PRENSA HIDRÁULICA REMOTA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE CONCEITOS SOBRE MATERIAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PRENSA HIDRÁULICA REMOTA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE CONCEITOS SOBRE MATERIAIS"

Transcrição

1 PRENSA HIDRÁULICA REMOTA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE CONCEITOS SOBRE MATERIAIS Michels, Lucas Boeira 1 Gruber, Vilson 2 Schaeffer, Lirio 3 Marcelino, Roderval 4 Casagrande, Luan Carlos 5 Oliveira Junior, Eduardo Tocchetto 6 1 Mestre, IFSC, lucasboeira@ifsc.edu.br; 2 Doutor em Engenharia, UFSC, Vilson.gruber@ufsc.br; 3 Doutor em Engenharia, UFRGS, shaefer@ufrgs.br; 4 Doutor em Engenharia, UFSC, Marcelino@yahoo.br; 5 Graduando, UFSC, luancasagrande@gmail.com; 6 Especialista, IFSC, eduardo.junior@ifsc.edu.br; RESUMO As dificuldades no ensino de fenômenos das engenharias ocorrem também devido à falta da prática e da experimentação. Neste artigo é demonstrado um novo experimento remoto para estudo das propriedades elásticas das molas. O experimento trata-se de uma prensa didática remota ligada à internet disponibilizando acesso online ao dispositivo. A prensa é hidráulica e realiza a compressão de uma mola de automóvel durante a experimentação. Dados de deformação e força, bem como imagens do fenômeno são exibidos durante este processo. O objetivo do experimento é facilitar a aprendizagem do estudante em conceitos como os da Lei de Hook através da visualização e interação remota do experimento. Palavras-chave: Prensa Didática, experimentação remota, propriedades elásticas. ABSTRACT Difficulties in the teaching of phenomena engineering also occur due to lack of practice and experimentation. In this paper is demonstrated a new remote experiment for study of the elastic properties of the springs. The experiment it is is a remote didactic press connected to the internet providing online access to the device. The press is hydraulic and performs the compression of a spring car during the trial. Data from deformation and strength as well as pictures of the phenomenon are displayed during this process. The objective of the experiment is to facilitate student learning in concepts such as the Hook s Law through visualization and interaction of remote experiment. Keywords: Didactic Press, remote experiment, elastics properties.

2 1. INTRODUÇÃO As dificuldades do ensino das ciências dos materiais e alguns outros ramos da educação é a falta de prática e interação com os fenômenos de ensino. Freqüentemente, as aulas são puramente teóricas e expositivas tornando o processo de compreensão e assimilação dos conhecimentos científicos dificultados. Por questões iguais à essas, inúmeras universidades do mundo inteiro vêm desenvolvendo experimentos remotos e laboratórios remotos, que são ambientes controláveis e administráveis à distância, visando à aprendizagem pela experimentação (1,2). As vantagens destas tecnologias de aprendizagem estão ligadas a economia de recursos, simulações de resolução de problemas práticos, segurança do estudante e a facilidade do acesso domiciliar ou de qualquer outro ponto fora da Universidade. Este tipo de experimento oferece aos estudantes uma visão do processo real de um fenômeno de forma remota, podendo aprimorar, também, a capacidade de aplicar teorias aprendidas em sala de aula ou em livros (3,4). Além disso, oferecem interatividade e assim o estudante pode visualizar simultaneamente a resposta do sistema (4). Entretanto, há uma dificuldade em encontrar estes sistemas remotos com experimentos na área da mecânica. Nas publicações mais recentes, a maioria dos experimentos é relacionada às áreas da eletroeletrônica (3,5,6,7) ou da automação (8,9,10,11,12) sendo mais raro encontrar algo voltado para estudos de fenômenos mecânicos ou dos materiais (13). As propriedades mecânicas dos materiais são fundamentais nos projetos de novos produtos ou na otimização de produtos existentes. Características mecânicas como dureza, módulo de Young, Poisson, Coeficiente de atrito, densidade (14). Tais parâmetros definem a qualidade final do produto produzido, tais como: Durabilidade, funcionalidade, manutenção, capacidade, desgaste etc. Uma dos conhecimentos fundamentais aos processos de fabricação de alguns produtos é a fase elástica dos materiais. O conhecimento dessa propriedade é fundamental para determinar a capacidade de amortecimento ou armazenamento de energia de uma mola, por exemplo. Neste artigo, o experimento desenvolvido busca facilitar a observação e o estudo da fase elástica dos materiais. Esta propriedade é percebível em gráficos Tensão-deformação (exemplo Figura 1) que são emitidos por máquinas de ensaios de tração. O gráfico indica que na fase elástica os valores de força e a deformação do material ensaiado possuem certa relação.

3 Fase Elástica: Constante 368bv c6s [ Figura 1 Gráfico Tensão-deformação Fonte: [1] A característica elástica dos materiais foi melhor estuda por Robert Hooke nos anos 60 resultando na elaboração da Lei de Hooke, a qual estabelece que a força de uma mola mecânica é igual à (15): F = -k.x (1) Onde: F = força realizada pela mola em kgf; k= constante elástica da mola em kgf/cm. X = deformação da mola em cm É importante explicar que a constante da mola (k) é uma característica do material e do formato da mola, variando somente caso ocorram variações em sua temperatura interna ou deformações que extrapolem o regime elástico (deformação plástica). As molas mecânicas são ótimos exemplos para estudos de propriedades elásticas, pois têm sido produzidas largamente para inúmeras aplicações, como suspensão de carros, camas e outros (15). O corpo de prova usado no experimento deste artigo é uma mola mecânica de formato helicoidal de uso em suspensões de automóveis (Figura 2). Figura 2 Mola Helicoidal de suspensão de automóveis usada no experimento Este artigo descreve o desenvolvimento de um experimento didático para estudo das propriedades elásticas dos materiais aplicado às molas helicoidais usando uma prensa didática. Através dele estudantes de engenharia e de ensino técnico poderão estudar de maneira teórica e prática o conhecimento científico sobre o tema propriedades elásticas dos materiais.

4 2. FUNCIONAMENTO DO EXPERIMENTO REMOTO Conforme Figura 3, o experimento é composto dos conjuntos: a) Prensa Hidráulica didática; b) Microcontrolador e c) Servidor WEB. Estas partes estão distribuídas em dois lados: O lado do experimento físico e o lado do usuário. Figura 3 - Visão geral do Experimento O lado do experimento físico é onde ficam as partes mecânicas e os dispositivos de controle e sensoriamento do experimento. O lado do usuário é simplesmente um dispositivo pessoal qualquer com acesso à internet, onde o estudante pode acessar o site hospedado no Raspberry Pi. A. A PRENSA HIDRÁULICA DIDÁTICA Conforme demonstrado na Figura 3a, a prensa didática é onde ocorre o fenômeno de experimentação. É um equipamento baseado na energia hidráulica, sendo que a Figura 4 oferece mais detalhes da estrutura. Os acoplamentos da mola (c), barras de sustentação (f) e a base da prensa (g) são partes mecânicas responsáveis pela estruturação e sustentação do equipamento. A mola helicoidal (f) funciona como corpo de prova do experimento, é onde ocorre o fenômeno em estudo. Já o cilindro hidráulico (a) e o Sensor de distância por infravermelho (b) (detalhes Figura 11) são respectivamente para: realizar a compressão da mola e coletar os dados sobre a deformação da mola.

