TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO NORMAS DE ELABORAÇÃO E ORGANIZAÇÃO. A estrutura do TCC divide-se em elementos pré-textuais, textuais e póstextuais.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO NORMAS DE ELABORAÇÃO E ORGANIZAÇÃO. A estrutura do TCC divide-se em elementos pré-textuais, textuais e póstextuais."

Transcrição

1 PPI / ANEXO I TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO NORMAS DE ELABORAÇÃO E ORGANIZAÇÃO 1 - Estrutura A estrutura do TCC divide-se em elementos pré-textuais, textuais e póstextuais. E l e m e n t o s Estrutura Elemento Informações transcritas Pré-Textuais Capa nome da instituição; nome do autor; titulo; subtítulo, se houver, local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado; ano da entrega. Folha de rosto nome do autor (caixa alta); título principal (natureza: trabalho de conclusão de curso) (caixa alta); nome do orientador; local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado; ano da entrega. Folha de aprovação nome do autor do trabalho; título do trabalho (natureza: trabalho de conclusão de curso); nome da instituição área de concentração data da aprovação; nome, titulação e assinatura dos membros da banca examinadora; instituição. Dedicatória opcional, onde o autor presta homenagem ou dedica

2 seu trabalho a alguma(s) pessoa(s) ou instituição. Agradecimento opcional, dirigido àqueles que contribuíram de maneira relevante à elaboração do trabalho. Importante agradecer ao orientador e à banca, se houver. Epígrafe opcional, onde o autor apresenta uma citação, seguida da indicação de autoria relacionada com a matéria tratada no corpo do trabalho. Resumo do TCC Resumo na língua vernácula. O resumo deve dar uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões do trabalho, não ultrapassando 500 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chaves, conforme a NBR 6028:1990. Sumário Elemento obrigatório, cujas partes são acompanhadas do respectivo número de página. Textuais Introdução Parte em que se coloca a pesquisa proposta no contexto da discussão acadêmica sobre o tema, indicando qual a lacuna ou inconsistência no conhecimento anterior que buscará esclarecer. A percepção de um problema leva a formular hipóteses, soluções possíveis e provisórias para o problema identificado ou formular suposições que são soluções teóricas encontradas na literatura. Neste tópico, se define, também, o objetivo geral do estudo, que reflete o problema e os objetivos específicos, que detalham o objetivo geral e o tornam operacional, ou seja, indicam exatamente o que será realizado no estudo. Desenvolvimento Parte principal do texto, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Aqui se faz a revisão geral da literatura ou referencial teórico, abordando o que já foi publicado sobre o tema, que aspectos já foram pesquisados, quais as lacunas ainda

3 Conclusão existentes. É possível determinar aqui o estado de arte em que se encontra o assunto (situação atual do tema estudado), ou fazer apenas uma revisão teórica, empírica ou histórica, enfim, faz uma análise comentada sobre o que já foi pesquisado antes. Divide-se em seções e subseções, que variam em função da abordagem do tema. Metodologia utilizada: tipo de pesquisa (quanto à forma de abordar o problema quantitativa e/ou qualitativa/quanto aos objetivos exploratória, descritiva ou explicativa/quanto aos procedimentos técnicos: documental; experimental; bibliográfica; estudo de caso; pesquisa-ação; o universo populacional e amostra (descrição de perfil, como foi a seleção dos sujeitos, o que foi observado) descreve a coleta de dados (estratégias e instrumentos), apresenta análise dos dados e discute os resultados. Parte final do texto, na qual se apresentam conclusões correspondentes aos objetivos ou hipóteses. Contém uma síntese do que foi proposto na introdução e do que efetivamente se conseguiu com a pesquisa. É possível conter também um resgate das antecipações feitas e comentários sobre as evidências alcançadas. Espaço para sugestões para aplicação do estudo e novas pesquisas sobre o tema.

4 Pós-textuais Referências Elemento obrigatório, que consiste em um conjunto padronizado de elementos descritivos retirados de um documento e que permite sua identificação individual, conforme a NBR 6023:2002. O recurso tipográfico (negrito, grifo ou itálico) utilizado para destacar o elemento título devem ser uniformes em todas as referências aos documentos. Somente devem ser incluídos nas referências os Documentos livros, artigos, papers, textos disponíveis na internet - que tenham sido indicados ou citados no texto. Recomenda-se a utilização de ordem alfabética para a ordenação das referências ao final do trabalho. Os elementos essenciais são: autor (es), título, edição, local, editora e data da publicação. Podendo-se acrescentar elementos complementares à referência para melhor identificar o documento. Anexos Elemento opcional, que consiste em um texto ou documento, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração. Os anexos são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Exemplos: ANEXO A Documento comprobatório ANEXO B Nota fiscal Glossário Elemento opcional que consiste em uma lista, em ordem alfabética, de palavras ou expressões técnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, utilizadas no texto, acompanhadas das respectivas definições. Fonte: Associação Brasileira de Normas Técnicas (NHBR 14724:2002)

5 2 Regras Gerais de Apresentação Formatação Os textos devem ser apresentados em papel branco, formato A4 (21 cm x 29,7 cm), digitados cor preta, com exceção das ilustrações. Recomenda-se, para digitação, a utilização de fonte Arial, estilo normal, tamanho 12 para o texto e tamanho menor para citações de mais de três linhas, notas de rodapé, paginação e legendas das ilustrações e tabelas. Margem As folhas devem apresentar margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm. Paginação Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas sequencialmente, mas não numeradas. A numeração é colocada, a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha. Numeração Progressiva Os títulos das seções primárias, por serem as principais divisões de um texto, devem iniciar em folha distinta. Exemplo: 1 SEÇÃO PRIMÁRIA 1.1 SEÇÃO SECUNDÁRIA Seção terciária Seção quaternária Seção quinária a) b) 3 - Modelo de apresentação O trabalho deverá ser devidamente encadernado em espiral, com acetato transparente na parte da frente, acetato verde na última capa (para Administração), acetato preto (para Ciências Contábeis) e acetato azul (para Pedagogia), adotando-se criteriosamente a estrutura interna anteriormente descrita.

