Normas Brasileiras de Referência (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para trabalhos científicos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Normas Brasileiras de Referência (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para trabalhos científicos"

Transcrição

1 Como redigir artigos científicos Normas Brasileiras de Referência (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para trabalhos científicos

2 Informação e documentação Citações em documentos Apresentação AGO 2002

3

4 Objetivos Apresentar as ABNT NBR Retirar dúvidas quanto à aplicação da ABNT NBR Apoiar a confecção dos Trabalhos de Conclusão de Concurso.

5

6 1) Objetivo Esta Norma especifica as características exigíveis para apresentação de citações em documentos. POR QUE É FUNDAMENTAL REFERENCIAR OS TEXTOS CIENTÍFICOS?

7 1) Objetivo O CONHECIMENTO CIENTÍFICO SE APÓIA SOBRE OUTROS CONHECIMENTOS, ANTERIORES E COMPROVADOS. LOGO, REFERENCIAR É DAR CRÉDITO AO QUE O PESQUISADOR APRESENTA.

8 2) Referências normativas As normas relacionadas a seguir contêm disposições que, ao serem citadas neste texto, constituem prescrições para esta Norma. As edições indicadas estavam em vigor no momento desta publicação. Como toda Norma está sujeita à revisão, recomenda-se àqueles que realizam acordos com base nesta que verifiquem a conveniência de se usarem as edições mais recentes das normas citadas a seguir. A ABNT possui a informação das normas em vigor em um dado momento. NBR 6023:2002 Informação e documentação Referências Elaboração NBR 10522:1998 Abreviação na descrição bibliográfica - Procedimento

9 3) Definições 3.1 citações: menção de uma informação extraída de outra fonte.

10 3) Definições Exemplo: citação contida na obra de Chiavenato

11 3) Definições 3.2. citação de citação: citação direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original.

12 3) Definições Exemplo: citação de Maslow na obra de Chiavenato

13 3) Definições 3.3 citação direta: transcrição textual de parte da obra do autor consultado.

14 3) Definições 3.4 citação indireta: texto baseado na obra do autor consultado. A CITAÇÃO INDIRETA É O TEXTO DE AUTOR ESCRITO COM AS PALAVRAS DO PESQUISADOR QUE ESCREVE O TRABALHO CIENTÍFICO. ESSE TEXTO TAMBÉM É CONHECIDO COMO PARÁFRASE.

15 3) Definições. POR QUE ESCOLHEMOS A UTILIZAÇÃO DE CITAÇÃO DIRETA OU CITAÇÃO INDIRETA EM UM TEXTO CIENTÍFICO?

16 3) Definições. A CITAÇÃO DIRETA TRAZ CONCEITOS QUE EVIDENCIAM FUNDAMENTOS DE NOSSA PRÓPRIA ARGUMENTAÇÃO. A CITAÇÃO INDIRETA TRAZ UM CONJUNTO DE CONCEITOS QUE DESEJAMOS RESUMIR PARA CABER EM NOSSO DISCURSO.

17 3) Definições (continuação) 3.5 notas de referência: notas que indicam fontes consultadas ou remetem a outras partes da obra onde o assunto foi abordado.

18 3) Definições (continuação) 3.6 notas de rodapé: indicações, observações ou aditamentos ao texto feitos pelo autor, tradutor ou editor, podendo também aparecer na margem esquerda ou direita da mancha gráfica.

19 3) Definições (continuação) 3.7 notas explicativas: notas usadas para comentários, esclarecimentos ou explanações, que não possam ser incluídos no texto.

20 4 Localização As citações podem aparecer: a) no texto; e b) em notas de rodapé (igual em todo o texto) (no artigo, definido pelo editor) (no TCC, prefira no corpo do texto)

21 5) Regras gerais de apresentação MAIS/MENOS DE TRÊS LINHAS MAIÚSCULAS-MINÚSCULAS-RODAPÉ FASE DE ELABORAÇÃO ÊNFASE FONTES VERBAIS LOCALIZAÇÃO INSERÇÕES OU RETIRADAS

22 5) Regras gerais de apresentação Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição, responsável ou título incluído na sentença devem ser em letras maiúsculas e minúsculas e, quando estiverem entre parênteses, devem ser letras maiúsculas. Authier-Reiriz (1982) (DERRIDA, 1967, p. 293)

23 5) Regras gerais de apresentação FORA DO PARÊNTESES: MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS DENTRO DO PARÊNTESES: MAIÚSCULAS

24 (continuação) 5) Regras gerais de apresentação As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. Exemplo: citação. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação. Exemplo: leia a citação.

25 (continuação) 5) Regras gerais de apresentação As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas. No caso de documentos datilografados, deve-se observar apenas o recuo.

26 1,5 1,5 FONTE 10 ESPAÇAMENTO SIMPLES

27 (continuação) 5) Regras gerais de apresentação Devem ser indicadas as supressões, interpolações, comentários, ênfase ou destaques, do seguinte modo: a) supressões [...] b) interpolações, acréscimos ou comentários: [ ] c) ênfase ou destaque: grifo ou negrito ou itálico. NÃO HÁ ÊNFASE COM CAIXA ALTA (MAIÚSCULAS)!

28 (continuação) 5) Regras gerais de apresentação Quando se tratar de dados obtidos por informação verbal (palestras, debates, comunicações, etc...), indicar, entre parênteses, a expressão informação verbal, mencionando-se os dados disponíveis, em nota de rodapé.

29 (continuação) 5) Regras gerais de apresentação Na citação de trabalho em fase de elaboração, deve ser mencionado o fato, indicando-se os dados disponíveis, em nota de rodapé.

30 (continuação) 5) Regras gerais de apresentação Para enfatizar trechos da citação, deve-se destacá-los indicando esta alteração com a expressão grifo nosso entre parênteses, após a chamada da citação, ou grifo do autor caso o destaque já faça parte da obra consultada.

31 (continuação) 5) Regras gerais de apresentação Quando a citação incluir texto traduzido pelo autor deve-se incluir, após a chamada da citação, a expressão tradução nossa, entre parênteses.

