçamento: MEEC -Sistemas e Planeamento Industrial - DOMÓTICA

13 Setembro de /26 Transmissão no KNX RF DadosTécnicosnoKNXRF A camada física do KNX RF está especificada de acordo com as regulamentações para curtas distâncias: Frequência central: MHz Desvio FSK: ±50 khz Potência de transmissão: 1-25mW Modulação: FSK Codificação: Manchester Taxa de transmissão: 16kBits/s

14 Setembro de /26 Transmissão no KNX RF Formato do Telegrama Cada telegrama KNX RF começa com um pré cabeçalho (pre-header) que é utilizado para sincronização com o receptor.

15 Transmissão no KNX RF Formato do Telegrama Setembro de /26 Depois do pré cabeçalho, o primeiro bloco contêm alguns campos de controlos e o número de série ou o endereço de domínio. Este bloco tem um comprimento fixo de 10 bytes um campo de verificação (checksum) com 2 bytes.

16 Setembro de /26 Transmissão no KNX RF Formato do Telegrama KNX-Ctrl 0x00 O bloco 2 representa o formato de telegrama usado no par entrançado. Src hi 0x05 Src lo 0xFF Dst hi 0x00 Dst lo Bloco 2 L/NPCI TPCI APCI Data... CRC hi CRC lo 0x01 0xE6 0x00 0x81

17 Setembro de /26 Porquê 868 MHz? Aspectos gerais O sucesso dos telemóveis levaram ao surgimento de protocolos de curto alcance e elevada taxa de dados, tais como o Bluetoothe WLAN. Estes protocolos foram os catalizadores para o uso dos meios de comunicação RF. Quando se desenvolveu o KNX RF, os grupo de decisão RF da KNX Associationoptou pela banda dos 868 MHz.

18 Porquê 868 MHz? Potência de Saída Setembro de /26 A distância máxima de transmissão aumenta proporcionalmente com a diminuição da frequência, para a mesma potência de transmissão. Os sinais KNX RF a 868 MHz são emitidos com uma potência de saída que pode variar de 1 a 25 mw. Ambiente de trabalho Outra razão tem haver com o fenómeno de absorção dos sinais RF.

19 Porquê 868 MHz? Ambiente de trabalho Setembro de /26 Quando surge um obstáculo, como por exemplo uma parede em betão ou tijolo, mobiliário ou um ser humano, o sinais RF tornam-se mais fracos ou são mesmo totalmente absorvidos (ex, o microondas da cozinha absorve na totalidade sinais RF).

20 Porquê 868 MHz? Ambiente de trabalho Setembro de /26 O sinal com uma frequência de 868 MHz é aquele que melhor se comporta com estes tipos de obstáculos, permitindo distâncias até 30m. Isto é o suficiente para cobrir uma habitação unifamiliar utilizando no máximo um retransmissor. Em instalações de maior dimensão, recorre-se a retransmissores de sinal. Para além da potência de transmissão, os dispositivos receptores KNX RF têm um alto nível de sensibilidade, possibilitando assim a detecção do sinais KNX RF fracos.

21 Setembro de /26 RÁDIO FREQUÊNCIA Porquê 868 MHz? Ambiente de trabalho MEEC -Sistemas e Planeamento Industrial - DOMÓTICA

22 Porquê 868 MHz? Retransmissores KNX RF Setembro de /26 Para aumentar o alcance de transmissão, como alternativa ao aumento do sinal de potência, pode-se instalar um ou mais retransmissores KNX RF. O protocolo KNX RF especifica um modelo de retransmissão que utiliza de forma inteligente o endereço de origem KNX e número da frame do nível de ligação para evitar multiplas retransmissões da mesma frame.

23 Configuração Setembro de /26 Os dispositivos actualmente existentes no mercado são configurados em Easy-Mode, não sendo necessário nenhum PC ou portátil nem acesso a base de dados. Toda a configuração necessária está instalada no próprio dispositivo. No entanto, futuras configurações através do ETS (Engineering Tool Software) estão previstas para os dispositivos.

24 Setembro de /26 RÁDIO FREQUÊNCIA Configuração MEEC -Sistemas e Planeamento Industrial - DOMÓTICA

25 Aplicações Setembro de /26 Valor acrescentado do sistema KNX RF é visível em instalações que integrem, para além do RF, outro meio de transmissão. Os retransmissores, que permitem a regeneração do sinal RF, também podem funcionar como acopladores permitindo a ligação a dispositivos KNX TP. A transmissão de dados via internete linha de potência também é possível para instalações mais complexas.

26 Setembro de /26 RÁDIO FREQUÊNCIA Produtos KNX RF HAGER SIEMENS MEEC -Sistemas e Planeamento Industrial - DOMÓTICA

Eng.º Domingos Salvador dos Santos.

Eng.º Domingos Salvador dos Santos. Sistemas e Planeamento Industrial DOMÓTICA REDES E ÁREAS DE APLICAÇÃO Eng.º Domingos Salvador dos Santos email:dss@isep.ipp.pt Outubro de 2009 Estrutura da Apresentação Cablagem em Edifícios de Serviços

Leia mais

DOMÓTICA Protocolo de comunicação EIB - KNX

DOMÓTICA Protocolo de comunicação EIB - KNX DOMÓTICA Protocolo de comunicação EIB - KNX Introdução O Konnex (KNX), foi criado a 14 de Abril de 1999, a partir dos protocolos Batibus, EIB e EHS. Teve como objetivo criar um único standard europeu para

Leia mais

Eng.º Domingos Salvador dos Santos.