6 4 - Avaliação do Trabalho A avaliação do trabalho dará ênfase à avaliação formativa, uma vez que se dará durante todo o processo de estudos e produção do conhecimento, seja em relação ao projeto, seja em relação à monografia, e será feita, na forma definitiva (a) pelo professor responsável pela disciplina, apoiado nos critérios determinados e expostos aos alunos, quando da conclusão e entrega do projeto; (b) obrigatoriamente pelo professor responsável, apoiado nos critérios determinados e, subsidiariamente, pelo co-orientador e pelos componentes da Banca Examinadora, quando houver, quando da entrega da monografia e sua respectiva defesa. Será considerado aprovado o aluno que obtiver nota igual ou superior a 7 (sete). O aluno que obtiver nota inferior a 7 (sete) ou não concluir a elaboração do projeto ou da monografia no prazo estabelecido, será considerado reprovado, devendo matricular-se novamente no período seguinte para dar continuidade à elaboração do trabalho. A critério da Coordenação, caso o aluno não retorne no período imediato, poderá ser indicada a elaboração de novo projeto. O grau obtido pelo aluno somente será lançado nos registros acadêmicos após o cumprimento de possíveis exigências sugeridas na avaliação, após encadernação de acordo com o modelo estabelecido e respectiva entrega, sob protocolo, na Secretaria da Faculdade. 5 - Prazo de Entrega do Trabalho O prazo será de 20 (vinte) dias, a contar da data da devolução pelo professor, prorrogáveis por mais 10 (dez) dias, não podendo, em qualquer hipótese, exceder os 30 (dias) concedidos. 6 - Normas Técnicas A necessidade de adotar uma unidade para os Trabalhos de Conclusão de Curso da Faculdade São Judas Tadeu originou a elaboração destas normas, que tem por finalidade facilitar aos alunos dos diferentes cursos de graduação, o acesso às normas técnicas para elaboração, formatação e apresentação de trabalhos acadêmicos.

7 Tomamos como base as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT: NBR 6023:2002 Informação e documentação Referências; NBR 6024:1989 Numeração progressiva das seções de um documento Procedimento NBR 6027:1989 Sumário Procedimento NBR 6028:1990 Resumo Procedimento NBR 10520:2002 Informação e documentação Apresentação de citações em Documentos NBR 14724:2001 Informação e documentação: trabalhos acadêmicos apresentação. NHBR 14724: Estrutura 7 - Bibliografia ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: Informação e documentação: trabalhos acadêmicos apresentação. Rio de Janeiro, p. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: Informação e documentação: apresentação de citações em documentos. Rio de Janeiro, p. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação: referências elaboração. Rio de Janeiro, p. ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANHDSZNAJDER, Fernando. Método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira, p. CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDON, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette Marguerite. (Org.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, p. DELUIZ, Neise; PINHEIRO, Beatriz. Normas Redacionais do Curso de Pedagogia UES, GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1994.

8 MARTNS, G. de A. Manual de elaboração de monografias e dissertações. São Paulo: Atlas, TACHIZAWA, Takeshy e MENDES, Gildásio. Como fazer monografia na prática. 6. ed. Rio de Janeiro: FGV VEIGAS, Waldir. Fundamentos de metodologia cientifica. Brasileira: Paralelo 15. Editora da UNB-DF,2002.

Normas para Apresentação das Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal

Normas para Apresentação das Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal Universidade Federal Rural de Pernambuco Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal Unidade Acadêmica de Serra Talhada Normas para Apresentação das Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Metodologia Científica ILUSTRAÇÕES DAS NORMAS DA ABNT ADAPTAÇÃO DA NORMA NBR 14724: REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO

Metodologia Científica ILUSTRAÇÕES DAS NORMAS DA ABNT ADAPTAÇÃO DA NORMA NBR 14724: REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO ILUSTRAÇÕES DAS NORMAS DA ABNT ADAPTAÇÃO DA NORMA NBR 14724: REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO Organização: Paulo Roberto de C. Mendonça Revisão: Vania Hirle 29,7 cm Metodologia Científica 5.1 Formato Quanto

Leia mais

Guia para apresentação do trabalho acadêmico:

Guia para apresentação do trabalho acadêmico: BIBLIOTECA COMUNITÁRIA Guia para apresentação do trabalho acadêmico: de acordo com NBR 14724/2011 São Carlos 2011 Guia para apresentação do trabalho acadêmico As orientações abaixo são de acordo com NBR

Leia mais

Título do artigo. Alunos: Nome dos autores (até 3 alunos) 1 Orientador: Roberto Campos Leoni 2

Título do artigo. Alunos: Nome dos autores (até 3 alunos) 1 Orientador: Roberto Campos Leoni 2 Título do artigo Alunos: Nome dos autores (até 3 alunos) 1 Orientador: Roberto Campos Leoni 2 Resumo Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura básica de um artigo científico, bem

Leia mais

Manual de preparação de artigo a ser entregue como. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Farmácia,

Manual de preparação de artigo a ser entregue como. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Farmácia, Manual de preparação de artigo a ser entregue como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Farmácia, Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), Unicamp. Versão: 1, Janeiro de 2015. Elaboração: Comissão

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

TESES E DISSERTAÇÕES

TESES E DISSERTAÇÕES Aprovada pela Resolução CONSAD nº 009/07 SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO 3 2 ESTRUTURA 3 2 2.1. Elementos Pré-Textuais 5 2.2 Elementos Textuais 6 2.3 Elementos Pós-Textuais referências, anexos e apêndices. 6 2.4

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA É o documento que visa apresentar a descrição do local onde foi realizado o estágio, o período de duração e as atividades desenvolvidas pelo estagiário.