32 6) Sistema de chamada As citações devem ser indicadas no texto por um sistema de chamada: numérico ou autor-data. 6.1 Qualquer que seja o método adotado deve ser seguido constantemente ao longo de todo o trabalho, permitindo sua correlação na lista de referências ou em notas de rodapé.

33 6) Sistema de chamada (continuação) CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA DE CHAMADA CHAMADA REFERÊNCIA TEXTO NA LISTA DE REFERÊNCIAS

34 6) Sistema de chamada (continuação) SISTEMAS DE CHAMADA SISTEMA NUMÉRICO SISTEMA AUTOR-DATA

35 6) Sistema de chamada (continuação) O AUTOR DO TEXTO CIENTÍFICO PESQUISOU VÁRIAS FONTES. PASSOU MUITO TEMPO LENDO E RELENDO ESSAS FONTES. PERGUNTA: O AUTOR DO TEXTO CIENTÍFICO PODE INSERIR TODAS ESSAS FONTES NA LISTA DE REFERÊNCIAS?

36 6) Sistema de chamada (continuação) NÃO CASO NÃO EXISTA A RESPECTIVA CHAMADA NO TEXTO SIM CASO EXISTA A RESPECTIVA CHAMADA NO TEXTO

37 6) Sistema de chamada (continuação) 6.2 Sistema numérico Neste sistema, a indicação da fonte é feita por uma numeração única e consecutiva, em algarismos arábicos, remetendo à lista de referências ao final do trabalho, do capítulo ou da parte, na mesma ordem em que aparecem no texto. Não se inicia a numeração das citações a cada página O sistema numérico não deve ser utilizado quando há notas de rodapé. POR QUE?

38 6) Sistema de chamada (continuação) 6.2 Sistema numérico A indicação da numeração pode ser feita entre parênteses, alinhada ao texto, ou situada pouco acima da linha do texto em expoente à linha do mesmo, após a pontuação que fecha a citação.

39 6) Sistema de chamada (continuação) 6.3 Sistema autor-data MUITO UTILIZADO! Neste sistema, a indicação da fonte é feita: a) pelo sobrenome de cada autor ou pelo nome de cada entidade responsável até o primeiro sinal de pontuação, seguido(s) da data de publicação do documento e da(s) página(s) da citação, no caso de citação direta, separado por vírgula e entre parênteses:

40 6) Sistema de chamada (continuação) 6.3 Sistema autor-data b) pela primeira palavra do título seguida de reticências, no caso das obras sem indicação de autoria ou responsabilidade, seguida da data de publicação do documento e da(s) página(s) da citação, no caso de citação direta, separados por vírgula e entre parênteses;

41 6) Sistema de chamada (continuação) 6.3 Sistema autor-data c) se o título iniciar por artigo (definido ou indefinido), ou monossílabo, este deve ser incluído na indicação da fonte.

42 7) Notas de rodapé MUITO UTILIZADAS EM ARTIGOS CIENTÍFICOS! Deve-se utilizar o sistema autor-data para as citações no texto e o numérico para notas explicativas. As notas de rodapé podem ser conforme 7.1 e 7.2 e devem ser alinhadas a partir da segunda linha da mesma nota, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente e sem espaço entre elas e com fonte menor.

43 7) Notas de rodapé (continuação) 7.1 Notas de referência A numeração das notas de referência é feita por algarismos arábicos, devendo ter numeração única e consecutiva para cada capítulo ou parte. Não se inicia a numeração a cada página A primeira citação de uma obra, em nota de rodapé, deve ter sua referência completa As subsequentes citações da mesma obra podem ser referenciadas de forma abreviada, utilizando as seguintes expressões, abreviadas quando for o caso:

44 7) Notas de rodapé (continuação) PERGUNTA: EXISTE LISTA DE REFERÊNCIAS COM A UTILIZAÇÃO DAS NORMAS DE REFERÊNCIA?

45 7) Notas de rodapé (continuação) 7.1 Notas de referência A expressão apud citado por, conforme segundo pode, também ser usada no texto.

46 7) Notas de rodapé (continuação) 7.1 Notas de referência EXPRESSÃO APUD DÚVIDAS MUITO IMPORTANTES! EU LI SILVA 1983 OU ABREU 1999? QUEM CONSTARÁ NA LISTA DE REFERÊNCIAS? SILVA 1983 OU ABREU 1999?

47 7) Notas de rodapé (continuação) 7.1 Notas de referência As expressões constantes nas alíneas a), b), c) e f) de só podem ser usadas na mesma página ou folha da citação a que se referem.

48 7) Notas de rodapé (continuação) 7.2 Notas explicativas A numeração das notas explicativas é feita em algarismos arábicos, devendo ter numeração única e consecutiva para cada capítulo ou parte. Não se inicia a numeração a cada página.

49 7) Notas de rodapé (continuação) 7.2 Notas explicativas

50 EXERCÍCIOS ABNT NBR 10520

51 Como redigir artigos científicos Prof. Luiz Augusto NBR CONCLUSÃO

52 Conclusão Ao final da apresentação, os seguintes objetivos devem ter sido atingidos: As ABNT NBR apresentadas. Dúvidas quanto à aplicação da ABNT NBR sido retiradas. Os Trabalhos de Conclusão de Concurso sejam melhor confeccionados.

53 Informação e documentação Citações em documentos Apresentação AGO 2002

Normalizaçã. ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT)

Normalizaçã. ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT) Seção Técnica de Referência e Atendimento ao Usuário e Documentação STRAUD bibl-refere@marilia.unesp.br Normalizaçã ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT) Marília 2017 CITAÇÃO: NBR 10520 As citações apresentadas

Leia mais

CITAÇÕES AULA 6 INSTRUMENTALIZAÇÃO CIENTÍFICA INTRODUÇÃO A INSTRUMENTALIZAÇÃO CIENTÍFICA

CITAÇÕES AULA 6 INSTRUMENTALIZAÇÃO CIENTÍFICA INTRODUÇÃO A INSTRUMENTALIZAÇÃO CIENTÍFICA INSTRUMENTALIZAÇÃO CIENTÍFICA AULA 6 INTRODUÇÃO A INSTRUMENTALIZAÇÃO CIENTÍFICA Prof. M.Sc. Pierre Soares Brandão Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição, responsável ou título

