MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUTO CULTURAL NEWTON PAIVA FERREIRA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUTO CULTURAL NEWTON PAIVA FERREIRA"

Transcrição

1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUTO CULTURAL NEWTON PAIVA FERREIRA UF MG ASSUNTO: Carta-Consulta com vistas à criação, pela via do reconhecimento, da UNIVERSI- DADE NEWTON PAIVA,com sede em Belo Horizonte/MG. RELATOR: SR. CONS. PARECER Nº 283/93 1-RELATÓRIO YUGO OKIDA CÂMARA ou COMISSÃO C.E.Ü. APROVADO EM: 05/05/93 PROCESSO N?: / Instituto Cultural Newton Paiva Ferreira-ICNPF, com sede em Belo Horizonte/MG, encaminhou, para análise e apreciação deste Conselho, nos termos da Lei 5540/68 e da Resolução 03/91-CFE, Carta- Consulta com vistas à transformação das suas unidades mantidas - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Faculdade de Ciências Contábeis, Administrativas e Econômicas, e Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas, pela via do reconhecimento, na Universidade Newton Paiva. A Carta-Consulta foi elaborada nos termos da sistemática adotada pelo Conselho Federal de Educação e enfoca, prioritariamente, os seguintes itens, objetos deste relatório: - Informações sobre a Entidade Mantenedora; - Informações sobre a qualificação acadêmica, as unidades mantidas, meios e atividades; - Projeto da Universidade Newton Paiva.

2 1. DADOS E INFORMAÇÕES PA ENTIDADE MANTENEDORA 1.1. INFORMAÇÕES GERAIS. Nome: Instituto Cultural Newton Paiva Ferreira. Sigla: ICNPF. Sede central: Rua Goitacases, Centro CEP , BELO HORIZONTE/MG Fone: (031) Fax: (031) CONDIÇÕES JURÍDICAS 0 Instituto Cultural Newton Paiva Ferreira, com sede central e foro na cidade de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, é uma sociedade civil de caráter educacional, sem fins lucrativos, criada em 18 de maio de 1970 e tem por finalidade promover o ensino, a pesquisa e a extensão, a educação em geral, o desenvolvimento integral das ciências, letras, filosofia e tecnologia, bem como a formação de profissionais de nivel universitário. 0 Estatuto inicial encontra-se registrado sob n , no livro A-14 do Registro Civil de Pessoas Jurídicas - Cartório Jero Oliva, da comarca de Belo Horizonte, na data de 02 de julho de A última alteração estatutária ocorrida está também registrada no mesmo Cartório Jero Oliva, no livro A-37, sob n , em data de 10 de fevereiro de Como entidade sem fins lucrativos, o Instituto possui o Certificado expedido pelo Conselho Nacional de Serviço Social DIRIGENTES E MANTENEDORES Todos os dirigentes do Instituto Cultural Newton Paiva Ferreira são educadores experientes, militando há mais de 20 anos na área do ensino superior, quer como professores, quer como administradores escolares. Comprovam também experiências no exercício de funções públicas, nos setores executivo e legislativo. De acordo com o Artigo 52 do Estatuto, os órgãos de administração superior da entidade são: - Assembléia Geral; - Presidência; - Vice-Presidência; - Diretoria. 0 Presidente e os Vice-presidentes são indicados pela maioria absoluta dos sócios fundadores e efetivos, para mandatos de 4 (quatro) anos, nos termos do Artigo 92 do Estatuto.

3 1.4. CONDIÇÕES FISCAIS As condições fiscais e parafíscais são plenamente regulares como demonstradas à página 5 da Carta-Consulta: - Copia do Ato Declaratório n2 54/73, da Delegacia da Receita Federal em Belo Horizonte, referente à isenção de pagamento do imposto de renda da Pessoa Jurídica, nos termos do aprovado pelo Decreto n , de 10 de maio de 1966; - Certidão da Secretaria da Receita Federal/MF, de 06 de abril de 1992, comprovando a inexistência de débitos de tributos federais, inclusive Finsocial; Certidão da Caixa Econômica Federal comprovando regularidades perante o FGTS; - Certidão negativa do Ministério do Trabalho e Previdência Social relativa a débitos com o INSS; - Certidão da Secretaria Municipal da Fazenda de isenção de impostos sobre serviços de qualquer natureza-iss; Certidões negativas de títulos de dívida de qualquer natureza, emitidas pelos 12, 22, 32 e 42 Ofícios de Registros de Protestos, até março de 1992; - Declaração de inexistência de débitos, avais ou executivos fiscais COMPROVAÇÃO DO ATENDIMENTO DOS REQUISITOS FIXADOS NO ART. 32 DA RES. 03/91-CFE 0 ICNPF preenche todas as exigências do Artigo 32 da Resolução 03/91-CFE. Assim, não distribui lucros, bonificações ou dividendos a seus associados, nem remunera seus dirigentes mantenedores, conforme disposto no Artigo 28 do seu Estatuto. Além disso, de conformidade com o parágrafo único do seu Artigo 21, as rendas sociais têm aplicação exclusivamente no País, visando à consecução dos seus fins. No caso de dissolução da entidade, seu patrimônio será transferido a uma entidade congênere, de idênticas finalidades e registrada no Conselho Nacional de Serviço Social, conforme o Artigo 27 do seu Estatuto. Os resultados financeiros positivos são aplicados na melhoria das condições e nas finalidades das unidades mantidas, conforme o Artigo 19 do Estatuto. Na constituição e na gestão dos seus bens, como disposto nos seus instrumentos normativos, pode-se distinguir, para qualquer fim, o patrimônio da entidade do patrimônio individual de qualquer dos seus fundadores, dirigentes ou administradores. Respeitadas as normas pertinentes sobre o assunto, a entidade comprova manter escrituração contábil regular, com registros de todas as suas operações econômico-financeiras. Os balancetes demonstrativos são produzidos mensalmente e o balanço geral é anual, demonstrativo de toda a situação econômio-financeira e patrimonial. Da mesma forma, a entidade demonstra obedecer o estabelecido em cada exercício social para superávit financeiro, variações patrimoniais positivas e gastos com pessoal.

4 1.6. SITUAÇÃO PATRIMONIAL E ECONÔMICO-FINANCEIRA Capacidade Patrimonial: 0 patrimônio da entidade mantenedora, constituído pelo conjunto de bens acumulados desde a sua fundação até o presente, tem proporcionado à instituição e às suas unidades mantidas uma infraestrutura sólida e adequada ao seu desenvolvimento. A capacidade patrimonial do Instituto foi atestada por empresa especializada em Perícias de Engenharia em laudo avaliação elaborado nós termos de norma técnica específica, a NBR 576/90, nas instruções do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia, nas do Instituto Mineiro de Avaliação e Perícias de Engenharia e nas instruções do Serviço de Patrimônio da União, que quantifica todo o acervo patrimonial da entidade. A referida avaliação foi elaborada em ABRIL/92, perfazendo um total de Cr$ ,96 (seis bilhões, setecentos e noventa e oito milhões, setecentos e oitenta e sete mil, quarenta e nove cruzeiros e noventa e seis centavos), que corresponde, para efeito de atualização, a " ,66 UFIR", conforme disposto no Quadro nº 1, abaixo. ESPECIFICAÇÃO BENS IMÓVEIS Quadro n2 1 - Capacidade Patrimonial BENS MOVEIS - Acervo Bibliográfico; Equipamentos Esportivos de Laboratórios e Musicais; Instalações Diversas; Móveis, Máquinas e Utensílios; Veículos AVALIAÇÃO-ABRIL/ , , ,017,69 TOTAL ,96 Fonte: Escritório de Perícias de Engenharia Em JANEIRO/93, a capacidade patrimonial pode ser expressa pelo total aproximado de Cr$ 45 bilhões. A relação dos Bens Imóveis, suas áreas e respectivos registros encontram-se discriminados no Quadro nº 2, em anexo próprio deste Parecer. Capacidade Econômico-Financeira: A capacidade econômico-financeira da entidade é demonstrada na Carta-Consulta às páginas 09 a 15, pelos seus balanços patrimoniais e pelas suas receitas e despesas que espelham sua situação de execução orçamentária na gestão administrativa, no triênio 1989/1990/1991.

