Instruções para elaboração de Artigo Científico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Instruções para elaboração de Artigo Científico"

Transcrição

1 MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA Instruções para elaboração de Artigo Científico 1. Definição da temática O aluno deverá definir a temática do TCC do CSTG de acordo com a linha que tem interesse em pesquisar e que esteja relacionada aos conteúdos e conhecimentos vistos ao longo do curso. As linhas de pesquisas dos professores que serão orientadores de TCC serão apresentadas aos alunos no início do semestre que acontecerá o estágio. O aluno deverá articular com seu professor orientador a orientação e temática do TCC no início do semestre. Os documentos com o aceite da orientação deverão ser entregues à Coordenação de Curso até no máximo a terceira semana do 6º semestre de curso. Obs: Salienta-se que os professores orientadores terão limite de orientandos a ser definido semestralmente pela coordenação de curso em função da carga horária de aulas. 2. Definição de artigo De acordo com ABNT.NBR 6022 (2003, p.2) artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas de conhecimento. A norma da ABNT que dispõe sobre artigos científicos apresenta os elementos que constituem um artigo. No entanto, ao submetê-lo à aprovação de uma revista, o autor deve seguir as normas editoriais exigidas pelo veículo de publicação. 3. Estrutura do artigo 3.1 Elementos pré-textuais Título Autor (es) Resumo em português / palavras-chave Abstract em inglês / key-words 3.2 Elementos textuais Introdução Referencial Teórico Procedimentos Metodológicos

2 3.2.4 Apresentação e Discussão dos Resultados ou Desenvolvimento Conclusão ou Considerações Finais 3.3 Elemento pós-textual Referências

3 3 2.1 Formato do Artigo TÍTULO DO ARTIGO (em negrito) Nome(s) do(s) Autor(es) RESUMO O resumo deve conter aproximadamente 150 palavras e ser apresentado em espaçamento simples. Deve-se abordar no resumo o objetivo, procedimentos metodológicos, principais resultados e principais conclusões. O resumo deve conter aproximadamente 150 palavras e ser apresentado em espaçamento simples. O resumo deve conter aproximadamente 150 palavras e ser apresentado em espaçamento simples. O resumo deve conter aproximadamente 150 palavras e ser apresentado em espaçamento simples. O resumo deve conter aproximadamente 150 palavras e ser apresentado em espaçamento simples. O resumo deve conter aproximadamente 150 palavras e ser apresentado em espaçamento simples. O resumo deve conter aproximadamente 150 palavras e ser apresentado em espaçamento simples. O resumo deve conter aproximadamente 150 palavras e ser apresentado em espaçamento simples. O resumo deve conter aproximadamente 150 palavras e ser apresentado em espaçamento simples. O resumo deve conter aproximadamente 150 palavras e ser apresentado em espaçamento simples. Palavras-chave: de três a cinco palavras, separadas por ponto-vírgula. ABSTRACT The abstract must have 150 words approximately. It must be presented in simple space. The abstract should contain the objectives, methodological procedures, main results and main conclusions. The abstract must have 150 words approximately. It must be presented in simple space. Key-words: from three to five words, separated by dot-coma.

4 1 INTRODUÇÃO Na introdução deve ser exposta a finalidade e os objetivos do trabalho de modo que o leitor tenha uma visão ampla do tema abordado. De modo geral, a introdução de um artigo deve apresentar: a) Contextualização do tema abordado; b) Justificativas da pesquisa; c) Lacuna teórica existente ou necessidade de aplicação prática do objetivo d) Problema de Pesquisa e Objetivo geral da pesquisa. e) Alguns periódicos pedem que seja feito um parágrafo de fechamento com a estrutura do artigo em questão. 2 REFERENCIAL TEÓRICO Trata-se de uma seleção crítica de conceitos e abordagens correlacionadas com o problema, com retrospectiva de várias publicações, estabelecendo um referencial teórico para dar suporte ao desenvolvimento do trabalho. Citações devem estar de acordo com as normas da ABNT. Citação direta com mais de três linhas: deve ter destaque de 4cm do parágrafo. A fonte deve ser menor que o texto (Times New Roman, 11). O espaçamento entre linhas deve ser simples. Referenciar o autor no final da citação. Autor (Ano, p.00). Na citação direta com menos de três linhas, devem ser usadas aspas e indicar (antes ou depois) Autor (Ano, p. 00). Quando a citação é indireta (idéia do autor, mas sem transcrição literal), deve-se mencionar Autor (ano). Para menções do autor no final do texto, citar autor dentro de parênteses (AUTOR, ano). Deve-se estar atento ao uso de quadros, tabelas e figuras. Cada um destes deve apresentar uma numeração seqüencial, sendo que o título e a fonte devem aparecer na parte inferior, abaixo do quadro, tabela ou gráfico, separados por espaçamento simples. Cabe ressaltar a diferença entre estes três elementos: a) Quadro: Estrutura de linhas e colunas que contém informações em formato de texto.

5 b) Tabela: Estrutura de linhas e colunas que contém números (pode conter também texto). Item Alunos Marketing 30 Projetos 20 Tabela 1: Alunos por disciplina Fonte: Secretaria ESAG, c) Figura: é um elemento gráfico que pode ser expresso em forma de diagrama, desenho ou imagem. Os subtítulos, caso existam, devem ser apresentados da seguinte forma: 2 MARKETING 2.2 Marketing de Relacionamento Estratégias de Fidelização Programas de Fidelidade A revisão da literatura deve abranger publicações atualizadas (no mínimo dos últimos cinco anos) além dos autores clássicos. Os periódicos têm dado muito valor ao levantamento de estudos empíricos que possam exemplificar na prática a teoria abordada. Relacionar estudos empíricos com temas e questões teóricas se torna requisito básico para a qualidade da revisão teórica do artigo. São exigidos para o TCC no mínimo a citação de 15 artigos nacionais publicados em revistas dos extratos A e B do Qualis/Capes e 5 artigos internacionais de qualquer periódico.

