NORMAS DE ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÀFICAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NORMAS DE ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÀFICAS"

Transcrição

1 DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA - PROF. VIVIEN DIESEL (DEAER/CCR/UFSM) 1 NORMAS DE ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÀFICAS 1. Por que referenciar? A realização da pesquisa leva à consulta de um grande número de documentos, dos quais são retiradas informações e idéias sobre o tema em estudo. Documento Qualquer suporte que contenha informação registrada, formando uma unidade, que possa servir para consulta, estudo ou prova. Inclui impressos, manuscritos, registros audiovisuais, sonoros, magnéticos e eletrônicos, entre outros. (ABNT, 2002, p.2) Os documentos citados no texto devem ser devidamente identificados e, para isto, utilizam-se as normas de apresentação de referências bibliográficas. Referência - Conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual. (ABNT, 2002, p.2) A referenciação é necessária para:. Dar o devido crédito ao autor do texto original ao qual se faz referência. Ë uma questão de honestidade intelectual;. Possibilitar ao leitor a localização da fonte de onde foi extraída a informação. Ele Pode querer ir até lá buscar mais detalhes sobre o tema; e. Dotar o autor de uma memória auxiliar. Mais tarde talvez ele queira voltar à fonte. 1 Material de uso exclusivo como apoio didático para disciplina de Metodologia Científica

2 2 2. Como referenciar? Para a apresentação de referências bibliográficas seguem-se as orientações previstas na norma 6023 da ABNT (versão de agosto de 2002) e na MDT/ UFSM (2006). Conforme ABNT (2002, p.2) A referência é constituída de elementos essenciais e, quando necessário, acrescida de elementos complementares. Elementos essenciais São as informações indispensáveis à identificação do documento. Os elementos essenciais estão estritamente vinculados ao suporte documental e variam, portanto, conforme o tipo. (ABNT, 2002, p.2) Elementos complementares São as informações que, acrescentadas aos elementos essenciais, permitem melhor caracterizar os documentos. (ABNT, 2002, p.2) A natureza dos elementos essenciais e complementares que compõe uma referência e sua seqüência na composição de uma referência variará conforme o tipo de documento referenciado.

3 Tipos de documentos ABNT distingue os seguintes tipos de documentos para fins de elaboração de referências: 1. Monografia no todo 2. Monografia no todo em meio eletrônico 3. Parte de monografia 4. Parte de monografia em meio eletrônico 5. Publicação periódica 5.1. Publicação periódica como um todo 5.2. Partes de revista, boletim, etc 5.3. Artigo e/ou matéria de revista, boletim 5.4. Artigo e/ou matéria de revista, boletim, etc em meio eletrônico 5.5. Artigo e/ou matéria de jornal 5.6. Artigo e/ou matéria de jornal em meio eletrônico 6. Evento como um todo e evento como um todo em meio eletrônico 7. Trabalho apresentado em evento e trabalho apresentado em evento em meio eletrônico 8. Patente 9. Documento jurídico (legislação, jurisprudência, doutrina, doc. jurídico em meio eletrônico) 10. Imagem em movimento 11. Documento iconográfico e doc. iconográfico em meio eletrônico 12. Documento cartográfico e documento cartográfico em meio eletrônico 13. Documento sonoro no todo 14. Documento sonoro em parte 15. Partitura 16. Documento tridimensional 17. Documento de acesso exclusivo em meio eletrônico - considera-se meio eletrônico: disquete, CD-ROM, on-line, etc.

4 Apresentação dos elementos essenciais da referência a) Autoria A norma varia conforme o tipo de autoria: pessoa física, entidade, obra coletiva ou autoria desconhecida.. Pessoa(s) física(s) responsável (eis) pela criação do conteúdo intelectual ou artístico de um documento. Indica(m)-se o(s) autor (es), de modo geral, pelo último sobrenome, em maiúsculas, seguido do(s) prenome(s) e outros sobrenomes, abreviado(s) ou não. Recomendase, tanto quanto possível, o mesmo padrão para abreviação de nomes e sobrenomes, usados na mesma lista de referências. ALVES, Roque Brito ou ALVES, R. B.. Em caso de documento elaborado por 2 ou três autores - os nomes devem ser separados por ponto-e-vírgula, seguido de espaço. DAMIÃO, Regina Toledo; HENRIQUES, Antonio DAMIÃO, R. T.; HENRIQUE, A.. Em caso de documento elaborado por mais de 3 autores: Indica-se apenas o primeiro, acrescentando-se a expressão et al. URANI, A. et al.. Autor (es) entidade(s): Instituição (ões), organização (ões), empresa(s), comitê(s), comissão (ões), evento(s), entre outros, responsável (eis) por publicação em que não se distingue autoria pessoal. As obras de responsabilidade de entidade têm entrada, de modo geral, pelo seu próprio nome, por extenso. Exemplos da MDT/UFSM (2006): UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Planejamento estratégico do PGP Santa Maria, BRASIL. Ministério da Fazenda. Ministro da Fazenda, Rio de Janeiro, NITEROI (RJ). Prefeitura. Regime jurídico dos funcionários da Câmara Municipal de Niterói: Resolução 1.550/87. Niterói, Autor em obra coletiva: Quando houver indicação explícita de responsabilidade pelo conjunto da obra, em coletâneas de vários autores a entrada deve ser feita pelo nome do responsável, seguida da abreviação, no singular, do tipo de participação (organizador, compilador, editor, coordenador, etc.), entre parênteses.

