Resolvendo. Página 17. Página 18. Página 19

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Resolvendo. Página 17. Página 18. Página 19"

Transcrição

1

2 Página Testículos (túbulos seminíferos). 2. Testículos epidídimos canal deferente uretra. 3. Os testículos são constituídos por túbulos seminíferos intensamente enrolados. No tecido que os envolve encontram- se células de Leydig. 4. O facto dos túbulos seminíferos estarem intensamente enrolados permite a produção de um elevado número de espermatozóides num órgão de reduzidas dimensões. Página Embora as preparações que cada escola dispõe sejam diferentes, deve ser possível a observação de espermatozóides apenas no lúmen dos túbulos seminíferos. 2. Ver figura Facilidade de locomoção. Página Mitose. Permite a produção de uma maior número de células reprodutoras. 2. A 2n; B 2n; C 2n; D n; E n; F n. 3. Para que o número de cromossomas no homem se man tenha constante ao longo das gerações, terá que ocorrer uma meiose antes da formação dos gâmetas, para que estes, por fecundação, originem um ovo que tenha o mesmo número de cromossomas da espécie humana. 4. Como a espermatogénese é um processo contínuo, qualquer anomalia no processo provoca consequências, durante um certo período de tempo, em todas as células em desenvolvimento. São necessários 3 meses para que a produção de espermatozóides se restabeleça por completo. 5. Produção de fluidos nutritivos, fornecimento de hormonas, suporte e filtração dos compostos que afectam a espermatogénese.

3 Página Ao longo da espermiogénese as células tornam-se mais ovais, com dimensões inferiores, os organitos concentram-se na zona da cabeça e peça intermédia, ocorrendo a formação de um flagelo. Forma -se o acrossoma por fusão das vesículas de Golgi, ocorrendo também uma perda de citoplasma. 2. Para que ocorra fecundação, o espermatozóide tem que entrar no oócito II. Para tal, terá de degradar várias camadas celulares, pelo que as enzimas digestivas tornam-se imprescindíveis neste processo. 3. O flagelo permite ao espermatozóide deslocar-se no interior do sistema reprodutor feminino até alcançar o oócito II. Página A secção terminal do epidídimo (C) é o local de maior maturação dos espermatozóides. 2. Não, uma vez que só no epidídimo é que há aquisição, pelo espermatozóide, de uma região de reconhecimento e de ligação ao oócito II. 3. O facto de adquirirem mobilidade, bem como uma região de reconhecimento e ligação ao oócito II, é imprescindível para a fecundação. Página A concentração de testosterona apresenta variações ao longo do dia. Todavia, tende a situar-se dentro de um limite definido. 2. Entre 4 e 30 IU/L.

4 Página a. Podemos verificar que o aumento da concentração de LH e FSH é seguido do aumento da concentração de testosterona que, por sua vez, inibe a produção destas hormonas. Assim, quando se removem os testículos, deixa de ser produzida testosterona, e como esta deixa de inibir a produção de LH e FSH, aumentam as suas concentrações. b. O aumento da concentração de testosterona provoca uma diminuição da concentração de LH. Logo, a injecção de testosterona provocará uma diminuição de LH. c. A diminuição da concentração de testosterona implica um aumento da concentração de LH, pois a testosterona apresenta uma retroalimentação negativa na produção de LH. d. A hormona LH produzida pela hipófise anterior é responsável pela estimulação das células de Leydig para a produção de testosterona (hormona masculina associada ao desenvolvimento dos caracteres sexuais primários e secundários). Como tal, a destruição do lobo anterior da hipófise terá como consequência a atrofia testicular e a regressão dos caracteres sexuais secundários. 4. A GnRH, B FSH ou LH, C LH ou FSH. Página Embora as preparações que cada escola dispõe sejam diferentes deve ser possível observar folículos em vários estados de desenvolvimento. 2. Ver figuras 19 e 21.

5 Página As oogónias correspondem às células germinativas primitivas, enquanto os oócitos I correspondem às células resultantes da divisão mitótica das oogónias, que sofrem crescimento. 2. Folículo primário. 3. Durante o desenvolvimento embrionário. 4. Divisão I da meiose. É necessária na redução para metade do número de cromossomas. 5. A 2n; B 2n; C 2n; D 2n; E n; F n. 6. Durante esta evolução, o folículo aumenta muito de tamanho, forma-se a zona pelúcida e o tecido conjuntivo que rodeia o folículo primário diferencia-se, formando uma camada de células muito vascularizada (a teca interna). 7. Trompas de Falópio. 8. Depois de ser expulso o oócito II, as células foliculares proliferam, formando uma massa de tecido endócrino, o corpo lúteo, que permanece no ovário. Página Os ovários controlam o funcionamento do útero, uma vez que a remoção destes provoca a paragem do ciclo uterino e o seu atrofiamento, enquanto que a remoção do útero não afecta o funcionamento dos ovários. 2. Aumenta consideravelmente. 3. O desenvolvimento do corpo lúteo provoca um aumento acentuado na produção de progesterona. Quando o corpo lúteo regride, a produção de progesterona diminui drasticamente. A variação da concentração de estrogénio segue a mesma tendência da progesterona, mas de forma menos significativa. 4. Durante a fase folicular, o útero encontra-se em fase menstrual, passando progressivamente para a fase proliferativa (durante esta fase há espessamento do endométrio e reconstituição dos vasos sanguíneos); a ovulação coincide com o início da fase secretora, que continua durante a fase luteínica. A degeneração final do corpo lúteo conduz ao início da fase menstrual, em que o revestimento uterino é expulso.

6 Página Mesmo na ausência dos ovários, o ciclo uterino mantém-se a funcionar normalmente, desde que sejam injectados, via sanguínea, extractos de ovário (contendo hormonas). 6. O estrogénio promove a proliferação do endométrio, enquanto que a progesterona promove o aumento de secreções hormonais pelo endométrio. 7. Durante a fase menstrual, o estrogénio e a progesterona encontram-se em níveis muito reduzidos. Nesta fase, parte do endométrio entra em colapso, desprende-se e flui para fora do organismo (menstruação). 8. O controlo uterino por parte dos ovários é muito importante, pois o útero deverá estar apto, caso ocorra fecundação, a acolher uma gravidez. Página Aumenta. 2. Estas hormonas, quando administradas, desencadeiam o ciclo ovárico. Quando ocorrem lesões no complexo hipotálamo-hipófise, os ciclos ovárico e uterino são afectados, comprovando que as hormonas GnRH, FSH e LH controlam o ciclo ovárico. 3. Na puberdade ocorre um aumento da actividade do complexo hipotálamo -hipófise, com consequente aumento da produção de GnRH, FSH e LH, que, por sua vez, promove uma maior produção de estrogénio e de progesterona, responsáveis pelo aparecimento e desenvolvimento dos caracteres sexuais primários e secundários. 4. Aumento da concentração das hormonas GnRH, FSH e LH. 5. Um aumento da concentração de GnRH, FSH e LH provoca um aumento da concentração de estrogénios e pro ges terona que, por sua vez, promovem a diminuição da concentração daquelas hormonas. Esta diminuição levará à diminuição da concentração de estrogénios, o que provocará um aumento da síntese das hormonas referidas, num processo cíclico.

7 Página Aumenta. 2. Promove uma ligeira diminuição na concentração de FSH. 3. Ao contrário do que acontece nos restantes dias do ciclo, entre o 12. e o 14. dias o aumento significativo da produção de estrogénios estimula a produção de FSH e de LH, que fomenta o desenvolvimento folicular e a consequente produção de estrogénios. 4. O aumento da concentração hormonal permite a ocorrência da ovulação. 5. Estimula o desenvolvimento do corpo lúteo e a secreção de progesterona. 6. Ver figura 26. Página Sofre a reacção acrossómica. 2. Esta transformação permite ao espermatozóide degradar a zona pelúcida e ligar-se à membrana do oócito II, o que lhe vai possibilitar a entrada. 3. Ocorre a degradação da camada granular e da zona pelúcida. 4. Entre a zona pelúcida e a membrana plasmática do óvulo forma-se uma camada que dificulta a ligação e penetração por mais espermatozóides. Página Metáfase II. 2. Contribui com a sua carga genética presente no núcleo.

