ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz!

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz!"

Transcrição

1 ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! NATUREZA DA ATIVIDADE: EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO DISCIPLINA: APROFUNDAMENTO DE ESTUDOS - ENEM ASSUNTO: ONDULATÓRIA Educando para a Modernidade desde 1967 PROFESSORA: MARILENE MARIA DE CARVALHO ALUNO (A): (QUESTÃO 1) Ondas sonoras emitidas no ar por dois instrumentos musicais distintos, I e II, têm suas amplitudes representadas em função do tempo pelos gráficos abaixo. A propriedade que permite distinguir o som dos dois instrumentos é (A) o comprimento de onda. (B) a amplitude. (C) o timbre. (D) a velocidade de propagação. (E) a frequência. (QUESTÃO 2) Um garoto que passeia de carro com seu pai pela cidade, ao ouvir o rádio, percebe que a sua estação de rádio preferida, a 94,9 FM, que opera na banda de frequência de megahertz, tem seu sinal de transmissão superposto pela transmissão de uma rádio pirata de mesma frequência que interfere no sinal da emissora do centro em algumas regiões da cidade. Considerando a situação apresentada, a rádio pirata interfere no sinal da rádio do centro devido à (A) atenuação promovida pelo ar nas radiações transmitidas. (B) maior amplitude da radiação emitida pela estação do centro. (C) diferença de intensidade entre as fontes emissoras de ondas. (D) menor potência de transmissão das ondas da emissora pirata. (E) semelhança dos comprimentos de onda das radiações emitidas. (QUESTÃO 3) Considere as seguintes afirmações relativas às formas de ondas mostradas na figura a seguir: Então, é CORRETO concluir que (A) somente II é correta. (B) I e II são corretas. (C) todas são corretas. (D) II e III são corretas. (E) I e III são corretas. I - A onda A é conhecida como onda longitudinal e seu comprimento de onda é igual à metade do comprimento de onda da onda B. II - Uma onda sonora propagando-se no ar é melhor descrita pela onda A, onde as regiões escuras são chamadas de regiões de compressão e as regiões claras, de regiões de rarefação. III - Se as velocidades das ondas A e B são iguais e permanecem constantes e ainda, se o comprimento de onda da onda B é duplicado, então o período da onda A é igual ao período da onda B. (QUESTÃO 4) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas no texto a seguir. A intensidade de uma onda sonora depende da da onda e está relacionada com a que ela pode distribuir. O timbre do som depende da da onda emitida. A altura do som está relacionada com a da onda. (A) amplitude quantidade de energia forma frequência (B) amplitude quantidade de energia frequência forma (C) forma quantidade de energia amplitude frequência (D) quantidade de energia forma frequência amplitude (E) frequência quantidade de energia forma amplitude

2 (QUESTÃO 5) Os gráficos I e II, desenhados numa mesma escala, representam a posição x em função do tempo t de dois objetos descrevendo movimentos oscilatórios periódicos. Denominando A1 e A2 e f1 e f2, respectivamente, as amplitudes e as frequências de oscilação associadas a esses movimentos, é CORRETO afirmar que (A) A1 = A2 e f1 = f. (B) A1= 2A2 e f1= 2f2. (C) A1= (1/2)A2 e f1= (1/2)f2. (D) A1= (1/2)A2 e f1= 2f2. (E) A1= 2A2 e f1= (1/2)f2. (QUESTÃO 6) A figura ilustra uma onda complexa S formada pela superposição de três ondas senoidais definidas como H0, H1 e H2 de frequências diferentes. a) Identifique a onda que representa a frequência fundamental (A) Identifique a onda que representa o 2º harmônico. (B) Identifique a onda que representa o 2º sobretom. (C) Através da observação, cite pelo menos três diferenças da frequência fundamental que a distingue graficamente dos outros harmônicos ou parciais desta onda complexa. (QUESTÃO 7) A figura mostra pulsos produzidos por dois garotos, Breno e Tomás, nas extremidades de uma corda. Cada pulso vai de encontro ao outro. O pulso produzido por Breno tem maior amplitude que o pulso produzido por Tomás. As setas indicam os sentidos de movimento dos pulsos. Assinale a alternativa que contém a melhor representação dos pulsos, logo depois de se encontrarem. (QUESTÃO 8) O diagrama apresenta o espectro eletromagnético com as identificações de diferentes regiões em função dos respectivos intervalos de comprimento de onda no vácuo. É CORRETO afirmar que, no vácuo, (A) os raios γ se propagam com maiores velocidades que as ondas de rádio. (B) os raios X têm menor frequência que as ondas longas. (C) todas as radiações têm a mesma frequência. (D) todas as radiações têm a mesma velocidade de propagação.

3 (QUESTÃO 9) A situação ilustrada pela tirinha refere-se ao comportamento de uma onda sonora. O personagem da ilustração mostrada encosta a orelha no solo para tentar escutar o som de cavalos trotando à distância por que (A) o som, sendo onda mecânica, propaga-se mais rapidamente pelo solo do que no ar. (B) ondas sonoras são eletromagnéticas, possuindo maior intensidade no solo do que no ar. (C) ondas transversais como o som são mais facilmente audíveis em meios mais densos que o ar. (D) no galope dos cavalos, a pancada das patas contra o solo provoca ruídos característicos que se propagam exclusivamente pelo chão. (QUESTÃO 10) Em viagens de avião, é solicitado aos passageiros o desligamento de todos os aparelhos cujo funcionamento envolva a emissão ou recepção de ondas eletromagnéticas. O procedimento é utilizado para eliminar fontes de radiação que possam interferir nas comunicações via rádio dos pilotos com a torre de controle. A propriedade das ondas emitidas que justifica o procedimento adotado é o fato de (A) terem fases opostas. (B) serem ambas audíveis. (C) terem intensidades inversas. (D) serem de mesma amplitude. (E) terem frequências próximas. (QUESTÃO 11) Ondas sonoras emitidas no ar por dois instrumentos musicais distintos, I e II, têm suas amplitudes representadas em função do tempo pelos gráficos abaixo. A propriedade que permite distinguir o som dos dois instrumentos é (A) o timbre (B) a freqüência (C) a amplitude (D) o comprimento de onda (QUESTÃO 12) A tabela abaixo apresenta as frequências, em hertz, dos sons fundamentais de notas musicais produzidas por diapasões que vibram no ar, num mesmo ambiente. A partir das informações fornecidas, é CORRETO afirmar que (A) o som sol é mais alto do que o som dó e se propaga com maior velocidade. (B) o som fá é mais agudo do que o som ré, mas sua velocidade de propagação é menor. (C) o som si é mais grave do que o som mi, mas ambos têm o mesmo comprimento de onda. (D) o comprimento de onda do som lá é menor do que o do som ré, mas ambos propagam-se com a mesma velocidade.

4 (QUESTÃO 13) Dois diapasões idênticos encontram-se próximos um do outro. Um estudante de música, pretendendo afinar seu violão, utilizando-se de um macete de borracha, faz vibrar um dos diapasões. Após algum tempo, observa que o outro também encontra-se em vibração. Intrigado, busca num livro de física a explicação e descobre que o fenômeno observado é conhecido como (A) difração (B) refração (C) reflexão (D) ressonância (QUESTÃO 14) Nas últimas décadas, o cinema tem produzido inúmeros filmes de ficção científica com cenas de guerras espaciais, como "Guerra nas Estrelas". Com exceção de "2001, Uma Odisseia no Espaço", estas cenas apresentam explosões com estrondos impressionantes, além de efeitos luminosos espetaculares, tudo isso no espaço interplanetário. (A) Comparando "Guerra nas Estrelas", que apresenta efeitos sonoros de explosão, com "2001, uma Odisséia no Espaço", que não os apresenta, qual deles está de acordo com as leis da Física? Justifique. (B) E quanto aos efeitos luminosos, que todos apresentam? Justifique. (QUESTÃO 15) O gráfico abaixo mostra dois sons de freqüências diferentes. Classifique esses sons em grave ou agudo, completando o balão. (QUESTÃO 16) O processo de interpretação de imagens capturadas por sensores instalados a bordo de satélites que imageiam determinadas faixas ou bandas do espectro de radiação eletromagnética (REM) baseia-se na interação dessa radiação com os objetos presentes sobre a superfície terrestre. Uma das formas de avaliar essa interação é por meio da quantidade de energia refletida pelos objetos. A relação entre a refletância de um dado objeto e o comprimento de onda da REM é conhecida como curva de comportamento espectral ou assinatura espectral do objeto, como mostrado na figura, para objetos comuns na superfície terrestre. De acordo com as curvas de assinatura espectral apresentadas na figura, para que se obtenha a melhor discriminação dos alvos mostrados, convém selecionar a banda correspondente a que comprimento de onda em micrômetros (μm)? (A) 0,4 a 0,5. (B) 0,5 a 0,6. (C) 0,6 a 0,7. (D) 0,7 a 0,8. (E) 0,8 a 0,9.