Leia mais

Citação NBR

Citação NBR Citação NBR 10520 2002 Citação Citação é a menção no texto de uma informação extraída de outra fonte com a finalidade de esclarecer, ilustrar ou sustentar o assunto apresentado. Citação é dar o devido

Leia mais

Metodologia Científica ILUSTRAÇÕES DAS NORMAS DA ABNT NORMA NBR 10520: INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - CITAÇÕES EM DOCUMENTOS - APRESENTAÇÃO

Metodologia Científica ILUSTRAÇÕES DAS NORMAS DA ABNT NORMA NBR 10520: INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - CITAÇÕES EM DOCUMENTOS - APRESENTAÇÃO ILUSTRAÇÕES DAS NORMAS DA ABNT NORMA NBR 10520: INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - EM DOCUMENTOS - APRESENTAÇÃO Organização: Paulo Roberto de C. Mendonça Revisão: Vania Hirle 3 DEFINIÇÕES 3.1 CITAÇÃO: Menção

Leia mais

CITAÇÃO. (Segundo a ABNT - NBR 10520: 2002) DEFINIÇÃO. Menção de informação extraída de outra fonte.

CITAÇÃO. (Segundo a ABNT - NBR 10520: 2002) DEFINIÇÃO. Menção de informação extraída de outra fonte. CITAÇÃO (Segundo a ABNT - NBR 10520: 2002) DEFINIÇÃO Menção de informação extraída de outra fonte. CLASSIFICAÇÃO Classificação: Citação direta - Curta Transcrição textual de parte da obra do autor consultado.

Leia mais

Como fazer citações?

Como fazer citações? Como fazer citações? 1 CITAÇÃO: menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte. (NBR- 10520, 2002, p.1) 1.1 Usa-se citação para: Dar credibilidade ao trabalho científico Fornecer informações

Leia mais

Guia rápido ABNT NBR 10520:2002 Informação e documentação Citações em documentos

Guia rápido ABNT NBR 10520:2002 Informação e documentação Citações em documentos Guia rápido ABNT NBR 10520:2002 Informação e documentação Citações em documentos O que é uma citação? É a menção de uma informação extraída de outra fonte. TIPOS DE CITAÇÕES Citação direta Citação indireta

Leia mais

NORMAS TÉCNICAS DA ABNT NBR 10520/2002. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr.

NORMAS TÉCNICAS DA ABNT NBR 10520/2002. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. NORMAS TÉCNICAS DA ABNT NBR 10520/2002 Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. Citação: menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte. Citação direta: transcrição textual de parte da obra do autor

Leia mais

NOTAS, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E CITAÇÕES

NOTAS, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E CITAÇÕES NOTAS, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E CITAÇÕES Estamos apresentando orientações da maneira que notas, referências bibliográficas e citações devem ser formatadas no projeto de pesquisa de iniciação científica.

Leia mais

ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES EM DOCUMENTOS

ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES EM DOCUMENTOS ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR 10520 APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES EM DOCUMENTOS 1 Objetivo Esta Norma fixa as condições exigíveis para apresentação de citações em documentos e destina-se

Leia mais

Citações NBR 10520/2002

Citações NBR 10520/2002 Citações NBR 10520/2002 Citação é mencionar uma informação extraída de outra fonte (livros, revistas, fitas de vídeo, CD-ROM, documentos extraídos da Internet). As citações podem ser direta, indireta e

Leia mais

Manual de TCC 1. Citações NBR 10520, 2002

Manual de TCC 1. Citações NBR 10520, 2002 Manual de TCC 1 Citações NBR 10520, 2002 Professora Esp. Claudia Beatriz Bozz Engenheira Mecânica e Engenheira de Segurança do Trabalho Mestranda em Engenharia Elétrica e Computação Toda citação deve vir

Leia mais

Redação Científica. Normas Brasileiras de Referência (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para trabalhos científicos

Redação Científica. Normas Brasileiras de Referência (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para trabalhos científicos Redação Científica Normas Brasileiras de Referência (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para trabalhos científicos Informação e documentação Trabalhos acadêmicos Apresentação Terceira

Leia mais

Parte Textual. Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos de acordo com ABNT.

Parte Textual. Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos de acordo com ABNT. Parte Textual Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos de acordo com ABNT. É normatizado pela NBR 14724:2011 e constitui-se em sua estrutura básica pelos seguintes elementos: Introdução Parte que

Leia mais

FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES. PROFª Ma. CLEUSA BERNADETE LARRANHAGAS MAMEDES

FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES. PROFª Ma. CLEUSA BERNADETE LARRANHAGAS MAMEDES FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES PROFª Ma. CLEUSA BERNADETE LARRANHAGAS MAMEDES Araputanga, MT 2017 2 1 NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES (ABNT/ NBR 10520/2002 : INFORMAÇÃO

Leia mais

Antonio Castelnou CITAÇÕES

Antonio Castelnou CITAÇÕES Antonio Castelnou CITAÇÕES Citações Na elaboração do texto de um documento científico, como é o caso de uma MONOGRAFIA, é fundamental que se indique as fontes de consulta, ou seja, que se faça citações.

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS 1- PARA REALIZAR UM TRABALHO CIENTÍFICO, É NECESSÁRIO: definir um tema; elaborar o projeto delimitando o assunto, os objetivos e o cronograma de atividades.

