Primeira Guerra Mundial ( )

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Primeira Guerra Mundial ( )"

Transcrição

1 Primeira Guerra Mundial ( )

2 A IGM foi o cartão de visitas século XX, marcado por intensos conflitos militares ao redor do planeta. Conflito continental = Europa Consequências globais Reuniu 70 milhões de combatentes Mortos: milhões de vítimas Envolveu as principais potências da época: ING FRA EUA ITA RUS ALE AUS

3 As causas da IGM devem ser buscadas no século anterior: Séc. XIX Burguesia Industrial

4

5 Séc. XIX = Segunda Revolução Industrial

6 Exposição Universal Londres 1851

7

8 Exposição Universal Filadélfia 1876

9 Exposição Universal Paris 1889

10 Exposição Universal Paris 1900

11

12

13 O crescimento industrial europeu conduziu ao Neocolonialismo Conferência de Berlim (1885)

14

15

16 Belle Époque ( ) A bela época foi o período em que a Europa vivenciou anos de intenso crescimento industrial e paz interna. Novas invenções tornaram a vida mais fácil e as luzes de cidades como Paris, Londres e Berlim refletiam uma cultura urbana de progresso, inovação, entusias mo, otimismo e divertimento, incentivada pela revolução nas comunicações e transporte.

17 Apesar da Belle Époque e da paz interna, o crescimento industrial arrastava os impérios europeus para um inevitável conflito. Imperialismo: política de expansão e o domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outra ou sobre várias regiões. O industrialismo implica a busca de mercado consumidor e matérias primas e, naturalmente, opõe nações imperialistas. Nacionalismo: os impérios incentivam o sentimento exaltado de pertencimento à nação para aumentar a produção em suas áreas. As nações menos poderosas o utilizam para se defender de influências externas.

18

19 RIVALIDADES e clima de TENSÃO na Europa

20 A) Alemanha e Itália: quebra do equilíbrio europeu Após a Era Napoleônica, o Congresso de Viena (1815) reorganizou o mapa europeu de acordo com as antigas fronteiras e buscou impedir que um novo país se sobressaísse aos demais. A unificação da Itália (1870) e da Alemanha (1871) colocou fim a esse equilíbrio.

21

22 B) Revanchismo Francês Durante a Unificação da Alemanha (1871), a França se envolveu em guerra e foi derrotada pela Prússia. Por conta disso, foi obrigada a assinar um humilhante tratado (Tratado de Frankfurt) X

23 Tratado de Frankfurt (1871) França obrigada a pagar indenização de 5 bilhões de francos à Alemanha Alsácia e Lorena, regiões ricas em ferro, são ocupadas pela Alemanha (3/4 do ferro alemão) Recuperar a Alsácia e Lorena é fundamental!!!para a economia francesa.

24 Coroação de Guilherme I como Imperador da Alemanha em Versalhes (1871)

25 C) Crescimento Industrial Alemão Desde a vitória sobre Napoleão que a Inglaterra dominava os mares. A Alemanha, contudo, com as Leis Navais, passou a investir no aparelhamento de navios de combate (19 encouraçados e 60 cruzadores), ameaçando a hegemonia britânica. X!!! Corrida Armamentista entre Alemanha e Inglaterra.

26 A Alemanha passava por um imenso crescimento industrial, ameaçando os mercados ingleses. Tal crescimento, para ser mantido, deveria ser assegurado por colônias (Alemanha tem poucas por conta do atraso devido à Unificação tardia) Produção Industrial Mundial (%) Crescimento populacional (década 1890) Inglaterra Alemanha 400 mil/ ano 900 mil/ ano Grã-Bretanha Estados Unidos Alemanha França X

27 Questão Balcânica A decadência do Império Otomano permitiu a independência da Grécia (1830), da Sérvia (1867) e da Bulgária, Montenegro e Romênia (1878). Dentro dos quadros do Imperialismo, a região atraiu o interesse de potências europeias. Império Austro-Húngaro Império Alemão Império Russo

28 Império Austro-Húngaro Tendo perdido territórios durante a Unificação Alemã, a Áustria se viu obrigada a formar aliança com a Hungria. A única possibilidade de fortalecimento, influência e competição com demais nações era anexar a região balcânica (Monarquia Tríplice).

29 Império Alemão As guerras de Unificação Alemã atrasaram a busca por colônias na África e Ásia. A Alemanha via no Oriente uma zona propícia para manter o seu crescimento industrial e desejava construir a Ferrovia Berlim-Bagdá. Tendo recebido autorização do Império Otomano, era necessário que a região balcânica estivesse sob seu controle ou nas mãos e um aliado.

30 Império Russo A Rússia pretendia estabelecer uma área de influência, sob a bandeira do paneslavismo. Defendia a independência da região e a Sérvia como principal país. Seu principal objetivo era um porto de águas quentes. Sua principal base naval (Sebastopol Crimeia) também exigia o controle da região balcânica.

31 Política de Alianças Trata-se de pactos de ajuda mútua, não agressão e apoio militar em caso se guerra. A consequência dessa prática foi a generalização de conflitos que deveriam ser específicos a um país para os demais. Tratado dos Três Imperadores (1873) ALEMANHA AUST-HUNG X RÚSSIA Tríplice Aliança (1882) ALEMANHA AUST-HUNG ITÁLIA

32 Questão Marroquina Última vez que os países resolveram suas divergências com a diplomacia. O Marrocos era área disputada pela Espanha, pela França e pela Alemanha. A Inglaterra, receosa do crescimento alemão, aceitou o domínio francês em troca do reconhecimento pela França do controle inglês sobre o Egito Kaiser Guilherme II desembarcou em Tanger defendendo a independência do Marrocos

33 O imperialismo alemão ganhou contornos ainda mais nítidos com a questão do Marrocos. Inglaterra e França, para se protegerem, firmaram a Entente Cordiale (1904). Tríplice Entente (1907)

34 Paz Armada As tensões diplomáticas envolviam as grandes potências europeias. As rivalidades se estendiam graças à política de aliança e verificava-se uma violenta corrida armamentista. Em meio ao Imperialismo, celebrava-se a Belle Époque. Os países convertiam as conquistas da Segunda Rev. Industrial em armamentos. Uma fagulha para a guerra...

