Ivanovitch Medeiros Dantas da Silva. Natal, 01 de setembro de 2011

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ivanovitch Medeiros Dantas da Silva. Natal, 01 de setembro de 2011"

Transcrição

1 Ivanovitch Medeiros Dantas da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação DCA Algoritmos e Lógica de Programação Natal, 01 de setembro de 2011

2 Sumário 1 Introdução 2 Formas de representação Descrição Narrativa Fluxograma Convencional Pseudocódigo 3 Resumo

3 Sumário 1 Introdução 2 Formas de representação Descrição Narrativa Fluxograma Convencional Pseudocódigo 3 Resumo

4 Conceito de algoritmo O que é um algoritmo? Segundo o dicionário Aurélio, a palavra algoritmo é definida como: Matemático - processo de cálculo ou de resolução de um grupo de problemas semelhantes, em que se estipulam, com generalidade e sem restrições, regras formais para a obtenção do resultado ou da solução do problema. Informática - conjunto de regras e operações bem-definidas e ordenadas, destinadas à solução de um problema ou de uma classe de problemas, em um número finito de etapas.

5 Conceito de algoritmo O que é um algoritmo? Segundo o dicionário Aurélio, a palavra algoritmo é definida como: Matemático - processo de cálculo ou de resolução de um grupo de problemas semelhantes, em que se estipulam, com generalidade e sem restrições, regras formais para a obtenção do resultado ou da solução do problema. Informática - conjunto de regras e operações bem-definidas e ordenadas, destinadas à solução de um problema ou de uma classe de problemas, em um número finito de etapas.

6 Conceito de algoritmo O que é um algoritmo? Segundo o dicionário Aurélio, a palavra algoritmo é definida como: Matemático - processo de cálculo ou de resolução de um grupo de problemas semelhantes, em que se estipulam, com generalidade e sem restrições, regras formais para a obtenção do resultado ou da solução do problema. Informática - conjunto de regras e operações bem-definidas e ordenadas, destinadas à solução de um problema ou de uma classe de problemas, em um número finito de etapas.

7 Características de um algoritmo Um algoritmo representa uma sequência de ações. Essas ações devem ser executadas em uma ordem preestabelecida. Cada algoritmo possui um conjunto finito de ações. Essas ações devem possuir um significado e ser formalizadas segundo alguma convenção.

8 Aplicabilidade de um algoritmo Existe um algoritmo embutido em toda tarefa, independentemente de ela ser relacionada a um programa de computador. Algoritmos são usados nas ações de comer, respirar, ir para a faculdade, dirigir um automóvel, cozinhar, etc. Algoritmos não servem apenas para programar computadores! São de uso geral!

9 Aplicabilidade de um algoritmo Existe um algoritmo embutido em toda tarefa, independentemente de ela ser relacionada a um programa de computador. Algoritmos são usados nas ações de comer, respirar, ir para a faculdade, dirigir um automóvel, cozinhar, etc. Algoritmos não servem apenas para programar computadores! São de uso geral!

10 Aplicabilidade de um algoritmo Existe um algoritmo embutido em toda tarefa, independentemente de ela ser relacionada a um programa de computador. Algoritmos são usados nas ações de comer, respirar, ir para a faculdade, dirigir um automóvel, cozinhar, etc. Algoritmos não servem apenas para programar computadores! São de uso geral!

11 Aplicabilidade de um algoritmo Existe um algoritmo embutido em toda tarefa, independentemente de ela ser relacionada a um programa de computador. Algoritmos são usados nas ações de comer, respirar, ir para a faculdade, dirigir um automóvel, cozinhar, etc. Algoritmos não servem apenas para programar computadores! São de uso geral!

12 Aplicabilidade de um algoritmo Exemplo não computacional de um algoritmo Algoritmo para fazer um sorvete de chocolate. Entrada: Ingredientes Saída : Sorvete de chocolate 1 Início 2 Ponha o chocolate em uma tigela refratária 3 Deixe a tigela no micro-ondas durante um minuto em potência máxima 4 Tire o chocolate do forno com cuidado e mexa-o até esfriar 5 Bata-o no liquidificador com o leite condensado e o leite 6 Despeje tudo em uma forma de gelo e espere congelar por três horas 7 Distribua o sorvete em taças 8 Decore com as raspas ou com o chocolate granulado 9 Sirva 10 Fim

13 Aplicabilidade de um algoritmo Torre de Hanoi 1 Disco 1

14 Aplicabilidade de um algoritmo Torre de Hanoi 1 Disco 1 Mova o disco da haste 1 para haste 3.

15 Aplicabilidade de um algoritmo Torre de Hanoi 1 Disco OK 1

16 Aplicabilidade de um algoritmo Torre de Hanoi 2 Discos 1 2

17 Aplicabilidade de um algoritmo Torre de Hanoi 2 Discos 2 1 Mova o disco da haste 1 para haste 2.

18 Aplicabilidade de um algoritmo Torre de Hanoi 2 Discos 1 2 Mova o disco da haste 1 para haste 3.

19 Aplicabilidade de um algoritmo Torre de Hanoi 2 Discos 1 2 Mova o disco da haste 2 para haste 3.

20 Aplicabilidade de um algoritmo Torre de Hanoi 2 Discos OK 1 2

21 Aplicabilidade de um algoritmo Torre de Hanoi 3 Discos 1 2 3

22 Aplicabilidade de um algoritmo Torre de Hanoi 3 Discos Mova o disco da haste 1 para haste 3.

23 Aplicabilidade de um algoritmo Torre de Hanoi 3 Discos Mova o disco da haste 1 para haste 2.

24 Aplicabilidade de um algoritmo Torre de Hanoi 3 Discos Mova o disco da haste 3 para haste 2.

25 Aplicabilidade de um algoritmo Torre de Hanoi 3 Discos Mova o disco da haste 1 para haste 3.

26 Aplicabilidade de um algoritmo Torre de Hanoi 3 Discos Mova o disco da haste 2 para haste 1.

27 Aplicabilidade de um algoritmo Torre de Hanoi 3 Discos Mova o disco da haste 2 para haste 3.

28 Aplicabilidade de um algoritmo Torre de Hanoi 3 Discos Mova o disco da haste 1 para haste 3.

29 Aplicabilidade de um algoritmo Torre de Hanoi 3 Discos OK 1 2 3

30 Aplicabilidade de um algoritmo Torre de Hanoi 4 Discos

31 Aplicabilidade de um algoritmo Torre de Hanoi 4 Discos Mova o disco da haste 1 para haste 2.

32 Aplicabilidade de um algoritmo Torre de Hanoi 4 Discos Mova o disco da haste 1 para haste 3.

33 Aplicabilidade de um algoritmo Torre de Hanoi 4 Discos Mova o disco da haste 2 para haste 3.

34 Aplicabilidade de um algoritmo Torre de Hanoi 4 Discos Mova o disco da haste 1 para haste 2.

35 Aplicabilidade de um algoritmo Torre de Hanoi 4 Discos Mova o disco da haste 3 para haste 1.

36 Aplicabilidade de um algoritmo Torre de Hanoi 4 Discos Mova o disco da haste 3 para haste 2.

37 Aplicabilidade de um algoritmo Torre de Hanoi 4 Discos Mova o disco da haste 1 para haste 2.

38 Aplicabilidade de um algoritmo Torre de Hanoi 4 Discos Mova o disco da haste 1 para haste 3.

39 Aplicabilidade de um algoritmo Torre de Hanoi 4 Discos Mova o disco da haste 2 para haste 3.

40 Aplicabilidade de um algoritmo Torre de Hanoi 4 Discos Mova o disco da haste 2 para haste 1.

41 Aplicabilidade de um algoritmo Torre de Hanoi 4 Discos Mova o disco da haste 3 para haste 1.

42 Aplicabilidade de um algoritmo Torre de Hanoi 4 Discos Mova o disco da haste 2 para haste 3.

43 Aplicabilidade de um algoritmo Torre de Hanoi 4 Discos Mova o disco da haste 1 para haste 2.

44 Aplicabilidade de um algoritmo Torre de Hanoi 4 Discos Mova o disco da haste 1 para haste 3.

45 Aplicabilidade de um algoritmo Torre de Hanoi 4 Discos Mova o disco da haste 2 para haste 3.

46 Aplicabilidade de um algoritmo Torre de Hanoi 4 Discos OK

47 Aplicabilidade de um algoritmo Torre de Hanoi 5 Discos 1?

48 Propriedades de um algoritmo Valores de entrada Todo algoritmo deve possuir zero, uma ou mais entradas de dados Valores de saída Todo algoritmo possui uma ou mais saídas, que simboliza(m) seu(s) resultados(s) Finitude Toda tarefa a ser realizada possui um início, meio e fim. Passos elementares Um algoritmo computacional deve ser explicitado por meio de operações elementares. Correção Deve permitir que, com sua execução, se chegue a saída desejada.

