Referências Bibliográficas Profª. MSc Luciane Ângela Nottar Nesello

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Referências Bibliográficas Profª. MSc Luciane Ângela Nottar Nesello"

Transcrição

1 CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE Referências Bibliográficas Profª. MSc Luciane Ângela Nottar Nesello

2 Referências Bibliográficas As referências de um trabalho acadêmico científico consistem na listagem com as informações sobre todas as fontes/autores mencionados no texto. São obrigatórias nesse tipo de trabalho e sua elaboração deve seguir as orientações da NBR 6023:2002, da ABNT.

3 Referências Bibliográficas Conforme a natureza do trabalho, as fontes das informações contidas em um texto são diversificadas. Ex: livros, artigos de publicações científicas ou especializadas (periódicos), jornais, enciclopédias, dicionário, teses, dissertações ou monografias, manuais, dentre outros; documentos oficiais, relatórios técnicos e legislação. Independentemente do tipo de fonte ou autoria mencionada no trabalho, é obrigatória a sua identificação na lista das referências.

4 Referências Bibliográficas Conforme a natureza do trabalho, as fontes são diversificadas. Pode ainda, apresentar informações cujas fontes são: documentos eletrônicos (disquetes, cd-rom, homepage, , publicações periódicas on line) ou eventos técnico-científicos como congressos, seminários, jornadas, etc.

5 Localização das Referências Os sistemas mais utilizados para apresentação das referências são o alfabético (ordem alfabética de entrada, também chamado de autor-data quando relacionado à citação) e o numérico (ordem de citação no texto).

6 Localização das Referências Sistema Alfabético (Autor-Data) As referências podem aparecer: Em listas após o texto, antecedendo apêndices e anexos. Ao fim de cada capítulo ou ao fim do artigo. Nestas situações, as listas são apresentadas em ordem alfabética única. Já em resumos e resenhas, as referências são apresentadas antecedendo tais textos.

7 Localização das Referências Sistema Numérico Segue-se a ordem numérica crescente para apresentação das listas, que também podem estar localizadas ao final do texto, capítulo ou artigo. A ABNT estabelece que este sistema não pode ser usado concomitantemente para notas de rodapé ou explicativas.

8 Aspectos Gráficos das Referências As referências são alinhadas à margem esquerda do texto, digitadas em espaço simples e separadas entre si por dois espaços simples (NBR 14724:2005).

9 Aspectos Gráficos das Referências O título da obra ou do periódico é sempre grifado com destaque (itálico ou negrito). Ao ser definido um tipo de destaque, este deve ser mantido em todas as referências de um mesmo documento. Esta regra não se aplica às obras sem indicação de autoria ou de responsabilidade, pois neste caso o elemento de entrada é o próprio título, já destacado em letras maiúsculas na primeira palavra (com exclusão de artigos ou monossílabos).

10 Aspectos Gráficos das Referências As referências de uma lista devem seguir sempre os mesmos princípios. Por exemplo: ao optar pela utilização abreviada do prenome do autor, isto deve ser adotado em todas as referências daquela lista. AGUIAR, João; AGUIAR, J.;

11 Aspectos Gráficos das Referências Quanto à pontuação, também deve ser uniforme em todas as referências, respeitando-se os seguintes padrões: usa-se ponto após o nome do autor/autores (AGUIAR, João.); após o título; edição (7. ed.); e no final da referência; os dois pontos são usados antes do subtítulo, quando este for apresentado na referência (Pesquisa social: métodos e técnicas); antes da editora (São Paulo: Atlas); e depois do termo In:;

12 Aspectos Gráficos das Referências a vírgula é usada após o sobrenome do autor (ECO, Humberto); após a editora. Em caso de referência de periódicos, usa-se vírgula: após o título da revista/periódico; após a cidade onde o periódico é publicado; entre o número do ano/volume e o número do periódico; após o número do periódico e após as páginas da revista/periódico. (Política e Administração, Rio de Janeiro, v.3, n.2, p.15-21, set. 1997).

13 Aspectos Gráficos das Referências o ponto-e-vírgula, seguido de espaço, é usado para separar os autores (FLEURY, M. T. L.; FISCHER, R. M.); o hífen é utilizado entre páginas (p.10-15) e entre datas de fascículos seqüenciais ( ); o colchete é usado para indicar os elementos de referência que não aparecem na obra referenciada, porém são conhecidos - [1991];

14 Aspectos Gráficos das Referências os parênteses são usados para indicar série, grau nas monografias de conclusão de curso e especialização, teses e dissertações (Mestrado em Educação); para o título, de forma abreviada (Coord., Org., Comp.), que caracteriza função na elaboração e/ou responsabilidade sobre a obra (BOSI, Alfredo (Org.)); as reticências são usadas para indicar supressão de parte de títulos (Anais...).

15 Regras Gerais para Elaboração de Referências Regra quanto à Autoria Quando há dois ou três autores, mencionam-se todos eles na ordem em que aparecem na obra, separados por ponto-e-vírgula, seguido de espaço. GUATTARI, Félix; ROLNIK, Sueli. Micropolíticas: cartografias do desejo. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1986.

16 Regra quanto à Autoria Quando há mais de três autores menciona-se apenas o primeiro autor, acrescentando-se a expressão latina et al. (e outros). Em caso de projetos de pesquisa, de indicação de produção científica em curriculum vitae ou em relatórios para órgãos de financiamento, é facultado indicar todos os autores. FREIRE, Paulo et al. Vivendo e aprendendo. 10. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.

17 Regra quanto à Autoria Quando houver indicação explícita de responsabilidade pelo conjunto da obra (Organizador, Editor, Coordenador, etc.) em coletâneas de vários autores, a entrada da referência é feita pelo nome do responsável (ou dos responsáveis, se for o caso), seguido da abreviação, no singular, do tipo de participação, entre parênteses. PAIVA, Vanilda (Org.). Perspectivas e dilemas da educação popular. Rio de Janeiro: Graal, FLEURY, M. T. L.; FISCHER, R. M. (Coord.). Cultura e poder nas organizações. São Paulo: Atlas, 1989.

18 Regra quanto à Autoria Em caso de publicação assinada por entidade (órgãos governamentais, associações, empresas, congressos, instituições), esta deve ser indicada como autor, em letras maiúsculas. Quando a entidade tem uma denominação genérica, seu nome é precedido pelo órgão superior ou pelo nome da jurisdição geográfica à qual pertence. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Guia dos livros didáticos: 1ª à 4ª séries. Brasília: SEF, CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 10., 1979, Curitiba. Anais... Curitiba: Associação Bibliotecária do Estado do Paraná, v. SANTA CATARINA. Secretaria da Saúde. Relatório de atividades. Florianópolis, 2001.

