Algoritmos e Linguagem de Programação I

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Algoritmos e Linguagem de Programação I"

Transcrição

1 Algoritmos e Linguagem de Programação I Roberto Ferreira Módulo I Aula 3 Algoritmos Computacionais

2 Na aula anterior vimos... Quais são os passos para solucionar um determinado problema. Exemplo: Estado inicial Estado final

3 Outro exemplo como fritar um ovo

4 ALGORITMOS COMPUTACIONAIS

5 Hardware x Software Usuário Software (Programas) Hardware (Máquina) Hardware: corresponde a parte física, o computador propriamente dito. Software: corresponde a parte lógica, são os programas e dados que rodam dentro do computador.

6 Programas O computador possui diversos programas. Um programa é um conjunto de instruções que indicam ao computador, passo a passo, o que ele tem que fazer. Logo, um programa nada mais é do que um algoritmo computacional descrito em uma linguagem de programação.

7 Programas O programa principal é chamado Sistema Operacional; Windows Linux (Ubuntu, Debian,...) Mac OS Exemplo de outros programas: Editor de texto: Word e Writer; Planilhas eletrônicas: Excel e Calc; Navegador de Internet: Internet Explorer, Firefox e Chrome. Jogos: Paciência, Campo Minado, outros.

8 Programas Linguagem de Programação Para que um algoritmo possa ser executado pelo computador, é necessário que ele seja programado, isto é, que ele seja transcrito para uma linguagem que o computador possa entender, direta ou indiretamente. Na disciplina, estudaremos inicialmente o Portugol e depois a linguagem de programação C.

9 Tradutor Os computadores só podem executar diretamente os algoritmos expressos em linguagem de máquina (que é um conjunto de instruções capazes de ativar diretamente os dispositivos eletrônicos do computador). Um tradutor é um programa que traduz um algoritmo que está escrito em uma determinada linguagem de programação em linguagem de máquina. Programa fonte Tradutor Programa Objeto Algoritmo ou programa escrito em uma determinada linguagem de programação Algoritmo ou programa traduzido para linguagem de máquina

10 Principais tipos de Linguagem de Programação Linguagem de Máquina (ou absoluta) Linguagem Simbólica (de Baixo Nível, de Montagem ou Assembler) Linguagem Automática (ou de Alto Nível) Linguagem que computador compreende Surgiu afim de simplificar a difícil programação da linguagem de máquina. Semelhantes às linguagens usadas para descrever o problema que se deseja resolver, ressaltando a linguagem profissional a que o usuário está acostumado. Instruções representadas por códigos binários: sequências de zeros e uns: Substitui os códigos binários por abreviações de nomes sugestivos que lembram a função da instrução. Existem várias linguagens automáticas: FORTRAN (FORmula TRANslation), ALGOL, PLI, APL, BASIC, LISP, SNOBOL, PASCAL, ADA, MODULA etc.

11 ALGORITMO Representa fielmente o raciocínio envolvido na Lógica de Programação Uma vez escrito pode ser traduzido para qualquer linguagem de programação

12 Diferença! ASPECTO ESTÁTICO Texto contendo instruções. Devem ser executados em uma ordem prescrita. ASPECTO DINÂMICO Efeitos que são causados pela execução do programa no tempo. Resultam em um conjunto de valores iniciais.

13 Foco no aspecto estático! Criar algoritmos para resolver problemas! Entrada: São os dados de entrada do algoritmo. Processamento: São os procedimentos utilizados para chegar ao resultado final. Saída: São os dados já processados.

14 Analogia ao ser humano

15 Exemplo Imagine o seguinte problema: Realizar a soma de dois números: N1 e N2. Para montar o algoritmo proposto, faremos três perguntas: a) Quais são os dados de entrada? b) Qual será o processamento a ser utilizado? c) Quais serão os dados de saída?

16 Exemplo Imagine o seguinte problema: Realizar a soma de dois números: N1 e N2. Para montar o algoritmo proposto, faremos três perguntas: a) Quais são os dados de entrada? Os dados de entrada são N1 e N2 b) Qual será o processamento a ser utilizado? O procedimento será somar todos os dados de entrada: Soma = N1 + N2 c) Quais serão os dados de saída? O dado de saída será a soma entre esses dois números

17 Algoritmo do exemplo Imagine o seguinte problema: Realizar a soma de dois números: N1 e N2. 1. Receba o número 1 2. Receba o número 2 3. Some os números 4. Mostre o resultado

18 Algoritmos Formas de representação Descrição Narrativa Fluxograma Convencional Diagrama de Chapin Pseudolinguagem

19 Descrição Narrativa Nesta forma de representação os algoritmos são expressos diretamente em linguagem natural. Exemplos: Troca de um pneu furado: Afrouxar ligeiramente as porcas Suspender o carro Retirar as porcas e o pneu Colocar o pneu reserva Apertar as porcas Abaixar o carro Dar o aperto final nas porcas

20 Descrição Narrativa Observação: Cálculo da média de um aluno: Obter as notas da primeira e da segunda prova Calcular a média aritmética entre as duas Se a média for maior ou igual a 6, o aluno foi aprovado, senão ele foi reprovado. Esta representação é pouco usada na prática porque o uso de linguagem natural muitas vezes dá oportunidade a más interpretações, ambiguidades e imprecisões.

21 Fluxograma Representação gráfica de algoritmos onde formas geométricas diferentes implicam ações distintas. Tal propriedade facilita o entendimento das idéias contidas nos algoritmos e justifica sua popularidade. Sua principal função é a de facilitar a visualização dos passos de um processamento.

