Temporalidade dos Documentos (Geral)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Temporalidade dos Documentos (Geral)"

Transcrição

1 Temporalidade dos s (Geral) Pág. 001 / PROGRAD (PRÓREITORIA DE GRADUAÇÃO) C.Custo: SECRETARIA EXECUTIVA (SE) 1 ORDENAMENTO LEGAL Subfunção: 2 LEGISLAÇÃO Normas e Instruções (78) Deliberação (online) Instrução de serviço da PROGRAD (online) (832) os originais gerados em papel até o ano de 2004 pela SGOCS.

2 Temporalidade dos s (Geral) Pág. 002 / PROGRAD (PRÓREITORIA DE GRADUAÇÃO) C.Custo: SECRETARIA EXECUTIVA (SE) 2 ADMINISTRAÇÃO GERAL Subfunção: 9 PROCEDIMENTOS DE SECRETARIADO Compromisso Oficial (19) Agenda da Pro Reitoria (833) Agenda para reserva da sala de reunião "Ana Ito" (636) Atas de reunião das Câmaras de graduação (online) (518) Atas do grupo GEPE Grupo de Estudos em Práticas de Ensino (online)) (633) Calendário de reunião das Câmaras (online) (519) Folha de frequencia de reuniões GEPE Formulário de controle de ligações interurbanas (online) (634) Pauta de reuniões das Câmaras de graduação (online) (520) 10 anos durante o mandato do Reitor. A Ata vai para SGOCS, na secretaria mantém só o eletrônico. a partir de 2006, arquivado em pasta anteriormente. Comunicação Administrativa. Expediente. (25) Caderno de protocolo de correspondência (635) recebido e enviado pela Secretaria da PROGRAD Memorando (eletrônico) Ofício da PROGRAD (eletrônico) 2 anos 2 anos 2 anos 10 anos Rede da UEL Drive "J". Guardar apenas as cópias impressas. Rede UEL Drive "J". durante o mandato do Reitor.

3 Temporalidade dos s (Geral) Pág. 003 / PROGRAD (PRÓREITORIA DE GRADUAÇÃO) C.Custo: DIVISAO DE APOIO ADMINISTRATIVO (DAA) 2 ADMINISTRAÇÃO GERAL Subfunção: 9 PROCEDIMENTOS DE SECRETARIADO Viagens Nacionais Cópia de comprovante de seguro de viagens de docentes, discentes e funcionários Cópia do pedido inicial do processo de autorização de concessão diárias/taxi Cópias de requisição de passagens aéreas Cópias de requisições de passagens terrestres para docentes convidados Encaminhado para PROAF. Relatório técnico de viagem incluso no processo. Encaminhado para PROAF. Encaminhado e arquivado na PROAF. Arquivado na Unidade por 15 dias.

4 Temporalidade dos s (Geral) Pág. 004 / PROGRAD (PRÓREITORIA DE GRADUAÇÃO) C.Custo: DIVISAO DE APOIO ADMINISTRATIVO (DAA) 3 ENSINO GRADUAÇÃO Subfunção: 5 VIDA ACADÊMICA DOS ALUNOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Distribuição e Acompanhamento do (131) Solicitação de critérios de avaliação,cópias de documentos e programas Fica na Unidade até entrega do documento ao solicitante.

5 Temporalidade dos s (Geral) Pág. 005 / PROGRAD (PRÓREITORIA DE GRADUAÇÃO) C.Custo: DIVISAO DE APOIO ADMINISTRATIVO (DAA) 6 ORÇAMENTO E FINANÇAS Subfunção: 4 PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA Graduação Cópia de pedidos de empenho para pagamento relacionados à PróReitoria de Graduação Cópia de requisição de material de consumo Cópias de pedido de alteração orçamentária para pagamento de Pessoas Físicas e Jurídicas Cópia, o original é encaminhado para PROAF/DM. Cópia, o original fica na PROAF. Cópia, o original fica na PROPLAN.

6 Temporalidade dos s (Geral) Pág. 006 / PROGRAD (PRÓREITORIA DE GRADUAÇÃO) C.Custo: DIVISAO DE APOIO ADMINISTRATIVO (DAA) 8 GESTÃO DE BENS MÓVEIS Subfunção: 3 VEÍCULOS Controle de transporte Solicitações de serviço de transporte da Universidade Estadual de Londrina Encaminhando para Divisão de Transporte via online.

7 Temporalidade dos s (Geral) Pág. 007 / PROGRAD (PRÓREITORIA DE GRADUAÇÃO) C.Custo: DIVISAO DE APOIO ADMINISTRATIVO (DAA) 10 GESTÃO DE MATERIAIS Subfunção: 4 ALIENAÇÃO Graduação Cópia de controles de material de estoque da Pró Reitoria de Graduação Cópia de requisição de material permanente da Pró Reitoria de Graduação Cópia de requisições de compra direta de mobiliário em geral da PróReitoria de Graduação Cópias de requisições de material de estoque disponível no almoxarifado central Fica na Unidade até o recebimento do material.

8 Temporalidade dos s (Geral) Pág. 008 / PROGRAD (PRÓREITORIA DE GRADUAÇÃO) C.Custo: DIVISAO DE APOIO TECNICO (DAT) 3 ENSINO GRADUAÇÃO Subfunção: 3 PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR Disciplinas: programas didáticos (155) Cadastro do sistema acadêmico de graduação (online) (312) Horário geral dos cursos de graduação (online) (331) Mapa de utilização de sala no curso de graduação (335) Mapa de vagas (oferta de disciplina/turma) no curso de graduação (336) Ofício de alteração de horário no curso de graduação (338) Ofício de divisão de turma no curso de graduação (339) Ofício de encaminhamento dos relatórios de disciplinas/turmas aos departamento e colegiado (341) Ofício de encaminhamento para elaboração da proposta de horário aos departamento e colegiado (399) Proposta de horário geral dos cursos de graduação (279) Relatório de composição de turma do ano letivo dos alunos no curso de graduação (348) Relatório de disciplinas/turmas ofertadas por curso e série do ano letivo dos alunos de graduação (350) 60 meses 60 meses 60 meses 60 meses 36 meses 2 anos no sistema. a partir de Atualizado anualmente. Em papel é preservado no L.M. Relatório em papel é gerado anualmente e eliminado no ano seguinte, a informação no sistema é permanente. O mapa de vagas anteriores a 2001 em papel é preservado. Em algumas situações o oficio pode ser incluído em processo e arquivado na DAG permanentemente. Em algumas situações o oficio pode ser incluído em processo e arquivado na DAG permanentemente. Guarda os relatórios por aproximadamente, todas as informações são passadas para o sistema Prograd. Esse relatório gera o documento Composição de turma (tipo de tabela AGGRC52), que por sua vez vai gerar o relatório Composição de turma. Derivado do Mapa de vaga. Estrutura do currículo (grade ou matriz curricular) Planilha de cursos e currículos por série no curso de graduação Guarda por um 0, até processar o do próximo ano.

9 Temporalidade dos s (Geral) Pág. 009 / PROGRAD (PRÓREITORIA DE GRADUAÇÃO) C.Custo: DIVISAO DE APOIO TECNICO (DAT) 3 ENSINO GRADUAÇÃO Subfunção: 4 PLANEJAMENTO DA ATIVIDADE ACADÊMICA Calendário acadêmico (151) Calendário das atividades de ensino dos cursos de graduação (276) Processo de encaminhamento da minuta da resolução do calendário de graduação (612) Proposta de calendário de atividades de ensino dos cursos de graduação (278) Até aprovação apenas o original (Resolução). Processo vai para a Câmara de Graduação, após para reunião do CEPE e se aprovado vai para o Gabinete fazer a Resolução que vai para o site. (Processo arquivado na DAG). Minuta da Resolução da proposta de calendário escolar. Na Unidade até aprovação do calendário. Eletronico "J".

10 Temporalidade dos s (Geral) Pág. 010 / PROGRAD (PRÓREITORIA DE GRADUAÇÃO) C.Custo: DIVISAO DE APOIO TECNICO (DAT) 3 ENSINO GRADUAÇÃO Subfunção: 5 VIDA ACADÊMICA DOS ALUNOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Registro Acadêmico (157) Agenda das ações a serem desenvolvidas ou já executadas (789) Caderno de anotações para processamento da prévia da matrícula dos alunos no curso de graduação (536) Quadro de oferta de vagas por curso e série/semestre (528) Quadro de sugestão de horário de aula dos estudantes retidos nos currículos das séries desativadas (280) 60 meses 3 meses Na Unidade até o processamento ou até desvinculação do aluno (exceto por casos de desistência do aluno) enquanto perdurar a situação. Vai para pasta do aluno na DAG. A consulta é diária na fase do processamento, depois é anual. Não definiu ainda o tempo de guarda. Relatório de alunos que não renovaram a matrícula (579) Guarda por 02 anos, até processar o do próximo ano. em papel, preservar no. Relatório de análise curricular dos estudantes retidos no curso de graduação (307) 3 meses Relatório de atualização geral de dados acadêmicos de alunos (506) Relatório de composição do aluno por curso/série de prématrícula (581) Na Unidade até o processamento. Produz relatório, analisa os dados, atualiza no sistema e envia o relatório para a Divisão de Matrícula e Documentação, onde é eliminado em papel, após 0. no.

