Primeira Guerra Mundial e Imperialismo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Primeira Guerra Mundial e Imperialismo"

Transcrição

1 Primeira Guerra Mundial e Imperialismo

2 Imperialismo

3 As razões da supremacia da Europa 1ª potência econômica do mundo: Dominava grande parte das trocas comerciais mundiais Tinha a maior parte da frota marítima do mundo Tinha a maior parte da produção industrial A maior parte dos investimentos mundiais eram europeus

4 As razões da supremacia da Europa Econômicas: procura de matérias-primas (para as indústrias européias) e de novos locais para escoar os produtos europeus Políticas: desejo de afirmação política e de aumento do poder militar Culturais: os europeus consideravam que tinham a missão de civilizar os povos não europeus (consideravam-se superiores, tendo, portanto, um sentimento racista) Aumento do peso demográfico da Europa graças à melhoria das condições de vida; escoamento de excedente populacional.

5 A partilha de África Viagens de exploradores no interior de África, continente até então praticamente desconhecido (presença dos europeus até então limitava-se ao litoral) Conferência de Berlim ( ): Objetivo: regularizar a ocupação de África e prevenir mal entendidos e conflitos Medidas: princípio da ocupação efetiva

6 O IMPERIALISMO A Revolução Industrial do século XVIII (Grã-Bretanha) Estimula a divulgação do liberalismo econômico influenciando a independência de países da América Latina. O capitalismo - tem como características - o surgimento de crises cíclicas (superprodução industrial) além da necessidade de busca de novos locais para a aplicação de capitais. Neste caso a idéia de independência apresentase como forma de reorganização do mercado mundial - principalmente - nos aspectos relacionados ao fornecimento de matéria prima. Aparecimento do capital financeiro A busca de matérias primas em maior quantidade e menor preço: Com este objetivo acentua-se o domínio de regiões ainda não controlada pelo capitalismo.

7 CARACTERÍSTICAS DO IMPERIALISMO MONOPOLISTA Com o monopólio acabam por surgir disputas entre as potências, originando guerras e disputas imperialistas. A política econômica dos estados industrializados é aplicada - através das empresas internacionais - nos países mais pobres. Concentração da produção em grandes empresas com milhares de operários. Esta característica de monopólio industrial também é notado no setor bancário fortalecendo o capital financeiro

8 O sistema de controle imperialista criou - nos países dominados - um modelo econômico caracterizado por: * Políticas econômicas nacionais voltadas para as necessidades dos grupos monopolistas * Atraso no processo de industrialização * Dependência do capital financeiro dos países imperialistas para saneamento dos deficts decorrentes da balança comercial desfavorável. Dependência dos produtos industrializados produzidos nos mesmos países consumidores da matéria prima A diferença entre os preços dos produtos primários e industrializados e eventual desvalorização das mercadorias exportadas geravam uma dependência direta dos países colonizados.

9

10 Primeira Guerra Mundial A Primeira Guerra Mundial ( ) foi um conflito no qual se envolveram países de todos os continentes. Foi um conflito de proporções nunca antes vistas, apesar de toda a tragédia humana, representou também um grande avanço tecnológico.

11 Trincheiras Aviões Carros Tanques Metralhadoras Submarinos

12 A corrida imperialista por territórios e mercados durante todo o século XIX gerou violentas rivalidades entre as potências européias. No início do século XX, essas rivalidades cresceram, pois cada país, como a Inglaterra, a Alemanha e a França, buscava conservar ou ampliar seu império colonial na África e na Ásia. Essas rivalidades imperialistas estão entre as principais razões da Primeira Guerra Mundial, um conflito que envolveu países de quase todo o mundo.

13 Motivos que levaram a guerra Disputas pela posse de colônias na Ásia e na África. A Corrida armamentista e o crescimento da Alemanha. Os nacionalismos radicais. As alianças feitas entre os países. 1. A partir de 1870, as nações européias, vivendo uma grave crise econômica, procuravam com o domínio da África e da Ásia, superar suas dificuldades e retornar ao crescimento. 2. Partilha das terras entre Inglaterra e França. 3. Japão e E.U.A (Processo de industrialização. 4. Não havia mais terras no Globo a serem partilhadas. (85% das terras já tinham dono).

14 Alemanha A ALEMANHA progrediu de modo extraordinário após sua unificação. No início do século XX, era uma das principais potências industriais do globo.mas como a Alemanha demorou a entrar na corrida imperialista, quando o fez o mundo já estava praticamente dividido entre as outras potências, sobre tudo a INGLATERRA e a FRANÇA. Os alemães passaram,então, a pressionar estes países para que cedessem territórios da África e Ásia.

15 Inglaterra A INGLATERRA liderava o comércio marítimo internacional e tinha como principal rival, no campo econômico, a ALEMANHA.

16 Alemanha X Inglaterra

17 França A França era uma antiga rival da Alemanha, pois tinha perdido uma região riquíssima em minério de ferro e carvão (Alsácia-Lorena) para a Alemanha na Guerra Franco-Prussiana ( ). E por isso, sonhava com uma revanche contra os alemães.

18 A questão dos paises balcânicos Outra razão da Primeira Guerra Mundial foi a política expansionista da Rússia, que se arrogava o direito de defender e proteger as pequenas nações eslavas da Península Balcânica. Essa política baseavase no pan-eslavismo (movimento contrário à penetração de idéias ocidentais e defensor da originalidade da história e dos valores russos.

19 Países Bálcãs

20 O mundo daquela época repousava sobre um barril de pólvora.

21 A Corrida armamentista e o crescimento da Alemanha. Clima hostil entre os países europeus. Corrida armamentista e naval entre os países. Crescimento alemão que assustava a potência da Inglaterra. Conceito de Paz Armada. Os nacionalismos radicais. 1. Inglaterra Os ingleses são os povos mais civilizados do mundo e, portanto, os outros povos deveriam se curvar a eles. 2. Alemanha Acreditava-se que o espírito alemão era o mais puro possível (pan-germanismo). 3. Rússia Superioridade Russa sobre os povos eslavos (poloneses, croatas, sérvios ). (pan-eslavismo).