5 5 FERREIRA, Léslie Piccollotto (Org.).. Autoria desconhecida: Em caso de autoria desconhecida, a entrada é feita pelo título. DIAGNÓSTICO do setor editorial brasileiro. Exemplo MDT/UFSM (2006): FALTA de chuva provoca perdas em várias culturas. A Razão, Santa Maria, 15/16. jan Caderno Economia, p.13. b) Título e subtítulo Título: palavra, expressão ou frase que designa o assunto ou conteúdo de um documento. Subtítulo: informações apresentadas em seguida ao título, visando esclarecê-lo ou complementá-lo, de acordo com o conteúdo do documento. O título e o subtítulo (se for usado) devem ser reproduzidos tal como figuram no documento, separados por dois pontos. 2 O título do documento, via regra, deve receber destaque na apresentação da referência utilizando-se para isto apresentá-lo em negrito ou itálico ou sublinhado. MDT/UFSM (2005) esclarece que o recurso tipográfico (negrito, grifo, ou itálico) usado para destacar o título da obra deve ser uniforme em todas as referências. Arte sacra: espaço sagrado hoje. 2 MDT/ UFSM (2005) apresenta um conjunto de situações particulares: a) Títulos longos Podem-se suprimir palavras desde que não altere seu sentido. A supressão deve ser indicada por reticências. GONÇALVES, P. E. (Org.). A criança: perguntas e respostas: médicos, psicólogos, professores, técnicos, dentistas... Prefácio do Prof. Dr. Carlos da Silva Lacas. São Paulo: Cultrix: Ed. da USP, b) obras sem título Quando não existir título deve-se atribuir palavra ou frase que identifique o conteúdo do documento, entre colchetes. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE AQUICULTURA, 1., 1978, Recife. [Trabalhos apresentados]. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências, OBS: Títulos de periódicos podem ser abreviados conforme NBR CARIBE, R. de C. V. Material cartográfico: alguns conceitos básicos. R. Bibliotecon. Brasília, Brasília, DF, v. 5, n. 2, p , jul./dez c) dois títulos do mesmo autor reunidos na mesma publicação: Registrar os dois títulos separados por ponto-e-vírgula. MARSH, Ugaio. O jogo do assassino; Os artistas do crime. Tradução de Alba Igrejas Lopes e Luiz Corção. São Paulo: Círculo do Livro, [1981]. 153, 207p. Paginações opostas.

6 6 c) Edição Todos os exemplares produzidos a partir de um original ou matriz. Pertencem à mesma edição de uma obra todas as suas impressões, reimpressões, tiragens, etc., produzidas diretamente ou por outros métodos, sem modificações, independentemente do período decorrido desde a primeira publicação. Quando houver uma indicação de edição esta deve ser transcrita, utilizando-se abreviaturas dos numerais ordinais e da palavra edição, ambas na forma adotada na língua do documento. 6. ed. Em caso de emendas e acréscimos à edição, estes são indicados de forma abreviada. 3. ed. rev. e aum. d) Local O nome do local (cidade) de publicação deve ser indicado tal como figura no documento e, no caso de homônimos de cidades, acrescenta-se o nome do estado, do país etc. São Paulo ou Viçosa, AL ou Viçosa, MG Quando houver mais de um local para uma só editora, indica-se o primeiro ou o mais destacado. Quando a cidade não aparece no documento e não pode ser identificada, utiliza-se a expressão sine loco, abreviada, entre colchetes [S.l.] e) Editora Casa publicadora, pessoa(s) ou instituição responsável pela produção editorial. Conforme o suporte documental, outras denominações são utilizadas: produtora (para imagens em movimento), gravadora (para registros sonoros), entre outras. O nome da editora deve ser indicado tal como figura no documento, abreviando-se os prenomes e suprimindo-se palavras que designam a natureza jurídica ou comercial, desde que sejam dispensáveis para a identificação. Editora Atlas apresentar como Atlas Quando houver duas editoras indicam-se ambas, com seus respectivos locais (cidades). Se as editoras forem três ou mais indica-se a primeira ou a que estiver em destaque. Quando a editora não puder ser identificada, deve-se indicar a expressão sine nomine, abreviada, entre colchetes: [ s.n.] Quando o responsável pela autoria e pela editora for o mesmo, não será indicada a editora.

7 7 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informações e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, f) Data A data de publicação deve ser indicada em algarismos arábicos. Por se tratar de um elemento essencial para a referência, sempre deve ser indicada uma data, seja da publicação, da distribuição, do copirraite, da impressão, da apresentação (depósito) de um trabalho acadêmico, ou outra. Se nenhuma data puder ser determinada, registra-se uma data aproximada entre colchetes, conforme indicado: [1969?] indicando data provável g) Descrição física Quando o documento for constituído de apenas uma unidade física, ou seja, um volume, indicase o número total de páginas ou folhas (no caso de ser impresso somente no anverso), seguido da abreviatura p. ou f. 500p. Quando a publicação não for paginada ou a numeração de páginas for irregular, indica-se esta característica acrescentando-se a expressão Paginação irregular ou Não paginado. h) Série e coleções Recursos criados pelos editores ou pelas instituições responsáveis para reunir conjuntos específicos de obras que recebem o mesmo tratamento gráfico-editorial (formato, características visuais e tipográficas, entre outras) e/ou que mantém correspondência temática entre si. Após todas as indicações sobre os aspectos físicos, podem ser incluídas as notas relativas a séries e/ou coleções. Indica-se, entre parênteses, os títulos das séries e coleções, separados, por vírgula, da numeração, em algarismos arábicos, se houver. (Texto para discussão, n.31) i) Notas Sempre que necessário à identificação da obra, devem ser incluídas notas com informações complementares, ao final da referência, sem destaque tipográfico. MDT/UFSM (2006) apresenta uma série de exemplos: LAURENTI, R. Mortalidade pré-natal. São Paulo: Centro Brasileiro de Classificação de Doenças, Mimeografado. MARINS, J.L.C. Massa calcificada da vaso-faringe. Radiologia Brasileira, São Paulo, n. 23, No prelo. CARVALHO, I.C.L.; PEROTA, M.L.R. Estratégia de marketing aplicada á área de Biblioteconomia Palestra realizada no IJSN em 29 out

8 8 PEROTA, M.L.R. Representação descritiva f. Notas de aula. 3. Exemplos da apresentação das referências dos tipos mais comuns de documentos Apresenta-se aqui apenas a parte das recomendações que se julga mais relacionada as necessidades dos trabalhos de graduação. Para os outros casos deve ser consultada a norma original da ABNT ou a MDT/ UFSM (2006) 3.1. A apresentação de referências de monografias (item 1-4): A monografia é definida como item não seriado, isto é, item completo, constituído de uma só parte, ou que se pretende completar em um número pré-estabelecido de partes. A forma de apresentação da referência de uma monografia varia conforme a monografia seja referenciada no todo ou em parte e seja impressa ou disponibilizada em meio eletrônico. Ainda, cabe lembrar que trabalhos de conclusão de curso têm uma regra específica.. Monografia no todo impressa Inclui livro e/ou folheto (manual, guia, catálogo, enciclopédia, dicionário, etc.) e trabalhos acadêmicos (teses, dissertações, entre outros). Os elementos essenciais são: autor (es), título, edição, local, editora e data de publicação. GOMES, L. G. F. F. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EdUFF, Monografia no todo em meio eletrônico Inclui os mesmos tipos do item anterior disponibilizados em meio eletrônico (disquetes, CD- ROM, on-line etc.). As referências devem obedecer aos padrões indicados para os documentos monográficos no todo, acrescidas das informações relativas à descrição física do meio eletrônico. KOOGAN, André; HOUAISS, Antonio (Ed.). Enciclopédia e dicionário digital 98. São Paulo: Delta; Estadão, CD-ROM. ALVES, Castro. Navio Negreiro. [S.l.]: Virtual Books, Disponível em: < Acesso em 10 jan. 2002, 16:30:30.