19 Regra quanto à Autoria Quando os autores têm sobrenomes compostos, estes devem ser escritos na ordem em que aparecem, como segue: a) quando ligados por hífen: SCHERER-WARREN, Ilse. b) quando o segundo nome indica parentesco: PRADO JR., Caio. c) quando um dos nomes é adjetivo: CASTELO BRANCO, Carlos. d) o nome do autor é conhecido de forma composta: MACHADO DE ASSIS. e) o nome é espanhol: GARCÍA MARQUES, Gabriel.

20 Regra quanto à Autoria Quando o autor for conhecido pelo pseudônimo, este deve constar na referência, desde que seja a forma adotada pelo autor. ATHAYDE, Tristão de. Debates pedagógicos. Rio de Janeiro: Schmidt, 1931.

21 Regra quanto à Autoria Quando a autoria for desconhecida (por exemplo: artigos de jornal sem autoria explícita, editoriais, etc.), a entrada é feita pelo título. O termo anônimo não deve ser usado para substituir o nome do autor desconhecido. PROCURA-SE um amigo. In: SILVA, Lenilson Naveira. Gerência da vida: reflexões filosóficas. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, p DIAGNÓSTICO do setor editorial brasileiro. São Paulo: Câmara Brasileira do Livro, 1993.

22 Regra quanto à Autoria Quando se referenciam várias obras do mesmo autor em uma mesma página, substitui-se o nome do autor das referências subseqüentes por um traço sublinear equivalente a seis espaços, seguido de ponto. RODRIGUES, Adyr Balastreri. Turismo e espaço: rumo a um conhecimento interdisciplinar. São Paulo: Hucitec, 1997a.. Turismo, modernidade e globalização. São Paulo: Hucitec, 1997b.

23 Regra quanto à Autoria Em casos de obras do mesmo autor publicadas no mesmo ano, acrescentam-se letras minúsculas ao ano, na seqüência alfabética ascendente. RODRIGUES, 1997a; RODRIGUES, 1997b

24 Regra quanto ao Título e Sub-título O título e subtítulo (se for usado) devem ser apresentados tal como figuram no documento, separados por dois pontos. Em caso do uso do subtítulo, apenas o título principal é grifado (negrito ou itálico), sem chegar aos dois pontos. CHIAVENATO, I. Carreira e competência: gerenciando o seu maior capital. São Paulo: Saraiva, 2002.

25 Regra quanto ao Título e Sub-título Quando não existir título, deve-se atribuir uma palavra ou frase que identifique o conteúdo do documento, entre colchetes. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO, 2., 1989, Salvador. [Trabalhos apresentados]. Brasília: Ministério da Educação, 1989.

26 Regra quanto à Edição e Editora A partir da segunda edição, esta deve ser identificada na referência, abreviando-se os números ordinais e a palavra edição, ambos na língua do documento. Em caso de informações complementares à edição, os acréscimos devem ser indicados de forma abreviada. YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 21. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2000.

27 Regra quanto à Edição e Editora O nome da editora é indicado da forma como se apresenta no documento, abreviando-se os prenomes e suprimindo-se as designações da natureza jurídica ou comercial, desde que sejam dispensáveis para a identificação. ZARIFIAN, P. Objetivo competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas, Obs.: (No livro: Editora Atlas S.A.)

28 Regra quanto à Edição e Editora Em caso de haver duas editoras, indicam-se ambas com os respectivos locais (cidades). Já se forem três ou mais, indica-se a primeira ou a que estiver em destaque. ALFONSO-GOLDFARB, A. M. História da ciência: o mapa do conhecimento. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura; São Paulo: EDUSP, Quando não se tem o nome da editora, indica-se a expressão sine nomine abreviada e entre colchetes [s.n.]. VALENCIA, I. Das mulheres e das flores. Belo Horizonte: [s.n.], 1974.

29 Regra quanto ao Local O local (cidade) deve ser mencionado na referência tal como indicado no documento. Em caso de haver cidades com o mesmo nome, acrescenta-se a abreviatura do Estado ou do país. Viçosa, AL; Viçosa, MG; Viçosa, RJ Quando houver mais de um local para uma só editora, indica-se o primeiro ou o mais destacado. CASTRO, C. de M. A prática da pesquisa. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, Obs.: No documento de que trata a referência acima, são indicados como locais: São Paulo Rio de Janeiro Lisboa Bogotá Porto Buenos Aires Guatemala Madrid, dentre outros.

30 Regra quanto ao Local Quando a cidade não aparece no documento, mas pode ser identificada, deve ser indicada entre colchetes. LAZZARINI NETO, Sylvio. Cria e recria. [São Paulo]: SDF Editores, Quando o local é desconhecido, deve-se utilizar a expressão sine loco, abreviada e entre colchetes [S.l.]. OS GRANDES clássicos das poesias líricas. [S.l.]: Ex Libris, 1981.

31 Regra quanto ao Local Quando o local e a editora não puderem ser identificados no documento, utilizam-se as expressões sine loco e sine nomine, abreviadas, entre colchetes. BELTRÃO III, J. Discursos do pregador. [S.l.: s.n.], 1930.

32 Regra quanto à Data A data é um elemento essencial à referência e, por isso, sempre deve ser indicada, seja ela de publicação, distribuição, impressão ou apresentação (depósito) de um trabalho acadêmico. Quando nenhuma dessas datas puder ser determinada, registra-se uma data aproximada, entre colchetes, conforme as seguintes indicações: Um ano ou outro [1996 ou 1997] Data provável [2001?] Data correta, mas não indicada no documento [1976] Uso de intervalos menores de 20 anos [entre 1970 e 1985] Data aproximada [ca. 1950] Década certa [196-] Década provável [196-?] Século certo [18-] Século provável [18-?]

33 Regra quanto à Data Quando em indicações de meses, estes devem aparecer de forma abreviada, no idioma original da publicação. maio/dez mar Aug./Sept Quando a publicação indicar, no lugar dos meses, divisões por bimestres, trimestres, semestres ou estações do ano, estas informações devem ser transcritas da seguinte forma: os bimestres, trimestre e semestres abreviados; as estações do ano tal como figuram na publicação. 2. sem bim primavera Autumm 1970.

34 Regra quanto à Paginação Quando a publicação não apresentar número de páginas ou se a numeração for irregular, ao final da referência devem ser indicadas, após o ponto final, as expressões: Não paginado. (publicação sem número de páginas) Paginação irregular. (publicação com paginação irregular)

35 Modelo de Elaboração de Referências Elementos Essenciais Regra Geral Obrigatórios Livro Título; Edição; Local; Editora; Data. AUTOR(es). Título: subtítulo. Edição. Local de publicação (cidade): editora, data de publicação. DINA, Antônio. A fábrica automática e a organização do trabalho. 2. ed., Petrópolis: Vozes, RODRIGUES, A. B. Turismo e espaço: rumo a um conhecimento interdisciplinar. São Paulo: Hucitec, 1997.

