escapadinha de VERÃO DA rota da terra fria transmontana É tempo Paisagens lugares sabores experiências

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "escapadinha de VERÃO DA rota da terra fria transmontana É tempo Paisagens lugares sabores experiências"

Transcrição

1 escapadinha de VERÃO DA rota da terra fria transmontana É tempo de se divertir Paisagens lugares sabores experiências

2 Da Terra Fria Transmontana, pode esperar tudo. Por isso, ponha de lado os preconceitos, não trace planos e faça ouvidos moucos às advertências dos apressados, dos que temem distâncias, dos que têm vertigens e dos que fogem de aventuras. Deixe-se levar, porque o tempo é de festas, reencontros, convívio e vida ao ar livre. Através dos concelhos de Bragança, Miranda do Douro, Mogadouro, Vimioso e Vinhais, a Rota da Terra Fria Transmontana oferece um percurso de quase 500 quilómetros entre paisagem urbana, rural e selvagem. da vida. Mas por agora, que é verão, escape simplesmente para se divertir e conhecer. Vire as costas às correrias do quotidiano, faça as malas e tome a estrada. Comprovará que, apesar da fama de agreste e inóspita, esta é uma região fértil e calorosa. A Terra Fria Transmontana é para todos os gostos. Tem a amplidão dos planaltos, o assombro das escarpas e o aconchego das aldeias, tem o passado que se conta nos museus e o que vive nas tradições populares, tem o silêncio dos ermos e arribas e o alegre convívio nas festas e romarias, tem as criações da natureza e as do homem. Tem ainda o contraste das cores: o cinza do granito e dos xistos, o dourado das searas, o verde das grandes extensões de soutos e carvalho-negral e dos lameiros, o azul dos cursos de água e o vermelho dos terrenos lavrados. E deixe o relógio para trás. Aqui, o nascer e o pôr-do-sol são a medida do seu tempo e, pelo meio, o ideal é mesmo perder-se. Ao longo do ano, a Terra Fria Transmontana modifica-se. Dá vontade de vir no outono para se perder nos bosques e fazer as compotas, no inverno para saborear enchidos e ouvir histórias à lareira e na primavera para se deslumbrar com o despertar A Escapadinha de Verão da Rota da Terra Fria Transmontana é organizada para que possa tirar o máximo partido da região nesta altura do ano. Os adeptos dos desportos de aventura encontram aqui excelentes condições para BTT, todo-o-terreno, escalada e canoagem. Para quem é avesso à adrenalina e prefere a tranquilidade, há cruzeiros no rio Douro, passeios de burro e trilhos pedestres. Para os curiosos, os itinerários nos centros históricos, os museus e centros de interpretação e momentos bem passados na companhia dos artesãos locais. Mas, seja qual for o seu perfil, há lugares e experiências de que não deve abdicar.

3 Parques naturais de montesinho e do douro Internacional Mais de metade do território da Terra Fria Transmontana é área protegida, destacando-se os Parques Naturais (PN) de Montesinho e do Douro Internacional, que constituem uma das maiores reservas ecológicas do país. A Norte, nos concelhos de Bragança e Vinhais, no PN de Montesinho, podem observar-se o açor, a águia-real, a coruja-do-mato, o tartaranhão-azulado, o búteo-vespeiro e o picanço-de-dorso-ruivo e, entre os mamíferos, o corso, o veado e o lobo. Aqui, a diversidade das espécies vegetais matiza a paisagem e transforma-a ao longo das estações. O PN do Douro Internacional foi criado para garantir a conservação do ecossistema do troço fronteiriço do rio Douro, vale e planaltos adjacentes dos concelhos de Miranda do Douro e Mogadouro. É habitat de diversas espécies, algumas em vias de extinção. Nos vales escarpados nidificam aves como o abutre-do-egipto, a cegonha-preta, a águia-real, a águia-de-bonelli, o grifo, entre outras que se podem observar nas atividades de birdwatching. O Burro de Miranda Canhão do Douro No troço de rio que separa a Terra Fria Transmontana de Espanha, as águas fazem um percurso estrangulado entre arribas que chegam a ultrapassar os 200 metros a pique. São muitos os miradouros naturais de onde se pode apreciar esta paisagem, com suas vertentes abruptas, escarpas graníticas e manifestações da vida selvagem. A visão que se obtém a partir de lugares como S. João das Arribas, Penhas das Torres, Picões ou Fraga do Puio, é um privilégio que aos mais perseverantes está reservado e que se faz inesquecível. O burro de Miranda, desde sempre associado ao trabalho da terra, é hoje uma atração turística. Tal como outras raças asininas, está em extinção e por isso é espécie protegida. O pelo abundante e espesso, com diferentes gradações de castanho, a cabeça volumosa e o pescoço curto e grosso são alguns dos seus traços dominantes. São robustos, mas muito dóceis e amigáveis. Por isso, mais do que um excelente meio de transporte para percursos difíceis, são ótimas companhias. A Rota da Terra Fria Transmontana inclui na sua Escapadinha de Verão passeios de burro, proporcionando momentos tranquilos para miúdos e graúdos, através de caminhos rurais ou de aldeias comunitárias.

4 A dança dos Pauliteiros Os Pauliteiros de Miranda são uma entre as múltiplas expressões tradicionais da Terra Fria Transmontana. A origem da dança dos Pauliteiros não é consensual, mas a maioria dos estudiosos atribui-a a danças antigas de preparação para combate que, com armas e escudos de pau, encenavam movimentos de ataque e defesa. Atualmente, é possível assistir a performances de diversos grupos de Pauliteiros, oriundos de várias localidades. Tradicionalmente, são formados apenas por homens que dançam com paulitos e tocam tamboril, gaita-de-foles, flauta pastoril e castanholas. Um espetáculo original de cor, ritmo e entusiasmo que surpreende com o característico abraço entre os dançadores no final de cada atuação. Gastronomia e produtos regionais Porque cada lugar tem um sabor distinto, não há viagem perfeita sem boa mesa. E aqui não faltam surpresas para o paladar. Da carne ao peixe, da doçaria aos frutos do bosque, a gastronomia típica tem por base produtos regionais certificados e de qualidade reconhecida, que a tornam uma das mais apelativas do país. Nesta do ano, sugerimos-lhe as saladas de polvo, os peixinhos do rio, a truta, a vitela mirandesa e o leitão bísaro. À sobremesa, não abdique das cerejas nem da bola doce mirandesa. Quanto a vinhos, pão, queijos e fumeiro, são para desfrutar o ano inteiro. Mel O mel é um dos produtos típicos da gastronomia da região, associado a uma das atividades predominantes: a apicultura. Um pouco por todo o território se podem ver as colmeias encaixadas nas encostas, mas é no Parque Natural de Montesinho que a maioria está concentrada. Reconhecido como de excelência, o mel tem um peso considerável na economia local e mais de metade da sua produção é exportada.

5 Oficinas e artesãos Museus e Centros de Interpretação Nas horas em que o calor aperta, o melhor é um circuito ao abrigo do sol pelos vários museus e centros de interpretação das cidades, vilas e aldeias. Habitada desde os primórdios, apesar das dificuldades impostas pelo clima e pela orografia, a região preserva inúmeros testemunhos da sua História. A terra e as atividades a ela diretamente associadas foram sempre o maior sustento e, por isso, são abundantes na região os espaços museológicos etnográficos, com acervos provenientes das práticas tradicionais. Nos cinco concelhos, poderá conhecer também espaços dedicados à arqueologia, arte sacra, pintura, escultura, mobiliário, espólio militar e arte contemporânea. O Mirandês O mirandês não é um dialeto nem uma variante da língua portuguesa, mas sim um idioma da família das línguas astur-leonesas, originário do latim. Foi reconhecido como segunda língua oficial de Portugal em Atualmente, as populações falam mirandês apenas em contextos íntimos. Apesar disso, é ensinado nas escolas de algumas localidades. A sua preservação é tida em conta como qualquer outro elemento da identidade da região. As tradições são motivos de interesse para quem visita a região. A tecelagem, as rendas e bordados, a cestaria, os artefactos em cobre batido e ferro forjado, a latoaria e a talha fazem parte do artesanato tradicional. Mais associado ao património etnográfico está o artesanato de máscaras e instrumentos musicais. As gaitas-de-foles, por exemplo, muito usadas no folclore local, resultam de um elaborado trabalho manual a partir de pele de chibo, madeira e palheta. Reconhecidas pela sua originalidade são as cutelarias da aldeia do Palaçoulo, as máscaras de madeira e os trajes de burel e saragoça. Entre os últimos, destacam-se as capas de honra, agasalhos feitos em lã à custa de longas horas e grande minúcia, para proteger os boieiros e pastores dos rigores do inverno. Quase sempre fruto da necessidade de atenuar os efeitos de um clima de extremos, outros trajes há na região que se tornaram verdadeiras obras de arte e símbolos da identidade local. A Escapadinha dá aos visitantes a possibilidade de participar em oficinas e aprender como transformar a rudeza das matérias-primas em peças originais e refinadas, em que os detalhes fazem a diferença.