Eng.º Domingos Salvador dos Santos. Outubro 2010 DOMÓTICA ARGUMENTOS Eng.º Domingos Salvador dos Santos email:dss@isep.ipp.pt Estrutura da Apresentação OrigemdoKNX Objectivos do KNX Tecnologia Especificação Versões do ETS(Engineering Tool

Leia mais

Sistemas e Planeamento Industrial TECNOLOGIA. Eng.º Domingos Salvador dos Santos.

Sistemas e Planeamento Industrial TECNOLOGIA. Eng.º Domingos Salvador dos Santos. ELECTROTÉCNICA CNICA E DE COMPUTADORES Sistemas e Planeamento Industrial DOMÓTICA Eng.º Domingos Salvador dos Santos email:dss@isep.ipp.pt Setembro de 2007 Estrutura da Apresentação Aspectos Gerais Fonte

Leia mais

Eng.º Domingos Salvador dos Santos.

Eng.º Domingos Salvador dos Santos. DOMÓTICA TOPOLOGIA Eng.º Domingos Salvador dos Santos email:dss@isep.ipp.pt Outubro de 2010 Estrutura da Apresentação Topologia Física Linha/Área Endereço Individual Endereço de Grupo Acoplador: Diagrama

Leia mais

Eng.º Domingos Salvador dos Santos.

Eng.º Domingos Salvador dos Santos. Outubro 2010 DOMÓTICA Eng.º Domingos Salvador dos Santos email:dss@isep.ipp.pt Outubro2010 2/41 Estrutura da Apresentação Modo Básico de Operação Endereço Individual Endereço de Grupo ObjectodeGrupo DadosÚteisdeumTelegrama

Leia mais

Ethernet. IEEE padronizou várias redes locais e metropolitanas com o nome IEEE 802 Os mais importantes são:

Ethernet. IEEE padronizou várias redes locais e metropolitanas com o nome IEEE 802 Os mais importantes são: Ethernet IEEE padronizou várias redes locais e metropolitanas com o nome IEEE 802 Os mais importantes são: 802.3 (Ethernet) 802.11 (LAN sem fio) 802.15 (Bluetooth) 802.16 (MAN sem fio) Ethernet Os tipos

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Eng.º Domingos Salvador dos Santos.

APRESENTAÇÃO. Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Eng.º Domingos Salvador dos Santos. Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores DOMÓT ICA APRESENTAÇÃO Eng.º Domingos Salvador dos Santos email:dss@isep.ipp.pt http://ave.dee.isep.ipp.pt/~dss/ Setembro de 2014 Programa da Disciplina

Leia mais

Automação da casa. Domótica = Domus + robótica

Automação da casa. Domótica = Domus + robótica DOMÓTICA Automação da casa Domótica = Domus + robótica (casa) (automação) A DOMÓTICA PERMITE A GESTÃO DE TODOS OS RECURSOS HABITACIONAIS, COMO AQUECIMENTO, ELETRODOMÉSTICOS, ALARME, FECHADURAS DAS PORTAS,

Leia mais

Configuração remota de circuitos baseados em FPGA

Configuração remota de circuitos baseados em FPGA Bolsa de Investigação Científica Configuração remota de circuitos baseados em FPGA Orientador/Responsável: Prof Valery Sklyarov Manuel Joaquim da Silva Almeida Outubro - Fevereiro Conteúdos 1 Introdução

Leia mais

Smart Homes - Novo desafio para computação móvel

Smart Homes - Novo desafio para computação móvel Smart Homes - Novo desafio para computação móvel O KNX como tecnologia facilitadora Escola Superior de Tecnologia e Gestão Instituto Politécnico da Guarda Fernando Melo Rodrigues Agenda Motivação Arquitecturas

Leia mais

Teste1 Módulo 10: Aplicações de Domótica 1. Diz o que é que se entende por Domótica e Inmótica Indica quatro grandes áreas de aplicação da

Teste1 Módulo 10: Aplicações de Domótica 1. Diz o que é que se entende por Domótica e Inmótica Indica quatro grandes áreas de aplicação da Teste1 Módulo 10: Aplicações de Domótica 1. Diz o que é que se entende por Domótica e Inmótica. 1.1. Indica quatro grandes áreas de aplicação da domótica numa habitação doméstica. 2. Um sistema domótico

Leia mais

Sistema de instalação comunicante Tébis

Sistema de instalação comunicante Tébis Sistema de instalação comunicante Tébis Instalação eléctrica comunicante Tébis Dedicado à habitação e a edifícios terciários, permite: Comandar iluminação Controlar estores, persianas, toldos Optimizar

Leia mais

Eng.º Domingos Salvador dos Santos.

