NORMAS DE CITAÇÕES NBR /2002 ABNT. GRUPO EDUCACIONAL KROTON UNIVERSIDADE DE CUIABÁ- UNIC Disciplina: Metodologia Científica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NORMAS DE CITAÇÕES NBR - 10520/2002 ABNT. GRUPO EDUCACIONAL KROTON UNIVERSIDADE DE CUIABÁ- UNIC Disciplina: Metodologia Científica"

Transcrição

1 NORMAS DE CITAÇÕES NBR /2002 ABNT GRUPO EDUCACIONAL KROTON UNIVERSIDADE DE CUIABÁ- UNIC Disciplina: Metodologia Científica

2 Normas ABNT NBR /2002 Apresentação de citações em documentos Citação é a menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte, de um documento (é dar o devido crédito ao autor da idéia) NBR /2002 Elaboração de referências As obras citadas e consultadas para elaboração um trabalho técnico e cientifico devem ser organizadas de modo a constituírem uma lista única de Referências.

3 NBR Apresentação de citações em documentos Direta Tipos de Citação Indireta Citação de Citação

4 Tipos de citação Direta Transcrição TEXTUAL dos conceitos do autor consultado. Transcrição FIEL, Ipsis Litteris, reprodução EXATA do original, respeitando-se até eventuais incoerências, erros de ortografia e/ou concordância. Poderá ser colocada a expressão [sic] imediatamente após o erro - significa: estava assim mesmo no original.

5 Tipos de citação Indireta Transcrição livre do texto do autor consultado. Consiste em um resumo ou paráfrase de um trecho de determinada obra. Poderá ser necessária quando se tratar de texto muito longo, do qual se quer extrair apenas algumas idéias básicas, fundamentais.

6 Tipos de citação Citação de Citação Transcrição direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original. É citar um autor que foi citado no documento que se tem em mãos.

7 NBR Apresentação de citações em documentos As Citações podem ser apresentadas por meio de dois sistemas: Autor-data (alfabético) As fontes consultadas indicadas no texto. são A indicação autoria é feita pelo sobrenome de cada autor ou nome de cada entidade responsável pela autoria da obra, seguido da data de publicação do documento. Numérico As fontes consultadas são indicadas em notas de rodapé ou no final do capítulo. A indicação das fontes é feita por uma numeração única e consecutiva, em algarismos arábicos, remetendo à lista de referências ao final do trabalho As referências devem ser alinhadas na margem esquerda Os recursos tipográficos (negrito, grifo ou itálico) utilizados para destacar o título devem ser uniformes em todas as referências

8 NBR Apresentação de citações em documentos Citações diretas com menos de 3 linhas FORMAS DE APRESENTAÇÃO: A citação deve ser inseridas na frase, sem recuo, dentro do parágrafo O sobrenome do autor deve ser indicado em Maiúscula e minúscula O tamanho de letra deve ser o mesmo do texto O texto da citação deve ser destacado entre aspas duplas EXEMPLOS: Conforme Machado ( 1998, p. 380), As cidades brasileiras, na sua maioria, foram aumentando dia a dia. O fenômeno da urbanização não se processou de modo a respeitar a qualidade de vida dos recém-chegados à cidade. Dickinson apud Melo (1977, p. 187), afirma que A manutenção da flora que consome os nutrientes da superfície das plantas, além de acarretar a diminuição das doenças causadas por patógenos necrotróficos, pode ter outros efeitos [...]

9 NBR 10520/2002 ABNT Apresentação de citações em documentos CITAÇÃO DIRETA (com menos de/ou até 3 linhas) FORMAS DE APRESENTAÇÃO: Transcrevemos no corpo do trabalho e colocamos entre aspas duplas EXEMPLO COM UM AUTOR: Conforme Azevedo (2004, p. 41), O resultado de uma pesquisa depende da adequada escolha do assunto (tema, objeto, problema) a ser investigado. OU O resultado de uma pesquisa depende da adequada escolha do assunto (tema, objeto, problema) a ser investigado. (AZEVEDO, 2004, p. 41).

10 NBR 10520/2002 ABNT Apresentação de citações em documentos CITAÇÃO DIRETA (com menos de/ou até 3 linhas) FORMAS DE APRESENTAÇÃO: Transcrevemos no corpo do trabalho e colocamos entre aspas duplas EXEMPLO COM DOIS AUTORES: Segundo Lakatos e Marconi (2001, p. 35), Seminário é uma técnica de estudo que inclui pesquisa, discussão e debate; sua finalidade é pesquisar e ensinar a pesquisar. OU Seminário é uma técnica de estudo que inclui pesquisa, discussão e debate; sua finalidade é pesquisar e ensinar a pesquisar. (LAKATOS; MARCONI, 2001, p. 35).

11 NBR 10520/2002 ABNT Apresentação de citações em documentos CITAÇÃO DIRETA (com menos de/ou até 3 linhas) FORMAS DE APRESENTAÇÃO: Transcrevemos no corpo do trabalho e colocamos entre aspas duplas EXEMPLO COM TRÊS AUTORES: De acordo com Radin, Benedet e Milani (2003, p. 25), Ao longo do tempo, para tentar esclarecer o desconhecido, a experiência humana desenvolveu explicações que se costuma classificar de mística, teológica, filosóficas e científicas. OU Ao longo do tempo, para tentar esclarecer o desconhecido, a experiência humana desenvolveu explicações que se costuma classificar de mística, teológica, filosóficas e científicas. (RADIN; BENEDET; MILANI, 2003, p. 25).

12 NBR 10520/2002 ABNT Apresentação de citações em documentos CITAÇÃO DIRETA (com menos de/ou até 3 linhas) FORMAS DE APRESENTAÇÃO: Transcrevemos no corpo do trabalho e colocamos entre aspas duplas EXEMPLO COM MAIS DE TRÊS AUTORES: Atkinson et al. (2000, p. 569) enfatizam que Os clientes da empresa representam um papel central em seu negócio. OU Os clientes da empresa representam um papel central em seu negócio. (ATKINSON et al., 2000, p. 569).

13 NBR Apresentação de citações em documentos Citações diretas com mais de 3 linhas FORMAS DE APRESENTAÇÃO: A citação deve obedecer um recuo de 4 cm da margem esquerda; A referência do autor poderá estar no início da citação, fazendo parte do texto, ou após a citação e, poderá ser de um ou mais autores, seguindo as mesmas regras da citação com menos de 3 linhas; A letra da citação deve ter tamanho de fonte menor (10) do que a utilizada no texto (12); Não se usa aspas.

14 NBR 10520/2002 ABNT Apresentação de citações em documentos CITAÇÃO DIRETA (com mais de três linhas) EXEMPLO QUE INICIA COM NOME DE AUTOR OU COM AUTOR APÓS A CITAÇÃO: Trevisol (2003, p. 92) explica sobre a importância da educação para um futuro melhor da humanidade e chama a sociedade a refletir: OU A incerteza em relação ao futuro e a insegurança que os riscos cotidianamente despertam têm levado as pessoas e os governos e enobrecerem o papel da educação. Ela tem sido apontada como a solução por excelência, o único barco que permite fazer a travessia de forma mais ou menos segura. Nunca foi tão necessário, como hoje se mostra, reabilitar a ÉTICA.A crise da Humanidade é uma crise moral. Os descaminhos da criatura humana, refletidos na violência, no egoísmo e na indiferença pela sorte do semelhante, assentam-se na perda de valores morais. De nada vale reconhecer a dignidade da pessoa se a conduta pessoal não se pautar por ela (NALINI, 2001, p. 36).