6 programas 2 noites/3 dias 1º Dia Chegada Check-in no estabelecimento de alojamento aderente Receção com entrega de Maxi Box da Rota Jantar em restaurante aderente Ementa Escapadinha na Rota da Terra Fria Transmontana Trio de entradas regionais Pratos de gastronomia regional da Doçaria regional 2º Dia Manhã Atividade ao ar livre: canoagem ou cruzeiro no Douro ou passeio pedestre ou BTT/bicicleta Almoço em restaurante aderente Ementa Escapadinha na Rota da Terra Fria Transmontana Tarde Participação em atividades tradicionais Oficina de artes e ofícios, com a participação de artesãos locais: oficina de instrumentos musicais e de música tradicional mirandesa; ou oficina de artesanato têxtil e trajes tradicionais; ou danças tradicionais mirandesas; ou oficina de confeção de bola doce ou pão; ou oficina de ferro forjado e cutelaria Visita a património histórico-cultural em centros históricos e a museus relacionados com a cultura e a tradição locais Jantar gastronómico em restaurante aderente Ementa Escapadinha na Rota da Terra Fria Transmontana Opção suplementar: animação noturna com demonstração de danças e cantares locais (com marcação prévia e com custo extra) 3º Dia Manhã Check-out 4 noites/5 dias 1º Dia Chegada Check-in no estabelecimento de alojamento aderente Receção de boas-vindas com entrega de Guia da Rota e Maxi box da Rota Jantar em restaurante aderente Ementa Escapadinha na Rota da Terra Fria Transmontana Trio de entradas regionais Pratos de gastronomia regional da Doçaria regional 2º Dia Manhã Passeio a pé e de burro com visita ao Centro do Burro de Miranda (AEPGA); ou canoagem; ou cruzeiro ambiental no Douro; ou passeio pedestre ou em BTT/bicicleta Almoço em restaurante aderente Ementa Escapadinha na Rota da Terra Fria Transmontana Tarde Oficina de artes e ofícios, com a participação de artesãos locais: oficina de instrumentos musicais e de música tradicional mirandesa; ou oficina de artesanato têxtil e trajes tradicionais; ou danças tradicionais mirandesas; ou oficina de confeção de bola doce ou pão; ou oficina de ferro forjado e cutelaria Jantar gastronómico em restaurante aderente Ementa Escapadinha na Rota da Terra Fria Transmontana 3º Dia Manhã Passeio pedestre, com interpretação dos meios natural e rural; ou passeio de bicicleta Almoço em restaurante aderente Ementa Escapadinha na Rota da Terra Fria Transmontana para mais detalhes sobre programas e condições de reserva consulte o site ou as empresas de incoming aderentes Tarde Visita acompanhada a espaços museológicos ou centros de interpretação (associados à natureza ou ruralidade) Bragança, Miranda do Douro ou Vinhais; ou birdwatching urbano em Miranda do Douro Jantar em restaurante aderente Ementa Escapadinha na Rota da Terra Fria Transmontana Opção suplementar: animação noturna com demonstração de danças e cantares locais (com marcação prévia e custo extra) ou oficina de danças tradicionais, com trajes típicos locais 4º Dia Manhã Atividades ao ar livre com acompanhamento especializado Birdwatching Arribas do Douro Almoço em restaurante aderente Ementa Escapadinha na Rota da Terra Fria Transmontana Tarde Passeio guiado em viatura 4x4 pelos meios natural e rural de Miranda do Douro ou visita acompanhada a centros históricos e museus nas cidades, vilas e aldeias Jantar em restaurante aderente Ementa Escapadinha na Rota da Terra Fria Transmontana 5º Dia Manhã Check-out Os Programas incluem: 2 ou 4 noites em alojamentos aderentes, com pequenoalmoço e entrega de Maxi Box à chegada; 3 ou 7 refeições; atividades ao ar livre e atividades temáticas mencionadas no programa, com acompanhamento de guia/técnico local e com todo o material necessário à atividade; entrada nos locais indicados com visita guiada; seguro de acidentes pessoais; taxa de serviço de reserva. Suplementos opcionais Para aquisição de atividades turísticas não mencionadas nos programas da Escapadinha, consulte as empresas de incoming aderentes. Estes suplementos opcionais necessitam de reserva prévia e de confirmação de disponibilidade e podem ter um custo extra.

7 EVENTOS BRAGANÇA Festa da História agosto Dias de festa, onde os cheiros, música e sabores do passado são presença nas ruas estreitas da cidadela. Carne na Praça setembro Carne na Praça enaltecerá a qualidade singular das carnes transmontanas cabrito do Montesinho, cordeiro bragançano, porco bísaro e vitela mirandesa. VIMIOSO Dia do Município Festas do Concelho 10 agosto Feira Anual de S. Lourenço, Concurso de Gado Bovino, Luta de Touros, Concerto Paulo Gonzo. MIRANDA DO DOURO Festival Tradicional L Burro I L Gueiteiro julho Festival itinerante que dá a conhecer a riqueza e a diversidade do Planalto Mirandês. Festival Intercéltico de Sendim 1-3 agosto A 15ª edição de um evento que traz à região bandas de folk de vários países europeus. III Encontro Ibérico de Danças de Pauliteiros Sendim. 3 agosto Festas em Honra Santa Bárbara 6-10 agosto I Passeio Noturno, Caramonico Palaçoulo. 16 agosto Passeio pedestre noturno pelo trilho das cavernas. Festival de Música Tradicional e Celta de Santulhão 14 agosto Tasquinhas com produtos regionais, jogos tradicionais, música e outras atividades. Passeio Noturno Pela Rota do Contrabandista 23 agosto Passeio entre o Município de Vimioso, Alcanices e a freguesia de S. Martinho, em Miranda do Douro. Romaria de S. Bartolomeu e Feira Anual Argozelo. 24 agosto King of Portugal setembro Prova desportiva internacional de motociclos e veículos todo-o-terreno. Famidouro, Exposição de Gastronomia e Artesanato da Região Pavilhão Multiusos agosto Festas em Honra de Nossa Senhora do Rosário Palaçoulo. 27 Agosto - 2 setembro Feira do Naso, Mostra de Asininos de Miranda 6-8 setembro Festa Santa Bárbara, xiv Festival de Folclore Caramonico Palaçoulo setembro Dia da Língua Mirandesa Sendim. 17 setembro Vindimas 21 setembro MOGADOURO Festival Terra Transmontana Castelo de Mogadouro julho Natureza, ritualidades, música folk, gastronomia, artes e ofícios e outras expressões poético-culturais da região do Nordeste Transmontano. Terra Rock 25 julho Um evento que junta a concurso bandas de garagem do concelho e de todo o país, permitindo o intercâmbio de ideias e influências. Red burros Fly-In último fim de semana de julho Alguns dos melhores pilotos e planadores nacionais cruzarão os céus de Mogadouro para verdadeiros espetáculos acrobáticos. Corrida de Touros Urrós. 15 agosto Nossa Senhora do Caminho Último fim de semana de agosto Feira do Azinhoso Azinhoso. 1º fim de semana de setembro Instituída pelo rei D. Dinis, esta feira tem o mercado de burros como uma das principais atrações. VINHAIS 2º Encontro Etnográfico e Folclore C. Cultural de Vinhais julho Festas da Vila em Honra de Nossa Senhora da Assunção 1-15 agosto Nossa Senhora da Saúde Vale de Janeiro. Vinhais Último domingo de agosto

