Concurso CEF/2014 CETEC POA. Prof: Fernando Aprato

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Concurso CEF/2014 CETEC POA. Prof: Fernando Aprato"

Transcrição

1 Concurso CEF/2014 CETEC POA Prof: Fernando Aprato

2 Abono Salarial - PIS

3 Art. 239 da Constituição Federal de 1988 Art A arrecadação decorrente das contribuições para o Programa de Integração Social, criado pela Lei Complementar nº 7, de 7 de setembro de 1970, e para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, criado pela Lei Complementar nº 8, de 3 de dezembro de 1970, passa, a partir da promulgação desta Constituição, a financiar, nos termos que a lei dispuser, o programa do seguro-desemprego e o abono de que trata o 3º deste artigo.

4 1º - Dos recursos mencionados no "caput" deste artigo, pelo menos quarenta por cento serão destinados a financiar programas de desenvolvimento econômico, através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, com critérios de remuneração que lhes preservem o valor.

5 2º - Os patrimônios acumulados do Programa de Integração Social e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público são preservados, mantendo-se os critérios de saque nas situações previstas nas leis específicas, com exceção da retirada por motivo de casamento, ficando vedada a distribuição da arrecadação de que trata o "caput" deste artigo, para depósito nas contas individuais dos participantes.

6 3º - Aos empregados que percebam de empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, até dois salários mínimos de remuneração mensal, é assegurado o pagamento de um salário mínimo anual, computado neste valor o rendimento das contas individuais, no caso daqueles que já participavam dos referidos programas, até a data da promulgação desta Constituição.

7 4º - O financiamento do seguro-desemprego receberá uma contribuição adicional da empresa cujo índice de rotatividade da força de trabalho superar o índice médio da rotatividade do setor, na forma estabelecida por lei.

8 Abono Salarial PIS O PIS é um programa criado pelo Governo Federal, que tem a finalidade de promover a integração do empregado na vida e no desenvolvimento das empresas, viabilizando melhor distribuição da renda nacional.

9 Abono Salarial PIS É o pagamento anual de um salário mínimo ao trabalhador de empresas, entidades privadas e órgãos públicos contribuintes do Programa de Integração Social - PIS ou Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público - PASEP. Todo estabelecimento que possuir Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ é contribuinte do PIS-PASEP.

10 DIREITO AO ABONO, QUOTAS OU AOS RENDIMENTOS DO PIS Quem tem direito ao abono? O trabalhador ou o servidor público que, no ano anterior ao início do calendário de pagamento: Esteja cadastrado há pelo menos cinco anos no PIS-PASEP; Tenha recebido, em média, até dois salários mínimos mensais. (considerar apenas os meses trabalhados)

11 Tenha trabalhado, no mínimo, 30 dias para empregadores contribuintes do PIS-PASEP com carteira assinada ou nomeado efetivamente em cargo público. Tenha sido informado corretamente na RAIS - Relação Anual de Informações Sociais.

12 Quem tem direito aos rendimentos do PIS? Tem direito aos rendimentos do PIS os trabalhadores cadastrados no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) até 4/10/1988 e que possuem saldo de quotas. Quotas de participação: Valor existente nas contas individuais dos trabalhadores cadastrados no Fundo PIS/PASEP até , considerando o salário e o tempo de serviço. São detentores de quotas os empregados cadastrados no PIS/PASEP no período de 1971 a 4 de outubro de 1988.

13 Outras hipóteses de saque As parcelas que não forem sacadas no período do cronograma de pagamento ficam incorporadas ao saldo das contas, podendo os participantes receber o saldo de sua conta vinculada no PIS/PASEP no caso de: a) aposentadoria, transferência para a reserva remunerada, reforma ou invalidez do titular da conta individual; b) o titular o qualquer de seus dependentes for acometido de neoplasia maligna (câncer); c) o titular ou qualquer de seus dependentes for portador do vírus HIV; d) o trabalhador ter idade igual ou superior a 70 anos; e) morte do trabalhador. Os saldos das contas individuais não recebidos em vida pelos participantes serão pagos, em quotas iguais, aos seus dependentes habilitados.

14 Perda do benefício O Abono Salarial não recebido pelo trabalhador durante o exercício de pagamento em que for disponibilizado não poderá ser sacado no exercício subseqüente, tendo em vista que os recursos são devolvidos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) a cada encerramento de exercício de pagamento.

15 Trabalhadores que não possuem direito ao abono do PIS Trabalhador urbano vinculado a empregador Pessoa Física; Trabalhador rural vinculado a empregador Pessoa Física; Diretor sem vínculo empregatício, mesmo que a empresa tenha optado pelo recolhimento do FGTS; Empregado doméstico; Menor aprendiz.

16 Quem efetua o cadastro do trabalhador? O cadastramento no PIS é feito pelo empregador, na primeira admissão do trabalhador, por meio do formulário DCN Documento de Cadastramento do NIS, que pode ser impresso na página de documentos para download. Depois disso, o empregado recebe um cartão contendo o seu número de inscrição. Esse documento permite a consulta e saques dos benefícios sociais a que o trabalhador tem direito, como FGTS e Seguro- Desemprego, por exemplo.

17 Como o Trabalhador/Servidor pode participar? O empregador (empresa, entidade privada ou órgão público) deve informar ao Ministério do Trabalho e Emprego, na data determinada (janeiro e fevereiro), os dados da Relação Anual de Informações Sociais RAIS. Após o processamento das informações da RAIS e conforme calendário de pagamento do Abono Salarial, os agentes pagadores, CAIXA (PIS) e Banco do Brasil (PASEP), estarão autorizados a efetuar o pagamento ao trabalhador, mediante apresentação da Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade e Comprovante de Inscrição no PIS-PASEP.

18 Quem efetua o pagamento? O Abono Salarial assegurado aos participantes do Programa de Integração Social - PIS e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Publico - PASEP, será pago, respectivamente, pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil S.A., na condição de agentes pagadores, de acordo os anexos I e II da Resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT 668/2011).

19 Qual o período de pagamento? O pagamento do Abono Salarial tem início no 2º semestre de cada ano e vai até junho do ano seguinte, conforme calendário divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego/CODEFAT aos agentes pagadores (CAIXA e Banco do Brasil).

20 Como receber? Folha de Salários/Proventos - Será feita mediante convênio celebrado entre o empregador e o agente financeiro(banco do Brasil para os identificados no PASEP e CAIXA para os identificados no PIS). Crédito em Conta Corrente - Os trabalhadores que tiverem direito ao Abono Salarial e tiverem conta corrente no Banco do Brasil ou na CAIXA podem receber o seu benefício através de crédito em conta. Saque on-line - Os trabalhadores com direito ao Abono Salarial que não forem atendidos pelos sistemas de pagamento em folha de salários ou crédito em conta, receberão o benefício de acordo com o calendário de pagamento, diretamente nos caixas do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.