15 EXEMPLO CITAÇÃO: OU NBR 10520/2002 ABNT Apresentação de citações em documentos CITAÇÃO DIRETA (com mais de três linhas) QUE INICIA COM NOME DE AUTOR OU COM AUTOR APÓS A Sarlo Neto et al. (2010, p. 23) afirmam que: Rapidamente, o modelo vem sendo adaptado para capturar outros fenômenos da estrutura de governança das firmas, da função da contabilidade no processo de governança das firmas e os efeitos das instituições. Recentemente, novos estudos presentes na literatura internacional procuraram estudar a efeito de fatores relacionados à governança corporativa e à estrutura de propriedade das empresas sobre o conservadorismo. Rapidamente, o modelo vem sendo adaptado para capturar outros fenômenos da estrutura de governança das firmas, da função da contabilidade no processo de governança das firmas e os efeitos das instituições. Recentemente, novos estudos presentes na literatura internacional procuraram estudar a efeito de fatores relacionados à governança corporativa e à estrutura de propriedade das empresas sobre o conservadorismo (SARLO NETO et al., 2010, p. 23).

16 NBR 10520/2002 ABNT Apresentação de citações em documentos CITAÇÃO INDIRETA FORMAS DE APRESENTAÇÃO: Deve ser usada no corpo do trabalho SEM o uso de aspas, citando, da mesma forma que a citação direta, a referência. Quando fizer parte do texto, deverá ter o sobrenome do autor com a primeira letra maiúscula e as demais em minúscula, entre parênteses, o ano da publicação e a(s) página(s) pesquisada(s) (OPCIONAL). Quando mencionado após a citação indireta, deverá ficar entre parênteses, em letras MAIÚSCULAS, seguido do ano e número da(s) página(s) (OPCIONAL).

17 NBR 10520/2002 ABNT Apresentação de citações em documentos CITAÇÃO INDIRETA EXEMPLOS : A aprendizagem deve ser caracterizada por modelos epistemológicos e pedagógicos, para o que Becker (2011) afirma, existem três diferentes formas de representar a relação ensino/aprendizagem: a pedagogia diretiva (empirista); a pedagogia não diretiva (aprisionista) e a pedagogia relacional (construtivista). Estudar e compreender cada um desses modelos é de suma importância para direcionar ações pedagógicas no processo de aprendizagem. OU Sobre uma pessoa que viveu muitos anos sem nunca ter tido o privilégio de ser letrada, poderíamos dizer que sua contribuição de forma científica não houve. Vemos que a identificação e a valorização do homem parecem não estar vinculadas à questão da experiência, mas sim na relação da conquista de títulos, do que podemos quantificar (BOAVENTURA, 2004).

18 NBR Apresentação de citações em documentos Citações indiretas Citar em MAIÚSCULAS quando estiver DENTRO de parênteses (SOBRENOME, data, página) (CHRISTOFOLETTI, 1999, p. 76) (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 1997, p. 89) (CLEMENTE; SOUZA; COLNAGO, 2001, p. 7) (UNESP, 2000, p. 53) (SILVA et al. apud FARIAS, 1999, p. 534) Citar em MINÚSCULAS quando estiver FORA de parênteses, numa frase Analisando as dificuldades de padronização das publicações técnico-científicas da UFBA e na UNIFACS, Lubisco e Vieira (2003) elaboraram um manual para normalização destas publicações. De acordo com a tabela de classificação proposta por Braga e Leonardt (2000, p. 98), este evento não alcançou o nível máximo de importância, conforme argumenta Perroti apud Santos (2001, p. 53).

19 NBR Apresentação de citações em documentos Citação de citação Apud = citado por, conforme, segundo Apud expressão latina que pode ser usada para citar tanto no texto como em notas de rodapé EXEMPLOS: (QUEIROZ, 1999 apud SANCHEZ, 2000, p. 2-3) Segundo Queiroz (apud SANCHEZ, 2000, p. 2-3) diz ser [...] Lefebvre, 1983 citado por Coelho (2000, p. 178) propunha em seu método: [...].

20 NBR 10520/2002 ABNT Apresentação de citações em documentos CITAÇÃO DE CITAÇÃO FORMAS DE APRESENTAÇÃO: Deve ser utilizada a expressão latina apud (citado por) para indicar a obra de onde foi retirada a citação. Dentro dos parênteses. EXEMPLO : O princípio fundamental do cristianismo é a caridade. A caridade é uma realidade que deve ser vivida segundo nossa natureza humana. (LALANDE, 1995 apud LIBÂNIO, 2001, p. 93). OU Segundo Fritzen (apud LIBÂNIO, 2001, p. 153), Em uma reunião de grupo, evite monopolizar o debate: reunião é diálogo e não monólogo, permita que os outros também participem.

21 NBR Apresentação de citações em documentos Supressões, Interpolações, Comentários, etc. Supressões deverão ser indicadas por reticências dentro de colchetes, estejam elas no início, no meio ou no fim do parágrafo e/ou frase [...] Segundo Bottomore (1987, p. 72) assinala [...] a Sociologia, embora não pretenda ser mais a ciência capaz de incluir toda a sociedade [...] pretende ser sinóptica. [...] o primeiro ponto, e o mais simples, é que o historiador freqüentemente fornece o material usado pelo sociólogo. [...] É certo que o sociólogo deve, por vezes, ser seu próprio historiador [...] (BOTTOMORE, 1987, p. 85)

22 NBR Apresentação de citações em documentos Supressões, Interpolações, Comentários, etc. Interpolações, comentários próprios, acréscimos, explicações, deverão ser indicados entre colchetes [ ] A igreja luterana de Domingos Martins [o mais antigo templo protestante do Brasil, com torre] foi fundada no ano de 1866 (ANDRADE, 1998, p. 28) Os aquiescentes [os que sempre concordam com tudo], em sua história passada, tiveram de evitar dizer não só para agradar. Como suas raízes são semelhantes, costuma ser difícil dois aquiescentes se ajudarem mutuamente (CLOUD, p. 155)

23 NBR 10520/2002 ABNT Regras Complementares das Citações DESTAQUE DO TEXTO FORMAS DE APRESENTAÇÃO: Para enfatizar um trecho da citação a que você deu algum destaque, deve indicá-lo com a expressão grifo nosso, ou grifo do autor se ele destacou no seu texto, e entre parêntese após a citação. EXEMPLO : A universidade, para atingir a sua plenitude, precisa abraçar o desafio da produção do conhecimento, da pós-graduação, do desenvolvimento da pesquisa e da tecnologia (LÜCKMANN, 2003, p. 19) [ grifo nosso]. OU As citações podem ser chamadas pelo sistema numérico ou pelo sistema alfabético, também chamado de autor-data (FURASTÉ, 2003, p. 50) [grifo do autor].

24 NBR 10520/2002 ABNT Regras Complementares das Citações TRADUÇÃO DE TEXTO FORMAS DE APRESENTAÇÃO: Quando a citação incluir texto traduzido pelo pesquisador, devemos incluir, após a chamada da citação, a expressão tradução nossa, entre parêntese depois da citação. EXEMPLO : Tal inferência fundamenta-se na análise das experiências pelas quais tem passado a universidade brasileira nessas últimas décadas e o referencial teórico que vem sustentando seus modelos organizacionais, especialmente os modelos profissional, investigativo, funcionalista operacional e o modelo organizacional, ainda hoje vigentes (LÜCKMANN, 2004, p. 20) [tradução nossa].