Leia mais

3 cm UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM...

3 cm UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM... 3 cm UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM... Toda capa em letras maiúsculas, tamanho 12, em negrito, alinhamento centralizado NOME DO ACADÊMICO 3 cm TÍTULO DO

Leia mais

Manual para apresentação de trabalhos acadêmicos. Resumo das normas da ABNT. Conceição Aparecida de Camargo

Manual para apresentação de trabalhos acadêmicos. Resumo das normas da ABNT. Conceição Aparecida de Camargo 1 Manual para apresentação de trabalhos acadêmicos Resumo das normas da ABNT Conceição Aparecida de Camargo 2 Resumo das Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para apresentação de trabalhos

Leia mais

PIM III. Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO MERCADOLOGICA

PIM III. Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO MERCADOLOGICA PIM III Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO MERCADOLOGICA 1 PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: O aluno deverá escolher uma empresa de qualquer porte ou segmento e, com base no cenário desta

Leia mais

Marli Ferrante Montoro

Marli Ferrante Montoro ABNT NBR 14724: 2002 Normalização de Trabalhos Acadêmicos Marli Ferrante Montoro ABNT NBR 14724: 2002 Normas complementares: Normas citadas na NBR 14724/Ago/2002 NBR 6023:2002 Informação e documentação

Leia mais

MODELO DE DISSERTAÇÕES E TESES DO PPG: Ciências Médicas

MODELO DE DISSERTAÇÕES E TESES DO PPG: Ciências Médicas MODELO DE DISSERTAÇÕES E TESES DO PPG: Ciências Médicas Versão 02/2011 FORMATAÇÃO Papel A-4 branco ou reciclado Fonte: Arial ou Times New Roman Tamanho: 12 Justificado Espaço entre linhas: 1,5 Número de

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR. Organização: NID / NEP

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR. Organização: NID / NEP MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR Organização: NID / NEP Caruaru, 2012 APRESENTAÇÃO Este manual orienta o aluno na elaboração de seu Relatório de Estágio Curricular, de acordo com

Leia mais

ANEXO IV. MODELO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO PARA REVISTA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO TOCANTINS i

ANEXO IV. MODELO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO PARA REVISTA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO TOCANTINS i ANEXO IV MODELO E NORMAS DE FORMATAÇÃO ARTIGO MODELO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO PARA REVISTA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO TOCANTINS i RESUMO PRIMEIRO AUTOR 1 SEGUNDO AUTOR TERCEIRO AUTOR

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO IFRJ-Reitoria Rio de Janeiro 2014 2 C O M I S S Ã O D E E L A B O R A Ç Ã O Portaria n 0092 de 05 de agosto de 2013 Cláudia de Souza Teixeira Fernanda Kamp

Leia mais

Padronização de Trabalhos Acadêmicos

Padronização de Trabalhos Acadêmicos Trabalho de Conclusão de Curso Padronização de Trabalhos Acadêmicos Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2015 Tópicos da Aula Formato e margens; Espaçamento;

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1. QUANTO AO FORMATO 1.1 Espacejamento Papel branco, formato A4 (21 cm x 29,7 cm), impressões com tinta preta (com exceção das ilustrações) e o texto deve ser digitado no

Leia mais

NORMAS DE FORMATAÇÃO DE DISSERTAÇÃO FORMATO USUAL

NORMAS DE FORMATAÇÃO DE DISSERTAÇÃO FORMATO USUAL NORMAS DE FORMATAÇÃO DE DISSERTAÇÃO FORMATO USUAL 1) ESTRUTURA DA DISSERTAÇÃO 1.1) APRESENTAÇÃO GRÁFICA (Apresentação física do trabalho) PAPEL - branco, formato A4; IMPRESSÃO - deve ser feita somente

Leia mais

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS MANHUAÇU 2012 Normas de Metodologia da FACIG 2 SUMÁRIO 1. TIPOS DE TRABALHOS ACADÊMICOS... 4 2. ESTRUTURA DE TRABALHOS ACADÊMICOS... 6 2.1. CAPA (APÊNDICE

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS 1. Capa Externa; 2. Folha de Rosto; 3. Dedicatória (opcional); 4. Agradecimentos (opcional); 5. Epígrafe (opcional); 6. Sumário;

Leia mais

INSTRUMENTO GUIA PARA AVALIAÇÃO DA APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DE DISSERTAÇÃO E TESE 2013

INSTRUMENTO GUIA PARA AVALIAÇÃO DA APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DE DISSERTAÇÃO E TESE 2013 INSTRUMENTO GUIA PARA AVALIAÇÃO DA APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DE DISSERTAÇÃO E TESE 2013 ALUNA(O): Matrícula: Semestre de ingresso: Semestre de conclusão: Orientadora/Orientador: Curso: ( ) Mestrado

Leia mais

ABNT NBR 14724 NORMA BRASILEIRA. Informação e documentação Trabalhos acadêmicos Apresentação

ABNT NBR 14724 NORMA BRASILEIRA. Informação e documentação Trabalhos acadêmicos Apresentação NORMA BRASILEIRA ABNT NBR 14724 Segunda edição 30.12.2005 Válida a partir de 30.01.2006 Informação e documentação Trabalhos acadêmicos Apresentação Information and documentation Presentation of academic

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE PPG-HEPATOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE PPG-HEPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE PPG-HEPATOLOGIA NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES ** Documento aprovado pela CCPPG Hepatologia em 01/072013 ** 1. REGRAS GERAIS DE