22 Com o objetivo de unir as forças e isolar os rivais,as nações européias fizeram vários acordos e alianças entre si, de tal modo que,em 1907, a Europa estava dividida em dois blocos antagônicos: A Tríplice Aliança: Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro) e a Tríplice Entente: Inglaterra, França e Rússia).

23 Atentado de Saravejo Faltava apenas um incidente para a guerra começar. O incidente ocorreu em um domingo, na cidade de Saravejo, capital da Bósnia. Dois nacionalistas sérvios, que tinham como objetivo libertar a região do domínio austríaco, assassinaram a tiros o herdeiro do trono da Áustria-Hungria, Francisco Ferdinando.

24 1914: Atentado em Sarajevo No dia 28 de junho de 1914, um atentado na capital da província austríaca da Bósnia-Herzegovina matou o arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa, Sofia Chotek. O atentado acabou deflagrando a Primeira Guerra Mundial. Foi um estudante sérvio chamado Gavrilo Princip, de 19 anos, pertencente a uma associação secreta conhecida como Mão Negra, quem assassinou o arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono da Áustria, e sua esposa. O atentado, ocorrido na cidade de Sarajevo, na Bósnia, culminou com a declaração de guerra contra a Sérvia por parte do Império Austro-Húngaro. Os países europeus foram, um a um, arrastados para o conflito, que durou quatro anos, de 1914 a Francisco Ferdinando foi morto a tiros, a curta distância, enquanto passeava por Sarajevo. A visita era uma tentativa do império, com sede em Viena, de demonstrar força na capital bósnia. Princip era um dos sete conspiradores espalhados em pontos nevrálgicos da cidade de Sarajevo. Eram todos jovens, entre 17 e 20 anos, membros do movimento nacionalista que pretendia uma Grande Sérvia e inimigos da monarquia dos Habsburg. 1914: Atentado em Sarajevo

25 Guerra de Movimento.

26 Guerra de Movimentos O governo do Império Austríaco envia um ultimato ao governo da Sérvia com exigências absurdas. Após uma série de incidentes, o ultimato foi recusado. Assim, a Sérvia foi invadida em 28 de julho de O Império Russo, devido a política do pan-eslavismo, correu em defesa da Sérvia, atacando o Império Austríaco. Isso levou a Alemanha a declarar guerra aos russos, o que, por sua vez, serviu de pretexto para a França declarar guerra á Alemanha. 3.Para invadir a França, os alemães violaram a neutralidade da Bélgica, o que levou a Inglaterra a intervir.

27 Alianças 1. A Bulgária e o Império Otomano aliamse á Alemanha. 2. A Grécia e a Romênia aliam-se aos franceses e ingleses. 3. A Itália muda de lado e alia-se em 1915 aos ingleses e franceses. 4. O Japão entra na guerra ao lado da Tríplice Entente

28 Principais batalhas Batalha de Marne, onde os franceses conseguiram deter o avanço alemão. Batalha de Tannemberg, onde os alemães venceram os russos.

29 Guerra de Trincheiras. Nesta fase os exércitos adversários procuravam firmar suas posições com o objetivo de vencer o adversário por meio de desgaste progressivo de suas tropas. Os exércitos da Inglaterra e da França, de um lado,e o da Alemanha,de outro lado,tomaram posições em trincheiras desde o mar do Norte ate a fronteira da Suíça.

30

31

32 Guerra marítima Início da guerra marítima. Primeira batalha naval ocorreu em Jutlândia entre as marinhas inglesa e alemã. A Alemanha dá início á guerra submarina, afundando todos os navios inimigos que tentassem desembarcar mantimentos ou soldados no continente. Navios de países neutros foram afundados. E isso serviu de pretexto para os Estados unidos declarassem guerra à Alemanha, pois alguns de seus navios foram afundados.

33 Começa-se o emprego de aviões para despejar bombas nos inimigos.

34 Em virtude da paz selada com os russos, os alemães deslocaram suas tropas para a frente ocidental e lançaram uma poderosa e ofensiva apoiada pela aviação e pela artilharia pesada no inicio de 1918.Recomeçava a guerra de movimento.mas os países da Entente conseguiram reagir e venceram as forças alemãs na segunda batalha do Marne, forçando seu recuo.o passo seguinte seria invadir o território alemão.

35 Fim da Guerra. A Alemanha tenta uma ataque a França, mas é barrada na segunda batalha de Marne. Assim, em novembro de 1918, o governo alemão aceitava os termos de sua rendição incondicionalmente. Ao fim da grande guerra, o aviação militar, os canhões, os tanques tinham provado sua eficiência.o saldo trágico de mortes da primeira guerra mundial foi cerca de 8 milhões de mortos e 20 milhões de mutilados.considerando humilhante a paz que lhes foi imposta em Versalhes, os alemães passaram a alimentar um grande ódio e um desejo de vingança em relação aos vencedores, sobretudo no que dizia em respeito a França. Tudo isso favoreceu o ressurgimento de movimentos ultranacionalistas na Alemanha e lançou a semente de um outro conflito a Segunda Guerra Mundial.

36 O Tratado de Versalhes Ao final da guerra algumas nações foram mais prejudicadas que as outras, dentre elas a Alemanha e a Áustria, as mesmas tiveram que pagar inúmeras penalidades

37 Tratado de Versalhes Acordo feito entre os vencedores e a Alemanha. 1. Perda de territórios Nesse acordo, a Alemanha deveria entregar várias partes de seus territórios aos aliados. 2. Desarmamento A Alemanha seria desarmada e ficava proibida de ter forças armadas. Só poderia ter 100 mil soldados (voluntários) e apenas seis navios. 3. Perda de colônias Todas as colônias alemãs foram passadas para a Inglaterra, França e Japão. 4. Responsabilidade A Alemanha era considerada responsável pelo conflito, devendo pagar uma pesada indenização a todos os vencedores.

38 Como ficou o mundo após a 1ª Grande Guerra

39 A Liga das nações Após a Guerra foi organizada a Liga das Nações, por iniciativa do presidente Wilson dos E.U.A. Tratava-se de um organismo internacional, cujo objetivo maior deveria ser a preservação da paz mundial. A Rússia, a Alemanha e os E.U.A não participaram desta liga.