21 Documentos necessários para realizar o saque Documentos de identificação do beneficiário ou do seu representante legal: Carteira de identidade fornecida pelos órgãos de segurança pública dos Estados e DF; Carteira nacional de habilitação, novo modelo, desde que esteja dentro do prazo de validade; Carteira funcional emitida por repartições públicas ou por órgãos de classe dos profissionais liberais, desde que tenha fé pública reconhecida por Decreto; Identidade militar expedida pelas Forças Armadas ou forças auxiliares para seus membros ou dependentes;

22 Identidade militar expedida pelas Forças Armadas ou forças auxiliares para seus membros ou dependentes; Carteira de identidade de estrangeiros emitida pelo Serviço de Registro de Estrangeiros da Polícia Federal; Passaporte, emitido no Brasil ou no exterior, registrado no Serviço de Registro de Estrangeiros da Polícia Federal, quando se tratar de estrangeiro sob visto de permanência temporária pelo País. * A Carteira de Identidade pode ser substituída pela CTPS - Carteira de Trabalho e Previdência Social modelo novo.

23 Do procurador do trabalhador: Documento de identificação; Procuração para Saque de Quotas e Rendimentos do PIS e Abono (MO31051) com firma reconhecida ou por instrumento público, que contenha outorga de poderes para solicitação/saque do Abono Salarial, correspondendo ao exercício de pagamento a que se refere.

24 Do tutor ou curador Documento de identificação; Alvará ou autorização judicial para o saque do Abono Salarial registrada no termo de tutela/curatela; Comprovante de inscrição no PIS/PASEP ou Cartão do Cidadão do trabalhador por ele representado; Documento de identificação do trabalhador; Termo de curatela; Termo de tutela;

25 Do dependente ou sucessor legal do trabalhador falecido Documento de identificação do dependente ou sucessor legal, se maior de 18 anos; Comprovante de Inscrição no PIS/PASEP do trabalhador falecido; Alvará judicial.

26 Do procurador do dependente ou do sucessor legal do trabalhador falecido Documento de identificação; Procuração por instrumento particular com fins específicos e firma reconhecida ou por instrumento público, que contenha outorga de poderes para solicitação/saque do Abono Salarial, correspondendo ao exercício de pagamento a que se refere; Alvará Judicial; Comprovante de Inscrição no PIS/PASEP do trabalhador falecido.

27 Do tutor/curador do dependente/sucessor legal do trabalhador falecido Documento de identificação do tutor ou curador; Alvará ou autorização judicial registrada no termo de tutela ou curatela para o saque do Abono Salarial; Termo de tutela; Termo de curatela; Comprovante de Inscrição no PIS/PASEP do trabalhador falecido.

28 PIS-EMPRESA - PAGAMENTO PELO EMPREGADOR VANTAGENS O Programa de Integração Social - PIS foi instituído com a finalidade de possibilitar a participação dos trabalhadores no desenvolvimento das empresas, promovendo a distribuição dos benefícios entre os seus empregados. Por meio do cadastramento no Programa, o trabalhador recebe o número de inscrição no PIS, que possibilitará a consulta e saques aos benefícios sociais administrados pela CAIXA. A CAIXA, como administradora do PIS, efetua o cadastramento dos trabalhadores vinculados a empregadores do setor privado, e pagamento de Quotas de participação, Rendimentos e Abono Salarial.

29 PIS - EMPRESA - PAGAMENTO PELO EMPREGADOR O CAIXA PIS-Empresa é um canal exclusivo para pagamento dos benefícios do PIS (Abono e/ou Rendimentos) aos empregados das empresas conveniadas, diretamente no contracheque, com recursos repassados pela CAIXA. Ele é totalmente gratuito e gera comodidade aos empregados e facilidade à empresa. Para usufruir desta facilidade, a empresa poderá fazer o cadastro no CAIXA PIS-Empresa de duas maneiras: Por meio do Conectividade Social ou; Em uma das agências da CAIXA de sua preferência.

30 Para efetivar o convênio CAIXA PIS-Empresa pelo Conectividade Social, sua empresa deve estar certificada no Conectividade Social e ter instalado o aplicativo SXPIS. O prazo de validade do convênio é indeterminado. A empresa conveniada é notificada a cada ano para ratificar sua participação e verificar a necessidade de realizar manutenção no convênio. O pagamento por meio do convênio é efetuado independentemente do escalonamento do calendário de pagamentos. O empregador que contar 1 (um) empregado ou mais com direito ao benefício, poderá firmar o convênio por meio do Conectividade Social ou em qualquer agência da CEF.

31 Após a realização do convênio (o qual deve ser formalizado) e feito a carga do arquivo contendo o nome dos empregados e os respectivos valores a receber, o empregador deverá fazer a manutenção necessária, incluindo empregados ativos que não constem no arquivo ou excluindo empregados que constem no arquivo mas que já foram demitidos da empresa. Após a manutenção, a empresa devolverá o arquivo acordando um prazo para que a CEF credite o valor necessário na conta do empregador, o qual será repassado aos respectivos empregados diretamente na folha de pagamento.

32 Vantagens para empresa Permite que os empregados recebam os benefícios sem se ausentarem do local de trabalho; Reforço positivo na imagem da empresa junto aos seus empregados, uma vez que proporciona comodidade e antecipação no recebimento dos benefícios; Facilidade no acesso e simplicidade na utilização do serviço; Inexistência de custos adicionais.

33 Vantagens para o empregado Recebimento antecipado dos benefícios do PIS, independente do escalonamento do Calendário de Pagamentos. Comodidade e facilidade no recebimento dos benefícios na folha de pagamento.

34 Penalidade pela não entrega da RAIS O empregador que não entregar a RAIS no prazo legal ficará sujeito à multa prevista no art. 25 da Lei nº 7.998, de 1990, a ser cobrada em valores monetários a partir de R$ 425,64 (quatrocentos e vinte e cinco reais e sessenta e quatro centavos), acrescidos de R$ 53,20 (cinqüenta e três reais e vinte centavos) por bimestre de atraso, contados até a data de entrega da RAIS respectiva ou da lavratura do auto de infração, se este ocorrer primeiro.

35 Penalidade pela não informação na RAIS O empregador que omitir informações ou prestar declaração falsa ou inexata ficará sujeito à multa prevista no art. 25 da Lei nº 7.998, de 1990, a ser cobrada em valores monetários a partir de R$ 425,64 (quatrocentos e vinte e cinco reais e sessenta e quatro centavos), acrescidos de R$ 26,60 (vinte e seis reais e sessenta centavos) por empregado omitido ou declarado falsa ou inexatamente.

36 Artigo 7º 2º da Lei Complementar nº 7/70. A omissão dolosa de nome de empregado entre os participantes do Fundo sujeitará a empresa a multa, em benefício do Fundo, no valor de 10 (dez) meses de salários, devidos ao empregado cujo nome houver sido omitido.

37 A CAIXA, como administradora do PIS, presta os seguintes serviços: Inscrição; Cadastramento de todos os trabalhadores vinculados às categorias de empregados estabelecidas por lei;

38 Pagamento de: (i) quotas de participação (valor existente nas contas individuais dos trabalhadores cadastrados no Fundo PIS/PASEP até , considerando o salário e o tempo de serviço; são detentores de quotas os empregados cadastrados no PIS/PASEP no período de 1971 a 4 de outubro de 1988); (ii) Rendimentos (são os juros de 3% a.a. mais o Resultado Líquido Adicional (RLA), calculados sobre o saldo atualizado das quotas existente na conta do trabalhador, creditados anualmente).

