Manual de TCC 1. Citações NBR 10520, 2002

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual de TCC 1. Citações NBR 10520, 2002"

Transcrição

1 Manual de TCC 1 Citações NBR 10520, 2002 Professora Esp. Claudia Beatriz Bozz Engenheira Mecânica e Engenheira de Segurança do Trabalho Mestranda em Engenharia Elétrica e Computação

2 Toda citação deve vir acompanha da indicação de autoria, que pode estar inclusa no texto (na sentença, frase) ou entre parênteses. Importante: o ponto final deve ficar após o fechamento dos parênteses, pois a indicação da responsabilidade faz parte da sentença ou frase.

3 EXEMPLO: Maximiano (2000, p. 358) afirma que os fatores de manutenção ou aspectos insatisfatórios, diziam respeito ao contexto do trabalho, ou seja, às condições dentro das quais o trabalho era realizado. Quando a autoria não fizer parte do texto, deve aparecer entre parênteses, com as letras maiúsculas, seguida do ano e paginação, quando for possível identificar. Exemplo: Os fatores de manutenção ou aspectos insatisfatórios, diziam respeito ao contexto do trabalho, ou seja, às condições dentro das quais o trabalho era realizado (MAXIMIANO, 2000, p. 358).

4 CITAÇÃO DIRETA Citação direta é a transcrição de parte da obra do autor consultado (NBR10520, 2002). Em citações diretas, é necessário especificar no texto a(s) página(s), volume(s), tomo(s) ou seção(ões) da fonte consultada (NBR10520, 2002).

5 CITAÇÃO DIRETA CURTA As citações curtas (até três linhas) diretas são incluídas no texto destacadas entre aspas, precedidas ou sucedidas da indicação de autoria. As indiretas também devem ter a indicação da fonte consultada. Exemplo de citação direta curta: Segundo Hibbeler (2010, p. 392), Em alguns materiais frágeis, as propriedades sob tração e sob compressão são diferentes. Ou, Em alguns materiais frágeis, as propriedades sob tração e sob compressão são diferentes (HIBBELER, 2010, p. 392)

6 CITAÇÃO DIRETA LONGA As citações longas (mais de três linhas) devem ser transcritas em bloco separado do texto, com recuo esquerdo de 4 cm a partir da margem, justificado, com a mesma fonte do texto, em tamanho 10 e espaçamento simples. Exemplo de citação longa: A mecânica dos fluidos tem uma vasta aplicação, como:

7 PARÁFRASE OU CITAÇÃO INDIRETA Citação indireta é o texto baseado na obra do autor consultado (NBR10520, 2002). Na citação indireta as ideias e informações do documento consultado servem apenas como embasamento para o autor do trabalho, o texto não é transcrito e sim parafraseado, porém a autoria deverá ser identificada no texto dispensando-se o número da página.

8 PARÁFRASE OU CITAÇÃO INDIRETA A Paráfrase é um texto que procura tornar mais claro e objetivo aquilo que se disse em outro texto. Portanto, é sempre a reescritura de um texto já existente, uma espécie de tradução dentro da própria língua. O autor da paráfrase deve demonstrar que entendeu claramente a ideia do texto. Não fazer qualquer comentário acerca do que se diz no texto original. Utilizar construções que não sejam uma simples repetição daquelas que estão no original e, sempre que possível, um vocabulário também diferente.

9 EXEMPLO: De acordo com Incropera et al. (2008), a transferência de calor pode ser entendida como a transição de energia térmica entre dois meios, devido à diferença de temperatura entre eles, pode ocorrer por condução, convecção ou radiação.

10 CITAÇÃO DE CITAÇÃO É a menção de um documento ao qual não se teve acesso, mas do qual se tomou conhecimento por ter sido citado em outro trabalho. Deve ser evitado esse tipo de citação, procurando-se sempre consultar o documento original. Procede-se, então, citando no texto o sobrenome do(s) autor(es) do trabalho original, não consultado, seguido da preposição latina apud e do sobrenome do(s) autor(es) da obra consultada. Exemplo: A monografia é um estudo científico de uma questão bem determinada e limitada, realizado em profundidade e de forma exaustiva (FARINA apud SALVADOR, 1997, p.32).

11 OMISSÃO A omissão é um recurso utilizado quando não é necessário citar integralmente o texto de um autor. Porém, deve-se ter o cuidado para não alterar o sentido do texto original. No texto, a omissão é indicada por reticências entre colchetes: [...]. As omissões podem aparecer no início, no fim e no meio de uma citação. INTERPOLAÇÕES Acrescentar um comentário, ele deve estar entre [ ];

12 DESTAQUE Quando houver necessidade de se enfatizar alguma palavra, expressão ou frase em uma citação direta, pode-se grifá-la. Usa-se o recurso tipográfico negrito na parte do texto a ser destacada, seguindo imediatamente pela expressão: grifo nosso. Essas expressões devem vir entre parênteses, após a indicação da página de onde foi retirada a citação.

13 EXEMPLO: Como afirma Morin (2000, p. 63, grifo nosso), [...] nossas visões do mundo são as traduções do mundo [...], ou seja, o que acreditamos ser a realidade é o fruto da interpretação feita por nosso cérebro dos estímulos que chegam a ele via rede nervosa. Quando já existe destaque no texto original, mantém-se este destaque indicando sua existência pela expressão grifo do autor ou grifo dos autores entre parênteses.

14 TRADUÇÃO Quando a citação incluir texto traduzido pelo autor, devese incluir, após a chamada da citação, a expressão tradução nossa, entre parênteses. Essas expressões devem vir entre parênteses, após a indicação da página de onde foi retirada a citação.

15 CITAÇÃO DE INFORMAÇÃO VERBAL Para citação de dados obtidos por meio de informações verbais (palestras, debates, jornais detv, documentários, etc.), indicar, entre parênteses, a expressão informação verbal no final da citação, mencionando os dados disponíveis em nota de rodapé. Citar, pelo menos, o autor da frase (cargo ou atividade), local (cidade) e data (dia, mês e ano).