40 O Pós Guerra A Rússia e a Alemanha foram excluídas temporariamente do círculo das grandes nações. Com o desmembramento do Império Austro- Húngaro, surgiram a Hungria, a Iugoslávia, a Tchecoslováquia e a Polônia. Na América, os E.U.A consolidaram-se como principal potência, e, na Ásia, o Japão despontava como um grande país industrializado. De um modo geral, a guerra provocou o declínio da Europa e a ascensão dos E.U.A.

41 Estes e outros resumos de história estão disponível em: loroteiradahistoria.blogspot.com. Professora: Caroline Assunção

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( ) A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( 1914-1918 ) OS MOTIVOS DA GUERRA O IMPERIALISMO: Alguns países estavam extremamente descontentes com a partilha da Ásia e da África, ocorrida no final do século XIX. O ROMPIMENTO

Leia mais

HISTÓRIA. aula Primeira Guerra Mundial ( )

HISTÓRIA. aula Primeira Guerra Mundial ( ) HISTÓRIA aula Primeira Guerra Mundial (1914 1918) Antecedentes do conflito Segunda Revolução Industrial Disputas imperialistas (África e Ásia) Política de Alianças "Paz Armada" Antecedentes do conflito

Leia mais

AULA DE HISTÓRIA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL. El Sal /02/2014

AULA DE HISTÓRIA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL. El Sal /02/2014 AULA DE HISTÓRIA PRIMEIRA MUNDIAL El Sal 2014 PRIMEIRA MUNDIAL Inicialmente, os conflitos se deram na Europa. Embora várias nações tenham declarado neutralidade, no decorrer da guerra várias nações não-européias

Leia mais

1ª GUERRA MUNDIAL

1ª GUERRA MUNDIAL 1ª GUERRA MUNDIAL 1914-1918 PANORAMA INTERNACIONAL Divisão do mundo em: Países industrializados e países não industrializados. Industrializados Europa, América (EUA) e Ásia (Japão). Não Industrializados

Leia mais

Primeira Guerra Mundial

Primeira Guerra Mundial Aula 22 Primeira Guerra Mundial 1 Causas Setor 1606 2 Desenvolvimento 3 Conferência de Paris (1919) ealvespr@gmail.com 1.1 Antecedentes Disputas imperialistas Alsácia-Lorena França X Alemanha Inglaterra

Leia mais

1ª GUERRA MUNDIAL.

1ª GUERRA MUNDIAL. 1ª GUERRA MUNDIAL http://historiaonline.com.br ANTECEDENTES 2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NEOCOLONIALISMO/IMPERIALISMO CORRIDA ARMAMENTISTA POLÍTICA DE ALIANÇAS PAZ ARMADA http://historiaonline.com.br ALIANÇAS

Leia mais

Entre 1871 e 1914 a sociedade européia - liberal e capitalista, passou por uma das fases de maior prosperidade devido ao desenvolvimento industrial

Entre 1871 e 1914 a sociedade européia - liberal e capitalista, passou por uma das fases de maior prosperidade devido ao desenvolvimento industrial 1914-1918 Entre 1871 e 1914 a sociedade européia - liberal e capitalista, passou por uma das fases de maior prosperidade devido ao desenvolvimento industrial que trouxe conforto e a ciência e a técnica

Leia mais

1. ANTECEDENTES CAUSAS ESTRUTURAIS

1. ANTECEDENTES CAUSAS ESTRUTURAIS A GRANDE GUERRA 1. ANTECEDENTES CAUSAS ESTRUTURAIS Belle Époque (1871-1914) 2ª Revolução Industrial Revanchismo Francês Neocolonialismo/Imperialismo Corrida Armamentista Política De Alianças Paz Armada

Leia mais

O Imperialismo O ATRASO ALEMÃO: Grande crescimento industrial Ampliação de mercados; Lorena: ¾ do fornecimento de matéria-prima para a indústria de aço; 1880 amplo programa de expansão naval: Lei Naval

Leia mais

Professor: Eustáquio.

Professor: Eustáquio. Professor: Eustáquio www.centroestrategia.com.br O Imperialismo Texto As indústrias... Em lugar das antigas necessidades, satisfeitas pela produção do país,... encontram-se novas necessidades, exigindo-se

Leia mais

04. O INÍCIO DO SÉCULO XX E A GRANDE GUERRA

04. O INÍCIO DO SÉCULO XX E A GRANDE GUERRA 04. O INÍCIO DO SÉCULO XX E A GRANDE GUERRA La Belle Époque Visão otimista entre as grandes nações domínio sobre os continentes asiático e africano consolidação do capitalismo monopolista industrialização

Leia mais

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 1914/1918

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 1914/1918 PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 1914/1918 Primeira Guerra Mundial Entre 1815/1914 o mundo não teve muitas guerras Em sua maioria, o mundo europeu tinha em sua maioria repúblicas liberais Exceções de monarquia

Leia mais

A Primeira Guerra Mundial ( ) A Belle Époque ( )

A Primeira Guerra Mundial ( ) A Belle Époque ( ) A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) A Belle Époque (1871-1914) A partir do século XVIII, com o surgimento das fábricas, o Ocidente passou a celebrar as conquistas tecnológicas. Vivia-se a Belle Époque,

Leia mais

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( ) PROF. RICARDO SCHMITZ

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( ) PROF. RICARDO SCHMITZ PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( 1914 1918 ) PROF. RICARDO SCHMITZ CAUSAS DO CONFLITO CONFLITOS IMPERIALISTAS ESPÍRITO REVANCHISTA ( FRANÇA ) NACIONALISMO ( PAN-GERMANISMO, PAN-ESLAVISMO ) CORRIDA ARMAMENTISTA

Leia mais

Na aula de hoje vamos tratar de dois assuntos: Primeira guerra Mundial e Revolução Russa:

Na aula de hoje vamos tratar de dois assuntos: Primeira guerra Mundial e Revolução Russa: Na aula de hoje vamos tratar de dois assuntos: Primeira guerra Mundial e Revolução Russa: Observe as figuras abaixo: Cavour Unificação Italiana Bismarck Unificação Alemã O processo de unificação da Alemanha

