EMPRESA: Pioneirismo na Nacionalização de Equipamentos para Saneamento

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EMPRESA: Pioneirismo na Nacionalização de Equipamentos para Saneamento"

Transcrição

1 APRESENTAÇÃO

2 EMPRESA: A água é origem da vida. Infelizmente, também pode ser o seu fim. O agravamento das condições sanitárias, seja por falta de infra-estrutura, crescimento populacional desordenado ou desconhecimento dos princípios básicos de saneamento, é uma prova disso. E essa é a principal razão que leva a ÚTIL/TETIS a desenvolver seus produtos e assimilar as mais avançadas tecnologias do primeiro mundo. A questão de saneamento tem que ser encarada de frente. A ÚTIL/TETIS trabalha permanentemente em busca do aprimoramento técnico. Por isso, pode oferecer ao mercado, produtos com um alto grau de confiabilidade. Todos os produtos, que integram sua linha de equipamentos, são resultados de pesquisas e mais pesquisas, que transformaram seu pioneirismo na mais avançada tecnologia nacional em sistemas de tratamento de água e saneamento. Alem do alto nível tecnológico, os equipamentos desenvolvidos pela ÚTIL/TETIS têm assistência técnica direta da fabrica e imediata reposição de peças. Nada melhor do que saber que todo este trabalho garante qualidade e segurança até debaixo d`água. A ÚTIL/TETIS consolidou seu nome através da qualidade de seus equipamentos para saneamento e dosagem de produtos químicos. Órgãos públicos, federais, estaduais e municipais além de diversas empresas privadas fazem parte da carteira de clientes da empresa e já comprovaram o alto nível dos produtos. Desenvolve com recursos próprios e criatividade toda a tecnologia de que necessita para as suas linhas de produtos, entre os quais cloradores, dosadores de soluções e filtros de diatomácea. Pioneirismo na Nacionalização de Equipamentos para Saneamento Em 1967, a ÚTIL/TETIS resolveu investir na nacionalização de alguns aparelhos utilizados no tratamento de água, o Brasil saiu da condição de importador destes equipamentos e passou a fabricá-los, empregando matériaprima e tecnologia nacionais. Desde então a Empresa vem mantendo a posição de única produtora brasileira destes aparelhos. A ÚTIL/TETIS instalou-se no Rio de Janeiro, como representante das empresas estrangeiras que atuavam no País nesta área. Na mesma época,

3 além das representações, começou a dedicar-se à fabricação de filtros de diatomácea e dosadores, utilizados, principalmente pelas Forças Armadas. A idéia de fabricar cloradores, que hoje são o carro-chefe de sua linha de produtos, surgiu em 1971, quando no 6º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, promovido pela ABES, em São Paulo, defendeu-se a possibilidade de esse tipo de equipamento vir a ser produzido no Brasil. Esta substituição das importações garantiria vantagens evidentes para os usuários em termos de padronização de equipamentos, facilidade de peças de reposição e assistência técnica efetiva e mais rápida. A partir daí, a Empresa deu inicio as pesquisas necessárias e, pouco mais de um ano depois, o mercado assistiu ao lançamento de uma linha completa de cloração e dosagem de soluções que substituía em termos de qualidade, eficiência e preço, os produtos até então importados. Hoje, encontram-se equipamentos produzidos pela ÚTIL/TETIS em todos os Estados brasileiros, seja em companhias estaduais ou autônomas de águas e esgotos, ou ainda em clubes clorando a água das piscinas e nas indústrias. Mas, no inicio, nem tudo foi tão simples. Para chegar à posição que ocupa atualmente a ÚTIL/TETIS enfrentou muitas dificuldades, entre as quais a falta de matéria-prima adequada à fabricação de seus produtos, que a obrigou a investir constantemente no desenvolvimento desse setor. Mais tarde, esta preocupação que a princípio parecia um obstáculo à atuação da Empresa, transformou-se em aliada. Graças a ela, é que hoje, quando as importações desse material estão proibidas, a ÚTIL/TETIS pôde superar as empresas estrangeiras, no que diz respeito à utilização da matéria-prima nacional. Depois de mais de trinta anos, os produtos continuam mantendo seu padrão de eficiência. A ÚTIL/TETIS possui um cadastro de mais de clientes. Hoje representada comercialmente pela Kopagua, a empresa possui uma equipe ainda mais qualificada trabalhando para garantir uma melhor qualidade no tratamento de água.

4 PRODUTOS: Cloradores: Know-how brasileiro e constantes pesquisas em busca do mais alto aperfeiçoamento técnico, fazem do clorador TETIS, a unidade de maior eficiência na dosagem de cloro gasoso. Ideal para as nossas condições, é utilizado principalmente na área de saneamento, para o tratamento de água com fins domésticos e de piscinas, eliminando pela dosagem correta de cloro, impurezas e micro-organismos prejudiciais às condições de uso. No tratamento de Esgotos, oferece toda a segurança na eliminação de resíduos e elementos nocivos ou poluentes. A simplicidade do projeto, aliada os materiais resistentes à corrosão e ao desgaste, garante um perfeito desempenho nas mais variadas condições de operação. O clorador TETIS, sendo o único desenvolvido com matéria-prima totalmente nacional, surge como opção mais econômica e segura neste setor, proporcionando ainda maiores facilidades na assistência técnica e na pronta reposição de peças. Nas versões painel, gabinete e cabeça de cilindro, os cloradores TETIS são os melhores equipamentos nos processos de desinfecção da água, seja em uso industrial, domestico ou publico. Apresenta métodos de controle automático e manual, e proporciona maior segurança aos operadores e ao equipamento. Dispositivos de segurança automáticos, inclusive regulador de vácuo que veda a saída de gás na eventualidade de falta deágua. Molas de aço inoxidável em liga com molibdênio sem nenhum contato com o cloro.

5 Dosadores: O dosador TETIS controla, mede, mistura, é econômico e preciso, simplificando em todos os níveis o processo de mistura de qualquer solução química à corrente de água. Sua dosagem pode ser variada ou constante. Em todos os casos onde o problema de dosagem se torna crítico, os dosadores TETIS se mostram imprescindíveis. Com vantagem nas operações mais adversas, surge como excelente opção para instalações industriais, frigoríficos, abrandadores, estaleiros, torres de resfriamento, piscinas, prédios, residências ou em qualquer outro setor que necessite de dosagem precisa de soluções químicas. O dosador TETIS é fabricado em acrílico de alta resistência, podendo ser fabricado, sob consulta, em bronze, PVC, teflon, entre outros materiais, dependendo das condições de operação. Além da versatilidade e baixo custo operacional, o dosador TETIS ainda oferece assistência técnica direta da fabrica e imediata reposição de peças. A TETIS tem dosadores para cada tipo de sistema, de acordo com suas necessidades : venturi, gravidade e pistão. Dispensa o uso de motores ou energia elétrica, opera nas mais adversas condições, apresenta alto grau de precisão e ainda tem baixo custo operacional. Bombas Dosadoras: A tecnologia de dosagem química é um dos maiores avanços da industria moderna. Ela requer um alto grau de precisão para seu desenvolvimento e aplicação em qualquer ramo industrial que a utilize. A TETIS que tem avançado Know-how neste setor, oferece toda a sua experiência nestes processos. As bombas dosadoras são unidades de dosagem desenvolvidas com a mais moderna tecnologia e um alto grau de precisão. Sua performance permite uma dosagem precisa de acordo com as especificações do seu projeto e suas necessidades. Utilizando em sua fabricação materiais altamente resistentes e um rígido controle de qualidade. Processos e Controles Industriais, Industrias Químicas, Estações de Tratamento de Água, hospitais, Parques Aquáticos são alguns dos segmentos que podem utilizar a unidade de dosagem TETIS.