16 EXEMPLO:

17 TRABALHOS NÃO PUBLICADOS Na citação de trabalhos em fase de elaboração, deve ser mencionado o fato, indicando-se os dados disponíveis, em nota de rodapé (NBR 10520, 2002).

18 SISTEMA AUTOR DATA As citações devem ser indicadas no texto pelo sistema de chamada autor-data. Ex: Hibbeler (2010) ou (HIBBELER, 2010). Segundo a NBR (2002), neste sistema, a indicação da fonte é feita: (a) Pelo sobrenome de cada autor ou pelo nome de cada entidade responsável, seguido(s) da data de publicação do documento e da(s) página(s) da citação, no caso de citação direta, separados por vírgula e entre parênteses; Exemplos:

19 SISTEMA AUTOR DATA

20 SISTEMA AUTOR DATA

21 AUTOR PESSOA Obra com 01 autor Esses três fatores determinam a motivação do indivíduo para produzir em quaisquer circunstâncias em que se encontre (CHIAVENATO, 2000, p. 10). Obra com 02 autores A teoria de Aldefer, como a de Maslow, é difícil de ser testada, o que torna difícil avaliar sua aplicação a situações organizacionais, à prática da administração ou até mesmo à realização pessoal dos empregados (STONER; FREEMAN, 1994, p. 326). Quando houver dois ou três autores, deve ser utilizado ponto e vírgula (;) para separá-los, quando estiverem entre parênteses. Obra com 03 autores Segundo Andrade, Cardoso e Siqueira (1998, p )... Ou (ANDRADE; CARDOSO; SIQUEIRA, 1998, p )... Obra com mais de 03 autores Segundo Cordi et al (1994, p. 88) Ou (CORDI et al, 1994, p. 88)

22 AUTOR ENTIDADE (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ, 1983, p.10). (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ, 1990, p. 24). AUTOR EVENTO (CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA, 1983) (ENCONTRO NACIONAL DA REDE PERGAMUM, 2007)

23

24 SISTEMA AUTOR DATA (b) Pela primeira palavra do título seguida de reticências, no caso de obras sem indicação de autoria ou responsabilidade, seguida da data de publicação do documento e da(s) página(s) da citação, no caso de citação direta, separados por vírgula e entre parênteses; Exemplo:

25 SISTEMA AUTOR DATA (c) Se o título iniciar por artigo (definido ou indefinido), ou monossílabo, este deve ser incluído na indicação da fonte.

26 SISTEMA DE CHAMADA Quando houver coincidência de sobrenomes de autores, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes; se mesmo assim existir coincidência, colocam-se os prenomes por extenso. Exemplos:

27 SISTEMA DE CHAMADA As citações de diversos documentos de um mesmo autor, publicados num mesmo ano, são distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas, em ordem alfabética, após a data e sem espaçamento, conforme a lista de referências. Exemplos:

28 SISTEMA DE CHAMADA As citações indiretas de diversos documentos da mesma autoria, publicados em anos diferentes e mencionados simultaneamente, têm as suas datas separadas por vírgula. Exemplos:

29 SISTEMA DE CHAMADA As citações indiretas de diversos documentos de vários autores, mencionados simultaneamente, devem ser separadas por ponto-evírgula, em ordem alfabética. Exemplos: Segundo diversos autores da área, pressão pode ser equacionada como força sobre área (BRUNETTI, 2008; INCROPERA et al, 2008).

Normalizaçã. ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT)

Normalizaçã. ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT) Seção Técnica de Referência e Atendimento ao Usuário e Documentação STRAUD bibl-refere@marilia.unesp.br Normalizaçã ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT) Marília 2017 CITAÇÃO: NBR 10520 As citações apresentadas

Leia mais

Normas Brasileiras de Referência (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para trabalhos científicos

Normas Brasileiras de Referência (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para trabalhos científicos Como redigir artigos científicos Normas Brasileiras de Referência (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para trabalhos científicos Informação e documentação Citações em documentos Apresentação

Leia mais

Citação NBR

Citação NBR Citação NBR 10520 2002 Citação Citação é a menção no texto de uma informação extraída de outra fonte com a finalidade de esclarecer, ilustrar ou sustentar o assunto apresentado. Citação é dar o devido

Leia mais

CITAÇÃO. (Segundo a ABNT - NBR 10520: 2002) DEFINIÇÃO. Menção de informação extraída de outra fonte.

CITAÇÃO. (Segundo a ABNT - NBR 10520: 2002) DEFINIÇÃO. Menção de informação extraída de outra fonte. CITAÇÃO (Segundo a ABNT - NBR 10520: 2002) DEFINIÇÃO Menção de informação extraída de outra fonte. CLASSIFICAÇÃO Classificação: Citação direta - Curta Transcrição textual de parte da obra do autor consultado.

Leia mais

CITAÇÕES AULA 6 INSTRUMENTALIZAÇÃO CIENTÍFICA INTRODUÇÃO A INSTRUMENTALIZAÇÃO CIENTÍFICA

CITAÇÕES AULA 6 INSTRUMENTALIZAÇÃO CIENTÍFICA INTRODUÇÃO A INSTRUMENTALIZAÇÃO CIENTÍFICA INSTRUMENTALIZAÇÃO CIENTÍFICA AULA 6 INTRODUÇÃO A INSTRUMENTALIZAÇÃO CIENTÍFICA Prof. M.Sc. Pierre Soares Brandão Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição, responsável ou título

Leia mais

Como fazer citações?