11 Temporalidade dos s (Geral) Pág. 011 / PROGRAD (PRÓREITORIA DE GRADUAÇÃO) C.Custo: DIVISAO DE APOIO TECNICO (DAT) 3 ENSINO GRADUAÇÃO Subfunção: 5 VIDA ACADÊMICA DOS ALUNOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Registro Acadêmico (157) Relatório de conferência de cancelamento de matrícula (art.43) dos alunos no curso de graduação (582) Relatório de matriculados por série e centro dos alunos no curso de graduação (589) Relatório de opção de habilitação (591) Relatório de verificação de currículo de prématrícula dos alunos no curso de graduação (594) Relatório estatístico de alunos matriculados por série e sexo no curso de graduação (577) Relatório estatístico de alunos por série para definição de vagas (524) Relatório estatístico de forma de ingresso no curso de graduação (630) Na Unidade até o processamento. Art.43 do Regimento da UEL (cancelamento de matrícula do estudante reprovado por nota e falta em todas as disicplinas matriculado no ano letivo). Envia para a Divisão de Matrícula e Documentação. Guarda por 01(um) ano, salva na rede da UEL (J:). em papel, preservar no. s acumulados até 2000 em papel, as antigas estão sendo digitalizadas. na Divisão de Apoio Técnico. Não imprime salva no J. Os dados estão no sitema da PROGRAD, imprime relatórios para conferências e elimina em papel, preserva no. Na Unidade até o processamento. Analisa os dados, atualiza no sistema e envia o relatório para a Divisão de Matrícula e Documentação (Marilda elimina). (Fica na DAT para controle a cópia que o colegiado analisa dos estudantes retidos na série desativada). Elimina em papel, preserva no Sistema UEL. s acumulados até 2000 em papel, estão sendo digitalizados. A partir de 2001 preservar na Divisão de Apoio Técnico eletrônico no "J". Não imprime. Imprime um e elimina após. Os documentos de 1985 a 2007 estão arquivados em pastas na DAT, estão sendo digitalizados. De 2008 em diante estão no arquivo eletrônico "J" e imprime quando necessário.

12 Temporalidade dos s (Geral) Pág. 012 / PROGRAD (PRÓREITORIA DE GRADUAÇÃO) C.Custo: DIVISAO DE APOIO TECNICO (DAT) 3 ENSINO GRADUAÇÃO Subfunção: 5 VIDA ACADÊMICA DOS ALUNOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Registro Acadêmico (157) Relatório estatístico de ingressantes matriculados no vestibular (566) Relatório estatístico de matriculados por sexo e ano de ingresso no curso de graduação (286) Relatório estatístico de matriculados por série (pré matrícula) dos alunos no curso de graduação (302) Relatório estatístico de matriculados por série/turno dos alunos no curso de graduação (287) Relatório estatístico de renovação de matrícula no curso de graduação (598) Relatório geral de estudantes por curso, turno e nome (586) Relatórios por sexo e cota por convocação dos alunos no curso de graduação (300) Termo de compromisso de alunos em séries desativadas (517) s acumulados de , estão sendo digitalizados na Prograd. na Divisão de Apoio Técnico no eletrônico "J". No papel anterior a Em papel anterior a Preservado no eletrônico "J". Na Unidade até o processamento. Analisa os dados, processa e envia o relatório para a Divisão de Matrícula e Documentação (Marilda elimina). Elimina em papel, preserva no Sistema UEL. s acumulados até 2000 em papel, estão sendo digitalizados. na Divisão de Apoio Técnico no eletrônico "J". Não imprime. Guarda por 0 até processsar o relatório do próximo ano. Elimina em papel, preserva no. A partir de 2008 os relatórios estão na Divisão de Apoio Técnico no eletrônico "J". No LM estão os antigos até 2007 (não consultam mais devido a distância). Poderão futuramente ser transferidos ao Arquivo Permanente do SAUEL. em papel, preservar no. Na Unidade até o processamento. e no Intermediário 0 após o término do vínculo. Arquivado na pasta do aluno na Divisão de Arquivo Geral.

13 Temporalidade dos s (Geral) Pág. 013 / PROGRAD (PRÓREITORIA DE GRADUAÇÃO) C.Custo: DIVISAO DE APOIO TECNICO (DAT) 3 ENSINO GRADUAÇÃO Subfunção: 5 VIDA ACADÊMICA DOS ALUNOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Transferência (159) Quadro de oferta de vagas por curso e série/semestre (528) Relatório estatístico de alunos por série para definição de vagas (524) Imprime um e elimina após 2 anos, mas preserva o eletrônico no J. Imprime um e elimina após. Ingresso (161) Relatório de conferência dos dados do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) (596) Relatório de estudantes em situação regular junto ao ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) (595) Pretende futuramente digitalizar na PROGRAD. Na tabela não explica quais são os dados do ENADE cód. 131, p. 20. Subfunção: 7 CENSO PARA O INEP (INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA) Censo para o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísi (169) Relatórios de conferência dos alunos da UEL para o Censo no curso de graduação 10 anos A consulta é mais frequente no primeiro mes que faz, depois é esporádica. Como é novo acha que o relatório deve ser guardado pelo menos por. Após importar os dados para o MEC o sistema gera um recibo que é anexado no relatório.

14 Temporalidade dos s (Geral) Pág. 014 / PROGRAD (PRÓREITORIA DE GRADUAÇÃO) C.Custo: DIVISAO DE APOIO TECNICO (DAT) 7 GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Subfunção: 3 EXPEDIENTE DE PESSOAL IRC índice de Referência de Contratação Ofícos de encaminhamento do IRC(Índice de Referência de Contratação) para o colegiado Planilha de definição de carga horária de estágio e/ou trabalho de conclusão de curso para IRC Relatório de carga horária para Índice de Referência de Contratação 60 meses 36 meses 36 meses Guarda desde 2009 e o relatório completo tem aproximadamente pág.

15 Temporalidade dos s (Geral) Pág. 015 / PROGRAD (PRÓREITORIA DE GRADUAÇÃO) C.Custo: ASSESSORIA TECNICA (AT) 1 ORDENAMENTO LEGAL Subfunção: 2 LEGISLAÇÃO Disciplinar Discente (41) Portarias de aplicação de penalidade disciplinar (258) 20 anos Será preservado o original no Gabinete da Reitoria. Tratase de documento de caráter sigiloso. Subfunção: 3 ATOS NORMATIVOS Elaboração de Atos Normativos Livro com Pareceres Minutas de Ato Executivo (online) Minutas de Deliberação Minutas de Instrução de Serviço Minutas de Resolução Portaria Acadêmica Interna Até aprovação Até aprovação Até aprovação Até aprovação

16 Temporalidade dos s (Geral) Pág. 016 / PROGRAD (PRÓREITORIA DE GRADUAÇÃO) C.Custo: DIRETORIA DE APOIO A ACAO PEDAGOGICA (DAAP) 1 ORDENAMENTO LEGAL Subfunção: 3 ATOS NORMATIVOS Normas e Instruções (78) Minuta de resolução referente a educação especial (273) Resolução para disciplinar políticas institucionais referente à portadores de necessidades especiais Até aprovação apenas o exemplar do Gabinete da Reitoria.

17 Temporalidade dos s (Geral) Pág. 017 / PROGRAD (PRÓREITORIA DE GRADUAÇÃO) C.Custo: DIRETORIA DE APOIO A ACAO PEDAGOGICA (DAAP) 3 ENSINO GRADUAÇÃO Subfunção: 6 POLÍTICAS DE GRADUAÇÃO Comunicação e Divulgação (124) Cartilha de divulgação de acessibilidade (online) (268) Folder de divulgação de acessibilidade (267) Manual de divulgação de acessibilidade (269) Recortes de jornais com matéria sobre o PROENE (atual NAC) (347) Deverá ser preservada uma cópia de cada edição. Deverá ser preservada uma cópia de cada edição. As informações serão preservadas na cartilha. Não são mais elaborado. Educação Especial (66) Agenda do Núcleo de Acessibilidade (309) Ata de Reuniões do Núcleo de Acessibilidade (NAC) (308) Dossiê do aluno acompanhado pelo Núcleo de Acessibilidade (NAC) (346) Formulário de solicitação para atendimento educacional especializado indeferida (265) Ofícios e correspondências interna relacionados à educação especial (266) Portaria de nomeação de membros do CODE, PROENE e NAC (355) Relatórios anuais dos atendimentos do CODE, PROENE e NAC sobre o programa e as condições dos discentes (274) 1 Até conclusão do curso 2 anos Os documentos são de caráter sigiloso. Os documentos são de caráter sigiloso. Constam este dossiê: Atestado; Solicitação do aluno; Ofícios relativos ao aluno; Relato do atendimento. até o processamento. apenas o original existente no Gabinete da Reitoria.