49 Propriedades de um algoritmo Valores de entrada Todo algoritmo deve possuir zero, uma ou mais entradas de dados Valores de saída Todo algoritmo possui uma ou mais saídas, que simboliza(m) seu(s) resultados(s) Finitude Toda tarefa a ser realizada possui um início, meio e fim. Passos elementares Um algoritmo computacional deve ser explicitado por meio de operações elementares. Correção Deve permitir que, com sua execução, se chegue a saída desejada.

50 Propriedades de um algoritmo Valores de entrada Todo algoritmo deve possuir zero, uma ou mais entradas de dados Valores de saída Todo algoritmo possui uma ou mais saídas, que simboliza(m) seu(s) resultados(s) Finitude Toda tarefa a ser realizada possui um início, meio e fim. Passos elementares Um algoritmo computacional deve ser explicitado por meio de operações elementares. Correção Deve permitir que, com sua execução, se chegue a saída desejada.

51 Propriedades de um algoritmo Valores de entrada Todo algoritmo deve possuir zero, uma ou mais entradas de dados Valores de saída Todo algoritmo possui uma ou mais saídas, que simboliza(m) seu(s) resultados(s) Finitude Toda tarefa a ser realizada possui um início, meio e fim. Passos elementares Um algoritmo computacional deve ser explicitado por meio de operações elementares. Correção Deve permitir que, com sua execução, se chegue a saída desejada.

52 Propriedades de um algoritmo Valores de entrada Todo algoritmo deve possuir zero, uma ou mais entradas de dados Valores de saída Todo algoritmo possui uma ou mais saídas, que simboliza(m) seu(s) resultados(s) Finitude Toda tarefa a ser realizada possui um início, meio e fim. Passos elementares Um algoritmo computacional deve ser explicitado por meio de operações elementares. Correção Deve permitir que, com sua execução, se chegue a saída desejada.

53 Propriedades de um algoritmo Valores de entrada Todo algoritmo deve possuir zero, uma ou mais entradas de dados Valores de saída Todo algoritmo possui uma ou mais saídas, que simboliza(m) seu(s) resultados(s) Finitude Toda tarefa a ser realizada possui um início, meio e fim. Passos elementares Um algoritmo computacional deve ser explicitado por meio de operações elementares. Correção Deve permitir que, com sua execução, se chegue a saída desejada.

54 Como aprender algoritmos? Como não se aprende algoritmos: Copiando algoritmos ou decorando algoritmos já implementados Algoritmos só se aprendem: Construindo algoritmos e testando algoritmos

55 Resolver problemas através de algoritmos Pensar antes de agir 1 Ao se deparar com um problema novo, tente primeiramente entendê-lo. O que se deve descobrir ou calcular? Quais são os dados disponíveis? Quais as condições necessárias para resolver o problema? 2 Consulte seus apontamentos, verifique se você já resolveu algum problema parecido. 3 Faça o algoritmo. 4 Teste o algoritmo com diversos dados de entrada. 5 É possível melhorar o algoritmo?

56 Resolver problemas através de algoritmos Pensar antes de agir 1 Ao se deparar com um problema novo, tente primeiramente entendê-lo. O que se deve descobrir ou calcular? Quais são os dados disponíveis? Quais as condições necessárias para resolver o problema? 2 Consulte seus apontamentos, verifique se você já resolveu algum problema parecido. 3 Faça o algoritmo. 4 Teste o algoritmo com diversos dados de entrada. 5 É possível melhorar o algoritmo?

57 Resolver problemas através de algoritmos Pensar antes de agir 1 Ao se deparar com um problema novo, tente primeiramente entendê-lo. O que se deve descobrir ou calcular? Quais são os dados disponíveis? Quais as condições necessárias para resolver o problema? 2 Consulte seus apontamentos, verifique se você já resolveu algum problema parecido. 3 Faça o algoritmo. 4 Teste o algoritmo com diversos dados de entrada. 5 É possível melhorar o algoritmo?

58 Resolver problemas através de algoritmos Pensar antes de agir 1 Ao se deparar com um problema novo, tente primeiramente entendê-lo. O que se deve descobrir ou calcular? Quais são os dados disponíveis? Quais as condições necessárias para resolver o problema? 2 Consulte seus apontamentos, verifique se você já resolveu algum problema parecido. 3 Faça o algoritmo. 4 Teste o algoritmo com diversos dados de entrada. 5 É possível melhorar o algoritmo?

59 Resolver problemas através de algoritmos Pensar antes de agir 1 Ao se deparar com um problema novo, tente primeiramente entendê-lo. O que se deve descobrir ou calcular? Quais são os dados disponíveis? Quais as condições necessárias para resolver o problema? 2 Consulte seus apontamentos, verifique se você já resolveu algum problema parecido. 3 Faça o algoritmo. 4 Teste o algoritmo com diversos dados de entrada. 5 É possível melhorar o algoritmo?

60 Resolver problemas através de algoritmos Pensar antes de agir 1 Ao se deparar com um problema novo, tente primeiramente entendê-lo. O que se deve descobrir ou calcular? Quais são os dados disponíveis? Quais as condições necessárias para resolver o problema? 2 Consulte seus apontamentos, verifique se você já resolveu algum problema parecido. 3 Faça o algoritmo. 4 Teste o algoritmo com diversos dados de entrada. 5 É possível melhorar o algoritmo?

61 Sumário 1 Introdução 2 Formas de representação Descrição Narrativa Fluxograma Convencional Pseudocódigo 3 Resumo

62 Formas de representação de algoritmos Dentre as formas de representação de algoritmos mais conhecidas podemos citar: Descrição Narrativa Fluxograma Convencional Pseudocódigo, também conhecido como Linguagem Estruturada ou Portugol

63 Descrição Narrativa Descrição Narrativa A linguagem natural Nesta forma de representação os algoritmos são expressos diretamente em linguagem natural Uma receita de bolo Entrada: Ingredientes Saída : Bolo 1 Início 2 Misture os ingredientes 3 Unte a forma com manteiga 4 Despeje a mistura na forma 5 Se houver coco ralado então despeje sobre a mistura 6 Leve a forma ao forno 7 Enquanto não corar deixe a forma no forno 8 Retire do forno 9 Deixe esfriar 10 Fim Tomando um banho Entrada: Uma pessoa suja Saída : Uma pessoa limpa 1 Início 2 Entrar no banheiro e tirar a roupa 3 Abrir a torneira do chuveiro 4 Entrar na água 5 Ensaboar-se 6 Sair da água 7 Fechar a torneira 8 Enxugar-se 9 Vestir-se 10 Fim