Como fazer citações? Como fazer citações? 1 CITAÇÃO: menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte. (NBR- 10520, 2002, p.1) 1.1 Usa-se citação para: Dar credibilidade ao trabalho científico Fornecer informações

Leia mais

ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES EM DOCUMENTOS

ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES EM DOCUMENTOS ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR 10520 APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES EM DOCUMENTOS 1 Objetivo Esta Norma fixa as condições exigíveis para apresentação de citações em documentos e destina-se

Leia mais

FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES. PROFª Ma. CLEUSA BERNADETE LARRANHAGAS MAMEDES

FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES. PROFª Ma. CLEUSA BERNADETE LARRANHAGAS MAMEDES FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES PROFª Ma. CLEUSA BERNADETE LARRANHAGAS MAMEDES Araputanga, MT 2017 2 1 NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES (ABNT/ NBR 10520/2002 : INFORMAÇÃO

Leia mais

Metodologia Científica ILUSTRAÇÕES DAS NORMAS DA ABNT NORMA NBR 10520: INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - CITAÇÕES EM DOCUMENTOS - APRESENTAÇÃO

Metodologia Científica ILUSTRAÇÕES DAS NORMAS DA ABNT NORMA NBR 10520: INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - CITAÇÕES EM DOCUMENTOS - APRESENTAÇÃO ILUSTRAÇÕES DAS NORMAS DA ABNT NORMA NBR 10520: INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - EM DOCUMENTOS - APRESENTAÇÃO Organização: Paulo Roberto de C. Mendonça Revisão: Vania Hirle 3 DEFINIÇÕES 3.1 CITAÇÃO: Menção

Leia mais

NORMAS TÉCNICAS DA ABNT NBR 10520/2002. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr.

NORMAS TÉCNICAS DA ABNT NBR 10520/2002. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. NORMAS TÉCNICAS DA ABNT NBR 10520/2002 Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. Citação: menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte. Citação direta: transcrição textual de parte da obra do autor

Leia mais

Citações NBR 10520/2002

Citações NBR 10520/2002 Citações NBR 10520/2002 Citação é mencionar uma informação extraída de outra fonte (livros, revistas, fitas de vídeo, CD-ROM, documentos extraídos da Internet). As citações podem ser direta, indireta e

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE CITAÇÕES (Conforme a ABNT NBR10520:2002)

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE CITAÇÕES (Conforme a ABNT NBR10520:2002) MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE CITAÇÕES (Conforme a ABNT NBR10520:2002) Recife 2019 Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco Presidente Ricardo Essinger Departamento Regional do SENAI de Pernambuco

Leia mais

Antonio Castelnou CITAÇÕES

Antonio Castelnou CITAÇÕES Antonio Castelnou CITAÇÕES Citações Na elaboração do texto de um documento científico, como é o caso de uma MONOGRAFIA, é fundamental que se indique as fontes de consulta, ou seja, que se faça citações.

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ

METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ Citações em documentos CITAÇÕES EM DOCUMENTOS Menção no texto de uma informação extraída de outra fonte Maior crédito ao trabalho ABNT NBR 10520/2002 Devem

Leia mais

DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA Profª Drª Patrícia Ruiz Spyere CITAÇÃO EM DOCUMENTOS ABNT NBR /2002

DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA Profª Drª Patrícia Ruiz Spyere CITAÇÃO EM DOCUMENTOS ABNT NBR /2002 ! DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA Profª Drª Patrícia Ruiz Spyere CITAÇÃO EM DOCUMENTOS ABNT NBR 10.520/2002 CITAÇÃO: Menção no texto de uma informação extraída de outra fonte. - Dar maior crédito

Leia mais

C C o o m m o o o f f a a z z a e e r r Citaç a õ ç es? Citações s??

C C o o m m o o o f f a a z z a e e r r Citaç a õ ç es? Citações s?? Como Como fazer fazer Citações? Citações? O que são? São transcrições literais de trechos da obra de um autor consultado; de textos baseados em sínteses pessoais que reproduzem as idéias do autor da obra

Leia mais

Citações e Referências. PGCEM -UDESC Disciplina: Seminários de Pesquisa. Estudantes: Ana Paula Grimes de Souza Elias Jagiello

Citações e Referências. PGCEM -UDESC Disciplina: Seminários de Pesquisa. Estudantes: Ana Paula Grimes de Souza Elias Jagiello Citações e Referências PGCEM -UDESC Disciplina: Seminários de Pesquisa. Estudantes: Ana Paula Grimes de Souza Elias Jagiello Normas para Referência Bibliográfica ABNT NBR 6023:2002 Informação e documentação

Leia mais

Normas Editoriais para publicações de artigos Revista Meditare ano 2017

Normas Editoriais para publicações de artigos Revista Meditare ano 2017 Faculdade Divinópolis Instituto de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão - IPPEX Normas Editoriais para publicações de artigos Revista Meditare ano 2017 A Revista MEDITARE Revista Acadêmica dos cursos de

Leia mais

CITAÇÕES NBR10520:2002

CITAÇÕES NBR10520:2002 CITAÇÕES NBR10520:2002 Abril 2013 CITAÇÕES Normalização Documental de acordo com a ABNT NBR 10520/ ago.2002 Informação e Documentação Citações em documentos Apresentação CITAÇÃO NBR 10520/2002 1 REGRAS

Leia mais

CITAÇÕES E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CITAÇÕES E REFEÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CITAÇÕES E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CITAÇÕES E REFEÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CITAÇÕES E REFEÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Prof. Dr. Anael Krelling 1 2 Por quê utilizar citação? Dar credibilidade / fundamentação ao trabalho científico Fornecer informações a respeito dos trabalhos desenvolvidos

Leia mais

REGRAS DE UNIFORMIZAÇÃO DOS ARTIGOS

REGRAS DE UNIFORMIZAÇÃO DOS ARTIGOS REGRAS DE UNIFORMIZAÇÃO DOS ARTIGOS Para facilitar a etapa de preparação editorial, estabelecemos determinados critérios de uniformização que sugerimos sejam seguidos pelos autores já quando da elaboração

Leia mais

NOTAS, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E CITAÇÕES

NOTAS, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E CITAÇÕES NOTAS, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E CITAÇÕES Estamos apresentando orientações da maneira que notas, referências bibliográficas e citações devem ser formatadas no projeto de pesquisa de iniciação científica.

Leia mais

C C o o m m o o o f f a a z z a e e r r Citaç a õ ç es? Citações s??