Leia mais

História 9.º ano. Hegemonia e declínio da influência europeia

História 9.º ano. Hegemonia e declínio da influência europeia História 9.º ano Hegemonia e declínio da influência europeia 1.Lê e observa, com atenção, os documentos. DOC.1 Grandes ou pequenos, antigos ou recentes, são cinco ou seis os países que detêm a maior parte

Leia mais

A Primeira Guerra Mundial ( )

A Primeira Guerra Mundial ( ) A Primeira Guerra Mundial (1914 1918) Módulo 21 - Geral Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com Rivalidades e Tensões Alsácia e Lorena Velha disputa entre França e Alemanha Revanchismo Francês

Leia mais

PROMILITARES 17/08/2018 HISTÓRIA. Professor Marcelo Lameirão PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

PROMILITARES 17/08/2018 HISTÓRIA. Professor Marcelo Lameirão PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL HISTÓRIA Professor Marcelo Lameirão PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL Contexto pré-guerra Segunda Revolução Industrial Neocolonialismo/Imperialismo Belle Époque Corrida Armamentista Política de Alianças Paz Armada

Leia mais

Apostila de História 36 Primeira Guerra Mundial ( )

Apostila de História 36 Primeira Guerra Mundial ( ) Apostila de História 36 Primeira Guerra Mundial (1914-1918) 1.0 Contexto Histórico Ameaça da Pax Britannica Hegemonia da Inglaterra: Alemães e norte-americanos já ultrapassavam a Inglaterra na produção

Leia mais

Aula 17 A Primeira Guerra Mundial

Aula 17 A Primeira Guerra Mundial Aula 17 A Primeira Guerra Mundial 1914 a 1918 Imperialismos Concorrência desmedida por territórios e novos mercados Nacionalismos Antigas rivalidades e ressentimentos, resultando em expansionismo e revanchismo

Leia mais

1 Guerra Mundial e seus antecedentes

1 Guerra Mundial e seus antecedentes Leopoldo Gollner 1 Guerra Mundial e seus antecedentes Professor A Belle Époque e seus Constrates (1871-1914) A ilusão e a crença no avanço progresso contínuo. As inovações tecnológicas. Paris o centro

Leia mais

Primeira Guerra Mundial. Guerra das Guerras

Primeira Guerra Mundial. Guerra das Guerras Grande Guerra Guerra das Guerras Conflito armado ocorrido no início do século XX, no território europeu. Envolveu grande parte dos países do mundo e marcou o início de um período de avanços tecnológicos.

Leia mais

O Mundo e a Grande Guerra

O Mundo e a Grande Guerra O Mundo e a Grande Guerra Aula ao Vivo A Primeira Guerra Mundial, que durou de 1914 a 1918, foi considerada por muitos de seus contemporâneos como a mais terrível das guerras. Por este motivo, tornou-se

Leia mais

TEXTO BASE: 1ª GUERRA MUNDIAL ( ) Parte II

TEXTO BASE: 1ª GUERRA MUNDIAL ( ) Parte II TEXTO BASE: 1ª GUERRA MUNDIAL (1914-1918) Parte II Após o assassinato de Franz Ferdinand ocorre a ativação da POLÍTICA DE ALIANÇAS: a declaração de guerra da ÁUSTRIA-HÚNGIA à Sérvia faz com que a RÚSSIA

Leia mais

1 Guerra Mundial e seus antecedentes. Professor Leopoldo UP

1 Guerra Mundial e seus antecedentes. Professor Leopoldo UP 1 Guerra Mundial e seus antecedentes Professor Leopoldo UP A Belle Époque e seus Constrates (1871-1914) A ilusão e a crença no avanço progresso contínuo. As inovações tecnológicas. Paris o centro cultural

Leia mais

Larissa Nunes Andrade Quadros.

Larissa Nunes Andrade Quadros. Larissa Nunes Andrade Quadros. I PARTE Cemitério francês da Primeira Guerra Mundial Para refletir! Por que esse título de Primeira Guerra Mundial? Motivos: 1. Mesmo sendo um conflito europeu, foi uma guerra

Leia mais

A Iª GUERRA MUNDIAL. Prof. Thiago

A Iª GUERRA MUNDIAL. Prof. Thiago A Iª GUERRA MUNDIAL Prof. Thiago Paz Armada no continente Europeu Corrida Armamentista entre as potências europeias Imperialismo e neocolonialismo (disputas territoriais e comerciais) Origens da guerra

Leia mais

Questões orientadoras: A Europa e o Mundo no limiar do século XX. Imperialismo

Questões orientadoras: A Europa e o Mundo no limiar do século XX. Imperialismo A Europa e o Mundo no limiar do século XX 9.1 Apogeu e declínio da influência europeia Questões orientadoras: Quais são as maiores potências mundiais no final do século XIX? O que é o Imperialismo? Quais

Leia mais

GLÓRIA FEITA DE SANGUE

GLÓRIA FEITA DE SANGUE GLÓRIA FEITA DE SANGUE A Primeira Guerra Mundial Prof. Luciano Barbian Frederico Duarte Bartz A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 1914 1918 Glória Feita de Sangue Ano: 1957 Paths of Glory Direção: Stanley Kubrick

Leia mais

SABADÃO CSP O PERÍODO ENTRE GUERRAS PROF. BRUNO ORNELAS

SABADÃO CSP O PERÍODO ENTRE GUERRAS PROF. BRUNO ORNELAS SABADÃO CSP O PERÍODO ENTRE GUERRAS PROF. BRUNO ORNELAS TEMAS PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL; A REVOLUÇÃO RUSSA; A CRISE DE 1929; A PRIMEIRA REPÚBLICA; O NAZIFASCISMO. ANTECEDENTES SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Leia mais

Instituto de Educação infantil e juvenil Inverno, Londrina, de. Nome: Ano: TEMPO Início: Término: Total: Edição 16 MMXIV grupo b

Instituto de Educação infantil e juvenil Inverno, Londrina, de. Nome: Ano: TEMPO Início: Término: Total: Edição 16 MMXIV grupo b Instituto de Educação infantil e juvenil Inverno, 2014. Londrina, de. Nome: Ano: TEMPO Início: Término: Total: Edição 16 MMXIV grupo b Questão 1 Analise o cartão postal russo antropomórfico do mapa da