6 Nas versões pistão e diafragma com acionamento eletromagnético ou motor elétrico, seu custo / beneficio se torna muito mais racionalizado. As bombas dodasoras TETIS são projetadas para dosar diversas soluções químicas. Pistão Diafragma Filtros de Diatomácea: Diatomácea - O super-filtro natural É bastante conhecido o emprego da terra diatomácea em quase todos os tipos de filtragem industrial, inclusive processamento de óleos, bebidas (alcoólicas ou não), solventes, etc. Terra diatomácea ou diatomita é uma forma hidratada de sílica composta de cascos ou conchas silicosas de diatomáceas, que são plantas aquáticas unicelulares de dimensões microscópicas. A diatomácea utilizada é proveniente de jazidas brasileiras, sendo facilmente encontrada no mercado nacional. Graças à utilização da diatomácea como elemento básico no processo filtrante, o Diato-filtro TETIS vai além do simples tratamento da água por filtragem : fornece água potável com grau de pureza bacteriológica superior a 95%, bem acima das especificações sanitárias mínimas para utilização humana. Para garantir ainda mais esse processo o Diato-filtro TETIS apresenta em sua composição um dosador de solução que através do cloro completa a desinfecção da água após a filtração. O Diato-filtro TETIS é excelente para recirculação e tratamento da água de piscinas de clubes, núcleos residenciais pioneiros, canteiros de obras, acampamentos, hospitais, cervejarias, escolas, instalações rurais, sítios e fazendas, instalações domiciliares, abertura de estradas de rodagem, conservação de estradas no interior do país, perfurações de poços petrolíferos, conservação das linhas ferroviárias, pequenas comunidades, etc..., a baixo custo e com maior confiabilidade e simplicidade. Com ele, efetua-se :

7 Filtragem para retenção de sólidos em suspensão, inclusive a materia orgânica oxidada. Cloração para desinfecção da água e oxidação das impurezas orgânicas. Correção do ph da água. Circulação eficiente e regular da água da piscina. Processo de Filtragem As velas do Diato-filtro TETIS foram projetadas com rigorosa precisão mecânica, garantindo uniformidade das características dimensionais e qualitativas. Assim asseguram fácil substituição após muitos anos de uso e intercambilidade entre os diversos modelos. As velas são revestidas de uma fina malha de aço inoxidável que garante o rápido recobrimento pela diatomácea.introduzida na câmara filtrante, a diatomácea recircula com a água para iniciar o processo de recobrimento, aderindo totalmente à vela. A vazão é em funções das condições de operação do liquido filtrado em cada aplicação. A lavagem do filtro e das velas é feita por descompressão da câmara de filtragem, sendo uma operação simples, rápida (em poucos minutos) e perfeita. O lodo formado pelas impurezas retidas na superfície das velas é totalmente expelido para o esgoto. Graças à rapidez da limpeza, a operação do filtro é praticamente contínua. Aplicações Os filtros de diatomácea aplicam-se em filtragem de água potável, reservatórios especiais, filtragem de xaropes, tratamento e desinfecção de água de piscinas, desinfecção das águas poluídas com germes patogênicos, cistos de ameba e esquistossomos, águas minerais e refrigerantes, equipamentos portáteis para água potável, tratamento de efluentes industriais, retirada de agentes químicos e radiológicos, abastecimentos de composições ferroviárias, etc. Água potável aonde for necessária O Diato-filtro TETIS pode ser fornecido com capacidade que variam de litros/hora a litros/hora. E também como unidades estacionárias ou transportáveis montadas em um conjunto portátil.

8 O conjunto portátil, facilmente transportável em reboques é de grande utilidade para as forças armadas, empreiteiras de obras, prefeituras de pequenas comunidades, etc. É também muito útil em emergências no fornecimento de água potável a uma comunidade quando houver acidente ou contaminação na rede de suprimento local.

9

10 ALGUNS PROJETOS: Em Setembro de 1987, a ÚTIL/TETIS entrega ao Exército 15 Mini- Estações transportáveis para o tratamento de água. Trata-se do Equipamento de Purificação de Água ÚTIL/TETIS que tem como elemento principal de filtração a Diatomácea. As Mini-Estações já vinham sendo amplamente utilizadas pelas Forças Armadas há mais de 15 anos com sucesso nas mais adversas condições. Sua aplicação típica e o fornecimento de água potável em regiões atingidas por catástrofes como nas enchentes ocorridas na Região Sul do país. Por ocasião do terremoto do México uma equipe de apoio das Forças Armadas Brasileiras foi prestar socorro àquela cidade levando uma Mini- Estação transportável, abastecendo assim não uma, mas diversas comunidades, que a pedidos foi doada às Forças Armadas do México. Junto às Mini-Estações foram entregues também 15 equipamentos para analise de água que também já são utilizados com excelentes resultados há vários anos. Em Abril de 1988, o Governo do Piauí, através da Agespisa, instala na localidade de Parnaíba um sistema para tratamento de água, com a utilização do Equipamento de Purificação de Água ÚTIL/TETIS, a base de Diatomácea. A configuração do sistema inclui uma calha Parshall, onde é feita a dosagem de produtos desinfetantes, uma chicana para floculação, um tanque de decantação e um tanque de armazenagem. Após esse processamento a água passa pelo Equipamento de Purificação de Água ÚTIL/TETIS, onde sofre a filtragem e a desinfecção por hipoclorito de sódio e é finalmente recalcada para uma caixa de armazenamento para distribuição. Mais três estações similares estão em fase de instalação, vindo assim se integrar ao esforço desenvolvido pelo Governo do Piauí, no sentido de prover as pequenas comunidades de água pura para consumo humano. Em Agosto de 1988, a ÚTIL/TETIS realiza o projeto de um sistema de tratamento de água para o Museu Paraense Emílio Goeldi. O projeto compreende o tratamento de três poços com a utilização de quatro equipamentos de água a base de Diatomácea e hipoclorito, e posterior decloração. O sistema fornecido pela ÚTIL/TETIS se destina ao fornecimento de água com elevado teor de pureza para a totalidade das instalações do Museu Paraense, tanto para os setores administrativos como para os viveiros de peixes e outros animais, o que exige que a água esteja livre de produtos químicos. O Museu Paraense, sob a administração do CNPq, foi fundado em 1866 e tem por finalidade a pesquisa da flora, fauna, rochas minerais e fósseis, o homem da Amazônia e seu ambiente físico, a preservação e ampliação dos respectivos acervos, e ainda, através dos resultados das pesquisas a realização de atividades de extenção e difusão cientifica e cultural. O museu Paraense Emilio Goeldi vai tornar-se, uma vez instalado o novo sistema de tratamento de água, inteiramente autônomo em termos de provisão hídrica,

11 aliviando a rede convencional assegurado e controlando o alto padrão necessário às atividades que desempenha. Em Dezembro de 1988, a ÚTIL/TETIS auxilia tratamento de água de refrigerante da Coca-Cola. Um pequeno ejetor de dosagem constante da TETIS é colocado nas maquinas utilizadas pela Coca-Cola para venda de seus produtos em copo. Esse mini-ejetor, confeccionado em aço inoxidável, foi totalmente desenvolvido pela ÚTIL/TETIS e faz parte de um sofisticado sistema concebido pela Coca-Cola para garantir a qualidade da água servida à sua clientela. Ele é responsável pela dosagem de cloro a ser injetado na corrente de água de modo a desinfectar a água a ser mixada ao xarope de refrigerante. Devido mesmo à natureza desse objetivo, o desempenho do mini-ejetor deve ser bastante alto, com baixa tolerância de erro, o que é conseguido através de um rígido controle de qualidade. Em Abril de 1989, foi instalado no Centro de Anatomia Patológica para Aidéticos do Instituto do Câncer, o sistema de Analisador e Dosador automático de Cloro, que tem a finalidade de manter constante a dosagem de hipoclorito para a esterilização de todo o material e lavagem dos corpos. Para essa finalidade, devem ser obedecidas à risca as rigorosas recomendações da Organização Mundial de Saúde, o que impõe o máximo de automatização. Assim, esse equipamento, totalmente automatizado da análise à dosagem, vem obtendo excelentes resultados, demonstrando ser a solução ideal. Em 1991, houve uma epidemia de cólera no Brasil que começou no Norte e foi se alastrando por todo país. O Governo através da Fundação Nacional da Saúde e do Exército Brasileiro no combate a essa epidemia realizou um trabalho através do tratamento de água utilizando o equipamento de purificação de água da ÚTIL/TETIS através da diatomácea, sendo o único equipamento que retém a cólera e o elimina através da cloração. Desde que o Exército Brasileiro adquiriu esse equipamento, ele vem sendo usado na ajuda a outros países, sendo por solicitação da ONU, ou por governos de países e situações de emergências, como o México, em função do terremoto; Angola; Nigéria; Haiti; Peru, quando na ocasião do surto de cólera e outros casos. Para a TETIS, tecnologia é mais do que a simples aplicação de conhecimentos acumulados em mais de seus 30 anos de atividades. Acima de tudo, é um compromisso social.