C C o o m m o o o f f a a z z a e e r r Citaç a õ ç es? Citações s?? Como Como fazer fazer Citações? Citações? O que são? São transcrições literais de trechos da obra de um autor consultado; de textos baseados em sínteses pessoais que reproduzem as idéias do autor da obra

Leia mais

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA ESMESC

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA ESMESC NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA ESMESC Os trabalhos enviados para avaliação ao Conselho Editorial da Revista da ESMESC e deverão ser originais e inéditos. Ao encaminhar os originais, o(s) autor (es)

Leia mais

Objetivo: Especifica as característica exigíveis para apresentação de citações em documentos. Referências normativas:

Objetivo: Especifica as característica exigíveis para apresentação de citações em documentos. Referências normativas: ABNT NBR 10520:2002 Objetivo: Especifica as característica exigíveis para apresentação de citações em documentos. Referências normativas: ABNT NBR 6023:2002 Informação e documentação Referências Elaboração.

Leia mais

DICAS DE LEITURA E REGRAS DE ELABORAÇÃO DE ARTIGOS. Profa. Elizabeth Sousa Abrantes

DICAS DE LEITURA E REGRAS DE ELABORAÇÃO DE ARTIGOS. Profa. Elizabeth Sousa Abrantes DICAS DE LEITURA E REGRAS DE ELABORAÇÃO DE ARTIGOS Profa. Elizabeth Sousa Abrantes Dicas para leitura e redação O primeiro passo para iniciar uma pesquisa é fazer um levantamento bibliográfico e selecionar

Leia mais

UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO MANUAL DE CITAÇÃO PARA TRABALHO CIENTÍFICO

UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO MANUAL DE CITAÇÃO PARA TRABALHO CIENTÍFICO UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO MANUAL DE CITAÇÃO PARA TRABALHO CIENTÍFICO Bibliotecárias responsáveis: Ana Luisa de Oliveira Mariene Coutinho Rodrigues RIBEIRÃO PRETO 2008 2 SUMÁRIO 1 CITAÇÃO... 3 1.1

Leia mais

Elaboração de Relatórios e Projetos

Elaboração de Relatórios e Projetos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas Elaboração de Relatórios e Projetos Professora Iane Barroncas Gomes Engenheira Florestal, M.Sc. Conteúdo Citações NBR 10520 Citação indireta

Leia mais

Guia rápido ABNT NBR 10520:2002 Informação e documentação Citações em documentos

Guia rápido ABNT NBR 10520:2002 Informação e documentação Citações em documentos Guia rápido ABNT NBR 10520:2002 Informação e documentação Citações em documentos O que é uma citação? É a menção de uma informação extraída de outra fonte. TIPOS DE CITAÇÕES Citação direta Citação indireta

Leia mais

NORMAS PARA REDAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

NORMAS PARA REDAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA FLORESTAL DISCIPLINA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NORMAS PARA REDAÇÃO DO

Leia mais

Citações em documentos. Segundo a ABNT/NBR 10520:2002

Citações em documentos. Segundo a ABNT/NBR 10520:2002 Universidade Estadual Paulista Biblioteca Citações em documentos Segundo a ABNT/NBR 10520:2002 Sumário dos slides Citação Dicas e Regras Indicação de Autoria Tipos de citação Modelos de citação Formatação

Leia mais

Parte Textual. Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos de acordo com ABNT.

Parte Textual. Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos de acordo com ABNT. Parte Textual Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos de acordo com ABNT. É normatizado pela NBR 14724:2011 e constitui-se em sua estrutura básica pelos seguintes elementos: Introdução Parte que

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Palestra: Citação Bibliotecário-Documentalista LOGO Tenho de fazer uma produção acadêmica e/ou científica. E agora? Como fazer

Leia mais

ESCOLA DE ENGENHARIA

ESCOLA DE ENGENHARIA CONTROLE DE REVISÕES Revisão Data Descrição 00 22/04/2014 Emissão Inicial INTRODUÇÃO Este documento tem como propósito estabelecer parâmetros para elaboração do Relatório da Máquina de Rube Goldberg, a

Leia mais

Modelo para elaboração e formatação de artigos para Boletim Científico

Modelo para elaboração e formatação de artigos para Boletim Científico Modelo para elaboração e formatação de artigos para Boletim Científico Nome (s) do (s) autor (es) *, Nome (s) do (s) autor (es) ** * Instituição afiliada ** Instituição afiliada E-mail (s) Resumo O texto

Leia mais

NBR CITAÇÕES. Bibliotecária Elena L. Palloni Gonçalves Serviço de Biblioteca-EESC-USP

NBR CITAÇÕES. Bibliotecária Elena L. Palloni Gonçalves Serviço de Biblioteca-EESC-USP NBR 10520 - CITAÇÕES Bibliotecária Elena L. Palloni Gonçalves Serviço de Biblioteca-EESC-USP CITAÇÃO Menção de informações extraídas de outras fontes Objetivo: comentar ou ilustrar o texto Seguem a mesma

Leia mais

NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS COMPLETOS PARA A III JORNADA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAL-MG

NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS COMPLETOS PARA A III JORNADA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAL-MG NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS COMPLETOS PARA A III JORNADA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAL-MG A III Jornada de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), que acontecerá nos dias 03

Leia mais

NBR Citações. Bibliotecária Elena L. Palloni Gonçalves Serviço de Biblioteca-EESC-USP

NBR Citações. Bibliotecária Elena L. Palloni Gonçalves Serviço de Biblioteca-EESC-USP NBR 10520 - Citações Bibliotecária Elena L. Palloni Gonçalves Serviço de Biblioteca-EESC-USP Citação Menção de informações extraídas de outras fontes Objetivo: comentar ou ilustrar o texto Seguem a mesma

Leia mais

NBR Citações NBR-6023 Referências. Universidade Estadual de Feira de Santana Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos

NBR Citações NBR-6023 Referências. Universidade Estadual de Feira de Santana Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos NBR-10520 Citações NBR-6023 Referências Universidade Estadual de Feira de Santana Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos Definições Norma vigente: ABNT NBR 10520 - Citações em documentos Tipos de citações

Leia mais

Normalização de monografia Graduação. Ana Llagostera Bibliotecária Tel:

Normalização de monografia Graduação. Ana Llagostera Bibliotecária Tel: Normalização de monografia Graduação Ana Llagostera Bibliotecária Tel: 19-3756-7098 E-mail: sbi-c1pg@puc-campinas.edu.br Monografia É o produto de leituras, observações, investigações, reflexões e críticas