22 Quadro de símbolos SÍMBOLO FUNÇÃO Início e fim do fluxograma Operação de entrada de dados Operação de saída de dados Operação de atribuição Decisão

23 Representação de algoritmo através de fluxograma Calcula a média e informa se o aluno foi aprovado ou não.

24 Diagrama de Chapin O diagrama foi criado por Ned Chapin. Substituir o fluxograma tradicional por um diagrama que apresenta uma visão hierárquica e estruturada da lógica do programa.

25 Pseudocódigo Também conhecida como pseudolinguagem, português estruturado ou portugol. É bastante rica em detalhes e, por assemelhar-se bastante à forma em que os programas são escritos. Esta representação é suficientemente geral para permitir que a tradução de um algoritmo nela representado para uma linguagem de programação específica seja praticamente direta.

26 Pseudocódigo

27 Seja um algoritmo Durante o desenvolvimento É importante verificar o estado dos dados a cada instrução. Verificando o conteúdo de todas as variáveis contidas no algoritmo. Este teste é chamado de Teste de mesa Significa, seguir as instruções do algoritmo de maneira precisa para verificar se o procedimento utilizado está correto ou não. Após desenvolver Deverá sempre ser testado.

28 Teste de mesa Deve-se enumerar as linhas do algoritmo. Em seguida criar uma tabela onde, a cada linha, são mostrados os conteúdos das variáveis do algoritmo e o número da linha executada. Para uma melhor visualização do processo, adotaremos a seguinte convenção: nas linhas em que uma variável é lida (entrada), o valor da variável ficará entre colchetes [ ]; quando o conteúdo de uma variável for escrito (saída), ficará entre chaves { }.

29 Relembrando os sólidos de Platão: As faces são constituídas por seções de planos, considerando que entre duas faces temos as arestas, as quais possuem em suas extremidades os vértices. Platão foi um filósofo grego, que viveu entre os séculos V e IV A.C., e estabeleceu importantes propriedades em alguns poliedros. O número de arestas é igual em todas as faces; Os ângulos poliédricos possuem o mesmo número de arestas; Nos sólidos considerados poliedros de Platão vale a relação de Euler (V A + F = 2) onde V = vértices, A = arestas e F = faces. Para encontrarmos o número de vértices, vamos isolar o vértice da equação acima, obtendo que: V = 2 + A - F.

30 Algoritmo para determinar o número de vértices de uma figura geométrica Inicio 1. Escreva ( Entre com o número de faces da figura geométrica: ) 2. Leia (faces) 3. Escreva ( Entre com um número de arestas da figura geométrica: ) 4. Leia (arestas) 5. Vértices <- arestas + 2 faces 6. Escreva ( O número de vértices do objeto especificado é:, vértices) Fim

31 Teste de mesa para este algoritmo Inicio 1. Escreva ( Entre com o número de faces da figura geométrica: ) 2. Leia (faces) 3. Escreva ( Entre com um número de arestas da figura geométrica: ) 4. Leia (arestas) 5. Vértices <- arestas + 2 faces 6. Escreva ( O número de vértices do objeto especificado é:, vértices) Fim Linha Vértices Faces Arestas 1???

32 Teste de mesa para este algoritmo Inicio 1. Escreva ( Entre com o número de faces da figura geométrica: ) 2. Leia (faces) 3. Escreva ( Entre com um número de arestas da figura geométrica: ) 4. Leia (arestas) 5. Vértices <- arestas + 2 faces 6. Escreva ( O número de vértices do objeto especificado é:, vértices) Fim Linha Vértices Faces Arestas 1??? 2? [6]?

33 Teste de mesa para este algoritmo Inicio 1. Escreva ( Entre com o número de faces da figura geométrica: ) 2. Leia (faces) 3. Escreva ( Entre com um número de arestas da figura geométrica: ) 4. Leia (arestas) 5. Vértices <- arestas + 2 faces 6. Escreva ( O número de vértices do objeto especificado é:, vértices) Fim Linha Vértices Faces Arestas 1??? 2? [6]? 3? 6?

34 Teste de mesa para este algoritmo Inicio 1. Escreva ( Entre com o número de faces da figura geométrica: ) 2. Leia (faces) 3. Escreva ( Entre com um número de arestas da figura geométrica: ) 4. Leia (arestas) 5. Vértices <- arestas + 2 faces 6. Escreva ( O número de vértices do objeto especificado é:, vértices) Fim Linha Vértices Faces Arestas 1??? 2? [6]? 3? 6? 4? 6 [12]

35 Teste de mesa para este algoritmo Inicio 1. Escreva ( Entre com o número de faces da figura geométrica: ) 2. Leia (faces) 3. Escreva ( Entre com um número de arestas da figura geométrica: ) 4. Leia (arestas) 5. Vértices <- arestas + 2 faces 6. Escreva ( O número de vértices do objeto especificado é:, vértices) Fim Linha Vértices Faces Arestas 1??? 2? [6]? 3? 6? 4? 6 [12]

36 Teste de mesa para este algoritmo Inicio 1. Escreva ( Entre com o número de faces da figura geométrica: ) 2. Leia (faces) 3. Escreva ( Entre com um número de arestas da figura geométrica: ) 4. Leia (arestas) 5. Vértices <- arestas + 2 faces 6. Escreva ( O número de vértices do objeto especificado é:, vértices) Fim Linha Vértices Faces Arestas 1??? 2? [6]? 3? 6? 4? 6 [12] {8} 6 12

37 Exercícios 1. Quais são as etapas na criação de um algoritmo? 2. Identifique os dados de entrada, processamento e saída no algoritmo abaixo: Receba código do produto Receba valor do produto Receba quantidade comprada do produto Calcule o valor da compra Mostre o valor da compra 3. Crie um algoritmo utilizando descrição narrativa para resolver os seguintes problemas: a) Trocar uma lâmpada b) Preparar um café c) Receber um número e informe se ele é negativo, zero ou positivo 4. Represente os algoritmos criados na questão 3 através de fluxograma. 5. Faça um teste de mesa para o algoritmo da letra C da questão 3.

INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO

INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO 1 - CONCEITO DE ALGORITMO A automação é o processo em que uma tarefa deixa de ser desempenhada pelo homem e passa a ser realizada por máquinas, sejam estas dispositivos mecânicos,

Leia mais

Algoritmos e Técnicas. Lógica de Programação. É a técnica de encadear pensamento para atingir determinado objetivo.

Algoritmos e Técnicas. Lógica de Programação. É a técnica de encadear pensamento para atingir determinado objetivo. Algoritmos e Técnicas Lógica de Programação É a técnica de encadear pensamento para atingir determinado objetivo. 1 Algoritmos - Conceitos Um algoritmo é uma seqüência de ações (passos) finitas, bem definidas,

Leia mais

Conceitos Básicos. Professor: Juliano Lucas Gonçalves.

Conceitos Básicos. Professor: Juliano Lucas Gonçalves. Conceitos Básicos Professor: Juliano Lucas Gonçalves juliano.goncalves@ifsc.edu.br Agenda Revisão Algoritmos Memória, variáveis e constantes Estrutura básica de um algoritmo em pseudocódigo 2 O que já

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA AULA 02 ALGORITMOS

INFORMÁTICA APLICADA AULA 02 ALGORITMOS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: Bacharelado em Ciências e Tecnologia INFORMÁTICA APLICADA AULA 02 ALGORITMOS Profª ª Danielle Casillo ALGORITMOS Um algoritmo é uma sequência de instruções

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES 1. Introdução à Lógica de Programação 1.1. Lógica? Lógica de programação é a técnica de encadear pensamentos para atingir determinado objetivo.

Leia mais

Introdução à Ciência da Computação ICC0001 Prof. Diego Buchinger

Introdução à Ciência da Computação ICC0001 Prof. Diego Buchinger Algoritmos e Linguagens de Programação Introdução à Ciência da Computação ICC0001 Prof. Diego Buchinger Conceitos Básicos Para dizer o que um computador deve fazer devemos programá-lo através de instruções

Leia mais

Fluxograma. Símbolo Nome Descrição

Fluxograma. Símbolo Nome Descrição 63 Fluxograma Analisaremos agora o método de representação de algoritmos denominado fluxograma. Conceitualmente um fluxograma é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática

Leia mais

Conceitos Básicos ENTRADA PROCESSAMENTO SAÍDA

Conceitos Básicos ENTRADA PROCESSAMENTO SAÍDA Aula 02 - Algoritmos Disciplina: Algoritmos Prof. Allbert Velleniche de Aquino Almeida E-mail: allbert.almeida@fatec.sp.gov.br Site: http://www.allbert.com.br /allbert.almeida Conceitos Básicos Desde o

Leia mais

PPM CONTEÚDO. Lógica de programação Programação para manufatura Sistemas supervisorios PROGRAMAÇÃO PARA MANUFATURA 05/03/2009

PPM CONTEÚDO. Lógica de programação Programação para manufatura Sistemas supervisorios PROGRAMAÇÃO PARA MANUFATURA 05/03/2009 PPM PROGRAMAÇÃO PARA MANUFATURA CONTEÚDO Lógica de programação Programação para manufatura Sistemas supervisorios 1 LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Abrangência Introduzir os conceitos básicos relacionados à lógica

Leia mais

ALGORITMOS AULA 1. Profª Amanda Gondim

ALGORITMOS AULA 1. Profª Amanda Gondim ALGORITMOS AULA 1 Profª Amanda Gondim O que é lógica? NOÇÕES DE LÓGICA A lógica trata da correção do pensamento Ensina-nos a usar corretamente as leis do pensamento É a arte de pensar corretamente A forma

Leia mais

Capítulo 1 - Lógica e Algoritmos

Capítulo 1 - Lógica e Algoritmos 1. Introdução à Lógica de Programação Capítulo 1 - Lógica e Algoritmos A lógica de programação é necessária para pessoas que desejam trabalhar com desenvolvimento de sistemas e programas, ela permite definir

Leia mais

Introdução à Programação. Ceça Moraes

Introdução à Programação. Ceça Moraes Introdução à Programação Ceça Moraes Conteúdo Algoritmos Representação Exercícios Linguagens de Programação Compilador Interpretador 2 Lógica O que é lógica? Ciência que estuda as leis do raciocínio. Correção/validação

Leia mais

Aula 2 - Introdução Cleverton Hentz

Aula 2 - Introdução Cleverton Hentz Aula 2 - Introdução Cleverton Hentz Sumário de Aula } Programas } Linguagens de Programação } Formas de Estruturação de Algoritmos 2 Programas } Os algoritmos são utilizados na construção de programas

Leia mais

Programação em C. Victor Amorim dos Santos

Programação em C. Victor Amorim dos Santos Programação em C Victor Amorim dos Santos Apresentação Professor Formação Victor Amorim dos Santos http://inf.ufes.br/~victor.amsantos/ Bacharel Sistemas de Informação - IFES Mestre em Informática - UFES

Leia mais

Aula 02. Algoritmos e Pseudocódigo

Aula 02. Algoritmos e Pseudocódigo Aula 02 Algoritmos e Pseudocódigo Tópicos Principais Definição de Algoritmo Formas de representação Condicionais Repetições Definição de Algoritmo Um algoritmo é uma sequência de ações que resolve um problema.