18 Temporalidade dos s (Geral) Pág. 018 / PROGRAD (PRÓREITORIA DE GRADUAÇÃO) C.Custo: DIVISAO DE COLEGIADO DE CURSOS E CURRICULOS (DCCC) 3 ENSINO GRADUAÇÃO Subfunção: 2 CONCEPÇÃO, ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DOS CURSOS Colegiados (24) Ato executivo referente as eleições para colegiado de cursos de graduação (625) Planilha do IRC docente para colegiado dos cursos (online) (343) Processo de eleições intermediárias (626) Processo do resultado das eleições para colegiado de cursos de graduação (628) apenas o original em papel na SGOCS. Sempre que houver alteração preservar a cópia anterior. Constam neste processo: Ofício; Ordem de serviço; Resultado das eleições; (preservar) Ata; (preservar) Lista de presença; Portaria; Ato executivo (preservar os originais na SGOCS). Serão preservados apenas os resultados das eleições e as atas. durante o mandato do Colegiado. Compoem este processo: Ofício; Portaria; Ato executivo; (preservar o original na SGOCS) Atas das eleições; preservar); Lista de presença; Resultado das eleições; Ordem de serviço. Serão preservados apenas as atas, o resultado das eleições e o ato executivo apenas o original na SGOCS. Criação de cursos. Conversão de cursos. (170) Catálogo dos cursos de graduação (online) Processo de reconhecimento e renovação de curso Até aprovação Volume encadernado Deverão ser preservados um exemplar de cada catálogo impresso até o processo original na PROGRAD. Projeto prdagógico dos cursos (150) Projeto referente a criação/reformulação de cursos (627) 1

19 Temporalidade dos s (Geral) Pág. 019 / PROGRAD (PRÓREITORIA DE GRADUAÇÃO) C.Custo: DIVISAO DE COLEGIADO DE CURSOS E CURRICULOS (DCCC) 3 ENSINO GRADUAÇÃO Subfunção: 3 PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR Disciplinas: programas didáticos (155) Formulário de oferta de disciplina especial programada (327) Formulário de oferta de disciplinas especiais (328) Formulário de oferta de disciplinas optativas (329) Processo de aproveitamento de estudos deferidos e indeferidos (equivalência) (357) Processo requerendo aproveitamento de carga horária de disciplina (356) Programa de disciplina e plano de atividades acadêmicas (344) Até conclusão do curso 10 anos 10 anos o original no meio eletrônico e também a cópia digitalizada com as anotações. Toda informação que constar no histórico escolar deve ter comprovação. Os documentos em papel produzidos até 2002 deverão ser preservados. Subfunção: 5 VIDA ACADÊMICA DOS ALUNOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Ingresso (161) Editais de transferência externa dos candidatos (deferidas e indeferidas) (521) Relatório de transferência externa (COPS) (529) Os editais foram encadernados até o ano de 2005 junto com outros editais da PROGRAD e deverão ser preservados.

20 Temporalidade dos s (Geral) Pág. 020 / PROGRAD (PRÓREITORIA DE GRADUAÇÃO) C.Custo: DIVISAO CENTRAL DE ESTAGIOS E INTERCÂMBIOS (DCEI) 3 ENSINO GRADUAÇÃO Subfunção: 5 VIDA ACADÊMICA DOS ALUNOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Monitorias. Estágios não obrigatórios. Programas de iniciação a docência (52) Cartilha com informações e procedimentos de intercâmbio acadêmico/mobilidade acadêmica (online) (419) Cartilha sobre Lei do Estágio (363) Certificado de conclusão de estágio de graduação e ensino médio Controle de frequência de estagiários (ensino médio, profissionalizante, bolsa do SEAP e graduação) (367) Ficha de atualização de endereços para estudantes PEC G (325) Informações e procedimentos de Intercâmbio acadêmico (online) (426) Listagem das universidades conveniadas para mobilidade acadêmica e intercâmbio (online) (427) Manual do estagiário (online) (369) Pedido de visto PECG (Programa de Ensino de Estudantes de Graduação) (434) Processo de bolsa de estágio de ensino médio (372) Até conclusão do curso Devolver cópias em papel. Entregue ao solicitante. Pasta do estudante na DAG. Site da ARI enquanto durar o convênio. Enquanto vigente atualizar quando necessário. Pasta do estudante na DAG. Constam neste processo: Plano de estágio; Termo de compromisso; Comprovante de matrícula; Relatório final. Processo de bolsa de estágio não obrigatório de graduação (373) Constam neste processo: Plano de estágio; Termo de compromisso; Termo aditivo do plano de estágio; Plano aditivo de estágio (quando houver aumento de carga horária ou prorrogação); Cópia da apólice de seguro; Relatório final. Processo de convênio de graduação de mobilidade acadêmica (430) 10 anos

21 Temporalidade dos s (Geral) Pág. 021 / PROGRAD (PRÓREITORIA DE GRADUAÇÃO) C.Custo: DIVISAO CENTRAL DE ESTAGIOS E INTERCÂMBIOS (DCEI) 3 ENSINO GRADUAÇÃO Subfunção: 5 VIDA ACADÊMICA DOS ALUNOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Monitorias. Estágios não obrigatórios. Programas de iniciação a docência (52) Processo de estágio curricular não obrigatório (374) Processo de estágio de outras IES (376) Processo de estágio no exterior (recebendo e enviando aluno) (418) Constam neste processo: Plano de estágio; Termo de compromisso; Termo aditivo do plano de estágio; Plano aditivo de estágio (quando houver aumento de carga horária ou prorrogação); Cópia da apólice de seguro; Relatório semestral de atividades; Relatório final; Em alguns casos, carta de cancelamento de estágio (quando for o caso). Constam neste processo: Plano de estágio de outras IES; Termo de compromisso de outras IES; Carta de apresentação da Universidade de origem; Comprovante de matrícula em outras IES; Relatório final; Declaração (caso solicitado). Antes de 2006 era feito certificado e não declaração. os processos dos alunos da UEL e eliminar alunos de fora. Constam neste processo: Plano de estágio Requerimento de estágio no exterior Cópia do passaporte Seguro internacional Carta de encaminhamento/carta de aceite (traduzida)

22 Temporalidade dos s (Geral) Pág. 022 / PROGRAD (PRÓREITORIA DE GRADUAÇÃO) C.Custo: DIVISAO CENTRAL DE ESTAGIOS E INTERCÂMBIOS (DCEI) 3 ENSINO GRADUAÇÃO Subfunção: 5 VIDA ACADÊMICA DOS ALUNOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Monitorias. Estágios não obrigatórios. Programas de iniciação a docência (52) Processo de intercâmbio internacional de alunos de graduação e de outras IES (368) Processo de mobilidade acadêmica de alunos de graduação da UEL e de outras IES (417) Processo de solicitação de certificado de orientador (370) Processo referente a resolução de mobilidade acadêmica (431) Processo referente à convênio para estágio de graduação (379) Processo referente à termo aditivo de convênio para estágio de graduação (385) Regulamento de estágio dos cursos de graduação (online no formato de Resolução) (377) Relatório de pagamento de bolsistas de graduação, ensino médio e profissionalizante (SEAP) (380) Resolução de estágio (online) (617) Termo de compromisso do estágio curricular obrigatório (383) 6 meses Até conclusão do curso Constam neste processo: Alterações contratuais de estudos originalmente propostosestudante da UEL; Requerimento de intercâmbio;grade curricular de destino ou de origem; Cópia do convênio feito pela ARI/PROGRAD; Histórico escolar do aluno; Relatório de situação acadêmica; Comprovante de matrícula; Carta de apresentação traduzida e original/carta de aceite; Cópia de apólice de seguro internacional Constam neste processo: Alterações contratuais de estudos originalmente propostosestudante da UEL ; Requerimento de mobilidade; Grade curricular de destino ou de origem; Cópia do convênio feito pela PROGRAD; Histórico escolar do aluno; Relatório de situação acadêmica; Comprovante de matrícula; Carta de apresentação/carta de aceite; Cópia de apólice de seguro; Cópia de CPF e RG; Cópia de resolução Encaminhar para o Colegiado de Curso para análise aqueles que apresentarem importância visando a preservação. apenas o original da SGOCS. As informações estão no site do SEAP/estágio. Não eliminar se houver ação judicial

23 Temporalidade dos s (Geral) Pág. 023 / PROGRAD (PRÓREITORIA DE GRADUAÇÃO) C.Custo: DIVISÃO DE POLÍTICAS DE GRADUAÇÃO (DPG) 3 ENSINO GRADUAÇÃO Subfunção: 2 CONCEPÇÃO, ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DOS CURSOS Criação de cursos. Conversão de cursos. (170) Termo de convênio de curso à distância de Pedagogia (620) 20 anos Subfunção: 3 PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR Disciplinas: programas didáticos (155) Processo de AAC de cursos e eventos (445) Processo referente ao programa de formação complementar no Ensino de Graduação (477) Processo requerendo aproveitamento de participação em projetos/programas para fins de AAC (484) Compoem este processo: Projeto (arquivo em pdf); Relatório anual e final; Inclusão de alunos; Inclusão de professores. Até julho de 2012 em papel.descartar apenas a inclusão de alunos. Subfunção: 5 VIDA ACADÊMICA DOS ALUNOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Monitorias. Estágios não obrigatórios. Programas de iniciação a docência (52) Formulário com informações sobre monitores acadêmicos selecionados (443) Programa de iniciação à docência Relatório de atividades e termo de compromisso de monitoria (online) (454) 2 anos Compoem este programa: Projeto; Inclusão de docentes; Inclusão de discentes; Relatórios.