Eng.º Domingos Salvador dos Santos. Outubro 2010 DOMÓTICA DISPOSITIVOS Eng.º Domingos Salvador dos Santos email:dss@isep.ipp.pt Outubro2010 2/31 Estrutura da Apresentação Introdução Estrutura Interna do BCU Principais Perfis KNX Normalizados

Leia mais

Montagem do Robô. Especificações. domingo, 28 de agosto de 11

Montagem do Robô. Especificações. domingo, 28 de agosto de 11 Montagem do Robô Especificações Componentes São necessários para o robô funcionar alguns componentes básicos: Bateria 9V Regulador L7805 Motor DC 1 4 Diodos 1N4004 Motor DC 2 4 Diodos 1N4004 Ponte H L298N

Leia mais

APRESENTAÇÃO. opcional para acionamentos digitais (controle de bombas)

APRESENTAÇÃO. opcional para acionamentos digitais (controle de bombas) SIISTEMA DE MONIITORAMENTO E CONTROLE 900 MHZ APRESENTAÇÃO A linha de equipamentos RD900 é composta de um rádio Spread Spectrum na faixa dos 900 MHz e opcionais que permitem atuar na área de telecomando

Leia mais

Curso de certificação KNX Básico

Curso de certificação KNX Básico Curso de certificação KNX Básico Conteúdo da informação 1. Programação do curso; 2. Conteúdo teórico do curso; 3. Conteúdo prático do curso; 4. Avaliação; 5. Reserva de vaga e custo do curso 1. Programação

Leia mais

Domótica Inteligente. Catalogo 2017 Out Soluções de Automação para Profissionais EXTA LIFE 1

Domótica Inteligente. Catalogo 2017 Out Soluções de Automação para Profissionais EXTA LIFE 1 Soluções de Automação para Profissionais 1 Domótica Inteligente Catalogo 2017 Out 2017 2 Soluções de Automação para Profissionais 3 Casa ao Seu alcance O sistema de automação inteligente é um método moderno

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Princípios de Comunicação (Sinal) www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Modelo Geral de Comunicação A informação é gerada na fonte é transformada (modulada

Leia mais

Data and Computer Network Endereçamento IP

Data and Computer Network Endereçamento IP Endereçamento IP P P P Prof. Doutor Félix Singo Camadas do TCP/IP Data and Computer Network Aplicação: Camada mais alta Protocolos de Aplicações clientes e servidores HTTP, FTP, SMTP, POP Transporte: Estabelece

Leia mais

Padrão IEEE PROJETO DE REDES SEM FIO Prof. Dr. Andrei Piccinini Legg. Bruno Lucena Raissa Monego

Padrão IEEE PROJETO DE REDES SEM FIO Prof. Dr. Andrei Piccinini Legg. Bruno Lucena Raissa Monego PROJETO DE REDES SEM FIO Prof. Dr. Andrei Piccinini Legg Bruno Lucena Raissa Monego Histórico O primeiro sistema de computadores que empregou as técnicas de radiodifusão em vez de cabos ponto a ponto foi

Leia mais

Prof. Antonio P. Nascimento Filho. Tecnologias de rede. Ethernet e IEEE Token ring ATM FDDI Frame relay. Uni Sant Anna Teleprocessamento e Redes

Prof. Antonio P. Nascimento Filho. Tecnologias de rede. Ethernet e IEEE Token ring ATM FDDI Frame relay. Uni Sant Anna Teleprocessamento e Redes Tecnologias de rede Ethernet e IEEE 802.3 Token ring ATM FDDI Frame relay Ethernet A Ethernet é uma tecnologia de broadcast de meios compartilhados. Entretanto, nem todos os dispositivos da rede processam

Leia mais

Redes de Computadores. Meios de comunicação sem fios

Redes de Computadores. Meios de comunicação sem fios Meios de comunicação sem fios Características da ligação! Largura de banda de um meio de transmissão, W, é a diferença entre a maior e a menor frequência comportadas, ou seja, é a amplitude da sua gama

Leia mais

Planificação Anual da disciplina de Comunicação de dados 12º 1PE

Planificação Anual da disciplina de Comunicação de dados 12º 1PE Conteúdos 1.Conceitos básicos 1.1. Rede de Comunicação 1.2. Redes de dados 1.3. Transmissão de Dados 1.4. A Informação 2.Redes de dados 2.1. Importância 2.2. Áreas de Aplicação 2.2.1.Perspectiva de evolução

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Organização da disciplina Escola Superior de Tecnologia e Gestão Instituto Politécnico de Bragança Março de 2006 Docente e Horário de Atendimento Docente das aulas teóricas: Halestino

Leia mais

Redes Industriais. Carlos Roberto da Silva Filho, M. Eng.

Redes Industriais. Carlos Roberto da Silva Filho, M. Eng. Redes Industriais Carlos Roberto da Silva Filho, M. Eng. Criado na década de 1970 pela Modicon. É um dos mais antigos protocolos utilizados em redes de CLPs para aquisição de sinais de instrumentos e comandar

Leia mais

ENGENHARIA ELÉTRICA Redes Industriais e Supervisório. Utilização de sistemas Wireless em redes industriais

ENGENHARIA ELÉTRICA Redes Industriais e Supervisório. Utilização de sistemas Wireless em redes industriais Utilização de sistemas Wireless em redes industriais Utilização de sistemas Wireless em redes industriais Nos últimos anos, a tecnologia de redes sem fio vem sofrendo grandes avanços tecnológicos, o que

Leia mais

Aula 3B. Camada de Enlace de Dados. Disciplina: IF66B Redes de Computadores 2018/1 Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Curitiba.