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS Informações gerais A Revista do GEL é uma publicação do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, de periodicidade anual, que tem por finalidade divulgar

Leia mais

NORMAS PARA REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E CITAÇÕES

NORMAS PARA REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E CITAÇÕES NORMAS PARA REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E CITAÇÕES NBR 6023:2003/NBR 10520:2002 Profª Gesiane Rebouças gesianereboucas@gmail.com CITAÇÕES - NBR 10520:2002 A NBR 10520:2002 define como citação a menção de

Leia mais

Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre. Prof.: Msc. Shaiala Aquino Institucional:

Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre. Prof.: Msc. Shaiala Aquino  Institucional: Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre Prof.: Msc. Shaiala Aquino Email Institucional: sassantos.vic@ftc.edu.br Aula 01: Elaboração de TCC TCC???? Principais Modalidades de TCC: Monografia;

Leia mais

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS. A ABNT NBR 14724:2011 estabelece algumas regras para a apresentação gráfica de um trabalho.

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS. A ABNT NBR 14724:2011 estabelece algumas regras para a apresentação gráfica de um trabalho. REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS A ABNT NBR 14724:2011 estabelece algumas regras para a apresentação gráfica de um trabalho. PAPEL MARGENS FONTE TEXTO TÍTULO DAS SEÇÕES TÍTULO DAS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE VETERINÁRIA BIBLIOTECA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE VETERINÁRIA BIBLIOTECA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE VETERINÁRIA BIBLIOTECA CITAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS EM TRABALHOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS E SUA ELABORAÇÃO BASEADA NA NORMA ABNT NBR 10520:2002 Elaborado por:

Leia mais

TÍTULO DO RESUMO (FONTE TIMES NEW ROMAN, TAMANHO 11, EM NEGRITO, CENTRALIZADO)

TÍTULO DO RESUMO (FONTE TIMES NEW ROMAN, TAMANHO 11, EM NEGRITO, CENTRALIZADO) TÍTULO DO RESUMO (FONTE TIMES NEW ROMAN, TAMANHO 11, EM NEGRITO, CENTRALIZADO) Nome e sobrenome do aluno de IC (PIC, Agência de Fomento, se houver) Nome e sobrenome do orientador (Orientador), e-mail Nome

Leia mais

O que são citações? Menção de uma informação extraída de outra fonte. (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002a, p. 1).

O que são citações? Menção de uma informação extraída de outra fonte. (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002a, p. 1). O que são citações? As citações são as ideias retiradas dos textos lidos e servem para dar a fundamentação teórica para os trabalhos acadêmicos comprovando a fonte das quais foram extraídas; Menção de

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DESPORTIVA E DE LAZER ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO TEXTUAL DO TRABALHO FINAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DESPORTIVA E DE LAZER ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO TEXTUAL DO TRABALHO FINAL CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DESPORTIVA E DE LAZER ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO TEXTUAL DO TRABALHO FINAL Porf.a Paulina Gomes 1 INTRODUÇÃO Este roteiro apresenta, de forma resumida, os passos a

Leia mais

TÍTULO NÍVEL 1 DESENVOLVIMENTO (CAIXA ALTA EM NEGRITO) Título Nível 3 (Primeiras Letras em Maiúsculo)

TÍTULO NÍVEL 1 DESENVOLVIMENTO (CAIXA ALTA EM NEGRITO) Título Nível 3 (Primeiras Letras em Maiúsculo) PREPARAÇÃO DO TEXTO ORIGINAL 1 FORMATAÇÃO Arquivos digitalizados em Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 cm entrelinhas e parágrafos (exceto citações* e notas de rodapé**), com margens

Leia mais

REVISTA DOS CURSOS DE NUTIÇÃO, FARMÁCIA, FISIOTERAPIA, NUTRIÇÃO, ODONTOLOGIA E ENFERMAGEM

REVISTA DOS CURSOS DE NUTIÇÃO, FARMÁCIA, FISIOTERAPIA, NUTRIÇÃO, ODONTOLOGIA E ENFERMAGEM REVISTA DOS CURSOS DE NUTIÇÃO, FARMÁCIA, FISIOTERAPIA, NUTRIÇÃO, ODONTOLOGIA E ENFERMAGEM INSTRUÇÕES AOS AUTORES 1 GERAIS: Originais: Os artigos devem ser enviados exclusivamente por meio eletrônico para

Leia mais

NBR Citações em documentos - Apresentação BIBLIOTECA CENTRAL PROFESSOR EURICO BACK

NBR Citações em documentos - Apresentação BIBLIOTECA CENTRAL PROFESSOR EURICO BACK NBR 10520 Citações em documentos - Apresentação BIBLIOTECA CENTRAL PROFESSOR EURICO BACK NBR 10520/2002 -CITAÇÃO Menção de uma informação extraída de outra fonte. (NBR 10520, 2002, p. 1). Objetivo: apoiar

Leia mais

A PESQUISA NA DINÂMICA DA VIDA UNIVERSITÁRIA

A PESQUISA NA DINÂMICA DA VIDA UNIVERSITÁRIA CAPÍTULO IV A PESQUISA NA DINÂMICA DA VIDA UNIVERSITÁRIA 4.3. RELATANDO OS RESULTADOS DA PESQUISA 4.3.1. Aspectos técnicos da redação 1.a. A apresentação gráfica geral do trabalho Do ponto de vista da

Leia mais

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA EVERARDO BACKHEUSER ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS. Descanso SC,

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA EVERARDO BACKHEUSER ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS. Descanso SC, ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA EVERARDO BACKHEUSER ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS Descanso SC, 2013 SUMÁRIO 1 OBJETIVO... 2 DISPOSIÇÕES GERAIS... 2.1 FORMATO DOS TEXTOS... 2.2 TAMANHO E TIPO DE LETRA... 2.3 ESPAÇAMENTO...

Leia mais

Formação do Professor como Pesquisador da/para América Latina.