5 (QUESTÃO 17) Ao diminuir o tamanho de um orifício atravessado por um feixe de luz, passa menos luz por intervalo de tempo, e próximo da situação de completo fechamento do orifício, verifica-se que a luz apresenta um comportamento como o ilustrado nas figuras. Sabe-se que o som, dentro de suas particularidades, também pode se comportar dessa forma. FIOLHAIS, C. Física divertida. Brasília: UnB, 2000 (adaptado). Em qual das situações a seguir está representado o fenômeno descrito no texto? (A) Ao se esconder atrás de um muro, um menino ouve a conversa de seus colegas. (B) Ao gritar diante de um desfiladeiro, uma pessoa ouve a repetição de seu próprio grito. (C) Ao encostar o ouvido no chão, um homem percebe o som de uma locomotiva antes de ouvi-lo pelo ar. (D) Ao ouvir uma ambulância se aproximando, uma pessoa percebe o som mais agudo do que quando aquela se afasta. (E) Ao emitir uma nota musical muito aguda, uma cantora de ópera faz com que uma taça de cristal se despedace. (QUESTÃO 18) Nossa pele possui células que reagem à incidência de luz ultravioleta e produzem uma substância chamada melanina, responsável pela pigmentação da pele. Pensando em se bronzear, uma garota vestiu um biquíni, acendeu a luz de seu quarto e deitou-se exatamente abaixo da lâmpada incandescente. Após várias horas ela percebeu que não conseguiu resultado algum. O bronzeamento não ocorreu porque a luz emitida pela lâmpada incandescente é de (A) baixa intensidade. (B) baixa frequência. (C) um espectro contínuo. (D) amplitude inadequada. (E) curto comprimento de onda. (QUESTÃO 19) Ao contrário dos rádios comuns (AM ou FM), em que uma única antena transmissora é capaz de alcançar toda a cidade, os celulares necessitam de várias antenas para cobrir um vasto território. No caso dos rádios FM, a frequência de transmissão está na faixa dos MHz (ondas de rádio), enquanto, para os celulares, a frequência está na casa dos GHz (micro-ondas). Quando comparado aos rádios comuns, o alcance de um celular é muito menor. Considerando-se as informações do texto, o fator que possibilita essa diferença entre propagação das ondas de rádio e as de micro-ondas é que as ondas de rádio são (A) facilmente absorvidas na camada da atmosfera superior conhecida como ionosfera. (B) capazes de contornar uma diversidade de obstáculos como árvores, edifícios e pequenas elevações. (C) mais refratadas pela atmosfera terrestre, que apresenta maior índice de refração para as ondas dede rádio. (D) menos atenuadas por interferência, pois o número de aparelhos que utilizam ondas de rádio é menor. (E) constituídas por pequenos comprimentos de onda que lhes conferem um alto poder de penetração em materiais de baixa densidade.

6 (QUESTÃO 20) A ultrassonografia, também chamada de ecografia, é uma técnica de geração de imagens muito utilizada em medicina. Ela se baseia na reflexão que ocorre quando um pulso de ultrassom, emitido pelo aparelho colocado em contato com a pele, atravessa a superfície que separa um órgão do outro, produzindo ecos que podem ser captados de volta pelo aparelho. Para a observação de detalhes no interior do corpo, os pulsos sonoros emitidos têm frequências altíssimas, de até 30 MHz, ou seja, milhões de oscilações a cada segundo. A determinação de distâncias entre órgãos do corpo humano feita com esse aparelho fundamenta-se em duas variáveis imprescindíveis: (A) a intensidade do som produzido pelo aparelho e a frequência desses sons. (B) a quantidade de luz usada para gerar as imagens no aparelho e a velocidade do som nos tecidos. (C) a quantidade de pulsos emitidos pelo aparelho a cada segundo e a frequência dos sons emitidos pelo aparelho. (D) a velocidade do som no interior dos tecidos e o tempo entre os ecos produzidos pelas superfícies dos órgãos. (E) o tempo entre os ecos produzidos pelos órgãos e a quantidade de pulsos emitidos a cada segundo pelo aparelho. (QUESTÃO 21) As ondas eletromagnéticas, como a luz visível e as ondas de rádio, viajam em linha reta em um meio homogêneo. Então, as ondas de rádio emitidas na região litorânea do Brasil não alcançariam a região amazônica do Brasil por causa da curvatura da Terra. Entretanto sabemos que é possível transmitir ondas de rádio entre essas localidades devido à ionosfera. Com a ajuda da ionosfera, a transmissão de ondas planas entre o litoral do Brasil e a região amazônica é possível por meio da (A) reflexão (B) refração (C) difração (D) polarização (E) interferência (QUESTÃO 22) Um dos modelos usados na caracterização dos sons ouvidos pelo ser humano baseia-se na hipótese de que ele funciona como um tubo ressonante. Neste caso, os sons externos produzem uma variação de pressão do ar no interior do canal auditivo, fazendo a membrana (tímpano) vibrar. Esse modelo pressupõe que o sistema funciona de forma equivalente à propagação de ondas sonoras em tubos com uma das extremidades fechadas pelo tímpano. As frequências que apresentam ressonância com o canal auditivo têm sua intensidade reforçada, enquanto outras podem ter sua intensidade atenuada. Considere que, no caso de ressonância, ocorra um nó sobre o tímpano e ocorra um ventre da onda na saída do canal auditivo, de comprimento L igual a 3,4 cm. Assumindo que a velocidade do som no ar (v) é igual a 340 m/s, a frequência do primeiro harmônico (frequência fundamental, n = 1) que se formaria no canal, ou seja, a frequência mais baixa que seria reforçada por uma ressonância no canal auditivo, usando este modelo é (A) 0,025 khz, valor que considera a frequência do primeiro harmônico como igual a nv/4l e equipara o ouvido a um tubo com ambas as extremidades abertas. (B) 2,5 khz, valor que considera a frequência do primeiro harmônico como igual a nv/4l e equipara o ouvido a um tubo com uma extremidade fechada. (C) 10 khz, valor que considera a frequência do primeiro harmônico como igual a nv/l e equipara o ouvido a um tubo com ambas as extremidades fechadas. (D) khz, valor que expressa a frequência do primeiro harmônico como igual a nv/l, aplicável ao ouvido humano. (E) khz, valor que expressa a frequência do primeiro harmônico como igual a nv/l, aplicável ao ouvido e a tubo aberto e fechado.