5 Figura 4 Prensa Hidráulica Didática Quem controla o avanço e retorno do cilindro é o fluxo de óleo direcionado pela válvula direcional acionada por solenóide (Figura 6) que controla o sentido da vazão do óleo vindo da unidade Hidráulica (Figura 5). Figura 5 unidade Hidráulica Figura 6 Válvula Direcional Hidráulica Um esquema da distribuição dos elementos hidráulicos da prensa está mais detalhado na Figura 7 através de uma diagrama Hidráulico.

6 Unidade hidráulica Figura 7 diagrama do projeto Hidráulico da Prensa Na da base da prensa fica uma célula de carga (sensor de força) do tipo I com capacidade de até 400Kg (detalhes Figura 12). A Figura 8 apresenta uma vista em corte da base da prensa didática com detalhes da posição deste sensor de força. A força aplicada sobre a mola é toda concentrada no pino de sustentação da mola que fica sobre a célula de carga. Figura 8 Vista em corte da base da Prensa didática B. AQUISIÇÃO E CONTROLE DE SINAIS - RASPBERRY PI Ao contrário da maioria dos experimentos remotos que utilizam os cartões DAQ e outros microcontroladores, neste trabalho a aquisição e o controle de sinais é feito através de um microcontrolador programável chamado RaspBerry Pi (Figura 9). Através dele é realizada a coleta de dados de sensores (distância e força), o controle elétrico de acionamento dos reles para os solenóides da válvula direcional; e a conexão entre experimento e o servidor de internet. O Raspberry Pi um novo conceito em microcontroladores que tenta integrar funções próprias de uma computador e de um microcontrolador com baixo custo. Além disso, já vem com conexões para: rede (LAN), USB, entrada para cartão de memória microsd, entradas de vídeo (HDMI, RCA) de áudio, etc.. É um verdadeiro computador miniaturizado. Com ele é feita a aquisição,

7 processamento e interligação dos dados do experimento com a internet. A maior desvantagem deste tipo de controlador é a ausência de entradas analógicas, tornando-se necessário o uso de um conversor analógico digital (ADC) quando se usa sensores analógicos como estes do projeto (Sensores com uma grande faixa de valores). Figura 9 Raspberry Pi Fonte: Devido à relativa capacidade de processamento do raspberry ele é usado como servidor local que mantêm arquivos de banco de dados e outras programações em linguagem C. O site fica hospedado em um servidor externo que acessa e processa os dados armazenados pelo Raspberry. O Raspberry foi programado em suas saídas digitais para controle dos relés (Figura 10). Estes relés são chaves eletromecânicas que abrem e fecham seus contatos a partir de uma sinal de 5 volts (que no caso é emitido pelo Raspberry). As chaves eletromagnéticas foram distribuídas em: duas para acionamentos da válvula direcional (Figura 6); uma para ligação do motor da Unidade Hidráulica. Entrada de tensão (Ligação no Raspberry) Contatos (Saída) Figura 10 Módulo relé Para ligação da célula de carga (Figura 12) ao Raspberry, além do conversor analógico/digital foi utilizado um amplificador de sinal, para elevar à baixa corrente de saída emitida pelo sensor (em torno de 20mV).

8 Figura 11 Sensor de distância por infravermelho Figura 12 Célula de Carga C. AMBIENTE DE APRENDIZAGEM E EXPERIMENTAÇÃO Um ambiente de aprendizagem foi desenvolvido através do sistema gerenciador de aprendizagem MOODLE para disponibilizar conteúdo e controle do experimento remotamente através do endereço (Figura 13). Trata-se de um site que disponibiliza conteúdo organizado sobre temas relacionados ao experimento e a outros assuntos gerais ligados à tecnologia usada na construção deste projeto (Exemplo: prensas hidráulicas, Raspberry e outros). Figura 13 Imagem da tela do site do experimento Para executar o experimento o estudante deverá inserir em uma tabela nos campos deformação quatro valores de deformação em que ele queira conhecer a força correspondente. A deformação da mola está relacionada à variação do comprimento da mola (cm) e após a aplicação da força da prensa ela altera seu tamanho inicial. Ao iniciar o experimento um gráfico relacionando força e deformação da mola será exibida em tempo real e nos campos força da tabela serão inseridos automaticamente os valores durante o experimento.

9 Ao final da fase de experimentação os dados devem ser coletados pelo estudante para calcular a constante elástica da mola através da equação (1. Estes dados serão analisados pelos alunos a fim de analisar os cálculos e desenvolver as conclusões deles sobre o fenômeno visualizado. Durante o processo de experimentação, imagens da prensa são exibidas na tela em tempo real. Caso o experimento esteja em uso por outro estudante no momento do acesso de outro usuário, serão exibidos vídeos do experimento até que o experimento seja desocupado. 3. CONSIDERAÇÕES A função da tecnologia é promover avanços do próprio estado da ciência. Além disso, deve melhorar o potencial do ensino a partir destas tecnologias emergentes visando dar mais qualidade e facilidade para o acesso à educação técnica. Os experimentos remotos são as formas mais atuais de ampliar o acesso à experimentação e a visualização de fenômenos práticos com recursos reduzidos, com segurança ao aluno e de qualquer lugar do mundo. Na engenharia e cursos de tecnologia a observação e a prática são fundamentais no desenvolvimento do estudante, por essa razão a ampliação de recursos de experimentação remota, nestas áreas, pode complementar e produzir grandes resultados no desenvolvimento da aprendizagem em cursos de Ensino Técnico e de Educação Superior. Referências 1 SILVA, J. B.; GRUBER, V.; MARCELINO, R. New Technologies for Information and Communication, PWM Remote Experimentig and #G Networks as Teaching Support. international Journal of Engineering Pedagogy, v. 2, n. 1, p , Janeiro TAWFIK, M. et al. State-of-the-Art Remote Laboratories for Industrial Electronics Applications. Technologies Applied to Electronics Teaching (TAEE). Madri, Espanha: [s.n.]. Junho p SZIEBIG, G.; TAKARICS, B.; KORONDI, P. Control of an Embedded System via Internet. Transactions on Industrial Electronics, v. 57, n. 10, p , Outubro FARIAS, G. et al. Developing Network Control LAbs: A Matlab and Easy Simulations Approach. Transactions on Industrial Eletronics, v. 57, n. 10, ANDÚJAR, J. M.; MEJÍAS, A.; MÁRQUEZ, M. A. Augmented Reality for the Improvement of Remote Laboratories: An Augmented Remote Laboratory. IEEE TRANSACTIONS ON EDUCATION, v. 54, n. 3, p , AGOSTO LERRO, F. et al. Integration of an e-learning Platform and a Remote Laboratory for the Experimental Training at Distance in Engineering Education. Remote Engineering and Virtual Instrumentation (REV), Bilbao, p , TAWFIK, M. et al. Virtual Instrument Systems in Reality (VISIR) for Remote Wiring and Measurement of Electronic Circuits on Breadboard. Transactions on Learning Technologies, v. 6, n. 1, p , Janeiro VARGAS, H. et al. A Network of Automatic Control Web-Based Laboratories. IEEE Transactions On Learning, v. 4, n. 3, p , Julho-Setembro 2011.