Aula 3B. Camada de Enlace de Dados. Disciplina: IF66B Redes de Computadores 2018/1 Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Curitiba. Camada de Enlace de Dados Disciplina: IF66B Redes de Computadores 2018/1 Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Curitiba 1 / 30 Roteiro 1 2 Enlace Ponto-a-Ponto 3 4 5 2 / 30 / O Quadro O Preâmbulo

Leia mais

Redes de Computadores. Topologias

Redes de Computadores. Topologias Redes de Computadores Topologias Sumário! Topologia Tipo de topologias 2 Topologia Configuração dos cabos, computadores e outros equipamentos 3 Topologia de cablagem! Topologia física Localização real

Leia mais

ARQUITETURA FDDI P E D R O M O N T E I R O N º 14 G P S I

ARQUITETURA FDDI P E D R O M O N T E I R O N º 14 G P S I ARQUITETURA FDDI P E D R O M O N T E I R O N º 14 G P S I O QUE É A ARQUITETURA FDDI? FDDI é um padrão designado pela ANSI (National Standards Institute) comité X3T9.5 com a participação de várias empresas

Leia mais

O DS 01P fornece uma corrente de 100mA ao condutor de sinalização.

O DS 01P fornece uma corrente de 100mA ao condutor de sinalização. DS 24P 60P 96P Fonte de Alimentação As fontes de alimentação fornecem uma tensão de 24 VDC e uma corrente de 1A, 2,5A e 4A consoante o tipo da mesma. A quantidade de módulos que podem ser ligados numa

Leia mais

A KNX do Brasil dedica-se ao estudo, projeto, acompanhamento e distribuição de produtos e soluções no Brasil

A KNX do Brasil dedica-se ao estudo, projeto, acompanhamento e distribuição de produtos e soluções no Brasil 1 Empresa A KNX do Brasil dedica-se ao estudo, projeto, acompanhamento e distribuição de produtos e soluções no Brasil O nosso portfólio inclui projetos de referência nos segmentos residencial, hotelaria,

Leia mais

Open Systems Interconnection

Open Systems Interconnection Introdução 0 A tecnologia LAN FDDI (Fiber Distributed Data Interface) é uma tecnologia de acesso à rede em linhas de tipo fibra óptica. 0 Trata-se, com efeito, de um par de anéis (um é primário, o outro,

Leia mais

Modelo em camadas. As redes de computadores são sistemas muito complexos; Decomposição dos sistemas em elementos realizáveis

Modelo em camadas. As redes de computadores são sistemas muito complexos; Decomposição dos sistemas em elementos realizáveis Modelo Geral de Comunicação Modelo em camadas As redes de computadores são sistemas muito complexos; Decomposição dos sistemas em elementos realizáveis A maioria das redes são organizadas como uma série

Leia mais

PRESCRIÇÕES E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

PRESCRIÇÕES E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PRESCRIÇÕES E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 1 CONSIDERAÇÕES PRÉVIAS 1.1 CONTEXTO NORMATIVO Na elaboração do presente Manual ITED foram consideradas as Normas Europeias aplicáveis, nomeadamente: EN 50083 - Sistemas

Leia mais

Tiago Guedes 10º 13ª

Tiago Guedes 10º 13ª Tiago Guedes 10º 13ª Introdução A transmissão de dados ou informação consiste na utilização de um suporte de informação para a transportar entre dois pontos fisicamente distantes. Este trabalho apresenta

Leia mais

Rede Telefónica Pública Comutada - Principais elementos -

Rede Telefónica Pública Comutada - Principais elementos - - Principais elementos - Equipamento terminal: o telefone na rede convencional Equipamento de transmissão: meio de transmissão, e.g. cabos de pares simétricos, cabo coaxial, fibra óptica, feixes hertzianos,

Leia mais

AJProença, Arquitectura de Computadores, LMCC, UMinho, 2003/04 1. Uma Rede de Computadores é constituida por:

AJProença, Arquitectura de Computadores, LMCC, UMinho, 2003/04 1. Uma Rede de Computadores é constituida por: Introdução aos Sistemas de Computação (5) Estrutura do tema ISC 1. Representação de informação num computador 2. Organização e estrutura interna dum computador 3. Execução de programas num computador 4.

Leia mais

Capítulo6-7 Redes de Computadores Camada 2 Conceitos

Capítulo6-7 Redes de Computadores Camada 2 Conceitos Há três formas de se calcular o frame check sum: cyclic redundancy check (CRC) - executa cálculos polinomiais sobre os dados paridade bidimensional - adiciona um 8 th oitavo bit que faz uma seqüência de

Leia mais

uma Solução com identidade v5 26/03/2017

uma Solução com identidade v5 26/03/2017 idpt A idpt foi fundada em 2009, e conta com a experiência de 10 anos em Domótica/Automação adquirida pelos seus sócios fundadores, e pretende dar resposta às necessidades Tecnológicas do mercado da Construção

Leia mais

CST Redes de Computadores. Comunicação de Dados 2. Aula 13 Planejamento de Redes. Prof. Jéferson Mendonça de Limas

CST Redes de Computadores. Comunicação de Dados 2. Aula 13 Planejamento de Redes. Prof. Jéferson Mendonça de Limas CST Redes de Computadores Comunicação de Dados 2 Aula 13 Planejamento de Redes Prof. Jéferson Mendonça de Limas LANs Realizando a Conexão Física Planejamento e Cabeamento de uma Rede LANs Realizando a

Leia mais

CAPÍTULO 1. 1) A "Domótica" é uma filosofia aplicada ao projeto de redes para automação de residências, escritórios e comércio em geral.

