Ciências. Ensino Fundamental, Série 8º Ano. Os órgãos dos sentidos e seus mecanismos de funcionamento

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ciências. Ensino Fundamental, Série 8º Ano. Os órgãos dos sentidos e seus mecanismos de funcionamento"

Transcrição

1 Ciências Ensino Fundamental, Série 8º Ano Os órgãos dos sentidos e seus

2 TATO, GUSTAÇÃO, OLFATO, AUDIÇÃO E VISÃO

3 Os cinco sentidos fundamentais do corpo humano tato, gustação ou paladar, olfato, audição e visão constituem um conjunto de funções que propicia o seu relacionamento com o ambiente. Por meio dos sentidos, o nosso corpo pode perceber tudo o que nos rodeia; e, de acordo com as sensações, decide o que assegura a sobrevivência e a integração com o ambiente.

4 Os órgãos dos sentidos Onde quer que estejamos, o ambiente ao nosso redor está sempre se alterando. Calor e frio, dia e noite, silêncio e ruídos, odores, sabores e mais uma infinidade de estímulos do meio ambiente são captados pelos nossos órgãos dos sentidos. Assim, tomamos conhecimento do que acontece à nossa volta: pelo tato sentimos o frio, o calor, etc.; pela gustação identificamos os sabores; pelo olfato sentimos o odor ou cheiro; pela audição captamos os sons; pela visão observamos as cores, as formas, os contornos, etc.

5 Portanto em nosso corpo os órgãos dos sentidos estão encarregados de receber estímulos externos. Esses órgãos são: a pele para o tato; a língua para a gustação; as fossas nasais para o olfato; os ouvidos para a audição; os olhos para a visão Na verdade, todas s sensações são interpretadas no cérebro. Os órgãos dos sentidos recebem os estímulos (luz, som, gosto, cheiro, temperatura, dor, pressão, etc.) e os transmitem ao cérebro, através de nervos sensoriais. O cérebro, então, entende a mensagem, produzindo a sensação.

6 A pele e os receptores cutâneos Somos capazes de experimentar, através da pele, essas e muitas outras sensações; por exemplo, a dor. Na pele existem vários tipos de receptores sensoriais. Os receptores sensoriais são estruturas encarregadas de receber determinados estímulos ambientais. Os receptores sensoriais são formados por fibras nervosas, que se organizam formando diferentes corpúsculos sensoriais. Alguns desses corpúsculos são encarregados da percepção do tato livre. Quando você, por exemplo, passa levemente os dedos sobre um objeto, são esses os corpúsculos que permitem saber a forma desses objeto ou se ele é áspero ou liso; os corpúsculos do tato são abundantes na pele da palma das mãos e da planta dos pés. Na pele existem também outros tipos de corpúsculos sensoriais. Alguns são responsáveis pela percepção do frio, outros pela percepção do calor; e há também corpúsculos que permitem a percepção da pressão.

7

8 A dor é percebida por terminações nervosas livres que chegam até a pele. Portanto, essas terminações livres não formam corpúsculos sensoriais. Os receptores sensoriais da pele recebem os estímulos ambientais que chegam até nós. Então, nervos sensoriais informam os centros nervosos localizados no cérebro. A mensagem é ali interpretada, produzindo as sensações de frio, calor, etc. Tudo isso acontece numa fração mínima de tempo. Por exemplo, se você tocar uma chapa quente do fogão, retirará imediatamente sua mão, pois os nervos sensoriais entram em ação e as mensagens são imediatamente executadas.

9 ************* Calcula-se que cada centímetro quadrado da pele humana exista, em média, a seguinte quantidade de receptores cutâneos: dois receptores de frio; doze de calor; vinte e cinco de tato; duzentos de dor. **************

10 Como é a pele Sabemos que a pele é o maior órgão do corpo humano, Num adulto, sua massa é de mais ou menos 5 kg. A pele é formada por duas camadas principais: epiderme camada externa, formada de tecido epitelial; as células epidérmicas mais superficiais são impregnadas de uma proteína impermeabilizante chamada queratina; a queratina evita a desidratação e representa um barreira contra a penetração de micróbios em nosso corpo; derme camada mais profunda, formada de tecido conjuntivo. A derme contém vasos capilares e terminações nervosas. Encontramos na pele dois tipos de glândulas: glândulas sudoríparas produzem e eliminam o suor; glândulas sebáceas - apresentam-se em forma de cachos e são menos numerosas que as sudoríparas, produzem e eliminam uma secreção gordurosa que lubrifica os pêlos e a pele.

11 ************* Os pêlos do nosso corpo estão sempre se renovando, no couro cabeludo duram de dois a cinco anos e crescem cerca de doze centímetros por ano; nas sobrancelhas e orelhas duram de três a cinco meses; a vida dos cílios é ainda mais curta. ************

12 A língua e a gustação Sabemos muito bem quando uma coisa é doce ou salgada, amarga, azeda ou é uma mistura de mais de um sabor ou até mesmo se o alimento está estragado. Uma pessoa pode perceber centenas de gostos diferentes. Provavelmente esses gostos são combinações das quatro sensações básicas: doce, salgado, azedo e amargo. Distinguimos os sabores pelo sentido da gustação, chamado também paladar ou simplesmente o gosto. O órgão da gustação é a língua. A língua apresenta duas superfícies: superior ou dorsal tem numerosas rugosidades chamadas papilas linguais; inferior o ventral apresenta-se relativamente lisa.

13 Nas papilas linguais existem terminações nervosas chamadas corpúsculos gustativos especializadas em sentir o gosto. Esses corpúsculos acham-se espalhados por toda a língua. As papilas linguais percebem os quatro tipos básicos de gosto e suas centenas de combinações. Mas cada sabor é sentido com maior intensidade em determinada região da língua: o doce e salgado são percebidos com maior intensidade na ponta; o azedo é mais bem identificado nas bordas; o amargo é sentido na base. Os alimentos, misturados com a saliva, entram em contato com as papilas gustativas, causando estímulos que são recebidos pelos corpúsculos gustativos. A mensagem é estão levada ao centro nervoso do cérebro, que identifica cada sabor.

14 Curiosidades: * A língua humana mede aproximadamente 10 centímetros de comprimento; * É uma das partes do corpo que cicatriza mais rápido; * É o músculo mais forte do corpo e o mais flexível; * Há mais de 600 tipos de bactérias na boca; em um mililitro de saliva podem existir até um milhão delas; * Cerca do cinqüenta por cento das bactérias da boca vivem na superfície da língua; * Este músculo tem três mil papilas gustativas; * É a única parte do corpo com sensores de gosto; * Assim como as impressões digitais, a impressão da língua de cada pessoa é única; * As mulheres têm a língua mais curta que os homens; A limpeza freqüente da língua, com um raspador / limpador, pode ajudar a prevenir problemas de saúde. Em caso de dúvidas, procure seu dentista, ele saberá lhe orientar no cuidado e perfil da sua língua. Esquema da língua. Lembre-se que, para não correr riscos, você deve limpar regularmente sua língua, afinal, a saúde começa pela boca!

15 As fossas nasais e o olfato Para muitos animais, o olfato é um sentido de extrema importância, pois é através dele que buscam os alimentos. O homem e o macaco são animais com olfato relativamente pouco desenvolvido. Apesar disso, somos capazes de distinguir certos alimentos e bebida pelos cheiro. As fossas nasais são os órgãos responsáveis pelo olfato. Esquema de como se detecta um odor (cheiro)

16 ************* Algumas cheiros ficam guardados em nossa memória, associados a determinadas situações ou experiência vividas. Assim, por exemplo, quando sentimos cheiro de mato, podemos nos lembrar de uma situação que aconteceu no passado (férias da infância, uma viagem, a casa de nossos avós), em muitos casos, revivemos até emoções experimentadas naquela ocasião: alegria, amor, raiva, medo, tristeza. **************

17 Na parte superior das fossas nasais, a mucosa que reveste possui células olfativas, que constituem as terminações do nervo olfativo. O ar transporta, até as fossas nasais, substâncias diversas que sensibilizam as células olfativas. Então a mensagem é conduzida pelo nervo olfativo até o cérebro, onde é interpretada. Olfato e paladar são considerados sentidos químicos, pois são estimulados por substâncias químicas. Esses dois sentidos estão intimamente ligados. Juntos, constituem um sistema de vigilância dos produtos que entram no corpo. No ato de comer ou beber, qualquer cheiro ou sabor estranho é um aviso de que o alimento pode esta estragado.