7 (QUESTÃO 23) Os radares comuns transmitem micro-ondas que refletem na água, gelo e outras partículas na atmosfera. Podem, assim, indicar apenas o tamanho e a distância das partículas, tais como gotas de chuva. O radar Doppler, além disso, é capaz de registrar a velocidade e a direção na qual as partículas se movimentam, fornecendo um quadro do fluxo de ventos em diferentes elevações. Nos Estados Unidos, a Nexrad, uma rede de 158 radares Doppler, montada na década de 1990 pela Diretoria Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), permite que o Serviço Metereológico Nacional (NWS) emita alertas sobre situações do tempo potencialmente perigosas com um grau de certeza muito maior. O pulso da onda do radar, ao atingir uma gota de chuva, devolve uma pequena parte de sua energia numa onda de retorno, que chega ao disco do radar antes que ele emita a onda seguinte. Os radares da Nexrad transmitem entre 860 a 1300 pulsos por segundo, na frequência de 3000 MHz. FISCHETTI, M. Radar Metereológico: Sinta o Vento. Scientific American Brasil, nº 08. São Paulo. Jan No radar Doppler, a diferença entre as frequências emitidas e recebidas pelo radar é dada por f = (2uf/c) f0 onde uf é a velocidade relativa entre a fonte e o receptor, c = 3,0 x 10 8 m/s é a velocidade da onda eletromagnética, e f0 é a frequência emitida pela fonte. Qual é a velocidade, em km/h, de uma chuva, para a qual se registra no radar Doppler uma diferença de frequência de 300 Hz? (A) 1,5 km/h (B) 5,4 km/h (C) 15 km/h (D) 54 km/h (E) 108 km/h (QUESTÃO 24) Explosões solares emitem radiações eletromagnéticas muito intensas e ejetam, para o espaço, partículas carregadas de alta energia, o que provoca efeitos danosos na Terra. O gráfico abaixo mostra o tempo transcorrido desde a primeira detecção de uma explosão solar até a chegada dos diferentes tipos de perturbação e seus respectivos efeitos na Terra. Considerando-se o gráfico, é correto afirmar que a perturbação por ondas de rádio geradas em uma explosão solar (A) dura mais que uma tempestade magnética. (B) chega à Terra dez dias antes do plasma solar. (C) chega à Terra depois da perturbação por raios X. (D) tem duração maior que a da perturbação por raios X. (E) tem duração semelhante à da chegada à Terra de partículas de alta energia. Internet: < (com adaptações). (QUESTÃO 25) Em um dia de chuva muito forte, constatou-se uma goteira sobre o centro de uma piscina coberta, formando um padrão de ondas circulares. Nessa situação, observou-se que caíam duas gotas a cada segundo. A distância entre duas cristas consecutivas era de 25cm e cada uma delas se aproximava da borda da piscina com velocidade de 1,0 m/s. Após algum tempo, a chuva diminuiu e a goteira passou a cair uma vez por segundo. Com a diminuição da chuva, a distância entre as cristas e a velocidade de propagação da onda se tornaram, respectivamente, (A) maior que 25 cm e maior que 1,0 m/s. (B) maior que 25 cm e igual a 1,0 m/s. (C) menor que 25 cm e menor que 1,0 m/s. (D) menor que 25 cm e igual a 1,0 m/s. (E) igual a 25 cm e igual a 1,0 m/s.

8 (QUESTÃO 26) O progresso da tecnologia introduziu diversos artefatos geradores de campos eletromagnéticos. Uma das mais empregadas invenções nessa área são os telefones celulares e smartphones. As tecnologias de transmissão de celular atualmente em uso no Brasil contemplam dois sistemas. O primeiro deles é operado entre as frequências de 800 MHz e 900 MHz e constitui os chamados sistemas TDMA/CDMA. Já a tecnologia GSM, ocupa a frequência de MHz. Considerando que a intensidade de transmissão e o nível de recepção celular sejam os mesmos para as tecnologias de transmissão TDMA/CDMA ou GSM, se um engenheiro tiver de escolher entre as duas tecnologias para obter a mesma cobertura, levando em consideração apenas o número de antenas em uma região, ele deverá escolher (A) a tecnologia GSM, pois é a que opera com ondas de maior comprimento de onda. (B) a tecnologia TDMA/CDMA, pois é a que apresenta Efeito Doppler mais pronunciado. (C) a tecnologia GSM, pois é a que utiliza ondas que se propagam com maior velocidade. (D) qualquer uma das duas, pois as diferenças nas frequências são compensadas pelas diferenças nos comprimentos de onda. (E) qualquer uma das duas, pois nesse caso as intensidades decaem igualmente da mesma forma, independentemente da frequência. (QUESTÃO 27) A figura representa uma cuba com água onde o dispositivo A produz uma onda plana que chega ao anteparo B, o qual possui uma abertura. O fenômeno representado após a abertura é conhecido como (A) difração. (B) refração. (C) polarização. (D) reflexão. (E) interferência. (QUESTÃO 28) Na figura, está representada uma onda que, ao se propagar, se aproxima de uma barreira. A posição das cristas dessa onda, em um certo momento, está representada pelas linhas verticais. A seta indica a direção de propagação da onda. Na barreira, existe uma abertura retangular de largura ligeiramente maior que o comprimento de onda da onda. Considerando essas informações, assinale a alternativa em que MELHOR estão representadas as cristas dessa onda após ela ter passado pela barreira. (QUESTÃO 29) Duas cordas, de densidades lineares diferentes, são unidas conforme indica a figura. As extremidades A e C estão fixas e a corda I é mais densa que a corda II. Admitindo-se que as cordas não absorvam energia, em relação à onda que se propaga no sentido indicado, é CORRETO afirmar que (A) o comprimento de onda é o mesmo nas duas cordas. (B) a frequência é a mesma nas duas cordas. (C) a velocidade é a mesma nas duas cordas. (D) a velocidade é maior na corda I. (E) a velocidade é menor na corda II.

9 (QUESTÃO 30) Como a da luz, a propagação do som também é de caráter ondulatório. Muito de nossa percepção do mundo em redor se deve ao sentido da audição. O aparelho auditivo humano normal é capaz de perceber ondas numa faixa de 20,0 Hz até 20,0 khz (as ondas nessa faixa constituem o que chamamos som); esse tipo de onda se propaga no ar, a uma temperatura de 20,0 ºC, com uma velocidade de 340 m/s. Assinale a incorreta. (A) O ouvido humano só distingue dois sons que se sucedem num intervalo de tempo igual ou superior a 0,10 s. (B) Se o tempo for inferior a 0,10s, há um prolongamento do som apenas e o fenômeno é chamado de reverberação. (C) Nessa temperatura, é necessário haver uma distância menor que 17m para que seja produzido o eco, ou seja, a recepção perceptível do som. (D) Tanto eco como reverberação são processos de reflexão da onda sonora. (QUESTÃO 31) Em locais baixos como num vale, captam-se mal sinais de TV e de telefone celular, que são sinais de frequências altas, mas captam-se bem sinais de rádio de frequências baixas. Os sinais de rádio de frequências baixas são melhor captados porque mais facilmente. (A) refletem (B) refratam (C) difratam (D) polarizam (E) reverberam (QUESTÃO 32) Este diagrama representa cristas consecutivas de uma onda sonora emitida por uma fonte que se move em uma trajetória retilínea MN. Considere duas pessoas, uma situada em M e a outra em N. Explique como uma pessoa situada em M perceberá esse som, justificando com o uso de conceitos físicos adequados (QUESTÃO 33) Observe a figura que representa duas cordas, sendo a da esquerda menos densa que a da direita. Uma onda transversal se propaga da corda 1 para a corda 2. Explique o que acontece com a frequência e a velocidade da onda quando ela passa do meio 1 para o meio 2. Justifique, usando conceitos físicos. (QUESTÃO 34) Denomina-se eco o fenômeno em que se ouve nitidamente um som refletido por obstáculos, uma ou mais vezes sucessivas. Sabe-se que o ouvido humano só distingue dois sons que se sucedem num intervalo de tempo igual ou superior a 0,10 segundo. Considera-se que a velocidade do som no ar seja de 340m/s. De posse desses dados, pode-se concluir que uma pessoa ouve o eco de sua própria voz se estiver afastada do obstáculo refletor em, no mínimo a) 17,0 m b) 34,0 m c) 40,0 m d) 68,0 m e) 74,0 m (QUESTÃO 35) Uma corda de massa 240 g e de comprimento 1,2 m vibra com frequência de 150 Hz, conforme indica a figura. (A) Qual a velocidade de propagação da onda na corda? (B) Qual a intensidade da força tensora na corda?

10 (QUESTÃO 36) A figura representa esquematicamente ondas produzidas na água por uma fonte de frequência 5 Hz localizada em O. As linhas cheias representam cristas e as tracejadas, vales. No ponto B há uma pequena boia localizada a 40 cm de O. Determine o intervalo de tempo para que um pulso gerado em O atinja B. (QUESTÃO 37) Uma manifestação comum das torcidas em estádios de futebol é a ola mexicana. Os espectadores de uma linha, sem saírem do lugar e sem se deslocarem lateralmente, ficam de pé e se sentam, sincronizados, com os da linha adjacente. O efeito coletivo se propaga pelos espectadores do estádio, formando uma onda progressiva, conforme ilustração. Calcula-se que a velocidade de propagação dessa onda humana é de 45 km/h e que cada período de oscilação contém 16 pessoas, que se levantam e sentam, organizadamente, distanciadas entre si por 80 cm. Disponível em: Acesso em 7 dez (adaptado) Nessa ola mexicana, a frequência da onda, em Hertz, é um valor mais próximo de (A) 0,3. (B) 0,5. (C) 1,0. (D) 1,9. (E) 3,7. (QUESTÃO 38) Em um piano, o Dó central e a próxima nota Dó (Dó maior) apresentam sons parecidos, mas não idênticos. É possível utilizar programas computacionais para expressar o formato dessas ondas sonoras em cada uma das situações, como apresentado nas figuras, em que estão indicados intervalos de tempos idênticos (T). A razão entre as frequências do Dó central e do Dó maior é de (A) ½ (B) 2 (C) 1 (D) ¼ (E) 4 (QUESTÃO 39) Considere o gráfico abaixo, que representa as curvas de igual audibilidade ou isofônicas. (A) Encontre o valor em db NPS que corresponde à curva de 80 fons para a frequência de 3000Hz. (B) Um tom puro de 60Hz deve ter aproximadamente que nível de pressão para parecer com o mesmo loudness de um tom puro de 100 Hz que tem um nível de pressão de 60 db?