9 9 Quando se tratar de obras consultadas on-line, também são essenciais as informações sobre o endereço eletrônico, apresentadas entre os sinais < >, precedido da expressão Disponível em : e a data de acesso ao documento, precedida da expressão Acesso em:", opcionalmente acrescida dos dados referentes a hora, minutos e segundos.. Referência de trabalhos de conclusão de curso Nas teses, dissertações ou outros trabalhos acadêmicos devem ser indicados em nota o tipo de documento (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso, etc.), o grau, a vinculação acadêmica, o local e a data da defesa, mencionada na folha de aprovação (se houver). ARAUJO, U.A. Mascaras inteiriças Tukúna: possibilidades de estudo de artefatos de museu para o conhecimento do universo indígena f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo, Monografia impressa referenciada em parte Inclui capítulo, volume, fragmento e outras partes de uma obra, com autor(es) e/ou título próprios. Os elementos essenciais são: autor(es), título da parte, seguidos da expressão In:, e da referência completa da monografia no todo. No final da referência, deve-se informar a paginação ou outra forma de individualizar a parte referenciada. ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Org.). História dos jovens 2. São Paulo: Companhia das Letras, p A elaboração de referências de publicação periódica (item 5) Publicação periódica é definida como publicação em qualquer tipo de suporte, editada em unidades físicas sucessivas, com designações numéricas e/ou cronológicas e destinada a ser continuada indefinidamente. Inclui a coleção como um todo, fascículo ou número de revista, número de jornal, caderno etc. na íntegra, e a matéria existente em um número, volume ou fascículo de periódico (artigos científicos de revistas, editoriais, matérias jornalísticas, seções, reportagens, etc.).. Artigo e/ou matéria de revista, boletim, etc. (impresso) Os elementos essenciais são: autor (es), título da parte, artigo ou matéria, título da publicação, local de publicação, numeração correspondente ao volume e/ou ano, fascículo ou número, paginação inicial e final, quando se tratar de artigo ou matéria, data ou intervalo de publicação e particularidades que identificam a parte (se houver).

10 10 GURGEL, C. Reforma do Estado e segurança pública. Política e Administração, Rio de Janeiro, v.3, n.2, p.15-21, set A elaboração de referência de documento relacionado a evento (item 6 e 7). Trabalho apresentado em evento Os elementos essenciais são: autor(es), título do trabalho apresentado, seguido da expressão In: nome do evento, numeração do evento (se houver), ano e local (cidade) de realização, título do documento (Anais, atas, tópico temático etc.), local, editora, data de publicação e página inicial e final da página referenciada SOUZA, L. S.; BORGES, A. L.; REZENDE, J. O. Influência da correção e do preparo do solo sobre algumas propriedades químicas do solo cultivado com bananeiras. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 21., 1994, Petrolina. Anais... Petrolina: EMBRAPA, CPATSA, p. 3-4.

11 11 4. Preparação da lista de referências bibliográficas Para a preparação da lista de referências bibliográficas (quando colocadas em final de capítulo ou do documento) observar as seguintes recomendações: * listar somente obras citadas * colocar obras em ordem alfabética * as referências devem ser alinhadas somente à margem esquerda do texto, de forma a se identificar cada documento (MDT/UFSM, 2006) * não utilizar recuos *usar espaço simples entre linhas de uma Mesma referência e separadas entre si por dois espaços simples (MDT/UFSM 2006, p.13)

REFERÊNCIAS. (segundo a ABNT - NBR 6023: 2002) DEFINIÇÃO

REFERÊNCIAS. (segundo a ABNT - NBR 6023: 2002) DEFINIÇÃO REFERÊNCIAS (segundo a ABNT - NBR 6023: 2002) DEFINIÇÃO Conjunto padronizado de elementos descritivos retirados de um documento, que permite sua identificação individual, conforme a Associação Brasileira

Leia mais

Palestra: Referências

Palestra: Referências INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Palestra: Referências Bibliotecário-Documentalista LOGO Tenho de fazer uma produção acadêmica e/ou científica. E agora? Como fazer

Leia mais

Referências. Prof. Sérgio Henrique Braz

Referências. Prof. Sérgio Henrique Braz Referências Bibliográficas Prof. Sérgio Henrique Braz Segundo a ABNT-NBR 6023:2002 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Relação de obras citadas pelo autor em livros, artigos de periódicos, teses, relatórios técnicos,

Leia mais

Antonio Castelnou REFERÊNCIAS I

Antonio Castelnou REFERÊNCIAS I Antonio Castelnou REFERÊNCIAS I Referências Trata-se do conjunto de elementos que permitem a identificação, no todo ou em parte, de documentos impressos ou registrados em diferentes suportes inclusive

Leia mais

ABNT NBR 6023:2002 REFERÊNCIAS. Marli Ferrante Montoro

ABNT NBR 6023:2002 REFERÊNCIAS. Marli Ferrante Montoro REFERÊNCIAS Marli Ferrante Montoro OBJETIVO - Esta Norma fixa a ordem dos elementos das referências e estabelece convenções para transcrição e apresentação da informação originada de um documento e/ou

Leia mais

BIBLIOTECA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS CIENTÍFICOS: REFERÊNCIAS Aula 2. Paula Carina de Araújo

BIBLIOTECA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS CIENTÍFICOS: REFERÊNCIAS Aula 2. Paula Carina de Araújo BIBLIOTECA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS CIENTÍFICOS: REFERÊNCIAS Aula 2 Paula Carina de Araújo paulacarina@ufpr.br 2014 Referências ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS.