35 Em 1908 a Áustria- Hungria anexou a Bósnia- Herzegovina, iniciando sua incursão na região balcânica. A anexação não foi bem vista pela Sérvia, que pretendia liderar os Balcãs (Paneslavismo) e recebia o apoio da Rússia. Sérvia procurava desestabilizar o domínio austríaco. Grupo Terrorista Mão Negra

36 Mão Negra Organização secreta sérvia, nacionalista e terrorista, fundada em 1910 com o objetivo de unir todos os territórios com populações eslavas em uma grande nação (Grande Sérvia). A organização exigia obediência total aos seus membros e ordenava a execução daqueles que considerava seus inimigos. Unificação ou Morte Unidade ou morte Dragutin Dimitrijević "Apis"

37 Assassinato de Francisco Ferdinando Visando acalmar o clima de tensão presente na Bósnia, o arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco, visitou a capital Sarajevo e participou de discursos, desfiles em carro aberto e comunicou as intenções da Áustria em relação a uma monarquia tríplice (AUS + HUN + BÓSN)

38

39 Gavrilo Princip Em 28 de junho de 1914, o jovem estudante do grupo Mão Negra realizou o assassinato do herdeiro austríaco, sendo preso logo em seguida.

40

41 O Início da Guerra A Áustria aproveitou-se do atentado e dirigiu um ultimato inaceitável à Sérvia, que recebeu o apoio russo e rejeitou. A Áustria decretou guerra à Sérvia, ao passo que Rússia e França mobilizaram seus exércitos na fronteira. A Alemanha decretou guerra à Rússia (1 de ago) e França (3 de ago). Cercada pelo oeste e leste, a Alemanha aplicou o Plano Schlieffen, atacando rapidamente a França pela Bélgica (terreno plano). Ameaçada, a Inglaterra também decretou guerra à Alemanha. X

42 Guerra de Movimento Expressão empregada para caracterizar a primeira fase da guerra, marcada pelo deslocamento de tropas e ataques. A guerra de movimento ocorreu apenas durante os primeiros quatro meses da guerra. A potente artilharia dos países impediu a continuidade do deslocamento devido ao elevado número de mortes e dificuldades nos combates.

43

44 Guerra de Trincheiras De novembro de 1914 a março de 1918, os exércitos enterraram-se cada vez mais profundamente em trincheiras protegidas por arames farpado e ninhos de metralhadoras, iniciando a fase mais aguda da guerra. A Frente Ocidental transformou-se em um moedor de carne, onde os avanços se contavam em dezenas de metros e as mortes em centenas de milhares.

45

46 O fim dos movimentos e a paralisia dos combates conduziu à chamada guerra total, com ampla utilização de aeronaves, navios, submarinos e armas químicas. Armas Químicas Gás Fosgênio: gás de guerra, do tipo sufocante, que reage com a água. Gás Mostarda: Provoca irritação nos olhos e feridas na pele. Se for inalado, pode matar por asfixia. O gás mostarda é uma substância incolor, líquida e oleosa. Gás Clorídrico: é irritante e corrosivo para qualquer tecido com que tenha contato. A exposição a níveis baixos produz irritação na garganta e nariz. Em níveis mais elevados pode levar até ao estreitamento dos bronquíolos, acumulando líquidos nos pulmões, cegueira e morte.

47 Batalhas Aéreas Não muito depois de ter sido inventado, o avião passou a ser usado para serviços militares, em missões de defesa, ataque e reconhecimento. Roland Garros, pioneiro em usar metralhadora nos aviões. Manfred von Richthofen (Barão Vermelho), lenda alemã responsável por abater 80 aeronaves.

48 O Fokker Dr.I Dreidecker foi um triplano projetado por Reinhold Platz e construído pela Fokker- Flugzeugwerke. O modelo ganhou notoriedade quando foi pilotado pelo "Barão Vermelho (Manfred von Richthofen). O Sopwith Camel foi um avião de caça britânico, biplano e monoposto, famoso por sua manobralibilidade e vitórias em batalha. Foi projetado por Herbert Smith e fabricado pela Sopwith Aviation Company.

49 Batalhas Navais Bloqueados no mar pela Inglaterra, a Alemanha respondeu com o uso de submarinos. As forças alemães proibiram qualquer navio, mesmo de países neutros, de se aproximarem da Inglaterra. Os Estados Unidos passaram a colaborar economicamente com a Entente após o afundamento do navio RMS Lustânia (1915), que transportava americanos.

50 A Rússia abandona a Guerra (1918) Em meio à Primeira Guerra, eclode na Rússia a revolução Socialista. Em 1918, o país se retina da guerra e assina um tratado de paz individualmente com a Alemanha (Tratado de Brest-Litovski)

51 Os Estados Unidos entram na Guerra (1918) A retirada da Rússia preocupou os americanos, que decidiram participar efetivamente da guerra. Motivações: - as proibições alemães à navegação prejudicou a economia americana; - temor pela perda dos empréstimos feitos à ING e FRA em caso de derrota; - medo de uma provável investida alemã sobre a América Latina em caso de vitória.

52 O retorno da Guerra de Movimento De março a novembro de 1918, a Frente Ocidental conheceu nova movimentação. Os alemães conseguiram romper a linha de trincheiras, aproximandose de Paris. Mas o milhão e meio de americanos pesou a balança e a partir de setembro os alemães foram sendo empurrados para seu território.

53 Cercado por ingleses, franceses e americanos, o kaiser Guilherme II abdicou ao trono (nov. de 1918), sendo substituído por um governo republicano. O número de mortes clamava pelo fim da guerra e o presidente americano Woodrow Wilson elaborou uma proposta de paz sem vencedores e sem vencidos. O Final do Conflito

54 Os 14 Pontos de Wilson 1- Abolição da diplomacia secreta; 2 - Liberdade dos mares; 4 - Redução dos armamentos nacionais; 5 - Redefinição da política colonialista, levando em consideração o interesse dos povos colonizados; 8 - Restituição da Alsácia-Lorena à França; 14 - Criação da Sociedade das Nações. A Sociedade das Nações foi uma organização internacional criada em 1919 com o objetivo de assegurar a paz mundial.

55 A Alemanha aceitou a rendição através do Armistício de Copiégene, assinado em 11 de novembro de 1918 dentro de um vagão de trem no interior de uma floresta. Segundo o tratado: - não haveria anexação territorial; - não haveria indenizações; - as fronteiras respeitariam a nacionalidade dos habitantes. Porém...