39 Legislação a ser estudada (dicas). Lei n 7.998/90 - art. 9, inciso I e II e parágrafo único; DO ABONO SALARIAL Art. 9º É assegurado o recebimento de abono salarial no valor de um salário mínimo vigente na data do respectivo pagamento, aos empregados que:

40 I - tenham percebido, de empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), até 2 (dois) salários mínimos médios de remuneração mensal no período trabalhado e que tenham exercido atividade remunerada pelo menos durante 30 (trinta) dias no anobase;

41 II - estejam cadastrados há pelo menos 5 (cinco) anos no Fundo de Participação PIS- Pasep ou no Cadastro Nacional do Trabalhador. Parágrafo único. No caso de beneficiários integrantes do Fundo de Participação PIS- Pasep, serão computados no valor do abono salarial os rendimentos proporcionados pelas respectivas contas individuais.

42 Legislação a ser estudada (dicas). Lei Complementar n 7/70 art. 2 e parágrafo único; Lei Complementar n 7/70 art. 7 e seus parágrafos; Lei Complementar n 7/70 art. 10 e parágrafo único; e Lei Complementar n 7/70 art. 12.

Concurso CEF/2012 CETEC POA

Concurso CEF/2012 CETEC POA Concurso CEF/2012 CETEC POA Prof: Fernando Aprato Abono Salarial - PIS Art. 239 da Constituição Federal de 1988 Art. 239. A arrecadação decorrente das contribuições para o Programa de Integração Social,

Leia mais

ASSUNTOS TRABALHISTAS

ASSUNTOS TRABALHISTAS ANO XX - 2009-1ª SEMANA DE JULHO DE 2009 BOLETIM INFORMARE Nº 27/2009 ASSUNTOS TRABALHISTAS AS PIS/PASEP - CALENDÁRIO PARA SAQUE Introdução - Quotas de Participação - Saque Das Quotas - Saque Dos Rendimentos

Leia mais

ABONO SALARIAL DO PIS/PASEP - EXERCÍCIO 2011/ Cronograma. Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 04/07/2011.

ABONO SALARIAL DO PIS/PASEP - EXERCÍCIO 2011/ Cronograma. Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 04/07/2011. ABONO SALARIAL DO PIS/PASEP - EXERCÍCIO 2011/2012 - Cronograma Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 04/07/2011. Sumário: 1 - Introdução 2 - Conceito 3 - Beneficiário 4 - Requerimento 4.1

Leia mais

Tabela pagamento PIS Consultar PIS Online 2014

Tabela pagamento PIS Consultar PIS Online 2014 Tabela pagamento PIS 2014 - Consultar PIS Online 2014 Se você ainda não fez a consulta online do PIS 2014 saiba que a Caixa Econômica Liberou a Tabela do Pis/Pasep 2013/2014 para consulta pela internet.

Leia mais

DOU 30/06/ SEÇÃO 1 PÁGINA 101

DOU 30/06/ SEÇÃO 1 PÁGINA 101 DOU 30/06/2017 - SEÇÃO 1 PÁGINA 101 RESOLUÇÃO No - 790, DE 28 DE JUNHO DE 2017 Disciplina o pagamento do Abono Salarial referente ao exercício de 2017/2018. O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao

Leia mais

Para a concessão do salário-família, a Previdência Social não exige tempo mínimo de contribuição.

Para a concessão do salário-família, a Previdência Social não exige tempo mínimo de contribuição. Salário-família O que é? Benefício pago aos segurados empregados, exceto os domésticos, e aos trabalhadores avulsos com salário mensal de até R$ 915,05, para auxiliar no sustento dos filhos de até 14 anos

Leia mais

INFORMATIVO 06/2019 FEVEREIRO

INFORMATIVO 06/2019 FEVEREIRO INFORMATIVO 06/2019 FEVEREIRO RAIS ANO BASE 2018 INSTRUÇÕES PARA DECLARAÇÃO DAS INFORMAÇÕES SOCIAIS Portaria ME nº 39, de 14 de fevereiro de 2019 Foi publicada no DOU de 15 de fevereiro de 2019, a Portaria

Leia mais

Informativo 05/2013. RAIS ANO BASE 2012 Instruções para declaração das Informações Sociais. Portaria MTE nº 5, de 8 de janeiro de 2013

Informativo 05/2013. RAIS ANO BASE 2012 Instruções para declaração das Informações Sociais. Portaria MTE nº 5, de 8 de janeiro de 2013 Data do boletim informativo Volume 1, Edição 1 RAIS Ano Base 2012 Informativo 05/2013 RAIS ANO BASE 2012 Instruções para declaração das Informações Sociais Portaria MTE nº 5, de 8 de janeiro de 2013 Di

Leia mais

INFORMATIVO 02/2018 JANEIRO

INFORMATIVO 02/2018 JANEIRO INFORMATIVO 02/2018 JANEIRO RAIS ANO BASE 2017 INSTRUÇÕES PARA DECLARAÇÃO DAS INFORMAÇÕES SOCIAIS Portaria MT nº 31, de 16 de janeiro de 2018 Foi publicada no DOU de 17 de janeiro de 2018, a Portaria do

Leia mais

Zilmara Alencar Consultoria Jurídica

Zilmara Alencar Consultoria Jurídica RESOLUÇÃO No - 748, DE 2 DE JULHO DE 2015 Disciplina o pagamento do Abono Salarial referente ao exercício de 2015/2016. O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador - CODEFAT, no uso das atribuições

Leia mais

Abono Salarial Data dos Pagamentos Caixa,BB

Abono Salarial Data dos Pagamentos Caixa,BB Abono Salarial 2019 - Data dos Pagamentos Caixa,BB Governo Federal ( Michel Temer ) liberou o saque do abono salarial 2019, ano-base 2017, começou a ser pago no fim do mês de julho. De acordo com o calendário

Leia mais

Tudo sobre o PIS/Pasep Dúvidas Frequentes

Tudo sobre o PIS/Pasep Dúvidas Frequentes Tudo sobre o PIS/Pasep Dúvidas Frequentes Nesta sessão você vai poder tirar todas as suas dúvidas e encontrar respostas sobre o calendário do pis/pasep e também sobre quem tem direito a receber o benefício

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador RESOLUÇÃO Nº 430, DE 2 DE JUNHO DE 2005

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador RESOLUÇÃO Nº 430, DE 2 DE JUNHO DE 2005 MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador RESOLUÇÃO Nº 430, DE 2 DE JUNHO DE 2005 Disciplina o pagamento do Abono Salarial referente ao exercício de 2005/2006.