25 NBR 10520/2002 ABNT Regras Complementares das Citações COINCIDÊNCIA DE SOBRENOME FORMAS DE APRESENTAÇÃO: Quando houver coincidência de sobrenome de autores, acrescentamos as iniciais de seus prenomes; se, mesmo assim, existir coincidência na primeira letra do nome, colocamos os nomes por extenso, só com inicial maiúscula. EXEMPLO : É errado colocar : (OLIVEIRA, 2003) e (OLIVEIRA, 2003) É correto colocar: (OLIVEIRA, S., 2003) e (OLIVEIRA, A., 2003) É errado colocar : (OLIVEIRA, A., 2003) e (OLIVEIRA, A., 2003) É correto colocar: (OLIVEIRA, André, 2003) e (OLIVEIRA, Antônio, 2003)

26 NBR 10520/2002 ABNT Regras Complementares das Citações CITAÇÕES INDIRETAS DE UM MESMO AUTOR NO MESMO ANO FORMAS DE APRESENTAÇÃO: As citações indiretas de diversos documentos de um mesmo autor publicados num mesmo ano são distinguidas pelo acréscimo de letra minúscula, em ordem alfabética, após a data e sem espacejamento, conforme a lista de referências. EXEMPLO : Santos (2002a) (SANTOS, 2002b)

27 NBR 10520/2002 ABNT Regras Complementares das Citações CITAÇÕES INDIRETAS DE UM MESMO AUTOR EM ANOS DIFERENTES FORMAS DE APRESENTAÇÃO: As citações indiretas de diversos documentos de uma mesma autoria publicados em anos diferentes e mencionados simultaneamente no trabalho têm seus respectivos anos separados por vírgula e colocados em ordem cronológica. EXEMPLO : A administração de recursos humanos consiste no planejamento, na organização, no desenvolvimento, na coordenação e no controle de técnicas capazes de promover o desenvolvimento eficiente do pessoal e da própria organização. Ao mesmo tempo que o indivíduo alcança os objetivos individuais, se mantém na organização, trabalhando e dando o máximo de si, com uma atitude positiva e favorável (CHIAVENATO, 1999, 2003, 2005).

28 NBR 10520/2002 ABNT Regras Complementares das Citações CITAÇÕES INDIRETAS DE VÁRIOS AUTORES FORMAS DE APRESENTAÇÃO: Nas citações indiretas de diversos documentos de vários autores mencionados simultaneamente nos trabalhos, separamos o sobrenome do autor por ponto-e-vírgula e em ordem alfabética. EXEMPLO : A administração de recursos humanos representa todas aquelas coisas muito pequenas e muito numerosas que frustram ou impacientam, ou que alegram e satisfazem, mas que levam as pessoas a desejarem permanecer na organização. E mais, cuidam da vida profissional, do ambiente empresarial que irão proporcionar mais qualidade de vida ao empregado e uma equipe comprometida com os objetivos da empresa (CHIAVENATO, 2000; GIL, 2001; TOLEDO, 1992).

29 Formas de apresentação (Formatação) NBR 14724/2002 ABNT

30 Papel Tipo A4 (210 x297 mm)

31 Margens Margens: Margem superior: Margem esquerda: Margem inferior: Margem direita: 3 cm 3 cm 2 cm 2 cm

32 32

33 Tipo de letra Arial Times New Roman

34 No texto fonte Tamanho 12; Exceções: Tamanho das Fontes Em citações longas, de mais de três linhas- fonte 10; Ficha Catalográfica fonte 10; Nas Notas de rodapé fonte tamanho 10; Nas legendas das ilustrações e das tabelas: fonte 10 (Somente iniciais maiúsculas);

35 Tamanho das Fontes Na capa e folha de rosto: Nome do autor: fonte 12 (Caixa alta), título: fonte 12(Caixa alta), subtítulo: fonte 12 (caixa baixa);

36 Tamanho das Fontes Na nota sobre a natureza e objetivo do trabalho, na Folha de Rosto- fonte 10; Na lombada o título e o nome do autor, assim como a identificação da Instituição e ano devem adaptar-se à largura da mesma, de forma a caberem corretamente no local e posição exigidas.

37 Tamanho das Fontes Os títulos indicativos das seções do trabalho devem estar de acordo com as regras adotadas para a divisão das partes do trabalho, no mesmo tamanho de letra do Texto (12).

38 Cor Utilizar sempre a cor preta (automática no Word); Cores somente nas ilustrações se for o caso.

39 Paginação Todas as folhas do trabalho, da folha de rosto às Referências, Apêndices e Anexos (quando houverem) são contadas; A numeração começa a aparecer a partir da folha inicial da Introdução; Apêndices e Anexos terão suas folhas numeradas em sequência ao do texto do trabalho;

40 Paginação A numeração de páginas deve ser em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior; No Sumário indica-se a página inicial correspondente ao inicio do texto de cada parte do trabalho, podendo também serem indicadas as páginas inicial e final. Deve ficar claro que a contagem inicia na Folha de Rosto e que a Capa não entra na contagem das páginas.

41 Espacejamento de entrelinhas No texto 1,5; Em citações de mais de três linhas, espaçamento simples, recuo da margem esquerda de 4 cm; Em Notas de rodapé: espaçamento simples, justificado, separado do texto, por um filete de 3 cm, a partir da margem esquerda;

42 Espacejamento de entrelinhas Em legendas das Tabelas: espaço simples, centralizadas acima da Tabela; Em legendas ilustrações e gráficos: espaço simples, centralizadas abaixo da imagem; Nos títulos das partes (Seções primárias): começam na parte superior da folha, separados do texto que os sucede por um espaço de 1,5 de entrelinhas;

43 Espacejamento de entrelinhas Os títulos indicativos das subseções devem ser separados do texto da seção que o precede e do texto que o sucede, por um espaço de 1,5 de entrelinhas; Na nota sobre a natureza e objetivo do trabalho, na Folha de Rosto - espaçamento simples;

44 Espacejamento de Entrelinhas Nas referências: espaçamento simples. Na Ficha catalográfica: espaçamento simples.

45 Capa de Monografia UNIVERSIDADE DE CUIABÁ FACULDADE DE DIREITO Logomarca da Unic Instituição/Faculdade Tamanho da Fonte: 12/ MAIÚSCULO/Negrito/ Centralizado. A PROTEÇÃO DAS EXPRESSÕES INTELECTUAIS NA NOVA LEI DE DIREITOS AUTORAIS: Propriedade intelectual e as leis autorais ISABELA GOMES DE PAIVA TÍTULO Tamanho da fonte: 12/ MAIÚSCULAS /Negrito, centralizado. Subtítulo Fonte tamanho:12, minúsculo, sem negrito, centralizado, abaixo do título, antecedido por dois pontos. AUTORIA: Fonte: tamanho 12/Negrito/MAIÚSCULA Cuiabá 2000/1 IMPRENTA (Local e data) - Tamanho da fonte: 10, minúsculo, sem negrito.

NORMAS DE CITAÇÕES NBR - 10520/2002 ABNT. Direta. Indireta. Citação de Citação. Normas ABNT. NBR - 6023/2002 Elaboração de referências.