56 Tratado de Versalhes (28 de junho de 1919) Considerada culpada pela eclosão da guerra, a Alemanha foi considerada culpada e duramente penalizada: - Perdeu a Alsácia e a Lorena para a França; - Perdeu territórios para a Dinamarca e Bélgica; - A Polônia recebeu um corredor, ligando-a ao mar; - As colônias foram repartidas entre os vencedores; - O exército foi reduzido a 100 mil homens; - Proibição de armamento estratégico (blindados, força aérea) - Frota de guerra foi entregue à Inglaterra e afundada; - Pagamento de indenização de 33 bilhões de dólares.

57

Primeira Guerra Mundial

Primeira Guerra Mundial Aula 22 Primeira Guerra Mundial 1 Causas Setor 1606 2 Desenvolvimento 3 Conferência de Paris (1919) ealvespr@gmail.com 1.1 Antecedentes Disputas imperialistas Alsácia-Lorena França X Alemanha Inglaterra

Leia mais

O Imperialismo O ATRASO ALEMÃO: Grande crescimento industrial Ampliação de mercados; Lorena: ¾ do fornecimento de matéria-prima para a indústria de aço; 1880 amplo programa de expansão naval: Lei Naval

Leia mais

1ª GUERRA MUNDIAL

1ª GUERRA MUNDIAL 1ª GUERRA MUNDIAL 1914-1918 PANORAMA INTERNACIONAL Divisão do mundo em: Países industrializados e países não industrializados. Industrializados Europa, América (EUA) e Ásia (Japão). Não Industrializados

Leia mais

1. ANTECEDENTES CAUSAS ESTRUTURAIS

1. ANTECEDENTES CAUSAS ESTRUTURAIS A GRANDE GUERRA 1. ANTECEDENTES CAUSAS ESTRUTURAIS Belle Époque (1871-1914) 2ª Revolução Industrial Revanchismo Francês Neocolonialismo/Imperialismo Corrida Armamentista Política De Alianças Paz Armada

Leia mais

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( ) PROF. RICARDO SCHMITZ

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( ) PROF. RICARDO SCHMITZ PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( 1914 1918 ) PROF. RICARDO SCHMITZ CAUSAS DO CONFLITO CONFLITOS IMPERIALISTAS ESPÍRITO REVANCHISTA ( FRANÇA ) NACIONALISMO ( PAN-GERMANISMO, PAN-ESLAVISMO ) CORRIDA ARMAMENTISTA

Leia mais

Aula 17 A Primeira Guerra Mundial

Aula 17 A Primeira Guerra Mundial Aula 17 A Primeira Guerra Mundial 1914 a 1918 Imperialismos Concorrência desmedida por territórios e novos mercados Nacionalismos Antigas rivalidades e ressentimentos, resultando em expansionismo e revanchismo

Leia mais

HISTÓRIA. aula Primeira Guerra Mundial ( )

HISTÓRIA. aula Primeira Guerra Mundial ( ) HISTÓRIA aula Primeira Guerra Mundial (1914 1918) Antecedentes do conflito Segunda Revolução Industrial Disputas imperialistas (África e Ásia) Política de Alianças "Paz Armada" Antecedentes do conflito

Leia mais

Professor: Eustáquio.

Professor: Eustáquio. Professor: Eustáquio www.centroestrategia.com.br O Imperialismo Texto As indústrias... Em lugar das antigas necessidades, satisfeitas pela produção do país,... encontram-se novas necessidades, exigindo-se

Leia mais

A Primeira Guerra Mundial ( )

A Primeira Guerra Mundial ( ) A Primeira Guerra Mundial (1914 1918) Módulo 21 - Geral Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com Rivalidades e Tensões Alsácia e Lorena Velha disputa entre França e Alemanha Revanchismo Francês

Leia mais

Entre 1871 e 1914 a sociedade européia - liberal e capitalista, passou por uma das fases de maior prosperidade devido ao desenvolvimento industrial

Entre 1871 e 1914 a sociedade européia - liberal e capitalista, passou por uma das fases de maior prosperidade devido ao desenvolvimento industrial 1914-1918 Entre 1871 e 1914 a sociedade européia - liberal e capitalista, passou por uma das fases de maior prosperidade devido ao desenvolvimento industrial que trouxe conforto e a ciência e a técnica

Leia mais

1 Guerra Mundial e seus antecedentes. Professor Leopoldo UP

1 Guerra Mundial e seus antecedentes. Professor Leopoldo UP 1 Guerra Mundial e seus antecedentes Professor Leopoldo UP A Belle Époque e seus Constrates (1871-1914) A ilusão e a crença no avanço progresso contínuo. As inovações tecnológicas. Paris o centro cultural

Leia mais

AULA DE HISTÓRIA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL. El Sal /02/2014

AULA DE HISTÓRIA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL. El Sal /02/2014 AULA DE HISTÓRIA PRIMEIRA MUNDIAL El Sal 2014 PRIMEIRA MUNDIAL Inicialmente, os conflitos se deram na Europa. Embora várias nações tenham declarado neutralidade, no decorrer da guerra várias nações não-européias

Leia mais

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( ) A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( 1914-1918 ) OS MOTIVOS DA GUERRA O IMPERIALISMO: Alguns países estavam extremamente descontentes com a partilha da Ásia e da África, ocorrida no final do século XIX. O ROMPIMENTO

Leia mais

1 Guerra Mundial e seus antecedentes

1 Guerra Mundial e seus antecedentes Leopoldo Gollner 1 Guerra Mundial e seus antecedentes Professor A Belle Époque e seus Constrates (1871-1914) A ilusão e a crença no avanço progresso contínuo. As inovações tecnológicas. Paris o centro

Leia mais

PROMILITARES 17/08/2018 HISTÓRIA. Professor Marcelo Lameirão PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

PROMILITARES 17/08/2018 HISTÓRIA. Professor Marcelo Lameirão PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL HISTÓRIA Professor Marcelo Lameirão PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL Contexto pré-guerra Segunda Revolução Industrial Neocolonialismo/Imperialismo Belle Époque Corrida Armamentista Política de Alianças Paz Armada

Leia mais

A Iª GUERRA MUNDIAL. Prof. Thiago

A Iª GUERRA MUNDIAL. Prof. Thiago A Iª GUERRA MUNDIAL Prof. Thiago Paz Armada no continente Europeu Corrida Armamentista entre as potências europeias Imperialismo e neocolonialismo (disputas territoriais e comerciais) Origens da guerra

Leia mais

História 9.º ano. Hegemonia e declínio da influência europeia

História 9.º ano. Hegemonia e declínio da influência europeia História 9.º ano Hegemonia e declínio da influência europeia 1.Lê e observa, com atenção, os documentos. DOC.1 Grandes ou pequenos, antigos ou recentes, são cinco ou seis os países que detêm a maior parte

Leia mais

1ª GUERRA MUNDIAL.