24 Temporalidade dos s (Geral) Pág. 024 / PROGRAD (PRÓREITORIA DE GRADUAÇÃO) C.Custo: DIVISÃO DE POLÍTICAS DE GRADUAÇÃO (DPG) 3 ENSINO GRADUAÇÃO Subfunção: 6 POLÍTICAS DE GRADUAÇÃO Aluno Indígena/Cotista (166) Ata de reunião da CUIA (online) (469) Carta de recomendação do Cacique (470) Quadro de evolução dos cursos de graduação da UEL (online) (472) Quadro de inscritos e distribuição de vagas por cotavestibular (online) (475) Quadro do resultado acadêmico por cota de matrícula (online) (488) Relatório da comissão permanente de acompanhamento e de avaliação da implantação da política de cotas (478) Relatório de acompanhamento com dados dos discentes cotistas (online) (479) Relatório do vestibular dos povos indígenas no Paraná (482) Relatório e ata de homologação de matrícula cota cor de pele (online) (480) Até aprovação cada edição. cada edição. cada edição. cada edição. cada edição. cada edição. o relatório eletrônico e ata em papel na pasta do aluno. Projeto prdagógico dos cursos (150) Processo de projeto de pesquisa em ensino (online) (437) Relatório final dos estudantes como colaboradores e bolsistas referente a participação em projeto de ensino (460) Compoem este processo: Projeto; Inclusão de estudante; Inclusão de docente; Relatório parcial e final; Pedido de prorrogação de prazo. Até junho/2012 era processo. os documentos exceto a inclusão de estudante.

25 Temporalidade dos s (Geral) Pág. 025 / PROGRAD (PRÓREITORIA DE GRADUAÇÃO) C.Custo: DIVISÃO DE POLÍTICAS DE GRADUAÇÃO (DPG) 3 ENSINO GRADUAÇÃO Subfunção: 6 POLÍTICAS DE GRADUAÇÃO Bolsas (20) Processo de bolsa de inclusão social (476) Relatório de pagamento de bolsistas (bolsa UEL e inclusão social) (618) Termo de compromisso e formulário de indicação de bolsista (440) Termo de compromisso e pedido de cancelamento e/ou substituição de estudantes bolsistas de projeto de pesquisa em ensino (439) o papel porque as informações estão no sistema. o papel porque as informações estão no sistema. FAEPE (178) Processo com termo de concessão de aceitação de apoio ao financiamento Programa de Formação Complementar no Ensino e Projeto de Pesquisa em Ensino (FAEPE) (361) Processo com termo de concessão e aceitação de apoio ao financiamento consolidação dos cursos de graduação (360) 20 anos 20 anos

26 Temporalidade dos s (Geral) Pág. 026 / PROGRAD (PRÓREITORIA DE GRADUAÇÃO) C.Custo: DIVISAO DE MATRICULAS E DOCUMENTAÇÃO (DMD) 3 ENSINO GRADUAÇÃO Subfunção: 3 PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR Disciplinas: programas didáticos (155) Edital de resultado de disciplina eletiva (online) (316) Edital de resultado de disciplina especial (317) Edital de resultado de disciplina optativa (318) Edital de resultado de disciplina programada (online) (319) Ofício de encaminhamento e Lista de estudantes de disciplina especial (334) Requerimento de cancelamento de disciplinas especiais/optativas/programadas/eletivas (353) Requerimentos de disciplinas eletivas, especiais, programadas e optativas (354) Passou a ser online a partir de 2000 e arquivado uma cópia impressa para uso interno. Passou a ser online a partir de 2000 e arquivado uma cópia impressa para uso interno. Passou a ser online a partir de 2000 e arquivado uma cópia impressa para uso interno. Passou a ser online a partir de 2000 e arquivado uma cópia impressa para uso interno. Quando estiver fora do prazo abrese processo.

27 Temporalidade dos s (Geral) Pág. 027 / PROGRAD (PRÓREITORIA DE GRADUAÇÃO) C.Custo: DIVISAO DE MATRICULAS E DOCUMENTAÇÃO (DMD) 3 ENSINO GRADUAÇÃO Subfunção: 5 VIDA ACADÊMICA DOS ALUNOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Registro Acadêmico (157) Comprovante de registro e encaminhamento de documento (544) Documentação de estudantes da Universidade Aberta do Brasil UAB Edital de ajuste do crédito (551) Edital de resultado de avaliação (554) Edital de resultado de rematrículas deferidas (553) Edital de resultado de rematrículas indeferidas (552) Ficha de homologação de matrícula para optantes cor de pele (557) Guias de correspondências Memorando interno recebidos e enviados sobre matrículas e procedimentos administrativos (639) Ofícios recebidos e emitidos da Divisão de Matrícula e Documentação Discente Processo de cancelamento de matrícula (567) Processo de permuta de turno (505) Processo de recurso do cancelamento de matrícula (568) Processo de rematrícula (569) Processo de renovação de matrícula fora de prazo (570) Processo de trancamento de matrícula (571) Até conclusão do curso Até conclusão do curso 2 anos Até conclusão do curso Volume encadernado Volume encadernado Volume encadernado Volume encadernado Documentação de estudantes da Universidade Aberta do Brasil UAB Todos os editais da PROGRAD são encadernados. Arquivado na DAA. aqueles que dizem respeito a vida acadêmica do aluno. Constam neste processo: Requerimento e relatório de rematrícula habilitação prazos. Relatório de alunos ativos com nome e RG iguais (573) Relatório de alunos ativos com nome e RG iguais comparados com os desistentes (574) Relatório de alunos ativos por vestibular (576) Relatório de alunos por tipo de cota (578) Relatório de candidatos matriculados ou não matriculados (580)

Temporalidade dos Documentos (Aprovado)

Temporalidade dos Documentos (Aprovado) Temporalidade dos s (Aprovado) Pág. 001 / 013 24 PROPPG (PRÓREITORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO) C.Custo: 30100 DIVISAO DE PROJETOS DE PESQUISA (DPP) 5 PESQUISA Subfunção: 2 PROJETO DE PESQUISA Cadastro

Leia mais

TABELA DE TEMPORALIDADE E DESTINAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO RELATIVOS ÀS ATIVIDADES-FIM DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR (IFES)

TABELA DE TEMPORALIDADE E DESTINAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO RELATIVOS ÀS ATIVIDADES-FIM DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR (IFES) TABELA DE TEMPORALIDADE E DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO RELATIVOS ÀS ATIVIDADES-FIM DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR (IFES) 100 ENSINO SUPERIOR 110 Normatização. Regulamentação Enquanto vigora -

Leia mais

TABELA DE TEMPORALIDADE E DESTINAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO RELATIVOS ÀS ATIVIDADES-FIM DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR - IFES

TABELA DE TEMPORALIDADE E DESTINAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO RELATIVOS ÀS ATIVIDADES-FIM DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR - IFES TABELA DE TEMPORALIDADE E DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO RELATIVOS ÀS ATIVIDADES-FIM DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR - IFES 100 ENSINO SUPERIOR 110 Normatização. Regulamentação Enquanto vigora -

Leia mais

FONTE: SIGA - TABELA DE TEMPORALIDADE E DESTINAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO RELATIVOS ÀS ATIVIDADES-FIM DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR

FONTE: SIGA - TABELA DE TEMPORALIDADE E DESTINAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO RELATIVOS ÀS ATIVIDADES-FIM DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR 1 FONTE: SIGA - TABELA DE TEMPORALIDADE E DESTINAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO RELATIVOS ÀS ATIVIDADES-FIM DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR CORRENTE 100 ENSINO SUPERIOR 110 Normatização. Regulamentação