18 Os ouvidos e a audição A audição é a capacidade de ouvir sons. Os órgãos da audição são os ouvidos. Há muitos sons que não podemos ouvir, embora outros animais os percebem. Isso acontece porque, em cada espécie animal, o nervo auditivo é estimulado por sons de uma determinada faixa de freqüência. Sons muito agudos ou muito graves não são percebidos pelo ouvido humano. Por exemplo, há aptos para cães que não conseguimos ouvir, pois fazem vibrar o ar com freqüência alta demais para nosso sistema auditivo. Os golfinhos comunicam-se através de sons tão agudos que não podemos ouvi-los diretamente, mas apenas com aparelho especiais.

19 Os nossos ouvidos ficam encaixados nos ossos temporais. Cada ouvido possui três partes: ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno. Ouvido externo É formado por duas partes: pavilhão auditivo (orelha) - sua função é captar os sons, direcionando-os para o interior do conduto auditivo; canal auditivo externo É um canal que conduz o som para o interior do ouvido; no conduto existem pêlos e glândulas que produzem o cerúmen (uma espécie de cera amarelada); os pêlos e o cerúmen protegem o ouvido contra a entrada de corpos estranhos (como poeira, micróbios, etc.).

20 Ouvido médio. É também chamado de caixa do tímpano, situa-se dentro do osso temporal. Nele se encontra o tímpano, que é uma fina membrana. No ouvido médio existem três pequenos ossos, cujos nomes foram tirados dos objetos com que se parecem: bigorna, martelo e estribo. Eles se articulam uns com os outros e recebem a vibração da membrana do tímpano. Do ouvido médio sai um canal a trompa de Eustáquio que vai até a faringe. Sua função é manter a pressão da caixa do tímpano igual à pressão atmosférica. Ouvido interno. Recebe também o nome de labirinto e divide-se em três partes: vestíbulo é a cavidade separada do ouvido médio pela janela oval; canais semicirculares são três tubos em forma de semicírculo; cóclea ou caracol é um canal de 2,5 cm a 3 cm, com forma de espiral

21 O caminho do som Esquema do ouvido humano Como você pode observar no esquema do ouvido humano, ao chegar no pavilhão auditivo (orelha) o som é conduzido ao interior do canal ou conduto auditivo externo. Depois de percorrer o conduto, o som chega à membrana do tímpano, fazendo-a vibrar. No ouvido médio, a bigorna, o martelo e o estribo recebem a vibração da membrana do tímpano, transmitindo-a ao ouvido interno, através da membrana da janela oval. Em seguida as vibrações atingem a cóclea, provocando uma vibração no líquido aí existente; esse líquido chamase endolinfa. A vibração é recebida pelas terminações do nervo auditivo. O nervo auditivo conduz até o cérebro as impressões recebidas. Em uma região específica do cérebro as impressões são interpretadas, fazendo-nos distinguir os sons.

22 ************** Quando ouvimos nossa voz pelo gravador, temos uma surpresa: ela não é igual à que ouvimos quando falamos. Por que isso acontece? Nós ouvimos nossa voz não apenas através do ar, mas também através das vibrações dos ossos da face, principalmente dos maxilares, que se movimentam quando falamos. As vibrações dos ossos da face são transmitidas diretamente ao ouvido interno, sem passar pelo tímpano. Se uma pessoa não ouve sua própria voz através da condução óssea, seu nervo auditivo não funciona bem. Se ela ouve sua voz, mas não ouve os sons vindos pelo ar (externos), seu problema deve estar no ouvido médio. Os problemas do ouvido médio podem ser tratados com aparelho de surdez ou cirurgia. ****************

23 Os olhos e a visão Os olhos são os órgãos responsáveis pela visão. Temos dois globos oculares. Cada um apresenta uma parede formada por três membranas: esclerótica, coróide e retina. A esclerótica é a membrana mais externa, de cor branca e opaca. Na parte da frente, apresenta uma saliência e é transparente, recebendo o nome de córnea. A coróide, localizada sob a esclerótica, é muito rica em vasos sanguíneos. O sangue circula nessa membrana e nutre as células do olho. Por isso, a coróide também é chamada de camada nutridora.

24 Na parte da frente, a coróide apresenta uma região circular, chamada íris, cuja cor varia de pessoa para pessoa, podendo ser azul, verde, castanha. No centro da íris há um orifício, a pupila, comumente chamada de menina do olho. A retina, camada mais interna e sensível do globo ocular, é formada por um prolongamento do nervo óptico. Esse nervo tem origem no cérebro e penetra no olho, atravessando a esclerótica e a coróide. A cor da retina é sempre preta. Dentro do olho O interior do olho é formado de três elementos transparentes: humor aquoso substância líquida e transparente, que preenche o espaço entre a córnea e o cristalino; este espaço é chamado de câmara anterior do olho; cristalino espécie de lente situada atrás da íris; é sólido e transparente; humor vítreo substância gelatinosa e transparente, que preenche a cavidade maior do globo ocular, atrás do cristalino.

25 Estruturas de proteção dos olhos O globo ocular apresenta, ainda, anexos: as pálpebras, os cílios, as sobrancelhas ou supercílios, as glândulas lacrimais e os músculos oculares. As pálpebras são duas dobras de pele revestidas internamente por uma membrana chamada conjuntiva. Servem para proteger os olhos e espalhar sobre eles o líquido que conhecemos como lágrima. Os cílios ou pestanas impedem a entrada de poeira e de excesso de luz nos olhos, e as sobrancelhas impedem que o suor da testa entre neles. As glândulas lacrimais produzem lágrimas continuamente. Esse líquido, espalhado pelos movimentos das pálpebras, lava e lubrifica o olho. Quando choramos, o excesso de líquido desce pelo canal lacrimal e é despejado nas fossas nasais, em direção ao exterior do nariz.

26 Mecanismo da visão Os raios de luz refletidos do objeto entram nos nossos olhos, atravessam as estruturas oculares - a córnea, a pupila, os humores, o cristalino e chegam ao fundo do olho, até a retina, onde existem células sensíveis a luz. A imagem transformada em impulsos nervosos, é enviada a través do nervo óptico ao cérebro. No cérebro as informações (cor, forma, tamanho e posição) são interpretadas fazendo com que a imagem do objeto em foco seja vista na posição correta. Comparando o olho humano com uma maquina fotográfica.

27 As lágrimas Esquema anatômico do olho humano. Em cada olho existe uma glândula lacrimal, que fabrica um líquido chamado lágrima. A função desses líquido é lubrificar e limpar o globo ocular. Ele facilita a movimentação do globo e das pálpebras, além de remover a sujeira, levando-a para o canto do olho. A quantidade de lágrimas aumenta com o choro, como o bocejo e sob determinados tipos de emoção. Nesses casos, uma parte do líquido escorre para fora dos olhos e outra vai, através de canais, para o nariz, por onde é eliminada.

28 O trabalho da íris A íris é a parte mais visível (e colorida) do olho de vertebrados. Existe um orifício em seu centro, chamado de pupila, cuja função é controlar a quantidade de luz que entra no olho. Em um ambiente com muita luz, ocorre a miose (diminuição do diâmetro da pupila), ao passo que, com pouca luz, ocorre a midríase (aumento do diâmetro da pupila). A íris é formada por músculos lisos e por fibras radiadas circulares. A contração e o relaxamento desses estruturas da íris regula a pupila. Esta, você sabe, é a abertura que permite a entrada de luz. A íris é a área verde/cinza/marrom (castanha). As outras estruturas visíveis são a pupila (círculo preto no centro) e a esclera (parte branca do olho) ao redor da íris. A córnea está presente, mas não é possível vê-la na foto, por ser transparente.