Leia mais

PIS PASEP 2019/2020: Tabela, Calendário: Idosos: [Tudo Aqui]

PIS PASEP 2019/2020: Tabela, Calendário: Idosos: [Tudo Aqui] PIS PASEP 2019/2020: Tabela, Calendário: Idosos: [Tudo Aqui] Todo o Ano o Governo Libera a Tabela do PIS Pasep 2019/2020 com as datas dos pagamentos do abono salarial do PIS aos Trabalhadores que se enquadram

Leia mais

Posicionamento Consultoria de Segmentos. Análise Comparativa RAIS Ano Base 2016 x 2015

Posicionamento Consultoria de Segmentos. Análise Comparativa RAIS Ano Base 2016 x 2015 Análise Comparativa RAIS Ano Base 2016 x 2015 06/01/2017 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3 Análise da Consultoria... 3 3.1 Orientações para Declaração Relação Anual Informações

Leia mais

PASEP. Conceito. Caracterização/Particularidades

PASEP. Conceito. Caracterização/Particularidades PASEP Conceito O Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público PASEP é um programa criado pelo Governo Federal em 1970 para propiciar aos servidores públicos civis e militares a participação na

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO GABINETE DO MINISTRO

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO GABINETE DO MINISTRO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 630, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2004 Aprova instruções para declaração da Relação Anual de Informações Sociais RAIS ano-base 2004. O MINISTRO

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e salário Abono salarial. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e salário Abono salarial. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Remuneração e salário Abono salarial Prof. Cláudio Freitas -PIS: LC 07/70 Art. 1.º - É instituído, na forma prevista nesta Lei, o Programa de Integração Social, destinado a promover

Leia mais

O prazo para entrega da declaração RAIS inicia-se no dia 17 de janeiro de 2017 e encerra-se no dia 17 de março de 2017, sem prorrogação.

O prazo para entrega da declaração RAIS inicia-se no dia 17 de janeiro de 2017 e encerra-se no dia 17 de março de 2017, sem prorrogação. Rio de Janeiro, 02 de janeiro de 2017. Of. Circ. Nº 003/17 Referência: Portaria nº 1.464, de 30 de dezembro de 2016 - Aprova instruções para a declaração da Relação Anual de Informações Sociais - RAIS

Leia mais

ASSUNTOS TRABALHISTAS

ASSUNTOS TRABALHISTAS ANO XXI - 2010-1ª SEMANA DE JULHO DE 2010 BOLETIM INFORMARE Nº 27/2010 ASSUNTOS TRABALHISTAS AS PIS/PASEP - CALENDÁRIO PARA SAQUE Introdução - Quotas de Participação - Saque Das Quotas - Saque Dos Rendimentos

Leia mais

IV - não possuir renda própria de qualquer natureza suficiente a sua manutenção e de sua família.

IV - não possuir renda própria de qualquer natureza suficiente a sua manutenção e de sua família. SEGURO-DESEMPREGO - NOVOS VALORES - JANEIRO/2013 Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 14/01/2013. Sumário: 1 - Introdução 2 - Requisitos 3 - Comprovação 4 - Parcelas 4.1 - Parcelas Adicionais

Leia mais

Ministério do Trabalho GOVERNO F E O í. ^ V \-

Ministério do Trabalho GOVERNO F E O í. ^ V \- Ministério do Trabalho GOVERNO F E O í. ^ V \- SECRETARIA DE POLÍTICAS PUBLICAS DE EMPREGO DEPARTAMENTO DE EMPREGO E SALÁRIO C00RDENAÇÃ0-GERAL DOSEGURO-DESEMPREGO, DO ABONO SALARIAL E IDENTIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Benefícios em espécie Seguro-desemprego Parte 1 Prof. Bruno Valente Legislação do Seguro-desemprego Lei 7.998/90 (Programa Seguro-desemprego) Lei 8.900/94 (revogada pela Lei 13.134/15)

Leia mais

DETALHAMENTO DA DOCUMENTAÇÃO DO FIES

DETALHAMENTO DA DOCUMENTAÇÃO DO FIES DETALHAMENTO DA DOCUMENTAÇÃO DO FIES DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO ESTUDANTE E DOS MEMBROS DE SEU GRUPO FAMILIAR A CPSA deverá solicitar, salvo em caso de dúvida, somente um dos seguintes comprovantes

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO ADESÃO FIES

DOCUMENTAÇÃO ADESÃO FIES DOCUMENTAÇÃO ADESÃO FIES PORTARIA NORMATIVA Nº 10, DE 30 DE ABRIL DE 2010 Parágrafo único. Para emitir o DRI a CPSA deverá confirmar a veracidade das informações prestadas pelo estudante por ocasião da

Leia mais

ANEXO A DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO ESTUDANTE E DOS MEMBROS DE SEU GRUPO FAMILIAR

ANEXO A DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO ESTUDANTE E DOS MEMBROS DE SEU GRUPO FAMILIAR ANEXO A DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO ESTUDANTE E DOS MEMBROS DE SEU GRUPO FAMILIAR O Departamento Financeiro, Estágio e Programas deverá solicitar, salvo em caso de dúvida, somente um dos seguintes comprovantes

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 3.913, DE 11 DE SETEMBRO DE 2001. Dispõe sobre a apuração e liquidação dos complementos de atualização monetária de saldos

Leia mais

CHECK LIST DE DOCUMENTOS SOLICITADOS PARA CONTRATAÇÃO DE PROGRAMAS

CHECK LIST DE DOCUMENTOS SOLICITADOS PARA CONTRATAÇÃO DE PROGRAMAS CHECK LIST DE DOCUMENTOS SOLICITADOS PARA CONTRATAÇÃO DE PROGRAMAS DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO ESTUDANTE E DOS MEMBROS DE SEU GRUPO FAMILIAR: A CPSA deverá solicitar, salvo em caso de dúvida, somente

Leia mais

ANEXO I (Redação dada pela Portaria Normativa 22/2014/MEC)

ANEXO I (Redação dada pela Portaria Normativa 22/2014/MEC) ANEXO I (Redação dada pela Portaria Normativa DOCUMENTOS A SEREM APRESENTADOS NA CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) FACULDADE - IES 1. IDENTIFICAÇÃO DO ESTUDANTE E DOS MEMBROS DO

Leia mais

DETALHAMENTO DA DOCUMENTAÇÃO DO PROUNI

DETALHAMENTO DA DOCUMENTAÇÃO DO PROUNI DETALHAMENTO DA DOCUMENTAÇÃO DO PROUNI DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO ESTUDANTE E DOS MEMBROS DE SEU GRUPO FAMILIAR O coordenador do ProUni deverá solicitar, salvo em caso de dúvida, somente um dos seguintes

Leia mais

05 a 13 de julho de 2012.

05 a 13 de julho de 2012. COMPROVAÇÃO DE INFORMAÇÕES, 1ª CHAMADA DO PROUNI 2012/2: 05 a 13 de julho de 2012. Documentação: Documentação que deve ser apresentada pelo candidato e membros do grupo familiar, quando for o caso, na

Leia mais

Lembrando que a documentação deve estar nas mãos da Coordenação do ProUni até o último dia do cronograma e NÃO PODE SER POSTADA ATÉ O ÚLTIMO DIA!