Leia mais

Faculdade Estácio de Sá Metodologia Científica AS NORMAS DA ABNT PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

Faculdade Estácio de Sá Metodologia Científica AS NORMAS DA ABNT PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Faculdade Estácio de Sá Metodologia Científica AS NORMAS DA ABNT PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Sumário Introdução... 01 Apresentação... 06 ABNT NBR 10520:2002 Citações... 09 ABNT NBR 14724:2011

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO RESOLUÇÃO Nº 23/2011, DE 29 DE MARÇO DE 2011

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO RESOLUÇÃO Nº 23/2011, DE 29 DE MARÇO DE 2011 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO RESOLUÇÃO Nº 23/2011, DE 29 DE MARÇO DE 2011 Aprova as Normas para Elaboração de Relatório de Estágio

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOLOS E QUALIDADE DE ECOSSISTEMAS NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOLOS E QUALIDADE DE ECOSSISTEMAS NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOLOS E QUALIDADE DE ECOSSISTEMAS NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES CRUZ DAS ALMAS - BAHIA ABRIL - 2013 ESTRUTURA DA DISSERTAÇÃO

Leia mais

NORMAS DA REVISTA. o Espaço simples para o título, nomes dos autores, citação direta com mais de três linhas e depoimento;

NORMAS DA REVISTA. o Espaço simples para o título, nomes dos autores, citação direta com mais de três linhas e depoimento; NORMAS DA REVISTA O artigo com características inéditas deve ser redigido em português e com envio exclusivo para a Revista e-ciência da Faculdade de Juazeiro do Norte-FJN. A submissão do manuscrito implica

Leia mais

MONOGRAFIA. Manual de Orientação

MONOGRAFIA. Manual de Orientação Fundação Armando Alvares Penteado FACULDADE DE DIREITO COORDENADORIA DE PESQUISA MONOGRAFIA Manual de Orientação 1 Modelo sugerido de Projeto de Monografia PROJETO DE MONOGRAFIA Nome do aluno: Matrícula:

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE 1 MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE CANOAS, 2011 1 CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI RENAN RAVETTI DURAN NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI RENAN RAVETTI DURAN NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI RENAN RAVETTI DURAN NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS São Bernardo do Campo 2009 SUMÁRIO 1. ASPECTOS GERAIS 1 1.1. Fonte 1 1.2. Paginação 1 1.3. Ilustrações 2 1.4. Tabelas

Leia mais

UFRN/CCSA DCC CONSTRUINDO O SEU TCC PASSO A PASSO

UFRN/CCSA DCC CONSTRUINDO O SEU TCC PASSO A PASSO UFRN/CCSA DCC CONSTRUINDO O SEU TCC PASSO A PASSO Prof. Dr. Ridalvo Medeiros Alves de Oliveira Prof. M. Sc. Daniele da Rocha Carvalho Começando a conversa... Cronograma Resolução Começando o projeto: escolha

Leia mais

Universidade Federal de Pernambuco. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Comunicação Humana

Universidade Federal de Pernambuco. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Comunicação Humana Universidade Federal de Pernambuco Centro de Ciências da Saúde Programa de Pós-Graduação em Saúde da Comunicação Humana MODELO PARA APRESENTAÇÃO DA DISSERTAÇÃO O objetivo desta proposta (baseado em Souza

Leia mais

MODELO PRÉ-PROJETO TCC DIREITO 2011.2

MODELO PRÉ-PROJETO TCC DIREITO 2011.2 MODELO PRÉ-PROJETO TCC DIREITO 2011.2 Margem superior 3 cm NOME DO ACADÊMICO (Times 12, sem negrito, maiúsculo, centralizado) Margem Esquerda 3 cm Margem Direita 2 cm TEMA (Times 12, em negrito, maiúsculo,

Leia mais

CURSO DE FILOSOFIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

CURSO DE FILOSOFIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE FILOSOFIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Aspectos Formais O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é a apresentação objetiva do resultado de um estudo sistemático. Mostra os resultados de seu esforço

Leia mais

MANUAL DE NORMALIZAÇÃO PARA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

MANUAL DE NORMALIZAÇÃO PARA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO MANUAL DE NORMALIZAÇÃO PARA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO FACULDADE CCAA Diretora Geral: Eliane Faial Diretora Acadêmica: María Paz Pizzaro Portilla Diretora de Legislação e Normas: Anna Maria Ernesto

Leia mais

30/01/2010. NBR 14724 (2005): especifica os princípios gerais para elaboração de trabalhos acadêmicos (monografias, dissertações, teses, etc.).

30/01/2010. NBR 14724 (2005): especifica os princípios gerais para elaboração de trabalhos acadêmicos (monografias, dissertações, teses, etc.). CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOTERAPIA TRAUMATO- ORTOPÉDICA METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA Profa. MsC. Paula Silva de Carvalho Chagas Departamento de Fisioterapia UFJF Doutoranda em Ciências da

Leia mais

FACULDADES ITECNE DE CASCAVEL. NOME(s) AUTOR(es)

FACULDADES ITECNE DE CASCAVEL. NOME(s) AUTOR(es) FACULDADES ITECNE DE CASCAVEL NOME(s) AUTOR(es) Capa: Fonte Arial Tamanho 14 Centralizado Letras MAIÚSCULAS Com negrito TÍTULO DA MONOGRAFIA CIDADE ANO NOME(s) AUTOR(es) Folha de Rosto: Fonte Arial Tamanho

Leia mais

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. 1 2 COMITÊ TÉCNICO DE EDITORAÇÃO Organizado por: DSc. Fábio Ornellas Prado Helca Franciolli Teixeira Reis (Mestranda) Lícia Marques Vidal (Mestranda) COLABORADORES Membros do Colegiado do Programa Adriana