12 PRINCIPAIS CLIENTES Academia da Força Aérea / Ministério da Aeronáutica AGEPISA - Água e Esgoto do Piauí S/A CAERD - Companhia de Água e Esgoto de Rondônia CAESB - Companhia de Água e Esgoto de Brasília CAGEPA - Companhia de Água e Esgoto da Paraíba Casa do Marinheiro / Ministério da Marinha Cervejarias Reunidas Skol Caracu S/A Companhia Comercio e Navegação / Estaleiros Mauá CEDAE RJ - Companhia Estadual de Água e Esgoto DESO - Companhia de Saneamento de Sergipe SANEMAT - Companhia de Saneamento do Estado de Mato Grosso COPASA - Companhia de Saneamento de Minas Gerais Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira Companhia Souza Cruz Industria e Comercio COTEMAR - Construção de Oleodutos Terrestres e Marítimos S/A Ministério do Exército SANEAGO - Saneamento de Goiás S/A SANEPAR - Companhia de Saneamento do Paraná Cervejarias Kaiser Brasil S/A AMBEV - Companhia Brasileira de Bebidas Petroflex Indústria e Comércio S/A Coca-Cola Industrias Ltda Perdigão Agroindustrial S/A Sadia S/A Águas do Imperador S/A Prolagos S/A - Concessionária de Serviços de Água e Esgoto Petrobrás - Petróleo Brasileiro S/A SAAES SERVIÇO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO BRASKEM

13 CONTATO: Razão Social : Kopagua equipamentos de dosagem de águas Ltda. Endereço : Rua 17 de Fevereiro, Bonsucesso Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP : CNPJ : /18 Inscrição Estadual : Telefone : 55 (21) / Fax : 55 (21) Site / / tetis@tetis.com.br Copyright 2013 Tetis equipamentos para saneamento de aguas LTDA

DIATOMÁCEAS TÍPICAS AMPLIADAS EM MAIS DE 1000 VEZÊS DO SEU TAMANHO NATURAL

DIATOMÁCEAS TÍPICAS AMPLIADAS EM MAIS DE 1000 VEZÊS DO SEU TAMANHO NATURAL DIATOMÁCEAS TÍPICAS AMPLIADAS EM MAIS DE 1000 VEZÊS DO SEU TAMANHO NATURAL DESCRIÇÃO O equipamento 7 VR consiste em unidade móvel de tratamento de água doce através de filtração por diatomácea. Tecnologia

Leia mais

Dosador de cloro gás

Dosador de cloro gás Dosador de cloro gás : A ÚTIL/TETIS consolidou seu nome através da qualidade de seus equipamentos para saneamento e dosagem de produtos químicos. Órgãos públicos, federais, estaduais e municipais além

Leia mais

Unidade móvel de tratamento de água por diatomácea

Unidade móvel de tratamento de água por diatomácea Unidade móvel de tratamento de água por diatomácea A UTILIZAÇÃO DO EQUIPAMENTO DE TRATAMENTO DE ÁGUA POR DIATOMÁCEA A Útil/Tetis instalou-se no Rio de Janeiro, como representante das empresas estrangeiras

Leia mais

Filtro de diatomácea:

Filtro de diatomácea: ESTAÇÃO COMPACTA Filtro de diatomácea: (Estação Compacta de tratamento de água) Diatomácea - O super-filtro natural: É bastante conhecido o emprego da terra diatomácea em quase todos os tipos de filtragem

Leia mais

CATÁLOGO DE PRODUTOS

CATÁLOGO DE PRODUTOS CATÁLOGO DE PRODUTOS vendas@mediafilter.com.br +55 19 3935-7320 APRESENTAÇÃO MEDIAFILTER A Mediafilter é uma empresa voltada a fabricação de filtros industriais, contamos com diversas soluções para os

Leia mais

HYPOCAL ALTERNATIVA VIÁVEL AO CLORO GÁS NO TRATAMENTO DE ÁGUA POTÁVEL

HYPOCAL ALTERNATIVA VIÁVEL AO CLORO GÁS NO TRATAMENTO DE ÁGUA POTÁVEL HYPOCAL ALTERNATIVA VIÁVEL AO CLORO GÁS NO TRATAMENTO DE ÁGUA POTÁVEL O cloro uma das grandes descobertas da humanidade; seja utilizado como matéria prima na indústria química ou no processo de desinfecção

Leia mais

COMPOSITES SANEAMENTO

COMPOSITES SANEAMENTO PORTFÓLIO CALHA PARSHALL CALHA DE TRANSPORTE CESTOS E GRADES COMPORTAS DIVISOR DE FLUXO GRADE GUINDASTE PLACA PLACA DEFLETORA TAMPAS TANQUES VERTEDOR ESCADA GUARDA CORPO GRADE PISO RESERVATORIO STOP LOG

Leia mais

Maior Segurança e Produtividade em suas Operações

Maior Segurança e Produtividade em suas Operações Maior Segurança e Produtividade em suas Operações Sejam manuais ou automatizadas, operações de corte a plasma emitem radiação e gases que apresentam riscos ao meio ambiente, saúde e segurança dos trabalhadores

Leia mais

CURSO BÁSICO PARA TRATAMENTO DE ÁGUAS DE PISCINAS RESIDENCIAIS

CURSO BÁSICO PARA TRATAMENTO DE ÁGUAS DE PISCINAS RESIDENCIAIS CURSO BÁSICO PARA TRATAMENTO DE ÁGUAS DE PISCINAS RESIDENCIAIS Fundada em 1973 empresa especializada na fabricação de produtos para TRATAMENTO DE ÁGUAS EM GERAL águas de piscinas privativas (residenciais)

Leia mais

Instalando uma Válvula Retentora de ar

Instalando uma Válvula Retentora de ar ENERGY CLEANER DO BRASIL LTDA Economize $ na sua conta de água, Instalando uma Válvula Retentora de ar PAGUE SÓMENTE PELO CONSUMO DE ÁGUA, USANDO A VÁLVULA DE RETENÇÃO DE AR. Válvula de retenção de ar

Leia mais

CONHEÇA O CONTROLE DE QUALIDADE DA ÁGUA QUE VOCÊ CONSOME

CONHEÇA O CONTROLE DE QUALIDADE DA ÁGUA QUE VOCÊ CONSOME CONHEÇA O CONTROLE DE QUALIDADE DA ÁGUA QUE VOCÊ CONSOME O SAAE Serviço Autônomo de Água e Esgoto da cidade de Governador Valadares-MG, é uma Autarquia Municipal, criada pela Lei Municipal Nº276 de 01/09/1952,

Leia mais

AMBIENTAL MS PROJETOS EQUIPAMENTOS E SISTEMAS

AMBIENTAL MS PROJETOS EQUIPAMENTOS E SISTEMAS AMBIENTAL MS PROJETOS EQUIPAMENTOS E SISTEMAS MANUAL DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL MS TAC 2000 REV.01 1 - INTRODUÇÃO: Este manual tem por objetivo suprir as informações