Leia mais

Primeira Guerra Mundial

Primeira Guerra Mundial Primeira Guerra Mundial 1914-1918 PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918) Soldados franceses Causas contexto Imperialismo e PAZ ARMADA Neocolonialismo. ALEMANHA X INGLATERRA MERCADO CONSUMIDOR FORMAÇÃO DOS

Leia mais

1ª Guerra Mundial ( ) PROFESSOR TÁCIUS FERNANDES

1ª Guerra Mundial ( ) PROFESSOR TÁCIUS FERNANDES 1ª Guerra Mundial (1914-1918) PROFESSOR TÁCIUS FERNANDES Antecedentes Belle Époque No final XIX, a europa se via em meio a um desenvolvimento técnico e econômico jamais visto, o levou o estilo de vida

Leia mais

1- O IMPERIALISMO: Alguns países estavam extremamente descontentes com a partilha da Ásia e da África, ocorrida no final do

1- O IMPERIALISMO: Alguns países estavam extremamente descontentes com a partilha da Ásia e da África, ocorrida no final do A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( 1914-1918 ) OS MOTIVOS DA GUERRA 1- O IMPERIALISMO: Alguns países estavam extremamente descontentes com a partilha da Ásia e da África, ocorrida no final do século XIX Alemanha

Leia mais

Fatores da Segunda Guerra

Fatores da Segunda Guerra EUROPA 1942 Fatores da Segunda Guerra O império Austro-Húngaro desintegrou-se dando origem a Áustria, Hungria e Tchecoslováquia O império Turco- Otomano desapareceu dando origem a Turquia. Tratado de Versalhes

Leia mais

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES GEOGRAFIA AULA. Conteúdo: Geopolítica e Conflitos Entre os Séculos XIX e XX

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES GEOGRAFIA AULA. Conteúdo: Geopolítica e Conflitos Entre os Séculos XIX e XX Conteúdo: Geopolítica e Conflitos Entre os Séculos XIX e XX Habilidade: Analisar a interferência na organização dos territórios a partir das guerras mundiais. Geopolítica e Território A Europa foi cenário

Leia mais

A G U G ERRA O IMPERIALISMO:

A G U G ERRA O IMPERIALISMO: A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( 1914-1918 ) OS MOTIVOS DA GUERRA O IMPERIALISMO: Vários problemas atingiam as principais nações européias no início do século XX. O século anterior havia deixado feridas difíceis

Leia mais

Prof. Ruan Antunes. Transformações Geopolíticas da Primeira Guerra Mundial

Prof. Ruan Antunes. Transformações Geopolíticas da Primeira Guerra Mundial Geografia política Aula 11 GeoB Prof. Ruan Antunes Transformações Geopolíticas da Primeira Guerra Mundial Belle Epoque (1871-1914) Caracterizado, sobretudo, pela expansão e progresso tecnológico, científico

Leia mais

REGIONALIZAÇÃO E AS ORDENS MUNDIAIS

REGIONALIZAÇÃO E AS ORDENS MUNDIAIS REGIONALIZAÇÃO E AS ORDENS MUNDIAIS ORDEM MUNDIAL Equilíbrio temporário das relações políticas, econômicas, diplomáticas e militares entre as potências na disputa pelo poder e pela hegemonia do mundo.

Leia mais

100 anos da Primeira Guerra Mundial. Entenda como o assassinato de um arquiduque austríaco há exatos 100 anos levou a Europa à Guerra.

100 anos da Primeira Guerra Mundial. Entenda como o assassinato de um arquiduque austríaco há exatos 100 anos levou a Europa à Guerra. Instituto de Educação infantil e juvenil Inverno, 2014. Londrina, de. Nome: Ano: TEMPO Início: Término: Total: Edição 16 MMXIV grupo e 100 anos da Primeira Guerra Mundial. Entenda como o assassinato de

Leia mais

História. Primeira Guerra Mundial. Professor Thiago Scott.

História. Primeira Guerra Mundial. Professor Thiago Scott. História Primeira Guerra Mundial Professor Thiago Scott www.acasadoconcurseiro.com.br História A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918) Maurice Crouzet classificou o início do século XX como o período do

Leia mais

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 1914-1918 ANTECEDENTES Belle Époque Bela Época - período de euforia vivido pela humanidade provocado pelo advento das conquistas tecnológicas e econômicas da revolução industrial.

Leia mais

Formação do Sistema Internacional BHO (4-0-4)

Formação do Sistema Internacional BHO (4-0-4) Formação do Sistema Internacional BHO1335-15 (4-0-4) Professor Dr. Demétrio G. C. de Toledo BRI demetrio.toledo@ufabc.edu.br UFABC - 2015.III Aula 12 4ª-feira, 11 de outubro Módulo II: Aula 9 Para falar

Leia mais

1ª GUERRA MUNDIAL. Apostila 1 Capitulo 2 Professora Erlani

1ª GUERRA MUNDIAL. Apostila 1 Capitulo 2 Professora Erlani 1ª GUERRA MUNDIAL Apostila 1 Capitulo 2 Belle Époque Apesar de ter início normalmente citado como no final do século XIX e fim no início da Primeira Guerra Mundial, é difícil determinar especificamente

Leia mais

Formação do Sistema Internacional DBBHO SB (4-0-4)

Formação do Sistema Internacional DBBHO SB (4-0-4) Formação do Sistema Internacional DBBHO1335-16SB (4-0-4) Professor Dr. Demétrio G. C. de Toledo BRI demetrio.toledo@ufabc.edu.br UFABC - 2016.III Aula 12 3ª-feira, 1 de novembro Para falar com o professor:

Leia mais

O NEOCOLONIALISMO EUROPEU

O NEOCOLONIALISMO EUROPEU O NEOCOLONIALISMO EUROPEU Apresentação cedida, organizada e editada pelos profs. Rodrigo Teixeira e Rafael Ávila A Reestruturação da Ordem de Viena O Período de 1871 à 1914 foi marcado pela ausência de

Leia mais

História. Primeira Guerra Mundial Parte 3. Profª. Eulália Ferreira

História. Primeira Guerra Mundial Parte 3. Profª. Eulália Ferreira História Primeira Guerra Mundial Parte 3 Profª. Eulália Ferreira Articulações da paz... Primeira Guerra Mundial W Woodrow Wilson Clemenceau Lloyd Georde 14 pontos de Wilson 1. Inaugurar pactos de paz,

Leia mais

Primeira Guerra Mundial

Primeira Guerra Mundial Aulas 39 40 Primeira Guerra Mundial 1 Causas Setor 1602 2 Desenvolvimento 3 Conferência de Paris (1919) ealvespr@gmail.com Objetivo da aula Apresentar as causas e as consequências da Primeira Guerra Mundial.