1ª GUERRA MUNDIAL. 1ª GUERRA MUNDIAL http://historiaonline.com.br ANTECEDENTES 2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NEOCOLONIALISMO/IMPERIALISMO CORRIDA ARMAMENTISTA POLÍTICA DE ALIANÇAS PAZ ARMADA http://historiaonline.com.br ALIANÇAS

Leia mais

04. O INÍCIO DO SÉCULO XX E A GRANDE GUERRA

04. O INÍCIO DO SÉCULO XX E A GRANDE GUERRA 04. O INÍCIO DO SÉCULO XX E A GRANDE GUERRA La Belle Époque Visão otimista entre as grandes nações domínio sobre os continentes asiático e africano consolidação do capitalismo monopolista industrialização

Leia mais

TEXTO BASE: 1ª GUERRA MUNDIAL ( ) Parte II

TEXTO BASE: 1ª GUERRA MUNDIAL ( ) Parte II TEXTO BASE: 1ª GUERRA MUNDIAL (1914-1918) Parte II Após o assassinato de Franz Ferdinand ocorre a ativação da POLÍTICA DE ALIANÇAS: a declaração de guerra da ÁUSTRIA-HÚNGIA à Sérvia faz com que a RÚSSIA

Leia mais

Primeira Guerra Mundial

Primeira Guerra Mundial Primeira Guerra Mundial 1914-1918 PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918) Soldados franceses Causas contexto Imperialismo e PAZ ARMADA Neocolonialismo. ALEMANHA X INGLATERRA MERCADO CONSUMIDOR FORMAÇÃO DOS

Leia mais

A Primeira Guerra Mundial ( ) A Belle Époque ( )

A Primeira Guerra Mundial ( ) A Belle Époque ( ) A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) A Belle Époque (1871-1914) A partir do século XVIII, com o surgimento das fábricas, o Ocidente passou a celebrar as conquistas tecnológicas. Vivia-se a Belle Époque,

Leia mais

Larissa Nunes Andrade Quadros.

Larissa Nunes Andrade Quadros. Larissa Nunes Andrade Quadros. I PARTE Cemitério francês da Primeira Guerra Mundial Para refletir! Por que esse título de Primeira Guerra Mundial? Motivos: 1. Mesmo sendo um conflito europeu, foi uma guerra

Leia mais

Primeira Guerra Mundial. Guerra das Guerras

Primeira Guerra Mundial. Guerra das Guerras Grande Guerra Guerra das Guerras Conflito armado ocorrido no início do século XX, no território europeu. Envolveu grande parte dos países do mundo e marcou o início de um período de avanços tecnológicos.

Leia mais

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 1914/1918

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 1914/1918 PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 1914/1918 Primeira Guerra Mundial Entre 1815/1914 o mundo não teve muitas guerras Em sua maioria, o mundo europeu tinha em sua maioria repúblicas liberais Exceções de monarquia

Leia mais

Instituto de Educação infantil e juvenil Inverno, Londrina, de. Nome: Ano: TEMPO Início: Término: Total: Edição 16 MMXIV grupo b

Instituto de Educação infantil e juvenil Inverno, Londrina, de. Nome: Ano: TEMPO Início: Término: Total: Edição 16 MMXIV grupo b Instituto de Educação infantil e juvenil Inverno, 2014. Londrina, de. Nome: Ano: TEMPO Início: Término: Total: Edição 16 MMXIV grupo b Questão 1 Analise o cartão postal russo antropomórfico do mapa da

Leia mais

Apostila de História 36 Primeira Guerra Mundial ( )

Apostila de História 36 Primeira Guerra Mundial ( ) Apostila de História 36 Primeira Guerra Mundial (1914-1918) 1.0 Contexto Histórico Ameaça da Pax Britannica Hegemonia da Inglaterra: Alemães e norte-americanos já ultrapassavam a Inglaterra na produção

Leia mais

Na aula de hoje vamos tratar de dois assuntos: Primeira guerra Mundial e Revolução Russa:

Na aula de hoje vamos tratar de dois assuntos: Primeira guerra Mundial e Revolução Russa: Na aula de hoje vamos tratar de dois assuntos: Primeira guerra Mundial e Revolução Russa: Observe as figuras abaixo: Cavour Unificação Italiana Bismarck Unificação Alemã O processo de unificação da Alemanha

Leia mais

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 1914-1918 ANTECEDENTES Belle Époque Bela Época - período de euforia vivido pela humanidade provocado pelo advento das conquistas tecnológicas e econômicas da revolução industrial.

Leia mais

Prof. Ruan Antunes. Transformações Geopolíticas da Primeira Guerra Mundial

Prof. Ruan Antunes. Transformações Geopolíticas da Primeira Guerra Mundial Geografia política Aula 11 GeoB Prof. Ruan Antunes Transformações Geopolíticas da Primeira Guerra Mundial Belle Epoque (1871-1914) Caracterizado, sobretudo, pela expansão e progresso tecnológico, científico

Leia mais

Primeira Guerra Mundial

Primeira Guerra Mundial Primeira Guerra Mundial 1914 1918 Configurações Disputa anterior: Guerra Franco-Prussiana. Bèlle Epòque (1871-1914). Apogeu da sociedade capitalista. Controle econômico mundial era europeu. Disputa por

Leia mais

História. Primeira Guerra Mundial Parte 3. Profª. Eulália Ferreira

História. Primeira Guerra Mundial Parte 3. Profª. Eulália Ferreira História Primeira Guerra Mundial Parte 3 Profª. Eulália Ferreira Articulações da paz... Primeira Guerra Mundial W Woodrow Wilson Clemenceau Lloyd Georde 14 pontos de Wilson 1. Inaugurar pactos de paz,

Leia mais

1º bimestre 2010_3ª série Contemporânea Unificações tardias (Alemanha e Itália). Cap39, p. 374 até 378. Roberson de Oliveira

1º bimestre 2010_3ª série Contemporânea Unificações tardias (Alemanha e Itália). Cap39, p. 374 até 378. Roberson de Oliveira 1º bimestre 2010_3ª série Contemporânea Unificações tardias (Alemanha e Itália). Cap39, p. 374 até 378. Roberson de Oliveira Expansão capitalista e nacionalismo As transições tardias: Alemanha e Itália