6 3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Toda pesquisa deve seguir um rigor metodológico para ser considerada válida. Neste campo, o autor deve categorizar sua pesquisa, fundamentando na literatura especializada de metodologia científica. A ABNT.NRB 6022 (2003, p.3) destaca que: o artigo científico pode ser: (a) original; e (b) de revisão. Entende-se por artigo original aquele traz o relato de experiência de pesquisa, estudos de caso, multicasos e demais estudos de caráter eminentemente aplicado. Os artigos de revisão estão relacionados às pesquisas cujos dados são obtidos por meio de pesquisa bibliográfica, pela discussão e/ou construção conceitual. De modo geral, os procedimentos metodológicos para artigos originais devem apresentar: a) Natureza de Pesquisa b) Variáveis e Hipóteses de pesquisa (se houver): Lembre-se que toda a hipótese deve ser testada para ser validada; c) População, Amostragem e Amostra; d) Instrumento de coleta de dados e) Procedimento de coleta de dados f) Procedimento de análise dos dados: se houver tratamento estatístico, relatar a técnica utilizada para análise das variáveis. Os artigos de revisão também deverão destacar os procedimentos metodológicos específicos utilizados. Deve-se apresentar os seguintes tópicos nesta modalidade de estudo: a) Natureza de Pesquisa; b) Bases de Dados pesquisadas e respectivos termos de busca utilizados; c) Procedimento de coleta de dados (como os dados foram coletados) d) Procedimento de análise de dados (como os dados foram analisados)

7 Cabe salientar, que as instituições responsáveis pela publicação de artigos científicos têm dado preferência àqueles que apresentem resultados de pesquisas aplicadas. 4 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS ou DESENVOLVIMENTO No caso de artigo original, neste item devem ser apresentados os resultados dos dados coletados na pesquisa aplicada, podendo acompanhar recursos estatísticos, gráficos, tabelas e outros. Quando se tratar de Estudo de Caso (ou Multicasos), incluir também a caracterização da(s) organização(ões) selecionada(s). Nos artigos de revisão, deverá ser utilizado o título Desenvolvimento ao invés de Apresentação dos Resultados. As teorias que serviram de base ao estudo, deverão ser apresentadas. Ao longo da apresentação dos resultados poderá ocorrer discussão com outras pesquisas já publicadas na literatura, não sendo necessário um tópico exclusivo para discussão. 5 CONCLUSÃO ou CONSIDERAÇÕES FINAIS Apresentar um fechamento do assunto, demonstrando o alcance do(s) objetivo(s) proposto(s) e destacando as contribuições do artigo. Além disso, apresentar no mínimo 5 sugestões gerenciais (caso exista necessidade) e 5 sugestões para novos estudos acerca do tema pesquisado. REFERÊNCIAS Não numerar! Relacionar todas as publicações utilizadas (citadas) no decorrer do artigo. Atender as normas da ABNT. Ver (em Guias e Normas/ Referências) no caso de dúvidas.

8 3. AVALIAÇÃO Além do atendimento às instruções apresentadas acima, os artigos serão avaliados com base nos seguintes critérios: a. Atualização bibliográfica b. Apresentação de conceitos clássicos c. Metodologia adequada d. Objetivos expressos nos resultados apresentados e. Estilo (seqüência e lógica de idéias) f. Sintaxe (gramática e redação) g. Observação das normas da ABNT h. Apelo para publicação em periódicos/ eventos i. Originalidade j. Adequação do título k. Formatação básica: Número de páginas 16 e 25 páginas, fonte Times New Roman 12, Espaçamento 1,5. Margens Superior e Inferior (2,0 cm) Esquerda e Direita (3,0 cm). l. Apresentação do Trabalho. Ao final do 6o semestre do curso haverá composição de banca de avaliação para a apresentação dos trabalhos finais. As bancas serão compostas por 3 professores, sendo o professor orientador e dois professores do CSTG. É possível ainda a substituição de um professor interno por um professor externo (que tenha no mínimo especialização e formação ou atuação na área da pesquisa apresentada). O aluno terá 20 minutos, no máximo, para apresentação de seu trabalho. Os membros da banca terão 15 minutos cada para arguições e comentários. O artigo proveniente do Trabalho de Conclusão de Curso não terá nota, sendo o aluno considerado Apto ou Não Apto, após a discussão e consenso da Banca. O trabalho escrito e a apresentação não terão notas separadas. O Trabalho de Conclusão de Curso, seja finalizado poderá ser submetido em revista indexada. A submissão à revista de trabalhos que tenham qualidade deverá ser encaminhada pelo aluno em concordância com o professor orientador. A autoria dos artigos na submissão para a revista deverá levar em conta o nível de contribuição dos professores ao longo de todo o trabalho.

9 TERMO DE ACEITE DE ORIENTAÇÃO Eu,, aceito orientar o aluno, em seu trabalho de conclusão de curso intitulado. Nome do Aluno: Nome do Orientador Coordenador(a) do Curso

10 TERMO DE APTIDÃO PARA A BANCA Eu, Professor, orientador do aluno, regularmente matriculado na disciplina de TCC do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia do Câmpus Florianópolis-Continente do Instituto Federal de Santa Catarina, considero que o referido acadêmico está apto a defesa pública de seu TCC intitulado. Para a composição da banca sugiro os professores e. Florianópolis, de de 20. Nome do Professor Orientador *No caso de membro da banca externo deverá ser anexado ao termo o certificado do curso especialização do mesmo.