8 A28 A1 ADERENTES ALOJAMENTO A Vileira - Vimioso A. Montesinho (Casa da Mestra, Casa da Escola, Casa do Forno, Casa do Guieiro, Casa do Lúpulo, Casa do Bísaro) - Bragança Casa da Aldeia de França - Bragança Casa da Mencha - Vinhais Casa do Abrigo da Floresta O Geadas - Vinhais Casa de Caçarelhos - Vimioso Casa do Alpendre - Bragança Casa do Lello - Bragança Casa Puio - Miranda do Douro Casa dos Edras - Miranda do Douro Cepo Verde (Camping, Casa do Parâmio, Casa da Bica, Moinho do Caniço) - Bragança Hotel Parador Sta. Catarina - Miranda do Douro Hotel Rural La Tenerie - Miranda do Douro Hotel Rural Srª de Pereiras - Vimioso Naturisnor (Casa das Arribas) - Mogadouro Parque Biológico de Vinhais Pousada da Juventude de Bragança Pousada de S. Bartolomeu - Bragança Quinta de La Barandica - Miranda do Douro Quinta dos Castanheiros - Vinhais Solar dos Marcos - Mogadouro Terrasol - Mogadouro Viana do Castelo Porto A28 A28 A29 Aveiro A17 A27 A11 A7 A41 A20 A3 A3 A41 A25 A25 A14 IC28 Braga A11 A4 Rio Douro Rio Vouga IP3 Coimbra A7 Vila Real A24 Viseu Rio Mondego Sobreiró de Cima A25 A24 Covilhã Guarda A23 A4 IP2 IC5 Vinhais Moimenta IP2 A25 VINHAIS IP4 A4 Mogadouro Bragança Vimioso Miranda do Douro IC5 Zoio Rio de Onor BRAGANÇA Salsas MOGADOURO Quintanilha VIMIOSO Algoso Avelanoso Sendim MIRANDA DO DOURO Constantim Leiria RESTAURANTES A Lareira - Mogadouro A Vileira - Vimioso A. Montesinho (D. Roberto) - Bragança Capa d Honras - Miranda do Douro Casa de Caçarelhos - Vimioso Cepo Verde Bragança Hotel Parador Sta. Catarina - Miranda do Douro Hotel Rural La Tenerie - Miranda do Douro Hotel Rural Srª das Pereiras - Vimioso Miradouro - Miranda do Douro O Geadas - Bragança O Javali O Mirandês I - Miranda do Douro O Pote Paladares Mirandeses - Miranda do Douro São Pedro - Miranda do Douro Solar Bragançano - Bragança Atividades TURÍSTICAs/ASSOCIAÇÕES AEPGA - Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino - Miranda do Douro A. Montesinho - Bragança Frauga - Associação para o Desenvolvimento Integrado de Picote - Miranda do Douro Naturisnor (passeios de barco) - Mogadouro Palombar - Associação para a Conservação da Natureza e do Património Rural - Vimioso Parque Biológico de Vinhais Lisboa Setúbal Portimão Santarém Abrantes Vendas Novas Évora Beja Faro MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCAPADINHA reservas Douro Pula Canhada (Miranda do Douro) Tm: Tel / Fax: info@douropulacanhada.com TEMPO DE VIAGEM A partir do Porto aprox. 2h30 A partir de Lisboa aprox. 5h00 Rua Visconde da Bouça, Bragança Tel.: / Fax.: am.terrafria@amtf-nt.pt Anda d I (Bragança) Tm: info@andadi.pt 1 frasco de creme de castanha 1 frasco de mel Vale uma minibox 1 sabonete de leite de burra Válido nos restaurantes aderentes às Escapadinhas Referência: RTFT-2-VISAO

ESCAPADINHA DE OUTONO NA ROTA DA TERRA FRIA TRANSMONTANA

ESCAPADINHA DE OUTONO NA ROTA DA TERRA FRIA TRANSMONTANA ESCAPADINHA DE OUTONO NA ROTA DA TERRA FRIA TRANSMONTANA 4 NOITES/ 5 DIAS Temática: Bosques e Paisagem Outonal PROGRAMA DE ATIVIDADES: 1º Dia: Check-in no estabelecimento de alojamento aderente Recepção

Leia mais

ESCAPADINHA DE VERÃO NA ROTA DA TERRA FRIA TRANSMONTANA

ESCAPADINHA DE VERÃO NA ROTA DA TERRA FRIA TRANSMONTANA ESCAPADINHA DE VERÃO NA ROTA DA TERRA FRIA TRANSMONTANA 4 NOITES/ 5 DIAS Temática: Tradição e Identidade PROGRAMA DE ATIVIDADES: 1º Dia: Check-in no estabelecimento de alojamento aderente Recepção de boas

Leia mais

ESCAPADINHA DE VERÃO NA ROTA DA TERRA FRIA TRANSMONTANA

ESCAPADINHA DE VERÃO NA ROTA DA TERRA FRIA TRANSMONTANA ESCAPADINHA DE VERÃO NA ROTA DA TERRA FRIA TRANSMONTANA 4 NOITES/ 5 DIAS Temática: Tradição e Identidade INCLUI:! 7 refeições baseadas na gastronomia e nos produtos tradicionais locais (bebidas incluídas);!

Leia mais

ESCAPADINHA DE OUTONO NA ROTA DA TERRA FRIA TRANSMONTANA

ESCAPADINHA DE OUTONO NA ROTA DA TERRA FRIA TRANSMONTANA ESCAPADINHA DE OUTONO NA ROTA DA TERRA FRIA TRANSMONTANA 4 NOITES/ 5 DIAS Temática: Bosques e Paisagem Outonal PROGRAMA DE ATIVIDADES: 1º Dia: Check-in no estabelecimento de alojamento aderente Recepção

Leia mais

ESCAPADINHA DE OUTONO NA ROTA DA TERRA FRIA TRANSMONTANA

ESCAPADINHA DE OUTONO NA ROTA DA TERRA FRIA TRANSMONTANA ESCAPADINHA DE OUTONO NA ROTA DA TERRA FRIA TRANSMONTANA 2 NOITES/ 3 DIAS Temática: Bosques e Paisagem Outonal PROGRAMA DE ATIVIDADES: 1º Dia: Check-in no estabelecimento de alojamento aderente Recepção

Leia mais

Experiências com vinho em julho

Experiências com vinho em julho Em junho, Palmela tem sabor a Moscatel de Setúbal Experiências com vinho em julho 1, 2 e 3 junho FESTIVAL DO MOSCATEL Mostra, prova e venda de Moscatel de Setúbal e Moscatel Roxo, com a presença dos produtores;

Leia mais

L BURRO I L GUEITEIRO FESTIVAL ITINERANTE DE CULTURA TRADICIONAL

L BURRO I L GUEITEIRO FESTIVAL ITINERANTE DE CULTURA TRADICIONAL L BURRO I L GUEITEIRO FESTIVAL ITINERANTE DE CULTURA TRADICIONAL O L Burro I L Gueiteiro é um festival itinerante que decorre de 25 a 29 de Julho, pelas aldeias de Ífanes e Paradela, no concelho de Miranda

Leia mais

Feira do Mundo Rural

Feira do Mundo Rural Feira do Mundo Rural Promoção da Cereja de Resende na Feira do Mundo Rural, na Quinta da Bonjóia - Porto. Revista de Imprensa 17-06-2010 1. (PT) - Diário de Viseu, 08-06-2010, Câmara de Resende distribui