64 Descrição Narrativa Descrição Narrativa A linguagem natural Trocar o pneu do carro Entrada: Chave de roda e um macaco Saída : Carro com o pneu trocado 1 Início 2 Afrouxar ligeiramente as porcas 3 Suspender o carro 4 Retirar as porcas e o pneu 5 Colocar o pneu reserva 6 Apertar as porcas 7 Abaixar o carro 8 Dar o aperto final nas porcas 9 Fim Cálculo da média de um aluno Entrada: 3 notas Saída : Aprovado ou reprovado 1 Início 2 Obter as suas 3 notas de provas 3 Calcular a média aritmética 4 Se a média for maior que 7, 5 o aluno foi aprovado, 6 senão ele foi reprovado 7 Fim

65 Fluxograma Convencional Fluxograma Convencional Introdução Para um algoritmo ser útil, deve ser entendido da mesma forma por todas as pessoas que o utilizarem Na Descrição Narrativa os algoritmos que foram apresentados usaram uma linguagem informal para representar os passos a serem executados Apesar de intuitivo, essas linguagens informais podem conduzir a ambiguidades

66 Fluxograma Convencional Fluxograma Convencional Introdução Para um algoritmo ser útil, deve ser entendido da mesma forma por todas as pessoas que o utilizarem Na Descrição Narrativa os algoritmos que foram apresentados usaram uma linguagem informal para representar os passos a serem executados Apesar de intuitivo, essas linguagens informais podem conduzir a ambiguidades

67 Fluxograma Convencional Fluxograma Convencional Introdução Para um algoritmo ser útil, deve ser entendido da mesma forma por todas as pessoas que o utilizarem Na Descrição Narrativa os algoritmos que foram apresentados usaram uma linguagem informal para representar os passos a serem executados Apesar de intuitivo, essas linguagens informais podem conduzir a ambiguidades

68 Fluxograma Convencional Fluxograma Convencional Introdução Para um algoritmo ser útil, deve ser entendido da mesma forma por todas as pessoas que o utilizarem Na Descrição Narrativa os algoritmos que foram apresentados usaram uma linguagem informal para representar os passos a serem executados Apesar de intuitivo, essas linguagens informais podem conduzir a ambiguidades

69 Fluxograma Convencional Fluxograma Convencional Definição Segundo o dicionário Michaelis, para o domínio da informática, a palavra fluxograma tem os seguintes significados: 1 Diagrama para representação de um algoritmo 2 Representação gráfica, por símbolos especiais, da definição, análise ou método de solução de um problema A propriedade de poder representar algoritmos graficamente torna essa metodologia muito popular Uma forma intermediária entre a Descrição Narrativa e o Pseudocódigo. Menos imprecisa que a primeira, porém não se preocupa com detalhes de implementação do programa.

70 Fluxograma Convencional Fluxograma Convencional Definição Segundo o dicionário Michaelis, para o domínio da informática, a palavra fluxograma tem os seguintes significados: 1 Diagrama para representação de um algoritmo 2 Representação gráfica, por símbolos especiais, da definição, análise ou método de solução de um problema A propriedade de poder representar algoritmos graficamente torna essa metodologia muito popular Uma forma intermediária entre a Descrição Narrativa e o Pseudocódigo. Menos imprecisa que a primeira, porém não se preocupa com detalhes de implementação do programa.

71 Fluxograma Convencional Fluxograma Convencional Definição Segundo o dicionário Michaelis, para o domínio da informática, a palavra fluxograma tem os seguintes significados: 1 Diagrama para representação de um algoritmo 2 Representação gráfica, por símbolos especiais, da definição, análise ou método de solução de um problema A propriedade de poder representar algoritmos graficamente torna essa metodologia muito popular Uma forma intermediária entre a Descrição Narrativa e o Pseudocódigo. Menos imprecisa que a primeira, porém não se preocupa com detalhes de implementação do programa.

72 Fluxograma Convencional Fluxograma Convencional Definição Segundo o dicionário Michaelis, para o domínio da informática, a palavra fluxograma tem os seguintes significados: 1 Diagrama para representação de um algoritmo 2 Representação gráfica, por símbolos especiais, da definição, análise ou método de solução de um problema A propriedade de poder representar algoritmos graficamente torna essa metodologia muito popular Uma forma intermediária entre a Descrição Narrativa e o Pseudocódigo. Menos imprecisa que a primeira, porém não se preocupa com detalhes de implementação do programa.

73 Fluxograma Convencional Fluxograma Convencional Definição Segundo o dicionário Michaelis, para o domínio da informática, a palavra fluxograma tem os seguintes significados: 1 Diagrama para representação de um algoritmo 2 Representação gráfica, por símbolos especiais, da definição, análise ou método de solução de um problema A propriedade de poder representar algoritmos graficamente torna essa metodologia muito popular Uma forma intermediária entre a Descrição Narrativa e o Pseudocódigo. Menos imprecisa que a primeira, porém não se preocupa com detalhes de implementação do programa.

74 Fluxograma Convencional Fluxograma Convencional Definição Segundo o dicionário Michaelis, para o domínio da informática, a palavra fluxograma tem os seguintes significados: 1 Diagrama para representação de um algoritmo 2 Representação gráfica, por símbolos especiais, da definição, análise ou método de solução de um problema A propriedade de poder representar algoritmos graficamente torna essa metodologia muito popular Uma forma intermediária entre a Descrição Narrativa e o Pseudocódigo. Menos imprecisa que a primeira, porém não se preocupa com detalhes de implementação do programa.

75 Fluxograma Convencional Fluxograma Convencional Símbolos de fluxogramas

76 Fluxograma Convencional Fluxograma Convencional Fluxograma mínimo O menor fluxograma que se pode escrever é aquele que não executa absolutamente nada Todo fluxograma deve ter um início e um fim Os retângulos arredondados são conhecidos como terminadores

77 Fluxograma Convencional Fluxograma Convencional Fluxograma com comandos sequenciais Um fluxograma com comandos sequenciais é aquele que, a partir do símbolo Início, permite a execução das instruções subsequentes sem desvio algum até se alcançar o símbolo Fim.

78 Fluxograma Convencional Fluxograma Convencional Fluxograma com comandos de decisão Problema - Dado as 3 notas de um aluno: Fazer um algoritmo baseado em fluxogramas para determinar se o aluno foi ou não aprovado Calculo da nota é uma média aritmética das 3 notas O aluno com média inferior a 7 está reprovado

79 Fluxograma Convencional Fluxograma Convencional Fluxograma com comandos de decisão Fazer um algoritmo em fluxogramas para determinar as raízes de uma equação de segundo grau (Ax 2 + Bx + C), utilizando a fórmula de Bhaskara: x = B± B 2 4AC 2A Informações adicionais Os valores de A, B, e C são conhecidos O algoritmo apenas encontra raízes de equações de segundo grau As raízes são apenas números reais

80 Fluxograma Convencional Fluxograma Convencional Fluxograma com comandos de decisão

81 Fluxograma Convencional Fluxograma Convencional Fluxograma com comandos de repetição

82 Pseudocódigo Pseudocódigo Introdução Este modo de representar algoritmos procura empregar uma linguagem que esteja o mais próximo possível de uma linguagem de programação de computadores de alto nível A ideia é usar as vantagens do emprego da linguagem natural, porém com uma descrição rica em detalhes, por exemplo: Tipos das variáveis Estruturas de decisão Estruturas de repetição Essa representação é suficientemente geral para permitir a tradução de um algoritmo nela representado para uma linguagem de programação específica seja praticamente direta

