Estudo das ondas. Modelo corpuscular de transferência de energia. v 1. v = 0. v 2. Antes do choque. Depois do choque

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Estudo das ondas. Modelo corpuscular de transferência de energia. v 1. v = 0. v 2. Antes do choque. Depois do choque"

Transcrição

1 Estudo das ondas

2 Estudo das ondas Modelo corpuscular de transferência de energia v = 0 v 1 v v 2 Antes do choque Depois do choque

3 Estudo das ondas Modelo ondulatório A Pulso da onda B Modelo ondulatório de transferência de energia

4 Perturbações e ondas Qualquer alteração em qualquer propriedade física em um ponto de um meio denomina-se perturbação. Conceito de onda Onda é uma perturbação que se propaga pelos pontos do meio onde foi gerada. Propriedade fundamental da propagação ondulatória Onda transporta energia. Onda não transporta matéria.

5 THE INTERIOR ARCHUVE/LIVING4MEDIA EDITORIAL/LATINSTOCK Perturbações e ondas Propagação de ondas de calor e ondas luminosas

6 Perturbações e ondas Propagação de uma onda de deslocamento na superfície da água

7 DWPHOTOS/SHUTTERSTOCK Perturbações e ondas Propagação de ondas sonoras

8 Classificação das ondas quanto à sua natureza Ondas mecânicas Necessitam de um meio material elástico para se propagar. Portanto, não se propagam no vácuo. Exemplos: ondas em cordas vibrantes, ondas sonoras e ondas na superfície da água. Ondas eletromagnéticas Não necessitam de um meio material para se propagar. Portanto, são ondas que podem se propagar tanto no vácuo quanto em meios materiais. Exemplos: luz, raios X, ondas de rádio, micro-ondas e raios gama.

9 Classificação das ondas quanto aos modos de vibração Ondas transversais Os pontos do meio de propagação oscilam perpendicularmente à direção de propagação da onda. Ondas em cordas tensas e odas as ondas eletromagnéticas são ondas transversais. Propagação Onda transversal em uma corda

10 STUDIO CAPARROZ Classificação das ondas quanto aos modos de vibração Ondas transversais Propagação Movimento oscilatório dos pontos do meio Ondas transversais em uma mola helicoidal

11 Classificação das ondas quanto aos modos de vibração Ondas longitudinais Os pontos do meio de propagação oscilam paralelamente à direção de propagação da onda. As ondas sonoras no ar e as ondas de compressão e distensão em uma mola helicoidal são longitudinais. Movimento oscilatório da fonte das ondas (mão) Distensão Sentido da propagação Compressão Movimento oscilatório dos pontos do meio (mola) Onda longitudinal em mola helicoidal

12 STUDIO CAPARROZ Classificação das ondas quanto aos modos de vibração Ondas longitudinais Onda sonora no ar

13 Classificação das ondas quanto aos modos de vibração Ondas mistas Como o nome diz, são ondas que produzem nos pontos do meio de propagação oscilações simultaneamente transversais e longitudinais. Ondas que se propagam na superfície de águas profundas são mistas. Crista Sentido da propagação Vale Ondas mistas na água

14 Classificação das ondas quanto à sua dimensionalidade Ondas unidimensionais Propagam-se ao longo de um meio linear, isto é, em apenas uma dimensão. Por exemplo, ondas em uma corda tensa ou em uma mola tracionada são unidimensionais. Sentido da propagação Corda: meio que define a direção da propagação Perturbação ou pulso unidimensional em uma corda tensa

15 Classificação das ondas quanto à sua dimensionalidade Ondas bidimensionais Propagam-se em superfícies, isto é, em duas dimensões. Por exemplo, ondas na superfície da água ou ondas em membranas vibrantes (películas de percussão ou placas) são bidimensionais. Ondas na superfície da água

16 Classificação das ondas quanto à sua dimensionalidade Ondas tridimensionais Propagam-se no espaço, isto é, em todas as direções. Por exemplo, as ondas sonoras no ar e as ondas luminosas geradas por uma fonte puntiforme (ou pontual) são tridimensionais. Onda sonora esférica no ar

17 Características físicas gerais das ondas Grandezas físicas Frequência (f) e Amplitude (A) A amplitude e a frequência de uma onda são a amplitude e a frequência das vibrações de um ponto do meio no qual ela se propaga.

18 Características físicas gerais das ondas Grandezas físicas Período T O período de uma onda é o tempo para que um ponto sofra uma vibração completa, isto é, o tempo para que o ponto P, por exemplo, vá até P 1 e P 2 e retorne até P.

19 Características físicas gerais das ondas Comprimento de onda λ O comprimento de onda, λ, é a distância que a onda percorre durante um período T.

20 Características físicas gerais das ondas Grandezas físicas Amplitude (A) Comprimento de onda (λ) Velocidade de propagação de perturbações (v) Período (T) Frequência (f)

21 Relação entre comprimento de onda (λ) e frequência (f) λ λ λ = v T ou v = λ f Equação fundamental da propagação ondulatória Obs.: a velocidade de propagação de uma onda é uma característica do meio em que a mesma se propaga.

22 Passagem de uma onda de um meio para outro (Refração de uma onda) A frequência de uma onda não se altera quando ela é transmitida de um meio para outro. A frequência só depende da fonte que deu origem a onda.

23 Passagem de uma onda de um meio para outro (Refração de uma onda) Ondas na superfície de um líquido 1º) A velocidade de propagação, v, da onda na superfície de um líquido depende do meio. Assim, teremos, em líquidos diferentes (água, óleo, mercúrio etc.), velocidades de propagação diferentes. 2º) A distância entre duas cristas sucessivas é o comprimento de onda λ. 3º) A frequência, f, da onda, isto é, a frequência de oscilação dos pontos da superfície do líquido, é igual à frequência da fonte que deu origem à onda. 4º) As grandezas v, f e λ estão relacionadas pela equação v = λf e, portanto, como v é constante para um dado meio, quanto maior for f, menor será o valor de λ neste meio.

24

25 Passagem de uma onda de um meio para outro (Refração de uma onda)

26 Refração de uma onda

27 Reflexão de ondas Raio de onda incidente Raio de onda refletido Frentes de onda incidentes Frentes de onda refletidas Meio 1 Meio 2 Modelo ondulatório da reflexão Fronteira O fato de uma onda se refletir e se refratar, obedecendo às mesmas leis observadas na reflexão e na refração da luz, leva-nos à suposição de que a luz talvez seja um movimento ondulatório.

28 Reflexão de um pulso Ondas mecânicas Extremidade fixa. Reflexão com inversão de fase. v Pulso incidente Pulso refletido v

29 Reflexão de um pulso Ondas mecânicas v Extremidade livre. Reflexão sem inversão de fase. Pulso incidente v Pulso refletido

30 Difração de ondas Difração é a capacidade de as ondas contornarem obstáculos. Para que uma onda possa sofrer difração, as dimensões do objeto devem ser da mesma ordem de grandeza do comprimento de onda.

31 STUDIO CAPARROZ Difração de ondas O som contorna as paredes.

32 SÉRGIO DOTTA/CID Difração de ondas Difração com ondas na superfície da água

33 Difração de ondas - Observação Uma onda praticamente não se difrata ao passar por um orifício cuja largura é muito maior que seu comprimento de onda.