Leia mais

UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO MANUAL DE CITAÇÃO PARA TRABALHO CIENTÍFICO

UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO MANUAL DE CITAÇÃO PARA TRABALHO CIENTÍFICO UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO MANUAL DE CITAÇÃO PARA TRABALHO CIENTÍFICO Bibliotecárias responsáveis: Ana Luisa de Oliveira Mariene Coutinho Rodrigues RIBEIRÃO PRETO 2008 2 SUMÁRIO 1 CITAÇÃO... 3 1.1

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS Informações gerais A Revista do GEL é uma publicação do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, de periodicidade anual, que tem por finalidade divulgar

Leia mais

DICAS DE LEITURA E REGRAS DE ELABORAÇÃO DE ARTIGOS. Profa. Elizabeth Sousa Abrantes

DICAS DE LEITURA E REGRAS DE ELABORAÇÃO DE ARTIGOS. Profa. Elizabeth Sousa Abrantes DICAS DE LEITURA E REGRAS DE ELABORAÇÃO DE ARTIGOS Profa. Elizabeth Sousa Abrantes Dicas para leitura e redação O primeiro passo para iniciar uma pesquisa é fazer um levantamento bibliográfico e selecionar

Leia mais

CITAÇÕES NBR10520:2002

CITAÇÕES NBR10520:2002 CITAÇÕES NBR10520:2002 Abril 2013 CITAÇÕES Normalização Documental de acordo com a ABNT NBR 10520/ ago.2002 Informação e Documentação Citações em documentos Apresentação CITAÇÃO NBR 10520/2002 1 REGRAS

Leia mais

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS. A ABNT NBR 14724:2011 estabelece algumas regras para a apresentação gráfica de um trabalho.

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS. A ABNT NBR 14724:2011 estabelece algumas regras para a apresentação gráfica de um trabalho. REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS A ABNT NBR 14724:2011 estabelece algumas regras para a apresentação gráfica de um trabalho. PAPEL MARGENS FONTE TEXTO TÍTULO DAS SEÇÕES TÍTULO DAS

Leia mais

DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA Profª Drª Patrícia Ruiz Spyere CITAÇÃO EM DOCUMENTOS ABNT NBR /2002

DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA Profª Drª Patrícia Ruiz Spyere CITAÇÃO EM DOCUMENTOS ABNT NBR /2002 ! DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA Profª Drª Patrícia Ruiz Spyere CITAÇÃO EM DOCUMENTOS ABNT NBR 10.520/2002 CITAÇÃO: Menção no texto de uma informação extraída de outra fonte. - Dar maior crédito

Leia mais

Objetivo: Especifica as característica exigíveis para apresentação de citações em documentos. Referências normativas:

Objetivo: Especifica as característica exigíveis para apresentação de citações em documentos. Referências normativas: ABNT NBR 10520:2002 Objetivo: Especifica as característica exigíveis para apresentação de citações em documentos. Referências normativas: ABNT NBR 6023:2002 Informação e documentação Referências Elaboração.

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS. Biblioteca Paulo Freire

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS. Biblioteca Paulo Freire MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS Biblioteca Paulo Freire ABNT NBR 10520:2002 Informação e documentação Citações em documentos Apresentação Jaguariúna Sumário 1. Introdução 1 2. Objetivo

Leia mais

NBR CITAÇÕES. Bibliotecária Elena L. Palloni Gonçalves Serviço de Biblioteca-EESC-USP

NBR CITAÇÕES. Bibliotecária Elena L. Palloni Gonçalves Serviço de Biblioteca-EESC-USP NBR 10520 - CITAÇÕES Bibliotecária Elena L. Palloni Gonçalves Serviço de Biblioteca-EESC-USP CITAÇÃO Menção de informações extraídas de outras fontes Objetivo: comentar ou ilustrar o texto Seguem a mesma

Leia mais

Citações em documentos. Segundo a ABNT/NBR 10520:2002

Citações em documentos. Segundo a ABNT/NBR 10520:2002 Universidade Estadual Paulista Biblioteca Citações em documentos Segundo a ABNT/NBR 10520:2002 Sumário dos slides Citação Dicas e Regras Indicação de Autoria Tipos de citação Modelos de citação Formatação

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ

METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ Citações em documentos CITAÇÕES EM DOCUMENTOS Menção no texto de uma informação extraída de outra fonte Maior crédito ao trabalho ABNT NBR 10520/2002 Devem

Leia mais

PREPARAÇÃO DE ORIGINAIS

PREPARAÇÃO DE ORIGINAIS UTF Editora EPARAÇÃO DE ORIGINAIS Para a submissão, o original deve estar pronto e completo. Não serão admitidos acréscimos ou supressões ao texto. Todos os originais devem ser acompanhados do Formulário

Leia mais

NBR Citações. Bibliotecária Elena L. Palloni Gonçalves Serviço de Biblioteca-EESC-USP

NBR Citações. Bibliotecária Elena L. Palloni Gonçalves Serviço de Biblioteca-EESC-USP NBR 10520 - Citações Bibliotecária Elena L. Palloni Gonçalves Serviço de Biblioteca-EESC-USP Citação Menção de informações extraídas de outras fontes Objetivo: comentar ou ilustrar o texto Seguem a mesma

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ. Cristiane Dupret

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ. Cristiane Dupret UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ Cristiane Dupret Manual de Normas Técnicas para elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso Rio de Janeiro 2015 SUMÁRIO 1 introdução. 2 formatação. 2.1 formatação de página

Leia mais

Universidade Estadual do Oeste do Paraná Ciência da Computação. Normas da ABNT

Universidade Estadual do Oeste do Paraná Ciência da Computação. Normas da ABNT Universidade Estadual do Oeste do Paraná Ciência da Computação Normas da ABNT Claudia Brandelero Rizzi claudia_rizzi@hotmail.com ou claudia.rizzi@unioeste.br 27/03 e 01/04/2014 Metodologia da Pesquisa

Leia mais

Normas Editoriais para publicações de artigos Revista Meditare ano 2017

Normas Editoriais para publicações de artigos Revista Meditare ano 2017 Faculdade Divinópolis Instituto de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão - IPPEX Normas Editoriais para publicações de artigos Revista Meditare ano 2017 A Revista MEDITARE Revista Acadêmica dos cursos de

Leia mais

informação e documentação, trabalhos acadêmicos e

informação e documentação, trabalhos acadêmicos e NORMA BRASILEIRA- ABNT NBR 14724:2011 Estabelece normas para apresentação informação e documentação, trabalhos acadêmicos e Caros alunos do TFG I E II/ 2012, Com o intuito de facilitar-lhes a consulta

Leia mais

Aula 9. Elaboração do TCC. Elementos Pré-Textuais & Pós-Textuais

Aula 9. Elaboração do TCC. Elementos Pré-Textuais & Pós-Textuais Aula 9 Elaboração do TCC Elementos Pré-Textuais & Pós-Textuais Elementos Pré-Textuais Capa Folha de rosto Folha de aprovação pela Banca Examinadora Dedicatória Agradecimentos Epígrafe Resumo na língua