29 O trabalho do cristalino Para regular o foco da imagem, o fotógrafo ajusta as lentes, para frente ou para trás, de modo que se forme, no filme, uma imagem nítida. Quem regula o foco da imagem em nosso olho é o cristalino. Ele faz isso automaticamente, tornando-se mais espesso ou mais fino, graças aos músculos que o repuxam sob o comando do sistema nervoso autônomo (involuntário). Esquema do cristalino.

30 O movimento dos olhos Sem mexer a cabeça, olhe para cima, para baixo e para os lados. Você é capaz de executar esses movimentos graças aos músculos dos globos oculares. Estrabismo Quando esses músculos não funcionam bem, surge o estrabismo (olho vesgo). Esse defeito pode ser corrigido com o uso de óculos especiais ou através de cirurgia; mas há casos em que é impossível corrigi-lo. Tipos de estrabismo

31 Defeitos da visão Miopia É uma anomalia da visão que consiste em um alongamento do globo ocular. Nesse caso há um afastamento da retina em relação ao cristalino, fazendo que a imagem seja formada antes da retina, tornando-a não nítida. Para o míope, o ponto próximo (ou remoto), que é o ponto onde a imagem é nítida, está a uma distância finita, maior ou menor, conforme o grau da miopia. O míope tem grandes dificuldades de enxergar objetos distantes. A correção da miopia é feita comumente com a utilização de lentes divergentes. Ela fornece, de um objeto impróprio (objeto no infinito), uma imagem virtual no ponto remoto do olho. Essa imagem se comporta como objeto para o cristalino, produzindo uma imagem final real exatamente sobre a retina.

32 Hipermetropia A hipermetropia é um defeito oposto à miopia, ou seja, aqui existe uma diminuição do globo ocular. Nesse caso a imagem de objetos próximos é formada além da retina, fazendo com que aquelas imagens não sejam formadas com nitidez. A correção desse defeito é possível através da utilização de uma lente convergente. Tal lente convergente deve fornecer, de um objeto real, situado em um ponto próximo do olho, uma imagem que se comporta como objeto real para o olho, dando uma imagem final nítida.

33 Astigmatismo Consiste no fato de que as superfícies que compõem o globo ocular apresentam diferentes raios de curvatura, ocasionando uma falta de simetria de revolução em torno do eixo óptico. A correção é feita com a utilização de lentes cilíndricas capazes de compensar tais diferenças entre os raios de curvatura.

34 Presbiopia Anomalia da visão semelhante à hipermetropia, que ocorre com o envelhecimento da pessoa, ocasionando o relaxamento dos músculos. Porém, se a acomodação muscular for muito grande, o presbíope também terá problemas de visão a longa distância, uma vez que com a aproximação do ponto remoto, o problema se torna semelhante ao da miopia. A correção nesse caso se dá com a utilização de lentes bifocais (convergentes e divergentes). Estrabismo Tal anomalia consiste no desvio do eixo óptico do globo ocular, a correção é feita com o uso de lentes prismáticas.

35 Extras Vídeo Dr. Drauzio Varela O cinco sentidos (copie e cole o link no navegador)

36 Responda os exercícios abaixo: 1. Uma pessoa entrou em um cinema quando o filme já havia começado. Imediatamente, houve um aumento no tamanho de uma parte do olho. Que parte é essa? 2. Organize as partes do olho na seqüência, partindo do sentido da passagem de um raio de luz: pupila, humor vítreo, córnea, cristalino, humor aquoso, retina. 3. Quais são os dois tipos de células sensíveis à luz encontradas na retina? Quais as diferenças entre elas? 4. Identifique nas descrições abaixo as que correspondem aos seguintes problemas de visão: miopia, astigmatismo, catarata, glaucoma, daltonismo. a) Lente com pouca transparência. b) Aumento da pressão intra-ocular. c) Dificuldade de distinguir as cores. d) Dificuldade de enxergar de longe. e) Dificuldade de enxergar de perto. 5) Ordene os termos a seguir de acordo com o sentido da passagem de uma onda sonora: tímpano, bigorna, pavilhão auditivo, estribo, cóclea, martelo, canal auditivo. 6) Substitua as letras em parênteses pelos termos que completam corretamente cada frase: A cóclea é um órgão sensitivo responsável pelo sentido da (a), e os canais semicirculares atuam na (b). 7) Que estrutura permite equilibrar a pressão do ar dentro da orelha média com a pressão atmosférica? 8) Por que não é possível perceber o sabor dos alimentos quando estamos doentes? 9) Quais são os quatro tipos de sensações fundamentais percebidos pelos botões gustativos? 10) Dê um exemplo da importância dos receptores da pele para nossa sobrevivência. 11) Qual a função do nervo olfatório?

37 Referências BARROS.C.; PAULINO.W.R.; Ciências, Corpo Humano 8º ano. 56ª. ed. Editora Ática

38 Nº do slide Direito da imagem como está ao lado da foto Link do site onde se conseguiu a informação Data do acesso 2 Public Domain iaanimal/sentido.jpg 28/07/15 3 Redeabreu content/uploads/2014/12/meio-ambiente- 1024x802.jpg 5 Public Domain Ai4d2I/AAAAAAAAAKg/KSC2OA6TEWQ/s320/t ato-8.jpg 7 Public Domain 14 Public Domain p-content/uploads/2014/03/o-paladar-2.jpg 15 Public Domain olfato.jpg 17 Public Domain 18 Public Domain 28/07/15 28/07/15 28/07/15 28/07/15 28/07/15 28/07/15 28/07/15 18 Public Domain 21 Public Domain 28/08/15 28/07/2015

39 Nº do slide Direito da imagem como está ao lado da foto Link do site onde se conseguiu a informação 23 Public Domain Data do acesso 29/07/15 26 Public Domain 29/07/15 26 Public Domain 27 Public Domain smo-da-visao/olho jpg 28 Wikimedia /5/5a/Humaniris.jpg/250px-Humaniris.jpg 29 Wikimedia istalino.jpg 29/07/15 29/07/15 29/07/15 29/07/15 30 Public Domain 29/07/15 30 Public Domain 29/07/15 31 Public Domain 32 Public Domain 72d4db ccfcb.jpeg 33 Public Domain 5e48dc161bab3cb0034d039c.jpeg 34 Public Domain 72d4db ccfcb-205_137.jpeg 29/07/15 29/07/15 29/07/15 29/07/15

SISTEMA SENSORIAL TATO, VISÃO, AUDIÇÃO, PALADAR E OLFATO

SISTEMA SENSORIAL TATO, VISÃO, AUDIÇÃO, PALADAR E OLFATO SISTEMA SENSORIAL TATO, VISÃO, AUDIÇÃO, PALADAR E OLFATO TATO Pele (ou cútis): órgão de revestimento externo do corpo o maior órgão do corpo humano e o mais pesado responsável pela proteção do organismo

Leia mais

O ser Humano e o Ecossistema

O ser Humano e o Ecossistema SISTEMA SENSORIAL O ser Humano e o Ecossistema Assistir a prática esportiva Ouvir o canto de um pássaro Sentir o vento no rosto Sabor de uma fruta gostosa Sentir o perfume de uma flor Isso ocorre graças

Leia mais

NOSSA PERCEPÇÃO DO AMBIENTE

NOSSA PERCEPÇÃO DO AMBIENTE NOSSA PERCEPÇÃO DO AMBIENTE NOSSA PERCEPÇÃO DO AMBIENTE Os órgãos dos sentidos possibilitam a recepção de estímulos, os quais são interpretados pelo sistema nervoso, que elabora uma resposta; Todas as

Leia mais

OS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS

OS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS OS SENTIDOS OS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS As terminações sensitivas do sistema nervoso periférico são encontradas nos órgãos dos sentidos: pele, ouvido, olhos, língua e fossas nasais. IMPORTÂNCIA DOS SENTIDOS

Leia mais

- CAPÍTULO 9 - SISTEMA SENSORIAL

- CAPÍTULO 9 - SISTEMA SENSORIAL - CAPÍTULO 9 - SISTEMA SENSORIAL GABARITO 1. LETRA ESTRUTURA LETRA ESTRUTURA A córnea G humor aquoso B retina H nervo óptico C fóvea I coróide D íris J esclerótica E cristalino K corpo vítreo F ponto cego

Leia mais

Sentidos São os meios através dos quais os seres vivos percebem e reconhecem outros organismos e as características do meio em que vivem.