Leia mais

Introdução à Lógica de Programação

Introdução à Lógica de Programação Introdução à Lógica de Programação 1 Elaboração de um programa Problema Análise Programa Algoritmo 2 Processo de geração de um programa Análise do problema: Ler atentamente o enunciado do problema até

Leia mais

Funcionamento do computador. Conceito e definição de algoritmos. Prof. Alex Camargo

Funcionamento do computador. Conceito e definição de algoritmos. Prof. Alex Camargo UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS BAGÉ ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO Funcionamento do computador. Conceito e definição de algoritmos Prof. Alex Camargo alexcamargoweb@gmail.com Funcionamento do computador

Leia mais

Estruturas de Controle de Fluxo

Estruturas de Controle de Fluxo Estruturas de Controle de Fluxo Exercício 11 Elabore um algoritmo, representando-o com um pseudocódigo e com um fluxograma, que com base no nome, em três notas e no número de faltas de um aluno qualquer

Leia mais

Aplicaremos a técnica do teste de mesa sobre o algoritmo abaixo, o qual visa determinar o número de vértices de uma figura geométrica.

Aplicaremos a técnica do teste de mesa sobre o algoritmo abaixo, o qual visa determinar o número de vértices de uma figura geométrica. Teste de Mesa Ao nos recordarmos dos passos necessários para a construção de um algoritmo veremos que após a elaboração de um algoritmo devemos testá-lo realizando simulações com o propósito de verificarmos

Leia mais

Ivanovitch Medeiros Dantas da Silva. Natal, 01 de setembro de 2011

Ivanovitch Medeiros Dantas da Silva. Natal, 01 de setembro de 2011 Ivanovitch Medeiros Dantas da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação DCA0800 - Algoritmos e Lógica de Programação Natal, 01 de setembro de

Leia mais

Projeto de Algoritmos

Projeto de Algoritmos Projeto de Algoritmos Introdução aos Sistemas Computacionais Prof. Ernani Viriato de Melo / Reginaldo Costa http://www.ernani.eti.br http://reginaldofazu.blogspot.com 2º Semestre - 2008 Conceitos Básicos

Leia mais

Algoritmos - 1. Alexandre Diehl. Departamento de Física - UFPel

Algoritmos - 1. Alexandre Diehl. Departamento de Física - UFPel Algoritmos - 1 Alexandre Diehl Departamento de Física - UFPel Conceitos básicos Computador: conceito clássico (até quando????) HARDWARE (partes físicas) SOFTWARE (programas) PCF2017 2 Conceitos básicos

Leia mais

Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica

Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica Edilson Hipolito da Silva edilson.hipolito@ifsc.edu.br - http://www.hipolito.info Aula 06 - Introdução a algoritmos Roteiro Algoritmos Formas

Leia mais

Prof. Jorge Cavalcanti

Prof. Jorge Cavalcanti Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Engenharia de Computação Introdução a Algoritmos Parte 03 (baseado no material do prof. Marcelo Linder) Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br

Leia mais

Algoritmos. Prof. Jonatas Bastos Site:

Algoritmos. Prof. Jonatas Bastos   Site: Algoritmos Prof. Jonatas Bastos Email: jonatasfbastos@gmail.com Site: http://jonatasfbastos.wordpress.com/ 1 Dúvidas! p p p Como os computadores entendem os algoritmo? Os computadores não entendem os passos

Leia mais

Computadores = cérebros eletrônicos?

Computadores = cérebros eletrônicos? Prof. André Backes Introdução Computadores = cérebros eletrônicos? Computadores são máquinas e, por si sós, não podem ser inteligentes. Alguém as projetou e deu a ela todas as características que possuem.

Leia mais

GFM015 Introdução à Computação. Algoritmos. Ilmério Reis da Silva UFU/FACOM

GFM015 Introdução à Computação. Algoritmos. Ilmério Reis da Silva  UFU/FACOM GFM015 Introdução à Computação Algoritmos Ilmério Reis da Silva ilmerio@facom.ufu.br www.facom.ufu.br/~ilmerio/ic UFU/FACOM Programa 1. Noções básicas sobre os componentes de micro computadores 2.Uso de

Leia mais

Fundamentos de Programação

Fundamentos de Programação Fundamentos de Programação CP41F Aula 2 Prof. Daniel Cavalcanti Jeronymo Conceito de algoritmo. Raciocínio lógico na construção de algoritmos. Estrutura de algoritmos. Universidade Tecnológica Federal

Leia mais

Introdução à Lógica de Programação

Introdução à Lógica de Programação Sistemas Operacionais e Introdução à Programação Introdução à Lógica de Programação 1 Resolução de problemas usando computador Computador: ferramenta para processamento automático de dados Processamento

Leia mais

Aula 4B. Lógica e Algoritmos. Profª. Fabiany

Aula 4B. Lógica e Algoritmos. Profª. Fabiany Fundamentos de Programação 1 Aula 4B Lógica e Algoritmos. Profª. Fabiany Lógica A lógica de programação é a técnica de encadear pensamentos para atingir determinado objetivo. Sequência Lógica São passos

Leia mais

Programação de Computadores I Introdução. Prof. Ramon Figueiredo Pessoa

Programação de Computadores I Introdução. Prof. Ramon Figueiredo Pessoa Programação de Computadores I Introdução Prof. Ramon Figueiredo Pessoa 1 Conceitos Básicos O computador só consegue: Armazenar dados em disco Imprimir Relatórios gerar gráficos realizar cálculos 5 4 3

Leia mais

Noções de Algoritmos

Noções de Algoritmos Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Noções de Algoritmos DCA0800 - Algoritmos e Lógica de Programação Heitor Medeiros 1 Tópicos da aula Algoritmos

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Prof. Marcelo West Araçuaí 2013 Sumário 1. Introdução... 1 1.1 Algoritmos não computacionais... 2 1.2 Algoritmos computacionais... 4 1.2.1 Teste de Mesa... 6 1.4 Formas de Representação

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO 1

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO 1 LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO 1 Prof. RANILDO LOPES CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Introdução aos conceitos básicos de lógica de programação Fundamentos da Lógica de Programação Tipos e estrutura de dados, variáveis, constantes,