Lembrando que a documentação deve estar nas mãos da Coordenação do ProUni até o último dia do cronograma e NÃO PODE SER POSTADA ATÉ O ÚLTIMO DIA! RELAÇÃO DE DOCUMENTOS Documentação Os documentos devem ser enviados pelos pré-selecionados, após a inscrição para a FAEL, no prazo definido no Cronograma do Processo Seletivo do ProUni 1º Semestre/2013

Leia mais

PROUNI DOCUMENTOS DO CANDIDATO E DO GRUPO FAMILIAR

PROUNI DOCUMENTOS DO CANDIDATO E DO GRUPO FAMILIAR PROUNI DOCUMENTOS DO CANDIDATO E DO GRUPO FAMILIAR I - PARA O CANDIDATO (XÉROX E ORIGINAL) II - I - Comprovação de conclusão de todo Ensino Médio em escola da rede pública. Histórico Escolar; Declaração

Leia mais

EDITAL Nº 02, de 14 de junho de 2018 PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL DO INSTITUTO BRASILIENSE DE DIREITO PÚBLICO SEGUNDO SEMESTRE DE 2018

EDITAL Nº 02, de 14 de junho de 2018 PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL DO INSTITUTO BRASILIENSE DE DIREITO PÚBLICO SEGUNDO SEMESTRE DE 2018 EDITAL Nº 02, de 14 de junho de 2018 PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL DO INSTITUTO BRASILIENSE DE DIREITO PÚBLICO SEGUNDO SEMESTRE DE 2018 A Direção Geral da Escola de Direito e de Administração Pública do IDP,

Leia mais

FIES INFORMAÇÕES SOBRE DOCUMENTAÇÃO

FIES INFORMAÇÕES SOBRE DOCUMENTAÇÃO FIES INFORMAÇÕES SOBRE DOCUMENTAÇÃO 1. FICHA DE INSCRIÇÃO; Acessar o site http://sisfiesportal.mec.gov.br/ e clicar em INSCREVA-SE NO FIES para preencher a ficha de inscrição. Após seguir todos os passos

Leia mais

Ministério da Educação ANEXO I VALORES DOS AUXÍLIOS DO PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA DE ACORDO COM A PORTARIA Nº 38 DE 26 DE MARÇO DE 2013. AUXÍLIO VALOR MENSAL CONCESSÃO MORADIA ATÉ R$ 300,00 COTA MENSAL

Leia mais

I - documento de identificação próprio e dos demais membros do grupo familiar,

I - documento de identificação próprio e dos demais membros do grupo familiar, No processo de comprovação das informações o estudante deverá apresentar, a critério do coordenador do Prouni, original e fotocópia dos seguintes documentos: I - documento de identificação próprio e dos

Leia mais

EDITAL Nº 01, de 9 de Janeiro de 2019 PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL DO INSTITUTO BRASILIENSE DE DIREITO PÚBLICO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019

EDITAL Nº 01, de 9 de Janeiro de 2019 PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL DO INSTITUTO BRASILIENSE DE DIREITO PÚBLICO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019 EDITAL Nº 01, de 9 de Janeiro de 2019 PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL DO INSTITUTO BRASILIENSE DE DIREITO PÚBLICO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019 A Direção Geral da Escola de Direito e de Administração Pública do IDP,

Leia mais

MUDANÇAS NAS REGRAS DO SEGURO-DESEMPREGO, ABONO SALARIAL ANUAL, AUXILIO-DOENÇA E PENSÃO POR MORTE

MUDANÇAS NAS REGRAS DO SEGURO-DESEMPREGO, ABONO SALARIAL ANUAL, AUXILIO-DOENÇA E PENSÃO POR MORTE MUDANÇAS NAS REGRAS DO SEGURO-DESEMPREGO, ABONO SALARIAL ANUAL, AUXILIO-DOENÇA E PENSÃO POR MORTE Em 30/12/2014, por meio das Medidas Provisórias 664 e 665, publicadas no Diário Oficial da União, as normas

Leia mais

ANEXO II DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO ESTUDANTE E DOS MEMBROS DE SEU GRUPO FAMILIAR

ANEXO II DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO ESTUDANTE E DOS MEMBROS DE SEU GRUPO FAMILIAR ANEXO II DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO ESTUDANTE E DOS MEMBROS DE SEU GRUPO FAMILIAR O coordenador do ProUni deverá solicitar, salvo em caso de dúvida, somente um dos seguintes comprovantes de identificação:

Leia mais

Documentação do Candidato

Documentação do Candidato Documentação do Candidato Documentos de identificação do candidato: Apresentar um dos documentos abaixo para fins de identificação Carteira de Identidade fornecida pelos órgãos de segurança pública das

Leia mais

PROUNI DOCUMENTOS DO CANDIDATO E DO GRUPO FAMILIAR

PROUNI DOCUMENTOS DO CANDIDATO E DO GRUPO FAMILIAR PROUNI DOCUMENTOS DO CANDIDATO E DO GRUPO FAMILIAR PARA O CANDIDATO (XEROX e Original) I - Comprovação de conclusão de todo Ensino Médio em escola da rede pública. Histórico Escolar; Declaração escolar

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO SERRANA FACULDADE DA REGIÃO SERRANA

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO SERRANA FACULDADE DA REGIÃO SERRANA PORTARIA N 001/2017 Ozirlei Teresa Marcilino, Diretora Administrativa da Faculdade da Região Serrana FARESE, pelas atribuições e competência que lhe conferem o Regimento Interno da Instituição, dispõe

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA Deverá ser apresentado a original e cópia simples de todos os documentos necessários; Para agilizar o atendimento, solicitamos que, se possível, os documentos sejam separados por

Leia mais

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS e PREVIDENCIÁRIAS DEZEMBRO/2010

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS e PREVIDENCIÁRIAS DEZEMBRO/2010 1 CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS e PREVIDENCIÁRIAS DEZEMBRO/2010 Dia 06-12-2010 (Segunda-feira): SALÁRIOS Todos os empregadores, assim definidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Fato

Leia mais

Documentação necessária para os candidatos pré-selecionados no PROUNI

Documentação necessária para os candidatos pré-selecionados no PROUNI Documentação necessária para os candidatos pré-selecionados no PROUNI - 2017-1 Documentação que deve ser apresentada pelo candidato e membros do grupo familiar, na fase de comprovação de informações. O

Leia mais

Documentação do Candidato

Documentação do Candidato Documentação do Candidato Documentos de identificação do candidato: Apresentar um dos documentos abaixo para fins de identificação Carteira de Identidade fornecida pelos órgãos de segurança pública das

Leia mais

1) Histórico Escolar do Ensino Médio do candidato constando o certificado de conclusão.