Sentidos São os meios através dos quais os seres vivos percebem e reconhecem outros organismos e as características do meio em que vivem. Sentidos São os meios através dos quais os seres vivos percebem e reconhecem outros organismos e as características do meio em que vivem. 8 ano/profªelisete No ser humano O tato reside nos terminais nervosos

Leia mais

O que ele faz? Responsável pela captação de odores. Qual órgão é responsável pelo olfato? O nariz.

O que ele faz? Responsável pela captação de odores. Qual órgão é responsável pelo olfato? O nariz. O que ele faz? Responsável pela captação de odores. Qual órgão é responsável pelo olfato? O nariz. Como ele faz? Células quimiorreceptoras do epitélio olfatório; As moléculas de odor são dissolvidas no

Leia mais

Sentidos São os meios através dos quais os seres vivos percebem e reconhecem outros organismos e as características do meio em que vivem.

Sentidos São os meios através dos quais os seres vivos percebem e reconhecem outros organismos e as características do meio em que vivem. Sentidos São os meios através dos quais os seres vivos percebem e reconhecem outros organismos e as características do meio em que vivem. 8 ano/profªelisete No ser humano O tato reside nos terminais nervosos

Leia mais

S E N T I D O S H U M A N O S

S E N T I D O S H U M A N O S S E N T I D O S H U M A N O S Sentidos Conjunto de funções orgânicas responsáveis pela percepção do mundo Os sentidos são: Visão Audição Olfato Paladar Tato Visão Capacidade dos olhos em transformar o

Leia mais

SISTEMA SENSORIAL VISÃO, TATO, AUDIÇÃO, PALADAR E OLFATO

SISTEMA SENSORIAL VISÃO, TATO, AUDIÇÃO, PALADAR E OLFATO SISTEMA SENSORIAL VISÃO, TATO, AUDIÇÃO, PALADAR E OLFATO VISÃO No escuro é muito difícil e, às vezes, até mesmo impossível ver alguma coisa. É a luz que estimula o tecido nervoso de nossos olhos e nos

Leia mais

BIOLOGIA. Identidade dos seres vivos Órgãos dos sentidos. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Identidade dos seres vivos Órgãos dos sentidos. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Identidade dos seres vivos Prof. Daniele Duó Por meio dos sentidos, o nosso corpo pode perceber tudo o que nos rodeia; e, de acordo com as sensações, decide o que lhe assegura a sobrevivência

Leia mais

APOSTILA DE CIÊNCIAS

APOSTILA DE CIÊNCIAS Escola D. Pedro I Ciências - 2ª Unidade Carla Oliveira Souza APOSTILA DE CIÊNCIAS Órgão dos Sentidos Assunto do Teste SALVADOR BAHIA 2009 Os cinco sentidos fundamentais do corpo humano: O Paladar identificamos

Leia mais

Esquema simplificado do olho humano

Esquema simplificado do olho humano O Olho Humano Esquema simplificado do olho humano A estrutura do olho humano comporta-se como uma lente convergente, comumente distante de 5 mm da Córnea e a 15 mm da retina. Funcionamento do Olho A luz

Leia mais

Órgãos dos Sentidos. web.educom.pt. Prof. CRISTINO RÊGO 8º ANO Ensino Fundamental

Órgãos dos Sentidos. web.educom.pt. Prof. CRISTINO RÊGO 8º ANO Ensino Fundamental Órgãos dos Sentidos web.educom.pt Prof. CRISTINO RÊGO 8º ANO Ensino Fundamental TATO dicas-enfermagem.blogspot.com br A pele é o órgão do tato. Nela encontram-se os receptores sensoriais contendo fibras

Leia mais

Aulas 23 e 24 Página 91

Aulas 23 e 24 Página 91 Óptica da Visão Aulas 23 e 24 Página 91 O Olho esfera com diâmetro de cerca de 20 mm. sua primeira função é focalizar a luz. os raios de luz penetram pela córnea. a íris regula a quantidade de luz que

Leia mais

MAGNETISMO e ESPIRITISMO

MAGNETISMO e ESPIRITISMO Sociedade Espírita Os Mensageiros da Paz Departamento Doutrinário MAGNETISMO e ESPIRITISMO GRUPO de ESTUDO ANO 3 2016 AULA 30 NOVO SITE SEMP INTEGRA INFORMAÇÕES DO MAGNETISMO *Todas palestras - Incluído

Leia mais

Nomes: Guilherme José, Gustavo Nishimura, Jonas, Nicholas e Vinícius Carvalho

Nomes: Guilherme José, Gustavo Nishimura, Jonas, Nicholas e Vinícius Carvalho Nomes: Guilherme José, Gustavo Nishimura, Jonas, Nicholas e Vinícius Carvalho O olho humano é o órgão responsável pela visão no ser humano. Tem diâmetro antero-posterior de aproximadamente 24,15 milímetros,

Leia mais

- BASES BIOLÓGICAS PARA O CUIDADO I - Prof. Mateus Cruz Loss. Programa de Pós Graduação em Biologia Animal

- BASES BIOLÓGICAS PARA O CUIDADO I - Prof. Mateus Cruz Loss. Programa de Pós Graduação em Biologia Animal UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - BASES BIOLÓGICAS PARA O CUIDADO I - Prof. Mateus Cruz Loss Programa de Pós Graduação

Leia mais

OS S ENTIDOS Profe f sso s ra: a Edilene

OS S ENTIDOS Profe f sso s ra: a Edilene OS SENTIDOS Professora: Edilene OS SENTIDOS DO CORPO HUMANO O Paladar identificamos os sabores; OOlfato sentimosodoroucheiro; O Tato sentimos o frio, o calor, a pressão atmosférica, etc; AAudição captamosossons;

Leia mais

Ciências da Natureza Física Prof.: Luiz Felipe

Ciências da Natureza Física Prof.: Luiz Felipe Óptica da visão Esclera (esclerótica): constituída por um tecido conjuntivo resistente, mantém a forma esférica do bulbo do olho. Apresenta uma área transparente à luz e com maior curvatura chamada de

Leia mais

ÓPTICA GEOMÉTRICA PREGOLINI

ÓPTICA GEOMÉTRICA PREGOLINI LENTES ESFÉRICAS LENTES CONVERGENTES ÓPTICA GEOMÉTRICA PREGOLINI Elementos Propriedades Construção Geométrica de Imagens LENTES DIVERGENTES Elementos Propriedades Construção Geométrica de Imagens CONVERGÊNCIA

Leia mais

VISÃO SISTEMA NERVOSO SENSORIAL. A visão é o processo pelo qual a luz refletida dos objetos no nosso meio é traduzida em uma imagem mental.