Leia mais

Primeira Guerra Mundial

Primeira Guerra Mundial Primeira Guerra Mundial 1914 1918 Configurações Disputa anterior: Guerra Franco-Prussiana. Bèlle Epòque (1871-1914). Apogeu da sociedade capitalista. Controle econômico mundial era europeu. Disputa por

Leia mais

No dia 28 de junho de 1914, na cidade de Sarajevo, na Bósnia, o herdeiro do trono austro-húngaro, Francisco Ferdinando, foi assassinado juntamente

No dia 28 de junho de 1914, na cidade de Sarajevo, na Bósnia, o herdeiro do trono austro-húngaro, Francisco Ferdinando, foi assassinado juntamente A QUESTÃO BALCÂNICA: Um dos principais focos de atrito entre as potências européias era a península Balcânica, onde se chocavam o nacionalismo da Sérvia (apoiada pela Rússia) e o expansionismo da Áustria

Leia mais

A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa

A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa Capítulo 35 A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa 1 A Primeira Guerra Mundial Aulas 2 A Revolução Russa (1917) 1 A Primeira Guerra Mundial Fatores da guerra Nacionalismo: pan-eslavismo pangermanismo

Leia mais

ANTECEDENTES DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

ANTECEDENTES DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ANTECEDENTES DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ANTECEDENTES SÉCULOS XIX E XX IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO ÁREAS DOMINADAS IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO ÁREAS DOMINADAS IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO OBJETIVOS

Leia mais

Formação do Sistema Internacional

Formação do Sistema Internacional Formação do Sistema Internacional DABHO1335-15SB/NABHO1335-15SB (4-0-4) Professor Dr. Demétrio G. C. de Toledo BRI demetrio.toledo@ufabc.edu.br UFABC - 2019.II Aula 13 4ª-feira, 17 de julho O declínio

Leia mais

A Primeira Guerra Mundial ( )

A Primeira Guerra Mundial ( ) A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) HISTÓRIA: DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO A Primeira Guerra Mundial Capítulo 35 A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa Fatores da guerra Nacionalismo: pan-eslavismo

Leia mais

TEMA I A EUROPA E O MUNDO NO LIMIAR DO SÉC. XX

TEMA I A EUROPA E O MUNDO NO LIMIAR DO SÉC. XX TEMA I A EUROPA E O MUNDO NO LIMIAR DO SÉC. XX A supremacia Europeia sobre o Mundo A Europa assumia-se como 1ª potência Mundial DOMÍNIO POLÍTICO Inglaterra, França, Alemanha, Portugal e outras potências

Leia mais

HISTÓRIA. aula Imperialismo e Neocolonialismo no século XIX

HISTÓRIA. aula Imperialismo e Neocolonialismo no século XIX HISTÓRIA aula Imperialismo e Neocolonialismo no século XIX Origens do imperialismo Resultado da 2ª Revolução Industrial na Europa e nos EUA Características gerais: Novidades tecnológicas Aumento da produção

Leia mais

PROF. TÁCIUS FERNANDES I GUERRA MUNDIAL

PROF. TÁCIUS FERNANDES I GUERRA MUNDIAL PROF. TÁCIUS FERNANDES I GUERRA MUNDIAL Para o mundo, 1914 representou o início dos últimos dias da humanidade. Não foi o fim, mas houve momentos ao longo dos anos que se seguiram, em que o fim de uma

Leia mais

IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO

IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO Resultado da 2ª Revolução Industrial CONTEXTO: 2ª Revolução Industrial; Necessidade de novos mercados; Nacionalismo; Produção de armas; O CAPITALISMO MONOPOLISTA Setor industrial

Leia mais

CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO

CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO O MUNDO DIVIDIDO P. 23 Existem vários critérios para regionalizar um território. Critério ideológico:

Leia mais

Evolução do capitalismo

Evolução do capitalismo Evolução do capitalismo EVOLUÇÃO DO CAPITALISMO Prof. JÚLIO CÉSAR GABRIEL http://br.groups.yahoo.com/group/atualidadesconcursos Modo de produção Maneira como o seres humanos se organizam para produzirem

Leia mais

A ERA DO IMPERIALISMO

A ERA DO IMPERIALISMO A ERA DO IMPERIALISMO 1 Revolução Industrial (Inglaterra, França) Fonte de energia/maquinha: Máquina a vapor, Carvão Mineral 2 Revolução Industrial(EUA, Alemanha e URSS) Linhas de Produção Energia: Petróleo

Leia mais

Prof.ª Maria Auxiliadora

Prof.ª Maria Auxiliadora PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 1914-1918 Prof.ª Maria Auxiliadora ANTECEDENTES Belle Époque Bela Época - período de euforia vivido pela humanidade provocado pelo advento das conquistas tecnológicas e econômicas

Leia mais

OBJETIVOS Ao final da aula o(a) aluno(a) deverá: entender o processo que levou ao primeiro conflito bélico de caráter mundial da História.

