COMO ELABORAR UM RESUMO
|
|
- Evelyn Dias Amado
- 2 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Pró-Reitoria de Pesquisa SEMINÁRIO TEMÁTICO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA COMO ELABORAR UM RESUMO Profa. Dra. Solange Mittmann Instituto de Letras 2013
2 DATAS IMPORTANTES 21 a 25 de outubro Inscrições: 6 de maio a 18 de junho
3 NORMAS Cada estudante poderá submeter apenas um trabalho ao Salão de Iniciação Científica, através do site <Inscrições> <Apresentador>. O estudante inscrito deverá participar em todas as modalidades: resumo, pôster virtual e apresentação oral do trabalho.
4 INSCRIÇÃO Ao inserir o resumo o estudante deverá visualizá-lo, a fim de se certificar de que o arquivo não foi postado de forma incorreta ou inválida. Depois de finalizados os prazos para submissão e homologação, o resumo não poderá ser alterado. Para validar o envio do resumo o apresentador deverá salvar e finalizar as informações. Resumos postados fora dos padrões indicados poderão não ser aceitos no evento. O resumo deve ser homologado pelo Orientador.
5 PARA QUE SERVE UM RESUMO NO SIC? Para descrever o trabalho de investigação. Para mostrar a participação do aluno na pesquisa.
6 O QUE DEVE SER INFORMADO? Que assunto foi pesquisado. Sob qual perspectiva. O que você fez. Como você trabalhou. O que você aprendeu ou descobriu.
7 INFORMAÇÕES BÁSICAS Folha A4 Todas as margens: 2,5 cm Entre 300 e 500 palavras Fonte: Times New Roman corpo 12 preto Espaçamento simples entre linhas Não insira no resumo título, nome de autor, orientador, colaborador etc.
8 SALVAR EM FORMATO PDF
9 ESTRUTURA DO RESUMO Breve introdução sobre o trabalho Relato da metodologia utilizada de forma concisa e clara Apresentação da síntese dos resultados obtidos até o momento, ou, se for o caso, as conclusões do trabalho de Iniciação Científica
10 FÓRMULAS E FIGURAS Será permitida apenas a inserção de fórmulas no resumo, que caibam junto ao texto. Não será permitida a inserção de qualquer outro tipo de figura no corpo do resumo ou fora dele.
11 COMO A COMISSÃO DE AVALIAÇÃO VAI AVALIAR? Três professores formam a Comissão de Avaliação de cada Sessão. Eles preenchem uma planilha com a pontuação.
12 O QUE SERÁ AVALIADO? A contribuição do aluno no projeto de pesquisa. A capacidade de síntese do aluno, considerando clareza, correção e adequação de linguagem. Os objetivos, a metodologia, os resultados e as conclusões do trabalho sintetizado no texto.
13 SUGESTÃO DE PARTES DO RESUMO (Em texto corrido, sem divisão de parágrafos) Introdução Metodologia e execução Apresentação dos resultados e discussão final
14 1. INTRODUÇÃO DO RESUMO Tema: o que é pesquisado. Contextualização (se necessário): dados sobre a pesquisa, o que já foi estudado na área. Problema (se necessário): pergunta que guiou a pesquisa Objetivos: o que se pretende (ou se pretendeu) com a pesquisa.
15 1.1. Exemplos de apresentação do tema O presente resumo versa sobre o trabalho de recuperação de conteúdos de... A pesquisa desenvolvida consistiu em... Neste trabalho, apresentamos a análise estatística de... Neste estudo, apresento uma análise preliminar dos fatores... Não prometa o que não pode fazer. Não queira abraçar o mundo com expressões como: desde os primórdios da humanidade, a visão da mulher na sociedade, todas as formas de X, no mundo todo, sempre ocorre...
16 1.2. Exemplos apresentação do(s) objetivo(s) O uso de verbos no infinitivo pode ajudar. Escolha a forma de pessoa e mantenha no resumo todo. Antes de decidir, observe qual forma de pessoa aparece nos trabalhos da sua área e converse com seu orientador. 1) 3ª. pessoa A pesquisa teve por objetivo comparar... No estudo em desenvolvimento, pretende-se examinar... 2) Nós de modéstia Neste trabalho, pretendemos discutir... No projeto, analisamos as causas de... a fim de atestar... 3) Eu No trabalho em andamento, busco examinar os fatos... Nesta pesquisa, comparei... para compreender como...
17 1.3. Exemplos de descrição do problema Se há implicações de X em Y. Quais incidências... Quando ocorre... O que significa A no contexto B. Que conseqüências tais fatos podem trazer. Que reações o uso do medicamento Z provoca... Que sentidos podem ser produzidos diante de... Do ponto de vista social, que impactos podem... Na perspectiva acadêmica, como se dá discussão...
18 1.4. Exemplos de contextualização Esta investigação constitui a segunda etapa do Projeto de Pesquisa X (situar o trabalho individual do bolsista no Projeto maior do professor) Do ponto de vista teórico, situamo-nos na perspectiva... Esta pesquisa parte do pressuposto de que os estudos contemporâneos na área Y têm conduzido... Como as placas gráficas têm se demonstrado uma opção de baixo custo, propõe-se sua utilização para... Diante da sobrecarga de conteúdos existentes e descritos em diferentes padrões, foi observada a necessidade de organizar e descrever...
19 2. METODOLOGIA E EXECUÇÃO Descrever como a pesquisa foi realizada, respondendo às questões: Como construí o corpus? Como trabalhei com o corpus? Que materiais utilizei? De que maneira? Que caminho segui? Quais foram as estratégias? Observar a coerência entre os objetivos e a metodologia, respondendo à questão: Como concretizei, na prática, cada um dos objetivos propostos?