5 Em anexo próprio deste Parecer encontram-se os seguintes quadros demonstrativos: - Quadro n2 3 - Balanços Patrimoniais; - Quadro n2 4 - Súmula das Receitas e Despesas Orçamentárias; - Quadro n2 5 - Demonstrativo de Receita por Componentes; - Quadro n2 6 - Demonstrativo da Despesa Orçamentária; - Quadro n2 7 - Demonstrativo de Investimentos em Bens de Capital;. - Quadro n2 8 - Evolução da Estrutura Econômica. A análise econômico-financeira apresentada às páginas 14 e 15, com seus respectivos índices de liquidez, de solvência e imobilização, refletem uma sólida estrutura patrimonial e econômico-financeira para dar sustentação ao seu pretendido Projeto de Universidade. 2. QUALIFICAÇÃO ACADÊMICA A experiência do Instituto Cultural Newton Paiva Ferreira teve início em 1970, desde a criação da entidade. Os primeiros passos, foram traduzidos nos trabalhos de estudos e elaboração dos Regimentos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras-FAFI e da Faculdade de Ciências Contábeis, Administrativas e Econômicas-FACEC, documentos esses representativos do pensamento dos educadores-mantenedores em termos de estrutura organizacional, atividades educacionais, organização didático-pedagógica e de promoção dos meios para suporte das atividades-fim. Os primeiros cursos superiores foram pleiteados em 1970, de Pedagogia e Matemática, para a FAFI e, de Administração e Ciências Contábeis para a FACEC, sendo autorizados pelo CFE em No ano de 1973, entraram em funcionamento os cursos superiores de Comunicação Social e de Psicologia, para atendimento da demanda expressiva na época, em Belo Horizonte. Seguiram-se as autorizações dos cursos de Estudos Sociais em 1974, Ciências Econômicas em 1975 e a habilitação profissional de Formação de Psicólogos, em 1979, consolidando as áreas então em funcionamento e preenchendo as etapas propostas no plano de desenvolvimento do ICNPF. Em 1985, a instituição recebe por transferência, nos termos do Parecer n2 416/85-CFE, as habilitações em Administração Hospitalar e Comércio Exterior, e os cursos de Secretariado Executivo e Bilíngue, Turismo e Tradutor e Interprete, até então ministrados pelo Instituto Mineiro de Ciências Administrativas e Tecnológicas-IMCAT, mantido pela Organização Bandeirante de Tecnologia e Cultura. Em 1989, a instituição teve a autorização para funcionamento do curso superior de Tecnologia em Processamento de Dados e, em 1991, pela Portaria Ministerial n2 663/91, teve criadas as habilitações em História e Geografia, do seu curso de Estudos Sociais. Ao longo dessa trajetória de mais de 22 anos, a instituição foi preparando sua estrutura física, com materiais e equipamentos adequados e, sua estrutura em recursos humanos, pela contratação de profissionais habilitados para a docência e a pesquisa, suas metas primeiras.

6 Durante o processo de amadurecimento institucional, muitas realizações foram efetivadas com êxito, entre outras: - aquisição de um computador de grande porte, um IBM/3, com recursos próprios, para auxiliar nos processos de controle acadêmico, da administração escolar, no apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão; - reestruturação dos currículos plenos; - criação das coordenações dos cursos de graduação; - programas-estímulo para a capacitação docente; - realização de cursos de pos-graduação "lato sensu"; - criação do Banco do Livro; - incentivos às pesquisas na área de informática educacional; - ampliação dos recursos de apoio pedagógico e audiovisuais; - intercâmbio com outras instituições educacionais de Belo Horizonte e de outros municípios; - criação do Centro de Documento e Informação Turística, destinado a gerar o cadastro das informações e do potencial turístico da região de Belo Horizonte, para ampliação do campo de estágio dos seus alunos e para a realização de projetos de extensão e de pesquisas; - implantação do Programa de Bolsa de Emprego e Estágios Marcadológicos-PROBEM, com mais de 700 empresas cadastradas que recrutam seus estagiários na instituição; - ampliação das condições materiais do Centro de Estudos e Serviços de Psicologia Aplicada-CESPA, para incentivo às atividades de Extensão. Além disso o ICNPF desenvolve uma política de apoio aos seus funcionários através de programas de seguro em grupo, auxílio à natalidade, auxílio nupcial, auxílio-medicamento, empréstimos pessoais, gratificação natalina, bolsas de estudos, e manutenção do Clube Campestre. A experiência em Pesquisa nao tem a mesma dimensão do Ensino e da preparação de profissionais para o mercado de trabalho. As principais atividades de pesquisa se concentram e decorrem das atividades do ensino de graduação e dos cursos de pos-graduação a nível de especialização. Os projetos desenvolvidos até então são geralmente de apoio ao ensino de graduação ou de iniciação científica, para elaboração das monografias dos cursos de especialização. Os principais trabalhos podem ser relacionados, como: - projetos de iniciação científica, com participação discente, de levantamento de dados e informações voltados à saúde da comunidade, via curso de Psicologia; pesquisas vinculadas à ação pedagógica, nos vários cursos de graduação, via apoio do curso de Pedagogia; - pesquisas ligadas à demanda de planejamento, conduzidas pelo corpo docente dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas; - pesquisas de campo, direcionadas ao desenvolvimento de técnicas específicas, ligadas aos cursos de Comunicação Social e Turismo.

7 Além disso, o ICNPF tem incentivado através de programas especiais, o desenvolvimento da Produção Científica e Intelectual do seu corpo social. 0 Quadro n2 9 a seguir discrimina os quantitativos dessa Produção, que se encontra detalhada no Anexo n2 8 da Carta-Consulta. Quadro nº 9 - Produção Cientifica Docente NATUREZA DA PRODUÇÃO NÚMEROS - Teses em andamento Dissertações de Mestrado Dissertações em andamento Livros Publicados Livros traduzidos Livros em publicação Capítulos de Livros Artigos Publicados Projetos e Estudos Técnicos Mimeografias Comunicações em Congressos e Simpósios Apostilas Conferências... 5 Fonte: Coordenação Acadêmica Em resumo, pode-se afirmar que há uma experiência bastante significativa que engloba a manutenção de 3 (três) Faculdades, com 15 (quinze) cursos superiores, dos quais 13 (treze) são reconhecidos, com um alunado total de aproximadamente alunos, 342 professores e 179 funcionários técnico-administrativos. 0 desenvolvimento da instituição levou à construção e manutenção de 10 edifícios escolares, que totalizam uma área construída de ,00 m2. Os dirigentes do ICNPF são também dirigentes do Colégio Anchieta, tradicional estabelecimento de ensino de 12 e 22 graus, fundado em 1935, com aproximadamente alunos. 0 Instituto Cultural Newton Paiva Ferreira mantém os seguintes CURSOS SUPERIORES, a seguir descritos, com a finalidade de comprovar o atendimento do Artigo 52 da Resolução 03/91-CFE. NAS ÁREAS FUNDAMENTAIS: 1. Matemática- Licenciatura Plena (reconhecido); 2. Letras/Tradutor,Intérprete, bacharelado (reconhecido); 3. História- Licenciatura Plena (autorizado); 4. Geografia- Licenciatura Plena (autorizado)

8 NAS ÁREAS TÉCNICO-PROFISSIONAIS: 1. Administração (reconhecido); 2. Administração/Comércio Exterior (reconhecido); 3. Ciências Contábeis (reconhecido); 4. Ciências Econômicas (reconhecido); 5. Pedagogia (reconhecido); 6. Psicologia (reconhecido); 7. Comunicação Social (reconhecido); 8. Secretariado Executivo e Bilíngüe (reconhecido); 9. Turismo (reconhecido). 0 Quadro nº 10 traz os cursos de graduação, seus atos de autorização e reconhecimento, o numero de vagas e os turnos de funcionamento. CURSO Quadro n Cursos/Atos Legais/Vagas/Turnos de Funcionamento ATOS AUTORIZAÇÃO LEGAIS RECONHECIMENTO VAGAS TURNO -Administração D.70081/72 D.75502/ d/n -Adm.Com.Exterior D.90629/84 P.M.443/ n -Adm.Hospitalar(*) D.90629/84 P.M.442/89 -- n -Cienc.Contábeis D.70081/72 D.75496/ n -Cienc.Econômicas D.76480/75 D.82682/ n -Turismo D.74653/74 D.83075/ n -Secr. Exec.Bilíngue D.85770/81 P.M.555/ n -Pedagogia D.70122/72 D.75165/ n -Matemática D.70122/72 D.75505/ n -Psicologia-Lic/Bel. D.71470/72 D.78317/ n -Psic.Form.Psicologo D.83630/79 P.M.613/ Comun.Soc.-Rel.Publ. D.71470/74 D.77614/ d/n -Com.Soc.-Jornalismo D.71470/74 D.77614/ Letras-Trad./Interp. D.91033/85 P.M.658/ n -Geografia P.M.663/91-50 n -História P.M.663/91-50 n -Tecnol.Proc.Dados D.97428/89 P.M.127/ n TOTAL DE VAGAS Fonte: Secretaria Obs: (*) = desativado a partir de 1991, Parecer CFE-664/90.