10 9 RAMOS-PAJA, C. A.; SCARPETTA, J. M. R.; MARTÍNEZ-SALAMERO, L. Integrated Learning Platform for Internet-Based Control-Engineeing Education. IEEE TRANSACTIONS ON INDUSTRIAL ELECTRONICS, v. 57, n. 10, p , Outubro QIAO, Y. et al. NCSLab: A Web-Based Global-Scale Control Laboratory With Rich Interactive Features. IEEE TRANSACTION ON INSDUSTRIAL ELECTRONICS, v. 57, n. 10, OUTUBRO DZIABENKO, O. et al. Training of Microcontrollers Using Remote Experiments. Remote Engineering and Virtual Instrumentation (REV). 9th International Conference on, Bilbao, Julho SANTANA, I. et al. Remote Laboratories for Education and Research Purposes in Automatic Control Systems. IEEE Transactions on Industrial Informatics, v. 9, n. 1, p , Fev RESTIVO, M. T. et al. A Remote Laboratory in Engeneering Measurement. IEEE TRANSACTIONS ON INDUSTRIAL ELECTRONICS, v. 56, n. 12, p , Dezembro RESTIVO, M. T.; LOPES, A. M.; XIA, P. J. "Feeling" Young modulus of Materials. Remote Engineering and Virtual Instrumentation (REV). 9th International Conference on. Bilbao: [s.n.] p HUI, S. Y. (.; LEE, C. K.; WU, F. F. Electric Springs - A New Smart Grid Tecnology. IEEE TRANSACTIONS ON SMART GRID, v. 3, n. 3, p , SETEMBRO 2012.

EXPERIMENTAÇÃO REMOTA USANDO PRENSA DIDÁTICA PARA ESTUDO DE PROPRIEDADES ELÁSTICAS DOS MATERIAIS

EXPERIMENTAÇÃO REMOTA USANDO PRENSA DIDÁTICA PARA ESTUDO DE PROPRIEDADES ELÁSTICAS DOS MATERIAIS EXPERIMENTAÇÃO REMOTA USANDO PRENSA DIDÁTICA PARA ESTUDO DE PROPRIEDADES ELÁSTICAS DOS MATERIAIS Lucas Boeira Michels lucasboeira@ifsc.edu.br Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa

Leia mais

MODELO DE REPOSITÓRIO DE PRÁTICAS DIDÁTICAS DE CIRCUITOS ELÉTRICOS ELETRÔNICOS UTILIZANDO O LABORATÓRIO REMOTO VISIR

MODELO DE REPOSITÓRIO DE PRÁTICAS DIDÁTICAS DE CIRCUITOS ELÉTRICOS ELETRÔNICOS UTILIZANDO O LABORATÓRIO REMOTO VISIR MODELO DE REPOSITÓRIO DE PRÁTICAS DIDÁTICAS DE CIRCUITOS ELÉTRICOS ELETRÔNICOS UTILIZANDO O LABORATÓRIO REMOTO VISIR Josiel Pereira, Isabela Nardi da Silva, José Pedro Schardosim Simão, Lucas Mellos Carlos,

Leia mais

Biopdi. Equipamentos para ensaio de materiais. Descrição MÁQUINA UNIVERSAL DE ENSAIO HIDRÁULICA 20kN VERSÃO DIDÁTICA

Biopdi. Equipamentos para ensaio de materiais. Descrição MÁQUINA UNIVERSAL DE ENSAIO HIDRÁULICA 20kN VERSÃO DIDÁTICA Biopdi Equipamentos para ensaio de materiais Descrição MÁQUINA UNIVERSAL DE ENSAIO HIDRÁULICA 20kN VERSÃO DIDÁTICA Modelo: Semiautomático e Automático São Carlos 2017 :: MÁQUINA UNIVERSAL DE ENSAIO HIDRÁUILICA

Leia mais

Proposta de uma plataforma de monitoramento e acionamento remoto voltada para sistemas de hardware industriais utilizando LabVIEW

Proposta de uma plataforma de monitoramento e acionamento remoto voltada para sistemas de hardware industriais utilizando LabVIEW Proposta de uma plataforma de monitoramento e acionamento remoto voltada para sistemas de hardware industriais utilizando LabVIEW "Este artigo tem como proposta apresentar uma plataforma para monitoramento

Leia mais

Faculdade SENAI Rio. Infraestrutura Graduação Tecnológica em Automação Industrial

Faculdade SENAI Rio. Infraestrutura Graduação Tecnológica em Automação Industrial Faculdade SENAI Rio Infraestrutura Graduação Tecnológica em Automação Industrial Laboratório de Eletrônica Possui kits didáticos de Eletrônica Analógica e Digital e diversos equipamentos tais como: osciloscópios

Leia mais

AULA 1 - INTRODUÇÃO. Prof. Marcio Kimpara

AULA 1 - INTRODUÇÃO. Prof. Marcio Kimpara COMANDOS INDUSTRIAIS AULA 1 - INTRODUÇÃO Prof. Marcio Kimpara UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul FAENG Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia Prof. Marcio Kimpara

Leia mais

MÁQUINA UNIVERSAL DE ENSAIO HIDRÁULICA

MÁQUINA UNIVERSAL DE ENSAIO HIDRÁULICA Biopdi Equipamentos para ensaio de materiais Descrição MÁQUINA UNIVERSAL DE ENSAIO HIDRÁULICA 20kN VERSÃO DIDÁTICA São Carlos 2017 :: MÁQUINA UNIVERSAL DE ENSAIO HIDRÁUILICA 20kN - VERSÃO DIDÁTICA Figura

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO - IFES - CAMPUS SERRA

MATRIZ CURRICULAR ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO - IFES - CAMPUS SERRA Página: 1 MATRIZ CURRICULAR ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO - IFES - CAMPUS SERRA Carga Horária Total = 3645 h (Teórica = 2640 h, Laboratório = 1005 h). Núcleos: Básico, Profissionalizante, Específico.