Leia mais

Citações e Referências. PGCEM -UDESC Disciplina: Seminários de Pesquisa. Estudantes: Ana Paula Grimes de Souza Elias Jagiello

Citações e Referências. PGCEM -UDESC Disciplina: Seminários de Pesquisa. Estudantes: Ana Paula Grimes de Souza Elias Jagiello Citações e Referências PGCEM -UDESC Disciplina: Seminários de Pesquisa. Estudantes: Ana Paula Grimes de Souza Elias Jagiello Normas para Referência Bibliográfica ABNT NBR 6023:2002 Informação e documentação

Leia mais

REGRAS DE UNIFORMIZAÇÃO DOS ARTIGOS

REGRAS DE UNIFORMIZAÇÃO DOS ARTIGOS REGRAS DE UNIFORMIZAÇÃO DOS ARTIGOS Para facilitar a etapa de preparação editorial, estabelecemos determinados critérios de uniformização que sugerimos sejam seguidos pelos autores já quando da elaboração

Leia mais

Modelo para elaboração e formatação de artigos para Boletim Científico

Modelo para elaboração e formatação de artigos para Boletim Científico Modelo para elaboração e formatação de artigos para Boletim Científico Nome (s) do (s) autor (es) *, Nome (s) do (s) autor (es) ** * Instituição afiliada ** Instituição afiliada E-mail (s) Resumo O texto

Leia mais

Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Citação: Menção de uma informação extraída de outra fonte.

Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Citação: Menção de uma informação extraída de outra fonte. * NBR 10520 Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação Citação: Menção de uma informação extraída de outra fonte. Esta norma é elaborada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas

Leia mais

Universidade Estadual do Oeste do Paraná Ciência da Computação. Normas da ABNT

Universidade Estadual do Oeste do Paraná Ciência da Computação. Normas da ABNT Universidade Estadual do Oeste do Paraná Ciência da Computação Normas da ABNT Claudia Brandelero Rizzi claudia_rizzi@hotmail.com ou claudia.rizzi@unioeste.br 27/03 e 01/04/2014 Metodologia da Pesquisa

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS Informações gerais A Revista do GEL é uma publicação do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, de periodicidade anual, que tem por finalidade divulgar

Leia mais

Os elementos essenciais são: autor, título, edição (se houver), local, editora e data de publicação.

Os elementos essenciais são: autor, título, edição (se houver), local, editora e data de publicação. MODELO DE REFERÊNCIA NBR 6023/2003 ELEMENTOS DA REFERÊNCIA A referência é constituída de elementos essenciais e, quando necessário, acrescida de elementos complementares. Elementos essenciais: são as informações

Leia mais

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS. A ABNT NBR 14724:2011 estabelece algumas regras para a apresentação gráfica de um trabalho.

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS. A ABNT NBR 14724:2011 estabelece algumas regras para a apresentação gráfica de um trabalho. REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS A ABNT NBR 14724:2011 estabelece algumas regras para a apresentação gráfica de um trabalho. PAPEL MARGENS FONTE TEXTO TÍTULO DAS SEÇÕES TÍTULO DAS

Leia mais

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO ARTIGO ORIGINAL

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO ARTIGO ORIGINAL NORMAS PARA PUBLICAÇÃO ARTIGO ORIGINAL 1. INTRODUÇÃO O manuscrito dos artigos científicos originais deve seguir as regras de formatação descritas neste documento, devendo conter os resultados de pesquisas

Leia mais

Fundação Educacional D. André Arcoverde Centro de Ensino Superior de Valença. Diretrizes para Autores FORMATAÇÃO DE ARTIGOS SUBMETIDOS

Fundação Educacional D. André Arcoverde Centro de Ensino Superior de Valença. Diretrizes para Autores FORMATAÇÃO DE ARTIGOS SUBMETIDOS Fundação Educacional D. André Arcoverde Centro de Ensino Superior de Valença Diretrizes para Autores FORMATAÇÃO DE ARTIGOS SUBMETIDOS Revista Interdisciplinar do Direito Saber Digital Sumário Introdução...

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO GUIA RÁPIDO PARA ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS 1 INTRODUÇÃO Referência Bibliográfica: Segundo a ABNT NBR 6023, é o conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de

Leia mais

NORMAS PARA A REDAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO 1 INTRODUÇÃO

NORMAS PARA A REDAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO 1 INTRODUÇÃO 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE ESCOLA DE QUÍMICA E ALIMENTOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA BIOQUÍMICA NORMAS PARA A REDAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO 1 INTRODUÇÃO O

Leia mais

TÍTULO NÍVEL 1 DESENVOLVIMENTO (CAIXA ALTA EM NEGRITO) Título Nível 3 (Primeiras Letras em Maiúsculo)

TÍTULO NÍVEL 1 DESENVOLVIMENTO (CAIXA ALTA EM NEGRITO) Título Nível 3 (Primeiras Letras em Maiúsculo) PREPARAÇÃO DO TEXTO ORIGINAL 1 FORMATAÇÃO Arquivos digitalizados em Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 cm entrelinhas e parágrafos (exceto citações* e notas de rodapé**), com margens

Leia mais

Indexação. Qualis CAPES. ABNT com/sem adaptações

Indexação. Qualis CAPES. ABNT com/sem adaptações Bases de dados que selecionam e reúnem revistas por área do conhecimento Indexação fornecem informações dos artigos Critérios de seleção de revistas científicas para submissão de artigos http://goo.gl/bcwd1a

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CULTURA E SOCIEDADE - PGCULT MESTRADO INTERDISCIPLINAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CULTURA E SOCIEDADE - PGCULT MESTRADO INTERDISCIPLINAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CULTURA E SOCIEDADE - PGCULT MESTRADO INTERDISCIPLINAR NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS QUALIFICAÇÃO E DISSERTAÇÃO

Leia mais

NORMAS DA ABNT PARA REFERÊNCIAS

NORMAS DA ABNT PARA REFERÊNCIAS NORMAS DA ABNT PARA REFERÊNCIAS NBR 6023-2002 Informação e Documentação Referências - Elaboração Objetivos Estabelecer os elementos a serem incluídos em referências e sua ordem, bem como, as convenções

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA Biblioteca Paulo Freire ABNT NBR 15287:2011 Informação e documentação Projeto de pesquisa Apresentação Jaguariúna SUMÁRIO 1. Introdução 1 2. Objetivo 2 3.

Leia mais

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Modelos Essenciais para Elaboração

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Modelos Essenciais para Elaboração REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Modelos Essenciais para Elaboração A NBR 6023/2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) fixa condições exigíveis na ordem dos elementos das referências e estabelece

Leia mais

CITAÇÃO. (Segundo a ABNT - NBR 10520: 2002) DEFINIÇÃO. Menção de informação extraída de outra fonte.