8 Página Estimulou a conclusão da segunda divisão da meiose, com consequente formação do óvulo e do 2. glóbulo polar. 4. Reacção acrossómica, em que parte da parede do oócito II é degradada por enzimas libertadas pelo acrossoma do espermatozóide. 5. Ambos têm n (23) cromossomas. 6. Mitose. 7. Para que ocorra multiplicação celular e desenvolvimento embrionário, mantendo a informação genética. Página Para manter as condições ambientais óptimas, impedindo a morte dos gâmetas. 2. Estimular a libertação dos gâmetas. 3. Descrever as fases da mitose, de acordo com as observações. Página Placenta, cordão umbilical, córion, vesícula vitelina e âmnio. 2. A partir das células trofoblásticas.

9 Página a. Nutrição do embrião/feto, trocas gasosas, produção de hormonas e troca de produtos de excreção. b. Proteger o embrião/feto da dessecação e dos choques mecânicos. 4. A troca de substâncias entre a grávida e o embrião/feto ocorre durante a gravidez, pelo que é necessário que a grávida mantenha bons hábitos de alimentação e saúde, de modo a não transmitir ao seu descendente substâncias nefastas. 5. O embrião em desenvolvimento não é auto -suficiente, pelo que os anexos embrionários são responsáveis pela sua nutrição e protecção. Página Os preformistas defendiam que no óvulo ou no espermatozóide já se encontrava o novo ser em miniatura, enquanto os embriologistas defendiam a formação sequencial dos órgãos durante o desenvolvimento embrionário. 2. No texto, descreve-se o exemplo do desenvolvimento do microscópio e a sua utilidade para a observação de material biológico e fundamentação de teorias. 3. O aparecimento de descendentes diferentes dos progenitores, como, por exemplo, a mula. 4. A visualização de esperma ao microscópio não permitia observar que no espermatozóide estava um novo ser em miniatura. Contudo, algumas observações parciais e subjectivas levaram a essa conclusão. 5. É importante que o aluno constate casos concretos de evolução científica, devendo, para tal, pesquisar exemplos. Página Recolha de líquido amniótico, cultura das células recolhidas e posteriores testes/análises. 2. Vantagem: detecção de algumas anomalias (por ex., Trissomia 21). Desvantagem: possibilidade de provocar abortos espontâneos (1/200). 3. Tal como se pode analisar nesta actividade, o desenvolvimento da ciência e da tecnologia permite a detecção precoce de anomalias, o que possibilita a melhoria das condições de vida das populações.

10 Página Não ocorre a degradação do endométrio e consequente menstruação. 2. Manter o endométrio espesso de modo a garantir a nidação. 3. As hormonas FSH e LH não apresentam variações da sua concentração nos primeiros dias de gravidez. 4. a. Mantém o corpo lúteo desenvolvido. b. Mantém a produção de estrogénios e de progesterona. c. O útero mantém-se na fase secretora. 5. É a placenta, porque é a estrutura que se forma durante o 2. mês de gestação, quando o corpo lúteo regride. Página A inibição da hormona GnRH tem como consequência a diminuição da produção de FSH e de LH. 2. a. A prolactina inibe a produção de GnRH e, consequentemente, a produção de FSH e de LH, pelo que, normalmente, não haverá maturação folicular e, consequentemente, ovulação. Sem oócito II não ocorre fecundação, pelo que a fertilidade diminui, o que poderá ser considerado um método natural de evitar uma nova gravidez. b. A diminuição da concentração de hormonas ováricas tem como consequência a paragem do ciclo uterino. Por conseguinte, a mulher pode não apresentar período menstrual nos primeiros meses após o parto. Todavia, existem excepções. Página O facto do leite materno possuir anticorpos (importantes para o sistema imunitário do bebé). 2. O álcool e os compostos do fumo do tabaco difundem-se para o leite e deste para o bebé, pelo que a sua exposição ao álcool poderá provocar dependência no bebé. 3. Não esquecer de referir a possibilidade de a mãe, no caso de efectuar uma alimentação deficiente em cálcio, vir a sofrer de osteoporose.

11 Página A vasectomia, a laqueação das trompas e a pílula. 2. A vasectomia e a laqueação das trompas são métodos definitivos, não dependentes do modo de uso do paciente, enquanto que a eficácia dos restantes métodos é afectada pelo modo como são usados. 3. A combinação de dois métodos pode aumentar a taxa de eficácia da contracepção. Por exemplo, quando é usado o preservativo juntamente com o espermicida a taxa de eficácia é superior à do uso isolado do preservativo. 4. O único método com eficácia contraceptiva total é a abstinência sexual. Página A vasectomia funciona como um método contraceptivo, uma vez que é interrompido o curso normal dos espermatozóides, impedindo a sua libertação durante a ejaculação. 2. Os anticorpos vão reconhecer os espermatozóides produzidos e os macrófagos fagocitam-nos, provocando uma brusca diminuição no seu número. 3. Como nos testículos já existem anticorpos que destroem os espermatozóides, estes não vão constituir o esperma, mesmo que a vasectomia seja revertida cirurgicamente. 4. A vasectomia não provoca problemas ao nível da erecção nem da ejaculação, bem como não afecta a produção de testosterona nem as secreções das glândulas anexas, apenas o ejaculado não tem espermatozóides. 5. A laqueação, tal como a vasectomia, impede o transporte das células reprodutoras ao longo das vias genitais, evitando a fecundação. 6. Como o desenvolvimento dos folículos não é afectado, a laqueação não provoca modificações no ciclo ovárico nem no ciclo uterino. Apenas bloqueia a circulação dos oócitos que são produzidos regularmente.

12 Página Os níveis de gonadoestimulinas mantêm-se permanentemente reduzidos. Página a. Em A o ciclo ovárico funcionará normalmente, ocorrendo as fases folicular, ovulação e luteínica, enquanto que em B não ocorrerá a fase folicular, pelo que não haverá ovulação nem fase luteínica. b. A ausência de produção de gonadoestimulinas não estimulará o desenvolvimento do folículo, pelo que não ocorrerá a indução da ovulação nem do desenvolvimento do corpo lúteo. 3. a. Como ocorre inibição da actuação dos estrogénios, o endométrio não se desenvolverá ao longo das três semanas, pois a inibição da acção dos estrogénios impede o desenvolvimento dos vasos sanguíneos e das glândulas endometriais. b. As elevadas concentrações de progesterona provocam o espessamento do muco cervical, dificultando a circulação dos espermatozóides no tracto reprodutor feminino, aumentando a eficácia de prevenção de uma gravidez. c. A pílula, ao ser administrada regularmente e controlando o teor de hormonas sexuais, permite regularizar o ciclo sexual feminino, quer em termos de dias quer quanto à intensidade do fluxo menstrual. d. A interrupção da toma da pílula numa semana permitirá a proliferação do endométrio que reveste a parede uterina e posterior fase menstrual, sem, contudo, ser precedida por uma ovulação. 4. Tendo em conta o seu modo de actuação, qualquer procedimento que implique o uso incorrecto da pílula poderá provocar uma alteração hormonal e a possibilidade de uma ovulação.

13 Página A pílula do dia seguinte pode impedir a fecundação ou a nidação. 2. Ao ser constituída por uma grande dose hormonal, a pílula do dia seguinte pode provocar danos irreparáveis no desenvolvimento e maturação ovárica das adolescentes, podendo inclusive provocar-lhes a esterilidade. Pode também alterar os ciclos menstruais e provocar cancro da mama e do útero. 3. A ciência e a tecnologia desenvolvem métodos contraceptivos. Contudo, estes podem ter efeitos secundários graves, como é o caso da pílula do dia seguinte, que apenas deve ser usada como contraceptivo de emergência. Em caso de abuso pode provocar a esterilidade e cancros, entre outras consequências. Página A investigação permite detectar hormonas importantes no controlo hormonal, ou desenvolver compostos com actuação idêntica à das hormonas, criando formas de contracepção mais evasivas e eficientes, com efeitos secundários cada vez mais reduzidos. É necessário o estudo detalhado da estrutura molecular das hormonas para assim compreender o seu modo de actuação. 2. A maioria dos métodos contraceptivos destina-se ao sexo feminino, pois é mais fácil controlar a produção cíclica de oócitos II do que de espermatozóides, uma vez que estes são produzidos continuamente. No ciclo ovárico os acontecimentos são sequenciais e em alturas certas. A supressão da espermatogénese, para ser eficiente, tem que ser total, o que implica uma intervenção química forte, que terá efeitos secundários indesejáveis. 3. a. Ao proporcionar novos produtos para a sociedade, o desenvolvimento científico será um dos principais responsáveis pela evolução da sociedade, melhorando a qualidade de vida dos indivíduos. b. O desenvolvimento de novas técnicas fomenta a investigação e o desenvolvimento científico numa relação bidireccional.