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 044/2015, DE 13 DE ABRIL DE 2015 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG

RESOLUÇÃO Nº 044/2015, DE 13 DE ABRIL DE 2015 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG RESOLUÇÃO Nº 044/2015, DE 13 DE ABRIL DE 2015 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG O Conselho Universitário da UNIFAL-MG, no uso de suas atribuições regimentais e estatutárias,

Leia mais

*ESPECIALIZAÇÃO EM REDES DE COMPUTADORES E COMUNICAÇÃO DE DADOS - ANEXO I

*ESPECIALIZAÇÃO EM REDES DE COMPUTADORES E COMUNICAÇÃO DE DADOS - ANEXO I PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 055/2015 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO da UNIVERSIDADE ESTADUAL

Leia mais

TABELA DE TEMPORALIDADE DE DOCUMENTOS DAS ATIVIDADES-FIM DO PODER EXECUTIVO DO ESTADO DE MATO GROSSO

TABELA DE TEMPORALIDADE DE DOCUMENTOS DAS ATIVIDADES-FIM DO PODER EXECUTIVO DO ESTADO DE MATO GROSSO TABELA DE TEMPORALIDADE DE DOCUMENTOS DAS ATIVIDADES-FIM DO PODER EXECUTIVO DO ESTADO DE MATO GROSSO CLASSE: 500 - EDUCAÇÃO, ENSINO E PESQUISA CÓD. ASSUNTO PRAZOS DE GUARDA DESTINAÇÃO OBSERVAÇÕES ARQUIVO

Leia mais

TRANSFERÊNCIA EXTERNA PARA O 1º SEMESTRE DE 2014 (Isento de Taxa) INSCRIÇÕES DE 20/08/13 a 14/03/14 PARA TRÂMITE EM 2014/1

TRANSFERÊNCIA EXTERNA PARA O 1º SEMESTRE DE 2014 (Isento de Taxa) INSCRIÇÕES DE 20/08/13 a 14/03/14 PARA TRÂMITE EM 2014/1 TRANSFERÊNCIA EXTERNA PARA O 1º SEMESTRE DE 2014 (Isento de Taxa) INSCRIÇÕES DE 20/08/13 a 14/03/14 PARA TRÂMITE EM 2014/1 Informativo GR nº 01/14 ATENÇÃO! ESTE INFORMATIVO CONTÉM TODAS AS ORIENTAÇÕES

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA DECANATO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DPP DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO DIRP

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA DECANATO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DPP DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO DIRP UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA DECANATO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DPP DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO DIRP ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE CURSOS NOVOS (APCN) NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROFESSORA

Leia mais

Planos de Classificação de Documentos Atividades - Fim Atividades

Planos de Classificação de Documentos Atividades - Fim Atividades Anexo II Planos de Classificação de Documentos Atividades - Fim Atividades 100 GRADUAÇÃO 110 Políticas e Planejamento de Cursos REUNI 111 Fomentação e Implementação de Política de Ensino política de implementação

Leia mais

Esboço do Plano de Classificação (Geral)

Esboço do Plano de Classificação (Geral) Pág. 001 / 019 1. ORDENAMENTO LEGAL 1.2. Legislação 1.2.41. Disciplinar - Discente 1.2.41.258. Portarias de aplicação de penalidade disciplinar 1.2.78. Normas e Instruções 1.2.78.832. Instrução de serviço

Leia mais

Fase. Tempo Necessário. b - Material gráfico (cartaz, folder, catálogo) Tempo Necessário. Tempo Necessário

Fase. Tempo Necessário. b - Material gráfico (cartaz, folder, catálogo) Tempo Necessário. Tempo Necessário 4-0 FORMAÇÃO, APERFEIÇOAMENTO, ESPECIALIZAÇÃO 4-1 CURSOS 4-1a Cursos a - Comunicados e informes - Avisos aos instrutores. 4-1b Cursos b - Material gráfico (cartaz, folder, catálogo) - Um exemplar deve

Leia mais

Total (F. corrente + intermediária) 4 - FORMAÇÃO, APERFEIÇOAMENTO, ESPECIALIZAÇÃO 4-1 - CURSOS

Total (F. corrente + intermediária) 4 - FORMAÇÃO, APERFEIÇOAMENTO, ESPECIALIZAÇÃO 4-1 - CURSOS 4 - FORMAÇÃO, APERFEIÇOAMENTO, ESPECIALIZAÇÃO 4-1 - CURSOS A) - Comunicados e informes B) - Material gráfico (cartaz, folder, catálogo) C) - Mala direta (formulário para o cadastro de interessados) D)

Leia mais

E D I T A L. 1º Para os casos de transferência externa serão aceitas, apenas, as inscrições para áreas afins.

E D I T A L. 1º Para os casos de transferência externa serão aceitas, apenas, as inscrições para áreas afins. EDITAL NRCA-SJP N.º 09/2015 DISPÕE SOBRE OS PROCESSOS DE INGRESSO POR TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE FAE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS. O Coordenador do Núcleo

Leia mais

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2015. Aprovado na 856ª sessão do CEPE, em 07/11/2014

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2015. Aprovado na 856ª sessão do CEPE, em 07/11/2014 JANEIRO 01/01/2015 Feriado FERIADO: Confraternização Universal, feriado nacional. 07/01/2015 Coordenações de curso de - modalidades 08/01/2015 a 15/01/2015 Coordenações de cursos de - modalidades 16/01/2015

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 095/2014 PROGRAMA

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 095/2014 PROGRAMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 095/2014 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO da UNIVERSIDADE ESTADUAL

Leia mais

PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO A Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos foi elaborada utilizando-se o critério ESTRUTURAL, isto é, as classes correspondem a estrutura da organização setores, divisões,

Leia mais

INSTRUÇÕES GERAIS DE ADMISSÃO COMO ALUNO ESPECIAL PÓS-GRADUAÇÃO

INSTRUÇÕES GERAIS DE ADMISSÃO COMO ALUNO ESPECIAL PÓS-GRADUAÇÃO Universidade de Brasília - UnB Diretoria de Administração Acadêmica - DAA 1. Definição INSTRUÇÕES GERAIS DE ADMISSÃO COMO ALUNO ESPECIAL PÓS-GRADUAÇÃO Forma pela qual a UnB admite o ingresso de aluno interessado

Leia mais

INFORME DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

INFORME DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS INFORME DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE A Direção Geral da Faculdade Independente do Nordeste, com vistas à chamada para seleção de alunos para o Programa Ciência

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 74/2011

RESOLUÇÃO Nº 74/2011 Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão RESOLUÇÃO Nº 74/2011 DÁ NOVA REDAÇÃO À RESOLUÇÃO Nº 81/04 QUE TRATA DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES COMO COMPONENTE CURRICULAR DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE

Leia mais

EDITAL DE MATRÍCULA Nº 01/2015 PROEN

EDITAL DE MATRÍCULA Nº 01/2015 PROEN MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS OCIOSAS 2014 PS-PVO 2014 EDITAL DE MATRÍCULA Nº 01/2015

Leia mais

Poderão ser aceitos no programa os candidatos que obtiverem nota superior ou igual a 8 (oito), seguindo a distribuição indicada acima.

Poderão ser aceitos no programa os candidatos que obtiverem nota superior ou igual a 8 (oito), seguindo a distribuição indicada acima. INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº

Leia mais

REGIMENTO DO SETOR REGISTROS ACADÊMICOS

REGIMENTO DO SETOR REGISTROS ACADÊMICOS REGIMENTO DO SETOR REGISTROS ACADÊMICOS CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES INICIAIS DAS COMPETÊNCIAS Art. 1º O Setor de Registros Acadêmicos - SRA é o órgão que operacionaliza todas as atividades ligadas à vida

Leia mais

Bonsucesso/Campo Grande: de 2ª a 6ª, das 8h30 às 20h30; sábado, das 9h às 13h.

Bonsucesso/Campo Grande: de 2ª a 6ª, das 8h30 às 20h30; sábado, das 9h às 13h. SECRETARIA GERAL/PROTOCOLO ONLINE Horário de Atendimento: Bonsucesso/Campo Grande: de 2ª a 6ª, das 8h30 às 20h30; sábado, das 9h às 13h. Bangu/Jacarepaguá: de 2ª a 6ª, das 16h às 21h. Telefone: atendimento

Leia mais

O Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural PADR/UFRPE abre seleção para vagas de aluno especial 2015.

O Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural PADR/UFRPE abre seleção para vagas de aluno especial 2015. O Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural PADR/UFRPE abre seleção para vagas de aluno especial 2015.1, como segue: 1 INSCRIÇÃO 1.1. O período, procedimento e local das inscrições:

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR DA FACULDADE DE ENGENHARIA. Capítulo I Disposições Preliminares

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR DA FACULDADE DE ENGENHARIA. Capítulo I Disposições Preliminares REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR DA FACULDADE DE ENGENHARIA Disciplina as atividades complementares de integralização curricular, para os alunos da Faculdade de Engenharia,

Leia mais

Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - POLO UEL

Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - POLO UEL Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - POLO UEL EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEL Nº 048/2013 PROCESSO SELETIVO DE

Leia mais

SECRETARIA GERAL/PROTOCOLO ONLINE

SECRETARIA GERAL/PROTOCOLO ONLINE Horário de Atendimento: SECRETARIA GERAL/PROTOCOLO ONLINE Bonsucesso/Campo Grande: de 2ª a 6ª, das 8h30 às 20h30; sábado, das 9h às 13h. Bangu/Jacarepaguá: de 2ª a 6ª, das 16h às 21h. Telefone: atendimento

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais

Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais Faculdade de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia

Leia mais

Edital de Aproveitamento de Estudos e Diplomas de Curso Normal Superior e Pedagogia com habilitação em Supervisão e Orientação

Edital de Aproveitamento de Estudos e Diplomas de Curso Normal Superior e Pedagogia com habilitação em Supervisão e Orientação EDITAL n. 06.2012 - FAEL- EAD, 30 de maio de 2012 Edital de Aproveitamento de Estudos e Diplomas de Curso Normal Superior e Pedagogia com habilitação em Supervisão e Orientação A Faculdade Educacional

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA/FUNDAÇÃO UNITINS/GRE/N 004/2012.

INSTRUÇÃO NORMATIVA/FUNDAÇÃO UNITINS/GRE/N 004/2012. INSTRUÇÃO NORMATIVA/FUNDAÇÃO UNITINS/GRE/N 004/2012. Normatiza, no âmbito da Pró- Reitoria de Graduação, o aproveitamento de estudos para os Cursos de Graduação da Unitins. O REITOR DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE

Leia mais

PROFMAT - Programa de Mestrado Profissional em Matemática. Regimento. Coordenação do ensino de matemática nas escolas;

PROFMAT - Programa de Mestrado Profissional em Matemática. Regimento. Coordenação do ensino de matemática nas escolas; Capítulo I Objetivos Regimento Artigo 1º - O Objetivo do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional é proporcionar ao aluno formação matemática aprofundada, relevante ao exercício

Leia mais

PEC-PG CNPq e CAPES. 8. Recomendações

PEC-PG CNPq e CAPES. 8. Recomendações PEC-PG CNPq e CAPES 8. Recomendações a) O Estudante-Convênio deverá matricular-se no primeiro semestre letivo do ano imediatamente subseqüente ao que se candidatou ao PEC-PG. Poderá, no entanto, ser concedida

Leia mais

Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP

Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP 1.INTRODUÇAO...... 3 2.ONDE CONSEGUIR INFORMAÇÔES?... 4 Normas USP... 4 Site EACH...4 Sistema de atendimento da Comissão de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA UNILA CONSELHO UNIVERSITÁRIO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA UNILA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO CONSUN Nº 029 DE 1º DE OUTUBRO DE 2014 Aprova as Diretrizes da Política de Mobilidade Acadêmica da Universidade Federal da Integra ção Latino-Americana UNILA. O Conselho Universitário da Universidade

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM 063/2014 CURSOS

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM 063/2014 CURSOS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM 063/2014 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO da UNIVERSIDADE ESTADUAL DE

Leia mais

EDITAL Nº 052/2011-GRE

EDITAL Nº 052/2011-GRE GABINETE DA REITORIA EDITAL Nº 052/2011-GRE CONVOCA CANDIDATO APROVADO NO 1º PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO/ 2010, PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE DA UNIOESTE, POR PRAZO DETERMINA- DO, EM REGIME ESPECIAL,

Leia mais

EDITAL Nº 111/2015 (EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UNEB) Referente ao Aviso Nº 084/2015, publicado no D.O.E. de 17.10.2015

EDITAL Nº 111/2015 (EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UNEB) Referente ao Aviso Nº 084/2015, publicado no D.O.E. de 17.10.2015 EDITAL Nº 111/2015 (EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UNEB) Referente ao Aviso Nº 084/2015, publicado no D.O.E. de 17.10.2015 O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO - ANEXOS - ANEXO I - PROCEDIMENTOS PARA CAPACITAÇÃO INTERNA DO REQUERIMENTO Art. 1º - A capacitação interna poderá ser proposta pela Reitoria, Pró-Reitorias ou Diretorias

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Aprovado pelo Colegiado de curso em agosto de 2010

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Aprovado pelo Colegiado de curso em agosto de 2010 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Aprovado pelo Colegiado de curso em agosto de 2010 Artigo 1º. Este Regulamento define, no âmbito dos Cursos da Faculdade Teológica Batista de São Paulo, as Atividades

Leia mais

FACULDADE INESP ESCOLA TÉCNICA

FACULDADE INESP ESCOLA TÉCNICA FACULDADE INESP ESCOLA TÉCNICA MANUAL DO ALUNO 2011 EDITAL DE MATRÍCULA A Direção da Escola Técnica INESP comunica aos interessados que as matrículas para os Cursos Técnico em Edificações, Técnico em Gerência

Leia mais

MOBILIDADE ACADÊMICA/ANDIFES 2016.1

MOBILIDADE ACADÊMICA/ANDIFES 2016.1 MOBILIDADE ACADÊMICA/ANDIFES 2016.1 Comunicamos a todos os acadêmicos da UNIR interessados em cursar ou renovar a Mobilidade para o primeiro semestre de 2016 em outra IFES, e, aos acadêmicos de outras

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Em conformidade com a Resolução CNE/CES n 1, de 08 de Junho de 2007 e o Regimento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Aprovado pelo Parecer CONSEPE

Leia mais

RECONHECIMENTO DE DIPLOMA DE PÓS-GRADUAÇAO DE MESTRADO E DOUTORADO OBTIDO EM INSTITUIÇÃO ESTRANGEIRA

RECONHECIMENTO DE DIPLOMA DE PÓS-GRADUAÇAO DE MESTRADO E DOUTORADO OBTIDO EM INSTITUIÇÃO ESTRANGEIRA RECONHECIMENTO DE DIPLOMA DE PÓS-GRADUAÇAO DE MESTRADO E DOUTORADO OBTIDO EM INSTITUIÇÃO ESTRANGEIRA De acordo com a Resolução Complementar nº01/2007, de 8/11/2007, Art.1º, a Universidade Federal de Minas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL (PRODER)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL (PRODER) 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL (PRODER) ADITIVO III AO EDITAL Nº 01/2013 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA

Leia mais

Centro Universitário Unieuro vestibular@unieuro.com.br

Centro Universitário Unieuro vestibular@unieuro.com.br A Comissão de Acesso ao Ensino Superior informa que estão abertas as inscrições para o 1º semestre letivo de 2016, nas seguintes modalidades: 1º Processo Seletivo Agendado Edital 21/2015 (para novos alunos)

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 44/09-CEPE

RESOLUÇÃO Nº 44/09-CEPE RESOLUÇÃO Nº 44/09-CEPE Altera a Resolução nº 58/08-CEPE que estabelece o calendário acadêmico dos cursos de graduação e ensino profissionalizante da Universidade Federal do Paraná para o ano letivo de

Leia mais

Cartilha de Instruções detalhada para Classificação - CGDA 11.02.154 de Classificação de Documentos - Atividades FIM - Anexo II

Cartilha de Instruções detalhada para Classificação - CGDA 11.02.154 de Classificação de Documentos - Atividades FIM - Anexo II Cartilha de Instruções detalhada para Classificação - CGDA 11.02.154 de Classificação de Documentos - Atividades FIM - Anexo II 100 GRADUAÇÃO PRG/Colegiados/Lato Sensu 110 Políticas e Planejamento de Cursos

Leia mais

EDITAL Nº 10/2011. Processo Seletivo AGENDADO Vestibular 2012 - Primeiro Semestre

EDITAL Nº 10/2011. Processo Seletivo AGENDADO Vestibular 2012 - Primeiro Semestre EDITAL Nº 10/2011 Processo Seletivo AGENDADO Vestibular 2012 - Primeiro Semestre tinuadoo Diretor da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba, FATEP, mantida pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES SÃO CARLOS 2014 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES 2015 Artigo 1 o : As Atividades Complementares (AC) do Curso de Graduação em Administração da Faculdade

Leia mais

EDITAL SWG 01/2011 - Bolsas Sanduíche na Graduação

EDITAL SWG 01/2011 - Bolsas Sanduíche na Graduação EDITAL SWG 01/2011 - Bolsas Sanduíche na Graduação O programa Ciência sem Fronteiras, CNPq, busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ORDEM DE SERVIÇO nº 01/2014-PROGRAD DATA: 23 de outubro de 2014. SÚMULA: Determina a normatização do processo de matrícula on-line no ano letivo de 2015, para acadêmicos veteranos,

Leia mais

R E S O L V E: I - DA TRANSFERÊNCIA EXTERNA FACULTATIVA

R E S O L V E: I - DA TRANSFERÊNCIA EXTERNA FACULTATIVA AEDA Nº. 053/REITORIA/2014 1/9 TRANSFERÊNCIA EXTERNA FACULTATIVA, TRANSFERÊNCIA INTERNA E APROVEITAMENTO DE ESTUDOS PARA O PRIMEIRO E SEGUNDO SEMESTRES LETIVOS DE 2015. O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2010/CPG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2010/CPG INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2010/CPG Estabelece procedimento para o reconhecimento e o registro de diploma de conclusão de curso de Pós-Graduação expedidos por instituições de ensino superior estrangeiras.