Leia mais

Vamos aprender: Importância para os seres vivos; Ciclo da água; Tratamento da água e esgoto; Poluição da água e Saneamento básico; Doenças ;

Vamos aprender: Importância para os seres vivos; Ciclo da água; Tratamento da água e esgoto; Poluição da água e Saneamento básico; Doenças ; A Água Vamos aprender: Importância para os seres vivos; Ciclo da água; Tratamento da água e esgoto; Poluição da água e Saneamento básico; Doenças ; A água e os seres vivos Ajuda a manter e regular a temperatura

Leia mais

Tratamento de Água: Generalidades Aeração

Tratamento de Água: Generalidades Aeração UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO DECIV DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL Tratamento de Água: Generalidades Aeração DISCIPLINA: SANEAMENTO PROF. CARLOS EDUARDO F MELLO e-mail: cefmello@gmail.com Água para

Leia mais

VIBROPAC UNIDADE COMBINADA

VIBROPAC UNIDADE COMBINADA VIBROPAC UNIDADE COMBINADA As unidades combinadas de pré-tratamento podem ser instaladas em plantas novas ou nas já existentes, integrando etapas do processo de pré-tratamento em apenas um equipamento

Leia mais

RESERVATÓRIO EM POLIETILENO

RESERVATÓRIO EM POLIETILENO ATÉ 245.000 L RESERVATÓRIO PARA GRANDES VOLUMES Produzido em filamento contínuo com altíssima resistência mecânica; Superfície interna lisa e sem reentrâncias (evita acúmulo de resíduos); Corpo único,

Leia mais

BOMBA DOSADORA DIAFRAGMA

BOMBA DOSADORA DIAFRAGMA BOMBA DOSADORA DIAFRAGMA Foi pensando no FUTURO, que em 1993 nasceu a TECHFILTER. Uma empresa que desde então trabalha constantemente em busca de soluções e tecnologias para tratamento, reúso e filtração

Leia mais

, ou

, ou 11 2781-9270, 2781-2854 ou 2359-8015 novaera@novaeraambiental.com.br Nova Era Ambiental Mais de 100 projetos executados; 50 E.T.E e E.T.A implementadas; 20 contratos de operação e manutenção; >10.000 m3/dia

Leia mais

CLORADOR DE 100 G A 2 KG/H

CLORADOR DE 100 G A 2 KG/H CATÁLOGO DE PEÇAS CLORADOR DE 100 G A 2 KG/H ( E0001 / E0002 / E0003 / E0004 / E0005 ) ( C0001 ) EJETOR CE 100 G A 2 KG / H MEDIDOR CE DE 100 G/H A 2 KG/H ( C0003 / C0004 / C0005 / C0006 / C0007 ) CÓD.

Leia mais

SSM SOLUÇÕES EM SANEAMENTO

SSM SOLUÇÕES EM SANEAMENTO A Solução ambiental que você precisa...... nós ajudamos a encontrá-la SSM SOLUÇÕES EM SANEAMENTO Apresentação da empresa APRESENTAÇÃO DA EMPRESA NOSSOS VALORES Satisfação dos clientes através do atendimento

Leia mais

Indústrias & Saneamento

Indústrias & Saneamento BLAP CLOROTEC TECNOLOGIA EM CLORO Industrias & Saneamento Indústrias & Saneamento EQUIPAMENTO O sistema se baseia na transformação que ocorre na passagem da água salgada pelos reatores eletrolíticos, constituídos

Leia mais

Prof. Esp. Talles Mello Engenheiro Civil CREA MS 26047D

Prof. Esp. Talles Mello Engenheiro Civil CREA MS 26047D Prof. Esp. Talles Mello Engenheiro Civil CREA MS 26047D O tratamento da água destinada ao consumo humano tem a finalidade básica de torná-la segura do ponto de vista de potabilidade, ou seja, tratamento

Leia mais

INPI 18/07/12 INPI. Consulta à Base de Dados do INPI 1/1. [ Pesquisa Base Marcas Pesquisa Base Desenhos Ajuda? ]

INPI 18/07/12 INPI. Consulta à Base de Dados do INPI 1/1. [ Pesquisa Base Marcas Pesquisa Base Desenhos Ajuda? ] 18/07/12 INPI INPI Instituto Nacional da Propriedade Industrial» Consultar por: Base Patentes Finalizar Sessão Consulta à Base de Dados do INPI [ Pesquisa Base Marcas Pesquisa Base Desenhos Ajuda? ] Patente

Leia mais

Lavadora de alta pressão com água quente de dimensões compactas, proporcionando maior mobilidade nas aplicações.

Lavadora de alta pressão com água quente de dimensões compactas, proporcionando maior mobilidade nas aplicações. HDS 5/13 UX HDS 5/13 UX Potência(kW): 2,6 Pressão(PSI/bar): 1800/125 Vazão(L/h): 500 Tanque Combustível (l) 6,5 Peso(kg): 74 Dimensão(mm)(C x L x A): 620 x 620 x 1160 Código da Lavadora: 1.064-015.0 Código

Leia mais

AMPARO RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO TÉCNICA DOS SISTEMAS DE ÁGUA E ESGOTO DO MUNICÍPIO DE. Relatório R2 Não Conformidades

AMPARO RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO TÉCNICA DOS SISTEMAS DE ÁGUA E ESGOTO DO MUNICÍPIO DE. Relatório R2 Não Conformidades RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO TÉCNICA DOS SISTEMAS DE ÁGUA E ESGOTO DO MUNICÍPIO DE AMPARO PRESTADOR: SAAE - SANEAMENTO AMBIENTAL Relatório R2 Não Conformidades Americana, novembro de 2014 SUMÁRIO 1. IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

A diferença entre misturas homogêneas e heterogêneas é o número de fases.

A diferença entre misturas homogêneas e heterogêneas é o número de fases. Separação de misturas e saneamento RESUMO Vamos descrever os diversos processos de separação das misturas heterogêneas e homogêneas. Esses processos são de grande importância e largamente empregados nas

Leia mais

Soluções Ambientais. Manual do Usuário

Soluções Ambientais. Manual do Usuário Soluções Ambientais Manual do Usuário Fabricante: Reprata Ambiental Ltda. Endereço: Rua Água Santa, nº 127 Mooca SP CEP: 03179-110. CNPJ: 67.297.739/0001-88 Resp. Técnico: José C. Grecco E-mail- reprata@reprata.com.br

Leia mais

TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA. Nº. 016/ 2012 CREA/MG E FUNASA Setembro/2013

TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA. Nº. 016/ 2012 CREA/MG E FUNASA Setembro/2013 TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA Nº. 016/ 2012 CREA/MG E FUNASA Setembro/2013 S Capacitação de Técnicos e Gestores para Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico Módulo I Infraestrutura de Abastecimento

Leia mais

Filtros linha F. Manual de Instruções para instalação e funcionamento do filtro epex para tratamento de água Linha F. Dissolvedor de pastilhas

Filtros linha F. Manual de Instruções para instalação e funcionamento do filtro epex para tratamento de água Linha F. Dissolvedor de pastilhas Manual de Instruções para instalação e funcionamento do filtro epex para tratamento de água Linha F Bomba dosadora Dissolvedor de pastilhas Clorador Dosador tipo ejetor Filtros linha F Materiais Filtrantes

Leia mais

JAGUARIÚNA RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO TÉCNICA DOS SISTEMAS DE ÁGUA E ESGOTO DO MUNICÍPIO DE. Relatório R3 Continuação diagnóstico e Não Conformidades

JAGUARIÚNA RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO TÉCNICA DOS SISTEMAS DE ÁGUA E ESGOTO DO MUNICÍPIO DE. Relatório R3 Continuação diagnóstico e Não Conformidades RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO TÉCNICA DOS SISTEMAS DE ÁGUA E ESGOTO DO MUNICÍPIO DE JAGUARIÚNA PRESTADOR: Prefeitura Municipal Secretaria de meio ambiente Relatório R3 Continuação diagnóstico e Não Conformidades