Leia mais

Fundamentos de Automação. Atuadores e Elementos Finais de Controle

Fundamentos de Automação. Atuadores e Elementos Finais de Controle Ministério da educação - MEC Secretaria de Educação Profissional e Técnica SETEC Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Rio Grande Fundamentos de Automação Atuadores

Leia mais

DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO DE UM MODELO DE ACESSO EXCLUSIVO PARA EXPERIMENTAÇÃO REMOTA. 1. Introdução

DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO DE UM MODELO DE ACESSO EXCLUSIVO PARA EXPERIMENTAÇÃO REMOTA. 1. Introdução DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO DE UM MODELO DE ACESSO EXCLUSIVO PARA EXPERIMENTAÇÃO REMOTA 1. Introdução José Pedro Schardosim Simão Liz Cristine Moreira Coutinho Juarez Bento da Silva As práticas laboratoriais

Leia mais

Capitulo 3 O Aparato Experimental

Capitulo 3 O Aparato Experimental Capitulo 3 O Aparato Experimental O presente capítulo tem como objetivo, descrever a RTC construída no Laboratório de Engenharia Química do Centro Universitário da FEI, contemplando a instrumentação, as

Leia mais

Redes Industriais. Curso: Téc. Automação Professor: Regis Isael

Redes Industriais. Curso: Téc. Automação Professor: Regis Isael Redes Industriais Curso: Téc. Automação Professor: Regis Isael Histórico Década de 20 Henry Ford criou a primeira linha de produção para a fabricação de automóveis. Década de 60 Criação dos transistores.

Leia mais

Kit didático para controle de velocidade e posição de um motor de corrente contínua

Kit didático para controle de velocidade e posição de um motor de corrente contínua https://eventos.utfpr.edu.br//sicite/sicite2017/index Kit didático para controle de velocidade e posição de um motor de corrente contínua RESUMO Marcos Antonio Ribeiro da Silva marcossilva.2014@alunos.utfpr.edu.br

Leia mais

Arduino Básico: As versatilidades desta plataforma na prática

Arduino Básico: As versatilidades desta plataforma na prática Arduino Básico: As versatilidades desta plataforma na prática Apresentação Kleber Rocha Bastos Luan Silva Santana Wellington Assunção Azevedo Graduado em Engenharia de Computação pela FAINOR Graduado em

Leia mais

CLP ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO ROGER NABEYAMA MICHELS

CLP ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO ROGER NABEYAMA MICHELS CLP ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO ROGER NABEYAMA MICHELS DISPOSITIVO CAPAZ DE Permitir fácil diagnóstico de funcionamento ainda na fase de projeto do sistema e/ou reparos em falhas que venham a ocorrer durante

Leia mais

CONTROLE DE NÍVEL ATRAVÉS DE UMA VÁLVULA ESFÉRICA

CONTROLE DE NÍVEL ATRAVÉS DE UMA VÁLVULA ESFÉRICA CONTROLE DE NÍVEL ATRAVÉS DE UMA VÁLVULA ESFÉRICA Marco Aurélio Lage Duarte 1 Brenda Mendes Lopes 2 Accacio Ferreira dos Santos 3 PALAVRAS-CHAVE: válvula esférica; controle de nível; sintonia PI; Arduino.

Leia mais

LABORATÓRIO VIRTUAL EM SISTEMAS DE CONTROLE

LABORATÓRIO VIRTUAL EM SISTEMAS DE CONTROLE LABORATÓRIO VIRTUAL EM SISTEMAS DE CONTROLE Ana Cláudia Gomes 1, Agostinho Linhares Souza Folho 1, Luiz Affonso Guedes 1 Universidade Federal do Pará 1 Campus Universitário do Guamá {acgomes, affonso}@ufpa.br

Leia mais

ü Na década de 1920 os dispositivos mecânicos foram substituídos pelos relés; ü O uso da lógica de relés dificultava modificações do processo;

ü Na década de 1920 os dispositivos mecânicos foram substituídos pelos relés; ü O uso da lógica de relés dificultava modificações do processo; O que são? CLP - CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL ü O CLP é um computador industrial, capaz de implementar funções de controle (sequência lógica, contagem e temporização), operações lógicas e aritméticas,

Leia mais

Parte II Arquitetura. professorferlin.blogspot.com. professorferlin.blogspot.com. Sociedade Paranaense de Ensino e Informática

Parte II Arquitetura.   professorferlin.blogspot.com. professorferlin.blogspot.com. Sociedade Paranaense de Ensino e Informática www.spei.br Sociedade Paranaense de Ensino e Informática Parte II Arquitetura 2 1 Estrutura Básica 3 4 2 Arquitetura Básica 5 CLP x Computador A fonte de alimentação possui características ótimas de filtragem

Leia mais

Realidade Aumentada aplicada ao ensino da simetria molecular

Realidade Aumentada aplicada ao ensino da simetria molecular Realidade Aumentada aplicada ao ensino da simetria molecular Matheus Gaspar Reis 1, Alan Salvany Felinto 1 1 Departamento de Computação Universidade Estadual de Londrina (UEL) Caixa Postal 10.011 86057-680

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105) ENSAIOS MECÂNICOS ENSAIOS DE TRAÇÃO E FLEXÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105) ENSAIOS MECÂNICOS ENSAIOS DE TRAÇÃO E FLEXÃO 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC CENTRO DE ENGENHARIA, MODELAGEM E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105) ENSAIOS MECÂNICOS ENSAIOS DE TRAÇÃO E FLEXÃO 2 1. INTRODUÇÃO Algumas das

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO. Prof. Adrielle C. Santana

INSTRUMENTAÇÃO. Prof. Adrielle C. Santana INSTRUMENTAÇÃO Prof. Adrielle C. Santana Instrumentação A instrumentação é o campo da Engenharia que estuda os instrumentos e seus princípios científicos, utilizados para medir, indicar, transferir e/ou

Leia mais

CURSO NOTURNO. Série Nome da disciplina CH Série Nome CH

CURSO NOTURNO. Série Nome da disciplina CH Série Nome CH CURRÍCULO ANTIGO CURSO NOTURNO CURRÍCULO NOVO Série Nome da disciplina CH Série Nome CH Curso Noturno 1a série 1 TE200 Engenharia Elétrica e Sociedade I 1 TE201-A Laboratório Matemático para Engenharia

Leia mais

Relés de Proteção Térmica Simotemp

Relés de Proteção Térmica Simotemp Relés de Proteção Térmica Simotemp Confiabilidade e precisão para controle e proteção de transformadores Answers for energy. A temperatura é o principal fator de envelhecimento do transformador Os relés

Leia mais

Conceitos Básicos de Automação. Prof. Jeferson L. Curzel 2019/01

Conceitos Básicos de Automação. Prof. Jeferson L. Curzel 2019/01 Conceitos Básicos de Automação Prof. Jeferson L. Curzel 2019/01 Exemplo Motivador Furação manual: operador usava os olhos, o tato e a contração dos músculos avaliava a evolução do furo na madeira, decidindo

Leia mais

TECNOLOGIA EDUCACIONAL

TECNOLOGIA EDUCACIONAL TECNOLOGIA EDUCACIONAL CONJUNTO PARA ESTUDO DE CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS E IHM Características Gerais Composto por hardware, software e sistema de aprendizagem tecnológica de sistemas automatizados