83 Pseudocódigo Pseudocódigo Introdução Este modo de representar algoritmos procura empregar uma linguagem que esteja o mais próximo possível de uma linguagem de programação de computadores de alto nível A ideia é usar as vantagens do emprego da linguagem natural, porém com uma descrição rica em detalhes, por exemplo: Tipos das variáveis Estruturas de decisão Estruturas de repetição Essa representação é suficientemente geral para permitir a tradução de um algoritmo nela representado para uma linguagem de programação específica seja praticamente direta

84 Pseudocódigo Pseudocódigo Introdução Este modo de representar algoritmos procura empregar uma linguagem que esteja o mais próximo possível de uma linguagem de programação de computadores de alto nível A ideia é usar as vantagens do emprego da linguagem natural, porém com uma descrição rica em detalhes, por exemplo: Tipos das variáveis Estruturas de decisão Estruturas de repetição Essa representação é suficientemente geral para permitir a tradução de um algoritmo nela representado para uma linguagem de programação específica seja praticamente direta

85 Pseudocódigo Pseudocódigo Introdução Este modo de representar algoritmos procura empregar uma linguagem que esteja o mais próximo possível de uma linguagem de programação de computadores de alto nível A ideia é usar as vantagens do emprego da linguagem natural, porém com uma descrição rica em detalhes, por exemplo: Tipos das variáveis Estruturas de decisão Estruturas de repetição Essa representação é suficientemente geral para permitir a tradução de um algoritmo nela representado para uma linguagem de programação específica seja praticamente direta

86 Pseudocódigo Pseudocódigo Forma geral de representar um algoritmo Um pseudocódigo genérico 1 algoritmo Nome do Algoritmo 2 // Função : modelo 3 // Autor : 4 // Data : 01/09/ // Seção de Declarações 6 var 7 // Declaração das variáveis 8 inicio 9 // Seção de Comandos 10 fimalgoritmo algoritmo - é uma palavra que indica o início da definição de um algoritmo em forma de pseudocódigo nome do algoritmo - é um nome simbólico dado ao algoritmo com a finalidade de distingui-los dos demais var - engloba uma porção opcional onde são declaradas as variáveis globais usadas no algoritmo inicio e fimalgoritmo - são respectivamente as palavras que delimitam o início e o término do conjunto de instruções do corpo do algoritmo

87 Pseudocódigo Pseudocódigo Um exemplo - cálculo da média Cálculo da média de um aluno 1 algoritmo Cálculo da nota do aluno 2 // Função : Calcula média 3 // Autor : Ivanovich Silva 4 // Data : 01/09/ // Seção de Declarações 6 var 7 N1, N2, N3, Media : real 8 inicio 9 escreva ( Leia o v a l o r de N1 ) 10 leia (N1) 11 escreva ( Leia o v a l o r de N2 ) 12 leia (N2) 13 escreva ( Leia o v a l o r de N3 ) 14 leia (N3) 15 Media < (N1 + N2 + N3 ) / 3 16 se Media >= 7 entao 17 escreva ( O aluno passou com a média, Media ) 18 senao 19 escreva ( O aluno reprovou com a média, Media ) 20 fimse 21 fimalgoritmo

88 Sumário 1 Introdução 2 Formas de representação Descrição Narrativa Fluxograma Convencional Pseudocódigo 3 Resumo

89 Síntese Há diversas formas de representação de algoritmos que diferem entre si pela quantidade de detalhes de implementação que fornecem ou, inversamente, pelo grau de abstração que possibilitam com relação à implementação do algoritmo em termos de uma linguagem de programação específica Dentre as principais formas de representação de algoritmos destacam-se: a descrição narrativa, o fluxograma convencional e o pseudocódigo (ou linguagem estruturada).

90 Síntese Há diversas formas de representação de algoritmos que diferem entre si pela quantidade de detalhes de implementação que fornecem ou, inversamente, pelo grau de abstração que possibilitam com relação à implementação do algoritmo em termos de uma linguagem de programação específica Dentre as principais formas de representação de algoritmos destacam-se: a descrição narrativa, o fluxograma convencional e o pseudocódigo (ou linguagem estruturada).

91 Síntese Há diversas formas de representação de algoritmos que diferem entre si pela quantidade de detalhes de implementação que fornecem ou, inversamente, pelo grau de abstração que possibilitam com relação à implementação do algoritmo em termos de uma linguagem de programação específica Dentre as principais formas de representação de algoritmos destacam-se: a descrição narrativa, o fluxograma convencional e o pseudocódigo (ou linguagem estruturada).

INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO

INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO 1 - CONCEITO DE ALGORITMO A automação é o processo em que uma tarefa deixa de ser desempenhada pelo homem e passa a ser realizada por máquinas, sejam estas dispositivos mecânicos,

Leia mais

ALGORITMOS. O que é Algoritmo? Algoritmo é um dos processo para criação

ALGORITMOS. O que é Algoritmo? Algoritmo é um dos processo para criação O que é Algoritmo? Algoritmo é um dos processo para criação de um programa. Putz????? Definições de Algoritmos Algoritmo é uma sequência de passos que visa atingir um objetivo bem definido.(forbellone,

Leia mais

Conceitos e Representação de Algoritmos

Conceitos e Representação de Algoritmos BCC 201 - Introdução à Programação Conceitos e Representação de Algoritmos Guillermo Cámara-Chávez UFOP 1/37 Importância do estudo dos Algoritmos... antes que o computador possa executar uma tarefa, deve

Leia mais

ALGORITMOS CONCEITOS PRELIMINARES. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

ALGORITMOS CONCEITOS PRELIMINARES. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. ALGORITMOS CONCEITOS PRELIMINARES Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. frozza@ifc-camboriu.edu.br INTRODUÇÃO O computador é uma máquina que executa instruções que resolvem problemas; Para a forma como estas

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Conteúdo de hoje... Your Logo Here Definição de Algoritmo Prof. Lucas Amorim lucas@ic.ufal.br Exemplos de Algoritmos Técnicas de resolução de problemas Natural Introdução à Computação Definição e Representação

Leia mais

4 Introdução ao Algoritmo

4 Introdução ao Algoritmo 4 Introdução ao Algoritmo 4.1 Conceito de Algoritmo A automação é o processo em que uma tarefa deixa de ser desempenhada pelo homem e passa a ser realizada por máquinas, sejam estes dispositivos mecânicos,

Leia mais

01/08/2011. Introdução Lógica Sequencia lógica Instruções Algoritmos Programas. Lógica. Lógica na programação. Instrução.

01/08/2011. Introdução Lógica Sequencia lógica Instruções Algoritmos Programas. Lógica. Lógica na programação. Instrução. Engenharia de Controle e Automação Programação I Prof. Ricardo Sobjak ricardo.sobjak@ifsc.edu.br Introdução Lógica Sequencia lógica Instruções s Programas Lógica Raciocínio estruturado (partindo-se do

Leia mais

Algoritmos e Programação de Computadores Disciplina:

Algoritmos e Programação de Computadores Disciplina: Algoritmos e Programação de Computadores Disciplina: 113476 Profa. Carla Denise Castanho Universidade de Brasília UnB Instituto de Ciências Exatas IE Departamento de Ciência da Computação CIC 3. REPRESENTAÇÃO

Leia mais

ALP Algoritmos e Programação

ALP Algoritmos e Programação ALP Algoritmos e Programação Iniciação aos Algoritmos. Conceito. Formas. Exemplos. Exercícios 1 Algoritmos: Conceito. Um Conceito Consiste em uma seqüência finita de regras ou instruções que especificam

Leia mais

Linguagens de Programação I. Introdução a Algoritmos e Lógica de Programação

Linguagens de Programação I. Introdução a Algoritmos e Lógica de Programação Linguagens de Programação I Introdução a Algoritmos e Lógica de Programação 1 INTRODUÇÃO Que é um programa de computador? Um programa de computador é o produto resultante da atividade intelectual de um

Leia mais

Programação Aplicada à Engenharia

Programação Aplicada à Engenharia Universidade Federal Rural do Semi-Árido Departamento de Ciências Ambientais Programação Aplicada à Engenharia Aula 03: Algoritmos Silvio Fernandes 2009.1 1 Algoritmos Em uma receita de bolo, descrevem-se

Leia mais

ALGORITMOS. Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Tecnologia Departamento de Computação e Automação

ALGORITMOS. Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Tecnologia Departamento de Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Tecnologia Departamento de Computação e Automação ALGORITMOS tal, RN, maio/2004 Professor Responsável: Luiz Affonso Henderson Guedes de Oliveira Prof.