Leia mais

ARTIGO CIENTÍFICO. Metodologia Científica. Graduação Tecnológica. Prof. Éder Clementino dos Santos. Prof. Éder Clementino dos Santos

ARTIGO CIENTÍFICO. Metodologia Científica. Graduação Tecnológica. Prof. Éder Clementino dos Santos. Prof. Éder Clementino dos Santos ARTIGO CIENTÍFICO Metodologia Científica Graduação Tecnológica O conhecimento é público Uma grande descoberta científica não passa a existir apenas por força da autoridade moral ou do talento literário

Leia mais

TÍTULO (arial 14, negrito, caixa alta, centralizado)

TÍTULO (arial 14, negrito, caixa alta, centralizado) CAPA ESCOLA ESTADUAL JD. MONTESANO (arial 12, caixa alta, centralizado) NOME DO(AS) ALUNO(AS) (arial 12, caixa alta, centralizado) TÍTULO (arial 14, negrito, caixa alta, centralizado) LOCAL ANO (arial

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO. Estágio no exterior para alunos em intercâmbio

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO. Estágio no exterior para alunos em intercâmbio REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO Estágio no exterior para alunos em intercâmbio o Documentos comprobatórios o Relatório de Estágio Estágio realizado anteriormente o Documentos comprobatórios

Leia mais

Margem Superior e esquerda de 4 cm, direita e inferior de 3 cm. Fontes Capa Times New Roman 16 ou Arial 14

Margem Superior e esquerda de 4 cm, direita e inferior de 3 cm. Fontes Capa Times New Roman 16 ou Arial 14 Papel Papel branco, formato A4, texto digitado somente de um lado da folha, com exceção da folha de rosto cujo verso deve conter autorização para reprodução do trabalho. Usar fonte preta, podendo utilizar

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CIVIL.

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CIVIL. CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CIVIL Autor TÍTULO DO TRABALHO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: Subtítulo

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIOS 2016 SUMÁRIO

MANUAL DE ESTÁGIOS 2016 SUMÁRIO MANUAL DE ESTÁGIOS 2016 SUMÁRIO 1. Introdução 2. Professores orientadores de estágio 3. Relatório de estágio 3.1 Apresentação do relatório 4. Roteiro do relatório de estágio 4.1 Estagiário 4.2 Funcionário

Leia mais

Padronização de Trabalhos Acadêmicos(parte 2)

Padronização de Trabalhos Acadêmicos(parte 2) Trabalho de Conclusão de Curso Padronização de Trabalhos Acadêmicos(parte 2) Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2015 Tópicos da Aula 1ª Sessão de orientação

Leia mais

NORMAS PARA FORMATAÇÃO DE DISSERTAÇÕES

NORMAS PARA FORMATAÇÃO DE DISSERTAÇÕES Universidade Federal da Bahia Instituto Multidisciplinar em Saúde Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas- SBFIS NORMAS PARA FORMATAÇÃO DE DISSERTAÇÕES Vitória da Conquista/BA

Leia mais

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ESCRITOS NO ÂMBITO DA SMAM - MONOGRAFIAS - elementos básicos segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ESCRITOS NO ÂMBITO DA SMAM - MONOGRAFIAS - elementos básicos segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ESCRITOS NO ÂMBITO DA SMAM - MONOGRAFIAS - elementos básicos segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) 1 ELEMENTOS BÁSICOS 1.1 Capa Deverá conter a identificação

Leia mais

EDITAL N 028, de 14 de junho de 2016.

EDITAL N 028, de 14 de junho de 2016. EDITAL N 028, de 14 de junho de 2016. CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS DA REVISTA JURÍDICA DA FADISMA PERÍODO DE ENVIO 1. A REVISTA JURÍDICA DA FADISMA, INSS ISSN 1982-1034, informa que estão abertas

Leia mais

MESTRADO PROFISSIONAL EM REABILITAÇÃO E INCLUSÃO. Normas para a apresentação de dissertações de mestrado

MESTRADO PROFISSIONAL EM REABILITAÇÃO E INCLUSÃO. Normas para a apresentação de dissertações de mestrado MESTRADO PROFISSIONAL EM REABILITAÇÃO E INCLUSÃO Normas para a apresentação de dissertações de mestrado O texto a seguir contém orientações para auxiliar os alunos na formatação e montagem de dissertações

Leia mais

CLÍNICA ESCOLA DE SAÚDE RELÁTORIO

CLÍNICA ESCOLA DE SAÚDE RELÁTORIO CLÍNICA ESCOLA DE SAÚDE RELÁTORIO Conforme a Norma NBR 14724/11, um trabalho técnico-científico é composto por parte externa e interna. A parte externa é composta por: a) capa (obrigatória). b) lombada

Leia mais

TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS NOME DO ALUNO TÍTULO DO TRABALHO

TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS NOME DO ALUNO TÍTULO DO TRABALHO TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS NOME DO ALUNO TÍTULO DO TRABALHO CARAGUATATUBA 2014 NOME DO ALUNO TÍTULO DO TRABALHO Trabalho de Conclusão de Curso TCC, apresentado ao Instituto Federal de Educação,

Leia mais

Universidade Federal de Alagoas. Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde Setor de Biodiversidade e Ecologia NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TCC

Universidade Federal de Alagoas. Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde Setor de Biodiversidade e Ecologia NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TCC Universidade Federal de Alagoas Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde Setor de Biodiversidade e Ecologia NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TCC CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MACEIÓ, ESTADO DE

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE 1 MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE 2ª edição CANOAS, 2011 1 CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO

ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO Este documento tem por objetivo orientar a estruturação e formatação do relatório de estágio. O texto está dividido em duas partes: 1) Normas de formatação,

Leia mais

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS As orientações a seguir foram aprovadas na 24ª Reunião da Comissão de Pós- Graduação do CEPPAC, realizada em 08 de julho de 2009. Apresentação