14 Página a. As causas de infertilidade humana devem-se, em percentagem igual, a factores femininos e masculinos. b. Muitas das causas de infertilidade ainda são desconhecidas, pelo que é necessário realizar mais estudos nesta área. 2. Muitos dos factores de infertilidade são de razão desconhecida (idiopáticos), não estando, assim, atribuída uma causa orgânica. Por exemplo, problemas psicológicos ao nível da erecção podem originar a infertilidade. 3. Qualquer modificação na produção de esperma pode originar infertilidade, nomeadamente: funcionamento deficiente das células de Sertoli, acumulação de anticorpos nos testículos, problemas na maturação dos espermatozóides ao nível dos epidídimos, produção de espermatozóides com problemas estruturais (ex.: ausência de flagelo). Uma falha nos testículos pode estar na origem dos problemas anteriores, podendo reduzir o número de espermatozóides viáveis. Uma disfunção ovárica nas mulheres poderá ser originada por problemas hormonais ou por problemas durante o desenvolvimento embrionário. A desregulação hormonal e o deficiente funcionamento dos ovários provocam alterações no ciclo uterino, nomeadamente ao nível do endométrio. Cancros, infecções e outras doenças podem afectar tanto homens como mulheres. Página A partir dos 20 anos a fertilidade feminina diminui, até atingir um valor quase nulo por volta dos anos. 2. Entre os 20 e os 24 anos. 3. Ao esgotamento dos folículos ováricos que corresponde, na maioria das mulheres, à entrada na menopausa. 4. O aluno deverá apresentar as seguintes causas: problemas durante o desenvolvimento embrionário, malformações congénitas, desregulação hormonal, infecções sexualmente transmissíveis e outras doenças, como, por exemplo, o cancro.

15 Página Em situações onde os espermatozóides são produzidos em número reduzido ou comproblemas de locomoção, bem como quando existe um muco cervical hostil. Este método permite ultrapassar as dificuldades do transporte dos espermatozóides até às trompas de Falópio. 2. Não deverá ser aplicada em situações com graves problemas de locomoção do espermatozóide ou do oócito II até às trompas de Falópio, uma vez que apenas permite ultrapassar a barreira do muco cervical. Os espermatozóides deverão ter mobilidade para se deslocarem até à trompa de Falópio. Página Como os espermatozóides têm um reduzido tempo de vida no organismo feminino, têm que ser aplicados na ocasião da ovulação. 4. Para que este tenha o maior número possível de espermatozóides viáveis, sem qualquer modificação que os afecte gravemente. 5. Permite remover todas as substâncias em excesso e seleccionar os espermatozóides mais viáveis e aptos para a fecundação. 6. Devem ser abordados durante o debate os problemas éticos da selecção do sexo dos descendentes; as possíveis implicações na demografia mundial; as implicações nos países em que ocorrem actualmente políticas de planeamento familiar discriminatórias do sexo dos descendentes.

16 Página Este método é aconselhado a mulheres com trompas de Falópio obstruídas e a homens cujos espermatozóides não apresentem mobilidade ou com uma mobilidade muito deficiente. 2. A fecundação é controlada laboratorialmente, não dependendo do transporte do esperma nem dos oócitos II nas trompas de Falópio. 3. Pode ocorrer a nidação de vários embriões transferidos, com a possibilidade de ocorrerem gravidezes múltiplas, com riscos acrescidos para a mãe e para os fetos, bem como o aumento do número de abortos espontâneos. 4. Poderão ser analisados/discutidos os seguintes pontos: implicações éticas do uso de embriões excedentários na investigação, nomeadamente ao nível da diferenciação celular com implicações no tratamento do cancro, pato logias degenerativas do sistema nervoso, doenças genéticas, regeneração de tecidos e órgãos, etc.; implicações éticas da destruição dos embriões excedentários. Página Inseminação artificial, fecundação in vitro, indução da ovulação, recolha cirúrgica de espermatozóides. 2. Permitem combater a infertilidade, auxiliando a fecundação, nos casos em que os espermatozóides são em número reduzido ou com problemas de locomoção que os incapacitam de se deslocarem. Nas mulheres são essenciais para a resolução de problemas na produção e maturação de folículos, bem como nos casos em que ocorre produção de um muco cervical muito hostil. As técnicas de reprodução medicamente assistida são também importantes no auxílio à nidação. 3. Os alunos deverão explanar e discutir os aspectos abordados ao longo deste capítulo. 4. a. A maioria dos países europeus já apresenta legislação relativa à reprodução medicamente assistida, nomeadamente no que concerne à doação de embriões. b. A comunidade científica, tal como a sociedade civil, não é unânime sobre as implicações éticas e biológicas das técnicas de reprodução medicamente assistida, pelo que esta temática continua a ser tema de debate e de investigação científica.

17 Página A: 1 canal deferente; 2 vesícula seminal; 3 próstata; 4 glândula de Cowper; 5 uretra; 6 pénis; 7 epidídimo; 8 testículo. B: 9 vulva; 10 cérvix; 11 va gi na; 12 ovário; 13 útero; 14 trompas de Falópio; 15 clítoris a. 8 e 12. b. 2, 3 e 4. c. 1, 5, 7, 10, 11, 13 e produz o líquido seminal que tem como principal função nutrir os espermatozóides; 6 órgão copulador; 13 local de nidação e de gestação. 14 local de fecundação e transporte do oócito II até ao útero Quanto mais na parte final dos epidídimos maior é o grau de maturação dos espermatozóides. 2. Verdadeiras B, E, F, G. Falsas A, C, D, H.

18 Página B. A. E. D. C A LH; B FSH; C estrogénio; D progesterona a. LH; b. estrogénio e progesterona; c. FSH; d. estrogénio e progesterona oogónia (folículo imaturo); 2 folículo em desenvolvimento; 3 oócito; 4 folículo maduro; 5 oócito II (ovulação); 6 corpo lúteo; 7 endométrio; 8 desagregação do endométrio (menstruação); 9 complexo hipotálamo-hipófise No caso de haver fecundação, a progesterona e o estrogénio mantêm-se em níveis elevados, o que não ocorreu neste caso A desagregação do endométrio e a consequente menstruação c.

19 Página A FSH; B estrogénio; C LH; D progesterona. 5.2 c P menstruação; Q fase folicular; R ovulação; S fase luteínica B; 2 F; 3 G; 4 C; 5 A; 6 E; 7 D Na situação B. Quando ocorre fecundação e nidação, o embrião sintetiza hcg, que é semelhante ao LH, mantendo o corpo lúteo funcional, impedindo que as concentrações de estrogénio e de progesterona diminuam e evitando a desagregação do endométrio A variação hormonal terá que ser causada pelo embrião em desenvolvimento, pois as hormonas hipofisárias não apresentam variação entre as duas situações (ausência e existência de uma gravidez nos estados iniciais), pelo que não são responsáveis pelos índices hormonais de estrogénio e de progesterona a b a.

20 Página c Na fertilização in vitro, os espermatozóides recolhidos são postos em contacto directo com o oócito II, não tendo aqueles necessidade de ultrapassar as barreiras biológicas que existem in vivo. Dado que os espermatozóides não apresentam anomalias (morfológicas ou fisiológicas), pode ocorrer fecundação. O recurso a esta técnica de reprodução assistida possibilita aos indivíduos com baixa contagem de espermatozóides serem pais biológicos A presença de alguns dos anticorpos maternos no sistema circulatório do recém-nascido atesta a capacidade desses anticorpos para ultrapassarem a barreira criada pela placenta. Se alguns dos anticorpos conseguem atravessar a placenta, outras substâncias presentes no sangue materno também, eventualmente, o conseguirão fazer. Por essa razão, a mulher grávida deve assegurar que a sua alimentação e o seu estilo de vida contribuam para a presença, na sua corrente sanguínea, de substâncias favoráveis ao desenvolvimento do feto, evitando, assim, a presença de substâncias nocivas Placenta; 2 Útero; 3 Cordão umbilical; 4 Feto; 5 Veia embrionária; 6 Artéria embrionária Placenta, âmnio, córion e cordão umbilical A. Feto; B. Córion; C. Placenta; D. Cordão umbilical; E. Âmnio.