Leia mais

Aula 5: Filtração. Introdução. Classificação dos filtros

Aula 5: Filtração. Introdução. Classificação dos filtros Curso: Engenharia Civil Disciplina: Sistema de Tratamento de Água e Esgoto Prof(a): Marcos Heleno Guerson de O Jr Nota de Aula! Aula 5: Filtração Introdução Após a passagem da água pelo tanque de decantação

Leia mais

AMBIENTAL MS. Transparência e Tecnologia a Serviço do Mundo

AMBIENTAL MS. Transparência e Tecnologia a Serviço do Mundo AMBIENTAL MS Transparência e Tecnologia a Serviço do Mundo AMBIENTALMS Estudos, Serviços e Projetos Especiais A Ambiental MS, do Grupo Metalsinter, é uma empresa de Engenharia e Consultoria, prestadora

Leia mais

Análises físico-químicas e microbiológicas de água

Análises físico-químicas e microbiológicas de água Análises físico-químicas e microbiológicas de água Parâmetros analisados: Padrão físico-químico: ph e turbidez Padrão microbiológico: Contagem de aeróbios; Coliformes Fecais e Coliformes Totais A qualidade

Leia mais

RELAÇÃO ENTRE O CONSUMO DE PRODUTOS QUÍMICOS E A QUALIDADE DA ÁGUA DISTRIBUÍDA EM DIVERSOS SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ÁGUA DO PARANÁ

RELAÇÃO ENTRE O CONSUMO DE PRODUTOS QUÍMICOS E A QUALIDADE DA ÁGUA DISTRIBUÍDA EM DIVERSOS SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ÁGUA DO PARANÁ RELAÇÃO ENTRE O CONSUMO DE PRODUTOS QUÍMICOS E A QUALIDADE DA ÁGUA DISTRIBUÍDA EM DIVERSOS SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ÁGUA DO PARANÁ Bárbara Zanicotti Leite () Engenheira de Alimentos (PUC-PR), Mestre em

Leia mais

PROFESSOR: JURANDIR DISCIPLINA: QUÍMICA ORGÂNICA CONTEÚDO: PRATICANDO AULA 02

PROFESSOR: JURANDIR DISCIPLINA: QUÍMICA ORGÂNICA CONTEÚDO: PRATICANDO AULA 02 PROFESSOR: JURANDIR DISCIPLINA: QUÍMICA ORGÂNICA CONTEÚDO: PRATICANDO AULA 02 ETAPAS DE TRATAMENTO DE ÁGUA - ETA # FILTRAÇÃO GROSSEIRA 1. COAGULAÇÃO APLICA-SE SULFATO DE ALUMÍNIO 2. FLOCULAÇÃO - FORMAÇÃO

Leia mais

Filtros prensa, lonas filtrantes, placas e serviços ANDRITZ

Filtros prensa, lonas filtrantes, placas e serviços ANDRITZ Filtros prensa, lonas filtrantes, placas e serviços ANDRITZ Filtros prensa, lonas filtrantes, placas e serviços ANDRITZ A ANDRITZ SEPARATION oferece amplo portfólio em lonas de filtração e em filtros prensa

Leia mais

Facilidade de instalação. Ligações localizadas apenas na unidade interior. Redução até 80% do tempo de instalação. Conforto térmico elevado

Facilidade de instalação. Ligações localizadas apenas na unidade interior. Redução até 80% do tempo de instalação. Conforto térmico elevado Facilidade de instalação Redução até 80% do tempo de instalação Maior satisfação do utilizador Impacto reduzido na arquitetura do edifício Ideal para novos edifícios e remodelações Ideal para montagem

Leia mais

SAAE Serviço autônomo de Água e Esgoto. Sistemas de Tratamento de Esgoto

SAAE Serviço autônomo de Água e Esgoto. Sistemas de Tratamento de Esgoto SAAE Serviço autônomo de Água e Esgoto Sistemas de Tratamento de Esgoto Aracruz, junho de 2006 1 1. Tecnologias de tratamento O tratamento biológico é a forma mais eficiente de remoção da matéria orgânica

Leia mais

Banco de Boas Práticas Ambientais. Estudo de Caso. Reaproveitamento de Resíduo Torta de ETE

Banco de Boas Práticas Ambientais. Estudo de Caso. Reaproveitamento de Resíduo Torta de ETE Banco de Boas Práticas Ambientais Estudo de Caso Reaproveitamento de Resíduo Torta de ETE Empresa: CECRISA Revestimentos Cerâmicos S/A Endereço: Avenida das Indústrias, nº 5089 - Bicas, Santa Luzia/MG

Leia mais

SISTEMA DE TRATAMENTO DE ÓLEO DIESEL - PrismaFilter

SISTEMA DE TRATAMENTO DE ÓLEO DIESEL - PrismaFilter SISTEMA DE FILTRAGEM DE ÓLEO DIESEL. SISTEMA INTEGRADO DE AUTOMAÇÃO. SISTEMA COALESCENTE SEPARADOR DE ÁGUA. Descrição O Sistema de tratamento de óleo diesel - PrismaFilter compreende um sistema de filtragem,

Leia mais

HFC-227ea. Benefícios. Agente Extintor. HFC-227ea Nome Químico: Heptafluoropropane Conhecido comercialmente como: FM-200 / FE-227

HFC-227ea. Benefícios. Agente Extintor. HFC-227ea Nome Químico: Heptafluoropropane Conhecido comercialmente como: FM-200 / FE-227 O MELHOR AGENTE DE SUPRESSÃO DE CHAMAS INCÊNDIO ATINGE CENTRAL DE OPERADORA TELEFÔNICA E COMPROMETE O SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO E TELEFONIA MÓVEL. Notícia Portal Uol Agente Extintor HFC-227ea Benefícios Um

Leia mais

DESSALINIZADOR DE ÁGUA ECO-BW-1.000LPH

DESSALINIZADOR DE ÁGUA ECO-BW-1.000LPH DESSALINIZADOR DE ÁGUA ECO-BW-1.000LPH PRINCIPÁIS PARAMÊTROS DO DESSALINIZADOR DE 1.000LPH PARA POÇOS ARTESIANOS ECO-BW-1.000 LPH Taxa de vazão 1.000 L/H Variação +/-15% Tensão 220V 60Hz Potência consumida

Leia mais

05/06/2012. Petróleo e Gás Prof. Sabrina

05/06/2012. Petróleo e Gás Prof. Sabrina Petróleo e Gás Prof. Sabrina 1 2 3 4 5 6 7 8 TRATAMENTO DE ÁGUAS Petróleo e Gás Prof. Sabrina 9 10 FLUXOGRAMA DA ETA- ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA 11 12 Oxidação Oxidar os metais presentes na água, principalmente

Leia mais

CONHEÇA O CONTROLE DE QUALIDADE DA ÁGUA QUE VOCÊ CONSOME

CONHEÇA O CONTROLE DE QUALIDADE DA ÁGUA QUE VOCÊ CONSOME CONHEÇA O CONTROLE DE QUALIDADE DA ÁGUA QUE VOCÊ CONSOME O SAAE Serviço Autônomo de Água e Esgoto da cidade de Governador Valadares-MG, é uma Autarquia Municipal, criada pela Lei Municipal Nº276 de 01/09/1952,

Leia mais

Relatório de Potabilidade

Relatório de Potabilidade Relatório de Potabilidade 2017 www.aguasbombinhas.com.br A Águas de Bombinhas Saneamento SPE LTDA é a concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário no município de Bombinhas,

Leia mais

Filtros linha M. Manual de Instruções para instalação e funcionamento do filtro epex para tratamento de água Linha M. Dissolvedor de pastilhas