34 Difração da luz? Não se percebe a difração da luz quando ela passa através de orifícios como, por exemplo, o buraco de uma fechadura.

35 Difração da luz? Resposta: Sim!

36 Interferência de ondas

37 Interferência de ondas Por que ocorrem a figura de interferência? Interferência construtiva: Sobreposição de ondas em concordância de fase: interferência construtiva.

38 Interferência de ondas Por que ocorrem a figura de interferência? Interferência destrutiva: Sobreposição de ondas em oposição de fases: interferência parcialmente destrutiva.

39 Interferência de ondas Por que ocorrem a figura de interferência? Interferência destrutiva: Sobreposição de ondas em oposição de fases: interferência totalmente destrutiva.

40 Interferência de ondas Por que ocorrem a figura de interferência?

41 Interferência de ondas Por que ocorrem a figura de interferência? Em uma figura de interferência observam-se os nós (ou linhas nodais), constituídas por pontos permanentementes em repouso (interferência destrutiva) e duplas cristas e duplos vales (interferência construtiva) se propagando entre as linhas nodais (B, A, A, B, C e D).

42 Interferência da luz?

43 Interferência da luz? Experiência de Young

44 Interferência da luz? Experiência de Young

45 Interferência da luz? Experiência de Young Resposta: SIM!

46 A luz é uma onda! Todos os fenômenos ondulatórios que ocorrem com as ondas num meio (ondas mecânicas) ocorrem também com a luz. Então, é lógico supor que a luz também é uma onda, onde algo é perturbado e este se propaga. Mas afinal o que seria esse algo?

47 A luz é uma onda! Adiantando: A luz é um movimento ondulatório cujas frequências são muito elevadas (cerca de 1014 hertz). A cada cor do espectro da luz branca corresponde uma frequência diferente e a ordem crescente destas frequências é a mesma ordem de distribuição das cores no es pectro: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

48 Polarização de uma onda Polarizar uma onda significa selecionar o plano de vibração dos pontos do meio de propagação. A polarização é um fenômeno característico de ondas transversais. Portanto, a luz pode ser polarizada, mas o som não. Polaroides mecânicos. As grades selecionam os planos de vibração.

49 Polarização de ondas Luz não polarizada Polarizador Analisador Luz não polarizada Analisador a 90 com o polarizador. Nada passa. Polarização da luz. Os filtros selecionam os planos de vibração.

50 SÉRGIO DOTTA/CID Polarização de ondas Polarização por reflexão A parte direita da foto foi obtida filtrando-se a luz polarizada pela reflexão na água.

51 Polarização de ondas Polarização por refração Quando os polarizadores estão cruzados não há passagem de ondas luminosas.

52 Ondas sonoras

53 Ondas sonoras O som é uma onda longitudinal, que se propaga em um meio material (sólido, líquido ou gasoso), cuja frequência está compreendida, aproximadamente, entre 20 Hz e 20 khz. Notas baixas Animais Diagnóstico em medicina 20 Hz 20 Hz 2 MHz 200 MHz Espectro acústico audível e inaudível Obs.: Esses valores podem variar de pessoa para pessoa ou, para uma mesma pessoa, ao longo da sua vida.

54 Ondas sonoras

55 Ondas sonoras Velocidade do som

56 Qualidades fisiológicas do som Ouvido (orelha) humano

57 Qualidades fisiológicas do som Altura Som alto = som agudo (frequência maior) Som baixo = som grave (frequência menor)

58 Qualidades fisiológicas do som Timbre Nosso ouvido é capaz de distinguir dois sons, de mesma frequência e mesma intensidade, desde que as formas das ondas sonoras correspondentes a estes sons sejam diferentes. Dizemos que os dois sons têm timbres diferentes.

59 Qualidades fisiológicas do som Intensidade (I) Concentração da energia emitida pela fonte. É medida em W/m 2.

60 Qualidades fisiológicas do som Intensidade (I) Concentração da energia emitida pela fonte. É medida em W/m 2. P P I = = A 4 d 2 P = Potência emitida por uma fonte de ondas. A = Área da superfície sobre a qual a energia transmitida pelas ondas se distribui. d = Distância da fonte a um ponto da superfície considerada.

61 Qualidades fisiológicas do som Nível de intensidade sonora (β) β = 10 log I I 0 β: Nível de intensidade sonora correspondentes a I; I 0 : mínima intensidade sonora audível. β: Medidos em decibéis (db).

62 Qualidades fisiológicas do som Nível de intensidade sonora (β) Escala de intensidades sonoras, para o espectro de frequências audíveis

63 Qualidades fisiológicas do som Nível de intensidade sonora (β) Níveis sonoros associados a diversos ambientes e situações e faixas e classificações quanto à perda de audição.

64 Efeito Doppler Efeito: Alteração na frequência das ondas recebidas por um observador. Causa: Movimento relativo de afastamento ou de aproximação entre observador e fonte. O comprimento de onda também se altera quando há movimento da fonte. Som agudo f Observador > ff onte

65 Efeito Doppler

66 Efeito Doppler com a luz

67 Efeito Doppler com a luz Expansão do Universo

68 Ondas estacionárias Sobreposição de ondas idênticas propagando-se em sentidos opostos. Onda resultante: velocidade de propagação nula, pontos sem vibração: nós; pontos com amplitude máxima: ventres. Ondas estacionárias em um trecho de uma corda. N: nós (interferência destrutiva) V: ventres (interferência construtiva)

69 Estudo das cordas vibrantes Velocidade de propagação de uma onda numa corda v = T μ v: velocidade de propagação da onda numa corda; T: força que tensiona a corda; μ: densidade linear de uma corda: μ = m L, onde L é o comprimento da corda

70 Estudo das cordas vibrantes

71 ADILSON SECCO Estudo das cordas vibrantes Harmônicos de vibração de uma corda 1 o harmônico ou fundamental λ L = 1 1 ; f 1 = 2 v 2L 2 o harmônico λ L = 2 2 ; f 2 = 2f 2 1

72 ADILSON SECCO Estudo das cordas vibrantes Harmônicos de vibração de uma corda 3 o harmônico λ L = 3 3 ; f 3 = 3f o harmônico λ L = 4 4 ; f 4 = 4f 2 1 f 1 = 1 2L T μ

73 Estudo das cordas vibrantes Harmônicos de vibração de uma corda f 1 = 1 2L T μ

74 ADILSON SECCO Tubos abertos primeiro harmônico L = 1 λ 1 2 v f 1 = λ = 1 v 2L segundo harmônico L = 2 λ 2 2 v v f 2 = = 2 = 2f 2L 1 V: ventre de deslocamento N: nó de deslocamento Harmônicos de um tubo aberto. As extremidades do tubo são sempre ventres de deslocamento. λ 2

75 ADILSON SECCO Tubos fechados primeiro harmônico (fundamental) L = 1 λ 1 4 f 1 = v λ 1 = v 4L terceiro harmônico (segundo modo) L = 3 λ 3 4 v v f 3 = = 3 = 3f 4L 1 λ 3 V: ventre de deslocamento N: nó de deslocamento Um tubo fechado só emite harmônicos de ordem ímpar. As frequências desses harmônicos são múltiplos ímpares da frequência do fundamental.