NORMAS DA REVISTA. o Espaço simples para o título, nomes dos autores, citação direta com mais de três linhas e depoimento;

NORMAS DA REVISTA. o Espaço simples para o título, nomes dos autores, citação direta com mais de três linhas e depoimento; NORMAS DA REVISTA O artigo com características inéditas deve ser redigido em português e com envio exclusivo para a Revista e-ciência da Faculdade de Juazeiro do Norte-FJN. A submissão do manuscrito implica

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO IFRJ-Reitoria Rio de Janeiro 2014 2 C O M I S S Ã O D E E L A B O R A Ç Ã O Portaria n 0092 de 05 de agosto de 2013 Cláudia de Souza Teixeira Fernanda Kamp

Leia mais

Título do artigo. Alunos: Nome dos autores (até 3 alunos) 1 Orientador: Roberto Campos Leoni 2

Título do artigo. Alunos: Nome dos autores (até 3 alunos) 1 Orientador: Roberto Campos Leoni 2 Título do artigo Alunos: Nome dos autores (até 3 alunos) 1 Orientador: Roberto Campos Leoni 2 Resumo Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura básica de um artigo científico, bem

Leia mais

Regulamento para a participação de trabalhos científicos e acadêmicos no 6º Congresso Internacional CBL do Livro Digital - 2016

Regulamento para a participação de trabalhos científicos e acadêmicos no 6º Congresso Internacional CBL do Livro Digital - 2016 Regulamento para a participação de trabalhos científicos e acadêmicos no 6º Congresso Internacional CBL do Livro Digital - 2016 1 DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1 O CONGRESSO INTERNACIONAL CBL DO LIVRO DIGITAL CONGRESSO,

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

Normas para Apresentação das Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal

Normas para Apresentação das Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal Universidade Federal Rural de Pernambuco Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal Unidade Acadêmica de Serra Talhada Normas para Apresentação das Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

UFRN/CCSA DCC CONSTRUINDO O SEU TCC PASSO A PASSO

UFRN/CCSA DCC CONSTRUINDO O SEU TCC PASSO A PASSO UFRN/CCSA DCC CONSTRUINDO O SEU TCC PASSO A PASSO Prof. Dr. Ridalvo Medeiros Alves de Oliveira Prof. M. Sc. Daniele da Rocha Carvalho Começando a conversa... Cronograma Resolução Começando o projeto: escolha

Leia mais

ARTIGO CIENTÍFICO. Metodologia Científica. Graduação Tecnológica. Prof. Éder Clementino dos Santos. Prof. Éder Clementino dos Santos

ARTIGO CIENTÍFICO. Metodologia Científica. Graduação Tecnológica. Prof. Éder Clementino dos Santos. Prof. Éder Clementino dos Santos ARTIGO CIENTÍFICO Metodologia Científica Graduação Tecnológica O conhecimento é público Uma grande descoberta científica não passa a existir apenas por força da autoridade moral ou do talento literário

Leia mais

Regulamento para a participação de trabalhos científicos e acadêmicos no 5º Congresso Internacional CBL do Livro Digital - 2014

Regulamento para a participação de trabalhos científicos e acadêmicos no 5º Congresso Internacional CBL do Livro Digital - 2014 Regulamento para a participação de trabalhos científicos e acadêmicos no 5º Congresso Internacional CBL do Livro Digital - 2014 1 DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1 O CONGRESSO INTERNACIONAL CBL DO LIVRO DIGITAL CONGRESSO,

Leia mais

Manual para apresentação de trabalhos acadêmicos. Resumo das normas da ABNT. Conceição Aparecida de Camargo

Manual para apresentação de trabalhos acadêmicos. Resumo das normas da ABNT. Conceição Aparecida de Camargo 1 Manual para apresentação de trabalhos acadêmicos Resumo das normas da ABNT Conceição Aparecida de Camargo 2 Resumo das Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para apresentação de trabalhos

Leia mais

CHAMADA DE TRABALHOS Revista Cadernos de Ciências Sociais da UFRPE JUVENTUDES. Revista Cadernos de Ciências Sociais da UFRPE

CHAMADA DE TRABALHOS Revista Cadernos de Ciências Sociais da UFRPE JUVENTUDES. Revista Cadernos de Ciências Sociais da UFRPE ISSN 2316-977X CHAMADA DE TRABALHOS A Revista Cadernos de Ciências Sociais da UFRPE convida os estudantes, os professores e os pesquisadores das Ciências Sociais, e áreas afins, a encaminharem trabalhos

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO. Estágio no exterior para alunos em intercâmbio

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO. Estágio no exterior para alunos em intercâmbio REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO Estágio no exterior para alunos em intercâmbio o Documentos comprobatórios o Relatório de Estágio Estágio realizado anteriormente o Documentos comprobatórios

Leia mais

DIRETRIZES PARA ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DIRETRIZES PARA ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DIRETRIZES PARA ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INTRODUÇÃO O curso de Engenharia de Produção da Escola Superior de Tecnologia e Educação de

Leia mais

EDITAL N 028, de 14 de junho de 2016.

EDITAL N 028, de 14 de junho de 2016. EDITAL N 028, de 14 de junho de 2016. CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS DA REVISTA JURÍDICA DA FADISMA PERÍODO DE ENVIO 1. A REVISTA JURÍDICA DA FADISMA, INSS ISSN 1982-1034, informa que estão abertas

Leia mais

3 cm UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM...

3 cm UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM... 3 cm UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM... Toda capa em letras maiúsculas, tamanho 12, em negrito, alinhamento centralizado NOME DO ACADÊMICO 3 cm TÍTULO DO

Leia mais

Manual de preparação de artigo a ser entregue como. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Farmácia,

Manual de preparação de artigo a ser entregue como. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Farmácia, Manual de preparação de artigo a ser entregue como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Farmácia, Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), Unicamp. Versão: 1, Janeiro de 2015. Elaboração: Comissão

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO

ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO Este documento tem por objetivo orientar a estruturação e formatação do relatório de estágio. O texto está dividido em duas partes: 1) Normas de formatação,

Leia mais

ANEXO IV. MODELO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO PARA REVISTA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO TOCANTINS i

ANEXO IV. MODELO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO PARA REVISTA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO TOCANTINS i ANEXO IV MODELO E NORMAS DE FORMATAÇÃO ARTIGO MODELO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO PARA REVISTA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO TOCANTINS i RESUMO PRIMEIRO AUTOR 1 SEGUNDO AUTOR TERCEIRO AUTOR

Leia mais

MODELO PRÉ-PROJETO TCC DIREITO 2011.2

MODELO PRÉ-PROJETO TCC DIREITO 2011.2 MODELO PRÉ-PROJETO TCC DIREITO 2011.2 Margem superior 3 cm NOME DO ACADÊMICO (Times 12, sem negrito, maiúsculo, centralizado) Margem Esquerda 3 cm Margem Direita 2 cm TEMA (Times 12, em negrito, maiúsculo,