21 Página A produção de oxitocina oscila ao longo do dia, mas aumenta substancialmente com a proximidade ao parto A pressão da cabeça do feto contra o colo do útero inicia um reflexo hormonal que aumenta a secreção desta hormona pela hipófise Quanto maior a produção de oxitocina maior a intensidade das contracções uterinas A situação II Os contraceptivos hormonais são constituídos por estrogénios e progesterona sintéticos em concentração suficiente para exercer sobre o complexo hipotálamo-hipófise um mecanismo de retroalimentação negativa, de tal forma que a produção de GnRH diminui e consequentemente a de FSH e LH também O gráfico da situação I refere-se ao mecanismo hormonal normal sem administração de contraceptivos hormonais. Neste caso, o aumento da concentração de FSH e LH por volta do 14.º dia deve-se ao mecanismo de retroalimentação positiva, que a elevada concentração de estrogénios provoca sobre o complexo hipotálamo-hipófise As hormonas que integram os contraceptivos hormonais são suficientes para estimular o desenvolvimento do endométrio durante o ciclo uterino. Assim, quando a toma da pílula é interrompida, a diminuição da concentração das hormonas no sangue tem como consequência a ocorrência de uma menstruação Impedem o desenvolvimento e maturação dos folículos e consequente ovulação Não têm qualquer efeito sobre a transmissão de IST A eficácia deste método diminui com o aumento da idade da paciente Deve-se à menor capacidade de resposta da mulher aos tratamentos hormonais, perda de viabilidade da maioria dos oócitos II, dificuldades ao nível da nidação, etc D. e E D D; 2 A; 3 B; 4 C.

22 Página A Recolha de oócitos II; B Transferência de embriões; 1 ovário; 2 embrião; 3 espermatozóide; 4 oócito II; 5 cateter (seringa); 6 útero O processamento corresponde ao tratamento e limpeza de produtos em excesso e selecção das células mais viáveis e com maiores capacidades de locomoção, aumentando a eficiência deste processo e impedindo que os espermatozóides com malformações possam fecundar o oócito II Permite obter um elevado número de oócitos II, de modo a que vários sejam fecundados, para que pelo menos três sejam implantados e os restantes crioconservados Se o espermatozóide é incapaz de fecundar o oócito II, pode ser microinjectado no oócito II em laboratório, com posterior transferência dos embriões.

23 Página Aumenta a produção de LH e FSH Ao 16. dia Verdadeiras: B e D; Falsas A, C, E Com tratamentos hormonais é induzida a ovulação múltipla aumentando a probabilidade de gravidezes múltiplas. 17. A crioconservação de gâmetas e embriões, a destruição de embriões excedentários ou a sua utilização em pesquisas científicas, a escolha das características do descendente (ex.: sexo) e, ainda o desconhecimento dos impactes das técnicas de reprodução medicamente assistida.

Reprodução e Manipulação da fertilidade

Reprodução e Manipulação da fertilidade Bio12 Unidade 1 Reprodução e Manipulação da fertilidade De que modo os processos reprodutivos interferem na qualidade de vida dos seres humanos? Capítulo 1. Anatomia, gametogénese e controlo hormonal Em

Leia mais

Biologia 12º ano Reprodução e manipulação da fertilidade

Biologia 12º ano Reprodução e manipulação da fertilidade Escola Básica e Secundária Prof. Reynaldo dos Santos Biologia 12º ano Reprodução e manipulação da fertilidade Teste de Avaliação Leia atentamente os textos das perguntas, observe as imagens e responda

Leia mais

BIOLOGIA Módulo 1 12º CTec GRUPO I

BIOLOGIA Módulo 1 12º CTec GRUPO I A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o S é r g i o V. N. G a i a E S C O L A S E C U N D Á R I A / 3 A N T Ó N I O S É R G I O BIOLOGIA Módulo 1 12º CTec CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE

Leia mais

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o S é r g i o V. N. G a i a E S C O L A S E C U N D Á R I A / 3 A N T Ó N I O S É R G I O

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o S é r g i o V. N. G a i a E S C O L A S E C U N D Á R I A / 3 A N T Ó N I O S É R G I O A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o S é r g i o V. N. G a i a E S C O L A S E C U N D Á R I A / 3 A N T Ó N I O S É R G I O BIOLOGIA Módulo 1 12º CTec CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE

Leia mais

Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Biologia - 12º ano - Teste de Avaliação Novembro 2018 Unidade 1: Reprodução humana

Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Biologia - 12º ano - Teste de Avaliação Novembro 2018 Unidade 1: Reprodução humana Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Biologia - 12º ano - Teste de Avaliação Novembro 2018 Unidade 1: Reprodução humana Leia atentamente os textos e as questões que se seguem e indique

Leia mais

Ano Lectivo 2009/2010

Ano Lectivo 2009/2010 Ano Lectivo 2009/2010 Feito por: Carlos Grilo Caracteres sexuais primários e secundários.3 Sistema reprodutor masculino.4 Sistema reprodutor feminino.5 Ciclo ovário.5 Ciclo uterino.7 Fecundação 9 Caracteres

Leia mais

EXERCÌCIOS GLOBAIS. - as células 3 são duas vezes mais numerosas do que as 2; - as células 4 são duas vezes mais numerosas do que as 3;

EXERCÌCIOS GLOBAIS. - as células 3 são duas vezes mais numerosas do que as 2; - as células 4 são duas vezes mais numerosas do que as 3; EXERCÌCIOS GLOBAIS 1. Atente às figuras 1 e 2 e responda às questões que se seguem: A fig.1 mostra um corte esquemático de uma estrutura estudada e a sua análise mostra que: - as células 3 são duas vezes

Leia mais

Biologia - 12º Ano Teste de Avaliação

Biologia - 12º Ano Teste de Avaliação Escola Secundária Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Biologia - 12º Ano Teste de Avaliação 1. A figura 1 representa um corte de diferentes estruturas do sistema reprodutor masculino. 1.1. Faça

Leia mais

Ciências Naturais 9º ano Teste de Avaliação

Ciências Naturais 9º ano Teste de Avaliação Escola Básica e Secundária Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Ciências Naturais 9º ano Teste de Avaliação 09 de maio 2016 Sistema Reprodutor NOME: Nº TURMA: Classificação: % Leia com atenção

Leia mais

ENCCEJA RESUMO. Reprodução e contracepção. Natureza 1

ENCCEJA RESUMO. Reprodução e contracepção. Natureza 1 Reprodução e contracepção RESUMO A reprodução é uma característica dos organismos vivos, que produzem descendentes que contenham os seus genes, fazendo-os semelhantes para perpetuar a vida. Reproduzir

Leia mais

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º:

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Carateres Sexuais FICHA DE TRABALHO 1 adolescência 9 e os 15 anos nascimento Conteúdo: Carateres Sexuais FICHA DE TRABALHO 1 adolescência 9 e os 15 anos nascimento 8 e os 12 anos secundários

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. adolescência 9 e os 15 anos nascimento. 8 e os 12 anos secundários primários

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. adolescência 9 e os 15 anos nascimento. 8 e os 12 anos secundários primários Conteúdo: Carateres Sexuais FICHA DE TRABALHO 1 adolescência 9 e os 15 anos nascimento 8 e os 12 anos secundários primários comportamento psicológicas puberdade Os caracteres sexuais estão presentes desde

Leia mais

Reprodução e Manipulação da fertilidade

Reprodução e Manipulação da fertilidade Bio12 Unidade 1 Reprodução e Manipulação da fertilidade De que modo os processos reprodutivos interferem na qualidade de vida dos seres humanos? Capítulo 1. Anatomia, gametogénese e controlo hormonal Em

Leia mais

1. Aos 35 anos, a mulher tinha nos seus ovários oócitos de 1ª que no dia do seu nascimento. Os oócitos de 1.ª são células.