9 Da análise dos currículos plenos dos cursos de graduação fica assegurado o Princípio da Universalidade de Campo exigido na Lei 5540/68, Artigo 11, letra "e", conforme demonstra o Quadro n2 11. Na área das Artes o ICNPF mantém ainda o Coral Newton Paiva, desde 1973 e atividades com vários grupos internos de teatro amador. Quadro n Demonstrativo da Universalidade de Campo CURSOS Á R E A S C.Mat. C.Q. CF. C.Biol. Geoc. C.Hum. Fil Let. Artes Administração X X X X Adm.Com.Exterior X X X X Cienc.Contábeis X X X X Cienc.Econômicas X X X X Turismo X X X X X Secr.Exec.Bil. X X X X X Matemática X X X X X X Psicologia X X X X X X Comunic.Social X - X X X X Trad./Intérprete X X X X Pedagogia X X X X X X História X X X X Geografia X X X X X X X Tecn.Proc.Dados X X X X X 0 alunado pode ser visualizado no Quadro n2 12, a seguir, informa também o número de concluintes no último triênio. que Quadro n Alunado e Concluintes CURSO MATRÍC/1991 CONCLUINTES 12s 29s s 22s 12s 22s 12s 22s Administração Adm.Com.Exterior Adm.Hospitalar C.Contábeis C.Econômicas Turismo Secr.Exec.Bilíngüe Pedagogia Matemática Psicologia Comunic.Social Letras-Trad/Int Geografia 13 História 46 Tecn.Proc.Dados TOTAL

10 O ensino de pós graduação está retratado no Quadro n2 13, com os respectivos cursos, época de realização e número de alunos concluintes. Quadro n Cursos de Especialização realizados CURSO INÍCIO TÉRMINO CONCLUINTES - Psicologia Geral -, Planejamento Contábil - Prát.Pedagóg.no Ensino - Economia Rural - Marketing Empresarial - Teoria Econômica Superior 01/08/79 13/07/81 13/08/83 02/04/84 05/03/90 24/04/90 27/02/ /07/ /06/ /09/ /09/ /10/90 14 TOTAL DE CONCLUINTES 175 Os recursos humanos da instituição podem ser visualizados nos Quadros abaixo - n2 14 (Corpo Docente, com a respectiva titulação) e n2 15 (Corpo Técnico-Administrativo, com o respectivo grau de instrução). Quadro n Corpo Docente - titulação TITULAÇÃO GERAL N2 Z 1 Doutorado Mestrado 47 13, 74 3 Mestrando 45 13, 16 4 Especialização , 51 TOTAL ,,0 0 Fonte: D.E./ICNPF Quadro n Corpo Técnico-Administrativo- grau de instrução QUANTIDADE % GRAU DE INSTRUÇÃO 56 31,28 12 grau incompleto 17 9,50 12 grau completo 09 5,02 22 grau incompleto 42 23,46 22 grau completo 24 13,40 Superior incompleto 25 13,99 Superior completo 06 3,35 Pós-Graduado T: ,00

11 Com relação ao relacionamento da entidade mantenedora com as unidades mantidas, segundo as informações oferecidas na Carta- Consulta, pode-se registrar que: - as 3 Faculdades são regidas por um Regimento Unificado; - as Faculdades têm autonomia em assuntos didáticos e pedagógicos, acadêmicos e administrativos peculiares de cada uma, onde o ICNPF não interfere; - as Faculdades não têm autonomia em assuntos de natureza patrimonial e econômico-financeira, de exclusividade da entidade mantenedora; - os dirigentes das unidades mantidas são nomeados pelo Presidente do ICNPF preferencialmente dentre os elementos do corpo docente das unidades mantidas, por prazo determinado, podendo ser reconduzidos. Os Chefes de Departamento são designados pelo Diretor da Faculdade, para mandatos de 2 (dois) anos, podendo ser reconduzidos PROJETO PA UNIVERSIDADE NEWTON PAIVA 3.1. CONCEPÇÃO 0 Instituto Cultural Newton Paiva Ferreira concebe a futura Universidade, como sendo uma instituição essencialmente educacional, em sentido pleno. Sua preocupação maior é a própria educação, entendida como instrumento fundamental para viabilizar "o exercício da liberdade e da solidariedade humana". Sua política educacional está baseada nos seguintes princípios: - concepção que a instituição tem de Educação; - função a ser desempenhada pela Universidade; - condições de funcionamento da entidade; - realidade do meio em que se insere. Esses princípios são explicitados às páginas 34 e 35 da Carta- Consulta, com bastante clareza e objetividade NECESSIDADE SOCIAL A Instituição justifica, da página 35 à página 46 da Carta- Consulta, a necessidade social da pretendida Universidade com a apresentação dos indicadores habituais de demografia, educacionais, sócio-culturais e econômicos, bem como da demanda social existente na sua área de influência. Assinala também as razões de ordem pedagógica, legal e sócio-cultural que levaram o ICNPF a pretender a referida Universidade.

12 3.3. OBJETIVOS A instituição define como Objetivo Geral da futura Universidade, o desenvolvimento das ciências em suas diferentes áreas, das letras e das artes, bem como a formação de profissionais de nível superior, o estímulo à pesquisa e à extensão, a preservação e a difusão de bens culturais, tudo com vistas à promoção do indivíduo e da sociedade. Como Objetivos Específicos, estabelece: - fortalecer o ensino de graduação; - estimular a investigação científica a partir dos problemas locais e da realidade do ambiente; - desenvolver a extensão como instrumento efetivo de integração institucional com a sociedade; - facilitar a difusão do conhecimento produzido e o acesso à informação científica, ao acervo bibliográfico e aos sistemas de referência; - ampliar a oferta de cursos de pos-graduação "lato sensu" e promover estudos para implantar programas de mestrado; - contribuir para a preservação e divulgação dos valores culturais de Belo Horizonte e do Estado de Minas Gerais; - intensificar o intercâmbio científico, tecnológico e cultural com instituições nacionais e estrangeiras, tendo em vista a troca de experiências e metodologias no campo educacional; - desenvolver atividades capazes de estimular o processo de conscientização sobre as questões ambientais; - favorecer o fortalecimento da sociedade, mediante o respeito aos valores ético-morais e cívicos e a preservação dos fundamentos da civilização cristã; - criar e manter programa institucional de avaliação com o objetivo de acompanhar, analisar e compreender as ações de ensino, pesquisa e extensão LINHAS BÁSICAS DE AÇÃO As páginas 48 e 49 da Carta-Consulta a Instituição estabelece as suas linhas básicas de ação no Ensino, na Pesquisa e na Extensão, partindo de uma linha diretriz essencial que é a integração ao meio e a participação de sua comunidade acadêmica. Na página 64 da Carta-Consulta a Instituição apresenta um quadro dos Cursos Existentes e dos Cursos Propostos para a futura Universidade, bem como o seu cronograma de implantação. A proposta de ação da instituição está apresentada de forma clara e objetiva e achada exeqüível INFRAESTRUTURA E RECURSOS MATERIAIS A Instituição declara na página 65 da sua Carta-Consulta que dispõe de patrimônio capaz de enfretar a responsabilidade de manutenção de uma universidade, conforme demonstrado no item sobre a sua capacidade patrimonial e econômico-financeira. Os edifícios à disposição das unidades mantidas pelo ICNPF estão distribuídos em seus 5 (cinco) campus, e são dotados de

13 instalações e equipamentos suficientes e adequados aos propósitos institucionais. 0 Quadro n2 16, traz as instalações do ICNPF, por área de utilização e em metros quadrados. Quadro n Instalações Disponíveis, por área - em m2 SERVENTIA ÁREA - m , , , , , , , , , , ,00 TOTAL ,00 Especificamente em relação aos Laboratórios, a Instituição apresentou na Carta-Consulta a relação dos mesmos, em número de 16 (dezesseis), além de mencionar que a partir de julho/92 daria início à implementação de novos Laboratórios a fim de atender à demanda de atividades teórico-práticas de seus cursos. As Bibliotecas, em número de 3 (três), abrigam um acervo de títulos e exemplares de LIVROS e 319 títulos de PERIÓDICOS. Funciona das 7:00 às 22:45 e adota o sistema de classificação decimal universal-cdu MODELO ORGANIZACIONAL DA UNIVERSIDADE A Instituição apresenta às páginas 72 a 74, o modelo organizacional proposto para a futura Universidade, resumidamente aqui transcrito. Na Administração Superior, a Universidade terá o Conselho Universitário, o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão e a Reitoria (com 2 vice-reitorias - a administrativa e a acadêmica). Na Administração Intermediária, terá o Conselho de Faculdade e a Diretoria de cada Faculdade. Na Administração Básica, terá os Departamentos e suas respectivas Chefias. Prevê, ainda, a criação de órgãos suplementares para apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão.

14 3.7. PLANEJAMENTO ECONÔMICO-FINANCEIRO A Instituição apresenta, às páginas 75 e 76 da Carta-Consulta, um Plano qüinqüenal de Receitas e Despesas para o período de 1993 a 1997, distribuído em 2 (dois) quadros - o de n2 35 que traz a Previsão das Receitas (por fonte) e o de n2 36, que traz a Previsão das Despesas, também por fonte. II - CONCLUSÕES DO RELATOR 0 Instituto Cultural Newton Paiva Ferreira: 1. apresenta regularidade quanto à situação jurídica, fiscal e parafiscal; 2. atende aos requisitos exigidos no Artigo 32 da Resolução CFE 03/91; 3. comprova a existência de patrimônio próprio e demonstra capacidade econômico-financeira adequada, apresentando índices que asseguram a viabilidade do Projeto da Universidade pretendida; 4. apresenta dados da sua região de abrangência e de influência - o DGE/13, que demonstram o atendimento satisfatório às necessidades do ensino de 12 e 22 graus e outros; 5. comprova o número mínimo exigido de cursos nas áreas fundamentais e técnico-profissionais do conhecimento, conforme exigido no Artigo 52 da Res.03/91, bem como o cumprimento do Princípio da Universalidade de Campo, disposto na letra "e" do Art. 11, da lei 5540/68; 6. apresenta o Projeto de Universidade, claro e objetivo quanto à concepção da Universidade, suas linhas básicas de ação, metas e objetivos; 7. possui condições de infraestrutura e de recursos materiais suficientes e adequados para a implantação do Projeto de Universidade; 8. apresenta um plano de expansão dos espaços físicos, com ênfase na ampliação de Laboratórios, achado exequível; 9. comprova a experiência de mais de 20 anos na manutenção de cursos de graduação, e também experiência na manutenção de cursos de pós-graduação "lato sensu" - Especialização, além de apresentar quantitativos significativos da Produção Científica e Intelectual do seu corpo docente que permitem avaliar a potencialidade para a institucionalização das atividades de pesquisa e extensão; 10. propõe um Plano de Expansão dos Cursos de Graduação para o qüinqüênio 1993/1997, com a criação de 4 novos cursos, que deverá ser melhor apreciado na fase de acompanhamento do processo de reconhecimento; 11. apresenta um modelo organizacional que está dentro das normas e da jurisprudência vigentes para as instituições universitárias; 12. apresenta Planejamento Econômico-Financeiro para o quinquênio 1993/1997, definindo os quantitativos de receitas e despesas necessários à consolidação do Projeto de Universidade proposto.