CITAÇÃO. (Segundo a ABNT - NBR 10520: 2002) DEFINIÇÃO. Menção de informação extraída de outra fonte. CITAÇÃO (Segundo a ABNT - NBR 10520: 2002) DEFINIÇÃO Menção de informação extraída de outra fonte. CLASSIFICAÇÃO Classificação: Citação direta - Curta Transcrição textual de parte da obra do autor consultado.

Leia mais

REFERÊNCIA ABNT NBR 6023: 2002 Informação e documentação Referências Elaboração

REFERÊNCIA ABNT NBR 6023: 2002 Informação e documentação Referências Elaboração REFERÊNCIA ABNT NBR 6023: 2002 Informação e documentação Referências Elaboração LISTA DE SIGLAS ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas n. Número v. Volume p. Página Ed. Edição Formatação para Referências

Leia mais

NORMAS PARA REDAÇÃO DA MONOGRAFIA

NORMAS PARA REDAÇÃO DA MONOGRAFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CÂMPUS JATAÍ CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA FLORESTAL NORMAS PARA REDAÇÃO DA MONOGRAFIA 1. Formatação geral Os textos devem ser digitados em cor preta, podendo utilizar

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE SUMÁRIO

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE SUMÁRIO MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE SUMÁRIO Biblioteca Paulo Freire ABNT NBR 6027:2012 Informação e documentação Sumário Apresentação Jaguariúna Sumário 1. Introdução 1 2. Objetivos 2 3. Definições 3 4. Localização

Leia mais

Revista Luminária. Apresentação

Revista Luminária. Apresentação Revista Luminária Apresentação A revista Luminária é um periódico semestral vinculado à Universidade Estadual do Paraná UNESPAR, campus de União da Vitória. Trata-se de uma revista científica de caráter

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ Referência bibliográficas Normas

Leia mais

Nome do curso (Caixa alta) Nome completo do estagiário (Iniciais maiúsculas)

Nome do curso (Caixa alta) Nome completo do estagiário (Iniciais maiúsculas) SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO IFMT PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

Leia mais

NORMAS ABNT PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

NORMAS ABNT PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS NORMAS ABNT PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Gláucia Maria Saia Cristianini Biblioteca Prof. Achille Bassi Fontes: Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: documento eletrônico

Leia mais

Orientações para elaboração de relatório técnico-científico

Orientações para elaboração de relatório técnico-científico Orientações para elaboração de relatório técnico-científico SENAI, 2013. Trabalho elaborado pelo CFP 5.12 para a unidade curricular Projetos do Curso Técnico em Eletromecânica. Elaboração Renata de Fátima

Leia mais

As normas da ABNT para a elaboração de trabalhos acadêmicos

As normas da ABNT para a elaboração de trabalhos acadêmicos 21 de outubro de 2014 IV Colóquio de Linguística Aplicada As normas da ABNT para a elaboração de trabalhos acadêmicos Prof. Dr. Yuki Mukai (UnB) Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada yuki@unb.br

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

TRABALHOS ACADÊMICOS ABNT NBR 14724:2011. Especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos

TRABALHOS ACADÊMICOS ABNT NBR 14724:2011. Especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos TRABALHOS ACADÊMICOS ABNT NBR 14724:2011 Especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos REFERÊNCIA NORMATIVA Documentos indispensáveis à aplicação deste documento ABNT NBR 6023

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ ANEXO C ROTEIRO SIMPLIFICADO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (UNIFORMIZAÇÃO PARA DEPÓSITO NO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS) TERESINA 2010 Este documento tem o objetivo de estabelecer

Leia mais

ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O trabalho científico deverá ser organizado de acordo com a estrutura abaixo, NBR 14724/2006: capa; folha de rosto; verso da folha de rosto (ficha catalográfica)

Leia mais

ARTIGO CIENTÍFICO FACULDADE CEARENSE NORMAS PARA O ARTIGO CIENTÍFICO NA FACULDADE CEARENSE

ARTIGO CIENTÍFICO FACULDADE CEARENSE NORMAS PARA O ARTIGO CIENTÍFICO NA FACULDADE CEARENSE ARTIGO CIENTÍFICO FACULDADE CEARENSE NORMAS PARA O ARTIGO CIENTÍFICO NA FACULDADE CEARENSE FORTALEZA 2011 1 FACULDADE CEARENSE ARTIGO CIENTÍFICO 2 ARTIGO CIENTÍFICO FACULDADE CEARENSE Apresentação 4 Introdução

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO (fonte 14, espaço entre linhas de 1,5)

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO (fonte 14, espaço entre linhas de 1,5) 1 Modelo de capa FACULDADE ZACARIAS DE GÓES (Espaço duplo, fonte 14) CLAUDIA REGINA ARAUJO RIOS COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO (fonte 14, espaço entre linhas de 1,5) Valença BA 2010 (espaço simples,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, PPGE

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, PPGE NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Este roteiro contém os requisitos obrigatórios, estabelecidos pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste,

Leia mais

GESTÃO HOSPITALAR. PIM V Projeto Integrado Multidisciplinar

GESTÃO HOSPITALAR. PIM V Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO HOSPITALAR PIM V Projeto Integrado Multidisciplinar 1 PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: Elaborar um estudo acerca da importância da logística operacional em saúde, abordando a gestão

Leia mais

Elementos que Antecedem o Texto

Elementos que Antecedem o Texto Elementos que Antecedem o Texto Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos de acordo com ABNT. Os elementos pré-textuais são os elementos que antecedem o trabalho científico. São constituídos pela

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Rosangela Alves de Oliveira * Nome do (s) autor (s) RESUMO Este trabalho estabelece as orientações para apresentação de um artigo científico. Todas as informações

Leia mais

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PROF. ALEX MORETTI Referência é o [... ] conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual (ABNT, 2002, p. 2). Incluir na lista apenas as

Leia mais

CAPA (elemento obrigatório) Deve conter dados que identifiquem a obra (nome da instituição, autor, título, local, ano).