NORMAS DE CITAÇÕES NBR - 10520/2002 ABNT. Direta. Indireta. Citação de Citação. Normas ABNT. NBR - 6023/2002 Elaboração de referências. Normas ABNT NORMAS DE CITAÇÕES NBR - 10520/2002 ABNT GRUPO EDUCACIONAL KROTON UNIVERSIDADE DE CUIABÁ- UNIC Disciplina: Metodologia Científica NBR - 10520/2002 Apresentação de citações em documentos Citação

Leia mais

Formas de apresentação (Formatação) NBR 14724/2002 ABNT

Formas de apresentação (Formatação) NBR 14724/2002 ABNT Formas de apresentação (Formatação) NBR 14724/2002 ABNT Professora Dra. Jakeline Romero GRUPO EDUCACIONAL KROTON UNIVERSIDADE DE CUIABÁ- UNIC Disciplina: Metodologia Científica Papel Tipo A4 (210 x297

Leia mais

Padronização de Trabalhos Acadêmicos

Padronização de Trabalhos Acadêmicos Trabalho de Conclusão de Curso Padronização de Trabalhos Acadêmicos Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2015 Tópicos da Aula Formato e margens; Espaçamento;

Leia mais

Metodologia Científica ILUSTRAÇÕES DAS NORMAS DA ABNT ADAPTAÇÃO DA NORMA NBR 14724: REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO

Metodologia Científica ILUSTRAÇÕES DAS NORMAS DA ABNT ADAPTAÇÃO DA NORMA NBR 14724: REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO ILUSTRAÇÕES DAS NORMAS DA ABNT ADAPTAÇÃO DA NORMA NBR 14724: REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO Organização: Paulo Roberto de C. Mendonça Revisão: Vania Hirle 29,7 cm Metodologia Científica 5.1 Formato Quanto

Leia mais

Fornecer informações a respeito dos trabalhos desenvolvidos na área de pesquisa

Fornecer informações a respeito dos trabalhos desenvolvidos na área de pesquisa 1 CITAÇÃO 1 CITAÇÃO: menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte. (NBR- 10520, 2002, p.1) 1.1 Usa-se citação para: Dar credibilidade ao trabalho científico Fornecer informações a respeito

Leia mais

Padronização de Trabalhos Acadêmicos(parte 2)

Padronização de Trabalhos Acadêmicos(parte 2) Trabalho de Conclusão de Curso Padronização de Trabalhos Acadêmicos(parte 2) Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2015 Tópicos da Aula 1ª Sessão de orientação

Leia mais

NORMALIZAÇÃO DOCUMENTÁRIA

NORMALIZAÇÃO DOCUMENTÁRIA NORMALIZAÇÃO DOCUMENTÁRIA Referências Citações em documentos Trabalhos Acadêmicos A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) T é o Fórum F Nacional de Normalização. As Normas Brasileiras, cujo conteúdo

Leia mais

Manual para apresentação de trabalhos acadêmicos. Resumo das normas da ABNT. Conceição Aparecida de Camargo

Manual para apresentação de trabalhos acadêmicos. Resumo das normas da ABNT. Conceição Aparecida de Camargo 1 Manual para apresentação de trabalhos acadêmicos Resumo das normas da ABNT Conceição Aparecida de Camargo 2 Resumo das Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para apresentação de trabalhos

Leia mais

Manual de preparação de artigo a ser entregue como. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Farmácia,

Manual de preparação de artigo a ser entregue como. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Farmácia, Manual de preparação de artigo a ser entregue como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Farmácia, Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), Unicamp. Versão: 1, Janeiro de 2015. Elaboração: Comissão

Leia mais

CITAÇÃO ÍNDICES DE CITAÇÃO

CITAÇÃO ÍNDICES DE CITAÇÃO CITAÇÃO ÍNDICES DE CITAÇÃO Citação é o reconhecimento que um documento recebe de outro. Razões que um autor tem para referenciar / citar Indicar leituras para complementação do assunto; Alertar para trabalhos

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA APRESENTAÇÃO E NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS CITAÇÃO (NBR 10520:2002)

PROCEDIMENTOS PARA APRESENTAÇÃO E NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS CITAÇÃO (NBR 10520:2002) PROCEDIMENTOS PARA APRESENTAÇÃO E NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS CITAÇÃO (NBR 10520:2002) Thais Garcia Bolsista Capes Reuni Maria Bernardete Martins Alves; Roberta Moraes de Bem - Serviço de Referência

Leia mais

Título do artigo. Alunos: Nome dos autores (até 3 alunos) 1 Orientador: Roberto Campos Leoni 2

Título do artigo. Alunos: Nome dos autores (até 3 alunos) 1 Orientador: Roberto Campos Leoni 2 Título do artigo Alunos: Nome dos autores (até 3 alunos) 1 Orientador: Roberto Campos Leoni 2 Resumo Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura básica de um artigo científico, bem

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS 1. Capa Externa; 2. Folha de Rosto; 3. Dedicatória (opcional); 4. Agradecimentos (opcional); 5. Epígrafe (opcional); 6. Sumário;

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

Marli Ferrante Montoro

Marli Ferrante Montoro ABNT NBR 14724: 2002 Normalização de Trabalhos Acadêmicos Marli Ferrante Montoro ABNT NBR 14724: 2002 Normas complementares: Normas citadas na NBR 14724/Ago/2002 NBR 6023:2002 Informação e documentação

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1. QUANTO AO FORMATO 1.1 Espacejamento Papel branco, formato A4 (21 cm x 29,7 cm), impressões com tinta preta (com exceção das ilustrações) e o texto deve ser digitado no

Leia mais

NBR 10520. Citações em trabalhos acadêmicos. Revisado e Atualizado por Gilmar M. Maroso e Nelci Ehrhardt 08/04/2015

NBR 10520. Citações em trabalhos acadêmicos. Revisado e Atualizado por Gilmar M. Maroso e Nelci Ehrhardt 08/04/2015 NBR 10520 Citações em trabalhos acadêmicos Copyright 1996-99 Dale Carnegie & Associates, Inc. 1 O que são citações São transcrições de documentos que servem para fortalecer e apoiar a tese do pesquisador

Leia mais

ABNT 10520 Citações em documentos

ABNT 10520 Citações em documentos ABNT 10520 Citações em documentos Luciana Pizzani Rosemary Cristina da Silva Definição Citação: é a menção de uma informação extraída de outra fonte. Citação de citação: é a citação direta ou indireta

Leia mais

CURSO DE FILOSOFIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

CURSO DE FILOSOFIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE FILOSOFIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Aspectos Formais O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é a apresentação objetiva do resultado de um estudo sistemático. Mostra os resultados de seu esforço

Leia mais

MODELO DE DISSERTAÇÕES E TESES DO PPG: Ciências Médicas

MODELO DE DISSERTAÇÕES E TESES DO PPG: Ciências Médicas MODELO DE DISSERTAÇÕES E TESES DO PPG: Ciências Médicas Versão 02/2011 FORMATAÇÃO Papel A-4 branco ou reciclado Fonte: Arial ou Times New Roman Tamanho: 12 Justificado Espaço entre linhas: 1,5 Número de

Leia mais

MONOGRAFIA: Orientações para a Elaboração - Citações. Data de publicação: fevereiro/2005

MONOGRAFIA: Orientações para a Elaboração - Citações. Data de publicação: fevereiro/2005 MONOGRAFIA: Orientações para a Elaboração - Citações Data de publicação: fevereiro/2005 Este documento tem por objetivo orientar as elaborações das Monografias dos Cursos de Pós-Graduação - Especialização

Leia mais

Prof. M.Sc. Pierre Soares Brandão. CITAÇÕES: revisão para Instrumentalização Científica

Prof. M.Sc. Pierre Soares Brandão. CITAÇÕES: revisão para Instrumentalização Científica Prof. M.Sc. Pierre Soares Brandão CITAÇÕES: revisão para Instrumentalização Científica Palmas TO 2013 1 Prof. M.Sc. Pierre Soares Brandão CITAÇÕES: revisão para Instrumentalização Científica Material de