Leia mais

Questões orientadoras: A Europa e o Mundo no limiar do século XX. Imperialismo

Questões orientadoras: A Europa e o Mundo no limiar do século XX. Imperialismo A Europa e o Mundo no limiar do século XX 9.1 Apogeu e declínio da influência europeia Questões orientadoras: Quais são as maiores potências mundiais no final do século XIX? O que é o Imperialismo? Quais

Leia mais

SABADÃO CSP O PERÍODO ENTRE GUERRAS PROF. BRUNO ORNELAS

SABADÃO CSP O PERÍODO ENTRE GUERRAS PROF. BRUNO ORNELAS SABADÃO CSP O PERÍODO ENTRE GUERRAS PROF. BRUNO ORNELAS TEMAS PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL; A REVOLUÇÃO RUSSA; A CRISE DE 1929; A PRIMEIRA REPÚBLICA; O NAZIFASCISMO. ANTECEDENTES SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Leia mais

A Primeira Guerra Mundial ( )

A Primeira Guerra Mundial ( ) A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) HISTÓRIA: DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO A Primeira Guerra Mundial Capítulo 35 A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa Fatores da guerra Nacionalismo: pan-eslavismo

Leia mais

Prof.ª Maria Auxiliadora

Prof.ª Maria Auxiliadora PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 1914-1918 Prof.ª Maria Auxiliadora ANTECEDENTES Belle Époque Bela Época - período de euforia vivido pela humanidade provocado pelo advento das conquistas tecnológicas e econômicas

Leia mais

O Mundo e a Grande Guerra

O Mundo e a Grande Guerra O Mundo e a Grande Guerra Aula ao Vivo A Primeira Guerra Mundial, que durou de 1914 a 1918, foi considerada por muitos de seus contemporâneos como a mais terrível das guerras. Por este motivo, tornou-se

Leia mais

Primeira Guerra Mundial

Primeira Guerra Mundial Aulas 39 40 Primeira Guerra Mundial 1 Causas Setor 1602 2 Desenvolvimento 3 Conferência de Paris (1919) ealvespr@gmail.com Objetivo da aula Apresentar as causas e as consequências da Primeira Guerra Mundial.

Leia mais

No dia 28 de junho de 1914, na cidade de Sarajevo, na Bósnia, o herdeiro do trono austro-húngaro, Francisco Ferdinando, foi assassinado juntamente

No dia 28 de junho de 1914, na cidade de Sarajevo, na Bósnia, o herdeiro do trono austro-húngaro, Francisco Ferdinando, foi assassinado juntamente A QUESTÃO BALCÂNICA: Um dos principais focos de atrito entre as potências européias era a península Balcânica, onde se chocavam o nacionalismo da Sérvia (apoiada pela Rússia) e o expansionismo da Áustria

Leia mais

Metralhadora moderna (irmãos Maxim); Espingarda Lebel; Fuzil Mauser; Canhão Krupp; Aviões de guerra; Submarinos; Armas químicas: gás mostarda.

Metralhadora moderna (irmãos Maxim); Espingarda Lebel; Fuzil Mauser; Canhão Krupp; Aviões de guerra; Submarinos; Armas químicas: gás mostarda. Período de grande força da indústria bélica nas principais potências europeias; Preparação para uma guerra iminente e grande desenvolvimento tecnológico. Avanço Bélico: Metralhadora moderna (irmãos Maxim);

Leia mais

HISTÓRIA. aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais

HISTÓRIA. aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais HISTÓRIA aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais Era Napoleônica Do Golpe do 18 Brumário (nov/1799) até a Queda de Napoleão (jun/1815) Três fases: Consulado (1799-1804) Império (1804-1815)

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA A ERA NAPOLEÔNICA

IDADE CONTEMPORÂNEA A ERA NAPOLEÔNICA ERA NAPOLEÔNICA (1799 1815) Prof. João Gabriel da Fonseca joaogabriel_fonseca@hotmail.com 1 - O CONSULADO (1799 1804): Pacificação interna e externa. Acordos de paz com países vizinhos. Acordo com a Igreja

Leia mais

GLÓRIA FEITA DE SANGUE

GLÓRIA FEITA DE SANGUE GLÓRIA FEITA DE SANGUE A Primeira Guerra Mundial Prof. Luciano Barbian Frederico Duarte Bartz A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 1914 1918 Glória Feita de Sangue Ano: 1957 Paths of Glory Direção: Stanley Kubrick

Leia mais

História. Primeira Guerra Mundial. Professor Thiago Scott.

História. Primeira Guerra Mundial. Professor Thiago Scott. História Primeira Guerra Mundial Professor Thiago Scott www.acasadoconcurseiro.com.br História A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918) Maurice Crouzet classificou o início do século XX como o período do

Leia mais

Fatores da Segunda Guerra

Fatores da Segunda Guerra EUROPA 1942 Fatores da Segunda Guerra O império Austro-Húngaro desintegrou-se dando origem a Áustria, Hungria e Tchecoslováquia O império Turco- Otomano desapareceu dando origem a Turquia. Tratado de Versalhes

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA II GUERRA MUNDIAL

IDADE CONTEMPORÂNEA II GUERRA MUNDIAL Os custos de um guerra são muito altos, não só econômicos,, mas humanos e psicológicos. O poder de destruição do homem é muito maior que o de construção. Primeira Guerra Mundial Quando: de 1914 a 1918

Leia mais

1ª Guerra Mundial ( ) PROFESSOR TÁCIUS FERNANDES

1ª Guerra Mundial ( ) PROFESSOR TÁCIUS FERNANDES 1ª Guerra Mundial (1914-1918) PROFESSOR TÁCIUS FERNANDES Antecedentes Belle Époque No final XIX, a europa se via em meio a um desenvolvimento técnico e econômico jamais visto, o levou o estilo de vida

Leia mais

UD II - ASSUNTO 6 O CONGRESSO DE VIENA E A SANTA ALIANÇA 02 TEMPOS

UD II - ASSUNTO 6 O CONGRESSO DE VIENA E A SANTA ALIANÇA 02 TEMPOS UD II - ASSUNTO 6 O CONGRESSO DE VIENA E A SANTA ALIANÇA 02 TEMPOS OBJETIVOS: -IDENTIFICAR OS OBJETIVOS E OS PRINCÍPIOS DO CONGRESSO. - DEFINIR OS OBJETIVOS E A ATUAÇÃO DA SANTA ALIANÇA. SUMÁRIO: 1.CONCEITUAÇÃO.