CAPÍTULO 1. 1) A Domótica é uma filosofia aplicada ao projeto de redes para automação de residências, escritórios e comércio em geral. 1) Qual é a definição de domótica? INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INTELIGENTES CAPÍTULO 1 1) A "Domótica" é uma filosofia aplicada ao projeto de redes para automação de residências, escritórios e comércio em geral.

Leia mais

uma Solução com identidade v0 03/06/2016

uma Solução com identidade v0 03/06/2016 idpt Sistemas A idpt Sistemas foi fundada em 2009, e conta com a experiência de 10 anos em Domótica/Automação adquirida pelos seus sócios fundadores, e pretende dar resposta às necessidades Tecnológicas

Leia mais

ESM SISTEMA CENTRALIZADO DE GESTÃO E CONTROLO PARA ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA ESM

ESM SISTEMA CENTRALIZADO DE GESTÃO E CONTROLO PARA ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA ESM SISTEMA CENTRALIZADO DE GESTÃO E CONTROLO PARA ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA ESM APLICAÇÃO Programa para monitorização, controlo, comunicação e manutenção de sistemas de iluminação de emergência autónomos com:

Leia mais

Redes de Computadores 2 o Teste

Redes de Computadores 2 o Teste Redes de Computadores 2 o Teste 23 de Janeiro de 2009 LEIC-Tagus Nota prévia As respostas erradas nas questões de escolha múltipla descontam a cotação dessa questão a dividir pelo número de alternativas.

Leia mais

Conceitos básicos de comunicação. Prof. Marciano dos Santos Dionizio

Conceitos básicos de comunicação. Prof. Marciano dos Santos Dionizio Conceitos básicos de comunicação Prof. Marciano dos Santos Dionizio Conceitos básicos de comunicação A comunicação é um processo de transferência e processamento de informações entre dois pontos por meio

Leia mais

Telecomunicações. Prof. André Yoshimi Kusumoto

Telecomunicações. Prof. André Yoshimi Kusumoto Telecomunicações Prof. André Yoshimi Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Frame Relay É um protocolo de chaveamento por pacotes para redes de longa distância (WAN), que provê conectividade entre redes

Leia mais

Tecnologias de rede. Diversas tecnologias com características diferentes Exemplos. Ethernet FDDI ATM

Tecnologias de rede. Diversas tecnologias com características diferentes Exemplos. Ethernet FDDI ATM Tecnologias de rede Diversas tecnologias com características diferentes Exemplos Ethernet FDDI ATM Ethernet Vários tipos se diferenciam na camada física em função do tipo de cabo, da codificação e do uso

Leia mais

IO-Link. O papel dos sensores na Indústria 4.0

IO-Link. O papel dos sensores na Indústria 4.0 IO-Link O papel dos sensores na Indústria 4.0 Conectar ao invés de ligar 2 IIot Escassez de endereços IPv4 (2^32 = 4 bi) 3 Dispositivos inteligentes Conexão Endereçamento único Inteligência nos sentidos

Leia mais

Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores

Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores Disciplina Redes de Banda Larga Prof. Andrey Halysson Lima Barbosa Aula 1 Conceitos básicos de comunicação Sumário Técnicas de transmissão

Leia mais

(11) Número de Publicação: PT A. (51) Classificação Internacional: H04Q 5/00 ( ) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO

(11) Número de Publicação: PT A. (51) Classificação Internacional: H04Q 5/00 ( ) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (11) Número de Publicação: PT 104593 A (51) Classificação Internacional: H04Q 5/00 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2009.05.26 (30) Prioridade(s): (73) Titular(es):

Leia mais

Suportes lógicos de aplicação Tebis

Suportes lógicos de aplicação Tebis 5 Suportes lógicos de aplicação Tebis Produtos de entradas de rádio quicklink Características eléctricas / mecânicas: ver folhetos dos produtos Referência do produto Referência do produto Designação do

Leia mais

instabus EIB Soluções Inteligentes para os edifícios do Presente e do Futuro

instabus EIB Soluções Inteligentes para os edifícios do Presente e do Futuro instabus EIB Soluções Inteligentes para os edifícios do Presente e do Futuro Automation and Drives O Conceito EIB European Installation Bus Association Trademark association Marca de qualidade Internacional

Leia mais

Comunicação de Dados e Teleprocessamento. Estrutura de um Rede de Comunicações. Tarefas realizadas pelo sistema de comunicação

Comunicação de Dados e Teleprocessamento. Estrutura de um Rede de Comunicações. Tarefas realizadas pelo sistema de comunicação Comunicação de Dados e Teleprocessamento Profa.. Cristina Moreira Nunes Estrutura de um Rede de Comunicações Tarefas realizadas pelo sistema de comunicação Utilização do sistema de transmissão Geração

Leia mais

Noções de Ethernet (enlace) Endereçamento Físico Dispositivos de Rede. Introdução às Redes de Computadores

Noções de Ethernet (enlace) Endereçamento Físico Dispositivos de Rede. Introdução às Redes de Computadores Noções de Ethernet (enlace) Endereçamento Físico Dispositivos de Rede Nível de enlace Enlace Físico Delimitação da informação Detecção de erros de transmissão Controle de acesso ao Meio Físico Endereçamento