76 Ondas eletromagnéticas Campo elétrico induzido Conclusão da lei de Indução de Faraday Se um campo magnético, existente em uma certa região do espaço, sofrer variação no decorrer do tempo, esta variação faz parecer, nesta região, um campo elétrico induzido. E o contrário? Será que se o campo elétrico variar no tempo gera campo magnético?

77 Ondas eletromagnéticas Campo magnético induzido Conclusão de Maxwell Se um campo elétrico, existente em uma certa região do espaço, sofrer variação no decorrer do tempo, esta variação faz parecer, nesta região, um campo magnético induzido.

78 Ondas eletromagnéticas O que é uma onda eletromagnética?

79 Ondas eletromagnéticas O que é uma onda eletromagnética? Gerador de tensão alternante Princípio de geração e emissão de ondas eletromagnéticas em uma antena dipolar.

80 ADILSON SECCO ADILSON SECCO Ondas eletromagnéticas Linhas do campo magnético oscilante Antena emissora (dipolo oscilante) Linhas do campo elétrico oscilante (a) (b) (a) Modelo de propagação dos campos elétrico e magnético gerados na antena. (b) Esquema tridimensional da propagação das ondas.

81 ADILSON SECCO Ondas eletromagnéticas Modelo da propagação das ondas eletromagnéticas, de Maxwell. Os vetores E e B dos campos elétrico e magnético induzidos são ortogonais entre si, e a propagação se dá numa direção perpendicular ao plano determinado por esses vetores.

82 Ondas eletromagnéticas Equações de Maxwell as bases do eletromagnetismo...and Maxwell said: Maxwell concluiu que a velocidade de propagação dessas ondas no vácuo era de v = km/s...and there was light! Uma paródia sobre a criação do mundo e as equações de Maxwell:... e Maxwell disse: (equações)....e fez-se a luz.

83 Ondas eletromagnéticas Ao calcular a velocidade de propagação de uma onda eletromagnética, no vácuo, Maxwell encontrou um resultado igual à velocidade da luz. Esse fato levou-o a suspeitar que a luz fosse uma onda eletromagnética. As experiências de Hertz, e outras posteriores, mostraram que as ideias de Maxwell eram corretas.

84 O espectro eletromagnético

85 O espectro eletromagnético

86 O espectro eletromagnético Ondas de rádio: 20 Hz < f < 2, Hz (maior faixa) Micro-ondas: 3, Hz < f < 3, Hz Infravermelho: 0, Hz < f < 4, Hz Espectro visível Luz: 4, Hz < f < 8, Hz (menor faixa) Ultravioleta: 7, Hz < f < 3, Hz Raios X: 3, Hz < f < 5, Hz Raios gama (γ): 3, Hz < f < 3, Hz

87 O espectro eletromagnético Ondas de rádio: 20 Hz < f < 2, Hz

88 O espectro eletromagnético Micro-ondas: 3, Hz < f < 3, Hz

89 O espectro eletromagnético Micro-ondas: 3, Hz < f < 3, Hz

90 O espectro eletromagnético Infravermelho: 0, Hz < f < 4, Hz

91 O espectro eletromagnético Ultravioleta: 7, Hz < f < 3, Hz

92 O espectro eletromagnético Raios X: 3, Hz < f < 5, Hz

93 O espectro eletromagnético Raios gama (γ): 3, Hz < f < 3, Hz

The Big Bang Theory - Inglês. The Big Bang Theory - Português Ressonância PROF. DOUGLAS KRÜGER

The Big Bang Theory - Inglês. The Big Bang Theory - Português Ressonância PROF. DOUGLAS KRÜGER The Big Bang Theory - Inglês The Big Bang Theory - Português Ressonância PROF. DOUGLAS KRÜGER PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DAS ONDAS Uma onda transporta ENERGIA e QUANTIDADE DE MOVIMENTO de um ponto a outro

Leia mais

Física II. Capítulo 04 Ondas. Técnico em Edificações (PROEJA) Prof. Márcio T. de Castro 22/05/2017

Física II. Capítulo 04 Ondas. Técnico em Edificações (PROEJA) Prof. Márcio T. de Castro 22/05/2017 Física II Capítulo 04 Ondas Técnico em Edificações (PROEJA) 22/05/2017 Prof. Márcio T. de Castro Parte I 2 Ondas Ondas: é uma perturbação no espaço, periódica no tempo. 3 Classificação quanto à Natureza

Leia mais

B SUPER - aula 3 COR DOS CORPOS. Exemplos:

B SUPER - aula 3 COR DOS CORPOS. Exemplos: . B SUPER - aula 3 Prof. Edson Cebola COR DOS CORPOS A cor de um corpo não é uma característica exclusiva desse corpo, dependendo da luz que nele incide. Cada cor absorve todas as demais cores, ou seja,

Leia mais

FÍSICA:TERMODINÂMICA, ONDAS E ÓTICA

FÍSICA:TERMODINÂMICA, ONDAS E ÓTICA FÍSICA:TERMODINÂMICA, ONDAS E ÓTICA RESUMO: UNIDADES 5 E 6 Professora Olivia Ortiz John 2017 1 Unidade 5: Ondas e Fenômenos Ondulatórios Definição e classificação das ondas Parâmetros que descrevem uma

Leia mais

INTRODUÇÃO À ONDULATÓRIA

INTRODUÇÃO À ONDULATÓRIA INTRODUÇÃO À ONDULATÓRIA Considerações Iniciais Considerações Iniciais: O que é ONDA??? Perturbação produzida: PULSO O PULSO se movimenta a partir da região onde foi gerado: ONDA A onda se movimenta transferindo

Leia mais

Física B Semiextensivo V. 4

Física B Semiextensivo V. 4 Física B Semiextensivo V. 4 Exercícios 0) V V F V F 0) C 03) A 04) D a) Verdadeira. b) Verdadeira. Devemos fazer com que a onda emitida entre em ressonância com a vibração da antena. c) Falsa. Para ocorrer

Leia mais

FÍSICA. Oscilação e Ondas. Acústica. Prof. Luciano Fontes

FÍSICA. Oscilação e Ondas. Acústica. Prof. Luciano Fontes FÍSICA Oscilação e Ondas Acústica Prof. Luciano Fontes ACÚSTICA = É o estudo das ondas sonoras. Ondas sonoras são mecânicas, longitudinais e tridimensionais; Ondas sonoras não se propagam no vácuo; VELOCIDADE

Leia mais

Fenómenos ondulatórios

Fenómenos ondulatórios Fenómenos ondulatórios Interferência É o fenômeno resultante da superposição de duas ou mais ondas. Onda estacionária Figura de interferência determinada pela superposição de ondas de mesma frequência

Leia mais

GALDINO DISCIPLINA: FÍSICA CONTEÚDO:

GALDINO DISCIPLINA: FÍSICA CONTEÚDO: PROFESSOR: DANILO GALDINO DISCIPLINA: FÍSICA CONTEÚDO: Quanto a forma Transversais Longitudinais Quanto a natureza Mecânicas Eletromagnéticas 2 3 4 São ondas que necessitam de um meio material para se