1. Aos 35 anos, a mulher tinha nos seus ovários oócitos de 1ª que no dia do seu nascimento. Os oócitos de 1.ª são células. Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Biologia - 12º ano - Teste de Avaliação Dezembro 2018 Unidade 1: Reprodução e manipulação da fertilidade Leia atentamente o texto e as questões que

Leia mais

Capacidade que os seres vivos possuem de produzir descendentes;

Capacidade que os seres vivos possuem de produzir descendentes; Reprodução Humana Reprodução Capacidade que os seres vivos possuem de produzir descendentes; Ocorre a reprodução sexuada. Na mulher os órgãos sexuais são os ovários, que produzem os óvulos; no homem, são

Leia mais

3.1. Sistema Reprodutor

3.1. Sistema Reprodutor Ciências Naturais 9º ano Unidade 3 Transmissão da vida Os órgãos reprodutores Os sistemas reprodutores e permitem originar novos seres e, assim, perpetuar a espécie. SISTEMAS REPRODUTORES Gónadas Vias

Leia mais

ATENÇÃO. Enunciado de Prova Escrita de Avaliação Sumativa

ATENÇÃO. Enunciado de Prova Escrita de Avaliação Sumativa Enunciado de Prova Escrita de Avaliação Sumativa Ano Lectivo: 2008/2009 Disciplina: Biologia Ano: 12º Turma: CT Curso: C.H. - C.T. Duração: 90 min. Data: 24 / 10 /2008 Docente: Catarina Reis NOTA: Todas

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, Células e Tecidos Gametogênese. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Moléculas, Células e Tecidos Gametogênese. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Moléculas, Células e Tecidos https://www.qconcursos.com Prof. Daniele Duó - A reprodução sexuada começa com a formação dos gametas, denominado gametogênese. espermatogênese ovulogênese ou ovogênese

Leia mais

Transmissão da Vida Bases morfológicas e fisiológicas da reprodução 1.2. Noções básicas de hereditariedade. Ciências Naturais 9ºano

Transmissão da Vida Bases morfológicas e fisiológicas da reprodução 1.2. Noções básicas de hereditariedade. Ciências Naturais 9ºano Ciências Naturais 9ºano Transmissão da Vida 1.1. Bases morfológicas e 1.2. Noções básicas de hereditariedade A partir da puberdade, as gónadas atingem a maturidade e começam a produzir gâmetas. Ovários

Leia mais

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos Sistema Reprodutor Humano. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos Sistema Reprodutor Humano. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Identidade dos Seres Vivos Prof. Daniele Duó O sistema reprodutor humano possui uma série de órgãos e estruturas que permitem a realização da reprodução sexuada. Reprodução sexuada: Reprodução

Leia mais

hormônios do sistema genital masculino gônadas masculinas

hormônios do sistema genital masculino gônadas masculinas Gônadas masculinas Os hormônios do sistema genital masculino são produzidos nas gônadas masculinas, muito conhecidas como testículos. São os hormônios que determinam as características sexuais secundárias,

Leia mais

REPRODUÇÃO HUMANA. Lásaro Henrique

REPRODUÇÃO HUMANA. Lásaro Henrique REPRODUÇÃO HUMANA Lásaro Henrique GAMETOGÊNESE Processo de formação de gametas. Pode ser: Espermatogênese Ovulogênese ESPERMATOGÊNESE Ocorre nos tubos seminíferos,das paredes para a luz de cada tubo. ETAPAS

Leia mais

Sistema Reprodutor 1

Sistema Reprodutor 1 Sistema Reprodutor 1 APARELHO REPRODUTOR MASCULINO 2 Funções Reprodutivas Espermatogênese: formação do esperma Regulação das funções sexuais masculinas pelos diversos hormônios Ato sexual masculino 3 Anatomia

Leia mais

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m L o u r o s a CIÊNCIAS NATURAIS 9º ANO FICHA DE AVALIAÇÃO Ano Letivo 2011/2012 Classificação: Professora: Enc. Educação: Nome:

Leia mais

Gametogênese Ovogênese. Prof a. Marta G. Amaral, Dra. Embriologia molecular

Gametogênese Ovogênese. Prof a. Marta G. Amaral, Dra. Embriologia molecular Gametogênese Ovogênese Prof a. Marta G. Amaral, Dra. Embriologia molecular Cél germinativa primordial (CGP) CGP Oogônias Inicia antes do nascimento Depois entra em repouso Na puberdade termina a diferenciação

Leia mais

Cap. 12 Reprodução Humana. Prof. Tatiana Novembro / 2018

Cap. 12 Reprodução Humana. Prof. Tatiana Novembro / 2018 Cap. 12 Reprodução Humana Prof. Tatiana Novembro / 2018 Adolescência e Puberdade Adolescência: transição entre a infância e a vida adulta. Puberdade: período inicial da adolescência, o qual ocorrem mudanças

Leia mais

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO Anatomia Genitália externa: pênis e bolsa escrotal; Órgãos reprodutores internos: testículos culos, epidídimos dimos, ductos(deferente, ejaculador e uretra) e as glândulas

Leia mais

Diplofase. Haplofase

Diplofase. Haplofase Prof. Bruno Uchôa Diplofase Haplofase O sexo de um indivíduo é determinado, geneticamente, de acordo com os cromossomas sexuais que se encontram no ovo. As estruturas masculinas e femininas desenvolvem-se

Leia mais

http://www.boggiostudios.com/galleries/gallery/pregnancy 1 1- Espermatozoide atravessa a corona radiata. 2- Cabeça do espermatozoide adere à zona pelúcida 3- Reação acrossômica: o conteúdo do acrossomo

Leia mais

Capacidade que os seres vivos possuem de produzir descendentes;

Capacidade que os seres vivos possuem de produzir descendentes; Reprodução Humana Reprodução Capacidade que os seres vivos possuem de produzir descendentes; Ocorre a reprodução sexuada. Na mulher os órgãos sexuais são os ovários, que produzem os óvulos; no homem, são

Leia mais

SISTEMA GENITAL FEMININO

SISTEMA GENITAL FEMININO SISTEMA GENITAL FEMININO PROF STUART - BIOLOGIA Anatomia Feminino PROF STUART - BIOLOGIA 1 Anatomia Feminino PROF STUART - BIOLOGIA 1) Anatomia a) Pequenos e grandes lábios: Delimitam a entrada da vagina

Leia mais

Conhecer a morfologia do complexo hipotálamo-hipófise.

Conhecer a morfologia do complexo hipotálamo-hipófise. Conhecer a morfologia do complexo hipotálamo-hipófise. Compreender o mecanismo de regulação do hipotálamo sobre a hipófise. Conhecer a ação das principais hormonas sexuais femininas estrogénios e progesterona.

Leia mais

Plano de Recuperação Final EF2

Plano de Recuperação Final EF2 Série/Ano: 8º ANO Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o ano nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para os conteúdos que

Leia mais

Para que serve a reprodução?

Para que serve a reprodução? REPRODUÇÃO HUMANA Para que serve a reprodução? QUAIS OS TIPOS DE REPRODUÇÃO QUE ADOPTAM OS SERES VIVOS? QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE CADA UM DOS TIPOS DE REPRODUÇÃO? Ciclo de Vida Ciclo de Vida:

Leia mais

FECUNDAÇÃO SEGMENTAÇÃO

FECUNDAÇÃO SEGMENTAÇÃO GRAVIDEZ e PARTO FECUNDAÇÃO SEGMENTAÇÃO GASTRULAÇÃO NIDAÇÃO NEURULAÇÃO ORGANOGÊNESE!2 GRAVIDEZ HUMANA 40 semanas. Segmentação (1ª semana). Nidação (final da 1ª semana e 2ª semana). Gastrulação (final da

Leia mais

Sistema reprodutor masculino e feminino: origem, organização geral e histologia

Sistema reprodutor masculino e feminino: origem, organização geral e histologia Sistema reprodutor masculino e feminino: origem, organização geral e histologia CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS DOS SISTEMAS TEGUMENTAR, LOCOMOTOR E REPRODUTOR Profa. Msc. Ângela Cristina Ito Sistema reprodutor

Leia mais

Sistema Reprodutor Humano

Sistema Reprodutor Humano Agradecimento: Ao Professor Paulo Roberto que disponibilizou esta aula: http://pt.slideshare.net/biologia_ PreFederal/aula-sistemareprodutor-14165294 Muito Obrigado! Introdução O sistema reprodutor humano

Leia mais

d) Um exame de farmácia feito com a urina de uma mulher indicou a presença do hormônio prolactina, o que significa que esta mulher está grávida.

d) Um exame de farmácia feito com a urina de uma mulher indicou a presença do hormônio prolactina, o que significa que esta mulher está grávida. 01)Sobre o processo de reprodução humana, assinale a alternativa correta: a) Alguns métodos contraceptivos hormonais, como a pílula anticoncepcional, são eficientes porque mantêm os níveis hormonais femininos

Leia mais

CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS DO SISTEMA REPRODUTOR ESTUDO DIRIGIDO 3

CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS DO SISTEMA REPRODUTOR ESTUDO DIRIGIDO 3 CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS DO SISTEMA REPRODUTOR ESTUDO DIRIGIDO 3 1. (Unir-RO) Sobre a reprodução humana, todos os itens abaixo estão corretos, exceto: a) A fecundação ocorre no útero. b) A espermatogênese

Leia mais

REPRODUÇÃO HUMANA. Reprodutivas ou Germinativas. Somáticas. Linhagens de Células do Corpo. Células do corpo. 2n 2n.