15 III - VOTO DO RELATOR 0 Relator, em função do analisado nos autos do processo, considera que a Instituição atendeu às exigências previstas na legislação vigente e vota pela acolhida da sua Carta-Consulta com vistas à criação da UNIVERSIDADE NEWTON PAIVA, pela via do reconhecimento, em Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais. Fica fixado o período de acompanhamento por um prazo mínimo de 2 (dois) anos, que pode ser alterado a critério do Relator ou por sugestão da Comissão de Acompanhamento ou da Comissão Especial de Universidades. Em tempo, registre-se que fica vedada a utilização da denominação "UNIVERSIDADE", enquanto não se fizer o devido reconhecimento como tal, por este Conselho Federal de Educação. Nos termos da legislação pertinente, a Instituição fica sujeita, durante o período de acompanhamento, ao ajustamento de seu processo às normas que vierem a ser expedidas sobre a matéria. IV - CONCLUSÃO DA COMISSÃO ESPECIAL DE UNIVERSIDADES A Comissão Especial de Universidades acompanha o voto do Relator.

16 ANEXO I QUADRO DOS BENS IMÓVEIS (N2 2)

17 RELAÇÃO DOS BENS IMÓVEIS QUADRO Nº 2 IMÓVEL/LOCALIZAÇÃO ÁREA/m2 REGISTRO 1- Terreno sem construção, no município de Contagem, Minas Gerais Livros 59-N, fls. 159-v; 2 Ofício - Contagem; Minas Gerais. 2- Lotes Nº 3,5,7 à Av. Silva 1.080,00 Matrículas 1880, 2675 e 2676, 1º Ofício, Lobo - Belo Horizonte -MG R. Imóveis, Belo Horizonte. 3 - Parte de Lote à Rua Niquelina, N , Belo Horizonte - MG 4 - Prédio na Rua Santa Catarina, N 8 746, Belo Horizonte - MG. 385,97 470,78 de área construída. 9 Matrícula , 7 Ofício R.L, Belo Horizonte. 9 Matrícula 7.693, 1 Ofício. R. Imóveis, Belo Horizonte. 5 - Prédio à Av. Silva Lobo, 6.681,84 Matrículas e 7.832, , 5.122, Nº Belo Horizonte ,2.322,2.323,131 e do.1º MG. Ofício, R.L, Belo Horizonte. 6 - Prédio à Av. Carlos Luz N 9 650, localizado em Belo Horizonte - MG. 7 - Prédio na Rua do Trevo N 9 985, em Belo Horizonte - MG. 159,83 Matrícula , 6 Ofício, R. Imóveis, de área construída. Belo Horizonte. 690,00 de área construída. 9 Matrículas , 6 Ofício, R. Imóveis, Belo Horizonte. 9

18 ANEXO II QUADROS ECONÔMICO-FINANCEIROS (Nºs 03 a 08)

19 BALANÇOS PATRIMONIAIS DO TRIÊNIO Em CR$ 1.000,00 QUADRO Nº 3 ESPECIFICAÇÃO ATIVO CIRCULANTE Disponível Realizável a curto prazo Despesas do Exerc. Seguinte PERMANENTE Investimentos Imobilizado (-) Depreciações Acumuladas (7) TOTAL PASSIVO CIRCULANTE PATRIMÔNIO LÍQUIDO TOTAL

20 SÚMULA DAS RECEITAS E DESPESAS ORÇAMENTÁRIAS NO TRIÊNIO Valores reais em Cr$ 1.000,00 QUADRO Nº 4 ESPECIFICAÇÃO/ANO RECEITAS Operacionais Receitas de ensino Abatimentos sobre receitas Subvenções Outras Receitas Receitas Financeiras Não Operacionais Alienação de Bens Déficit TOTAL DESPESAS 2.1 Operacionais Corpo Docente Corpo Técnico-Administrativo Terceiros Tributárias Administrativas Financeiras 2.2 Não Operacionais Alienação de Bens (Custos) Correção Monetária do Balanço Superávit TOTAL FONTE: CONTABILIDADE

21 DEMONSTRATIVO DE RECEITA NOS SEUS DISTINTOS COMPONENTES, TRIÊNIO 1989/1991 QUADRO Nº 5 Valores reais e percentuais (em Cr$ 1.000,00) ESPECIFICAÇÃO/ANO ABSOLUTO % ABSOLUTO % REAL % 1. RECEITAS 1.1 Operacionais Receitas de ensino Abatimentos sobre Receitas Subvenções Outras Receitas Receitas Financeiras 1.2 Não Operacionais. Alienação de Bens DÉFICIT TOTAL FONTE: CONTABILIDADE

22 QUADRO Nº 6 DEMONSTRATIVO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA, NO TRIÊNIO 1989/1991 Valores reais e percentuais (em Cr$ 1.000,00) ESPECIFICAÇÃO/ANO REAL % REAL % REAL % 2. DESPESAS 2.1 Despesas Operacionais Corpo Docente Corpo Técnico Administrativo Terceiros Tributárias Administrativas Financeiras 2.2 Despesas não Operacionais. Custo de Alienação de Bens Correção Monetária do Balanço SUPERÁVIT TOTAL FONTE: CONTABILIDADE

23 DEMONOSTRATIVO DE INVESTIMENTOS EM BENS DE CAPITAL NO TRIÊNIO QUADRO Nº 7 Em CR$ 1.000,00 NATUREZA/ANO Imóveis Prédios (obras andamento) 40,59 casa ,00' 2- Móveis - Máquinas - Utensílios 121, , , Equipamentos Esportivos - 30, Equipamentos Laboratórios 3, , , Instalações 27,97 67, , Biblioteca 40, , , Veículos 49, , ,70 Fonte: Contabilidade EVOLUÇÃO ESTRUTURA ECONÔMICA - TRIÊNIO EM CR$ QUADRO Nº 8 ESPECIFICAÇÃO ANOS 1989 % 1990 % 1991 % ATIVO FIXO PERMANENTE ATIVO CIRCULANTE TOTAL ATIVO PATRIMÔNIO LÍQUIDO PASSIVO REAL TOTAL DO PASSIVO FONTE: CONTABILIDADE

24 FACULDADES INTEGRADAS NEWTON PAIVA TABELA I - DEMONSTRATIVO DO ACERVO BIBLIOGRÁFICO POR ASSUNTO CÓDIGO C. D.U. ESPECIFICAÇÃO DOS ASUNTOS TITULOS VOLUMES 0 Generalidades Filosofia Religião.Teologia Ciências Sociais Ciências Puras Ciências Aplic.Medicina.Tecnologia B.Artes.Divertimentos.Desportos Linguística.Filologia Geografia.Biografia.História R Referência TOTAL FONTE: BIBLIOTECA CENTRAL OBS;Já em 1993 foram adquiridos mais títulos que se encontram em fase de tratamento para Inclusão no Acervo. TABELA II - MOVIMENTAÇÃO/CONSULTAS Ã BIBLIOTECA TIPO FEV. MAR. ABR. MÁI. JUN. JUL. TOT.PARCIAL(1) Consultas Empréstimos AGO. SET. OUT. NOV. DEZ. TOT.PARCIAL(2) TOTAL Consultas Empréstimos FONTE: BIBLIOTECA CENTRAL

25 FACULDADES INTEGRADAS NEWTON PAIVA v TABELA I - DEMONSTRATIVO DO ACERVO BIBLIOGRÁFICO POR ASSUNTO CÓDIGO C.D.U. ESPECIFICAÇÃO DOS ASUNTOS TITULOS VOLUMES 0 Generalidades Filosofia Religião.Teologia Ciências Sociais Ciências Puras Ciências Aplic.Medicina.Tecnologia B.Artes.Divertimentos.Desportos Linguística.Filologia Geografia.Biografia.História R Referência TOTAL FONTE: BIBLIOTECA CENTRAL OBS:Já em 1993 foram adquiridos mais títulos que se encontram em fase de tratamento para Inclusão no Acervo. TABELA II - MOVIMENTAÇÃO/CONSULTAS A BIBLIOTECA TIPO FEV. MAR. ABR. MÁI. JUN. JUL. TOT.PARCIAL(1) Consultas Empréstimos AGO. SET. OUT. NOV. DEZ. TOT.PARCIAL(2) TOTAL Consultas Empréstimos FONTE: BIBLIOTECA CENTRAL

FEDERAÇÃO DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS DO CONTESTADO - FENIC