Formação do Professor como Pesquisador da/para América Latina. XXII SEMINÁRIO INTERNCIONAL DE INVESTIGAÇÃO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O MERCOSUL/CONESUL Tema: FORMAÇÃO DO PROFESSOR COMO PESQUISADOR DA/PARA AMÉRICA LATINA HOMENAGEM AO PROFESSOR AUGUSTO NIBALDO

Leia mais

informação e documentação, trabalhos acadêmicos e

informação e documentação, trabalhos acadêmicos e NORMA BRASILEIRA- ABNT NBR 14724:2011 Estabelece normas para apresentação informação e documentação, trabalhos acadêmicos e Caros alunos do TFG I E II/ 2012, Com o intuito de facilitar-lhes a consulta

Leia mais

Aula 2: Como redigir o projeto de pesquisa? Disciplina: Métodos de Pesquisa

Aula 2: Como redigir o projeto de pesquisa?  Disciplina: Métodos de Pesquisa Aula 2: Como redigir o projeto de pesquisa? www.novosolhos.com.br Disciplina: Métodos de Pesquisa 1.1 Que é pesquisa? Segundo a Norma Brasileira ABNT NBR 15287:2005, a estrutura de um projeto de pesquisa

Leia mais

ERSE, Cristiano Starling. CITAÇÕES. Cristiano Starling Erse 1. Resumo

ERSE, Cristiano Starling. CITAÇÕES. Cristiano Starling Erse 1. Resumo Cabeçalho: Citações. ERSE, Cristiano Starling. CITAÇÕES Cristiano Starling Erse 1 Resumo O escopo do presente artigo é apresentar de forma simples e objetiva as questões mais relevantes acerca das citações

Leia mais

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA TECNOLOGIA EDUCACIONAL

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA TECNOLOGIA EDUCACIONAL NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA TECNOLOGIA EDUCACIONAL Os trabalhos submetidos para publicação na RTE/ABT serão analisados pelos membros do Conselho Editorial e pareceristas ad-hoc (especialistas nas

Leia mais

Formataça o do Trabalho de Conclusa o de Curso

Formataça o do Trabalho de Conclusa o de Curso 1. FORMATAÇÃO Formataça o do Trabalho de Conclusa o de Curso 1.1 Papel Deve ser utilizado papel branco, formato A4 (21,0 cm x 29,7 cm), 1.2 Parágrafo Recuo de 1,25 cm na primeira linha. Espaço entre linhas

Leia mais

ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NEWTON FREIRE MAIA Curso Técnico em TÍTULO DO PROJETO

ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NEWTON FREIRE MAIA Curso Técnico em TÍTULO DO PROJETO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NEWTON FREIRE MAIA Curso Técnico em TÍTULO DO PROJETO PINHAIS 2019 ALUNO TÍTULO DO PROJETO Projeto de Trabalho

Leia mais

Formatação ABNT (Consultar o Manual de Normas para Estrutura Formal de Trabalhos Científicos da Faculdade Integrada do Ceará).

Formatação ABNT (Consultar o Manual de Normas para Estrutura Formal de Trabalhos Científicos da Faculdade Integrada do Ceará). Formatação ABNT (Consultar o Manual de Normas para Estrutura Formal de Trabalhos Científicos da Faculdade Integrada do Ceará). 1 FORMATAÇÃO No que tange a formatação, algumas normas devem ser verificadas:

Leia mais

Instruções Para Autores (Artigos Científicos e Relatórios de Pesquisa) São apresentadas a seguir instruções para a preparação dos trabalhos.

Instruções Para Autores (Artigos Científicos e Relatórios de Pesquisa) São apresentadas a seguir instruções para a preparação dos trabalhos. Instruções Para Autores (Artigos Científicos e Relatórios de Pesquisa) São apresentadas a seguir instruções para a preparação dos trabalhos. 1. FORMATO GERAL As contribuições para o I Encontro para o Desenvolvimento

Leia mais

Título do artigo Subtítulo (opcional)

Título do artigo Subtítulo (opcional) 1 MODELO Título do artigo Subtítulo (opcional) Nome Completo dos autores em Ordem Alfabética 1 Professor Orientador (Nome Completo) 2 RESUMO O resumo só poderá ser elaborado depois de concluído o trabalho.

Leia mais

Biblioteca Central Dr. Christiano Altenfelder Silva

Biblioteca Central Dr. Christiano Altenfelder Silva FUNDAÇÃO DE ENSINO EURÍPIDES SOARES DA ROCHA MANTENEDORA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO EURÍPIDES DE MARÍLIA UNIVEM Biblioteca Dr. Christiano Altenfelder Silva MANUAL PRÁTICO DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA UNILUS ENSINO E PESQUISA (RUEP)

INSTRUÇÕES PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA UNILUS ENSINO E PESQUISA (RUEP) A Revista UNILUS Ensino e Pesquisa constitui uma publicação do Programa de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Lusíada (UNILUS). Inserida em um projeto político-pedagógico que percebe

Leia mais

Proposta de Projeto de TCC 3

Proposta de Projeto de TCC 3 Proposta de Projeto de TCC 3 Alexandre Diehl Departamento de Física UFPel Aula 3 A Proposta de Projeto de TCC Estrutura Básica de uma proposta de Projeto de TCC A estrutura escolhida deve oferecer ao pesquisador,

Leia mais

NOME DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR IES NOME DA FACULDADE OU CENTRO NOMEDO DEPARTAMENTO OU DO PROGRAMA. 6cm TÍTULO: SUBTÍTULO (SE HOUVER) 2cm 3cm

NOME DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR IES NOME DA FACULDADE OU CENTRO NOMEDO DEPARTAMENTO OU DO PROGRAMA. 6cm TÍTULO: SUBTÍTULO (SE HOUVER) 2cm 3cm 2cm CAPA 3cm NOME DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR IES NOME DA FACULDADE OU CENTRO NOMEDO DEPARTAMENTO OU DO PROGRAMA 3cm 6cm TÍTULO: SUBTÍTULO (SE HOUVER) NOME DO AUTOR 2cm Local Ano 2cm PAGINA DE ROSTO