Leia mais

Disposições preliminares

Disposições preliminares REGIMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DA UNICAMP Disposições preliminares Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é atividade obrigatória do Curso

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1. QUANTO AO FORMATO 1.1 Espacejamento Papel branco, formato A4 (21 cm x 29,7 cm), impressões com tinta preta (com exceção das ilustrações) e o texto deve ser digitado no

Leia mais

PIM III. Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO MERCADOLOGICA

PIM III. Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO MERCADOLOGICA PIM III Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO MERCADOLOGICA 1 PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: O aluno deverá escolher uma empresa de qualquer porte ou segmento e, com base no cenário desta

Leia mais

FACULDADE LEÃO SAMPAIO V ENCONTRO CARIRIENSE DE BIOMEDICINA

FACULDADE LEÃO SAMPAIO V ENCONTRO CARIRIENSE DE BIOMEDICINA FACULDADE LEÃO SAMPAIO V ENCONTRO CARIRIENSE DE BIOMEDICINA Dispõe sobre normas para inscrição de trabalhos científicos no V Encontro Caririense de Biomedicina CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA É o documento que visa apresentar a descrição do local onde foi realizado o estágio, o período de duração e as atividades desenvolvidas pelo estagiário.

Leia mais

Diretrizes para a Elaboração e Apresentação de Manuscritos para Publicação

Diretrizes para a Elaboração e Apresentação de Manuscritos para Publicação Diretrizes para a Elaboração e Apresentação de Manuscritos para Publicação O MultiFAAL (Caderno Científico Multidisciplinar da FAAL), publica manuscritos relevantes para o enriquecimento nas diversas áreas

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE TRABALHOS COMPLETOS PARA PUBLICAÇÃO NOS ANAIS DO XI CONGRESSO DIREITO UFSC MOSTRA DE PESQUISA

EDITAL DE SELEÇÃO DE TRABALHOS COMPLETOS PARA PUBLICAÇÃO NOS ANAIS DO XI CONGRESSO DIREITO UFSC MOSTRA DE PESQUISA EDITAL DE SELEÇÃO DE TRABALHOS COMPLETOS PARA PUBLICAÇÃO NOS ANAIS DO XI CONGRESSO DIREITO UFSC MOSTRA DE PESQUISA 1. DA INSCRIÇÃO DOS TRABALHOS COMPLETOS 1.1. Os artigos serão recebidos no período entre

Leia mais

TESES E DISSERTAÇÕES

TESES E DISSERTAÇÕES Aprovada pela Resolução CONSAD nº 009/07 SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO 3 2 ESTRUTURA 3 2 2.1. Elementos Pré-Textuais 5 2.2 Elementos Textuais 6 2.3 Elementos Pós-Textuais referências, anexos e apêndices. 6 2.4

Leia mais

TÍTULO DO ARTIGO EM PORTUGUÊS TÍTULO DO ARTIGO EM INGLÊS TÍTULO DO ARTIGO EM ESPANHOL

TÍTULO DO ARTIGO EM PORTUGUÊS TÍTULO DO ARTIGO EM INGLÊS TÍTULO DO ARTIGO EM ESPANHOL TÍTULO DO ARTIGO EM PORTUGUÊS TÍTULO DO ARTIGO EM INGLÊS TÍTULO DO ARTIGO EM ESPANHOL Nome completo do Autor 1 Atuação profissional e Instituição de vínculo e-mail Nome completo do Autor 2 Atuação profissional

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO A PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS FACULDADES INTEGRADAS EINSTEIN DE LIMEIRA PAPIC- EINSTEIN

PROGRAMA DE APOIO A PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS FACULDADES INTEGRADAS EINSTEIN DE LIMEIRA PAPIC- EINSTEIN PROGRAMA DE APOIO A PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS FACULDADES INTEGRADAS EINSTEIN DE LIMEIRA PAPIC- EINSTEIN EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS DO PAPIC- EINSTEIN Nº 01/2015 A Comissão Científica do

Leia mais

FACULDADE DE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE

FACULDADE DE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE I ENCONTRO CIENTÍFICO DA FAEMA COMISSÃO CIENTÍFICA A comissão científica do I ENCONTRO CIENTÍFICO DA FAEMA resolve: 1) Geral: Para apresentação de pôster, os (as) autores (as) devem submeter o resumo expandido

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOLOS E QUALIDADE DE ECOSSISTEMAS NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOLOS E QUALIDADE DE ECOSSISTEMAS NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOLOS E QUALIDADE DE ECOSSISTEMAS NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES CRUZ DAS ALMAS - BAHIA ABRIL - 2013 ESTRUTURA DA DISSERTAÇÃO

Leia mais

MODELO PADRÃO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGO

MODELO PADRÃO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGO MODELO PADRÃO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGO Autor Sobrenome 1 Coautor Sobrenome do Coautor 2 RESUMO O texto do resumo deverá conter entre 150 e 250 palavras e deverá ser elaborado em um único parágrafo, como

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS ÁREA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PLANO

Leia mais

Padronização de Trabalhos Acadêmicos(parte 2)

Padronização de Trabalhos Acadêmicos(parte 2) Trabalho de Conclusão de Curso Padronização de Trabalhos Acadêmicos(parte 2) Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2015 Tópicos da Aula 1ª Sessão de orientação

Leia mais

TÍTULO (arial 14, negrito, caixa alta, centralizado)

TÍTULO (arial 14, negrito, caixa alta, centralizado) CAPA ESCOLA ESTADUAL JD. MONTESANO (arial 12, caixa alta, centralizado) NOME DO(AS) ALUNO(AS) (arial 12, caixa alta, centralizado) TÍTULO (arial 14, negrito, caixa alta, centralizado) LOCAL ANO (arial

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS 1. Capa Externa; 2. Folha de Rosto; 3. Dedicatória (opcional); 4. Agradecimentos (opcional); 5. Epígrafe (opcional); 6. Sumário;