Leia mais

Computação I: Representações de Algoritmos

Computação I: Representações de Algoritmos Computação I: Representações de Algoritmos reginaldo.re@utfpr.edu.br * Parte da apresentação foi gentilmente cedida pelo prof. Igor Steinmacher Agenda Objetivos Relembrando... Algoritmos para desenvolver

Leia mais

Algoritmos e Técnicas de Programação

Algoritmos e Técnicas de Programação Algoritmos e Técnicas de Programação Introdução filipe.raulino@ifrn.edu.br Créditos O material utilizado neste curso é composto de adaptações dos Slides do Professor Diego Silveira. Objetivos Fazer uma

Leia mais

Disciplina de Algoritmos e Programação

Disciplina de Algoritmos e Programação Disciplina de Algoritmos e Programação Atividades Plano de ensino Conteúdos da disciplina, definição das datas, critérios de avaliação e bibliografias Início da matéria Conceito e definição de algoritmos

Leia mais

Introdução à Algoritmos. Professora: Fabíola Gonçalves.

Introdução à Algoritmos. Professora: Fabíola Gonçalves. Introdução à Algoritmos Professora: Fabíola Gonçalves. AGENDA Algoritmos Definição Por que precisamos de Algoritmos Características Formas de representação Descrição Narrativa Fluxograma Linguagem Algorítmica

Leia mais

Desenvolvimento de Algoritmos. RAD 2119 Tecnologia de Informação Aplicada a Administração. Essa aula. Lógica e Pensamento Lógico. Lógica.

Desenvolvimento de Algoritmos. RAD 2119 Tecnologia de Informação Aplicada a Administração. Essa aula. Lógica e Pensamento Lógico. Lógica. RAD 2119 Tecnologia de Informação Aplicada a Administração Desenvolvimento de Algoritmos Prof. Ildeberto A. Rodello rodello@fearp.usp.br http://www.fearp.usp.br/~rodello 3602.0514 Essa aula Definições

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados I. Universidade Federal de São João del-rei Pedro Mitsuo Shiroma Sala 119 Bloco 3

Algoritmos e Estruturas de Dados I. Universidade Federal de São João del-rei Pedro Mitsuo Shiroma Sala 119 Bloco 3 Algoritmos e Estruturas de Dados I Universidade Federal de São João del-rei Pedro Mitsuo Shiroma Sala 119 Bloco 3 Computação - Algoritmo O que é um algoritmo? Um procedimento passo-a-passo para a solução

Leia mais

Aula 02. MC Algoritmos e Programação de Computadores. Algoritmos: Definição e Exemplos.

Aula 02. MC Algoritmos e Programação de Computadores. Algoritmos: Definição e Exemplos. Aula 02 MC 102 - Algoritmos e Programação de Computadores Algoritmos: Definição e Exemplos. 2o. Sem. 2007 Algoritmos e Programação de Computadores - Turmas I J K L 1 Programação de Computadores Atividade

Leia mais

Programação de Computadores III

Programação de Computadores III Programação de Computadores III Introdução a Algoritmos (Parte I) Professor Hugo de Oliveira Barbalho hbarbalho@ic.uff.br Material produzido pelo professor: Leandro Augusto Frata Fernandes (laffernandes@ic.uff.br)

Leia mais

Introdução à Lógica de Programação. Adaptação de Luis Otavio Alvares

Introdução à Lógica de Programação. Adaptação de Luis Otavio Alvares 1 Introdução à Lógica de Programação Adaptação de Luis Otavio Alvares 2 Elaboração de um programa Problema Análise Programa Algoritmo 3 Processo de geração de um programa Análise do problema: Ler atentamente

Leia mais

#Conceituação. Algoritmos. Eliezio Soares

#Conceituação. Algoritmos. Eliezio Soares INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS SÃO GONÇALO DO AMARANTE Algoritmos #Conceituação Eliezio Soares Eliezio.soares@ifrn.edu Computadores e Tarefas 1. O computador

Leia mais

Linguagem de Descrição de algoritmos

Linguagem de Descrição de algoritmos FTC Faculdade de Tecnologia e Ciências Engenharia Civil 1º Semestre Linguagem de Descrição de algoritmos Rafael Barbosa Neiva rafael@prodados.inf.br Definição - Algoritmo Diariamente, executamos uma série

Leia mais

Programação de Computadores:

Programação de Computadores: Instituto de C Programação de Computadores: Pseudocódigo e Estruturas Básicas de Controle Luis Martí Instituto de Computação Universidade Federal Fluminense lmarti@ic.uff.br - http://lmarti.com Roteiro

Leia mais

Como representar um algoritmo?

Como representar um algoritmo? de Algoritmos Prof. Araken Medeiros araken@ufersa.edu.br Angicos, RN 15/9/2009 Como representar um algoritmo? 15/9/2009 Prof. Araken Medeiros 2 Há várias formas de representação de Dentre elas, as mais

Leia mais

Algoritmos e Técnicas de Programação Introdução Givanaldo Rocha de Souza

Algoritmos e Técnicas de Programação Introdução Givanaldo Rocha de Souza Algoritmos e Técnicas de Programação Introdução Givanaldo Rocha de Souza givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha Conceitos Lógica de Programação técnica de encadear pensamentos

Leia mais

AEDI Introdução Revisão 2

AEDI Introdução Revisão 2 exatasfepi.com.br AEDI Introdução Revisão 2 André Luís Duarte...mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão.is

Leia mais

ALGORITMOS COM SELEÇÃO 1 - ESTRUTURA CONDICIONAL (ESTRUTURAS DE CONTROLE)