Leia mais

FESTIVAL DA CASTANHA ANIMA AROUCA, DE 28 A 30 DE OUTUBRO

FESTIVAL DA CASTANHA ANIMA AROUCA, DE 28 A 30 DE OUTUBRO FESTIVAL DA CASTANHA ANIMA AROUCA, DE 28 A 30 DE OUTUBRO Arouca vai voltar a saborear a sua castanha. De 28 a 30 de outubro, haverá música, danças tradicionais, mostras gastronómicas, venda de produtos

Leia mais

CONHEÇA O PROGRAMA DO FESTIVAL DA CASTANHA 2017

CONHEÇA O PROGRAMA DO FESTIVAL DA CASTANHA 2017 CONHEÇA O PROGRAMA DO FESTIVAL DA CASTANHA 2017 Arouca acolhe, de 27 a 29 de outubro, a sétima edição do Festival da Castanha. Em pleno outono, a natureza brinda-nos com o fruto mais típico da época e

Leia mais

COMEMORAÇÕES DO 1º DE MAIO DE 2018 LUTAR PELOS DIREITOS VALORIZAR OS TRABALHADORES

COMEMORAÇÕES DO 1º DE MAIO DE 2018 LUTAR PELOS DIREITOS VALORIZAR OS TRABALHADORES 1 COMEMORAÇÕES DO 1º DE MAIO DE 2018 LUTAR PELOS DIREITOS VALORIZAR OS TRABALHADORES AÇORES Angra do Heroísmo 10,00 Banca com Materiais Alusivos ao dia Distribuição à população de documentos alusivos ao

Leia mais

2 a Ação Exploratória de Mercado

2 a Ação Exploratória de Mercado 2 a Ação Exploratória de Mercado Consultores e Prospetores Internacionais ( 2 a 4 de Outubro de 2017) Programa Geral Domingo 01/10/2017 Segunda-feira 02/10/2017 Terça-feira 03/10/2017 Quarta-feira 04/10/2017

Leia mais

COMEMORAÇÕES DO 1º DE MAIO DE 2017

COMEMORAÇÕES DO 1º DE MAIO DE 2017 AÇORES Angra do Heroísmo Banca com Materiais Alusivos ao dia. Distribuição à população de documentos alusivos ao 1º Maio Musica Exposição / Concurso de MAIOS politico/ Praça Velha Horta Entrega dos prémios

Leia mais

AGENDA CULTURAL V I N H A I S.. ABRIL MAIO JUNHO 2018

AGENDA CULTURAL V I N H A I S.. ABRIL MAIO JUNHO 2018 ABRIL MAIO JUNHO 2018 ABRIL 06 07 EXPOSIÇÃO ÓLEO SOBRE TELA DE ODETE RODRIGUES E LURDES VARA ABERTURA - 6 DE ABRIL ATÉ 10 DE MAIO LOCAL: CCV (SALA DO RELÓGIO) 07H00/ 17H00 CIRCUITO NACIONAL, N GPS N GPS

Leia mais

No Lago Azul decorrerá o campeonato do mundo de wakeboard de 16 a 19 de setembro, um evento mundial a não perder. Notícias Turismo

No Lago Azul decorrerá o campeonato do mundo de wakeboard de 16 a 19 de setembro, um evento mundial a não perder. Notícias Turismo Ferreira do Zêzere é um concelho surpreendente, cheio de surpresas inesperadas, serras e vales verdejantes que escondem verdadeiros tesouros naturais no seu interior e inúmeros lugares e lugarejos pouco

Leia mais

COMEMORAÇÕES DO 1º DE MAIO DE 2019 GRANDIOSA JORNADA NACIONAL DE LUTA

COMEMORAÇÕES DO 1º DE MAIO DE 2019 GRANDIOSA JORNADA NACIONAL DE LUTA COMEMORAÇÕES DO 1º DE MAIO DE 2019 GRANDIOSA JORNADA NACIONAL DE LUTA AÇORES Angra do Heroísmo 1/05 16,00 Banca com Materiais Alusivos ao dia Distribuição à população de documentos alusivos ao 1º Maio

Leia mais

Bragança e a Feira do Fumeiro

Bragança e a Feira do Fumeiro Visita às Capitais de Distrito Bragança e a Feira do Fumeiro 09 a 11 de fevereiro de 2018 E o nosso destino agora é Bragança. Nestas terras, além do clima frio e seco, do saber fazer genuíno, da excelente

Leia mais

Festa do Alvarinho e do Fumeiro

Festa do Alvarinho e do Fumeiro Festa do Alvarinho e do Fumeiro XIV Feira Mostra dos Produtos Locais 25 a 27 de Abril/2008 Uma feira de Fazer crescer água na boca XIV Festa do Alvarinho e do Fumeiro Objectivos: Pretende-se que o certame

Leia mais

Geopark Naturtejo da Meseta Meridional 1º Geoparque Português incluído na Rede Europeia e Global da UNESCO

Geopark Naturtejo da Meseta Meridional 1º Geoparque Português incluído na Rede Europeia e Global da UNESCO Geopark Naturtejo da Meseta Meridional 1º Geoparque Português incluído na Rede Europeia e Global da UNESCO Milhões de anos com histórias e paisagens para descobrir Em pleno coração do Geopark Naturtejo,

Leia mais

7 dias / 6 noites. Portugal Ferroviário. Programa de visita às atrações e linhas de Portugal

7 dias / 6 noites. Portugal Ferroviário. Programa de visita às atrações e linhas de Portugal 7 dias / 6 noites Portugal Ferroviário Programa de visita às atrações e linhas de Portugal Os caminhos de ferro são um dos mais importantes desenvolvimentos da Revolução Industrial e desde 1825 essa evolução

Leia mais

COMO SE INSCREVER Há atividades de entrada livre, sem necessidade de inscrição, bastando aparecer no local para participar.

COMO SE INSCREVER Há atividades de entrada livre, sem necessidade de inscrição, bastando aparecer no local para participar. FEIRA ESPAÇO-CRIANÇA RECEÇÃO Entrada livre Local: Pavilhão Multiusos de Miranda do Douro Horário: 23 e 24 de junho: 10h00 às 19h00 25 de junho: 10h00 às 17h00 INSCRIÇÕES COMO SE INSCREVER Há atividades

Leia mais

Luís Carlos Monteiro 2018

Luís Carlos Monteiro 2018 Luís Carlos Monteiro 2018 A reorganização administrativa de 2012/2013, deu origem à União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo (UFSSMM), resultando da agregação de três antigas freguesias do nosso

Leia mais

GASTRONOMIA PORTUGUESA

GASTRONOMIA PORTUGUESA CIRCUITOS GASTRONOMIA PORTUGUESA Prove e disfrute um país único A originalidade de um país encontra-se muitas vezes na sua gastronomia popular. A dúvida é por onde começar? Com um Caldo Verde e um Bacalhau

Leia mais

DESENHAR O VINHO 19 XPERIÊNCIAS MAYORES

DESENHAR O VINHO 19 XPERIÊNCIAS MAYORES M ENOTURISMO MAYOR DESENHAR O VINHO 19 XPERIÊNCIAS MAYORES VENHA VIVER UMA EXPERIÊNCIA MAYOR E VER DE PERTO COMO DESENHAMOS OS VINHOS DA ADEGA MAYOR. MAIS DO QUE UMA SIMPLES VISITA, NA ADEGA MAYOR TEM

Leia mais

10 dias / 9 noites. Caminho de Fatima a pé. Pecurso pedestre, religioso e cultural de Lisboa até Fátima

10 dias / 9 noites. Caminho de Fatima a pé. Pecurso pedestre, religioso e cultural de Lisboa até Fátima 10 dias / 9 noites Caminho de Fatima a pé Pecurso pedestre, religioso e cultural de Lisboa até Fátima Fátima é um dos destinos religiosos mais importantes do mundo, todos os anos milhares de pessoas fazem

Leia mais

10 dias / 9 noites. Caminho de Fatima a pé. Pecurso pedestre, religioso e cultural de Lisboa até Fátima

10 dias / 9 noites. Caminho de Fatima a pé. Pecurso pedestre, religioso e cultural de Lisboa até Fátima 10 dias / 9 noites Caminho de Fatima a pé Pecurso pedestre, religioso e cultural de Lisboa até Fátima Fátima é um dos destinos religiosos mais importantes do mundo, todos os anos milhares de pessoas fazem