Leia mais

FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ

FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE CAPA, FOLHA DE ROSTO, SUMÁRIO E FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS PROFª Ma. CLEUSA BERNADETE LARRANHAGAS MAMEDES Araputanga, MT 2017 2

Leia mais

Citações e Referências. PGCEM -UDESC Disciplina: Seminários de Pesquisa. Estudantes: Ana Paula Grimes de Souza Elias Jagiello

Citações e Referências. PGCEM -UDESC Disciplina: Seminários de Pesquisa. Estudantes: Ana Paula Grimes de Souza Elias Jagiello Citações e Referências PGCEM -UDESC Disciplina: Seminários de Pesquisa. Estudantes: Ana Paula Grimes de Souza Elias Jagiello Normas para Referência Bibliográfica ABNT NBR 6023:2002 Informação e documentação

Leia mais

CITAÇÕES E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CITAÇÕES E REFEÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CITAÇÕES E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CITAÇÕES E REFEÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CITAÇÕES E REFEÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Prof. Dr. Anael Krelling 1 2 Por quê utilizar citação? Dar credibilidade / fundamentação ao trabalho científico Fornecer informações a respeito dos trabalhos desenvolvidos

Leia mais

Indexação. Qualis CAPES. ABNT com/sem adaptações

Indexação. Qualis CAPES. ABNT com/sem adaptações Bases de dados que selecionam e reúnem revistas por área do conhecimento Indexação fornecem informações dos artigos Critérios de seleção de revistas científicas para submissão de artigos http://goo.gl/bcwd1a

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA - IFSC CURSO DE XXXX - XXX NOME

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA - IFSC CURSO DE XXXX - XXX NOME INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA - IFSC CURSO DE XXXX - XXX NOME Nome do (s) autor (s). Se tiver mais de um autor, inserir os nomes em ordem alfabética. NBR 10719: apresentação de relatórios técnico-científicos

Leia mais

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA ESMESC

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA ESMESC NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA ESMESC Os trabalhos enviados para avaliação ao Conselho Editorial da Revista da ESMESC e deverão ser originais e inéditos. Ao encaminhar os originais, o(s) autor (es)

Leia mais

Modelo para elaboração e formatação de artigos para Boletim Científico

Modelo para elaboração e formatação de artigos para Boletim Científico Modelo para elaboração e formatação de artigos para Boletim Científico Nome (s) do (s) autor (es) *, Nome (s) do (s) autor (es) ** * Instituição afiliada ** Instituição afiliada E-mail (s) Resumo O texto

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA - PMVR FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE VOLTA REDONDA - FEVRE COLÉGIO GETULIO VARGAS - CGV. Fulano da Silva Sousa Campos

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA - PMVR FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE VOLTA REDONDA - FEVRE COLÉGIO GETULIO VARGAS - CGV. Fulano da Silva Sousa Campos PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA - PMVR FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE VOLTA REDONDA - FEVRE COLÉGIO GETULIO VARGAS - CGV Fulano da Silva Sousa Campos Nome do (s) autor (s). Se tiver mais de um autor, inserir

Leia mais

Uso das Normas da ABNT. Treinamento Biblioteca Central da UNIRIO

Uso das Normas da ABNT. Treinamento Biblioteca Central da UNIRIO Uso das Normas da ABNT Treinamento Biblioteca Central da UNIRIO NBR 6023 (2002) Informação e documentação - Referências - Elaboração NBR 6023:2002 - Informação e documentação - Referências - Elaboração

Leia mais

O que são citações? Menção de uma informação extraída de outra fonte. (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002a, p. 1).

O que são citações? Menção de uma informação extraída de outra fonte. (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002a, p. 1). O que são citações? As citações são as ideias retiradas dos textos lidos e servem para dar a fundamentação teórica para os trabalhos acadêmicos comprovando a fonte das quais foram extraídas; Menção de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE VETERINÁRIA BIBLIOTECA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE VETERINÁRIA BIBLIOTECA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE VETERINÁRIA BIBLIOTECA CITAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS EM TRABALHOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS E SUA ELABORAÇÃO BASEADA NA NORMA ABNT NBR 10520:2002 Elaborado por:

Leia mais

COLEGIADO PLENO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (MESTRADO PROFISSIONAL)

COLEGIADO PLENO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (MESTRADO PROFISSIONAL) COLEGIADO PLENO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (MESTRADO PROFISSIONAL) RESOLUÇÃO n.03/2015 /COLEGIADO PLENO do PGSCol Aprova elementos mínimos a constar na elaboração do Projeto de Qualificação

Leia mais

AULA Nº 6 METODOLOGIA CIENTÍFICA CITAÇÕES DIRETAS E INDIRETAS. Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior

AULA Nº 6 METODOLOGIA CIENTÍFICA CITAÇÕES DIRETAS E INDIRETAS. Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior AULA Nº 6 METODOLOGIA CIENTÍFICA CITAÇÕES DIRETAS E INDIRETAS Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior 1 AGENDA DA AULA O que é uma citação? Regras para elaboração de citações; Citação Direta Curta ou

Leia mais

FORMAS DE ENTRADA NAS REFERÊNCIAS SEGUNDO A ABNT 6023/2002

FORMAS DE ENTRADA NAS REFERÊNCIAS SEGUNDO A ABNT 6023/2002 Retirado de : http://rizomas.net/cultura-escolar/bases-de-dados/208-regras-para-citacao-e-referencias-abnt.html REFERÊNCIAS Referência é o [... ] conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO AO ALUNO INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO CITAÇÕES EM DOCUMENTOS (NBR: 10520)

MANUAL DE ORIENTAÇÃO AO ALUNO INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO CITAÇÕES EM DOCUMENTOS (NBR: 10520) MANUAL DE ORIENTAÇÃO AO ALUNO - 2003 INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO CITAÇÕES EM DOCUMENTOS (NBR: 10520) Prefácio A Associação Brasileira de Normas técnicas (ABNT) é o Fórum Nacional de Normalização. As Normas