Ola mexicana feita por torcedores em estádios de futebol

Ola mexicana feita por torcedores em estádios de futebol 1 (ENEM 2013)- Em viagens de avião, é solicitado aos passageiros o desligamento de todos os aparelhos cujo funcionamento envolva a emissão ou a recepção de ondas eletromagnéticas. O procedimento é utilizado

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 4 CONTEÚDO: ONDAS NO ENEM

LISTA DE EXERCÍCIOS 4 CONTEÚDO: ONDAS NO ENEM LISTA DE EXERCÍCIOS 4 CONTEÚDO: ONDAS NO ENEM QUESTÕES RESOLVIDAS EM NOSSO CANAL www.youtube.com/fisicadivertida 1) (ENEM) (RESOLVIDA EM VÍDEO) Em um dia de chuva muito forte, constatouse uma goteira sobre

Leia mais

Apostila 8 Setor B. Aulas 37 e 38. Página 150. G n o m o

Apostila 8 Setor B. Aulas 37 e 38. Página 150. G n o m o Apostila 8 Setor B Aulas 37 e 38 FENÔMENOS Página 150 ONDULATÓRIOS G n o m o Frentes de Onda a) Fonte pontual b) Fonte reta Reflexão 1ª lei: o raio incidente, a reta normal no ponto de incidência e o raio

Leia mais

Fís. Fís. Monitor: Leonardo Veras

Fís. Fís. Monitor: Leonardo Veras Professor: Leonardo Gomes Monitor: Leonardo Veras Exercícios de Ondas 25 out EXERCÍCIOS DE AULA 1. Uma manifestação comum das torcidas em estádios de futebol é a ola mexicana. Os espectadores de uma linha,

Leia mais

Fís. Monitor: Arthur Vieira

Fís. Monitor: Arthur Vieira Fís. Professor: Leonardo Gomes Monitor: Arthur Vieira Ondulatória 08 nov EXERCÍCIOS DE AULA 1. Um experimento foi feito com a finalidade de determinar a frequência de vibração de um diapasão. Um tubo cilíndrico

Leia mais

01. Se uma régua passa a tocar a água 20 vezes em cada 5,0 segundos, então essa mudança provocará uma alteração: a) na frequência da onda e em seu

01. Se uma régua passa a tocar a água 20 vezes em cada 5,0 segundos, então essa mudança provocará uma alteração: a) na frequência da onda e em seu 01. Se uma régua passa a tocar a água 20 vezes em cada 5,0 segundos, então essa mudança provocará uma alteração: a) na frequência da onda e em seu comprimento de onda; b) na velocidade e na frequência

Leia mais

Exercícios de ondas 4 Período de Engenharia Civil UNIPAC TO Professor Arnon Rihs Acesse: Canal youtube: Arnon Rihs

Exercícios de ondas 4 Período de Engenharia Civil UNIPAC TO Professor Arnon Rihs Acesse:  Canal youtube: Arnon Rihs Exercícios de ondas 4 Período de Engenharia Civil UNIPAC TO Professor Arnon Rihs Acesse: www.professorarnon.com Canal youtube: Arnon Rihs Seis defeitos devem ser evitados por um homem que busca a prosperidade

Leia mais

SE18 - Física. LFIS6A4 - Acústica. Questão 1

SE18 - Física. LFIS6A4 - Acústica. Questão 1 SE18 - Física LFIS6A4 - Acústica Questão 1 (Enem 2016) Uma ambulância em movimento retilíneo e uniforme aproxima-se de um observador em repouso. A sirene emite um som de frequência constante O desenho

Leia mais

Ondas. A propagação de uma onda não transporta matéria e sim energia.

Ondas. A propagação de uma onda não transporta matéria e sim energia. Ondas Seja um meio material qualquer em que associamos, a cada um de seus pontos, uma ou mais grandezas físicas. Quando alteramos pelo menos uma dessas grandezas, dizemos que o meio está sofrendo uma perturbação.

Leia mais

Professor: Gabriel Alves

Professor: Gabriel Alves Professor: Gabriel Alves 1. (PUCRS - 2012/1) Um sonar fetal, cuja finalidade é escutar os batimentos cardíacos de um bebê em formação, é constituído por duas pastilhas cerâmicas iguais de titanato de bário,

Leia mais

Física: Ondulatória e Acústica Questões de treinamento para a banca Cesgranrio elaborada pelo prof. Alex Regis

Física: Ondulatória e Acústica Questões de treinamento para a banca Cesgranrio elaborada pelo prof. Alex Regis Física: Ondulatória e Acústica Questões de treinamento para a banca Cesgranrio elaborada pelo prof. Alex Regis Questão 01 Na propagação de uma onda há, necessariamente, transporte de: a) massa e energia.

Leia mais

Ondas. Definição: Onda é uma perturbação de partículas de um meio ou cargas elétricas, sendo uma propagação de energia sem o transporte de matéria.

Ondas. Definição: Onda é uma perturbação de partículas de um meio ou cargas elétricas, sendo uma propagação de energia sem o transporte de matéria. Ondas Quando batemos na superfície da água formam-se ondas que se propagam em todas as direções. Ocorre o mesmo quando um alto falante bate no ar da atmosfera ou então quando batemos em uma corda. Essas

Leia mais

The Big Bang Theory - Inglês. The Big Bang Theory - Português Ressonância PROF. DOUGLAS KRÜGER

The Big Bang Theory - Inglês. The Big Bang Theory - Português Ressonância PROF. DOUGLAS KRÜGER The Big Bang Theory - Inglês The Big Bang Theory - Português Ressonância PROF. DOUGLAS KRÜGER PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DAS ONDAS Uma onda transporta ENERGIA e QUANTIDADE DE MOVIMENTO de um ponto a outro

Leia mais

FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 31 ONDULATÓRIA

FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 31 ONDULATÓRIA FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 31 ONDULATÓRIA x = Como pode cair no enem (ENEM) Os radares comuns transmitem micro-ondas que refletem na água, gelo e outras partículas na atmosfera. Podem, assim,

Leia mais

Física B Semiextensivo V. 4

Física B Semiextensivo V. 4 Física B Semiextensivo V. 4 Exercícios 0) V V F V F 0) C 03) A 04) D a) Verdadeira. b) Verdadeira. Devemos fazer com que a onda emitida entre em ressonância com a vibração da antena. c) Falsa. Para ocorrer

Leia mais

Aula 9. Objetivo: Realizar exercícios de vestibulares e do exame nacional do ensino médio (ENEM) de física ondulatória.

Aula 9. Objetivo: Realizar exercícios de vestibulares e do exame nacional do ensino médio (ENEM) de física ondulatória. Aula 9 Objetivo: Realizar exercícios de vestibulares e do exame nacional do ensino médio (ENEM) de física ondulatória. Como Abordar: Utilize o livro didático, peça para os alunos realizarem os exercícios

Leia mais

Exercícios de Revisão Global 3º Bimestre

Exercícios de Revisão Global 3º Bimestre Exercícios de Revisão Global 3º Bimestre 1. Um aluno está olhando de frente para uma superfície metálica totalmente polida. Explique como o aluno se enxerga e qual o nome deste fenômeno? A explicação está

Leia mais

Centro Educacional Colúmbia 2000

Centro Educacional Colúmbia 2000 Discente: Centro Educacional Colúmbia 2000 Tri. 3º/2018 Dependência Docente: Marcos Vinicius Turma: 2º ano Disciplina: Física Rio, / / Ens. Médio Nº 1. (PUCRS - 2012/1) Um sonar fetal, cuja finalidade

Leia mais

Prof. Marcelo Caldas Chaves

Prof. Marcelo Caldas Chaves Prof. Marcelo Caldas Chaves Ondas: Perturbações (vibrações) que se propagam transportando apenas energia. A propagação ondulatória não transporta matéria. Vibrações Ondas Luz Classificação das Ondas Quanto

Leia mais

1 Analise as proposições em relação ao efeito de polarização da sondas eletromagnéticas.

1 Analise as proposições em relação ao efeito de polarização da sondas eletromagnéticas. 1 Analise as proposições em relação ao efeito de polarização da sondas eletromagnéticas. I. A polarização é uma característica das ondas transversais. II. A polarização é uma característica das ondas longitudinais.