OBJETIVOS Ao final da aula o(a) aluno(a) deverá: entender o processo que levou ao primeiro conflito bélico de caráter mundial da História. Aula2 A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL META Compreender o contexto que desencadeou a Primeira Guerra Mundial. OBJETIVOS Ao final da aula o(a) aluno(a) deverá: entender o processo que levou ao primeiro conflito

Leia mais

PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS

PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS 1 O mundo multipolar e as guerras mundiais do século XX Entre meados do século XIX e o final da Segunda Guerra

Leia mais

A GRANDE GUERRA Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II 9º Ano Professora Robertha Triches

A GRANDE GUERRA Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II 9º Ano Professora Robertha Triches A GRANDE GUERRA 1914-1918 Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II 9º Ano Professora Robertha Triches PERSONAGENS Francisco Ferdinando Gavrilo Princip Nicolau II da Rússia Wladimir Lenin Guilherme II da

Leia mais

A Primeira Guerra Mundial ( )

A Primeira Guerra Mundial ( ) A Primeira Guerra Mundial (1914 1918) Contexto histórico Vários problemas atingiam as principais nações européias no início do século XX. O século anterior havia deixado feridas difíceis de curar. Alguns

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA II GUERRA MUNDIAL

IDADE CONTEMPORÂNEA II GUERRA MUNDIAL Os custos de um guerra são muito altos, não só econômicos,, mas humanos e psicológicos. O poder de destruição do homem é muito maior que o de construção. Primeira Guerra Mundial Quando: de 1914 a 1918

Leia mais

O texto configura a situação política de regiões europeias marcadas:

O texto configura a situação política de regiões europeias marcadas: 1ª Guerra Mundial Questão 1 Meu avô francês foi feito prisioneiro pelos prussianos em 1870; meu pai alemão foi feito prisioneiro pelos franceses em 1918; eu, francês, fui feito prisioneiro pelos alemães

Leia mais

A 1ª GUERRA MUNDIAL. Por Jorge Freitas

A 1ª GUERRA MUNDIAL. Por Jorge Freitas A 1ª GUERRA MUNDIAL Por Jorge Freitas Em Agosto de 1914 reinava na Europa uma estranha ilusão Nas capitais anunciava-se a guerra Em Berlim Em Londres Os militares mobilizados despediram-se dos familiares

Leia mais

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Próximo HISTÓRIA GUERRAS E CRISES: MARCAS DO SÉCULO XX. Caderno 9» Capítulo 1. www.sejaetico.com.

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Próximo HISTÓRIA GUERRAS E CRISES: MARCAS DO SÉCULO XX. Caderno 9» Capítulo 1. www.sejaetico.com. CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS HISTÓRIA GUERRAS E CRISES: MARCAS DO SÉCULO XX Caderno 9» Capítulo 1 www.sejaetico.com.br CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) Caderno

Leia mais

CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI ATIVIDADE DE HISTÓRIA U.E. 15

CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI ATIVIDADE DE HISTÓRIA U.E. 15 CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI ATIVIDADE DE HISTÓRIA U.E. 15 1- Quais as contradições permanentes e fundamentais do Modo de Produção Capitalista? 2- O que geraram esses problemas/contradições? 3- Além de todos

Leia mais

Curriculum Guide 11 th grade / História

Curriculum Guide 11 th grade / História Curriculum Guide 11 th grade / História Tema Conteúdo Habilidades Essential Questions 1) Era das Revoluções 1.1) Império Napoleônico 1.1a)Compreender o período napoleônico como uma época de consolidação

Leia mais

O que é uma Ordem Geopolítica?

O que é uma Ordem Geopolítica? O que é uma Ordem Geopolítica? Potência Mundial: país com capacidade de intervir no espaço mundial devido à força política, econômica, militar e tecnológica Equilíbrio temporário das relações políticas,

Leia mais

I GUERRA MUNDIAL 1914-1918. Os antecedentes e o conflito

I GUERRA MUNDIAL 1914-1918. Os antecedentes e o conflito I GUERRA MUNDIAL 1914-1918 Os antecedentes e o conflito Somente aqueles que nunca deram um tiro, nem ouviram os gritos e os gemidos dos feridos, é que clamam por sangue, vingança e mais desolação. A guerra

Leia mais

ESCOLA BÁSICA 2,3 DE CORROIOS FICHA SUMATIVA A Primeira Guerra Mundial Nome: N.º Turma: 9.º C Ano Lectivo 2010/2011 Professor: Nota: Enc.

ESCOLA BÁSICA 2,3 DE CORROIOS FICHA SUMATIVA A Primeira Guerra Mundial Nome: N.º Turma: 9.º C Ano Lectivo 2010/2011 Professor: Nota: Enc. FICHA SUMATIVA A Primeira Guerra Mundial Nome: N.º Turma: 9.º C Ano Lectivo 2010/2011 Professor: Nota: Enc. Educação: I. SITUAR NO TEMPO 1. ORDENA os acontecimentos cronologicamente, colocando as letras

Leia mais

Metralhadora moderna (irmãos Maxim); Espingarda Lebel; Fuzil Mauser; Canhão Krupp; Aviões de guerra; Submarinos; Armas químicas: gás mostarda.

Metralhadora moderna (irmãos Maxim); Espingarda Lebel; Fuzil Mauser; Canhão Krupp; Aviões de guerra; Submarinos; Armas químicas: gás mostarda. Período de grande força da indústria bélica nas principais potências europeias; Preparação para uma guerra iminente e grande desenvolvimento tecnológico. Avanço Bélico: Metralhadora moderna (irmãos Maxim);

Leia mais

Plano Didático Pedagógico Unidade I Conteúdos

Plano Didático Pedagógico Unidade I Conteúdos CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA I Plano Didático Pedagógico Unidade I Conteúdos Industrialização e Imperialismo Heranças africanas A Primeira Guerra Mundial A Revolução Russa

Leia mais

A era do Imperialismo

A era do Imperialismo A era do Imperialismo A Segunda Revolução Industrial O século XIX foi um período de intensas inovações tecnológicas na Europa. Inventos na área dos transportes, das comunicações e da produção de energia

Leia mais

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 1914-1918

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 1914-1918 PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 1914-1918 ANTECEDENTES BELA ÉPOCA - PERÍODO DE EUFORIA VIVIDO PELA HUMANIDADE PROVOCADO PELO ADVENTO DAS CONQUISTAS TECNOLÓGICAS E ECONÔMICAS DA II REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. A ARTE

Leia mais

II GUERRA MUNDIAL

II GUERRA MUNDIAL II GUERRA MUNDIAL 1939-1945 ASCENSÃO DOS REGIMES TOTALITÁRIOS EUROPA NO PÓS GUERRA Com o fim da Primeira Guerra Mundial, a Europa teve de enfrentar uma de suas piores crises econômicas. O uso do território

Leia mais

Inglaterra-1ºpais industrializado X Alemanha (aceleradamente desenvolvida após a unificação);

Inglaterra-1ºpais industrializado X Alemanha (aceleradamente desenvolvida após a unificação); 1. Fatores que contribuíram para a eclosão do conflito: 1.1 - Concorrência econômica ( choque de imperialismos): Inglaterra-1ºpais industrializado X Alemanha (aceleradamente desenvolvida após a unificação);

Leia mais

Processo de Desenvolvimento do Capitalismo

Processo de Desenvolvimento do Capitalismo Processo de Desenvolvimento do Capitalismo Capitalismo Comercial Contexto: Do fim do século XV até o século XVIII. Características: A riqueza vinha do comércio (circulação). Período das Grandes Navegações.