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Pró-Reitoria de Pesquisa Rua Catequese, 242 Bairro Jardim Santo André - SP CEP 09090-400 Fone: (11) 4437.8560 propes@ufabc.edu.br EDITAL Nº 001/2015

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO SÃO PAULO. Relatório de Estágio Supervisionado

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO SÃO PAULO. Relatório de Estágio Supervisionado FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO SÃO PAULO Relatório de Estágio Supervisionado 2011 1. O Estágio segundo a LEI 11.788/08 RELATÓRIO DE ESTÁGIO Segundo a Lei 11.788/08 em seu artigo 1º, a definição de estágio

Leia mais

Autor: Profª Msª Carla Diéguez METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

Autor: Profª Msª Carla Diéguez METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Autor: Profª Msª Carla Diéguez METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA OBJETIVO DA AULA AULA 3 O PROJETO E O ARTIGO PARTE 1 A ESTRUTURA DO PROJETO E DO ARTIGO Objetivo Geral Auxiliar o aluno na elaboração do

Leia mais

RESOLUÇÃO CADM 05/11, DE 28 DE MARÇO DE 2011

RESOLUÇÃO CADM 05/11, DE 28 DE MARÇO DE 2011 RESOLUÇÃO CADM 05/11, DE 28 DE MARÇO DE 2011 Homologa regulamento para os trabalhos das disciplinas TCC I e TCC II do Curso de Bacharelado em Administração. A PRESIDENTE DO COLEGIADO DO CURSO DE BACHARELADO

Leia mais

SEGUNDA CIRCULAR PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

SEGUNDA CIRCULAR PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES SEGUNDA CIRCULAR PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES VII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica - VII CIPA CUIABÁ/MT 17 a 20 de Julho de 2016 Prezad@s Colegas, A Diretoria da BIOgraph e a Comissão

Leia mais

Contribuir para a evolução do conhecimento humano em todos os setores. Deve seguir normas metodológicas consagradas

Contribuir para a evolução do conhecimento humano em todos os setores. Deve seguir normas metodológicas consagradas TID TRABALHO INTERDISCIPLINAR DIRIGIDO Pesquisa Científica Objetivo principal Contribuir para a evolução do conhecimento humano em todos os setores Deve seguir normas metodológicas consagradas pela Ciência

Leia mais

Manual Para Elaboração de Relatórios de Estágios do IF Tocantins Campus Araguatins

Manual Para Elaboração de Relatórios de Estágios do IF Tocantins Campus Araguatins MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS CAMPUS ARAGUATINS Manual Para Elaboração de Relatórios de Estágios do IF Tocantins Campus Araguatins

Leia mais

Normas para apresentação dos trabalhos

Normas para apresentação dos trabalhos Normas para apresentação dos trabalhos 1. Da inscrição Os trabalhos só poderão ser inscritos mediante submissão de resumo. O resumo deverá obedecer ao seguinte formato: - ter no mínimo de 350 e no máximo

Leia mais

CHAMADA DE PUBLICAÇÕES. XV SEPA - Seminário Estudantil de Produção Acadêmica

CHAMADA DE PUBLICAÇÕES. XV SEPA - Seminário Estudantil de Produção Acadêmica CHAMADA DE PUBLICAÇÕES XV SEPA - Seminário Estudantil de Produção Acadêmica A Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Salvador UNIFACS, através da Coordenação de Pesquisa, torna

Leia mais

CONVOCATÓRIA PARA A PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS NO NÚMERO ESPECIAL DA REVISTA TIP BRASIL

CONVOCATÓRIA PARA A PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS NO NÚMERO ESPECIAL DA REVISTA TIP BRASIL CONVOCATÓRIA PARA A PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS NO NÚMERO ESPECIAL DA REVISTA TIP BRASIL Brasil: um gigante paradiplomático A Revista Trabajos de Investigación en Paradiplomacia, TIP, abre convocatória para

Leia mais

EDITAL DO EMPREENDA ADMINISTRAÇÃO ULBRA TORRES

EDITAL DO EMPREENDA ADMINISTRAÇÃO ULBRA TORRES EDITAL DO EMPREENDA ADMINISTRAÇÃO ULBRA TORRES 1. ABERTURA A Coordenação de pesquisa da Ulbra Torres, juntamente com a Coordenação do Curso de Administração comunica a abertura do edital do Empreenda Administração

Leia mais

ENCONTRO REGIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: PERSPECTIVAS PARA A CONSOLIDAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS: REALIDADE E DESAFIOS

ENCONTRO REGIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: PERSPECTIVAS PARA A CONSOLIDAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS: REALIDADE E DESAFIOS ENCONTRO REGIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: PERSPECTIVAS PARA A CONSOLIDAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS: REALIDADE E DESAFIOS NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS NA MODALIDADE

Leia mais

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Institui as normas para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e as condições de aproveitamento, para

Leia mais

NORMAS DE FORMATAÇÃO DE DISSERTAÇÃO FORMATO USUAL

NORMAS DE FORMATAÇÃO DE DISSERTAÇÃO FORMATO USUAL NORMAS DE FORMATAÇÃO DE DISSERTAÇÃO FORMATO USUAL 1) ESTRUTURA DA DISSERTAÇÃO 1.1) APRESENTAÇÃO GRÁFICA (Apresentação física do trabalho) PAPEL - branco, formato A4; IMPRESSÃO - deve ser feita somente

Leia mais

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA DISCIPLINARUM SCIENTIA

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA DISCIPLINARUM SCIENTIA APRESENTAÇÃO NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA DISCIPLINARUM SCIENTIA A Revista Disciplinarum Scientia destina-se a publicar trabalhos de discentes do Centro Universitário Franciscano -UNIFRA e de outras

Leia mais

Padronização de Trabalhos Acadêmicos

Padronização de Trabalhos Acadêmicos Trabalho de Conclusão de Curso Padronização de Trabalhos Acadêmicos Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2015 Tópicos da Aula Formato e margens; Espaçamento;

Leia mais

MONOGRAFIA. Manual de Orientação

MONOGRAFIA. Manual de Orientação Fundação Armando Alvares Penteado FACULDADE DE DIREITO COORDENADORIA DE PESQUISA MONOGRAFIA Manual de Orientação 1 Modelo sugerido de Projeto de Monografia PROJETO DE MONOGRAFIA Nome do aluno: Matrícula:

Leia mais

Interdisciplinar II Módulo CST: GESCOM

Interdisciplinar II Módulo CST: GESCOM UniãoMetropolitana deeducaçãoecultura Interdisciplinar II Módulo CST: GESCOM Lauro de Freitas - BAHIA 2013 2 JUSTIFICATIVA A principal justificativa para o desenvolvimento e implementação do projeto interdisciplinar

Leia mais

MODELO DE DISSERTAÇÕES E TESES DO PPG: Ciências Médicas

MODELO DE DISSERTAÇÕES E TESES DO PPG: Ciências Médicas MODELO DE DISSERTAÇÕES E TESES DO PPG: Ciências Médicas Versão 02/2011 FORMATAÇÃO Papel A-4 branco ou reciclado Fonte: Arial ou Times New Roman Tamanho: 12 Justificado Espaço entre linhas: 1,5 Número de

Leia mais

EDITAL TEMA LIVRE XIII JANP

EDITAL TEMA LIVRE XIII JANP EDITAL TEMA LIVRE XIII JANP A Comissão Organizadora da XIII Jornada Acadêmica de Anatomia Aplicada faz saber que estarão abertas, no período de 04 de Junho de 2016 a 01 de Julho de 2016, as inscrições

Leia mais

Prazos Submissão de resumos: até 31/05/2011 (terça-feira).

Prazos Submissão de resumos: até 31/05/2011 (terça-feira). Normas para submissão de trabalhos Prazos Submissão de resumos: até 31/05/2011 (terça-feira). Os autores que tiverem seus trabalhos aprovados deverão efetivar o pagamento da inscrição impreterivelmente

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE PPG-HEPATOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE PPG-HEPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE PPG-HEPATOLOGIA NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES ** Documento aprovado pela CCPPG Hepatologia em 01/072013 ** 1. REGRAS GERAIS DE

Leia mais

FACULDADE LEÃO SAMPAIO I CONGRESSO CARIRIENSE DE BIOMEDICINA

FACULDADE LEÃO SAMPAIO I CONGRESSO CARIRIENSE DE BIOMEDICINA FACULDADE LEÃO SAMPAIO I CONGRESSO CARIRIENSE DE BIOMEDICINA Dispõe sobre normas para inscrição de trabalhos científicos no I Congresso Caririense de Biomedicina CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS MÉDICAS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS MÉDICAS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS MÉDICAS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA Resolução Nº 001/2010 Aprova o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Graduação

Leia mais

ESTAGIÁRIO 3.1 3.2 3.3 3.4 3.5

ESTAGIÁRIO 3.1 3.2 3.3 3.4 3.5 III ESTAGIÁRIO 3.1 Formulário de Identificação 3.2 Autorização de uso de imagem organizacional 3.3 Autorização de uso de imagem pessoal 3.4 Requisitos e diretrizes para o relatório e evidências 3.5 Avaliação

Leia mais

EDITAL POSTER XII JANP

EDITAL POSTER XII JANP EDITAL POSTER XII JANP A Comissão Organizadora da XII Jornada Acadêmica de Anatomia Aplicada faz saber que estarão abertas, no período de 19 de junho de 2015 a 03 de julho de 2015, as inscrições para envio

Leia mais

CURSO DE FILOSOFIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

CURSO DE FILOSOFIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE FILOSOFIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Aspectos Formais O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é a apresentação objetiva do resultado de um estudo sistemático. Mostra os resultados de seu esforço

Leia mais

Att. Cesar Riboli Coordenador do Curso de Direito

Att. Cesar Riboli Coordenador do Curso de Direito Convite para participação da Chamada para Submissão de Resumos/ Modalidade Oral e Pôsteres e Artigos no XX Ciclo de Estudos Jurídicos do Curso de Direito da Uri-FW O Curso de Direito, têm o prazer de lhes

Leia mais

XIII CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Estilo CIAEM

XIII CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Estilo CIAEM XIII CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Elementos e formatação do trabalho Estilo CIAEM Bibliografia, referências e citações textuais Conteúdo Cabeçalho Esquemas, desenhos, gráficos, tabelas,

Leia mais

As normas da ABNT para trabalhos escolares devem seguir a seguinte seqüência.

As normas da ABNT para trabalhos escolares devem seguir a seguinte seqüência. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES Muitos alunos sabem que várias instituições escolares pedem para que os trabalhos escolares sejam feitos dentro das normas da ABNT. Com base nisto elaboramos

Leia mais

EDITAL PARA PUBLICAÇÃO NA 5ª EDIÇÃO DA REVISTA DE ESTUDOS JURÍDICOS E SOCIAIS DA UNIVEL

EDITAL PARA PUBLICAÇÃO NA 5ª EDIÇÃO DA REVISTA DE ESTUDOS JURÍDICOS E SOCIAIS DA UNIVEL Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel Av. Tito Muffato, 2317 Bairro Santa Cruz 85806-080 Cascavel PR Fone: (45) 3036-3653 - Fax: (45) 3036-3638 http://www.univel.br direito@univel.br EDITAL

Leia mais

CAPÍTULO I DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

CAPÍTULO I DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Art. 1º. O trabalho de conclusão de curso exigido pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (FCMS/JF) para colação de grau no determinado

Leia mais

COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL CURSOS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA E JORNALISMO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I

COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL CURSOS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA E JORNALISMO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. Este regulamento disciplina o Trabalho de Curso de Curso (TCC) de Comunicação Social (Jornalismo/Publicidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FACULDADE DE FILOSOFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FACULDADE DE FILOSOFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FACULDADE DE FILOSOFIA REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BACHARELADO EM FILOSOFIA PREÂMBULO Este Regulamento

Leia mais

V CONGRESSO LATINOAMERICANO DE DIREITO MATERIAL E PROCESSUAL DO TRABALHO

V CONGRESSO LATINOAMERICANO DE DIREITO MATERIAL E PROCESSUAL DO TRABALHO V CONGRESSO LATINOAMERICANO DE DIREITO MATERIAL E PROCESSUAL DO TRABALHO O Programa de Pós-graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais torna público o presente Edital de seleção