Leia mais

INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL CECÍLIA MARIA DE MELO BARCELOS FACULDADE ASA DE BRUMADINHO. Biblioteca Valdemar de Assis Barcelos

INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL CECÍLIA MARIA DE MELO BARCELOS FACULDADE ASA DE BRUMADINHO. Biblioteca Valdemar de Assis Barcelos INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL CECÍLIA MARIA DE MELO BARCELOS FACULDADE ASA DE BRUMADINHO Biblioteca Valdemar de Assis Barcelos PADRONIZAÇÃO DE NORMAS DA ABNT PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS ACADÊMICOS DA FACULDADE

Leia mais

Normas para Apresentação de Trabalhos

Normas para Apresentação de Trabalhos Normas para Apresentação de Trabalhos (normas simplificadas adaptadas da ABNT) Todo trabalho escolar, acadêmico e científico necessita de padronização na sua forma de apresentação, para transmitir adequadamente

Leia mais

Normas Brasileiras para formatação de textos científicos

Normas Brasileiras para formatação de textos científicos Normas Brasileiras para formatação de textos científicos Profa. Alessandra Martins Coelho outubro/2013 Normas ABNT NBR 6063 Informação e documentação: referências: elaboração NBR 6024 Informação e documentação:

Leia mais

A ABNT. Estrutura de uma monografia/tcc

A ABNT. Estrutura de uma monografia/tcc Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sergipe IFS Campus Glória Professora: Jamille Madureira Disciplina: Informática A ABNT A Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT é o órgão que

Leia mais

Instruções para elaboração de Artigo Científico

Instruções para elaboração de Artigo Científico MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA Instruções para elaboração de Artigo Científico 1. Definição da temática O aluno deverá definir a temática do TCC do CSTG

Leia mais

Tecnologia em Logística

Tecnologia em Logística Coordenador: Prof. Me. Osvaldo Contador Júnior Jaú, 2014.2 NORMAS PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES E DEFINIÇÕES DAS ATIVIDADES ATRIBUÍDAS AOS ALUNOS OBJETIVO redefinir e padronizar as

Leia mais

FACULDADE LEÃO SAMPAIO V ENCONTRO CARIRIENSE DE BIOMEDICINA

FACULDADE LEÃO SAMPAIO V ENCONTRO CARIRIENSE DE BIOMEDICINA FACULDADE LEÃO SAMPAIO V ENCONTRO CARIRIENSE DE BIOMEDICINA Dispõe sobre normas para inscrição de trabalhos científicos no V Encontro Caririense de Biomedicina CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º

Leia mais

Gestão Ambiental Trabalho Prático Prof. Daniel Luis Garrido Monaro dnlmonar@unimep.br 2S - 2015

Gestão Ambiental Trabalho Prático Prof. Daniel Luis Garrido Monaro dnlmonar@unimep.br 2S - 2015 Engenharia de Produção Gestão Ambiental Trabalho Prático Prof. Daniel Luis Garrido Monaro dnlmonar@unimep.br 2S - 2015 Formatação Relatório Tamanho: o trabalho completo deve ter entre 10 e 20 páginas;

Leia mais

NORMAS BIBLIOGRÁFICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO MÓDULO I

NORMAS BIBLIOGRÁFICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO MÓDULO I 0 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UNIDADE ACADÊMICA ESPECIALIZADA FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI NORMAS BIBLIOGRÁFICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS E CIENTÍFICOS: DOCUMENTO IMPRESSO E/OU DIGITAL

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS E CIENTÍFICOS: DOCUMENTO IMPRESSO E/OU DIGITAL INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS E CIENTÍFICOS: DOCUMENTO IMPRESSO E/OU DIGITAL 5ª edição revista e ampliada Vitória 2012 Reitor Pro Tempore Denio Rebello

Leia mais

XII CURSO DE INVERNO DE GENÉTICA FCAV/UNESP

XII CURSO DE INVERNO DE GENÉTICA FCAV/UNESP TÍTULO DO TRABALHO EM PORTUGUÊS Deve ter no máximo 15 palavras, incluindo-se os artigos, as preposições e as conjunções. - Não deve conter nome científico, exceto de espécies pouco conhecidas; neste caso,

Leia mais

MODELO PADRÃO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGO

MODELO PADRÃO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGO MODELO PADRÃO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGO Autor Sobrenome 1 Coautor Sobrenome do Coautor 2 RESUMO O texto do resumo deverá conter entre 150 e 250 palavras e deverá ser elaborado em um único parágrafo, como

Leia mais

Normas para Elaboração da Monografia do Trabalho de Graduação

Normas para Elaboração da Monografia do Trabalho de Graduação CENTRO DE ENSINO UNIVERSTÁRIO DE SÃO GOTARDO CESG Autorizada pela Portaria nº /2000 MEC, de 03/05/2000 CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Normas para Elaboração da Monografia do Trabalho de Graduação São

Leia mais

Manual Para Elaboração de Relatórios de Estágios do IF Tocantins Campus Araguatins

Manual Para Elaboração de Relatórios de Estágios do IF Tocantins Campus Araguatins MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS CAMPUS ARAGUATINS Manual Para Elaboração de Relatórios de Estágios do IF Tocantins Campus Araguatins

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU GESTÃO DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E EVENTOS

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU GESTÃO DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E EVENTOS PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA CIENTÍFICA EM COMUNICAÇÃO Janeiro de 2007 1 Apresentação A elaboração de monografia científica é exigência legal para conclusão de cursos

Leia mais

Diretrizes para a Elaboração e Apresentação de Manuscritos para Publicação

Diretrizes para a Elaboração e Apresentação de Manuscritos para Publicação Diretrizes para a Elaboração e Apresentação de Manuscritos para Publicação O MultiFAAL (Caderno Científico Multidisciplinar da FAAL), publica manuscritos relevantes para o enriquecimento nas diversas áreas