CAPA (elemento obrigatório) Deve conter dados que identifiquem a obra (nome da instituição, autor, título, local, ano). ESTRUTURA DO PROJETO DE TCC O trabalho científico deverá ser organizado de acordo com a estrutura abaixo, NBR 14724/2006: capa; folha de rosto; verso da folha de rosto (ficha catalográfica) folha de aprovação

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES Porto Alegre 2012 2 SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 INTRODUÇÃO... 4 3 ESTRUTURA... 5 3.1 Elementos Pré-Textuais... 6 3.2 Elementos Textuais... 13 3.3 Elementos

Leia mais

1espaço de 1,5cm INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS - CAMPUS SÃO JOÃO EVANGELISTA CURSO XXXXXXXXXXXXXXX. 2 espaços de 1,5 cm

1espaço de 1,5cm INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS - CAMPUS SÃO JOÃO EVANGELISTA CURSO XXXXXXXXXXXXXXX. 2 espaços de 1,5 cm 1espaço de 1,5cm INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS - CAMPUS SÃO JOÃO EVANGELISTA CURSO XXXXXXXXXXXXXXX 2 espaços de 1,5 cm NOME DO(A) ALUNO(A) Caixa alta (Maiúsculo), negrito, centralizado. Caixa alta,

Leia mais

Primeira Escrita DIRETRIZES PARA AUTOR(ES)

Primeira Escrita DIRETRIZES PARA AUTOR(ES) 170 DIRETRIZES PARA AUTOR(ES) Serão aceitos artigo, resenhas, poemas e contos que apresentem contribuição inédita, acrescentem saberes à área, não violem os direitos autorais e humanos e estejam em conformidade

Leia mais

INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO A5 BIBLIOTECA CENTRAL PROF. EURICO BACK

INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO A5 BIBLIOTECA CENTRAL PROF. EURICO BACK INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO A5 BIBLIOTECA CENTRAL PROF. EURICO BACK ESCOPO Especifica os princípios gerais para a elaboração de teses e dissertações, visando apresentação

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO?

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO? Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003 COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO? Título do artigo, centralizado. Maria da Silva Pereira* Maria Alves de Arruda** Nome(s) do(s) autor(es). RESUMO

Leia mais

Referências Bibliográficas Profª. MSc Luciane Ângela Nottar Nesello

Referências Bibliográficas Profª. MSc Luciane Ângela Nottar Nesello CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE Referências Bibliográficas Profª. MSc Luciane Ângela Nottar Nesello Referências Bibliográficas As referências de um trabalho acadêmico científico consistem na

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1,5 espaçamento entre as linhas CURSO XXXXXXXXXXXXXXX Fonte 14 Fonte 16 RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Colocado no centro da folha Nome do Estagiário Fonte 14 Fonte 14 ALMENARA 2012 Espaçamento simples

Leia mais

REGRAS GERAIS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS DO I SIMPÓSIO NACIONAL DE SAÚDE - FACOL

REGRAS GERAIS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS DO I SIMPÓSIO NACIONAL DE SAÚDE - FACOL REGRAS GERAIS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS DO I SIMPÓSIO NACIONAL DE SAÚDE - FACOL 1 - ELABORAÇÃO DOS RESUMOS 1.1 - SUBMISSÃO Os participantes (no máximo 4 por grupo) deverão redigir os trabalhos na forma

Leia mais

b) Revisão: os artigos de revisão analisam e discutem trabalhos já publicados, revisões bibliográficas etc.

b) Revisão: os artigos de revisão analisam e discutem trabalhos já publicados, revisões bibliográficas etc. 1 O Artigo Científico e sua estrutura Artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do

Leia mais

MODELO PARA TCC FORMA ARTIGO CIENTÍFICO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA - UNESC

MODELO PARA TCC FORMA ARTIGO CIENTÍFICO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA - UNESC 1 MODELO PARA TCC FORMA ARTIGO CIENTÍFICO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA - UNESC 1. Capa (modelo na página 2) 2. Folha de rosto (modelo na página 3) 3. Banca Examinadora (modelo na página 4) 4. Dedicatória

Leia mais

TRABALHOS ACADÊMICOS ABNT NBR 14724:2011. Especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos

TRABALHOS ACADÊMICOS ABNT NBR 14724:2011. Especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos TRABALHOS ACADÊMICOS ABNT NBR 14724:2011 Especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos REFERÊNCIA NORMATIVA Documentos indispensáveis à aplicação deste documento ABNT NBR 6023

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Módulo XXXX Nome do Módulo Título do Artigo

Trabalho de Conclusão de Módulo XXXX Nome do Módulo Título do Artigo Trabalho de Conclusão de Módulo XXXX Nome do Módulo Título do Artigo Seu NOME - Turma 1 RESUMO: Esta orientação apresenta as regras e modelos que iremos utilizar na elaboração de nosso TCM Trabalho de

Leia mais

Citações e Referências

Citações e Referências Citações e Referências CEA458 Metodologia de Pesquisa Aplicada à Computação Universidade Prof. MSc. Federal George de H. G. Ouro Fonseca Preto DECEA / João Monlevade Universidade Federal

Leia mais

DICAS DE LEITURA E REGRAS DE ELABORAÇÃO DE ARTIGOS. Profa. Elizabeth Sousa Abrantes

DICAS DE LEITURA E REGRAS DE ELABORAÇÃO DE ARTIGOS. Profa. Elizabeth Sousa Abrantes DICAS DE LEITURA E REGRAS DE ELABORAÇÃO DE ARTIGOS Profa. Elizabeth Sousa Abrantes Dicas para leitura e redação O primeiro passo para iniciar uma pesquisa é fazer um levantamento bibliográfico e selecionar

Leia mais

informação e documentação, trabalhos acadêmicos e

informação e documentação, trabalhos acadêmicos e NORMA BRASILEIRA- ABNT NBR 14724:2011 Estabelece normas para apresentação informação e documentação, trabalhos acadêmicos e Caros alunos do TFG I E II/ 2012, Com o intuito de facilitar-lhes a consulta

Leia mais

MATERIAL DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO (TCC) PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

MATERIAL DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO (TCC) PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA Faculdade de Odontologia Biblioteca Malvina Vianna Rosa MATERIAL DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO (TCC) PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA Este documento

Leia mais

ABNT NBR 6027 NORMA BRASILEIRA. Informação e documentação Sumário Apresentação. Information and documentation Contents list Presentation

ABNT NBR 6027 NORMA BRASILEIRA. Informação e documentação Sumário Apresentação. Information and documentation Contents list Presentation NORMA BRASILEIRA ABNT NBR 6027 Segunda edição 11.12.2012 Válida a partir de 11.01.2013 Informação e documentação Sumário Apresentação Information and documentation Contents list Presentation ICS 01.140.20

Leia mais

Normatização do Relatório Final de Estágio para os Cursos Técnicos

Normatização do Relatório Final de Estágio para os Cursos Técnicos Instituto Federal do Norte de Minas Gerais IFNMG Campus Montes Claros Coordenadoria de Extensão CEX Normatização do Relatório Final de Estágio para os Cursos Técnicos Montes Claros. Março de 2013. 1. Apresentação