ALGORITMOS COM SELEÇÃO 1 - ESTRUTURA CONDICIONAL (ESTRUTURAS DE CONTROLE) Algoritmos e Estruturas de Dados 1 Prof. Eduardo 1 ALGORITMOS COM SELEÇÃO 1 - ESTRUTURA CONDICIONAL (ESTRUTURAS DE CONTROLE) Já vimos entrada, processamento e saída, que compõem os algoritmos puramente

Leia mais

Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos)

Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos) Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos) Sistema Computacional Peopleware (usuário) Software (programas) Hardware (máquina) Hardware Corresponde à parte material, aos componentes

Leia mais

CONCEITOS DE ALGORITMOS

CONCEITOS DE ALGORITMOS CONCEITOS DE ALGORITMOS Fundamentos da Programação de Computadores - 3ª Ed. 2012 Editora Prentice Hall ISBN 9788564574168 Ana Fernanda Gomes Ascênsio Edilene Aparecida Veneruchi de Campos Algoritmos são

Leia mais

ESTRUTURA CONDICIONAL E SELEÇÃO

ESTRUTURA CONDICIONAL E SELEÇÃO Algoritmos e Estruturas de Dados 1 Prof. Eduardo 1 ESTRUTURA CONDICIONAL E SELEÇÃO 1 - ESTRUTURA CONDICIONAL (ESTRUTURAS DE CONTROLE OU DECISÃO) Até o momento da disciplina vimos algoritmos e programas

Leia mais

Fluxograma Pseudocódigo Estruturas de decisão. Professor Leandro Augusto Frata Fernandes

Fluxograma Pseudocódigo Estruturas de decisão. Professor Leandro Augusto Frata Fernandes Programação de Computadores III Aula 4 Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2011.1/tcc-03.063 Roteiro da Aula

Leia mais

Microcontroladores. Programação: fluxogramas, pseudocódigos e lógica. Prof. Daniel

Microcontroladores. Programação: fluxogramas, pseudocódigos e lógica. Prof. Daniel Microcontroladores Programação: fluxogramas, pseudocódigos e lógica Prof. Daniel 1 Algoritmo Pseudocódigo Também conhecido como Portugol ou Português Estruturado; As instruções são todas padronizadas;

Leia mais

Programação de Computadores III

Programação de Computadores III Programação de Computadores III Pseudocódigo e Estruturas Básicas de Controle Professor Hugo de Oliveira Barbalho hbarbalho@ic.uff.br Material produzido pelo professor: Leandro Augusto Frata Fernandes

Leia mais

Algoritmo e Programação Matemática

Algoritmo e Programação Matemática Algoritmo e Programação Matemática Fundamentos de Algoritmos Parte 1 Renato Dourado Maia Instituto de Ciências Agrárias Universidade Federal de Minas Gerais Dados A funcionalidade principal de um computador

Leia mais

Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática. Exercício 1: Correspondência

Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática. Exercício 1: Correspondência Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática Exercício 1: Correspondência Relacione os termos da tabela 1 abaixo com as definições da tabela 2. Para facilitar, os termos da tabela 1 estão colocados

Leia mais

ALGORITMOS COM SELEÇÃO 1 - ESTRUTURA CONDICIONAL (ESTRUTURAS DE CONTROLE)

ALGORITMOS COM SELEÇÃO 1 - ESTRUTURA CONDICIONAL (ESTRUTURAS DE CONTROLE) Algoritmos e Estruturas de Dados 1 Prof. Eduardo 1 ALGORITMOS COM SELEÇÃO 1 - ESTRUTURA CONDICIONAL (ESTRUTURAS DE CONTROLE) Até o momento da disciplina vimos comandos de entrada, processamento e saída

Leia mais

Programação de Computadores III

Programação de Computadores III Programação de Computadores III Pseudocódigo e Estruturas Básicas de Controle Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2013.1/tcc-00.157

Leia mais

2 Fluxogramas e Pseudocódigo. 18 Programação em C/C++ estrutura básica e conceitos fundamentais

2 Fluxogramas e Pseudocódigo. 18 Programação em C/C++ estrutura básica e conceitos fundamentais 2 Fluxogramas e Pseudocódigo 18 Programação em C/C++ estrutura básica e conceitos fundamentais 1 Algoritmos em linguagem informal e em linguagens formais Voltemos a considerar alguns algoritmos que traduzem

Leia mais

Lógica de Programação

Lógica de Programação Lógica de Programação Significa o uso correto das leis do pensamento e de processos de raciocínio para a produção de soluções logicamente válidas v e coerentes,, que resolvam com qualidade os problemas

Leia mais

Revisão Histórico das Linguagens de Programação

Revisão Histórico das Linguagens de Programação Revisão Histórico das Linguagens de Programação Qual a única linguagem compreendida pelos computadores? O que é uma linguagem de programação de alto nível? Como fazer o computador entender um programa

Leia mais

Algoritmos e Técnicas de Programação

Algoritmos e Técnicas de Programação Algoritmos e Técnicas de Programação Introdução a Algoritmos Jonathan Pereira Jonathan.pereira@ifrn.edu.br Sumário Introdução a algoritmos Linguagem de programação Elaboração de programas Sumário Introdução

Leia mais

INTRODUÇÃO A ALGORITMOS

INTRODUÇÃO A ALGORITMOS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE Campus João Câmara INTRODUÇÃO A ALGORITMOS Prof. Alba Lopes alba.lopes@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/albalopes INTRODUÇÃO

Leia mais

Algoritmo de Programação. Aula1

Algoritmo de Programação. Aula1 Algoritmo de Programação Aula1 Conceituação Muitas definições podem ser dadas à palavra algoritmo. Atualmente, tem-se associado algoritmo à computação, mas este não é um termo restrito à computação ou

Leia mais

AULA 07. HABILIDADES TRABALHADAS: Desenvolver algoritmos utilizando laços a partir da leitura de fluxogramas ou algoritmos em portugol.