Leia mais

MANUAL DE NORMALIZAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: Um guia prático para padronização e elaboração

MANUAL DE NORMALIZAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: Um guia prático para padronização e elaboração Manual de Normalização de Trabalho de Conclusão de Curso 1 CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA ETEC DR. EMILIO HERNANDEZ AGUILAR TATIANE S. MASSUCATO ARIAS MANUAL DE NORMALIZAÇÃO DE TRABALHO

Leia mais

Autor: Profª Msª Carla Diéguez METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

Autor: Profª Msª Carla Diéguez METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Autor: Profª Msª Carla Diéguez METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA OBJETIVO DA AULA AULA 2 NORMATIZAÇÃO PARTE 2 FONTES E CITAÇÕES Objetivo Geral Auxiliar o aluno na formatação e normatização de seu artigo

Leia mais

NORMAS METODOLÓGICAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL DE CONCLUSÃO DE CURSO ARTIGO CIENTÍFICO

NORMAS METODOLÓGICAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL DE CONCLUSÃO DE CURSO ARTIGO CIENTÍFICO NORMAS METODOLÓGICAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL DE CONCLUSÃO DE CURSO ARTIGO CIENTÍFICO LONDRINA 2012 2 SUMÁRIO 1 ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO... 03 1.1 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS... 03 1.1.1 Capa

Leia mais

EDITAL DO EMPREENDA ADMINISTRAÇÃO ULBRA TORRES

EDITAL DO EMPREENDA ADMINISTRAÇÃO ULBRA TORRES EDITAL DO EMPREENDA ADMINISTRAÇÃO ULBRA TORRES 1. ABERTURA A Coordenação de pesquisa da Ulbra Torres, juntamente com a Coordenação do Curso de Administração comunica a abertura do edital do Empreenda Administração

Leia mais

As normas da ABNT para trabalhos escolares devem seguir a seguinte seqüência.

As normas da ABNT para trabalhos escolares devem seguir a seguinte seqüência. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES Muitos alunos sabem que várias instituições escolares pedem para que os trabalhos escolares sejam feitos dentro das normas da ABNT. Com base nisto elaboramos

Leia mais

MONOGRAFIA: Orientações para a Elaboração - Citações. Data de publicação: fevereiro/2005

MONOGRAFIA: Orientações para a Elaboração - Citações. Data de publicação: fevereiro/2005 MONOGRAFIA: Orientações para a Elaboração - Citações Data de publicação: fevereiro/2005 Este documento tem por objetivo orientar as elaborações das Monografias dos Cursos de Pós-Graduação - Especialização

Leia mais

TÍTULO DO ARTIGO EM PORTUGUÊS TÍTULO DO ARTIGO EM INGLÊS TÍTULO DO ARTIGO EM ESPANHOL

TÍTULO DO ARTIGO EM PORTUGUÊS TÍTULO DO ARTIGO EM INGLÊS TÍTULO DO ARTIGO EM ESPANHOL TÍTULO DO ARTIGO EM PORTUGUÊS TÍTULO DO ARTIGO EM INGLÊS TÍTULO DO ARTIGO EM ESPANHOL Nome completo do Autor 1 Atuação profissional e Instituição de vínculo e-mail Nome completo do Autor 2 Atuação profissional

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA ATIVIDADES COMPLEMENTARES TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL TECNOLOGIA EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TECNOLOGIA EM

Leia mais

Submissão de trabalhos NORMAS DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Submissão de trabalhos NORMAS DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS Submissão de trabalhos NORMAS DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS TITULO DO ARTIGO EM LETRA MAIÚSCULA; NEGRITO; FONTE: TIMES NEW ROMAN, 14; CENTRALIZADO; ESPAÇO SIMPLES; ESTILO NORMAL Nome e Sobrenome(s) do autor

Leia mais

MODELO DE FORMATAÇÃO DOS ARTIGOS DO XXIII SIMPEP

MODELO DE FORMATAÇÃO DOS ARTIGOS DO XXIII SIMPEP MODELO DE FORMATAÇÃO DOS ARTIGOS DO XXIII SIMPEP SIMPEP simpep@feb.unesp.br UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP - BAURU-FEB COMISSÃO ORGANIZADORA DO XX SIMPEP - simpep@feb.unesp.br UNIVERSIDADE ESTADUAL

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE TRABALHOS COMPLETOS PARA PUBLICAÇÃO NOS ANAIS DO XI CONGRESSO DIREITO UFSC MOSTRA DE PESQUISA

EDITAL DE SELEÇÃO DE TRABALHOS COMPLETOS PARA PUBLICAÇÃO NOS ANAIS DO XI CONGRESSO DIREITO UFSC MOSTRA DE PESQUISA EDITAL DE SELEÇÃO DE TRABALHOS COMPLETOS PARA PUBLICAÇÃO NOS ANAIS DO XI CONGRESSO DIREITO UFSC MOSTRA DE PESQUISA 1. DA INSCRIÇÃO DOS TRABALHOS COMPLETOS 1.1. Os artigos serão recebidos no período entre

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA MESTRADO ACADÊMICO DOUTORADO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA MESTRADO ACADÊMICO DOUTORADO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA MESTRADO ACADÊMICO DOUTORADO GUIA PARA CONFECÇÃO E SUBMISSÃO DE DISSERTAÇÃO E TESE 3ª Versão Março/2015 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1. INTRODUÇÃO... 4 2. RESUMO...

Leia mais

DIRETRIZES PARA AUTORES 1. O artigo deve ter, no mínimo, dez e, no máximo, quinze laudas.