Leia mais

Desenvolvimendo de um dispositivo medidor de potência com base nas seguintes características: Redução do consumo de energia eléctrica; Necessidade de

Desenvolvimendo de um dispositivo medidor de potência com base nas seguintes características: Redução do consumo de energia eléctrica; Necessidade de 1 2 Desenvolvimendo de um dispositivo medidor de potência com base nas seguintes características: Redução do consumo de energia eléctrica; Necessidade de controlar o consumo de energia de um dispositivo,

Leia mais

DIMETRA EXPRESS FOLHA DE DADOS DIMETRA EXPRESS

DIMETRA EXPRESS FOLHA DE DADOS DIMETRA EXPRESS DIMETRA EXPRESS FOLHA DE DADOS DIMETRA EXPRESS DIMETRA EXPRESS COMUNICAÇÕES SIMPLIFICADAS SISTEMA TETRA MTS4 DIMETRA EXPRESS SISTEMA TETRA MTS2 DIMETRA EXPRESS A ATIVIDADE EMPRESARIAL JÁ É SUFICIENTEMENTE

Leia mais

Administração de Redes

Administração de Redes Administração de Redes Rui Prior 2012 Introdução às VLAN Este documento pretende dar uma breve introdução às Virtual LAN (VLAN), um conceito fundamental nas redes locais da actualidade. Conceito Por razões

Leia mais

Centronic EasyControl EC5410-II

Centronic EasyControl EC5410-II Centronic EasyControl EC5410-II pt Instruções de montagem e de utilização Emissor portátil de 10 canais Informações importantes para: o instalador / o electricista especializado / o utilizador A transmitir

Leia mais

CARACTERÍSTICAS Omnia PC5132-RS Gemini OMN-RCV3 DSC RECV-16

CARACTERÍSTICAS Omnia PC5132-RS Gemini OMN-RCV3 DSC RECV-16 CARACTERÍSTICAS Omnia PC5132-RS Gemini OMN-RCV3 DSC RECV-16 Paradox Napco Frequência de operação 433MHz 900MHz 900MHz Zonas 8 ( Spectra ) 32 16 16 ( Digiplex ) Controle remoto 8 ( spectra ) 16 usa zona

Leia mais

Função Principal da Memória

Função Principal da Memória Memórias Slide 2 Função Principal da Memória Armazenar dados. Armazenar os programas para serem executados pelo processador. Slide 3 Memória x Processador x HD Placa Mãe: Controlador de Memória Slide 4

Leia mais

A montagem e ligação de aparelhos eléctricos apenas devem ser realizadas por eletricistas especializados.

A montagem e ligação de aparelhos eléctricos apenas devem ser realizadas por eletricistas especializados. Conversor rádio KNX RF N.º art. : MK100RF Manual de instruções 1 Indicações de segurança A montagem e ligação de aparelhos eléctricos apenas devem ser realizadas por eletricistas especializados. Risco

Leia mais

Arquitetura de Redes de Computadores e Tecnologia de Implementação de Redes. Personal Area Networks)

Arquitetura de Redes de Computadores e Tecnologia de Implementação de Redes. Personal Area Networks) Arquitetura de Redes de Computadores e Tecnologia de Implementação de Redes 2016.2 Camada Física Tecnologias Alternativas de Meios Físicos * WPANs (Wireless( Personal Area Networks) Curso Técnico Integrado

Leia mais

+ - Projecto REIVE R E V E. Desenvolvimento de subsistema de monitorização e gestão de carga em baterias de Iões-Lítio

+ - Projecto REIVE R E V E. Desenvolvimento de subsistema de monitorização e gestão de carga em baterias de Iões-Lítio Desenvolvimento de subsistema de monitorização e gestão de carga em baterias de Iões-Lítio Sessão de Apresentação Pública Porto, 6 de Setembro de 2011 Objectivos do subsistema de monitorização: Conceber,

Leia mais

Redes de comunicação. Mod 2 Redes de computadores. Professor: Rafael Henriques

Redes de comunicação. Mod 2 Redes de computadores. Professor: Rafael Henriques Redes de comunicação Mod 2 Redes de computadores 1 Professor: Rafael Henriques Apresentação 2 Professor: Rafael Henriques Introdução às redes de computadores; Tipos de rede; Diagramas de encaminhamento;

Leia mais

Catálogo 2008 Formação

Catálogo 2008 Formação Catálogo 2008 Formação PARA PROFISSIONAIS DE ELECTRICIDADE 1 Formação Profissional Legrand A constante evolução das necessidades e das tecnologias induz uma permanente actualização de normas e regulamentos,

Leia mais

Laboratório Usando Wireshark para Examinar Quadros Ethernet

Laboratório Usando Wireshark para Examinar Quadros Ethernet Topologia Objetivos Parte 1: Examinar os campos do cabeçalho de um quadro Ethernet II Parte 2: Usar o Wireshark para capturar e analisar quadros Ethernet Histórico/Cenário Quando os protocolos da camada

Leia mais

Redes de Computadores. Prof. André Y. Kusumoto

Redes de Computadores. Prof. André Y. Kusumoto Redes de Computadores Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com MODEM As linhas telefônicas e rádios foram projetados pra transmitir frequências