36 Modelo de Elaboração de Referências Livro com mais de Três Autores AUTOR et al. Título: subtítulo. Edição. Local de publicação (cidade): editora, data de publicação. OLIVEIRA, Luís Martins de et al. Manual de contabilidade tributária. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

37 Modelo de Elaboração de Referências Capítulo de Livro AUTOR(es). do capítulo. Título: subtítulo (do capítulo). In: AUTOR(es) do livro. Título: subtítulo (do livro). Local de publicação (cidade): editora, data de publicação. Páginas. NOGUEIRA, Letícia. A criança e o computador: trilhando caminhos de pesquisa em educação na modernidade. In: KRAMER, Sonia; LEITE, Maria Isabel (Orgs.) Infância: fios e desafios da pesquisa. Campinas: Papiros, p

38 Modelo de Elaboração de Referências Artigo de Periódico AUTOR DO ARTIGO. Título do artigo: subtítulo. Título do periódico (abreviado ou não), local de publicação, número do volume, fascículo, página inicial e final do artigo, mês, ano e data. Identificação dos dados da revista como edição do fascículo, número em romanos e definição do número do volume. DIAS, Maria Berenice. Alimentos: salário mínimo versos IBP-M. Revista Brasileira de Direito de Família, Porto Alegre, v. 8, n. 39, p. 5-16, dez./jan

39 Modelo de Elaboração de Referências Trabalhos Acadêmicos (monografias, dissertações, teses) AUTOR. Título: subtítulo. Ano de apresentação. Número de folhas ou volumes. Tipo de documento/categoria (grau e área de concentração) - Instituição, local, ano. RODRIGUES, M. V. Qualidade de vida no trabalho f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1989.

40 Modelo de Elaboração de Referências Trabalhos Apresentados em Eventos AUTOR(es). Título do trabalho: subtítulo. Seguido da expressão In: NOME DO EVENTO, numeração do evento (se houver), ano e local (cidade) de realização, título do documento (anais, atas, tópico temático), local, editora, data de publicação. Página inicial e final da parte referenciada. SOUZA, L. S.; BORGES, A. L.; REZENDE, J. Influência da correção e do preparo do solo sobre algumas propriedades químicas do solo cultivado com bananeiras. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 21., 1994, Petrolina. Anais... Petrolina: EMBRAPA, CPATSA, p. 3-4.

41 Modelo de Elaboração de Referências Documento de Acesso em Meio Eletrônico AUTOR. Título: subtítulo. Informações complementares (coordenação de, desenvolvida por, apresenta, dentre outros). Disponível em: <endereço>. Acesso em: data. Home-pages/Sites: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca Universitária. Serviço de referência. Catálogos de universidades. Apresenta endereços de universidades nacionais e estrangeiras. Disponível em: < Acesso em: 01 fev Se o documento de acesso em meio eletrônico for um artigo de periódico ou um artigo apresentado em evento, fazer a referência conforme acrescentando: Disponível em: <endereço> e Acesso em: dia mês (abreviado) ano.

42 Modelo de Elaboração de Referências CD-ROM e Disquete AUTOR(es). Título: subtítulo. Edição. Local de publicação (cidade): editora, data de publicação, acrescidas das informações relativas à descrição física do meio eletrônico (disquete ou CD-ROM). THEODORO JÚNIOR, Humberto. Execução e embargos: jurisprudência, legislação, doutrina e pareceres e prática forense. Caxias do Sul: Plenum, CD-ROM. SILVA, Adelphino Teixeira da. Administração e controle. São Paulo: Atlas, disquete.

43 Modelo de Elaboração de Referências Legislação ou Documento Jurídico JURISDIÇÃO (País, Estado ou Município). Tipo de documento, numeração, data e dados da publicação. Título: subtítulo. Local: editora, ano de publicação, número de páginas ou volumes. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de ed. São Paulo: Saraiva, SÃO PAULO (Estado). Decreto nº 42822, de 20 de janeiro de Lex: coletânea de legislação e jurisprudência. São Paulo, v. 62, n. 3, p , 1998.

44 Modelo de Elaboração de Referências Norma Técnica ORGÃO NORMALIZADOR. Título: subtítulo. Local, ano. Volume ou página(s). ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002.

45 Patente Modelo de Elaboração de Referências ENTIDADE RESPONSÁVEL (Jurisdição) e/ou autor. Título. Número da patente e datas (do período do registro). EMBRAPA. Unidade de apoio pesquisa e desenvolvimento de instrumentação agropecuária (São Carlos, SP). Paulo Estevão Cruvinel. Mediador digital multissensor de temperatura para solos. BR n. PI , 26 jun. 1988, 30 maio 1995.

46 Modelo de Elaboração de Referências Autoria Desconhecida Em caso de autoria desconhecida, a entrada é feita pelo título. O termo anônimo não deve ser usado em substituição ao nome do autor desconhecido. DIAGNÓSTICO do setor editorial brasileiro. São Paulo: Câmara Brasileira do Livro, 1998.

Referências. Prof. Sérgio Henrique Braz

Referências. Prof. Sérgio Henrique Braz Referências Bibliográficas Prof. Sérgio Henrique Braz Segundo a ABNT-NBR 6023:2002 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Relação de obras citadas pelo autor em livros, artigos de periódicos, teses, relatórios técnicos,

Leia mais

CURSO DE BIBLIOTECONOMIA. Disciplina: Normalização de Documentos REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: ELEMENTOS ESSENCIAIS REGRAS GERAIS

CURSO DE BIBLIOTECONOMIA. Disciplina: Normalização de Documentos REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: ELEMENTOS ESSENCIAIS REGRAS GERAIS CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Disciplina: Normalização de Documentos REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: ELEMENTOS ESSENCIAIS REGRAS GERAIS Prof. Andre Dantas CRB7-5026 APRESENTAÇÃO Apresentar os elementos essenciais

Leia mais

REFERÊNCIAS. (segundo a ABNT - NBR 6023: 2002) DEFINIÇÃO

REFERÊNCIAS. (segundo a ABNT - NBR 6023: 2002) DEFINIÇÃO REFERÊNCIAS (segundo a ABNT - NBR 6023: 2002) DEFINIÇÃO Conjunto padronizado de elementos descritivos retirados de um documento, que permite sua identificação individual, conforme a Associação Brasileira

Leia mais

Um ponto importante é que uma referência é constituída de elementos essenciais e, quando necessário, acrescida de elementos complementares.