Leia mais

Normas para publicação Correlatio

Normas para publicação Correlatio Normas para publicação Correlatio Correlatio é uma revista dedicada ao estudo das relações entre religião, teologia e cultura, em diálogo com o pensamento de Paul Tillich. Esta revista é publicada semestralmente

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO

RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO Relata formalmente o progresso ou os resultados de uma investigação de pesquisa ou do desenvolvimento de um processo. Apresenta, sistematicamente, informação suficiente para

Leia mais

Sumário Prefácio 11 Apresentação 13 1 Introdução 15 2 O Método Científico O Conhecimento Científico Método de Pesquisa Método D

Sumário Prefácio 11 Apresentação 13 1 Introdução 15 2 O Método Científico O Conhecimento Científico Método de Pesquisa Método D Antonio Carlos de Souza Francisco Antonio Pereira Fialho Nilo Otani TCC: Métodos e Técnicas Visual Books Sumário Prefácio 11 Apresentação 13 1 Introdução 15 2 O Método Científico 17 2 1 O Conhecimento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2 TCC2 Direção da Escola de Arquivologia Coordenação

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA TRANSCRIÇÃO DE COLEÇÃO CCN

INSTRUÇÕES PARA TRANSCRIÇÃO DE COLEÇÃO CCN INSTRUÇÕES PARA TRANSCRIÇÃO DE COLEÇÃO CCN Brasília, maio de 2013 (versão preliminar) Sumário Procedimentos para transcrição de coleção... 3 Lista de elementos de dados... 3 Área de dados da coleção...

Leia mais

Dicas Acadêmicas. Elaboração de Trabalhos Acadêmicos Normas ABNT

Dicas Acadêmicas. Elaboração de Trabalhos Acadêmicos Normas ABNT Dicas Acadêmicas Elaboração de Trabalhos Acadêmicos Normas ABNT ABNT Fundada em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo

Leia mais

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS A Educação Matemática em Revista EMR tem como foco o trabalho do professor em sua prática de educador matemático. Em relação ao seu formato, a revista tem periodicidade

Leia mais

DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA Profª Drª Patrícia Ruiz Spyere CITAÇÃO EM DOCUMENTOS ABNT NBR /2002

DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA Profª Drª Patrícia Ruiz Spyere CITAÇÃO EM DOCUMENTOS ABNT NBR /2002 ! DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA Profª Drª Patrícia Ruiz Spyere CITAÇÃO EM DOCUMENTOS ABNT NBR 10.520/2002 CITAÇÃO: Menção no texto de uma informação extraída de outra fonte. - Dar maior crédito

Leia mais

Manual de TCC 1. Citações NBR 10520, 2002

Manual de TCC 1. Citações NBR 10520, 2002 Manual de TCC 1 Citações NBR 10520, 2002 Professora Esp. Claudia Beatriz Bozz Engenheira Mecânica e Engenheira de Segurança do Trabalho Mestranda em Engenharia Elétrica e Computação Toda citação deve vir

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES. Gabriel Soares de Vasconcelos

INFORMÁTICA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES. Gabriel Soares de Vasconcelos INFORMÁTICA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES Roteiro Redação de textos ABNT Editores de textos MS Word Configuração ABNT no MS Word Redação de textos Definição É todo ato normativo e toda comunicação através da

Leia mais

NORMAS PARA RELATÓRIO DE VISITAS

NORMAS PARA RELATÓRIO DE VISITAS NORMAS PARA RELATÓRIO DE VISITAS O relatório de visitas deve ser entregue em cada semestre após 7 dias da visita. Será atribuída uma nota a cada semestre e o aluno será aprovado quando obtiver a média

Leia mais

NBR 14724:2011 INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - TRABALHOS ACADÊMICOS - APRESENTAÇÃO BIBLIOTECA CENTRAL PROF. EURICO BACK

NBR 14724:2011 INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - TRABALHOS ACADÊMICOS - APRESENTAÇÃO BIBLIOTECA CENTRAL PROF. EURICO BACK NBR 14724:2011 INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - TRABALHOS ACADÊMICOS - APRESENTAÇÃO BIBLIOTECA CENTRAL PROF. EURICO BACK ESCOPO Especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses,

Leia mais

NORMAS DE REFERÊNCIAS CONFORME A ABNT

NORMAS DE REFERÊNCIAS CONFORME A ABNT NORMAS DE REFERÊNCIAS CONFORME A ABNT UM AUTOR AUTORES Indica-se o autor, de modo geral, pelo ultimo sobrenome, em maiúsculas, seguido do(s) prenome(s) e outros sobrenomes, abreviado(s) ou não. SPECTOR,

Leia mais

REVISTA LÍNGUAS E INSTRUMENTOS LINGUÍSTICOS

REVISTA LÍNGUAS E INSTRUMENTOS LINGUÍSTICOS REVISTA LÍNGUAS E INSTRUMENTOS LINGUÍSTICOS Normas Gerais para Submissão Fonte: Times New Roman. Página: 14cm (largura) x 21cm (altura). Margens: superior 2cm; inferior 2cm; à esquerda 1,5cm; à direita

Leia mais

AOS COLABORADORES NORMAS DE PUBLICAÇÃO DA REVISTA HISTÓRIA & PERSPECTIVAS

AOS COLABORADORES NORMAS DE PUBLICAÇÃO DA REVISTA HISTÓRIA & PERSPECTIVAS AOS COLABORADORES NORMAS DE PUBLICAÇÃO DA REVISTA HISTÓRIA & PERSPECTIVAS 1. A Revista História & Perspectivas aceita artigos inéditos para publicação. 2. Os artigos poderão ser enviados por meio eletrônico

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA Rua Vinte, 1600. Bairro Tupã. CEP 38304-402, Ituiutaba / MG Em acordo com a ABNT NBR 14724:2011

Leia mais

TÍTULO DO PROJETO EXPERIMENTAL: subtítulo (corpo 18 centralizado)

TÍTULO DO PROJETO EXPERIMENTAL: subtítulo (corpo 18 centralizado) FACULDADE INTEGRADA DE PERNAMBUCO - FACIPE BACHARELADO EM... (corpo 14, centralizado) Nome do Aluno 1 Nome do Aluno 2 (todos do grupo) (lista por ordem alfabética- corpo 14- centralizado) TÍTULO DO PROJETO