Leia mais

Software de aplicação Tebis

Software de aplicação Tebis 5 Software de aplicação Tebis Detetor de abetura de rádio quicklink Características eléctricas / mecânicas: ver manual do produto Referência do produto Designação do produto Ref. programa de software de

Leia mais

Sumário Metodologia de desenvolvimento II. Comunicação RS232 III. Comunicação RS485 IV. Comunicação Bluetooth

Sumário Metodologia de desenvolvimento II. Comunicação RS232 III. Comunicação RS485 IV. Comunicação Bluetooth Sumário I. Metodologia de desenvolvimento 13 1. Introdução 13 II. Comunicação RS232 14 1. Transmissão serial 14 2. Montando o hardware 14 3. Programando o Arduino 15 4. Recepção serial 17 5. Programando

Leia mais

Redes Sem Fio. Alberto Felipe Friderichs Barros https://albertofelipeblog.wordpress.com

Redes Sem Fio. Alberto Felipe Friderichs Barros https://albertofelipeblog.wordpress.com Redes Sem Fio Alberto Felipe Friderichs Barros alberto.barros@ifsc.edu.br https://albertofelipeblog.wordpress.com Introdução Uma rede sem fio é uma infraestrutura das comunicações sem fio que permite a

Leia mais

Pavimento Radiante Controladores. criamos conforto

Pavimento Radiante Controladores. criamos conforto Pavimento Radiante Controladores criamos conforto M Aquecimento Pavimento radiante Controladores Controlador para sistemas de aquecimento HCC Aliando o sentido prático e o design, a série de controladores

Leia mais

Software de aplicação

Software de aplicação Software de aplicação A faire Módulo 1 saída ON/OFF Características elétricas/mecânicas: ver manual do produto Referência do produto Designação do produto Ref. software de aplicação Produto filar Produto

Leia mais

Conforto, economia, eficiência e segurança

Conforto, economia, eficiência e segurança email: knxdobrasil@knxdobrasil.com.br www.knxdobrasil.com.br Conforto, economia, eficiência e segurança email: knxdobrasil@knxdobrasil.com.br www.knxdobrasil.com.br Empresa A KNX do Brasil dedica-se ao

Leia mais

Centronic MemoControl MC441-II

Centronic MemoControl MC441-II Centronic MemoControl MC441-II pt Instruções de montagem e de utilização Emissor portátil com função de memória Informações importantes para: o instalador / o electricista especializado / o utilizador

Leia mais

MANUAL MÓDULO DE COMUNICAÇÃO MODBUS RS485/TCPIP

MANUAL MÓDULO DE COMUNICAÇÃO MODBUS RS485/TCPIP MANUAL MÓDULO DE COMUNICAÇÃO MODBUS RS485/TCPIP Site: www.rvc.com.br E-mail: vendas@rvc.com.br 1. Introdução O Módulo de comunicação RVC TMA8.4 é um equipamento microprocessado, cuja função é promover

Leia mais

Automação Industrial PEA-2211: INTRODUÇÃO À ELETROMECÂNICA E À AUTOMAÇÃO AUTOMAÇÃO: CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL

Automação Industrial PEA-2211: INTRODUÇÃO À ELETROMECÂNICA E À AUTOMAÇÃO AUTOMAÇÃO: CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL PEA-2211: INTRODUÇÃO À ELETROMECÂNICA E À AUTOMAÇÃO AUTOMAÇÃO: CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL Histórico Fim da década de 1960: os circuitos integrados permitiram o desenvolvimento de minicomputadores,

Leia mais

tébis, o controle inteligente da sua instalação elétrica

tébis, o controle inteligente da sua instalação elétrica tébis, o controle inteligente da sua instalação elétrica Quais os benefícios do sistema tébis? Uma solução global que se adapta às necessidades individuais Tecnologias do futuro... Economia de energia

Leia mais

Eng.º Domingos Salvador dos Santos.

Eng.º Domingos Salvador dos Santos. DOMÓTICA INSTALAÇÃO Eng.º Domingos Salvador dos Santos email:dss@isep.ipp.pt Outubro de 2010 Outubro de 2010 2/47 Estrutura da Apresentação RedesdeBaixaTensão RedeSELV TipodeCaboeInstalação Instalação

Leia mais

A subcamada de controle de acesso ao meio. LANs sem fios Pontes entre LANs

A subcamada de controle de acesso ao meio. LANs sem fios Pontes entre LANs A subcamada de controle de acesso ao meio LANs sem fios Pontes entre LANs LANs sem fios Tipo de rede que mais se populariza Pode operar de duas formas: com ponto de acesso e sem ponto de acesso Descrita

Leia mais

REGISTADOR METROLÓGICO DE TEMPERATURA

REGISTADOR METROLÓGICO DE TEMPERATURA REGISTADOR METROLÓGICO DE TEMPERATURA A Tekon Electronics desenvolveu um Registador Metrológico de Temperatura, aprovado pelo Instituto Português da Qualidade, para registo e monitorização de temperaturas

Leia mais

Modbus, Profibus, Devicenet. Prof. Regis Isael

Modbus, Profibus, Devicenet. Prof. Regis Isael Modbus, Profibus, Devicenet Prof. Regis Isael Redes Modbus Redes Modbus A princípio era um protocolo proprietário criado pela MODICON em 1978 visando o uso em seus próprios dispositivos. Atualmente a MODICON