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA AULA 02 ALGORITMOS

INFORMÁTICA APLICADA AULA 02 ALGORITMOS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: Bacharelado em Ciências e Tecnologia INFORMÁTICA APLICADA AULA 02 ALGORITMOS Profª ª Danielle Casillo ALGORITMOS Um algoritmo é uma sequência de instruções

Leia mais

Programação em C. Victor Amorim dos Santos

Programação em C. Victor Amorim dos Santos Programação em C Victor Amorim dos Santos Chegou a hora da revisão Revisão - Algoritmo Sequência ordenada de passos para realização de uma tarefa. Exemplo: Troca de um pneu furado Afrouxar ligeiramente

Leia mais

Introdução à Programação. Ceça Moraes

Introdução à Programação. Ceça Moraes Introdução à Programação Ceça Moraes Conteúdo Algoritmos Representação Exercícios Linguagens de Programação Compilador Interpretador 2 Lógica O que é lógica? Ciência que estuda as leis do raciocínio. Correção/validação

Leia mais

ALGORITMOS AULA 1. Profª Amanda Gondim

ALGORITMOS AULA 1. Profª Amanda Gondim ALGORITMOS AULA 1 Profª Amanda Gondim O que é lógica? NOÇÕES DE LÓGICA A lógica trata da correção do pensamento Ensina-nos a usar corretamente as leis do pensamento É a arte de pensar corretamente A forma

Leia mais

Introdução à Programação. Prof. Gustavo Callou

Introdução à Programação. Prof. Gustavo Callou Introdução à Programação Prof. Gustavo Callou gustavo.callou@ufrpe.br gcallou@gmail.com Roteiro Apresentações; A disciplina: Objetivos; Cronograma; Avaliação; O que é Computação; Breve histórico. Gustavo

Leia mais

É neste ponto que entra o conceito de lógica de programação.

É neste ponto que entra o conceito de lógica de programação. AULA 01 OBJETIVO: Desenvolvimento e solução de Algoritmos. LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO A lógica é a ciência do pensamento correto. Esta declaração não implica, contudo, em afirmar que ela seja a ciência da verdade.

Leia mais

Fundamentos de Lógica e Algoritmos. Aula 2.3 Introdução a Algoritmos. Prof. Dr. Bruno Moreno

Fundamentos de Lógica e Algoritmos. Aula 2.3 Introdução a Algoritmos. Prof. Dr. Bruno Moreno Fundamentos de Lógica e Algoritmos Aula 2.3 Introdução a Algoritmos Prof. Dr. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br Fundamentos de Lógica e Algoritmos Aula 2.3 Introdução a Algoritmos Prof. Dr. Bruno Moreno

Leia mais

Aula 02. Algoritmos e Pseudocódigo

Aula 02. Algoritmos e Pseudocódigo Aula 02 Algoritmos e Pseudocódigo Tópicos Principais Definição de Algoritmo Formas de representação Condicionais Repetições Definição de Algoritmo Um algoritmo é uma sequência de ações que resolve um problema.

Leia mais

Introdução a Programação

Introdução a Programação Introdução a Programação Joyce França Professora de Ciência da Computação - IFNMG Roteiro aula 1 Apresentação da disciplina Definição de algoritmos Plano de Ensino EMENTA OBJETIVOS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Leia mais

GFM015 Introdução à Computação. Algoritmos. Ilmério Reis da Silva UFU/FACOM

GFM015 Introdução à Computação. Algoritmos. Ilmério Reis da Silva  UFU/FACOM GFM015 Introdução à Computação Algoritmos Ilmério Reis da Silva ilmerio@facom.ufu.br www.facom.ufu.br/~ilmerio/ic UFU/FACOM Programa 1. Noções básicas sobre os componentes de micro computadores 2.Uso de

Leia mais

Processamento de Dados aplicado à Geociências. AULA 3: Algoritmos computacionais Representação de Algoritmos Sintaxe Tipos de dados Expressões

Processamento de Dados aplicado à Geociências. AULA 3: Algoritmos computacionais Representação de Algoritmos Sintaxe Tipos de dados Expressões Processamento de Dados aplicado à Geociências 1 AULA 3: Algoritmos computacionais Representação de Algoritmos Sintaxe Tipos de dados Expressões UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Algoritmos e Programação Aula 1 Apresentação da Disciplina Introdução a Algoritmos Profa. Marina Gomes marinagomes@unipampa.edu.br 1 Apresentação da Disciplina 2 Atividades Plano de Ensino - Conteúdos

Leia mais

Ciência da Computação. Prof. Dr. Leandro Alves Neves Prof. Dr. Adriano Cansian

Ciência da Computação. Prof. Dr. Leandro Alves Neves Prof. Dr. Adriano Cansian Algoritmos e Programação Informática II Ciência da Computação Prof. Dr. Leandro Alves Neves Prof. Dr. Adriano Cansian 1 Sumário Noções de lógica Representação do Conhecimento Lógica na Programação Lógica

Leia mais

Sumário. Ciência da Computação. Prof. Dr. Leandro Alves Neves. Aula 06. Algoritmos e Programação. Informática II. q Noções de lógica

Sumário. Ciência da Computação. Prof. Dr. Leandro Alves Neves. Aula 06. Algoritmos e Programação. Informática II. q Noções de lógica Algoritmos e Programação Informática II Ciência da Computação Prof. Dr. Leandro Alves Neves Aula 06 1 Sumário Noções de lógica Representação do Conhecimento Lógica na Programação Lógica e Algoritmo: Resolução

Leia mais

Funcionamento do computador. Conceito e definição de algoritmos. Prof. Alex Camargo

Funcionamento do computador. Conceito e definição de algoritmos. Prof. Alex Camargo UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS BAGÉ ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO Funcionamento do computador. Conceito e definição de algoritmos Prof. Alex Camargo alexcamargoweb@gmail.com Funcionamento do computador

Leia mais

Algoritmos e Linguagem de Programação I

Algoritmos e Linguagem de Programação I Algoritmos e Linguagem de Programação I Roberto Ferreira roberto.ferreira@lapa.ifbaiano.edu.br 2014.1 Módulo I Aula 3 Algoritmos Computacionais Na aula anterior vimos... Quais são os passos para solucionar

Leia mais

A única diferença entre o difícil e o impossível é que o último demora um pouco mais de tempo para ser alcançado..

A única diferença entre o difícil e o impossível é que o último demora um pouco mais de tempo para ser alcançado.. Técnicas de Programação em Engenharia Elétrica I - Engenharia de Sistemas Embarcados - Introdução aos Algoritmos A única diferença entre o difícil e o impossível é que o último demora um pouco mais de

Leia mais

AULA 02. OBJETIVO: Desenvolvimento e solução de Algoritmos. LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

AULA 02. OBJETIVO: Desenvolvimento e solução de Algoritmos. LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO AULA 02 OBJETIVO: Desenvolvimento e solução de Algoritmos. LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO A lógica é a ciência do pensamento correto. Esta declaração não implica, contudo em afirmar que ela seja a ciência da verdade.