20 2.1. Exemplos de estratégias Relato da localização e da seleção das fontes de informação: bibliográficas ou de campo. Descrição da população e amostra (a parcela da população e ambientes pesquisados). Identificação dos métodos e técnicas para a coleta dos dados. Apresentação da forma de análise dos dados.
21 2.2. Exemplos de descrição da metodologia A presente pesquisa seguiu o método quantitativo (ou qualitativo)... As tocas encontradas foram escavadas... Empregou-se metodologia exploratória... As amostras de sangue foram obtidas... Chegamos aos dados a partir do uso de um equipamento... Utilizamos os compostos dissolvidos em... Analisei um arquivo formado de... Recortei sequências de... e organizei em blocos de...
22 3. APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS Informe se os resultados são: parciais (a pesquisa continua em andamento) finais (a pesquisa foi concluída). Conte o que você descobriu com a pesquisa. Mostre como você chegou a uma conclusão. Aponte as consequências ou contribuições dessa conclusão. Se ainda não tiver resultados, avalie o que foi feito até o momento. Se for possível, informe a sua previsão sobre os resultados.
23 3.1. Exemplos de apresentação dos resultados As taxas de crescimento foram de... Como resultados parciais da pesquisa, pode-se relatar que... As análises demonstram que o fator... Os resultados obtidos até o momento levam a concluir que... Esperava-se um aumento de X, mas... A partir da pesquisa, constatamos que... Com as análises, pude perceber que...
24 3.2. Exemplos de discussão dos resultados (conclusão) Os resultados parciais indicam a necessidade de rever... Diante dos resultados das análises, pode-se prever... Os dados encontrados levam a concluir que não apenas X, mas também Y... O resultado final previsto mostra a possibilidade de rediscutir... As análises mostraram a necessidade de realizar novas leituras sobre... Diante de tais fatores, observa-se que... Tais descobertas motivam a investigação sobre... Tais resultados comprovam que...
25 Correção ortográfica Releia atentamente o resumo antes de enviar. As pessoas percebem muito mais os erros do que os acertos. Uma única troca de letra pode gerar comentários desqualificando todo o trabalho. Você encontra um guia da Reforma Ortográfica neste endereço:
26 Correção gramatical Um pouco de trabalho de revisão evitará comentários de desqualificação do texto. A correção gramatical fica mais difícil se você escreve frases muito longas, rebuscadas ou com excesso de explicações. Procure ser direto.
27 Releia seu resumo assinalando todos os verbos. Verifique se cada verbo tem um sujeito e observe se há concordância entre verbo e sujeito. Surge/Surgem, a cada análise dos textos do corpus e a cada releitura dos textos teóricos, novas discussões.
28 Observe os verbos com o pronome se : Descobriram-se vários documentos. Descobriu-se que havia vários documentos. Precisa-se de mais documentos.
29 Lembre-se de que há verbos impessoais, isto é, sem sujeito. Houve cinco acidentes durante os experimentos. Faz dois anos que os laboratórios existem.
30 A pontuação pode levar a conclusões diferentes. Em Porto Alegre, a água que está contaminada causa diversas doenças. (uma parte da água está contaminada; outra parte, não.) Em Porto Alegre, a água, que está contaminada, causa diversas doenças. (toda a água)
31 Formas de citar um autor (se não for possível evitar) De acordo com Conforme Souza (2005),... Para Segundo Souza (2005) sustenta / entende / afirma que... Sobre XXX, o autor estabelece/questiona que...
32 EXEMPLOS DE RESUMOS COM PROBLEMAS
33 Linguagem Romantizada A tela Moça com Brinco de Pérola é de autoria do magnífico pintor holandês Johannes Vermmer e é aclamada como a Monalisa holandesa. O pintor captou com impressionante qualidade, todos os traços da belíssima modelo em uma pintura de excepcional qualidade. Dir-se-ia que, a qualquer momento, a criada com expressão assustada, retratada em uma tela de 55x60cm, vai fugir ante os olhos do observador maravilhado. Linguagem Científica A tela Moça com brinco de Pérola é de autoria do pintor holandês Johannes Vermmer. A obra (55x60cm) possui apurado rigor técnico, sendo conhecida como a Monalisa Holandesa.
34 Achismo, falta de clareza e incorreção gramatical Não adianta optar por uma faculdade de medicina se há desmaios ao ver sangue. Pode ser que muitos não gostem de determinadas coisas no início, com o tempo vão se acostumando, e, quando menos se espera, adoram-nas. Conscientizar alunos ao ingresso de uma carreira universitária informações críticas a respeito da realidade profissional a ser optada. Deve ser criado novos métodos criativos nos ensinos de primeiro e segundo grau: estimulando o aluno a formação crítica de suas idéias as quais, serão a praticidade cotidiana. Aptidões pessoais serão associadas a testes vocacionais sérios de maneira discursiva a analisar conceituações fundamentais.
35 Falta de metodologia, de discussão teórica e de relato da participação do aluno A gestão ambiental voltada ao desenvolvimento sustentável de um município inclui, impreterivelmente a questão Saneamento Ambiental. A cidade de Porto Alegre não poderia deixar de se envolver com esta questão. Projetos de Saneamento Básico incluem a instalação de cinco estações de tratamento de esgoto até 2010, contemplando 75% do esgoto coletado com tratamento completo. (...) A Faculdade X, representada pelo Curso Y, se interessou em levantar, quantificar e relacionar as DNC com a presença ou ausência do Saneamento Básico para a cidade de Porto Alegre. Isto será possível pelo cruzamento de dados coletados diretamente em órgãos públicos, como a Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul e do Departamento Municipal Água e Esgotos e trabalhados com ferramentas estatísticas nas dependências da Faculdade.