Leia mais

Apartamento T4D Apartamento Tarouca

Apartamento T4D Apartamento Tarouca Apartamento Tarouca Comando ON/OFF de Ar Condicionado: Controlo ON/OFF de aparelho de ar condicionado Controlo de Estores Eléctricos - Centralizado: Comando de um estore eléctrico a partir do quadro da

Leia mais

Como Escrever um Documento de Projecto para Redes Informáticas

Como Escrever um Documento de Projecto para Redes Informáticas Como Escrever um Documento de Projecto para Redes Informáticas por Filipe Cardeal Patrão Freitas dos Santos Departamento de Engenharia Informática Universidade de Coimbra 3030 Coimbra, Portugal fcardeal@student.dei.uc.pt

Leia mais

Rede de computadores Protocolos UDP. Professor Carlos Muniz

Rede de computadores Protocolos UDP. Professor Carlos Muniz Rede de computadores Professor Carlos Muniz User Datagram Protocol O User Datagram Protocol (UDP) é um protocolo simples da camada de transporte. Ele é descrito na RFC 768 [1] e permite que a aplicação

Leia mais

Duração do Teste: 2h.

Duração do Teste: 2h. Telecomunicações e Redes de Computadores Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial Prof. João Pires º Teste, 007/008 8 de Junho de 008 Nome: Número: Duração do Teste: h. A prova é composta por três partes:

Leia mais

Arduino Lab 05 Leitura e

Arduino Lab 05 Leitura e Arduino Lab 05 Leitura e transmissão remota de corrente utilizando o nrf24l01 Imagem geral Aplicação Neste Lab iremos descrever a integração entre 5 dispositivos em uma aplicação de transmissão de dados

Leia mais

LEGRAND ESPECIALISTA MUNDIAL DE INFRA-ESTRUTURAS ELÉCTRICAS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO PARA EDÍFICIOS. 5º Seminário VOLTIMUM

LEGRAND ESPECIALISTA MUNDIAL DE INFRA-ESTRUTURAS ELÉCTRICAS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO PARA EDÍFICIOS. 5º Seminário VOLTIMUM LEGRAND ESPECIALISTA MUNDIAL DE INFRA-ESTRUTURAS ELÉCTRICAS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO PARA EDÍFICIOS 5º Seminário VOLTIMUM Seminário Voltimum 2012 SEGURANÇA Seminário Voltimum 2012 SEGURANÇA Controlo

Leia mais

Topologias e abrangência de redes de computadores

Topologias e abrangência de redes de computadores Topologias e abrangência de redes de computadores Aula 10 1º semestre Prof. Nataniel Vieira nataniel.vieira@gmail.com Objetivos Tornar os estudantes capazes de reconhecer os tipos de topologias de redes

Leia mais

MANUAL PARA INSTALAÇÃO

MANUAL PARA INSTALAÇÃO DG-1000 MANUAL PARA INSTALAÇÃO EPM TECNOLOGIA E EQUIPAMENTOS LTDA. Avenida Comendador Gumercindo Barranqueiros, 285 Jardim Samambaia Jundiaí - SP Tel. - (0xx11) 4582-5533 www.epmtec.com.br MANUAL DE INSTALAÇÃO

Leia mais

ELT030 Instrumentação 1

ELT030 Instrumentação 1 ELT030 Instrumentação Universidade Federal de Itajubá Engenharia Eletrônica Sensores Inteligentes ELT030 Instrumentação 1 Transmissor eletrônico Um transdutor converte uma grandeza física qualquer para

Leia mais

Fundamentos de Telecomunicações

Fundamentos de Telecomunicações Fundamentos de Telecomunicações LEEC_FT 1: Introdução Professor Victor Barroso vab@isr.ist.utl.pt 1 Introduzindo O tópico A tecnologia O conteúdo... LEEC_FT - Lição 1 Fundamentos de Telecomunicações Slide

Leia mais

Redes de Computadores. Protocolos TCP/IP

Redes de Computadores. Protocolos TCP/IP Redes de Computadores Protocolos TCP/IP Sumário 2! Endereços IP (lógicos) Sub-redes! Endereços Ethernet (físicos)! Conversão de endereços IP/Ethernet! Pacotes IP! Números de portos! Segmentos UDP! Segmentos

Leia mais

Unica Wireless. Conforto na ponta dos seus dedos. É fácil!

Unica Wireless. Conforto na ponta dos seus dedos. É fácil! Wireless Conforto na ponta dos seus dedos É fácil! funcionalidades à sua instalação eléctrica A tecnologia de rádiofrequência utilizada pelos mecanismos Wireless facilita o controlo da iluminação e estores,

Leia mais

Definição das 7 Camadas do Modelo OSI e Explicação das Funções

Definição das 7 Camadas do Modelo OSI e Explicação das Funções O modelo OSI (Open Systems Interconnect) tem sete camadas. Este artigo as descreve e explica, começando pela camada "inferior" na hierarquia (a camada física) e avançando até a "superior" (a camada de

Leia mais

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Transmissores de RF

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Transmissores de RF Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Transmissores de RF 0 Luis Miyoshi Baba Mariana Pires Negrão Rafael Fernandes Fialho Rafael Lee 1 Índice 2 1. Proposta e Objetivos A proposta do projeto

Leia mais