Leia mais

Curso de automação industrial utilizando o CLP Haiwell

Curso de automação industrial utilizando o CLP Haiwell Curso de automação industrial utilizando o CLP Haiwell AULA INTRODUÇÃO Curso de automação utilizando o CLP Haiwell - Aula Descrição do Curso Este curso gratuito irá apresentar a automação industrial e

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Automação Industrial

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Automação Industrial Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Automação Industrial Prof. Heitor Medeiros Florencio Aulas anteriores O que é automação industrial? Quais

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM LABORATÓRIO DIDÁTICO PARA ELETRÔNICA USANDO PLATAFORMA DE INSTRUMENTAÇÃO VIRTUAL COM ACESSO VIA WEB

DESENVOLVIMENTO DE UM LABORATÓRIO DIDÁTICO PARA ELETRÔNICA USANDO PLATAFORMA DE INSTRUMENTAÇÃO VIRTUAL COM ACESSO VIA WEB DESENVOLVIMENTO DE UM LABORATÓRIO DIDÁTICO PARA ELETRÔNICA USANDO PLATAFORMA DE INSTRUMENTAÇÃO VIRTUAL COM ACESSO VIA WEB OBJETIVOS Jéssica Mariella de Carvalho Oliveira (Bolsista) Ricardo Brandão Sampaio/IFAM

Leia mais

PROTÓTIPO AUTOMATIZADO DE MÁQUINA DE ENVASE DE LÍQUIDOS VIA ARDUINO 1 INTRODUÇÃO

PROTÓTIPO AUTOMATIZADO DE MÁQUINA DE ENVASE DE LÍQUIDOS VIA ARDUINO 1 INTRODUÇÃO PROTÓTIPO AUTOMATIZADO DE MÁQUINA DE ENVASE DE LÍQUIDOS VIA ARDUINO Rafael de Moraes¹, Luis T. G. Pinto 2, Rafael Tapia¹, Jorge Feitosa¹, Ricardo Rall 3. ¹Analise e Desenvolvimento de Sistemas, Faculdade

Leia mais

Profª Danielle Casillo

Profª Danielle Casillo UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Automação e Controle Aula 05 Introdução ao CLP Profª Danielle Casillo CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL -CLP 2 CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL

Leia mais

ENGENHARIA E TREINAMENTO

ENGENHARIA E TREINAMENTO SISTEMAS EDUCACIONAIS INTELIGENTES LABORATÓRIOS POLIVALENTES ENGENHARIA E TREINAMENTO www.dk8.com.br DK8 TECNOLOGIA EDUCACIONAL A DK8 Tecnologia Educacional é uma empresa que fabrica e desenvolve soluções

Leia mais

Projeto de Laboratório Remoto para Aulas de Controle

Projeto de Laboratório Remoto para Aulas de Controle Projeto de Laboratório Remoto para Aulas de Controle Apresentador: Matheus Nothen de Medeiros Orientador: Prof. Dr. Frederico Menine Schaf Co-autores: Leandro Tomé Martins, Vinícius Trentin e Gilberto

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS - 2017.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: CÁLCULO I Estudo e aplicação de limites. Estudo e aplicação de derivadas. Estudo de soluções de problemas com utilização

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA

PROGRAMA DA DISCIPLINA VIGÊNCIA: 2018/2-2018/2 PROGRAMA DA DISCIPLINA DISCIPLINA: SISTEMAS EMBARCADOS I CODCRED CARGA HORÁRIA MÓDULO 4459004 60 30 EMENTA: Introdução a Sistemas Embarcados. Projeto e desenvolvimento de hardware

Leia mais

Ementário das disciplinas do CST em Automação Industrial Currículo 4 aprovado pelo CDI em 19/12/16

Ementário das disciplinas do CST em Automação Industrial Currículo 4 aprovado pelo CDI em 19/12/16 A103 - Sistemas Hidro-Pneumáticos Ementário das disciplinas do CST em Automação Industrial Currículo 4 aprovado pelo CDI em 19/12/16 Propriedades Físicas do Ar e dos Fluídos - Pressão e Vazão. Princípios

Leia mais

Soluções EXSTO em Educação Tecnológica

Soluções EXSTO em Educação Tecnológica X C201 BANCO DE ENSAIOS PARA SENSORES INDUSTRIAIS Soluções EXSTO em Educação Tecnológica A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. Em um mundo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 239 aprovado pela portaria Cetec nº 728 de 10/09/2015 Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

Automatização de experimentos didáticos utilizando arduino

Automatização de experimentos didáticos utilizando arduino https://eventos.utfpr.edu.br//sicite/sicite2017/index Automatização de experimentos didáticos utilizando arduino RESUMO Marco Antonio de Queiroz Vianna Junior Marcovianna.jr@gmail.com Universidade Tecnológica

Leia mais

INTRODUÇÃO: MICROCONTROLADORES

INTRODUÇÃO: MICROCONTROLADORES INTRODUÇÃO: MICROCONTROLADORES MICROCONTROLADOR X MICROPROCESSADOR Baixa capacidade de processamento Freq. Operação em MHz Custo de R$ 7,00 a 30,00 Aplicações mais restrita Alta capacidade de processamento

Leia mais

Pré-Requisitos do Curso

Pré-Requisitos do Curso Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Tecnologia Curso de Engenharia de Controle e Automação Pré-Requisitos do Curso 2º Semestre MTM 1020 - Cálculo B Pré-requisito: MTM 1019

Leia mais

SISTEMA FLEXÍVEL DE TREINAMENTO EM LINHAS DE PRODUÇÃO AUTOMATIZADAS (8 ESTAÇÕES)

SISTEMA FLEXÍVEL DE TREINAMENTO EM LINHAS DE PRODUÇÃO AUTOMATIZADAS (8 ESTAÇÕES) SISTEMA FLEXÍVEL DE TREINAMENTO EM LINHAS DE PRODUÇÃO AUTOMATIZADAS (8 ESTAÇÕES) MODELO: EE0034 DESCRIÇÃO: Este dispositivo é constituído por múltiplas estações de trabalho que podem ser utilizadas de

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO EM ELETRÔNICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO EM ELETRÔNICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO EM ELETRÔNICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DC 4018 09/10/13 Rev. 01 1. Dados Legais Autorizado pelo Parecer 324 de 21/11/2006, Decreto 4.945 Publicado D.O 18.018 de 04/12/2006.