Leia mais

Normas ABNT para trabalhos acadêmicos

Normas ABNT para trabalhos acadêmicos Normas ABNT para trabalhos acadêmicos Normas da ABNT NBR 6023 Referências (2002) NBR 6024 Numeração progressiva (2012) NBR 6027 Sumários (2012) NBR 6028 Resumos (2003) NBR 10520 Citações (2002) NBR 14724

Leia mais

ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 15 CONSEPE, DE 21 DE MAIO DE NORMAS PARA REDAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 15 CONSEPE, DE 21 DE MAIO DE NORMAS PARA REDAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 15 CONSEPE, DE 21 DE MAIO DE 2010. NORMAS PARA REDAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Trabalhos acadêmicos: trabalho de conclusão de curso (TCC), trabalho de graduação interdisciplinar

Leia mais

É IMPORTANTE MANTER UMA PADRONIZAÇÃO NA ELABORAÇÃO DA LISTA DE REFERÊNCIAS, OBSERVANDO:

É IMPORTANTE MANTER UMA PADRONIZAÇÃO NA ELABORAÇÃO DA LISTA DE REFERÊNCIAS, OBSERVANDO: COMO FAZER UMA REFERÊNCIA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA 2007 É IMPORTANTE MANTER UMA PADRONIZAÇÃO NA ELABORAÇÃO DA LISTA DE REFERÊNCIAS, OBSERVANDO: - Os espaçamentos devem ser seguidos rigorosamente; - Adotar

Leia mais

MODELO DE APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

MODELO DE APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO MODELO DE APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Nome e Sobrenome do autor 1 - Nome e SIGLA DA INSTITUIÇÃO Nome e Sobrenome do autor 2 - Nome e SIGLA DA INSTITUIÇÃO Nome e Sobrenome do autor 3 - Nome e SIGLA

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TESE

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TESE ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TESE ORIENTAÇÕES GERAIS RECOMENDAÇÕES PARA DIGITAÇÃO DE TEXTO Espaçamento de 1,5 (exceto notas de rodapé, referências, legendas das Figuras e Tabelas, natureza (tipo do trabalho,

Leia mais

CURSO DE... Letra maiúscula, fonte Times ou Arial, tamanho 12, negrito. NOME DO AUTOR Letra maiúscula, fonte Times ou Arial, tamanho 12, negrito

CURSO DE... Letra maiúscula, fonte Times ou Arial, tamanho 12, negrito. NOME DO AUTOR Letra maiúscula, fonte Times ou Arial, tamanho 12, negrito CURSO DE... NOME DO AUTOR TÍTULO: SUBTÍTULO MARINGÁ ANO NOME DO AUTOR TÍTULO: SUBTÍTULO Recuo de 7 cm, fonte 12, espaço simples Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Metropolitana de Maringá

Leia mais

Citações NBR 10520/2002

Citações NBR 10520/2002 Citações NBR 10520/2002 Citação é mencionar uma informação extraída de outra fonte (livros, revistas, fitas de vídeo, CD-ROM, documentos extraídos da Internet). As citações podem ser direta, indireta e

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC 1 ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC 1 Estrutura de apresentação 1.1 Pré-textuais Capa (obrigatório) Lombada (obrigatório) Folha de rosto (obrigatório) Folha de aprovação

Leia mais

1 Apresentação gráfica Formato do papel: A4 (210 x 297mm); Margens: esquerda e superior: 3cm, direita e inferior: 2cm;

1 Apresentação gráfica Formato do papel: A4 (210 x 297mm); Margens: esquerda e superior: 3cm, direita e inferior: 2cm; Breve orientação para formatação das 6 (seis) primeiras páginas de teses e dissertações, condição obrigatória para que os textos sejam divulgados pela Biblioteca Digital. Em caso de dúvida, consulte o

Leia mais

Padrão de Formatação das Monografias

Padrão de Formatação das Monografias 1. Informações Gerais Padrão de Formatação das Monografias Papel formato A4 (21,0cm X 29,7 cm), digitado ou datilografado somente no anverso da folha; Letra do texto n. 12 (Times New Roman ou Arial; letra

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Rosangela Alves de Oliveira * Nome do (s) autor (s) RESUMO Este trabalho estabelece as orientações para apresentação de um artigo científico. Todas as informações

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS (COM BASE NA ABNT-NBR e REGIMENTO GERAL DO PMBqBM)

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS (COM BASE NA ABNT-NBR e REGIMENTO GERAL DO PMBqBM) UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA Campus DE VITÓRIA DA CONQUISTA PROGRAMA MULTICÊNTRICO EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR GUIA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS (COM BASE NA ABNT-NBR 14724

Leia mais

COMPLEMENTAÇÕES. Antonio Castelnou

COMPLEMENTAÇÕES. Antonio Castelnou COMPLEMENTAÇÕES Antonio Castelnou Notas de Rodapé Em uma MONOGRAFIA, as notas de rodapé possuem as seguintes finalidades: Indicar a fonte bibliográfica de uma citação existente no corpo do texto principal;

Leia mais

Trabalhos Acadêmicos

Trabalhos Acadêmicos Trabalhos Acadêmicos Daniel Desidério Braquehais Thays Guerra Araújo PET Civil UFC Nessa apostila trataremos apenas alguns dos aspectos obrigatórios de um trabalho acadêmico, seguindo as normas da ABNT

Leia mais

XII ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O PENSAMENTO DE D.W. WINNICOTT WINNICOTT, PODER E SOFRIMENTO PSÍQUICO BRASÍLIA, 07 A 09 DE SETEMBRO DE 2017

XII ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O PENSAMENTO DE D.W. WINNICOTT WINNICOTT, PODER E SOFRIMENTO PSÍQUICO BRASÍLIA, 07 A 09 DE SETEMBRO DE 2017 XII ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O PENSAMENTO DE D.W. WINNICOTT WINNICOTT, PODER E SOFRIMENTO PSÍQUICO BRASÍLIA, 07 A 09 DE SETEMBRO DE 2017 REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS TEMÁTICOS O autor deverá

Leia mais

Informação e Documentação Índice - Apresentação

Informação e Documentação Índice - Apresentação Informação e Documentação Índice - Apresentação Biblioteca Paulo Freire ABNT NBR - 6034:2004 Informação e Documentação - Índice - Apresentação Jaguariúna Sumário 1. Introdução 1 2. Objetivo 1 3. Referências

Leia mais