REPRODUÇÃO HUMANA. Reprodutivas ou Germinativas. Somáticas. Linhagens de Células do Corpo. Células do corpo. 2n 2n. REPRODUÇÃO HUMANA Linhagens de Células do Corpo Somáticas Células do corpo Reprodutivas ou Germinativas 2n 2n 2n Novas células do corpo Só MITOSE 2n MITOSES MEIOSE GAMETOS (n) GAMETO- GÊNESE GAMETOGÊNESE

Leia mais

Unidade 1. jcmorais 09

Unidade 1. jcmorais 09 Unidade 1 jcmorais 09 Actualmente possuímos conhecimentos e técnicas capazes de controlar a fertilidade, de modo a: Diminuir a fertilidade humana Aumentar a fertilidade humana Contracepção e métodos contraceptivos

Leia mais

GAMETOGÊNESE. Processo de formação e desenvolvimento das células germinativas especializadas OS GAMETAS.

GAMETOGÊNESE. Processo de formação e desenvolvimento das células germinativas especializadas OS GAMETAS. GAMETOGÊNESE 1 GAMETOGÊNESE Processo de formação e desenvolvimento das células germinativas especializadas OS GAMETAS. Gameta masculino Espermatozóide. Gameta feminino Ovócito. Os gametas possuem metade

Leia mais

Tio Ton Ciências. Cap Gravidez e Parto

Tio Ton Ciências. Cap Gravidez e Parto Tio Ton Ciências Cap. 17 - Gravidez e Parto Reprodução É a capacidade de gerar descendentes, uma propriedade da vida que pode ser realizada de diferentes formas. Reprodução Assexuada Reprodução sexuada

Leia mais

Gametogênese (espermatogênese)

Gametogênese (espermatogênese) Gametogênese (espermatogênese) Células germinativas (2n) Epidídimo (armazena espermatozóides) Período germinativo Período de crescimento Mitose 2n Mitoses Crescimento sem divisão celular 2n 2n 2n Túbulo

Leia mais

SISTEMA GENITAL MASCULINO. Prof. Mateus Grangeiro.

SISTEMA GENITAL MASCULINO. Prof. Mateus Grangeiro. SISTEMA GENITAL MASCULINO Prof. Mateus Grangeiro. SISTEMA GENITAL MASCULINO Funções principais: Produção, armazenamento e maturação dos espermatozoides. Transporte dos espermatozoides até o Sistema Genital

Leia mais

28/04/2010. Espermatozóides são formados e lançados no espaço do tubos. Tubos Seminíferos. Epidídimo. Testículo Células em divisão (mitose x meiose)

28/04/2010. Espermatozóides são formados e lançados no espaço do tubos. Tubos Seminíferos. Epidídimo. Testículo Células em divisão (mitose x meiose) GAMETOGÊNESE - -OVOGÊNESE gustavosimas@gmail.com Tubos Seminíferos Espermatozóides são formados e lançados no espaço do tubos Epidídimo Testículo Células em divisão (mitose x meiose) 1 EPIDÍDIMO (armazena

Leia mais

a) Fecundação é a união do óvulo com o espermatozóide e ocorre no útero. d)...

a) Fecundação é a união do óvulo com o espermatozóide e ocorre no útero. d)... EXERCICIO DE REVISÃO (8º ano ) Data: 17-10-17 1)Reescreva as frases com afirmações falsas, corrigindo-as. a) Fecundação é a união do óvulo com o espermatozóide e ocorre no útero. b) O útero se liga aos

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Mário Neto. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Mário Neto. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Mário Neto DISCIPLINA: Ciências da natureza SÉRIE: 8º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

Sistemas Humanos. Sistema Genital Compreende o conjunto de órgãos com função reprodutora, sendo diferente entre homens e mulheres.

Sistemas Humanos. Sistema Genital Compreende o conjunto de órgãos com função reprodutora, sendo diferente entre homens e mulheres. Sistemas Humanos Prof. Leonardo F. Stahnke Sistema Compreende o conjunto de órgãos com função reprodutora, sendo diferente entre homens e mulheres. Hipófise 1 Além da produção de testosterona e androgênio

Leia mais

2) Observe o esquema. Depois, seguindo a numeração, responda às questões. C) Onde a urina é armazenada antes de ser eliminada do corpo?.

2) Observe o esquema. Depois, seguindo a numeração, responda às questões. C) Onde a urina é armazenada antes de ser eliminada do corpo?. Professor: Altemar Santos. Exercícios sobre os sistemas urinário (excretor), reprodutores masculino e feminino e fecundação para o 8º ano do ensino fundamental. 1) Analise o esquema: Identifica-se pelas

Leia mais

SISTEMA REPRODUTOR EU BIOLOGIA

SISTEMA REPRODUTOR EU BIOLOGIA SISTEMA REPRODUTOR EU BIOLOGIA Sistema Genital Feminino Ovários: produção de óvulos e hormônios (estrógeno e progesterona) Tuba uterina: durante a ovulação, recolhe o óvulo e conduz até o útero Útero:

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA REPRODUÇÃO HUMANA PROF. ESP. DOUGLAS G. PEREIRA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA REPRODUÇÃO HUMANA PROF. ESP. DOUGLAS G. PEREIRA CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA PROF. ESP. DOUGLAS G. PEREIRA PARACATU/MG 2018 O INÍCIO DA REPRODUÇÃO HUMANA União dos gametas masculino e feminino. Formação do zigoto. Constituição genética diploide

Leia mais

Biologia. Qualidade de Vida das Populações Humanas. DST s e Métodos Contraceptivos Parte 1. Prof. Daniele Duó

Biologia. Qualidade de Vida das Populações Humanas. DST s e Métodos Contraceptivos Parte 1. Prof. Daniele Duó Biologia Qualidade de Vida das Populações Humanas Parte 1 Prof. Daniele Duó O que é a contracepção? É todo o método que visa impedir a fertilização de um óvulo. É a realização de uma ou mais ações, dispositivos

Leia mais

Anatomia do Sistema Reprodutor Feminino. Professora: Karin

Anatomia do Sistema Reprodutor Feminino. Professora: Karin Anatomia do Sistema Reprodutor Feminino Professora: Karin Função? O sistema reprodutor feminino é o responsável por desempenhar toda a trajetória de reprodução, desde a ovulação até a expulsão do bebê

Leia mais

Diapositivo 1. RL1 Raquel Lopes;

Diapositivo 1. RL1 Raquel Lopes; Biologia Humana 11º ano Escola Secundária Júlio Dinis Ovar BIOLOGIA HUMANA 11º ano TD Reprodução Humana??? raquelopes 09 raquelopes15@gmail.com RL1 Diapositivo 1 RL1 Raquel Lopes; 05-01-2009 Biologia Humana

Leia mais

É composto por : Sistema reprodutor Vulva (órgão genital externo). Vagina Útero Duas tubas uterinas Tem Dois ovários Função: secretar o óvulo (célula

É composto por : Sistema reprodutor Vulva (órgão genital externo). Vagina Útero Duas tubas uterinas Tem Dois ovários Função: secretar o óvulo (célula É composto por : Sistema reprodutor Vulva (órgão genital externo). Vagina Útero Duas tubas uterinas Tem Dois ovários Função: secretar o óvulo (célula sexual) e abrigar e fornecer condições para o desenvolvimento

Leia mais

Teste de avaliação Reprodução Humana

Teste de avaliação Reprodução Humana Teste de avaliação Reprodução Humana Antes de começares a responder, lê todas as questões com muita atenção! 1. Para que surja um novo ser, no caso da reprodução sexuada, são necessárias duas células reprodutoras:

Leia mais

Ano Letivo 2011/2012. Nome: Nº: Turma: Data: / / Nota Final: Professor: Enc. EDuc:

Ano Letivo 2011/2012. Nome: Nº: Turma: Data: / / Nota Final: Professor: Enc. EDuc: ESCOLA BÁSICA JOSÉ SARAMAGO Ano Letivo 2011/2012 CIÊNCIAS NATURAIS 9º ANO Ficha de Avaliação Nome: Nº: Turma: Data: / / Nota Final: Professor: Enc. EDuc: Atenção! Do teste constarão 3 parâmetros a avaliar:

Leia mais

Hipotálamo: Está intimamente relacionado com a hipófise no comando das atividades. Ele controla a secreção hipofisária.