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS. Contactores e relés constituição e funcionamento. Contactos principais e auxiliares.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS. Contactores e relés constituição e funcionamento. Contactos principais e auxiliares. Curso Profissional Técnico Eletrónica, Automação e Comando Nº Projeto: POCH- Nº Curso: Ano: 10º Turma: G Ano letivo: 2017/2018 Escola Secundária Dr. Bernardino Machado AUTOMAÇÃO E COMANDO (109h) Professor:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC CENTRO DE ENGENHARIA, MODELAGEM E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC CENTRO DE ENGENHARIA, MODELAGEM E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105) UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC CENTRO DE ENGENHARIA, MODELAGEM E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105) ENSAIOS MECÂNICOS PARTE A ENSAIOS DE TRAÇÃO E FLEXÃO 2 1. INTRODUÇÃO Algumas

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E SISTEMAS DE CONTROLE - MECATRÔNICA

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E SISTEMAS DE CONTROLE - MECATRÔNICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E SISTEMAS DE CONTROLE - MECATRÔNICA Motivação O setor industrial experimentou nas últimas duas décadas um extraordinário avanço devido ao aumento

Leia mais

A CARTA DE INTRODUÇÃO

A CARTA DE INTRODUÇÃO A CARTA DE INTRODUÇÃO Prezado Cliente em Potencial, Obrigado pela oportunidade e privilégio de apresentar os serviços oferecidos pela YES01 Co., Ltd. YES01, Youngil Education System será muito maior ao

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2016 Plano de Curso nº 089 aprovado pela portaria Cetec nº 49 de 17/11/2009 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município:

Leia mais

Curso de Tecnologia em Sistemas Eletrônicos MATRIZ CURRICULAR. Módulo I /Semestre 1 Carga horária total: 400h

Curso de Tecnologia em Sistemas Eletrônicos MATRIZ CURRICULAR. Módulo I /Semestre 1 Carga horária total: 400h Curso de Tecnologia em Sistemas Eletrônicos CÂMPUS FLORIANÓPOLIS MATRIZ CURRICULAR Módulo I /Semestre 1 Carga horária total: 400h Circuitos Elétricos 1 80 Lógica Combinacional 80 Física Geral 80 Comunicação

Leia mais

Análise Experimental do Sistema Massa-Mola através da Lei de Hooke Experimental Analysis of the Mass-Spring System by Hooke s Law

Análise Experimental do Sistema Massa-Mola através da Lei de Hooke Experimental Analysis of the Mass-Spring System by Hooke s Law Análise Experimental do Sistema Massa-Mola através da Lei de Hooke Experimental Analysis of the Mass-Spring System by Hooke s Law Luciano Nascimento Doutor em Engenharia Química e de Materiais luciano.ufpe@gmail.com

Leia mais

PROJETO EM SISTEMAS MECÂNICOS, MECATRÔNICA E ROBÓTICA 1. Everton Luís Jahnel 2, Luiz Antonio Rasia 3.

PROJETO EM SISTEMAS MECÂNICOS, MECATRÔNICA E ROBÓTICA 1. Everton Luís Jahnel 2, Luiz Antonio Rasia 3. PROJETO EM SISTEMAS MECÂNICOS, MECATRÔNICA E ROBÓTICA 1 Everton Luís Jahnel 2, Luiz Antonio Rasia 3. 1 Projeto de pesquisa e desenvolvimento realizado no curso de graduação em Engenharia Elétrica 2 Aluno

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Nível Médio

Leia mais

Evento: XXV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Evento: XXV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE ARMAZENAMENTO DE DADOS EM UM CARTÃO SD PARA UMA REDE DE SENSORES INTELIGENTES APLICADO NA AGRICULTURA 1 STUDY AND DEVELOPMENT OF A DATA STORAGE SYSTEM ON AN SD

Leia mais

Introdução a Computação em Nuvem

Introdução a Computação em Nuvem Introdução a Computação em Nuvem Sistemas Distribuídos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

Conta com uma unidade de conservação Lubrifil, para utilização do ar comprimido e aumento da vida útil dos componentes pneumáticos.

Conta com uma unidade de conservação Lubrifil, para utilização do ar comprimido e aumento da vida útil dos componentes pneumáticos. Na área de Automação Industrial, um dos segmentos mais utilizados até hoje é sem dúvida o da Pneumática, pois esta possui características de velocidade e força para a realização de tarefas utilizando o

Leia mais

UNIDADE 9 Propriedades Mecânicas I

UNIDADE 9 Propriedades Mecânicas I UNIDADE 9 Propriedades Mecânicas I 1. Fios de aço carbono com área de seção transversal nominal de 62,9 mm 2 são utilizados para a fabricação de peças pré-moldadas de concreto protendido. Nessas peças,

Leia mais

Manual de Acesso ao Ambiente Usuários: Aluno e Professor

Manual de Acesso ao Ambiente Usuários: Aluno e Professor Manual de Acesso ao Ambiente Usuários: Aluno e Professor Índice 1. Objetivo. 2. Sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem. 3. Como acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem. 4. Como visualizar as disciplinas

Leia mais

Introdução à Plataforma ARDUINO

Introdução à Plataforma ARDUINO MINICURSO Introdução à Plataforma ARDUINO PET Mecatrônica/BSI Geruza M. Bressan O que é um microcontrolador (MCU)? É um computador em um chip Processador Memória Entrada/Saída Controla ações e funções

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO MECATRÔNICA

INSTRUMENTAÇÃO MECATRÔNICA CONCEITOS DE INSTRUMENTAÇÃO Instrumentação é a ciência que aplica e desenvolve técnicas para adequação de instrumentos de medição, transmissão, indicação, registro e controle de variáveis físicas em equipamentos

Leia mais

FORÇA ELÁSTICA. Onde: F: intensidade da força aplicada (N); k: constante elástica da mola (N/m); x: deformação da mola (m).

FORÇA ELÁSTICA. Onde: F: intensidade da força aplicada (N); k: constante elástica da mola (N/m); x: deformação da mola (m). FORÇA ELÁSTICA Imagine uma mola presa em uma das extremidades a um suporte, e em estado de repouso (sem ação de nenhuma força). Quando aplicamos uma força F na outra extremidade, a mola tende a deformar

Leia mais

Rede de Laboratórios Online O case do GT-MRE no programa de P&D da RNP

Rede de Laboratórios Online O case do GT-MRE no programa de P&D da RNP 2015 1 Rede de Laboratórios Online O case do GT-MRE no programa de P&D da RNP Juarez Bento da Silva, Willian Rochadel juarez.b.silva@ieee.org, willian.rochadel@ufsc.br Universidade Federal de Santa Catarina

Leia mais

PROPOSTA DE INTERFACE GRÁFICA PARA CONTROLAR REMOTAMENTE A PLATAFORMA DE TESTE DE BATERIAS 1

PROPOSTA DE INTERFACE GRÁFICA PARA CONTROLAR REMOTAMENTE A PLATAFORMA DE TESTE DE BATERIAS 1 PROPOSTA DE INTERFACE GRÁFICA PARA CONTROLAR REMOTAMENTE A PLATAFORMA DE TESTE DE BATERIAS 1 Sandy Tondolo De Miranda 2, Paulo Sérgio Sausen 3, Luis Fernando Sauthier 4, Guilherme Fabrin Franco 5. 1 Pesquisa

Leia mais

COMUNICADO Nº 051 QUADRO DE VAGAS Nº 07

COMUNICADO Nº 051 QUADRO DE VAGAS Nº 07 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS REITORIA GABINETE DO REITOR Avenida Professor Mário Werneck,