VISÃO SISTEMA NERVOSO SENSORIAL. A visão é o processo pelo qual a luz refletida dos objetos no nosso meio é traduzida em uma imagem mental. SISTEMA NERVOSO SENSORIAL Sunol Alvar A visão é o processo pelo qual a luz refletida dos objetos no nosso meio é traduzida em uma imagem mental. 1 OLHOS Os olhos são órgãos complexos dos sentidos. Cada

Leia mais

www.fisicanaveia.com.br Prof. Dulcidio Braz Jr Óptica da V i s ã o Esclerótica Cristalino (lente transparente) Córnea (lente transparente) Anatomia Coróide Humor Vítreo (líquido) Pálpebra Íris Pupila Humor

Leia mais

Órgãos dos Sentidos. Profª Fernanda Jacobus de Moraes

Órgãos dos Sentidos. Profª Fernanda Jacobus de Moraes Órgãos dos Sentidos Profª Fernanda Jacobus de Moraes Introdução Sentidos: Meio pelo qual o corpo recebe a informação do ambiente: Externo: exterocepção -> detectam estímulos próximos a superfície externa

Leia mais

ÓRGÃOS DOS SENTIDOS. Prof. MSc. Cristiano Rosa de Moura Médico Veterinário

ÓRGÃOS DOS SENTIDOS. Prof. MSc. Cristiano Rosa de Moura Médico Veterinário UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL Curso de Medicina Veterinária Disciplina de Anatomia Veterinária I ÓRGÃOS DOS SENTIDOS Médico Veterinário

Leia mais

RECEPTORES SENSORIAIS DA PELE

RECEPTORES SENSORIAIS DA PELE SISTEMA SENSORIAL DOR FANTASMA TATO RECEPTORES SENSORIAIS DA PELE Disco de Merkel Terminal de Ruffini Corpúsculo de Paccini Corpúsculo de Meissner Terminações nervosas livres Receptor do Folículo Piloso

Leia mais

OS 5 SENTIDOS. Nome: Elaborado por: Priscila Veiga. amandoparaeternidade.com

OS 5 SENTIDOS. Nome: Elaborado por: Priscila Veiga. amandoparaeternidade.com OS 5 SENTIDOS Elaborado por: Priscila Veiga Nome: NOME: IDADE: ENDEREÇO: CIDADE: ESTADO: TELEFONE: Antes de fazer esta apostila, acesse nosso canal no You tube e assista o vídeo sobre os cinco sentidos:

Leia mais

S E N T I D O S H U M A N O S

S E N T I D O S H U M A N O S S E N T I D O S H U M A N O S Visão U m d o s m a i s importantes entre os cinco sentidos humanos é a visão. Ela nos permite a percepção do mundo com todas as suas formas e cores, que tanto impressionam

Leia mais

Uma pessoa de visão normal pode enxergar objetos situados desde uma distância média convencional de 25 cm distância mínima convencional de visão

Uma pessoa de visão normal pode enxergar objetos situados desde uma distância média convencional de 25 cm distância mínima convencional de visão Uma pessoa de visão normal pode enxergar objetos situados desde uma distância média convencional de 25 cm distância mínima convencional de visão distinta até o infinito. Para que a imagem se forme sempre

Leia mais

Fundamentos de Saúde SISTEMAS DO CORPO HUMANO

Fundamentos de Saúde SISTEMAS DO CORPO HUMANO Fundamentos de Saúde 1º bimestre/2012 SISTEMAS DO CORPO HUMANO Escola Técnica - MÚLTIPLA Estrutura do tegumento (pele). O tegumento humano, mais conhecido como pele, é formado por duas camadas distintas,

Leia mais

Prof.ª Enfª Esp. LETICIA PEDROSO

Prof.ª Enfª Esp. LETICIA PEDROSO Prof.ª Enfª Esp. LETICIA PEDROSO SISTEMA IMUNOLÓGICO A imunologia é o estudo do sistema imunitário, desenvolveu-se a partir da observação de que pessoas que saravam de determinada infecção não mais contraíam

Leia mais

BIOFÍSICA DA VISÃO E DA AUDIÇÃO

BIOFÍSICA DA VISÃO E DA AUDIÇÃO Universidade Estadual de Santa Cruz Departamento de Ciência Biológicas Matéria Biofísica BIOFÍSICA DA VISÃO E DA AUDIÇÃO -Bianca Mendes Maciel - Objetivo da aula Compreender os fenômenos biofísicos necessários

Leia mais

ANATOMIA FUNCIONAL DA ORELHA. (a nova nomenclatura substitui o termo ouvido por orelha)

ANATOMIA FUNCIONAL DA ORELHA. (a nova nomenclatura substitui o termo ouvido por orelha) ANATOMIA DA ORELHA ANATOMIA FUNCIONAL DA ORELHA (a nova nomenclatura substitui o termo ouvido por orelha) O aparelho auditivo humano e dos demais mamíferos é formado pela orelha externa, a orelha média

Leia mais

CÉLULAS DO SISTEMA IMUNE

CÉLULAS DO SISTEMA IMUNE SISTEMA IMUNOLÓGICO A imunologia é o estudo do sistema imunitário, desenvolveu-se a partir da observação de que pessoas que saravam de determinada infecção não mais contraíam a mesma doença. Esta imunização

Leia mais

BIOFÍSICA. Prof. Dr. Celso Xavier Cardoso

BIOFÍSICA. Prof. Dr. Celso Xavier Cardoso BIOFÍSICA Prof. Dr. Celso Xavier Cardoso BIOFÍSICA A ciência não orbita suas disciplinas de forma diferente, mas sim como um conjunto interdisciplinar: Física, Química e Biologia, por exemplo, trabalham

Leia mais

FÍSICA:TERMODINÂMICA, ONDAS E ÓTICA

FÍSICA:TERMODINÂMICA, ONDAS E ÓTICA FÍSICA:TERMODINÂMICA, ONDAS E ÓTICA RESUMO: UNIDADES 7 E 8 Professora Olivia Ortiz John 2017 1 Unidade 7: Espelhos e Lentes Óptica Geométrica Reflexão da luz Espelhos planos Espelhos esféricos Refração

Leia mais

De forma geral, a visão é o sentido mais valorizado pelas pessoas. Em uma sociedade

De forma geral, a visão é o sentido mais valorizado pelas pessoas. Em uma sociedade A importância da consulta oftalmológica De forma geral, a visão é o sentido mais valorizado pelas pessoas. Em uma sociedade cheia de apelos visuais, em que o contato com o mundo se faz inicialmente por

Leia mais

Provão. Ciências 5 o ano

Provão. Ciências 5 o ano Provão Ciências 5 o ano 41 A maioria das plantas apresenta a mesma formação, porém há plantas que possuem flores e frutos. Podemos então afirmar que as partes comuns entre todas as plantas são: a) frutos,

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação Ciências 8 o ano Unidade 4 5 Unidade 4 Nome: Data: 1. Apesar de ser um órgão duro e resistente, o osso é relativamente flexível e capaz de ser remodelado em resposta a forças,

Leia mais

Módulo interação com o Ambiente - Sentidos I Sentidos especiais: olfato, gustação e audição

Módulo interação com o Ambiente - Sentidos I Sentidos especiais: olfato, gustação e audição ACH 4106 - Biologia do Corpo Humano Módulo interação com o Ambiente - Sentidos I Sentidos especiais: olfato, gustação e audição Profa Dra Patricia Targon Campana 2016 Olfato e gosto Olfato: sentido com

Leia mais

O OLHO: ESTRUTURA E FUNÇÃO DESCRIÇÃO

O OLHO: ESTRUTURA E FUNÇÃO DESCRIÇÃO DURAÇÃO: 30 NÍVEL: 4-8, 9-12 CICLO E SECUNDÁRIO DISCIPLINAS: BIOLOGIA, CIÊNCIAS, ANATOMIA O OLHO: ESTRUTURA E FUNÇÃO DESCRIÇÃO É uma janela em suas emoções, e alguns dizem ser a alma. Explore as complexidades

Leia mais

ÓRGÃO DA VISÃO. Constituição do Bulbo Ocular: Túnica Fibrosa: Túnica Vascular: Túnica nervosa: Túnica Nervosa. Túnica Vascular.