Leia mais

XII CURSO DE INVERNO DE GENÉTICA FCAV/UNESP

XII CURSO DE INVERNO DE GENÉTICA FCAV/UNESP TÍTULO DO TRABALHO EM PORTUGUÊS Deve ter no máximo 15 palavras, incluindo-se os artigos, as preposições e as conjunções. - Não deve conter nome científico, exceto de espécies pouco conhecidas; neste caso,

Leia mais

Guia para apresentação do trabalho acadêmico:

Guia para apresentação do trabalho acadêmico: BIBLIOTECA COMUNITÁRIA Guia para apresentação do trabalho acadêmico: de acordo com NBR 14724/2011 São Carlos 2011 Guia para apresentação do trabalho acadêmico As orientações abaixo são de acordo com NBR

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO IFRJ-Reitoria Rio de Janeiro 2014 2 C O M I S S Ã O D E E L A B O R A Ç Ã O Portaria n 0092 de 05 de agosto de 2013 Cláudia de Souza Teixeira Fernanda Kamp

Leia mais

PIM III. Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO MERCADOLOGICA

PIM III. Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO MERCADOLOGICA PIM III Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO MERCADOLOGICA 1 PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: O aluno deverá escolher uma empresa de qualquer porte ou segmento e, com base no cenário desta

Leia mais

Normas para Apresentação das Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal

Normas para Apresentação das Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal Universidade Federal Rural de Pernambuco Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal Unidade Acadêmica de Serra Talhada Normas para Apresentação das Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

MONOGRAFIA. Manual de Orientação

MONOGRAFIA. Manual de Orientação Fundação Armando Alvares Penteado FACULDADE DE DIREITO COORDENADORIA DE PESQUISA MONOGRAFIA Manual de Orientação 1 Modelo sugerido de Projeto de Monografia PROJETO DE MONOGRAFIA Nome do aluno: Matrícula:

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA É o documento que visa apresentar a descrição do local onde foi realizado o estágio, o período de duração e as atividades desenvolvidas pelo estagiário.

Leia mais

Unidade 4. 4.2 Regras complementares das citações

Unidade 4. 4.2 Regras complementares das citações Unidade 4 4.2 Regras complementares das citações Vamos conhecer mais algumas normas para situações que poderão acontecer no decorrer da construção de um texto científico. DESTAQUE DO TEXTO Exemplos: A

Leia mais

As normas da ABNT para trabalhos escolares devem seguir a seguinte seqüência.

As normas da ABNT para trabalhos escolares devem seguir a seguinte seqüência. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES Muitos alunos sabem que várias instituições escolares pedem para que os trabalhos escolares sejam feitos dentro das normas da ABNT. Com base nisto elaboramos

Leia mais

DIRETRIZES PARA AUTORES 1. O artigo deve ter, no mínimo, dez e, no máximo, quinze laudas.

DIRETRIZES PARA AUTORES 1. O artigo deve ter, no mínimo, dez e, no máximo, quinze laudas. Página276 DIRETRIZES PARA AUTORES 1 Janaína Zaidan Bicalho FONSECA 2 Maria José Celestino MEDRADO 3 Serão aceitos até dois trabalhos, sendo um como autor e o outro como coautor, artigos, relatos de experiência

Leia mais

ANEXO IV. MODELO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO PARA REVISTA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO TOCANTINS i

ANEXO IV. MODELO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO PARA REVISTA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO TOCANTINS i ANEXO IV MODELO E NORMAS DE FORMATAÇÃO ARTIGO MODELO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO PARA REVISTA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO TOCANTINS i RESUMO PRIMEIRO AUTOR 1 SEGUNDO AUTOR TERCEIRO AUTOR

Leia mais

Normatização de Trabalho Acadêmico (ABNT) Metodologia de Pesquisa

Normatização de Trabalho Acadêmico (ABNT) Metodologia de Pesquisa Normatização de Trabalho Acadêmico (ABNT) Metodologia de Pesquisa O que é a ABNT? Associação Brasileira de Normas Técnicas (1940) Órgão responsável pela normalização técnica no país Regulado pelo Conmetro

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOLOS E QUALIDADE DE ECOSSISTEMAS NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOLOS E QUALIDADE DE ECOSSISTEMAS NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOLOS E QUALIDADE DE ECOSSISTEMAS NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES CRUZ DAS ALMAS - BAHIA ABRIL - 2013 ESTRUTURA DA DISSERTAÇÃO

Leia mais

EDITAL N 028, de 14 de junho de 2016.

EDITAL N 028, de 14 de junho de 2016. EDITAL N 028, de 14 de junho de 2016. CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS DA REVISTA JURÍDICA DA FADISMA PERÍODO DE ENVIO 1. A REVISTA JURÍDICA DA FADISMA, INSS ISSN 1982-1034, informa que estão abertas

Leia mais

TÍTULO DO ARTIGO EM PORTUGUÊS TÍTULO DO ARTIGO EM INGLÊS TÍTULO DO ARTIGO EM ESPANHOL

TÍTULO DO ARTIGO EM PORTUGUÊS TÍTULO DO ARTIGO EM INGLÊS TÍTULO DO ARTIGO EM ESPANHOL TÍTULO DO ARTIGO EM PORTUGUÊS TÍTULO DO ARTIGO EM INGLÊS TÍTULO DO ARTIGO EM ESPANHOL Nome completo do Autor 1 Atuação profissional e Instituição de vínculo e-mail Nome completo do Autor 2 Atuação profissional

Leia mais

Submissão de trabalhos NORMAS DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Submissão de trabalhos NORMAS DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS Submissão de trabalhos NORMAS DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS TITULO DO ARTIGO EM LETRA MAIÚSCULA; NEGRITO; FONTE: TIMES NEW ROMAN, 14; CENTRALIZADO; ESPAÇO SIMPLES; ESTILO NORMAL Nome e Sobrenome(s) do autor

Leia mais

Faculdade Estácio de Sá Metodologia Científica AS NORMAS DA ABNT PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

Faculdade Estácio de Sá Metodologia Científica AS NORMAS DA ABNT PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Faculdade Estácio de Sá Metodologia Científica AS NORMAS DA ABNT PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Sumário Introdução... 01 Apresentação... 06 ABNT NBR 10520:2002 Citações... 09 ABNT NBR 14724:2011

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI RENAN RAVETTI DURAN NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI RENAN RAVETTI DURAN NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI RENAN RAVETTI DURAN NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS São Bernardo do Campo 2009 SUMÁRIO 1. ASPECTOS GERAIS 1 1.1. Fonte 1 1.2. Paginação 1 1.3. Ilustrações 2 1.4. Tabelas

Leia mais

Citações. NBR 10520 Citações em Documentos

Citações. NBR 10520 Citações em Documentos Citações NBR 10520 Citações em Documentos Citação Menção de uma informação extraída de outra fonte. Sempre que se menciona no texto uma informação retirada de algum documento, é necessário indicar este

Leia mais

TESES E DISSERTAÇÕES

TESES E DISSERTAÇÕES Aprovada pela Resolução CONSAD nº 009/07 SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO 3 2 ESTRUTURA 3 2 2.1. Elementos Pré-Textuais 5 2.2 Elementos Textuais 6 2.3 Elementos Pós-Textuais referências, anexos e apêndices. 6 2.4

Leia mais

INSTRUMENTO GUIA PARA AVALIAÇÃO DA APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DE DISSERTAÇÃO E TESE 2013

INSTRUMENTO GUIA PARA AVALIAÇÃO DA APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DE DISSERTAÇÃO E TESE 2013 INSTRUMENTO GUIA PARA AVALIAÇÃO DA APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DE DISSERTAÇÃO E TESE 2013 ALUNA(O): Matrícula: Semestre de ingresso: Semestre de conclusão: Orientadora/Orientador: Curso: ( ) Mestrado