Um ponto importante é que uma referência é constituída de elementos essenciais e, quando necessário, acrescida de elementos complementares. 1 Referências De acordo com a ABNT NBR 6023:2002, documento é qualquer suporte que contenha informação registrada, formando uma unidade, que possa servir para consulta, estudo ou prova. Outras definições

Leia mais

Proposta de Projeto de TCC 4

Proposta de Projeto de TCC 4 Proposta de Projeto de TCC 4 Alexandre Diehl Departamento de Física UFPel Aula 4 Algumas regras mais gerais (modificações em 2018) (a) as referências devem ser elaboradas em espaço simples, alinhadas à

Leia mais

BIBLIOTECA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS CIENTÍFICOS: REFERÊNCIAS Aula 2. Paula Carina de Araújo

BIBLIOTECA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS CIENTÍFICOS: REFERÊNCIAS Aula 2. Paula Carina de Araújo BIBLIOTECA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS CIENTÍFICOS: REFERÊNCIAS Aula 2 Paula Carina de Araújo paulacarina@ufpr.br 2014 Referências ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS.

Leia mais

Antonio Castelnou REFERÊNCIAS I

Antonio Castelnou REFERÊNCIAS I Antonio Castelnou REFERÊNCIAS I Referências Trata-se do conjunto de elementos que permitem a identificação, no todo ou em parte, de documentos impressos ou registrados em diferentes suportes inclusive

Leia mais

REGRAS DE UNIFORMIZAÇÃO DOS ARTIGOS

REGRAS DE UNIFORMIZAÇÃO DOS ARTIGOS REGRAS DE UNIFORMIZAÇÃO DOS ARTIGOS Para facilitar a etapa de preparação editorial, estabelecemos determinados critérios de uniformização que sugerimos sejam seguidos pelos autores já quando da elaboração

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO GUIA RÁPIDO PARA ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS 1 INTRODUÇÃO Referência Bibliográfica: Segundo a ABNT NBR 6023, é o conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de

Leia mais

Palestra: Referências

Palestra: Referências INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Palestra: Referências Bibliotecário-Documentalista LOGO Tenho de fazer uma produção acadêmica e/ou científica. E agora? Como fazer

Leia mais

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS. A ABNT NBR 14724:2011 estabelece algumas regras para a apresentação gráfica de um trabalho.

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS. A ABNT NBR 14724:2011 estabelece algumas regras para a apresentação gráfica de um trabalho. REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS A ABNT NBR 14724:2011 estabelece algumas regras para a apresentação gráfica de um trabalho. PAPEL MARGENS FONTE TEXTO TÍTULO DAS SEÇÕES TÍTULO DAS

Leia mais

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO ARTIGO ORIGINAL

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO ARTIGO ORIGINAL NORMAS PARA PUBLICAÇÃO ARTIGO ORIGINAL 1. INTRODUÇÃO O manuscrito dos artigos científicos originais deve seguir as regras de formatação descritas neste documento, devendo conter os resultados de pesquisas

Leia mais

NBR-6023/2002 Referências. Bibliotecária Elena L. Palloni Gonçalves Serviço de Biblioteca-EESC-USP

NBR-6023/2002 Referências. Bibliotecária Elena L. Palloni Gonçalves Serviço de Biblioteca-EESC-USP NBR-6023/2002 Referências Bibliotecária Elena L. Palloni Gonçalves Serviço de Biblioteca-EESC-USP NBR 6023/2002 Esta norma estabelece e fixa a ordem para transcrição e apresentação dos elementos das referências

Leia mais

NORMAS BRASILEIRAS: Informação e documentação - Referências Elaboração (NBR- 6023/2000 /ABNT)

NORMAS BRASILEIRAS: Informação e documentação - Referências Elaboração (NBR- 6023/2000 /ABNT) UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO DISCIPLINA: DOCUMENTAÇÃO CIENTÍFICA PROFESSORA: HENRIETTE FERREIRA GOMES UNIDADE 2: FORMAÇÃO DA

Leia mais

METODOLOGIA DA PESQUISA

METODOLOGIA DA PESQUISA METODOLOGIA DA PESQUISA Referências REFERÊNCIAS Conjunto padronizado de elementos descritivos retirados de um documento, que permite sua identificação individual. Lista ordenada dos documentos citados

Leia mais

REFERÊNCIA ABNT NBR 6023: 2002 Informação e documentação Referências Elaboração

REFERÊNCIA ABNT NBR 6023: 2002 Informação e documentação Referências Elaboração REFERÊNCIA ABNT NBR 6023: 2002 Informação e documentação Referências Elaboração LISTA DE SIGLAS ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas n. Número v. Volume p. Página Ed. Edição Formatação para Referências

Leia mais

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Modelos Essenciais para Elaboração

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Modelos Essenciais para Elaboração REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Modelos Essenciais para Elaboração A NBR 6023/2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) fixa condições exigíveis na ordem dos elementos das referências e estabelece

Leia mais

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO DAS FORMAS DE REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA... 2 1.1. Apenas um autor pessoal em LIVROS... 2 1.2. Apenas um autor pessoal em REVISTAS, JORNAIS, PERIÓDICOS... 2 1.3. Até três autores...

Leia mais

DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA Profª Drª Patrícia Ruiz Spyere REFERÊNCIAS ABNT NBR 6.023/2002

DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA Profª Drª Patrícia Ruiz Spyere REFERÊNCIAS ABNT NBR 6.023/2002 ! DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA Profª Drª Patrícia Ruiz Spyere REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO REFERÊNCIAS ABNT NBR 6.023/2002 - Padronização dos elementos essenciais e complementares. - Alinhamento

Leia mais

Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Citação: Menção de uma informação extraída de outra fonte.

Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Citação: Menção de uma informação extraída de outra fonte. * NBR 10520 Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação Citação: Menção de uma informação extraída de outra fonte. Esta norma é elaborada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas

Leia mais

NORMAS DE ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÀFICAS

NORMAS DE ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÀFICAS DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA - PROF. VIVIEN DIESEL (DEAER/CCR/UFSM) 1 NORMAS DE ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÀFICAS 1. Por que referenciar? A realização da pesquisa leva à consulta de um

Leia mais

NOME DO ALUNO. TÍTULO DO TRABALHO: subtítulo se houver

NOME DO ALUNO. TÍTULO DO TRABALHO: subtítulo se houver UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO [AO QUAL O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ESTÁ VINCULADO] DEPARTAMENTO [AO QUAL O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ESTÁ VINCULADO] NOME DO ALUNO TÍTULO DO TRABALHO: subtítulo

Leia mais

Fundação Educacional D. André Arcoverde Centro de Ensino Superior de Valença. Diretrizes para Autores FORMATAÇÃO DE ARTIGOS SUBMETIDOS

Fundação Educacional D. André Arcoverde Centro de Ensino Superior de Valença. Diretrizes para Autores FORMATAÇÃO DE ARTIGOS SUBMETIDOS Fundação Educacional D. André Arcoverde Centro de Ensino Superior de Valença Diretrizes para Autores FORMATAÇÃO DE ARTIGOS SUBMETIDOS Revista Interdisciplinar do Direito Saber Digital Sumário Introdução...