Leia mais

RELEMBRANDO ONDAS LONGITUDINAIS

RELEMBRANDO ONDAS LONGITUDINAIS ACÚSTICA ONDAS SONORAS Possuem origem MECÂNICAS. Propagam-se somente em meios materiais; Não se propagam no vácuo. O sistema auditivo de uma pessoa normal é sensibilizado por uma frequência entre 20Hz

Leia mais

Física Módulo 2 Ondas

Física Módulo 2 Ondas Física Módulo 2 Ondas Ondas, o que são? Onda... Onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio, como, por exemplo, na água. Uma onda transfere energia de um ponto para outro,

Leia mais

Física B Semiextensivo V. 4

Física B Semiextensivo V. 4 Física B Semiextensivo V. 4 Exercícios 0) V V F V F 0) C 03) A 04) D a) Verdadeira. b) Verdadeira. Devemos fazer com que a onda emitida entre em ressonância com a vibração da antena. c) Falsa. Para ocorrer

Leia mais

ONDAS. Ondas Longitudinais: Ondas Transversais: Ondas Eletromagnéticas: Ondas Mecânicas:

ONDAS. Ondas Longitudinais: Ondas Transversais: Ondas Eletromagnéticas: Ondas Mecânicas: ONDAS Uma onda é uma perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo. Fisicamente, uma onda é um pulso energético que se propaga através do espaço ou através de um meio (líquido,

Leia mais

Fenómenos ondulatórios

Fenómenos ondulatórios Fenómenos ondulatórios Relação entre a velocidade de propagação da onda, o comprimento da onda e o período: v. f ou v T Reflexão de ondas Na reflexão de ondas, o ângulo de reflexão r é igual ao ângulo

Leia mais

Física Aplicada Aula 02

Física Aplicada Aula 02 Universidade de São Paulo Instituto de Física Física Aplicada Aula 02 http://disciplinas.stoa.usp.br/course/view.php?id=24279 Profa. Márcia de Almeida Rizzutto Edifício Oscar Sala sala 220 rizzutto@if.usp.br

Leia mais

Física: Ondulatória e Acústica Questões de treinamento para a banca Cesgranrio elaborada pelo prof. Alex Regis

Física: Ondulatória e Acústica Questões de treinamento para a banca Cesgranrio elaborada pelo prof. Alex Regis Física: Ondulatória e Acústica Questões de treinamento para a banca Cesgranrio elaborada pelo prof. Alex Regis Questão 01 Na propagação de uma onda há, necessariamente, transporte de: a) massa e energia.

Leia mais

Fenómenos ondulatórios

Fenómenos ondulatórios Fenómenos ondulatórios Onda É uma perturbação que se propaga em um meio, determinando a transferência de energia, sem transporte de matéria. Em relação à direção de propagação da energia nos meios materiais

Leia mais

Diego Ricardo Sabka Classificação das Ondas

Diego Ricardo Sabka Classificação das Ondas Classificação das Ondas Classificação das Ondas Meio de Propagação: - Mecânica; - Eletromagnética; Direção de Oscilação: - Transversal; - Longitudinal; - Mistas; Direção de Propagação: - Unidimensional;

Leia mais

Aula do cap. 17 Ondas

Aula do cap. 17 Ondas Aula do cap. 17 Ondas O que é uma onda?? Podemos definir onda como uma variação de uma grandeza física que se propaga no espaço. É um distúrbio que se propaga e pode levar sinais ou energia de um lugar

Leia mais

Física. Ondulatória. Professor Alexei Muller.

Física. Ondulatória. Professor Alexei Muller. Física Ondulatória Professor Alexei Muller www.acasadoconcurseiro.com.br Física ONDULATÓRIA Onda É uma perturbação que se propaga por intermédio de um meio. Propriedade Fundamental de uma Onda Uma onda

Leia mais

FENÔMENOS OSCILATÓRIOS E TERMODINÂMICA AULA 4 ONDAS II

FENÔMENOS OSCILATÓRIOS E TERMODINÂMICA AULA 4 ONDAS II FENÔMENOS OSCILATÓRIOS E TERMODINÂMICA AULA 4 ONDAS II PROF.: KAIO DUTRA Ondas Sonoras Ondas sonoras são definidas como qualquer onda longitudinal. O ponto S representa uma pequena fonte sonora, chamada

Leia mais

Menu Conceito Velocidade Película (Refração) Batimento Mecânicas Relação de Taylor Parte II - Acústica Ressonância Eletromagnéticas Função da onda

Menu Conceito Velocidade Película (Refração) Batimento Mecânicas Relação de Taylor Parte II - Acústica Ressonância Eletromagnéticas Função da onda Menu Conceito Velocidade Película (Refração) Batimento Mecânicas Relação de Taylor Parte II - Acústica Ressonância Eletromagnéticas Função da onda Ondas Sonoras Ponte Unidimensionais Reflexão(Cordas) Frequência

Leia mais

Introdução. Perturbação no primeiro dominó. Perturbação se propaga de um ponto a outro.

Introdução. Perturbação no primeiro dominó. Perturbação se propaga de um ponto a outro. Capitulo 16 Ondas I Introdução Perturbação no primeiro dominó. Perturbação se propaga de um ponto a outro. Ondas ondas é qualquer sinal (perturbação) que se transmite de um ponto a outro de um meio com

Leia mais

FÍSICA. Oscilação e Ondas. Ondas e Propriedades Ondulatórias. Prof. Luciano Fontes

FÍSICA. Oscilação e Ondas. Ondas e Propriedades Ondulatórias. Prof. Luciano Fontes FÍSICA Oscilação e Ondas Ondas e Propriedades Ondulatórias Prof. Luciano Fontes ONDAS: É uma perturbação que se propaga num meio. Ondas e energia: Transporta energia mas não matéria Direção de Propagação:

Leia mais

Imagem: Jkrieger / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

Imagem: Jkrieger / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported Imagem: Jkrieger / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported -A 0 Movimento oscilatório: todo movimento de vaivém realizado simetricamente em torno de um ponto de equilíbrio. A Movimento periódico:

Leia mais

O que são s o ondas sonoras? Ondas? Mecânicas? Longitudinais? O que significa?

O que são s o ondas sonoras? Ondas? Mecânicas? Longitudinais? O que significa? Movimento Ondulatório Fisíca Aplicada a Imaginologia - 115 O que são s o ondas sonoras? São ondas mecânicas, longitudinais que podem se propagar em sólidos, líquidos e gases. Ondas? Mecânicas? Longitudinais?