Leia mais

ACÚSTICA. Professor Paulo Christakis, M.Sc. 05/09/2016 1

ACÚSTICA. Professor Paulo Christakis, M.Sc. 05/09/2016 1 ACÚSTICA 05/09/2016 1 O QUE É ACÚSTICA? Acústica é o ramo da Física que estuda a propagação das ondas sonoras. O som é originado a partir da vibração da matéria em camadas de compressão e rarefação, sendo

Leia mais

ONDAS. Ondas Longitudinais: Ondas Transversais: Ondas Eletromagnéticas: Ondas Mecânicas:

ONDAS. Ondas Longitudinais: Ondas Transversais: Ondas Eletromagnéticas: Ondas Mecânicas: ONDAS Uma onda é uma perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo. Fisicamente, uma onda é um pulso energético que se propaga através do espaço ou através de um meio (líquido,

Leia mais

Física B Semiextensivo V. 4

Física B Semiextensivo V. 4 Física B Semiextensivo V. 4 Exercícios 0) V V F V F 0) C 03) A 04) D a) Verdadeira. b) Verdadeira. Devemos fazer com que a onda emitida entre em ressonância com a vibração da antena. c) Falsa. Para ocorrer

Leia mais

SÉRIE/ANO: 3 TURMA(S): A, B, C, D, E, F e G Disciplina: FÍSICA MODERNA DATA: / / 2018 PROFESSOR (A): DIÂNGELO C. GONÇALVES ONDULATÓRIA

SÉRIE/ANO: 3 TURMA(S): A, B, C, D, E, F e G Disciplina: FÍSICA MODERNA DATA: / / 2018 PROFESSOR (A): DIÂNGELO C. GONÇALVES ONDULATÓRIA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR CEPMG - POLIVALENTE MODELO VASCO DOS REIS SÉRIE/ANO: 3 TURMA(S): A, B, C, D,

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Fenômenos Ondulatórios

Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Fenômenos Ondulatórios Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Fenômenos Ondulatórios 1. (Enem 2010) As ondas eletromagnéticas, como a luz visível e as ondas de

Leia mais

Observação: As ondas são as que antecedem, a perturbação formada de espumas, há o transporte de energia e a oscilação, não há o transporte da matéria.

Observação: As ondas são as que antecedem, a perturbação formada de espumas, há o transporte de energia e a oscilação, não há o transporte da matéria. ONDAS Para a Física, a onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio. Elas são classificadas em relação à natureza, direção e energia de propagação. Definição: As ondas são

Leia mais

5. Em cada uma das imagens abaixo, um trem de ondas planas move-se a partir da esquerda.

5. Em cada uma das imagens abaixo, um trem de ondas planas move-se a partir da esquerda. 1. O gráfico acima representa uma onda que se propaga com velocidade constante de 200 m / s. A amplitude (A), o comprimento de onda ( λ ) e a frequência (f) da onda são, respectivamente: a) 2,4 cm; 1,0

Leia mais

SE18 - Física. LFIS6A1 - Ondulatória. Questão 1

SE18 - Física. LFIS6A1 - Ondulatória. Questão 1 SE18 - Física LFIS6A1 - Ondulatória Questão 1 (Enem 2015) Para obter a posição de um telefone celular, a polícia baseia-se em informações do tempo de resposta do aparelho em relação às torres de celular

Leia mais

www.fisicanaveia.com.br www.fisicanaveia.com.br/cei Conceitos Fundamentais 1 ciclo 1 ciclo Amplitude (A) da onda é a amplitude do MHS associado à onda, ou seja, a amplitude com que os pontos do meio oscilam.

Leia mais

Prof.ª Adriana Martins

Prof.ª Adriana Martins PRÉ-PROVA ONDAS TURMAS 221, 222, 321, 322 e 323. Prof.ª Adriana Martins 3º TRIM 2º ANOS NOME:... TURMA:...Nº:... 1) Quando uma radiação passa de um meio para o outro: I. sua frequência varia e seu comprimento

Leia mais

FÍSICA:TERMODINÂMICA, ONDAS E ÓTICA

FÍSICA:TERMODINÂMICA, ONDAS E ÓTICA FÍSICA:TERMODINÂMICA, ONDAS E ÓTICA RESUMO: UNIDADES 5 E 6 Professora Olivia Ortiz John 2017 1 Unidade 5: Ondas e Fenômenos Ondulatórios Definição e classificação das ondas Parâmetros que descrevem uma

Leia mais

Trabalho do APE da mensal. (Professor: Bob)

Trabalho do APE da mensal. (Professor: Bob) Trabalho do APE da mensal. (Professor: Bob) 1. A sucessão de pulsos representada na figura a seguir foi produzida em 1,5 segundos. Determine a freqüência e o período da onda. 2. Uma piscina tem fundo plano

Leia mais

Professor: Gabriel Alves

Professor: Gabriel Alves Professor: Gabriel Alves Questão 01 - (FAMERP SP) Um forno de micro-ondas funciona fazendo com que as moléculas de água presentes nos alimentos vibrem, gerando calor. O processo baseia-se nos fenômenos

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 1 CONTEÚDO: ONDAS CONCEITOS BÁSICOS

LISTA DE EXERCÍCIOS 1 CONTEÚDO: ONDAS CONCEITOS BÁSICOS LISTA DE EXERCÍCIOS 1 CONTEÚDO: ONDAS CONCEITOS BÁSICOS QUESTÕES RESOLVIDAS EM NOSSO CANAL www.youtube.com/fisicadivertida 1) (EQUAÇÃO FUNDAMENTAL) Qual é a frequência de uma onda que se propaga em um

Leia mais

Q 2. (Enem 2015) A radiação ultravioleta (UV) é dividida, de acordo com três faixas de frequência, em UV-A, UV-B e UV-C, conforme a figura.

Q 2. (Enem 2015) A radiação ultravioleta (UV) é dividida, de acordo com três faixas de frequência, em UV-A, UV-B e UV-C, conforme a figura. Questões ENEM aula2 Q 1. (Enem 2015) Para obter a posição de um telefone celular, a polícia baseia-se em informações do tempo de resposta do aparelho em relação às torres de celular da região de onde se

Leia mais

1ª LISTA DE REVISÃO SOBRE FENÔMENOS ONDULATÓRIOS

1ª LISTA DE REVISÃO SOBRE FENÔMENOS ONDULATÓRIOS 1ª LISTA DE REVISÃO SOBRE FENÔMENOS ONDULATÓRIOS Professor Alexandre Miranda Ferreira www.proamfer.com.br amfer@uol.com.br 1. (PUCRS - 2012/1) Um sonar fetal, cuja finalidade é escutar os batimentos cardíacos

Leia mais

cícios: Ondula 01. (Acafe-SC) Com relação aos fenômenos ondulatórios, luz e som, é correto afirmar que ambos:

cícios: Ondula 01. (Acafe-SC) Com relação aos fenômenos ondulatórios, luz e som, é correto afirmar que ambos: Exercício cícios: Ondula ndulatória II Prof.. Ananias 01. (Acafe-SC) Com relação aos fenômenos ondulatórios, luz e som, é correto afirmar que ambos: a) não necessitam de um meio material para se propagar.

Leia mais

Física. Setor A. Índice-controle de Estudo. Prof.: Aula 23 (pág. 78) AD TM TC. Aula 24 (pág. 79) AD TM TC. Aula 25 (pág.