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO CÁLCULO DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE FÍSICA DISCIPLINA: REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ENGENHARIA

Leia mais

Introdução geral Bomba Hidráulica... 4 PC 200 C Cuidados com o seu equipamento... 12

Introdução geral Bomba Hidráulica... 4 PC 200 C Cuidados com o seu equipamento... 12 Manual PC 200C ÍNDICE Introdução geral... 3 Bomba Hidráulica... 4 PC 200 C... 4 DESCRIÇÃO DAS PARTES... 5 CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS PC 200 C... 7 DIMENSÕES... 7 MODO DE OPERAÇÃO DO COMANDO DIGITAL... 7

Leia mais

Profª Danielle Casillo

Profª Danielle Casillo UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Automação e Controle CLP ezap900 e Ambiente de programação SPDSW Profª Danielle Casillo Kit Didático ezap900 É um módulo didático baseado

Leia mais

7. Resultados Experimentais

7. Resultados Experimentais 7. Resultados Experimentais 7.1.Sistema Experimental Os modelos de controle propostos nesta dissertação foram testados em uma máquina INSTRON modelo 8501 utilizada para ensaios de fadiga, do Laboratório

Leia mais

Comparação entre a Instrumentação Tradicional e Instrumentação Virtual Aplicada aos Laboratórios de Engenharia

Comparação entre a Instrumentação Tradicional e Instrumentação Virtual Aplicada aos Laboratórios de Engenharia Comparação entre a Instrumentação Tradicional e Instrumentação Virtual Aplicada aos Laboratórios de Engenharia André Luiz A. Cardoso 1, Luiz Henrique N. Rodrigues 2 1 Bacharelado Interdisciplinar em Ciência

Leia mais

APRESENTAÇÃO A Empresa 3

APRESENTAÇÃO A Empresa 3 Janeiro/207 Índice APRESENTAÇÃO A Empresa 3 KITS DIDÁTICOS Visão Geral 4 Maletas Didáticas de Automação Industrial 6 Maleta Didática de Eletropneumática 9 Maleta Didática de Comandos Elétricos Maleta Didática

Leia mais

Introdução à Programação Aula 01. Prof. Max Santana Rolemberg Farias Colegiado de Engenharia de Computação

Introdução à Programação Aula 01. Prof. Max Santana Rolemberg Farias Colegiado de Engenharia de Computação Introdução à Programação Aula 01 Prof. Max Santana Rolemberg Farias max.santana@univasf.edu.br Colegiado de Engenharia de Computação QUAL O OBJETIVO DA DISCIPLINA? Objetivo Tornar vocês (alunos) capazes

Leia mais

Sistemas Mecatrônicos 1

Sistemas Mecatrônicos 1 Sistemas Mecatrônicos 1 Módulo 1 Apresentação da Disciplina Prof. Leonardo Marquez Pedro Disciplinas Integradoras Projeto Pedagócico Grad. em Eng. Mecânica As disciplinas integradoras se pautam pela interação

Leia mais

HORÁRIO DE AULAS 1º SEMESTRE DE º PERÍODO LETIVO 1º ANO ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA

HORÁRIO DE AULAS 1º SEMESTRE DE º PERÍODO LETIVO 1º ANO ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA 1º PERÍODO LETIVO 1º ANO SSC0304-Introdução à Programação para Engenharias 7600005 Física I SMA0300-Geometria Analítica 7600109-Laboratório de Física Geral I aulas quinzenais IAU0126-Humanidades e Ciências

Leia mais

Introdução a Computação em Nuvem

Introdução a Computação em Nuvem Introdução a Computação em Nuvem Sistemas Distribuídos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia

Leia mais

AUTOMAÇÃO DA PRODUÇÃO. Prof. Dr. Roger Nabeyama Michels

AUTOMAÇÃO DA PRODUÇÃO. Prof. Dr. Roger Nabeyama Michels AUTOMAÇÃO DA PRODUÇÃO Prof. Dr. Roger Nabeyama Michels INTRODUÇÃO, CONCEITO E HISTÓRIA DA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Prof. Dr. Roger Nabeyama Michels Todos o desenvolvimento na área da Automação Industrial tem

Leia mais

CLP. Curso de Formação Profissional Técnico em Eletroeletrônica Módulo III Senai Arcos-MG

CLP. Curso de Formação Profissional Técnico em Eletroeletrônica Módulo III Senai Arcos-MG Curso de Formação Profissional Técnico em Eletroeletrônica Módulo III Senai Arcos-MG CLP Raphael Roberto Ribeiro Silva Técnico em eletroeletrônica pelo INPA Arcos Estudante de Engenharia Elétrica do IFMG

Leia mais

Graduação em Engenharia da Computação

Graduação em Engenharia da Computação Graduação em Engenharia da Computação 2013.2 Sistema Telemétrico para Aeronaves Cargueiras Rádio Comandadas Aerodesign Aluno: Lucas Dantas Cavalcanti Orientador: Armando Lúcio Ramos de Medeiros Sumário

Leia mais

Válvula direcional vias posições acionamento e retorno normalmente.

Válvula direcional vias posições acionamento e retorno normalmente. 1) Os elementos constituintes de um sistema pneumático ou hidráulico são divididos em três grupos conhecidos por (1) Sistemas de Comando, (2) Comandos de Potência e (3) Atuadores. Classifique de acordo

Leia mais

SOFTWARE DE APOIO A DISCIPLINAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE EXPERIMENTAÇÃO

SOFTWARE DE APOIO A DISCIPLINAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE EXPERIMENTAÇÃO SOFTWARE DE APOIO A DISCIPLINAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE EXPERIMENTAÇÃO Luciano Lucas Fernandes Lima; Ana Maria Felix Liborio; José Gilberto Barbosa de Medeiros Júnior; Marineide Furtado

Leia mais

EME610 - Sistemas Hidropneumáticos Introdução

EME610 - Sistemas Hidropneumáticos Introdução UNIFEI EME610 - Sistemas Hidropneumáticos Introdução Aula 01 Prof. José Hamilton Chaves Gorgulho Júnior Ementa Fundamentos de sistemas hidráulicos e pneumáticos; Componentes principais; Circuitos fundamentais;

Leia mais

Evento: XXV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Evento: XXV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DESENVOLVIMENTO E CONSTRUÇÃO DE UM MÓDULO DIDÁTICO DE AUTOMAÇÃO PNEUMÁTICA PARA CÉLULA DE MANUFATURA 1 DEVELOPMENT AND CONSTRUCTION OF A DIDACTIC AUTOMATION MODULE FOR MANUFACTURE CELL Odmartan Ribas Maciel

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE INTERFACE GRÁFICA PARA UM SISTEMA DIDÁTICO EM CONTROLE DE PROCESSOS