Leia mais

COMEMORAÇÕES DO 1º DE MAIO DE 2019 GRANDIOSA JORNADA NACIONAL DE LUTA

COMEMORAÇÕES DO 1º DE MAIO DE 2019 GRANDIOSA JORNADA NACIONAL DE LUTA COMEMORAÇÕES DO 1º DE MAIO DE 2019 GRANDIOSA JORNADA NACIONAL DE LUTA AÇORES Angra do Heroísmo 10,00 16,00 Banca com Materiais Alusivos ao dia Distribuição à população de documentos alusivos ao 1º Maio

Leia mais

Pequenos Tours Lisboa Porto Coimbra

Pequenos Tours Lisboa Porto Coimbra PEQUENOS TOURS Lisboa - 1 dia Visita às principais atrações de Lisboa como a Sé Catedral e o Castelo de São Jorge que tem uma das melhores vistas da cidade. Depois do almoço visita ao Mosteiro dos Jerónimos

Leia mais

Bragança e a Feira do Fumeiro

Bragança e a Feira do Fumeiro Visita às Capitais de Distrito Bragança e a Feira do Fumeiro 09 a 11 de fevereiro de 2018 2ª grupo E o nosso destino agora é Bragança. Nestas terras, além do clima frio e seco, do saber fazer genuíno,

Leia mais

Concelho de Arcos de Valdevez 1

Concelho de Arcos de Valdevez 1 Trabalho de Informática Básica criado por: Filipa Ramalho, ci05020 Licenciatura em Ciência da Informação Universidade do Porto, Faculdade de Letras/Engenharia 01-02-2006 01-02-2006 Concelho de Arcos de

Leia mais

RNAAT 76/2016 ROTEIROS E PREÇOS. Tours Eventos / Serviços

RNAAT 76/2016 ROTEIROS E PREÇOS. Tours Eventos / Serviços ROTEIROS E PREÇOS Tours Eventos / Serviços ROTEIRO I - DOURO RIO Saída Hotel 9:00h 10:30h Início do programa Visita à cidade da Régua Almoço em restaurante regional na Régua Visita à Quinta do Panascal

Leia mais

EMISSÃO DE LICENÇAS ESPECIAIS DE RUÍDO A 06/05/2016

EMISSÃO DE LICENÇAS ESPECIAIS DE RUÍDO A 06/05/2016 Grupo Desportivo Estoril Praia Jogos de Futebol Centro de Treino e Formação Desportiva, Rua Dom Bosco, Estoril 12-01/31-12-2016 Dias úteis - 17:00/23:00 Sábados, Domingos e Feriados 09:00/20:00 Milha Urbana

Leia mais

Onde ficar. Travia Alojamento

Onde ficar. Travia Alojamento Travia Alojamento No alentejo é tudo logo alí...o tempo passa lentamente e a planície não tem fim. É preciso vagar para desfrutar e namorar o alentejo. O património arquitectónico, a paisagem, a gastronomia

Leia mais

PARADOR DE ARCOS DE LA FRONTERA

PARADOR DE ARCOS DE LA FRONTERA PARADOR DE ARCOS DE LA FRONTERA Parador de Arcos de la Frontera Meio Com as suas casinhas brancas encaixadas na encosta e no cimo de um penhasco avermelhado como peças de um puzzle, Arcos irá surpreendê-lo.

Leia mais

Actividades das Associações da Freguesia de Fátima 2011

Actividades das Associações da Freguesia de Fátima 2011 JUNTA DE FREGUESIA DE FÁTIMA Actividades das de Fátima 2011 Janeiro Associação Actividade Cantar as Boas Festas 1 a 6 Casa do Povo Cantar os Reis porta a porta 9 Casa do Povo 29 Fevereiro Montamora Encerramento

Leia mais

15 dias/ 14 noites. O Norte Ibérico. O Norte da Península Ibérica como nunca foi visto!

15 dias/ 14 noites. O Norte Ibérico. O Norte da Península Ibérica como nunca foi visto! 15 dias/ 14 noites O Norte Ibérico O Norte da Península Ibérica como nunca foi visto! O norte da Península Ibérica tem um charme muito próprio e estando longe das estâncias balneares mais populares pode-se

Leia mais

JOGOS - ÁRBITROS - RESULTADOS

JOGOS - ÁRBITROS - RESULTADOS JOGOS - ÁRBITROS - RESULTADOS JOGOS DE CLASSIFICAÇÃO 24.06.2011 6ª. FEIRA Jogo nº 01 - VIANA CASTELO / AVEIRO Jogo nº 02 - HORTA / LISBOA Alcanena Jogo nº 03 - PONTA DELGADA / BRAGANÇA T.Novas Jogo nº

Leia mais

FESTAS DA CIDADE 2008

FESTAS DA CIDADE 2008 FESTAS DA CIDADE 2008 FESTA DAS FREGUESIAS TASQUINHAS - MOSTRA DE VINHOS DOÇARIA - ANIMAÇÃO ACORDEÕES DO MUNDO 5.º FESTIVAL INTERNACIONAL DE ACORDEÃO DE TORRES VEDRAS XXVIII FESTIVAL DAS VINDIMAS EXPOSIÇÕES

Leia mais

Organização: Associação Social Cultural e Desportiva de Casal Galego APRESENTAÇÃO

Organização: Associação Social Cultural e Desportiva de Casal Galego APRESENTAÇÃO PROJETO PARA A REALIZAÇÃO DA 27ª FEIRA NACIONAL DE ARTESANATO E GASTRONOMIA DA MARINHA GRANDE APRESENTAÇÃO Denominação (FAG/2016). Data de Realização O certame terá lugar entre os dias 01 dezembro e 11

Leia mais

Ponte. de Lima ConVida

Ponte. de Lima ConVida Ponte de Lima ConVida 2016 Programa sujeito a alterações 25 maio Vaca das Cordas 27 maio a 31 outubro Festival Internacional de Jardins 10 a 12 junho Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais 11 e

Leia mais

Margens do Zêzere Ferreira do Zêzere

Margens do Zêzere Ferreira do Zêzere Jeep Margens do Zêzere - 2016 Ferreira do Zêzere Propomos um fim de semana de verdadeiro Todo-o-Terreno Todo Terreno Turístico, com o rio Zêzere como pano de fundo. Uma incursão pelas mais fascinantes

Leia mais

6 dias / 5 noites. Vinhos do Alentejo NOME DO PROGRAMA. Programa gastronómico e de vinhos em alguns dos mais encantadores locais do Alentejo

6 dias / 5 noites. Vinhos do Alentejo NOME DO PROGRAMA. Programa gastronómico e de vinhos em alguns dos mais encantadores locais do Alentejo 6 dias / 5 noites Vinhos do Alentejo NOME DO PROGRAMA Programa gastronómico e de vinhos em alguns dos mais encantadores locais do Alentejo Alentejo, região única de Portugal, conhecida pela sua tranquilidade

Leia mais

Centro de Bem Estar Social da Zona Alta de Torres Novas. Centro de Convívio

Centro de Bem Estar Social da Zona Alta de Torres Novas. Centro de Convívio Centro de Bem Estar Social da Zona Alta de Torres Novas Centro de Convívio Plano de trabalho para 2018/19 Plano anual Plano semanal Serviços disponíveis Plano anual: Feiras e Eventos: conhecer e participar

Leia mais

DOSSIER DE IMPRENSA APRESENTAÇÃO. Divulgação do Artesanato, Gastronomia, Folclore, Etnografia e Música Popular Portuguesa.