DIRETRIZES PARA AUTORES 1. O artigo deve ter, no mínimo, dez e, no máximo, quinze laudas. Página276 DIRETRIZES PARA AUTORES 1 Janaína Zaidan Bicalho FONSECA 2 Maria José Celestino MEDRADO 3 Serão aceitos até dois trabalhos, sendo um como autor e o outro como coautor, artigos, relatos de experiência

Leia mais

FACULDADE LEÃO SAMPAIO I CONGRESSO CARIRIENSE DE BIOMEDICINA

FACULDADE LEÃO SAMPAIO I CONGRESSO CARIRIENSE DE BIOMEDICINA FACULDADE LEÃO SAMPAIO I CONGRESSO CARIRIENSE DE BIOMEDICINA Dispõe sobre normas para inscrição de trabalhos científicos no I Congresso Caririense de Biomedicina CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º

Leia mais

INSTITUTO AGRONÔMICO PÓS-GRADUAÇÃO AGRICULTURA TROPICAL E SUBTROPICAL

INSTITUTO AGRONÔMICO PÓS-GRADUAÇÃO AGRICULTURA TROPICAL E SUBTROPICAL INSTITUTO AGRONÔMICO PÓS-GRADUAÇÃO AGRICULTURA TROPICAL E SUBTROPICAL MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE DISSERTAÇÕES DE MESTRADO DO IAC CAMPINAS SETEMBRO 2009 MANUAL DE INSTRUÇÕES

Leia mais

ESCOLA DE MÚSICA E BELAS ARTES DO PARANÁ (12pt.) CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM POÉTICAS VISUAIS (12pt.) NOME DO ALUNO (12pt.) TÍTULO (14pt.

ESCOLA DE MÚSICA E BELAS ARTES DO PARANÁ (12pt.) CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM POÉTICAS VISUAIS (12pt.) NOME DO ALUNO (12pt.) TÍTULO (14pt. ESCOLA DE MÚSICA E BELAS ARTES DO PARANÁ (12pt.) CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM POÉTICAS VISUAIS (12pt.) NOME DO ALUNO (12pt.) TÍTULO (14pt.) CURITIBA PR (12pt.) 2013 ESCOLA DE MÚSICA E BELAS ARTES DO PARANÁ

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA FINALIDADE TEMA ESCOLHA DO PROFESSOR ORIENTADOR GUIA SEGURANÇA NA COLETA DE MATERIAIS ESPAÇO PARA FICHAMENTOS

PROJETO DE PESQUISA FINALIDADE TEMA ESCOLHA DO PROFESSOR ORIENTADOR GUIA SEGURANÇA NA COLETA DE MATERIAIS ESPAÇO PARA FICHAMENTOS FINALIDADE GUIA SEGURANÇA NA COLETA DE MATERIAIS ESPAÇO PARA FICHAMENTOS TEMA ESCOLHA DO PROFESSOR ORIENTADOR 1 TEMA DELIMITAÇÃO DO TEMA JUSTIFICATIVA 2 PROBLEMAS Sistemas de problematização Formato indagação

Leia mais

Manual para apresentação de trabalhos acadêmicos da Universidade Católica de Brasília. 9. edição

Manual para apresentação de trabalhos acadêmicos da Universidade Católica de Brasília. 9. edição Manual para apresentação de trabalhos acadêmicos da Universidade Católica de Brasília 9. edição BRASÍLIA 2016 MISSÃO A Universidade Católica de Brasília tem como missão atuar solidária e efetivamente para

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA O SIMPÓSIO INTERNACIONAL TRABALHO, RELAÇÕES DE TRABALHO, EDUCAÇÃO E IDENTIDADE-SITRE

INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA O SIMPÓSIO INTERNACIONAL TRABALHO, RELAÇÕES DE TRABALHO, EDUCAÇÃO E IDENTIDADE-SITRE INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA O SIMPÓSIO INTERNACIONAL TRABALHO, RELAÇÕES DE TRABALHO, EDUCAÇÃO E IDENTIDADE-SITRE Primeiro Autor e-mail Instituição de Ensino, Faculdade ou

Leia mais

DIRETRIZES PARA ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DIRETRIZES PARA ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DIRETRIZES PARA ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INTRODUÇÃO O curso de Engenharia de Produção da Escola Superior de Tecnologia e Educação de

Leia mais

Normatização de Trabalho Acadêmico (ABNT) Metodologia de Pesquisa

Normatização de Trabalho Acadêmico (ABNT) Metodologia de Pesquisa Normatização de Trabalho Acadêmico (ABNT) Metodologia de Pesquisa O que é a ABNT? Associação Brasileira de Normas Técnicas (1940) Órgão responsável pela normalização técnica no país Regulado pelo Conmetro

Leia mais

MANUAL PARA A ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE ESTÁGIO

MANUAL PARA A ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE ESTÁGIO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CAMPUS IV - LITORAL NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO MANUAL PARA A ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE ESTÁGIO Mamanguape 2013.2 UNIVERSIDADE

Leia mais

Professor Orientador: Empresa/Instituição de Estágio: Supervisor da Empresa: Nº de Visitas à Empresa

Professor Orientador: Empresa/Instituição de Estágio: Supervisor da Empresa: Nº de Visitas à Empresa APÊNDICE G FICHA SÍNTESE DE AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO ESTÁGIO EM ENGENHARIA EMPRESA Professor Orientador: Empresa/Instituição de Estágio: Supervisor da Empresa: NOME DOS ACADÊMICOS Nº de Orientações Nº de Visitas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE VETERINÁRIA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE VETERINÁRIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE VETERINÁRIA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE VETERINÁRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE VETERINÁRIA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE VETERINÁRIA NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Elaborado por:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA DANIELA KARINA DA SILVA FERREIRA RAFAELA NIELS DA SILVA ROMULO MAIA

Leia mais