Hipotálamo: Está intimamente relacionado com a hipófise no comando das atividades. Ele controla a secreção hipofisária. Fisiologia da reprodução Os órgãos do sistema reprodutor masculino produzem os gametas por meio da gametogênese e são anatomicamente moldados para inserir estes gametas no sistema reprodutor feminino para

Leia mais

Aparelho Reprodutor Feminino

Aparelho Reprodutor Feminino Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia Aparelho Reprodutor Feminino Prof. Msc. Macks Wendhell Gonçalves mackswenedhell@gmail.com É formado por: Parte interna: - Dois ovários

Leia mais

Sistema Endócrino. Móds 33 e 34. Prof. Rafa

Sistema Endócrino. Móds 33 e 34. Prof. Rafa Sistema Endócrino Móds 33 e 34 Prof. Rafa Hipófise Hipófise Anterior ou Adenoipófise Hipófise Posterior ou Neuroipófise Hormônios da Adenoipófise: GH (Crescimento) ou (STH) Somatotrófico: formação óssea

Leia mais

Transmissão da Vida... Fisiologia do aparelho reprodutor Ciclos Sexuais Gravidez e Parto

Transmissão da Vida... Fisiologia do aparelho reprodutor Ciclos Sexuais Gravidez e Parto Transmissão da Vida... Fisiologia do aparelho reprodutor Ciclos Sexuais Gravidez e Parto Transmissão da Vida... - Morfologia do Aparelho Reprodutor Feminino Útero Trompa de Falópio Colo do útero Vagina

Leia mais

Unidade 1 - REPRODUÇÃO E MANIPULAÇÃO DA FERTILIDADE

Unidade 1 - REPRODUÇÃO E MANIPULAÇÃO DA FERTILIDADE Que modificações ocorrem no organismo feminino após a nidação? A nidação e as primeiras fases de gestação encontram-se sob estreito controlo hormonal. A hormona hcg estimula o corpo lúteo a produzir hormonas,

Leia mais

Profª LETICIA PEDROSO

Profª LETICIA PEDROSO Profª LETICIA PEDROSO É composto por : Dois ovários Sistema reprodutor Duas tubas uterinas Útero Vagina Vulva (órgão genital externo). Tem como função secretar o óvulo (célula sexual) e abrigar e fornecer

Leia mais

REPRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO. Professor Heverton Alencar

REPRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO. Professor Heverton Alencar REPRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO Professor Heverton Alencar Sistema reprodutor masculino Testículo - produção de espermatozoides e também a produção de testosterona (hormônio sexual masculino);

Leia mais

NOÇÕES BÁSICAS DE EMBRIOLOGIA 8º ANO BIOLOGIA LUCIANA ARAUJO 4º Bimestre

NOÇÕES BÁSICAS DE EMBRIOLOGIA 8º ANO BIOLOGIA LUCIANA ARAUJO 4º Bimestre NOÇÕES BÁSICAS DE EMBRIOLOGIA 8º ANO BIOLOGIA LUCIANA ARAUJO 4º Bimestre VÍDEOS Os vídeos aqui indicados são curtos e bem didático, vale a pena assistir. Siga a ordem apresentada. Links: Vídeo 1 Fecundação

Leia mais

Gametogênese Prof. Dr. Philip Wolff Prof. Dr. Renato M. Salgado

Gametogênese Prof. Dr. Philip Wolff Prof. Dr. Renato M. Salgado Prof. Dr. Philip Wolff Prof. Dr. Renato M. Salgado A gametogênese é o processo de produção dos gametas, as células reprodutoras. Esta produção ocorre nas gônadas e seu principal evento é a meiose, responsável

Leia mais

(O enunciado a seguir serve às questões 3 e 4).

(O enunciado a seguir serve às questões 3 e 4). QiD 2 8º ANO PARTE 4 CIÊNCIAS 1. (1,0) Cite a função dos testículos no aparelho reprodutor masculino. 2. (1,0) Até o fim da gravidez, o bebe fica envolvido por membranas protetoras e permanece mergulhado

Leia mais

Interações hormonais relacionadas com a reprodução. Professor: Arturo Arnáez Vaella

Interações hormonais relacionadas com a reprodução. Professor: Arturo Arnáez Vaella Interações hormonais relacionadas com a reprodução Professor: Arturo Arnáez Vaella 1. a paralisação (diplóteno) Fonte: Carlson, B. (2014). Embriologia humana e biologia do desenvolvimento (5 ed.) 1. a

Leia mais

O sistema reprodutor feminino. Os ovários e os órgãos acessórios. Aula N50

O sistema reprodutor feminino. Os ovários e os órgãos acessórios. Aula N50 O sistema reprodutor feminino. Os ovários e os órgãos acessórios. Aula N50 Sistema reprodutor feminino Ovários = produz óvulos Tubas uterinas = transportam e protegem os óvulos Útero = prove meio adequado

Leia mais

Sistema Reprodutor Humano

Sistema Reprodutor Humano Tema: Sistema Reprodutor Profª. Débora Biologia 1) Introdução O sistema reprodutor humano possui uma série de órgãos e estruturas que permitem a realização da reprodução sexuada. Reprodução sexuada: Tipo

Leia mais

SEXUALIDADE. SESC Cidadania Prof. Simone Camelo CIÊNCIAS 8. ano

SEXUALIDADE. SESC Cidadania Prof. Simone Camelo CIÊNCIAS 8. ano SEXUALIDADE SESC Cidadania Prof. Simone Camelo CIÊNCIAS 8. ano SISTEMA GENITAL MASCULINO SISTEMA GENITAL MASCULINO Testículos: Espermatozóides Nos testículos existem os túbulos seminíferos, onde são

Leia mais

Eixo hipotalamico-hipofisario-gonadal na femea Funcoes dos hormonios Organizacao das gonadas e desenvolvimento folicular Ciclo estral da vaca

Eixo hipotalamico-hipofisario-gonadal na femea Funcoes dos hormonios Organizacao das gonadas e desenvolvimento folicular Ciclo estral da vaca Topicos Eixo hipotalamico-hipofisario-gonadal na femea Funcoes dos hormonios Organizacao das gonadas e desenvolvimento folicular Ciclo estral da vaca Fertilizacao e desenvolvimento embrionario Cerebro

Leia mais

Reprodução e Embriologia. Leonardo Rodrigues EEEFM GRAÇA ARANHA

Reprodução e Embriologia. Leonardo Rodrigues EEEFM GRAÇA ARANHA Reprodução e Embriologia. Leonardo Rodrigues EEEFM GRAÇA ARANHA Ciclo Menstrual Menstruação - fluxo de sangue e restos de mucosa uterina periodicamente eliminados pela vagina. Ciclo Menstrual Menstruação

Leia mais

BIOLOGIA. aula Métodos contraceptivos

BIOLOGIA. aula Métodos contraceptivos BIOLOGIA aula Métodos contraceptivos Métodos contraceptivos É essencial o conhecimento do funcionamento, sua eficácia, vantagens e desvantagens. O desconhecimento desses fatores leva ao seu uso inadequado,

Leia mais

60 horas Prof.ª Leticia Pedroso

60 horas Prof.ª Leticia Pedroso 60 horas Prof.ª Leticia Pedroso Trabalhos patologias obstétricas Grupo 1 Gravidez ectópica Grupo 2 - Mola Hidatiforme Grupo 3 Aborto Grupo 4 Hiperêmese Gravídico Grupo 5 Placenta Prévia Grupo 6 Descolamento

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Ciências Naturais 9º Ano

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Ciências Naturais 9º Ano PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR Ciências Naturais 9º Ano COMPETÊNCIAS TEMAS/UNIDADES CONTEÚDOS 1º Período Aulas Previstas 28 Definir saúde segundo a O.M.S. Identificar medidas individuais promotoras de saúde.