Física. Setor A. Índice-controle de Estudo. Prof.: Aula 23 (pág. 78) AD TM TC. Aula 24 (pág. 79) AD TM TC. Aula 25 (pág. Física Setor A Prof.: Índice-controle de Estudo Aula 3 (pág. 78) AD M C Aula (pág. 79) AD M C Aula 5 (pág. 79) AD M C Aula 6 (pág. 8) AD M C Aula 7 (pág. 8) AD M C Aula 8 (pág. 83) AD M C Revisanglo Semi

Leia mais

FÍSICA ONDAS E FENÔMENOS ONDULATÓRIOS. Ondas

FÍSICA ONDAS E FENÔMENOS ONDULATÓRIOS. Ondas FÍSICA Prof. Bruno ONDAS E FENÔMENOS ONDULATÓRIOS Ondas 1. (Upe 2010) Um pulso ondulatório senoidal é produzido em uma extremidade de uma corda longa e se propaga por toda a sua extensão. A onda possui

Leia mais

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS Lista de Exercícios de Física / 2º ano De sonhos e Professor(a): Renan Oliveira Data: / / 2016. Aluno(a): 1. (UECE/2015) Dentre as fontes de energia eletromagnéticas

Leia mais

TURMAS: ASSUNTO: TERMODINÂMICA E ONDULATÓRIA 204, 205 E 207 PROFESSORA: MARILENE MARIA DE CARVALHO

TURMAS: ASSUNTO: TERMODINÂMICA E ONDULATÓRIA 204, 205 E 207 PROFESSORA: MARILENE MARIA DE CARVALHO Educando para a Modernidade desde 1967 ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! NATUREZA DA ATIVIDADE: TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO- 2014 DISCIPLINA:

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA Lucas 2 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Fundamentos e Equação de Onda

Sala de Estudos FÍSICA Lucas 2 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Fundamentos e Equação de Onda Sala de Estudos FÍSICA Lucas 2 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Fundamentos e Equação de Onda 1. (Mackenzie 2015) O gráfico acima representa uma onda que se propaga

Leia mais

Fenómenos ondulatórios

Fenómenos ondulatórios Fenómenos ondulatórios Interferência É o fenômeno resultante da superposição de duas ou mais ondas. Onda estacionária Figura de interferência determinada pela superposição de ondas de mesma frequência

Leia mais

Uma pedra jogada em uma piscina gera uma onda na superfície da água. Essa onda e a onda sonora são classificadas, respectivamente, como:

Uma pedra jogada em uma piscina gera uma onda na superfície da água. Essa onda e a onda sonora são classificadas, respectivamente, como: Atividade extra Fascículo 8 Física Unidade 18 Exercício 1 Adaptado de UERGS 2000 Uma pedra jogada em uma piscina gera uma onda na superfície da água. Essa onda e a onda sonora são classificadas, respectivamente,

Leia mais

Ondas. Denomina-se onda o movimento causado por uma perturbação que se propaga através de um meio.

Ondas. Denomina-se onda o movimento causado por uma perturbação que se propaga através de um meio. Ondas Ondas Denomina-se onda o movimento causado por uma perturbação que se propaga através de um meio. Uma onda transmite energia sem o transporte de matéria. Classificação Quanto à natureza Ondas mecânicas:

Leia mais

FÍSICA LISTA DE EXERCÍCIOS DE ONDULATÓRIA (FÍSICA B)

FÍSICA LISTA DE EXERCÍCIOS DE ONDULATÓRIA (FÍSICA B) FÍSICA Prof. Alex Siqueira LISTA DE EXERCÍCIOS DE ONDULATÓRIA (FÍSICA B) QUESTÃO 1 (FUVEST) A figura representa, nos instantes t = 0 e t = 2,0s, configurações de uma corda sob tração constante, na qual

Leia mais

Ondulatória Parte 1. Física_9 EF. Profa. Kelly Pascoalino

Ondulatória Parte 1. Física_9 EF. Profa. Kelly Pascoalino Ondulatória Parte 1 Física_9 EF Profa. Kelly Pascoalino Nesta aula: Introdução; Ondas mecânicas; Ondas sonoras. INTRODUÇÃO Ondas de vários tipos estão presentes em nossas vidas. Lidamos com os mais diversos

Leia mais

1. (Fuvest 2012) A figura abaixo representa imagens instantâneas de duas cordas flexíveis idênticas, C

1. (Fuvest 2012) A figura abaixo representa imagens instantâneas de duas cordas flexíveis idênticas, C 1. (Fuvest 2012) A figura abaixo representa imagens instantâneas de duas cordas flexíveis idênticas, C 1 e C 2, tracionadas por forças diferentes, nas quais se propagam ondas. Durante uma aula, estudantes

Leia mais

TRABALHO RECUPERAÇÃO DE FÍSICA 1º TRIMESTRE Nome: Turma:

TRABALHO RECUPERAÇÃO DE FÍSICA 1º TRIMESTRE Nome: Turma: TRABALHO RECUPERAÇÃO DE FÍSICA 1º TRIMESTRE Nome: Turma: ROTEIRO E INSTRUÇÕES: Ondulatória. O trabalho deve ser respondido à caneta azul ou preta. Se necessário, questões de múltipla escolha devem apresentar

Leia mais

Ficha 15 / 2018 Ondulatória 1

Ficha 15 / 2018 Ondulatória 1 Ficha 15 / 2018 Ondulatória 1 Nome Nº 3ª série Física Prof. Reinaldo Data / / g = 10 m/s 2 V =. f f = 1 / T Fel = K.x Epel = K.x 2 / 2 T 2 m K T 2 L g V F onde m L 1. Uma mola, pendurada verticalmente,

Leia mais

Fenómenos ondulatórios

Fenómenos ondulatórios Fenómenos ondulatórios Relação entre a velocidade de propagação da onda, o comprimento da onda e o período: v. f ou v T Reflexão de ondas Na reflexão de ondas, o ângulo de reflexão r é igual ao ângulo

Leia mais

FÍSICA III AULAS 21 E 22: TEORIA ONDULATÓRIA EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FÍSICA III AULAS 21 E 22: TEORIA ONDULATÓRIA EXERCÍCIOS PROPOSTOS ANUAL VOLUME 5 FÍSICA III AULAS 1 E : TEORIA ONDULATÓRIA EXERCÍCIOS ROOSTOS 01. rimeiramente, vamos analisar as forças que atuam na corda: F 1 representa a força com que o garoto do andar de baixo traciona

Leia mais

PROFESSOR: DANILO GALDINO DISCIPLINA: FÍSICA CONTEÚDO: PRATICANDO AULA: 1

PROFESSOR: DANILO GALDINO DISCIPLINA: FÍSICA CONTEÚDO: PRATICANDO AULA: 1 PROFESSOR: DANILO GALDINO DISCIPLINA: FÍSICA CONTEÚDO: PRATICANDO AULA: 1 2 1 - Um rapaz na beira de um lago observou uma rolha que flutuava na superfície da água, sendo a frequência de oscilação igual

Leia mais

a)a amplitude em centímetros. b)o período. c)o comprimento de onda em centímetros.

a)a amplitude em centímetros. b)o período. c)o comprimento de onda em centímetros. UNIPAC TO EXERCÍCIO AVALIATIVO EM SALA 4 PERÍODO ONDAS - Prof: Arnon Rihs VALOR 5 PONTOS NOME: NOME: NOME: NOME: A formosura da alma campeia e denuncia-se na inteligência, na honestidade, no recto procedimento,

Leia mais

Lista Aula 24. É (são) verdadeira(s): a) todas b) nenhuma c) somente II d) II e III e) somente III

Lista Aula 24. É (são) verdadeira(s): a) todas b) nenhuma c) somente II d) II e III e) somente III 1. (Uece 2015) Dentre as fontes de energia eletromagnéticas mais comumente observadas no dia a dia estão o Sol, os celulares e as antenas de emissoras de rádio e TV. A característica comum a todas essas

Leia mais

ENEM Fenômenos Ondulatórios

ENEM Fenômenos Ondulatórios 01 - (ENEM/2017) O debate a respeito da natureza da luz perdurou por séculos, oscilando entre a teoria corpuscular e a teoria ondulatória. No início do século XIX, Thomas Young, com a finalidade de auxiliar

Leia mais

Anglo/Itapira-Moji 2º Colegial Física 1

Anglo/Itapira-Moji 2º Colegial Física 1 Anglo/Itapira-Moji º Colegial Física 1 LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL (PLúcio) 6. O gráfico representa a tensão U aplicada aos terminais de um resistor, em função da corrente i que o atravessa. 1. Determine

Leia mais

FÍSICA. Oscilação e Ondas. Ondas e Propriedades Ondulatórias. Prof. Luciano Fontes