36 Relações lógicas insustentáveis e falta de informações O desinteresse dos alunos nas aulas de Educação Física, sob observações realizadas, é desestimulante para os atuais e futuros professores desta disciplina. A pesquisa teve por objetivos identificar os sistemas tecnológicos mais usados no cotidiano dos alunos para usá-los de maneira a atrair e não para dispersar os mesmos. Exposta por uma população de 148 e, uma amostra de 131 alunos do Ensino Médio da cidade de Feliz/RS, pudemos identificar não apenas os alunos como causadores deste problema, mas também os professores.
37 Ao terminar o resumo, coloque-se no lugar de leitor. 1. O resumo valoriza sua pesquisa, mostra a importância de seu trabalho na pesquisa? 2. Informa o que era necessário? Faltou explicar algo? 3. O texto está repetitivo? Tem informações desnecessárias? Veja o que pode cortar. 4. As ideias estão apresentadas de forma organizada, lógica e coerente? X leva a concluir Y? Y se opõe a Z? 5. Você tem certeza de tudo o que afirmou? Pode comprovar com a pesquisa? O texto apresenta achismos? E adjetivações desnecessárias? 6. Observe a terminologia da área, mas não deixe o texto obscuro.
Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental
Ajuda ao SciEn-Produção 1 Este texto de ajuda contém três partes: a parte 1 indica em linhas gerais o que deve ser esclarecido em cada uma das seções da estrutura de um artigo cientifico relatando uma
P2CEM. Pesquisa 2015/1. Elaboração de trabalho escrito. Profa. Dra. Zélia Soares Macedo Departamento de Física
P2CEM Pesquisa 2015/1 Elaboração de trabalho escrito Profa. Dra. Zélia Soares Macedo Departamento de Física Tipos de trabalho escrito: - monografia (1º semestre); - projeto (1º ou 2º semestre); - relatório
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DO RESUMO EXPANDIDO E TRABALHO COMPLETO DO 3º CONGRESSO INTERNACIONAL EM SAÚDE: ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DO RESUMO EXPANDIDO E TRABALHO COMPLETO DO 3º CONGRESSO INTERNACIONAL EM SAÚDE: ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE O formato de trabalhos aceitos será o Resumo Expandido ou Trabalho
REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS DO ESPÍRITO SANTO FACULDADE PIO XII REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ( 6º PERÍODO/2013-7º PERÍODO/2014-8º PERÍODO/2014 ) Cariacica 2013/2014 FACULDADE DE ESTUDOS
EDITAL PARA CHAMADA DE TRABALHOS
Tema: A Importância da Pesquisa em Comunicação Local: Centro Universitário de Goiás Uni-Anhanguera Período: 27 de novembro de 2014 EDITAL PARA CHAMADA DE TRABALHOS O Centro Universitário de Goiás Uni-Anhanguera
EDITAL Nº. 20/2008-PROEC/UNEMAT
EDITAL Nº. 20/2008-PROEC/UNEMAT II SEREX-CO: Seminário de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste: Universidade, Desenvolvimento e Inclusão Social II Fórum de Extensão da UNEMAT I Simpósio de Ensino-Pesquisa-Extensão:
II ELPED - ENCONTRO DE LICENCIATURAS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO
II ELPED - ENCONTRO DE LICENCIATURAS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO Tema: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CURRÍCULO: ABORDAGENS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DATA: 31 de março e 1º de abril de 2016 1. OBSERVAÇÕES GERAIS a)
1. Normas para inscrição de trabalhos
I CONGRESSO DE ENFERMAGEM DA FACULDADE ASCES DESAFIOS DO CUIDADO INTEGRAL: UM OLHAR PARA OS CENÁRIOS DE TRANSFORMAÇÃO 25 e 26/09/2014 FACULDADE ASCES, CAMPUS II NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA SUBMISSÃO, SELEÇÃO
1. Escolha do Tema. 2. Formulação do Problema. 1 Escolha do Tema II. PLANEJAMENTO DA PESQUISA
II. PLANEJAMENTO DA PESQUISA 1. Escolha do tema 2. Formulação do problema 3. Justificativa 4. Determinação dos objetivos 5. Referencial teórico 6. Referências 1 Escolha do Tema 1. Escolha do Tema Nesta
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO ORAL E PÔSTER PARA A VIII JORNADA DE ESTUDOS EM FISIOTERAPIA E IX SEMINÁRIO DE
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO ORAL E PÔSTER PARA A VIII JORNADA DE ESTUDOS EM FISIOTERAPIA E IX SEMINÁRIO DE SOCIALIZAÇÃO DOS ESTUDOS EM FISIOTERAPIA Comissão Científica Prof. Dra. Evelise Moraes Berlezi
Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC
Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC Sugerimos, para elaborar a monografia de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), que o aluno leia atentamente essas instruções. Fundamentalmente,
TAMANHO DAS FOLHAS - DEMONSTRATIVOS
TAMANHO DAS FOLHAS - DEMONSTRATIVOS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS IFAM CAMPUS HUMAITÁ CURSO DE... NOME DO(A) DISCENTE TÍTULO DA PESQUISA HUMAITÁ AM ANO EM QUE O TRABALHO
Regulamento e Critérios de Avaliação de Trabalho de Conclusão de Curso
Regulamento e Critérios de Avaliação de Trabalho de Conclusão de Curso Especialização em Acessibilidade Cultural Departamento de Terapia Ocupacional da UFRJ. Rio de Janeiro, 2013 Responsáveis pela elaboração
O PROJETO PASSO A PASSO
O PROJETO PASSO A PASSO 4ª ETAPA: Elaboração do Texto Ao concluir a Etapa 3, você já reúne todas as informações necessárias para elaborar seu projeto de pesquisa. O texto do projeto terá a mesma estrutura
2º CONGRESSO INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE E EDUCAÇÃO: MEIO AMBIENTE, CIÊNCIA E QUALIDADE DE VIDA
2º CONGRESSO INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE E EDUCAÇÃO: MEIO AMBIENTE, CIÊNCIA E QUALIDADE DE VIDA ISSN 2358-2995 Normas para submissão de trabalhos Cronograma: 31/03/15 início das inscrições dos trabalhos
FACULDADE LEÃO SAMPAIO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM IX SEMANA DE ENFERMAGEM. Edital 001/2014
FACULDADE LEÃO SAMPAIO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM IX SEMANA DE ENFERMAGEM Edital 001/2014 Dispõe sobre normas para inscrição de trabalhos científicos na IX Semana de Enfermagem da Faculdade Leão
Este evento busca oportunizar a divulgação de resultados de pesquisa de alunos regularmente matriculados em cursos de graduação.