ÓRGÃO DA VISÃO. Constituição do Bulbo Ocular: Túnica Fibrosa: Túnica Vascular: Túnica nervosa: Túnica Nervosa. Túnica Vascular. ÓRGÃO DA VISÃO Constituição do Bulbo Ocular: Túnica Fibrosa: Túnica Vascular: Túnica nervosa: Túnica Nervosa Túnica Vascular Túnica Fibrosa ÓRGÃO DA VISÃO Constituição do Bulbo Ocular: Túnica Fibrosa:

Leia mais

Sistema Nervoso PROFESSOR ÉDER

Sistema Nervoso PROFESSOR ÉDER Sistema Nervoso PROFESSOR ÉDER Sistema Nervoso 1) Introdução O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas,

Leia mais

Lentes Esféricas. Prof.: Henrique Dantas

Lentes Esféricas. Prof.: Henrique Dantas Lentes Esféricas Prof.: Henrique Dantas LENTES ESFÉRICAS Chamamos de lente esférica, a associação de dois dioptros, sendo um necessariamente esférico e o outro plano ou esférico. Sendo transparentes, quando

Leia mais

FÍSICA. Ótica. Instrumentos Ópticos. Prof. Luciano Fontes

FÍSICA. Ótica. Instrumentos Ópticos. Prof. Luciano Fontes FÍSICA Ótica Prof. Luciano Fontes TIPOS: - Instrumentos de Projeção ( Imagem Real projetada numa tela ) Ex.: Máquina Fotográfica, Projetores, etc. - Instrumentos de Observação ( Objeto Real Imagem Virtual

Leia mais

Os sons e a audição. Breve descrição da forma como percebemos os sons e de como funciona a audição

Os sons e a audição. Breve descrição da forma como percebemos os sons e de como funciona a audição Os sons e a audição 1 Breve descrição da forma como percebemos os sons e de como funciona a audição Esta brochura é o número 1 de uma série da Widex sobre audição e aparelhos auditivos. O que são sons?

Leia mais

Teoria tricromática de Young-Helmholtz

Teoria tricromática de Young-Helmholtz ESPECIALIZAÇAO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO Teoria tricromática de Young-Helmholtz Prof. Nelson Luiz Reyes Marques É um agente físico capaz de sensibilizar os nossos órgãos visuais. Dispersão

Leia mais

6/18/2015 ANATOMIA DO OLHO ANATOMIA DO OLHO CÓRNEA CRISTALINO RETINA EPITÉLIO PIGMENTAR NERVO ÓPTICO

6/18/2015 ANATOMIA DO OLHO ANATOMIA DO OLHO CÓRNEA CRISTALINO RETINA EPITÉLIO PIGMENTAR NERVO ÓPTICO ANATOMIA DO OLHO CÓRNEA CRISTALINO RETINA EPITÉLIO PIGMENTAR NERVO ÓPTICO CÂMARA ANTERIOR IRIS CORPO CILIAR ANATOMIA DO OLHO CÓRNEA CRISTALINO RETINA EPITÉLIO PIGMENTAR NERVO ÓPTICO CÂMARA ANTERIOR IRIS

Leia mais

Nossos cães são nossos espelhos. Você tem olhado para o seu?

Nossos cães são nossos espelhos. Você tem olhado para o seu? Nossos cães são nossos espelhos. Você tem olhado para o seu? Bem-estar de Cães e Gatos Conceitos Básicos II Senciência Senciência animal Um ser senciente - tem emoções, como medo e raiva Senciência animal

Leia mais

8º Ano/Turma: Data / /2014

8º Ano/Turma: Data / /2014 Estudante: Educadora: Daiana Araújo 8º Ano/Turma: Data / /2014 C.Curricular: Ciências Naturais No corpo humano células semelhantes se organizam em grupos, desempenhando uma função determinada. Esses agrupamentos

Leia mais

Sistema sensorial. Sistema motor

Sistema sensorial. Sistema motor Estímulos ambientais Sistema sensorial Sistema nervoso Resposta Sistema motor Divisão funcional do Sistema Nervoso Sensorial CATEGORIA ORIGEM ORGANIZAÇÃO SENSIBILIDADE Geral (SOMESTESIA) Calor e Frio Dor

Leia mais

CIÊNCIAS 2012 PREPARANDO A PROVA

CIÊNCIAS 2012 PREPARANDO A PROVA CIÊNCIAS 2012 PREPARANDO A PROVA ORGANIZAÇÃO DO C.H. Conceitos de: células, tecido, órgão e sistema. Célula: partes constituintes. organelas: nomes, função e identificação. Tecidos: tipos, localização,

Leia mais

Módulo I. Som e Luz MARILIA CARMEN DA SILVA SOARES ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VILA FRANCA DO CAMPO ANO LETIVO 2016/2017

Módulo I. Som e Luz MARILIA CARMEN DA SILVA SOARES ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VILA FRANCA DO CAMPO ANO LETIVO 2016/2017 ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VILA FRANCA DO CAMPO ANO LETIVO Módulo I Som e Luz MARILIA CARMEN DA SILVA SOARES EXERCÍCIOS 1 TESTA OS TEUS CONHECIMENTOS I 1. Completa os espaços da figura com termos relacionados

Leia mais

Ensino Fundamental Série/Ano: 2º Turmas: MC Valor: 20,0 Média: Aluno(a): Nº: Nota:

Ensino Fundamental Série/Ano: 2º Turmas: MC Valor: 20,0 Média: Aluno(a): Nº: Nota: Disciplina: Ensino Fundamental Série/Ano: 2º Turmas: MC Valor: 20,0 Média: Assunto: Recuperação Aluno(a): Nº: Nota: Professor: Bruno Ass. do Responsável: PROGRAMA DA PROVA DE RECUPERAÇÃO: Movimento Ondulatório,

Leia mais

FISIOLOGIA DO TRABALHO

FISIOLOGIA DO TRABALHO FISIOLOGIA DO TRABALHO Luciane L Gomes Gonçalves Março 2010 O organismo humano O organismo e a Ergonomia Neuromuscular Coluna Visão Audição Função Neuromuscular Sistema Nervoso Central (SNC): Cérebro +

Leia mais

LISTA ÓPTICA DA VISÃO PROFESSOR MARCUS VINÍCIUS

LISTA ÓPTICA DA VISÃO PROFESSOR MARCUS VINÍCIUS LISTA ÓPTICA DA VISÃO PROFESSOR MARCUS VINÍCIUS 1. (UnB) Uma pessoa é cega quando ela não tem percepção da luz. A capacidade de visão de um olho humano, cujos elementos principais estão ilustrados na figura

Leia mais

O globo ocular humano tem a forma aproximada de uma esfera de 22 mm de diâmetro.