Leia mais

SISTEMA REPRODUTOR. Profª Talita Silva Pereira

SISTEMA REPRODUTOR. Profª Talita Silva Pereira SISTEMA REPRODUTOR Profª Talita Silva Pereira O sistema reprodutor masculino é formado: Testículos Vias espermáticas: epidídimo, canal deferente, uretra. Pênis e Escroto Glândulas anexas: próstata, vesículas

Leia mais

1 Corte em seres humanos 2 Diferenças entre os sexos 2.1 Sistema reprodutor masculino 2.2 Sistema reprodutor feminino 3 Fecundação 3.

1 Corte em seres humanos 2 Diferenças entre os sexos 2.1 Sistema reprodutor masculino 2.2 Sistema reprodutor feminino 3 Fecundação 3. 1 Corte em seres humanos 2 Diferenças entre os sexos 2.2 Sistema reprodutor feminino 3 Fecundação 3.1 Gêmeos 4 Gestação e nascimento 5 Gravidez na adolescência e sexo responsável 5.1 Métodos contraceptivos

Leia mais

Classificação: valores

Classificação: valores ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO 1º Teste Sumativo DISCIPLINA DE BIOLOGIA 12ºano Turma A TEMA : Reprodução Humana 20 de Outubro de 2011 90 minutos Nome: Nº Classificação: valores A professora:

Leia mais

GAMETOGÊNESE ESPERMATOGÊNESE OVOLUGÊNESE

GAMETOGÊNESE ESPERMATOGÊNESE OVOLUGÊNESE BIOLOGIA FRENTE A SÉRIE: 9º ANO GAMETOGÊNESE ESPERMATOGÊNESE OVOLUGÊNESE Profª. LUCIANA ARAUJO MEIOSE E GAMETAS É por meio da divisão meiótica que as células da linhagem germinativa fabricam os gametas,

Leia mais

Outubro 2013 VERSÂO 1. 1. Observe a figura a lado que representa o sistema reprodutor masculino.

Outubro 2013 VERSÂO 1. 1. Observe a figura a lado que representa o sistema reprodutor masculino. BIOLOGIA 1 12º A Outubro 2013 VERSÂO 1 1. Observe a figura a lado que representa o sistema reprodutor masculino. Figura 1 1.1. Complete a legenda da figura 1. 1.2. Identifique a estrutura onde ocorre a

Leia mais

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 39 GAMETOGÊNESE

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 39 GAMETOGÊNESE BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 39 GAMETOGÊNESE Espermatogônia (diploide) primeira divisão Espermatócito primário (diploide) Espermatócito secundario segunda divisão Espermátides (haploides) Espermatozoides

Leia mais

1. (1,0) Adicione os seguintes monômios: a) 3a³b + 4ba³ b) 5x²y³ + 7x²y³ c) 2mn² + 5mn² d) 8c 5 d³ + 6c 5 d³

1. (1,0) Adicione os seguintes monômios: a) 3a³b + 4ba³ b) 5x²y³ + 7x²y³ c) 2mn² + 5mn² d) 8c 5 d³ + 6c 5 d³ QiD 1 8º ANO PARTE 4 MATEMÁTICA 1. (1,0) Adicione os seguintes monômios: a) 3a³b + 4ba³ b) 5x²y³ + 7x²y³ c) 2mn² + 5mn² d) 8c 5 d³ + 6c 5 d³ 2. (1,0) Subtraia na ordem apresentada os monômios: a) (3xy),

Leia mais

Bloco X- Testes- Células germinativas

Bloco X- Testes- Células germinativas Bloco X- Testes- Células germinativas 1) Das células progenitoras dos gametas podemos afirmar: I. São haplóides e migram para as gônadas em desenvolvimento II. São chamadas células germinativas primordiais

Leia mais

Biologia 12ºA Outubro 2013

Biologia 12ºA Outubro 2013 Biologia 12ºA Outubro 2013 1 VERSÂO 2 1. Observe a figura a lado que representa o sistema reprodutor masculino. Figura 1 1.1. Complete a legenda da figura. 1.2. Identifique a estrutura onde ocorre a maturação

Leia mais

Prof. Leonardo F. Stahnke 29/06/2018. APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos

Prof. Leonardo F. Stahnke 29/06/2018. APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos Prof. Leonardo F. Stahnke Sistema Glandular Compreende as glândulas endócrinas (que produzem hormônios, que são liberados na corrente sanguínea, agindo sobre célulasalvo)

Leia mais

Reprodução. Biologia Ambiental Professora: Keffn Arantes

Reprodução. Biologia Ambiental Professora: Keffn Arantes Reprodução Biologia Ambiental Professora: Keffn Arantes GAMETAS E FECUNDAÇÃO NOS ANIMAIS *MEIOSE-significa diminuição. *Seres humanos têm 46 cromossomos nas células corporais. *Gametas apresentam

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS

LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS P1-4º BIMESTRE 8º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Identificar as principais mudanças pelas quais o indivíduo passa

Leia mais

FECUNDAÇÃO ESPERMATOZOIDE

FECUNDAÇÃO ESPERMATOZOIDE FECUNDAÇÃO Basicamente, fecundação (ou fertilização, termo usado como sinônimo), nada mais é do que o encontro dos gametas masculino e feminino (ambos haploides), e a união dos materiais genéticos desses

Leia mais

Fisiologia da Reprodução

Fisiologia da Reprodução Texto de Referência Fisiologia da Reprodução Conhecimentos de anatomia e fisiologia são imprescindíveis para o Médico Veterinário que pretende trabalhar de forma correta e tirar o máximo proveito da técnica

Leia mais

METODOS CONTRACEPTIVOS

METODOS CONTRACEPTIVOS METODOS CONTRACEPTIVOS METODOS DE BARREIRA Imobilizam os espermatozóides, impedindo-os de entrar em contato com o óvulo e de haver fecundação. PRESERVATIVO MASCULINO E FEMININO Utilização: um por cada

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Mário Neto. DISCIPLINA: Ciências da natureza SÉRIE: 8º. ALUNO(a):

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Mário Neto. DISCIPLINA: Ciências da natureza SÉRIE: 8º. ALUNO(a): GOIÂNIA, / / 2016 No Anhanguera você é + PROFESSOR: Mário Neto DISCIPLINA: Ciências da natureza SÉRIE: 8º ALUNO(a): Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

19/11/2009. Sistema Reprodutor Masculino Adulto. Formação do sistema genital. Sistema reprodutor feminino adulto. 1ª Etapa: Determinação sexual

19/11/2009. Sistema Reprodutor Masculino Adulto. Formação do sistema genital. Sistema reprodutor feminino adulto. 1ª Etapa: Determinação sexual Desenvolvimento do Sistema Sistema Reprodutor Masculino Adulto Reprodutor Masculino e Feminino Prof. Dr. Wellerson Rodrigo Scarano Sistema reprodutor feminino adulto Formação do sistema genital 1ª Etapa:

Leia mais

Embriologia Humana. Embriologia Humana. Embriologia Humana 09/11/2016

Embriologia Humana. Embriologia Humana. Embriologia Humana 09/11/2016 Embriologia Humana Embriologia Humana Prof. a Dr. a Sara Tatiana Moreira UTFPR Campus Santa Helena 1 1 Definição Períodos Terminologia embriológica Sistema reprodutor masculino e feminino Gametogênese

Leia mais

Biologia MAT FÍS QUÍ LPO HIS GEO FIL SOC RES

Biologia MAT FÍS QUÍ LPO HIS GEO FIL SOC RES FÍS MAT QUÍ Biologia 241 242 Capítulo 21... 206 Módulo 85...217 Módulo 86...221 Módulo 87... 225 Módulo 88... 230 Capítulo 22... 234 Módulo 89...241 Módulo 90...245 LPO HIS GEO FIL SOC RES BIO 1. Gametogênese

Leia mais

Glândulas endócrinas:

Glândulas endócrinas: Sistema Endócrino Glândulas endócrinas: Funções: Secreções de substâncias (hormônios) que atuam sobre célula alvo Hormônios: Substâncias informacionais distribuídas pelo sangue. Eles modificam o funcionamento

Leia mais

Abril IST INFERTILIDADE HUMANA

Abril IST INFERTILIDADE HUMANA VEST Abril @vestmapamental B I O L O G I A IST INFERTILIDADE HUMANA A infertilidade para a espécie humana pode ser definida como o insucesso em conseguir uma gravidez viável após 1 ano (12 ciclos menstruais)

Leia mais