Leia mais

Diretrizes para a Elaboração e Apresentação de Manuscritos para Publicação

Diretrizes para a Elaboração e Apresentação de Manuscritos para Publicação Diretrizes para a Elaboração e Apresentação de Manuscritos para Publicação O MultiFAAL (Caderno Científico Multidisciplinar da FAAL), publica manuscritos relevantes para o enriquecimento nas diversas áreas

Leia mais

NORMAS DE FORMATAÇÃO DE DISSERTAÇÃO FORMATO USUAL

NORMAS DE FORMATAÇÃO DE DISSERTAÇÃO FORMATO USUAL NORMAS DE FORMATAÇÃO DE DISSERTAÇÃO FORMATO USUAL 1) ESTRUTURA DA DISSERTAÇÃO 1.1) APRESENTAÇÃO GRÁFICA (Apresentação física do trabalho) PAPEL - branco, formato A4; IMPRESSÃO - deve ser feita somente

Leia mais

3 cm UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM...

3 cm UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM... 3 cm UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM... Toda capa em letras maiúsculas, tamanho 12, em negrito, alinhamento centralizado NOME DO ACADÊMICO 3 cm TÍTULO DO

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE TRABALHOS COMPLETOS PARA PUBLICAÇÃO NOS ANAIS DO XI CONGRESSO DIREITO UFSC MOSTRA DE PESQUISA

EDITAL DE SELEÇÃO DE TRABALHOS COMPLETOS PARA PUBLICAÇÃO NOS ANAIS DO XI CONGRESSO DIREITO UFSC MOSTRA DE PESQUISA EDITAL DE SELEÇÃO DE TRABALHOS COMPLETOS PARA PUBLICAÇÃO NOS ANAIS DO XI CONGRESSO DIREITO UFSC MOSTRA DE PESQUISA 1. DA INSCRIÇÃO DOS TRABALHOS COMPLETOS 1.1. Os artigos serão recebidos no período entre

Leia mais

30/01/2010. NBR 14724 (2005): especifica os princípios gerais para elaboração de trabalhos acadêmicos (monografias, dissertações, teses, etc.).

30/01/2010. NBR 14724 (2005): especifica os princípios gerais para elaboração de trabalhos acadêmicos (monografias, dissertações, teses, etc.). CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOTERAPIA TRAUMATO- ORTOPÉDICA METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA Profa. MsC. Paula Silva de Carvalho Chagas Departamento de Fisioterapia UFJF Doutoranda em Ciências da

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA O SIMPÓSIO INTERNACIONAL TRABALHO, RELAÇÕES DE TRABALHO, EDUCAÇÃO E IDENTIDADE-SITRE

INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA O SIMPÓSIO INTERNACIONAL TRABALHO, RELAÇÕES DE TRABALHO, EDUCAÇÃO E IDENTIDADE-SITRE INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA O SIMPÓSIO INTERNACIONAL TRABALHO, RELAÇÕES DE TRABALHO, EDUCAÇÃO E IDENTIDADE-SITRE Primeiro Autor e-mail Instituição de Ensino, Faculdade ou

Leia mais

EDITAL PARA PUBLICAÇÃO NA 5ª EDIÇÃO DA REVISTA DE ESTUDOS JURÍDICOS E SOCIAIS DA UNIVEL

EDITAL PARA PUBLICAÇÃO NA 5ª EDIÇÃO DA REVISTA DE ESTUDOS JURÍDICOS E SOCIAIS DA UNIVEL Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel Av. Tito Muffato, 2317 Bairro Santa Cruz 85806-080 Cascavel PR Fone: (45) 3036-3653 - Fax: (45) 3036-3638 http://www.univel.br direito@univel.br EDITAL

Leia mais

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS MANHUAÇU 2012 Normas de Metodologia da FACIG 2 SUMÁRIO 1. TIPOS DE TRABALHOS ACADÊMICOS... 4 2. ESTRUTURA DE TRABALHOS ACADÊMICOS... 6 2.1. CAPA (APÊNDICE

Leia mais

XIII CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Estilo CIAEM

XIII CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Estilo CIAEM XIII CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Elementos e formatação do trabalho Estilo CIAEM Bibliografia, referências e citações textuais Conteúdo Cabeçalho Esquemas, desenhos, gráficos, tabelas,

Leia mais

NORMAS DA REVISTA. o Espaço simples para o título, nomes dos autores, citação direta com mais de três linhas e depoimento;

NORMAS DA REVISTA. o Espaço simples para o título, nomes dos autores, citação direta com mais de três linhas e depoimento; NORMAS DA REVISTA O artigo com características inéditas deve ser redigido em português e com envio exclusivo para a Revista e-ciência da Faculdade de Juazeiro do Norte-FJN. A submissão do manuscrito implica

Leia mais

CITAÇÃO - Regras básicas de apresentação

CITAÇÃO - Regras básicas de apresentação CITAÇÃO - Regras básicas de apresentação A norma que rege as Citações é a NBR-10520 revisada em agosto de 2002. Nas citações, as chamadas são feitas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável

Leia mais

Margem Superior e esquerda de 4 cm, direita e inferior de 3 cm. Fontes Capa Times New Roman 16 ou Arial 14

Margem Superior e esquerda de 4 cm, direita e inferior de 3 cm. Fontes Capa Times New Roman 16 ou Arial 14 Papel Papel branco, formato A4, texto digitado somente de um lado da folha, com exceção da folha de rosto cujo verso deve conter autorização para reprodução do trabalho. Usar fonte preta, podendo utilizar

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR. Organização: NID / NEP

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR. Organização: NID / NEP MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR Organização: NID / NEP Caruaru, 2012 APRESENTAÇÃO Este manual orienta o aluno na elaboração de seu Relatório de Estágio Curricular, de acordo com

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE 1 MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE CANOAS, 2011 1 CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ESCRITOS NO ÂMBITO DA SMAM - MONOGRAFIAS - elementos básicos segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ESCRITOS NO ÂMBITO DA SMAM - MONOGRAFIAS - elementos básicos segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ESCRITOS NO ÂMBITO DA SMAM - MONOGRAFIAS - elementos básicos segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) 1 ELEMENTOS BÁSICOS 1.1 Capa Deverá conter a identificação

Leia mais

CHAMADA DE PUBLICAÇÕES. XV SEPA - Seminário Estudantil de Produção Acadêmica

CHAMADA DE PUBLICAÇÕES. XV SEPA - Seminário Estudantil de Produção Acadêmica CHAMADA DE PUBLICAÇÕES XV SEPA - Seminário Estudantil de Produção Acadêmica A Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Salvador UNIFACS, através da Coordenação de Pesquisa, torna

Leia mais

FACULDADE LEÃO SAMPAIO V ENCONTRO CARIRIENSE DE BIOMEDICINA

FACULDADE LEÃO SAMPAIO V ENCONTRO CARIRIENSE DE BIOMEDICINA FACULDADE LEÃO SAMPAIO V ENCONTRO CARIRIENSE DE BIOMEDICINA Dispõe sobre normas para inscrição de trabalhos científicos no V Encontro Caririense de Biomedicina CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º

Leia mais

VII Congresso Brasileiro para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (VII CBDEH)

VII Congresso Brasileiro para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (VII CBDEH) VII Congresso Brasileiro para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (VII CBDEH) Ambientes de saúde: caminhos para a criatividade e inovação Salvador, 28 a 30 de setembro de 2016 CONDIÇÕES PARA APRESENTAÇÃO

Leia mais

MODELO PRÉ-PROJETO TCC DIREITO 2011.2

MODELO PRÉ-PROJETO TCC DIREITO 2011.2 MODELO PRÉ-PROJETO TCC DIREITO 2011.2 Margem superior 3 cm NOME DO ACADÊMICO (Times 12, sem negrito, maiúsculo, centralizado) Margem Esquerda 3 cm Margem Direita 2 cm TEMA (Times 12, em negrito, maiúsculo,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE PPG-HEPATOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE PPG-HEPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE PPG-HEPATOLOGIA NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES ** Documento aprovado pela CCPPG Hepatologia em 01/072013 ** 1. REGRAS GERAIS DE

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CIVIL.