FEDERAÇÃO DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS DO CONTESTADO - FENIC INTERESSADO/MANTENEDORA FEDERAÇÃO DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS DO CONTESTADO - FENIC ASSUNTO: UF SC AUTORIZAÇÃO (PROJETO) PARA FUNCIONAMENTO DO CURSO DE HISTÓRIA, A SER MINISTRADO PELA UNIÃO DOS CENTROS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 05/12/2008 (*) Portaria/MEC nº 1.476, publicada no Diário Oficial da União de 05/12/2008 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS. CONSELHO SUPERIOR Avenida Professor Mário Werneck, nº. 2590,

Leia mais

ESTATUTO Modelo de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE E FINS

ESTATUTO Modelo de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE E FINS LEGENDA Texto em NEGRITO: Claúsulas que devem necessariamente constar do Estatuto, por força da Lei nº 9.790/99. Texto em Itálico: observações pertinentes ESTATUTO Modelo de Organização da Sociedade Civil

Leia mais

PROCESSO Nº 31/2013 PARECER CEE/PE Nº 49/2013-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 13/05/2013 I - RELATÓRIO:

PROCESSO Nº 31/2013 PARECER CEE/PE Nº 49/2013-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 13/05/2013 I - RELATÓRIO: INTERESSADA: AUTARQUIA EDUCACIONAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO AEVSF /FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA FACAPE ASSUNTO: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DO CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO EM SISTEMAS

Leia mais

SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS RESOLUÇÃO Nº 1/2008

SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS RESOLUÇÃO Nº 1/2008 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS Campus Universitário Viçosa, MG 36570-000 Telefone: (31) 3899-2127 - Fax: (31) 3899-1229 - E-mail: soc@ufv.br RESOLUÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. INTERESSADA: União de Faculdades de Alagoas Ltda./Faculdade Figueiredo UF: AL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. INTERESSADA: União de Faculdades de Alagoas Ltda./Faculdade Figueiredo UF: AL PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 9/7/2008, Seção 1, Pág. 23. Portaria n 937, publicada no D.O.U. de 20/11/2008, Seção 1, Pág. 26. Portaria n 938, publicada no D.O.U. de 20/11/2008,

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL SEMINÁRIO PAULOPOLITANO

INSTITUTO EDUCACIONAL SEMINÁRIO PAULOPOLITANO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UF INSTITUTO EDUCACIONAL SEMINÁRIO PAULOPOLITANO SP ASSUNTO: Autorização para funcionamento dos cursos de Ciências da Computação

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA RN Nº 67, DE 4 DE FEVEREIRO DE 2004 TÍTULO I DA ACEITAÇÃO DE ATIVOS COMO GARANTIDORES DAS PROVISÕES TÉCNICAS

RESOLUÇÃO NORMATIVA RN Nº 67, DE 4 DE FEVEREIRO DE 2004 TÍTULO I DA ACEITAÇÃO DE ATIVOS COMO GARANTIDORES DAS PROVISÕES TÉCNICAS RESOLUÇÃO NORMATIVA RN Nº 67, DE 4 DE FEVEREIRO DE 2004 (REVOGADA PELA RN Nº 159, DE 03/06/2007) Dispõe sobre a diversificação dos ativos das Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde para aceitação

Leia mais

PARECER CEE/PE Nº 07/2007-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 05/01/2007 I RELATÓRIO:

PARECER CEE/PE Nº 07/2007-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 05/01/2007 I RELATÓRIO: INTERESSADA: AUTARQUIA DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE AESA ASSUNTO: RECONHECIMENTO DO CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM RELATOR: CONSELHEIRO ARNALDO CARLOS DE MENDONÇA PROCESSO Nº 153/2006 Homologado

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UNIÃO NORTE DO PARANÁ DE ENSINO UF PR RECONHECIMENTO DO CURSO DE DANÇA, MINISTRADO PELAS FACULDADES INTEGRADAS NORTE DO PARANÁ,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUTO METODISTA DE ENSINO SUPERIOR FEDERAÇÃO DE ESCOLAS SUPERIORES DO ABC ASSUNTO Alteração do Plano de Expansão

Leia mais

Prefeitura Municipal de Votorantim

Prefeitura Municipal de Votorantim PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N.º 013/2016 PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N.º 006/2016 Dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2017 e dá outras providências. ERINALDO ALVES DA SILVA, PREFEITO

Leia mais

Processo de Seleção de Tutores para o Curso de Licenciatura em Filosofia, na modalidade a distância

Processo de Seleção de Tutores para o Curso de Licenciatura em Filosofia, na modalidade a distância MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DECRETO 5.800/2006 Res. 012/2008 CONSU Resolução CD/FNDE Nº 26/2009

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL E CULTURAL DE ARAGUARI

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL E CULTURAL DE ARAGUARI FUNDAÇÃO EDUCACIONAL E CULTURAL DE ARAGUARI Reconhecimento do Curso de Estudos Sociais - Licenciatura curta e das habilitações Supervisão Escolar de 1 e 2 Graus e Orientação Educacional do Curso de Pedagogia.

Leia mais

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: Instituto Educacional do Estado de São Paulo - IESP UF: RS ASSUNTO: Recredenciamento da Faculdade do Guarujá, com

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria de Acompanhamento Econômico

MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria de Acompanhamento Econômico MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria de Acompanhamento Econômico Parecer n o 06216/2009/RJ COGAP/SEAE/MF Em 16 de abril de 2009. Referência: Processo n.º 18101.000179/2009-79. Assunto: Distribuição Gratuita

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 16/10/2009, Seção 1, Pág. 16. Portaria n 983, publicada no D.O.U. de 16/10/2009, Seção 1, Pág. 16. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

Autorização (Projeto) dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional a serem ministrados pela Faculdade de Educação Física do Clube Náutico Mogiano

Autorização (Projeto) dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional a serem ministrados pela Faculdade de Educação Física do Clube Náutico Mogiano CLUBE NÁUTICO MOGIANO Autorização (Projeto) dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional a serem ministrados pela Faculdade de Educação Física do Clube Náutico Mogiano JÜLIO G. C. MOREJÕN 0 Clube Náutico

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 6/5/2016, Seção 1, Pág. 28. Portaria n 4, publicada no D.O.U. de 6/5/2016, Seção 1, Pág. 2. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Leia mais

Termo de Adesão. 1 Dados cadastrais da Instituição de Educação Superior IES. 2 Dados cadastrais da Unidade Administrativa / Local de Oferta

Termo de Adesão. 1 Dados cadastrais da Instituição de Educação Superior IES. 2 Dados cadastrais da Unidade Administrativa / Local de Oferta Termo de Adesão 1 Dados cadastrais da Instituição de Educação Superior IES 1.1 Informações da IES 1.1.1 IES: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE 1.1.2 Sigla: FURG 1.1.3 Código: 12 1.1.4 CNPJ: 94.877.586/0001

Leia mais

I RELATÓRIO: II ANÁLISE:

I RELATÓRIO: II ANÁLISE: INTERESSADA: AUTARQUIA EDUCACIONAL DO VALE DO SÃO FRANSCISCO AEVSF ASSUNTO: RECONHECIMENTO DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA - FACAPE RELATOR:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COLEGIADO: CES

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COLEGIADO: CES PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 8/12/2014, Seção 1, Pág. 11. Portaria n 1.020, publicada no D.O.U. de 8/12/2014, Seção 1, Pág. 9. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 15/7/2015, Seção 1, Pág. 9. Portaria n 724, publicada no D.O.U. de 15/7/2015, Seção 1, Pág. 8. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE

Leia mais

I. mínimo de 3 (três) anos para o mestrado; II. mínimo de 4 (quatro) anos para doutorado

I. mínimo de 3 (três) anos para o mestrado; II. mínimo de 4 (quatro) anos para doutorado MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS CÂMPUS JATAÍ EDITAL Nº 003/2015/IFG-CÂMPUS JATAÍ SELEÇÃO DE SERVIDORES

Leia mais

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADA: Sociedade Nacional de Agricultura SNA UF: RJ ASSUNTO: Recurso contra a decisão da Secretaria de Regulação e Supervisão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS DA ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS DA ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 15/98 EMENTA: Revoga a Resolução Nº 71/89 deste Conselho e estabelece normas sobre afastamento para Pós-Graduação no Brasil e no Exterior dos servidores da UFRPE. O Presidente do Conselho

Leia mais

Regulamento do Núcleo de Apoio à Pesquisa do Curso de Medicina da UNIFENAS-BH

Regulamento do Núcleo de Apoio à Pesquisa do Curso de Medicina da UNIFENAS-BH Regulamento do Núcleo de Apoio à Pesquisa do Curso de Medicina da UNIFENAS-BH CAPÍTULO I DA CONSTITUIÇÃO Art. 1º O Núcleo de Apoio à Pesquisa do Curso de Medicina da UNIFENAS-BH (NAPMED-BH) foi criado

Leia mais

MINUTA DE RESOLUÇÃO DE ACOMPANHAMENTO E REGISTRO DAS ATIVIDADES DOCENTES NA UFRPE

MINUTA DE RESOLUÇÃO DE ACOMPANHAMENTO E REGISTRO DAS ATIVIDADES DOCENTES NA UFRPE 1 MINUTA DE RESOLUÇÃO DE ACOMPANHAMENTO E REGISTRO DAS ATIVIDADES DOCENTES NA UFRPE CONSIDERANDO a necessidade de aperfeiçoar o acompamhamento e registro das atividades desenvolvidas pelo corpo docente