Filtros linha M. Manual de Instruções para instalação e funcionamento do filtro epex para tratamento de água Linha M. Dissolvedor de pastilhas Manual de Instruções para instalação e funcionamento do filtro epex para tratamento de água Bomba dosadora Dissolvedor de pastilhas Clorador Dosador tipo ejetor s linha M Materiais s de cartucho Esterilizador

Leia mais

TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários

TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários Aproveitamento de Águas Pluviais & Reúso Profª Heloise G. Knapik APROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS Instalações

Leia mais

3.6 LEOPOLDINA Sistema Existente de Abastecimento de Água

3.6 LEOPOLDINA Sistema Existente de Abastecimento de Água 3.6 LEOPOLDINA O sistema de abastecimento público de água em Leopoldina é operado e mantido pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA, empresa de âmbito estadual, através do sistema operacional

Leia mais

Excelente relaçao ~ de qualidade - preço

Excelente relaçao ~ de qualidade - preço Automático Tipo 6.04 Excelente relaçao de qualidade - preço Proteçao totalmente automatizada através da filtragem de líquidos com o novo BOLLFILTER Automático Tipo 6.04 A soluçao simplesmente convence

Leia mais

Ficha Técnica IE01 ESTRUTURA: Piso e Cobertura

Ficha Técnica IE01 ESTRUTURA: Piso e Cobertura Ficha Técnica IE01 Piso e Cobertura Função: Acomodar a Estação Renova e seus leitos de secagem de lodo, protegendo-os dos raios solares e intempéries. O piso deverá ser construído de acordo com as dimensões

Leia mais

RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO TÉCNICA DOS SISTEMAS DE ESGOTO DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS

RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO TÉCNICA DOS SISTEMAS DE ESGOTO DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO TÉCNICA DOS SISTEMAS DE ESGOTO DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS PRESTADOR: SOCIEDADE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO S/A - SANASA Relatório R4 Continuação do Diagnóstico e Não Conformidades

Leia mais

GESTÃO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS HÍDRICOS DO AEROPORTO INTERNACIONAL DO RIO DE JANEIRO - GALEÃO. Pedro Masiero Jr.

GESTÃO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS HÍDRICOS DO AEROPORTO INTERNACIONAL DO RIO DE JANEIRO - GALEÃO. Pedro Masiero Jr. 18 de agosto de 2010, Rio de Janeiro GESTÃO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS HÍDRICOS DO AEROPORTO INTERNACIONAL DO RIO DE JANEIRO - GALEÃO. Pedro Masiero Jr. O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro Dados

Leia mais

SOLUÇÕES PARA BEBEDOUROS DE SUÍNOS

SOLUÇÕES PARA BEBEDOUROS DE SUÍNOS SOLUÇÕES PARA BEBEDOUROS DE SUÍNOS A sinergia do Quarteto garante um tratamento de água completo para a suinocultura. CLORADOR ACIDIFICADOR FILTRO ANTIDUREZA ANTIGOTA Dosagem de Tricloro em pastilhas;

Leia mais

Bag - Cesto - Cartucho CATÁLOGO GERAL

Bag - Cesto - Cartucho CATÁLOGO GERAL CATÁLOGO GERAL A EMPRESA APRESENTAÇÃO VESSELFILTER A Vesselfilter é uma empresa que desenvolve soluções e tecnologias de filtros para líquidos, ar, gases e vapor, assim como o desenvolvimento contínuo

Leia mais

Sistemas de Esgotamento Sanitário. Ernani de Souza Costa Setembro de 2016

Sistemas de Esgotamento Sanitário. Ernani de Souza Costa Setembro de 2016 Sistemas de Esgotamento Sanitário Ernani de Souza Costa Setembro de 201 S.A.C. Sistema de Antecipação de Coleta Decantadores Primários x SAC As comportas do SAC tornarão os rios grandes decantadores primários

Leia mais

Proteção Ambiental Ltda. Rua Safira, 205 Arujá - SP Desenvolvendo Tecnologia desde 1990 Equipamentos Para Aquicultura

Proteção Ambiental Ltda. Rua Safira, 205 Arujá - SP Desenvolvendo Tecnologia desde 1990 Equipamentos Para Aquicultura Equipamentos Para Aquicultura 1.0 Filtro Rotativo Vantagens de Filtros Rotativos para aquicultura 1. Filtrar partículas de sedimentos na água com tamanhos acima de 2 décimos de milímetro (0,2mm), partículas

Leia mais

Soluções em armazenagem.

Soluções em armazenagem. Soluções em armazenagem. Há mais de 50 anos, a Theodosio Randon é referência em agilidade e fidelização de clientes, investindo em tecnologias que garantem alto padrão de qualidade nas mais diversas soluções

Leia mais

SANTA BÁRBARA D OESTE

SANTA BÁRBARA D OESTE RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO TÉCNICA DOS SISTEMAS DE ÁGUA E ESGOTO DO MUNICÍPIO DE SANTA BÁRBARA D OESTE PRESTADOR: DAE DEPARTAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO DE SANTA BÁRBARA D OESTE Relatório R3 Continuação do Diagnóstico

Leia mais

Aproveitamento de água de chuva Cristelle Meneghel Nanúbia Barreto Orides Golyjeswski Rafael Bueno

Aproveitamento de água de chuva Cristelle Meneghel Nanúbia Barreto Orides Golyjeswski Rafael Bueno Aproveitamento de água de chuva Cristelle Meneghel Nanúbia Barreto Orides Golyjeswski Rafael Bueno 1 IMPORTÂNCIA Água doce: recurso limitado ONU (2015): escassez de água afetará dois terços da população

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL DISCIPLINA Código: ENS 5160 Nome: Tratamento de Águas de Abastecimento Carga Horária: 108 horas/aula

Leia mais

UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA

UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA www.aliter.com.br UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA SOBRE NÓS A ALITER nasceu em 1984 para atuar na área de saneamento básico e atender à crescente demanda do mercado da construção civil. Contando sempre com

Leia mais

O que é o Sistema EKO?

O que é o Sistema EKO? Ebook O que é o Sistema EKO? O termo EKO vem do Tupi-Guarani e significa vida. Trata-se de uma estação de tratamento de água e águas cinzas, em sistema aberto, composta por subsistemas de floculação, decantação,

Leia mais

SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM SÃO FRANCISCO DO SUL

SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM SÃO FRANCISCO DO SUL A Águas de São Francisco do Sul é a concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário no município de São Francisco do Sul, em Santa Catarina. A companhia faz parte da Aegea

Leia mais

FILTROS DE CARVÃO ATIVADO GRANULADO ( TFCAG )

FILTROS DE CARVÃO ATIVADO GRANULADO ( TFCAG ) FILTROS DE CARVÃO ATIVADO GRANULADO ( TFCAG ) TFCAG FILTRO DE CARVÃO ATIvado Os filtros de carvão ativado são projetados e fabricados conforme a norma ASME-SEÇÃO VIII - DIVISÃO I, bem como NR-13, garantindo

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DO SISTEMA DE TRATAMENTO DE ESGOTOS

RELATÓRIO ANUAL DO SISTEMA DE TRATAMENTO DE ESGOTOS RELATÓRIO ANUAL DO SISTEMA DE TRATAMENTO DE ESGOTOS - 2008 INTRODUÇÃO: O objetivo deste relatório é apresentar os resultados, do ano de 2008, de qualidade dos efluentes da estação de tratamento de esgotos

Leia mais

PROGRAMA DE MELHORIA DA EFICIÊNCIA DA OPERAÇÃO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA VILA DAS FLORES

PROGRAMA DE MELHORIA DA EFICIÊNCIA DA OPERAÇÃO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA VILA DAS FLORES PROGRAMA DE MELHORIA DA EFICIÊNCIA DA OPERAÇÃO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA VILA DAS FLORES INTRODUÇÃO Recentemente realizamos inúmeras adequações de procedimentos operacionais