Leia mais

UD II - ASSUNTO 6 O CONGRESSO DE VIENA E A SANTA ALIANÇA 02 TEMPOS OBJETIVOS:

UD II - ASSUNTO 6 O CONGRESSO DE VIENA E A SANTA ALIANÇA 02 TEMPOS OBJETIVOS: UD II - ASSUNTO 6 O CONGRESSO DE VIENA E A SANTA ALIANÇA 02 TEMPOS OBJETIVOS: -IDENTIFICAR OS OBJETIVOS E OS PRINCÍPIOS DO CONGRESSO. - DEFINIR OS OBJETIVOS E A ATUAÇÃO DA SANTA ALIANÇA. SUMÁRIO: 1.CONCEITUAÇÃO.

Leia mais

O NEOCOLONIALISMO EUROPEU

O NEOCOLONIALISMO EUROPEU O NEOCOLONIALISMO EUROPEU Apresentação cedida, organizada e editada pelos profs. Rodrigo Teixeira e Rafael Ávila A Reestruturação da Ordem de Viena O Período de 1871 à 1914 foi marcado pela ausência de

Leia mais

REVISÃO ANTECEDENTES DO CONFLITO

REVISÃO ANTECEDENTES DO CONFLITO REVISÃO ANTECEDENTES DO CONFLITO Cria-se uma Revolução na Alemanha, o Kaiser foge para Holanda -> República de Wiemar. 1919 Janeiro EUA (Woodrow Wilson) apresenta plano -14 pontos para paz: Descolonização

Leia mais

História. O Concerto europeu e o sistema de Bismarck - Parte 2. Profª. Eulália Ferreira

História. O Concerto europeu e o sistema de Bismarck - Parte 2. Profª. Eulália Ferreira História - Parte 2 Profª. Eulália Ferreira Sistema de Metternich X Sistema de Bismarck Desmantelamento do sistema de Metternich: - Eclosão das ondas revolucionárias de 1820, 1830 e 1848, principalmente

Leia mais

Unificação Italiana e Alemã. Prof. Leopoldo UP

Unificação Italiana e Alemã. Prof. Leopoldo UP Unificação Italiana e Alemã Prof. Leopoldo UP Antecedentes: O Congresso de Viena(1815) Tentativa frustrada de manter o Antigo Regime. A Revolução de 1830. A Revolução Industrial se espalha por várias regiões

Leia mais

100 anos da Primeira Guerra Mundial. Entenda como o assassinato de um arquiduque austríaco há exatos 100 anos levou a Europa à Guerra.

100 anos da Primeira Guerra Mundial. Entenda como o assassinato de um arquiduque austríaco há exatos 100 anos levou a Europa à Guerra. Instituto de Educação infantil e juvenil Inverno, 2014. Londrina, de. Nome: Ano: TEMPO Início: Término: Total: Edição 16 MMXIV grupo e 100 anos da Primeira Guerra Mundial. Entenda como o assassinato de

Leia mais

1ª GUERRA MUNDIAL. Apostila 1 Capitulo 2 Professora Erlani

1ª GUERRA MUNDIAL. Apostila 1 Capitulo 2 Professora Erlani 1ª GUERRA MUNDIAL Apostila 1 Capitulo 2 Belle Époque Apesar de ter início normalmente citado como no final do século XIX e fim no início da Primeira Guerra Mundial, é difícil determinar especificamente

Leia mais

Primeira Guerra Mundial e Imperialismo

Primeira Guerra Mundial e Imperialismo Primeira Guerra Mundial e Imperialismo Imperialismo As razões da supremacia da Europa 1ª potência econômica do mundo: Dominava grande parte das trocas comerciais mundiais Tinha a maior parte da frota marítima

Leia mais

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES GEOGRAFIA AULA. Conteúdo: Geopolítica e Conflitos Entre os Séculos XIX e XX

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES GEOGRAFIA AULA. Conteúdo: Geopolítica e Conflitos Entre os Séculos XIX e XX Conteúdo: Geopolítica e Conflitos Entre os Séculos XIX e XX Habilidade: Analisar a interferência na organização dos territórios a partir das guerras mundiais. Geopolítica e Território A Europa foi cenário

Leia mais

SEÇÃO TEÓRICA - ATIVIDADES

SEÇÃO TEÓRICA - ATIVIDADES Capítulo: 5 Seria mesmo uma Belle Époque? SEÇÃO TEÓRICA - ATIVIDADES a) A Guerra Franco-Prussiana foi provocada pelo reino da Prússia a fim de incentivar a união de todos os Estados germânicos contra um

Leia mais

A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa

A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa Capítulo 35 A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa 1 A Primeira Guerra Mundial Aulas 2 A Revolução Russa (1917) 1 A Primeira Guerra Mundial Fatores da guerra Nacionalismo: pan-eslavismo pangermanismo

Leia mais

REGIONALIZAÇÃO E AS ORDENS MUNDIAIS

REGIONALIZAÇÃO E AS ORDENS MUNDIAIS REGIONALIZAÇÃO E AS ORDENS MUNDIAIS ORDEM MUNDIAL Equilíbrio temporário das relações políticas, econômicas, diplomáticas e militares entre as potências na disputa pelo poder e pela hegemonia do mundo.

Leia mais

A GRANDE GUERRA Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II 9º Ano Professora Robertha Triches

A GRANDE GUERRA Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II 9º Ano Professora Robertha Triches A GRANDE GUERRA 1914-1918 Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II 9º Ano Professora Robertha Triches PERSONAGENS Francisco Ferdinando Gavrilo Princip Nicolau II da Rússia Wladimir Lenin Guilherme II da

Leia mais

PREPARATÓRIO ESPCEX HISTÓRIA GERAL. Aula 19 Segunda Guerra Mundial

PREPARATÓRIO ESPCEX HISTÓRIA GERAL. Aula 19 Segunda Guerra Mundial PREPARATÓRIO ESPCEX HISTÓRIA GERAL Aula 19 Segunda Guerra Mundial A Europa pré-1939 (I) 2 Caracterização 1939 a 1945. 35 milhões de mortos. 190 milhões de feridos (em números aproximados) O Eixo: ALE,

Leia mais

TEMA I A EUROPA E O MUNDO NO LIMIAR DO SÉC. XX

TEMA I A EUROPA E O MUNDO NO LIMIAR DO SÉC. XX TEMA I A EUROPA E O MUNDO NO LIMIAR DO SÉC. XX A supremacia Europeia sobre o Mundo A Europa assumia-se como 1ª potência Mundial DOMÍNIO POLÍTICO Inglaterra, França, Alemanha, Portugal e outras potências