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CIVIL. CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CIVIL Autor TÍTULO DO TRABALHO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: Subtítulo

Leia mais

CHAMADA DE TRABALHOS Revista Cadernos de Ciências Sociais da UFRPE JUVENTUDES. Revista Cadernos de Ciências Sociais da UFRPE

CHAMADA DE TRABALHOS Revista Cadernos de Ciências Sociais da UFRPE JUVENTUDES. Revista Cadernos de Ciências Sociais da UFRPE ISSN 2316-977X CHAMADA DE TRABALHOS A Revista Cadernos de Ciências Sociais da UFRPE convida os estudantes, os professores e os pesquisadores das Ciências Sociais, e áreas afins, a encaminharem trabalhos

Leia mais

NORMAS GRÁFICAS PARA ELABORAÇÃO DO ARTIGO

NORMAS GRÁFICAS PARA ELABORAÇÃO DO ARTIGO NORMAS GRÁFICAS PARA ELABORAÇÃO DO ARTIGO São adotadas, as normas de documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O artigo deverá ser encaminhado para o endereço eletrônico pesquisa@cesumar.br;

Leia mais

NORMAS METODOLÓGICAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL DE CONCLUSÃO DE CURSO ARTIGO CIENTÍFICO

NORMAS METODOLÓGICAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL DE CONCLUSÃO DE CURSO ARTIGO CIENTÍFICO NORMAS METODOLÓGICAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL DE CONCLUSÃO DE CURSO ARTIGO CIENTÍFICO LONDRINA 2012 2 SUMÁRIO 1 ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO... 03 1.1 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS... 03 1.1.1 Capa

Leia mais

FACULDADES ITECNE DE CASCAVEL. NOME(s) AUTOR(es)

FACULDADES ITECNE DE CASCAVEL. NOME(s) AUTOR(es) FACULDADES ITECNE DE CASCAVEL NOME(s) AUTOR(es) Capa: Fonte Arial Tamanho 14 Centralizado Letras MAIÚSCULAS Com negrito TÍTULO DA MONOGRAFIA CIDADE ANO NOME(s) AUTOR(es) Folha de Rosto: Fonte Arial Tamanho

Leia mais

TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO NORMAS DE ELABORAÇÃO E ORGANIZAÇÃO. A estrutura do TCC divide-se em elementos pré-textuais, textuais e póstextuais.

TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO NORMAS DE ELABORAÇÃO E ORGANIZAÇÃO. A estrutura do TCC divide-se em elementos pré-textuais, textuais e póstextuais. PPI / ANEXO I TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO NORMAS DE ELABORAÇÃO E ORGANIZAÇÃO 1 - Estrutura A estrutura do TCC divide-se em elementos pré-textuais, textuais e póstextuais. E l e m e n t o s Estrutura

Leia mais

ESCOLA TÉCNICA DE ELETRÔNICA FRANCISCO MOREIRA DA COSTA ORIENTAÇÕES PARA A CONFECÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA DA FECETE 2016

ESCOLA TÉCNICA DE ELETRÔNICA FRANCISCO MOREIRA DA COSTA ORIENTAÇÕES PARA A CONFECÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA DA FECETE 2016 ESCOLA TÉCNICA DE ELETRÔNICA FRANCISCO MOREIRA DA COSTA ORIENTAÇÕES PARA A CONFECÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA DA Santa Rita do Sapucaí 2016 SUMÁRIO 1 ORIENTAÇÕES PARA O RELATÓRIO... 3 1.1 Margens... 3 1.2

Leia mais

14ª SEMANA NACIONAL DOS MUSEUS MUSEUS E PAISAGENS CULTURAIS III ENCONTRO DE PESQUISADORES DO MUSEU THÉO BRANDÃO DE ANTROPOLOGIA E FOLCLORE

14ª SEMANA NACIONAL DOS MUSEUS MUSEUS E PAISAGENS CULTURAIS III ENCONTRO DE PESQUISADORES DO MUSEU THÉO BRANDÃO DE ANTROPOLOGIA E FOLCLORE 14ª SEMANA NACIONAL DOS MUSEUS MUSEUS E PAISAGENS CULTURAIS III ENCONTRO DE PESQUISADORES DO MUSEU THÉO BRANDÃO DE ANTROPOLOGIA E FOLCLORE PRIMEIRA CIRCULAR em 29//03/2016 A Comissão Cientifica do III

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CCR- DEAER DISCIPLINA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA PROF. VIVIEN DIESEL NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES. Introdução Na elaboração de textos científicos resultantes

Leia mais

Instruções para elaboração de Artigo Científico

Instruções para elaboração de Artigo Científico MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA Instruções para elaboração de Artigo Científico 1. Definição da temática O aluno deverá definir a temática do TCC do CSTG

Leia mais

Gestão Ambiental Trabalho Prático Prof. Daniel Luis Garrido Monaro dnlmonar@unimep.br 2S - 2015

Gestão Ambiental Trabalho Prático Prof. Daniel Luis Garrido Monaro dnlmonar@unimep.br 2S - 2015 Engenharia de Produção Gestão Ambiental Trabalho Prático Prof. Daniel Luis Garrido Monaro dnlmonar@unimep.br 2S - 2015 Formatação Relatório Tamanho: o trabalho completo deve ter entre 10 e 20 páginas;

Leia mais

GUIA PARA EDIÇÃO DE TESES, DISSERTAÇÕES E OUTROS TRABALHOS NO PPG-GECON SYLVIA REGINA MESQUITA DE ALMEIDA

GUIA PARA EDIÇÃO DE TESES, DISSERTAÇÕES E OUTROS TRABALHOS NO PPG-GECON SYLVIA REGINA MESQUITA DE ALMEIDA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOTECNIA, ESTRUTURAS E CONSTRUÇÃO CIVIL GUIA PARA EDIÇÃO DE TESES, DISSERTAÇÕES E OUTROS TRABALHOS NO PPG-GECON SYLVIA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Pró-Reitoria de Pesquisa Rua Catequese, 242 Bairro Jardim Santo André - SP CEP 09090-400 Fone: (11) 4437.8560 propes@ufabc.edu.br EDITAL Nº 001/2015

Leia mais

TÍTULO (arial 14, negrito, caixa alta, centralizado)

TÍTULO (arial 14, negrito, caixa alta, centralizado) CAPA ESCOLA ESTADUAL JD. MONTESANO (arial 12, caixa alta, centralizado) NOME DO(AS) ALUNO(AS) (arial 12, caixa alta, centralizado) TÍTULO (arial 14, negrito, caixa alta, centralizado) LOCAL ANO (arial

Leia mais

Normas Brasileiras para formatação de textos científicos

Normas Brasileiras para formatação de textos científicos Normas Brasileiras para formatação de textos científicos Profa. Alessandra Martins Coelho outubro/2013 Normas ABNT NBR 6063 Informação e documentação: referências: elaboração NBR 6024 Informação e documentação:

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO. Estágio no exterior para alunos em intercâmbio

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO. Estágio no exterior para alunos em intercâmbio REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO Estágio no exterior para alunos em intercâmbio o Documentos comprobatórios o Relatório de Estágio Estágio realizado anteriormente o Documentos comprobatórios

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Artigo de periódico baseado NBR 6022:2003 COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 INTRODUÇÃO As orientações aqui apresentadas são baseadas na norma da ABNT para apresentação de artigos científicos impressos:

Leia mais

Universidade Federal de Alagoas. Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde Setor de Biodiversidade e Ecologia NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TCC

Universidade Federal de Alagoas. Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde Setor de Biodiversidade e Ecologia NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TCC Universidade Federal de Alagoas Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde Setor de Biodiversidade e Ecologia NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TCC CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MACEIÓ, ESTADO DE

Leia mais

Manual Para Elaboração de Relatórios de Estágios do IF Tocantins Campus Araguatins

Manual Para Elaboração de Relatórios de Estágios do IF Tocantins Campus Araguatins MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS CAMPUS ARAGUATINS Manual Para Elaboração de Relatórios de Estágios do IF Tocantins Campus Araguatins

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO RESOLUÇÃO Nº 23/2011, DE 29 DE MARÇO DE 2011

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO RESOLUÇÃO Nº 23/2011, DE 29 DE MARÇO DE 2011 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO RESOLUÇÃO Nº 23/2011, DE 29 DE MARÇO DE 2011 Aprova as Normas para Elaboração de Relatório de Estágio

Leia mais

Normas para Elaboração da Monografia do Trabalho de Graduação

Normas para Elaboração da Monografia do Trabalho de Graduação CENTRO DE ENSINO UNIVERSTÁRIO DE SÃO GOTARDO CESG Autorizada pela Portaria nº /2000 MEC, de 03/05/2000 CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Normas para Elaboração da Monografia do Trabalho de Graduação São

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES CHAMADA PARA VOLUME 3, NÚMERO 1 A proposta temática desse número tem por objetivo publicar artigos, resenhas e entrevistas com base em estudos que enfoquem diferentes componentes do contexto linguístico

Leia mais

MODELO PADRÃO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGO

MODELO PADRÃO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGO MODELO PADRÃO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGO Autor Sobrenome 1 Coautor Sobrenome do Coautor 2 RESUMO O texto do resumo deverá conter entre 150 e 250 palavras e deverá ser elaborado em um único parágrafo, como

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA NOME DO ALUNO RA DO ALUNO. (Negrito, maiúsculo, centralizado, Arial 14) TÍTULO DO TRABALHO

UNIVERSIDADE PAULISTA NOME DO ALUNO RA DO ALUNO. (Negrito, maiúsculo, centralizado, Arial 14) TÍTULO DO TRABALHO UNIVERSIDADE PAULISTA NOME DO ALUNO RA DO ALUNO (Negrito, maiúsculo, centralizado, Arial 14) TÍTULO DO TRABALHO (Negrito, maiúsculo, centralizado, Arial 16) (Negrito, maiúsculo, centralizado, Arial 14)

Leia mais

INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL CECÍLIA MARIA DE MELO BARCELOS FACULDADE ASA DE BRUMADINHO. Biblioteca Valdemar de Assis Barcelos

INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL CECÍLIA MARIA DE MELO BARCELOS FACULDADE ASA DE BRUMADINHO. Biblioteca Valdemar de Assis Barcelos INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL CECÍLIA MARIA DE MELO BARCELOS FACULDADE ASA DE BRUMADINHO Biblioteca Valdemar de Assis Barcelos PADRONIZAÇÃO DE NORMAS DA ABNT PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS ACADÊMICOS DA FACULDADE

Leia mais

A ABNT. Estrutura de uma monografia/tcc

A ABNT. Estrutura de uma monografia/tcc Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sergipe IFS Campus Glória Professora: Jamille Madureira Disciplina: Informática A ABNT A Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT é o órgão que

Leia mais

Normas para Apresentação de Trabalhos

Normas para Apresentação de Trabalhos Normas para Apresentação de Trabalhos (normas simplificadas adaptadas da ABNT) Todo trabalho escolar, acadêmico e científico necessita de padronização na sua forma de apresentação, para transmitir adequadamente

Leia mais

MESTRADO PROFISSIONAL EM REABILITAÇÃO E INCLUSÃO. Normas para a apresentação de dissertações de mestrado

MESTRADO PROFISSIONAL EM REABILITAÇÃO E INCLUSÃO. Normas para a apresentação de dissertações de mestrado MESTRADO PROFISSIONAL EM REABILITAÇÃO E INCLUSÃO Normas para a apresentação de dissertações de mestrado O texto a seguir contém orientações para auxiliar os alunos na formatação e montagem de dissertações

Leia mais

Prazos Submissão de resumos: até 31/05/2011 (terça-feira).

Prazos Submissão de resumos: até 31/05/2011 (terça-feira). Normas para submissão de trabalhos Prazos Submissão de resumos: até 31/05/2011 (terça-feira). Os autores que tiverem seus trabalhos aprovados deverão efetivar o pagamento da inscrição impreterivelmente

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO

ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO Este documento tem por objetivo orientar a estruturação e formatação do relatório de estágio. O texto está dividido em duas partes: 1) Normas de formatação,

Leia mais

NORMAS PARA A PADRONIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

NORMAS PARA A PADRONIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS NORMAS PARA A PADRONIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS 1 Formato Tipo de papel Usar papel branco, no formato A4 (210 x 297 mm). Tipologia Utilizar as fontes: Arial ou Times New Roman. Observar o tamanho da

Leia mais

FUNDAMENTOS TEÓRICOS TÍTULO

FUNDAMENTOS TEÓRICOS TÍTULO FACULDADE DE TECNOLOGIA OPET CURSO DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA FUNDAMENTOS TEÓRICOS TÍTULO CURITIBA 2012 AUTOR 1 AUTOR 2 AUTOR 3 FUNDAMENTOS TEÓRICOS TÍTULO Trabalho de Conclusão de Curso apresentado

Leia mais

Atividades de auto-avaliação

Atividades de auto-avaliação Metodologia Científica e da Pesquisa Atividades de auto-avaliação Leia com atenção os enunciados e responda as questões solicitadas. Lembre que estas atividades de auto-avaliação têm como objetivo desenvolver

Leia mais

(Publicações da Biblioteca; 3) ORGANIZAÇÃO. Maurinete dos Santos Maria Consuelene Marques Weber Vasconcellos Gomes

(Publicações da Biblioteca; 3) ORGANIZAÇÃO. Maurinete dos Santos Maria Consuelene Marques Weber Vasconcellos Gomes 0 (Publicações da Biblioteca; 3) ORGANIZAÇÃO Maurinete dos Santos Maria Consuelene Marques Weber Vasconcellos Gomes Revisão Aliris Porto Alegre dos Santos Brasília 2011 1 APRESENTAÇÃO De acordo com as

Leia mais

EDITAL DO EMPREENDA ADMINISTRAÇÃO ULBRA TORRES

EDITAL DO EMPREENDA ADMINISTRAÇÃO ULBRA TORRES EDITAL DO EMPREENDA ADMINISTRAÇÃO ULBRA TORRES 1. ABERTURA A Coordenação de pesquisa da Ulbra Torres, juntamente com a Coordenação do Curso de Administração comunica a abertura do edital do Empreenda Administração

Leia mais