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Universidade Federal do Pampa Campus-Bagé Algoritmos e Programação Aula 1 Apresentação da Disciplina Conceitos Introdutórios Prof. Julio Saraçol juliodomingues@unipampa.edu.br Slide1 APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Algoritmos e Programação Joyce França Professora de Ciência da Computação - IFNMG Roteiro aula 1 Apresentação da disciplina Definição de algoritmos Plano de Ensino EMENTA OBJETIVOS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Leia mais

Introdução à Programação

Introdução à Programação INF1005: Programação 1 Introdução à Programação 08/03/10 (c) Paula Rodrigues 1 Tópicos Principais Modelo de um Computador Ciclo de Desenvolvimento 08/03/10 (c) Paula Rodrigues 2 Modelo de um Computador

Leia mais

Unidade 1 Conceitos básicos

Unidade 1 Conceitos básicos Unidade 1 Conceitos básicos Agenda Conceito de algoritmo Características Dificuldades Representação de algoritmos Etapas na solução de problemas Desafio 01 O lobo, a ovelha e o capim Você tem um lobo,

Leia mais

Programação Básica de Computadores

Programação Básica de Computadores Programação Básica de Computadores Gabriel M. Miranda gabrielmartinsmiranda@gmail.com DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA CENTRO TECNOLÓGICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Introdução a Computação O que

Leia mais

Aula Bibliografia - Definições - Operadores - Criação de um algoritmo - Exercícios. Algoritmo e Programação. Prof.

Aula Bibliografia - Definições - Operadores - Criação de um algoritmo - Exercícios. Algoritmo e Programação. Prof. - Bibliografia - - Operadores - Criação de um algoritmo - Exercícios Aula 01 Colegiado de Engenharia da Computação Slide 1 O que é Algoritmo? Segundo o Dicionário Aurélio, a palavra algoritmo origina-se

Leia mais

Algoritmos e Técnicas de programação. Professora: Luciana Faria

Algoritmos e Técnicas de programação. Professora: Luciana Faria Algoritmos e Técnicas de programação Professora: Luciana Faria O que é algoritmo??? Um algoritmo é uma sequência de instruções ordenadas de forma lógica para a resolução de uma determinada tarefa ou problema.

Leia mais

ALGORITMOS. Alessandro J. de Souza DIATINF - IFRN. Conceitos e Forma de Representação. twi;er.

ALGORITMOS. Alessandro J. de Souza DIATINF - IFRN. Conceitos e Forma de Representação. twi;er. ALGORITMOS Cnceits e Frma de Representaçã Alessandr J. de Suza DIATINF - IFRN alessandr.suza@ifrn.edu.br twi;er.cm/ajdsuza Primeira Aula Teórica ² Intrduçã Cnceits de algritms ² Frmas de Representaçã de

Leia mais

Algoritmos e Técnicas. Lógica de Programação. É a técnica de encadear pensamento para atingir determinado objetivo.

Algoritmos e Técnicas. Lógica de Programação. É a técnica de encadear pensamento para atingir determinado objetivo. Algoritmos e Técnicas Lógica de Programação É a técnica de encadear pensamento para atingir determinado objetivo. 1 Algoritmos - Conceitos Um algoritmo é uma seqüência de ações (passos) finitas, bem definidas,

Leia mais

Capítulo 2 Introdução à Programação

Capítulo 2 Introdução à Programação Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Capítulo 2 Introdução à Programação Prof. Claudinei Dias email: prof.claudinei.dias@gmail.com Plano de Ensino 2. Introdução

Leia mais

Unidade 2: Algoritmos e programação

Unidade 2: Algoritmos e programação Unidade 2: Algoritmos e programação 2.1. Algoritmos Os computadores estão sendo utilizados para resolver problemas cada vez de maior porte e complexidade. A utilização do computador para resolver problemas

Leia mais

ALGORITMO: FASE 1 PARTE 1

ALGORITMO: FASE 1 PARTE 1 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE ALGORITMO: FASE 1 PARTE 1 Rhavy Maia Guedes rhavy.maia@gmail.com Algoritmo e Programação 2 Precisamos saber o que

Leia mais

Introdução à Algoritmos. Professora: Fabíola Gonçalves.

Introdução à Algoritmos. Professora: Fabíola Gonçalves. Introdução à Algoritmos Professora: Fabíola Gonçalves. AGENDA Algoritmos Definição Por que precisamos de Algoritmos Características Formas de representação Descrição Narrativa Fluxograma Linguagem Algorítmica

Leia mais

PPM CONTEÚDO. Lógica de programação Programação para manufatura Sistemas supervisorios PROGRAMAÇÃO PARA MANUFATURA 05/03/2009

PPM CONTEÚDO. Lógica de programação Programação para manufatura Sistemas supervisorios PROGRAMAÇÃO PARA MANUFATURA 05/03/2009 PPM PROGRAMAÇÃO PARA MANUFATURA CONTEÚDO Lógica de programação Programação para manufatura Sistemas supervisorios 1 LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Abrangência Introduzir os conceitos básicos relacionados à lógica

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Algoritmos e Programação 2 O que é um algoritmo? É um caminho para a solução de um problema. Problema Algoritmo Solução 3 No contexto computacional... É um conjunto finito de regras, bem definidas, para

Leia mais

Conceitos Básicos ENTRADA PROCESSAMENTO SAÍDA

Conceitos Básicos ENTRADA PROCESSAMENTO SAÍDA Aula 02 - Algoritmos Disciplina: Algoritmos Prof. Allbert Velleniche de Aquino Almeida E-mail: allbert.almeida@fatec.sp.gov.br Site: http://www.allbert.com.br /allbert.almeida Conceitos Básicos Desde o

Leia mais

Pseudocódigo e Visualg

Pseudocódigo e Visualg Pseudocódigo e Visualg Professor: Alex Sandro Forghieri alex.forghieri@ifsc.edu.br Agenda Revisão Algoritmos Estrutura de dados Estrutura básica de um algoritmo em pseudocódigo Teste de mesa Operadores

Leia mais

Capítulo 2 Introdução à Programação

Capítulo 2 Introdução à Programação Engenharia Mecânica PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA II Capítulo 2 Introdução à Programação Prof. Claudinei Dias email: prof.claudinei.dias@gmail.com Plano de Ensino 2. Introdução à Programação Algoritmo (conceito,

Leia mais

Programação em C. Victor Amorim dos Santos

Programação em C. Victor Amorim dos Santos Programação em C Victor Amorim dos Santos Apresentação Professor Formação Victor Amorim dos Santos http://inf.ufes.br/~victor.amsantos/ Bacharel Sistemas de Informação - IFES Mestre em Informática - UFES

Leia mais

Programação em C. Victor Amorim dos Santos

Programação em C. Victor Amorim dos Santos Programação em C Victor Amorim dos Santos Apresentação Professor Formação Victor Amorim dos Santos http://inf.ufes.br/~victor.amsantos/ Bacharel Sistemas de Informação - IFES Mestre em Informática - UFES

Leia mais

Computação Eletrônica

Computação Eletrônica Computação Eletrônica Introdução O computador O que diferencia um computador de outras máquinas (TV, geladeira, microondas, rádio, celular, carro)? Um computador é uma máquina de comportamento variável

Leia mais

Algoritmos. Algoritmos e Linguagem de Programação - Prof Carlos Vetorazzi

Algoritmos. Algoritmos e Linguagem de Programação - Prof Carlos Vetorazzi Algoritmos Algoritmos e Linguagem de Programação - Prof Carlos Vetorazzi Etapas para o desenvolvimento de um programa Analise: estudo do problema para determinação dos dados de entrada, do processamento

Leia mais

Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Disciplina: : Algoritmo 2009 / 1

Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Disciplina: : Algoritmo 2009 / 1 Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina: : Algoritmo 2009 / 1 Habilidades - Métodos para construção de algoritmos. - Representação de algoritmos. - Tipos primitivos de dados:constantes