Leia mais

- Editorial: este é responsabilidade dos Editores da Primeiros escritos.

- Editorial: este é responsabilidade dos Editores da Primeiros escritos. EDITAL DE ABERTURA PARA SUBMISSÕES Está aberto o período para submissões de trabalhos à revista Primeiros escritos. O período para submissão vai do dia 26 de outubro até o dia 25 de novembro. Veja abaixo

Leia mais

RESUMÃO DAS NORMAS ABNT NBR:

RESUMÃO DAS NORMAS ABNT NBR: RESUMÃO DAS NORMAS ABNT NBR: 6023: Informação e documentação: Referências: Elaboração; e ABNT NBR: 10520: Informação e documentação: Citações em documentos: Apresentação. Rio de Janeiro, 2002. 1 Profa.

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA UNILUS ENSINO E PESQUISA (RUEP)

INSTRUÇÕES PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA UNILUS ENSINO E PESQUISA (RUEP) A Revista UNILUS Ensino e Pesquisa constitui uma publicação do Programa de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Lusíada (UNILUS). Inserida em um projeto político-pedagógico que percebe

Leia mais

Normalizaçã. ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT)

Normalizaçã. ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT) Seção Técnica de Referência e Atendimento ao Usuário e Documentação STRAUD bibl-refere@marilia.unesp.br Normalizaçã ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT) Marília 2017 REFERÊNCIAS NBR 6023:2002 REFERÊNCIAS

Leia mais

Metodologia Científica ILUSTRAÇÕES DAS NORMAS DA ABNT NORMA NBR 6023: INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO REFERÊNCIAS - ELABORAÇÃO

Metodologia Científica ILUSTRAÇÕES DAS NORMAS DA ABNT NORMA NBR 6023: INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO REFERÊNCIAS - ELABORAÇÃO ILUSTRAÇÕES DAS NORMAS DA ABNT NORMA NBR 6023: INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO S - ELABORAÇÃO Organização: Paulo Roberto de C. Mendonça Revisão: Vania Hirle 4 Elementos da referência 4.1 Elementos essenciais

Leia mais

TÍTULO NÍVEL 1 DESENVOLVIMENTO (CAIXA ALTA EM NEGRITO) Título Nível 3 (Primeiras Letras em Maiúsculo)

TÍTULO NÍVEL 1 DESENVOLVIMENTO (CAIXA ALTA EM NEGRITO) Título Nível 3 (Primeiras Letras em Maiúsculo) PREPARAÇÃO DO TEXTO ORIGINAL 1 FORMATAÇÃO Arquivos digitalizados em Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 cm entrelinhas e parágrafos (exceto citações* e notas de rodapé**), com margens

Leia mais

NORMAS PARA A REDAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO 1 INTRODUÇÃO

NORMAS PARA A REDAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO 1 INTRODUÇÃO 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE ESCOLA DE QUÍMICA E ALIMENTOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA BIOQUÍMICA NORMAS PARA A REDAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO 1 INTRODUÇÃO O

Leia mais

Referência. Conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permitem sua identificação individual. (ABNT, 2018, p. 3).

Referência. Conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permitem sua identificação individual. (ABNT, 2018, p. 3). Referência 1 Conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permitem sua identificação individual. (ABNT, 2018, p. 3). NBR 6023:2018 APRESENTAÇÃO DAS REFERÊNCIAS Alinhadas

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

Formação do Professor como Pesquisador da/para América Latina.

Formação do Professor como Pesquisador da/para América Latina. XXII SEMINÁRIO INTERNCIONAL DE INVESTIGAÇÃO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O MERCOSUL/CONESUL Tema: FORMAÇÃO DO PROFESSOR COMO PESQUISADOR DA/PARA AMÉRICA LATINA HOMENAGEM AO PROFESSOR AUGUSTO NIBALDO

Leia mais

Citações e Referências. PGCEM -UDESC Disciplina: Seminários de Pesquisa. Estudantes: Ana Paula Grimes de Souza Elias Jagiello

Citações e Referências. PGCEM -UDESC Disciplina: Seminários de Pesquisa. Estudantes: Ana Paula Grimes de Souza Elias Jagiello Citações e Referências PGCEM -UDESC Disciplina: Seminários de Pesquisa. Estudantes: Ana Paula Grimes de Souza Elias Jagiello Normas para Referência Bibliográfica ABNT NBR 6023:2002 Informação e documentação

Leia mais

DICAS: NORMAS DA ABNT PARA APRESENTAÇÃO GRÁFICA E FORMATAÇÃO

DICAS: NORMAS DA ABNT PARA APRESENTAÇÃO GRÁFICA E FORMATAÇÃO Disciplina: Metodologia da Pesquisa Profa. Daniela Cartoni DICAS: NORMAS DA ABNT PARA APRESENTAÇÃO GRÁFICA E FORMATAÇÃO Seguem recomendações de formatação de trabalhos acadêmicos segundo a NBR 14724, supondo

Leia mais

Indexação. Qualis CAPES. ABNT com/sem adaptações

Indexação. Qualis CAPES. ABNT com/sem adaptações Bases de dados que selecionam e reúnem revistas por área do conhecimento Indexação fornecem informações dos artigos Critérios de seleção de revistas científicas para submissão de artigos http://goo.gl/bcwd1a

Leia mais

MODELO PARA TCC FORMA ARTIGO CIENTÍFICO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA - UNESC

MODELO PARA TCC FORMA ARTIGO CIENTÍFICO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA - UNESC 1 MODELO PARA TCC FORMA ARTIGO CIENTÍFICO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA - UNESC 1. Capa (modelo na página 2) 2. Folha de rosto (modelo na página 3) 3. Banca Examinadora (modelo na página 4) 4. Dedicatória

Leia mais

1 Apresentação gráfica Formato do papel: A4 (210 x 297mm); Margens: esquerda e superior: 3cm, direita e inferior: 2cm;

1 Apresentação gráfica Formato do papel: A4 (210 x 297mm); Margens: esquerda e superior: 3cm, direita e inferior: 2cm; Breve orientação para formatação das 6 (seis) primeiras páginas de teses e dissertações, condição obrigatória para que os textos sejam divulgados pela Biblioteca Digital. Em caso de dúvida, consulte o

Leia mais

PARA LIVROS. HAYAKAWA, I. S. A linguagem do pensamento e na ação. 3. ed. São Paulo: Pioneira, 1972.