Leia mais

A água e sua qualidade

A água e sua qualidade A água e sua qualidade Ao contrário do que muitos imaginam, a água é uma substância muito complexa. Por ser um excelente solvente, até hoje ninguém pôde vê-la em estado de absoluta pureza. Quimicamente

Leia mais

Sondas perfuratrizes montadas em escavadeiras

Sondas perfuratrizes montadas em escavadeiras Sondas perfuratrizes montadas em escavadeiras TECNOLOGIA DE PERFURAÇÃO AVANÇADA Transformar obstáculos insuperáveis em efêmeros É você ou a rocha. O homem contra a superfície mais agreste que a natureza

Leia mais

INSTALAÇÕES PREDIAIS HIDROSSANITÁRIAS (60 h)

INSTALAÇÕES PREDIAIS HIDROSSANITÁRIAS (60 h) INSTALAÇÕES PREDIAIS HIDROSSANITÁRIAS (60 h) AULA 01 - APRESENTAÇÃO Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado Santos APRESENTAÇÃO Philipe do Prado

Leia mais

acquamaxima.com.br MEIOS FILTRANTES

acquamaxima.com.br MEIOS FILTRANTES MEIOS FILTRANTES Meios Filtrantes, areia, carvão ativado granulado. Resinas de troca iônica Catiônica, aniônica, mista e especial são do tipo 1 e possuem uma resistência física excelente, principalmente

Leia mais

Ruiter Lima Morais 1 Yara Vanessa Portuguez Fonseca¹ RESUMO

Ruiter Lima Morais 1 Yara Vanessa Portuguez Fonseca¹ RESUMO AVALIAÇÃO DA REMOÇÃO DE DBO E DE DQO DA ÁGUA RESIDUÁRIA DE UMA INDÚSTRIA FARMOCOSMECÊUTICA EMPREGANDO O PROCESSO DE LODOS ATIVADOS POR AERAÇÃO PROLONGADA Ruiter Lima Morais 1 Yara Vanessa Portuguez Fonseca¹

Leia mais

IPEÚNA PRESTADOR: SECRETARIA MUNICIPAL DE PROJETOS E OBRAS, SERVIÇOS PÚBLICOS E SANEAMENTO BÁSICO.

IPEÚNA PRESTADOR: SECRETARIA MUNICIPAL DE PROJETOS E OBRAS, SERVIÇOS PÚBLICOS E SANEAMENTO BÁSICO. 1 RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO TÉCNICA DOS SISTEMAS DE ÁGUA E ESGOTO DO MUNICÍPIO DE IPEÚNA PRESTADOR: SECRETARIA MUNICIPAL DE PROJETOS E OBRAS, SERVIÇOS PÚBLICOS E SANEAMENTO BÁSICO. Relatório R5 Continuação

Leia mais

FILTRAÇÃO. P r o f a. M A R G A R I T A Mª. D U E Ñ A S O R O Z C O m a r g a r i t a. u n i g m a i l. c o m

FILTRAÇÃO. P r o f a. M A R G A R I T A Mª. D U E Ñ A S O R O Z C O m a r g a r i t a. u n i g m a i l. c o m FILTRAÇÃO P r o f a. M A R G A R I T A Mª. D U E Ñ A S O R O Z C O m a r g a r i t a. u n i r @ g m a i l. c o m INTRODUÇÃO Processos de tratamento de água CLARIFICAÇÃO Remoção de sólidos DESINFECÇÃO Eliminação

Leia mais

FORMULÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO

FORMULÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO FORMULÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO É expressamente proibido qualquer tipo de intervenção em Área de Preservação Permanente. Deverá ser observada rigorosamente a formatação deste formulário,

Leia mais

Tecnologias sustentáveis para a água. Mídia Kit 2016

Tecnologias sustentáveis para a água. Mídia Kit 2016 Mídia Kit 2016 Tecnologia. Desempenho. Autonomia. Sustentabilidade. A Aquatronic. Somos uma empresa empenhada em tecnologia e sustentabilidade. Nossos produtos e serviços foram pensados para atender qualquer

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL CENTRO DE ENGENHARIAS - CENG DISCIPLINA: SISTEMAS URBANOS DE ÁGUA E ESGOTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL CENTRO DE ENGENHARIAS - CENG DISCIPLINA: SISTEMAS URBANOS DE ÁGUA E ESGOTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL CENTRO DE ENGENHARIAS - CENG DISCIPLINA: SISTEMAS URBANOS DE ÁGUA E ESGOTO CAPTAÇÃO DE ÁGUA Prof. Hugo Alexandre Soares Guedes E-mail: hugo.guedes@ufpel.edu.br Website:

Leia mais

Química das Águas - parte 3

Química das Águas - parte 3 QUÍMICA AMBIENTAL Química das Águas - parte 3 Aula S05 - Purificação de águas poluídas (Tratamento de esgoto) Prof. Rafael Sousa Departamento de Química UFJF 1º período de 2014 Recapitulando... Águas naturais

Leia mais

Painel: GESTÃO TÉCNICA E OPERACIONAL. Título da Palestra: CASE GALEÃO/REUSO. Palestrante: MARCELO STEPHANES

Painel: GESTÃO TÉCNICA E OPERACIONAL. Título da Palestra: CASE GALEÃO/REUSO. Palestrante: MARCELO STEPHANES I ENCONTRO DAS S 13 a 15 de maio de 2009 - Campo Grande MS Realização: SINTERCON Painel: GESTÃO TÉCNICA E OPERACIONAL Título da Palestra: CASE GALEÃO/REUSO Palestrante: MARCELO STEPHANES Empresa: CDN SERVIÇOS

Leia mais

GÁS NATURAL. A LINHA DA ECONOMIA.

GÁS NATURAL. A LINHA DA ECONOMIA. GÁS NATURAL. A LINHA DA ECONOMIA. Gás Natural. Invisível e essencial. O gás natural é o combustível fóssil mais limpo que existe. Com constituição semelhante à do petróleo, pode ser encontrado no subsolo

Leia mais

Águas do Imperador SA

Águas do Imperador SA Avaliação da eficiência operacional e viabilidade econômica do Geocálcio (Hidróxido de cálcio em suspensão) Estudo de caso: ETA Mosela Alberto Costa e Leandro Hillen Introdução A parceria Águas do Imperador/fornecedor

Leia mais

Filtros para gás natural Séries FBLS-GNA e FBFS-GNA

Filtros para gás natural Séries FBLS-GNA e FBFS-GNA Aplicação Os filtros da séries FBLS-GNA e FBFS-GNA são utilizados em sistemas de GN e GNV. Aplicados também, nos sistemas de proteção para turbinas, compressores, intensificadores de pressão, proteção

Leia mais

03 - EFLUENTES LÍQUIDOS

03 - EFLUENTES LÍQUIDOS 03 - EFLUENTES LÍQUIDOS EFLUENTES LÍQUIDO INDUSTRIAL Despejo líquido proveniente do estabelecimento industrial, compreendendo efluentes de processo industrial, águas de refrigeração poluídas, águas pluviais

Leia mais

Tecnologia aplicada na Manutenção. Dispositivo para Flushing Oil

Tecnologia aplicada na Manutenção. Dispositivo para Flushing Oil Tecnologia aplicada na Manutenção Dispositivo para Flushing Oil UT Braskem UNIB BA 01/10/2014 1 Dispositivo para Flushing Oil 2 Apresentação pessoal Cristovam Viana da Silva Técnico de Mecânico CREA-BA

Leia mais

AÇO PARAFUSADO EM RELAÇÃO A TANQUES CONVENCIONAIS DE CONCRETO

AÇO PARAFUSADO EM RELAÇÃO A TANQUES CONVENCIONAIS DE CONCRETO VANTAGENS DOS TANQUES DE AÇO PARAFUSADO EM RELAÇÃO A TANQUES CONVENCIONAIS DE CONCRETO A TANKS BR 1. PESO brasil da é representante oficial no CST INDUSTRIES INC., maior fabricante mundial de tanques e

Leia mais

ALTERNATIVA DE TRATAMENTO DO LODO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA ETA QUEIMA PÉ NO MUNICÍPIO DE TANGARÁ DA SERRA/MT.