Leia mais

Resolução N 0 06/2010 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2011

Resolução N 0 06/2010 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2011 Universidade Federal de Campina grande CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO Resolução N 0 06/2010 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2011 O Colegiado

Leia mais

Fatec Barueri Padre Danilo José de Oliveira Ohl Diretoria

Fatec Barueri Padre Danilo José de Oliveira Ohl Diretoria Edital 051/2015 (Vagas remanescentes para mudança de curso para Comércio Exterior, Transporte Terrestre, Eventos, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão Empresarial) O Diretor da Faculdade de Tecnologia

Leia mais

FACULDADE TEOLÓGICA BATISTA DE SÃO PAULO

FACULDADE TEOLÓGICA BATISTA DE SÃO PAULO FACULDADE TEOLÓGICA BATISTA DE SÃO PAULO mantida pelo Conselho Batista de Administração Teológica e Ministerial Rua João Ramalho 466 Perdizes São Paulo / CEP 05008 001 Telefone 3879-3600 Credenciada pelo

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE FISIOTERAPIA Junho/2011 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES As atividades complementares são prática acadêmicas

Leia mais

Matrículas 1º semestre letivo de 2014

Matrículas 1º semestre letivo de 2014 EDITAL 17/2013 PRÓ-REITORIA ACADÊMICA Matrículas 1º semestre letivo de 2014 O UDF - Centro Universitário torna público o Edital de Matrícula dos Cursos de Graduação para o 1º semestre letivo de 2014, a

Leia mais

ORIENTAÇOES GERAIS PARA A ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES (AAC) Curso Geografia, modalidade: Licenciatura.

ORIENTAÇOES GERAIS PARA A ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES (AAC) Curso Geografia, modalidade: Licenciatura. ORIENTAÇOES GERAIS PARA A ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES (AAC) Curso Geografia, modalidade: Licenciatura. Art. 1º - As Atividades Acadêmicas Curriculares (AAC) são todas as atividades

Leia mais

ROTEIRO PARA CRIAÇÃO DE CURSO E OFERTA DE TURMA DE ESPECIALIZAÇÃO

ROTEIRO PARA CRIAÇÃO DE CURSO E OFERTA DE TURMA DE ESPECIALIZAÇÃO ROTEIRO PARA CRIAÇÃO DE CURSO E OFERTA DE TURMA DE ESPECIALIZAÇÃO (Conforme a Resolução 42/03-COUN, de 05 de novembro de 2003 e suas alterações). I. PROCEDIMENTO PARA CRIAÇÃO DE NOVO CURSO: A. ABERTURA

Leia mais

INFORME DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS FACULDADE SANTO AGOSTINHO

INFORME DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS FACULDADE SANTO AGOSTINHO INFORME DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS FACULDADE SANTO AGOSTINHO O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação MCTI, o Ministério da Educação - MEC, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico

Leia mais

SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - GRADUAÇÃO SANDUÍCHE EDITAL INTERNO NAE-FIPA Nº. 01/2014

SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - GRADUAÇÃO SANDUÍCHE EDITAL INTERNO NAE-FIPA Nº. 01/2014 SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - GRADUAÇÃO SANDUÍCHE EDITAL INTERNO NAE-FIPA Nº. 01/2014 A Coordenadora Institucional das FIPA para o Programa Ciências sem Fronteiras CsF), no

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Ficam aprovadas, conforme anexo, as Políticas de Atendimento a Discentes Estrangeiros da FAE Centro Universitário.

R E S O L U Ç Ã O. Ficam aprovadas, conforme anexo, as Políticas de Atendimento a Discentes Estrangeiros da FAE Centro Universitário. RESOLUÇÃO CONSEPE N. 22/2011 APROVA AS POLÍTICAS DE ATENDIMENTO A DISCENTES ESTRANGEIROS DA FAE CENTRO UNIVERSITÁRIO. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CONSEPE, no uso das atribuições

Leia mais

INFORMAÇÕES SOBRE SUA MATRÍCULA PREPARE-SE PARA O FUTURO COM QUEM TEM PAIXÃO PELA EDUCAÇÃO. SEJA SÃO JUDAS VOCÊ TAMBÉM.

INFORMAÇÕES SOBRE SUA MATRÍCULA PREPARE-SE PARA O FUTURO COM QUEM TEM PAIXÃO PELA EDUCAÇÃO. SEJA SÃO JUDAS VOCÊ TAMBÉM. INFORMAÇÕES SOBRE SUA MATRÍCULA PREPARE-SE PARA O FUTURO COM QUEM TEM PAIXÃO PELA EDUCAÇÃO. SEJA SÃO JUDAS VOCÊ TAMBÉM. MATRÍCULAS O RESULTADO DO VESTIBULAR ESTARÁ DISPONÍVEL NO SITE (WWW.USJT.BR) A PARTIR

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE COOPERATIVAS

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE COOPERATIVAS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE COOPERATIVAS Santa Maria RS 2011 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO DO CURSO SUPERIOR

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFRJ

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 01/2014 PROCESSO

Leia mais

SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS

SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS NÍVEL SUPERIOR REALIZAÇÃO: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas U F S C a r EDITAL Nº 011/2012 O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO- CULTURAIS OU ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO- CULTURAIS OU ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO- CULTURAIS OU ATIVIDADES COMPLEMENTARES Artigo 1º. Este Regulamento define, no âmbito dos Cursos da Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal, as Atividades

Leia mais

EDITAL Nº 02/2015. Faculdade de Tecnologia de Piracicaba Fatep. Processo Seletivo. Primeiro Semestre 2016

EDITAL Nº 02/2015. Faculdade de Tecnologia de Piracicaba Fatep. Processo Seletivo. Primeiro Semestre 2016 EDITAL Nº 02/2015 Faculdade de Tecnologia de Piracicaba Fatep Processo Seletivo Primeiro Semestre 2016 O Diretor da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba - Fatep informa que, de acordo com a Lei nº 9.394

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 25/11-CEPE R E S O L V E:

RESOLUÇÃO Nº 25/11-CEPE R E S O L V E: RESOLUÇÃO Nº 25/11-CEPE Fixa normas para execução do Programa Bolsa Extensão da Universidade Federal do Paraná. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO da Universidade Federal do Paraná, órgão normativo,

Leia mais

UNIVERSIDADE TIRADENTES DIRETORIA DE PESQUISA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E AMBIENTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E AMBIENTE

UNIVERSIDADE TIRADENTES DIRETORIA DE PESQUISA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E AMBIENTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E AMBIENTE DIRETORIA DE PESQUISA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SELEÇÃO PARA ALUNOS ESPECIAIS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM SAÚDE E Edital 01/1 A Diretoria de Pesquisa

Leia mais

NORMAS PARA AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

NORMAS PARA AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO NORMAS PARA AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CAPÍTULO I Obrigatoriedade e Definição de Atividades Complementares

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA CONFIRMAÇÃO DA VAGA E MATRÍCULA Concurso Vestibular 2013. 1ª Etapa Solicitação de confirmação da vaga através da internet

ORIENTAÇÕES PARA CONFIRMAÇÃO DA VAGA E MATRÍCULA Concurso Vestibular 2013. 1ª Etapa Solicitação de confirmação da vaga através da internet ORIENTAÇÕES PARA CONFIRMAÇÃO DA VAGA E MATRÍCULA Concurso Vestibular 2013 1ª Etapa Solicitação de confirmação da vaga através da internet Você deve realizar a solicitação de confirmação da vaga através

Leia mais

10/04/2015 regeral_133_146

10/04/2015 regeral_133_146 Seção VI Da Transferência Art. 96. A UNIR aceita transferência de discentes oriundos de outras instituições de educação superior, de cursos devidamente autorizados, para cursos afins, na hipótese de existência