MANUAL OFICIAL O EVENTO O IDEAU Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai reconhece a importância do trabalho acadêmico, as habilidades de criação e de inovação dos alunos de cada um de
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE NITERÓI EDITAL N 005/2015
PUBLICADA EM 15/09/2015 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE NITERÓI EDITAL N 005/2015 O presente Edital torna pública a abertura de inscrições e estabelece as diretrizes gerais para
12º PRÊMIO SER HUMANO ABRH-ES EDIÇÃO 2015
12º PRÊMIO SER HUMANO ABRH-ES EDIÇÃO 2015 REGULAMENTO A ABRH-ES (Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional Espírito Santo) é integrante do Sistema Nacional ABRH e configura-se como instituição
Submissão de Trabalhos. Período: Observações importantes:
Submissão de Trabalhos Período: Observações importantes: 1. Leia atentamente os Eixos Temáticos para saber em qual o seu trabalho se enquadra. É possível que seu trabalho se enquadre em mais de um Eixo
Pedro Bandeira. Leitor em processo 2 o e 3 o anos do Ensino Fundamental
Pedro Bandeira Pequeno pode tudo Leitor em processo 2 o e 3 o anos do Ensino Fundamental PROJETO DE LEITURA Coordenação: Maria José Nóbrega Elaboração: Rosane Pamplona De Leitores e Asas MARIA JOSÉ NÓBREGA
TÍTULO DA FUTURA MONOGRAFIA: SUBTÍTULO, SE HOUVER.
1 UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO FACULDADE DE HUMANIDADES E DIREITO CURSO DE DIREITO NOME DO AUTOR TÍTULO DA FUTURA MONOGRAFIA: SUBTÍTULO, SE HOUVER. SÃO BERNARDO DO CAMPO 2014 2 NOME DO AUTOR TÍTULO
Projeto de Pesquisa. Def.: Plano de ação contendo intenções que poderão (ou não) ser concretizadas na pesquisa.
Projeto de Pesquisa Def.: Plano de ação contendo intenções que poderão (ou não) ser concretizadas na pesquisa. É um guia de ação para seu autor. O projeto de pesquisa é uma seqüência de etapas estabelecida
VI Seminário da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação CONVITE E CHAMADA DE TRABALHOS
VI Seminário da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação CONVITE E CHAMADA DE TRABALHOS A Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação (RBMA) convida os interessados a participarem do seu VI Seminário,
II EDIÇÃO DO CONCURSO GESTÃO DE IDEIAS PARA ECONOMIZAR
II EDIÇÃO DO CONCURSO GESTÃO DE IDEIAS PARA ECONOMIZAR APRESENTAÇÃO DO CONCURSO: O concurso Gestão de Ideias para Economizar representa uma oportunidade para os estudantes se prepararem, em pequenos grupos,
Métodos e Técnicas de Pesquisas ARTIGO CIENTÍFICO. Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA-PR 15.063
Métodos e Técnicas de Pesquisas ARTIGO CIENTÍFICO Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA-PR 15.063 ALGUMAS REGRAS 2 não deixe para a última hora escreva leia alguns relatórios ou resumos faça um esboço
I I Mostra de Trabalhos acadêmicos do Curso de Fisioterapia: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde/CCBS/Univates
Centro Universitário UNIVATES Curso de Fisioterapia I I Mostra de Trabalhos acadêmicos do Curso de Fisioterapia: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde/CCBS/Univates Coordenação: Marilucia Vieira dos
Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática
Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,
EDITAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
EDITAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS 1) Prazo para envio Os resumos deverão ser enviados até, impreterivelmente, o dia 25/07/2012, através do sistema de inscrição do evento. Não serão aceitos
COMPARTILHE SUA IDEIA SOBRE ENSINO SUPERIOR INOVADOR REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS SOBRE ENSINO SUPERIOR INOVADOR
COMPARTILHE SUA IDEIA SOBRE ENSINO SUPERIOR INOVADOR REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS SOBRE ENSINO SUPERIOR INOVADOR SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE PSICOLOGIA 2015 CESUCA, FACULDADE INEDI A Semana Acadêmica
Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Secretaria de Estado da Educação do Paraná ORIENTAÇÕES PARA A AVALIAÇÃO DO PROFESSOR PARTICIPANTE DO GTR TUTORIAL Curitiba 2011 2 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO 03 1. AVALIAÇÃO 04 1.1 Critérios de Análise das Interações
Etapas de um Projeto de Pesquisa. Robledo Lima Gil