Leia mais

Formação do Sistema Internacional BHO (4-0-4)

Formação do Sistema Internacional BHO (4-0-4) Formação do Sistema Internacional BHO1335-15 (4-0-4) Professor Dr. Demétrio G. C. de Toledo BRI demetrio.toledo@ufabc.edu.br UFABC - 2015.III Aula 12 4ª-feira, 11 de outubro Módulo II: Aula 9 Para falar

Leia mais

Formação do Sistema Internacional DBBHO SB (4-0-4)

Formação do Sistema Internacional DBBHO SB (4-0-4) Formação do Sistema Internacional DBBHO1335-16SB (4-0-4) Professor Dr. Demétrio G. C. de Toledo BRI demetrio.toledo@ufabc.edu.br UFABC - 2016.III Aula 12 3ª-feira, 1 de novembro Para falar com o professor:

Leia mais

1ª Guerra Mundial Werkbund. PUC Goiás Arquitetura e Urbanismo - TH 3

1ª Guerra Mundial Werkbund. PUC Goiás Arquitetura e Urbanismo - TH 3 1ª Guerra Mundial Werkbund PUC Goiás Arquitetura e Urbanismo - TH 3 I GUERRA MUNDIAL 1914-1918 Os antecedentes e o conflito Somente aqueles que nunca deram um tiro, nem ouviram os gritos e os gemidos dos

Leia mais

O Período Napoleônico ( ) A Consolidação das conquistas burguesas. Professor: Leopoldo Gollner

O Período Napoleônico ( ) A Consolidação das conquistas burguesas. Professor: Leopoldo Gollner O Período Napoleônico (1799-1815) A Consolidação das conquistas burguesas Professor: Leopoldo Gollner Sobre Napoleão, o mais poderoso sopro de vida humana que já tinha passado pela face da Terra. François

Leia mais

ANTECEDENTES DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

ANTECEDENTES DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ANTECEDENTES DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ANTECEDENTES SÉCULOS XIX E XX IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO ÁREAS DOMINADAS IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO ÁREAS DOMINADAS IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO OBJETIVOS

Leia mais

Formação do Sistema Internacional

Formação do Sistema Internacional Formação do Sistema Internacional DABHO1335-15SB/NABHO1335-15SB (4-0-4) Professor Dr. Demétrio G. C. de Toledo BRI demetrio.toledo@ufabc.edu.br UFABC - 2019.II Aula 13 4ª-feira, 17 de julho O declínio

Leia mais

A Primeira Guerra Mundial ( )

A Primeira Guerra Mundial ( ) A Primeira Guerra Mundial (1914 1918) Contexto histórico Vários problemas atingiam as principais nações européias no início do século XX. O século anterior havia deixado feridas difíceis de curar. Alguns

Leia mais

2ª Guerra Mundial

2ª Guerra Mundial 2ª Guerra Mundial 1939-1945 http://historiaonline.com.br Antecedentes da Guerra Política de apaziguamento: LIGA DAS NAÇÕES Tolerância excessiva em relação às violações do Tratado de Versalhes e Saint Germain.

Leia mais

OBJETIVOS Ao final da aula o(a) aluno(a) deverá: entender o processo que levou ao primeiro conflito bélico de caráter mundial da História.

OBJETIVOS Ao final da aula o(a) aluno(a) deverá: entender o processo que levou ao primeiro conflito bélico de caráter mundial da História. Aula2 A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL META Compreender o contexto que desencadeou a Primeira Guerra Mundial. OBJETIVOS Ao final da aula o(a) aluno(a) deverá: entender o processo que levou ao primeiro conflito

Leia mais

IMPERIALISMO, BELLE ÉPOQUE E PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )

IMPERIALISMO, BELLE ÉPOQUE E PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( ) IMPERIALISMO, BELLE ÉPOQUE E PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918) ANTECEDENTES DA GUERRA Imperialismo ou neocolonialismo: Processo de dominação política e econômica estabelecido pelas potências capitalistas

Leia mais

Unificações: Alemanha, Itália e EUA no Séc. XIX

Unificações: Alemanha, Itália e EUA no Séc. XIX Unificações: Alemanha, Itália e EUA no Séc. XIX 1. (UNESP) As unificações políticas da Alemanha e da Itália, ocorridas na segunda metade do século XIX, alteraram o equilíbrio político e social europeu.

Leia mais

A G U G ERRA O IMPERIALISMO:

A G U G ERRA O IMPERIALISMO: A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( 1914-1918 ) OS MOTIVOS DA GUERRA O IMPERIALISMO: Vários problemas atingiam as principais nações européias no início do século XX. O século anterior havia deixado feridas difíceis

Leia mais

O texto configura a situação política de regiões europeias marcadas:

O texto configura a situação política de regiões europeias marcadas: 1ª Guerra Mundial Questão 1 Meu avô francês foi feito prisioneiro pelos prussianos em 1870; meu pai alemão foi feito prisioneiro pelos franceses em 1918; eu, francês, fui feito prisioneiro pelos alemães

Leia mais

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( ) A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918) Parte 1 - Origens do Conflito 1) A Unificação da Itália e da Alemanha 1.1. O Equilíbrio Europeu arruinado * Desde o Congresso de Viena (1815), que consolidou os termos

Leia mais

The bitterest tears shed over graves are for words left unsaid and deeds left undone.