Leia mais

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

INSTRUÇÕES AOS AUTORES V@rvItu Revista de Ciência, Tecnologia e Cultura da FATEC Itu NORMAS GERAIS INSTRUÇÕES AOS AUTORES 1. Os trabalhos (artigo, resenha e relato de experiência/pesquisa) devem ser enviados digitalmente, com

Leia mais

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA VICTOR CIVITA FATEC TATUAPÉ CURSO DE TECNOLOGIA EM XXXXXXXXXX

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA VICTOR CIVITA FATEC TATUAPÉ CURSO DE TECNOLOGIA EM XXXXXXXXXX Modelo de Relatório técnico-científico baseado na NBR 10719, 1989. CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA VICTOR CIVITA FATEC TATUAPÉ CURSO DE TECNOLOGIA EM XXXXXXXXXX

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DESPORTIVA E DE LAZER ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO TEXTUAL DO TRABALHO FINAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DESPORTIVA E DE LAZER ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO TEXTUAL DO TRABALHO FINAL CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DESPORTIVA E DE LAZER ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO TEXTUAL DO TRABALHO FINAL Porf.a Paulina Gomes 1 INTRODUÇÃO Este roteiro apresenta, de forma resumida, os passos a

Leia mais

NBR Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Citação: menção de uma informação extraída de outra fonte.

NBR Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Citação: menção de uma informação extraída de outra fonte. NBR 10520 Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação Citação: menção de uma informação extraída de outra fonte. elaborada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que

Leia mais

MANUAL DE ESCRITA DE ARTIGO CIENTÍFICO CURSOS DE GRADUAÇÃO

MANUAL DE ESCRITA DE ARTIGO CIENTÍFICO CURSOS DE GRADUAÇÃO MANUAL DE ESCRITA DE ARTIGO CIENTÍFICO CURSOS DE GRADUAÇÃO AGUDOS/SP 2017 2 1 Apresentação Este documento tem por objetivo apresentar orientações para a redação e formatação do Trabalho de Conclusão de

Leia mais

TÍTULO DO RESUMO (FONTE TIMES NEW ROMAN, TAMANHO 11, EM NEGRITO, CENTRALIZADO)

TÍTULO DO RESUMO (FONTE TIMES NEW ROMAN, TAMANHO 11, EM NEGRITO, CENTRALIZADO) TÍTULO DO RESUMO (FONTE TIMES NEW ROMAN, TAMANHO 11, EM NEGRITO, CENTRALIZADO) Nome e sobrenome do aluno de IC (PIC, Agência de Fomento, se houver) Nome e sobrenome do orientador (Orientador), e-mail Nome

Leia mais

Associação Brasileira de Normas Técnicas

Associação Brasileira de Normas Técnicas Associação Brasileira de Normas Técnicas Órgão responsável pela normalização técnica no país. NBR 14724/2005- Informações e documentação Trabalhos acadêmicos Apresentação. NBR 6023/2002- Informações e

Leia mais

NORMAS GERAIS PARA ENVIO DE TRABALHOS

NORMAS GERAIS PARA ENVIO DE TRABALHOS NORMAS GERAIS PARA ENVIO DE TRABALHOS O(s) trabalho(s) deverão ser compostos, por no máximo 4 (quatro) autores, sendo: 1 (um) autor, 3 (três) co - autores, indicados em nota de rodapé a afiliação de cada

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA UNILUS ENSINO E PESQUISA (RUEP)

INSTRUÇÕES PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA UNILUS ENSINO E PESQUISA (RUEP) A Revista UNILUS Ensino e Pesquisa constitui uma publicação do Programa de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Lusíada (UNILUS). Inserida em um projeto político-pedagógico que percebe

Leia mais

NORMAS PARA REDAÇÃO DA MONOGRAFIA

NORMAS PARA REDAÇÃO DA MONOGRAFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CÂMPUS JATAÍ CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA FLORESTAL NORMAS PARA REDAÇÃO DA MONOGRAFIA 1. Formatação geral Os textos devem ser digitados em cor preta, podendo utilizar

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO SOCIAL FATEC DE TECNOLOGIA DO TATUAPÉ VICTOR CIVITA

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO SOCIAL FATEC DE TECNOLOGIA DO TATUAPÉ VICTOR CIVITA NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO SOCIAL FATEC DE TECNOLOGIA DO TATUAPÉ VICTOR CIVITA APRESENTAÇÃO Os Projetos Sociais constituem, desde 2018, uma das modalidades de apresentação dos Trabalhos de Graduação

Leia mais

NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS COMPLETOS PARA A III JORNADA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAL-MG

NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS COMPLETOS PARA A III JORNADA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAL-MG NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS COMPLETOS PARA A III JORNADA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAL-MG A III Jornada de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), que acontecerá nos dias 03

Leia mais

BIBLIOTECA DA FATEC GARÇA NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ARTIGO CIENTÍFICO

BIBLIOTECA DA FATEC GARÇA NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ARTIGO CIENTÍFICO Faculdade de Tecnologia Dep. Júlio Julinho Marcondes de Moura BIBLIOTECA DA FATEC GARÇA NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ARTIGO CIENTÍFICO GARÇA 2015 Sumário 1 ARTIGO CIENTÍFICO...

Leia mais

Biblioteca Central Dr. Christiano Altenfelder Silva

Biblioteca Central Dr. Christiano Altenfelder Silva FUNDAÇÃO DE ENSINO EURÍPIDES SOARES DA ROCHA MANTENEDORA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO EURÍPIDES DE MARÍLIA UNIVEM Biblioteca Dr. Christiano Altenfelder Silva MANUAL PRÁTICO DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

Leia mais

UNIVERSIDADE POSITIVO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL (PGAMB) REGRAS GERAIS PARA FORMATAÇÃO DE PROPOSTA DE PROJETO DE TESE DE DOUTORADO

UNIVERSIDADE POSITIVO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL (PGAMB) REGRAS GERAIS PARA FORMATAÇÃO DE PROPOSTA DE PROJETO DE TESE DE DOUTORADO UNIVERSIDADE POSITIVO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL (PGAMB) REGRAS GERAIS PARA FORMATAÇÃO DE PROPOSTA DE PROJETO DE TESE DE DOUTORADO Formato Papel branco ou reciclado; impressão em frente