AULA 07. HABILIDADES TRABALHADAS: Desenvolver algoritmos utilizando laços a partir da leitura de fluxogramas ou algoritmos em portugol. AULA 07 OBJETIVO: Estruturas de repetição: visão geral HABILIDADES TRABALHADAS: Desenvolver algoritmos utilizando laços a partir da leitura de fluxogramas ou algoritmos em portugol. ESTRUTURA DE REPETIÇÃO

Leia mais

Estruturas de Seleção Seleção Simples e Composta (parte 1)

Estruturas de Seleção Seleção Simples e Composta (parte 1) Seleção Simples e Composta (parte 1) Material produzido por professores da UFABC Objetivos Reconhecer a necessidade do uso de estruturas de seleção (decisão) Aprender a utilizar operadores relacionais

Leia mais

2 Fluxogramas e Pseudocódigo

2 Fluxogramas e Pseudocódigo 2 Fluxogramas e Pseudocódigo Programação em C/C++ estrutura básica e conceitos fundamentais 1 Algoritmos em linguagem informal e em linguagens formais Voltemos a considerar alguns algoritmos que traduzem

Leia mais

Fluxogramas. Vanessa Braganholo

Fluxogramas. Vanessa Braganholo Fluxogramas Vanessa Braganholo vanessa@ic.uff.br Antes de vermos Fluxogramas...... vamos conhecer um pouco sobre a evolução das linguagens de programação 2 Paradigmas de Programação Definem regras básicas

Leia mais

CONCEITO DE COMPUTADOR. O que é um computador?

CONCEITO DE COMPUTADOR. O que é um computador? CONCEITO DE COMPUTADOR O que é um computador? CONCEITO DE COMPUTADOR Denomina-se computador uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Contudo,

Leia mais

Fluxograma. Conjunto de símbolos utilizados em fluxogramas

Fluxograma. Conjunto de símbolos utilizados em fluxogramas 27 Símbolo Nome Terminador Seta de fluxo Entrada de dados Atribuição Saída de dados Desvio condicional Declaração Fluxograma Descrição Indica o início e o fim do fluxo do algoritmo. Indica o sentido do

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais

Fundamentos de Sistemas Operacionais Fundamentos de Sistemas Operacionais Aula 2 Princípios de Programação Prof. Belarmino Linguagem de Computadores Internamente os computadores usam instruções e armazenam os dados no formato numérico binário

Leia mais

Lógica de Programação. Profas. Simone Campos Camargo e Janete Ferreira Biazotto

Lógica de Programação. Profas. Simone Campos Camargo e Janete Ferreira Biazotto Lógica de Programação Profas. Simone Campos Camargo e Janete Ferreira Biazotto O curso Técnico em Informática É o profissional que desenvolve e opera sistemas, aplicações, interfaces gráficas; monta estruturas

Leia mais

Unidade 2: Algoritmos e programação

Unidade 2: Algoritmos e programação Unidade 2: Algoritmos e programação 2.1. Algoritmos Os computadores estão sendo utilizados para resolver problemas cada vez de maior porte e complexidade. A utilização do computador para resolver problemas

Leia mais

Objetivo: Desenvolver algoritmos a partir de problemas

Objetivo: Desenvolver algoritmos a partir de problemas Objetivo: Desenvolver algoritmos a partir de problemas Definição de Lógica Definição de Algoritmo Algoritmo x Lógica Diagrama de Blocos e Portugol Portugol: Estrutura da Linguagem Exemplos de Diagramas

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS. 2) Explique a diferença entre algoritmo computacional e não computacional.

LISTA DE EXERCÍCIOS. 2) Explique a diferença entre algoritmo computacional e não computacional. LISTA DE EXERCÍCIOS 1) Qual a definição de lógica de programação? 2) Explique a diferença entre algoritmo computacional e não computacional. 3) Qual a definição de instruções em computação? 4) Qual a definição

Leia mais

Linguagens de Programação I. Introdução a Algoritmos e Lógica de Programação

Linguagens de Programação I. Introdução a Algoritmos e Lógica de Programação Linguagens de Programação I Introdução a Algoritmos e Lógica de Programação 1 INTRODUÇÃO Que é um programa de computador? Um programa de computador é o produto resultante da atividade intelectual de um

Leia mais

AULA 03: FUNCIONAMENTO DE UM COMPUTADOR

AULA 03: FUNCIONAMENTO DE UM COMPUTADOR ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES I AULA 03: FUNCIONAMENTO DE UM COMPUTADOR Prof. Max Santana Rolemberg Farias max.santana@univasf.edu.br Colegiado de Engenharia de Computação O QUE É UM COMPUTADOR?

Leia mais

Fluxogramas. Leonardo Gresta Paulino Murta.

Fluxogramas. Leonardo Gresta Paulino Murta. Fluxogramas Leonardo Gresta Paulino Murta leomurta@ic.uff.br Antes de vermos Fluxogramas......vamos conhecer um pouco sobre a evolução das linguagens de programação Leonardo Murta Fluxogramas 2 Paradigmas

Leia mais

Compiladores. Introdução à Compiladores

Compiladores. Introdução à Compiladores Compiladores Introdução à Compiladores Cristiano Lehrer, M.Sc. Introdução (1/2) O meio mais eficaz de comunicação entre pessoas é a linguagem (língua ou idioma). Na programação de computadores, uma linguagem

Leia mais

Introdução à Algoritmos INF 1005 e INF Programação I

Introdução à Algoritmos INF 1005 e INF Programação I Introdução à Algoritmos INF 1005 e INF1004 - Programação I Pontifícia Universidade Católica Departamento de Informática 1 Algoritmo: Conceito Sequência finita e não ambígua de passos para a solução de