Etapas de um Projeto de Pesquisa Robledo Lima Gil Etapas... Escolha do tema Formulação do problema 1) Introdução; 2) Revisão de literatura (Referenciais teóricos); 3) Justificativa; 4) Objetivos (geral
EDITAL DE CHAMADA PARA COMUNICAÇÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS
IX CICLO DE PALESTRAS DE SERVIÇO SOCIAL DA FAFIC ASSISTENTE SOCIAL: PROFISSIONAL DE LUTA, PROFISSIONAL PRESENTE! PELAS POLÍTICAS PÚBLICAS, PELOS DIREITOS HUMANOS EDITAL DE CHAMADA PARA COMUNICAÇÃO DE RESUMOS
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS CURSO DE PSICOLOGIA UNIDADE SÃO GABRIEL
1 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS CURSO DE PSICOLOGIA UNIDADE SÃO GABRIEL DIRETRIZES PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS DE ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA I E II Considerando os problemas
CONVITE E CHAMADA DE TRABALHOS E PROPOSTAS DE SESSÕES E MINICURSOS
CONVITE E CHAMADA DE TRABALHOS E PROPOSTAS DE SESSÕES E MINICURSOS A Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação (RBMA) convida os interessados a participarem do seu VII Seminário, que acontecerá nos
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MULTIUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UNICAMP
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MULTIUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UNICAMP EDITAL 02/2015 Curso de Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática Esse Edital refere-se ao Curso de Doutorado em
III CONJUR CONGRESSO JURÍDICO E ENCONTRO TÉCNICO-CIENTÍFICO EM DIREITO NO MATO GROSSO DO SUL. Edital de Chamada de Trabalhos Científicos
III CONJUR CONGRESSO JURÍDICO E ENCONTRO TÉCNICO-CIENTÍFICO EM DIREITO NO MATO GROSSO DO SUL Edital de Chamada de Trabalhos Científicos O III Congresso Jurídico e III Encontro Técnico-Científico em Direito
Projeto de Intervenção do PROVAB ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO NO MODELO PADRÃO
Projeto de Intervenção do PROVAB ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO NO MODELO PADRÃO Brasília Setembro de 2014 APRESENTAÇÃO Na perspectiva de formação e avaliação do profissional participante do Programa de Valorização
NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO DO V CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ - FEPI
NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO DO V CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ - FEPI Período de submissão de resumos expandidos: 06/06/2014 a 22/08/2014 (até às 21
II SEMANA AMBIENTAL DA UNICESUMAR NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS
II SEMANA AMBIENTAL DA UNICESUMAR NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS Os trabalhos poderão ser inscritos na forma de resumo expandido (mínimo 3 e máximo 5 páginas); Serão aceitos trabalhos que sejam resultados
Fragmentos do Texto Indicadores para o Desenvolvimento da Qualidade da Docência na Educação Superior.
Fragmentos do Texto Indicadores para o Desenvolvimento da Qualidade da Docência na Educação Superior. Josimar de Aparecido Vieira Nas últimas décadas, a educação superior brasileira teve um expressivo
Fóruns em Moodle (1.6.5+)
(1.6.5+) Ficha Técnica Título Fóruns em Moodle Autor Athail Rangel Pulino Filho Copyright Creative Commons Edição Agosto 2007 Athail Rangel Pulino 2 Índice O que são Fóruns 4 Criando um fórum 5 Nome do
NORMAS PARA RESUMO - COMUNICAÇÃO
NORMAS PARA RESUMO - COMUNICAÇÃO Observações Gerais Recomenda-se que o orientador assista à apresentação de seus orientandos. Os resumos e os trabalhos completos referentes às comunicações vinculadas aos
Tipos de Resumo. Resumo Indicativo ou Descritivo. Resumo Informativo ou Analítico
Resumir é apresentar de forma breve, concisa e seletiva um certo conteúdo. Isto significa reduzir a termos breves e precisos a parte essencial de um tema. Saber fazer um bom resumo é fundamental no percurso
REGULAMENTO DO CONCURSO ECO DESAFIO PROJETOS SUSTENTÁVEIS DE CAPTAÇÃO, ARMAZENAMENTO, TRATAMENTO E UTILIZAÇÃO DA ÁGUA DA CHUVA.
REGULAMENTO DO CONCURSO ECO DESAFIO PROJETOS SUSTENTÁVEIS DE CAPTAÇÃO, ARMAZENAMENTO, TRATAMENTO E UTILIZAÇÃO DA ÁGUA DA CHUVA. APRESENTAÇÃO A Divisão de Gestão Ambiental DGA, unidade responsável pelo
REGULAMENTO. Projetos de tese de doutoramento. Elaborado por: Aprovado por: Versão. Reitor 1.3. Gabinete Apoio Reitoria.