1) Histórico Escolar do Ensino Médio do candidato constando o certificado de conclusão. Considerações iniciais: A entrega dos documentos para comprovação de informações é presencial, realizada pelo próprio candidato ou por procurador, este, tendo em mãos procuração devidamente reconhecida

Leia mais

PARECER n /2016/CONJÜR-MTE/CGU/AGU

PARECER n /2016/CONJÜR-MTE/CGU/AGU 29/08/2016 https://sapiens.agu.gov.br/documento/10270449 CONJUR/MTE ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO CONSULTORIA-GERAL DA UNIÃO CONSULTORIA JURÍDICA JUNTO AO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO COORDENAÇÃO-GERAL

Leia mais

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA VALIDAÇÃO DO FIES 2017/1

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA VALIDAÇÃO DO FIES 2017/1 DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA VALIDAÇÃO DO FIES 2017/1 Os candidatos selecionados pelo FIES Seleção deverão comparecer a CPSA do UniFOA para validação das informações, no período determinado pelo FNDE. Confira

Leia mais

ANO XXIX ª SEMANA DE JULHO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 30/2018

ANO XXIX ª SEMANA DE JULHO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 30/2018 ANO XXIX - 2018-4ª SEMANA DE JULHO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 30/2018 ASSUNTOS CONTÁBEIS PROVISÃO DO DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO - ASPECTOS CONTÁBEIS... Pág. 417 IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA DECLARAÇÃO

Leia mais

1. DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO E DOS MEMBROS DO GRUPO FAMILIAR

1. DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO E DOS MEMBROS DO GRUPO FAMILIAR 1. DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO E DOS MEMBROS DO GRUPO FAMILIAR O coordenador do Prouni deve pedir, salvo em caso de dúvida, somente um dos seguintes comprovantes de identificação: Carteira

Leia mais

RAIS. Relação Anual de Informações Sociais

RAIS. Relação Anual de Informações Sociais RAIS Relação Anual de Informações Sociais Instituída através Decreto no 76.900, de 23 de dezembro de 1975. Todo estabelecimento deve fornecer ao Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), por

Leia mais

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA VALIDAÇÃO DO FIES

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA VALIDAÇÃO DO FIES DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA VALIDAÇÃO DO FIES Os candidatos selecionados pelo FIES Seleção deverão comparecer a CPSA do UniFOA para validação das informações, no período determinado pelo FNDE. Confira abaixo

Leia mais

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA VALIDAÇÃO DO FIES

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA VALIDAÇÃO DO FIES DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA VALIDAÇÃO DO FIES Os estudantes selecionados pelo FIES Seleção deverão comparecer a CPSA(Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) do UniFOA para validação das informações,

Leia mais

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS ENTREVISTA PROUNI

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS ENTREVISTA PROUNI DOCUMENTOS NECESSÁRIOS ENTREVISTA PROUNI 2018.1 Documentação a ser apresentada pelo candidato e membros do grupo familiar, quando for o caso, na fase de comprovação de informações. É vedado ao coordenador

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR 110, DE 29 DE JUNHO DE

LEI COMPLEMENTAR 110, DE 29 DE JUNHO DE LEI COMPLEMENTAR 110, DE 29 DE JUNHO DE 2001 Institui contribuições sociais, autoriza créditos de complementos de atualização monetária em contas vinculadas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço FGTS

Leia mais

1. DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO E DOS MEMBROS DE SEU GRUPO FAMILIAR

1. DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO E DOS MEMBROS DE SEU GRUPO FAMILIAR Processo seletivo PROUNI 2017.1 2ª Chamada Quando: 20 a 24 de fevereiro de 2017 Onde: Central de Atendimento da UNDB Quem: Alessandra e Denis Horário de Atendimento: Somente de Segunda a Sexta 09h às 18h

Leia mais

Treinamento sobre Retificação Cadastral de dados do FGTS

Treinamento sobre Retificação Cadastral de dados do FGTS Treinamento sobre Retificação Cadastral de dados do FGTS CAIXA ECONÔMICA FEDERAL RSN - Administrar FGTS/FO Qualificação Cadastral A alteração cadastral das contas do FGTS é realizada da seguinte forma:

Leia mais

que cursou todo o ensino médio em Escola Pública Histórico Escolar do Ensino Médio, mesmo para candidatos que já tenham curso superior.

que cursou todo o ensino médio em Escola Pública Histórico Escolar do Ensino Médio, mesmo para candidatos que já tenham curso superior. Item 8 do Edital nº 02/2015 1 ANÁLISE DOCUMENTAL (Check-list)/ Processo Seletivo de Ingresso em Cursos de Graduação da UFT por meio do SISU para o 1º semestre de 2015 GRUPO L1:Lei nº 12.711/12; Renda Familiar

Leia mais

Ministério do Trabalho e Emprego - MTE Secretária de Políticas Públicas de Emprego SPPE Departamento de Emprego e Salário - DES.

Ministério do Trabalho e Emprego - MTE Secretária de Políticas Públicas de Emprego SPPE Departamento de Emprego e Salário - DES. Ministério do Trabalho e Emprego - MTE Secretária de Políticas Públicas de Emprego SPPE Departamento de Emprego e Salário - DES Seguro-Desemprego HISTORICO DO SEGURO-DESEMPREGO Objetivo: O benefício tem

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PROUNI

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PROUNI DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PROUNI Documentação a ser apresentada pelo candidato e membros do grupo familiar, quando for o caso, na fase de comprovação de informações. É vedado ao coordenador do Prouni pedir

Leia mais

https://ufsj.edu.br/proae/declaracoes.php

https://ufsj.edu.br/proae/declaracoes.php DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS PARA CANDIDATOS QUE INGRESSARAM NO PIPAUS EM 2017 E 2018 Informe: O edital completo será lançado em agosto. Entretanto, esta documentação é parte

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO PARA COMPROVAÇÃO DE INFORMAÇÕES DO PROUNI

DOCUMENTAÇÃO PARA COMPROVAÇÃO DE INFORMAÇÕES DO PROUNI DOCUMENTAÇÃO PARA COMPROVAÇÃO DE INFORMAÇÕES DO PROUNI 1. DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO E DOS MEMBROS DE SEU GRUPO FAMILIAR O coordenador do ProUni deverá solicitar, salvo em caso de dúvida,

Leia mais

ATENÇÃO! DOCUMENTOS DO (A) ESTUDANTE E DE TODO GRUPO FAMILIAR ORIGINAL E CÓPIA OBS: TRAZER IMPRESSA A INSCRIÇÃO DO FIES, DENTRO DO PRAZO DE VALIDADE.

ATENÇÃO! DOCUMENTOS DO (A) ESTUDANTE E DE TODO GRUPO FAMILIAR ORIGINAL E CÓPIA OBS: TRAZER IMPRESSA A INSCRIÇÃO DO FIES, DENTRO DO PRAZO DE VALIDADE. ATENÇÃO! O atendimento somente será realizado com horário agendado. Para agendar, favor entrar em contato pelo telefone 3244-7212 ou pelo nosso e-mail setordebolsas@izabelahendrix.edu.br. DOCUMENTOS DO

Leia mais

PORTARIA DA DIRETORA GERAL DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DO TOCANTINS Nº 33 / 2016

PORTARIA DA DIRETORA GERAL DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DO TOCANTINS Nº 33 / 2016 PORTARIA DA DIRETORA GERAL DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DO TOCANTINS Nº 33 / 2016 A DIRETORA GERAL DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DO TOCANTINS, no uso das suas atribuições regimentais. Conforme Ministério da Educação

Leia mais

Presidência da República Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI COMPLEMENTAR Nº 110, DE 29 DE JUNHO DE 2001 Institui contribuições sociais, autoriza créditos de complementos de atualização monetária em