Leia mais

PROCESSO Nº 152/2012 PARECER CEE/PE Nº 18/2013-CEB APROVADO PELO PLENÁRIO EM 11/03/2013 I RELATÓRIO:

PROCESSO Nº 152/2012 PARECER CEE/PE Nº 18/2013-CEB APROVADO PELO PLENÁRIO EM 11/03/2013 I RELATÓRIO: INTERESSADO: ASSUNTO: RELATORA: PROCESSO Nº 152/2012 CEPEP - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO RECIFE/PE CREDENCIAMENTO DA INSTITUIÇÃO PARA A OFERTA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA

Leia mais

por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, ou outro documento com mesmo valor legal; 3 (três) anos, no mínimo, de experiência

por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, ou outro documento com mesmo valor legal; 3 (três) anos, no mínimo, de experiência AGÊNCIA DE PROMOÇÃO DE EXPORTAÇÕES DO BRASIL - APEX-BRASIL EDITAL No- 1, DE 31 DE AGOSTO DE 2006 PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS E FORMAÇÃO DE CADASTRORESERVA EM EMPREGOS DE NÍVEL SUPERIOR

Leia mais

05/2016 775707/2012 - MTE/SENAES CAMP

05/2016 775707/2012 - MTE/SENAES CAMP Cotação Prévia de Preço Nº. 05/2016 Convênio Nº 775707/2012 - MTE/SENAES CAMP Projeto: Centro de Formação e Apoio à Assessoria Técnica em Economia Solidária CFES Regional Sul. Critério: Menor Preço e Melhor

Leia mais

FUNEPU Demonstrações Contábeis 2009. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS em 31 de dezembro de 2009 acompanhadas do Parecer dos Auditores Independentes

FUNEPU Demonstrações Contábeis 2009. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS em 31 de dezembro de 2009 acompanhadas do Parecer dos Auditores Independentes DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS em 31 de dezembro de 2009 acompanhadas do Parecer dos Auditores Independentes 1 FUNDAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA DE UBERABA - FUNEPU CNPJ 20.054.326/0001-09 BALANÇO PATRIMONIAL PARA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 5/6/2009, Seção 1, Pág. 92. Portaria n 507, publicada no D.O.U. de 5/6/2009, Seção 1, Pág. 92. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE

Leia mais

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 02, DE 26 DE JANEIRO DE 2012.

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 02, DE 26 DE JANEIRO DE 2012. AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC A Diretora de Desenvolvimento do Ensino, no exercício da Direção Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus Timon, no uso de

Leia mais

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COLEGIADO: CES

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COLEGIADO: CES AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADA: Associação Península Norte de Educação Ciência e Cultura UF: DF ASSUNTO: Recurso contra a decisão da Secretaria

Leia mais

TURNOS. HUS35 Pedagogia - Licenciatura * Noturno 6 16 III 6 10 HUS16 Serviço Social - Bacharelado * Noturno 8 26 II 8 14 Sub-Total

TURNOS. HUS35 Pedagogia - Licenciatura * Noturno 6 16 III 6 10 HUS16 Serviço Social - Bacharelado * Noturno 8 26 II 8 14 Sub-Total ANEXO I RELAÇÃO DE CURSOS - CÓDIGOS, TURNOS, DURAÇÃO, TOTAL DE VAGAS PARA BOLSA 50% PROUNISA, LOCAIS DE FUNCIONAMENTO E PRAZO DE - OFERECIDOS NO PROCESSO SELETIVO PROUNISA 2012 - TURMAS DE JANEIRO. CURSOS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE EDUCAÇÃO SP ASSUNTO; Autorização (Projeto) para funcionamento do Curso de Comunicação Social, habilitação

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE TRANSPORTES

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE TRANSPORTES NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE TRANSPORTES I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) Engenharia de Transportes da Escola Politécnica

Leia mais

Autorização para funcionamento (Carta-Consulta) cursos de Turismo.

Autorização para funcionamento (Carta-Consulta) cursos de Turismo. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO SOCIEDADE EDUCACIONAL DE MANAUS e outros UF Autorização para funcionamento (CartaConsulta) cursos de Turismo. RELATOR: SR.CONS. SYDNEI LIMA SANTOS PARECER

Leia mais

Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação Superior - SESu Sistema de Seleção Unificada - Sisu Termo de Adesão - 1ª edição de 2015

Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação Superior - SESu Sistema de Seleção Unificada - Sisu Termo de Adesão - 1ª edição de 2015 Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação Superior - SESu Sistema de Seleção Unificada - Sisu Termo de Adesão - 1ª edição de 2015 1 - Dados cadastrais da Instituição de Educação Superior - IES

Leia mais

Ministério da Educação

Ministério da Educação Página 1 de 10 Marcelo Franca Alves De: "BDE online" Para: Enviada em: sábado, 14 de maio de 2005 01:14 Assunto: BDE on-line - Nº 696-13.05.2005 Nº 696

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÀO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÀO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÀO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UF Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá. RJ ASSUNTO Reconhecimento do curso de Secretário Executivo Bilíngüe,

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. O projeto deverá seguir os critérios do projeto básico estabelecido pela Comissão Especial de Obras do CAU/AL (arquivo básico).

TERMO DE REFERÊNCIA. O projeto deverá seguir os critérios do projeto básico estabelecido pela Comissão Especial de Obras do CAU/AL (arquivo básico). 1. OBJETO E JUSTIFICATIVA. TERMO DE REFERÊNCIA Este termo de referência visa estabelecer os critérios mínimos para contratação de profissional e/ou empresa especializada e habilitada para apresentação

Leia mais

Institui, na forma do art. 43 da Constituição Federal, a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia SUDAM, estabelece a sua composição, natureza

Institui, na forma do art. 43 da Constituição Federal, a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia SUDAM, estabelece a sua composição, natureza Institui, na forma do art. 43 da Constituição Federal, a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia SUDAM, estabelece a sua composição, natureza jurídica, objetivos, área de competência e instrumentos

Leia mais

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO. Campus Vila Maria

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO. Campus Vila Maria UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO EDITAL DE 25 DE AGOSTO DE 2015 PROCESSO SELETIVO O Profº Eduardo Storopoli, Reitor da Universidade Nove de Julho UNINOVE, no uso de suas atribuições legais e de acordo com a

Leia mais

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COLEGIADO: CES

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COLEGIADO: CES AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADA: VSTP Educação Ltda. UF: MG ASSUNTO: Credenciamento da Faculdade de Informática e Administração Paulista, com sede

Leia mais

O Calendário do curso estará sujeito a sofrer alteração no decorrer do mesmo.

O Calendário do curso estará sujeito a sofrer alteração no decorrer do mesmo. TERMO DE CONTRATAÇÃO E MATRÍCULA CURSO DE GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA-SOCESC, pessoa jurídica de direito privado, com sede na Rua Albano Schmidt nº 3333, Bairro

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSUNI Nº 28/2014

RESOLUÇÃO CONSUNI Nº 28/2014 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO CONSUNI Nº 28/2014 Cria o Laboratório de Análises Clínicas e Ensino em Saúde, Órgão Complementar do Instituto de Ciências Biológicas, e aprova

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA Nº 007/2010, de 19 de agosto de 2010.

RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA Nº 007/2010, de 19 de agosto de 2010. CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA Nº 007/2010, de 19 de agosto de 2010. Cria o Núcleo de Educação à Distância na estrutura organizacional da Pró- Reitoria de Graduação da

Leia mais

CÂMARA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EFLCH - UNIFESP REGULAMENTO

CÂMARA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EFLCH - UNIFESP REGULAMENTO Regulamento aprovado pelo Conselho de Pós- Graduação e Pesquisa da UNIFESP (24 de junho de 2015) e pela Congregação da EFLCH (06 de agosto de 2015). CÂMARA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EFLCH - UNIFESP REGULAMENTO

Leia mais

EXTRATO DO EDITAL Nº 40/2012-UEPA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE PROFESSORES FORMADORES PARA O PARFOR-UEPA

EXTRATO DO EDITAL Nº 40/2012-UEPA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE PROFESSORES FORMADORES PARA O PARFOR-UEPA EXTRATO DO A Mag. Reitora da Universidade do Estado do Pará, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna pública as normas do processo seletivo simplificado para Professores Formadores para

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 FONE: 255.20.44 - CEP: 01045-903 FAX Nº 231-1518

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 FONE: 255.20.44 - CEP: 01045-903 FAX Nº 231-1518 CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 FONE: 255.20.44 - CEP: 01045-903 FAX Nº 231-1518 PROCESSO CEE Nº: 815/93 INTERESSADO : Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI ASSUNTO :

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR ASSUNTO Autorização (projeto) para funcionamento do curso de Turismo, a ser ministrado

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 26/5/2011, Seção 1, Pág. 21. Portaria n 666, publicada no D.O.U. de 26/5/2011, Seção 1, Pág. 18. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO ACADÊMICO DE PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 03/2014

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO ACADÊMICO DE PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 03/2014 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO ACADÊMICO DE PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 03/2014 Aprova as Normas Complementares para Cursos de Pós-Graduação

Leia mais

RESOLUÇÃO N 06/2015/CONSUP/IFAP, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2015.