Leia mais

Av. Higienópolis, 769 Sobre Loja Centro Londrina PR. CEP: Fones: / site:

Av. Higienópolis, 769 Sobre Loja Centro Londrina PR. CEP: Fones: / site: ONDULATÓRIA Chamamos de ondulatória a parte da física que é responsável por estudar as características e propriedades em comum dos movimentos das ondas. Podemos classificar como uma onda, qualquer perturbação

Leia mais

Ondulatória Parte 1. Física_9 EF. Profa. Kelly Pascoalino

Ondulatória Parte 1. Física_9 EF. Profa. Kelly Pascoalino Ondulatória Parte 1 Física_9 EF Profa. Kelly Pascoalino Nesta aula: Introdução; Ondas mecânicas; Ondas sonoras. INTRODUÇÃO Ondas de vários tipos estão presentes em nossas vidas. Lidamos com os mais diversos

Leia mais

Ondulatória. Onda na ponte. Onda no mar. Exemplos: Som Onda na corda. Prof. Vogt

Ondulatória. Onda na ponte. Onda no mar. Exemplos: Som Onda na corda. Prof. Vogt 2. Classificação das ondas a) Natureza I. Onda mecânica: necessita de um meio material para se propagar (é a oscilação das moléculas do meio) Onda na ponte Onda no mar Exemplos: Som Onda na corda 2. Classificação

Leia mais

Fenómenos ondulatórios

Fenómenos ondulatórios Fenómenos ondulatórios Características das ondas Uma onda é descrita pelas seguintes características físicas: Amplitude, A Frequência, f Comprimento de onda, Velocidade, v Características das ondas A amplitude

Leia mais

Ondas. Lucy V. C. Assali. Física II IO

Ondas. Lucy V. C. Assali. Física II IO Ondas Física II 2016 - IO O que é uma onda? Qualquer sinal que é transmitido de um ponto a outro de um meio, com velocidade definida, sem que haja transporte direto de matéria. distúrbio se propaga leva

Leia mais

As principais formas de oscilação são: Massa - mola Pêndulo Ondas em uma superfície.

As principais formas de oscilação são: Massa - mola Pêndulo Ondas em uma superfície. Tudo ao nosso redor oscila!!! As principais formas de oscilação são: Ondas Massa - mola Pêndulo Ondas em uma superfície. O que é um pêndulo? Um corpo suspenso por um fio, afastado da posição de equilíbrio

Leia mais

SOM. Para ouvir um som são necessários os seguintes elementos: PROPAGAÇÃO DO SOM

SOM. Para ouvir um som são necessários os seguintes elementos: PROPAGAÇÃO DO SOM SOM O som corresponde à vibração de partículas constituintes de um meio material elástico (onda sonora). Para termos uma sensação sonora é necessário que se produzam, pelo menos, vinte vibrações por segundo

Leia mais

Ondas. Denomina-se onda o movimento causado por uma perturbação que se propaga através de um meio.

Ondas. Denomina-se onda o movimento causado por uma perturbação que se propaga através de um meio. Ondas Ondas Denomina-se onda o movimento causado por uma perturbação que se propaga através de um meio. Uma onda transmite energia sem o transporte de matéria. Classificação Quanto à natureza Ondas mecânicas:

Leia mais

Prof.ª Adriana Martins

Prof.ª Adriana Martins PRÉ-PROVA ONDAS TURMAS 221, 222, 321, 322 e 323. Prof.ª Adriana Martins 3º TRIM 2º ANOS NOME:... TURMA:...Nº:... 1) Quando uma radiação passa de um meio para o outro: I. sua frequência varia e seu comprimento

Leia mais

CAPÍTULO VII ONDAS MECÂNICAS

CAPÍTULO VII ONDAS MECÂNICAS CAPÍTULO VII ONDAS MECÂNICAS 7.1. INTRODUÇÃO As ondas mecânicas são fenómenos ondulatórios que necessitam de um meio material para se propagarem. Como exemplos destas ondas, vamos estudar neste capítulo

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO DE FÍSICA 2º EM

ESTUDO DIRIGIDO DE FÍSICA 2º EM ESTUDO DIRIGIDO DE FÍSICA 2º EM 01 (Vunesp) Dado o circuito a seguir, onde G é um galvanômetro e ε uma bateria, calcule X em função das resistências R 1, R 2 e R 3, para que a corrente por G seja nula.

Leia mais

Física B Extensivo V. 6

Física B Extensivo V. 6 Física B Extensivo V. 6 Exercícios 01) F V V V V 0) C 08) Verdadeiro. Se v 1 >v 1 > pois (f = constante) Verdadeiro. A fonte não foi alterada. Verdadeiro. 03) C I. Verdadeiro. II. Falso. O som não se propaga

Leia mais

Polarização de Ondas

Polarização de Ondas Polarização de Ondas 1. polarização de Ondas. Considere uma onda transversal se propagando numa corda, na qual as direções de oscilação são totalmente aleatórias. Após a passagem da onda pela fenda, a

Leia mais

Ondas Sonoras. Profo Josevi Carvalho

Ondas Sonoras. Profo Josevi Carvalho Ondas Sonoras Profo Josevi Carvalho INTRODUÇÃO É o ramo da Física que interpreta o comportamento das ondas sonoras audíveis frente aos diversos fenômenos ondulatórios. ONDA SONORA: Onda mecânica, longitudinal

Leia mais

Introdução ao Estudo de Ondas

Introdução ao Estudo de Ondas Introdução ao Estudo de Ondas Prof. Ricardo Movimento Ondulatório Definição de Onda é uma perturbação, abalo ou distúrbio propagado através de um meio gasoso, líquido ou sólido, ou no caso de algumas ondas,

Leia mais

8.2. Na extremidade de uma corda suficientemente longa é imposta uma perturbação com frequência f = 5 Hz que provoca uma onda de amplitude

8.2. Na extremidade de uma corda suficientemente longa é imposta uma perturbação com frequência f = 5 Hz que provoca uma onda de amplitude Constantes Velocidade do som no ar: v som = 344 m /s Velocidade da luz no vácuo c = 3 10 8 m/s 8.1. Considere uma corda de comprimento L e densidade linear µ = m/l, onde m é a massa da corda. Partindo

Leia mais

www.fisicanaveia.com.br www.fisicanaveia.com.br/cei Pulso é uma perturbação que se propaga tanto em meios materiais como imateriais (vácuo) dependendo de sua natureza. Dan Russell Onda é uma sequência

Leia mais

@Prof.italovector. facebook.com/italovector

@Prof.italovector. facebook.com/italovector facebook.com/italovector Prof. Ítalo Rodrigues Guedes facebook.com/italovector Gênio é um por cento de inspiração e noventa e nove por cento de transpiração. Thomas Edison 1 - OBJETIVO Nosso objetivo

Leia mais

TEXTO INTRODUTÓRIO. Luz e Ondas Eletromagnéticas ONDAS: Licenciatura em Ciências USP/ Univesp. Luiz Nunes de Oliveira Daniela Jacobovitz

TEXTO INTRODUTÓRIO. Luz e Ondas Eletromagnéticas ONDAS: Licenciatura em Ciências USP/ Univesp. Luiz Nunes de Oliveira Daniela Jacobovitz 1 ONDAS: CONCEITOS BÁSICOS Luiz Nunes de Oliveira Daniela Jacobovitz TEXTO INTRODUTÓRIO Licenciatura em Ciências USP/ Univesp Licenciatura em Ciências USP/Univesp Módulo 1 2 Para compreender a natureza

Leia mais

SÉRIE/ANO: 3 TURMA(S): A, B, C, D, E, F e G Disciplina: FÍSICA MODERNA DATA: / / 2018 PROFESSOR (A): DIÂNGELO C. GONÇALVES ONDULATÓRIA

SÉRIE/ANO: 3 TURMA(S): A, B, C, D, E, F e G Disciplina: FÍSICA MODERNA DATA: / / 2018 PROFESSOR (A): DIÂNGELO C. GONÇALVES ONDULATÓRIA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR CEPMG - POLIVALENTE MODELO VASCO DOS REIS SÉRIE/ANO: 3 TURMA(S): A, B, C, D,

Leia mais

Física B Extensivo V. 7

Física B Extensivo V. 7 Física B Extensivo V. 7 Resolva 6.) D N =. log 4 N =. log 8 N =. 8. log N = 8 db Aula 6 6.) = 3 W/m (intensidade das ondas sonoras no interior de uma fábrica têxtil). = W/m (menor intensidade que uma onda

Leia mais

Relação entre comprimento de onda e frequência.