Leia mais

EDITAL PARA INGRESSO EXTRAVESTIBULAR 1º Semestre/2016

EDITAL PARA INGRESSO EXTRAVESTIBULAR 1º Semestre/2016 EDITAL PARA INGRESSO EXTRAVESTIBULAR 1º Semestre/2016 O Reitor do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná CEULJI/Ulbra, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais e da Lei nº 9.870, torna

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 69, DE 30 DE JANEIRO DE 2014

RESOLUÇÃO Nº 69, DE 30 DE JANEIRO DE 2014 RESOLUÇÃO Nº 69, DE 30 DE JANEIRO DE 2014 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal do Pampa, em sua 49ª Reunião Ordinária, realizada no dia 30 de janeiro de 2014, de acordo com a proposta da Comissão

Leia mais

EDITAL Nº 02/2014 SELEÇÃO E MATRÍCULA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EAD DA UNIASSELVI

EDITAL Nº 02/2014 SELEÇÃO E MATRÍCULA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EAD DA UNIASSELVI EDITAL Nº 02/2014 SELEÇÃO E MATRÍCULA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EAD DA UNIASSELVI Abre inscrições ao Processo de seleção e matrícula para ingresso nos Cursos de especialização lato sensu a ser oferecido

Leia mais

Edital do Processo Seletivo

Edital do Processo Seletivo Edital do Processo Seletivo Informações: : (61) 3038-7600 www.espam.edu.br faculdade@espam.br Faculdade ESPAM /Planaltina DF Central de Processo Seletivo - CPS Edital nº. 01 CPS/ESPAM para ingresso no

Leia mais

3. Do Curso, Local, Tempo de Duração e Número de Vagas. As vagas disponíveis e a duração do curso estão listadas na tabela a seguir:

3. Do Curso, Local, Tempo de Duração e Número de Vagas. As vagas disponíveis e a duração do curso estão listadas na tabela a seguir: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS OURO PRETO Rua Pandiá Calógeras, 898 Bairro Bauxita Ouro

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL UFU/PROGRAD Nº 01 - Edital de Solicitação de Matrícula

EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL UFU/PROGRAD Nº 01 - Edital de Solicitação de Matrícula EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL UFU/PROGRAD Nº 01 - Edital de Solicitação de Matrícula A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) torna pública a divulgação do Edital Complementar ao Edital UFU/PROGRAD Nº

Leia mais

Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - POLO UEL

Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - POLO UEL Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - POLO UEL EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEL Nº 001/2014 PROCESSO SELETIVO DE

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 023/2015 CONSEPE

RESOLUÇÃO Nº 023/2015 CONSEPE RESOLUÇÃO Nº 023/2015 CONSEPE Estabelece procedimentos para revalidação de diplomas expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior, em observância as normas do Conselho Nacional de Educação.

Leia mais

Analise e Desenvolvimento de Sistemas

Analise e Desenvolvimento de Sistemas EDITAL FATEC DA ZONA LESTE Nº. 01/2015 DE 22 DE MAIO DE 2015. O Diretor da Faculdade de Tecnologia da Zona Leste no uso de suas atribuições legais faz saber que estão reabertas as inscrições para participação

Leia mais

RESOLUÇÃO DE ESTÁGIO DOCENTE

RESOLUÇÃO DE ESTÁGIO DOCENTE Resolução ColPPGA 02/2012 RESOLUÇÃO DE ESTÁGIO DOCENTE Estabelece normas para a realização de Estágio Docência do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina. O

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA - UNIANCHIETA PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS - SANTANDER UNIVERSIDADES

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA - UNIANCHIETA PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS - SANTANDER UNIVERSIDADES CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA - UNIANCHIETA PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS - SANTANDER UNIVERSIDADES EDITAL Nº 003/2014 O CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA, por intermediário da Diretoria de

Leia mais

EDITAL Nº 034/2013-CCP

EDITAL Nº 034/2013-CCP EDITAL Nº 034/2013-CCP A Professora Fátima Aparecida da Cruz Padoan, Diretora do Campus de Cornélio Procópio, da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA MESTRADO ACADÊMICO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA MESTRADO ACADÊMICO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA MESTRADO ACADÊMICO Edital 01/2010 Edital de Inscrição, Seleção e Matrícula

Leia mais

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL. Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 681, de 07/12/89. e publicada no D.O.U em 11/12/89, Seção I, p.22.

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL. Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 681, de 07/12/89. e publicada no D.O.U em 11/12/89, Seção I, p.22. UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 681, de 07/12/89 e publicada no D.O.U em 11/12/89, Seção I, p.22.684 EDITAL PARA INGRESSO EXTRAVESTIBULAR 1º Semestre/2016 O Reitor

Leia mais

Faculdade AGES AGENDA INSTITUCIONAL 2014-2 E 2015-1

Faculdade AGES AGENDA INSTITUCIONAL 2014-2 E 2015-1 Faculdade AGES AGENDA INSTITUCIONAL 2014-2 E 2015-1 ANO MÊS DIA EVENTO OUTUBRO Publicação da programação do semestre (disciplinas e horários) online no site da Faculdade. 30 Comunicar por e-mail e publicar

Leia mais

O P²CEM FIQUE POR DENTRO DAS NORMAS!!! Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais P²CEM/UFS

O P²CEM FIQUE POR DENTRO DAS NORMAS!!! Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais P²CEM/UFS O P²CEM FIQUE POR DENTRO DAS NORMAS!!! Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais P²CEM/UFS Coordenação: Prof. Dr. Luís Eduardo Almeida Prof. Dr. Marcelo Massayoshi Ueki http://www.engenhariademateriais-ufs.net/

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SISTEMA DE BIBLIOTECAS PROCEDIMENTOS PARA COMPRA DE MATERIAL BIBLIOGRÁFICO NA UFPR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SISTEMA DE BIBLIOTECAS PROCEDIMENTOS PARA COMPRA DE MATERIAL BIBLIOGRÁFICO NA UFPR UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SISTEMA DE BIBLIOTECAS PROCEDIMENTOS PARA COMPRA DE MATERIAL BIBLIOGRÁFICO NA UFPR Para a compra de materiais bibliográficos, primeiramente o solicitante deve possuir o recurso

Leia mais

EDITAL N 08/2014. I Das disposições gerais:

EDITAL N 08/2014. I Das disposições gerais: EDITAL N 08/2014. O Centro Universitário Euro-Americano - UNIEURO torna público o presente edital para atender a Portaria MEC/SERES n.º 336 de 28 de maio de 2014, publicada no Diário Oficial da União,

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1 - O discente ingressante no Curso de Direito da Faculdade Zumbi dos Palmares deverá cumprir obrigatoriamente 240 (duzentas e quarenta) de atividades complementares.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 06/10-CEPE

RESOLUÇÃO Nº 06/10-CEPE RESOLUÇÃO Nº 06/10-CEPE Altera a Seção I da Resolução nº 37/97-CEPE que aprova normas básicas de controle e registro da atividade acadêmica dos cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná. O

Leia mais

Faculdade Maurício de Nassau

Faculdade Maurício de Nassau Faculdade Maurício de Nassau EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 A Direção da Faculdade Maurício de Nassau de Manaus no uso de suas atribuições e com base nas disposições regimentais, no Dec. 99.490/90,

Leia mais

EDITAL DO PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER EXTENSÃO 001/2012

EDITAL DO PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER EXTENSÃO 001/2012 EDITAL DO PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER EXTENSÃO 001/2012 O Centro Universitário UNISEB, por meio de sua Reitoria, divulga as informações para o processo de seleção de intercâmbio no Programa

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO 2014 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO - LATO SENSU - EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO 2014 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO - LATO SENSU - EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Autorizada pelo Decreto Federal Nº 77.496 de 27/04/76 Reconhecida pela Portaria Ministerial Nº 874/86 de 19/12/86 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL

Leia mais

CAA WEB Lista de protocolos que devem ser solicitados pela web através do sol aluno. (http://www.unimonte.br/sol)

CAA WEB Lista de protocolos que devem ser solicitados pela web através do sol aluno. (http://www.unimonte.br/sol) CAA WEB Lista de protocolos que devem ser solicitados pela web através do sol aluno. (http://www.unimonte.br/sol) TIPO DE SOLICITAÇÃO - ONLINE ANTECIPAÇÃO DE MENSALIDADES EDU. CONTINUADA - DECLARAÇÃO DE

Leia mais

1. CURSOS / ATOS LEGAIS / TURNOS / VAGAS. Administração¹ Linha de Formação em Marketing e Entretenimento. Comunicação Social¹ com Habilitação em

1. CURSOS / ATOS LEGAIS / TURNOS / VAGAS. Administração¹ Linha de Formação em Marketing e Entretenimento. Comunicação Social¹ com Habilitação em Edital de Convocação para Ingresso nos cursos da Graduação em 2013/2 através de Transferência Interna de Curso e Transferência Externa entre Faculdades A Diretora Geral da Escola Superior de Propaganda

Leia mais