DOSSIER DE IMPRENSA APRESENTAÇÃO. Divulgação do Artesanato, Gastronomia, Folclore, Etnografia e Música Popular Portuguesa. 1 DOSSIER DE IMPRENSA 27ª FEIRA NACIONAL DE ARTESANATO E GASTRONOMIA DA MARINHA GRANDE APRESENTAÇÃO Denominação 27ª Feira Nacional de Artesanato e Gastronomia da Marinha Grande (FAG/2016). Data de Realização

Leia mais

sexta sábado domingo Peq. Almoço Canoagem Ou Baptismos de mergulho Slide sob a água Orientação Final da actividade Jantar

sexta sábado domingo Peq. Almoço Canoagem Ou Baptismos de mergulho Slide sob a água Orientação Final da actividade Jantar Proposta Local: Herdade dos Cadouços - Abrantes Duração: 2 dias Nº de participantes: mínimo de 15 Descrição sucinta: 09h00m Manhã sexta sábado domingo Peq. Almoço Peq. Almoço Canoagem Ou Baptismos de mergulho

Leia mais

AG EN DA CULTURAL TERRAS DE BOURO

AG EN DA CULTURAL TERRAS DE BOURO AG EN DA CULTURAL JAN > DEZ 16 TERRAS DE BOURO AGENDA CULTURAL DE TERRAS DE BOURO ANUAL. 2016 EDITORIAL Chegou um novo ano e com ele todo um conjunto de atividades a realizar no Concelho de Terras de Bouro.

Leia mais

JOGOS - ÁRBITROS - RESULTADOS

JOGOS - ÁRBITROS - RESULTADOS JOGOS - ÁRBITROS - RESULTADOS JOGOS DE CLASSIFICAÇÃO 23.06.2013 DOMINGO Jogo nº 01-09:30 H PORTALEGRE v. ANGRA HEROÍSMO IPB 1 Jogo nº 02-09:30 H BEJA v. GUARDA IPB 2 Jogo nº 03-09:30 H BRAGANÇA V. BRAGA

Leia mais

MONTARIA02. documentário e património rural. 13, 14 e 15 de julho de 2012

MONTARIA02. documentário e património rural. 13, 14 e 15 de julho de 2012 MONTARIA02 documentário e património rural 13, 14 e 15 de julho de 2012 Montaria02, documentário e património rural é uma iniciativa na área do cinema e do património, que pretende refletir, com o documentário,

Leia mais

Roteiro de baixa dificuldade

Roteiro de baixa dificuldade IN Portugal - Dias de roteiro em moto: 7 - Início e final: Lisboa - Percurso total: 1492 Kms - Dias de descanso: Lisboa - Distâncias diárias: 142 a 272 Kms - Destaques: Serra da Arrábida, Rota do Vinho

Leia mais

Brochuras, Mapas e Vídeos

Brochuras, Mapas e Vídeos Brochuras, Mapas e Vídeos Aveiro - Mapa do itinerário acessível Belém (Lisboa) - Mapa do itinerário acessível Caminhos da Fé Caminhos da Fé Caminhos de Santiago Devoção e Festas Religiosas Elvas - Mapa

Leia mais

Parador de Cazorla Meio

Parador de Cazorla Meio PARADOR DE CAZORLA Parador de Cazorla Meio O hotel retoma a tradição das típicas propriedades andaluzas ( cortijos ), algo que vai poder apreciar quando estiver no seu exterior. A piscina, com uma vista

Leia mais

RED DE PAISAJES RURALES EN LA FRONTERA DEL DUERO: UN MAPA ESTRATÉGICO DE LA MESETA IBÉRICA

RED DE PAISAJES RURALES EN LA FRONTERA DEL DUERO: UN MAPA ESTRATÉGICO DE LA MESETA IBÉRICA Líder do Projeto Parceiros RED DE PAISAJES RURALES EN LA FRONTERA DEL DUERO: UN MAPA ESTRATÉGICO DE LA MESETA IBÉRICA O turismo, tem sido uma das atividades económicas que mais tem crescido nos últimos

Leia mais

Douro Cup. Torneio Internacional de Futebol Juvenil

Douro Cup. Torneio Internacional de Futebol Juvenil Douro Cup Torneio Internacional de Futebol Juvenil O Douro Cup e Vila Nova de Gaia dão-lhe o privile gio de experienciar uma semana de futebol, divertimento e partilha neste evento direcionado a jogadores

Leia mais

FESTAS Festas com tradição

FESTAS Festas com tradição FESTAS 2017.2018 Festas com tradição MOMENTOS INESQUECÍVEIS Considerada por muitos a mais importante cidade Templária do mundo, Tomar é o destino perfeito para os amantes de história e de enigmas. Com

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES TURÍSTICO CULTURAIS Data Projeto Atividade Hora / Local Entidade

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES TURÍSTICO CULTURAIS Data Projeto Atividade Hora / Local Entidade PLANO ANUAL DE ATIVIDADES TURÍSTICO CULTURAIS 2016 Data Projeto Atividade Hora / Local Entidade JANEIRO 5 a 29 Exposição Exposição Recriando a nossa herança, trabalhos dos utentes da ASMAL Associação de

Leia mais

Parador de Toledo Meio

Parador de Toledo Meio PARADOR DE TOLEDO Parador de Toledo Meio Toledo é a cidade ideal para conhecer os vestígios de três culturas: a muçulmana, a hebraica e a cristã. Perca-se pelas suas ruelas estreitas, pelas praças e jardins,

Leia mais

6 dias / 5 noites NOME DO PROGRAMA. Sabores de Lisboa. Explore a região de Lisboa através dos seus sabores

6 dias / 5 noites NOME DO PROGRAMA. Sabores de Lisboa. Explore a região de Lisboa através dos seus sabores 6 dias / 5 noites NOME DO PROGRAMA Sabores de Lisboa Explore a região de Lisboa através dos seus sabores Lisboa e a sua região já pertencem ao mapa dos lugares mais belos do Mundo, também já pertencem

Leia mais

53 + IVA. Programa escolas Menores de 11 anos 3 Dias

53 + IVA. Programa escolas Menores de 11 anos 3 Dias Programa escolas Menores de 11 anos 3 Dias 53 + IVA ALVARÁ 58/2012 NA ABERTURA DE MAIS UM ANO ESCOLAR, O AZURARA PARQUE AVENTURA, LANÇA UM CONJUNTO DE PROPOSTAS MUITO ESPECIAIS A FIM DE SATISFAZER AS NECESSIDADES

Leia mais

TUI AMBASSADOR TOURS, UNIPESSOAL, LDA - Mat. C.R.C de Lisboa - Cap.Social: ,00 Euros - NIF: RNAVT 6488 COD BKK240717

TUI AMBASSADOR TOURS, UNIPESSOAL, LDA - Mat. C.R.C de Lisboa - Cap.Social: ,00 Euros - NIF: RNAVT 6488 COD BKK240717 CIRCUITO TRILHOS DA TAILÂNDIA - De Julho 2017 a Março 2018 10 Noites / 13 Dias (mínimo de 2 pessoas) Desde 1.345 por pessoa 1º Dia Voo Lisboa / Istambul / Bangkok Comparência no aeroporto 120 minutos antes

Leia mais

Jaguariaíva AOS AMANTES DE AVENTURA E ECOTURISMO. Categoria Cidades Publicado em 22/03/2019. Foto: Prefeitura de Jaguariaíva

Jaguariaíva AOS AMANTES DE AVENTURA E ECOTURISMO. Categoria Cidades Publicado em 22/03/2019. Foto: Prefeitura de Jaguariaíva Jaguariaíva Categoria Cidades Publicado em 22/03/2019 AOS AMANTES DE AVENTURA E ECOTURISMO Um lugar cheio de belezas naturais e com várias opções para quem gosta de aventura e ecoturismo. A cidade é dona

Leia mais

Ficha viaje FEIRA DO FUMEIRO EM VINHAIS E CARNAVAL DE PODENCE FEIRA DO FUMEIRO EM VINHAIS E CARNAVAL DE PODENCE

Ficha viaje FEIRA DO FUMEIRO EM VINHAIS E CARNAVAL DE PODENCE FEIRA DO FUMEIRO EM VINHAIS E CARNAVAL DE PODENCE Tfno: 914405176 Email: clientes@lusoviagens.com Web: http://www.lusoviagens.com/ Ficha viaje FEIRA DO FUMEIRO EM VINHAIS E CARNAVAL DE PODENCE Venha sentir Trás-os-Montes! Vivemos atualmente num mundo