Leia mais

EXEMPLO COM AS PRINCIPAIS NORMAS ABNT PARA AS APRESENTAÇÕES / ENTREGAS DE TRABALHOS

EXEMPLO COM AS PRINCIPAIS NORMAS ABNT PARA AS APRESENTAÇÕES / ENTREGAS DE TRABALHOS EXEMPLO COM AS PRINCIPAIS NORMAS ABNT PARA AS APRESENTAÇÕES / ENTREGAS DE TRABALHOS AMERICANA 2016 INSTITUTO METROPOLITAN CURSO CABEÇALHO: Tamanho: 14 Negrito Alinhamento: Centralizado TÍTULO DO TRABALHO:

Leia mais

Manual de Normatização de Citações em Documentos ABNT NBR 10520:2002

Manual de Normatização de Citações em Documentos ABNT NBR 10520:2002 Manual de Normatização de Citações em Documentos ABNT NBR 10520:2002 2017 MANUAL DE NORMALIZAÇÃO DE CITAÇÕES EM DOCUMENTOS ABNT NBR 10520:2002 Disponível em: https://www.unigranrio.edu.br/portal/principal

Leia mais

C C o o m m o o o f f a a z z a e e r r Citaç a õ ç es? Citações s??

C C o o m m o o o f f a a z z a e e r r Citaç a õ ç es? Citações s?? Como Como fazer fazer Citações? Citações? O que são? São transcrições literais de trechos da obra de um autor consultado; de textos baseados em sínteses pessoais que reproduzem as idéias do autor da obra

Leia mais

Aula 2: Como redigir o projeto de pesquisa? Disciplina: Métodos de Pesquisa

Aula 2: Como redigir o projeto de pesquisa?  Disciplina: Métodos de Pesquisa Aula 2: Como redigir o projeto de pesquisa? www.novosolhos.com.br Disciplina: Métodos de Pesquisa 1.1 Que é pesquisa? Segundo a Norma Brasileira ABNT NBR 15287:2005, a estrutura de um projeto de pesquisa

Leia mais

ESCOLA DE ENGENHARIA

ESCOLA DE ENGENHARIA CONTROLE DE REVISÕES Revisão Data Descrição 00 22/04/2014 Emissão Inicial INTRODUÇÃO Este documento tem como propósito estabelecer parâmetros para elaboração do Relatório da Máquina de Rube Goldberg, a

Leia mais

Check-list para Artigo

Check-list para Artigo Check-list para Artigo Artigo: Autor(es): Dimensões do texto submetido o arquivo analisado está de acordo com: ( ) Pesquisa teórica - máximo de 25 laudas. ( ) Pesquisa empírica - máximo de 25 laudas. (

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE CITAÇÕES (Conforme a ABNT NBR10520:2002)

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE CITAÇÕES (Conforme a ABNT NBR10520:2002) MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE CITAÇÕES (Conforme a ABNT NBR10520:2002) Recife 2019 Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco Presidente Ricardo Essinger Departamento Regional do SENAI de Pernambuco

Leia mais

MATERIAL DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO (TCC) PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

MATERIAL DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO (TCC) PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA Faculdade de Odontologia Biblioteca Malvina Vianna Rosa MATERIAL DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO (TCC) PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA Este documento

Leia mais

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT ANA LUCIO MAURO BRAGA MACHADO

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT ANA LUCIO MAURO BRAGA MACHADO INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT ANA LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA A ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE ESTÁGIO A SER APRESENTADO COMO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PONTA GROSSA 2016 LUCIO MAURO BRAGA

Leia mais

Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Citação: Menção de uma informação extraída de outra fonte.

Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Citação: Menção de uma informação extraída de outra fonte. * NBR 10520 Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação Citação: Menção de uma informação extraída de outra fonte. Esta norma é elaborada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas

Leia mais

Manual para formatação de trabalhos

Manual para formatação de trabalhos UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL Manual para formatação de trabalhos Passo Fundo, 2013. 1 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 2 2 ASPECTOS GERAIS SOBRE

Leia mais

ABNT NBR-6023/2002 REFERÊNCIAS cont. e Norma ABNT 10520

ABNT NBR-6023/2002 REFERÊNCIAS cont. e Norma ABNT 10520 ABNT NBR-6023/2002 REFERÊNCIAS cont. e Norma ABNT 10520 Prof. a Dra. Carolina Davanzzo Gomes dos Santos Email: profcarolinadgs@gmail.com Página: profcarolinadgs.webnode.com.br 1 Ordenação das referências

Leia mais

C C o o m m o o o f f a a z z a e e r r Citaç a õ ç es? Citações s??

C C o o m m o o o f f a a z z a e e r r Citaç a õ ç es? Citações s?? Como Como fazer fazer Citações? Citações? O que são? São transcrições literais de trechos da obra de um autor consultado; de textos baseados em sínteses pessoais que reproduzem as idéias do autor da obra

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES. Gabriel Soares de Vasconcelos

INFORMÁTICA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES. Gabriel Soares de Vasconcelos INFORMÁTICA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES Roteiro Redação de textos ABNT Editores de textos MS Word Configuração ABNT no MS Word Redação de textos Definição É todo ato normativo e toda comunicação através da

Leia mais

CITAÇÕES EM DOCUMENTOS (NBR 10520:2002)

CITAÇÕES EM DOCUMENTOS (NBR 10520:2002) Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos: CITAÇÕES EM DOCUMENTOS (NBR 10520:2002) Setembro de 2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca Universitária. Programa

Leia mais

Artigos Científicos Tutorial de Elaboração

Artigos Científicos Tutorial de Elaboração Inatel Instituto Nacional de Telecomunicações Pró-Diretoria de Graduação Coordenações de Cursos de Graduação Centro de Integração Científica, Cultural e Tecnológica do Inatel Artigos Científicos Tutorial

Leia mais

DICAS: NORMAS DA ABNT PARA APRESENTAÇÃO GRÁFICA E FORMATAÇÃO

DICAS: NORMAS DA ABNT PARA APRESENTAÇÃO GRÁFICA E FORMATAÇÃO Disciplina: Metodologia da Pesquisa Profa. Daniela Cartoni DICAS: NORMAS DA ABNT PARA APRESENTAÇÃO GRÁFICA E FORMATAÇÃO Seguem recomendações de formatação de trabalhos acadêmicos segundo a NBR 14724, supondo