RESOLUÇÃO N 06/2015/CONSUP/IFAP, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2015. RESOLUÇÃO N 06/2015/CONSUP/IFAP, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2015. Aprova o PROGRAMA DE BOLSA-AUXÍLIO À PÓS- GRADUAÇÃO AOS SERVIDORES do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá IFAP. O PRESIDENTE

Leia mais

PREFÁCIO DO CONTEXTO OPERACIONAL

PREFÁCIO DO CONTEXTO OPERACIONAL PREFÁCIO Nos termos do artigo 74 da Constituição Federal de 1988, combinado com o artigo 59 da Lei Complementar nº 101 de 2000; Lei Orgânica do Município de Uberaba (MG); Lei Complementar nº 102 de 17

Leia mais

ANEXO II CARTA SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO

ANEXO II CARTA SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO ANEXO II CARTA SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO Ao Diretor-Geral do SENADO FEDERAL A empresa (nome / razão social), CNPJ nº, com logradouro à (endereço completo), fones de contato nºs /, por intermédio de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS EDITAL DE SELEÇÃO Nº 39/2016 PROFESSOR SUBSTITUTO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS EDITAL DE SELEÇÃO Nº 39/2016 PROFESSOR SUBSTITUTO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS Campus Universitário - Viçosa, MG - 36570-000 - Telefone: (31) 3899-2127 - Fax: (31) 3899-1229 - E-mail: soc@ufv.br

Leia mais

EDITAL N 42, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2012.

EDITAL N 42, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2012. PRÓ-REITORIA REITORIA DE EXTENSÃO E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS O Diretor Geral Pro Tempore do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus CAXIAS, no uso de suas atribuições, torna

Leia mais

Governo do Estado de Pernambuco Secretaria de Educação Conselho Estadual de Educação

Governo do Estado de Pernambuco Secretaria de Educação Conselho Estadual de Educação Governo do Estado de Pernambuco Secretaria de Educação Conselho Estadual de Educação INTERESSADA: AUTARQUIA MUNICIPAL DO ENSINO SUPERIOR DE GOIANA AMESG/ FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PROFESSOR DIRSON

Leia mais

SOCIEDADE EDUCACIONAL DO ESPÍRITO SANTO

SOCIEDADE EDUCACIONAL DO ESPÍRITO SANTO MINISTÉRIO DA EDUCACÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCACÃO INTERESSADO/MANTENEDORA SOCIEDADE EDUCACIONAL DO ESPÍRITO SANTO UF ES ASSUNTO: Autorização (projeto) do curso de Turismo a ser ministrado pelo Centro

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROEX EDITAL Nº. 08/2016-PROEX/IFRN

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROEX EDITAL Nº. 08/2016-PROEX/IFRN 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROEX EDITAL Nº. 08/2016-PROEX/IFRN SELEÇÃO PÚBLICA PARA APOIO A CRIAÇÃO DE 04 (QUATRO) NÚCLEOS DE

Leia mais

Polos (locais) de referência dos cursos: Unidade Buritis e Unidade Carlos Luz, 800.

Polos (locais) de referência dos cursos: Unidade Buritis e Unidade Carlos Luz, 800. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PERMANENTE DO ANO DE 2016 E MATRÍCULA DOS CANDIDATOS NELE CLASSIFICADOS PARA OS CURSOS DE BACHARELADO, LICENCIATURA E DE TECNOLOGIA A DISTÂNCIA De ordem do Sr. João Paulo Barros

Leia mais

PROCESSO N.º 679/04 PROTOCOLO N.º 5.657.507-3/04 PARECER N.º 674/04 APROVADO EM 08/12/2004 INTERESSADA: FACULDADE DA CIDADE DE UNIÃO DA VITÓRIA FACE

PROCESSO N.º 679/04 PROTOCOLO N.º 5.657.507-3/04 PARECER N.º 674/04 APROVADO EM 08/12/2004 INTERESSADA: FACULDADE DA CIDADE DE UNIÃO DA VITÓRIA FACE PROTOCOLO N.º 5.657.507-3/04 PARECER N.º 674/04 APROVADO EM 08/12/2004 CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR INTERESSADA: FACULDADE DA CIDADE DE UNIÃO DA VITÓRIA FACE MUNICÍPIO: UNIÃO DA VITÓRIA ASSUNTO: Adequação

Leia mais

EDITAL nº 17/2016 PRÊMIO CAPES DE TESE - EDIÇÃO 2016 TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

EDITAL nº 17/2016 PRÊMIO CAPES DE TESE - EDIÇÃO 2016 TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS EDITAL nº 17/2016 PRÊMIO CAPES DE TESE - EDIÇÃO 2016 A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Capes, instituída como Fundação Pública, criada pela Lei nº. 8.405, de 09 de janeiro de

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL Nº 004/2016

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL Nº 004/2016 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL Nº 004/2016 O Reitor da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB, no uso de suas

Leia mais

I RELATÓRIO: 3865/2015, de 02/10/2015 PARECER CEE/PE Nº 103/2015-CEB APROVADO PELO PLENÁRIO EM 14/09/2015

I RELATÓRIO: 3865/2015, de 02/10/2015 PARECER CEE/PE Nº 103/2015-CEB APROVADO PELO PLENÁRIO EM 14/09/2015 INTERESSADO: CEPEM-CENTRO DE ENSINO E PESQUISA EM EMERGÊNCIAS MÉDICAS-SERRA TALHADA/PE ASSUNTO: CREDENCIAMENTO DA INSTITUIÇÃO PARA A OFERTA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO E AUTORIZAÇÃO

Leia mais

EDITAL POSGRAP/UFS N 07/2015 RECONHECIMENTO DE DIPLOMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EXPEDIDOS POR INSTITUIÇÕES ESTRANGEIRAS

EDITAL POSGRAP/UFS N 07/2015 RECONHECIMENTO DE DIPLOMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EXPEDIDOS POR INSTITUIÇÕES ESTRANGEIRAS EDITAL POSGRAP/UFS N 07/2015 RECONHECIMENTO DE DIPLOMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EXPEDIDOS POR INSTITUIÇÕES ESTRANGEIRAS A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, no uso de suas atribuições e considerando a

Leia mais

CONCORRÊNCIA N 2014/0111L (7421) CENTRO DE APOIO AOS NEGOCIOS E OPERAÇÕES DE LOGISTICA SÃO PAULO (SP) Errata n 2

CONCORRÊNCIA N 2014/0111L (7421) CENTRO DE APOIO AOS NEGOCIOS E OPERAÇÕES DE LOGISTICA SÃO PAULO (SP) Errata n 2 CONCORRÊNCIA N 2014/0111L (7421) CENTRO DE APOIO AOS NEGOCIOS E OPERAÇÕES DE LOGISTICA SÃO PAULO (SP) Errata n 2 Comunicamos que os itens abaixo foram alterados: Item 5. HABILITAÇÃO, páginas 4, 5, 6 e

Leia mais

SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS RESOLUÇÃO Nº 05/2012

SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS RESOLUÇÃO Nº 05/2012 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS Campus Universitário Viçosa, MG 36570-000 Telefone: (31) 3899-2127 - Fax: (31) 3899-1229 - E-mail: soc@ufv.br RESOLUÇÃO

Leia mais

EDITAL DE INGRESSO N 09/ DEING/2016/2

EDITAL DE INGRESSO N 09/ DEING/2016/2 EDITAL DE INGRESSO N 09/ DEING/2016/2 Retificado em 31/05/2016, item 3.6 e cronograma A Reitora do Instituto Federal de Santa Catarina torna pública a abertura de inscrições, no período de 18 de abril

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 9/2/2012, Seção 1, Pág. 10. Portaria n 106, publicada no D.O.U. de 9/2/2012, Seção 1, Pág. 10. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Curitiba COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO REGULAMENTO INTERNO -

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Curitiba COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO REGULAMENTO INTERNO - Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Curitiba COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO REGULAMENTO INTERNO - CAPÍTULO I Da Natureza, das Finalidades e dos Objetivos Art.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 3000. I - Até 49% (quarenta e nove por cento) em:

RESOLUÇÃO Nº 3000. I - Até 49% (quarenta e nove por cento) em: RESOLUÇÃO Nº 3000 Altera dispositivos do Regulamento anexo à Resolução 2.967, de 2002, que dispõe sobre a aplicação dos recursos das reservas, das provisões e dos fundos das sociedades seguradoras, das

Leia mais

GOVERNANÇA E AS MUDANÇAS NA LEI 13.019/14 JOSÉ ALBERTO TOZZI

GOVERNANÇA E AS MUDANÇAS NA LEI 13.019/14 JOSÉ ALBERTO TOZZI GOVERNANÇA E AS MUDANÇAS NA LEI 13.019/14 JOSÉ ALBERTO TOZZI Empresa especializada na prestação de serviços ao Terceiro Setor Consultoria Auditoria Cursos Presenciais e à Banco de Dados sobre o Terceiro

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS CNPJ: 46.068.425/0001-33

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS CNPJ: 46.068.425/0001-33 NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE 31/12/2014 As Notas Explicativas apresentadas foram elaboradas com o objetivo de apresentar informações relevantes, evidenciando de forma analítica a situação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UNIÃO SOCIAL CAMILIANA ASSUNTO / UF SP AUTORIZAÇÃO (PROJETO) PARA FUNCIONAMENTO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - HABILITAÇÕES

Leia mais

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO E RATIFICAÇÃO ANUAL E GLOBAL DOS ADMINISTRADORES DA COMPANHIA PARA O EXERCÍCIO DE 2013.