Leia mais

ENOGASTRONOMIA Turismo de vinhos

ENOGASTRONOMIA Turismo de vinhos As Rotas de Vinho como Destino Turístico ENOGASTRONOMIA Turismo de vinhos Ponferrada, 6 de novembro de 2015 AGOSTINHO PEIXOTO Bem vindos ao paraíso Historia Paisagem Cultura Rios e Vales Montanhas Natureza

Leia mais

Programa exemplo 2 para 3 Noites / 4 Dias. Terra Fria Transmontana. Primavera / Verão 2012

Programa exemplo 2 para 3 Noites / 4 Dias. Terra Fria Transmontana. Primavera / Verão 2012 Programa exemplo 2 para 3 Noites / 4 Dias Terra Fria Transmontana Primavera / Verão 2012 (Bragança, Miranda do Douro, Parque do Douro Internacional (Arribas), Parque Natural de Montesinho, Vinhais e Parque

Leia mais

DISTRITO DIA HORA INICIATIVA LOCAL

DISTRITO DIA HORA INICIATIVA LOCAL DISTRITO DIA HORA INICIATIVA LOCAL AÇORES Concurso/Exposição de Maios Praça Velha Angra do Heroísmo 14:00 Entrega de prémios às Escolas participantes no concurso Horta 13:00/17:00 Festa popular com actuação

Leia mais

Ficha viaje. Circuito ILHA TERCEIRA 4 Dias FESTAS SANJOANINAS 2017 TUDO INCLUIDO desde Lisboa

Ficha viaje. Circuito ILHA TERCEIRA 4 Dias FESTAS SANJOANINAS 2017 TUDO INCLUIDO desde Lisboa Tfno: 914405176 Email: clientes@lusoviagens.com Web: http://www.lusoviagens.com/ Ficha viaje Circuito ILHA TERCEIRA 4 Dias FESTAS SANJOANINAS 2017 TUDO INCLUIDO desde Lisboa A maior festa de índole popular

Leia mais

5 Dias / 4 Noites. Vinhos do Douro NOME DO PROGRAMA. Experiência gourmet no coração do Douro, uma das melhores regiões vínicas do mundo

5 Dias / 4 Noites. Vinhos do Douro NOME DO PROGRAMA. Experiência gourmet no coração do Douro, uma das melhores regiões vínicas do mundo 5 Dias / 4 Noites Vinhos do Douro NOME DO PROGRAMA Experiência gourmet no coração do Douro, uma das melhores regiões vínicas do mundo Vinos do Douro - 5 dias A região do Douro localiza-se no norte de Portugal

Leia mais

Este ano, vai realizar-se uma festa de Reveillon na Quinta de Cepêda, em Paredes.

Este ano, vai realizar-se uma festa de Reveillon na Quinta de Cepêda, em Paredes. PACKAGE REVEILLON Este ano, vai realizar-se uma festa de Reveillon na Quinta de Cepêda, em Paredes. Será uma Passagem de Ano que contará com muito requinte e diversão... e, importante também, são os preços

Leia mais

Plano de Atividades. Ano Letivo

Plano de Atividades. Ano Letivo Plano de Atividades Ano Letivo 2018-2019 Setembro Início do ano letivo Adaptação e integração das crianças; Organização do Ambiente Educativo Organização dos vários espaços da sala de actividades; Chegada

Leia mais

- Conhecer as influências históricas da gastronomia portuguesa e o impacto desta noutras culturas;

- Conhecer as influências históricas da gastronomia portuguesa e o impacto desta noutras culturas; ETNOGRAFIA E GASTRONOMIA PORTUGUESA [15822] GERAL Regime: Semestre: OBJETIVOS No final da unidade curricular, os alunos deverão ter as competências necessárias para no contexto turístico enquadrar e divulgar

Leia mais

SESSÃO NACIONAL DO PARLAMENTO DOS JOVENS. 4 e 5 de maio de 2015 TRANSPORTES

SESSÃO NACIONAL DO PARLAMENTO DOS JOVENS. 4 e 5 de maio de 2015 TRANSPORTES SESSÃO NACIONAL DO PARLAMENTO DOS JOVENS 4 e 5 de maio de 2015 TRANSPORTES Nos quadros abaixo, são indicados os locais onde as escolas se devem concentrar no dia 4 de maio de 2015, tendo em vista a sua

Leia mais

PARADOR DE PUEBLA DE SANABRIA

PARADOR DE PUEBLA DE SANABRIA PARADOR DE PUEBLA DE SANABRIA Parador de Puebla de Sanabria Meio Sanabria é uma vila medieval guardada pelo Castelo de los Condes de Benavente, um dos mais bem conservados da província de Zamora e que

Leia mais

1 DIA LISBOA OU PORTO I FUNCHAL (MONTE E EIRA DO SERRADO)

1 DIA LISBOA OU PORTO I FUNCHAL (MONTE E EIRA DO SERRADO) 1 DIA LISBOA OU PORTO I FUNCHAL (MONTE E EIRA DO SERRADO) Comparência no respetivo aeroporto 2 horas antes da partida para formalidades de embarque. Partida em voo regular da TAP Portugal com destino ao

Leia mais

Quatro dias no Alto Minho ( Região Norte de Portugal)

Quatro dias no Alto Minho ( Região Norte de Portugal) Quatro dias no Alto Minho ( Região Norte de Portugal) Tradição e Natureza Viana do Castelo, Monção, Ponte de Lima, Soajo, Parque Nacional da Peneda Gerês entre outras pérolas da região. Tradição e natureza

Leia mais

Aventura de moto. Com Ruben Faria, piloto do Rally Dakar

Aventura de moto. Com Ruben Faria, piloto do Rally Dakar Aventura de moto Com Ruben Faria, piloto do Rally Dakar 7 horas aventura & radical familia amigos 4 máx. - espanhol início 09hoo fim 16h00 296 por adulto 155 por pessoa Pack Buggy & Almoço (para pessoas

Leia mais

PLANO MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E DESPORTO ARCOS DE VALDEVEZ, ONDE PORTUGAL SE FEZ 1

PLANO MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E DESPORTO ARCOS DE VALDEVEZ, ONDE PORTUGAL SE FEZ 1 PLANO MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E DESPORTO ARCOS DE VALDEVEZ, ONDE PORTUGAL SE FEZ 1 PLANO MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E DESPORTO PLANO MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E DESPORTO 2 ARCOS DE VALDEVEZ,

Leia mais

ARRAIOLOS MULTIUSOS. 31OUT a 9 NOV ª Mostra Gastronómica. Feira do Tapete de Arraiolos. 7.º Festival da Empada de Arraiolos

ARRAIOLOS MULTIUSOS. 31OUT a 9 NOV ª Mostra Gastronómica. Feira do Tapete de Arraiolos. 7.º Festival da Empada de Arraiolos ARRAIOLOS MULTIUSOS 31OUT a 9 NOV 14 15.ª Mostra Gastronómica Feira do Tapete de Arraiolos 7.º Festival da Empada de Arraiolos Nota de Abertura O contexto económico, financeiro e social que enfrentamos

Leia mais

LITEL LITOGRAFIA E EMBALAGENS, LDA.