Leia mais

Primeira Guerra Mundial

Primeira Guerra Mundial Introdução Primeira Guerra Mundial A Primeira Guerra Mundial decorreu, antes de tudo, das tensões advindas das disputas por áreas coloniais. Dos vários fatores que desencadearam o conflito destacaram-se

Leia mais

1ª Guerra Mundial Werkbund. PUC Goiás Arquitetura e Urbanismo - TH 3

1ª Guerra Mundial Werkbund. PUC Goiás Arquitetura e Urbanismo - TH 3 1ª Guerra Mundial Werkbund PUC Goiás Arquitetura e Urbanismo - TH 3 I GUERRA MUNDIAL 1914-1918 Os antecedentes e o conflito Somente aqueles que nunca deram um tiro, nem ouviram os gritos e os gemidos dos

Leia mais

HISTÓRIA. aula Segunda Guerra Mundial ( )

HISTÓRIA. aula Segunda Guerra Mundial ( ) HISTÓRIA aula Segunda Guerra Mundial (1939 1945) Após a Primeira Guerra Motivação para movimentos totalitários Nazismo (Alemanha) Fascismo (Itália) EUA como grande potência mundial Formação da União das

Leia mais

A hostilidade entre os envolvidos começou já no século XIX. Segunda revolução industrial.

A hostilidade entre os envolvidos começou já no século XIX. Segunda revolução industrial. A hostilidade entre os envolvidos começou já no século XIX. Segunda revolução industrial. Conferência de Berlin- (1814/1815) partilha da África e Ásia onde potências europeias se apossaram do continente

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia Atividades de Recuperação Paralela de Geografia 8º ano Ensino Fundamental II Leia as orientações de estudos antes de responder as questões Comece revisando a aula através dos apontamentos relembrando,

Leia mais

HISTÓRIA. aula Mundo Contemporâneo II

HISTÓRIA. aula Mundo Contemporâneo II HISTÓRIA aula Mundo Contemporâneo II Rompimento do Equilíbrio Bipolar Crescimento mundial do capitalismo Crescimento econômico da Comunidade Europeia Desenvolvimento da economia japonesa Aprofundamento

Leia mais

O que é uma Ordem Geopolítica?

O que é uma Ordem Geopolítica? Regionalizações do Espaço Mundial O que é uma Ordem Geopolítica? Potência Mundial: país com capacidade de intervir no espaço mundial devido à força política, econômica, militar e tecnológica Equilíbrio

Leia mais

Primeira Guerra Mundial ( )

Primeira Guerra Mundial ( ) Primeira Guerra Mundial (1914-1918) A IGM foi o cartão de visitas século XX, marcado por intensos conflitos militares ao redor do planeta. Conflito continental = Europa Consequências globais Reuniu 70

Leia mais

A ERA DO IMPERIALISMO

A ERA DO IMPERIALISMO A ERA DO IMPERIALISMO 1 Revolução Industrial (Inglaterra, França) Fonte de energia/maquinha: Máquina a vapor, Carvão Mineral 2 Revolução Industrial(EUA, Alemanha e URSS) Linhas de Produção Energia: Petróleo

Leia mais

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR CAPITALISMO X SOCIALISMO Economia de mercado lei da oferta e procura; Propriedade privada dos meios de produção; Obtenção de lucro; Sociedade dividida em classes sociais; Trabalho

Leia mais

2ª Revolução Industrial

2ª Revolução Industrial IMPERIALISMO 2ª Revolução Industrial Taylorismo Fredericrk W. Taylor (1856-1915) Os trabalhadores deveriam ser organizados de forma hierarquizada e sistematizada (especialização do trabalho) No taylorismo,

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação História 9 o ano Unidade 3 5 Unidade 3 Nome: Data: 1. Ao longo do século XIX, a burguesia europeia não apenas conseguiu o poder político, como também consolidou seus valores e

Leia mais

História. I Guerra Mundial PROFº OTÁVIO

História. I Guerra Mundial PROFº OTÁVIO História I Guerra Mundial PROFº OTÁVIO Primeira Guerra Mundial Grande Guerra Guerra das Guerras Conflito armado ocorrido no início do século XX, no território europeu. Envolveu grande parte dos países

Leia mais

2ª GUERRA MUNDIAL 1939 a 1945

2ª GUERRA MUNDIAL 1939 a 1945 2ª GUERRA MUNDIAL 1939 a 1945 HITLER PRECISAVA JUSTIFICAR SEUS INVESTIMENTOS EM ARMAS HITLER PRECISAVA DESVIAR ATENÇÃO DA POPULAÇÃO DOS PROBLEMAS ECONÔMICOS MAIS GRAVES E ALIMENTAR O NACIONALISMO. HITLER

Leia mais

IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO

IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO Resultado da 2ª Revolução Industrial 1. CONTEXTO: 2ª Revolução Industrial; Necessidade de novos mercados; Nacionalismo; Produção de armas; Capitalismo Monopolista: Setor

Leia mais

Imperialismo ou Neocolonialismo (XIX-XX)

Imperialismo ou Neocolonialismo (XIX-XX) Imperialismo ou Neocolonialismo (XIX-XX) Colégio Pedro II São Cristóvão II 9º ano Professora: Robertha Triches Explicando o conceito e o fenômeno No século XIX, países industrializados como Grã-Bretanha,

Leia mais