Leia mais

BCC Introdu c ao ` a Programa c ao Portugol Guillermo C amara-ch avez UFOP 1/35

BCC Introdu c ao ` a Programa c ao Portugol Guillermo C amara-ch avez UFOP 1/35 BCC 201 - Introdução à Programação Portugol Guillermo Cámara-Chávez UFOP 1/35 Introdução I Lógica A lógica é usada no dia a dia das pessoas que trabalham com computação para solucionar problemas de forma

Leia mais

INTRODUÇÃO A LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

INTRODUÇÃO A LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO INTRODUÇÃO A LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Algoritmos Computacionais Lógica O que é Lógica? Ciência que estuda as formas do pensamento Raciocínio Colocar as ideias no lugar Sempre que pensamos a lógica nos acompanha

Leia mais

Conceitos Básicos de Algoritmos

Conceitos Básicos de Algoritmos Conceitos Básicos de Algoritmos 35 TIPOS PRIMITIVOS Palavra-reservada: inteiro - define variáveis numéricas do tipo inteiro, ou seja, sem casas decimais Palavra-reservada: real - define variáveis numéricas

Leia mais

Introdução a Programação

Introdução a Programação Introdução a Programação Prof. André Gustavo Duarte de Almeida andre.almeida@ifrn.edu.br docente.ifrn.edu.br/andrealmeida Aula 01 Informática e a Programação Roteiro Informática Pensar e Programar Atividades

Leia mais

Introdução aos Algoritmos

Introdução aos Algoritmos Introdução aos Algoritmos Quando temos que fazer uma determinada tarefa e não sabemos muito bem como fazê-la, podemos fazer perguntas para nos esclarecer a respeito do que deve ser feito e como deve ser

Leia mais

Fluxogramas. Leandro Tonietto ago-09

Fluxogramas. Leandro Tonietto ago-09 Fluxogramas Leandro Tonietto ltonietto@unisinos.br ago-09 Introdução Planejar, modelar e projetar primeiro, depois fazer (programar). Maiores chances de sucesso na programação Facilita a resolução, pois

Leia mais

PROGRAMAÇÃO I. Introdução

PROGRAMAÇÃO I. Introdução PROGRAMAÇÃO I Introdução Introdução 2 Princípios da Solução de Problemas Problema 1 Fase de Resolução do Problema Solução na forma de Algoritmo Solução como um programa de computador 2 Fase de Implementação

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos

OFICINA DA PESQUISA. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: LÓGICA MATEMÁTICA E COMPUTACIONAL APOSTILA 7 FLUXOGRAMA Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Conceitos

Leia mais

Aula 02 ALGORITMOS. Introdução à Computação

Aula 02 ALGORITMOS. Introdução à Computação Aula 02 ALGORITMOS Introdução à Computação Etapas da Construção de Software Na elaboração de programas complexos, é necessário utilizar um método sistemático de programação que permita a obtenção de programas

Leia mais

1. Tema central. 2. Objetivos. 3. Recursos. 4. Referências Bibliográficas. 5. Informações. 6. Conteúdo

1. Tema central. 2. Objetivos. 3. Recursos. 4. Referências Bibliográficas. 5. Informações. 6. Conteúdo Curso Disciplina Professor istemas de Informação Algoritmos e Programação Flávio Euripedes de Oliveira 1. Tema central Formas de representação de algoritmos (textual e gráfica). 2. Objetivos 1. Revisar

Leia mais

ALGORITMOS. Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Tecnologia Departamento de Computação e Automação

ALGORITMOS. Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Tecnologia Departamento de Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Tecnologia Departamento de Computação e Automação ALGORITMOS tal, RN, maio/2004 Professor Responsável: Luiz Affonso Henderson Guedes de Oliveira Prof.

Leia mais

Linguagens de Programação

Linguagens de Programação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Tecnologia Departamento de Computação e Automação Linguagens de Programação Professor Responsável: Luiz Affonso Henderson Guedes de Oliveira Prof.

Leia mais

Introdução a Computação

Introdução a Computação Edirlei Soares de Lima Introdução a Computação Aula 02 Lógica de Programação Lógica de Programação Lógica de Programação é a técnica de criar sequências lógicas de ações para atingir

Leia mais

Conceitos básicos de algoritmos

Conceitos básicos de algoritmos Conceitos básicos de algoritmos Operadores Aritméticos Unários: +, - Exemplos: +1-5.9... var a: inteiro... a

Leia mais

ALGORITMOS ALGORITMOS ALGORITMOS. Natureza dos passos. Apresentação das Estruturas de Algoritmos - Fluxograma

ALGORITMOS ALGORITMOS ALGORITMOS. Natureza dos passos. Apresentação das Estruturas de Algoritmos - Fluxograma Etapas da Construção de Programas ALGORITMOS Etapas da Construção de Programas DEFINIÇÃO (o que) Codificar a Solução DESENVOLVIMENTO (como) Definição do Problema Projetar a Solução (ALGORITMO) (Programar

Leia mais

Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica

Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica Edilson Hipolito da Silva edilson.hipolito@ifsc.edu.br - http://www.hipolito.info Aula 04 - Linguagens de Programação, Interpretador, compilador

Leia mais

Introdução à Computação: Máquinas Multiníveis

Introdução à Computação: Máquinas Multiníveis Introdução à Computação: Máquinas Multiníveis Beatriz F. M. Souza (bfmartins@inf.ufes.br) http://inf.ufes.br/~bfmartins/ Computer Science Department Federal University of Espírito Santo (Ufes), Vitória,

Leia mais

Introdução à Computação: Máquinas Multiníveis

Introdução à Computação: Máquinas Multiníveis Introdução à Computação: Máquinas Multiníveis Beatriz F. M. Souza (bfmartins@inf.ufes.br) http://inf.ufes.br/~bfmartins/ Computer Science Department Federal University of Espírito Santo (Ufes), Vitória,

Leia mais