The bitterest tears shed over graves are for words left unsaid and deeds left undone. A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918) CEMITÉRIO MILITAR- SOMME The bitterest tears shed over graves are for words left unsaid and deeds left undone. Harriet Beecher Stowe FATORES DA GUERRA O CHOQUE DE

Leia mais

Unificação Italiana e Alemã. Professora: Martha J. da Silva

Unificação Italiana e Alemã. Professora: Martha J. da Silva Unificação Italiana e Alemã Professora: Martha J. da Silva Monarquias Absolutistas Formação dos Estados Modernos séc. XV e XVI Centralização absoluta do poder na mão do rei FOI Substituído por forma constitucionais

Leia mais

Os Impérios e o Poder Terrestre. Apresentação cedida, organizada e editada pelos profs. Rodrigo Teixeira e Rafael Ávila

Os Impérios e o Poder Terrestre. Apresentação cedida, organizada e editada pelos profs. Rodrigo Teixeira e Rafael Ávila Os Impérios e o Poder Terrestre Apresentação cedida, organizada e editada pelos profs. Rodrigo Teixeira e Rafael Ávila A opção terrestre do poder militar Ao estudarmos a história dos impérios, percebe-se

Leia mais

1- O IMPERIALISMO: Alguns países estavam extremamente descontentes com a partilha da Ásia e da África, ocorrida no final do

1- O IMPERIALISMO: Alguns países estavam extremamente descontentes com a partilha da Ásia e da África, ocorrida no final do A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( 1914-1918 ) OS MOTIVOS DA GUERRA 1- O IMPERIALISMO: Alguns países estavam extremamente descontentes com a partilha da Ásia e da África, ocorrida no final do século XIX Alemanha

Leia mais

Período Napoleônico e Restauração

Período Napoleônico e Restauração Aula 15 Período Napoleônico e Restauração 1 O Consulado (1799 1804) Setor 1606 2 O Império (1804 1815) 3 O Congresso de Viena Aula 15 15 Período Napoleônico e e Restauração 1.1 A Pacificação Acordo com

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação História 9 o ano Unidade 3 5 Unidade 3 Nome: Data: 1. Ao longo do século XIX, a burguesia europeia não apenas conseguiu o poder político, como também consolidou seus valores e

Leia mais

EUROPA SÉCULO XIX. Revoluções Liberais e Nacionalismos

EUROPA SÉCULO XIX. Revoluções Liberais e Nacionalismos EUROPA SÉCULO XIX Revoluções Liberais e Nacionalismos Contexto Congresso de Viena (1815) Restauração do Absolutismo Princípio da Legitimidade Santa Aliança Equilíbrio Europeu -> Fim Sacro I. Romano Germânico

Leia mais

HISTÓRIA. aula Segunda Guerra Mundial ( )

HISTÓRIA. aula Segunda Guerra Mundial ( ) HISTÓRIA aula Segunda Guerra Mundial (1939 1945) Após a Primeira Guerra Motivação para movimentos totalitários Nazismo (Alemanha) Fascismo (Itália) EUA como grande potência mundial Formação da União das

Leia mais

A 1ª GUERRA MUNDIAL. Por Jorge Freitas

A 1ª GUERRA MUNDIAL. Por Jorge Freitas A 1ª GUERRA MUNDIAL Por Jorge Freitas Em Agosto de 1914 reinava na Europa uma estranha ilusão Nas capitais anunciava-se a guerra Em Berlim Em Londres Os militares mobilizados despediram-se dos familiares

Leia mais

A ERA NAPOLEÔNICA ( ) E O CONGRESSO DE VIENA

A ERA NAPOLEÔNICA ( ) E O CONGRESSO DE VIENA A ERA NAPOLEÔNICA (1799-1815) E O CONGRESSO DE VIENA FIM DA REVOLUÇÃO E EXPANSÃO FRANCESA http://historiaonline.com.br 1. Napoleão de 1769 a 1799: Patente de general com 24 anos. 1.1 Êxitos militares:

Leia mais

Inglaterra-1ºpais industrializado X Alemanha (aceleradamente desenvolvida após a unificação);

Inglaterra-1ºpais industrializado X Alemanha (aceleradamente desenvolvida após a unificação); 1. Fatores que contribuíram para a eclosão do conflito: 1.1 - Concorrência econômica ( choque de imperialismos): Inglaterra-1ºpais industrializado X Alemanha (aceleradamente desenvolvida após a unificação);

Leia mais

História. I Guerra Mundial PROFº OTÁVIO

História. I Guerra Mundial PROFº OTÁVIO História I Guerra Mundial PROFº OTÁVIO Primeira Guerra Mundial Grande Guerra Guerra das Guerras Conflito armado ocorrido no início do século XX, no território europeu. Envolveu grande parte dos países

Leia mais

1ª Guerra Mundial, Crise do Capitalismo e República Velha

1ª Guerra Mundial, Crise do Capitalismo e República Velha 1ª Guerra Mundial, Crise do Capitalismo e República Velha 1ª Guerra Mundial, Crise do Capitalismo e República Velha 1. de auto-estima, indispensável para formar um cidadão. Um repórter de A Tribuna ouviu

Leia mais

Primeira Guerra Mundial

Primeira Guerra Mundial Introdução Primeira Guerra Mundial A Primeira Guerra Mundial decorreu, antes de tudo, das tensões advindas das disputas por áreas coloniais. Dos vários fatores que desencadearam o conflito destacaram-se

Leia mais

Primeira Guerra Mundial

Primeira Guerra Mundial IDADE CONTEMPORÂNEA Primeira Guerra Mundial A Primeira Guerra Mundial inaugurou o século XX na visão do historiador inglês Eric Hobsbawn, que escreveu o livro A Era dos Extremos o breve século XX (1914-91).

Leia mais

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS DISSERTATIVOS. História Prof. Guilherme

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS DISSERTATIVOS. História Prof. Guilherme RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS DISSERTATIVOS História Prof. Guilherme Questão 7 Fuvest 2012 Leia este texto, que se refere à dominação europeia sobre povos e terras africanas. "Desde o século XVI, os portugueses

Leia mais

Professor João Paulo Bandeira

Professor João Paulo Bandeira Professor João Paulo Bandeira A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo. A

Leia mais

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL SEGUNDA GUERRA MUNDIAL Alianças político-militares: Eixo: Itália, Alemanha e Japão Aliados: EUA, URSS, França e Inglaterra 1ª FASE - Cronologia da Guerra Expansão Alemã: 1931: Japão anexa a Manchúria;

Leia mais

HISTÓRIA. aula Mundo Contemporâneo II

HISTÓRIA. aula Mundo Contemporâneo II HISTÓRIA aula Mundo Contemporâneo II Rompimento do Equilíbrio Bipolar Crescimento mundial do capitalismo Crescimento econômico da Comunidade Europeia Desenvolvimento da economia japonesa Aprofundamento

Leia mais

A ERA NAPOLEÔNICA ( ) E O CONGRESSO DE VIENA

A ERA NAPOLEÔNICA ( ) E O CONGRESSO DE VIENA A ERA NAPOLEÔNICA (1799-1815) E O CONGRESSO DE VIENA FIM DA REVOLUÇÃO E EXPANSÃO FRANCESA http://historiaonline.com.br 1. Napoleão de 1769 a 1799: Patente de general com 24 anos. 1.1 Êxitos militares:

Leia mais