PARA LIVROS. HAYAKAWA, I. S. A linguagem do pensamento e na ação. 3. ed. São Paulo: Pioneira, 1972. REFERÊNCIAS PARA LIVROS O último sobrenome do autor com todas as letras maiúsculas e os prenomes abreviados, seguidos de ponto, título, subtítulo (se houver), edição, local (cidade), editora e data da

Leia mais

Normas ABNT para trabalhos acadêmicos

Normas ABNT para trabalhos acadêmicos Normas ABNT para trabalhos acadêmicos Normas da ABNT NBR 6023 Referências (2002) NBR 6024 Numeração progressiva (2012) NBR 6027 Sumários (2012) NBR 6028 Resumos (2003) NBR 10520 Citações (2002) NBR 14724

Leia mais

ABNT NBR 6023 ABNT NBR Prof. Janaína Stella de Sousa

ABNT NBR 6023 ABNT NBR Prof. Janaína Stella de Sousa ABNT NBR 6023 ABNT NBR 10520 Prof. Janaína Stella de Sousa ABNT NBR 6023: Informação e documentação Referências Elaboração ABNT NBR 10520: Informação e documentação Citações em documentos Apresentação

Leia mais

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA TECNOLOGIA EDUCACIONAL

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA TECNOLOGIA EDUCACIONAL NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA TECNOLOGIA EDUCACIONAL Os trabalhos submetidos para publicação na RTE/ABT serão analisados pelos membros do Conselho Editorial e pareceristas ad-hoc (especialistas nas

Leia mais

DICAS DE LEITURA E REGRAS DE ELABORAÇÃO DE ARTIGOS. Profa. Elizabeth Sousa Abrantes

DICAS DE LEITURA E REGRAS DE ELABORAÇÃO DE ARTIGOS. Profa. Elizabeth Sousa Abrantes DICAS DE LEITURA E REGRAS DE ELABORAÇÃO DE ARTIGOS Profa. Elizabeth Sousa Abrantes Dicas para leitura e redação O primeiro passo para iniciar uma pesquisa é fazer um levantamento bibliográfico e selecionar

Leia mais

GUIA PARA AJUDAR NA ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS SEGUNDO A ABNT

GUIA PARA AJUDAR NA ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS SEGUNDO A ABNT GUIA PARA AJUDAR NA ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS SEGUNDO A ABNT OBRA APENAS COM UM AUTOR/AUTOR PESSOAL Nessa referência o pesquisador deve começar a inserir o último Sobrenome, todo em maiúsculo,

Leia mais

Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos: Referências

Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos: Referências PROJETO INTEGRADOR I IFSC CÂMPUS LAGES Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos: Referências Roberto Akitoshi Komatsu IFSC Lages Téc. Agronegócio Maria Bernardete Martins

Leia mais

MANUAL ACADÊMICO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA

MANUAL ACADÊMICO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA Universidade Federal de Juiz de Fora Campus Avançado de Governador Valadares Instituto de Ciências da Vida Departamento de Nutrição MANUAL ACADÊMICO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA Governador Valadares

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS Informações gerais A Revista do GEL é uma publicação do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, de periodicidade anual, que tem por finalidade divulgar

Leia mais

CRA Centro de Recursos de Aprendizagem Como apresentar um trabalho escrito

CRA Centro de Recursos de Aprendizagem Como apresentar um trabalho escrito CRA Centro de Recursos de Aprendizagem Como apresentar um trabalho escrito Para realizar os trabalhos escritos ao longo do ano, siga as orientações do Colégio que são baseadas pelas normas da ABNT- Associação

Leia mais

Normalizaçã. ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT)

Normalizaçã. ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT) Seção Técnica de Referência e Atendimento ao Usuário e Documentação STRAUD bibl-refere@marilia.unesp.br Normalizaçã ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT) Marília 2017 CITAÇÃO: NBR 10520 As citações apresentadas

Leia mais

NORMAS TÉCNICAS (Abreviaturas, Referências e Citações) 1. INTRODUÇÃO 1. INTRODUÇÃO. Alexandre Paiva da Silva

NORMAS TÉCNICAS (Abreviaturas, Referências e Citações) 1. INTRODUÇÃO 1. INTRODUÇÃO. Alexandre Paiva da Silva NORMAS TÉCNICAS (Abreviaturas, Referências e Citações) Alexandre Paiva da Silva 1 1. INTRODUÇÃO As normas são definidas por órgãos nacionais e internacionais. Internacionais ISO: International Stadardization

Leia mais

Normas Brasileiras de Referência (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para trabalhos científicos

Normas Brasileiras de Referência (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para trabalhos científicos Como redigir artigos científicos Normas Brasileiras de Referência (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para trabalhos científicos Informação e documentação Citações em documentos Apresentação

Leia mais

NBR A segunda edição da ABNT NBR 6023 foi publicada em 14 de novembro de 2018.

NBR A segunda edição da ABNT NBR 6023 foi publicada em 14 de novembro de 2018. NBR6023-2018 A segunda edição da ABNT NBR 6023 foi publicada em 14 de novembro de 2018. A atual norma possui 68 páginas, 44 a mais do que a norma anterior, e apresenta como novidade exemplos de referências

Leia mais

NBR 6023:2018 REFERÊNCIAS - ATUALIZADA PRINCIPAIS ALTERAÇÕES E ACRÉSCIMOS

NBR 6023:2018 REFERÊNCIAS - ATUALIZADA PRINCIPAIS ALTERAÇÕES E ACRÉSCIMOS REFERÊNCIAS - ATUALIZADA PRINCIPAIS ALTERAÇÕES E ACRÉSCIMOS INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO: REFERÊNCIAS - ELABORAÇÃO A NBR 6023 aborda a elaboração de referências em trabalhos acadêmicos. Sua versão anterior

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

Orientações para elaboração de relatório técnico-científico

Orientações para elaboração de relatório técnico-científico Orientações para elaboração de relatório técnico-científico SENAI, 2013. Trabalho elaborado pelo CFP 5.12 para a unidade curricular Projetos do Curso Técnico em Eletromecânica. Elaboração Renata de Fátima

Leia mais

FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ

FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE CAPA, FOLHA DE ROSTO, SUMÁRIO E FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS PROFª Ma. CLEUSA BERNADETE LARRANHAGAS MAMEDES Araputanga, MT 2017 2

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO?