Leia mais

CURSO de NIVELAMENTO INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO

CURSO de NIVELAMENTO INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO CURSO de NIVELAMENTO INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO Lógica de Programação Lógica de programação é a técnica de encadear pensamentos (instruções) para atingir determinado objetivo. Instruções Instruções são regras

Leia mais

Aula 08 Introdução à Algoritmos. Disciplina: Fundamentos de Lógica e Algoritmos Prof. Bruno Gomes

Aula 08 Introdução à Algoritmos. Disciplina: Fundamentos de Lógica e Algoritmos Prof. Bruno Gomes Aula 08 Introdução à Algoritmos Disciplina: Fundamentos de Lógica e Algoritmos Prof. Bruno Gomes http://www.profbrunogomes.com.br/ Agenda da Aula Introdução aos Algoritmos: Conceitos Iniciais; Programa

Leia mais

Computação I: Representações de Algoritmos

Computação I: Representações de Algoritmos Computação I: Representações de Algoritmos reginaldo.re@utfpr.edu.br * Parte da apresentação foi gentilmente cedida pelo prof. Igor Steinmacher Agenda Objetivos Relembrando... Algoritmos para desenvolver

Leia mais

Técnicas de Programação

Técnicas de Programação Técnicas de Programação Algoritmos Anderson Gomes Eleutério Lógica A lógica de programação é necessária para pessoas que desejam trabalhar com desenvolvimento de sistemas e programas, ela permite definir

Leia mais

Algoritmos e Técnicas de Programação

Algoritmos e Técnicas de Programação Algoritmos e Técnicas de Programação Introdução filipe.raulino@ifrn.edu.br Créditos O material utilizado neste curso é composto de adaptações dos Slides do Professor Diego Silveira. Objetivos Fazer uma

Leia mais

INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO

INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO Aula - 3 Edilson Hipolito da Silva edilson.hipolito@ifsc.edu.br - http://wwww.hipolito.info Roteiro 2 Exercícios Lógica 3 Para podermos trabalhar com desenvolvimento de sistemas/programas

Leia mais

Noções de Algoritmos

Noções de Algoritmos Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Noções de Algoritmos DCA0800 - Algoritmos e Lógica de Programação Heitor Medeiros 1 Tópicos da aula Algoritmos

Leia mais

Computadores = cérebros eletrônicos?

Computadores = cérebros eletrônicos? Prof. André Backes Introdução Computadores = cérebros eletrônicos? Computadores são máquinas e, por si sós, não podem ser inteligentes. Alguém as projetou e deu a ela todas as características que possuem.

Leia mais

Fundamentos de Programação

Fundamentos de Programação Fundamentos de Programação CP41F Aula 2 Prof. Daniel Cavalcanti Jeronymo Conceito de algoritmo. Raciocínio lógico na construção de algoritmos. Estrutura de algoritmos. Universidade Tecnológica Federal

Leia mais

Algoritmos e Fluxogramas

Algoritmos e Fluxogramas Introdução Algoritmos e Fluxogramas Computadores = cérebros eletrônicos? Computadores são máquinas e, por si sós, não podem ser inteligentes. Alguém as projetou e deu a ela todas as características que

Leia mais

A palavra ALGORITMO teve origem com um Matemático Persa, al. Khawarizmi. O seu trabalho mais famoso foi Al-jabr walmuquabalah,

A palavra ALGORITMO teve origem com um Matemático Persa, al. Khawarizmi. O seu trabalho mais famoso foi Al-jabr walmuquabalah, A palavra ALGORITMO teve origem com um Matemático Persa, al Khawarizmi. O seu trabalho mais famoso foi Al-jabr walmuquabalah, ou a ciência das Equações que, em última análise suscitaram o desenvolvimento

Leia mais

Fluxograma. Conjunto de símbolos utilizados em fluxogramas

Fluxograma. Conjunto de símbolos utilizados em fluxogramas 27 Símbolo Nome Terminador Seta de fluxo Entrada de dados Atribuição Saída de dados Desvio condicional Declaração Fluxograma Descrição Indica o início e o fim do fluxo do algoritmo. Indica o sentido do

Leia mais

Fábio Rodrigues / Israel Lucania

Fábio Rodrigues / Israel Lucania Fábio Rodrigues / Israel Lucania Lógica de programação; Sequência lógica; Instruções. Lógica de programação é a técnica de encadear pensamentos para atingir determinado objetivo. Programar não é um ato

Leia mais

Lógica de Programação

Lógica de Programação Lógica de Programação Significa o uso correto das leis do pensamento e de processos de raciocínio para a produção de soluções logicamente válidas e coerentes, que resolvam com qualidade os problemas que

Leia mais

Aula 1 - Introdução Cleverton Hentz

Aula 1 - Introdução Cleverton Hentz Aula 1 - Introdução Cleverton Hentz Sumário da Aula O que é um algoritmo? Exemplos de algoritmos. Principais características. 2 Introdução Um algoritmo é um procedimento bem definido que recebe um conjunto

Leia mais

Algoritmos e Lógica de Programação. Notas de Aula

Algoritmos e Lógica de Programação. Notas de Aula Algoritmos e Lógica de Programação Notas de Aula Parte I Conceitos de Algoritmos 2 Algoritmos Algoritmo = Sequência lógica e não ambígua de instruções que leva à solução de um problema em um tempo finito.

Leia mais

Noções de algoritmos - Aula 1

Noções de algoritmos - Aula 1 Noções de algoritmos - Aula 1 Departamento de Física UFPel Definição de algoritmo Sequência ordenada e finita de operações para a realização de uma tarefa. Tarefa: Experimento de Física I. Passo 1: Reunir

Leia mais

Introdução à Ciência da Computação ICC0001 Prof. Diego Buchinger

Introdução à Ciência da Computação ICC0001 Prof. Diego Buchinger Algoritmos e Linguagens de Programação Introdução à Ciência da Computação ICC0001 Prof. Diego Buchinger Conceitos Básicos Para dizer o que um computador deve fazer devemos programá-lo através de instruções

Leia mais

SSC304 Introdução à Programação Para Engenharias

SSC304 Introdução à Programação Para Engenharias Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Departamento de Sistemas de Computação Introdução à Para Engenharias Algoritmos e Lógica de GE4 Bio GE4Bio Grupo de Estudos em

Leia mais

Introdução aos algoritmos computacionais

Introdução aos algoritmos computacionais CAPíTULO 1 Introdução aos algoritmos computacionais é um procedimento que descreve, sem ambiguidade, uma sequência nita de passos a serem seguidos em uma ordem especíca para resolver um problema ou aproximar

Leia mais

Aula 2 - Introdução Cleverton Hentz

Aula 2 - Introdução Cleverton Hentz Aula 2 - Introdução Cleverton Hentz Sumário de Aula } Programas } Linguagens de Programação } Formas de Estruturação de Algoritmos 2 Programas } Os algoritmos são utilizados na construção de programas

Leia mais

Algoritmos e Programação - Engenharia da Computação -

Algoritmos e Programação - Engenharia da Computação - Algoritmos e Programação - Engenharia da Computação - Prof. Alessandro Zimmer Pseudo Linguagem de Programação - PORTUGOL - Pseudo-Linguagem Linguagem de Programação? Notação formal servindo para: - Expressar

Leia mais

Aula 3: Algoritmos: Formalização e Construção

Aula 3: Algoritmos: Formalização e Construção Aula 3: Algoritmos: Formalização e Construção Fernanda Passos Universidade Federal Fluminense Programação de Computadores IV Fernanda Passos (UFF) Algoritmos: Formalização e Pseudo-Código Programação de

Leia mais

Lógica de Programação

Lógica de Programação Lógica de Programação Significa o uso correto das leis do pensamento e de processos de raciocínio para a produção de soluções logicamente válidas v e coerentes,, que resolvam com qualidade os problemas