REGULAMENTO Projetos de tese de doutoramento Elaborado por: Aprovado por: Versão Reitor 1.3 (Professor Doutor Rui oliveira) Revisto e confirmado por: Data de Aprovação Inicial (José João Amoreira) 31 de
EDITAL TEMA LIVRE XII JANP
EDITAL TEMA LIVRE XII JANP A Comissão Organizadora da XII Jornada Acadêmica de Anatomia Aplicada faz saber que estarão abertas, no período de 19 de junho de 2015 a 03 de julho de 2015, as inscrições para
Chamada de trabalho para V Coletânea ArqUrb 06 a 10 de agosto de 2012
Chamada de trabalho para V Coletânea ArqUrb 06 a 10 de agosto de 2012 Instruções Gerais para apresentação de trabalhos Estas normas regulamentam os procedimentos destinados à seleção e apresentação dos
UNIVERSIDADE IGUAÇU FACUDADE DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
UNIVERSIDADE IGUAÇU FACUDADE DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE MONOGRAFIA FILOMENA MARIA RATES SOARES VITOR TENÓRIO NOVA
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM CENTRO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM FÁTIMA ANTERO
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM CENTRO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM FÁTIMA ANTERO INSCRIÇÕES 1 MODALIDADES DE INSCRIÇÃO 1.1 - DAS VIA INTERNET: esta modalidade de inscrição deve ser
II JORNADA DO CONHECIMENTO Faculdade Católica Paulista. II JORNADA DO CONHECIMENTO DA FACULDADE CATÓLICA PAULISTA Edital 02/2015
II JORNADA DO CONHECIMENTO DA FACULDADE CATÓLICA PAULISTA Edital 02/2015 A Diretoria Acadêmica da, no uso de suas atribuições, torna pública a alteração do período de realização da II Jornada do Conhecimento,
2º A confecção do pôster eletrônico deverá seguir as seguintes diretrizes:
Regulamento para Apresentação de Trabalho Acadêmico da VIII Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e VII Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação da IMED 2014 Artigo 1º - Para os efeitos do presente
União do Ensino Superior de Nova Mutum - UNINOVA Nome dos acadêmicos em ordem alfabética. Orientações Sobre a Elaboração de Projetos de Pesquisa
União do Ensino Superior de Nova Mutum - UNINOVA Nome dos acadêmicos em ordem alfabética Orientações Sobre a Elaboração de Projetos de Pesquisa Nova Mutum MT 2012 Nome dos acadêmicos em ordem alfabética
VI Semana de Enfermagem da Faculdade Vale do Salgado I Simpósio de Saúde da Família
EDITAL 01/2014 VI SEMANA DE ENFERMAGEM DA FACULDADE VALE DO SALGADO-FVS I SIMPÓSIO DE SAÚDE DA FAMÍLIA O protagonismo da Enfermagem na Atenção Básica EDITAL 01/2014 A Faculdade Vale do Salgado-FVS de Icó,
Como elaborar um relatório de pesquisa
Como elaborar um relatório de pesquisa Profa. Dra. Maria José B. Finatto - UFRGS - Instituto de Letras www.ufrgs.br/textecc Seminários Temáticos PROPESQ - 2012 Preâmbulo - sério! O Programa Institucional
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS Trabalhos para sessão pôster, sessão coordenada, temas livres para prêmio podem ser enviados por profissionais e estudantes de Enfermagem, nas modalidades abaixo relacionadas
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO NO V SEREX
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO NO V SEREX A Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Estadual de Goiás (UEG) realizam de 4 a 6 de junho de 2012 o V Seminário de Extensão Universitária
METODOLOGIA CIENTÍFICA
EQE040 METODOLOGIA CIENTÍFICA www.liviajatoba.com/eqe040 Professora Livia Jatobá liviajatoba@eq.ufrj.br Aula 04: Desenvolvendo o problema científico. Metodologia e fases da pesquisa. 6 de abril de 2015
Instruções sobre como elaborar artigo para o Âmbito Jurídico
Instruções sobre como elaborar artigo para o Âmbito Jurídico Nome do autor: principais atividades acadêmicas em no máximo 3 linhas, colocar e-mail. 1. Se estudante de direito colocar apenas: Acadêmico
II JORNADA DO CONHECIMENTO Faculdade Católica Paulista. II JORNADA DO CONHECIMENTO DA FACULDADE CATÓLICA PAULISTA Edital 01/2015
II JORNADA DO CONHECIMENTO DA FACULDADE CATÓLICA PAULISTA Edital 01/2015 A Diretoria Acadêmica da, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura de inscrições para participação na II Jornada do
ENVIO DE TRABALHOS - APRESENTAÇÃO EM BANNER
XVII JORNADA DE BIOLOGIA BIOLOGIA A CIÊNCIA DA VIDA 11, 12 13 E 14 de novembro de 2009 Universidade de Rio Verde - Goiás ENVIO DE TRABALHOS - APRESENTAÇÃO EM BANNER NORMAS PARA FORMATAÇÃO E ENVIO DE TRABALHOS
Faculdade do Sul da Bahia Você vai levar esta marca para sempre!
NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS INSTRUÇÕES AOS AUTORES 1. OBJETIVOS E DIRETRIZES PARA PUBLICAÇÃO O II Seminário de Iniciação Científica da FASB tem como objetivo ampliar as discussões para o conhecimento
Universidade do Estado da Bahia UNEB Departamento de Ciências Humanas Campus IV. Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade.