LITEL LITOGRAFIA E EMBALAGENS, LDA. www.ribadouro.pt LITEL LITOGRAFIA E EMBALAGENS, LDA. A continuidade da tradição A Cooperativa Ribadouro situa-se na região de Trás-os-Montes, próxima da cidade de Miranda do Douro na Vila de Sendim. Com

Leia mais

Eventos ZonaMeeting. 8 de fevereiro Cortejo de Carnaval das Escolas

Eventos ZonaMeeting. 8 de fevereiro Cortejo de Carnaval das Escolas Eventos 2013 Data Evento Local Parcerias 13 de janeiro Os quintais nas Praças do Pinhal Parque urbano 19 de janeiro Proença Championship Tour Campos de ténis municipais 20 de janeiro Oficina de cosmética

Leia mais

Festa dos Tabuleiros em Tomar. Santuário de Fátima

Festa dos Tabuleiros em Tomar. Santuário de Fátima Festa dos Tabuleiros em Tomar e Santuário de Fátima 05 a 07 de julho de 2019 Portugal é um país repleto de ricas tradições centenárias. Todas encerram um simbolismo profundo, seja religioso ou meramente

Leia mais

PEQUENOS TOURS E TRANSFERS

PEQUENOS TOURS E TRANSFERS PEQUENOS TOURS E TRANSFERS Lisboa - 1 dia Visita às principais atrações de Lisboa como a Sé Catedral e o Castelo de São Jorge que tem uma das melhores vistas da cidade. Depois do almoço visita ao Mosteiro

Leia mais

PROGRAMA DE EVENTOS PARA 2016

PROGRAMA DE EVENTOS PARA 2016 PROGRAMA DE EVENTOS PARA 2016 Em 2016, a programação de eventos do continua a apostar na valorização dos produtos locais e das paisagens do concelho, na dinamização dos espaços culturais e desportivos,

Leia mais

BOM DIA CERAMICA 2017

BOM DIA CERAMICA 2017 BOM DIA CERAMICA 2017 city ALCOBAÇA AVEIRO programme Bom dia Cerâmica: colóquio nacional de cerâmica; exposição de cerâmica industrial coleção 2017; masterclass no Museu Raul da Bernarda; projeção de vídeos

Leia mais

Lagos e o Mundo Rural

Lagos e o Mundo Rural Lagos e o Mundo Rural 30.03.2019 Apoios à Agricultura e Floresta no Âmbito da Política Agrícola Comum Pedro Raposo Ribeiro Portugal Continental 2016-2018 Distrito Montante (milhões euros) % AVEIRO 90,8

Leia mais

12 dias / 11 noites. A Herança Judaica de Portugal. Descubra a rica herança serfardita que remonta ao século XII

12 dias / 11 noites. A Herança Judaica de Portugal. Descubra a rica herança serfardita que remonta ao século XII 12 dias / 11 noites A Herança Judaica de Portugal Descubra a rica herança serfardita que remonta ao século XII Portugal é um dos países mais antigos da Europa, com uma História que moldou o mundo. Os tempos

Leia mais

ATIVIDADES a 6 Participantes

ATIVIDADES a 6 Participantes ATIVIDADES 2014 2 a 6 Participantes GERÊS 2014 RNAAT n.º 48/ 2003 1 ATIVIDADES 2 a 6 Participantes 2014 Actividades de Lazer e Montanha, Lda. Somos uma empresa especializada em actividades e eventos Outdoor,

Leia mais

Programa. Sobre este Passeio Todo Terreno Turístico

Programa. Sobre este Passeio Todo Terreno Turístico Detalhes do Passeio: Programa Local de concentração/partida: Quinta da Canastra Besteiras, Ferreira do Zêzere Coordenadas: N 39 43.594 W08 16.893 (WGS 84) Data: 24 e 25 de Novembro de 2012 Duração: 2 dias

Leia mais

A GASTRONOMIA NA ANIMAÇÃO TURISTICA EM ESPAÇOS RURAIS

A GASTRONOMIA NA ANIMAÇÃO TURISTICA EM ESPAÇOS RURAIS A GASTRONOMIA NA ANIMAÇÃO TURISTICA EM ESPAÇOS RURAIS Food Tourism (Turismo Gastronómico) A visita a produtores de alimentos, quer primários, quer secundários, festivais gastronómicos, restaurantes, e

Leia mais

MUNICIPIO VIMIOS Ano Contabilistico : 2016 Período: Janeiro a Dezembro Pagina : 1

MUNICIPIO VIMIOS Ano Contabilistico : 2016 Período: Janeiro a Dezembro Pagina : 1 11:22 2017/05/03 Activo Bruto Pag. 1 ENTIDADE A C T I V O B R U T O MUNICIPIO VIMIOS Ano Contabilistico : 2016 Período: Janeiro a Dezembro Pagina : 1 Data : 2017/05/03 41 INVESTIMENTOS FINANCEIROS 511.032,89

Leia mais

Parador de Cardona Meio

Parador de Cardona Meio PARADOR DE CARDONA Parador de Cardona Meio Cardona conserva o encanto das vilas medievais, salpicada de recantos de inigualável beleza e ruelas estreitas nas quais não poderá deixar de passear. Aqui poderá

Leia mais

O Sr. MARCUS VICENTE (PTB-ES) pronuncia o. seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores

O Sr. MARCUS VICENTE (PTB-ES) pronuncia o. seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores 13/12/2005 O Sr. MARCUS VICENTE (PTB-ES) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, ao se aproximar o final do ano e o verão, gostaria de trazer a este plenário uma

Leia mais

Programa. Detalhes do Passeio:

Programa. Detalhes do Passeio: Detalhes do Passeio: Programa Local de concentração/partida: Barragem de Castelo do Bode Data: 16 e 17 de Março de 2013 Duração: 2 dias Nº de participantes: Mínimo de 10 a um máximo de 40 Grau de dificuldade:

Leia mais

Subvenções Públicas 2016

Subvenções Públicas 2016 Subvenções Públicas 2016 QUADRO 1. IDENTIFICAÇÃO da ENTIDADE PÚBLICA OBRIGADA (concedente) QUADRO 2. MINISTÉRIO / Grupo onde se insere a Entidade Obrigada 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 1.7 1.8 1.9 1.10 2.1 3.0

Leia mais

PROGRAMAS FINALISTAS DE 3 A 5 DIAS PURA ADRENALINA E DIVERSÃO! Gerês Equi Desafios Atividades de Lazer e Montanha, LDA

PROGRAMAS FINALISTAS DE 3 A 5 DIAS PURA ADRENALINA E DIVERSÃO! Gerês Equi Desafios Atividades de Lazer e Montanha, LDA 1 PROGRAMAS FINALISTAS DE 3 A 5 DIAS PURA ADRENALINA E DIVERSÃO! Gerês Equi Desafios Atividades de Lazer e Montanha, LDA Rua de S. João nº 93 4840-030 Campo do Gerês Tel/Fax: 253352803 Tlm: 917919831/

Leia mais

julho Info mail AGENDA MUNICIPAL Cultura Desporto Lazer PESO DA RÉGUA M U N I C Í P I O

julho Info mail AGENDA MUNICIPAL Cultura Desporto Lazer PESO DA RÉGUA M U N I C Í P I O 2014 AGENDA MUNICIPAL Cultura Desporto Lazer Info mail julho M U N I C Í P I O PESO DA RÉGUA julho2014 T 1 Q 2 Q 3 S 4 S 5 D 6 S 7 T 8 Q 9 Q 10 S 11 S 12 D 13 S 14 T 15 Q 16 Q 17 S 18 S 19 D 20 S 21 T

Leia mais

Dossier Especial Minho IN BTL 2015

Dossier Especial Minho IN BTL 2015 Dossier Especial Minho IN BTL 2015 Minho IN marca presença na BTL 2015 Mais um passo para reforçar o potencial turístico do Minho Dia 25 de fevereiro de 2015 Minho IN marca presença na BTL 2015 Mais um

Leia mais

DO PEIXE DO RIO NO ALANDROAL À FEIRA DO QUEIJO ALENTEJANO EM SERPA

DO PEIXE DO RIO NO ALANDROAL À FEIRA DO QUEIJO ALENTEJANO EM SERPA DO PEIXE DO RIO NO ALANDROAL À FEIRA DO QUEIJO ALENTEJANO EM SERPA O Fim-de-semana prometia uns dias de Sol, estava na altura de voltarmos a estrada, e procurar na Internet, um destino a contento da Família.

Leia mais

EMISSÃO DE LICENÇAS ESPECIAIS DE RUÍDO A 15/04/2016

EMISSÃO DE LICENÇAS ESPECIAIS DE RUÍDO A 15/04/2016 Obra de construção civil para construção de hotel Praça da Avenida da República, Guia, Cascais 02, 09, 16, 23, 30-04 / 07,14,21,28-05-2016 25-03 / 25-04-2016 10:00/17:00 08:00/20:00 Grupo Desportivo Estoril

Leia mais