Relação entre comprimento de onda e frequência. Espectro Eletromagnético. Relação entre comprimento de onda e frequência. Relação entre comprimento de onda e frequência. FENÔMENOS ONDULATÓRIOS Reflexão Refração Difração Interferência Batimento Ressonância

Leia mais

Observação: As ondas são as que antecedem, a perturbação formada de espumas, há o transporte de energia e a oscilação, não há o transporte da matéria.

Observação: As ondas são as que antecedem, a perturbação formada de espumas, há o transporte de energia e a oscilação, não há o transporte da matéria. ONDAS Para a Física, a onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio. Elas são classificadas em relação à natureza, direção e energia de propagação. Definição: As ondas são

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA II ONDAS SONORAS. Prof.

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA II ONDAS SONORAS. Prof. CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA II ONDAS SONORAS Prof. Bruno Farias Ondas Sonoras De todas as ondas mecânicas da natureza,

Leia mais

Lista de Recuperação 3º Bimestre

Lista de Recuperação 3º Bimestre Lista de Recuperação 3º Bimestre Professor: Clinton Série: 2º ano DATA: 02 / 10 / 2017 Caderno de questõe 3 ( segundo ano ) 01. No vácuo, todas as ondas eletromagnéticas possuem: a) mesma frequência. b)

Leia mais

n 1 x sen = n 2 x sen

n 1 x sen = n 2 x sen LEI DE SNELL - DESCARTES R.I N n 1 x sen î 1 2 ^ n 2 x sen r î ^ r R.R n 1 x sen = n 2 x sen î ^ r 1 Índice de refração relativo: Índice de refração do meio 1 em relação ao meio 2. n 1 n 2 ^ r sen sen

Leia mais

Física B Extensivo V. 5

Física B Extensivo V. 5 Física B Extensivo V 5 Exercícios 0) B 0) E Porque o que se transporta é a perturbação, e não a matéria Uma onda é uma pertubação que se propaga através de um meio e que, durante sua propagação, transmite

Leia mais

Ondas. Onda é uma perturbação em movimento

Ondas. Onda é uma perturbação em movimento Ondas Onda é uma perturbação em movimento Um meio em equilíbrio é perturbado e essa perturbação é transmitida, com atraso, aos pontos vizinhos As ondas não transportam matéria, mas sim energia. Uma onda

Leia mais

Reflexão e refração de ondas

Reflexão e refração de ondas Reflexão e refração de ondas Reflexão de ondas em cordas quando a extremidade é fixa, a reflexão se dá com inversão de fase quando a extremidade é livre, a reflexão se dá sem inversão de fase Refração

Leia mais

CURCEP 2015 ACÚSTICA

CURCEP 2015 ACÚSTICA CURCEP 2015 ACÚSTICA FÍSICA B PROF.: BORBA INTRODUÇÃO É o segmento da Física que interpreta o comportamento das ondas sonoras audíveis frente aos diversos fenômenos ondulatórios. ONDA SONORA: Onda mecânica,

Leia mais

CURCEP 2015 ONDULATÓRIA 2

CURCEP 2015 ONDULATÓRIA 2 CURCEP 2015 ONDULATÓRIA 2 FÍSICA B PROF.: BORBA FENÔMENOS ONDULATÓRIOS: Reflexão: Quando uma onda atinge uma superfície de separação de dois meios, e retorna ao meio de origem. Quando a corda tem a extremidade

Leia mais

20/01/2014 ONDAS 1. INTRODUÇÃO

20/01/2014 ONDAS 1. INTRODUÇÃO ONDAS 1. INTRODUÇÃO Quando uma pessoa liga um aparelho de rádio ou de televisão, imediatamente recebe a mensagem emitida pela estação de rádio ou TV (música, voz do locutor, imagens). Esses aparelhos foram

Leia mais

do Semi-Árido - UFERSA

do Semi-Árido - UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA Ondas Sonoras Subênia Karine de Medeiros Mossoró, Outubro de 2009 SOM O som é uma onda mecânica, longitudinal e tridimensional que se propaga em um meio

Leia mais

ONDULATÓRIA ONDA perturbação que se propaga em um meio transferir energia sem transportar matéria.

ONDULATÓRIA ONDA perturbação que se propaga em um meio transferir energia sem transportar matéria. ONDULATÓRIA Entender o comportamento das ondas é fundamental para entender boa parte da natureza que nos cerca, uma vez que, muito dos fenômenos que nos cercam, tem comportamento ondulatório. Por exemplo:

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA II ONDAS. Prof.

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA II ONDAS. Prof. CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA II ONDAS Prof. Bruno Farias Ondas Uma onda surge quando um sistema é deslocado de sua posição

Leia mais

Física B Intensivo V. 2

Física B Intensivo V. 2 Física B Intensivo V. 2 Exercícios 01) D A B C 02) D Se a vergência da lente é 1 di, certamente o foco da lente utilizada terá 1 m de distância focal. Como a imagem da janela será projetada na folha, temos

Leia mais

Física B Extensivo V. 5

Física B Extensivo V. 5 Extensivo V. 5 Exercícios 0) T 0 s (F) f T f f 00 Hz 0 (F) Ao passar pela primeira vez pela posição de equilíbrio depois de iniciado o movimento terá completado meia volta. (V) (F) A cada volta completa

Leia mais

ONDULATÓRIA. Neste capítulo vamos definir e classificar as ondas quanto à sua natureza e estudar alguns fenômenos ondulatórios.

ONDULATÓRIA. Neste capítulo vamos definir e classificar as ondas quanto à sua natureza e estudar alguns fenômenos ondulatórios. AULA 19 ONDULATÓRIA 1- INTRODUÇÃO Neste capítulo vamos definir e classificar as ondas quanto à sua natureza e estudar alguns fenômenos ondulatórios. 2- DEFINIÇÃO Onda é qualquer perturbação que se propaga

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Movimento Oscilatório no cotidiano Ondas no mar Fontes de energia renovável 21/08/2017 Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva 2 Movimento Oscilatório no mundo moderno

Leia mais

Fenômenos Ondulatórios e Acústica

Fenômenos Ondulatórios e Acústica Fenômenos Ondulatórios e Acústica Ondas Sonoras Som é uma forma de energia que se propaga através de um meio em forma de onda mecânica longitudinal. I. O som não se propaga no vácuo. II. As ondas sonoras

Leia mais

Prova 05/06/2012. Halliday Vol 3-6ª edição Cap 29, 30, 31,32. Halliday Vol 3-8ª edição Cap 28, 29, 30, 32. Aulas 9-15

Prova 05/06/2012. Halliday Vol 3-6ª edição Cap 29, 30, 31,32. Halliday Vol 3-8ª edição Cap 28, 29, 30, 32. Aulas 9-15 7. Campo Magnético 7.1 - Campo magnético de uma corrente elétrica 7.2 - Linhas de força 7.3 - Fluxo magnético e indução magnética 7.4 - Campo magnético de uma espira 7.5 - Lei de Ampère 7.6 - Campo magnético

Leia mais

ONDAS. José Luiz Rybarczyk Filho

ONDAS. José Luiz Rybarczyk Filho ONDAS José Luiz Rybarczyk Filho Introdução O que é ONDA? Onda é uma perturbação ou distúrbio transmitido através do vácuo ou de um meio gasoso, líquido ou sólido. Exemplos: Eletromagnéticas Tipos de Ondas

Leia mais

Física. Setor A. Índice-controle de Estudo. Prof.: Aula 23 (pág. 78) AD TM TC. Aula 24 (pág. 79) AD TM TC. Aula 25 (pág.