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO? Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003 COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO? Título do artigo, centralizado. Maria da Silva Pereira* Maria Alves de Arruda** Nome(s) do(s) autor(es). RESUMO

Leia mais

Citações NBR 10520/2002

Citações NBR 10520/2002 Citações NBR 10520/2002 Citação é mencionar uma informação extraída de outra fonte (livros, revistas, fitas de vídeo, CD-ROM, documentos extraídos da Internet). As citações podem ser direta, indireta e

Leia mais

Normalização de Trabalhos Acadêmicos. Josiane Costa - Bibliotecária

Normalização de Trabalhos Acadêmicos. Josiane Costa - Bibliotecária Normalização de Trabalhos Acadêmicos Josiane Costa - Bibliotecária Porto Alegre, 2017 O que é ABNT? A Associação Brasileira de Normas técnicas é uma entidade criada na década de 40 com a missão de oferecer

Leia mais

NOTAS, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E CITAÇÕES

NOTAS, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E CITAÇÕES NOTAS, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E CITAÇÕES Estamos apresentando orientações da maneira que notas, referências bibliográficas e citações devem ser formatadas no projeto de pesquisa de iniciação científica.

Leia mais

NORMAS PARA SUBMISSÃO, PUBLICAÇÃO E APRESENTAÇÃO

NORMAS PARA SUBMISSÃO, PUBLICAÇÃO E APRESENTAÇÃO NORMAS PARA SUBMISSÃO, PUBLICAÇÃO E APRESENTAÇÃO Os trabalhos submetidos ao VI Curso de Inverno em Biotecnologia e aceitos, serão publicados em edição especial, no periódico científico Ciência & Tecnologia

Leia mais

Orientações aos concluintes.

Orientações aos concluintes. Orientações aos concluintes referencia@ufersa.edu.br TRABALHO ACADÊMICO (NBR 14724/2011) Especificar os princípios gerais para a elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos. (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA

Leia mais

Normas para submissão: Revista do Centro de Estudos Portugueses

Normas para submissão: Revista do Centro de Estudos Portugueses Normas para submissão: Revista do Centro de Estudos Portugueses [Atualizadas em 12.02.2015] 1. Normas gerais a) A Revista do Centro de Estudos Portugueses tem como foco a reflexão sobre a literatura e

Leia mais

NORMAS PARA TRABALHOS

NORMAS PARA TRABALHOS NORMAS PARA TRABALHOS PADRÕES PARA TODO O DOCUMENTO: PAPEL FOLHA ALMAÇO LETRA LEGIVEL A ESTRUTURA DE UM TRABALHO ESCOLAR COMPREENDE: Elementos pré- textuais (capa, sumário), Textuais (introdução; desenvolvimento;

Leia mais

Representação Descritiva II. Catalogação Bibliográfica: Atividade Prática. Prof. Andre Dantas CRB7-5026

Representação Descritiva II. Catalogação Bibliográfica: Atividade Prática. Prof. Andre Dantas CRB7-5026 Representação Descritiva II Catalogação Bibliográfica: Atividade Prática Prof. Andre Dantas CRB7-5026 ANÁLISE TÉCNICA Identificar o tipo de material. Identificar a fonte principal de informação. Definir

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE AGRONOMIA BIBLIOTECA PROF. ANTÔNIO TAVARES QUINTAS MANUAL DE NORMAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE AGRONOMIA BIBLIOTECA PROF. ANTÔNIO TAVARES QUINTAS MANUAL DE NORMAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS 0 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE AGRONOMIA BIBLIOTECA PROF. ANTÔNIO TAVARES QUINTAS MANUAL DE NORMAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS Porto Alegre 2013 1 SUMÁRIO 1 ESTRUTURA... 2 2 ELEMENTOS

Leia mais

Proposta de Projeto de TCC 3

Proposta de Projeto de TCC 3 Proposta de Projeto de TCC 3 Alexandre Diehl Departamento de Física UFPel Aula 3 A Proposta de Projeto de TCC Estrutura Básica de uma proposta de Projeto de TCC A estrutura escolhida deve oferecer ao pesquisador,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE RIO CLARO BIBLIOTECA. Trabalhos Acadêmicos. Segundo a ABNT/NBR 14724:2005

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE RIO CLARO BIBLIOTECA. Trabalhos Acadêmicos. Segundo a ABNT/NBR 14724:2005 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE RIO CLARO BIBLIOTECA Trabalhos Acadêmicos Segundo a ABNT/NBR 14724:2005 Rio Claro- SP 2010 A estrutura de uma tese, dissertação ou trabalho acadêmico compreende:

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Rosangela Alves de Oliveira * Nome do (s) autor (s) RESUMO Este trabalho estabelece as orientações para apresentação de um artigo científico. Todas as informações

Leia mais

Normas para publicação: instruções aos autores

Normas para publicação: instruções aos autores Normas para publicação: instruções aos autores Instructions for Authors 1 DIRETRIZES PARA AUTORES A InterEspaço é uma publicação online de periodicidade semestral do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Geografia

Leia mais

Aprovada em Reunião de Diretoria do dia 10 de abril de Normas de apresentação de Trabalho Científico Para Admissão de Membro Titular

Aprovada em Reunião de Diretoria do dia 10 de abril de Normas de apresentação de Trabalho Científico Para Admissão de Membro Titular Aprovada em Reunião de Diretoria do dia 10 de abril de 2002 Instituto Hahnemanniano do Brasil Secretaria Normas de apresentação de Trabalho Científico Para Admissão de Membro Titular Autores: Elisa Maria

Leia mais

Primeira Escrita DIRETRIZES PARA AUTOR(ES)

Primeira Escrita DIRETRIZES PARA AUTOR(ES) 170 DIRETRIZES PARA AUTOR(ES) Serão aceitos artigo, resenhas, poemas e contos que apresentem contribuição inédita, acrescentem saberes à área, não violem os direitos autorais e humanos e estejam em conformidade

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO DE RIBEIRÃO PRETO GUIA RÁPIDO PARA NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS DE ACORDO COM A ABNT

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO DE RIBEIRÃO PRETO GUIA RÁPIDO PARA NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS DE ACORDO COM A ABNT UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO DE RIBEIRÃO PRETO GUIA RÁPIDO PARA NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS DE ACORDO COM A ABNT BIBLIOTECA ESTRUTURA DO TRABALHO: Capa Folha de rosto* Folha

Leia mais

NORMAS DE REFERÊNCIAS CONFORME A ABNT

NORMAS DE REFERÊNCIAS CONFORME A ABNT NORMAS DE REFERÊNCIAS CONFORME A ABNT UM AUTOR AUTORES Indica-se o autor, de modo geral, pelo ultimo sobrenome, em maiúsculas, seguido do(s) prenome(s) e outros sobrenomes, abreviado(s) ou não. SPECTOR,

Leia mais

NBR Citações NBR-6023 Referências. Universidade Estadual de Feira de Santana Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos

NBR Citações NBR-6023 Referências. Universidade Estadual de Feira de Santana Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos NBR-10520 Citações NBR-6023 Referências Universidade Estadual de Feira de Santana Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos Definições Norma vigente: ABNT NBR 10520 - Citações em documentos Tipos de citações

Leia mais

NORMAS DE PUBLICAÇÃO

NORMAS DE PUBLICAÇÃO NORMAS DE PUBLICAÇÃO Normas de Publicação As normas de publicação da Revista da ATO deverão estar de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), obedecendo à seguinte estrutura: Apresentação

Leia mais

ABNT NBR-6023/2002 REFERÊNCIAS

ABNT NBR-6023/2002 REFERÊNCIAS ABNT NBR-6023/2002 REFERÊNCIAS 1 ABNT NBR-6023/2002 Referências Esta norma estabelece e fixa a ordem dos elementos das referências. Estabelece convenções para a transcrição e apresentação da informação

Leia mais

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

INSTRUÇÕES AOS AUTORES ISSN 0104-8015 POLÍTICA & TRABALHO 337 Revista de Ciências Sociais, n. 34 Abril de 2011 - p. 337-339 INSTRUÇÕES AOS AUTORES A revista Política & Trabalho, editada semestralmente pelo Programa de Pós- Graduação

Leia mais

Revista Luminária. Apresentação

Revista Luminária. Apresentação Revista Luminária Apresentação A revista Luminária é um periódico semestral vinculado à Universidade Estadual do Paraná UNESPAR, campus de União da Vitória. Trata-se de uma revista científica de caráter

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FACULDADES INTEGRADAS REGIONAIS DE AVARÉ TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1. Introdução O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade acadêmica obrigatória que consiste na sistematização, registro

Leia mais

CAPA (elemento obrigatório) Deve conter dados que identifiquem a obra (nome da instituição, autor, título, local, ano).

CAPA (elemento obrigatório) Deve conter dados que identifiquem a obra (nome da instituição, autor, título, local, ano). ESTRUTURA DO PROJETO DE TCC O trabalho científico deverá ser organizado de acordo com a estrutura abaixo, NBR 14724/2006: capa; folha de rosto; verso da folha de rosto (ficha catalográfica) folha de aprovação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE NÚCLEO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NUCI/CCSA/UFS CURSO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE NÚCLEO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NUCI/CCSA/UFS CURSO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE NÚCLEO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NUCI/CCSA/UFS CURSO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO APRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO I e II EM BIBLIOTECONOMIA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA Rua Vinte, 1600. Bairro Tupã. CEP 38304-402, Ituiutaba / MG Em acordo com a ABNT NBR 14724:2011

Leia mais

REFERENCIAL METODOLÓGICO

REFERENCIAL METODOLÓGICO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe REFERENCIAL METODOLÓGICO Profª. MSc Angela Sikorski Santos Profª. MSc Luciane Ângela Nottar Nesello Estrutura de Trabalhos Acadêmico-Científicos É orientado pela

Leia mais

COMO FAZER CITAÇÕES EM DOCUMENTOS. Segundo ABNT - NBR 10520

COMO FAZER CITAÇÕES EM DOCUMENTOS. Segundo ABNT - NBR 10520 COMO FAZER CITAÇÕES EM DOCUMENTOS Segundo ABNT - NBR 10520 Lorena, agosto 2014 Citação Menção de uma informação extraída de outra fonte A fonte de onde foi extraída a informação deve ser citada obrigatoriamente,

Leia mais

Normas de Publicação

Normas de Publicação Normas de Publicação NORMAS DE PUBLICAÇÃO As normas de publicação da Revista da ATO deverão estar de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), obedecendo à seguinte estrutura: Apresentação

Leia mais

NORMAS PARA DISSERTAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ECOTURISMO E CONSERVAÇÃO

NORMAS PARA DISSERTAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ECOTURISMO E CONSERVAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE - CCBS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOTURISMO E CONSERVAÇÃO - PPGEC NORMAS PARA DISSERTAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL

Leia mais

Os elementos essenciais são: autor, título, edição (se houver), local, editora e data de publicação.

Os elementos essenciais são: autor, título, edição (se houver), local, editora e data de publicação. MODELO DE REFERÊNCIA NBR 6023/2003 ELEMENTOS DA REFERÊNCIA A referência é constituída de elementos essenciais e, quando necessário, acrescida de elementos complementares. Elementos essenciais: são as informações

Leia mais

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS NORMAS TÉCNICAS ABNT NBR: 6023/2002 1 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. http://www.mural-2.com DEFINIÇÃO: É a representação dos documentos efetivamente citados no trabalho. 2 ASPECTOS

Leia mais

Uso das Normas da ABNT. Treinamento Biblioteca Central da UNIRIO

Uso das Normas da ABNT. Treinamento Biblioteca Central da UNIRIO Uso das Normas da ABNT Treinamento Biblioteca Central da UNIRIO NBR 6023 (2002) Informação e documentação - Referências - Elaboração NBR 6023:2002 - Informação e documentação - Referências - Elaboração

Leia mais

1 NORMAS DE REFERÊNCIAS DE ACORDO COM A NBR 6023/ABNT DE AGOSTO DE 2002 (síntese). 1

1 NORMAS DE REFERÊNCIAS DE ACORDO COM A NBR 6023/ABNT DE AGOSTO DE 2002 (síntese). 1 1 NORMAS DE REFERÊNCIAS DE ACORDO COM A NBR 6023/ABNT DE AGOSTO DE 2002 (síntese). 1 A Associação Brasileira de Normas Técnicas estabelece as diretrizes que devem ser utilizadas na elaboração de Referências.

Leia mais

Metodologia científica: Normas para Referências Bibliográficas Prof. Ricardo Tabach

Metodologia científica: Normas para Referências Bibliográficas Prof. Ricardo Tabach Metodologia científica: Normas para Referências Bibliográficas Prof. Ricardo Tabach E como se sustentam as idéias de um trabalho científico? - Citações diretas e indiretas - em sistema numérico ou autor-data

Leia mais

MATERIAL DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

MATERIAL DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM MATERIAL DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM Este documento tem a finalidade de auxiliar os alunos na formatação das Teses e Dissertações do Programa

Leia mais

ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O trabalho científico deverá ser organizado de acordo com a estrutura abaixo, NBR 14724/2006: capa; folha de rosto; verso da folha de rosto (ficha catalográfica)

Leia mais

Formatação do trabalho

Formatação do trabalho Normas da ABNT NBR 6023 Referências (2002) NBR 6024 Numeração progressiva (2012) NBR 6027 Sumários (2012) NBR 6028 Resumos (2003) NBR 10520 Citações (2002) NBR 14724 Apresentação de trabalhos (2011) Formatação

Leia mais