FÍSICA. Oscilação e Ondas. Ondas e Propriedades Ondulatórias. Prof. Luciano Fontes FÍSICA Oscilação e Ondas Ondas e Propriedades Ondulatórias Prof. Luciano Fontes ONDAS: É uma perturbação que se propaga num meio. Ondas e energia: Transporta energia mas não matéria Direção de Propagação:

Leia mais

Ondulatória. Onda na ponte. Onda no mar. Exemplos: Som Onda na corda. Prof. Vogt

Ondulatória. Onda na ponte. Onda no mar. Exemplos: Som Onda na corda. Prof. Vogt 2. Classificação das ondas a) Natureza I. Onda mecânica: necessita de um meio material para se propagar (é a oscilação das moléculas do meio) Onda na ponte Onda no mar Exemplos: Som Onda na corda 2. Classificação

Leia mais

Física II. Capítulo 04 Ondas. Técnico em Edificações (PROEJA) Prof. Márcio T. de Castro 22/05/2017

Física II. Capítulo 04 Ondas. Técnico em Edificações (PROEJA) Prof. Márcio T. de Castro 22/05/2017 Física II Capítulo 04 Ondas Técnico em Edificações (PROEJA) 22/05/2017 Prof. Márcio T. de Castro Parte I 2 Ondas Ondas: é uma perturbação no espaço, periódica no tempo. 3 Classificação quanto à Natureza

Leia mais

B SUPER - aula 3 COR DOS CORPOS. Exemplos:

B SUPER - aula 3 COR DOS CORPOS. Exemplos: . B SUPER - aula 3 Prof. Edson Cebola COR DOS CORPOS A cor de um corpo não é uma característica exclusiva desse corpo, dependendo da luz que nele incide. Cada cor absorve todas as demais cores, ou seja,

Leia mais

Prof. Douglas Lima. Física

Prof. Douglas Lima. Física Física Índice Conceito de onda Classificação das ondas Elementos de uma onda Período e frequência de uma onda Conceito de ondas Classificação da onda quanto à natureza Classificação da onda quanto à forma

Leia mais

FÍSICA. Oscilação e Ondas. Acústica. Prof. Luciano Fontes

FÍSICA. Oscilação e Ondas. Acústica. Prof. Luciano Fontes FÍSICA Oscilação e Ondas Acústica Prof. Luciano Fontes ACÚSTICA = É o estudo das ondas sonoras. Ondas sonoras são mecânicas, longitudinais e tridimensionais; Ondas sonoras não se propagam no vácuo; VELOCIDADE

Leia mais

Diego Ricardo Sabka Classificação das Ondas

Diego Ricardo Sabka Classificação das Ondas Classificação das Ondas Classificação das Ondas Meio de Propagação: - Mecânica; - Eletromagnética; Direção de Oscilação: - Transversal; - Longitudinal; - Mistas; Direção de Propagação: - Unidimensional;

Leia mais

Fenómenos ondulatórios

Fenómenos ondulatórios Sumário UNIDADE TEMÁTICA 2. 2- Comunicação de informação a longas distâncias. 2.2- Propriedades das ondas. - Reflexão e refração de ondas. - Leis da reflexão e da refração. - Índice de refração de um meio.

Leia mais

Física. a) As intensidades da figura foram obtidas a uma distância r = 10 m da rodovia. Considere que a intensidade. do ruído sonoro é dada por I =

Física. a) As intensidades da figura foram obtidas a uma distância r = 10 m da rodovia. Considere que a intensidade. do ruído sonoro é dada por I = Física Revisão Prova bimestral 3 os anos Julio jun/11 Nome: Nº: Turma: 1. (Unicamp) O ruído sonoro nas proximidades de rodovias resulta, predominantemente, da compressão do ar pelos pneus de veículos que

Leia mais

Física. Ondulatória. Professor Alexei Muller.

Física. Ondulatória. Professor Alexei Muller. Física Ondulatória Professor Alexei Muller www.acasadoconcurseiro.com.br Física ONDULATÓRIA Onda É uma perturbação que se propaga por intermédio de um meio. Propriedade Fundamental de uma Onda Uma onda

Leia mais

FÍSICA LISTA DE EXERCÍCIOS DE ONDULATÓRIA (FÍSICA B)

FÍSICA LISTA DE EXERCÍCIOS DE ONDULATÓRIA (FÍSICA B) FÍSICA Prof. Alex Siqueira LISTA DE EXERCÍCIOS DE ONDULATÓRIA (FÍSICA B) 1. (FUVEST) A figura representa, nos instantes t = 0 e t = 2,0s, configurações de uma corda sob tração constante, na qual se propaga

Leia mais

LISTAS DE EXERCÍCIOS VERSÃO PARA ENTREGA NO DIA 29/03/2018 LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 1

LISTAS DE EXERCÍCIOS VERSÃO PARA ENTREGA NO DIA 29/03/2018 LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 1 Campus Brasília-DF Curso: Fonoaudiologia Disciplina: Fundamentos de Física Acústica e Biofísica Período Letivo: 1º/2018 Semestre: 8º Profº: MSc. Demetrius dos Santos Leão Nome do(a) estudante: RA: Turma:

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 3ª PROVA PARCIAL DE FÍSICA QUESTÕES FECHADAS

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 3ª PROVA PARCIAL DE FÍSICA QUESTÕES FECHADAS COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2016 3ª PROVA PARCIAL DE FÍSICA QUESTÕES FECHADAS Aluno(a): Nº Ano: 2º Turma: Data: 24/11/2016 Nota: Professor(a): Pâmella Duarte Valor da Prova: 20

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos: Ondas Sonoras e Acústica

Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos: Ondas Sonoras e Acústica Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos: Ondas Sonoras e Acústica 1. (Unicamp 2007) O nível sonoro S é medido em decibéis (db) de acordo

Leia mais

www.fisicanaveia.com.br www.fisicanaveia.com.br/cei Conceitos Fundamentais 1 ciclo 1 ciclo Amplitude (A) da onda é a amplitude do MHS associado à onda, ou seja, a amplitude com que os pontos do meio oscilam.

Leia mais

ENEM ONDULATÓRIA - Fundamentos

ENEM ONDULATÓRIA - Fundamentos 01 - (ENEM/2017) A depilação a laser (popularmente conhecida como depilação a laser) consiste na aplicação de uma fonte de luz para aquecer e causar uma lesão localizada e controlada nos folículos capilares.

Leia mais

ONDAS. Uma onda é uma perturbação que se propaga tanto em meios materiais quanto em meios imateriais(vácuo),dependendo de sua natureza.

ONDAS. Uma onda é uma perturbação que se propaga tanto em meios materiais quanto em meios imateriais(vácuo),dependendo de sua natureza. ONDAS Uma onda é uma perturbação que se propaga tanto em meios materiais quanto em meios imateriais(vácuo),dependendo de sua natureza. Propriedade fundamental das ondas As ondas transmitem ENERGIA sem

Leia mais

Ensino Médio - Unidade São Judas Tadeu Professor (a): Leandro Aluno (a): Série: 2ª Data: / / LISTA DE FÍSICA II

Ensino Médio - Unidade São Judas Tadeu Professor (a): Leandro Aluno (a): Série: 2ª Data: / / LISTA DE FÍSICA II Ensino Médio - Unidade São Judas Tadeu Professor (a): Leandro Aluno (a): Série: 2ª Data: / / 2016. LISTA DE FÍSICA II Orientações: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa ou em folha

Leia mais

Fís. Monitor: Arthur Vieira

Fís. Monitor: Arthur Vieira Professor: Leonardo Gomes Monitor: Arthur Vieira Ondas: estacionárias e acústica 18 out Resumo Acústica - Reflexão: Reforço, reverberação e eco. - Batimento: sons de frequências próximas. - Ressonância:

Leia mais

Correção da Trabalho de Grupo 1 Física e Química do 8ºAno

Correção da Trabalho de Grupo 1 Física e Química do 8ºAno Correção da Trabalho de Grupo 1 Física e Química do 8ºno no Letivo:2013/2014 Data: Janeiro 2014 Professora: Neide Pimentel 1- Classifica as afirmações seguintes em verdadeiras (V) ou falsas (F). Corrige

Leia mais

ONDULATÓRIA. Neste capítulo vamos definir e classificar as ondas quanto à sua natureza e estudar alguns fenômenos ondulatórios.