Universidade do Estado da Bahia UNEB Departamento de Ciências Humanas Campus IV. Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade. Disciplina - Pesquisa Aplicada à Educação I Aluno/a: Título do Projeto
Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr. Essa modalidade é muito mais prática e objetiva que o modelo de dissertação tradicional Propicia uma divulgação mais prática e rápida dos resultados obtidos Maior visibilidade
Normas para participação com apresentação de pôsteres e/ou Trabalhos completos (Comunicações Orais)
Normas para participação com apresentação de pôsteres e/ou Trabalhos completos (Comunicações Orais) *Os participantes do Congresso Internacional de Saúde poderão participar na modalidade OUVINTE, APRESENTAÇÃO
Universidade Federal do Acre Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
ANEXO 1 ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTA DE PROJETO DE PESQUISA Aos candidatos ao Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática solicita-se anexar, no ato de inscrição on line, uma Proposta
How To. Introdução. Volume 3 - Número 3 Dezembro 2010 SBC HORIZONTES 26
Como planejar uma Pesquisa Científica Sugestões para o desenvolvimento de uma pesquisa científica Jane Aparecida Buzzi Pereira Neves, janeabp@gmail.com, Faculdades Expoente, Curitiba, PR. Luiz Antônio
FICHA DE INSCRIÇÃO. Ficha de Inscrição
INSCRIÇÕES ABERTAS! Inscrições no evento Envio de Resumos 14 maio a 04 de agosto/2014* Até 01 de julho/2014 Análise dos Resumos 04 a 15 de julho/2014 Divulgação do Resultado Valor da Inscrição Envio de
Metodologia Científica. Metodologia Científica
Metodologia Científica Metodologia Científica Seqüência da Apresentação Introdução Tipos de pesquisa Tipos de fontes de dados Pesquisa na área de Informática Projeto de pesquisa Metodologia Formato de
Como Criar uma Aula? Na página inicial do Portal do Professor, acesse ESPAÇO DA AULA: Ao entrar no ESPAÇO DA AULA, clique no ícone Criar Aula :
Como Criar uma Aula? Para criar uma sugestão de aula é necessário que você já tenha se cadastrado no Portal do Professor. Para se cadastrar clique em Inscreva-se, localizado na primeira página do Portal.
Fundação de Ensino Superior de Mangueirinha Faculdade Unilagos Rua Saldanha Marinho, 85 www.unilagos.com.br C.N.P.J 054.
Fundação de Ensino Superior de Mangueirinha Faculdade Unilagos Rua Saldanha Marinho, 85 www.unilagos.com.br C.N.P.J 054.28075/0001-91 REGULAMENTO DO IV EVENTO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA FACULDADE UNILAGOS
VIII SEMINÁRIO DE DANÇA DE JOINVILLE DEIXA A RUA ME LEVAR! Chamada para inscrição e envio de trabalhos acadêmicos
VIII SEMINÁRIO DE DANÇA DE JOINVILLE DEIXA A RUA ME LEVAR! Chamada para inscrição e envio de trabalhos acadêmicos Convocamos todos os pesquisadores (graduação ou pós-graduação) com trabalhos em desenvolvimento
Manual para Submissão de Trabalhos na Semana de Atividades Científicas e Culturais
Manual para Submissão de Trabalhos na Semana de Atividades Científicas e Culturais Sumário 1. Página da SEAC... 2 2. Criar a Conta de Acesso... 2 3. Página do autor... 3 3.1. Submeter o Trabalho... 3 3.2.
DESENVOLVIMENTO E ORGANIZA- ÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO. META Descrever como proceder para melhor elaborar e organizar um trabalho científico.
DESENVOLVIMENTO E ORGANIZA- ÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO Aula 3 META Descrever como proceder para melhor elaborar e organizar um trabalho científico. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno(a) deverá: ler
INSTITUTO LONG TAO METODOLOGIA CIENTÍFICA
INSTITUTO LONG TAO METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa. Ms. Rose Romano Caveiro CONCEITO E DEFINIÇÃO É um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS E AÇÃO COMUNITÁRIA III ENCONTRO UNIFICADO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS E AÇÃO COMUNITÁRIA III ENCONTRO UNIFICADO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO A UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA AOS 60 ANOS: SEMEANDO
Dicas sobre o projeto de pesquisa.
Dicas sobre o projeto de pesquisa. Profa. Dra. Ana Mauriceia Castellani Oferecimento e apoio: Objetivos desta palestra Destacar os principais pontos de um projeto de pesquisa. Indicar problemas que podem
REDAÇÃO DISSERTAÇÃO AULA 5. Professora Sandra Franco
REDAÇÃO AULA 5 Professora Sandra Franco DISSERTAÇÃO 1. Definição de Dissertação. 2. Roteiro para dissertação. 3. Partes da dissertação. 4. Prática. 5. Recomendações Gerais. 6. Leitura Complementar. 1.
Orientações para a elaboração dos projetos de pesquisa (Iniciação científica)
GRUPO PAIDÉIA FE/UNICAMP Linha: Episteduc Coordenador: Prof. Dr. Silvio Sánchez Gamboa Orientações para a elaboração dos projetos de pesquisa (Iniciação científica) Os projetos de pesquisa se caracterizam
Sugestões e críticas podem ser encaminhadas para o email: nape@ufv.br CONSIDERAÇÕES INICIAIS:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Neste ano o processo seletivo será realizado por meio de um sistema
IV Encontro de Pesquisa em Educação Física e Áreas Afins
IV Encontro de Pesquisa em Educação Física e Áreas Afins Data: 26, 27 e 28 de novembro de 2009. Local: Departamento de Educação Física UFPI. Informações e Inscrições: www.ufpi.br/def ; nepef@ufpi.br ;
PROJETO DE ESTÁGIO CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL CIRCUITO: 9 PERIODO: 5º
PROJETO DE ESTÁGIO CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL CIRCUITO: 9 PERIODO: 5º Caro (a) aluno (a), Esta atividade, de caráter teórico-reflexivo, deverá
EDITAL 001/2015 AJES/CURSO DE DIREITO III CONGRESSO INTERNACIONAL E I V SIMPÓSIO JURÍDICO O Direito e as Dinâmicas Contemporâneas
EDITAL 001/2015 AJES/CURSO DE DIREITO III CONGRESSO INTERNACIONAL E I V SIMPÓSIO JURÍDICO O Direito e as Dinâmicas Contemporâneas PARA ENVIO E APRESENTAÇÃO DE PAPER E ARTIGOS COMPLETOS O III Congresso
PERÍODO: 23 a 26 de outubro de 2012 Campus I da UEPB ASSUNTO: CHAMADA DE TRABALHOS 1ª CIRCULAR
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS VII SEMANA DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA EXTENSÃO E SUSTENTABILIDADE REGIONAL NO SÉCULO XXI: TECENDO DIÁLOGOS E CONSTRUINDO NOVOS CENÁRIOS.