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO E RATIFICAÇÃO ANUAL E GLOBAL DOS ADMINISTRADORES DA COMPANHIA PARA O EXERCÍCIO DE 2013. PROPOSTA DE ALTERAÇÃO E RATIFICAÇÃO ANUAL E GLOBAL DOS ADMINISTRADORES DA COMPANHIA PARA O EXERCÍCIO DE 2013. Tendo em vista as substanciais transformações ocorridas na realidade empresarial da Companhia

Leia mais

Imprensa Oficial. da Estância de Atibaia. Quarta-feira, 26 de outubro de nº Ano XX - Caderno B esta edição tem 36 páginas

Imprensa Oficial. da Estância de Atibaia. Quarta-feira, 26 de outubro de nº Ano XX - Caderno B esta edição tem 36 páginas Imprensa Oficial da Estância de Atibaia esta edição tem 36 páginas Poder Executivo 2 Poder Executivo 3 ARMANDO GABRIEL CONTABIL Poder Executivo DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE) 4 Livro...:

Leia mais

REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES DO INSTITUTO ODEON CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES DO INSTITUTO ODEON CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES DO INSTITUTO ODEON CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - Este Regulamento tem por objetivo definir os critérios e as condições a serem observados pelo INSTITUTO

Leia mais

LAUDO DE AVALIAÇÃO DO ACERVO LÍQUIDO DA CRUZ ALTA PARTICIPAÇÕES LTDA. A SER INCORPORADO PELA AÇÚCAR GUARANI S.A. BALANÇO BASE: 31 DE JANEIRO DE 2008

LAUDO DE AVALIAÇÃO DO ACERVO LÍQUIDO DA CRUZ ALTA PARTICIPAÇÕES LTDA. A SER INCORPORADO PELA AÇÚCAR GUARANI S.A. BALANÇO BASE: 31 DE JANEIRO DE 2008 LAUDO DE AVALIAÇÃO DO ACERVO LÍQUIDO DA CRUZ ALTA PARTICIPAÇÕES LTDA. A SER INCORPORADO PELA AÇÚCAR GUARANI S.A. BALANÇO BASE: 31 DE JANEIRO DE 2008 DADOS DA EMPRESA AVALIADORA 1. AMKS CONTADORES E CONSULTORES

Leia mais

PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO

PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO PRESTAÇÃO ANUAL DE CONTAS Processo TCM nº 07970-14 Exercício Financeiro de 2013 Prefeitura Municipal de POÇÕES Gestor: Otto Wagner de Magalhães Relator Cons. Paolo Marconi PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO O Parecer

Leia mais

DISCIPLINA: CONTABILIDADE GERAL PROF. BENADILSON

DISCIPLINA: CONTABILIDADE GERAL PROF. BENADILSON RESOLVA AS QUESTÕES DISCIPLINA: CONTABILIDADE GERAL PROF. BENADILSON 1) Qual o conceito de Contabilidade? 2) Cite três usuários da Contabilidade. 3) Para quem é mantida a Contabilidade? 4) Qual a diferença

Leia mais

SELEÇÃO PÚBLICA DE PESSOAL DOCENTE EDITAL N 04/2016

SELEÇÃO PÚBLICA DE PESSOAL DOCENTE EDITAL N 04/2016 SELEÇÃO PÚBLICA DE PESSOAL DOCENTE EDITAL N 04/2016 O Centro Universitário de Goiás Uni-ANHANGUERA faz saber a todos os interessados que encontram-se abertas no período de 20/05 a 10/06 as inscrições para

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 22/03/2006. Portaria MEC nº 734, publicada no Diário Oficial da União de 22/03/2006. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO

Leia mais

ASSOCIAÇÃO CAPIXABA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

ASSOCIAÇÃO CAPIXABA DE EDUCAÇÃO E CULTURA ASSOCIAÇÃO CAPIXABA DE EDUCAÇÃO E CULTURA Autorização(execução de Projeto) para funcionamento do Cur so de Ciências Contábeis a ser ministrado pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de Linhares.

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS NA CÂMARA MUNICIPAL DE PAULO FRONTIN/PR CADERNO DE PROVA CONTADOR

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS NA CÂMARA MUNICIPAL DE PAULO FRONTIN/PR CADERNO DE PROVA CONTADOR CADERNO DE PROVA CONTADOR Nº. DE INSCRIÇÃO DO(A) CANDIDATO(A) Domingo, 03 de junho de 2012. N.º DE INSCRIÇÃO DO(A) CANDIDATO(A) 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28

Leia mais

REGULAMENTO DO FUNDO MÚTUO DE PRIVATIZAÇÃO FGTS UNIBANCO C - PETROBRÁS CNPJ Nº 03.916.755/0001-29 DO FUNDO

REGULAMENTO DO FUNDO MÚTUO DE PRIVATIZAÇÃO FGTS UNIBANCO C - PETROBRÁS CNPJ Nº 03.916.755/0001-29 DO FUNDO REGULAMENTO DO FUNDO MÚTUO DE PRIVATIZAÇÃO FGTS UNIBANCO C - PETROBRÁS CNPJ Nº 03.916.755/0001-29 DO FUNDO Artigo 1º - O FUNDO MÚTUO DE PRIVATIZAÇÃO FGTS UNIBANCO C - PETROBRÁS, doravante designado, abreviadamente,

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º, DE 2004 (Do Sr. Lobbe Neto)

PROJETO DE LEI N.º, DE 2004 (Do Sr. Lobbe Neto) PROJETO DE LEI N.º, DE 2004 (Do Sr. Lobbe Neto) Dispõe sobre a criação da Faculdade de Medicina de São Carlos, na Região Central de São Paulo. O Congresso Nacional decreta: Art. 1.º Fica o Poder Executivo

Leia mais

REQUISITOS PARA A CRIAÇÃO DE CURSOS NOVOS 2016

REQUISITOS PARA A CRIAÇÃO DE CURSOS NOVOS 2016 REQUISITOS PARA A CRIAÇÃO DE CURSOS NOVOS 2016 IDENTIFICAÇÃO ÁREA DE AVALIAÇÃO: Biotecnologia PERÍODO DE AVALIAÇÃO: 2016 ANO DE PUBLICAÇÃO DESTE DOCUMENTO: 2016 COORDENADOR: Odir Antônio Dellagostin COORDENADORA

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 46/2011, de 03 de novembro de 2011.

RESOLUÇÃO Nº 46/2011, de 03 de novembro de 2011. RESOLUÇÃO Nº 46/2011, de 03 de novembro de 2011. O Presidente do Conselho Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

Adoção das normas internacionais de contabilidade Diretoria de Finanças, Relações com Investidores e Controle Financeiro de Participações - DFN Superintendência de Controladoria CR 1 Convergência A convergência

Leia mais

LEIS LEI Nº 13.466 DE 22 DE DEZEMBRO DE 2015LEI Nº 13.466 DE 22 DE DEZEMBRO DE 2015

LEIS LEI Nº 13.466 DE 22 DE DEZEMBRO DE 2015LEI Nº 13.466 DE 22 DE DEZEMBRO DE 2015 Salvador, Quarta-feira 23 de dezembro de 2015 Ano C N o 21.843 LEIS LEI Nº 13.466 DE 22 DE DEZEMBRO DE 2015LEI Nº 13.466 DE 22 DE DEZEMBRO DE 2015 Dispõe sobre a organização e funcionamento das Universidades

Leia mais

LEI 8.849, DE 28 DE JANEIRO DE 1994

LEI 8.849, DE 28 DE JANEIRO DE 1994 LEI 8.849, DE 28 DE JANEIRO DE 1994 Altera a legislação do Imposto sobre a Renda e proventos de qualquer natureza, e dá outras providências. Faço saber que o presidente da República adotou a Medida Provisória

Leia mais

PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO

PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO Secretaria de Educação Básica Diretoria de Apoio à Gestão 1 Educacional Objetivo do Pacto do Ensino

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA MCT/FINEP/Ação Transversal - NOVOS CAMPI - 05/2006

CHAMADA PÚBLICA MCT/FINEP/Ação Transversal - NOVOS CAMPI - 05/2006 CHAMADA PÚBLICA MCT/FINEP/Ação Transversal - NOVOS CAMPI - 05/2006 SELEÇÃO PÚBLICA DE PROPOSTAS PARA APOIO A PROJETOS DE IMPLANTAÇÃO DE INFRA-ESTRUTURA DE PESQUISA NOS NOVOS CAMPI DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

Leia mais

Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação Superior - SESu Sistema de Seleção Unificada - SiSU Termo de Participação - 3º edição de 2011

Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação Superior - SESu Sistema de Seleção Unificada - SiSU Termo de Participação - 3º edição de 2011 Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação Superior - SESu Sistema de Seleção Unificada - SiSU Termo de Participação - 3º edição de 2011 1 - Dados Cadastrais da Instituição de Ensino Superior

Leia mais