O globo ocular humano tem a forma aproximada de uma esfera de 22 mm de diâmetro. O globo ocular humano tem a forma aproximada de uma esfera de 22 mm de diâmetro. Você já se perguntou qual o motivo de, às vezes, aparecermos com os olhos vermelhos nas fotos? A pupila dos nossos olhos

Leia mais

Prof. Ms. Marcelo Lima. Site:

Prof. Ms. Marcelo Lima.   Site: Prof. Ms. Marcelo Lima E-mail: profmarcelolima@yahoo.com.br Site: www.profmarcelolima.webnode.com.br INTRODUÇÃO 1. Funções: Proteção abrasões, perda de líquido, substâncias nocivas e microorganismos. Regulação

Leia mais

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas dos enunciados a seguir, na ordem em que aparecem.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas dos enunciados a seguir, na ordem em que aparecem. 1. (Ufrgs 2018) Muitas pessoas não enxergam nitidamente objetos em decorrência de deformação no globo ocular ou de acomodação defeituosa do cristalino. Assinale a alternativa que preenche corretamente

Leia mais

Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Prof. Carlos Henrique Q. Forster. ramal Sala 121 IEC

Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Prof. Carlos Henrique Q. Forster. ramal Sala 121 IEC CCI-36 Computação Gráfica Cores e Sistema Visual Instituto Tecnológico de Aeronáutica Prof. Carlos Henrique Q. Forster ramal 5981 - Sala 121 IEC Tópicos da aula Olho humano Teoria de cor Ajustes de pixel

Leia mais

Recuperação Contínua. 8º anos- 1º PERÍODO 2012 Professores: Cláudio Corrêa Janine C. Bandeira Maria Aparecida Donangelo

Recuperação Contínua. 8º anos- 1º PERÍODO 2012 Professores: Cláudio Corrêa Janine C. Bandeira Maria Aparecida Donangelo Recuperação Contínua 8º anos- 1º PERÍODO 2012 Professores: Cláudio Corrêa Janine C. Bandeira Maria Aparecida Donangelo Microscopia Campo microscópico Visualização AT = valor da objetiva X valor ocular

Leia mais

Módulo interação com o Ambiente - Sentidos I: sentidos somáticos: dor, temperatura, tato

Módulo interação com o Ambiente - Sentidos I: sentidos somáticos: dor, temperatura, tato ACH 4106 - Biologia do Corpo Humano Módulo interação com o Ambiente - Sentidos I: sentidos somáticos: dor, temperatura, tato Profa Dra Patricia Targon Campana 2016 Sentidos Especiais: olfato, gustação,

Leia mais

www.fisicanaveia.com.br www.fisicanaveia.com.br/cei Instrumentos Ópticos Lupa Instrumentos Ópticos Instrumentos Ópticos Luneta Astronômica Luneta ou Telescópio Refrator Instrumentos Ópticos Telescópio

Leia mais

www.fisicanaveia.com.br www.fisicanaveia.com.br/cei Instrumentos Ópticos Lupa Instrumentos Ópticos Instrumentos Ópticos Luneta Astronômica Luneta ou Telescópio Refrator Instrumentos Ópticos Telescópio

Leia mais

EXERCÍCIOS SOBRE SISTEMA SENSORIAL

EXERCÍCIOS SOBRE SISTEMA SENSORIAL Lista de exercícios SOBRE SISTEMA SENSORIAL 1) Por que ao taparmos o nariz ou quando estamos gripados não sentimos o gosto da comida? Resposta: Muito do que chamamos gosto é na verdade olfato, pois os

Leia mais

A Luz e o mundo que nos rodeia. A luz é fundamental para observarmos o que existe à nossa volta.

A Luz e o mundo que nos rodeia. A luz é fundamental para observarmos o que existe à nossa volta. LUZ A Luz e o mundo que nos rodeia A luz é fundamental para observarmos o que existe à nossa volta. A luz e os corpos Corpos luminosos corpos que produzem ou têm luz própria Corpos iluminados corpos que

Leia mais

OS SENTIDOS AUDIÇÃO E VISÃO

OS SENTIDOS AUDIÇÃO E VISÃO OS SENTIDOS AUDIÇÃO E VISÃO Profª Ana Cláudia Reis Pedroso AUDIÇÃO O ÓRGÃO DA AUDIÇÃO: A ORELHA O órgão responsável pela audição é a orelha (antigamente denominado ouvido), também chamada órgão vestíbulo-coclear

Leia mais

Realidade Virtual e Interfaces Modernas

Realidade Virtual e Interfaces Modernas Realidade Virtual e Interfaces Modernas Prof. Carlos Henrique Q. Forster IEC-ITA ITA Julho/2005 Percepção Visual Tópicos Introdução Fisiologia do olho Índices de profundidade Visão binocular Movimento

Leia mais

A relação com o ambiente e a coordenação do corpo

A relação com o ambiente e a coordenação do corpo Daltonismo Algumas pessoas nascem com um ou mais tipos de cone em número reduzido ou ausente e, consequentemente, têm dificuldade de distinguir certas cores. Conjuntivite ANNABELLA BLUESKY / SCIENCE PHOTO

Leia mais

Preciso usar óculos?

Preciso usar óculos? A U A UL LA Preciso usar óculos? Você lembra daquela brincadeira de criança chamada cabra-cega? Nela, coloca-se uma venda nos olhos de um dos participantes que, sem conseguir enxergar nada, precisa pegar

Leia mais

Sistema Auditivo Humano

Sistema Auditivo Humano Sistema Auditivo Humano Tecnologias de Reabilitação Aplicações de Processamento de Sinal Constituição do Ouvido Humano JPT 2 1 Constituição do Ouvido Humano JPT 3 Constituição do Ouvido Humano O ouvido

Leia mais

Fisiologia animal Regulação sistêmica

Fisiologia animal Regulação sistêmica Percepção sensorial Fisiologia animal Regulação sistêmica 1 Estímulo interno ou externo; Receptores - células sensoriais - órgãos sensoriais; olhos, orelhas, nariz, língua, pele, entre outros. Receptores

Leia mais

15/10/2010. Pele: um dos maiores órgãos do corpo humano = 16% do peso corporal.

15/10/2010. Pele: um dos maiores órgãos do corpo humano = 16% do peso corporal. Recobre cerca de 75000 cm²; Peso de 3/4.5 kg; Recebe 1/3 do sangue; Mede de 1 a 2 mm de espessura; É impermeável, elástica, áspera e regenerativa. EPIDERME DERME TECIDO SUBCUTÂNEO ANEXOS: Glândulas sebáceas

Leia mais

O OLHO. Nervo Óptico

O OLHO. Nervo Óptico O OLO Nervo Óptico Olho reduzido Características da imagem A imagem se forma sobre a fóvea centralis, que tem aproximadamente 0,25 mm de diâmetro; portanto, é extremamente reduzida. Imagem: Real, invertida

Leia mais

O OLHO. Nervo Óptico

O OLHO. Nervo Óptico O OLO Nervo Óptico Olho reduzido Características da imagem A imagem se forma sobre a fóvea centralis, que tem aproximadamente 0,25 mm de diâmetro; portanto, é extremamente reduzida. Imagem: Real, invertida

Leia mais

Exercícios sobre a Visão um dos cinco sentidos

Exercícios sobre a Visão um dos cinco sentidos Página 1 de 5 Notícias Entretenimento Esportes Vídeos Rede Record E-mail Receba novidades em seu e-mail Digite seu nome Digite seu e-mail OK Procure no site Digite aqui para buscar Área do usuário exercícios

Leia mais

ANATOMIA E FISIOLOGIA DA PELE. Enf. Clarissi Marques COREN-RS 10653

ANATOMIA E FISIOLOGIA DA PELE. Enf. Clarissi Marques COREN-RS 10653 ANATOMIA E FISIOLOGIA DA PELE Enf. Clarissi Marques COREN-RS 10653 Sistema Tegumentar É composto pela pele e seus anexos: - unhas; -pelos; -glândulas: sudoríparas e sebáceas. Características da pele Funções

Leia mais

BIOLOGIA IV - Cap. 25 Profa. Marcela Matteuzzo. Sistema Nervoso

BIOLOGIA IV - Cap. 25 Profa. Marcela Matteuzzo. Sistema Nervoso Sistema Nervoso Dispões de mensagens elétricas que caminham por nervos; Coordena diversas funções do organismo; Reação rápida aos estímulos; Equilíbrio e movimento. Sistema Nervoso Central - SNC Medula

Leia mais

ˆ distinguir lentes convergentes de lentes divergentes; ˆ conhecer o comportamento da luz quando incide em lentes convergentes e divergentes;

ˆ distinguir lentes convergentes de lentes divergentes; ˆ conhecer o comportamento da luz quando incide em lentes convergentes e divergentes; Aula nº6 1 Sumário Lentes convergentes e divergentes. Miopia e hipermetropia. Estudo do olho humano. 2 Objectivos especícos ˆ Denir lente; ˆ distinguir lentes convergentes de lentes divergentes; ˆ conhecer

Leia mais

C E E S V O. Centro Estadual de Educação Supletiva de Votorantim. Biologia Ensino Médio 3ª série

C E E S V O. Centro Estadual de Educação Supletiva de Votorantim. Biologia Ensino Médio 3ª série C E E S V O Centro Estadual de Educação Supletiva de Votorantim Biologia Ensino Médio 3ª série Principais assuntos abordados: Órgãos do sentido. Tecido epitelial. Tecido conjuntivo. Tecido conectivo. Tecido

Leia mais

Física. Óptica. Professor Alexei Muller.