Apresentação de Seminário
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Faculdade de Filosofia e Ciências Campus de Marília Departamento de Ciência da Informação Apresentação de Seminário Profa. Marta Valentim Marília 2012 Introdução O seminário
Pré-texto. Texto. Pós-texto. Estrutura do Trabalho Final de Curso. A estrutura do Trabalho Final de Curso compreende: pré-texto, texto e pós-texto.
Estrutura do Trabalho Final de Curso A estrutura do Trabalho Final de Curso compreende: pré-texto, texto e pós-texto. Pré-texto Capa Folha de Rosto Dedicatória Agradecimentos Epígrafe Resumo Sumário Texto
Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais Aspectos Gerais
Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais Aspectos Gerais Plano de Aula Introdução à avaliação econômica de projetos sociais Avaliação de impacto Retorno econômico Marco Lógico O Curso Trabalho
I ENCONTRO DE ENSINO DE HISTÓRIA DA MATA NORTE
I ENCONTRO DE ENSINO DE HISTÓRIA DA MATA NORTE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E O ENSINO DE HISTÓRIA Universidade de Pernambuco Campus Mata Norte Curso de Licenciatura em História Pró-Reitoria de Graduação
MANUAL DO ALUNO COSEMS - MG. www.cosemsmg-ead.org.br
MANUAL DO ALUNO COSEMS - MG 1 ÍNDICE 03 APRESENTAÇÃO. Dicas para estudar a distância. Funções do professor e do tutor 04 CADASTRO NO CURSO 05 ACESSO AO CURSO 07 FERRAMENTAS DE ESTUDO. Conteúdo: aulas virtuais.
Reflexões sobre as dificuldades na aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral
III Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação PUCRS Reflexões sobre as dificuldades na aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral Marcelo Cavasotto, Prof.ª Dra. Ruth Portanova (orientadora) Mestrado em Educação
Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior
Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior INTRODUÇÃO O que é pesquisa? Pesquisar significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas. INTRODUÇÃO Minayo (1993, p. 23), vendo por
I Concurso de Artigos Científicos - 1. A Faculdade Santa Rita incentiva este Concurso!
1º Colocado: Publicação do artigo em revista da editora Fórum, R$ 3.000,00 e ipad. 2º Colocado: Publicação do artigo em revista da editora Fórum e R$ 3.000,00. 3º Colocado: Publicação do artigo em revista
II Edição do Prêmio IPEN de Inovação Tecnológica REGULAMENTO GERAL
II Edição do Prêmio IPEN de Inovação Tecnológica REGULAMENTO GERAL 1. Objetivos 2. Participantes 3. Temas 4. Inscrição 5. Julgamento 6. Critérios de Avaliação 7. Premiação e Divulgação 8. Direitos e Obrigações
TEMPO DE APRENDER EM CLIMA DE ENSINAR: UMA PROPOSTA PARA MELHORIA DO ENSINO EM ESCOLAS PÚBLICAS
TEMPO DE APRENDER EM CLIMA DE ENSINAR: UMA PROPOSTA PARA MELHORIA DO ENSINO EM ESCOLAS PÚBLICAS Taísa Das Dores Pereira; Maria Gertrudes Alvarez Justi Da Silva. Universidade Federal Fluminense, taisaddp@id.uff.br;
COMO REALIZAR UM SEMINÁRIO. Gilberto Luiz de Azevedo Borges - Departamento de Educação -1B-Botucatu-UNESP
COMO REALIZAR UM SEMINÁRIO Gilberto Luiz de Azevedo Borges - Departamento de Educação -1B-Botucatu-UNESP A técnica do seminário tem sido usualmente entendida como sinônimo de exposição. O "seminário",
DISCIPLINA A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL E A GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS
CAPÍTULO 1. Atividade 1 Ligando as ideias Pág.: 5 O documento "Declaração sobre o ambiente humano" está disponível na Biblioteca Virtual da Acesse esse documento e, após realizar uma leitura atenta, identifique
Normas para Apresentação dos Trabalhos no VI Congresso de Contabilidade do Sudoeste da Bahia - FAINOR
Estão abertas, no período de 20 de Agosto a 10 de Setembro de 2013, as inscrições para submissão de Trabalhos no VI Congresso de Contabilidade do Sudoeste da Bahia, em conformidade com as disposições que
REGULAMENTO DE INSCRIÇÃO DE TRABALHOS
REGULAMENTO DE INSCRIÇÃO DE TRABALHOS 1 DAS NORMAS GERAIS 1.1 A inscrição poderá ser feita até 30/09/2014, exclusivamente pelo endereço eletrônico sep@famam.com.br e deverá ser dirigida a uma das seguintes
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (Aprovado pela Resolução Nº 947, de 03 de outubro de 2012 CONSEPE) EDITAL PPPG Nº 22/2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO
Curso de MBA em Governança de Tecnologia da Informação
Curso de MBA em Governança de Tecnologia da Informação Trabalho de Conclusão de Curso Guia de Orientação Fortaleza CE, Julho de 2011 Curso MBA em Governança de TI Trabalho de Conclusão de Curso Guia de