DESENVOLVIMENTO DE INTERFACE GRÁFICA PARA UM SISTEMA DIDÁTICO EM CONTROLE DE PROCESSOS DESENVOLVIMENTO DE INTERFACE GRÁFICA PARA UM SISTEMA DIDÁTICO EM CONTROLE DE PROCESSOS Ronaldo da Costa Freitas 1 Ágio Gonçalves de Moraes Felipe 2 1 Introdução/ Desenvolvimento O uso da automação nos

Leia mais

Família de Microcontroladores AVR

Família de Microcontroladores AVR www.iesa.com.br 1 AVR é o nome dado a uma linha ou família de microcontroladores fabricada pela empresa Atmel nos Estados Unidos. A sigla AVR é em homenagem a dois estudantes de doutorado de uma universidade

Leia mais

Desenvolvimento de experimento remoto para introdução à iniciação científica no Ensino Técnico aplicado ao tema Lei de Hooke

Desenvolvimento de experimento remoto para introdução à iniciação científica no Ensino Técnico aplicado ao tema Lei de Hooke Desenvolvimento de experimento remoto para introdução à iniciação científica no Ensino Técnico aplicado ao tema Lei de Hooke Lucas B. Michels1, Vilson Gruber2, Lirio Schaeffer3, Roderval Marcelino2, Golberi

Leia mais

ATUADORES E VÁLVULAS

ATUADORES E VÁLVULAS ATUADORES E VÁLVULAS ATUADORES Esses mecanismos são denominados atuadores, pois sua função é aplicar ou fazer atuar energia mecânica sobre uma máquina, levando-a a realizar um determinado trabalho. Os

Leia mais

CARACTERÍSTICAS principais

CARACTERÍSTICAS principais Os sensores tornaram-se peças fundamentais à Automação Industrial. Sensores e transdutores destacam-se como importantes componentes que fazem a interface de um sistema automatizado com o ambiente externo.

Leia mais

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico.

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. 5 6 8 9 10 A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. Em um mundo digital, a tecnologia evolui de forma rápida e constante. A cada dia novos

Leia mais

Painel para análise de circuitos resistivos CC. (Revisão 00)

Painel para análise de circuitos resistivos CC. (Revisão 00) 1 Painel para análise de circuitos resistivos CC (Revisão 00) 2 Objetivo O painel para análise de circuitos resistivos CC tem por objetivo auxiliar os estudantes do Ensino Médio e do Ensino Superior que

Leia mais

Arduino Lab 04 Leitura de temperatura com o sensor MCP9700

Arduino Lab 04 Leitura de temperatura com o sensor MCP9700 Arduino Lab 04 Leitura de temperatura com o sensor MCP9700 Componentes deste Lab Neste Lab discutiremos a integração do sensor de temperatura MCP9700 aos dispositivos já abordados no Lab 03, que são o

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos

Leia mais

Aplicação de um Processador Digital de Sinais em um Sistema de Nível de Líquido

Aplicação de um Processador Digital de Sinais em um Sistema de Nível de Líquido PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Relatório Final de Atividades Aplicação de um Processador

Leia mais

Curso Técnico Concomitante em Eletroeletrônica Nome do Curso MATRIZ CURRICULAR. Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 300h

Curso Técnico Concomitante em Eletroeletrônica Nome do Curso MATRIZ CURRICULAR. Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 300h Curso Técnico Concomitante em Eletroeletrônica Nome do Curso CÂMPUS JOINVILLE MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 300h Desenho Medidas Elétricas Eletrônica Digital I Fundamentos Tecnológicos

Leia mais

DEFINIÇÃO É TODO AQUELE DISPOSITIVO CAPAZ DE ARMAZENAR INFORMAÇÃO. A

DEFINIÇÃO É TODO AQUELE DISPOSITIVO CAPAZ DE ARMAZENAR INFORMAÇÃO. A U E S C Memória DEFINIÇÃO É TODO AQUELE DISPOSITIVO CAPAZ DE ARMAZENAR INFORMAÇÃO. A Hierarquia de Memória Em um Sistema de computação existem vários tipos de memória que interligam-se de forma bem estrutura

Leia mais

Programa Brazil-IP: Formando Talentos em Projetos de Microeletrônica de Qualidade

Programa Brazil-IP: Formando Talentos em Projetos de Microeletrônica de Qualidade Programa Brazil-IP: Formando Talentos em Projetos de Microeletrônica de Qualidade Objetivos e Resultados Edna Barros e Elmar Melcher Centro de Informática UFPE Departamento de Sistemas de Computação- UFCG

Leia mais

Sistemas de ajuste de tensão e alinhamento de fitas. Tensão e precisão contínuas em toda a linha

Sistemas de ajuste de tensão e alinhamento de fitas. Tensão e precisão contínuas em toda a linha Sistemas de ajuste de tensão e alinhamento de fitas Tensão e precisão contínuas em toda a linha Tensão mecânica ideal e precisão no alinhamento As variações de temperatura, tensões mecânicas, contaminantes

Leia mais

CAPÍTULO 8: O CONTROLADOR PID

CAPÍTULO 8: O CONTROLADOR PID CAPÍTULO 8: O CONTROLADOR PID Quando eu terminar este capítulo eu quero ser capaz de completar o seguinte Conhecer os pontos fortes e fracos do controle PID Determinar o modelo do sistema feedback utilizando

Leia mais

Tema 3: Almoxarifado (recursos materiais, laboratório, farmácia) + Controle de Escala e Plantões

Tema 3: Almoxarifado (recursos materiais, laboratório, farmácia) + Controle de Escala e Plantões Tema 3: Almoxarifado (recursos materiais, laboratório, farmácia) + Controle de Escala e Plantões Mabi Prux von Steinkirch Prof Letícia Mara Peres Universidade Federal do Paraná - ago/2017 Gerenciamento

Leia mais

Sistemas de Controle de Processos

Sistemas de Controle de Processos Alunos: Nota: 1-2 - Data: Sistemas de Controle de Processos 1.1 Introdução Na Estação Compacta MPS-PA, apresentada na Figura 1, estão implantados quatro processos comumente encontrados em plantas industriais:

Leia mais

Atividades Presenciais guia de estudo aula 4

Atividades Presenciais guia de estudo aula 4 1 Atividades Presenciais guia de estudo aula 4 DINÂMICA DO MOVIMENTO DOS CORPOS 5. Cinemática Vetorial 6. Forças Caro(a) aluno(a). Esta aula é constituída por parte do texto 5. Cinemática Vetorial e parte

Leia mais

AULA 6 - INTRODUÇÃO AO ARDUINO Revisão de Eletrônica Digital e introdução aos Sistemas Computacionais.

AULA 6 - INTRODUÇÃO AO ARDUINO Revisão de Eletrônica Digital e introdução aos Sistemas Computacionais. AULA 6 - INTRODUÇÃO AO ARDUINO Revisão de Eletrônica Digital e introdução aos Sistemas Computacionais. 6.1 Objetivo: O objetivo desta aula é mostrar aos alunos o que é e como funciona o Arduino e seus

Leia mais