Física. Setor A. Índice-controle de Estudo. Prof.: Aula 23 (pág. 78) AD TM TC. Aula 24 (pág. 79) AD TM TC. Aula 25 (pág. Física Setor A Prof.: Índice-controle de Estudo Aula 3 (pág. 78) AD M C Aula (pág. 79) AD M C Aula 5 (pág. 79) AD M C Aula 6 (pág. 8) AD M C Aula 7 (pág. 8) AD M C Aula 8 (pág. 83) AD M C Revisanglo Semi

Leia mais

Física B Extensivo V. 6

Física B Extensivo V. 6 Física B Extensivo V 6 Exercícios ) Princípio de Huygens x v t 8 4 t t s (tempo de encontro) ) ) λ D obstáculos 4) D 5) I O principal fenômeno óptico envolvido é a refração II O principal fenômeno ondulatório

Leia mais

Física B Extensivo V. 6

Física B Extensivo V. 6 xtensivo V. 6 Resolva.0) C Aula.0) A v. f 3. 0 8.,5. 0 5.0) C 8 3. 0 5,. 0 5. 0 7 m 0, m Aula.0) B v.. f 340. (0,68. 0 3 ) 34. 0 68. 0 0,5 m onto nodal interferência destrutiva I 4.. x 900 56 4.( 34, ).x

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VILA FRANCA DO CAMPO CURSO VOCACIONAL ANO LETIVO 2016/2017. Módulo I. Som e Luz MARILIA CARMEN DA SILVA SOARES

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VILA FRANCA DO CAMPO CURSO VOCACIONAL ANO LETIVO 2016/2017. Módulo I. Som e Luz MARILIA CARMEN DA SILVA SOARES ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VILA FRANCA DO CAMPO ANO LETIVO Módulo I Som e Luz MARILIA CARMEN DA SILVA SOARES APONTAMENTOS O SOM O som resulta da vibração dos corpos. Para que possamos ouvir o som produzido

Leia mais

do Semi-Árido - UFERSA

do Semi-Árido - UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA Ondas Subênia Karine de Medeiros Mossoró, Outubro de 2009 Ondas Uma ondas é qualquer sinal (perturbação) que se transmite de um ponto a outro de um meio

Leia mais

1.1 Sinais e Ondas. Física e Química A 11ºano. pms

1.1 Sinais e Ondas. Física e Química A 11ºano. pms 1.1 Sinais e Ondas Física e Química A 11ºano pms Sinais O aproveitamento de sinais de fumo para enviar mensagens e o recurso a sinais elétricos para o envio de informações codificadas em Morse por telégrafos

Leia mais

Física B Extensivo V. 8

Física B Extensivo V. 8 ísica B Extensivo V Exercícios 1) f R Hz v f A 5 Hz v? v S 34 m/s 2) C vs ± v fa fr vs ± v 5 34 + 34 + v 34 34 + v 5 v m/s ) A 7) B ) C I A luz altera o meio de propagação (lente), ou seja, sofre refração

Leia mais

Física IV. Aula 1. Sandro Fonseca de Souza Helena Malbouisson Magdalena Malek

Física IV. Aula 1. Sandro Fonseca de Souza Helena Malbouisson Magdalena Malek Física IV Aula 1 Sandro Fonseca de Souza Helena Malbouisson Magdalena Malek 1 Sumário Conceito de Ondas Eletromagnéticas Transporte de Energia 2 Normas e Datas Atendimento ao estudante: sala 3018 A professora

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 3ª PROVA PARCIAL DE FÍSICA QUESTÕES FECHADAS

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 3ª PROVA PARCIAL DE FÍSICA QUESTÕES FECHADAS COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2016 3ª PROVA PARCIAL DE FÍSICA QUESTÕES FECHADAS Aluno(a): Nº Ano: 2º Turma: Data: 24/11/2016 Nota: Professor(a): Pâmella Duarte Valor da Prova: 20

Leia mais

Resoluções dos testes propostos

Resoluções dos testes propostos Capítulo 7 Ondas.397 Resposta: a I. Correta. As ondas mecânicas necessitam de um meio material para se propagarem. II. Incorreta. As ondas eletromagnéticas propagam-se no ácuo e em certos meios materiais.

Leia mais

cícios: Ondula 01. (Acafe-SC) Com relação aos fenômenos ondulatórios, luz e som, é correto afirmar que ambos:

cícios: Ondula 01. (Acafe-SC) Com relação aos fenômenos ondulatórios, luz e som, é correto afirmar que ambos: Exercício cícios: Ondula ndulatória II Prof.. Ananias 01. (Acafe-SC) Com relação aos fenômenos ondulatórios, luz e som, é correto afirmar que ambos: a) não necessitam de um meio material para se propagar.

Leia mais

Hz, aproximadamente, e as ondas sonoras, 3, ,7 10. e) 3, ,0 10 a 3,0 10 3,0 10 4, ,3 10 a 7, ,5 10 a 3,0 10 3,0 10

Hz, aproximadamente, e as ondas sonoras, 3, ,7 10. e) 3, ,0 10 a 3,0 10 3,0 10 4, ,3 10 a 7, ,5 10 a 3,0 10 3,0 10 01. (Famerp 01) A tabela mostra a classificação das ondas eletromagnéticas em função das suas frequências. Região do espectro eletromagnético Faixa de frequência (Hz) Ondas de rádio 9 3,0 10 Micro-ondas

Leia mais

Qualidades do som. Altura. Intensidade

Qualidades do som. Altura. Intensidade Acústica É a parte da Física que estuda o som e suas propriedades. Ondas sonoras As ondas sonoras apresentam as mesmas propriedades dos demais tipos de ondas: reflexão, refração, difração e interferência.

Leia mais

Aula 3 - Ondas Eletromagnéticas

Aula 3 - Ondas Eletromagnéticas Aula 3 - Ondas Eletromagnéticas Física 4 Ref. Halliday Volume4 Sumário - Transporte de Energia e o Vetor de Poynting; Polarização; Reflexão e Refração; Reflexão Interna Total; Situação a ser analisada...