Física. Óptica. Professor Alexei Muller. Física Óptica Professor Alexei Muller www.acasadoconcurseiro.com.br Física ÓPTICA Introdução à Óptica Óptica Geométrica A óptica geométrica estuda a geometria dos raios de luz, sem buscar explicações

Leia mais

CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII NOME: TURMA: DATA:

CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII NOME: TURMA: DATA: CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII NOME: TURMA: DATA: Atividade de estudo - Tecidos Responda as questões: 1. Quais são as diferenças de funcionamento entre a musculatura lisa e estriada? Em

Leia mais

Tricologia. Profa Elaine C. S. Ovalle. Tricologia

Tricologia. Profa Elaine C. S. Ovalle. Tricologia Tricologia Profa Elaine C. S. Ovalle Tricologia Tricologia - do grego thricos (cabelos) + logos (estudo) É um ramo da medicina que trata dos pêlos ou cabelos, iniciou-se na Inglaterra em 1902 Seus conhecimentos

Leia mais

On line 8º Ano / 2º Trimestre. Observe a imagem que apresenta os ossos do crânio e, em seguida, responda às questões.

On line 8º Ano / 2º Trimestre. Observe a imagem que apresenta os ossos do crânio e, em seguida, responda às questões. Questão 1 On line 8º Ano / 2º Trimestre Observe a imagem que apresenta os ossos do crânio e, em seguida, responda às questões. a) Classifique os seguintes ossos do crânio quanto ao seu formato. I. Parietal:.

Leia mais

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS E PRINCIPAIS TIPOS DE TECIDOS

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS E PRINCIPAIS TIPOS DE TECIDOS NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS E PRINCIPAIS TIPOS DE TECIDOS Profª MSc Monyke Lucena Átomos Compostos químicos Célula Tecidos Órgão Sistema Organismo Os animais apresentam diferentes tipos de tecidos,

Leia mais

b) Qual a vergência da lente a ser utilizada, se o ponto remoto de um olho míope for de 50 cm?

b) Qual a vergência da lente a ser utilizada, se o ponto remoto de um olho míope for de 50 cm? 1) (Unesp) Uma pessoa míope não consegue ver nitidamente um objeto se este estiver localizado além de um ponto denominado ponto remoto. Neste caso, a imagem do objeto não seria formada na retina, como

Leia mais

1) (Osec-SP) Na espécie humana, a cor dos olhos se deve à pigmentação da(o): a) Retina; b) Córnea; c) Íris; d) Pupila; e) Cristalino.

1) (Osec-SP) Na espécie humana, a cor dos olhos se deve à pigmentação da(o): a) Retina; b) Córnea; c) Íris; d) Pupila; e) Cristalino. Lista de Exercícios Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professor: Mário Neto Série: 2 Ano Disciplina: Biologia 1) (Osec-SP) Na espécie humana, a cor dos olhos se deve à pigmentação da(o): a)

Leia mais

Professora Lígia Cazarin

Professora Lígia Cazarin Tecidos do corpo humano Professora Lígia Cazarin Tecido Função Tipos de células 1.Epitelial 1.2 Glandular Matriz extracelular Localização 2.Conjuntivo 2.1 Propriamente dito 2.2 Cartilaginoso 2.3 Ósseo

Leia mais

LENTES SABINO. Prof. Sabino

LENTES SABINO. Prof. Sabino Prof. Sabino Nomenclatura das lentes Bi convexa Plano convexa Côncavo convexa Nomenclatura das lentes Bi côncava I Plano côncava III Convexo côncava AR CONVERGENTE VIDRO DIVERGENTE VIDRO AR AR AR V I D

Leia mais

Plano da Intervenção

Plano da Intervenção INTERVENÇÃO Brincando com os sentidos Jessica Queretti Pereira Plano da Intervenção CONTEXTUALIZAÇÃO Os alunos dos primeiros anos do ensino fundamental, estão em uma fase de descobertas e explorações,

Leia mais

Visão. Iluminação. Fernando Gonçalves Amaral. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UFRGS

Visão. Iluminação. Fernando Gonçalves Amaral. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UFRGS Visão Iluminação Fernando Gonçalves Amaral Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UFRGS 1 1 esfera φ 20 mm Movimento do globo por músculos extrínsecos Cristalino lente do olho Retina possui

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL BARÃO DO RIO BRANCO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO SISTEMA SENSORIAL

COLÉGIO ESTADUAL BARÃO DO RIO BRANCO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO SISTEMA SENSORIAL COLÉGIO ESTADUAL BARÃO DO RIO BRANCO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO SISTEMA SENSORIAL MICHEL FELIPE PRASNIEVSKI ROSIMAR RODRIGUES VINICIUS ARAUJO 2013 Sistemas Sensoriais É o sistema constituído

Leia mais

OS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS

OS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS Disciplina: Biologia Série: 2ª série E.M. - 1º TRIM Professora: Ivone Azevedo da Fonseca Assunto: Órgãos dos sentidos OS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS Os sentidos fundamentais do corpo humano - visão, audição, tato,

Leia mais

LUZ. A luz é uma forma de energia, que tem origem nos corpos luminosos e que se propaga em todas as direções.

LUZ. A luz é uma forma de energia, que tem origem nos corpos luminosos e que se propaga em todas as direções. LUZ A luz é uma forma de energia, que tem origem nos corpos luminosos e que se propaga em todas as direções. CORPOS LUMINOSOS São corpos que emitem luz. CORPOS ILUMINADOS São corpos que recebem luz e a

Leia mais

Níveis de Organização do Corpo Humano

Níveis de Organização do Corpo Humano Níveis de Organização do Corpo Humano Ao estudar o corpo humano, podemos analisá-lo por meio de diferentes níveis de organização. Podemos estudá-lo analisando os sistemas do corpo ou então seus tecidos

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências da Natureza Disciplina: Ciências Série: 8ª - Ensino Fundamental Professora: Raquel Lara Michel Ciências Atividades para Estudos Autônomos Data: 25 / 4 / 2016 Querido(a) aluno(a), Os assuntos

Leia mais

CIÊNCIAS EJA 5ª FASE PROF.ª SARAH DOS SANTOS PROF. SILONE GUIMARÃES

CIÊNCIAS EJA 5ª FASE PROF.ª SARAH DOS SANTOS PROF. SILONE GUIMARÃES CIÊNCIAS EJA 5ª FASE PROF.ª SARAH DOS SANTOS PROF. SILONE GUIMARÃES CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade I Tecnologia 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 2.1 Conteúdo Tecidos 3 CONTEÚDOS E HABILIDADES Habilidade

Leia mais

n 1 x sen = n 2 x sen

n 1 x sen = n 2 x sen LEI DE SNELL - DESCARTES R.I N n 1 x sen î 1 2 ^ n 2 x sen r î ^ r R.R n 1 x sen = n 2 x sen î ^ r 1 Índice de refração relativo: Índice de refração do meio 1 em relação ao meio 2. n 1 n 2 ^ r sen sen

Leia mais

O Ouvido Humano e a Audição

O Ouvido Humano e a Audição 36 Capítulo 4 O Ouvido Humano e a Audição Neste capítulo faremos um estudo sobre o ouvido humano, a fisiologia da audição e a sensibilidade do nosso sistema auditivo. 1. Conceitos básicos sobre a anatomia

Leia mais