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS Algoritmos e Programação

Leia mais

Prof. Paulo Villa Aula 1

Prof. Paulo Villa Aula 1 UNISUL 2014/ 1 Universidade do Sul de Santa Catarina Engenharia Elétrica Algoritmos Aula 1 Slides adaptados do Prof. Frederico Ferlini Informações da Disciplina Página da disciplina gse.ufsc.br/~pvilla

Leia mais

Capítulo 1 - Lógica e Algoritmos

Capítulo 1 - Lógica e Algoritmos 1. Introdução à Lógica de Programação Capítulo 1 - Lógica e Algoritmos A lógica de programação é necessária para pessoas que desejam trabalhar com desenvolvimento de sistemas e programas, ela permite definir

Leia mais

Estruturas de controle: Estrutura de DECISÃO

Estruturas de controle: Estrutura de DECISÃO Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Estruturas de controle: Estrutura de DECISÃO DCA0800 - Algoritmos e Lógica de Programação Heitor Medeiros

Leia mais

Fig.1: Ilustração de Lógica Fonte: Internet

Fig.1: Ilustração de Lógica Fonte: Internet 1. Introdução à Lógica de Programação Neste capítulo serão definidos alguns dos conceitos básicos necessários que vão ajudar o leitor na compreensão dos mecanismos utilizados na escrita de programas de

Leia mais

INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO. ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS/PARANGABA PROF. MS. RONNISON REGES VIDAL Ceará, 01 de fevereiro de 2017

INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO. ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS/PARANGABA PROF. MS. RONNISON REGES VIDAL Ceará, 01 de fevereiro de 2017 INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS/PARANGABA PROF. MS. RONNISON REGES VIDAL Ceará, 01 de fevereiro de 2017 ROTEIRO O que é Análise e Desenvolvimento de Sistemas? Como

Leia mais

#Conceituação. Algoritmos. Eliezio Soares

#Conceituação. Algoritmos. Eliezio Soares INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS SÃO GONÇALO DO AMARANTE Algoritmos #Conceituação Eliezio Soares Eliezio.soares@ifrn.edu Computadores e Tarefas 1. O computador

Leia mais

Introdução à Programação de Computadores Parte II

Introdução à Programação de Computadores Parte II Introdução à Programação de Computadores Parte II Prof. Dr. Edson Pimentel Centro de Matemática, Computação e Cognição Objetivos Aprender a redigir rotinas comuns do dia-a-dia forma de algoritmos Conhecer

Leia mais

Desenvolvimento de Algoritmos. Slides elaborados pela Prof(a). Simone do Rocio Senger de Souza ICMC/USP

Desenvolvimento de Algoritmos. Slides elaborados pela Prof(a). Simone do Rocio Senger de Souza ICMC/USP Desenvolvimento de Algoritmos Slides elaborados pela Prof(a). Simone do Rocio Senger de Souza ICMC/USP Desenvolvimento de algoritmos Na computação, algoritmos representam os passos de um programa um conjunto

Leia mais

Introdução à Programação. Conceitos Básicos de Programação

Introdução à Programação. Conceitos Básicos de Programação Introdução à Programação Conceitos Básicos de Programação Tópicos da Aula Antes de aprender a programar, precisamos saber o que é um algoritmo Definição de algoritmo Usando algoritmos para resolver problemas

Leia mais

Introdução à Programação. slides de Deise Sacol

Introdução à Programação. slides de Deise Sacol Introdução à Programação slides de Deise Sacol 1 2 Elaboração de um programa Problema Análise Programa Algoritmo 3 Processo de geração de um programa Análise do problema: Ler atentamente o enunciado do

Leia mais

Como representar um algoritmo?

Como representar um algoritmo? de Algoritmos Prof. Araken Medeiros araken@ufersa.edu.br Angicos, RN 15/9/2009 Como representar um algoritmo? 15/9/2009 Prof. Araken Medeiros 2 Há várias formas de representação de Dentre elas, as mais

Leia mais

Conceitos Básicos. Professor: Juliano Lucas Gonçalves.

Conceitos Básicos. Professor: Juliano Lucas Gonçalves. Conceitos Básicos Professor: Juliano Lucas Gonçalves juliano.goncalves@ifsc.edu.br Agenda Revisão Algoritmos Memória, variáveis e constantes Estrutura básica de um algoritmo em pseudocódigo 2 O que já

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES 1. Introdução à Lógica de Programação 1.1. Lógica? Lógica de programação é a técnica de encadear pensamentos para atingir determinado objetivo.

Leia mais

& somadosnumeros = valor

& somadosnumeros = valor Correção exercícios Exercício 1 Exercício 2 a) scanf( %d", &valor); b) printf("o produto de %d e %d e %d\n", x, y, z) ; c) somadosnumeros = primeironumero + segundonumero d) /* Programa para determinar

Leia mais

Algoritmos e Técnicas de Programação Introdução Givanaldo Rocha de Souza

Algoritmos e Técnicas de Programação Introdução Givanaldo Rocha de Souza Algoritmos e Técnicas de Programação Introdução Givanaldo Rocha de Souza givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha Conceitos Lógica de Programação técnica de encadear pensamentos

Leia mais

Fundamentos de Lógica e Algoritmos Aula 2.5 Conceitos Básicos de Algoritmos. Prof. Dr. Bruno Moreno

Fundamentos de Lógica e Algoritmos Aula 2.5 Conceitos Básicos de Algoritmos. Prof. Dr. Bruno Moreno Fundamentos de Lógica e Algoritmos Aula 2.5 Conceitos Básicos de Algoritmos Prof. Dr. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br Introdução Um algoritmo pode ser definido como uma sequência finita de passos

Leia mais

Projeto e Desenvolvimento de Algoritmos

Projeto e Desenvolvimento de Algoritmos Projeto e Desenvolvimento de Algoritmos O que são algoritmos? Índice Objetivos Introdução Representação de Algoritmos Linguagem Natural Fluxogramas Pseudo-Linguagem Técnicas de Projeto de Algoritmos Objetivos

Leia mais

Algoritmos e Programação. Noções de Lógica e Algoritmos Tarcio Carvalho

Algoritmos e Programação. Noções de Lógica e Algoritmos Tarcio Carvalho s e Programação Noções de Lógica e Algoritmos Tarcio Carvalho EMENTA Desenvolvimento de algoritmos; Tipos de dados básicos e estruturados; Comandos de uma linguagem de Programação; Metodologia de desenvolvimento

Leia mais

Fluxograma Pseudocódigo Estruturas de decisão. Professor Leandro Augusto Frata Fernandes

Fluxograma Pseudocódigo Estruturas de decisão. Professor Leandro Augusto Frata Fernandes Programação de Computadores III Aula 4 Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2011.1/tcc-03.063 Roteiro da Aula

Leia mais

Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica

Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica Edilson Hipolito da Silva edilson.hipolito@ifsc.edu.br - http://www.hipolito.info Aula 06 - Introdução a algoritmos Roteiro Algoritmos Formas

Leia mais

Introdução à Programação. João Manuel R. S. Tavares

Introdução à Programação. João Manuel R. S. Tavares Introdução à Programação João Manuel R. S. Tavares Sumário 1. Ciclo de desenvolvimento de um programa; 2. Descrição de algoritmos; 3. Desenvolvimento modular de programas; 4. Estruturas de controlo de

Leia mais

Introdução a Programação

Introdução a Programação Introdução a Programação Prof. André Gustavo Duarte de Almeida andre.almeida@ifrn.edu.br docente.ifrn.edu.br/andrealmeida Aula 01 Informática e a Programação Roteiro Informática Pensar e Programar Atividades

Leia mais