Leia mais

FÍSICA MÓDULO 17 OSCILAÇÕES E ONDAS. Professor Sérgio Gouveia

FÍSICA MÓDULO 17 OSCILAÇÕES E ONDAS. Professor Sérgio Gouveia FÍSICA Professor Sérgio Gouveia MÓDULO 17 OSCILAÇÕES E ONDAS MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES (MHS) 1. MHS DEFINIÇÃO É o movimento oscilatório e retilíneo, tal que a aceleração é proporcional e de sentido contrário

Leia mais

ONDAS SONORAS - Mecânicas - Longitudinais

ONDAS SONORAS - Mecânicas - Longitudinais ONDAS SONORAS - Mecânicas - Longitudinais CONCEITOS FUNDAMENTAIS Fonte Sonora: ponto a partir do qual são emitidas as ondas sonoras, em todas as direções; Frentes de Ondas: superfícies nas quais as ondas

Leia mais

Física. Prof. Edelson Moreira

Física. Prof. Edelson Moreira Física Prof. Edelson Moreira FENÔMENOS ONDULATÓRIOS Os fenômenos ondulatórios mais comuns são: REFLEXÃO: ocorre quando uma onda incide sobre um obstáculo e retorna ao meio original de propagação. A onda

Leia mais

Ondas. A propagação de uma onda não transporta matéria e sim energia.

Ondas. A propagação de uma onda não transporta matéria e sim energia. Ondas Seja um meio material qualquer em que associamos, a cada um de seus pontos, uma ou mais grandezas físicas. Quando alteramos pelo menos uma dessas grandezas, dizemos que o meio está sofrendo uma perturbação.

Leia mais

Resposta da questão 1: a) Como se formam três ventres, a corda está vibrando no terceiro harmônico. Assim: 2L 2 0,8 1,6

Resposta da questão 1: a) Como se formam três ventres, a corda está vibrando no terceiro harmônico. Assim: 2L 2 0,8 1,6 Resolução fase aula 3 Gabarito: Resposta da questão 1: a) Como se formam três ventres, a corda está vibrando no terceiro harmônico. Assim: L 0,8 1,6 λ λ. 3 3 3 Aplicando a equação fundamental da ondulatória:

Leia mais

FÍSICA MÓDULO 19 FENÔMENOS ONDULATÓRIOS II. Professor Ricardo Fagundes

FÍSICA MÓDULO 19 FENÔMENOS ONDULATÓRIOS II. Professor Ricardo Fagundes FÍSICA Professor Ricardo Fagundes MÓDULO 19 FENÔMENOS ONDULATÓRIOS II RESSONÂNCIA Para entendermos esse fenômeno vamos exemplificá-lo. O aparelho de microondas funciona com esse princípio. Ao liberar um

Leia mais

Onde Encontrar esse material?

Onde Encontrar esse material? Ondas Onde Encontrar esse material? Assunto: Física 2 3 Acesse o Assunto Física 4 Clique na imagem e escolha a disciplina que deseja o material 5 Campo Magnético "Campo magnético é toda região ao redor

Leia mais

ONDAS : Oscilação. Onda & Meio. MEIO : onde a onda se propaga. água. ondas na água. corda. ondas em cordas. luz. vácuo. som

ONDAS : Oscilação. Onda & Meio. MEIO : onde a onda se propaga. água. ondas na água. corda. ondas em cordas. luz. vácuo. som ONDAS : Oscilação MEIO : onde a onda se propaga Onda & Meio ondas na água ondas em cordas luz som água corda vácuo ar ONDAS : SÓ transporta energia NÃO transporta matéria http://www.glenbrook.k12.il.us/gbssci/phys/mmedia/waves/lw.html

Leia mais

Cap Ondas Eletromagnéticas

Cap Ondas Eletromagnéticas Cap. 33 - Ondas Eletromagnéticas Espectro EM; Descrição de onda EM; Vetor de Poynting e Transferência de energia; Polarização; ; Polarização e Reflexão. Espectro EM Onda: flutuação/oscilação de alguma

Leia mais

Módulo I. Som e Luz MARILIA CARMEN DA SILVA SOARES ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VILA FRANCA DO CAMPO ANO LETIVO 2016/2017

Módulo I. Som e Luz MARILIA CARMEN DA SILVA SOARES ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VILA FRANCA DO CAMPO ANO LETIVO 2016/2017 ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VILA FRANCA DO CAMPO ANO LETIVO Módulo I Som e Luz MARILIA CARMEN DA SILVA SOARES EXERCÍCIOS 1 TESTA OS TEUS CONHECIMENTOS I 1. Completa os espaços da figura com termos relacionados

Leia mais

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Departamento de Ciências Exatas e Naturais 6 Ondas Física II Ferreira 1 ÍNDICE 1. O que é onda; 2. Classificação das ondas; 3. Comprimento de onda e frequência;

Leia mais

ACÚSTICA ONDAS SONORAS. Patrick de Almeida

ACÚSTICA ONDAS SONORAS. Patrick de Almeida ACÚSTICA ONDAS SONORAS Patrick de Almeida ACÚSTICA Acústica é o estudo das ondas sonoras; Ondas sonoras são mecânicas, longitudinais e tridimensionais; Ondas sonoras não se propagam no vácuo; Vibração

Leia mais

3Parte. FICha De avaliação N.º 3. Grupo I

3Parte. FICha De avaliação N.º 3. Grupo I FICha De avaliação N.º 3 ESCOLA: NOME: N. O : TURMA: DATA: Grupo I 1 As ondas eletromagnéticas foram previstas por Maxwell e comprovadas experimentalmente por Hertz. 1.1 Selecione a opção correta. A. as

Leia mais

Ondas. Definição: Onda é uma perturbação de partículas de um meio ou cargas elétricas, sendo uma propagação de energia sem o transporte de matéria.

Ondas. Definição: Onda é uma perturbação de partículas de um meio ou cargas elétricas, sendo uma propagação de energia sem o transporte de matéria. Ondas Quando batemos na superfície da água formam-se ondas que se propagam em todas as direções. Ocorre o mesmo quando um alto falante bate no ar da atmosfera ou então quando batemos em uma corda. Essas

Leia mais

Aula 3 Ondas Eletromagnéticas

Aula 3 Ondas Eletromagnéticas Aula 3 Ondas letromagnéticas - Luz visível (nos permitem ver - Infravermelhos (aquecem a Terra - Ondas de radiofrequencia (transmissão de rádio - Microondas (cozinhar -Transporte de momento linear - Polarização

Leia mais

Lista de Revisão Prova Bimestral de Física 4 o Bimestre Professor Fábio Matos 2 o EM

Lista de Revisão Prova Bimestral de Física 4 o Bimestre Professor Fábio Matos   2 o EM Lista de Revisão Prova Bimestral de Física 4 o Bimestre Professor Fábio Matos https://matematicaeafins.com.br/aulas/aliadojg/ 2 o EM Entrega dia 29/11/2018 (Dia da Prova Bimestral) A atividade deverá ser

Leia mais

PROFESSOR: DANILO GALDINO DISCIPLINA: FÍSICA CONTEÚDO: PRATICANDO AULA: 1

PROFESSOR: DANILO GALDINO DISCIPLINA: FÍSICA CONTEÚDO: PRATICANDO AULA: 1 PROFESSOR: DANILO GALDINO DISCIPLINA: FÍSICA CONTEÚDO: PRATICANDO AULA: 1 2 1 - Um rapaz na beira de um lago observou uma rolha que flutuava na superfície da água, sendo a frequência de oscilação igual

Leia mais