ONDULATÓRIA. Neste capítulo vamos definir e classificar as ondas quanto à sua natureza e estudar alguns fenômenos ondulatórios. AULA 19 ONDULATÓRIA 1- INTRODUÇÃO Neste capítulo vamos definir e classificar as ondas quanto à sua natureza e estudar alguns fenômenos ondulatórios. 2- DEFINIÇÃO Onda é qualquer perturbação que se propaga

Leia mais

Ciências da Natureza e Matemática

Ciências da Natureza e Matemática 1 CEDAE Acompanhamento Escolar 2 CEDAE Acompanhamento Escolar 3 CEDAE Acompanhamento Escolar 4 CEDAE Acompanhamento Escolar 1. Considere as afirmações a seguir: I - As ondas luminosas são constituídas

Leia mais

Colégio Luciano Feijão Estudo Dirigido de Física

Colégio Luciano Feijão Estudo Dirigido de Física Colégio Luciano Feijão Estudo Dirigido de Física 1) João está brincando com uma longa corda, apoiada na calçada e amarrada a um canteiro no ponto O. Ele faz a extremidade da corda oscilar horizontalmente

Leia mais

Estudo das ondas. Modelo corpuscular de transferência de energia. v 1. v = 0. v 2. Antes do choque. Depois do choque

Estudo das ondas. Modelo corpuscular de transferência de energia. v 1. v = 0. v 2. Antes do choque. Depois do choque Estudo das ondas Estudo das ondas Modelo corpuscular de transferência de energia v = 0 v 1 v v 2 Antes do choque Depois do choque Estudo das ondas Modelo ondulatório A Pulso da onda B Modelo ondulatório

Leia mais

Lista Fenômenos-Ondulatória-Prof. Flávio

Lista Fenômenos-Ondulatória-Prof. Flávio 1. (Ita 2001) Um diapasão de frequência 400Hz é afastado de um observador, em direção a uma parede plana, com velocidade de 1,7m/s. São denominadas: f1, a frequência aparente das ondas não-refletidas,

Leia mais

Assunto: Ondulatória / Acústica

Assunto: Ondulatória / Acústica ESCOLA ESTADUAL DE ENS. FUND. E MÉDIO AUGUSTO MEIRA DIRETOR: TURMA: PROFESSOR: TURNO: DISCIPLINA: DATA: / / NOME: Nº: Assunto: Ondulatória / Acústica Ondulatória 1. Ondas é toda perturbação que se propaga

Leia mais

GALDINO DISCIPLINA: FÍSICA CONTEÚDO:

GALDINO DISCIPLINA: FÍSICA CONTEÚDO: PROFESSOR: DANILO GALDINO DISCIPLINA: FÍSICA CONTEÚDO: Quanto a forma Transversais Longitudinais Quanto a natureza Mecânicas Eletromagnéticas 2 3 4 São ondas que necessitam de um meio material para se

Leia mais

Ondas Sonoras. Parte I. Página 1. a) 1,6. b) 1,2. c) 0,8. d) 0,6. e) 0,4.

Ondas Sonoras. Parte I.  Página 1. a) 1,6. b) 1,2. c) 0,8. d) 0,6. e) 0,4. Parte I Ondas Sonoras 1. (Ufmg 2013) Uma corda esticada e presa nas duas extremidades pode vibrar em diferentes frequências, sendo a mais baixa delas denominada frequência do modo fundamental. Em um violino,

Leia mais

O que são s o ondas sonoras? Ondas? Mecânicas? Longitudinais? O que significa?

O que são s o ondas sonoras? Ondas? Mecânicas? Longitudinais? O que significa? Movimento Ondulatório Fisíca Aplicada a Imaginologia - 115 O que são s o ondas sonoras? São ondas mecânicas, longitudinais que podem se propagar em sólidos, líquidos e gases. Ondas? Mecânicas? Longitudinais?

Leia mais

Ficha de Trabalho 3 Física e Química do 8ºAno

Ficha de Trabalho 3 Física e Química do 8ºAno Ficha de Trabalho 3 Física e Química do 8ºAno Ano Letivo:2013/2014 Data: janeiro de 2014 Som e Luz Professora: Neide Pimentel 1- Classifica as afirmações seguintes em verdadeiras (V) ou falsas (F). Corrige

Leia mais

Introdução. Perturbação no primeiro dominó. Perturbação se propaga de um ponto a outro.

Introdução. Perturbação no primeiro dominó. Perturbação se propaga de um ponto a outro. Capitulo 16 Ondas I Introdução Perturbação no primeiro dominó. Perturbação se propaga de um ponto a outro. Ondas ondas é qualquer sinal (perturbação) que se transmite de um ponto a outro de um meio com

Leia mais

1. (Ufmg 1997) Duas pessoas esticam um corda, puxando por suas. mesmo formato, mas estمo invertidos como mostra a figura.

1. (Ufmg 1997) Duas pessoas esticam um corda, puxando por suas. mesmo formato, mas estمo invertidos como mostra a figura. 1. (Ufmg 1997) Duas pessoas esticam um corda, puxando por suas extremidades, e cada uma envia um pulso na direçمo da outra. Os pulsos têm o mesmo formato, mas estمo invertidos como mostra a figura. Pode-se

Leia mais

Lista de Recuperação 3º Bimestre

Lista de Recuperação 3º Bimestre Lista de Recuperação 3º Bimestre Professor: Clinton Série: 2º ano DATA: 02 / 10 / 2017 Caderno de questõe 3 ( segundo ano ) 01. No vácuo, todas as ondas eletromagnéticas possuem: a) mesma frequência. b)

Leia mais

LISTA 13 Ondas Eletromagnéticas

LISTA 13 Ondas Eletromagnéticas LISTA 13 Ondas Eletromagnéticas 1. Não é radiação eletromagnética: a) infravermelho. b) ultravioleta. c) luz visível. d) ondas de rádio. e) ultra-som. 2. (UFRS) Das afirmações que se seguem: I. A velocidade

Leia mais

Oscilações e Ondas - Exercícios

Oscilações e Ondas - Exercícios Oscilações e Ondas - Exercícios Professor Walescko 10 de outubro de 2005 1. Uma partícula descreve MHS de período 4,0 s e amplitude 10 cm. O módulo de sua velocidade, ao passar por um ponto da trajetória

Leia mais

MECÂNICA ONDULATÓRIA - IGL

MECÂNICA ONDULATÓRIA - IGL 1. (Enem 2011) Ao diminuir o tamanho de um orifício atravessado por um feixe de luz, passa menos luz por intervalo de tempo, e próximo da situação de completo fechamento do orifício, verifica-se que a

Leia mais

André Ito ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO

André Ito ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO Aluno (a): Disciplina Física Curso Professor Ensino Médio André Ito ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO Série 3ª E.M. Número: 1 - Conteúdo: Introdução ao estudo de ondas, os fenômenos ondulatórios

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VILA FRANCA DO CAMPO CURSO VOCACIONAL ANO LETIVO 2016/2017. Módulo I. Som e Luz MARILIA CARMEN DA SILVA SOARES

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VILA FRANCA DO CAMPO CURSO VOCACIONAL ANO LETIVO 2016/2017. Módulo I. Som e Luz MARILIA CARMEN DA SILVA SOARES ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VILA FRANCA DO CAMPO ANO LETIVO Módulo I Som e Luz MARILIA CARMEN DA SILVA SOARES APONTAMENTOS O SOM O som resulta da vibração dos corpos. Para que possamos ouvir o som produzido

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Introdução à Ondulatória

Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Introdução à Ondulatória Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Introdução à Ondulatória 1. (G1 - ifpe 2012) A figura a seguir representa um trecho de uma onda

Leia mais

Qualidades do som. Altura. Intensidade

Qualidades do som. Altura. Intensidade Acústica É a parte da Física que estuda o som e suas propriedades. Ondas sonoras As ondas sonoras apresentam as mesmas propriedades dos demais tipos de ondas: reflexão, refração, difração e interferência.

Leia mais

29/05/14. Exemplos : Ondas em cordas, ondas na superfície de um líquido, ondas sonoras, etc.

29/05/14. Exemplos : Ondas em cordas, ondas na superfície de um líquido, ondas sonoras, etc. Classificação das ondas Natureza Ondas Mecânicas Ondas Eletromagnéticas Modo de vibração Transversais Longitudinais Dimensão Unidimensionais Bidimensionais Tridimensionais Natureza das ondas Natureza das

Leia mais