Leia mais

Manual de Normatização de Citações em Documentos ABNT NBR 10520:2002

Manual de Normatização de Citações em Documentos ABNT NBR 10520:2002 Manual de Normatização de Citações em Documentos ABNT NBR 10520:2002 2017 MANUAL DE NORMALIZAÇÃO DE CITAÇÕES EM DOCUMENTOS ABNT NBR 10520:2002 Disponível em: https://www.unigranrio.edu.br/portal/principal

Leia mais

FACULDADE CAPIVARI SEMANA ACADÊMICA 2015

FACULDADE CAPIVARI SEMANA ACADÊMICA 2015 FACULDADE CAPIVARI SEMANA ACADÊMICA 2015 Normatização/Normalização de Trabalhos Acadêmicos CITAÇÃO E REFERÊNCIA Bib. Naiara Amália da Silva CRB 14/1486 AMÁLIA, Naiara. 14 out. 2015 19:00 hrs ESTRUTURA

Leia mais

5. O campo Resumo da Biografia deverá ser preenchido com as informações, que posteriormente, serão incluídas na nota de rodapé referente ao autor.

5. O campo Resumo da Biografia deverá ser preenchido com as informações, que posteriormente, serão incluídas na nota de rodapé referente ao autor. NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS Revista Escrita 1 Termos Gerais 1. A Revista escrita receberá para publicação trabalhos escritos em português, espanhol, francês e inglês, cabendo aos autores a inteira

Leia mais

Manual para formatação de trabalhos

Manual para formatação de trabalhos UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL Manual para formatação de trabalhos Passo Fundo, 2013. 1 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 2 2 ASPECTOS GERAIS SOBRE

Leia mais

Universidade de Mogi das Cruzes

Universidade de Mogi das Cruzes Modelo de Relatório técnico-científico baseado na NBR 10719, 1989. Universidade de Mogi das Cruzes Engenharia (Ex.: Engenharia Civil) Projeto Científico de (Ex.: Relatório de Experiências de Física I,

Leia mais

Aspectos Gerais: Pesquisa & Monografia

Aspectos Gerais: Pesquisa & Monografia Eng. Dr. André Luís Gamino Aspectos Gerais: Pesquisa & Monografia Aula Anterior: Próximo Passo: Capas e Contracapas ; Revisão Bibliográfica Sumário; Resumo e Abstract; Introdução, objetivos e justificativa;

Leia mais

DICAS: NORMAS DA ABNT PARA APRESENTAÇÃO GRÁFICA E FORMATAÇÃO

DICAS: NORMAS DA ABNT PARA APRESENTAÇÃO GRÁFICA E FORMATAÇÃO Disciplina: Metodologia da Pesquisa Profa. Daniela Cartoni DICAS: NORMAS DA ABNT PARA APRESENTAÇÃO GRÁFICA E FORMATAÇÃO Seguem recomendações de formatação de trabalhos acadêmicos segundo a NBR 14724, supondo

Leia mais

Como fazer um relatório de aulas práticas da BP001- Microbiologia Geral

Como fazer um relatório de aulas práticas da BP001- Microbiologia Geral Como fazer um relatório de aulas práticas da BP001- Microbiologia Geral Relatório de aulas práticas A UFPR tem normas para apresentação de trabalhos, descritas no Manual de Normalização de Documentos Científicos.

Leia mais

AULA Nº 6 METODOLOGIA CIENTÍFICA CITAÇÕES DIRETAS E INDIRETAS. Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior

AULA Nº 6 METODOLOGIA CIENTÍFICA CITAÇÕES DIRETAS E INDIRETAS. Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior AULA Nº 6 METODOLOGIA CIENTÍFICA CITAÇÕES DIRETAS E INDIRETAS Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior 1 AGENDA DA AULA O que é uma citação? Regras para elaboração de citações; Citação Direta Curta ou

Leia mais

CITAÇÕES (NBR 10520)

CITAÇÕES (NBR 10520) CITAÇÕES (NBR 10520) Laura Odette Dorta Jardim - 2012 CITAÇÃO É a menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte, de um documento (dar o devido crédito ao autor da ideia) C I T A Ç Ã O D I

Leia mais

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

INSTRUÇÕES AOS AUTORES V@rvItu Revista de Ciência, Tecnologia e Cultura da FATEC Itu NORMAS GERAIS INSTRUÇÕES AOS AUTORES 1. Os trabalhos (artigo, resenha e relato de experiência/pesquisa) devem ser enviados digitalmente, com

Leia mais

Citações e Referências

Citações e Referências Citações e Referências CEA458 Metodologia de Pesquisa Aplicada à Computação Universidade Prof. MSc. Federal George de H. G. Ouro Fonseca Preto DECEA / João Monlevade Universidade Federal

Leia mais

ANEXO 1 - ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE RESUMO EXPANDIDO NORMAS PARA PREPARAÇÃO DE TRABALHOS

ANEXO 1 - ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE RESUMO EXPANDIDO NORMAS PARA PREPARAÇÃO DE TRABALHOS ANEXO 1 - ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE RESUMO EXPANDIDO 1. Somente deverão ser apresentados trabalhos cujos dados sejam oriundos de investigação científica, tecnológica, inovação e de extensão. NÃO SERÃO

Leia mais

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO 1 - ESTRUTURA DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO 1 - ESTRUTURA DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO 1 - ESTRUTURA DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO O relatório do Estágio Supervisionado de todos os cursos do Instituto Federal de Educação,

Leia mais

NORMALIZAÇÃO: CITAÇÕES

NORMALIZAÇÃO: CITAÇÕES NORMALIZAÇÃO: CITAÇÕES 2018 3. ed. Se tiver sugestões para nossos tutoriais, checklist ou modelos, envie-as para biblioteca.ippri@unesp.br, para que possamos aprimorá-los. Agradecemos a colaboração! Apresentação

Leia mais

FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ

FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE CAPA, FOLHA DE ROSTO, SUMÁRIO E FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS PROFª Ma. CLEUSA BERNADETE LARRANHAGAS MAMEDES Araputanga, MT 2017 2