Leia mais

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DO FGTS

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DO FGTS CAIXA ECONÔMICA FEDERAL SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DO FGTS O Edital do FGTS consta disponível na página da CAIXA na Internet no endereço www.caixa.gov.br, pelo caminho FGTS Empresa, Edital Eletrônico, em

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 731, DE 11 DE JUNHO DE 2014

RESOLUÇÃO Nº 731, DE 11 DE JUNHO DE 2014 RESOLUÇÃO Nº 731, DE 11 DE JUNHO DE 2014 Disciplina o pagamento do Abono Salarial referente ao exercício de 2014/2015. O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador - CODEFAT, no uso das atribuições

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS Informações aos candidatos inscritos BOLSA REMANESCENTE - ProUni 2016

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS Informações aos candidatos inscritos BOLSA REMANESCENTE - ProUni 2016 CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS Informações aos candidatos inscritos BOLSA REMANESCENTE - ProUni 2016 O candidato que concluir a inscrição para bolsa remanescente deverá entregar

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA Documentação que deve ser apresentada pelo candidato e membros do grupo familiar, quando for o caso, na fase de comprovação de informações. É vedado ao coordenador do Prouni solicitar

Leia mais

ANEXO II RELAÇÃO DETALHADA DOS DOCUMENTOS A SEREM APRESENTADOS PARA COMPROVAÇÃO DA SITUAÇÃO SOCIOECONÔMICA (GRUPOS L1,L2,L9 E L10)

ANEXO II RELAÇÃO DETALHADA DOS DOCUMENTOS A SEREM APRESENTADOS PARA COMPROVAÇÃO DA SITUAÇÃO SOCIOECONÔMICA (GRUPOS L1,L2,L9 E L10) ANEXO II RELAÇÃO DETALHADA DOS DOCUMENTOS A SEREM APRESENTADOS PARA COMPROVAÇÃO DA SITUAÇÃO SOCIOECONÔMICA (GRUPOS L1,L2,L9 E L10) Apresentar os originais e uma cópia dos documentos relacionados abaixo,

Leia mais

EDITAL Nº 076/ DO PERÍODO, DO HORÁRIO E DO LOCAL DA INSCRIÇÃO

EDITAL Nº 076/ DO PERÍODO, DO HORÁRIO E DO LOCAL DA INSCRIÇÃO EDITAL Nº 076/2017 Prorroga o período de INSCRIÇÃO e ENTREGA DE DOCUMENTOS para PROCESSO SELETIVO DO SISTEMA DE OPORTUNIDADE UNIVERSITÁRIA SOU UNIBAVE, para ingresso nos cursos de graduação, a serem ofertados

Leia mais

Documentação PROUNI 2018

Documentação PROUNI 2018 Documentação PROUNI 2018 Documentação a ser apresentada pelo candidato e TODOS os membros do grupo familiar, na fase de comprovação de informações. TRAZER ORIGINAIS E COPIAS DOS TODOS OS DOCUMENTOS SOLICITADOS.

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2016.2 INSCRIÇÕES 7 a 10 de junho de 2016, exclusivamente pelo site: http://siteprouni.mec.gov.br/. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS Primeira chamada: 13 de junho de 2016 Segunda chamada: 27

Leia mais

ANEXO VIII RELAÇÃO DETALHADA DOS DOCUMENTOS A SEREM APRESENTADOS PARA COMPROVAÇÃO DA SITUAÇÃO SOCIOECONÔMICA (GRUPOS L1,L2,L9 e L10)

ANEXO VIII RELAÇÃO DETALHADA DOS DOCUMENTOS A SEREM APRESENTADOS PARA COMPROVAÇÃO DA SITUAÇÃO SOCIOECONÔMICA (GRUPOS L1,L2,L9 e L10) ANEXO VIII RELAÇÃO DETALHADA DOS DOCUMENTOS A SEREM APRESENTADOS PARA COMPROVAÇÃO DA SITUAÇÃO SOCIOECONÔMICA (GRUPOS L1,L2,L9 e L10) Além dos documentos informados no Anexo VII, os candidatos inscritos

Leia mais

INFORMAÇÕES, RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA COMPROVAÇÃO DE BOLSA E FICHA DE INSCRIÇÃO NA INSTITUIÇÃO FEAD

INFORMAÇÕES, RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA COMPROVAÇÃO DE BOLSA E FICHA DE INSCRIÇÃO NA INSTITUIÇÃO FEAD INFORMAÇÕES, RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA COMPROVAÇÃO DE BOLSA E FICHA DE INSCRIÇÃO NA INSTITUIÇÃO FEAD FEAD Faculdade de Estudos Administrativos de MG FEAD Faculdade de Estudos Superiores de MG CANDIDATOS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PRÓ-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PRÓ-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL ANEXO II RELAÇÃO DE DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS (OS DOCUMENTOS DEVERÃO SER ENTREGUES ORGANIZADOS POR CADA MEMBRO DO GRUPO FAMILIAR) 1. DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO (A) DISCENTE E DOS MEMBROS DO GRUPO FAMILIAR

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACED - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACED - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS AO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DA PÓS- GRADUAÇÃO PEC/PG 2017/2 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS)

Leia mais

INSTITUIÇÃO SINODAL DE ASSISTÊNCIA, EDUCAÇÃO E CULTURA. Três últimas contas de água, gás, energia elétrica ou telefone fixo;

INSTITUIÇÃO SINODAL DE ASSISTÊNCIA, EDUCAÇÃO E CULTURA. Três últimas contas de água, gás, energia elétrica ou telefone fixo; ANEXO II Processo de Aferição de Condição Socioeconômica de Bolsistas Parciais e Integrais Observação: Para cada um dos Grupos de Documentos abaixo relacionados, o responsável legal/financeiro deverá apresentar

Leia mais

DOCUMENTOS PARA FAZER HOMOLOGAÇÃO

DOCUMENTOS PARA FAZER HOMOLOGAÇÃO DOCUMENTOS PARA FAZER HOMOLOGAÇÃO Conforme Instrução Normativa SRT/MTE nº 15 de 14/07/2010 1 APRESENTAR CARTA DE PREPOSTO SE FOR FUNIONÁRIO DO CARTÓRIO, COM CTPS, CRACHÁ OU FICHA DE FUNCIONÁRIO (TRAZER

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 19/04/2016 14:55:47 Ato: Portaria Normativa 22/2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PORTARIA NORMATIVA Nº 22, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2014 Fica suspensa a eficácia desta, até 30 de junho de 2016, pela Portaria Normativa

Leia mais

EDITAL Nº 209/2017 INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE RETIFICAÇÃO 01. EXAME DE CLASSIFICAÇÃO 2018 PARA OS CURSOS TÉCNICOS 1º SEMESTRE DE 2018 Onde se lê:

EDITAL Nº 209/2017 INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE RETIFICAÇÃO 01. EXAME DE CLASSIFICAÇÃO 2018 PARA OS CURSOS TÉCNICOS 1º SEMESTRE DE 2018 Onde se lê: EDITAL Nº 209/2017 RETIFICAÇÃO 01 Dispõe sobre o Exame de Classificação para ingresso nos cursos técnicos de nível médio, oferecidos pelo Instituto Federal Catarinense (IFC), na forma integrada ao ensino

Leia mais

1 DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO E DOS MEMBROS DE SEU GRUPO FAMILIAR

1 DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO E DOS MEMBROS DE SEU GRUPO FAMILIAR DOCUMENTOS NECESSÁRIOS À COMPROVAÇÃO DA RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA Procedimento de Avaliação Sócioeconômica - Cotas EP1 e EP1A Concurso Vestibular EAD/UAB/UFSM 2014. Observações: a) Os documentos

Leia mais

ANEXO II Relação de documentos comprobatórios 1 - GRUPO DE DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO E DOS MEMBROS DO GRUPO FAMILIAR

ANEXO II Relação de documentos comprobatórios 1 - GRUPO DE DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO E DOS MEMBROS DO GRUPO FAMILIAR ANEXO II Relação de documentos comprobatórios Processo de Aferição de Condição Socioeconômica de Bolsistas Parciais e Integrais Observação: Para cada um dos Grupos de Documentos abaixo relacionados, o

Leia mais

ANEXO IV RELAÇÃO DETALHADA DOS DOCUMENTOS A SEREM APRESENTADOS PARA COMPROVAÇÃO DA SITUAÇÃO SOCIOECONÔMICA (GRUPOS L1,L2,L9 E L10)

ANEXO IV RELAÇÃO DETALHADA DOS DOCUMENTOS A SEREM APRESENTADOS PARA COMPROVAÇÃO DA SITUAÇÃO SOCIOECONÔMICA (GRUPOS L1,L2,L9 E L10) ANEXO IV RELAÇÃO DETALHADA DOS DOCUMENTOS A SEREM APRESENTADOS PARA COMPROVAÇÃO DA SITUAÇÃO SOCIOECONÔMICA (GRUPOS L1,L2,L9 E L10) Além dos documentos informados no Anexo III, os candidatos inscritos nos

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 394, DE 8 DE JUNHO DE 2004 Revogada pela Resolução nº 468/2005

RESOLUÇÃO Nº 394, DE 8 DE JUNHO DE 2004 Revogada pela Resolução nº 468/2005 RESOLUÇÃO Nº 394, DE 8 DE JUNHO DE 2004 Revogada pela Resolução nº 468/2005 Estabelece e consolida critérios para a concessão do Seguro- Desemprego aos pescadores artesanais durante os períodos de defeso,

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO QUE DEVE SER ENTREGUE NA FASE DE COMPROVAÇÃO: ProUni

DOCUMENTAÇÃO QUE DEVE SER ENTREGUE NA FASE DE COMPROVAÇÃO: ProUni DOCUMENTAÇÃO QUE DEVE SER ENTREGUE NA FASE DE COMPROVAÇÃO: ProUni Comparecer no Setor de Apoio ao Aluno (SAA) da unidade em que foi pré-selecionado na data e horário agendado, com todas as cópias e originais

Leia mais

Convenção coletiva 2000

Convenção coletiva 2000 Convenção coletiva 2000 O Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Passo Fundo e Região e o Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Passo Fundo, ambos

Leia mais

RESOLUÇÃO CA N o 352 DE 17 DE OUTUBRO DE 2011.

RESOLUÇÃO CA N o 352 DE 17 DE OUTUBRO DE 2011. RESOLUÇÃO CA N o 352 DE 17 DE OUTUBRO DE 2011. Aprova a assinatura do Convênio a ser celebrado entre o Banco do Brasil e a Universidade Estadual de Ponta Grossa. O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO, no uso de

Leia mais

1) Histórico Escolar do Ensino Médio do candidato constando o certificado de conclusão.

1) Histórico Escolar do Ensino Médio do candidato constando o certificado de conclusão. Considerações iniciais: A entrega dos documentos para comprovação de informações é presencial, realizada pelo próprio candidato ou por procurador, este, tendo em mãos procuração devidamente reconhecida

Leia mais

2.2 Além da comprovação da situação de moradia do grupo familiar, os (as) discentes que não residem com o grupo familiar devem apresentar.

2.2 Além da comprovação da situação de moradia do grupo familiar, os (as) discentes que não residem com o grupo familiar devem apresentar. ANEXO II RELAÇÃO DE DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS 1. DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO (A) DISCENTE E DOS MEMBROS DO GRUPO FAMILIAR 1.1. Documento de identidade RG (para maiores de 18 anos). 1.2. Cadastro de Pessoa

Leia mais

PROGRAMA DE CULTURA DO TRABALHADOR e VALE-CULTURA

PROGRAMA DE CULTURA DO TRABALHADOR e VALE-CULTURA CIRCULAR Nº 02/2013 São Paulo, 02 de Janeiro de 2013. Prezado Cliente, PROGRAMA DE CULTURA DO TRABALHADOR e VALE-CULTURA No dia 27/12/2012, foi publicada a Lei nº 12.761/2012, que institui o Programa da

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Ingressos e Dispêndios Públicos Receita Corrente Líquida RCL Parte 2 Prof. Cláudio Alves No que diz respeito, portanto, à Receita Corrente Líquida, a mesma corresponde à soma de todas

Leia mais

ASSUNTOS: NORMAS E RITOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS, CÍVEIS E PENAIS

ASSUNTOS: NORMAS E RITOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS, CÍVEIS E PENAIS ADVCACIA-GERAL DA UNIÃ CNSULTRIA-GERAL DA UNIÃ CNSULTRIA JURÍDICA JUNT A MINISTÉRI D TRABALH E EMPREG CRDENAÇÃ-GERAL DE ASSUNTS DE DIREÍT TRABALHISTA PARECER n. 00688/2016/CNJUR-MTE/CGU/AGU INTERESSADS:

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Análise comparativa RAIS Ano Base 2017 x 2016

Orientações Consultoria de Segmentos Análise comparativa RAIS Ano Base 2017 x 2016 Análise comparativa RAIS Ano Base 2017 x 2016 30/01/2018 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3 Análise da Consultoria... 3 3.1 Orientações para Declaração Relação Anual Informações

Leia mais

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 22, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2014

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 22, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2014 Página 1 de 20 GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 22, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2014 Altera dispositivos das Portarias Normativas nº 10, de 30 de abril de 2010, e nº 23, de 10 de novembro de 2011, que

Leia mais

ROTEIRO OPERACIONAL INSS (INSTITUTO NACIONAL DE SEGURIDADE SOCIAL) / ENTIDADE 1581

ROTEIRO OPERACIONAL INSS (INSTITUTO NACIONAL DE SEGURIDADE SOCIAL) / ENTIDADE 1581 ROTEIRO OPERACIONAL 459 - INSS (INSTITUTO NACIONAL DE SEGURIDADE SOCIAL) / ENTIDADE 1581 Atualização: 31/01/2018 Vigência: 03/05/2007 Processos- Normas 1/7 1 PUBLICO ALVO ATENDIDOS: Aposentados; Pensionistas

Leia mais