Leia mais

Normalização de monografia Graduação. Ana Llagostera Bibliotecária Tel:

Normalização de monografia Graduação. Ana Llagostera Bibliotecária Tel: Normalização de monografia Graduação Ana Llagostera Bibliotecária Tel: 19-3756-7098 E-mail: sbi-c1pg@puc-campinas.edu.br Monografia É o produto de leituras, observações, investigações, reflexões e críticas

Leia mais

NOME DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR IES NOME DA FACULDADE OU CENTRO NOMEDO DEPARTAMENTO OU DO PROGRAMA. 6cm TÍTULO: SUBTÍTULO (SE HOUVER) 2cm 3cm

NOME DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR IES NOME DA FACULDADE OU CENTRO NOMEDO DEPARTAMENTO OU DO PROGRAMA. 6cm TÍTULO: SUBTÍTULO (SE HOUVER) 2cm 3cm 2cm CAPA 3cm NOME DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR IES NOME DA FACULDADE OU CENTRO NOMEDO DEPARTAMENTO OU DO PROGRAMA 3cm 6cm TÍTULO: SUBTÍTULO (SE HOUVER) NOME DO AUTOR 2cm Local Ano 2cm PAGINA DE ROSTO

Leia mais

NORMAS ABNT PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

NORMAS ABNT PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS NORMAS ABNT PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Gláucia Maria Saia Cristianini Biblioteca Prof. Achille Bassi Fontes: Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: documento eletrônico

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, PPGE

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, PPGE NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Este roteiro contém os requisitos obrigatórios, estabelecidos pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste,

Leia mais

21 ANEXO III: DAS DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL DE CURSO 2

21 ANEXO III: DAS DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL DE CURSO 2 21 ANEXO III: DAS DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL DE CURSO 2 O Trabalho Final de Curso (TFC) caracteriza-se pela unicidade e delimitação do tema e pela profundidade do tratamento, e não por

Leia mais

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA EVERARDO BACKHEUSER ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS. Descanso SC,

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA EVERARDO BACKHEUSER ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS. Descanso SC, ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA EVERARDO BACKHEUSER ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS Descanso SC, 2013 SUMÁRIO 1 OBJETIVO... 2 DISPOSIÇÕES GERAIS... 2.1 FORMATO DOS TEXTOS... 2.2 TAMANHO E TIPO DE LETRA... 2.3 ESPAÇAMENTO...

Leia mais

MODELO PARA A ELABORAÇÃO DE RESUMOS

MODELO PARA A ELABORAÇÃO DE RESUMOS MODELO PARA A ELABORAÇÃO DE RESUMOS INSERIR O TÍTULO (Times New Roman, 12, centralizado, em maiúsculas, negrito). Inserir autores abaixo do título e ao lado direito; iniciar pelo sobrenome em letra maiúscula

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DA DISSERTAÇÃO DO PROGRAMA DE MESTRADO EM CIÊNCIA ANIMAL

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DA DISSERTAÇÃO DO PROGRAMA DE MESTRADO EM CIÊNCIA ANIMAL NORMAS PARA ELABORAÇÃO DA DISSERTAÇÃO DO PROGRAMA DE MESTRADO EM CIÊNCIA ANIMAL. FORMATAÇÃO GERAL Papel A; Fonte Arial; Espaçamento entre linha de,5 cm; Margens: a) margem esquerda:,0 cm b) margem direita:,5

Leia mais

NBR Citações NBR-6023 Referências. Universidade Estadual de Feira de Santana Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos

NBR Citações NBR-6023 Referências. Universidade Estadual de Feira de Santana Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos NBR-10520 Citações NBR-6023 Referências Universidade Estadual de Feira de Santana Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos Definições Norma vigente: ABNT NBR 10520 - Citações em documentos Tipos de citações

Leia mais

Modelo de formatação de artigo

Modelo de formatação de artigo Modelo de formatação de artigo Autor 1 (INSTITUIÇÃO) E-mail Autor 2 (INSTITUIÇÃO) E-mail Autor 3 (INSTITUIÇÃO) E-mail Autor 4 (INSTITUIÇÃO) E-mail Autor 5 (INSTITUIÇÃO) E-mail Resumo Inserir aqui resumo

Leia mais

NORMAS PARA REDAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

NORMAS PARA REDAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA FLORESTAL DISCIPLINA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NORMAS PARA REDAÇÃO DO

Leia mais

5. O campo Resumo da Biografia deverá ser preenchido com as informações, que posteriormente, serão incluídas na nota de rodapé referente ao autor.

5. O campo Resumo da Biografia deverá ser preenchido com as informações, que posteriormente, serão incluídas na nota de rodapé referente ao autor. NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS Revista Escrita 1 Termos Gerais 1. A Revista escrita receberá para publicação trabalhos escritos em português, espanhol, francês e inglês, cabendo aos autores a inteira

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC 1 ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC 1 Estrutura de apresentação 1.1 Pré-textuais Capa (obrigatório) Lombada (obrigatório) Folha de rosto (obrigatório) Folha de aprovação

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA Biblioteca Paulo Freire ABNT NBR 15287:2011 Informação e documentação Projeto de pesquisa Apresentação Jaguariúna SUMÁRIO 1. Introdução 1 2. Objetivo 2 3.

Leia mais

Padrão de Formatação das Monografias

Padrão de Formatação das Monografias 1. Informações Gerais Padrão de Formatação das Monografias Papel formato A4 (21,0cm X 29,7 cm), digitado ou datilografado somente no anverso da folha; Letra do texto n. 12 (Times New Roman ou Arial; letra

Leia mais

NORMAS PARA ENVIO DO ARTIGO CIENTÍFICO

NORMAS PARA ENVIO DO ARTIGO CIENTÍFICO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL CAMPUS IV SÃO MIGUEL DOS CAMPOS CURSO DE LETRAS NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA NA NARRATIVA DA NARRATIVA REVISTA FALARES NORMAS PARA ENVIO DO ARTIGO CIENTÍFICO Estrutura:

Leia mais