Leia mais

Regras da ABNT: veja as normas para monografias e trabalhos acadêmicos

Regras da ABNT: veja as normas para monografias e trabalhos acadêmicos Regras da ABNT: veja as normas para monografias e trabalhos acadêmicos Alvo de (muitas) reclamações de quem está fazendo monografia e TCC, as regras da ABNT são fundamentais para uniformizar e dar credibilidade

Leia mais

3 CBR REALIZAÇÃO SOBRARE SOCIEDADE BRASILEIRA DE RESILIÊNCIA REALIZAÇÃO SOBRARE SOCIEDADE BRASILEIRA DE RESILIÊNCIA

3 CBR REALIZAÇÃO SOBRARE SOCIEDADE BRASILEIRA DE RESILIÊNCIA REALIZAÇÃO SOBRARE SOCIEDADE BRASILEIRA DE RESILIÊNCIA 3 CBR TEMAS LIVRES MANUAL DE INSTRUÇÕES - COMPLETO Submissão de Trabalhos IMPORTANTE: Os resumos dos trabalhos só devem ser submetidos após a confirmação do pagamento das inscrições de todos os seus autores.

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Introdução Este trabalho estabelece os elementos que constituem a estrutura de um artigo científico, bem como, dispõe as regras de apresentação, o resumo, a citação no

Leia mais

BIOCIÊNCIA ANIMAL ORIENTAÇÕES GERAIS

BIOCIÊNCIA ANIMAL ORIENTAÇÕES GERAIS BIOCIÊNCIA ANIMAL ORIENTAÇÕES GERAIS A Tese de doutorado, dissertação de mestrado ou exames de qualificação deverão seguir o mesmo modelo. O exemplar deve apresentar os seguintes itens: 1. Capa 2. Folha

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL VII MOSTRA ACADÊMICA DE ENGENHARIA AMBIENTAL

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL VII MOSTRA ACADÊMICA DE ENGENHARIA AMBIENTAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL VII MOSTRA ACADÊMICA DE ENGENHARIA AMBIENTAL O Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Federal

Leia mais

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NORMAS PARA PUBLICAÇÃO 1 Da fi nalidade: A Connexio, revista científica semestral da Escola de Gestão e Negócios publica trabalhos inéditos sob a forma de artigo. 2 Dos textos: Os artigos devem ser inéditos,

Leia mais

Normas ABNT para trabalhos acadêmicos

Normas ABNT para trabalhos acadêmicos Normas ABNT para trabalhos acadêmicos Normas da ABNT NBR 6023 Referências (2002) NBR 6024 Numeração progressiva (2012) NBR 6027 Sumários (2012) NBR 6028 Resumos (2003) NBR 10520 Citações (2002) NBR 14724

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Biblioteca

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Biblioteca UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Biblioteca Modelos de citações NBR 10520/2002 Informação e documentação Citações em documentos Apresentações Pirassununga 2017

Leia mais

FORMAS DE ENTRADA NAS REFERÊNCIAS SEGUNDO A ABNT 6023/2002

FORMAS DE ENTRADA NAS REFERÊNCIAS SEGUNDO A ABNT 6023/2002 Retirado de : http://rizomas.net/cultura-escolar/bases-de-dados/208-regras-para-citacao-e-referencias-abnt.html REFERÊNCIAS Referência é o [... ] conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados

Leia mais

1 COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

1 COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 SUMÁRIO 1 COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO... 3 1.1 Resumo... 3 1.2 Introdução do Artigo... 3 1.3 Formatação do Artigo... 4 1.4 Formatação de Tabelas e Figuras... 6 1.5 Citações e Referências... 7

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FERNANDO FERRARI CURSO DE ENSINO MÉDIO

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FERNANDO FERRARI CURSO DE ENSINO MÉDIO ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FERNANDO FERRARI CURSO DE ENSINO MÉDIO [A capa não é contada na numeração] TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO (se houver) INTEGRANTE 1 INTEGRANTE 2 INTEGRANTE 3 Campo Bom 2017

Leia mais

Um trabalho cientifico deve constar em um trabalho científico:

Um trabalho cientifico deve constar em um trabalho científico: Elementos do trabalho científico Um trabalho cientifico deve constar em um trabalho científico: Estrutura Pré-textuais Textuais Pós-textuais Elementos Capa (obrigatória); Lombada (obrigatória em trabalhos

Leia mais

NBR Citações em documentos - Apresentação BIBLIOTECA CENTRAL PROFESSOR EURICO BACK

NBR Citações em documentos - Apresentação BIBLIOTECA CENTRAL PROFESSOR EURICO BACK NBR 10520 Citações em documentos - Apresentação BIBLIOTECA CENTRAL PROFESSOR EURICO BACK NBR 10520/2002 -CITAÇÃO Menção de uma informação extraída de outra fonte. (NBR 10520, 2002, p. 1). Objetivo: apoiar

Leia mais

Normas para submissão: Revista do Centro de Estudos Portugueses

Normas para submissão: Revista do Centro de Estudos Portugueses Normas para submissão: Revista do Centro de Estudos Portugueses [Atualizadas em 12.02.2015] 1. Normas gerais a) A Revista do Centro de Estudos Portugueses tem como foco a reflexão sobre a literatura e

Leia mais

ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NEWTON FREIRE MAIA Curso Técnico em TÍTULO DO TCC

ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NEWTON FREIRE MAIA Curso Técnico em TÍTULO DO TCC ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NEWTON FREIRE MAIA Curso Técnico em TÍTULO DO TCC PINHAIS 2019 ALUNO TÍTULO DO TCC Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

RESUMO ESTRUTURA DO ARTIGO E DA MONOGRAFIA. Título - Autoria - Elementos Currículo -

RESUMO ESTRUTURA DO ARTIGO E DA MONOGRAFIA. Título - Autoria - Elementos Currículo - RESUMO ESTRUTURA DO ARTIGO E DA MONOGRAFIA Partes Artigo Monografia Título - Autoria - Elementos Currículo - - Capa - Folha de Rosto - Ficha Catalográfca Pré-textuais - Errata - Folha de Aprovação - Dedicatória

Leia mais