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE ENFERMAGEM Resolução 021/2012 da Pró-Reitoria de Graduação CAPÍTULO I DO CONCEITO E DOS OBJETIVOS Art. 1º - O Trabalho de Conclusão de

Leia mais

ORIENTAÇÕES TRABALHO EM EQUIPE. Trabalho em Equipe. Negociação

ORIENTAÇÕES TRABALHO EM EQUIPE. Trabalho em Equipe. Negociação 2015 Trabalho em Equipe Negociação Caros alunos, A seguir colocamos as orientações para a realização do trabalho em equipe. Trabalho em Equipe O trabalho em equipe é uma atividade que deverá ser desenvolvida

Leia mais

Modelo do Pré-Projeto

Modelo do Pré-Projeto Modelo do Pré-Projeto EDITAL N o 02/2015 - ENGETEC ESCLARECIMENTOS GERAIS A apresentação do pré-projeto de extensão nesse formato é OBRIGATÓRIA para todos os candidatos. Usar Fonte Arial 10 com espaçamento

Leia mais

1 O Seminário do Programa de Pós- Graduação em Engenharia Civil da UTFPR, Campus Pato Branco

1 O Seminário do Programa de Pós- Graduação em Engenharia Civil da UTFPR, Campus Pato Branco 15 e 16 de setembro de 2016 1. Introdução O programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil realizará entre 15 e 16 de setembro de 2016 o 1 o Seminário do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da.

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU GESTÃO DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E EVENTOS

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU GESTÃO DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E EVENTOS PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA CIENTÍFICA EM COMUNICAÇÃO Janeiro de 2007 1 Apresentação A elaboração de monografia científica é exigência legal para conclusão de cursos

Leia mais

MODELO DE FORMATAÇÃO DOS ARTIGOS DO XXIII SIMPEP

MODELO DE FORMATAÇÃO DOS ARTIGOS DO XXIII SIMPEP MODELO DE FORMATAÇÃO DOS ARTIGOS DO XXIII SIMPEP SIMPEP simpep@feb.unesp.br UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP - BAURU-FEB COMISSÃO ORGANIZADORA DO XX SIMPEP - simpep@feb.unesp.br UNIVERSIDADE ESTADUAL

Leia mais

Tecnologia em Logística

Tecnologia em Logística Coordenador: Prof. Me. Osvaldo Contador Júnior Jaú, 2014.2 NORMAS PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES E DEFINIÇÕES DAS ATIVIDADES ATRIBUÍDAS AOS ALUNOS OBJETIVO redefinir e padronizar as

Leia mais

COMUNICADO n o 003/2012 ÁREA DE HISTÓRIA ORIENTAÇÕES PARA NOVOS APCNS 2012

COMUNICADO n o 003/2012 ÁREA DE HISTÓRIA ORIENTAÇÕES PARA NOVOS APCNS 2012 Ministério da Educação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Diretoria de Avaliação 40.hist@capes.gov.br COMUNICADO n o 003/2012 ÁREA DE HISTÓRIA ORIENTAÇÕES PARA NOVOS APCNS 2012

Leia mais

NORMATIZAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE ARTES VISUAIS BACHARELADO HABILITAÇÕES: ARTES PLÁSTICAS/DESIGN GRÁFICO/DESIGN DE INTERIORES

NORMATIZAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE ARTES VISUAIS BACHARELADO HABILITAÇÕES: ARTES PLÁSTICAS/DESIGN GRÁFICO/DESIGN DE INTERIORES NORMATIZAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE ARTES VISUAIS BACHARELADO HABILITAÇÕES: ARTES PLÁSTICAS/DESIGN GRÁFICO/DESIGN DE INTERIORES CAPÍTULO I O PROJETO Art. 1o- Ao final do curso, o aluno

Leia mais

Submissão de trabalhos NORMAS DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Submissão de trabalhos NORMAS DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS Submissão de trabalhos NORMAS DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS TITULO DO ARTIGO EM LETRA MAIÚSCULA; NEGRITO; FONTE: TIMES NEW ROMAN, 14; CENTRALIZADO; ESPAÇO SIMPLES; ESTILO NORMAL Nome e Sobrenome(s) do autor

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA FINALIDADE TEMA ESCOLHA DO PROFESSOR ORIENTADOR GUIA SEGURANÇA NA COLETA DE MATERIAIS ESPAÇO PARA FICHAMENTOS

PROJETO DE PESQUISA FINALIDADE TEMA ESCOLHA DO PROFESSOR ORIENTADOR GUIA SEGURANÇA NA COLETA DE MATERIAIS ESPAÇO PARA FICHAMENTOS FINALIDADE GUIA SEGURANÇA NA COLETA DE MATERIAIS ESPAÇO PARA FICHAMENTOS TEMA ESCOLHA DO PROFESSOR ORIENTADOR 1 TEMA DELIMITAÇÃO DO TEMA JUSTIFICATIVA 2 PROBLEMAS Sistemas de problematização Formato indagação

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA. MANUAL ESPECÍFICO Projeto Integrado Multidisciplinar I PIM I

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA. MANUAL ESPECÍFICO Projeto Integrado Multidisciplinar I PIM I UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MANUAL ESPECÍFICO Projeto Integrado Multidisciplinar I PIM I Este manual atende todos os cursos de gestão 1º semestre, turmas ingressantes em fevereiro

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE DANÇA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA EDITAL 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE DANÇA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA EDITAL 2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE DANÇA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA EDITAL 2014 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS EM DANÇA 1. PROPOSTA DO CURSO Este curso de Especialização

Leia mais

Normas Gerais do Estagio Supervisionado/Projeto Orientado

Normas Gerais do Estagio Supervisionado/Projeto Orientado Ministério da Educação Universidade Federal de Lavras UFLA Colegiado do Curso de Zootecnia Normas Gerais do Estagio Supervisionado/Projeto Orientado DOS OBJETIVOS Art. 1 o. O Projeto Orientado ou Estágio

Leia mais

TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO NORMAS DE ELABORAÇÃO E ORGANIZAÇÃO. A estrutura do TCC divide-se em elementos pré-textuais, textuais e póstextuais.

TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO NORMAS DE ELABORAÇÃO E ORGANIZAÇÃO. A estrutura do TCC divide-se em elementos pré-textuais, textuais e póstextuais. PPI / ANEXO I TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO NORMAS DE ELABORAÇÃO E ORGANIZAÇÃO 1 - Estrutura A estrutura do TCC divide-se em elementos pré-textuais, textuais e póstextuais. E l e m e n t o s Estrutura

Leia mais

Normas Gerais para Projetos de Pesquisa

Normas Gerais para Projetos de Pesquisa Elaborado pelo Prof. Ms. Jaime dos Santos da Silva UERN DEC/ASSU-RN Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação, da Cultura e dos Desportos SECD UNIVERSIDADE DO ESTADO DO

Leia mais

ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA

ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA O projeto de pesquisa, norteador da investigação científica, deve contemplar, com base na ABNT - NBR 15287- válida a partir de 30.01.2006, os elementos: Título da pesquisa:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES CHAMADA PARA VOLUME 3, NÚMERO 1 A proposta temática desse número tem por objetivo publicar artigos, resenhas e entrevistas com base em estudos que enfoquem diferentes componentes do contexto linguístico

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGIMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGIMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGIMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Patrocínio, julho de 2010 SUMÁRIO Título I - Disposições Preliminares... 02 Título II - Da Caracterização... 02 Capítulo I Do Conceito...

Leia mais

SUBMISSÃO DE COMUNICAÇÕES Normas Gerais

SUBMISSÃO DE COMUNICAÇÕES Normas Gerais V CONGRESSO INTERNACIONAL SESC DE ARTE/EDUCAÇÃO VIDA ARTISTA: DIÁLOGOS ENTRE ARTE/EDUCAÇÃO E FILOSOFIA Homenagem a Ana Mae Barbosa 80 Anos de Vida Artista 60 anos de magistério De 25 a 29 de Julho de 2016

Leia mais

Metodologia do Trabalho Científico

Metodologia do Trabalho Científico Metodologia do Trabalho Científico Engenharia de Segurança do Trabalho Profª. Drª. Yara Maria Botti Mendes de Oliveira Profª. Drª. Ivanilda Matile 2007 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Objetivos da disciplina

Leia mais

14ª SEMANA NACIONAL DOS MUSEUS MUSEUS E PAISAGENS CULTURAIS III ENCONTRO DE PESQUISADORES DO MUSEU THÉO BRANDÃO DE ANTROPOLOGIA E FOLCLORE

14ª SEMANA NACIONAL DOS MUSEUS MUSEUS E PAISAGENS CULTURAIS III ENCONTRO DE PESQUISADORES DO MUSEU THÉO BRANDÃO DE ANTROPOLOGIA E FOLCLORE 14ª SEMANA NACIONAL DOS MUSEUS MUSEUS E PAISAGENS CULTURAIS III ENCONTRO DE PESQUISADORES DO MUSEU THÉO BRANDÃO DE ANTROPOLOGIA E FOLCLORE PRIMEIRA CIRCULAR em 29//03/2016 A Comissão Cientifica do III

Leia mais

NORMAS PARA FORMATAÇÃO DE DISSERTAÇÕES

NORMAS PARA FORMATAÇÃO DE DISSERTAÇÕES Universidade Federal da Bahia Instituto Multidisciplinar em Saúde Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas- SBFIS NORMAS PARA FORMATAÇÃO DE DISSERTAÇÕES Vitória da Conquista/BA

Leia mais

Faculdade de Odontologia Mestrado em Odontologia - Ortodontia. Projeto de Pesquisa. Titulo. Pesquisador:

Faculdade de Odontologia Mestrado em Odontologia - Ortodontia. Projeto de Pesquisa. Titulo. Pesquisador: Faculdade de Odontologia Mestrado em Odontologia - Ortodontia Projeto de Pesquisa Titulo Pesquisador: Niterói 2014 1 PROJETO DE PESQUISA 1-Titulo: 2- Resumo Objetivos: Aquilo que se quer descobrir com

Leia mais

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE-FESURV FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MANUAL DE ESTÁGIO

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE-FESURV FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MANUAL DE ESTÁGIO UNIVERSIDADE DE RIO VERDE-FESURV FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MANUAL DE ESTÁGIO Os Estágios Curriculares Obrigatórios do Curso de Ciências Biológicas- Licenciatura e Bacharelado, visam à capacitação

Leia mais

EDITAL DE MOSTRA DE PESQUISA DO XI CONGRESSO DE DIREITO DA UFSC

EDITAL DE MOSTRA DE PESQUISA DO XI CONGRESSO DE DIREITO DA UFSC EDITAL DE MOSTRA DE PESQUISA DO XI CONGRESSO DE DIREITO DA UFSC O XI Congresso de Direito da UFSC, que acontecerá nos dias 26, 27, 28 e 29 de abril de 2016, contará com uma Mostra de Pesquisa nas tardes

Leia mais

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA ETAPA 2. PROJETO de pesquisa

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA ETAPA 2. PROJETO de pesquisa METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA ETAPA 2 PROJETO de pesquisa 1. Orientações Gerais 1.1. Oferta da disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica A disciplina de Metodologia da Pesquisa é oferecida

Leia mais

CNPq CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO

CNPq CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO DE INICIAÇÂO CIENTÌFICA TÍTULO DO PROJETO Duração da bolsa De : / / até / / 2 - ORIENTADOR Nome Completo, sem abreviação Faculdade de vinculação 3 - BOLSISTA Nome Completo,

Leia mais

Universidade Federal de Alagoas. Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde Setor de Biodiversidade e Ecologia NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TCC

Universidade Federal de Alagoas. Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde Setor de Biodiversidade e Ecologia NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TCC Universidade Federal de Alagoas Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde Setor de Biodiversidade e Ecologia NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TCC CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MACEIÓ, ESTADO DE

Leia mais