ALTERNATIVA DE TRATAMENTO DO LODO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA ETA QUEIMA PÉ NO MUNICÍPIO DE TANGARÁ DA SERRA/MT. ALTERNATIVA DE TRATAMENTO DO LODO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA ETA QUEIMA PÉ NO MUNICÍPIO DE TANGARÁ DA SERRA/MT. CAMPOS, Flaviane de Morais. UFMT flavi.morais@hotmail.com GONÇALVES, Edu Rodolfo. SAMAE

Leia mais

Quem busca economia prefere Heliotek

Quem busca economia prefere Heliotek Linha de aquecimento para banho Quem busca economia prefere Heliotek A marca de aquecimento solar do grupo Bosch Aquecedor solar 1 Coletor solar Os coletores captam o calor do sol e aquecem a água a ser

Leia mais

BOMBAS BOMBA CENTRÍFUGA SÉRIE BCM

BOMBAS BOMBA CENTRÍFUGA SÉRIE BCM BOMBA CENTRÍFUGA SÉRIE BCM Apresentação Décadas de experiência na fabricação de equipamentos hidráulicos destinados ao transporte de líquidos em geral e um amplo conhecimento de sistemas e processos qualificam

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE POLÍMEROS NATURAIS E MELHORIA DO DESEMPENHO DA ETA DE MANHUAÇU*

UTILIZAÇÃO DE POLÍMEROS NATURAIS E MELHORIA DO DESEMPENHO DA ETA DE MANHUAÇU* UTILIZAÇÃO DE POLÍMEROS NATURAIS E MELHORIA DO DESEMPENHO DA ETA DE MANHUAÇU* Autores: Felix de Carvalho Augusto (apresentador) Técnico em Química (Colégio São José RJ), Químico Industrial (Faculdade da

Leia mais

Usinagem, beneficiamento e manutenção IMPORTADORA E EXPORTADORA DE EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS DE SANEAMENTO

Usinagem, beneficiamento e manutenção IMPORTADORA E EXPORTADORA DE EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS DE SANEAMENTO Usinagem, beneficiamento e manutenção IMPORTADORA E EXPORTADORA DE EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS DE SANEAMENTO APRESENTAÇÃO EMPRESA A UBM Usinagem mantém o firme propósito de proporcionar aos seus clientes

Leia mais

SÉRIE TF-UVMax ESTERILIZADORES ULTRAVIOLETA

SÉRIE TF-UVMax ESTERILIZADORES ULTRAVIOLETA SÉRIE TF-UVMax ESTERILIZADORES ULTRAVIOLETA DESINFECÇÃO DE ÁGUA POR ULTRAVIOLETA - Linha TF-UVMax O sistema UV é uma solução moderna e eficiente de desinfecção de água que combate eficazmente a contaminação

Leia mais

Opções disponíveis GX 2-5 AP GX 2-5 FF GX 7-11 AP GX 7-11 FF

Opções disponíveis GX 2-5 AP GX 2-5 FF GX 7-11 AP GX 7-11 FF Especificações técnicas GX 2-5 e GX 7-11 MODELO DO COMPRESSOR Pressão máxima de trabalho. Capacidade (FAD)* Potência do motor Nível de ruído db(a) ** Peso (kg)*** bar(g) psi l/s m 3 /min cfm kw cv db(a)

Leia mais

MSK FILTRO COALESCENTE

MSK FILTRO COALESCENTE FILTRO COALESCENTE MSK 1 - INTRODUÇÃO 1.1. - FINALIDADE DESTE MANUAL Este manual proporciona informações de funcionamento, instalação, operação e manutenção dos filtros MS-série K. Leia este manual atentamente

Leia mais

Quem Somos. Localizada em Brasília, a empresa dispõe de toda a estrutura necessária para atender seus clientes em todo o território nacional.

Quem Somos. Localizada em Brasília, a empresa dispõe de toda a estrutura necessária para atender seus clientes em todo o território nacional. Quem Somos A empresa vem se consolidando no mercado brasileiro de forma concisa e progressiva, oferecendo soluções de alta qualidade, funcionalidade e tecnologia. Formada por uma equipe de profissionais

Leia mais

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE PALMAS DIRETORIA DE CONTROLE AMBIENTAL GERÊNCIA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE PALMAS DIRETORIA DE CONTROLE AMBIENTAL GERÊNCIA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL TERMO DE REFÊRENCIA PARA ELABORACÃO DE PROJETO AMBIENTAL DE MATADOUROS, ABATEDOUROS, FRIGORÍFICOS, CHARQUEADOS E DERIVADOS DE ORIGEM ANIMAL Este Termo de Referência visa orientar na elaboração de PROJETO

Leia mais

Estação de Tratamento e Reúso de Água (ETRA) do CENPES

Estação de Tratamento e Reúso de Água (ETRA) do CENPES Estação de Tratamento e Reúso de Água (ETRA) do CENPES German-Brazilian Environment Seminar - Water Efficiency for Industries Painel II Cases Sílvia Lima Touma 09/11/2017 PRGE/ENG/CIUT/TAE Torres de Resfriamento

Leia mais

Ar limpo: Maior produtividade e melhor qualidade na pintura. Quais os tipos de filtros mais utilizados em cabinas de pintura?

Ar limpo: Maior produtividade e melhor qualidade na pintura. Quais os tipos de filtros mais utilizados em cabinas de pintura? Ar limpo: Maior produtividade e melhor qualidade na pintura. Qual a importância do ar filtrado para os processos de pintura? O ar limpo em cabinas de pintura é fundamental para evitar a contaminação da

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SUDEMA Superintendência de Administração do Meio Ambiente

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SUDEMA Superintendência de Administração do Meio Ambiente RELAÇAO DE DOCUMENTOS PARA PEQUENAS INDÚSTRIAS MICROS, MÉDIAS EMPRESAS E ILARES. LICENÇA PRÉVIA 01 - Requerimento de Licença; 02 - Cadastro devidamente preenchido; 03 - Guia do Recolhimento devidamente

Leia mais

DECANTERS CENTRÍFUGOS PARA APLICAÇÕES INDUSTRIAIS

DECANTERS CENTRÍFUGOS PARA APLICAÇÕES INDUSTRIAIS DECANTERS CENTRÍFUGOS PARA APLICAÇÕES INDUSTRIAIS Força centrífuga: eficaz, confiável e inovadora Ao longo dos anos, nosso grupo desenvolveu grande experiência e forte knowhow nos mais importantes mercados

Leia mais

AIRMED OIL FREE. Módulo de Ar Medicinal Isento de Óleo

AIRMED OIL FREE. Módulo de Ar Medicinal Isento de Óleo AIRMED OIL FREE Módulo de Ar Medicinal Isento de Óleo Sobre nós Há 33 anos no mercado e mais de 600 Hospitais atendidos, a Valmig é referência em equipamentos para área medicinal. Ar Medicinal; Vácuo Medicinal;

Leia mais

ARTUR NOGUEIRA RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO TÉCNICA DOS SISTEMAS DE ÁGUA E ESGOTO DO MUNICÍPIO DE

ARTUR NOGUEIRA RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO TÉCNICA DOS SISTEMAS DE ÁGUA E ESGOTO DO MUNICÍPIO DE RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO TÉCNICA DOS SISTEMAS DE ÁGUA E ESGOTO DO MUNICÍPIO DE ARTUR NOGUEIRA PRESTADOR: SAEAN SERVIÇO DE ÁGUA E ESGOTO DE ARTUR NOGUEIRA Relatório R3 Continuação do Diagnostico e Não

Leia mais